Sofreram influência dos Egípcios e do Oriente Próximo, copiando o ato de pintar e esculpir, que mais tarde iriam superar.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sofreram influência dos Egípcios e do Oriente Próximo, copiando o ato de pintar e esculpir, que mais tarde iriam superar."

Transcrição

1 Curso de artes A arte na Grécia Características gerais: Sofreram influência dos Egípcios e do Oriente Próximo, copiando o ato de pintar e esculpir, que mais tarde iriam superar. Convicção de que o uso da razão era superior à crença nas divindades e nos reis. Divisão em períodos artísticos: Período Arcaico Grécia livre. Período Clássico Grécia livre. Período Helenístico Grécia fazendo parte de um Império. A arte no período arcaico e clássico. Escultura, períodos arcaico e clássico: Influenciada pela escultura egípcia; Escultura não devia ser somente parecida com o modelo, mas devia ser um objeto belo em si mesmo. Evolução da escultura: norteada pela ideia de dar movimento e vivacidade para a escultura, cada artista cria uma solução e o artista seguinte aprofunda ou inova, sempre estudando o ser humano real. 1 - Estátua estilo Kouros (homem jovem) Simétrica, geralmente representando figuras masculinas nuas, eretas e com rigorosa posição frontal. 2 - Efebo de Crítios - Naturalista, menos simétrica, o peso do corpo foi distribuído de maneira desigual entre o quadril e as pernas. 3 - Zeus de Artemísio Braços distanciados do corpo, substituição da pedra pelo bronze, tronco passando o conceito de imobilidade. 4 - Discóbulo de Mírom Representa um atleta mas o tronco passa uma idéia de imobilidade, movimento idealizado e não realista. 5 - Cópia romana do Doríforo de Policleto Marco na escultura grega, pois soluciona o problema da imobilidade, Policleto (o criador da técnica) trabalha a escultura em quadrantes e cada membro é pensado em oposição ao outro, braço relaxado versus braço tenso e perna apoiando o corpo versus perna relaxada.

2 Escultura período helenístico: inicia com a Grécia dominada por Alexandre e termina com conquista feita pelos romanos. Características gerais: Surgimento do nu feminino (Venus de Cnido, de Câpua e de Milos) - 1; A escultura feita em grupo, juntando na mesma obra duas, três ou mais esculturas (lacoonte) - 2 ; A escultura não representando o real, mais uma idéia um conceito como: amor, liberdade, vitória, paz, etc. (Vitória da Samotrácia)- 3; A escultura feita para estimular o observador a circular e observá-la por todos os lados (Soldado gálata e sua mulher)- 4. Arquitetura: as ordens dórica, jônica e helenística Templos Tinha a função de proteger os itens religiosos principalmente a estatuária e seguia um modelo básico. Possuía três salas que eram erguidas sobre três degraus, o núcleo do templo era rodeado por colunas. Decoração dos templos:

3 1 - Frontão ricamente decorado com esculturas. Na parte central do frontão, a escultura era feita em pé (representando o deus do templo), lateralmente as figuras eram esculpidas sentadas e finalmente deitadas; 2 - Métopas decorado com cenas esculpidas em baixo relevo; 3 Friso decorado com figuras em sequência feitas em baixo relevo; 4 Capitel das colunas parte superior das colunas. Evolução da arquitetura dos templos No período arcaico e clássico temos o estilo Dórico e Jônico e no período helenístico temos o estilo Coríntio. Essa divisão é uma generalização, pois o estilo dórico era considerado o mais tradicional e foi citado por arquitetos de diferentes épocas. Teatro Até o período helenístico o teatro grego era composto pelo coro, desempenhado a ação do povo ou dos grupos humanos e estruturalmente eram construídos sempre nos sopés dos morros. Arquitetura do teatro grego formado por três partes, a arquibancada (destinada ao publico), a orquestra (destinada aos atores) e o palco (servia de apoio aos atores). Teatro no período helenístico A perda da liberdade e o culto ao indivíduo tornam-se mais presente e interferem no papel do ator, que ganha importância e destaque. A mudança principal na arquitetura se dá com crescimento do prédio que dava apoio ao palco (proscênio) e a orquestra perde importância perdendo o formato circular.

4 Cerâmica grega A decoração do vaso grego serviu de base para a evolução do desenho e da pintura grega. Os vasos eram usados no dia a dia, mas também eram criados atendendo princípios artísticos como harmonia, beleza das formas e das cores. Os temas aplicados nos vasos eram as atividades diárias e a mitologia grega. Estilos dos vasos gregos: Estilo figuras negras (fundo é raspado e as figuras permanecem na cor negra - 1) e estilo figuras vermelhas (fundo permanece negro e as figuras são raspadas ficando com a coloração da cerâmica - 2). A arte em Roma Características gerais: Localizada na Itália, origem envolta por lendas, foi formada com a interação com os gregos e os etruscos e tornou-se o centro de um vasto império. Etruscos pequena civilização que possuía cidades organizadas com esgotos, aquedutos, e ruas pavimentadas, refletido desse povo um grande senso de praticidade. Grego helenísticos a civilização grega ficou marcada pela busca da expressão dos ideais de beleza. Roma fez uma síntese entre o ideal de beleza perseguido pelos gregos com a praticidade e a preocupação de expressar a realidade dos etruscos. O Império romano pode ser dividido em três períodos: Monárquico, Republicano e Imperial, em 395 d.c. o imperador Teodósio divide o império romano em dois, o Império do Ocidente, capital Roma, e Império Romano do Oriente, capital Constantinopla. Arquitetura O arco etrusco técnica de construção que desloca o peso das pedras do teto para a lateral permitindo criar espaços mais amplos e sem colunas para sustentar o teto. A abóbada teto no formato de meia esfera que permite a cobertura de grandes áreas. A casa romana A planta baixa de uma casa romana era reproduzida de maneira rigorosa, e era dividida em dois segmentos: o átrio e o peristilo. O átrio - é uma sala central e recebe a porta de entrada da casa, sendo ladeado por todos os cômodos que têm suas entradas voltadas para ele, no cento do átrio encontra-se uma abertura no teto e um tanque que recolhe a água da chuva (implúvio) (casa de Tramezzo di Legno, Herculano 1).

5 O perístilo - o romano rico cria nos fundos da casa um espaço aberto rodeado por conjunto de colunas no estilo grego e ao redor desse peristílo constrói cômodos com as aberturas voltadas para ele( casa dos Vetti, Pompéia - 2). 1 2 Arquitetura dos templos Os romanos não tinham a mesma preocupação dos gregos, que criavam todos os lados com o cuidado de torná-los semelhantes, para o arquiteto romano a frente devia ser mais trabalhada, ele criava o templo em um local elevado, aplicava, na entrada, uma escadaria, um pórtico e colunas. Outra diferença é que os gregos criavam o prédio para serem vistos por fora e os romanos se preocupavam em criar prédios com espaços interiores grandes (Maison Carré, Nímes frança 1). Inovação romana na construção dos templos O panteão revolucionou a arquitetura da época, sendo criado com uma planta baixa circular e recoberto com uma grande cúpula, reunindo no seu interior a estatuária dos deuses que eram venerados em Roma (vista frontal 1, interna 2 e superior 3) (Panteão romano Roma). A concepção arquitetônica do teatro Diferente dos gregos, os romanos possuíam o conhecimento técnico do arco, o que permitia aos arquitetos romanos construir teatros em qualquer local, frente aos gregos que só podiam realizar essas construções nos sopés dos morros. Conceitos básicos na construção do teatro romano Anfiteatro Teatro com assentos ao redor do palco e com um espaço central no formato elíptico. Auditório local ocupado pelo publico, sua inclinação forma a arquibancada e a elevação da mesma foi conseguida com a sobreposição dos arcos. Exemplo o coliseu romano, o palco no formato elíptico (3), externamente era ornamentado por esculturas que ficavam no interior dos arcos (1) e nas paredes eram aplicadas colunas dos três estilos gregos, na verdade eram meias colunas, pois não tinham função de sustentação, mas somente decorativa (2). Obras públicas

6 A construção romana era diversificada, sendo constituída por casas, templos, termas, prédios públicos e mercados, mas a estrutura que mais se destaca era os aquedutos. Na necessidade de levar água para suas cidades os romanos criaram um sistema que conduzia um cano ou canaleta, formando um plano inclinado, nesse cano a água era deslocada dos locais mais altos via gravidade para as fontes da cidade. A altura necessária era conseguida com a sobreposição dos arcos (aqueduto de Le Pont Du Gard 1). A pintura e o mosaico Pintura Faziam parte da decoração interna dos prédios e a maior parte desses trabalhos são oriundos da cidade de Herculano e Pompeia. Na pintura, os artistas romanos tentavam causar no observador a sensação de tridimensionalidade criado pinturas que representam janelas aberta mostrando paisagens e animais (Afresco da Vila Lívia, Pompéia 1) ou barrados que representavam pessoas sobre eles (afresco da casa Vila dos Mistérios, Pompéia 2). Mosaicos como a pintura, eles misturam realismo com imaginação, completando ricamente a arquitetura (Volubilis, Marrocos 1). A escultura A escultura romana era policromada e mistura concepções gregas com romanas, a estátua Augusto de Prima Porta (1) é um bom exemplo, pois copia o modelo do Doriforo de Policleto, mas reproduz fielmente as feições do retratado. A arte bizantina O império romano foi dividido em império romano do ocidente e do oriente. O imperador Constantino fundou a cidade de Constantinopla como a capital do império oriental. Como essa região era conhecida como bizâncio, toda a produção cultural criada nesse local recebeu o nome de bizantina.

7 O inicio da arte sobre a ótica cristã No início, o cristianismo foi uma religião marginalizada, mas aos poucos foi se disseminando na sociedade romana até virar uma religião de estado. Fase primitiva ocorria em locais subterrâneos como as pinturas localizadas nas catacumbas, sendo feita por homens do povo, sendo bem simples (Três meninos, Catacumba de Santa Priscila, Roma 1). Fase que expressa força e poder O imperador Teodósio tornou o cristianismo a religião oficial do império romano, isso acarretou em mudanças na arte. Os cristãos começaram a construir seus templos e modificar sua iconografia. Templos cristãos As basílicas foram construções romanas destinadas tanto para o comércio, para as transações financeiras, como espaço para a prática da justiça. No cristianismo, essa arquitetura foi redirecionada para o uso religioso. Nessa fase, as igrejas cristãs se assemelham as construções romanas (Basílica de San Apollinare, Ravena -1) e posteriormente os cristãos vão interferir nos prédios criando novos estilos como a aplicação de grandes cúpulas (tetos no formato de meia esfera) (Catedral de santa Sofia, Istambul 2). 1 2 Iconografia que exprime poder e riqueza A arte bizantina foi codificada e feita seguindo regras pré-determinadas, a principal regra era a frontalidade que obrigava os personagens serem representados de frente e em posição rígida. As autoridades e as figuras sagradas foram criadas como se compartilhassem das mesmas características merecendo igualmente respeito e admiração, o objetivo era que as autoridades fossem tratadas como figuras sagradas. Como exemplo, o mosaico de Teodósio, onde o imperador é representado com a aureola característica das figuras dos santos (mosaico do imperador Justiniano, Ravena 1). Observação esses painéis eram feitos com a técnica do mosaico, o artista construía a imagem usando pedras coloridas. Os ícones bizantinos Ícones significa imagem. Os artistas cristãos usavam a pintura em cera (encáustica) para criar as figuras sagradas (Cristo, Nossa Senhora e os santos). Nesse período, a Rússia se destaca criando quadros que além de conter a imagem religiosa eram enfeitados com materiais nobres (pedras preciosas, folhas de ouro e prata), exemplo Mãe de deus Odiguítria de Jerusalem, Novgorod Rússia -1

8 A arte românica 1 Características gerais: Cidades são esvaziadas e a população se desloca para o campo; Únicas fontes de preservação da cultura greco-romana era o clero; O imperador Carlos Magno, junto com o poder papal, se tornou o protetor da cristandade, investindo nos artistas para usarem sua arte nas casas religiosas e nos palácios ajudando a resgatar conhecimentos artísticos da cultura greco-romana. O estilo românico na arquitetura Os arquitetos medievais iniciaram um processo de verticalizar a igrejas, tornando-as maiores e mais altas, o período românico inicia esse processo, pois os artistas partem da arquitetura romana e depois tentam superá-la para criar novos prédios. Nesse período a principal modificação foi estrutural, os arquitetos usando o arco pleno e colocando-os em sequência criaram a abóbada de berço ou de túnel (1), como essa técnica não permitia a abertura de grandes janelas nas paredes foi inventada outra solução a abóbada de aresta (2), que colocava o peso do teto, não sobre as paredes, mas sobre as colunas, permitindo ampliar o tamanho das portas e janelas. A catedral românica tinha na sua fachada o principal espaço de decoração, sendo feita com a aplicação de um baixo relevo semicircular (Timpano 1) no fechamento da abobada, sustentado por uma coluna que separava as duas portas (Tremó 2). O estilo românico na pintura Não eram naturalistas, apresentando deformações no ato de representar as figuras, os temas eram de natureza religiosa (fatos narrados pela Bíblia, a vida dos santos e das figuras sagradas). A técnica usada era a do afresco (pintura feita sobre a parede com a aplicação de uma base de cal e gesso), a aplicação da pintura sobre essa base era feita antes dela secar permitindo que, ao secar, todas fiquem presas e deixe a pintura descascar.

9 Outra característica importante era a do colorismo (pintura em que o artista submete a cor chapada e uniforme ao contorno do desenho), exemplo abaixo Cristo em Majestade, Igreja de São Clemente de Tahul, Catalunha Espanha. A arte gótica Características gerais: Cidade volta a crescer; Surge uma nova classe social, a burguesia; As cidades se tornam os grandes centros de troca de informação, fomentando a produção artística. A arquitetura O nome gótico é pejorativo, ele associa a arte produzida nesse período aos Godos, povo bárbaro que causava estranheza aos cidadãos da Roma antiga. O processo de verticalização atinge o seu maior nível nesse período, pois são criados prédios altos e bem iluminados. Na construção das igrejas algumas mudanças estruturais foram marcantes: A criação do arco ogival (1 ) é um segmento do arco pleno que transmite o peso do teto para as colunas de forma mais eficiente, liberando as paredes da função de sustentar o peso do teto, isso permite a abertura de grandes portas e janelas. A criação da abóbada de nervura (2) é uma abobada diferente da abóbada de aresta, pois deixa visível o arco ogival e é mais resistente. A criação dos pilares (3) era organizada de forma regular para transmitir melhor o peso do teto, permitindo o aumento do tamanho do prédio. Decoração da igreja gótica Nas janelas, eram aplicados os vitrais (1) que são formados por vidros coloridos unidos por uma moldura de metal, alem de formar belos desenho o vitral iluminava o espaço interno do prédio com bonitas cores.

10 A fachada da catedral gótica, de forma generalizada, apresentava três portas, uma grande janela acima da porta central e uma janela arredondada chamada de rosácea. A escultura No inicio do período gótico, a escultura (1) era estilizada apresentando figuras alongadas e associadas à arquitetura, mas no final desse período, a escultura (2) se modifica e se torna naturalista. A pintura Nesse período, os livros eram manuscritos, e para tornar a leitura interessante ou permitir um descanso da mesma, entre os textos, era aplicado algumas imagens (iluminuras) (1) que serviram de influencia para que os pintores melhorassem na representação dos espaços e da composição. A pintura a tempera (tinta feita com a clara de ovo) é substituída pela tinta a óleo, permitindo aos artistas trabalharem mais lentamente e se caso precisassem refazer parte do trabalho, eles podiam apagar onde estava errado e retocar a pintura. A pintura se torna mais realista e representa de maneira mais eficiente a ilusão tridimensional. Pintores góticos No final do período gótico, os pintores começaram a assinar seus trabalhos. Desses artistas, podemos destacar: Giotto e os irmãos Van Eyck.

11 Giotto Pintava as figuras dos santos como pessoas de aparência comum e elas ocupavam a posição de destaque nos quadros. Irmãos Van Eyck Conseguem aplicar nos seus trabalhos a ilusão da distância, conseguindo um bom nível de realismo com grade riqueza de detalhes.

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172 ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre - 171 e 172 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.c. ao século

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA Contexto histórico O período da Idade Média é marcado pela difusão do cristianismo Se inicia após a divisão do Império romano em duas partes: Ocidente, com capital

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA Como a arte desse período gira em torno da religião cristã, basicamente teremos como Contexto histórico O período da Idade Média é marcado pela difusão do cristianismo

Leia mais

ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA

ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA Artes Visuais INTENSIVO ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA Idade Média Em 395, o Imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: O Império Romano do Ocidente e o Império Romano do

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã 2 Habilidades: Reconhecer as manifestações artísticas relacionadas ao período da arte: Roma Antiga e primitiva Cristã. 3 4 5 Todos os caminhos levam à Roma:

Leia mais

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA 3º ano - ENSINO MÉDIO Aula dia 13/03/15 ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA Professora Alba ARTE CRISTÂ PRIMITIVA Após a morte de Jesus Cristo, seus discípulos divulgaram seus ensinamentos, e a comunidade

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NA GRÉCIA Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NA GRÉCIA Dos povos da antiguidade os gregos apresentaram uma produção cultural mais livre. Não se submeteram as imposições

Leia mais

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino ARTE MEDIEVAL Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais

Leia mais

Arte Grega e Arte Romana

Arte Grega e Arte Romana Arte Visual/A SÉRIE: 3º ano E.M. Arte Grega e Arte Romana ANDREIA LEITE N1C2 3º ano Obras Figura 1 Vênus de Lespugue, 21000 a.c. Figura 2 - Kouros, 600 a.c. Figura 3 - Busto de Bruto Capitolino, 300-275

Leia mais

A ARTE NA GRÉCIA. Não devia ser somente parecida com o modelo, mas devia ser um objeto belo em si mesmo. EVOLUÇÃO DA ESCULTURA:

A ARTE NA GRÉCIA. Não devia ser somente parecida com o modelo, mas devia ser um objeto belo em si mesmo. EVOLUÇÃO DA ESCULTURA: ARTES / 3º ANO Professor: MÍLTON COELHO Características gerais: Sofreram influência dos Egípcios e do Oriente Próximo, copiando o ato de pintar e esculpir, que mais tarde iriam superar. Convicção de que

Leia mais

REVISÃO. MÓDULO 2- Capítulos 4 e 5

REVISÃO. MÓDULO 2- Capítulos 4 e 5 REVISÃO MÓDULO 2- Capítulos 4 e 5 Arte Grega: Mitos, Deuses e Tradição Oral Sociedade marcada pela tradição oral- mythus- histórias ou narrativas. (história dos deuses e heróis) Objetivo de viver a vida

Leia mais

A arte Grega.

A arte Grega. A arte Grega Arte de Destaque A expressão arte grega engloba as expressões culturais, arquitetônicas, de pintura, de escultura, de literatura, de teatro, etc. do período que se inicia na Idade do Ferro

Leia mais

Arte Grega Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do

Leia mais

Aula 3 Arte na Grécia

Aula 3 Arte na Grécia ARTE VISUAL SÉRIE: 1º ano Aula 3 Arte na Grécia Profª Andréia Leite A Arte na Grécia -Por volta do século X a.c., os habitantes da Grécia eram formados por pequenas comunidades (cidades-estado). - Com

Leia mais

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística,

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística, ARTE ROMANA A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza.

Leia mais

Partenon (Templo à deusa Atena)

Partenon (Templo à deusa Atena) ARTE GREGA A arte grega é focada na busca do prazer pelo homem, ao contrário do que era praticado nas civilizações da Antiguidade Oriental, os gregos buscavam o Antropocentrismo, ou seja todas as respostas

Leia mais

A Arte em Roma A Arquitetura

A Arte em Roma A Arquitetura 1 A Arte em Roma O aparecimento da cidade de Roma está envolto em lendas e mitos. Tradicionalmente indica-se, para a sua fundação, a data de 753 a.c. Sabe-se, porém, que a formação cultural do povo romano

Leia mais

O QUE FOI A IDADE MEDIA?

O QUE FOI A IDADE MEDIA? IDADE MEDIA ARTE O QUE FOI A IDADE MEDIA? O nome Idade Média indica o milênio entre a Antiguidade e o Renascimento. Este período tem inicio logo após a divisão do império romano: Dois fatores contribuíram

Leia mais

CIVILIZAÇÃO. ΧΙςΙΛΙΖΑ Ο Ροµανα. Profª. Adalgiza

CIVILIZAÇÃO. ΧΙςΙΛΙΖΑ Ο Ροµανα. Profª. Adalgiza CIVILIZAÇÃO ROMANA ΧΙςΙΛΙΖΑ Ο Ροµανα Profª. Adalgiza CIVILIZAÇÃO ROMANA Origem de Roma cercada de lendas e mitos (ROMULO e REMO), data de 753 a.c.; CIVILIZAÇÃO ROMANA O desenvolvimento da arte romana começou

Leia mais

Arte cristã primitiva (paleocristã)

Arte cristã primitiva (paleocristã) Arte cristã primitiva (paleocristã) -Abrange os primeiros cinco séculos do surgimento do cristianismo. - Duras e cruéis perseguições aos cristãos (aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo) empreendidas

Leia mais

Arte Cristã Primitiva. Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1

Arte Cristã Primitiva. Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1 Arte Cristã Primitiva Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1 2 Arte Paleocristã (séc. II séc V) Desenvolveu-se dentro do Império Romano; Perseguidos pelos imperadores;

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I GRÉCIA. ROMA. IMPÉRIO BIZANTINO ARTE ROMÂNICA. ARTE GÓTICA.

HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I GRÉCIA. ROMA. IMPÉRIO BIZANTINO ARTE ROMÂNICA. ARTE GÓTICA. HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I A ARTE POR MEIO DA DOUTRINA GRÉCIA. ROMA. IMPÉRIO BIZANTINO ARTE ROMÂNICA. ARTE GÓTICA. GRÉCIA Por arte da Grécia Antiga compreende-se

Leia mais

Arte Medieval. Arte Românica. Profª Mariana Kaadi

Arte Medieval. Arte Românica. Profª Mariana Kaadi Arte Medieval Arte Românica Profª Mariana Kaadi Arte românica É o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII. O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas

Leia mais

A Arte Bizantina. Cristo Cura dois Homens Cego. Arte Bizantina, Séc. VI

A Arte Bizantina. Cristo Cura dois Homens Cego. Arte Bizantina, Séc. VI 1 A Arte Bizantina Cristo Cura dois Homens Cego. Arte Bizantina, Séc. VI Em 395, o Imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: o Império Romano do Ocidente e o Império Romano

Leia mais

ARTE NA GRECIA. História das artes e estética UNIARAXA - Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles

ARTE NA GRECIA. História das artes e estética UNIARAXA - Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles ARTE NA GRECIA História das artes e estética UNIARAXA - Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência,

Leia mais

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte

Leia mais

A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros.

A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros. ArtenaIdadeMédia A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros. Seu fim foi assinalado pela queda do Império Romano do Oriente em 1453,devido

Leia mais

ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI

ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI História Em 395 o Imperador Teodósio divide o Império Romano em duas partes: Império Romano do Ocidente com capital em Roma Império Romano do Oriente com capital em Constantinopla

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Alexandre Santiago Egito Grécia e Roma EGITO UMA ESCRITA BEM ESTRUTURADA E NOS DEIXOU UM GRANDE LEGADO CULTURAL A RELIGIÃO ORIENTAVA TUDO. CRENÇA EM DEUSES E VIDA

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Arte Turma: 1ª Série Ensino Médio Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes

ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes desse estilo são os arcos visíveis da estrutura da abóbada;

Leia mais

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito Segunda Avaliação Estudo dirigido Capitulo 2 A arte no Egito 01 É do nosso conhecimento que a Civilização Egípcia era socialmente complexa e culturalmente muito rica, mas podemos destacar desse contexto

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Artes Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos

Leia mais

ARTE NA IDADE MÉDIA. Pintura, Arquitetura, Escultura.

ARTE NA IDADE MÉDIA. Pintura, Arquitetura, Escultura. ARTE NA IDADE MÉDIA Pintura, Arquitetura, Escultura. História da Arte da Idade Média. A arte entre o céu e o inferno, assim pode-se denominar a arte da Idade Média. Os pintores e escultores dos períodos

Leia mais

Arco de Triunfo: Coluna Triunfal:

Arco de Triunfo: Coluna Triunfal: 2 Arco de Triunfo: pórtico monumental feito em homenagem aos imperadores e generais vitoriosos. O mais famoso deles é o arco de Tito, todo em mármore, construído no Fórum Romano para comemorar a tomada

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior ARTE GÓTICA Professora Alba Baroni Arquiteta ARTE GÓTICA (1100 1300) No século XII a economia é fundamentada no comércio. O centro da vida social volta a ser a cidade. No inicio

Leia mais

CAESP - Artes Aula 07-22/03/2018 ARTE MEDIEVAL ROMÂNICA E GÓTICA

CAESP - Artes Aula 07-22/03/2018 ARTE MEDIEVAL ROMÂNICA E GÓTICA CAESP - Artes Aula 07-22/03/2018 ARTE MEDIEVAL ROMÂNICA E GÓTICA Estilo Românico Rural: Reconfiguração da arquitetura romana (antiga) em uma releitura medieval. Uso do arco semicircular para as aberturas

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da grego-helenística,

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da grego-helenística, ARTE ROMANA A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da grego-helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza.

Leia mais

Artes visuais AULA 1 Elementos fundamentais; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga

Artes visuais AULA 1 Elementos fundamentais; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Artes visuais AULA 1 Elementos fundamentais; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Prof. André de Freitas Barbosa Objetivos: - A Arte na História: refletir sobre a finalidade da produção artística

Leia mais

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS. 7º ano 1º trimestre. Unidade II. Arte Medieval. Nome: Nº.

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS. 7º ano 1º trimestre. Unidade II. Arte Medieval. Nome: Nº. Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º ano 1º trimestre Unidade II Arte Medieval Nome: Nº.: Turma: Ano: Professor(a): Arte Clássica? Para compreendermos a representação visual

Leia mais

A ARTE NA GRÉCIA. Laocoonte e seus filhos

A ARTE NA GRÉCIA. Laocoonte e seus filhos 1 A ARTE NA GRÉCIA Laocoonte e seus filhos Dos povos da antiguidade, os que apresentaram uma produção de cultura mais livre foram os gregos. Eles não se submeteram as imposições de sacerdotes ou de reis

Leia mais

Contexto Histórico Arte românica

Contexto Histórico Arte românica Contexto Histórico Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII. O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo

Leia mais

Arte Romana. 6º Ano Apostila 2015 Artes Professor Juventino

Arte Romana. 6º Ano Apostila 2015 Artes Professor Juventino Arte Romana 6º Ano Apostila 2015 Artes Professor Juventino Arte Romana A soberania do Império Romano, sem paralelos na história, estendia-se da Espanha ao sul da Rússia, da Inglaterra ao Egito e em seu

Leia mais

Mestre Consolus. Um milagre de São Pedro. Segunda metade do século XIII. A caverna confere sensação de profundidade.

Mestre Consolus. Um milagre de São Pedro. Segunda metade do século XIII. A caverna confere sensação de profundidade. Proposta de Leitura: GOMBRICH, 1999, pp. 133-141; 185-195; 201-205. A arte na Idade Média transmite uma verdadeira integração da pintura, escultura e arquitetura marcados pela arte românica no final do

Leia mais

01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo.

01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo. Capítulo 01 - A Arte na Pré-História 01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo. R Na pág. 09, na caixa de texto. 02. Os artefatos

Leia mais

Artes visuais AULA 1 Noções elementares; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga

Artes visuais AULA 1 Noções elementares; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Artes visuais AULA 1 Noções elementares; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Prof. André de Freitas Barbosa Objetivos: - A Arte na História: refletir sobre a finalidade da produção artística em

Leia mais

Também é conhecida por Arte Primitiva Cristã. O período marca a passagem da Idade Antiga para a Idade Média (476 a 1453) (século V XV).

Também é conhecida por Arte Primitiva Cristã. O período marca a passagem da Idade Antiga para a Idade Média (476 a 1453) (século V XV). Também é conhecida por Arte Primitiva Cristã. O período marca a passagem da Idade Antiga para a Idade Média (476 a 1453) (século V XV). O Cristianismo surgiu no reinado de Augusto (Império Romano) e seus

Leia mais

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES UC5 - PRESTAR INFORMAÇÕES TURÍSTICAS NO CONTEXTO LOCAL E REGIONAL. A ARTE E ARQUITETURA GREGA E SUA INFLUÊNCIA NO RN Prof. Elisângela Bezerra das

Leia mais

Grécia. A arte do pensar A Filosofia

Grécia. A arte do pensar A Filosofia Grécia A arte do pensar A Filosofia Sócrates, Platão e Aristóteles Arquitetura A arquitetura apresenta 3 ordens: A Dórica, Jônica e Coríntia Principais características da arquitetura grega: - Planta

Leia mais

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. Arte na antiguidade: Egito e Grécia Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com Arte para a eternidade: Egito e Mesopotâmia periodização Antigo Império (3200-2000 a.c.) Médio Império (2000-1580

Leia mais

Datada do séc. II ao final do séc. V d.c.

Datada do séc. II ao final do séc. V d.c. ARTE PALEOCRISTÃ ARTE PALEOCRISTÃ ANTIGUIDADE Datada do séc. II ao final do séc. V d.c. ARTE PRIMITIVA CRISTÃ arte dos cinco primeiros séculos do aparecimento do cristianismo. Divide-se em dois períodos:

Leia mais

A Arte na Roma Antiga

A Arte na Roma Antiga A Arte na Roma Antiga 01 Quais as civilizações que influenciaram Roma no campo artístico? R. na pag. 51 02 Como a arte grego-helenística contribuiu com a expressão artística romana? R. na pag. 52 (na caixa

Leia mais

ARTE GÓTICA. Prof. Nunes

ARTE GÓTICA. Prof. Nunes ARTE GÓTICA Prof. Nunes INTRODUÇÃO O termo GÓTICO deriva de uma confederação de TRIBOS BÁRBARAS que invadiu o Império Romano, os GODOS. Essa expressão foi cunhada pelos ITALIANOS DA RENASCENÇA que achavam

Leia mais

A Arte na Idade Média

A Arte na Idade Média Colégio Pedro II - Unidade São Cristóvão II 7º ano Artes Visuais Prof. Shannon Botelho Nome: Turma: 2º Trimestre ARTE BIZANTINA A Arte na Idade Média A arte Bizantina teve seu centro de difusão a partir

Leia mais

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Capítulos:

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Capítulos: Nome Nº Ano Ensino Turma 9 o Fund. II Disciplina Professor Natureza Trimestre/Ano Data Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/2016 03/08/2016 Capítulos: 4 - A Arte na Hélade Grécia Antiga 5 - A Arte na Roma

Leia mais

O que mais sobressai da arquitetura grega é:

O que mais sobressai da arquitetura grega é: 2 O que mais sobressai da arquitetura grega é: A ordem (a que cada edifício pertence); A harmonia das suas proporções: os edifícios não são excessivamente grandes; são construídos à dimensão humana; O

Leia mais

Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo

Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo QUANDO ACONTECEU? 753 a. C. 509 a. C. 27 a. C. 0 218 d. C. 313 476 381 Nascimento República

Leia mais

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias História da Arte. Profa.: Consuelo Holanda

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias História da Arte. Profa.: Consuelo Holanda Linguagens, Códigos e suas Tecnologias História da Arte Profa.: Consuelo Holanda No século IV o Império Romano dava sinais claros da queda de seu poder no ocidente, principalmente em função da invasão

Leia mais

CONTEXTO HISTÓRICO. Compreende o milênio que transcorreu desde a queda do Império Romano do Ocidente até o fim do Império Bizantino.

CONTEXTO HISTÓRICO. Compreende o milênio que transcorreu desde a queda do Império Romano do Ocidente até o fim do Império Bizantino. C O L É G I O D I O C E S A N O S E R I D O E N S E - C D S D I S C I P L I N A : A R T E S P R O F E S S O R A : A N A P R I S C I L A S É R I E : 3 ª E N S I N O M É D I O Arte Medieval CONTEXTO HISTÓRICO

Leia mais

Com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, em 476, inicia-se a Idade Média. A arte da Idade Média tem suas raízes na época conhecida como

Com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, em 476, inicia-se a Idade Média. A arte da Idade Média tem suas raízes na época conhecida como ARTE ROMÂNICA Nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte conhecido como românico. Visto principalmente nas igrejas católicas construídas

Leia mais

A ARTE ROMANA PINTURA, MOSAICO, ESCULTURA E ARQUITECTURA. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons

A ARTE ROMANA PINTURA, MOSAICO, ESCULTURA E ARQUITECTURA. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons A ARTE ROMANA PINTURA, MOSAICO, ESCULTURA E ARQUITECTURA Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 19ª AULA - SUMÁRIO A arte romana: pintura, mosaico, escultura e arquitectura. PINTURA

Leia mais

Império Romano Era Cristã

Império Romano Era Cristã ARTE ROMANA Império Romano Era Cristã Conjunto de sarcófagos do chamado Hipogeu dos Volumni em Perúgia tumulo com mulher c. séc. VI Túmulo casais c. séc. VI-V Casais c. 400 ac Fase Helenística/neoclassicista

Leia mais

Vista da Catedral de Colónia, Alemanha

Vista da Catedral de Colónia, Alemanha Arte Gótica A arte gótica, estilo artístico desenvolvido na Europa Ocidental, está diretamente ligada ao contexto histórico da época de sua criação. No fim da Idade Média, o velho continente se deparou

Leia mais

APOSTILA I UNIDADE EM1 ARTE GREGA

APOSTILA I UNIDADE EM1 ARTE GREGA APOSTILA I UNIDADE EM1 ARTE GREGA Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam

Leia mais

Pré-História, Egito, Grécia e Roma

Pré-História, Egito, Grécia e Roma Arte Visual/A SÉRIE: Intensivo/Extensivo Pré-História, Egito, Grécia e Roma ANDREIA LEITE/SUSSUMO Períodos de Estudo Paleolítico Inferior 600.000 100.000 a.c Não existe manifestação artística Paleolítico

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Lista de Recuperação do II Trimestre / 1 º ano/arte Professor(a): Ana Cecilia Data: / setembro / 2016. 1) Aponte as principais influências culturais sofridas pela

Leia mais

História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I. O Nascimento da Cultura

História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I. O Nascimento da Cultura História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I O Nascimento da Cultura A PRÉ-HISTÓRIA Período da História que engloba desde o surgimento do ser humano até o desenvolvimento

Leia mais

CAESP - Artes Aula 06-23/03/2017 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL:

CAESP - Artes Aula 06-23/03/2017 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: CAESP - Artes Aula 06-23/03/2017 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: A Arte dos primórdios do Cristianismo: Para conhecermos melhor as artes produzidas no império bizantino, é necessário passarmos pela arte dos

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p. Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio Capítulo 14 A arte no Barroco Europeu 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.141 02 No livro, encontramos duas explicações para o surgimento

Leia mais

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano e outros impérios de sua época Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano Expansão durante quatro séculos: Oriente e ocidente; Oriente: se estendeu do Egito à Mesopotâmia e chegou a Arábia;

Leia mais

Arte Cristã Primitiva. 6º Ano 2015 Prof. Juventino Artes

Arte Cristã Primitiva. 6º Ano 2015 Prof. Juventino Artes Arte Cristã Primitiva 6º Ano 2015 Prof. Juventino Artes Dois Momentos 1º - Clandestino e perseguidos pelos romanos. 2 - Aceitação da religião cristã. Os primeiros cristãos de origem humilde, reuniam-se

Leia mais

A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes

A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes O ESTILO GÓTICO DESIGNA UMA FASE DA HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTAL, IDENTIFICÁVEL POR CARACTERÍSTICAS BEM ESPECÍFICAS DE CONTEXTO SOCIAL, POLÍTICO E RELIGIOSO EM CONJUGAÇÃO COM VALORES ESTÉTICOS E FILOSÓFICOS

Leia mais

ARTE ROMANA EFICIÊNCIA, ORGANIZAÇÃO, PRATICIDADE

ARTE ROMANA EFICIÊNCIA, ORGANIZAÇÃO, PRATICIDADE ARTE ROMANA EFICIÊNCIA, ORGANIZAÇÃO, PRATICIDADE A civilização romana é tipicamente inserida na chamada Antiguidade Clássica, juntamente com a Grécia Antiga, que muito inspirou a cultura desse povo. Roma

Leia mais

II Capítulo Grécia 19

II Capítulo Grécia 19 II Capítulo Grécia 19 Os Gregos foram os primeiros artistas realistas. Representavam a natureza tal como ela é. Utilizavam o estudo das proporções baseando-se na consagrada máxima, ou seja: O HOMEM É A

Leia mais

Arquitetura Românica

Arquitetura Românica Arquitetura Românica O Surgimento do Românico A Europa atravessava uma fase difícil, invasões diversas em todas as direções, os exércitos reais não conseguem mais deter os invasores. (Árabes, Normandos),

Leia mais

Arquitetura Românica

Arquitetura Românica Arquitetura Românica O Surgimento do Românico A Europa atravessava uma fase difícil, invasões diversas em todas as direções, os exércitos reais não conseguem deter mais os invasores. (Árabes, Normandos),

Leia mais

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Retrato dos Reis Magos na Basílica de Santo Apolinário (Ravena, Itália, séc. VI) A principal característica

Leia mais

7.º ANO ENSINO BÁSICO HISTÓRIA ANA FILIPA MESQUITA CLÁUDIA VILAS BOAS

7.º ANO ENSINO BÁSICO HISTÓRIA ANA FILIPA MESQUITA CLÁUDIA VILAS BOAS 7.º ANO ENSINO BÁSICO HISTÓRIA ANA FILIPA MESQUITA CLÁUDIA VILAS BOAS DOMÍNIO A DAS SOCIEDADES RECOLETORAS ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES DOMÍNIO B A HERANÇA DO MEDITERRÂNEO ANTIGO ÍNDICE DAS SOCIEDADES RECOLETORAS

Leia mais

Thais Brandão Redatora Skype:

Thais Brandão Redatora   Skype: A arquitetura sacra de São Paulo Para quem gosta de arquitetura, cultura e história, visitar as Igrejas de São Paulo é um excelente passeio, há construções belíssimas por toda cidade. Hoje falarei de algumas,

Leia mais

ANTES DE RESPONDERES, LÊ COM ATENÇÃO TODA A PERGUNTA E RESPONDE CUIDADOSAMENTE. Grupo I

ANTES DE RESPONDERES, LÊ COM ATENÇÃO TODA A PERGUNTA E RESPONDE CUIDADOSAMENTE. Grupo I História Ficha Formativa Nome: Data: / / ANTES DE RESPONDERES, LÊ COM ATENÇÃO TODA A PERGUNTA E RESPONDE CUIDADOSAMENTE Grupo I 1. - Menciona as características presentes na arquitetura renascentista.

Leia mais

Igreja de Hagia Sophia

Igreja de Hagia Sophia Igreja de Hagia Sophia Constantino (em 312) teve uma revelação através de um sonho onde durante uma batalha teria visto uma cruz luminosa no céu. Depois disto, a batalha teria sido vencida. Assim, adotou

Leia mais

IMPÉRIO BIZANTINO. Justiniano e sua corte (mosaico) Chiesa di S. Vitale Ravenna

IMPÉRIO BIZANTINO. Justiniano e sua corte (mosaico) Chiesa di S. Vitale Ravenna IMPÉRIO BIZANTINO Justiniano e sua corte (mosaico) Chiesa di S. Vitale Ravenna 395 - Império Romano é governado pelos filhos do imperador Teodósio: Honório (imperador do Ocidente) e Arcádio (imperador

Leia mais

CAESP - Artes Aula 04-28/02/2019 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL:

CAESP - Artes Aula 04-28/02/2019 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: CAESP - Artes Aula 04-28/02/2019 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: A Arte dos primórdios do Cristianismo: Para conhecermos melhor as artes produzidas no império bizantino, é necessário passarmos pela arte dos

Leia mais

Arte 1º. Ano do Ensino Médio. Linha do Tempo da História da Arte (Períodos/ Movimentos Artísticos/ Contexto Histórico).

Arte 1º. Ano do Ensino Médio. Linha do Tempo da História da Arte (Períodos/ Movimentos Artísticos/ Contexto Histórico). Arte 1º. Ano do Ensino Médio 1º. Trimestre - Conteúdo Avaliativo: Linha do Tempo da História da Arte (Períodos/ Movimentos Artísticos/ Contexto Histórico). Períodos Artísticos: Pré-História/Idade Antiga

Leia mais

Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo O conhecimento científico da Natureza

Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo O conhecimento científico da Natureza Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo. 2.2. O conhecimento científico da Natureza - A matematização do real - Álgebra (equações, operações, polinómios ) - Geometria (forma, tamanho, posição

Leia mais

O ESTILO ROMÂNICO. Frontal da Diocese de Urgell, Museu de Arte da Catalunha, Barcelona

O ESTILO ROMÂNICO. Frontal da Diocese de Urgell, Museu de Arte da Catalunha, Barcelona O ESTILO ROMÂNICO Frontal da Diocese de Urgell, Museu de Arte da Catalunha, Barcelona O trabalho nas oficinas da corte de Carlos Magno levou os artistas a superarem o estilo ornamental da época das invasões

Leia mais

Os primórdios de uma Arte Cristã é identificável pode ser rastreada até o fim do segundo século e no início do terceiro século.

Os primórdios de uma Arte Cristã é identificável pode ser rastreada até o fim do segundo século e no início do terceiro século. ARTE AULA 13 A 16 EAD 1ºANO AULA 13 ARTE PALEOCRISTÃ Os primórdios de uma Arte Cristã é identificável pode ser rastreada até o fim do segundo século e no início do terceiro século. Considerando-se as proibições

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo Apoio Pedagógico: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

História da Arte. Questões sobre a Cultura Clássica - Grécia e Roma -

História da Arte. Questões sobre a Cultura Clássica - Grécia e Roma - História da Arte Questões sobre a Cultura Clássica - Grécia e Roma - Leia o fragmento abaixo. "Quando chegaram a Creta, Ariadne viu Teseu e amou-o, atraiçoando seu pai Minos. Ela perguntou a Dédalo como

Leia mais

03- "A antiga civilização egípcia era complexa em sua organização social e rica em diversidade cultural."

03- A antiga civilização egípcia era complexa em sua organização social e rica em diversidade cultural. PROFESSOR: EQUIPE DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA BANCO DE QUESTÕES - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 3ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 4 =============================================================================================

Leia mais

Arte Visual/A. SÉRIE: 1º ano. A Arte Romana ANDREIA LEITE

Arte Visual/A. SÉRIE: 1º ano. A Arte Romana ANDREIA LEITE Arte Visual/A SÉRIE: 1º ano A Arte Romana ANDREIA LEITE A Arte Romana -Fundada em 753 a.c. -Influencia dos Gregos (Ideal de Beleza) e Etruscos (realismo). -Esculturas 1º momento cópias das obras gregas,

Leia mais

ARTES AVALIAÇÃO. Aula 3.2 - AVALIAÇÃO

ARTES AVALIAÇÃO. Aula 3.2 - AVALIAÇÃO Aula 3.2-2 1. A Anunciação é uma das obras mais conhecidas de Leonardo da Vinci. Feita por volta do ano de 1472, ela retrata uma das cenas bíblicas mais famosas de todos os tempos. Escreva nas linhas abaixo

Leia mais

Aula 07 Profª. Lila Donato IDADE MÉDIA. a produção artística. CRISTÃ PARTE 2a. Aula 07 Prof. Lila Donato BIZANTINA

Aula 07 Profª. Lila Donato IDADE MÉDIA. a produção artística. CRISTÃ PARTE 2a. Aula 07 Prof. Lila Donato BIZANTINA Profª. Lila Donato IDADE MÉDIA a produção artística CRISTÃ PARTE 2a A ARTE BIZANTINA 1. RELEMBRANDO E REFORÇANDO 1 momento arte & arquitetura PALEOCRISTÃ 1ª etapa CATACUMBAS SEPULCRO Congregação clandestina

Leia mais

ARTE PRÉ-HISTÓRICA. IDADE DOS METAISaproximadamente 5.000 a 3.500 a.c. aparecimento de metalurgia; invenção da roda;

ARTE PRÉ-HISTÓRICA. IDADE DOS METAISaproximadamente 5.000 a 3.500 a.c. aparecimento de metalurgia; invenção da roda; ARTE PRÉ-HISTÓRICA PALEOLÍTICO INFERIOR aproximadamente 5.000.000 a 25.000 a.c.; controle do fogo; e instrumentos de pedra e pedra lascada, madeira e ossos: facas, machados. PALEOLÍTICO SUPERIOR instrumentos

Leia mais

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes GRÉCIA Arte grega O povo grego foi um povo onde a criatividade se fez presente, tanto na arte quanto na literatura. Na arquitetura, as muitas construções públicas comprovam uma combinação de conhecimentos

Leia mais

A arte medieval: o estilo românico e o gótico

A arte medieval: o estilo românico e o gótico COLÉGIO SALESIANO A arte medieval: o estilo românico e o gótico Prof. Maria José CULTURA MEDIEVAL. Século V ao XV: Idade das Trevas - Humanistas As construções que mais representam o período medieval são:

Leia mais

I D A D E M É D I A Arquitetura Medieval Estilo Bizantino INSTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO CIVIL 1

I D A D E M É D I A Arquitetura Medieval Estilo Bizantino INSTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO CIVIL 1 I D A D E M É D I A Arquitetura Medieval Estilo Bizantino INSTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Professora Arq.: VERÔNICA FREITAS Equipe: Ana Paula Diego Neves John Kennedy Sthefany Cabrera Oswaldo Garcia Campus

Leia mais