1. Apresentação - Os Princípios e Valores da Empresa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Apresentação - Os Princípios e Valores da Empresa"

Transcrição

1

2

3 Avaliaçã, Plíticas e Metas Apresentams a seguir nsss Valres e Princípis difundids entre nsss clabradres e frnecedres que regulam nssa prática ds Dez Princípis d Pact Glbal. Esta apresentaçã é frnecida as prfissinais, pr mei d Manual d Clabradr e descreve em seus capítuls Primeir, Sext e Sétim s valres pertinentes a este COP. Pr ser uma empresa de pequen prte, da área de tecnlgia da infrmaçã, u seja de baix impact ambiental e inserida em um cntext n qual s clabradres e frnecedres pssuem uma ba instruçã educacinal, acabams pr inserir s princípis d Pact n nss dia-a-dia se estabelecer metas muit específicas em relaçã a cada princípi. Trabalhams muit cm a cnscientizaçã e n cumpriment da legislaçã vigente cm frma de expressã das nssas práticas. 1. Apresentaçã - Os Princípis e Valres da Empresa tp Agra VOCÊ faz parte d time-cinq. É muit imprtante que vcê cnheça a nssa Empresa, que se sinta integrad e feliz entre nós. Seja bem vind à CINQ Technlgies. Esperams que vcê vista nssa camisa e frtaleça ainda mais nss time. A CINQ busca cnstruir uma relaçã de parceria cm seus clabradres. O sucess desta parceira requer que tds cmpreendam que sucess pessal cm indivídus e sucess da CINQ cm empresa de negócis estã diretamente relacinads. Tds s clabradres sã respnsáveis pela preservaçã ds valres fundamentais e pela cnslidaçã d nv estil de atuaçã, de md a viabilizar as mudanças impstas pela presença de nvas tecnlgias e pr um mercad em permanente transfrmaçã. O desafi é, acima de tud, trnar-se uma empresa cada dia mais cmpetitiva e a CINQ cnta cm a cntribuiçã de seus clabradres para vencer esse desafi. Valres: Nss sucess vem de clientes satisfeits Nssa aspiraçã é frnecer qualidade e excelência em tud que fazems Utilizams a tecnlgia para assegurar a liderança d mercad Cada um de nós é imprtante e valrizad Assumims nssas respnsabilidades sciais Estil de atuaçã Estams sintnizads cm mercad Buscams sempre s melhres resultads Agims cm rapidez e sens de prtunidade Valrizams a relaçã direta cm cliente extern Trabalhams em equipe Cmpartilhams pder de decisã Tems uma cmunicaçã aberta e hnesta 6. Direits e Deveres Cmuns d Time CINQ tp Sã direits d clabradr:

4 Exigir tratament de acrd cm s princípis d respeit e da mral individual e prfissinal nas suas relações cm s clientes e clabradres;(princípio 1) Receber remuneraçã pel trabalh executad ns terms fixads pel cntrat; (PRINCÍPIO 4) Suspender a atividade individual, se nã lhe frem dadas às cndições mínimas para bem desenvlver trabalh; (PRINCÍPIO 4) Receber acmpanhament técnic necessári para bm desempenh das suas atividades; Tmar cnheciment de tdas as infrmações técnicas referentes à sua área de atuaçã, necessárias para a ba execuçã ds seus trabalhs. Sã deveres d clabradr: Agir de acrd cm s princípis d respeit e da mral individual e prfissinal, nas suas relações cm s clientes; (PRINCÍPIO 6) Manter sigil sbre as particularidades ds clientes e cmprmiss cm a verdade, evitand emitir piniões u sugerir medidas sbre assunts que nã estiver segur e cnfiante na rigem ds dads que dispõe; Utilizar trajes e linguagem adequads quand da realizaçã ds serviçs utilizand-se de bm sens, levand sempre em cnta tip de trabalh que irá executar, públic que estará em cntat e s hábits da regiã nde prestará serviç; Cumprir a agenda acrdada n cntrat; Cmunicar primeiramente à CINQ quand ausentar-se, seja pr mtivs particulares, saúde, atras, etc; Entrar primeiramente em cntat cm a CINQ quand tiver dúvidas referente à cntrats, nta fiscal, pagaments, dcuments, etc; Infrmar à CINQ sempre que tiver dúvidas e/u reclamações; Entrar em cntat cm Departament Pessal tda vez que seus dads pessais (endereç, telefne, alteraçã d estad civil, etc) fram alterads; Preencher relatóri de atividades diariamente, cm as hras realizadas n dia e mantê-l atualizad. É a partir desses registrs que s gerentes de prjet pderã avaliar que está send feit, detectar ptenciais e eliminar desperdícis durante desenvlviment das atividades. Alguns de nsss clientes exigem que lhes reprtems s relatóris de atividade, dessa frma eles também acmpanham desenvlviment d prjet que está send realizad; Cumprir s hráris estabelecids e a carga hrária, respeitand a seqüência das atividades; Manter, em relaçã as demais clabradres, crdialidade e respeit, evitand cnfrnts, bem cm cm s clientes. (PRINCÍPIO 6) 7. A Ética na Empresa tp Ser étic nada mais é d que agir direit, prceder bem, sem prejudicar s utrs. É também agir de acrd cm s valres mrais de uma determinada sciedade. Qualquer decisã ética tem pr trás um cnjunt de valres fundamentais. Entre eles: Ser hnest em qualquer situaçã: A hnestidade é a primeira virtude da vida ds negócis. (PRINCÍPIO 10) Ter cragem para assumir decisões: mesm que seja precis ir cntra a piniã da mairia. Principalmente assumir que fez, nã prejudicar s utrs. Ser tlerante e flexível. Ser íntegr em qualquer situaçã. Ist significa agir de acrd cm s seus princípis. (PRINCÍPIO 10) Ser educad. Ser humilde. Ser fiel. Ser prudente.

5 Além diss, a Cinq apóia s seguintes princípis: Apóia e respeita a prteçã ds direits humans e assegurar a nã participaçã na vilaçã destes direits. (PRINCÍPIO 1 E 2) Respeita a liberdade de assciaçã sindical e recnhece direit à negciaçã cletiva. (PRINCÍPIO 3) Nã admite discriminaçã u vilência de qualquer tip, inclusive assédi mral e sexual, punições, cerçã física e/u abus verbal em seu ambiente de trabalh. (PRINCÍPIO 6) Nã admite atitudes crruptas, inclusive extrsã e prpina. (PRINCÍPIO 10) Nã apóia trabalh frçad u trabalh infantil. (PRINCÍPIO 5) Respeita e prmve us racinal de recurss ambientais. (PRINCÍPIO 7, 8 E 9) Algumas estratégias para saber que está send étic: Saiba exatamente quais sã s seus limites étics. Nã faça nada que nã pssa assumir em públic. Avalie s riscs de cada decisã que tmar. Meça cuidadsamente as cnseqüências d seu at em relaçã a tds s envlvids. Seja cmprmetid cm a empresa nde vcê trabalha. Nã desgaste sua imagem. Deficiências internas nã devem ser levadas para cliente extern. Cumpra prazs rigrsamente. Saiba uvir. É acnselhável uvir mais d que falar, especialmente em se tratand de reclamações e cnsultas de clientes. Cuidad cm as brincadeiras, elas pdem ter a funçã de aliviar a tensã d grup em determinad mment, em utrs pderá estar levand um grup a fugir de uma tarefa. Agir eticamente dentr u fra d ambiente de trabalh sempre fi e será uma decisã pessal. Lembre-se, prém, de que esse cstuma ser um caminh sem vlta. Para bem u para mal. Princípis de Direits Humans Princípi 1: As empresas devem dar api e respeitar a prteçã as direits humans prclamads internacinalmente; e Princípi 2: certificarem-se de que nã sejam cúmplices de abuss ds direits humans Implementaçã e Mediçã ds Reultads Descriçã de ações cncretas para implementar plíticas de Direits Humans, reduçã de riscs ds Direits Humans e respsta a vilações ds Direits Humans. Prcurams realizar a lng d an ações que cnvidam s clabradres a auxiliar a sciedade cm api de campanhas de daçã de Agasalh, aliments e api a crianças carentes. Realizams na nssa SIPAT palestra sbre a Daçã de Medula óssea, bem cm cadastrament ds clabradres n banc de pssíveis dadres.

6 Princípis d Trabalh Princípi 3: As empresas devem apiar a liberdade de assciaçã e recnheciment efetiv d direit à negciaçã cletiva; Princípi 4: a eliminaçã de tdas as frmas de trabalh frçad e cmpulsóri; Princípi 5: a abliçã efetiva d trabalh infantil; e Princípi 6: a eliminaçã da discriminaçã cm relaçã a empreg e prfissã (Para mais infrmações sbre s princípis, clique aqui) Implementaçã e Mediçã de resultads Descriçã de ações cncretas adtadas pr sua empresa para implementaçã de plíticas trabalhistas, reduçã de riscs trabalhistas e respsta a vilações trabalhistas A CINQ é cmprmetida em cumprir cm as determinações trabalhistas, pr este mtiv pssui internamente um grup de Funcináris respnsável pela CIPA, que ficam atents a cumpriment da legislaçã n que diz respeit a segurança n trabalh. Este grup acmpanha em cnjunt cm a área de Recurss Humans a execuçã d PCMSO e PPRA, realiza anualmente a SIPAT, que além de prmver a segurança n trabalh, também prmve a saúde e bem estar ds clabradres. De acrd cm Princípi 3 a CINQ também frnece tda liberdade as clabradres a sindicalizaçã bem cm a relaçã cm Sindicat. Anualmente é prmvida uma Assembleia sem a presença da direçã da empresa, para que as pessas fiquem mais à vntade e pssam reprtar a Sindicat seus anseis. Neste mment é avaliad Acrd d Banc de Hras, utra iniciativa que prmve equilíbri da vida pessal e prfissinal ds clabradres, privilegiand a flexibilidade da jrnada de trabalh. Outr fatr imprtante em relaçã as princípis de trabalh diz respeit a equidade de gêner. A CINQ é uma empresa que respeita muit as mulheres e apesar de estar e inserida em um cntext primariamente masculin (a área de tecnlgia da infrmaçã) a empresa vem aumentand an a an a participaçã de mulheres n seu quadr de funcináris. Em 2012 era 10,55%, ,24% e em 2014 a participaçã das mulheres subiu para 25,49%. Outr pnt imprtante para nssa empresa é a inclusã de nvs prfissinais n mercad de trabalh, pr iss tems anualmente um prgrama de estági que busca a treinar futurs prfissinais nas universidades e depis cntratar cm estagiáris s prfissinais que se destacam. Em 2014 fram 161 inscrits e em Uma vez pr an s clabradres passam pr um prcess de avaliaçã de desempenh frmal e recebem um feedback em relaçã as suas cnheciment, habilidades e atitudes. O da área de recurss humans (recurss-humans@cinq.cm.br) é principal canal para reprtar qualquer prblema de discriminaçã u prblema que s clabradres tenham em relaçã a trat dentr da empresa.

7 Princípis Ambientais Princípi 7: As empresas devem apiar uma abrdagem preventiva as desafis ambientais; Princípi 8: realizar iniciativas para prmver mair respnsabilidade ambiental; e Princípi 9: encrajar desenvlviment e a difusã de tecnlgias que nã agridem mei ambiente Implementaçã e Mediçã de resultads A CINQ incentiva e dispnibiliza espaçs para cleta seletiva de lix e pssui um prgrama de destinaçã de lix eletrônic mensal, n qual a própria empresa pde se desfazer de equipaments em desus, assim cm s clabradres pdem destinar crretamente lix eletrônic que pssuem em casa. Também apiams a Hra d Planeta para cnsum cnsciente de energia e fazems campanhas periódicas para reduçã d cnsum. Internamente pssuíms um prgrama de desligament autmátic prgramad de máquinas que sã esquecidas ligadas a final dia. Também apiams cnsum cnsciente de recurss cm cps plástics, pr iss frnecems as nsss clabradres canecas e squeezes para que pssam ser reutilizads evitand cnsum desnecessári.

8 Princípis Anticrrupçã Princípi 10: As empresas devem trabalhar cntra a crrupçã em tdas as suas frmas, incluind extrsã e subrn (para mais infrmações sbre s princípis, clique aqui) Implementaçã e Mediçã de resultads Descriçã de ações cncretas para implementaçã de plíticas anticrrupçã, reduçã de riscs anticrrupçã e respsta a incidentes Quant a Crrupçã prcurams deixar clar as nsss clabradres e frnecedres que sms ttalmente cntra. Pr este mtiv, slicitams as clabradres que assinem um term de cnduta n qual cnstam s valres e princípis difundids nss manual ds clabradres e descrit acima. Além diss, aplicams um questinári para hmlgaçã ds nsss frnecedres n qual slicitams cmprmiss cm s princípis d Pact Glbal, principalmente cm a questã a anti-crrupçã cnfrma exempl abaix.

9 Demais Ações: Outras ações prmvidas pela CINQ de frma geral em relaçã a Respnsabilidade Scial e Ambiental fram: Api a Assciaçã de Prteçã a Ids Ana Rsa situada em Curitiba Daçã de leite para - N ttal fram dadas 26 latas de Leite. Adçã de 25 nmes para Campanha de Natal para daçã de Brinqueds e Rupas Api as Campanhas d Institut Pró-Cidadania de Curitiba Campanha Pásca Slidária 56 Caixas de Bmbm Campanha De Calr 227 peças de Rupa Api a Outubr Rsa Campanhas internas sbre Câncer de Mama

Curitiba, 23 Agosto de 2016

Curitiba, 23 Agosto de 2016 Curitiba, 23 Agst de 2016 Ban Ki-mm Secretári Geral Nações Unidas New Yrk, NY 10017 USA Sr. Secretári-Geral, Gstaria de cnfirmar que a CINQ Technlgies LTDA cntinua apiand s Dez Princípis d Pact Glbal,

Leia mais

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 47 48 3.1. VISÃO DE FUTURO DO MAIS RN PARA 2035 A classe empresarial ptiguar apresenta para a sciedade uma Visã de Futur usada e desafiadra.

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POLÍTICA DE CONFLITOS DE INTERESSE

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POLÍTICA DE CONFLITOS DE INTERESSE CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POLÍTICA DE CONFLITOS DE INTERESSE Magna Internatinal Inc. Plítica sbre Presentes e Entreteniment 1 POLÍTICA DE CONFLITOS DE INTERESSE Clabradres da Magna devem agir de acrd cm

Leia mais

Vagas de estágio Empresa: Descrição da vaga: Requisitos: Remuneração: Horário:

Vagas de estágio Empresa: Descrição da vaga: Requisitos: Remuneração: Horário: Vagas de estági Empresa: J.A Urbanism Descriçã da vaga: atuar junt a setr financeir da empresa, prestand auxíli em suas rtinas, cntas a pagar, cntas a receber e demais trâmites d setr. Requisits: cursand

Leia mais

WWF International AVISO DE DADOS PESSOAIS DO TRABALHADOR

WWF International AVISO DE DADOS PESSOAIS DO TRABALHADOR WWF Internatinal AVISO DE DADOS PESSOAIS DO TRABALHADOR Data da versã: 18 Junh de 2018 (substitui a Plítica Internacinal de Prteçã de Dads d WWF de 4 de nvembr 2013 ) FINALIDADE E ÂMBITO Esta plítica define

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS DO GRUPO TIM NO BRASIL

RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS DO GRUPO TIM NO BRASIL RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS DO GRUPO TIM NO BRASIL PREMISSA Cnectar e cuidar de cada um para que tds pssam fazer mais Esse é prpósit da TIM que, além de traduzir sua atuaçã invadra, também se

Leia mais

Consulta pública sobre a revisão da Estratégia Europeia para a Deficiência

Consulta pública sobre a revisão da Estratégia Europeia para a Deficiência Cnsulta pública sbre a revisã da Estratégia Eurpeia para a Deficiência 2010-2020 Na UE, há aprximadamente 80 milhões de pessas cm deficiência que diariamente enfrentam barreiras que as impedem de participar

Leia mais

ÉTICA EMPRESARIAL CÓDIGO ÉTICO DE FORNECEDORES DO GRUPO CEPSA. Rev 0 / Dezembro 2014 Gere: Unidade de Compras Data vigor: Dezembro 2014 Pág.

ÉTICA EMPRESARIAL CÓDIGO ÉTICO DE FORNECEDORES DO GRUPO CEPSA. Rev 0 / Dezembro 2014 Gere: Unidade de Compras Data vigor: Dezembro 2014 Pág. CÓDIGO ÉTICO DE FORNECEDORES DO GRUPO CEPSA Rev 0 / Dezembr 2014 Gere: Unidade de Cmpras Data vigr: Dezembr 2014 Pág. 1 de 7 CÓDIGO ÉTICO DE FORNECEDORES DO GRUPO CEPSA A décima segunda Nrma de Cnduta

Leia mais

Índice. Comercializar e Vender Módulo 8- Atendimento e Venda

Índice. Comercializar e Vender Módulo 8- Atendimento e Venda Índice Atendiment e Venda... 2 Atendiment:... 2 Cmpetências d atendedr:... 2 Empatia:... 3 Qualidade d atendiment:... 4 Etapas de um atendiment eficaz:... 4 Prcess de cmunicaçã:... 4 Assertividade:...

Leia mais

POLÍTICA. Responsabilidade Socioambiental DEZ/16

POLÍTICA. Responsabilidade Socioambiental DEZ/16 POLÍTICA Respnsabilidade Sciambiental DEZ/16 OBJETIVOS Cntribuir cm diretrizes determinantes, prmvend desenvlviment sustentável de frma prativa, cm fc em uma cncepçã integrada de dimensões ecnômica, scial,

Leia mais

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP A Assciaçã de Estudantes da Faculdade de Psiclgia e de Ciências da Educaçã da Universidade d Prt (AEFPCEUP) recnhece que s rçaments participativs, utilizads

Leia mais

REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES 1 Índice 1 Enquadrament... 3 2 Objetivs... 3 3 Requisits para participaçã...

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA. Emissão Inicial Dezembro Revisão 01 - Agosto Revisão 01 Agosto 2017

CÓDIGO DE CONDUTA. Emissão Inicial Dezembro Revisão 01 - Agosto Revisão 01 Agosto 2017 CÓDIGO DE CONDUTA Emissã Inicial Dezembr 2016 Revisã 01 - Agst 2017 1 Sumári REVISÕES... 2 Históric das Alterações... 2 INTRODUÇÃO... 3 Cmpsiçã... 3 Amplitude... 3 MÓDULO 1 COMPROMISSOS DE CONDUTA... 4

Leia mais

NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES

NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES 1º Seminari Prátic Técnicas e Ferramentas de Luanda, 13,14 e 15 de Fevereir de 2017 - Htel**** NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES para planificar a melhr estratégia e alcançar melhr resultad 24 hras de Frmaçã

Leia mais

As cópias dos contratos, assim como outros documentos do projeto, a seguir relacionados serão fornecidos após celebração do contrato dos serviços:

As cópias dos contratos, assim como outros documentos do projeto, a seguir relacionados serão fornecidos após celebração do contrato dos serviços: Term de Referência para cntrataçã de Auditres Externs A Rede Nrte-Sul http://www.nrd-sued-netz.de é um departament da DGB Bildungswerk BUND, instituiçã educacinal pertencente à Cnfederaçã ds Sindicats

Leia mais

Açovisa Referência em distribuição de AÇOS. Comunicação de Progresso 2015-16

Açovisa Referência em distribuição de AÇOS. Comunicação de Progresso 2015-16 Açvisa Referência em distribuiçã de AÇOS. Cmunicaçã de Prgress 2015-16 Onde tem Açvisa, Tem a realizaçã de um prjet. O aç se trnu imprescindível as mais diverss segments da indústria, transfrmand criatividade

Leia mais

Hoje vamos falar. o Cidadania. o Direitos e deveres. o O que é ser cidadão ativo ou cidadã ativa

Hoje vamos falar. o Cidadania. o Direitos e deveres. o O que é ser cidadão ativo ou cidadã ativa Hje vams falar sbre Cidadania Direits e deveres O que é ser cidadã ativ u cidadã ativa Ser cidadã é... Participar na sciedade cm tdas as utras pessas Direits Deveres Ser cidadã é... Cidadania é: Pderms

Leia mais

Seja um fornecedor reconhecido!

Seja um fornecedor reconhecido! A relevância da indústria brasileira de Higiene Pessal, Perfumaria e Csmétics n mercad glbal tem a fundamental participaçã da cadeia prdutiva d setr. Em busca de incentivar a cmpetitividade, frtalecer

Leia mais

Tomamos Café e Falamos de Visitas de Estudo?

Tomamos Café e Falamos de Visitas de Estudo? Tmams Café e Falams de Visitas de Estud? O CONTEXTO DESTE CAFÉ : Prque na Escla Secundária Artística Antóni Arri pretendems prpiciar as aluns experiências cm grande valr para a sua aprendizagem e desenvlviment

Leia mais

AVALIAÇÃO, COMPRA E VENDA DE EMPRESAS (VALOR JUSTO) BRACING Avaliação, Compra e Venda de Empresas Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda.

AVALIAÇÃO, COMPRA E VENDA DE EMPRESAS (VALOR JUSTO) BRACING Avaliação, Compra e Venda de Empresas Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda. AVALIAÇÃO, (VALOR JUSTO) COMPRA E VENDA DE EMPRESAS BRACING Avaliaçã, Cmpra e Venda de Empresas Página 1 de 10 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

Descrição do serviço. Visão geral do serviço. Escopo dos serviços Copilot Optimize. Copilot Optimize CAA-1000. Escopo

Descrição do serviço. Visão geral do serviço. Escopo dos serviços Copilot Optimize. Copilot Optimize CAA-1000. Escopo Descriçã d serviç Cpilt Optimize CAA-1000 Visã geral d serviç Esta Descriçã d serviç ( Descriçã d serviç ) é firmada pr vcê, cliente, ( vcê u Cliente ) e a entidade da Dell identificada na fatura de cmpra

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E DE ÉTICA POLÍTICA SOBRE PRESENTES E ENTRETENIMENTO

CÓDIGO DE CONDUTA E DE ÉTICA POLÍTICA SOBRE PRESENTES E ENTRETENIMENTO CÓDIGO DE CONDUTA E DE ÉTICA POLÍTICA SOBRE PRESENTES E ENTRETENIMENTO POLÍTICA SOBRE PRESENTESE ENTRETENIMENTO Oferecer u receber presentes cmerciais e entreteniment é frequentemente uma frma aprpriada

Leia mais

Política de Rateio de Ordem. Área de Gestão de Compliance Versão 1.4

Política de Rateio de Ordem. Área de Gestão de Compliance Versão 1.4 Plítica de Ratei de Ordem Área de Gestã de Cmpliance Versã 1.4 1 Plítica de Ratei de Ordem I Cntrle de Versã... 3 II Sumári Executiv... 4 III Intrduçã... 4 IV Objetivs... 5 IV Princípis... 5 V Prcediments...

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A finalidade desta plítica é prprcinar a tds s titulares de dads que pr qualquer mei digital, ns frnecem infrmaçã, cnheciment necessári sbre a gestã que fazems ds seus dads pessais.

Leia mais

Manual de Versão Group Folha. e-social. Manual de cadastros dos novos campos e validação

Manual de Versão Group Folha. e-social. Manual de cadastros dos novos campos e validação Manual de Versã Grup Flha e-scial Manual de cadastrs ds nvs camps e validaçã Bel Hriznte, 2018. Grup Sftware. Tds s direits reservads Sumári Intrduçã... 3 1. Validadr de dads... 3... 3 2. Respnsável pel

Leia mais

Política de Privacidade do 69ª SBPC

Política de Privacidade do 69ª SBPC Plítica de Privacidade d 69ª SBPC Este Aplicativ reclhe alguns Dads Pessais ds Usuáris. RESUMO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE Os Dads Pessais sã cletads para s seguintes prpósits e usand s seguintes serviçs:

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Prazo para candidaturas: 28 de outubro de 2018

TERMO DE REFERÊNCIA. Prazo para candidaturas: 28 de outubro de 2018 TERMO DE REFERÊNCIA Estági de Cmunicaçã Lcalizaçã: Sã Paul Praz para candidaturas: 28 de utubr de 2018 Tip de Cntrat: Idima(s) necessári: Estági Data esperada de iníci: (data em que a/ candidata/ selecinada/

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL DE WINCHE REDES COMERCIAIS

CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL DE WINCHE REDES COMERCIAIS CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL DE WINCHE REDES COMERCIAIS Barcelna, 2016 ÍNDICE 1.- Intrduçã 2.- Âmbit de aplicaçã 3.- Valres étics 4.- Integridade relacinal Relaçã cm s clientes Relaçã cm s prveedres Relaçã

Leia mais

Política de presentes e hospitalidade

Política de presentes e hospitalidade Plítica de presentes e hspitalidade Data de entrada em vigr: 1 de janeir de 2016 Para us intern e extern. Índice Intrduçã... 2 A quem se aplica esta Plítica?... 2 O que é um presente e hspitalidade?...

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Plítica de Respnsabilidade Sciambiental JURISDIÇÃO GEOGRÁFICA AND BAH BRA ESP ISR LUX MEX MON PAN SUI URU USA X A infrmaçã cntida neste dcument é de us intern e prpriedade d Grup Andbank Brasil send pribida

Leia mais

Nós não compartilharemos seus detalhes - Queremos dizer isso!

Nós não compartilharemos seus detalhes - Queremos dizer isso! Nós nã cmpartilharems seus detalhes - Querems dizer iss! Atualizaçã: 26 de març de 2019 O TecSft entende que a sua privacidade é imprtante para vcê e que vcê se imprta cm a frma cm seus dads pessais sã

Leia mais

Manual de Versão Group Folha. e-social. Manual de cadastros dos novos campos e validação

Manual de Versão Group Folha. e-social. Manual de cadastros dos novos campos e validação Manual de Versã Grup Flha e-scial Manual de cadastrs ds nvs camps e validaçã Bel Hriznte, 2018. Grup Sftware. Tds s direits reservads Sumári Intrduçã... 3 1. Validadr de dads... 3 2. Respnsável pel e-scial...

Leia mais

FACULDADE AGES CURSO DE ENFERMAGEM REGULAMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM

FACULDADE AGES CURSO DE ENFERMAGEM REGULAMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM FACULDADE AGES CURSO DE ENFERMAGEM REGULAMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM As Práticas Educativas serã realizadas em hráris pré-determinads n períd diurn para aluns regularmente

Leia mais

Requerimentos de Divisórias Esportivas: Requerimentos Mandatórios:

Requerimentos de Divisórias Esportivas: Requerimentos Mandatórios: Requeriments de Divisórias Esprtivas: Requeriments Mandatóris: Assinar e seguir a Declaraçã de Cnduta Sustentável desenvlvida pel Cmitê Organizadr ds Jgs Olímpics e Paralímpics Ri 2016; O frnecedr deverá

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA VIAGENS E REEMBOLSO DE DESPESAS 1ª versão: 01/09/2017 2ª versão: 06/10/2017

POLÍTICA CORPORATIVA VIAGENS E REEMBOLSO DE DESPESAS 1ª versão: 01/09/2017 2ª versão: 06/10/2017 POLÍTICA CORPORATIVA VIAGENS E REEMBOLSO DE DESPESAS 1ª versã: 01/09/2017 2ª versã: 06/10/2017 1- NOSSA POLÍTICA As infrmações incluídas nessa plítica descrevem cm rganizar a viagem de negócis, além de

Leia mais

POLÍTICA DE COMPRA E VENDA DE VALORES MOBILIÁRIOS Nova S.R.M. Adm. de Recursos e Finanças S.A.

POLÍTICA DE COMPRA E VENDA DE VALORES MOBILIÁRIOS Nova S.R.M. Adm. de Recursos e Finanças S.A. VALORES MOBILIÁRIOS Nva S.R.M. Adm. de Recurss e Finanças S.A. Versã 2.0 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. PUBLICO ALVO... 3 3. ABRANGÊNCIA... 3 4. PRINCÍPIOS... 3 5. BOAS PRÁTICAS... 4 6. RESTRIÇÕES A INVESTIMENTOS...

Leia mais

GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO 2017

GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO 2017 Curs Guia Prátic Luanda, 20,21 e 22 de Març de 2017 - Htel**** Etapas, estrutura e ferramentas para a GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO 2017 3 dias para abrdar em prfundidade: As últimas tendências em Gestã

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO E DO TRÁFICO DE INFLUÊNCIA

CÓDIGO DE CONDUTA PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO E DO TRÁFICO DE INFLUÊNCIA CÓDIGO DE CONDUTA PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO E DO TRÁFICO DE INFLUÊNCIA 1 ÍNDICE Intrduçã Cnduta pribida Principais situações de risc 1. Presentes e hspitalidade 2. Pagaments de facilitaçã 3. Investiment na

Leia mais

Conteúdo A parte principal de um relatório de auditoria, mas não a única, é a parte dos desvios encontrados. O que é que constitui um desvio?

Conteúdo A parte principal de um relatório de auditoria, mas não a única, é a parte dos desvios encontrados. O que é que constitui um desvio? AUDITORIAS INTERNAS, RELATÓRIO DE AUDITORIA INTERNAL AUDITS, AUDIT REPORT Intrduçã O relatóri de auditria é dcument que resulta da atividade de auditria. Qualquer labratóri que cumpra cm s requisits da

Leia mais

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional Preparaçã para a Certificaçã de Gestr da Qualidade - Excelência Organizacinal OBJETIVOS DO CURSO Apresentar as participantes s cnteúds d Crp de Cnheciment necessáris à certificaçã, pssibilitand que aprimrem

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO Universidade d Estad de Santa Catarina Centr de Ciências da Administraçã e Sciecnômicas Prgrama de Pós-Graduaçã em Administraçã Mestrad Prfissinal em Administraçã ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO MÉDIO SÉRIE: 3ª TURMAS:ABC ETAPA:2ª ANO: 2017 PROFESSOR(A): CÁSSIO LIMA ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este rteir tem cm bjetiv rientá-l ns estuds de recuperaçã. Ele

Leia mais

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4)

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4) REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4) UFCD 0397 ATENDIMENTO E SERVIÇO PÓS-VENDA Carga hrária: 25 hras Objetivs Aplicar as técnicas de atendiment pós venda, esclarecend cliente

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE.

TESTES DE SOFTWARE. TESTES DE SOFTWARE Definições... Cntext de desenvlviment... Quem participa? Imprtância: www.treinaweb.cm.br/curss-nline/testes-e-prjets http://www.tiexames.cm.br/nvsite2015/curs_teste_sftware_ctfl.php

Leia mais

A POSSILIDADE DE CRIANÇAS COM AUTISMO ESTUDAR NUMA ESCOLA REGULAR

A POSSILIDADE DE CRIANÇAS COM AUTISMO ESTUDAR NUMA ESCOLA REGULAR A POSSILIDADE DE CRIANÇAS COM AUTISMO ESTUDAR NUMA ESCOLA REGULAR Autr (1); Izabelle de Paula Braga Mendnça. C-autr (1); Lilian rdrigues da Silva (2); Thacymara Gmes Filgueira Universidade d Estad d Ri

Leia mais

DIRETORIA DE SERVIÇOS INTERNOS

DIRETORIA DE SERVIÇOS INTERNOS 1 DIRETORIA DE SERVIÇOS INTERNOS Cnhecida cm a cmissã da sciabilidade u a primeira cmissã de serviçs rtáris; Peça fundamental para bm funcinament d clube; Respnsável pel desenvlviment d cmpanheirism cm

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt Índice Designaçã d Curs... 2 Duraçã Ttal... 2 Destinatáris... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisits... 2 Objetiv Geral... 2 Objetivs Específics... 2 Estrutura mdular

Leia mais

Escolas Públicas de Danbury Procedimentos/Orientações sobre a Frequência do Aluno

Escolas Públicas de Danbury Procedimentos/Orientações sobre a Frequência do Aluno Esclas Públicas de Danbury Prcediments/Orientações sbre a Frequência d Alun Pesquisas mstram que as famílias ds estudantes estã mais precupadas em cntrlar sucess acadêmic de seus filhs que à frequência

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 124\ 2014

PROJETO DE LEI Nº 124\ 2014 Estad d Ri de Janeir Gabinete d Vereadr Jean Carls de Almeida PROJETO DE LEI Nº 124\ 2014 Dispõe sbre O Prgrama de Treinament as Servidres Públics Municipal e Cargs Cmissinads, que exercem funções de atendiment

Leia mais

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa)

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa) Sinpse das entrevistas realizadas as agentes sciais ligads à velhice (Dirigentes, técnics e auxiliares de acçã directa) Dimensã 1 Experiência e trabalh n lar Temp de experiência «Há 4 ans.» (P. 1) 4 ans.

Leia mais

Inovações em Gestão de Dados de Imunização, Uso e Melhoria da Eficiência de Processo

Inovações em Gestão de Dados de Imunização, Uso e Melhoria da Eficiência de Processo Invações em Gestã de Dads de Imunizaçã, Us e Melhria da Eficiência de Prcess XXI Rdada d Grand Challenges Explratins Març de 2018 A OPORTUNIDADE A imunizaçã é uma das intervenções de saúde pública mais

Leia mais

Rescisão Complementar

Rescisão Complementar Rescisã Cmplementar Cm gerar rescisã cmplementar n sistema? N menu Móduls\ Rescisã\ Rescisã Cmplementar estã dispníveis as rtinas que permitem cálcul da rescisã cmplementar. É pssível calcular cmplementar

Leia mais

POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS Objetiv desta plítica Garantir que a prduçã científica d Hspital Minhs de Vent (HMV) siga s melhres padrões internacinais, assegurand que as

Leia mais

MANUAL DE POLÍTICA DE COMPRA E VENDA DE VALORES MOBILIÁRIOS DEL MONTE GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. 30 DE JUNHO DE 2016

MANUAL DE POLÍTICA DE COMPRA E VENDA DE VALORES MOBILIÁRIOS DEL MONTE GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. 30 DE JUNHO DE 2016 MANUAL DE POLÍTICA DE COMPRA E VENDA DE VALORES MOBILIÁRIOS DA DEL MONTE GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. 30 DE JUNHO DE 2016 Gestã de Investiments 1. OBJETIVO 2 2. PÚBLICO-ALVO 2 3. ABRANGÊNCIA 2 4. PRINCÍPIOS

Leia mais

GUIA DE RELACIONAMENTO MT-COR: 001 Revisão: 000

GUIA DE RELACIONAMENTO MT-COR: 001 Revisão: 000 GUIA DE RELACIONAMENTO MT-COR: 001 Revisã: 000 A Mercur S.A., empresa estabelecida desde 1924, se precupa em cnduzir as suas relações de acrd cm padrões étics e cmerciais, através d cumpriment da legislaçã

Leia mais

Qualidade de Software 5ºSemestre

Qualidade de Software 5ºSemestre Qualidade de Sftware 5ºSemestre Aula 14 Prf. Gladimir Cerni Catarin gladimir@gmail.cm SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Metdlgias Ágeis Metdlgias Servem para

Leia mais

Processo Seletivo Unificado - Estágio Governo do Estado de São Paulo. Edital 002/2018

Processo Seletivo Unificado - Estágio Governo do Estado de São Paulo. Edital 002/2018 Prcess Seletiv Unificad - Estági Gvern d Estad de Sã Paul Edital 002/2018 ( ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI A LEITURA DO EDITAL ) Principais etapas d prcess e suas respectivas datas Event Iníci Fim Períd

Leia mais

Recursos Humanos. Vera Gobetti. Maio 2015

Recursos Humanos. Vera Gobetti. Maio 2015 Recurss Humans Vera Gbetti Mai 2015 1 Nissan d Brasil 2000 = Criaçã da filial brasileira 2002 = Iníci da prduçã de veículs n Brasil em cnjunt cm a Renault, na fábrica da Aliança Renault-Nissan em Sã Jsé

Leia mais

QUALIDADE RS PGQP PROGRAMA GAÚCHO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GUIA PARA CANDIDATURA

QUALIDADE RS PGQP PROGRAMA GAÚCHO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GUIA PARA CANDIDATURA QUALIDADE RS PGQP PROGRAMA GAÚCHO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GUIA PARA CANDIDATURA SUMÁRIO 1. O PRÊMIO INOVAÇÃO PGQP... 3 1.1 Benefícis... 3 2. PREMIAÇÃO... 3 2.1 Diretrizes para publicidade das rganizações

Leia mais

Desenvolvimento Sistêmico TRANSFORMANDO EMPRESAS EM: RICAS, ÉTICAS, INSPIRADORAS E PERENES

Desenvolvimento Sistêmico TRANSFORMANDO EMPRESAS EM: RICAS, ÉTICAS, INSPIRADORAS E PERENES Desenvlviment Sistêmic TRANSFORMANDO EMPRESAS EM: RICAS, ÉTICAS, INSPIRADORAS E PERENES Eras pr quais passams... Era Artesanal Era Agrícla Era Industrial Era da Infrmaçã? A nva era chegu... Era Artesanal

Leia mais

Programa IBP de Bolsas de Mestrado

Programa IBP de Bolsas de Mestrado 1. Infrmações Gerais Prgrama IBP de Blsas de Mestrad Term de Referência 8 Cicl - 2014 O Institut Brasileir de Petróle, Gás e Bicmbustíveis, ciente da imprtância da frmaçã de prfissinais cm capacitaçã adequada

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 09/2014 PREÂMBULO A Cnfederaçã Nacinal de Municípis CNM, inscrita n CNPJ/MF sb nº 00.703.157/0001-83, cm sede n SCRS 505, Blc C, Lte 01 3º

Leia mais

Descarte de Pilhas e Baterias: Nós podemos contribuir. Segundo o IBGE, o consumo mundial de pilhas, em 2010, foi de

Descarte de Pilhas e Baterias: Nós podemos contribuir. Segundo o IBGE, o consumo mundial de pilhas, em 2010, foi de Descarte de Pilhas e Baterias: Nós pdems cntribuir Segund IBGE, cnsum mundial de pilhas, em 2010, fi de aprximadamente 10 bilhões de unidades. Iss demnstra quant fazems us desse prdut e a tendência é cresciment

Leia mais

Política Gestão de Riscos Corporativos

Política Gestão de Riscos Corporativos Plítica Gestã de Riscs Crprativs POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS DA TIM PARTICIPAÇÕES S.A. PREMISSA... 2 1. DESTINATÁRIOS... 2 2. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO... 2 3. REFERÊNCIAS... 3 4. DESCRIÇÃO

Leia mais

4 MÉTODO DE CONTROLE DE CUSTOS

4 MÉTODO DE CONTROLE DE CUSTOS 4 MÉTODO DE CONTROLE DE CUSTOS 4.1 Métds de cntrle de custs O sistema de custs para atendiment das necessidades infrmativas scietárias e fiscais deve utilizar a mensuraçã ds recurss cm base em valres histórics

Leia mais

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Geração de Guias para ST, DIFAL e FCP

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Geração de Guias para ST, DIFAL e FCP CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Geraçã de Guias para ST, DIFAL e FCP 1. Objetivs Gerar títuls n cntas a pagar cm ttal de ICMS-ST, DIFAL e/u FCP das ntas fiscais de saída. Página 2 de 6 2. Requisits 2.1. RF01 Geraçã

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO VOLUNTARIADO

REGULAMENTO INTERNO DO VOLUNTARIADO REGULAMENTO INTERNO DO VOLUNTARIADO Índice: A. Admissã 1. Dcumentaçã 2. Frmaçã e Estági 3. Cntrat de Vluntariad B. Funçã 1. Definiçã 2. Limites 3. Relaçã cm utras áreas prfissinais 4. Cnfidencialidade

Leia mais

Serviço Social

Serviço Social Serviç Scial 2012-13 Tmada de Decisã UCP-CRB Pól de Viseu *- 1 A elevada velcidade da mudança intrduz um nv element na gestã, frçand s executivs, já nervss cm um ambiente nã familiar, a tmar mais e mais

Leia mais

Unidades de Internamento

Unidades de Internamento Unidades de Internament SERVIÇO DE NEUROLOGIA HOSPITAIS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA PISO 1 CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA Praceta Prf. Mta Pint, 3000-075 Cimbra Telefne: [+351] 239 400 400

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E DE ÉTICA POLÍTICA SOBRE ANTITRUSTE E COMPETIÇÃO

CÓDIGO DE CONDUTA E DE ÉTICA POLÍTICA SOBRE ANTITRUSTE E COMPETIÇÃO CÓDIGO DE CONDUTA E DE ÉTICA POLÍTICA SOBRE ANTITRUSTE E COMPETIÇÃO POLÍTICA SOBRE ANTITRUSTE E COMPETIÇÃO Magna cmpete vigrsamente, mas de maneira justa, e apia a cmpetiçã livre e justa. Nós cumprirems

Leia mais

Formulários da Proposta

Formulários da Proposta 1 Frmuláris da Prpsta Ntas as fertantes: Instruções de cm cmpletar s frmuláris estã destacads em azul. Favr preencher e enviar s frmuláris cm parte da sua prpsta. Os seguintes frmuláris sã parte deste

Leia mais

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO Cncurs para api a iniciativas-pilt n âmbit das ecnmias criativas Nta: Este cncurs decrre em duas etapas. ENQUADRAMENTO A Fundaçã Caluste Gulbenkian

Leia mais

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa)

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa) Sinpse das entrevistas realizadas as agentes sciais ligads à velhice (Dirigentes, técnics e auxiliares de acçã directa) Dimensã 1 Experiência e trabalh n lar Temp de experiência «Vai fazer 5 ans.» (P.

Leia mais

Pacto Global comunicação de progresso 2017

Pacto Global comunicação de progresso 2017 Pact Glbal cmunicaçã de prgress 2017 Intrduçã Cm uma das líderes mundiais em especialidades químicas, a Clariant cria valr cm sluções invadras e sustentáveis. O presente relatóri, estruturad em trn ds

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Ação social

PROCEDIMENTO OPERATIVO Ação social Página 1 de 5 I ÂMBITO Aplicável à prestaçã de api scial as estudantes d ensin superir, em especial àqueles em cndições de carência ecnómica cmprvada, de md a garantir que nã sejam excluíds pr incapacidade

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Planejamento Familiar Parte 1. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Planejamento Familiar Parte 1. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Planejament Familiar Parte 1 Prfª. Lívia Bahia A atuaçã ds prfissinais de saúde, n que se refere a Planejament Familiar, deve estar pautada n Artig 226, Parágraf 7, da Cnstituiçã

Leia mais

Bem-vindo à Política de Relacionamento do Banco de Oportunidades!

Bem-vindo à Política de Relacionamento do Banco de Oportunidades! Bem-vind à Plítica de Relacinament d Banc de Oprtunidades! Esta plítica reflete s valres e a cultura d BANCO DE OPORTUNIDADES n relacinament cm as empresas, s aluns e s ex-aluns d SENAC RJ. Seu cumpriment

Leia mais

PM 3.5 Versão 2 PdC Versão 1

PM 3.5 Versão 2 PdC Versão 1 Prcediment de Cmercializaçã Cntrle de Alterações PM 3.5 Versã 2 PdC Versã 1 Alterad Layut d dcument. Alterad term de Prcediment de Mercad para Prcediment de Cmercializaçã. Alterad nme deste Prcediment

Leia mais

REGULAMENTO 1- OBJETIVO

REGULAMENTO 1- OBJETIVO REGULAMENTO 1- OBJETIVO O Prgrama Nv Temp é um iniciativa da Cargill Agricla SA, que visa ferecer as seus funcináris e das empresas patrcinadras ds plans de previdência sb a gestã da CargillPrev Sciedade

Leia mais

BSP Business School São Paulo

BSP Business School São Paulo BSP Business Schl Sã Paul Manual de Slicitações Prcediments e Prazs Sumári Slicitações de Dcuments Atestad cm especificações...1 Atestad de ba cnduta...1 Atestad de frequência...2 Atestad de Matrícula...2

Leia mais

UML. Diagrama de Classes de Projeto e Diagrama de Objetos Análise e Projeto de Software. Profª. Cibele da Rosa Christ

UML. Diagrama de Classes de Projeto e Diagrama de Objetos Análise e Projeto de Software. Profª. Cibele da Rosa Christ UML Diagrama de Classes de Prjet e Diagrama de Objets Análise e Prjet de Sftware Prfª. Cibele da Rsa Christ cibele@senacrs.cm.br SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC

Leia mais

S3 - Explicação sobre endereço e/ou número de telefone dos EUA

S3 - Explicação sobre endereço e/ou número de telefone dos EUA S3 - Explicaçã sbre endereç e/u númer de telefne ds EUA Nme Númer da Cnta (se huver) A preencher seu Frmulári W-8 d IRS, vcê afirma nã ser cidadã u residente ds EUA u utra cntraparte ds EUA para efeit

Leia mais

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. OBJETIVO A plítica de treinament e desenvlviment tem cm bjetiv estabelecer cndições exigíveis para identificar as necessidades cletivas e individuais de treinament, prprcinand as prfissinais, qualificaçã

Leia mais

CONTRATO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

CONTRATO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. CONTRATO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. CONTRATANTE : Persnificad juridicamente através d aceite d Term de prestaçã de serviç - Análise Diagnóstica Online. O aceite caracteriza tacitamente a cntrataçã

Leia mais

Gestão de Participantes da Semana de Integração Acadêmica

Gestão de Participantes da Semana de Integração Acadêmica Gestã de Participantes da Semana de Integraçã Acadêmica MPP - Manual de Plíticas e Prcediments Atualizad em 07/01/2016 Sumári 1. DO GESTOR DO PROCESSO... 2 2. DA POLÍTICA INSTITUCIONAL... 3 3. DO DIAGRAMA

Leia mais

Objetivo: Desenvolver as condições ideais para a boa formulação de objetivos, transformando-os em metas realizáveis.

Objetivo: Desenvolver as condições ideais para a boa formulação de objetivos, transformando-os em metas realizáveis. 1 Transfrmand Snhs em Metas Objetiv: Desenvlver as cndições ideais para a ba frmulaçã de bjetivs, transfrmand-s em metas realizáveis. Públic-Alv: Pessas interessadas em atingir sucess prfissinal e realizaçã

Leia mais

ANEXO I PROJETO BÁSICO SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL

ANEXO I PROJETO BÁSICO SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL Serviç Scial d Cmerci - Amaznas ANEXO I PROJETO BÁSICO SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL 1. INTRODUÇÃO A cncrrência tem cada vez mais demandad esfrçs das rganizações de quaisquer prtes em manterem-se cmpetitivas

Leia mais

CAOMZ06 PT:

CAOMZ06  PT: Curs de Especializaçã de Lgística Planeament Estratégic Crdenadr: Eng.º Vasc Carvalh Índice Duraçã Ttal... 2 Destinatáris... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisits... 2 Objetiv Geral... 2 Objetivs Específics...

Leia mais

Cartilha para Cadastro de Clientes e Fornecedores

Cartilha para Cadastro de Clientes e Fornecedores Cartilha para Cadastr de Clientes e Frnecedres Objetiv Cadastr de Clientes e Frnecedres Visand uma linguagem única entre Essilr e Lapas, esta cartilha e tem bjetiv de trnar melhr entendiment d cadastr

Leia mais

Saber MANUAL BSC DAS DISCIPLINAS - MODELO KLS 2.0

Saber MANUAL BSC DAS DISCIPLINAS - MODELO KLS 2.0 Saber MANUAL BSC DAS DISCIPLINAS - MODELO KLS 2.0 SUMÁRIO A. Os fundaments metdlógics d KLS B. O que é BSC da disciplina? C. Cmpnentes d BSC da disciplina D. O BSC, a relaçã entre seus elements e as prblematizações

Leia mais

ANÁLISE SWOT PESSOAL Aproveitar ao Máximo os Seus Talentos e Oportunidades

ANÁLISE SWOT PESSOAL Aproveitar ao Máximo os Seus Talentos e Oportunidades ANÁLISE SWOT PESSOAL Aprveitar a Máxim s Seus Talents e Oprtunidades É mais prvável que tenha sucess na sua vida prfissinal se usar s seus talents em tda a sua extensã. Da mesma frma, irá sfrer mens prblemas

Leia mais

Anexo 01 Recomendação nº 1: formação de uma comunidade autônoma para aplicar os poderes da comunidade

Anexo 01 Recomendação nº 1: formação de uma comunidade autônoma para aplicar os poderes da comunidade Anex 01 Recmendaçã nº 1: frmaçã de uma cmunidade autônma para aplicar s pderes da cmunidade 1. Resum De acrd cm estatut atual da ICANN, a diretria da ICANN tem a respnsabilidade final pr tdas as decisões.

Leia mais

PAPO JOVEM 1 D E VIDA. Cajueiro Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude

PAPO JOVEM 1 D E VIDA. Cajueiro Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude PAPO JOVEM 1 PROJETO D E VIDA Cajueir Centr de Frmaçã, Assessria e Pesquisa em Juventude Prjet de Vida Índice Prjet Pessal de Vida... 04 Pr que elabrar Prjet de Vida?... 06 Passs d caminh... 07 Aqueciment

Leia mais