Comunicação científica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comunicação científica"

Transcrição

1 Comunicação científica Resumo Apresentação dos conceitos de comunicação científica, sua evolução, padrões e diferentes canais de comunicação. A literatura científica pode ser traduzida como parte da comunicação científica, expressa em veículos formais, isto é, livros, artigos de revistas especializadas etc. Porém há também veículos informais de comunicação entre pares na comunidade científica. O propósito deste artigo é destacar, em especial, o periódico científico e o colégio invisível. Palavras-chave Comunicação científica; Periódico científico; Colégio invisível. Um dos requisitos mais importantes para caracterizar a maturidade de uma área do saber e o desenvolvimento da ciência nessa área é a literatura científica, sendo esta tão importante quanto o próprio trabalho de pesquisa que lhe deu origem. Para Ziman, a forma como a pesquisa é apresentada à comunidade científica, o trabalho escrito em que são apresentados pela primeira vez seus resultados, as críticas e as citações de outros autores, tudo isso constitui uma parte tão importante da ciência quanto o embrião da idéia que deu origem a tudo [07]. Sem a literatura e a comunicação científica em geral, a disseminação do conhecimento científico seria muito limitada e, sem ela, não haveria ciência. A literatura científica pode ser traduzida como a parte da comunicação científica expressa em veículos formais, isto é, livros, artigos de revistas especializadas etc. Porém há também veículos informais de comunicação entre pares na comunidade científica, como os colégios invisíveis, por exemplo. Antes de descrever os diferentes canais de comunicação, é preciso definir o que vem a ser comunicação científica. Definições e conceitos de comunicação científica A comunicação científica pode ser definida como a troca de informações entre membros da comunidade científica, incluindo, segundo Garvey, atividades associadas à produção, disseminação e uso da informação, desde o momento em que o cientista concebe uma idéia para pesquisar, até que os resultados de sua pesquisa sejam aceitos como constituintes do conhecimento científico [01].

2 A comunicação científica tem como principal função dar continuidade ao conhecimento científico, já que possibilita a disseminação desse conhecimento a outros cientistas que podem, a partir daí, desenvolver outras pesquisas, para corroborar ou refutar os resultados de pesquisas anteriores, ou estabelecer novas perspectivas naquele campo de interesse. A comunicação científica também é capaz de definir e legitimar novas disciplinas e campos de estudos, institucionalizando o conhecimento e rompendo suas fronteiras. Por meio da comunicação científica, os membros dessa comunidade se mantêm informados sobre as tendências da área, os estudos já realizados e seus resultados. A partir da crítica e das citações de outros autores a um determinado trabalho científico, os pesquisadores têm maiores condições de verificarem a confiabilidade das informações nele contidas. O ato de publicar, por exemplo, assume ainda outras funções, como a de estabelecer prioridade da descoberta científica, reconhecer e promover o cientista de acordo com a qualidade e importância de suas descobertas, e como prova definitiva de efetiva atividade em pesquisa científica. Evolução da comunicação científica A comunicação científica, entretanto, até meados do século XVII, se restringia a cartas entre os pesquisadores e publicações esporádicas de panfletos e livros, e não havia um centro que se responsabilizasse pela transmissão dessas publicações. Com isso, muitos trabalhos deixavam de ser conhecidos por outros cientistas. Ziman considera que a revista científica, criada pelas Sociedades Reais e Academias Nacionais, tem um papel importantíssimo na disseminação da literatura científica, por seu caráter de publicação regular, proporcionando divulgação rápida e garantida dos resultados de um número maior de pesquisas que, se tomadas separadamente, não teriam grande significação, mas que, ao serem reunidas umas às outras, são capazes de estimular novos trabalhos e promover avanços científicos [07].

3 Devido ao crescimento da ciência, do número de cientistas e da literatura científica, entretanto, a comunicação científica se tornou cada vez mais dependente das funções de recuperação de informação. Mueller ressalta que o grande problema é simplesmente o enorme aumento de volume da literatura científica e técnica, mais conhecido como explosão bibliográfica ou explosão da informação [05]. Apesar de terem se desenvolvido, ao longo dos últimos anos, sistemas de recuperação de informação e publicações de resumos, revisões e comunicados de alerta, Mueller não acredita que a situação tenha melhorado. Pelo contrário, a autora destaca que não só a pressão para publicar mais permanece, como também as novas tecnologias de comunicação têm facilitado ainda mais as possibilidades de disseminação de informações [05]. Por outro lado, Meadows lembra que, apesar do crescimento acelerado e da explosão bibliográfica, o crescimento da ciência, e de sua comunicação, não ocorreu de forma caótica. Esse autor acredita que, pelo contrário, a ciência tem crescido de forma relativamente ordenada, assim como a própria comunicação científica [02]. Pode-se atribuir esse fato às regras e práticas, estabelecidas e seguidas pela comunidade científica, para a comunicação entre seus membros. Padrões da comunidade científica A forma de disseminação do conhecimento científico obedece padrões consensuais da comunidade científica, a qual prima pela qualidade, confiabilidade e credibilidade do que é divulgado. Um cientista, ao desenvolver seu trabalho de pesquisa, precisa manter contato com seus pares e consultar a literatura da área, para saber o que já foi dito sobre aquele assunto e o que está sendo pesquisado no momento. Por isso, a qualidade, a confiabilidade e a credibilidade do que é divulgado pela comunidade científica, assim como as críticas e avaliações feitas por outros cientistas da área, são vitais para a consecução de pesquisas científicas consistentes. Comunicação formal e informal Na literatura sobre a comunicação científica é comum, apesar de não ser unânime, encontrar dois tipos complementares de comunicação: comunicação formal e comunicação

4 informal. Em seu livro Communication in science [02], Meadows traça paralelos entre essas duas abordagens, enfocando aspectos mais característicos de um ou outro tipo de comunicação. De acordo com Meadows, enquanto a comunicação formal é direcionada a um público potencialmente grande, porém proporcionando pouca interação entre esse público e o pesquisador, a comunicação informal apresenta um público mais restrito, porém com maior capacidade de feedback ao pesquisador [02]. Na comunicação formal, a informação normalmente é mais antiga, podendo ser armazenada permanentemente e recuperada. A comunicação informal é mais atual, mais redundante e, em geral, não pode ser armazenada ou recuperada. Os instrumentos formais de comunicação científica caracterizam-se pela linguagem escrita, sendo os periódicos, livros, teses, dissertações e anais de reuniões científicas os meios mais utilizados. Vale lembrar que existem outros meios formais (escritos) voltados para a divulgação da ciência, tais como as informações escritas veiculadas em redes eletrônicas públicas, revistas de popularização da ciência, artigos de jornal em seções especializadas, entre outros. A diferença entre esses dois conceitos de difusão da ciência é que a divulgação está ligada à popularização da ciência, levando os conhecimentos científicos ao público leigo em geral, enquanto a comunicação científica ocorre entre um grupo seleto formado de especialistas. O periódico científico Em estudos promovidos por Mueller, Campello e Dias [06], sobre a disseminação da pesquisa em ciência da informação e biblioteconomia, foi constatado que, no Brasil, os principais canais de disseminação dos trabalhos realizados nessa área são os periódicos, livros e monografias; anais de encontros científicos e profissionais; e as teses e dissertações produzidas por doutorandos e mestrandos dos programas de pós-graduação na área. Apesar de não terem encontrado, à época, estudos ou dados quanto ao uso comparativo desses canais, a experiência prática desses autores apontou os periódicos como os mais difundidos e conhecidos.

5 O periódico científico tem se configurado como veículo formal de comunicação tanto para divulgação do conhecimento como para comunicação entre os pares da comunidade científica. Outros instrumentos formais de comunicação científica têm sido incorporados em seções específicas do próprio periódico ou reunidos e republicados em revistas especiais, tais como os resumos indexados e os artigos de revisão da literatura. O periódico é considerado o arquivo oficial da comunidade científica, já que a avaliação e crítica prévias, por editores e bancas de especialistas, dos textos submetidos à publicação, considerando a plausibilidade e a importância da argumentação, sem nenhuma deferência especial à identidade do autor ou da empresa para a qual trabalha, lhe conferem uma base mais sólida para a ciência. Ziman destaca que um artigo publicado em uma revista conceituada não representa apenas a opinião do autor, mas leva também o selo de autenticidade científica outorgado pelo editor e os examinadores por ele consultados [07]. É claro que existem boas e más revistas. Cabe ao pesquisador escolher aquelas com maior potencial para apresentar trabalhos desenvolvidos por pesquisadores conceituados e que possam contribuir significativamente para o enriquecimento de seus conhecimentos científicos. Assim como existem trabalhos de pesquisa divulgados antes de sua publicação em revistas especializadas, conhecidos como preprints (cópias distribuídas a colegas e pesquisadores da área, a fim de receber críticas antes de sua publicação oficial), também existem os artigos de revisão. O artigo de revisão é um instrumento formal de comunicação científica cujo objetivo é apresentar a opinião crítica especializada de seu autor, a respeito dos trabalhos e atividades de pesquisas desenvolvidas na área por ele enfocada, comparando pontos de vistas convergentes e divergentes, e levando o leitor a outras publicações sobre o assunto. Com isso, o leitor identifica a importância e a credibilidade de cada trabalho analisado na revisão e consegue ter uma visão geral do estágio atual das pesquisas naquela área do conhecimento.

6 A comunicação informal e o colégio invisível Quanto aos instrumentos informais de comunicação científica, pode-se dizer que normalmente são representados por canais de comunicação oral, tais como conversas entre colegas pesquisadores (pessoalmente, por telefone ou via correio eletrônico), e entre pequenos grupos reunidos em encontros, almoços, visitas a laboratórios etc. A comunicação informal, interpessoal, ocorre mais na fase inicial ou conceitual do trabalho de pesquisa. Sob a camada superficial das publicações científicas oficiais, Ziman destaca a atuação das redes de comunicação informal constituídas pelo chamado colégio invisível [07]. Os membros desse colégio invisível são profissionais dedicados a uma mesma área de pesquisa, colegas ou rivais, espalhados por todo o mundo, com vínculos não formais, dificilmente percebidos por quem se encontra fora do grupo. Os elos que unem esses profissionais são, por exemplo, as conferências e congressos, as correspondências via correio tradicional ou eletrônico e as viagens para estudos cooperativos. Mueller considera que no início do período de crescimento de uma determinada área, os membros do colégio invisível emergente se consideram e são aceitos como as principais autoridades no assunto [04]. Suas opiniões sobre todos os trabalhos de pesquisa na área são decisivas e suas idéias prevalecem. À medida que aumenta o número de cientistas interessados na área, acabam se formando grupos menores, com idéias diferentes, dentro desse grupo maior, que, nesse momento, talvez já não seja tão invisível assim. Considerações finais Pode-se concluir que, dentre os diversos canais de comunicação científica, há que se dar destaque ao periódico científico e às redes de comunicação informal do colégio invisível. O período científico, além de sua função principal de comunicação entre os pares da comunidade científica, na busca de informações e de seu reconhecimento e prestígio, também atua como

7 registro público da informação, relacionado à prioridade e à propriedade das descobertas científicas. Quanto ao colégio invisível, seria relevante, para as pesquisas na área de comunicação científica, identificar o quanto as novas tecnologias, como a informática, as telecomunicações e mais recentemente a Internet, têm intensificado de forma significativa a comunicação científica informal promovida entre esses diversos grupos de especialistas. Referências bibliográficas [01] GARVEY, W. D. Communication : the essence of science facilitating information among librarians, scientists, engineers and students. Oxford: Pergamon Press, [02] MEADOWS, A. J. Communication in science. London: Butterworth, [03] MIRANDA, Dely. O periódico científico como veículo de comunicação : uma revisão de literatura. Ciência da Informação. v.25, n. 3, [04] MUELLER, Suzana. O impacto das tecnologias de informação na geração do artigo científico : tópicos para estudo. Ciência da Informação. v.23, n. 3, p , set./dez [05] MUELLER, Suzana. O crescimento da ciência, o comportamento científico e a comunicação científica : algumas reflexões. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG. v.24, n. 1, p.63-84, jan./jun [06] MUELLER, Suzana et al. Disseminação da pesquisa em ciência da informação e biblioteconomia no Brasil. Ciência da Informação. v.25, n. 3, [07] ZIMAN, John. Community and communications. In:. Public knowledge, the social dimension of science. London : Cambridge University Press, 1968.

8 Communication in science Abstract Analysis of the concepts of scientific communication, its evolution, rules and different communication channels. The scientific literature may be considered as part of the scientific communication, expressed in books, journals etc. However, other informal communication vehicles are also used by members of the scientific community. The purpose of this article is to point out the scientific journal and the invisible college as important vehicles of communication in science. Keywords Scientific communication; scientific journal; invisible college. Cláudia Augusto Dias Mestranda em ciência da informação na Universidade de Brasília (UnB).

Leitura e interpretação de publicações científicas

Leitura e interpretação de publicações científicas Leitura e interpretação de publicações científicas Sessão de informações sobre vacinas Gabriela Calazans Educadora comunitária da Unidade de Pesquisa de Vacinas Anti-HIV e Professora da Faculdade de Ciências

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo Preparando o Encontro de Pesquisadores, 2013... Alguns apontamentos sobre a produção de trabalhos científicos

Leia mais

A Comunicação Técnico Científica em Biblioteconomia

A Comunicação Técnico Científica em Biblioteconomia e A Comunicação Técnico Científica em Biblioteconomia Clarice Muhlethaler de Souza 1 CRB-7 1450 Email: csouza952@terra.com.br Resumo Descreve os conceitos fundamentais e a evolução histórica do processo

Leia mais

Objetivo principal: orientá-lo na elaboração de seu projeto de pesquisa e desenvolvimento de sua dissertação.

Objetivo principal: orientá-lo na elaboração de seu projeto de pesquisa e desenvolvimento de sua dissertação. PRO7913 - aula1 - Metodologia da Pesquisa 2008.2 Material baseado em SILVA, Edna L. e MENEZES, Estela M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Disponível para download em PDF no link http://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/metodologia%20da%20pesquisa%203a%20edicao.pdf

Leia mais

Publicar: que e onde?

Publicar: que e onde? Publicar: que e onde? Dr. Ivan Izquierdo Centro de Memória INSCER e IPB, PUCRS INNT, MCT Alguns conceitos prévios Na presença de um dado científico, vale a pena publicálo? Se a resposta for sim, onde e

Leia mais

A VISIBILIDADE DA LITERATURA CIENTÍFICA NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS: COMO AS TESES SE TRANFORMAM EM LIVROS

A VISIBILIDADE DA LITERATURA CIENTÍFICA NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS: COMO AS TESES SE TRANFORMAM EM LIVROS GT 7: produção e comunicação da informação em CT& I Modalidade de Apresentação: Poster A VISIBILIDADE DA LITERATURA CIENTÍFICA NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS: COMO AS TESES SE TRANFORMAM EM LIVROS Anderson

Leia mais

INSTITUTIONAL POLICIES TO SUPPORT SCIENTIFIC JOURNALS IN PUBLIC UNIVERSITIES OF SÃO PAULO STATE: CONTEXTS AND ACTIVITY INDICATORS

INSTITUTIONAL POLICIES TO SUPPORT SCIENTIFIC JOURNALS IN PUBLIC UNIVERSITIES OF SÃO PAULO STATE: CONTEXTS AND ACTIVITY INDICATORS 20 POLÍTICAS E PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE APOIO A PERIÓDICOS CIENTÍFICOS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS: CONTEXTUALIZAÇÃO E INDICADORES DE ATIVIDADE INSTITUTIONAL POLICIES TO SUPPORT SCIENTIFIC JOURNALS

Leia mais

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Peculiaridades e formas de conduzir seus estudos Thaisa Bueno Uma breve diferenciação antes de começarmos Divulgação científica Jornalismo científico Disseminação científica

Leia mais

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA LITERATURA CIENTÍFICA OBTENÇÃO INTERPRETAÇÃO REDAÇÃO LITERATURA CIENTÍFICA Conhecimento científico Metodologia Científica Regras definias Controle Compreensão do fenômeno Reprodutibilidade

Leia mais

Metodologia de Pesquisa Introdução

Metodologia de Pesquisa Introdução Metodologia de Pesquisa Introdução Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda O que é Pesquisa? Ciência e Tecnologia Metodologia

Leia mais

As citações, os índices de citações & outras histórias

As citações, os índices de citações & outras histórias As citações, os índices de citações & outras histórias Letícia Strehl Biblioteca Central UFRGS A importância dos índices de citações a partir da minha experiência como: Bibliotecária Usuária Pesquisadora

Leia mais

Coleta e classificação de materiais de pesquisa

Coleta e classificação de materiais de pesquisa Coleta e classificação de materiais de pesquisa Prof. Alexandre Rosado Linha TICPE PPGE/UNESA A atividade de busca de fontes acadêmicas (documentos produzidos por terceiros, artigos científicos, bancos

Leia mais

Seleção de fontes de informação científica

Seleção de fontes de informação científica Informação Científica Tipologia de documentos Fontes de informação Alguns tópicos para obter melhores resultados na pesquisa 2 Informação científica É uma informação certificada e validada por especialistas

Leia mais

ESTUDO EXPLORATÓRIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS DOCENTES DA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO/UFBA NO PERIODO DE *

ESTUDO EXPLORATÓRIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS DOCENTES DA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO/UFBA NO PERIODO DE * ESTUDO EXPLORATÓRIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS DOCENTES DA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO/UFBA NO PERIODO DE 1995-2002 * Raymundo N. y Machado 1 raymacha@ufba.br Rodrigo França Meirelles 2 rodrigomei@bol.com.br

Leia mais

NECOBELAC Project. Ana Alice Baptista, DSI / Universidade do Minho

NECOBELAC Project. Ana Alice Baptista, DSI / Universidade do Minho NECOBELAC Project Ana Alice Baptista, DSI / Universidade do Minho Curso NECOBELAC Braga, 15 de Junho 2011 Conteúdos Definição e história; Características pré-web; Características Web e pré-web 2.0; Características

Leia mais

Produção e Divulgação do Conhecimento Científico. José Geraldo Mill Depto. Ciências Fisiológicas Universidade Federal do Espírito Santo

Produção e Divulgação do Conhecimento Científico. José Geraldo Mill Depto. Ciências Fisiológicas Universidade Federal do Espírito Santo Produção e Divulgação do Conhecimento Científico José Geraldo Mill Depto. Ciências Fisiológicas Universidade Federal do Espírito Santo Etapas de Produção do Conhecimento PROBLEMA PERGUNTA Hipótese PROJETO

Leia mais

Informação Cien1fica

Informação Cien1fica Informação Cien1fica 0900100 Informações Gerais Disciplina obrigatória interdepartamental Quartas (período integral) e quintas-feiras (período noturno) Carga horária 01 crédito à 15h organizadas em aulas

Leia mais

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela Maria Belloni Cuenca

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela Maria Belloni Cuenca A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela Maria Belloni Cuenca abcuenca@usp.br HSM0121 Informação Bibliográfica em Saúde Pública 2014 A pesquisa e sua comunicação Pesquisa Novo

Leia mais

Canais de INTRODUÇÃO. direta ou indiretamente, da melhoria de condições para a circulação da informação científica na área em que ele atua.

Canais de INTRODUÇÃO. direta ou indiretamente, da melhoria de condições para a circulação da informação científica na área em que ele atua. ARTIGOS Canais de comunicação utilizados pelos pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão Maria da Paz Lins Rodrigues Joana Rita Vilas Boas Mualem Resumo Pesquisa descritiva sobre os canais de comunicação

Leia mais

REDES DE COLABORAÇÃO CIENTÍFICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA NO ESTADO DE SÃO PAULO: INTERSEÇÕES ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

REDES DE COLABORAÇÃO CIENTÍFICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA NO ESTADO DE SÃO PAULO: INTERSEÇÕES ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO 25 REDES DE COLABORAÇÃO CIENTÍFICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA NO ESTADO DE SÃO PAULO: INTERSEÇÕES ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO SCIENTIFIC COLLABORATION NETWORKS AT LIBRARIANSHIP GRADUATION

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL DOS PROFESSORES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFRGS: ANÁLISE DA TIPOLOGIA DE DOCUMENTOS

PRODUÇÃO INTELECTUAL DOS PROFESSORES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFRGS: ANÁLISE DA TIPOLOGIA DE DOCUMENTOS PRODUÇÃO INTELECTUAL DOS PROFESSORES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFRGS: ANÁLISE DA TIPOLOGIA DE DOCUMENTOS Ana Gabriela Clipes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Brasil RESUMO O presente

Leia mais

da Literatura de RESUMO Maria Martha de Carvalho Escola de Biblioteconomia da UFMG l - INTRODUÇÃO Ci. Inf., Rio de Janeiro, 4(2): ,

da Literatura de RESUMO Maria Martha de Carvalho Escola de Biblioteconomia da UFMG l - INTRODUÇÃO Ci. Inf., Rio de Janeiro, 4(2): , no da Literatura de Maria Martha de Carvalho Escola de Biblioteconomia da UFMG RESUMO Citações constituem importante fonte de informações para pesquisadores e servem por isto mesmo como instrumento de

Leia mais

Publicação Científica

Publicação Científica Publicação Científica Carlos Roberto Grandini Bauru 2011 Alguns cientistas lutam arduamente para publicar um artigo em revista especializada. Outros, mais avançados, já buscam revistas mais conceituadas

Leia mais

PROJETO DE MICROFILMAGEM DE JORNAIS NA BIBLIOTECA NACIONAL: ASPECTO BIBLIOMÉTRICO

PROJETO DE MICROFILMAGEM DE JORNAIS NA BIBLIOTECA NACIONAL: ASPECTO BIBLIOMÉTRICO PROJETO DE MICROFILMAGEM DE JORNAIS NA BIBLIOTECA NACIONAL: ASPECTO BIBLIOMÉTRICO O acervo de periódicos da Biblioteca Nacional compreende aproximadamente 20. 000 títulos, incluindo os jornais brasileiros

Leia mais

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA ONDE Publicar POR QUE Publicar Publicar é importante porque??? Atua na captação de recursos nas agências fomentadoras de pesquisa. Contribui com melhores posições nos rankings comparativos

Leia mais

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: estudo de caso com pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas 1

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: estudo de caso com pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DIRETÓRIO ACADÊMICO DE BIBLIOTECONOMIA XIV Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência

Leia mais

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela M Belloni Cuenca

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela M Belloni Cuenca A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca abcuenca@usp.br HSM 121 Informação Bibliográfica 2015 A pesquisa e sua comunicação Pesquisa Novo Conhecimento Opinião

Leia mais

Medidas de Avaliação. Após a execução de uma busca, pode-se dividir os documentos do corpus nos seguintes conjuntos: Recuperados não recuperados

Medidas de Avaliação. Após a execução de uma busca, pode-se dividir os documentos do corpus nos seguintes conjuntos: Recuperados não recuperados Medidas de Avaliação Após a execução de uma busca, pode-se dividir os documentos do corpus nos seguintes conjuntos: Relevantes não-relevantes Recuperados não recuperados 1 Documentos úteis para atender

Leia mais

PRATICAS PEDAGÓGICAS DO BIBLIOTECÁRIO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.

PRATICAS PEDAGÓGICAS DO BIBLIOTECÁRIO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. PRATICAS PEDAGÓGICAS DO BIBLIOTECÁRIO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. INTRODUÇÃO Vanessa Oliveira de Macêdo Cavalcanti PPGEP-IFRN

Leia mais

II SIMPÓSIO DE ALIMENTOS E III SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2017

II SIMPÓSIO DE ALIMENTOS E III SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2017 Vol. 03 N. 06 (2017) 0857-0862 doi: 10.18540/jcecvl3iss6pp0857-0862 OPEN ACCESS II SIMPÓSIO DE ALIMENTOS E III SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2017 II SIMPÓSIO DE ALIMENTOS AND III

Leia mais

DOCUMENTO NORTEADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

DOCUMENTO NORTEADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação DOCUMENTO NORTEADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Funções Escolhendo as bases de dados Aqui se escolhe quais das bases de dados serão usadas na busca.

Funções Escolhendo as bases de dados Aqui se escolhe quais das bases de dados serão usadas na busca. A ProQuest é uma plataforma de busca de base de dados. Ela fornece acesso a documentos atuais e históricos de fontes como: Jornais Dissertações e teses (a ProQuest é o arquivo digital oficial de dissertações

Leia mais

CANAIS DE INFORMAÇÃO DOS PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PR

CANAIS DE INFORMAÇÃO DOS PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PR CANAIS DE INFORMAÇÃO DOS PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PR Ângela Maria de Oliveira Ivani da Silva Eunice Silva de Novais Resumo Este estudo tem como objetivo identificar os canais

Leia mais

Publicação Científica Parte 2

Publicação Científica Parte 2 Publicação Científica Parte 2 Carlos Roberto Grandini Bauru 2011 Os 10 Mandamentos da Redação Científica A redação científica é um tipo especializado de escrita, assim como a redação de novelas, poesia,

Leia mais

Uma visão geral da produção em periódicos de acesso aberto no Brasil

Uma visão geral da produção em periódicos de acesso aberto no Brasil Uma visão geral da produção em periódicos de acesso aberto no Brasil Thiago Magela Rodrigues Dias CEFET-MG thiagomagela@gmail.com Elaine Rosangela de Oliveira Lucas UDESC lanilucas@gmail.com Patricia Mascarenhas

Leia mais

Produção científica nacional na área de geociências: análise de critérios de editoração, difusão e indexação em bases de dados

Produção científica nacional na área de geociências: análise de critérios de editoração, difusão e indexação em bases de dados Produção científica nacional na área de geociências: análise de critérios de editoração, difusão e indexação em bases de dados Érica Beatriz Oliveira Bibliotecária do Instituto de Geociências, Universidade

Leia mais

GUIA PARA AJUDAR NA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SEGUNDO A ABNT

GUIA PARA AJUDAR NA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SEGUNDO A ABNT GUIA PARA AJUDAR NA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SEGUNDO A ABNT OBRA APENAS COM UM AUTOR/AUTOR PESSOAL Nessa referência o pesquisador deve começar a inserir o último Sobrenome, todo em maiúsculo,

Leia mais

Práticas de busca, acesso e disseminação da informação científica de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento

Práticas de busca, acesso e disseminação da informação científica de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento GT 7: Produção e Comunicação da Informação em CT&I Práticas de busca, acesso e disseminação da informação científica de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento Fernando César Lima Leite Universidade

Leia mais

Metodologia Científica. Alessandra Martins Coelho

Metodologia Científica. Alessandra Martins Coelho Metodologia Científica Alessandra Martins Coelho SBC? Uma sociedade científica que reúne estudantes, professores e profissionais da Computação e Informática de todo o Brasil. Seu principal objetivo é incentivar

Leia mais

Projeto 2B Portal de Teses da BVS Saúde Pública 19 de janeiro de 2005

Projeto 2B Portal de Teses da BVS Saúde Pública 19 de janeiro de 2005 http://www.bvs.br/ 19 de janeiro de 2005 Introdução Este documento descreve o projeto para continuidade do programa de desenvolvimento de um conjunto de dissertações e teses na área de saúde pública através

Leia mais

... deverá apresentar uma linguagem simples, clara e objetiva. ...sua finalidade é acadêmica e de divulgação científica.

... deverá apresentar uma linguagem simples, clara e objetiva. ...sua finalidade é acadêmica e de divulgação científica. O relatório:...descreve um determinado trabalho, atividade ou pesquisa realizada e seus resultados [parciais].... deverá apresentar uma linguagem simples, clara e objetiva....além da coerência lógica e

Leia mais

Indexação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília

Indexação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Indexação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1 Penso, logo existo. Brincadeira feita por Fernando Modesto MODESTIKUS, Bibliotecário Grego René Descartes

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Código da Disciplina: NDC 138 Curso: Medicina Veterinária Período de oferta da disciplina: 1 p Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

(Anexo à Portaria CAPES nº 10 de 27/ 03/ 2002) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE À PÓS GRADUAÇÃO PROAP

(Anexo à Portaria CAPES nº 10 de 27/ 03/ 2002) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE À PÓS GRADUAÇÃO PROAP (Anexo à Portaria CAPES nº 10 de 27/ 03/ 2002) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE À PÓS GRADUAÇÃO PROAP Capítulo I OBJETIVO DO PROGRAMA E CRITÉRIOS PARA A APLICAÇÃO DOS RECURSOS Art. 1º. O Programa de Apoio à

Leia mais

Lauro Rafael Lima (Mestrando em Letras na UFSM) Notas de Pesquisa, Santa Maria, RS, v. 1, n. 0, p ,

Lauro Rafael Lima (Mestrando em Letras na UFSM) Notas de Pesquisa, Santa Maria, RS, v. 1, n. 0, p , Lauro Rafael Lima (Mestrando em Letras na UFSM) Notas de Pesquisa, Santa Maria, RS, v. 1, n. 0, p. 142-154, 2011. 142 1. Contextualização 1.1 O gênero notícia de popularização da ciência TEXTOS DE POPULARIZAÇÃO

Leia mais

Belo Horizonte/MG 2018

Belo Horizonte/MG 2018 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE FELUMA Belo Horizonte/MG 2018 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO OBJETIVO Definir critérios que possibilitem a formação do acervo de

Leia mais

Encontro 12 (em 08/11/2018)

Encontro 12 (em 08/11/2018) 14h: Check-in 14h30: Case 1: Encontro 12 (em 08/11/2018) Competências conversacionais: uma jornada de aprendizado transformacional pelo mundo das redações jornalísticas, com base na metodologia da teoria

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Metodologia Científica Código da Disciplina: NDC 137 Curso: Direito Período de oferta da disciplina: 1 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns (NDC) Programa

Leia mais

SUMÁRIO TIPOS DE LEITURA

SUMÁRIO TIPOS DE LEITURA 1 SUMÁRIO 1 TIPOS DE LEITURA... 3 1.1 Leitura Prévia/Seletiva... 3 1.2 Leitura Analítica... 3 1.3 Leitura Sintópica... 3 1.4 Técnicas de Leitura - Fichamento... 4 1.5 Resenha... 5 1.6 Pesquisa na Internet...

Leia mais

Instituto Superior Miguel Torga Comunicação Empresarial Teroria das Relacões Públicas Alexandre Maurício Paiva Tarrafa nº7935

Instituto Superior Miguel Torga Comunicação Empresarial Teroria das Relacões Públicas Alexandre Maurício Paiva Tarrafa nº7935 Instituto Superior Miguel Torga Comunicação Empresarial Teroria das Relacões Públicas Alexandre Maurício Paiva Tarrafa nº7935 Relações Públicas Internas Resumo Com a realização deste trabalho pretendo

Leia mais

Bem Vindos!

Bem Vindos! Bem Vindos! 2015 PESQUISA EM BASES DE DADOS Roteiro de Acesso Roteiro de Acesso às Plataformas de Pesquisa caminho para pesquisa nas bases de dados disponíveis à Comunidade Acadêmica da Universidade. Passando

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVILLE

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVILLE REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVILLE Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade regular as Atividades Complementares, Acadêmico-Científico-Culturais, que

Leia mais

Programação QUADRO SISTEMATICO COM ATIVIDADES DO EVENTO. 15 de maio de de maio de de maio de 2019 Manha

Programação QUADRO SISTEMATICO COM ATIVIDADES DO EVENTO. 15 de maio de de maio de de maio de 2019 Manha Programação QUADRO SISTEMATICO COM ATIVIDADES DO EVENTO 15 de maio de 2019 16 de maio de 2019 17 de maio de 2019 Manha 09h - 12h 09h- 12h Fóruns Temáticos 09h- 12h Fóruns Temáticos Tarde 16 h - 20 h 13h

Leia mais

Educação Física em Revista 2015 vol. 9 nº 3

Educação Física em Revista 2015 vol. 9 nº 3 Educação Física em Revista 2015 vol. 9 nº 3 ENTREVISTA Entrevista com Prof. MsC. LEILA BARROS CARDOSO OLIVEIRA Gerente do Sistema de Bibliotecas da UCB, Bacharel em Biblioteconomia pela UnB, MBA em Gestão

Leia mais

2.1 - Disciplinas a serem ministradas: Hidrogeografia, Geomorfologia II e quaisquer outras disciplinas determinadas pela Unidade.

2.1 - Disciplinas a serem ministradas: Hidrogeografia, Geomorfologia II e quaisquer outras disciplinas determinadas pela Unidade. Edital Específico para realização de Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto. O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições

Leia mais

A diversidade arquivística brasileira

A diversidade arquivística brasileira A diversidade arquivística brasileira Literatura arquivística Fonte: Costa, Alexandre de Souza. A bibliografia arquivística no Brasil Análise quantitativa e qualitativa. www.arquivistica.net, Rio de janeiro,

Leia mais

ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. RESUMO

ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. RESUMO ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. Rogério Erbereli 1 ; Daniel Augusto Borges Pavani 2 1,2 Faculdade Anhanguera de Matão SP - erbereli@yahoo.com.br RESUMO A abertura de novas vagas

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Metodologia Científica Código da Disciplina: NDC 137 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 1º semestre de 2015 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

DIRETRIZES PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ACG s) DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FACULDADE HORIZONTINA

DIRETRIZES PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ACG s) DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FACULDADE HORIZONTINA DIRETRIZES PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ACG s) DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FACULDADE HORIZONTINA HORIZONTINA SETEMBRO DE 2011 O aluno do Curso de Ciências Econômicas da Faculdade Horizontina,

Leia mais

Fator de Impacto Índice H. Rosana Alvarez Paschoalino Serviço de Biblioteca Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo

Fator de Impacto Índice H. Rosana Alvarez Paschoalino Serviço de Biblioteca Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo Fator de Impacto Índice H Rosana Alvarez Paschoalino Serviço de Biblioteca Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo Onde publicar artigos? Baseado em quais critérios? A quem interessa?

Leia mais

Manual Trabalhos Vila Mundo

Manual Trabalhos Vila Mundo Manual Trabalhos Vila Mundo I. ORGANIZAÇÃO Antes de sair digitando a principal palavra do trabalho solicitado no Google, primeiro, organize como a pesquisa será feita, seguindo estes dois passos: PRIMEIRO

Leia mais

Quem não se comunica, se estrumbica!

Quem não se comunica, se estrumbica! Quem não se comunica, se estrumbica! Por que fazemos apresentações? Persuasão: convencer a audiência a seguir determinada ação. Instrução: mostrar aos outros como realizar determinada tarefa (p.ex. demonstração

Leia mais

O Processo de Pesquisa

O Processo de Pesquisa Disciplina: Estruturação de O Processo de Pesquisa 29 & 30 de março, 2019 Paulo A. Cauchick Miguel Lucila M.S.Campos Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

REDES DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL: as práticas informacionais do Greenpeace

REDES DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL: as práticas informacionais do Greenpeace REDES DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL: as práticas informacionais do Greenpeace RESUMO: Valdir Jose Morigi* Luciana Monteiro Krebs** Reflete sobre as práticas informacionais da organização não-governamental Greenpeace

Leia mais

CONCEIÇÃO, Aline de Novaes

CONCEIÇÃO, Aline de Novaes 74 BIBLIOGRAFIA SOBRE A PSICOPEDAGOGIA (1946-2013): FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Bibliography on Psychopedagogy (1946-2013): continued teacher training CONCEIÇÃO, Aline de Novaes RESUMO Focalizam-se

Leia mais

BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS EM CONCURSO PARA PROFESSOR ASSISTENTE E AUXILIAR, 40H E DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA*

BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS EM CONCURSO PARA PROFESSOR ASSISTENTE E AUXILIAR, 40H E DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA* BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS EM CONCURSO PARA PROFESSOR ASSISTENTE E AUXILIAR, 40H E DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA* Para cada categoria de, as pontuações obtidas serão utilizadas de

Leia mais

Internet como ambiente de pesquisa

Internet como ambiente de pesquisa Internet como ambiente de pesquisa Internet Aceleração da difusão do conhecimento; Cooperação entre pessoas e instituições; Agrega eficiência e rapidez ao processo de criação científica. Estratégia de

Leia mais

A disseminação da ciência por meio de redes sociais

A disseminação da ciência por meio de redes sociais A disseminação da ciência por meio de redes sociais Dr. Lilian N. Calò Comunicação Cien7fica em Saúde BIREME/OPAS/OMS XXV Curso de Editoração Cien7fica Associação Brasileira de Editores Cien7ficos ABEC

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA INCLUSÃO DE PERIÓDICOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS FCLAR UNESP

PROCEDIMENTOS PARA INCLUSÃO DE PERIÓDICOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS FCLAR UNESP PROCEDIMENTOS PARA INCLUSÃO DE PERIÓDICOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS FCLAR UNESP Os editores interessados em incluir sua revista no Portal de Periódicos FCLAr UNESP, devem apresentar um breve projeto, em

Leia mais

MODELO DE FORMATAÇÃO A SER UTILIZADO PELO IBEROAMERICAN JOURNAL OF INDUSTRIAL ENGINEERING

MODELO DE FORMATAÇÃO A SER UTILIZADO PELO IBEROAMERICAN JOURNAL OF INDUSTRIAL ENGINEERING MODELO DE FORMATAÇÃO A SER UTILIZADO PELO IBEROAMERICAN JOURNAL OF INDUSTRIAL ENGINEERING Nome completo do Autor 1 Nome completo do Autor 2 Nome completo do Autor 3 Nome completo do Autor 4 Nome completo

Leia mais

Evolução das funções dos periódicos científicos e suas aplicações no contexto atual 1

Evolução das funções dos periódicos científicos e suas aplicações no contexto atual 1 1 Evolução das funções dos periódicos científicos e suas aplicações no contexto atual 1 Andreza Gonçalves Barbosa 2 Cleiton Martins de Oliveira 3 Emerson Martins Ferreira 4 Lorena Aparecida Pereira Paixão

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Metodologia Científica Código da Disciplina: NDC213 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 1 semestre de 2016 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

Os periódicos científicos brasileiros e seus editores

Os periódicos científicos brasileiros e seus editores Os periódicos científicos brasileiros e seus editores Reunião da Área de Humanas-SciELO-Junho de 2013 Rogerio Meneghini Em 1665 surgem as duas primeiras revistas científicas, a francesajournal des Sçavanse

Leia mais

AULA 3. Busca em bases de dados e estratégia de busca

AULA 3. Busca em bases de dados e estratégia de busca AULA 3 Busca em bases de dados e estratégia de busca Objetivo Identificar aspetos gerais da busca em bases de dados e das estratégias de busca em fontes informacionais Conteúdos programáticos 1. Introdução

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2018)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2018) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação I. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO (2018) DISCIPLINA Fontes de Informação e Pesquisa CARGA HORÁRIA

Leia mais

Outras áreas Área do concurso Cursos: até 80 horas Acima de 80 horas. Pesquisa ou estágio extra-curricular (mínimo 120 horas)

Outras áreas Área do concurso Cursos: até 80 horas Acima de 80 horas. Pesquisa ou estágio extra-curricular (mínimo 120 horas) Barema Concurso Docente Magisério Superior Escola de Medicina Veterinária APROVADO EM REUNIÃO CONGREGAÇÃO MEV 8/2/211 Àrea de Concentração:Med.Vet.Prev.e Saúde Pública/Anatomia Patoló Edital /211 Tipo

Leia mais

Disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (ACA603)

Disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (ACA603) Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação Disciplina Gestão da

Leia mais

Semana do Open Access (24 a 30 de Outubro de 2011)

Semana do Open Access (24 a 30 de Outubro de 2011) Semana do Open Access (24 a 30 de Outubro de 2011) O que é o open access? Disponibilização livre na Internet de literatura de carácter académico ou científico, permitindo a qualquer utilizador ler, descarregar,

Leia mais

XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB)

XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB) XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB) GT 07 Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação ESTUDO DO USO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES PELOS

Leia mais

ENTREVISTA JORNALISMO OLÍMPICO INTERNACIONAL: A IMPRENSA GALEGA E ESPANHOLA POR CARLOS TOURAL

ENTREVISTA JORNALISMO OLÍMPICO INTERNACIONAL: A IMPRENSA GALEGA E ESPANHOLA POR CARLOS TOURAL ENTREVISTA JORNALISMO OLÍMPICO INTERNACIONAL: A IMPRENSA GALEGA E ESPANHOLA POR CARLOS TOURAL Carlos A. Tavares Junior 1 RESUMO: A notícia esportiva e a respectiva produção de conteúdos a nível local também

Leia mais

Fontes de informação científica em meio eletrônico

Fontes de informação científica em meio eletrônico Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Fontes de informação científica em meio eletrônico Patrícia Severiano Barbosa de Souza (UFRN) - patricias_barbosa@hotmail.com Carla Beatriz Marques Felipe (UFRN) - kbeatriz_13@hotmail.com

Leia mais

HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS RESIDÊNCIA MÉDICA

HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS RESIDÊNCIA MÉDICA HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS RESIDÊNCIA MÉDICA 2017 MANUAL DO CANDIDATO 2ª FASE MANUAL DO CANDIDATO Concurso para seleção de Médicos Residentes para o ano de 2017 (Referente extrato de Edital divulgado

Leia mais

Produtividade em Pesquisa

Produtividade em Pesquisa Produtividade em Pesquisa Ferramentas de apoio e indicadores Elisabeth Dudziak Biblioteca - EP-USP Setembro 2010 Sumário Como avaliar a ciência e a pesquisa? Critérios CNPq / CAPES Autores Periódicos Por

Leia mais

Rádio Web Saúde: Um novo jeito de falar sobre saúde

Rádio Web Saúde: Um novo jeito de falar sobre saúde Rádio Web Saúde: Um novo jeito de falar sobre saúde Sousa, G; Mendonça, M. A. V.;Sabiá, C.; Paz, S. R. Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde Departamento de Saúde Coletiva Apoio: Rádio

Leia mais

Metodologias de Investigação Científica

Metodologias de Investigação Científica Metodologias de Investigação Científica Edição de 2010/2011 Docentes: Eugénio Oliveira Augusto Sousa Objectivos Questões: PORQUÊ estão vocês a fazer um Doutoramento? estudo; investiga; especializa; O que

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 44, DE 28 DE JUNHO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº 44, DE 28 DE JUNHO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº 44, DE 28 DE JUNHO DE 2016. O COLEGIADO DE CURSO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO do Campus de Três Lagoas da, no uso de suas atribuições legais, resolve: 2016.1. Aprovar o Regulamento de Atividades

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES FUNDAÇÃO FUPAC REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º - As Atividades Complementares integram

Leia mais

Editorial. 8 Revista Uniara

Editorial. 8 Revista Uniara Editorial 8 Revista Uniara REVISTA UNIARA: Breve Histórico Marina Gulo Alcorinte 1, Bruna Galdorfini Chiari-Andréo 1, Maria Lúcia Ribeiro 1 RESUMO Este manuscrito apresenta brevemente a história da Revista

Leia mais

Visibilidade científica, uso do SEER e indexação de revistas científicas

Visibilidade científica, uso do SEER e indexação de revistas científicas Visibilidade científica, uso do SEER e indexação de revistas científicas URSULA BLATTMANN Universidade Federal de Santa Catarina e-mail: ursula@ced.ufsc.br FURG, Rio Grande, 19 de março de 2008 Ursula

Leia mais

38º JAI - Jornada de Atualização em Informática CSBC 2019

38º JAI - Jornada de Atualização em Informática CSBC 2019 38º JAI - Jornada de Atualização em Informática CSBC 2019 Coordenação Geral: Soraia Musse (PUCRS) e Fabio Kon (IME-USP) Coordenação Local: Gustavo Pinto (UFPA) Chamada de Propostas A Jornada de Atualização

Leia mais

Edital Nº 03/2017 Edital de Bolsas de Pesquisa para Servidores Técnico- Administrativos no NUPLAM/ UFRN - Processo Seletivo 2017

Edital Nº 03/2017 Edital de Bolsas de Pesquisa para Servidores Técnico- Administrativos no NUPLAM/ UFRN - Processo Seletivo 2017 Edital Nº 03/2017 Edital de Bolsas de Pesquisa para Servidores Técnico- Administrativos no NUPLAM/ UFRN - Processo Seletivo 2017 O Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (NUPLAM) torna público

Leia mais

Definição dotrabalho de Diplomação na ECP/UFRGS em Perguntas e Respostas e Procedimentos de Matrícula e Conclusão para 2008/2

Definição dotrabalho de Diplomação na ECP/UFRGS em Perguntas e Respostas e Procedimentos de Matrícula e Conclusão para 2008/2 Definição dotrabalho de Diplomação na ECP/UFRGS em Perguntas e Respostas e Procedimentos de Matrícula e Conclusão para 2008/2 Prof. Renato P. Ribas Coord. Comgrad ECP 1. O que é o Trabalho de Graduação

Leia mais

Indicadores JCR, SNIP, SJR e Google Scholar. Valdir Fernandes

Indicadores JCR, SNIP, SJR e Google Scholar. Valdir Fernandes Indicadores JCR, SNIP, SJR e Google Scholar Brasília, 12 de maio de 2016 Valdir Fernandes Lucas Resende Salviano Comparando os indicadores O que é medido Como é medido Google Scholar JCR Produtividade

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação. Aula 3. Projeto de Pesquisa. Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes

Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação. Aula 3. Projeto de Pesquisa. Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação Aula 3 Projeto de Pesquisa Revisão Sistemática Profa. Fátima L. S. Nunes Metodologia Pesquisa SI- 1 Como elaborar um projeto? Roteiro 1) Escolha do tema

Leia mais

CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL

CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL EDITAL Nº 003/2016 - PPGCA Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS EM CONCURSO PARA PROFESSOR ASSISTENTE 20H DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA*

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS EM CONCURSO PARA PROFESSOR ASSISTENTE 20H DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA* BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS EM CONCURSO PARA PROFESSOR ASSISTENTE 20H DA DA UFBA* Para cada título as pontuações listadas abaixo devem ser interpretadas de forma relativa. Para a atribuição de uma nota

Leia mais

BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS EM CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA*

BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS EM CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA* BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS EM CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA* Para cada as pontuações listadas abaixo devem ser interpretadas de forma relativa. Para a atribuição de uma

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Disciplina HSM 121- Informação Bibliográfica em Saúde Pública Angela Maria Belloni Cuenca abcuenca@usp.br ETAPAS DE PLANEJAMENTO Delimitação do tema Seleção das fontes de busca da informação Identificação

Leia mais