GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS HIP- HOSPITAL INFANTIL DE PALMAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS HIP- HOSPITAL INFANTIL DE PALMAS"

Transcrição

1 PROTOCOLO DE TRATAMENTO Acidentes por animais peçonhentos Objetivos Oferecer à equipe multiprofissional um roteiro básico clínico, laboratorial e terapêutico no atendimento das crianças que buscam o HIP que tenham como diagnóstico acidentes por animais peçonhentos. Os pacientes internados em qualquer dependência do HIP receberão plano terapêutico padronizado e racional, contribuindo para o controle das complicações e de qualquer possível reação adversa ao soro utilizado para o tratamento destes acidentes. Acidentes ofídicos em Tocantins - Os acidentes mais comuns são por Bothrops - Jararacas ( cerca de 78,9% ), Crotalus Cascavéis ( cerca de 8,4% ), Lachesis Surucucus-pico-de-jaca ( cerca de 0,6% ), e Micrurus/Leptomicrurus Corais verdadeiras ( cerca de 0,4%) e 6,9% sem identificação ( 2010 a 2014). - O coeficiente de letalidade é maior em acidentes crotálicos, porém no total é em torno de 0,5% a média nacional e 0,4% no Tocantins. - A faixa etária mais atingida é entre 20 a 49 anos (49,5%), com frequência de cerca de 76,6% no sexo masculino. - Os locais mais comuns de picada são na região dos joelhos para baixo (82%) e nas mãos e antebraços ( 14% ). - Quanto maior o intervalo entre a picada e o atendimento médico, maior a chance de complicações ( cerca de 61% procuram o atendimento em até 3 horas.) - A maioria dos acidentados não utilizava equipamentos de proteção individual, como luvas ou botas. - Os acidentes em crianças são considerados mais graves, já que a quantidade de veneno injetado é a mesma, dessa forma a concentração de veneno no organismo é mais alta. - Os acidentes ofídicos são de frequência baixa na infância devido aos hábitos tanto das crianças quanto das serpentes. Não é comum encontrarmos uma serpente rastejando pela casa, e também não é comum encontrarmos uma criança perambulando sozinha pelo campo. Formas de acidentes - Botrópico: conhecidas popularmente como jararaca, jararacuçu, ouricana, urutu-cruzeira, malha-desapo, patrona, caiçara, comboia, jararaca-do-rabo-branco, surucucurana, dentre outras denominações. - Laquético: São popularmente conhecidas como surucucu, pico-de- jaca, surucutinga, malha-defogo. São as maiores serpentes peçonhentas das Américas, podendo atingir até 3,5 metros. - Crotálico: Popularmente representadas pela cascavel, cascavel-quatro-ventas, boicininga, maracambóia, maracá, dentre outras. - Elapídico: São animais de pequeno e médio porte, com tamanhos em torno de 1 metro, conhecidos popularmente como coral, coral verdadeira, ou boicorá. Apresentam anéis vermelhos, pretos e brancos, em qualquer tipo de combinação. São confundidas eventualmente com as falsas corais, que não possuem normalmente anéis envolvendo toda circunferência do corpo. revisão:

2 Distinção entre serpentes peçonhentas e não peçonhentas revisão:

3 Cascavel ( Crotálico ) Jararaca ( Botrópico ) Surucucu ( Laquético ) Coral ( Micrurus ) revisão:

4 Caraterísticas do veneno Gênero Ação do veneno Bothrops Proteolítica Coagulante Hemorrágico Lachesis Proteolítica Coagulante Neurotóxica Hemorrágico Crotalus Coagulante Neurotóxica Miotóxica Micrurus Neurotóxica Uma situação muito comum é o acompanhante não trazer a serpente no momento de chegada ao hospital, e nesses casos deve-se ter em mente que : Há duas formas de se conduzir a terapêutica nesse caso, que dependem dos sintomas iniciais : o Quando há dor local ou edema local,e ; o Quando há fascies neurotóxica ( ptose palpebral bilateral ) Fascies Neurotóxica : Lesão causando dor e edema local: revisão:

5 Quando há dor ou edema local : revisão:

6 Quando há fascies neurotóxica : revisão:

7 Há algumas medidas inespecíficas que deverão ser tomadas independentes da serpente que tiver sido envolvida no acidente, e algumas que também serão específicas de cada gênero. Abaixo encontram-se as medidas gerais que deverão ser adotadas independente do gênero envolvido : revisão:

8 Acidentes Botrópicos Os acidentes por serpentes desse gênero se dividem em leve, moderado e grave, e devem ser lembrados sempre os princípios da soroterapia, que serão vistos mais a frente e as medidas inespecíficas, que pra maioria das serpentes são as mesmas. Deve-se lembrar que de acordo com a classificação dos sintomas ( descritos abaixo em quadro ), será feita a escolha do número de ampolas para tratamento. SAB Soro antibotrópico pentavalente / SABL Soro antibotrópico pentavalente e antilaquético SABC Soro antibotrópico pentavalente e anticrotálico revisão:

9 Acidentes laquéticos Os acidentes causados por serpentes desse gênero se dividem em moderados e graves, e é através dessa classificação ( que depende dos sintomas, como apresentados abaixo ) que é escolhida a dose da soroterapia que será realizada. SABL Soro antibotrópico pentavalente e antilaquético revisão:

10 Acidentes crotálicos Acidentes por serpentes do gênero crotálico diferem da abordagem convencional a serpentes em alguns quesitos, incluindo a rotina de exames que deverá ser solicitada, e algumas medicações que poderão ser utilizadas, principalmente em virtude dos sintomas serem diferentes dos apresentados pelos outros dois gêneros já discutidos. Quanto a terapia de suporte, as medicações que tem bastante valor na abordagem terapêutica, que serão influenciadas principalmente caso apresentem os sintomas relacionados a baixo débito urinário, são o manitol ( que deve ser utilizado em dosagem de 5 ml /kg em crianças ), e a furosemida ( que deverá ser utilizada na dosagem 1 mg / kg em crianças ), podendo ser necessária até a diálise peritoneal em caso de falha na abordagem terapêutica com uso de diuréticos. SABC Soro antibotrópico pentavalente e anticrotálico SAC Soro anticrotálico revisão:

11 Acidente elapídico Todo acidente elapídico já é considerado grave, então será recebida mesma dosagem do soro nesse tipo de acidente. Na abordagem deve-se lembrar sempre de pelo menos entrar em contato com o plantonista da unidade de terapia intensiva de referência, já que são acidentes potencialmente graves, com grande depressão de função respiratória precoce e súbita, logo deve sempre ter disponível equipamentos para manter paciente em adequada ventilação (máscara, ambu, tubo orotraqueal e todo material necessário para aquisição de ventilação mecânica). Está indicada a administração de neostigmine nesses casos ( teste de neostigmine ) para prevenção de sintomas relacionados a déficit neurológico. A dose deve ser de 0,05 mg / kg na criança, e deve ser mantida a cada 4 horas caso sintomas neurológicos estejam em gradual melhora. SAL Soro antielapídico bivalente revisão:

12 Soroterapia: A via de administração é a intravenosa (IV). Deve ser feito em dose única e o mais precoce possível. A dosagem depende da gravidade, e vale lembrar que não existe contraindicação para gestantes. Infusão em 20 a 60 minutos, sob estrita vigilância médica e da enfermagem. A dose para adultos é igual à dose para crianças. Objetivo: neutralizar a maior quantidade possível de veneno circulante, independentemente do peso do paciente. Menor frequência de reações quando antiveneno é administrado diluído. Normalmente em adultos é realizada a infusão direta, sem qualquer diluição, porém em crianças é comum utilizar a diluição na razão de 1:2 a 1:5, em soro fisiológico ou glicosado 5%, com velocidade de infusão de gotas por minuto. - ATENÇÃO: possível sobrecarga de volume em crianças e em insuficiência cardíaca congestiva. Reações adversas ao soro: Podem ocorrer reações precoces durante a infusão do antiveneno ou até duas horas após a infusão do mesmo, dentre as quais se destacam: urticária, náuseas, tremores, tosse, prurido, rubor facial, ou dor abdominal, ou reações graves como arritmias, hipotensão, choque, ou anafilaxia. O tratamento é feito através da suspensão da soroterapia, administração de anti-histamínico, hidrocortisona 30 mg/kg EV ( dose máxima 1g ), ou Prometazina 0,5 mg/kg EV com dose máxima de 25 mg, ou caso não haja resposta adrenalina ( 1:1000 ) diluída a 1:10 na dose de 0,1 ml/kg, até 3 ml via EV. Podem ocorrer reações tardias ( conhecida como Doença do Soro ), que normalmente ocorrem cerca de 5 a 24 dias após infusão do soro, e que incluem febre, artralgia, linfadenomegalia, urticária, e proteinúria ( pela formação de imunocomplexos ); nesses casos o tratamento é feito com prednisona 1 mg/kg/dia por 5 até 7 dias. Caso hajam reações adversas, deve ser realizada a suspensão temporária da soroterapia, e após tratadas as reações deve ser reiniciada a infusão do soro, só que dessa vez diluído, como demonstrado na forma de administração. Outras medidas importantes: Ø NÃO indicado uso de antibioticoterapia profilática. Ø NÃO administrar heparina ou plasma para corrigir distúrbios de coagulação decorrentes do envenenamento. Ø Debridamento cirúrgico; aspirar líquido das bolhas devido à presença de veneno. Ø O debridamento deve ser feito após delimitação de área necrótica. Ø Fasciotomia: É o tratamento da síndrome compartimental, deve-se manter membro abaixo do nível do coração após realização da mesma. Realizar apenas após avaliação extremamente criteriosa. EVITAR Ø Torniquete- garroteamento reduz a perfusão, e aumenta a concentração do veneno em uma região, contribuindo para maior destruição tecidual. Ø Sucção- contaminação do local com flora bucal humana e aumentando isquemia. Ø Incisão aumenta a via de acesso dos microrganismos ao tecido, aumentando risco de infecção, destruição tissular e sangramento local. Ø Substâncias sobre o local da picada contaminação do local. revisão:

13 Acidentes com escorpiões Não há confirmação da presença do Tityus serrulatus e nem T. bahiensis em Tocantins. Dentre os escorpiões brasileiros de importância em saúde (T. serrulatus, T. bahiensis, T. stigmurus e T. obscurus), há suspeita (quase certo já) da ocorrência do T. obscurus escorpião preto da Amazônia em Tocantins. Um dos escorpiões comuns em Tocantins é o Rhopalurus sp. O mais comum são acidentes em membros superiores, diferente dos acidentes ofídicos ( ocorrem 65% em mãos e antebraço ). A taxa de letalidade para acidentes escorpiônicos (período de 2010 a 2014) é de 0,12% no Brasil e de 0,04% em Tocantins. Os acidentes por escorpião se dividem em leve, moderado e grave, de acordo com os sintomas : SAEsc - Soro antiescorpiônico ou SAAr- Soro antiaracnídico revisão:

14 Devem ser solicitados exames de laboratório somente nos casos graves e moderados, e ficar atento principalmente às alterações cardíacas que poderão surgir durante evolução dos sintomas. O tratamento inespecífico inclui principalmente a monitorização dos sinais vitais, principalmente em virtude das alterações cardíacas que podem ocorrer. revisão:

15 Acidentes por araneídicos. Todas as aranhas brasileiras são peçonhentas, logo, possuem a capacidade de causar acidentes, porém, poucas efetivamente causam. Das várias aranhas que temos no Brasil, existem 3 (três) gêneros que são de importância em saúde: Phoneutria, Loxosceles e Latrodectus, mas isso não quer dizer que estas são as que mais causam acidentes no país. Aranhas do gênero Lycosa causam muitos acidentes o ano todo, porém não apresentam importância (já foram reconhecidas, há muito tempo, como de importância em saúde, mas não são mais). Existem 3 (três) gêneros aranhas de importância em saúde no Brasil, todas com ocorrência em Tocantins: Phoneutria( aranha armadeira ), Loxosceles ( aranha marrom ) e Latrodectus ( viúva negra ). Aranha armadeira Viúva negra Aranha marrom revisão:

16 Acidentes por Phoneutria Os acidentes por aranha armadeira ( Phoneutria ) se dividem em leves, moderados, e graves, e tem seu potencial de mortalidade aumentado principalmente em idosos, e em menores de 14 anos. Alguns sintomas devem ser destacados, como os de repercussão hemodinâmica, que devem ser tratados assim que diagnosticados, e o priapismo, que é uma condição que ocorre somente nos acidentes por aranha dessa espécie, que requer avaliação da equipe de cirurgia logo que diagnosticada. Em casos moderados e graves, devem ser pedidos exames laboratoriais, e realizado o tratamento inespecífico, como descrito abaixo : revisão:

17 revisão:

18 Acidentes por Loxosceles ( aranha-marrom ) Os acidentes por aranha-marrom também se dividem em leves, moderados, e graves. Podem ocorrer sinais locais exuberantes, com formação inclusive de placa marmórea (áreas de equimose mescladas com palidez - lesão esta característica de acidentes por Loxosceles ). revisão:

19 Os exames laboratoriais, assim como no acidente por aranha armadeira, devem ser solicitados em casos moderados e graves, conforme quadro abaixo, e em seguida iniciado tratamento de acordo com sintomas : O tratamento da lesão característica ( placa marmórea ) teve boa resposta com uso de dapsona, que restringe a necrose ao bloquear a diapedese de polimorfonucleares ao local da lesão. revisão:

20 Acidentes por Latrodectus ( viúva negra ) Os acidentes por aranhas dessa espécie podem causar diversos sintomas, inclusive as facies características, que são conhecidas como facies latrodectísmica, que causam espasmos de musculatura facial, edema palpebral, e lacrimejamento em excesso. Pode ser visualizada a seguir imagem característica : O tratamento, assim como a descrição dos sintomas característicos de cada um dos graus de acidentes estão descritos abaixo, assim como a descrição dos exames que devem ser solicitados : revisão:

21 Observações: GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS Ø A principal causa de óbito no acidente por aranha marrom é a insuficiência renal aguda, que ocorre após um ciclo de reações que se iniciam com a hemólise intravascular. Ø Assim como outros animais peçonhentos, a reação é mais exacerbada em crianças, em virtude do maior proporção de veneno por superfície corpórea. Ø A maioria das aranhas tem hábitos noturnos, portanto é a hora em que mais acontecem os acidentes. Ø As aranhas de jardim não exigem tratamento especifico, por não possuírem repercussão clínica exuberante. Acidentes por centopeias e lacraias Os acidentes por lacraias e centopeias não exigem tratamento com soroterapia especifica, e caso ocorram normalmente medidas simples serão suficientes para seu adequado manejo. Porém deve-se lembrar sempre de se fazer o diagnóstico diferencial caso não haja certeza se o acidente realmente foi causado por lacraias ou centopeias. Centopeia venenosa Lacraia revisão:

22 As medidas basicamente se resumem a tentar diminuir a sintomatologia local, com compressas quentes no local, e analgesia, como pode ser visto no quadro abaixo : Acidentes por coleópteros ( Potós ) O potó é um pequeno besouro que quando comprimido contra a pele humana libera uma substância chamada pederina ( que tem propriedades caústicas e vesicantes ). Essa substância pode gerar manifestações clinicas de intensidade variável. Eles também se dividem em acidentes leves, moderados, e graves, e o tratamento deve ser feito o quanto antes para evitar que as manifestações se agravem. Potó ( coleóptero ) revisão:

23 As medidas incluem basicamente lavar o local com água e sabão e evitar o desenvolvimento das lesões secundárias, que pode ser feito através da assepsia local e da corticoterapia, que pode ser realizada somente com pomada tópica de dexametasona. revisão:

24 Acidentes por lagartas urticantes Os acidentes por esse tipo de lagarta inclui principalmente as formas larvárias de borboletas e mariposas, que normalmente são chamadas de taturanas. Os pelos desses animais, em alguns casos mais graves, podem produzir acidentes hemorrágicos ( Lonomia ) através de peçonhas produzidas pelas lagartas dessa espécie. Automeria sp O atendimento para casos de lagartas, exceto por Lonomia, deve ser realizado da seguinte forma : revisão:

25 Acidentes por lagartas do gênero Lonomia Acidentes por Lonomia diferem do restante dos acidentes devido principalmente à gravidade associada ao mesmo. Podem ocorrer hemorragias sistêmicas, que podem levar o individuo a óbito em alguns casos. Elas são encontradas principalmente em seringueiras de várzea, apesar de estarem relacionadas também a outros tipos de árvores ( ipês, ou arvores frutíferas como abacateiros, ou pessegueiros ). É um acidente mais comum nos estados de Goiás e Mato Grosso, porém já foram relatados casos no Tocantins. Lonomia sp O acidente por Lonomia pode evoluir com algumas sintomatologias, como cefaleia holocraniana, mal-estar geral, náuseas, e vômitos, além de mialgias e hipotensão. Após cerca de 8 horas começam a surgir sintomas de discrasias sanguíneas com manifestações hemorrágicas, como equimoses, hematomas, hematúria, hemorragias intraparenquimatosas cerebrais, ou abdominais; casos mais graves evoluem com insuficiência renal e choque, podendo ser fatais. A conduta em acidentes por Lonomia difere portanto deve ser abordado de forma diferente do causado pelo restante das lagartas, devido ao risco aumentado de hemorragias, tendo inclusive soroterapia especifica, como pode ser visto no fluxograma em próxima página : revisão:

26 revisão:

27 Acidentes por peixes de águas fluviais Acidentes por peixes podem ser ativos, ou passivos, que diferem principalmente pelo acidente passivo ser causado quando são ingeridos ( baiacu ). Já os ativos ocorrem por peixes peçonhentos ( arraia e bagre ) ou peixes que produzem acidentes traumáticos ( piranha, candiru ). Nesse protocolo serão focados os peixes com peçonha, ou seja, a arraia e o bagre. A conduta frente a ambos acidentes é similar, apesar da diferenciação na forma da lesão, e na gravidade. É muito importante saber que são ferimentos com grande quantidade de peçonha e com grande quantidade de material infectado ( material de fundo de rio ), logo serão necessárias essas medidas em todos casos. Arraia Peixe bagre Úlcera com necrose por cuidados ineficazes após acidente com arraia revisão:

28 Referências Bibliográficas 1.Brasil: Ministério da Saúde. Manual de Diagnóstico e Tratamentode Acidentes por Animais Peçonhentos. Fundação Nacional de Saúde, Schvartsman S. Plantas venenosas e animais peçonhentos. 1a ed. São Paulo: Sarvier; Jorge MT, Ribeiro LAR. Acidentes por serpentes peçonhentas do Brasil. Rev Assoc Med Bras 1990; 36: Vital Brazil O. Coral snake venons mode of action and pathophysiology of experimental envenomation. Rev Inst Med Trop São Paulo 1987;29: Amaral CFS, Resende NA, Freire-Maia L. Acute pulmonar edema after tityus serrulatus scorpion sting in children. Am J Cardiol 1993; 71: Campos JA, Costa DM, Oliveira, JS. Acidentes por animais peçonhentos. In: Tonelli E. Doenças contagiosas e parasitárias na infância. 2a ed. Rio de Janeiro: Medsi; 1999: no prelo. 7. Freire-Maia L, Campos JA, Amaral CFS. Approaches to the treatment of scorpion envenoming. Toxicon 1994; 32: Cardoso JLC, França F, Eickstedt VRD. Laxoscelismo: estudo de 242 casos ( ). RevSocBrasToxicol1988;1: Lucas MS. Spiders in Brazil.Toxicon 1988; 26: revisão:

29 10. Haddad JV, Cardoso SLC, França F. Acidentes por formigas: um problema dermatológico. Anais Bras Dermatol 1996; 71: Reid HÁ, Theakston DG. The management of snake bite. Bull World Health Org 1983; 61: Bucaretchi F, Douglas SL, Fonseca, MRCC et al. Envenenamento ofídico em crianças: freqüência das reações precoces ao antiveneno em pacientes que receberam pré-tratamento com antagonistas H1 e H2 da histamina e hidrocortisona. Rev Inst Med Trop São Paulo 1994; 36: Fanah W. Avaliação da eficácia da prometazina na prevenção de reações imediatas a soroterapia heteróloga em pacientes picados por serpentes do gênero Bothrops. Dissertação (Mestrado).Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. São Paulo: p. 14. Azevedo-Marques MM. Diagnóstico e condutas nos acidentes por escorpiões e abelhas. Rev Soc Bras Med Trop 1994; 27(Supl IV): Morena P, Nonoyama K, Cardoso JLC et al. Search of intravascular hemolysis in patients with the cutaneous form of loxoscelism. Rev Inst Med Trop São Paulo 1994; 36: Amaral CF, Dias MB, Campolina D, Proietti, Rezende NA. Children with adrenergic manifestations of envenomation after tityus serrulatus scorpion sting are protected from early anaphylactic antivenom reactions. Toxicon 1994; 32: Caiaffa WT, Vlahowv D, Antunes CM, Oliveira HR, Diniz CR. Snake bite and antivenom complications in Belo Horizonte, Brazil. Trans R SocTropMedHyg 1994; 88: Cupo P, Azevedo-Marques MM, Menezes JB, Hering SE. Imediate hypersensitivity reactions after intravenous use of antivenom sera: prognostic value of intradermol sensitivity tests. Rev Inst Med Trop São Paulo 1991; 33: Malasit P, Warrell DA, Chanthavanich P, Viravan C, Mongkolsapaya J, Singhthong B, Supich C. Prediction, prevention, and mechanism of early (anaphylactic) antivenom reactions in victims of snake bites. BrMed J 1986; 4:292(6.512): Vital Brazil O. Venenos ofídicos neurotóxicos. Rev Assoc Med Bras 1980; Magalhães RA, Ribeiro MMF, Rezende NA, Amaral CFS. Rabdomiólise secundária a acidente ofídico crotálico. Rev Med Trop S Paulo. 1986; 28: Kamiguti AS, Cardoso JLC. Haemostatic changes caused by the venoms of South American snakes. Toxicon 1989; 27: Freire-Maia L. Pharmacology of tityus serrulatus scorpion venom. Mem Inst Butantan 1990; 52(suppl): França FOS. Accidents by loxosceles. Mem InstButantan 1990; 52(suppl): Campos JA, Silva AO, Lopez M, Freire-Maia L. Signs symptons and treatment of severe scorpion sting in children. Toxicon 1979; 17 (suppl1): Amaral CFS, Rezende NA, Silva AO. Insuficiência renal aguda secundária a acidentes ofídicos botrópico e crotálico. Análise de 63 casos. Rev Inst Med Trop S Paulo 1986; 28: Cripo P, Azevedo-Marques MM, Hering SE. Clinical and laboratory features of South American rattlesnake (c.durissus terificus) envenomation in children. Trans Royal SocTropMed Hyg 1988; 82: Cardoso JLC, França FOS, Von Eickstedt VRD. Loxoscelismo: estudo de 242 casos. Rev Soc Bras Toxicol 1988; 1: Vital Brazil O. History of the primordia of snake bite serotherapy. Mem InstButantã 1987; 49: Nahas L. A study of the coagulant action of eight venoms. Thrombos Diasthes Haemonth 1964; 12: Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos (Ministério da Saúde, 2001) revisão:

30 revisão:

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Urgência e Emergência Prof.ª André Rodrigues ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS PROFESSOR ANDRÉ RODRIGUES 1 PARA COMEÇAR Veneno - Substância tóxica que causa efeitos quando ingerida. Peçonha - Substância

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ESCORPIÕES Os escorpiões, dentre os aracnídeos, são os que mais frequentemente causam acidentes. Os mais comuns no Brasil são: Tytius bahiensis (escorpião preto) Tytius

Leia mais

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari. Curso de Medicina Acidente com animais peçonhentos. Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari. Curso de Medicina Acidente com animais peçonhentos. Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari. Curso de Medicina Acidente com animais peçonhentos Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues Caso clínico AB, 23 anos, lavrador, natural e procedente de Araguari.

Leia mais

Ofidismo: estatísticas nacionais e estaduais

Ofidismo: estatísticas nacionais e estaduais OFIDISMO Ofidismo: estatísticas nacionais e estaduais NE 13,62 CO 15,61 N 12,45 Frequência relativa (%) S 17,7 Acidentes ofídicos por região do país SE 39,88 Diagnóstico n acidentes % Bothrops 59.619 73,1

Leia mais

ANIMAIS PEÇONHENTOS DEFINIÇÃO Prof. Fabio Azevedo São acidentes provocados por picadas ou mordeduras de animais que possuem glândulas secretoras e aparelhos inoculadores de veneno, como dentes ocos e ferrões.

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Parte 7 Profª. Tatianeda Silva Campos Acidentes por Serpentes Acidente ofídico ou ofidismo é o quadro de envenenamento decorrente da inoculação de uma peçonha através

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL PROJETO O Ensino de Animais Peçonhentos e Venenosos Coordenadores Analía Del Valle Garnero e Ronaldo Erichsen Supervisora: Berenice Bueno Bolsista ID: Lucas

Leia mais

Principais Acidentes Peçonhentos

Principais Acidentes Peçonhentos Principais Carlindo de Souza Machado e Silva Filho carlindo@cremerj.org.br Professor de Saúde da Criança e do Adolescente da UNIG Professor de Bioética e Ética Médica da UNIG Membro Titular da Academia

Leia mais

Bula com informações ao Profissional de Saúde soro antibotrópico (pentavalente) e anticrotálico

Bula com informações ao Profissional de Saúde soro antibotrópico (pentavalente) e anticrotálico soro antibotrópico (pentavalente) e anticrotálico solução injetável IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO soro antibotrópico (pentavalente) e anticrotálico APRESENTAÇÃO O soro antibotrópico (pentavalente) e anticrotálico,

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS MAIS COMUNS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS MAIS COMUNS UNITERMOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS MAIS COMUNS Aline Melo Kramer Camila Martins Brock Rodrigo Douglas Rodrigues Francisco Bruno ANIMAIS VENENOSOS; PICADURAS DE ARANHAS; MORDEDURAS DE SERPENTES;

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS 1 ACIDENTES POR LEPDÓPTEROS Envenenamento causado pela penetração de cerdas de lagartas (larvas de lepidópteros) na pele, ocorrendo assim a inoculação de toxinas. ACIDENTES

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Prof. Mariana Lima Arruda ACIDENTES POR LEPDÓPTEROS Envenenamento causado pela penetração de cerdas de lagartas (larvas de lepidópteros) na pele, ocorrendo assim a inoculação

Leia mais

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS IM IV EV F-A SAE SAEEs SAAr SAB SABC SABL SAC SAL SALatr INTRA-MUSCULAR INTRA-VENOSA ENDO-VENOSA FRASCO-AMPOLA SORO ANTIELAPÍDICO SORO ANTIESCORPIÔNICO SORO ANTIARACNÍDICO

Leia mais

Acidente Ofídico. Acidente Ofídico. Bothrops alternatus moojeni. Peçonhentas x Não peçonhentas. Histórico. Interesse mundial e biopirataria

Acidente Ofídico. Acidente Ofídico. Bothrops alternatus moojeni. Peçonhentas x Não peçonhentas. Histórico. Interesse mundial e biopirataria Lendas rurais Acidente Ofídico por Edson Naboro Uwaid Profa Dra Regina K. Takahira FMVZ Unesp Botucatu por Edson Naboro Uwaid Acidente Ofídico Histórico www.canalciencia.ibict.br www.butantan.gov.br Interesse

Leia mais

Aula: Acidentes com Animais Peçonhentos

Aula: Acidentes com Animais Peçonhentos Curso de Especialização em Emergências e Terapia Intensiva Aula: Acidentes com Animais Peçonhentos Prof. Enf. Fernando Ramos Gonçalves Msc 1 n ESCORPIÕES n Vivem em baixo de pedras, em casas antigas, cemitérios,

Leia mais

Bula com informações ao Paciente soro antibotrópico (pentavalente) soro antibotrópico (pentavalente) solução injetável

Bula com informações ao Paciente soro antibotrópico (pentavalente) soro antibotrópico (pentavalente) solução injetável soro antibotrópico (pentavalente) solução injetável IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO soro antibotrópico (pentavalente) APRESENTAÇÃO O soro antibotrópico (pentavalente), heterólogo e hiperimune, é apresentado

Leia mais

LONOMIA. Duas espécies estão envolvidas em acidentes humanos graves e fatais: Lonomia oblíqua e Lonomia achelous.

LONOMIA. Duas espécies estão envolvidas em acidentes humanos graves e fatais: Lonomia oblíqua e Lonomia achelous. LONOMIA Nome Popular: taturana, oruga ou ruga Nome Científico: Lonomia obliqua Ordem: Lepidópteros Família: Saturnidae Identificação: corpo marrom, espinhos em forma de pinheirinho verde folha, listra

Leia mais

Programa de Formação Complementar: Fundamentos de Toxicologia para a Prática Clínica ANIMAIS PEÇONHENTOS

Programa de Formação Complementar: Fundamentos de Toxicologia para a Prática Clínica ANIMAIS PEÇONHENTOS Programa de Formação Complementar: Fundamentos de Toxicologia para a Prática Clínica ANIMAIS PEÇONHENTOS Ana Gabriela da Silva Bonacini Farmacêutica e Residente em Análises Clínicas Londrina- 2016 OFIDISMO

Leia mais

ACIDENTES OFÍDICOS CAUSADOS POR Bothrops moojeni: CORRELAÇÃO DO QUADRO CLÍNICO COM O TAMANHO DA SERPENTE

ACIDENTES OFÍDICOS CAUSADOS POR Bothrops moojeni: CORRELAÇÃO DO QUADRO CLÍNICO COM O TAMANHO DA SERPENTE Rev. Inst. Med. trop. São Paulo 31 (2): 84-90, março-abril, 1989 ACIDENTES OFÍDICOS CAUSADOS POR Bothrops moojeni: CORRELAÇÃO DO QUADRO CLÍNICO COM O TAMANHO DA SERPENTE João Aris KOUYOUMDJIAN (1) & Cristina

Leia mais

Acidentes Escorpiônicos assistidos no Ceatox CG em 2015: Protocolo de Tratamento.

Acidentes Escorpiônicos assistidos no Ceatox CG em 2015: Protocolo de Tratamento. Acidentes Escorpiônicos assistidos no Ceatox CG em 2015: Protocolo de Tratamento. Leticia Rodrigues de Assis 1 ; Mayrla Emília Dantas Vasconselos 2 ; Nícia Stellita Da Cruz Soares 3. Universidade Estadual

Leia mais

Animais Peçonhentos. Priscyla C. Antunes Lauro Monteiro

Animais Peçonhentos. Priscyla C. Antunes Lauro Monteiro Animais Peçonhentos Ofídios Priscyla C. Antunes Lauro Monteiro Ofídios Os ofídios correspondem às serpentes (ou cobras), peçonhentas ou não. Entre as características do grupo estão: a presença de escamas;

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PICADO POR ANIMAIS PEÇONHENTOS

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PICADO POR ANIMAIS PEÇONHENTOS ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PICADO POR ANIMAIS PEÇONHENTOS Cindy Dara Cassiano 1 Francisca Janete Andrade da Silva 1 Tatiana Zacarias da silva dos santos 1 Luana Maria Castelo Melo Silva 2 RESUMO

Leia mais

Acidentes causados por animais peçonhentos. Dra. Sônia Maria dos Santos

Acidentes causados por animais peçonhentos. Dra. Sônia Maria dos Santos Acidentes causados por animais peçonhentos Dra. Sônia Maria dos Santos Acidentes ofídicos (ou ofidismo) Introdução e Epidemiologia Os acidentes ofídicos têm importância médica em virtude de sua grande

Leia mais

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO ESTADO DO TOCANTINS, DE 2010 A 2011.

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO ESTADO DO TOCANTINS, DE 2010 A 2011. ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO ESTADO DO TOCANTINS, DE 2010 A 2011. Nomes dos autores: Gustavo Fernandes Leobas, Carla Simone Seibert Gustavo Fernandes Leobas 1 ; Carla

Leia mais

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS 10 de junho de 2016 Página 1/8 DEFINIÇÃO DE CASO ACIDENTES OFÍDICOS Envenenamento causado pela inoculação de toxinas, por intermédio das presas de serpentes (aparelho inoculador), podendo determinar alterações

Leia mais

ACCIDENTS WITH VENOMOUS AND POISONOUS ANIMALS: HOW TO EVALUATE AND DEAL WITH ACIDENTE COM ANIMAIS PEÇONHENTOS: AVALIAÇÃO E MANEJO

ACCIDENTS WITH VENOMOUS AND POISONOUS ANIMALS: HOW TO EVALUATE AND DEAL WITH ACIDENTE COM ANIMAIS PEÇONHENTOS: AVALIAÇÃO E MANEJO ACCIDENTS WITH VENOMOUS AND POISONOUS ANIMALS: HOW TO EVALUATE AND DEAL WITH ACIDENTE COM ANIMAIS PEÇONHENTOS: AVALIAÇÃO E MANEJO UNITERMOS Maria Cristina Mariani dos Santos André de Oliveira Martins Manoela

Leia mais

foi de 13,5 acidentes /100 mil habitantes,

foi de 13,5 acidentes /100 mil habitantes, PINHO FMO ET AL. Artigo de Revisão OFIDISMO *F.M.O. PINHOP INHO,, I.D. PEREIRAP Disciplina de Nefrologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, GOOfidismo UNITERMOS: Acidente ofídico.

Leia mais

Óbitos por serpentes peçonhentas no Estado de São Paulo: avaliação de 43 casos, 1988/93

Óbitos por serpentes peçonhentas no Estado de São Paulo: avaliação de 43 casos, 1988/93 Artigo Especial Óbitos por serpentes peçonhentas no Estado de São Paulo: avaliação de 43 casos, 1988/93 L. A. RIBEIRO 1,3, M.J. ALBUQUERQUE 2,3, V. A.F. PIRES DE CAMPOS 3, G. KATZ 2, N.Y. TAKAOKA 2,3,

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. 2. OBJETIVO Os objetivos desse protocolo são:

1. INTRODUÇÃO. 2. OBJETIVO Os objetivos desse protocolo são: Página: 1/5 1. INTRODUÇÃO A anticoagulação é um procedimento frequente em unidades de terapia intensiva e sua utilização implica em riscos para o paciente. Assim, é importante que esse procedimento seja

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Parte 6 Profª. Tatianeda Silva Campos Acidentes por Lagartas A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico

Leia mais

Avaliação Clínica e Epidemiológica dos acidentes com animais peçonhentos atendidos no Hospital Universitário do Oeste do Paraná

Avaliação Clínica e Epidemiológica dos acidentes com animais peçonhentos atendidos no Hospital Universitário do Oeste do Paraná Avaliação Clínica e Epidemiológica dos acidentes com animais peçonhentos atendidos no Hospital Universitário do Oeste do Paraná 2008-2012 Clinical and Epidemiological Evaluation of accidents with venomous

Leia mais

Palavras-chave: Ofidismo, Bothrops, Crotalus, Laquesis, Manifestações Clínicas, Soroterapia, Cuidados de Enfermagem, Revisão de Literatura.

Palavras-chave: Ofidismo, Bothrops, Crotalus, Laquesis, Manifestações Clínicas, Soroterapia, Cuidados de Enfermagem, Revisão de Literatura. OFIDISMO: MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS, CLASSIFICAÇÃO E SOROTERAPIA Shirlei Santos Ferreira* Ana Márcia Chiaradia Mendes Castillo** RESUMO Neste trabaho são expostas as características peculiares dos gêneros

Leia mais

FREQUÊNCIA DE ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS OCORRIDOS NO RIO GRANDE DO SUL,

FREQUÊNCIA DE ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS OCORRIDOS NO RIO GRANDE DO SUL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA Andressa Linhares Dorneles FREQUÊNCIA DE ACIDENTES POR ANIMAIS

Leia mais

SUMÁRIO 1. PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ESCORPIÃO SERPENTE ARANHA LACRAIA 09 6.

SUMÁRIO 1. PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ESCORPIÃO SERPENTE ARANHA LACRAIA 09 6. SUMÁRIO 1. PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO COM ANIMAIS PEÇONHENTOS 02 2. ESCORPIÃO 04 3. SERPENTE 06 4. ARANHA 08 5. LACRAIA 09 6. TATURANA 10 7. VESPA E MARIMBONDO 12 8. ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE INSTITUTO BUTANTAN Av. Vital Brasil, São Paulo Brasil

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE INSTITUTO BUTANTAN Av. Vital Brasil, São Paulo Brasil DIZERES DE TEXTO DE BULA - PACIENTE soro antiaracnídico (Loxosceles, Phoneutria e Tityus) imunoglobulinas heterólogas contra venenos de: Loxosceles gaucho: 15,0 DMN/mL Phoneutria nigriventer: 1,5 DMM/mL

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS NO BRASIL POR SEXO E IDADE ACCIDENTS WITH POISONOUS ANIMALS IN BRAZIL BY AGE AND SEX

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS NO BRASIL POR SEXO E IDADE ACCIDENTS WITH POISONOUS ANIMALS IN BRAZIL BY AGE AND SEX Journal of Human Growth and Development Accidents 2015; 25(1): with poisonous 54-62 animals in Brazil by age and sex Journal of Human Growth and Development, ORIGINAL 2015; RESEARCH 25(1): 54-62 ACIDENTES

Leia mais

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE ACIDENTES OFÍDICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO REPORTADOS SÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO (SINAN) ENTRE OS ANOS DE 2007 A 2016 CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

Contribuição da FUNED para a produção de soros antivenenos e antitóxicos no Brasil

Contribuição da FUNED para a produção de soros antivenenos e antitóxicos no Brasil Contribuição da FUNED para a produção de soros antivenenos e antitóxicos no Brasil Roberta Márcia Marques dos Santos 1 Resumo O artigo apresenta um breve relato da situação dos acidentes por animais venenosos

Leia mais

Acidentes com animais peçonhentos no Brasil: revisão de literatura

Acidentes com animais peçonhentos no Brasil: revisão de literatura Acidentes com animais peçonhentos no Brasil: revisão de literatura Ana Thereza Arêa Leão de Oliveira i Angélica Florinda Pacheco Barbosa de Sousa ii Isadora de Castro Leite Alcantra iii Isadora Teixeira

Leia mais

NR 31. Animais Peçonhentos. Prof. Ariston Alves Afonso. Eng. Agrônomo; Eng. de Segurança do Trabalho

NR 31. Animais Peçonhentos. Prof. Ariston Alves Afonso. Eng. Agrônomo; Eng. de Segurança do Trabalho NR 31 Animais Peçonhentos Prof. Ariston Alves Afonso Eng. Agrônomo; Eng. de Segurança do Trabalho Veneno = Toxina consiste em qualquer tipo de substância tóxica, seja ela sólida, líquida ou gasosa, que

Leia mais

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2009 A 2012

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2009 A 2012 Vol.3,n.1,pp.16-20 (Jun - Ago 2013) Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research - ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2009 A 2012 RISK RATING: DEPLOYMENT SYSTEM MANCHESTER

Leia mais

Relato de acidente fatal causado por Bothrops jararaca (Serpentes: Viperidae) sem alterações hemorrágicas

Relato de acidente fatal causado por Bothrops jararaca (Serpentes: Viperidae) sem alterações hemorrágicas Relato de acidente fatal causado por Bothrops jararaca (Serpentes: Viperidae) sem alterações hemorrágicas Tiago Gaudie Ley Meohas i Claudio Machado ii Rafael Zigliotti Sana iii Registro DOI: http://dx.doi.org/10.22280/revintervol12ed1.388

Leia mais

ACIDENTE COM SERPENTE DO GÊNERO Bothrops EM CÃO - RELATO DE CASO

ACIDENTE COM SERPENTE DO GÊNERO Bothrops EM CÃO - RELATO DE CASO ACIDENTE COM SERPENTE DO GÊNERO Bothrops EM CÃO - RELATO DE CASO HERRERA, Mariana de Souza. E-mail: mariana_souzaherrera@hotmail.com Discente da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Garça/SP,

Leia mais

Serpentes peçonhentas Cascavel, Jararaca e Coral

Serpentes peçonhentas Cascavel, Jararaca e Coral Serpentes peçonhentas Cascavel, Jararaca e Coral Características das serpentes As serpentes, também chamadas ofídios, cobras; São répteis, pecilotérmicos ( sangue frio ); Possuem a capacidade, de ingerir

Leia mais

Epidemiologia e clínica dos acidentes ofídicos atendidos pelo CEATOX de João Pessoa/PB, entre 2006 e 2011

Epidemiologia e clínica dos acidentes ofídicos atendidos pelo CEATOX de João Pessoa/PB, entre 2006 e 2011 Epidemiologia e clínica dos acidentes ofídicos atendidos pelo CEATOX de João Pessoa/PB, entre 006 e 0 Wellington Souza Silva (Graduando) ; Cristine Hirsch Monteiro (Orientadora) Resumo: No Brasil estima-se

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS SAIBA COMO AGIR E PREVENIR

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS SAIBA COMO AGIR E PREVENIR ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS SAIBA COMO AGIR E PREVENIR 1 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Acidentes com animais peçonhentos são mais comuns durante o verão, em épocas secas e chuvosas. Por isso,

Leia mais

Criança morre após ser picada por escorpião no sul de MG 3

Criança morre após ser picada por escorpião no sul de MG 3 Publicação Científica do Curso de Bacharelado em Enfermagem do CEUT. Ano 2009. Edição 1 - Piloto Selonia Patrícia Oliveira Sousa 1 Otacílio Batista de Sousa Nétto 2 É com imensa satisfação que apresentamos

Leia mais

Bothrops - Jararaca - CIT

Bothrops - Jararaca - CIT 1 de 7 21/09/2017 12:28 Bothrops - Jararaca De CIT Índice 1 Classificação 2 Descrição 3 Ações do Veneno 4 Manifestações Clínicas 5 Diagnóstico 6 Tratamento 7 Exames/Monitorização 8 Prognóstico 9 Reação

Leia mais

GRAZIELI CASADO LANDIOSI

GRAZIELI CASADO LANDIOSI GRAZIELI CASADO LANDIOSI PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO MUNICÍPIO DE ASSIS SP NO PERÍODO DE 2008-2013 ASSIS - SP 2013 GRAZIELI CASADO LANDIOSI PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS

Leia mais

É sempre melhor previnir. Mas ao ser picado por animais peçonhentos (venenosos), aja com cautela e sem desespero. É importante não perder tempo.

É sempre melhor previnir. Mas ao ser picado por animais peçonhentos (venenosos), aja com cautela e sem desespero. É importante não perder tempo. É sempre melhor previnir. Mas ao ser picado por animais peçonhentos (venenosos), aja com cautela e sem desespero. É importante não perder tempo. Algumas orientações básicas são exatamente importantes e

Leia mais

Características clínicoepidemiológicas dos acidentes ofídicos em Rio Branco, Acre

Características clínicoepidemiológicas dos acidentes ofídicos em Rio Branco, Acre ARTIGO/ARTICLE Características clínicoepidemiológicas dos acidentes ofídicos em Rio Branco, Acre Clinical and epidemiological characteristics of snakebites in Rio Branco, Acre Edna Moreno 1,2, Marcony

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES COM ANIMAIS PECONHENTOS EM TANGARÁ DA SERRA-MT, BRASIL ( )

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES COM ANIMAIS PECONHENTOS EM TANGARÁ DA SERRA-MT, BRASIL ( ) ARTIGO ORIGINAL PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES COM ANIMAIS PECONHENTOS EM TANGARÁ DA SERRA-MT, BRASIL (2007-2016) EPIDEMIOLOGICAL PROFILE OF ACCIDENTS WITH PECONVING ANIMALS IN TANGARÁ DE SERRA-MT,

Leia mais

Oliveira, ET, Cogo, JC

Oliveira, ET, Cogo, JC LEVANTAMENTO PRELIMINAR DOS ACIDENTES OFÍDICOS OCORRIDOS EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP) E CIDADES ADJACENTES, ATEIDOS NO HOSPITAL MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. XIV INIC / X EPG - UNIVAP 2010 Oliveira,

Leia mais

Acidentes com animais peçonhentos e venenosos em idosos registrados em municípios do estado de Santa Catarina, Brasil

Acidentes com animais peçonhentos e venenosos em idosos registrados em municípios do estado de Santa Catarina, Brasil Acidentes com animais peçonhentos e venenosos em idosos registrados em municípios do... Acidentes com animais peçonhentos e venenosos em idosos registrados em municípios do estado de Santa Catarina, Brasil

Leia mais

U n i v e r s i d a d e d e S ã o P a u l o E s c o l a S u p e r i o r d e A g r i c u l t u r a L u i z d e Q u e i r o z C u r s o d e G e s t ã o

U n i v e r s i d a d e d e S ã o P a u l o E s c o l a S u p e r i o r d e A g r i c u l t u r a L u i z d e Q u e i r o z C u r s o d e G e s t ã o U n i v e r s i d a d e d e S ã o P a u l o E s c o l a S u p e r i o r d e A g r i c u l t u r a L u i z d e Q u e i r o z C u r s o d e G e s t ã o A m b i e n t a l L F N - 0 2 3 3 Z o o l o g i a e

Leia mais

Acidentes por animais peçonhentos

Acidentes por animais peçonhentos Acidentes por animais peçonhentos Secretaria da Saúde do Estado do Ceará Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde 01 de julho de 2016. Animais Peçonhentos Animais peçonhentos são reconhecidos como

Leia mais

Sepse Professor Neto Paixão

Sepse Professor Neto Paixão ARTIGO Sepse Olá guerreiros concurseiros. Neste artigo vamos relembrar pontos importantes sobre sepse. Irá encontrar de forma rápida e sucinta os aspectos que você irá precisar para gabaritar qualquer

Leia mais

Aspectos Epidemiológicos do Acidente Ofídico no Vale do Ribeira, São Paulo, 1985 a 1989

Aspectos Epidemiológicos do Acidente Ofídico no Vale do Ribeira, São Paulo, 1985 a 1989 NOTAS / RESEARCH Acidente NOTES Ofídico Aspectos Epidemiológicos do Acidente Ofídico no Vale do Ribeira, São Paulo, 1985 a 1989 Epidemiologic Aspects of Snakebites in Vale do Ribeira, São Paulo, 1985-1989

Leia mais

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado.

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado. Intervenções de Enfermagem da Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) para o diagnóstico de Volume de líquidos deficiente em pacientes vitimas de trauma Quadro 1- Reestruturação dos níveis de

Leia mais

ESTUDO RETROSPECTIVO DOS ACIDENTES POR SERPENTES ATENDIDOS NO HOSPITAL GERAL DE PALMAS -TO, NO PERÍODO DE 2010 E 2011

ESTUDO RETROSPECTIVO DOS ACIDENTES POR SERPENTES ATENDIDOS NO HOSPITAL GERAL DE PALMAS -TO, NO PERÍODO DE 2010 E 2011 ESTUDO RETROSPECTIVO DOS ACIDENTES POR SERPENTES ATENDIDOS NO HOSPITAL GERAL DE PALMAS -TO, NO PERÍODO DE 2010 E 2011 RETROSPECTIVE STUDY OF ACCIDENTS BY SNAKES TREATED AT GENERAL HOSPITAL OF PALMAS-TO,

Leia mais

Espectro clínico. Figura 1 Espectro clínico chikungunya. Infecção. Casos Assintomáticos. Formas. Típicas. Fase Aguda. Fase Subaguda.

Espectro clínico. Figura 1 Espectro clínico chikungunya. Infecção. Casos Assintomáticos. Formas. Típicas. Fase Aguda. Fase Subaguda. Secretaria de Vigilância em Saúde Espectro clínico O período de incubação intrínseco, que ocorre no ser humano, é em média de 3 a 7 dias (podendo variar de 1 a 12 dias). O extrínseco, que ocorre no vetor,

Leia mais

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS CID 10: X 29 ZOONOSES E ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS CID 10: X 29 ZOONOSES E ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS CID 10: X 29 RODOLFO BRAGA BARROS SHIRLEY BARBOSA FEITOSA JANAÍNA MENEZES DANIELE DINIZ NEVES ZOONOSES E ANIMAIS PEÇONHENTOS CARACTERISTICAS GERAIS (resumo) DESCRIÇÃO

Leia mais

ACIDENTE POR CASCAVEL (Crotalus sp) EM PONTA DE PEDRAS, ILHA DO MARAJÓ, PARÁ- RELATO DE CASO¹

ACIDENTE POR CASCAVEL (Crotalus sp) EM PONTA DE PEDRAS, ILHA DO MARAJÓ, PARÁ- RELATO DE CASO¹ RELATO DE CASO ACIDENTE POR CASCAVEL (Crotalus sp) EM PONTA DE PEDRAS, ILHA DO MARAJÓ, PARÁ- RELATO DE CASO¹ SNAKEBITE BY THE RATTLESNAKE (Crotalus sp) IN PONTA DE PEDRA, MARAJÓ ISLAND, PARÁ- A CASE REPORT¹

Leia mais

PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES OFÍDICOS OCORRIDOS NO MUNICÍPIO DE CACOAL, RONDÔNIA, BRASIL, 2011 E 2015

PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES OFÍDICOS OCORRIDOS NO MUNICÍPIO DE CACOAL, RONDÔNIA, BRASIL, 2011 E 2015 Revista Eletrônica FACIMEDIT, v5, n2, Ago/Dez. 216 PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES OFÍDICOS OCORRIDOS NO MUNICÍPIO DE CACOAL, RONDÔNIA, BRASIL, 211 E 215 CLINICAL EPIDEMIOLOGICAL PROFILE OF

Leia mais

Data Versão/Revisões Descrição Autor 06/06/ Proposta inicial F.A.A.C; M.C.V, S.R.P.T

Data Versão/Revisões Descrição Autor 06/06/ Proposta inicial F.A.A.C; M.C.V, S.R.P.T UTIPrCL06 1 de 6 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial F.A.A.C; M.C.V, S.R.P.T 1 Objetivo Fornecer um sistema seguro de administração de heparina por

Leia mais

Perfil epidemiológico de acidentes com animais peçonhentos no Piauí

Perfil epidemiológico de acidentes com animais peçonhentos no Piauí Perfil epidemiológico de acidentes com animais peçonhentos no Piauí Vitor Paro da Cunha i Rafael Vitor Silva Gaioso dos Santos ii Edson Egledson Andrade Ribeiro iii Antônio Luiz Martins Maia Filho iv Rosemarie

Leia mais

Urgência e Emergência

Urgência e Emergência Urgência e Emergência CHOQUE Choque Um estado de extrema gravidade que coloca em risco a vida do paciente. Dica: Em TODOS os tipos de choques ocorre a queda da pressão arterial e, consequentemente, um

Leia mais

LEVANTAMENTO DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS REGISTRADOS EM TABATINGA-AM, BRASIL DOI: /rgsa.v8e RESUMO

LEVANTAMENTO DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS REGISTRADOS EM TABATINGA-AM, BRASIL DOI: /rgsa.v8e RESUMO LEVANTAMENTO DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS REGISTRADOS EM TABATINGA-AM, BRASIL DOI: 10.19177/rgsa.v8e12019582-599 Sandra Núbia de Souza Assis 1 Juan Jesus Pissango Rodrigues 2 Renato Abreu Lima

Leia mais

DOI: Artigo Original EPIDEMIOLOGIA DOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS REGISTRADOS EM NOVA XAVANTINA MT

DOI:  Artigo Original EPIDEMIOLOGIA DOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS REGISTRADOS EM NOVA XAVANTINA MT DOI: http://dx.doi.org/10.17058/reci.v5i3.5724 Artigo Original EPIDEMIOLOGIA DOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS REGISTRADOS EM NOVA XAVANTINA MT Epidemiology of accidents with poisonous animals registered

Leia mais

É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão.

É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão. É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão. Sinais e sintomas: Em um quadro geral pode haver hipotermia, náuseas, vômito, distensão abdominal, tremores, cefaléia, mal estar,

Leia mais

LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO SEMI-ÁRIDO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL: 2000 A 2008

LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO SEMI-ÁRIDO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL: 2000 A 2008 LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO SEMI-ÁRIDO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL: 2000 A 2008 [A survey of accidents by venomous animals in the semi-arid of Rio Grande do

Leia mais

FUNASA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos

FUNASA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos FUNASA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos Brasília, outubro de 2001

Leia mais

Acidentes por animais peçonhentos e uso racional de soros antiveneno.

Acidentes por animais peçonhentos e uso racional de soros antiveneno. Acidentes por animais peçonhentos e uso racional de soros antiveneno. Nota Técnica 1 OBJETO Uso racional de soros antivenenos e atualizações dos protocolos de manejo dos acidentes por animais peçonhentos.

Leia mais

EVOLUÇÃO E MANEJO DO ACIDENTE LOXOSCÉLICO

EVOLUÇÃO E MANEJO DO ACIDENTE LOXOSCÉLICO EVOLUÇÃO E MANEJO DO ACIDENTE LOXOSCÉLICO Luís Paulo Girelli Daniele Golombieski Renato F. Matta Jefferson Braga Silva UNITERMOS VENENOS DE ARANHA; ARANHA MARROM RECLUSA; ARÁCNIDOS; PICADURAS DE ARANHAS.

Leia mais

DROGAS VASODILATADORAS E VASOATIVAS. Profª EnfªLuzia Bonfim.

DROGAS VASODILATADORAS E VASOATIVAS. Profª EnfªLuzia Bonfim. DROGAS VASODILATADORAS E VASOATIVAS Profª EnfªLuzia Bonfim. DROGAS VASODILATADORAS São agentes úteis no controle da cardiopatia isquêmica aguda, HAS, Insuficiência Cardíaca e outras situações que exigem

Leia mais

Anafilaxia. Pérsio Roxo Júnior. Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria

Anafilaxia. Pérsio Roxo Júnior. Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria Anafilaxia Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria 1 Definição Reação de hipersensibilidade grave, de início súbito e que pode levar à morte Síndrome

Leia mais

BEATRIZ ALVES DE ARAUJO CRUZ

BEATRIZ ALVES DE ARAUJO CRUZ UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CAMPUS I CAMPINA GRANDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM ENFERMAGEM BEATRIZ ALVES DE ARAUJO CRUZ

Leia mais

OFIDISMO NO ESTADO DO ACRE BRASIL SNAKEBITES IN THE STATE OF ACRE BRAZIL

OFIDISMO NO ESTADO DO ACRE BRASIL SNAKEBITES IN THE STATE OF ACRE BRAZIL OFIDISMO NO ESTADO DO ACRE BRASIL SNAKEBITES IN THE STATE OF ACRE BRAZIL Bernarde, PS 1,Mota-da-Silva A 2, Abreu LC 3 1 Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Acre - Campus Floresta. 2 Instituto

Leia mais

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NA TERCEIRA IDADE: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS ( )

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NA TERCEIRA IDADE: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS ( ) ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NA TERCEIRA IDADE: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS (2011 2014) Karla Simone Maia da Silva 1 ; Fernanda Silva Almeida 2 ; Maria Rejane de Sousa Silvino 3 ; Nícia Stellita Da Cruz

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Ondansetron Alpharma 2 mg/ml Solução Injectável APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Esterilização.

Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Esterilização. Emergência e Primeiros Socorros Objetivos Avaliação inicial do paciente enfermo e cuidados na abordagem Avaliação de sinais vitais M.V. Guilherme Sposito Contaminação Infecção Esterelização Antissepsia

Leia mais

ACIDENTES POR ARANHAS MARROM LOXOSCELES. Elaine Cristina Baraldi Carmelo¹; Maiuly Marques²; RubensTatsugi Hatakeyama³, Maria de Fátima H.

ACIDENTES POR ARANHAS MARROM LOXOSCELES. Elaine Cristina Baraldi Carmelo¹; Maiuly Marques²; RubensTatsugi Hatakeyama³, Maria de Fátima H. ACIDENTES POR ARANHAS MARROM LOXOSCELES Elaine Cristina Baraldi Carmelo¹; Maiuly Marques²; RubensTatsugi Hatakeyama³, Maria de Fátima H. Ruiz4 RESUMO O Loxoscelismo tem sido descrito em vários continentes

Leia mais

A Sistematização da Assistência de Enfermagem SAE no atendimento ao paciente vítima de acidente botrópico.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem SAE no atendimento ao paciente vítima de acidente botrópico. A Sistematização da Assistência de Enfermagem SAE no atendimento ao paciente vítima de acidente botrópico. Aline de Paula Rêgo Graciano Luz (1); Alba Rossana Vieira Costa (2); Bruna Lyz Morais Caminha

Leia mais

CONCEITO FALHA CIRCULATÓRIA HIPOPERFUSÃO HIPÓXIA

CONCEITO FALHA CIRCULATÓRIA HIPOPERFUSÃO HIPÓXIA Urgência e Emergência Prof.ª André Rodrigues CONCEITO FALHA CIRCULATÓRIA HIPOPERFUSÃO HIPÓXIA 1 FISIOPATOLOGIA MORTE CELULAR 2 MECANISMOS COMPENSATÓRIOS AUMENTO DA ATIVIDADE SIMPÁTICA 3 COMPENSAÇÃO RESPIRATÓRIA

Leia mais

ACIDENTES COM ARTRÓPODES PEÇONHENTOS NA CIDADE DE GOIÂNIA NO PERÍODO DE 2007 À 2011

ACIDENTES COM ARTRÓPODES PEÇONHENTOS NA CIDADE DE GOIÂNIA NO PERÍODO DE 2007 À 2011 ACIDENTES COM ARTRÓPODES PEÇONHENTOS NA CIDADE DE GOIÂNIA NO PERÍODO DE 2007 À 2011 Israel Vilela Pachêco 1 Hélcio Marques Júnior 2 1 Biólogo (israelvilela2@hotmail.com) Goiânia-Brasil 2 Professor Mestre

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO TAXONÔMICA DAS SERPENTES RESPONSÁVEIS PELOS ACIDENTES OFÍDICOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO

IDENTIFICAÇÃO TAXONÔMICA DAS SERPENTES RESPONSÁVEIS PELOS ACIDENTES OFÍDICOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO IDENTIFICAÇÃO TAXONÔMICA DAS SERPENTES RESPONSÁVEIS PELOS ACIDENTES OFÍDICOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO Karla Gomes Cunha 1 ; Joeliton dos Santos Cavalcante 1 ; Joyce Carolyne Ribeiro Holanda 2 ; Sayonara

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Parte 4 Profª. Tatianeda Silva Campos Acidentes por Aranhas Os acidentes causados por aranhas são comuns, porém a maioria não apresenta repercussão clínica. Os gêneros

Leia mais

OFIDISMO E ARANEÍSMO DA REGIÃO DO ALTO TIETÊJ ESTADO DE SÃO PAULO BRASIL

OFIDISMO E ARANEÍSMO DA REGIÃO DO ALTO TIETÊJ ESTADO DE SÃO PAULO BRASIL SALOMÃO. M. G.; MORAIS, V. C. & AURICCHIO, P.: Ofidismo e araneísmo do Alto Tietê - SP... OFIDISMO E ARANEÍSMO DA REGIÃO DO ALTO TIETÊJ ESTADO DE SÃO PAULO BRASIL MARIA DA GRAÇA SALOMÃ0 1,2 VIVIANE COELHO

Leia mais

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO ESTADO DO PIAUÍ ENTRE 2007 ATÉ 2014: UMA SÉRIE DE CASOS JOÃO DE JESUS CANTINHO JÚNIOR

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO ESTADO DO PIAUÍ ENTRE 2007 ATÉ 2014: UMA SÉRIE DE CASOS JOÃO DE JESUS CANTINHO JÚNIOR MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ INSTITUTO OSWALDO CRUZ Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO ESTADO DO PIAUÍ ENTRE 2007 ATÉ 2014: UMA

Leia mais

ACCIDENTS CAUSED BY SNAKES (BOTHROPS SPP. AND CROTALLUS SPP.) IN CHILDREN: REPORT OF TWO CASES

ACCIDENTS CAUSED BY SNAKES (BOTHROPS SPP. AND CROTALLUS SPP.) IN CHILDREN: REPORT OF TWO CASES ACIDENTES POR SERPENTE (BOTHROPS SPP. E CROTALLUS SPP.) EM CRIANÇAS: RELATO DE DOIS CASOS ACCIDENTS CAUSED BY SNAKES (BOTHROPS SPP. AND CROTALLUS SPP.) IN CHILDREN: REPORT OF TWO CASES ACCIDENTES POR SERPIENTE

Leia mais

Áquila Lopes Gouvêa Enfermeira da Equipe de Controle de Dor Instituto Central do Hospital das Clínica da Faculdade de Medicina da USP

Áquila Lopes Gouvêa Enfermeira da Equipe de Controle de Dor Instituto Central do Hospital das Clínica da Faculdade de Medicina da USP SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ASSISTÊNCIA MULDISCIPLINAR AO PACIENTE POLITRAUMATIZADO Áquila Lopes Gouvêa Enfermeira da Equipe de Controle de Dor Instituto Central do Hospital das Clínica da Faculdade de Medicina

Leia mais

ACIDENTE POR SURUCUCU (Lachesis muta muta) EM BELÉM-PARÁ: RELATO DE CASO 1

ACIDENTE POR SURUCUCU (Lachesis muta muta) EM BELÉM-PARÁ: RELATO DE CASO 1 RELATO DE CASO ACIDENTE POR SURUCUCU (Lachesis muta muta) EM BELÉM-PARÁ: RELATO DE CASO 1 SNAKEBITE BY THE BUSHMASTER (Lachesis muta muta) IN BELÉM-PARÁ: A CASE REPORT 1 Pedro Pereira de Oliveira PARDAL

Leia mais

Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Objetivos.

Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Objetivos. Objetivos Avaliação inicial do paciente enfermo e cuidados na abordagem Avaliação de sinais vitais Contaminação Infecção Esterelização Antissepsia Assepsia Microorganismos Contaminação Presença de microorganismos

Leia mais

IV Saúde e Sociedade

IV Saúde e Sociedade IV Saúde e Sociedade ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO ESTADO DO TOCANTINS: ASPECTOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS ACCIDENTS BY VENOMOUS ANIMALS IN TOCANTINS STATE: CLINICAL AND EPIDEMIOLOGICAL ASPECTS [269]

Leia mais

Revista de Patologia do Tocantins 2017; 4(2): Lopes et al. 36

Revista de Patologia do Tocantins 2017; 4(2): Lopes et al. 36 Lopes et al. 36 ARTIGO ORIGINAL PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NA REGIÃO NORTE ENTRE OS ANOS ENTRE 2012 E 2015: UMA REVISÃO EPIDEMIOLOGICAL PROFILE OF ACCIDENTS OF VENOMOUS

Leia mais

Medicações de Emergências. Prof.º Enfº Diógenes Trevizan Especialista em Docência

Medicações de Emergências. Prof.º Enfº Diógenes Trevizan Especialista em Docência Medicações de Emergências Prof.º Enfº Diógenes Trevizan Especialista em Docência Dopamina A Dopamina atua como neurotransmissor nos sistemas nervosos central e periférico, induzindo a efeitos hemodinâmicos.

Leia mais

PICADAS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS

PICADAS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS Page 1 of 9 PICADAS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS Ofidismo. No Brasil são notificados, anualmente, cerca de 20.000 casos. Existem muitos mitos a respeito das serpentes e seus acidentes. Isto, de certa maneira,

Leia mais

10ª edição do Curso Continuado em Cirurgia Geral do CBCSP. Estado Atual do Tratamento da Hemorragia Digestiva Alta devida a Hipertensão Portal

10ª edição do Curso Continuado em Cirurgia Geral do CBCSP. Estado Atual do Tratamento da Hemorragia Digestiva Alta devida a Hipertensão Portal 10ª edição do Curso Continuado em Cirurgia Geral do CBCSP Estado Atual do Tratamento da Hemorragia Digestiva Alta devida a Hipertensão Portal Tratamento Clínico Roberto Gomes Jr. Médico assistente do serviço

Leia mais