EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 001/2011 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 001/2011 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO"

Transcrição

1 EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 001/2011 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL E FORTALECIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS IMPLANTAÇÃO DA LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Rio de Janeiro /RJ 2011 PREÂMBULO O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro Sebrae/RJ entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, instituída sob a forma de serviço social autônomo, inscrito no CNPJ nº / com sede na Rua Santa Luzia, 685 9º andar Centro Rio de Janeiro, convida as PREFEITURAS MUNICIPAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO a encaminharem proposta de parceria para a implantação e operação do PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL E FORTALECIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS IMPLANTAÇÃO DA LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (Leis Complementares n.º 123/06, 127/07, 128/08 e 133/09).

2 Mais informações poderão ser solicitadas ao Sebrae/RJ, pelo O Edital de Chamada Pública pode ser retirado, gratuitamente, nos escritórios do Sebrae/RJ ou no Portal do Sebrae/RJ na internet, HUwww.sebraerj.com.br U 1. DO OBJETO 1.1 O presente Edital de Chamada Pública tem por objeto a seleção de municípios para adesão ao PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL E FORTALECIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS IMPLANTAÇÃO DA LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (Leis Complementares n.º 123/06, 127/07, 128/08 e 133/09). 1.2 A relação de municípios abrangidos por cada escritório regional do Sebrae/RJ encontra-se no Anexo I. 2. DA DEFINIÇÃO DO PROGRAMA 2.1. O Programa de Desenvolvimento Municipal e Fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas, fundamentado na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, tem como meta selecionar, no ano de 2011, até 15 (quinze) municípios, com vistas ao desenvolvimento das atividades previstas no Anexo II deste Edital de Chamada Pública, obecedendo-se à seguinte distribuição de vagas: 3 (três) vagas a serem preenchidas exclusivamente pelos municípios de Areal, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro, que participaram do Projeto Recuperação Econômica da Região Serrana e, em oficinas específicas realizadas no primeiro trimestre de 2011, definiram como ações prioritárias em seus municípios a regulamentação/implantação da Lei Geral. 2 (duas) vagas a serem preenchidas exclusivamente por municípios abrangidos pelo Projeto Territórios da Cidadania, a saber: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Quissamã, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai. 10 (dez) vagas a serem preenchidas por qualquer município habilitado Se não houver nenhuma adesão de municípios abrangidos pelos Projetos Recuperação Econômica da Região Serrana e Territórios da Cidadania, as vagas a eles destinadas não poderão ser utilizadas por outros municípios, fazendo com que, nesse caso, o Programa seja realizado para o limite máximo de 10 (dez) municípios A metodologia de implantação do programa, descrita no Anexo II, poderá sofrer alterações, no todo ou em parte, quando o Sebrae/RJ entender razoável e conforme dotação orçamentária existente.

3 2.2 A implantação e operação do Programa deverá contar com a mobilização e o engajamento de lideranças de entidades públicas, organizações da sociedade civil, instituições e/ou empresas públicas e privadas. 2.3 O Sebrae/RJ se reserva o direito de selecionar número menor que 15 (quinze) municípios, dependendo das parcerias obtidas e dos seus limites orçamentários. 3. DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA 3.1. O objetivo do Programa é fortalecer e promover um ambiente favorável aos pequenos negócios nos municípios, a partir do estimulo à implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios do estado do Rio de Janeiro O Programa visa ainda a: a) Fortalecer as Micro e Pequenas Empresas (MPE) e o Empreendedor Individual (EI); b) Estimular o empreendedorismo e a geração de emprego e renda; c) Estimular a formalização de Micro e Pequenas Empresas e do EI; d) Contribuir para melhorar e aumentar os serviços públicos para Micro e Pequenas Empresas e o EI; e) Aumentar a arrecadação municipal, sem aumento da carga tributária; f) Estimular o desenvolvimento econômico equilibrado do Estado do Rio de Janeiro; g) Sensibilizar o poder executivo e legislativo dos municípios do Estado Rio de Janeiro a implantarem a Lei Geral; h) Orientar os(as) Prefeitos(as) Municipais e suas respectivas equipes de trabalho sobre os procedimentos necessários à devida implantação da Lei Geral; i) Estimular as compras governamentais; j) Mobilizar parceiros para aumentar o poder de sensibilização e alcance do objetivo do programa bem como complementar e potencializar os recursos e esforços envolvidos; k) Dinamizar as economias locais no Estado de Rio de Janeiro. 4. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 4.1 Poderão participar deste Edital de Chamada Pública as Prefeituras do Estado do Rio de Janeiro legalmente constituídas, operando nos termos da legislação vigente e obedecendo às condições estabelecidas neste Edital de Chamada Pública. 4.2 A participação neste Edital de Chamada Pública implica na aceitação integral e irrestrita das condições ora estabelecidas Os municípios abrangidos pelos Projetos Reconstruir Região Serrana e Territórios da Cidadania que não forem selecionados para as 5 (cinco) vagas exclusivas, poderão participar da seleção para as outras 10 (dez) vagas, em igualdade de condições com os demais municípios.

4 4.4 Os municípios participantes do Projeto Piloto do Programa objeto deste Edital de Chamada Pública, realizado no biênio 2010/2011 não poderão inscrever-se no presente Edital de Chamada Pública. 5. DAS ETAPAS DO EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA 5.1 Este Edital de Chamada Pública terá 8 (oito) etapas, a saber: I. Lançamento II. Recebimento das propostas III. Qualificação IV. Seleção V. Divulgação do resultado VI. Recebimento de recursos VII. Análise e decisão sobre recursos VIII. Formalização da participação do município 6. DO LANÇAMENTO 6.1 O presente Edital de Chamada Pública será lançado, no dia 10 de julho de 2011, por meio das seguintes formas: I) Publicação na página da internet HUwww.sebraerj.com.br UH; II) Encaminhamento de ofício aos (às) Prefeitos(as) dos municípios aptos a participar. III) Publicação de anúncio em um jornal de grande circulação nacional. 7. DO RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS 7.1 As propostas de adesão deverão ser encaminhadas ao Sebrae/RJ até o dia 29 de julho de As propostas poderão ser entregues pessoalmente ou enviadas pelo correio, com Aviso de Recebimento AR, para o endereço mencionado abaixo: Sebrae/RJ - Área de Políticas Públicas Rua Santa Luzia, 685/9º andar Centro Rio de Janeiro RJ -CEP A documentação referente à adesão a este Edital de Chamada Pública deverá ser entregue em envelope fechado, contendo em sua parte externa a seguinte etiqueta: PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL E FORTALECIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Implantação da Lei Geral Sra. Margareth Kelly Nascimento Souza Edital de Chamada Pública Sebrae/RJ nº 001/2011 Área de Políticas Públicas Proposta da Prefeitura Municipal de CNPJ nº

5 7.4 O Sebrae/RJ deverá: I. Acusar o recebimento da documentação, via protocolo na entrega pessoal ou pelo correio; II. Realizar o procedimento de verificação dos documentos e informações e o atendimento às exigências do Edital de Chamada Pública; III. Realizar, se julgar necessário, visita in loco para melhor conhecer a realidade local. 8. DA PARTICIPAÇÃO 8.1 Nessa etapa eliminatória, o Sebrae/RJ observará se o município possui a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa sancionada (lei ou decreto), bem como avaliará os documentos apresentados, conforme instruções constantes no Anexo III. 8.2 Para participar do processo de seleção previsto neste Edital de Chamada Pública é obrigatório que a Prefeitura tenha a Lei Geral Municipal da Micro e Pequena Empresa sancionada, sendo que o não atendimento a esta condição desclassificará automaticamente o município, ficando impedido de participar das próximas etapas de avaliação As prefeituras impedidas de participar pelo motivo exposto no item 8.2 poderão procurar o Sebrae/RJ para receber a assessoria técnica necessária com vistas ao processo de regulamentação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 8.3 A prefeitura proponente deverá disponibilizar ao Sebrae/RJ, sempre que solicitado, esclarecimentos pertinentes à avaliação dessa etapa, sob pena de sua desclassificação. 9. DA SELEÇÃO 9.1 A Prefeitura proponente que tiver sua proposta de adesão aprovada, conforme a etapa anterior, fará parte da seleção para habilitar-se a receber o apoio técnico do Sebrae/RJ para a execução do objeto deste Edital de Chamada Pública. 9.2 As propostas de adesão com vistas à seleção serão analisadas por um Comitê Técnico, formalmente designado pelo Sebrae/RJ no prazo previsto no item 16 do presente Edital de Chamada Pública. 9.3 Os critérios utilizados para a seleção serão objetivos conforme descrito no Anexo IV. 9.4 Caso duas ou mais propostas recebam pontuações idênticas, será selecionada a que apresentar a maior pontuação nos critérios de desempate estabelecidos no Anexo III.

6 9.5 Os municípios que não forem selecionados para o ano de 2011 poderão concorrer à nova seleção, por ocasião do lançamento de um novo Edital. 10. DA DIVULGAÇÃO 10.1 O Sebrae/RJ publicará em sua página ( os municípios selecionados para 2011 no prazo previsto no item 16 do presente Edital de Chamada Pública. Os municípios qualificados e não selecionados poderão concorrer a um novo Edital, caso o Sebrae/RJ assim o fizer A qualquer momento, o Sebrae/RJ poderá desclassificar a proposta por ocorrência de fato superveniente, por perda das condições ofertadas ou outros fatos devidamente motivados, sendo nesses casos convocada a proposta classificada na posição imediatamente posterior. 11. DO RECURSO À DECISÃO 11.1 Os municípios não selecionados poderão recorrer da decisão do Comitê Técnico previsto no item 9.2 mediante apresentação de requerimento formal no prazo previsto no item 16 do presente Edital de Chamada Pública O Comitê Técnico fará a análise dos recursos e comunicará a decisão final no prazo previsto no item 16 do presente Edital de Chamada Pública. 12. DA FORMALIZAÇÃO DA ADESÃO AO PROGRAMA 12.1 As prefeituras selecionadas serão convocadas para assinar o pertinente instrumento jurídico, conforme o caso, devendo fazê-lo no prazo previsto no item 16 do presente Edital de Chamada Pública Caso a prefeitura se recuse a assinar o instrumento jurídico ou a parceria regulamentada no prazo estabelecido, decairão do direito de firmar parceria com o Sebrae/RJ, devendo ser convocadas as Prefeituras cujas propostas foram classificadas em posição imediatamente posterior. 13. DO CUSTO PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 13.1 Para a implantação do Programa objeto desta Chamada Pública o Município que formalizar sua adesão pagará ao Sebrae/RJ o valor correspondente a 0,005% (cinco milésimas por cento) do orçamento público municipal aprovado para o exercício de 2011, respeitando-se o valor mínimo de R$ 1.000,00 (mil reais) e o valor máximo de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) O pagamento referido no item 13.1 deverá ser feito em 2 (duas) parcelas iguais, nos respectivos prazos de vencimento, conforme demonstrado na tabela abaixo:

7 PARCELA Primeira Segunda VENCIMENTO Até 30 (trinta) dias após a data da assinatura do instrumento jurídico previsto no item 11.1 Até 150 (cento e cinquenta) dias após a data da assinatura do instrumento jurídico previsto no item O pagamento referido no item 13.1 corresponde a uma contrapartida financeira máxima equivalente a 10% (dez por cento) do custo médio do Programa por município. 14. DAS RESPONSABILIDADES DAS PARTES 14.1 Pelo presente Edital de Chamada Pública são responsabilidades: da PREFEITURA MUNICIPAL: I. Disponibilizar, por meio de recursos próprios ou de parceiros, o local e mobiliário para o funcionamento do Comitê de Gestão de Desenvolvimento previsto no Programa e sua secretaria-executiva, bem como infraestrutura para a realização dos encontros, reuniões, seminários, treinamentos e workshops previstos na metodologia; II. Indicar o Coordenador do Comitê de Gestão de Desenvolvimento previsto no Programa e um(a) responsável pela Secretaria-executiva; III. Arcar com os custos de traslado e estada para a capacitação, honorários e outras despesas com os integrantes do Comitê de Gestão de Desenvolvimento previsto no Programa; IV. Efetivar o Plano de Ação estabelecido pelo Comitê de Gestão do Desenvolvimento, respeitando as limitações orçamentárias e priorizando estabelecer parcerias; V. Arcar com as despesas de capacitação dos técnicos e servidores públicos municipais, quando necessário; VI. Arcar com as despesas referentes ao local para realização dos eventos de capacitação do Comitê de Gestão do Desenvolvimento, bem como para realização dos eventos de capacitação dos empresários e equipe da prefeitura (técnicos e servidores); VI. Auxiliar na arregimentação de público para palestras, treinamentos, seminários, oficinas e outros eventos de capacitação; VII. Repassar ao Sebrae/RJ informações e dados necessários para a construção e mensuração dos indicadores de desenvolvimento do município, que serão utilizados para o monitoramento dos resultados do programa do Sebrae/RJ: I. Disponibilizar, quando entender necessário, estrutura estadual e regional para a gestão e execução do Programa; II. Orientar e capacitar o Comitê/Fórum de Gestão do Desenvolvimento durante a execução do Programa no município com base na metodologia descrita no Anexo II; III. Disponibilizar e aplicar a metodologia para a realização das atividades descritas no Anexo II;

8 IV. Disponibilizar consultores e instrutores da rede de credenciados do Sebrae/RJ para a execução do Programa; V. Realizar capacitação dos servidores públicos municipais em temas relacionados ao processo de desenvolvimento e lei geral, quando necessário; VI. Coordenar encontros estaduais e regionais para disseminação das boas práticas desenvolvidas em âmbito municipal e regional; O Sebrae/RJ não arcará com despesas provenientes de aluguéis, investimentos em ativos imobilizados (bens móveis e imóveis) e de pagamento de salários e encargos dos técnicos, diretores ou quaisquer funcionários do Comitê/Fórum de Gestão do Desenvolvimento. 15. DO ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA 15.1 O Sebrae/RJ poderá realizar periodicamente visitas técnicas às prefeituras selecionadas e parceiros, com o intuito de conhecer as condições socioeconômicas, a estrutura disponibilizada, o engajamento das lideranças empresariais, a verificação das informações prestadas e o andamento das atividades inerentes ao Programa. 16. DO PRAZO DE VIGÊNCIA DA CHAMADA PÚBLICA 16.1 O presente Edital de Chamada Pública permanecerá vigente até o dia 29 de julho de 2011, observando-se o prazo para finalização das etapas abaixo: ETAPAS PRAZO Lançamento do Edital de Chamada Pública 10/07/2011 Recebimento das Propostas de Adesão 11 a 29/07/2011 Qualificação dos municípios 12 a 29/07/2011 Seleção dos municípios 1º a 12/08/2011 Divulgação dos municípios selecionados 15/08/2011 Interposição de recurso à seleção 16 a 17/08/2011 Análise e decisão sobre recursos interpostos 18 a 19/08/2011 Divulgação da decisão sobre recursos interpostos 19/08/2011 Formalização 22 a 26/08/ Caso o município selecionado não apresente a documentação até o prazo estabelecido neste Edital de Chamada Pública, será considerada desistente da proposta Em não havendo número mínimo de municípios selecionados, o Sebrae/RJ se reserva o direito de publicar nova Chamada Pública. 17. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 17.1 Ao Sebrae/RJ fica reservado o direito de adiar ou suspender os procedimentos deste Edital de Chamada Pública, dando conhecimento aos interessados.

9 17.2 O Sebrae/RJ poderá, até o momento da assinatura do instrumento jurídico, cancelar o presente Edital de Chamada Pública, no todo ou em parte, sem que caiba qualquer direito de indenização às Prefeituras proponentes O foro da Comarca da Capital, Estado de Rio de Janeiro, é competente para conhecer e julgar as questões decorrentes do presente Edital. Rio de Janeiro, 10 de Julho de LISTA DE ANEXOS ANEXO I MUNICÍPIOS ATENDIDOS POR ESCRITÓRIO REGIONAL SEBRAE/RJ ANEXO II METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS, FUNDAMENTADO NA LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ANEXO III DOCUMENTOS PARA QUALIFICAÇÃO ANEXO IV CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO ANEXO V DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ESTABELECIMENTO DE CONTRATO ANEXO VI FORMULÁRIO COM INFORMAÇÕES PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO

10 ANEXO I MUNICÍPIOS ATENDIDOS POR ESCRITÓRIO REGIONAL SEBRAE/RJ ESCRITÓRIO REGIONAL BAIXADA FLUMINENSE Endereço: TRAVESSA IRENE, 46 Bairro: Centro Município: NOVA IGUACU CEP: BELFORD ROXO DUQUE DE CAXIAS ITAGUAÍ JAPERI MAGÉ MESQUITA NILÓPOLIS NOVA IGUAÇU PARACAMBI QUEIMADOS SÃO JOÃO DE MERITI SEROPÉDICA ESCRITÓRIO REGIONAL BAIXADA LITORÂNEA Endereço: RUA RAUL VEIGA, 409, LOJAS 01 E 03 Bairro: CENTRO Município: CABO FRIO CEP: ARARUAMA ARMAÇÃO DOS BÚZIOS ARRAIAL DO CABO CABO FRIO CASIMIRO DE ABREU IGUABA GRANDE SÃO PEDRO D ALDEIA SAQUAREMA SILVA JARDIM ESCRITÓRIO REGIONAL CENTRO SUL Endereço: RUA PREFEITO WALTER FRANCKLIN, 13, LOJAS 1,2, 3 E 4 Bairro: CENTRO Município: TRES RIOS CEP: AREAL COMENDADOR LEVY GASPARIAN ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN MENDES MIGUEL PEREIRA PARAÍBA DO SUL PATY DO ALFERES RIO DAS FLORES SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO SAPUCAIA TRÊS RIOS

11 ESCRITÓRIO REGIONAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Endereço: AVENIDA CALOGERAS, 23 Bairro: CENTRO Município: RIO DE JANEIRO CEP: RIO DE JANEIRO ESCRITÓRIO REGIONAL LESTE FLUMINENSE Endereço: RUA SAO JOAO, 119, LOJA 101 Bairro: CENTRO Município: NITEROI CEP: ITABORAÍ MARICÁ NITERÓI RIO BONITO SÃO GONÇALO TANGUÁ ESCRITÓRIO REGIONAL MÉDIO PARAÍBA Endereço: RUA EDSON PASSOS, 93, LOJA A Bairro: ATERRADO Município: VOLTA REDONDA CEP: ANGRA DOS REIS BARRA DO PIRAÍ BARRA MANSA ITATIAIA MANGARATIBA PARATY PINHEIRAL PIRAÍ PORTO REAL QUATIS RESENDE RIO CLARO VALENÇA VASSOURAS VOLTA REDONDA ESCRITÓRIO REGIONAL NOROESTE Endereço: AVENIDA CARDOSO MOREIRA,, 948 Bairro: CENTRO Município: ITAPERUNA CEP: APERIBÉ BOM JESUS DO ITABAPOANA CAMBUCI ITALVA ITAOCARA ITAPERUNA LAJE DO MURIAÉ MIRACEMA

12 NATIVIDADE PORCIÚNCULA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA SÃO JOSÉ DE UBÁ VARRE-SAI ESCRITÓRIO REGIONAL NORTE Endereço: AVENIDA ALBERTO TORRES, 67, LOJA Bairro: CENTRO Município: CAMPOS DOS GOYTACAZES CEP: CAMPOS DOS GOYTACAZES CARAPEBUS CARDOSO MOREIRA CONCEIÇÃO DE MACABU MACAÉ QUISSAMÃ RIO DAS OSTRAS SÃO FIDÉLIS SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA SÃO JOÃO DA BARRA ESCRITÓRIO REGIONAL SERRANA I Endereço: RUA FERNANDO BIZZOTO, 72 Bairro: CENTRO Município: NOVA FRIBURGO CEP: BOM JARDIM CACHOEIRAS DE MACACU CANTAGALO CARMO CORDEIRO DUAS BARRAS MACUCO NOVA FRIBURGO SANTA MARIA MADALENA SÃO SEBASTIÃO DO ALTO SUMIDOURO TRAJANO DE MORAES ESCRITÓRIO REGIONAL SERRANA II Endereço: RUA VINTE E QUATRO DE MAIO, 02 Bairro: CENTRO Município: PETROPOLIS CEP: GUAPIMIRIM PETRÓPOLIS TERESÓPOLIS

13 ANEXO II METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL E FORTALECIMENTO DAS MPE IMPLANTAÇÃO DA LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Objetivo Geral: Estimular a regulamentação e a implantação da Lei Geral das MPE nos municípios do estado de Rio de Janeiro; Entende-se por regulamentação da Lei Geral das MPE, a sanção da lei pelo executivo municipal; Entende-se por implantação da Lei Geral das MPE, a execução dos aspectos aprovados em lei ou decreto propriamente dito, compras governamentais regulamentadas e em execução, dentre outros aspectos referentes a Lei Complementar 123/06. Objetivo Específico: Sensibilizar o poder executivo e legislativo dos municípios fluminenses a regulamentar e implantar a Lei Geral; Orientar os prefeitos municipais e suas respectivas equipes de trabalho sobre os procedimentos necessários à regulamentação e implantação da Lei Geral das MPE; Estimular as compras governamentais; Mobilizar parceiros para aumentar o poder de sensibilização e alcance do objetivo do programa; Reduzir a informalidade dos micro e pequenos negócios fluminenses; Dinamizar as economias locais no estado do Rio de Janeiro. UMETODOLOGIA O Programa está organizado em 5 etapas, com duração total de 17 (dezessete) meses, conforme tabela abaixo: ETAPA DESCRIÇÃO DURAÇÃO 1 Diagnóstico do ambiente institucional 15 dias 2 Estabelecimento da governança local 30 dias 3 Diagnóstico detalhado com base em indicadores 45 dias 4 Elaboração do Plano de Ação municipal 60 dias 5 Execução do Plano de Ação municipal 360 dias Em todas as etapas do Programa o município terá orientação e apoio técnicos do Sebrae/RJ por meio de consultor(a) preparado(a) nesta metodologia, sob a orientação da Área de Políticas Públicas da instituição e em número de horas adequada ao bom desempenho. UETAPA 1 - Diagnóstico do ambiente institucional Nesta etapa o trabalho consiste em um levantamento prévio realizado pelo(a) consultor(a), procurando identificar a situação do município antes do início do Programa quanto ao ambiente para as Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual, verificando-se o peso específico de forças

14 instrumentais, sociais e políticas, além dos atores municipais que tem relação com o referido ambiente. Para o bom resultado desta etapa é necessário que seja estabelecido um diálogo sistemático entre o(a) consultor(a) e o Comitê de Gestão de Desenvolvimento do Programa no município, por meio de suas Coordenação e Secretaria-executiva, conforme previsto no item , alíneas I e II. UETAPA 2 - Estabelecimento da governança local Nesta etapa o principal objetivo é a constituição do Comitê de Gestão e Desenvolvimento do Programa no município com uma perspectiva de participação de representantes do poder público municipal (executivo e legislativo) e da sociedade civil. A principal atribuição desse Comitê será a coordenação coletiva do Programa em todas as suas etapas. Recomenda-se que os(as) participantes tenham condições de interferir positivamente para a consecução dos objetivos principal e específico do Programa. UETAPA 3 Diagnóstico detalhado com base em indicadores Nesta etapa o objetivo é aprofundar o diagnóstico inicial, trabalhando-se com informações relativas às dimensões da Lei Geral Municipal, a saber: INSTRUMENTO JURÍDICO (Lei ou Decreto); SIMPLIFICAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO; TRIBUTAÇÃO; ACESSO A MERCADOS; ASSOCIATIVISMO; CRÉDITO E FINANCIAMENTO; EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA; INOVAÇÃO E TECNOLOGIA; ACESSO À JUSTIÇA; EMPREENDEDOR INDIVIDUAL. Para cada uma das dimensões acima serão levantados dados e informações que possibilitarão identificar o estágio do município em relação ao grau de implantação da Lei Geral e que servirão de base para a elaboração do Plano de Ação. O trabalho de levantamento deverá ser feito com a participação efetiva do Comitê de Gestão e Desenvolvimento do Programa, cabendo ao(à) consultor(a) o papel de orientação e apoio técnico.

15 UETAPA 4 Elaboração do Plano de Ação municipal Nesta etapa o Comitê de Gestão e Desenvolvimento do Programa, utilizandose do diagnóstico construído na etapa anterior, irá elaborar um Plano de Ação detalhado cujo objetivo maior é contribuir para que a Lei Geral municipal seja implantada de fato. O Plano de Ação deverá ser construído levando-se em conta as seguintes premissas: Exequibilidade: É possível de ser feito? Temporalidade: Em que prazo? Praticidade: Com pouca burocracia? Economicidade: Há recursos compatíveis? Além disso, as ações constitutivas do Plano devem obedecer outras premissas, a saber: O que fazer? Por que fazer? Com quem fazer? Onde fazer? Como fazer? Com quanto fazer? Quando fazer? Cada ação deverá ser detalhada e sistematizada com definição clara de objetivo, metas, responsáveis e prazos. O trabalho de elaboração do Plano de Ação deverá ser feito com a participação efetiva do Comitê de Gestão e Desenvolvimento do Programa, cabendo ao(à) consultor(a) o papel de orientação e apoio técnico. UETAPA 5 Execução do Plano de Ação municipal O primeiro e decisivo passo nesta etapa que coroa o processo é realizar uma apresentação prévia do Plano de Ação ao(à) Prefeito(a) para considerações e aprovação. Em seguida, é o momento de apresentar o Plano de Ação à sociedade local com o objetivo de divulgar e angariar adesões ao processo de execução. Ao longo de 12 (doze) meses o Comitê de Gestão e Desenvolvimento do Programa será responsável para criar as condições necessárias à consecução das ações definidas. Durante o período de execução do Plano de Ação, caberá ao(à) consultor(a) o papel de orientação e apoio técnico ao Comitê de Gestão e Desenvolvimento do Programa o qual continuará sendo o protagonista local.

16 ANEXO III DOCUMENTOS PARA QUALIFICAÇÃO 1. Itens obrigatórios: 1.1 Identificação do proponente Prefeitura Identificar na documentação o proponente, entendido como instituição de personalidade jurídica de direito público, que apresenta a proposta perante o Sebrae/RJ. Na identificação deverá constar a razão social do proponente, CNPJ, endereço, personalidade jurídica, pessoa(s) de contato, , telefone, cidade, estado e outras informações pertinentes na identificação. 1.2 Exposição de motivos A Prefeitura deverá encaminhar por escrito um ofício com exposição de motivos, assinado pelo(a) Prefeito(a), justificando o interesse do município em aderir ao Programa (texto com o máximo de 15 linhas, em Arial, corpo 11). Esta exposição de motivos será analisada pelo Comitê Técnico previsto no item 9.2 deste Edital de Chamada Pública com vistas à validação da participação do município na etapa de seleção e como critério classificatório. 1.3 Cópia da Lei Geral Municipal Anexar junto à documentação a fotocópia em papel e meio eletrônico da Lei Geral municipal de apoio às microempresas e empresas de pequeno porte. 1.4 Indicação dos responsáveis locais Anexar junto à documentação as informações dos(as) 2 (dois/duas) profissionais indicados(as) para assumirem as funções, respectivamente, de Coordenadação e Secretaria-executiva do Comitê de Gestão de Desenvolvimento, acompanhada das informações abaixo: Nome completo: Cargo que ocupa na Prefeitura: Escolaridade: Telefone: A pessoa indicada para ser responsável pela Coordenação deverá ter a delegação do(a) Prefeito(a) para fazer os contatos e articulações junto à administração pública necessárias ao bom desempenho do Programa A pessoa indicada para ser responsável pela Secretaria-executiva deverá ter tempo disponível para dedicação prioritária ao Programa, reportando-se regularmente ao responsável pela Coordenação.

17 ANEXO IV CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO 1. Para a definição da ordem de classificação dos municípios inscritos com vistas à definição dos selecionados para participação no Programa serão considerados os seguintes critérios: A) Ofício com exposição de motivos assinado pelo(a) Prefeito(a) justificando o interesse do município em aderir ao Programa; B) Instrumento jurídico utilizado pelo poder público para regulamentação da Lei Geral Municipal (se Decreto, ou Lei); C) Verificação quais dos temas abaixo listados integram a Lei Geral Municipal: ACESSO A MERCADOS; ACESSO À JUSTIÇA; ASSOCIATIVISMO; CRÉDITO E FINANCIAMENTO; EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA; INOVAÇÃO E TECNOLOGIA; SIMPLIFICAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO; TRIBUTAÇÃO; EMPREENDEDOR INDIVIDUAL. D) A forma como cada um dos temas listados acima estão expressos nas políticas públicas do município. 2. Para cada um dos itens será estabelecida uma pontuação, conforme tabela abaixo:

18 PONTUAÇÃO CRITÉRIOS CLASSIFICATÓRIOS MÁXIMA POR CRITÉRIO 1) OFÍCIO COM EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS, ASSINADO PELO PREFEITO, DEFENDENDO O INTERESSE DO MUNICÍPIO EM ADERIR AO PROGRAMA 2 Nota atribuída ao ofício após avaliação do conteúdo por parte do Comitê Técnico. 2) INSTRUMENTO JURÍDICO UTILIZADO Se Lei = 2 pontos; Se Decreto = 1 ponto 2 3) TEMAS TRATADOS NA LGM 1 ponto por tema integrante da Lei Geral Municipal (LGM) 9 4) ACESSO A MERCADOS Valor de compras de MPE em relação ao valor total das compras governamentais em 2010 (até 5% = 10 pontos; até 10% = 9 pontos; até 15% = 8 pontos; até 20% = 7 pontos; até 25% = 6 pontos; até 30% = 5 pontos;até 35% = 4 pontos; até 40% = 3 pontos; até 45% = 2 pontos; maior que 45% = 1 ponto) 10 5) ACESSO À JUSTIÇA Oferta de orientações (SIM=0 ponto; NÃO=1 ponto) 1 6) ASSOCIATIVISMO Ações governamentais pró associativismo (Se SIM=0 ponto; Se NÃO=1 ponto) 1 7) CRÉDITO E FINANCIAMENTO Valor de aporte de recursos em fundos específicos em relação ao orçamento público municipal (NÃO = 10 pontos; ATÉ 0,1% = 9 pontos; ATÉ 0,2% = 8 pontos; ATÉ 0,3% = 7 pontos; ATÉ 0,4% = 6 pontos; ATÉ 0,5% = 5 pontos; ATÉ 0,6% = 4 pontos; ATÉ 0,7% = 3 pontos; ATÉ 0,8% = 2 pontos; ATÉ 0,9% = 1,5 pontos; IGUAL OU MAIOR QUE 1% = 1 pontos) 10 8) EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA Percentual de estudantes do ensino fundamental da rede pública participantes de eventos (palestras, seminários, cursos) voltados à disseminação da cultura empreendedora (até 5% = 10 pontos; até 10% = 9 pontos; até 15% = 8 pontos; até 20% = 7 pontos; até 25% = 6 pontos; até 30% = 5 pontos;até 35% = 4 pontos; até 40% = 3 pontos; até 45% = 2 pontos; maior que 45% = 1 ponto) 10 9) INOVAÇÃO E TECNOLOGIA Programas/projetos específicos em execução (Se SIM=0 ponto; Se NÃO=1 ponto) 10) SIMPLIFICAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO Número de ações praticadas (3 ações = 0 ponto; 2 ações = 1 ponto; 1 ação = 2 pontos; nenhuma ação = 3 pontos) 11) TRIBUTAÇÃO 1 3 Incentivos fiscais e tributários além da LG (Se SIM=0 ponto; Se NÃO=1 ponto) 1 12) EMPREENDEDOR INDIVIDUAL Número de EI registrados na Prefeitura em relação à população (ATÉ 1% = 10 pontos; ATÉ 2% = 9 pontos; ATÉ 3% = 8 pontos; ATÉ 4% = 7 pontos; ATÉ 5% = 6 pontos; ATÉ 6% = 5 pontos; ATÉ 7% = 4 pontos; ATÉ 8% = 3 pontos; ATÉ 9% = 2 pontos; Maior que 9% = 1 ponto) 10 PONTUAÇÃO TOTAL MÁXIMA POSSÍVEL 60

19 2.1. As informações relativas aos itens constantes dos critérios classificatórios deverão ser apresentadas no ato de inscrição por meio do preenchimento de formulário apresentado no Anexo VI. 3. Os municípios serão classificados por ordem decrescente de pontuação total alcançada por cada um. 4. No caso de dois ou mais municípios alcançarem a mesma pontuação total, o desempate será com base na pontuação obtida em cada um dos critérios utilizados para a classificação, conforme apresentado a seguir: 1º) INSTRUMENTO JURÍDICO; 2º) EMPREENDEDOR INDIVIDUAL; 3º) ACESSO A MERCADOS; 4º) SIMPLIFICAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO; 5º) TRIBUTAÇÃO; 6º) CRÉDITO E FINANCIAMENTO; 7º) INOVAÇÃO E TECNOLOGIA; 8º) ASSOCIATIVISMO; 9º) EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA; 10º) ACESSO À JUSTIÇA Persistindo o empate, terão prioridade na seleção os municípios com o menor IDH.

20 ANEXO V DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA CELEBRAÇÃO DO INSTRUMENTO JURÍDICO 1 - A prefeitura selecionada deverá apresentar os seguintes documentos: a) Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda CNPJ; b) Endereço completo, telefone e ; c) Carteira de identidade do representante legal da prefeitura e prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda CPF/MF, ou documento equivalente que indique os números da carteira de identidade RG e do CPF; d) Indicação da testemunha da prefeitura selecionada, que assinará o documento; e) Carteira de identidade da testemunha da prefeitura e prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda CPF/MF, ou documento equivalente que indique os números da carteira de identidade RG e do CPF.

21 ANEXO VI FORMULÁRIO COM INFORMAÇÕES PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO (*) INSTRUMENTO JURÍDICO UTILIZADO LEI DECRETO Informar o tipo de instrumento (assinalar com X) TEMAS TRATADOS NA LEI GERAL MUNICIPAL Informar a quantidade de temas que integram a Lei Geral do seu município Ver item C do Anexo IV ACESSO A MERCADOS Informar o valor total de compras governamentais realizadas em 2010 e o valor realizado por MPE Quantidade de temas Total (R$) Valor por MPE (R$) ACESSO À JUSTIÇA SIM NÃO Informar se a Prefeitura oferece orientação jurídica para MPE ou se apóia/mantém instituição de conciliação/arbitragem (assinalar com X) ASSOCIATIVISMO SIM NÃO Informar se a Prefeitura estimula o associativismo entre MPE por meio de ações de educação ou de programas específicos (assinalar com X) CRÉDITO E FINANCIAMENTO Informar o valor que a Prefeitura aporta em recursos financeiros para ações voltadas ao crédito para MPE (fundo de aval, sociedade de garantia de crédito, microcrédito) e o valor total do orçamento público municipal (ano base 2011) EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA Informar o número de estudantes matriculados no ensino fundamental da rede pública municipal e quantos participaram de eventos (palestras, seminários, cursos) voltados à disseminação da cultura empreendedora Orçamento municipal (R$) Total de matriculados Aporte específico (R$) Nº de participantes INOVAÇÃO E TECNOLOGIA SIM NÃO Informar se estão em execução programas ou projetos específicos de apoio a MPE em inovação e tecnologia, tais como incubadoras, fundos de financiamento (assinalar com X) SIMPLIFICAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO Ações a pontuar: [Processo unificado p/ abertura de MPE Adesão ao Sistema de Registro Integrado (Regin)] / [Alvará on line] / [Alvará provisório] Informar quantas ações apresentadas acima a Prefeitura pratica Quantidade de ações TRIBUTAÇÃO SIM NÃO Informar se há Incentivos fiscais e tributários para MPE além dos previstos na Lei Geral Municipal (assinalar com X) EMPREENDEDOR INDIVIDUAL População Nº DE EI Informar a população e o número de EI registrados na Prefeitura

22 (*) As informações apresentadas quando do preenchimento do presente formulário deverão ser comprovadas pelo município no ato da inscrição. Observação: O ofício com a exposição dos motivos defendendo o interesse do município em aderir ao programa terá sua nota atribuída após avaliação do conteúdo por parte do Comitê Técnico e é um dos critérios para classificação dos municípios.

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO * RESOLUÇÃO N o 746/10 TRE/RJ O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e CONSIDERANDO que compete, privativamente, aos Tribunais Regionais, nos

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de, Janeiro e Fevereiro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, dezembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de, Janeiro

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Agosto, Setembro e Outubro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, agosto de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Agosto, Setembro e Outubro de

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Setembro, Outubro e Novembro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, setembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Setembro, Outubro e Novembro

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Outubro, Novembro e Dezembro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, outubro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Outubro, Novembro e Dezembro

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Novembro e Dezembro de e Janeiro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, novembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Novembro e Dezembro de

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de 2018 e Janeiro e Fevereiro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, dezembro de 2018 ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Janeiro, Fevereiro e Março de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, janeiro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Janeiro, Fevereiro e Março de

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de e Janeiro e Fevereiro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, dezembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de e Janeiro

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Agosto, Setembro e Outubro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, agosto de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Agosto, Setembro e Outubro de

Leia mais

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Data: 2016-05-05 Índice Mapa do Estado Código de Cores Sinopse Variáves nas tabelas Região Metropolitana I Duque de Caxias e Rio

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 34 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 36 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 39 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 31 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 49 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 46 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 25 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 47 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 44 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 43 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Data: 2016-03-07 Situação da dengue em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro referentes a semana epidemiológica 07-2016,

Leia mais

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Data: 2016-03-16 Situação da dengue em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro referentes a semana epidemiológica 10-2016,

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 15 de 2017 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 20 de 2017 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 7 de 2017 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Data: 2016-02-28 Situação da dengue em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro referentes a semana epidemiológica 06-2016,

Leia mais

PROFESSORA RAQUEL TINOCO

PROFESSORA RAQUEL TINOCO PROFESSORA RAQUEL TINOCO DIVISÃO TERRITORIAL Art. 9º ao14 ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Regiões Judiciárias Comarcas Distritos Zonas Judiciárias Subdistritos Circunscrições 1 DIVISÃO JUDICIÁRIA Regiões Judiciárias

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 46 de 2018 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 2 de 2019 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 9 de 2019 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 11 de 2019 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

CUSTEIO 339093. Total: 12.860,57. Total: 6.513,13. Total: 8.272,46. Total: 10.317,23 33909302 RESTITUIÇÕES

CUSTEIO 339093. Total: 12.860,57. Total: 6.513,13. Total: 8.272,46. Total: 10.317,23 33909302 RESTITUIÇÕES CREDORES - R.P. e Realizadas - /INVESTIMENTO - Página: Page 1 of 16 02 RESTITUIÇÕES 2º DISTRITO DA COMARCA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES CNPJ/CPF: 23064378000154 2º RCPN DA COMARCA DA CAPITAL CNPJ/CPF: 23407222000129

Leia mais

RESOLUÇÃO SES N 1477 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 ATUALIZA O PROGRAMA DE FINANCIAMENTO INTEGRADO DA ATENÇÃO BÁSICA COFINANCIAMENTO ESTADUAL.

RESOLUÇÃO SES N 1477 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 ATUALIZA O PROGRAMA DE FINANCIAMENTO INTEGRADO DA ATENÇÃO BÁSICA COFINANCIAMENTO ESTADUAL. RESOLUÇÃO SES N 1477 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 ATUALIZA O PROGRAMA DE FINANCIAMENTO INTEGRADO DA ATENÇÃO BÁSICA COFINANCIAMENTO ESTADUAL. O SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE e Gestor do Sistema Único de Saúde

Leia mais

Sindicato das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro.

Sindicato das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro. Circular 11/2016 Rio de Janeiro, 29 de março de 2016. Ref: Desconto da Contribuição Sindical Ilmo Provedor / Presidente / Diretor Novamente estamos no período do desconto da Contribuição Sindical, anteriormente

Leia mais

ATENÇÃO PSICOS. EXTRA-HOSP. ATENÇÃO PSICOS. EXTRA- HOSP res.235 PORTARIAS SIA

ATENÇÃO PSICOS. EXTRA-HOSP. ATENÇÃO PSICOS. EXTRA- HOSP res.235 PORTARIAS SIA 1 PROGRAMAÇÃO PACTUADA E INTEGRADA DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO LIMITES FINANCEIROS GLOBAIS MENSAIS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - TETO ABRIL DE 2009 APROVADO EM REUNIÃO

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Estado do Rio de Janeiro

Pesquisa de Opinião Pública Estado do Rio de Janeiro Pesquisa Estado do Paraná Rio de Janeiro Outubro Junho de de 2018 Pesquisa Espírito Santo Junho de 2018 1 essa Pesquisa de Opinião Pública Estado do Rio de Janeiro Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com

Leia mais

Q1 Cidade de Residência:

Q1 Cidade de Residência: Q Cidade de Residência: Respondidas: 8 Ignoradas: RIO DE JANEIRO ANGRA DO REIS APERIBE ARARUAMA AREAL ARMACAO DO BUZIOS ARRAIAL DO CABO BARRA DO PIRAI BARRA MANSA BELFORD ROXO BOM JARDIM BOM JESUS DO ITABAPOANA

Leia mais

Processos distribuídos em 2006

Processos distribuídos em 2006 Rio de Janeiro, 3 de julho de 06. Diante da solicitação realizada por Leonardo Ostwald Vilardi, doutorando na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, seguem as respostas às informações requeridas..

Leia mais

Vigilância e Controle da FA no ERJ

Vigilância e Controle da FA no ERJ Vigilância e Controle da FA no ERJ - 2017 ESTADO DO RIO DE JANEIRO Regiões de Saúde NOROESTE N SERRANA NORTE CENTRO SUL MÉDIO PARAÍBA BAIXADA LITORÂNEA METROPOLITANA I METROPOLITANA II BAÍA DA ILHA GRANDE

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos A presente pesquisa foi realizada em abril de 2012, na Unidade da Carioca,

Leia mais

CIDADES CRIATIVAS. Dilemas e oportunidades

CIDADES CRIATIVAS. Dilemas e oportunidades FGV, setembro 2011 CIDADES CRIATIVAS Dilemas e oportunidades Dilemas: economia de setores não priorizados pelo mercado Literatura, Descentraliza editoração, Descentraliza publicação ç ão ç ão Artes Cênicas,

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética A presente pesquisa foi realizada em abril de 2012, na unidade da

Leia mais

Reunião CIB arboviroses / de abril de 2017

Reunião CIB arboviroses / de abril de 2017 Reunião CIB arboviroses / 2017 06 de abril de 2017 VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA Região Residência Notificações de Dengue, Chikungunya e Zika em 2017. Casos Notif. DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA Incid/100 mil hab

Leia mais

PANORAMA DA PISCICULTURA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Augusto da Costa Pereira Pesquisador e Biólogo F I P E R J

PANORAMA DA PISCICULTURA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Augusto da Costa Pereira Pesquisador e Biólogo F I P E R J PANORAMA DA PISCICULTURA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Augusto da Costa Pereira Pesquisador e Biólogo F I P E R J MUNDIAL Produção Mundial de Pescado,5 milhões de toneladas FAO - 2 5,6 milhões ton. Consumo

Leia mais

IV Simpósio Internacional de Salvamento Aquático

IV Simpósio Internacional de Salvamento Aquático TRAMANDAÍ-HEL.wmv SOCIEDADE BRASILEIRA DE SALVAMENTO AQUÁTICO-SOBRASA IV Simpósio Internacional de Salvamento Aquático O USO DO HELICÓPTERO NO SALVAMENTO AQUÁTICO Paulo Roberto Moreira Goulart Rio de Janeiro

Leia mais

Saneamento no estado do Rio de Janeiro Cobertura e Oportunidades de Investimentos

Saneamento no estado do Rio de Janeiro Cobertura e Oportunidades de Investimentos Novembro/2017 Saneamento no estado do Rio de Janeiro Cobertura e Oportunidades de Investimentos Saneamento básico é o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de

Leia mais

JORGE LUIZ GONÇALVES DE ALMEIDA Presidente Nacional da Comissão Organizadora DIRETORIA:

JORGE LUIZ GONÇALVES DE ALMEIDA Presidente Nacional da Comissão Organizadora DIRETORIA: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Administração Central Processo seletivo para o Programa Jovem Aprendiz dos Correios Inscrição Indeferida Edital Nº 125/2014 A Empresa Brasileira de Correios

Leia mais

I. INTRODUÇÃO OUTRAS INFORMAÇÕES

I. INTRODUÇÃO OUTRAS INFORMAÇÕES 1 SUMÁRIO I. Introdução... 3 II. Informações Gerais... 3 Público Alvo... 3 Matrícula (Informatizada)... 3 Matrícula (Direto na escola)... 3 Outras Informações...3 III. Acessando o sistema... 5 IV. Como

Leia mais

Análise Especial IFDM 2018 Ano Base 2016: Rio de Janeiro

Análise Especial IFDM 2018 Ano Base 2016: Rio de Janeiro Análise Especial IFDM 2018 Ano Base 2016: Rio de Janeiro O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) acompanha o desenvolvimento socioeconômico dos mais de cinco mil municípios brasileiros com

Leia mais

Tuberculose: panorama nacional. Maria de Fatima Bazhuni Pombo

Tuberculose: panorama nacional. Maria de Fatima Bazhuni Pombo Tuberculose: panorama nacional Maria de Fatima Bazhuni Pombo 1 2 TB na infancia 3 Epidemiologia 4 Óbitos por TB em < 5 anos, 2015 Dodd P. et al 5 Óbitos por TB em < 15 anos, 2015 Dodd P. et al 6 TB nas

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 002/2019

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 002/2019 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 008/2015

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 008/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

USANDO O IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA PARA DOAR. Prof.ª Msc Sandra Helena Pedroso Contadora CRC-RJ Abril, 2018.

USANDO O IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA PARA DOAR. Prof.ª Msc Sandra Helena Pedroso Contadora CRC-RJ Abril, 2018. USANDO O IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA PARA DOAR Prof.ª Msc Sandra Helena Pedroso Contadora CRC-RJ Abril, 2018. Você é um doador? Já foi? Você gostaria de ser? Sabe como doar? FUNDO DOS DIREITOS DA CRIANÇA

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 010/2014

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 010/2014 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL GERÊNCIA DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES E ZOONOSES -

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 004/2015

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 004/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

RESOLUÇÃO/CERHI-RJ Nº 18 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2006 APROVA A DEFINIÇÃO DAS REGIÕES HIDROGRÁFICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

RESOLUÇÃO/CERHI-RJ Nº 18 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2006 APROVA A DEFINIÇÃO DAS REGIÕES HIDROGRÁFICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. RESOLUÇÃO/CERHI-RJ Nº 18 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2006 APROVA A DEFINIÇÃO DAS REGIÕES HIDROGRÁFICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

O Estado do Rio de Janeiro no Censo 2010

O Estado do Rio de Janeiro no Censo 2010 O Estado do Rio de Janeiro no Censo 2010 Documento preliminar Coordenação: Luiz Cesar Ribeiro Responsável: Érica Tavares da Silva Colaboração: Juciano Rodrigues e Arthur Molina 1 P á g i n a Introdução

Leia mais

Somos vinculados à FECOMBUSTÍVEIS e mantemos ligação permanente com as entidades coirmãs em todo o Brasil.

Somos vinculados à FECOMBUSTÍVEIS e mantemos ligação permanente com as entidades coirmãs em todo o Brasil. Página 1 Conheça o seu Sindicato O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência no Estado do Rio de Janeiro (SINDESTADO-RJ) existe desde 1963, sendo a entidade

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 002/2018

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 002/2018 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

O impacto econômico do roubo de cargas no estado do Rio de Janeiro

O impacto econômico do roubo de cargas no estado do Rio de Janeiro Janeiro/2018 O impacto econômico do roubo de cargas no estado do Rio de Janeiro A segurança pública possui papel central no desenvolvimento de qualquer localidade. De fato, é notório que regiões mais seguras

Leia mais

RETRATO DA QUALIDADE DA ENERGIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RETRATO DA QUALIDADE DA ENERGIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Julho/2017 RETRATO DA QUALIDADE DA ENERGIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Energia elétrica é um insumo fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e industrial. O acesso a esse insumo com qualidade,

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO SOMANDO FORÇAS Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO Localização: Região Sudeste 57% do PIB Nacional Área: 43.696

Leia mais

IFGF 2017 Análise Especial Rio de Janeiro

IFGF 2017 Análise Especial Rio de Janeiro 2017 Análise Especial Rio de Janeiro Esta edição do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal () apresenta uma radiografia completa da situação das contas públicas municipais, com base em dados inéditos e recém-publicados

Leia mais

Polícia Civil Principais Ocorrências Registro Interior - RJ 2010 Números Absolutos

Polícia Civil Principais Ocorrências Registro Interior - RJ 2010 Números Absolutos 1/8 Totais 88a. DP 89a. DP 90a. DP 91a. DP 92a. DP 93a. DP 94a. DP 95a. DP 96a. DP 97a. DP 98a. DP 99a. DP 100a. DP 101 DP 104a. DP 105a. DP Barra do Piraí Resende Barra Mansa Valença Rio das Flores Volta

Leia mais

Apresentação. royalties e de repasses federais, o aumento da arrecadação de impostos estaduais e municipais

Apresentação. royalties e de repasses federais, o aumento da arrecadação de impostos estaduais e municipais Apresentação O ano de foi especialmente diferente para a economia mundial, que viveu os reflexos de uma crise sem precedentes em sua história recente. Dentre os países em desenvolvimento, o Brasil foi

Leia mais

5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES REGIMENTO INTERNO CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES

5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES REGIMENTO INTERNO CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES 5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES REGIMENTO INTERNO CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art. 1º - São objetivos da 5ª Conferência Estadual das Cidades: I - propor a interlocução entre autoridades

Leia mais

Situação de estados e municípios em relação à meta nacional

Situação de estados e municípios em relação à meta nacional Construindo as Metas Situação de estados e municípios em relação à meta nacional Região: Sudeste; UF: Mesorregião: Município: Angra dos Reis; Aperibé; Araruama; Areal; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo;

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 14/2013, de 11 de outubro de 2013

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 14/2013, de 11 de outubro de 2013 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 14/2013, de 11 de outubro de 2013 Seleção de Tutores do projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 006/2015

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 006/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 005/2015

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 005/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 04/2017. Seleção de Empresas para o Projeto Desenvolver as Indústrias de produtos Orgânicos do Estado do Rio Grande do Sul

CHAMADA PÚBLICA Nº 04/2017. Seleção de Empresas para o Projeto Desenvolver as Indústrias de produtos Orgânicos do Estado do Rio Grande do Sul CHAMADA PÚBLICA Nº 04/2017 Seleção de Empresas para o Projeto Desenvolver as Indústrias de produtos Orgânicos do Estado do Rio Grande do Sul Porto Alegre 2017 2 PREÂMBULO SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS

Leia mais

LEI Nº DE 19 DE JUNHO DE 2015.

LEI Nº DE 19 DE JUNHO DE 2015. LEI Nº 2.594 DE 19 DE JUNHO DE 2015. Regulamenta a concessão de diárias e cotas de traslado aos servidores (as) ou ocupantes de cargo comissionado da Câmara Municipal de Sapucaia, Estado do Rio de Janeiro,

Leia mais

Sumário. Introdução 3 Educação Superior: Brasil 5. Educação Superior: Rio de Janeiro 13. Perfil das Regiões Administrativas: Região Metropolitana 21

Sumário. Introdução 3 Educação Superior: Brasil 5. Educação Superior: Rio de Janeiro 13. Perfil das Regiões Administrativas: Região Metropolitana 21 Sumário Introdução 3 Educação Superior: Brasil 5 Número de Instituições de Ensino Superior no Brasil 6 Distribuição de Matrículas por Estado Cursos de Graduação Presenciais nas Redes Privada e Pública

Leia mais

Coordenadoria Regional Metropolitana I E/CR19.R. Coordenadoria Regional Metropolitana II E/CR23.R. Coordenadoria Regional Metropolitana III E/CR26.

Coordenadoria Regional Metropolitana I E/CR19.R. Coordenadoria Regional Metropolitana II E/CR23.R. Coordenadoria Regional Metropolitana III E/CR26. Coordenadoria Regional Metropolitana I E/CR19.R Endereço: Rua: Profª Venina Correa Torres, nº 41 Bairro: Centro Município: Nova Iguaçu CEP: 26.220-100 Abrangência: Nova Iguaçu, Japeri, Mesquita, Nilópolis,

Leia mais

Tarifa do Serviço de Transporte Complementar. 10% acima do serviço de transporte regular

Tarifa do Serviço de Transporte Complementar. 10% acima do serviço de transporte regular Tarifa do Serviço de Transporte Complementar. 10% acima do serviço de transporte regular REGIÃO METROPOLITANA LINHA: M500 ALCÂNTARA - ALDEIA DA PRATA TARIFA BILHETE ÚNICO R$ 2,75 LINHA: M501 ALCÂNTARA

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 05/2017. Seleção de Empresas para o Projeto Varejo de Alimentos Minimercados de Porto Alegre e Região Metropolitana

CHAMADA PÚBLICA Nº 05/2017. Seleção de Empresas para o Projeto Varejo de Alimentos Minimercados de Porto Alegre e Região Metropolitana CHAMADA PÚBLICA Nº 05/2017 Seleção de Empresas para o Projeto Varejo de Alimentos Minimercados de Porto Alegre e Região Metropolitana Porto Alegre 2017 2 PREÂMBULO SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS

Leia mais

IFGF 2016 Análise Especial Rio de Janeiro

IFGF 2016 Análise Especial Rio de Janeiro IFGF 2016 Análise Especial Rio de Janeiro A edição 2016 do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF) mais uma vez joga luz sobre a situação das contas públicas municipais. Construído exclusivamente com base

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 10/2017. Seleção de Empresas para o Projeto E-commerce RS

CHAMADA PÚBLICA Nº 10/2017. Seleção de Empresas para o Projeto E-commerce RS CHAMADA PÚBLICA Nº 10/2017 Seleção de Empresas para o Projeto E-commerce RS Porto Alegre 2017 2 PREÂMBULO SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SEBRAE/RS, entidade

Leia mais

Projeto de Monitoria Exercícios de análise de regressão linear aplicados: uma abordagem usando o programa R. Monitora: Rosana Gayer Carvalho

Projeto de Monitoria Exercícios de análise de regressão linear aplicados: uma abordagem usando o programa R. Monitora: Rosana Gayer Carvalho 1 2 Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade Federal Fluminense (UFF) Instituto de Matemática e Estatística (IME) Departamento de Estatística (GET) Instituto de Matemática e Estatística (IME)

Leia mais

INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Rio de Janeiro - 2007 Lista de Abreviaturas e Siglas FOB Significa livre a bordo (free on board) o vendedor encerra suas obrigações quando a mercadoria

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 004/2018

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 004/2018 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

AEDES AEGYPTI: Mosquito avança e leva doença a 45 dos 92 municípios do estado

AEDES AEGYPTI: Mosquito avança e leva doença a 45 dos 92 municípios do estado AEDES AEGYPTI: Mosquito avança e leva doença a 45 dos 92 municípios do estado Durante a 13ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º de janeiro até 30 de março), foram notificados 79.587 casos suspeitos de

Leia mais

Informe Epidemiológico 019/2018

Informe Epidemiológico 019/2018 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL Informe Epidemiológico 019/2018 Centro de Informações Estratégicas

Leia mais

EMPRESA DE ASSISTENCIA TECNICA E EXTENSAO RURAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESCA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

EMPRESA DE ASSISTENCIA TECNICA E EXTENSAO RURAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESCA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UF Municipio RJ Angra dos Reis RJ Angra dos Reis RJ Angra dos Reis RJ Angra dos Reis RJ Angra dos Reis RJ Angra dos Reis RJ Aperibé RJ Aperibé CNPJ Razão Social FUNDAÇÃO INSTITUTO DE DO ESTADO DO RIO DE

Leia mais

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E ASSOCIATIVO

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E ASSOCIATIVO ABR/213 Referência: 1º Trimestre 213 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E ASSOCIATIVO GERÊNCIA DE ESTUDOS ECONÔMICOS Acompanhamento do Mercado Formal de Trabalho Fluminense 1 Trimestre de 213 No primeiro

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DENGUE 006/2016

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DENGUE 006/2016 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

Prefeitos da região recebem o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Sex, 29 de Junho de :21

Prefeitos da região recebem o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Sex, 29 de Junho de :21 Os prefeitos de Cachoeiras de Macacu, Mauro Soares e Cantagalo, Guga de Paula, foram os vencedores em suas categorias na 10ª edição do Prêmio Sebrae - Prefeito Empreendedor, evento realizado nesta quinta-feira

Leia mais

2 Estudo de Caso Descrição da Empresa

2 Estudo de Caso Descrição da Empresa 2 Estudo de Caso Descrição da Empresa A Companhia estudada é uma empresa distribuidora de energia elétrica. Uma sociedade anônima de capital aberto, concessionária de Serviço Público de Energia Elétrica,

Leia mais

Oportunidades em Concessões e PPPs no estado e municípios do Rio de Janeiro

Oportunidades em Concessões e PPPs no estado e municípios do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2017 Oportunidades em Concessões e PPPs no estado e municípios do Rio de Janeiro William Figueiredo Assessor dos Conselhos Empresariais da Indústria de Construção e Infraestrutura

Leia mais

Acesse experimente e assine!

Acesse  experimente e assine! O Multicidades Online é um site de fácil navegação, com acesso rápido a informações sobre as finanças públicas de qualquer cidade brasileira. Com ele é possível comparar o desempenho entre municípios,

Leia mais

Informe Epidemiológico 020/2018

Informe Epidemiológico 020/2018 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL Informe Epidemiológico 020/2018 Centro de Informações Estratégicas

Leia mais

EDITAL. II O Concurso destina-se ao preenchimento de 200 vagas, bem como daquelas que surgirem no decorrer do prazo de validade do Concurso.

EDITAL. II O Concurso destina-se ao preenchimento de 200 vagas, bem como daquelas que surgirem no decorrer do prazo de validade do Concurso. DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COORDENAÇÃO GERAL DO ESTÁGIO FORENSE 40º CONCURSO PARA ADMISSÃO AO ESTÁGIO FORENSE DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EDITAL A Coordenadora

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO SOMANDO FORÇAS Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO Localização: Região Sudeste 57% do PIB Nacional Área: 43.696

Leia mais

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO E TRANSPORTES

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO E TRANSPORTES VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO E TRANSPORTES Orientador Empresarial Serviços de Transporte Complementar em Veículos de Baixa Capacidade-Estado do RJ:

Leia mais

Deliberação CIB nº 1936 de 09 de Agosto de 2012 Republicada. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE ATO DO PRESIDENTE

Deliberação CIB nº 1936 de 09 de Agosto de 2012 Republicada. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE ATO DO PRESIDENTE 16/07/2015 CIB RJ Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Rio de Janeiro Deliberação CIB nº 1936 de 09 de Agosto de 2012 Republicada. Imprimir Deliberação CIB nº 1936 de 09 de Agosto de 2012 Republicada.

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATOS DO DEFENSOR PÚBLICO GERAL DE

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATOS DO DEFENSOR PÚBLICO GERAL DE DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATOS DO DEFENSOR PÚBLICO GERAL DE 20.07.2012 APROVA a Tabela de Plantão dos Defensores Públicos para o mês de AGOSTO DE 2012, nos termos da RESOLUÇÃO nº 430/2007:

Leia mais

O impacto econômico do roubo de cargas no estado do Rio de Janeiro

O impacto econômico do roubo de cargas no estado do Rio de Janeiro Fevereiro/2017 O impacto econômico do roubo de cargas no estado do Rio de Janeiro A economia brasileira tem sido fortemente afetada pelo aumento do número de roubos de cargas no país. Este crime afeta

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 07/2017. Seleção de Empresas para o Projeto Indústria da Moda- Conexão Moda Metropolitana

CHAMADA PÚBLICA Nº 07/2017. Seleção de Empresas para o Projeto Indústria da Moda- Conexão Moda Metropolitana CHAMADA PÚBLICA Nº 07/2017 Seleção de Empresas para o Projeto Indústria da Moda- Conexão Moda Metropolitana Porto Alegre 2017 2 PREÂMBULO SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DO RIO

Leia mais

CONVENÇÕES COLETIVAS EMPREGADOS EM CONDOMÍNIOS. Sindicato Profissional Base Territorial PISO CCT PISO REGIONAL 1. Sind. Empreg. Edifícios Teresópolis

CONVENÇÕES COLETIVAS EMPREGADOS EM CONDOMÍNIOS. Sindicato Profissional Base Territorial PISO CCT PISO REGIONAL 1. Sind. Empreg. Edifícios Teresópolis CONVENÇÕES COLETIVAS EMPREGADOS EM CONDOMÍNIOS Sindicato Profissional Base Territorial PISO CCT PISO REGIONAL 1. Sind. Empreg. Edifícios Teresópolis Teresópolis a) R$ 500,00 (quinhentos reais): Porteiro,

Leia mais