Promoção de escolhas alimentares saudáveis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Promoção de escolhas alimentares saudáveis"

Transcrição

1 Promoção de escolhas alimentares saudáveis recente em ambiente para o setor universitário da restauração Menus. Dietas e obesidade. uma problemálca IX Ciclo de Conferências de Química Universidade de Aveiro 26 de Maio de Nutricionista Nutricionista Faculdade de Ciências Faculdade Nutrição e Alimentação de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto Universidade do Porto Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego - 28 de março de 2012

2 CONTEXTUALIZAÇÃO Evolução da despesa média anual dos agregados familiares com os bens alimentares tem vindo a sofrer uma diminuição 1989/ ,5% 2010/ ,3% A despesa anual média dos agregados familiares no que se refere aos gastos com hotéis, restaurantes, cafés e similares 2000 para o ano 2005/2006 um aumento de 1,3% 2006 para o ano 2010/2011 uma recessão de 0,5%. (INE, 2011)

3 CONTEXTUALIZAÇÃO Tabela 2 Estrutura da despesa anual média por divisões da COICOP, Portugal, 1989/ / / / / /2011 Pº Despesa anual média por agregado Alimentos e bebidas não alcoólicas 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 29,5 21,0 18, ,3 Hotéis, restaurantes, cafés e similares 9,9 9,1 9,5 10,8 10,3 Fonte: Inquérito aos Orçamentos Familiares (1989/90, 1994/95 e 2000) e Inquérito às despesas das famílias, 2005/ 2006 e 2010/2011. Pº- valores provisórios

4 Nas úlkmas décadas, o aumento do consumo alimentar fora de casa foi notório a nível mundial, estando associado a um padrão alimentar menos adequado. Alimentos/refeições elevada densidade energékca, elevado teor de gordura, açúcar e sal, baixo teor de ferro, cálcio e fibra e menor consumo de hortofrutcolas.

5 ADOÇÃO DE UM PADRÃO ALIMENTAR OCIDENTAL Consumo excessivo de energia, gorduras ricas em ácidos gordos saturados e colesterol, açúcares simples, carne, produtos lácteos, produtos pré- confecionados, bolos e biscoitos e bebidas alcoólicas. Diminuição da ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos e de hortofrutcolas. Estas alterações têm Kdo um impacto significakvo na saúde das populações, nomeadamente na epidemia da obesidade e no desenvolvimento de doenças crónicas.

6 Obesidade no Mundo

7 Obesidade InfanKl em Portugal º País na Europa com maior taxa de Obesidade Infantil 36 31, % Itália Portugal Grécia Espanha Alemanha C.PADEZ et al,2004.prevalence of Overweight and Obesity in 7-9 Year Old Portuguese Children: Trend in Body Mass Index from American Journal of Human Biology 16:

8 ADOÇÃO DE UM PADRÃO ALIMENTAR OCIDENTAL Obesidade impôs- se como um dos maiores problemas de saúde pública. Europa: a prevalência do excesso de peso e da obesidade no adulto 32,0 e 79,0% nos homens e 28,0 e 78,0% nas mulheres. Portugal: 31,5% crianças (7-10 anos) 54,0% dos homens 46,0% das mulheres. Segundo a Plataforma Portuguesa contra a Obesidade, os custos diretos da obesidade correspondem a 3,5% das despesas totais da saúde, não contabilizando os indiretos, que juntos deverão duplicar este valor.

9 Vários estudos sugerem que o consumo fora de casa está associado a uma maior inadequação nutricional da alimentação. As refeições consumidas fora de casa contêm um maior valor energékco, elevadas quankdades de gordura, nomeadamente gordura saturada, elevados teores de sal e baixa quankdade de fibra, cálcio e ferro. A elevada densidade energékca das refeições servidas nos restaurantes, associada ao elevado tamanho das porções, contribui para um balanço energékco posikvo e consequentemente para a epidemia da obesidade.

10 Adultos e crianças em idade escolar têm um consumo alimentar excessivo quando o tamanho das porções é maior; A elevada densidade energékca associada ao grande tamanho das porções contribuem para o aumento da ingestão alimentar. Nos indivíduos que apresentam um maior consumo fora de casa nota- se um menor consumo de hortcolas e de fruta. maior consumo de doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

11 Os restaurantes, usualmente, oferecem uma grande variedade de alimentos de elevada palatabilidade, o que pode contribuir para o consumo alimentar excessivo. O consumo alimentar em restaurantes está associado à ingestão energékca e de gordura bem como à percentagem de gordura corporal nas mulheres, e ao Índice de Massa Corporal em adultos (USA, McCrory et al) O consumo fora de casa contribui para um maior consumo de gorduras do que proteína e hidratos de carbono, em mulheres. (Europa, Orfanos et al). No sul da Europa, o consumo fora de casa para ambos os géneros, parece contribuir para um maior consumo de açúcar e um menor consumo de fibra, cálcio e vitamina C.

12 Vários são os estudos a nível mundial que suportam a associação entre o consumo alimentar fora de casa e um consumo alimentar de risco para o desenvolvimento da obesidade. Apesar de não exiskr evidência cientfica que suporte esta mesma associação, acredita- se que Portugal segue as tendências do resto da Europa.

13 A prevalência alarmante da obesidade na população portuguesa requer intervenções com vista à promoção e manutenção de hábitos alimentares saudáveis. Considerando que o consumo alimentar fora de casa passou a fazer parte da vida moderna, o setor alimentar passou a ter um papel central na promoção de uma alimentação saudável.

14 Na Estratégia Global da OMS para a alimentação, akvidade jsica e saúde, no Segundo Plano de Ação Europeu em políkcas de alimentação e nutrição e na Plataforma Europeia de Ação para a Alimentação, AKvidade Física e Saúde, está patente a responsabilidade que os operadores económicos do setor alimentar devem assumir na promoção de esklos de vida saudáveis.

15 O Livro Branco sobre uma estratégia para a Europa em matéria de problemas de saúde ligados à nutrição, ao excesso de peso e à obesidade também dá ênfase ao papel do setor alimentar na promoção de esklos de vida saudáveis: papel importante a desempenhar no desenvolvimento da escolha saudável para os consumidores e em responsabilizá- los para que tomem decisões sobre esklos de vida saudáveis; as suas ações nesta área podem complementar as políkcas do governo e as iniciakvas legislakvas a nível europeu e nacional. A Plataforma contra a Obesidade também considera o setor alimentar com um importante stakeholder nas suas estratégias de intervenção.

16 A Federação Europeia de Contrato de Organizações de Catering (FERCO) contrata empresas de catering para trabalhar a nível Europeu na promoção de esklos de vida saudáveis. As empresas de catering têm a responsabilidade de fornecer um modelo de equilíbrio nutricional, especialmente no que diz respeito aos grupos mais vulneráveis, como jovens, crianças, idosos e pacientes hospitalizados. É de salientar que as grandes distâncias entre a habitação e o local de trabalho ou estudo, horários dijceis e as pressões de tempo são, muitas vezes, obstáculos para a prákca de uma alimentação saudável. Ultrapassar estes obstáculos torna- se um grande desafio.

17 A FERCO pretende saksfazer as necessidades dos consumidores através da oferta de alimentos saudáveis e seguros para os Europeus, quer em ambiente empresarial, educacional ou de saúde. ParKcipa akvamente com a Plataforma de Ação da União Europeia sobre dieta, akvidades e saúde na promoção quer de uma alimentação saudável, quer da akvidade jsica. Compete à FERCO descrever as políkcas que podem ser desenvolvidas pelos europeus e/ou autoridades nacionais de modo a apoiar ou coordenar medidas nacionais existentes para redução dos níveis de obesidade. Contribui juntamente com o Livro Verde para a Promoção de regimes alimentares saudáveis e da akvidade jsica: uma dimensão Europeia para prevenção de excesso de peso, obesidade e doenças crónicas.

18 Uma alimentação saudável requer uma ingestão de alimentos equilibrada, adequada às necessidades energékcas individuais e uma correta reparkção da energia ao longo do dia. Um esklo de vida saudável pressupõe a prákca de akvidade jsica regular e a adoção de uma alimentação equilibrada, completa e variada. As orientações para um esllo de vida saudável sugerem a realização de pelo menos 30 minutos de akvidade jsica diariamente, a ingestão de uma ampla variedade de frutas e hortcolas e a diminuição da quankdade de gordura, açúcar, sal e álcool ingerida. J Amer Diet Assoc (2010)

19 A expansão abrupta deste novo Kpo de serviço associado às crescentes exigências legislakvas relakvas à higiene e segurança alimentar impõem que este Kpo de empresas disponha de pessoal técnico habilitado para a gestão e controlo do serviço prestado. Como consequência surgiram no mercado português um grande número de empresas de alimentação colekva com o intuito de dar resposta a este novo requisito de mercado. Os empregadores neste setor devem repensar conknuamente as suas prákcas de emprego, bem como os programas de formação parkcularmente na área de higiene e segurança. (Arduser and Brown, 2004).

20 ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO Bases de dados nutricionais, Redução do tamanho das porções; Vários tamanhos das porções/ preços diferenciados, Sensibilização para diminuição do desperdício, RotaKvidade de menus, Formação do staff, Controlo de qualidade, são algumas das áreas que os serviços de catering estão a tornar mais eficientes graças a soluções web.

21 Serão necessárias estratégias que permitam atuar junto dos consumidores / clientes no senkdo de diminuir a ingestão proteica e simultaneamente a quankdade de gordura uklizada na confeção dos alimentos e aumentar o fornecimento das fontes glicídicas viabilizando a efekvação destas alterações no senkdo da aproximação às capitações ideais contribuindo para a promoção de bons hábitos alimentares da população

22 Ações junto dos consumidores sobre prákcas de alimentação saudável Cursos de culinária saudável Rotulagem alimentar MarkeKng nutricional Promover a akvidade jsica Valorização nutricional das ementas servidas Segurança alimentar e nutricional

23 Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto SPARE Cursos de culinária saudável, culinária vegetariana, gastronomia molecular Educação contnua Projetos e sessões de sensibilização Protocolos/ parcerias com autarquias, industria alimentar, escolas Associação Portuguesa de Nutricionistas e books comissão da especialidade de ACH workshops cursos de formação DGS/ Plataforma contra a Obesidade Newsle0er Projetos (RFE, Sal, 100%, Movimento Hiper saudável, Regresso às aulas com energia) Ministério da Educação Circular 14 Referencial

24 Obrigada pela vossa atenção

Restaurante do Futuro discutiu a importância dos Menus, Dietas e Obesidade

Restaurante do Futuro discutiu a importância dos Menus, Dietas e Obesidade 28 de Março de 2012 Restaurante do Futuro discutiu a importância dos Menus, Dietas e Obesidade A AHRESP em cooperação com a idtour unique solutions, realizou no dia 28 de março de 2012 no auditório da

Leia mais

sal, nomeadamente bolachas e biscoitos pré-embalados, flocos de cereais e cereais prensados e batatas fritas ou desidratadas

sal, nomeadamente bolachas e biscoitos pré-embalados, flocos de cereais e cereais prensados e batatas fritas ou desidratadas Posicionamento das Ordens dos Enfermeiros, dos Farmacêuticos, dos Médicos, dos Médicos Dentistas e dos Nutricionistas face ao consumo de alimentos com excesso de sal, nomeadamente bolachas e biscoitos

Leia mais

ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL. Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha. São Paulo junho/17

ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL. Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha. São Paulo junho/17 ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha São Paulo junho/17 Estudo VIGITEL 2016* do Ministério da Saúde aponta: brasileiros trocam alimentos naturais por industrializados

Leia mais

Qualidade alimentar e Responsabilidade social Beatriz Oliveira 10 de Maio de 2011

Qualidade alimentar e Responsabilidade social Beatriz Oliveira 10 de Maio de 2011 Qualidade alimentar e Responsabilidade social Beatriz Oliveira 10 de Maio de 2011 Qualidade Alimentar? Segurança Alimentar Valor Nutricional Apresentação Qualidade Alimentar Relação Qualidade/Preço Características

Leia mais

INQUÉRITOS NACIONAIS DE SAÚDE E NUTRIÇÃO. Profa Milena Bueno

INQUÉRITOS NACIONAIS DE SAÚDE E NUTRIÇÃO. Profa Milena Bueno INQUÉRITOS NACIONAIS DE SAÚDE E NUTRIÇÃO Vale a pena gastar tanto recurso financeiro para a realização de pesquisas para diagnóstico populacional? Evidências para mudanças políticas Desafios Definição

Leia mais

Alimentação* Nova Roda dos Alimentos. As recomendações para a população portuguesa, em termos nutricionais, são as seguintes:

Alimentação* Nova Roda dos Alimentos. As recomendações para a população portuguesa, em termos nutricionais, são as seguintes: Alimentação* Nova Roda dos Alimentos A roda dos alimentos é um instrumento de educação alimentar largamente conhecido pela população portuguesa dada a sua utilização desde 1977 na campanha Saber comer

Leia mais

O pão engorda. Mitos Alimentares

O pão engorda. Mitos Alimentares Apesar do acesso facilitado e quase imediato à informação em todos os momentos, nem todas as afirmações feitas sobre a comida são baseadas em factos científicos, pelo que alguns mitos alimentares ainda

Leia mais

Grãos integrais no Plano de Ação europeu sobre Alimentação e nutrição

Grãos integrais no Plano de Ação europeu sobre Alimentação e nutrição Margarida Moreira dos Santos João Breda Programa de nutrição, Actividade Física e Obesidade Gabinete Regional para a europa Organização Mundial de Saúde Perspectivas Grãos integrais no Plano de Ação europeu

Leia mais

Atuar a três níveis: Escola. Alunos. Encarregados de Educação

Atuar a três níveis: Escola. Alunos. Encarregados de Educação SEGMENTO ESCOLAR Projeto desenvolvido pelo ITAU que visa a promoção de hábitos alimentares (mais) saudáveis. Saúde à Mesa é um selo de qualidade nutricional e organolética dos pratos servidos. Os pratos

Leia mais

Alimentação Saudável: Desafios em meio escolar & familiar. Mariana Santos. 29 de Abril 2015

Alimentação Saudável: Desafios em meio escolar & familiar. Mariana Santos. 29 de Abril 2015 Alimentação Saudável: Desafios em meio escolar & familiar 29 de Abril 2015 Mariana Santos Departamento de Alimentação e Nutrição, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P., Lisboa, Portugal

Leia mais

ID:

ID: ID: 21995444 12-09-2008 Tiragem: 58292 Pág: 6 Cores: Preto e Branco Área: 11,11 x 6,68 cm² 4 ID: 21995023 12-09-2008 Tiragem: 160926 Pág: 20 Área: 4,93 x 11,04 cm² 10 Diário de Coimbra Tiragem: 11913 Pág:

Leia mais

ENTENDENDO O CARDÁPIO. Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE)

ENTENDENDO O CARDÁPIO. Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) ENTENDENDO O CARDÁPIO Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) O que é um cardápio? CARDÁPIO DO PNAE É a relação das preparações de alimentos a serem oferecidas em uma refeição.

Leia mais

11.ª REUNIÃO ANUAL PortFIR 10 anos PortFIR

11.ª REUNIÃO ANUAL PortFIR 10 anos PortFIR 11.ª REUNIÃO ANUAL PortFIR 10 anos PortFIR Monitorização do teor de açúcar nos alimentos Andreia Lopes Vargues, Paulo Fernandes, Roberto Brazão, Maria da Graça Dias Departamento de Alimentação e Nutrição

Leia mais

ANEXO 2 INGESTÃO NUTRICIONAL

ANEXO 2 INGESTÃO NUTRICIONAL ANEXO 2 INGESTÃO NUTRICIONAL Tabela A2.1 - Ingestão média de energia, macronutrientes, fibra e álcool (IAN-AF 2015-2016), ajustada para a variabilidade intra-individual, para o total nacional e por sexo,

Leia mais

Incentivo à Alimentação Saudável. Julho de 2016

Incentivo à Alimentação Saudável. Julho de 2016 Incentivo à Alimentação Saudável Julho de 2016 Como é o hábito alimentar do brasileiro PERFIL ALIMENTAR DO ADULTO Apesar de incluir mais frutas e hortaliças na rotina, os brasileiros consomem doces e refrigerantes

Leia mais

Os superalimentos. Rubrica Nutricional. densidade nutricional, considerados. Os consumidores do mundo. industrializado estão a tornar-se cada vez

Os superalimentos. Rubrica Nutricional. densidade nutricional, considerados. Os consumidores do mundo. industrializado estão a tornar-se cada vez Artigo de Opinião N.º 6 14 de agosto de 2017 Rubrica Nutricional Os superalimentos Os consumidores do mundo industrializado estão a tornar-se cada vez mais conscientes da relação entre a dieta e a saúde.

Leia mais

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP Erly Catarina de Moura NUPENS - USP erlycm@usp.br Evolução do estado nutricional de homens, 1974-1975, 1989, 2002-2003, Brasil déficit de peso sobrepeso obesidade eutrofia 100% 80% 60% 40% 20% 0% 1974-75

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Dra. Helena Maia Nutricionista OBJECTIVOS Obesidade: Riscos, prevalências e tipos Nutrição / Nutrientes Roda dos Alimentos Alimentação Mediterrânica IMC Conclusão RISCOS RELACIONADOS

Leia mais

Segurança Alimentar e Obesidade

Segurança Alimentar e Obesidade Riscos e Segurança Alimentar Segurança Alimentar e Obesidade Vítor Rosado Marques Ana M. P. Melo Luís F. Goulão Instituto de Investigação Científica Tropical, IICT-2013 Vítor Rosado Marques, vrosadomarques@iict.pt

Leia mais

O papel da alimentação no cancro

O papel da alimentação no cancro 04 de Fevereiro 2017 O papel da alimentação no cancro Cristina Gonçalves Coordenadora de Dietética e Nutrição - Nutricionista Hospital da Luz Lisboa Os sobreviventes de cancro devem seguir as mesmas recomendações

Leia mais

Oferta alimentar nas escolas

Oferta alimentar nas escolas Oferta alimentar nas escolas 1º FÓRUM DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DA OBESIDADE E DO CONTROLO DO PESO Obesidade infantil em Portugal: que prioridades de intervenção? Vilamoura, 19 de Novembro de 2009 Currículo

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1098/XIII/3.ª RECOMENDA AO GOVERNO A INCLUSÃO DO SEMÁFORO NUTRICIONAL NOS ALIMENTOS EMBALADOS

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1098/XIII/3.ª RECOMENDA AO GOVERNO A INCLUSÃO DO SEMÁFORO NUTRICIONAL NOS ALIMENTOS EMBALADOS Grupo Parlamentar PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1098/XIII/3.ª RECOMENDA AO GOVERNO A INCLUSÃO DO SEMÁFORO NUTRICIONAL NOS ALIMENTOS EMBALADOS Os estilos de vida e a alimentação estão intimamente ligados com

Leia mais

A MATÉRIA-PRIMA - A CASTANHA

A MATÉRIA-PRIMA - A CASTANHA SOBRE NÓS Somos dois empreendedores - Sílvia Santos e André Barbosa, casados e com um filho, o Gonçalo Dando seguimento à tradição da nossa família na produção de Castanha, fundamos a Amálgama em Vila

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL

PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL Nº de Empresário Nome completo: Data: Telefone: e-mail: Data de nascimento: Idade: Sexo: Feminino Consome algum suplemento nutricional? Se sim, quantos? Sim Masculino Não Por

Leia mais

A LEITURA DO RÓTULO. O que é obrigatório constar no rótulo?

A LEITURA DO RÓTULO. O que é obrigatório constar no rótulo? A LEITURA DO RÓTULO A rotulagem dos alimentos tem como objectivo informar os consumidores sobre as características dos produtos alimentares embalados, pelo que a escolha dos alimentos, nos pontos de venda

Leia mais

Seminário Implementação do Regulamento (UE) N.º 1169/2011

Seminário Implementação do Regulamento (UE) N.º 1169/2011 Seminário Implementação do Regulamento (UE) N.º 1169/2011 Implementação do Regulamento numa Empresa de Restauração Rita Ferreira Nutricionista Técnica de Nutrição na Direção da Qualidade da Eurest 02 de

Leia mais

Programa Nacional de Alimentação Escolar ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Programa Nacional de Alimentação Escolar ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Programa Nacional de Alimentação Escolar ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Alimentação e Nutrição Do Nutricionista A coordenação das ações de alimentação escolar será realizada por nutricionista habilitado, o qual

Leia mais

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas Dieta Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, popularmente, o emprego da palavra

Leia mais

Serviço de Educação e Juventude. Projeto de Educação Alimentar. Alimentação Saudável

Serviço de Educação e Juventude. Projeto de Educação Alimentar. Alimentação Saudável Serviço de Educação e Juventude Projeto de Educação Alimentar Alimentação Saudável Ano letivo 2017/2018 Projeto de Educação Alimentar Alimentação Saudável 1- Nota Introdutória: O Município do Cartaxo,

Leia mais

SEGURANÇA ALIMENTAR: UMA EXIGÊNCIA DO CONSUMIDOR

SEGURANÇA ALIMENTAR: UMA EXIGÊNCIA DO CONSUMIDOR SEGURANÇA ALIMENTAR: UMA EXIGÊNCIA DO CONSUMIDOR Apresentação denominação APHORT Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo Uma organização associativa, tal como as empresas de que emana

Leia mais

Termo de Compromisso para a Redução do Sódio em Alimentos Processados e divulgação dos dados do Vigitel hipertensão

Termo de Compromisso para a Redução do Sódio em Alimentos Processados e divulgação dos dados do Vigitel hipertensão Termo de Compromisso para a Redução do Sódio em Alimentos Processados e divulgação dos dados do Vigitel 2012 - hipertensão DCNT Cenário atual: grande participação das doenças crônicas não-transmissíveis

Leia mais

12 sugestões para um Natal mais saudável

12 sugestões para um Natal mais saudável 12 sugestões para um Natal mais saudável Feliz Natal WWW.NUTRIMENTO.PT 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 12 Sugestões para um Natal mais saudável 1. Inicie a véspera e o dia de Natal com um pequeno-almoço saudável

Leia mais

Dia Mundial da Alimentação. 16 de outubro de 2013

Dia Mundial da Alimentação. 16 de outubro de 2013 Dia Mundial da Alimentação 16 de outubro de 2013 Sistemas Alimentares Saudáveis Modelo de Intervenção da Associação Portuguesa de Dietistas Associação Portuguesa de Dietistas Dia Mundial da Alimentação

Leia mais

Balança Alimentar Portuguesa (Fonte: INE 2017)

Balança Alimentar Portuguesa (Fonte: INE 2017) INFORMAÇÃO AGOSTO 2017 Balança Alimentar Portuguesa 2012-2016 ( 2017) Óleos e Gorduras Em 2016, os óleos e as gorduras apresentaram disponibilidades diárias para consumo de 104,8 g/hab/dia; este valor

Leia mais

Projeto Nutricional Infantil

Projeto Nutricional Infantil Projeto Nutricional Infantil Agenda Objetivos Metas Benefícios do Consumo de Peixe Produto, Usos & Embalagem Objetivos Desenvolver um alimento a base de Músculo de Peixe com fortificação de micronutrientes

Leia mais

O estado nutricional dos Portugueses e os desafios colocados às autarquias

O estado nutricional dos Portugueses e os desafios colocados às autarquias O estado nutricional dos Portugueses e os desafios colocados às autarquias Pedro Graça 27 junho 2016 O estado nutricional dos Portugueses e os desafios colocados às autarquias O estado nutricional dos

Leia mais

Brasil é um dos principais apoiadores da agenda de nutrição adotada pela ONU

Brasil é um dos principais apoiadores da agenda de nutrição adotada pela ONU Brasil é um dos principais apoiadores da agenda de nutrição adotada pela ONU Década da ação sobre a nutrição incentiva países a assegurar acesso universal a dietas mais saudáveis e sustentáveis Alerta

Leia mais

Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Alimentação Saudável e Segurança Alimentar Alimentação Saudável e Segurança Alimentar Índice Orientações para uma Alimentação Saudável pág.3 Consumo Excessivo de sal nas Escolas pág.5 Consumo Excessivo de Açúcar pelas Crianças pág.6 Consumo Excessivo

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

ANEXO 2 INGESTÃO NUTRICIONAL

ANEXO 2 INGESTÃO NUTRICIONAL ANEXO 2 INGESTÃO NUTRICIONAL Tabela A2.1 - Ingestão média de energia, macronutrientes, fibra e álcool (IAN-AF 2015-2016), ajustada para a variabilidade intra-individual, para o total nacional e por sexo,

Leia mais

Projecto-Lei n.º 118/XIII/ 1ª. Regulamentação da publicidade de produtos alimentares destinada a crianças e jovens. Exposição de motivos

Projecto-Lei n.º 118/XIII/ 1ª. Regulamentação da publicidade de produtos alimentares destinada a crianças e jovens. Exposição de motivos Projecto-Lei n.º 118/XIII/ 1ª Regulamentação da publicidade de produtos alimentares destinada a crianças e jovens Exposição de motivos A alimentação saudável é essencial para o crescimento, desenvolvimento

Leia mais

SAÚDE COLETIVA: ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA DIMINUIR OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA CONTEMPORANEIDADE 1

SAÚDE COLETIVA: ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA DIMINUIR OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA CONTEMPORANEIDADE 1 SAÚDE COLETIVA: ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA DIMINUIR OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA CONTEMPORANEIDADE 1 Janaína Cunha Barbosa Dallo Especialista em nutrição esportiva e funcional-inespo. Especializanda em

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA RURAL DA CIDADE DE GUAXUPÉ-MG RESUMO

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA RURAL DA CIDADE DE GUAXUPÉ-MG RESUMO CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA RURAL DA CIDADE DE GUAXUPÉ-MG Tiago H. PEDROSA 1 ; Renata B. KLEHM 2 ; Elisângela SILVA³; Wagner Z. FREITAS⁴ ; Bruno P. SILVA⁵ ; Rafael

Leia mais

NOWADAYS MANY SPECIALISTS CONSIDER TO BE VERY IMPORTANT. WE TALKED ABOUT WHAT IS RIGHT OR WRONG IN

NOWADAYS MANY SPECIALISTS CONSIDER TO BE VERY IMPORTANT. WE TALKED ABOUT WHAT IS RIGHT OR WRONG IN HI! WE ARE AMANDA, ANA MARGARIDA, ANA RITA AND ANDRÉ AND WE ATTEND THE 8TH GRADE OF ESCLA D. ANTÓNIO DA COSTA. WE ENJOYED A LOT TO DO THIS WORK BECAUSE WE VE LEARNED ABOUT A TOPIC THAT NOWADAYS MANY SPECIALISTS

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL A rotulagem dos alimentos é obrigatória e essencial para que o consumidor possa fazer as melhores escolhas. Dada a entrada de novas marcas

Leia mais

As bases de uma alimentação saudável

As bases de uma alimentação saudável LIVE FULLY & ENJOY LIFE As bases de uma alimentação saudável Revisão do trabalho para casa ATIVIDADE DE FORMAÇÃO 1 1. Quais são os hábitos do dia-a-dia que realiza para cuidar da sua saúde? 2. Como participa

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Alimentação e Saúde ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Todo ser vivo precisa se alimentar para viver. A semente, ao ser plantada, precisa ser adubada e molhada todos os dias

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença Saúde Alimentar 1 - Rotulagem 1 Informações obrigatórias no rótulo do produto alimentar Diariamente são lançados no mercado produtos alimentares através de fortes estratégias de marketing e publicidade

Leia mais

Brasil está entre países que enfrentam epidemia que combina obesidade e subnutrição

Brasil está entre países que enfrentam epidemia que combina obesidade e subnutrição Brasil está entre países que enfrentam epidemia que combina obesidade e subnutrição bbc.com/portuguese/brasil-45956157 Dra Sophie Hawkesworth e Dra Lindsay Keir Da Wellcome Foundation* Nove a cada dez

Leia mais

Estratégias para Redução do Sódio em Alimentos

Estratégias para Redução do Sódio em Alimentos Estratégias para Redução do Sódio em Alimentos Elisabete Gonçalves Dutra Gerência Geral de Alimentos ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS PROCESSADOS As informações de declaração obrigatória são: valor energético,

Leia mais

Princípios da Alimentação e Saúde

Princípios da Alimentação e Saúde Princípios da Alimentação e Saúde Alimentação é mais que ingestão de nutrientes Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo Alimentação saudável deriva de sistema alimentar socialmente

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO Natália Cunha Ferreira 1, Geyce da Silva Sales 2, Maylla Luanna Barbosa Martins 3 1 Aluna do curso de nutrição; Campus

Leia mais

Projecto Obesidade Zero (POZ) Carvalho MA, Ramos C, Breda J, Rito A

Projecto Obesidade Zero (POZ) Carvalho MA, Ramos C, Breda J, Rito A Projecto Obesidade Zero (POZ) Carvalho MA, Ramos C, Breda J, Rito A Obesidade Infantil Constitui um dos mais sérios desafios de saúde pública do séc. XXI 1-3 Tem um impacto, a curto e a longo prazo, em

Leia mais

Cereais de Pequeno-Almoço e Barras de Cereais. Informação Nutricional Produtos NESTLÉ 2014

Cereais de Pequeno-Almoço e Barras de Cereais. Informação Nutricional Produtos NESTLÉ 2014 Cereais de Pequeno-Almoço e Barras de Cereais Informação Nutricional Produtos NESTLÉ 204 Cereais de Pequeno-Almoço e Barras de Cereais Cereais de Pequeno-Almoço e Barras de Cereais Informação Nutricional

Leia mais

IV Jornada de Alimentação Escolar

IV Jornada de Alimentação Escolar IV Jornada de Alimentação Escolar INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CARDÁPIOS ESCOLARES: UMA PROPOSTA EM CONSTRUÇÃO Considerações Preliminares Trajetória da formação graduação em nutrição; Contexto profissional;

Leia mais

Inquérito Alimentar. Profa. Assoc. Regina Mara Fisberg 2012

Inquérito Alimentar. Profa. Assoc. Regina Mara Fisberg 2012 Inquérito Alimentar Profa. Assoc. Regina Mara Fisberg 2012 Por que Avaliamos o Consumo Alimentar? Investigar a relação entre estado nutricional e saúde Identificar padrões de consumo Planejar políticas

Leia mais

Frutas, Legumes e Verduras

Frutas, Legumes e Verduras Frutas, Legumes e Verduras Revisão da PNAN 26 seminários estaduais + 1 nacional (2010) Parceria com CIAN/CNS PNAN pactuada e aprovada na Reunião Ordinária da CIT 27 de outubro de 2011 Portaria nº 2.715,

Leia mais

Pela sua tradição gastronómica e cultural. Programa Comunitário promove Carne de Coelho em Portugal e Espanha

Pela sua tradição gastronómica e cultural. Programa Comunitário promove Carne de Coelho em Portugal e Espanha Dossiê Campanha Pela sua tradição gastronómica e cultural Programa Comunitário promove Carne de Coelho em Portugal e Espanha A ASPOC- Associação Portuguesa de Cunicultura e a INTERCUN Organizacion Interprofisional

Leia mais

Comida de verdade vs. ultraprocessados: potenciais impactos na saúde e no bem-estar dos adolescentes brasileiros

Comida de verdade vs. ultraprocessados: potenciais impactos na saúde e no bem-estar dos adolescentes brasileiros Comida de verdade vs. ultraprocessados: potenciais impactos na saúde e no bem-estar dos adolescentes brasileiros Maria Laura da Costa Louzada Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde Efeito

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL e SEGURA. Menos SAL Mais Sabor a VIDA

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL e SEGURA. Menos SAL Mais Sabor a VIDA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL e SEGURA Menos SAL Mais Sabor a VIDA Formação para Profissionais de Escolas e IPSS Unidade Local de Saúde Pública - Aveiro Maio de 2015 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL A prática de uma alimentação

Leia mais

Alimentação e Exercício Físico

Alimentação e Exercício Físico II Workshop Alimentação e Exercício Físico 12 de Dezembro de 2016 Nutricionista: Dra. Mariana Santos Costa Apresentação Dra. Mariana Santos Costa Licenciada em Ciências da Nutrição Mestrado em Exercício

Leia mais

Izabela Alves Gomes Nutricionista UERJ Mestranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO

Izabela Alves Gomes Nutricionista UERJ Mestranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO Izabela Alves Gomes izabela.nut@gmail.com Nutricionista UERJ Mestranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO Rio de Janeiro - 2016 É considerado vegetariano todo aquele que exclui de sua alimentação todos os

Leia mais

DISCUSSÃO DOS DADOS CAPÍTULO V

DISCUSSÃO DOS DADOS CAPÍTULO V CAPÍTULO V DISCUSSÃO DOS DADOS Neste capítulo, são discutidos os resultados, através da análise dos dados obtidos e da comparação dos estudos científicos apresentados na revisão da literatura. No que respeita

Leia mais

REGULAMENTO (versão provisória)

REGULAMENTO (versão provisória) REGULAMENTO (versão provisória) Existindo o reconhecimento de que a alimentação saudável e de qualidade é um direito do cidadão e que este deve tomar as suas opções de forma informada, a Direcção- Geral

Leia mais

> as disponibilidades alimentares são agora. > os hábitos alimentares mudaram devido à. > os conhecimentos científicos evoluíram.

> as disponibilidades alimentares são agora. > os hábitos alimentares mudaram devido à. > os conhecimentos científicos evoluíram. A RODA DOS ALIMENTOS VARIAR OS PRAZERES Se não é completamente verdade que as cenouras fazem os olhos bonitos, também não é completamente mentira As cenouras contêm um tipo de (pró)-vitamina que faz muito

Leia mais

SABES O QUE É O CÍRCULO AZUL???

SABES O QUE É O CÍRCULO AZUL??? SABES O QUE É O CÍRCULO AZUL??? Dia Mundial da Diabetes No dia 14 de Novembro comemora-se o Dia Mundial da Diabetes O símbolo da diabetes é um círculo azul e foi estabelecido pela ONU. A cor representa

Leia mais

Cenário atual da Redução do Sódio no Brasil. V Seminário Nacional sobre a Redução do Consumo de Sódio no Brasil Brasília, 25 de novembro de 2013

Cenário atual da Redução do Sódio no Brasil. V Seminário Nacional sobre a Redução do Consumo de Sódio no Brasil Brasília, 25 de novembro de 2013 Cenário atual da Redução do Sódio no Brasil V Seminário Nacional sobre a Redução do Consumo de Sódio no Brasil Brasília, 25 de novembro de 2013 Cenário Alimentar e Nutricional do Brasil Análises a partir

Leia mais

Questionário para o Painel das PME da Rede Europeia de Empresas Perfis nutricionais dos alimentos que ostentam alegações

Questionário para o Painel das PME da Rede Europeia de Empresas Perfis nutricionais dos alimentos que ostentam alegações Comissão Europeia Direção-Geral da Saúde e da Segurança dos Alimentos Questionário para o Painel das PME da Rede Europeia de Empresas Perfis nutricionais dos alimentos que ostentam alegações Contexto O

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO Dr. Larissa Sterza Endocrinologista CRM 9219 INTRODUÇÃO O envelhecimento é um processo complexo,irreversível,progressivo

Leia mais

Cantinas Escolares Saudáveis

Cantinas Escolares Saudáveis PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR: Cantinas Escolares Saudáveis Patrícia Constante Jaime Coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição/DAB/SAS/MS Fortaleza, 25 de outubro de 2012 TÓPICOS

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

AVALIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DE TABELAS NUTRICIONAIS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

AVALIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DE TABELAS NUTRICIONAIS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL AVALIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DE TABELAS NUTRICIONAIS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Natália G. T. MAGALHÃES ; Clécia de P. ALVES ; Miller M. SANCHES ; Valdirene P. COSTA RESUMO A escola tem um importante

Leia mais

Alimentação Responsável A responsabilidade social dos fornecedores de alimentos e refeições

Alimentação Responsável A responsabilidade social dos fornecedores de alimentos e refeições Alimentação Responsável A responsabilidade social dos fornecedores de alimentos e refeições Hábitos Alimentares e Saúde Alexandra Bento Associação Portuguesa dos Nutricionistas 10 de Maio Fundação Cidade

Leia mais

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL A rotulagem dos alimentos é obrigatória e essencial para que o consumidor possa fazer as melhores escolhas. Dada a entrada de novas marcas

Leia mais

ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA

ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA Universidade Federal do Ceará Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa da Infância Cesar Victora ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA Prof. João Amaral Fortaleza, 2007 Conteúdo Situação no mundo e Brasil Alimentação

Leia mais

DIA DO CORAÇÃO POR UM BATER SAUDÁVEL

DIA DO CORAÇÃO POR UM BATER SAUDÁVEL DIA DO CORAÇÃO POR UM BATER SAUDÁVEL Sempre e onde estiver...estamos lá Saiba mais em www.sscgd.pt As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em Portugal. No entanto, a taxa de mortalidade

Leia mais

Catálogo tabela de preços - Mercado Internacional

Catálogo tabela de preços - Mercado Internacional Catálogo tabela de preços - Mercado Internacional 1 A Drizi é uma marca especializada em alimentação liofilizada, propriedade da empresa Nutridimension. A Nutridimension dedica-se à comercialização de

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL RESUMO

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL RESUMO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ana Paula Scherer de Brum* Patrícia Wolf** Paula Masiero*** RESUMO Para termos um corpo e uma mente sadia, devemos ter uma alimentação saudável, com propriedades que ajudam no desenvolvimento

Leia mais

Sustentabilidade Alimentar e Agrícola Desafios para a Saúde Humana

Sustentabilidade Alimentar e Agrícola Desafios para a Saúde Humana Sustentabilidade Alimentar e Agrícola Desafios para a Saúde Humana Simpósios Anipla 2017 Inovação e Tecnologia na produção de alimentos Simone Fernandes Desenvolvimento Sustentável ONU Objetivos de Desenvolvimento

Leia mais

Eficácia do Tratamento da Obesidade Infantil. Maria Ana Carvalho

Eficácia do Tratamento da Obesidade Infantil. Maria Ana Carvalho Eficácia do Tratamento da Obesidade Infantil Maria Ana Carvalho Objectivos Adoptar estilos de vida mais saudáveis pelas crianças e famílias Alimentação Saudável e Prática de Actividade Física Melhorar

Leia mais

SOBREPESO E OBESIDADE

SOBREPESO E OBESIDADE ATENÇÃO ÀS MULHERES A promoção da alimentação saudável e a manutenção do peso adequado são fundamentais para promover a saúde e o bem-estar durante toda a vida da mulher e principalmente no período do

Leia mais

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O.

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O. Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco Alimentação Saudável L/O/G/O www.themegallery.com Maio 2014 Sumário: O que é uma Alimentação Saudável; Nova Roda dos Alimentos; Recomendações de uma

Leia mais

Como fazer uma ementa equilibrada e económica

Como fazer uma ementa equilibrada e económica Como fazer uma ementa equilibrada e económica Alexandra Bento alexandrabento@apn.org.pt Tendência de consumo alimentar Consumo alimentar fora de casa, Marktest 2006: Essencialmente Almoço 36,5% durante

Leia mais

Valor nutricional do mel na dieta mediterrânica

Valor nutricional do mel na dieta mediterrânica VALORIZAÇÃO DOS PRODUTOS APÍCOLAS Valor nutricional do mel na dieta mediterrânica Duarte Torres Caramulo 16 de Junho 2012 dupamato@fcna.up.pt dieta do gredo diaita regime alimentar modo de vida Todas as

Leia mais

Omelete de Claras. Opção proteica

Omelete de Claras. Opção proteica Omelete de Claras Opção proteica INTRODUÇÃO O omelete trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa para ser utilizada no pós treino, ou até mesmo como uma refeição

Leia mais

Tendência de consumo para uma vida saudável

Tendência de consumo para uma vida saudável Tendência de consumo para uma vida saudável Consumer Trends GfK 2017 GfK Consumer Life Estudo global de tendências que compreende todos os aspectos da vida dos consumidores, fornecendo um amplo entendimento

Leia mais

Ganhando saúde a partir de boas escolhas. Pedro Paulo Saldanha Coimbra Nutrição UNIRIO Mestrando em Alimentos e Nutrição PPGAN UNIRIO

Ganhando saúde a partir de boas escolhas. Pedro Paulo Saldanha Coimbra Nutrição UNIRIO Mestrando em Alimentos e Nutrição PPGAN UNIRIO Ganhando saúde a partir de boas escolhas Pedro Paulo Saldanha Coimbra Nutrição UNIRIO Mestrando em Alimentos e Nutrição PPGAN UNIRIO O que é Saúde? Ser magro é ter saúde? Estar acima do peso é sinal de

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO Ciências Naturais, 6º Ano Escola: Nome: Turma: N.º: Aula n.º: Conteúdo: Alimentação Saudável Data: / / FICHA DE TRABALHO Para cada questão, assinala a ou as opções corretas. ❶ A alimentação é saudável

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES Os 7 benefícios do pão Se está a fazer dieta ou se simplesmente gosta de saber o valor energético daquilo que ingere, saiba que existem 7 motivos para preferir

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 91 4,55 Carboidratos 21,4 7,13 Proteínas 2,1 2,80 Gorduras

Leia mais

O Regime de Fruta Escolar Desafios e Potencialidades para as Autarquias. Joana Russell Sampaio Município de Braga

O Regime de Fruta Escolar Desafios e Potencialidades para as Autarquias. Joana Russell Sampaio Município de Braga O Regime de Fruta Escolar Desafios e Potencialidades para as Autarquias. Joana Russell Sampaio Município de Braga Enquadramento do RFE Início no ano letivo de 2009/2010 Iniciativa de âmbito europeu que

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Peniche Escola Promotora de Saúde (EPS) Reunião com Encarregados de Educação - IMC

Agrupamento de Escolas de Peniche Escola Promotora de Saúde (EPS) Reunião com Encarregados de Educação - IMC Agrupamento de Escolas de Peniche Escola Promotora de Saúde (EPS) Reunião com Encarregados de Educação - IMC Jovens saudáveis Alunos mais felizes Como ser saudável? Como podemos ajudar? Queremos lançar

Leia mais

Manual de Nutrição. saber mais

Manual de Nutrição. saber mais Manual de Nutrição saber mais ÍNDICE Capítulo 1 > Para abrir o apetite > Porque é que comemos? > Escolhas alimentares: o que nos faz preferir determinados alimentos? > Era uma vez... > Um passeio pelo

Leia mais

SUCO DE LARANJA BRASILEIRO

SUCO DE LARANJA BRASILEIRO SUCO DE LARANJA BRASILEIRO Planejamento estratégico e marketing a defesa e promoção do produto na Europa Junho 2018 Ibiapaba Netto Diretor-executivo 1. Consumo de suco; 2. Pressões regulatórias; 3. Outros

Leia mais

Plataforma Contra a Obesidade

Plataforma Contra a Obesidade Plataforma Contra a Obesidade 02 Enquadramento Finalidade Diminuir a incidência e a prevalência da pré-obesidade e da obesidade através da adopção de medidas integradas de prevenção primária, prevenção

Leia mais

Prática Clínica Nutrição Esportiva

Prática Clínica Nutrição Esportiva Estratégias nutricionais para perda, manutenção e ganho de peso Profa. Raquel Simões Prática Clínica Nutrição Esportiva Manutenção do peso Saúde Desempenho esportivo Perda de peso (mais comum) Estética

Leia mais

Farinha de Trigo Faz Mal Mesmo? Qual a importância para o organismo?

Farinha de Trigo Faz Mal Mesmo? Qual a importância para o organismo? O aumento dos índices relacionados ao excesso de peso, à obesidade e a doenças como a diabetes ao longo dos últimos anos levantou a questão se de fato a quantidade de carboidratos ingeridos diariamente

Leia mais

Saúde, beleza e longevidade.indd /10/ :47:48

Saúde, beleza e longevidade.indd /10/ :47:48 7 Lixo Alimentar Saúde, beleza e longevidade.indd 147 15/10/2013 13:47:48 Saúde, beleza e longevidade.indd 148 15/10/2013 13:47:48 Lixo Alimentar Saúde, Beleza e longevidade 149 Cuidado com a sua saúde!

Leia mais