1. O movimento uniforme de uma partícula tem sua função horária representada no diagrama a seguir: e (m) t (s)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. O movimento uniforme de uma partícula tem sua função horária representada no diagrama a seguir: e (m) t (s)"

Transcrição

1 . O moimeno uniforme de uma parícula em ua função horária repreenada no diagrama a eguir: e (m) Deerminar: a) o epaço inicial e a elocidade ecalar; a função horária do epaço.. É dado o gráfico e x para o moimeno de um pono maerial: e (m) Repreene graficamene a elocidade ecalar do pono maerial, no ineralo de a.. Doi móei e ao percorrerem a mema rajeória, ieram eu epaço ariando com o empo, conforme a repreenaçõe gráfica a eguir: 6 e (m) Deermine: a) a funçõe horária de e de ; o inane e a poição correpondene ao enconro do móei (por leiura direa no gráfico e uando a funçõe horária obida).. Um auomóel faz uma iagem em 6 hora, endo que ua elocidade aria em função do empo aproximadamene como mora o gráfico a eguir: (km/h) FÍSIC - CINEMÁTIC - GRÁFICOS DO MU E DO MUV. Um auomóel moe-e numa erada, conforme o gráfico x da figura. Deermine ua elocidade média, em km/h, de = a = h. (km/h) 6 7 (h) 6. aceleração ecalar de um auomóel em função do empo eá repreenada a eguir: α (km/h ) -,, (h) Sabendo que a elocidade ecalar do auomóel era nula em =, deermine: a) a elocidade ecalar em =,h; o gráfico da elocidade ecalar em função do empo no ineralo de = a =,h. 7. elocidade ecalar de um objeo ponual ariou com o empo, conforme a repreenação gráfica eguine: 6 7 Calcular: a) a diância percorrida pelo objeo no ineralo de empo de a ; ua elocidade ecalar média no memo ineralo de empo. 8. elocidade ecalar de um corpo aria com o empo, conforme o gráfico eguine: (h) Qual a elocidade média do auomóel nea iagem? 6 7 No ineralo de empo de a, deermine: a) a aceleração ecalar da parícula; a diância percorrida por ela; c) a elocidade ecalar média. Rua aronea, 7 - ala 6 - Praça Seca Telefone:

2 9. Um auomóel eá parado em frene a um emáforo. Quando a luz orna-e erde, ele inicia eu moimeno. Ouro auomóel ulrapaa-o nee memo inane, deenolendo elocidade ecalar conane. O gráfico da elocidade em função do empo eão indicado a eguir: (km/h) ( Deermine: - h) a) a diância enre e no inane em que ainge a elocidade de ; o inane em que o carro alcança o carro ; c) a diância percorrida por e por, dede o emáforo aé o pono em que alcançou.. Doi pono maeriai e paam pela origem do epaço no inane =. Seu moimeno ão decrio pelo gráfico x a eguir: a) Deermine o inane e a poição em que e olam a e enconrar. Trace o gráfico do epaço em função do empo para e num memo par de eixo, indicando o inane e a poição do enconro referido no iem a.. Dado o gráfico x da figura, e abendo que a poição inicial da parícula é = - m, repreene o gráfico x.. Dado o gráfico x da figura, dizer, para cada um dele, o inal de e o de. a) FÍSIC - CINEMÁTIC - GRÁFICOS DO MU E DO MUV c) d) e) f). O gráfico da figura no dá a elocidade ecalar de uma parícula que no inane inicial e enconra na poição m. inale a afirmaia fala. 6 7 a) Seu delocameno ecalar no iniciai foi de m. Sua poição ecalar no inane é m. c) equação horária do eu moimeno é = +. d) ua poição ecalar no inane é m. e) O delocameno ecalar enre = e = 6 é de 9m.. Conidere o gráfico e da figura. nalie a afirmaia abaixo, endo em ia o doi gráfico: gráfico 6 β = 6º 6 7 gráfico α = 7º I. O doi gráfico repreenam doi moimeno de elocidade ecalare diferene, poi o coeficiene angular da rea do gráfico é maior que o do. Rua aronea, 7 - ala 6 - Praça Seca Telefone:

3 II. No gráfico a elocidade ecalare ão iguai a m/. III. o gráfico correponde a maior elocidade ecalar poi o ângulo β é maior do que α.. O gráfico do moimeno de um corpo eá repreenado na figura. Sua elocidade ecalar ale, em m/: a) c) d) e) 6. O gráfico da figura repreena a poição ecalar eru empo de doi carro e que e delocam numa erada reilínea. Podemo afirmar que a elocidade do carro : a) É menor que a do carro. É maior que a do carro. c) É igual à do carro. d) É crecene. e) Decrece com o empo. (h) 7. O gráfico da figura repreena o moimeno de uma parícula. 7 6 a) Qual a poição ecalar inicial? Qual a elocidade ecalar? c) Qual a equação do moimeno? 8. O gráfico da figura repreena o moimeno de uma parícula. equação do eu moimeno (SI) é: a) = +. = - 9. c) = 9 -. d) = 9 -,. e) = º carro carro FÍSIC - CINEMÁTIC - GRÁFICOS DO MU E DO MUV a) Pariram da mema poição, obre a mema rajeória, em inane diferene. Pariram no memo inane, obre a mema rajeória, de poiçõe diferene. c) Pariram no memo inane, da mema poição, obre rajeória diferene. d) Somene e pariram da mema poição, no memo inane e obre a mema rajeória. e) Em qualquer do cao acima.. Doi móei e parem imulaneamene de um memo pono e caminham obre a mema rajeória, com elocidade dada pelo gráfico da figura. diância que epara o móei apó h é: a) 6km. (km/h) 8km. c) km. d) - 6km. (h) e) km. -. Na figura a cura I, II e III repreenam o gráfico da diância x empo do móei I, II e III repeciamene. aeando-e no gráfico, indicar qual ou quai do rê móei inha elocidade zero no inane zero de oberação: a) I. II. c) III. d) I e II. e) II e III.. O moimeno de doi carro, e ão decrio pelo gráfico da figura. Indicar em que inane o doi carro pouem a mema elocidade. a).. c). d) Em odo o inane. e) Em nenhum inane. d (m) I II III (min) 9. O gráfico x do moimeno de doi auomóei ão dado na figura. área hachurada repreena a diância enre o auomóei no inane, medida ao longo da rajeória, no eguine cao: Rua aronea, 7 - ala 6 - Praça Seca Telefone:

4 . Doi auomóei parem da cidade e em horário diferene. diância enre e é de km. elocidade do doi carro ão uniforme e de enido conrário, = km/h e = km/h. O empo de parida ão repeciamene = h e = h. Qual o gráfico que melhor repreena o moimeno do doi eículo, omando-e como origem do iema de referência a cidade? (km) a) c) d) (km) (km) (km) Uma parícula em eu moimeno decrio pelo gráfico da figura. Sabe-e que no inane ela eaa na poição m. Diga e a afirmaçõe abaixo ão erdadeira ou fala FÍSIC - CINEMÁTIC - GRÁFICOS DO MU E DO MUV I. poição inicial da parícula é = m. II. No inane a parícula eá na origem. III. Enre o inane e 7 a parícula e enconra no emi-eixo negaio da rajeória (poição negaia). IV. parícula pára na poição - m. V. O delocameno ecalar oal da parícula foi de - m. VI. Enre o inane e a parícula e moe em enido opoo ao da rajeória. VII. O afaameno máximo da parícula em relação à origem é de 9m. VIII. elocidade ecalar média enre o inane e 7 é de -, m/.. Uma parícula e moe com aceleração ecalar dada pelo gráfico da figura. No inane =, a elocidade ecalar da parícula é m/. α Sua elocidade inicial ale: a) m/. m/. c) Zero. 6 d) m/. e) m/ Um corpo percorre uma linha rea com a elocidade repreenada na figura. Calcular o epaço percorrido enre o inane = e =. a),m.,m. c) m. d) m. e) m. 7. O gráfico da elocidade ecalar de um corpo em função do empo é dado pela figura. O epaço que ele percorre no primeiro egundo é igual a 6m. ua aceleração, em m/ é: a),.,. c),. d),. e),. 8. figura repreena a elocidade de uma parícula em função do empo numa rajeória reilínea. Qual a diância percorrida pela parícula enre o inane = e =? a),m. c),m. e) Nenhum do alore acima.,m. d),m. - - Rua aronea, 7 - ala 6 - Praça Seca Telefone:

5 9. figura repreena o gráfico elocidade ecalar x empo do moimeno de uma parícula. Coniderando-e o ineralo de empo da figura, qual da eguine afirmaia é a correa? a) parícula enrou dua eze em moimeno. Em = 9,, a parícula eaa 9,m mai afaada da origem do que em =. c) No ineralo enre e a parícula eaa parada. d) No inane = 9, a parícula olou à poição que ela ocupaa em = 7,. e) No ineralo enre e 6 a parícula andou em enido conrário ao enido em que ela andaa no ineralo enre e.. elocidade ecalar de um móel aria com o empo de acordo com a figura. Trace o gráfico da aceleração ecalar do móel em função do empo.. Doi móei e parem do memo pono, no memo inane, obre a mema rea, com moimeno regirado na figura. elocidade do doi móei ão iguai quando é igual a: a) Zero.. c). d) 6. e) 7.. Doi carro iajam no memo enido em uma erada reilínea. No inane em que um eá ulrapaando o ouro, o doi mooria percebem um perigo à frene e freiam imulaneamene. elocidade de cada carro aria com o empo como indica o diagrama da figura. diância enre o doi carro no inane em que a ua elocidade ão iguai é aproximadamene igual a: - a) m. c) m. e) m 7m. d) m FÍSIC - CINEMÁTIC - GRÁFICOS DO MU E DO MUV. No inane em que um móel ulrapaa, ee i- nicia eu moimeno na mema direção e enido. Dua hora depoi ele e enconram, a km do pono de parida de. O gráfico x do moimeno do doi móei eá repreenado na figura. elocidade final do móel é: a) 6km/h. 7km/h. c) 8km/h. D) 9km/h. e) km/h.. Quando começamo a oberar o moimeno de doi móei e, ele eaam emparelhado; apó o início da oberação, ambo eaam com a mema elocidade ecalar de 6m/. aeado no gráfico a x do moimeno do doi móei, dado na figura, reponda à queõe que e eguem: I - elocidade inicial do móel é: α (m/ ) - a) 8m/. - 8m/. c) 8m/. d) - 8m/. e) m/. II. elocidade inicial do móel é: a) 8m/. d) - 8m/. - 8m/. e) m/. c) 8 m/. III. Sobre o moimeno do móei podemo afirmar: I. O móel anda empre no enido da rajeória, enquano anda empre conra a rajeória. II. O móel eá empre acelerado, enquano eá empre reardado. Repoa 7. a) m m/ 8. a) m/ m c) m/ Rua aronea, 7 - ala 6 - Praça Seca Telefone: a) e = -m; = m/ e = - + (SI). -. a) e = -6 + ; e =, e 6m. km/h. 66 (km/h) 6. a),km/h,,, (h)

6 9.. -,h c),6km. a) ; a m da origem do epaço. e (m). poição do enconro - inane de enconro FÍSIC - CINEMÁTIC - GRÁFICOS DO MU E DO MUV 6. C 7. a) m,m/ c) = +, 8. C 9. D.. C. E.. I - V; II - V; III - V; IV - F; V - V; VI - V; VII - F; VIII - V. C 6. D 7. D 8. E 9. α (m/ )., a) > ; > = ; > c) > ; < d) < ; > e) < ; = f) = ; =.. I - F; II - V; III - F. E -. C.. C. I. ; II. C; III. I. F; II. V 6 Rua aronea, 7 - ala 6 - Praça Seca Telefone:

Questões básicas sobre o M.U.V. Função horária dos espaços:

Questões básicas sobre o M.U.V. Função horária dos espaços: Queõe báica obre o MUV Função horária do epaço: (MUV) (MU) Um foguee é lançado ericalmene a parir do repouo com aceleração ecalar conane, em módulo, igual a 6, m/, qual é a diância por ele percorrida apó

Leia mais

CINEMÁTICA ESCALAR. AULAS 1 a 3 I) CONCEITOS BÁSICOS II) DEFINIÇÕES III) CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS IV) MOVIMENTO UNIFORME.

CINEMÁTICA ESCALAR. AULAS 1 a 3 I) CONCEITOS BÁSICOS II) DEFINIÇÕES III) CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS IV) MOVIMENTO UNIFORME. 1 www.curoanglo.com.br Treinameno para Olimpíada de Fíica 1 ª- / ª- é r i e E M AULAS 1 a 3 CINEMÁTICA ESCALAR I) CONCEITOS BÁSICOS Moimeno/ repouo Trajeória Localização: epaço () empo () II) DEFINIÇÕES

Leia mais

Gráficos do MU e do MUV

Gráficos do MU e do MUV UNidde Capíulo 6 Gráfico do MU e do MUV O gráfico erem para iualizar o comporameno da grandeza fíica enolida de uma maneira fácil e rápida. Por meio dele, podemo relacionar, por eemplo, a ariação do epaço

Leia mais

O modelo de ponto material. 1. Referencial. Exemplo 1:

O modelo de ponto material. 1. Referencial. Exemplo 1: modelo de pono maerial No eudo de ário fenômeno fíico, pode não er imporane o fao de o corpo erem dimenõe, ma pode er imporane o fao de erem maa. Nee cao, podemo uar o modelo de pono maerial, ou parícula,

Leia mais

S = S0 + vt S= posição em um instante qualquer (m) S0 = posição inicial (m) v = velocidade (m/s, km/h) t = tempo (s, h)

S = S0 + vt S= posição em um instante qualquer (m) S0 = posição inicial (m) v = velocidade (m/s, km/h) t = tempo (s, h) MOVIMENTO UNIFORME (moimeno com elocidade consane) 0 = 0 + = posição em um insane qualquer (m) 0 = posição inicial (m) = elocidade (m/s, km/h) = empo (s, h) 1. Uma biciclea moimena-se sobre uma rajeória

Leia mais

v t Unidade de Medida: Como a aceleração é dada pela razão entre velocidade e tempo, dividi-se também suas unidades de medida.

v t Unidade de Medida: Como a aceleração é dada pela razão entre velocidade e tempo, dividi-se também suas unidades de medida. Diciplina de Fíica Aplicada A / Curo de Tecnólogo em Geão Ambienal Profeora M. Valéria Epíndola Lea. Aceleração Média Já imo que quando eamo andando de carro em muio momeno é neceário reduzir a elocidade,

Leia mais

Movimento Uniforme Variado (MUV)

Movimento Uniforme Variado (MUV) Moimeno Uniforme Variado (MUV) Oberamo aneriormene que um corpo com elocidade conane (MU) apreena comporameno bem peculiare. Em noo dia-a-dia é muio comum raarmo de um ouro ipo de problema: o que enole

Leia mais

FÍSICA FUNDAMENTAL 1 o Semestre de 2011 Prof. Maurício Fabbri 1. DESCRIÇÃO MATEMÁTICA DO MOVIMENTO E SISTEMA DE REFERÊNCIA

FÍSICA FUNDAMENTAL 1 o Semestre de 2011 Prof. Maurício Fabbri 1. DESCRIÇÃO MATEMÁTICA DO MOVIMENTO E SISTEMA DE REFERÊNCIA 5 5 FÍSICA FUNDAMENTAL o Seere de Prof. Maurício Fabbri a Série de Exercício - Cineáica Pare I Moieno unidienional. DESCRIÇÃO MATEMÁTICA DO MOVIMENTO E SISTEMA DE REFERÊNCIA (I) O oieno de u corpo é regirado

Leia mais

figura 1 Vamos encontrar, em primeiro lugar, a velocidade do som da explosão (v E) no ar que será dada pela fórmula = v

figura 1 Vamos encontrar, em primeiro lugar, a velocidade do som da explosão (v E) no ar que será dada pela fórmula = v Dispara-se, segundo um ângulo de 6 com o horizone, um projéil que explode ao aingir o solo e oue-se o ruído da explosão, no pono de parida do projéil, 8 segundos após o disparo. Deerminar a elocidade inicial

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-02 UNICAMP IFGW

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-02 UNICAMP IFGW F-8 Física Geral I Aula eploraória- UNICAMP IFGW username@ifi.unicamp.br Velocidades média e insanânea Velocidade média enre e + Δ - - m Δ Δ ** Se Δ > m > (moimeno à direia, ou no senido de crescimeno

Leia mais

Módulo III Movimento Uniforme (MU)

Módulo III Movimento Uniforme (MU) Módulo III Moimento Uniforme (MU) Em moimento retilíneo ou curilíneo em que a elocidade ecalar é mantida contante, diz-e que o móel etá em moimento uniforme. Nete cao, a elocidade ecalar intantânea erá

Leia mais

Física A Extensivo V. 1

Física A Extensivo V. 1 Física A Exensio V. 1 Exercícios 01) 44 0) E. 01. Falsa. Não exise repouso absoluo. 0. Falsa. Não exise moimeno absoluo. 04. Verdadeira. 08. Verdadeira. x F xi 50 10 40 m 16. Falsa. Não necessariamene;

Leia mais

Movimento Uniformemente Variado

Movimento Uniformemente Variado Cursinho: Pré-Vesibular Disciplina: Física Professor: Cirlei Xaier Lisa: a Lisa de Física Cidade: Maracás Bahia Coneúdo: Moimeno Unif. Variado Turma: A, B e C Daa: Junho de 17 Moimeno Uniformemene Variado

Leia mais

FÍSICA - I. Objetivos. Pensamento... Identificar as características de um movimento unidimensional.

FÍSICA - I. Objetivos. Pensamento... Identificar as características de um movimento unidimensional. FÍSICA - I MOVIMENTO EM UMA DIMENSÃO 4ª. Pare Prof. M.Sc. Lúcio P. Parocínio Objeios Idenificar as caracerísicas de um moimeno unidimensional. Ilusrar os diferenes ipos de moimeno unidimensional e sua

Leia mais

Física A Extensivo V. 1

Física A Extensivo V. 1 Física A Exensio V. 1 Exercícios 01) 01. Falsa. Não exise repouso absoluo. 0. Falsa. Não exise moimeno absoluo. 04. Verdadeira. 08. Verdadeira. x x F xi 50 10 40 m 16. Falsa. Não necessariamene; ele pode

Leia mais

R A B VETORES. Módulo. Valor numérico + unidade de medida. Intensidade

R A B VETORES. Módulo. Valor numérico + unidade de medida. Intensidade ETORES 1- DEFINIÇÃO: Ene maemáico usado para caracerizar uma grandeza eorial. paralelogramo. O eor resulane é raçado a parir das origens aé a inersecção das linhas auxiliares. - TIPOS DE GRANDEZAS.1- GRANDEZA

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 15 GRÁFICOS DA CINEMÁTICA

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 15 GRÁFICOS DA CINEMÁTICA FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 15 GRÁFICOS DA CINEMÁTICA S S S S S S v v S v v S Área S v v v v v v S(m) 2-1 (s) Se a < S Se a > S S S 1 2 3 a a a v v Área v v S S(m) 16 15 1 (s) Como pode cair no enem? (ENEM)

Leia mais

Cinemática Vetorial Movimento Retilíneo. Movimento. Mecânica : relaciona força, matéria e movimento

Cinemática Vetorial Movimento Retilíneo. Movimento. Mecânica : relaciona força, matéria e movimento Fisica I - IO Cinemáica Veorial Moimeno Reilíneo Prof. Crisiano Olieira Ed. Basilio Jafe sala crislpo@if.usp.br Moimeno Mecânica : relaciona força, maéria e moimeno Cinemáica : Pare da mecânica que descree

Leia mais

Cinemática Exercícios

Cinemática Exercícios Cinemática Exercício Aceleração e MUV. 1- Um anúncio de um certo tipo de automóvel proclama que o veículo, partindo do repouo, atinge a velocidade de 180 km/h em 8. Qual a aceleração média dee automóvel?

Leia mais

( ) Prof. A.F.Guimarães Questões Cinemática 6 Vetores e Cinemática Vetorial Questão 1. Questão 2. A Dcos f fcos f

( ) Prof. A.F.Guimarães Questões Cinemática 6 Vetores e Cinemática Vetorial Questão 1. Questão 2. A Dcos f fcos f Prof FGuimarães Quesões Cinemáica 6 Veores e Cinemáica Veorial x : Quesão (Un) Quaro eores,,, C, D iguais em móulos e represenano uma cera graneza física, esão isposos no plano (x,) como mosra a figura

Leia mais

Resoluções de Exercícios

Resoluções de Exercícios eoluçõe de Eercício caraca Capíulo O Moimeno, o Equilíbrio e a Decobera da Lei Fíica Cinemáica angular D coroa BLOCO D Dado: p =, e raio da Terra: T = 6 km. Como o período de roação da Terra é T = h, em:

Leia mais

FÍSICA - I. Objetivos. Pensamento... Introdução. Tipos de movimentos Velocidade Constante. Tipos de movimentos Repouso

FÍSICA - I. Objetivos. Pensamento... Introdução. Tipos de movimentos Velocidade Constante. Tipos de movimentos Repouso Objeios FÍSIC - I MOVIMENTO EM UM DIMENSÃO 4ª. Pare Idenificar as caracerísicas de um moimeno unidimensional. Ilusrar os diferenes ipos de moimeno unidimensional e sua represenação ráfica. Prof. M.Sc.

Leia mais

CINEMÁTICA. CONCEITOS BÁSICOS DO CÁLCULO INTEGRAL E DIFENRENCIAL

CINEMÁTICA. CONCEITOS BÁSICOS DO CÁLCULO INTEGRAL E DIFENRENCIAL Aula 3 CINEMÁTICA. CONCEITOS BÁSICOS DO CÁLCULO INTEGRAL E DIFENRENCIAL META Siuar a cinemáica denro da definiçõe maemáica do cálculo inegral e diferencial. Morar a múua inerdependência do doi auno; por

Leia mais

Mecânica Geral Básica

Mecânica Geral Básica Mecânica Geral Básica Cinemáica do Pono Maerial Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Moimeno Reilíneo: Posição, Velocidade e Aceleração Diz-se que uma parícula que se moe ao longo de uma linha rea esá em moimeno

Leia mais

Física Geral Nos problemas abaixo, considere g = 9,8 m/s 2 e, salvo indicação em contrário, dê as suas respostas em unidades SI.

Física Geral Nos problemas abaixo, considere g = 9,8 m/s 2 e, salvo indicação em contrário, dê as suas respostas em unidades SI. Fíica Geral 21048 Inruçõe para elaboração dee e-fólio Documeno de exo,.doc,.pdf ou.ps; fone 11 ou 12; epaçameno livre; máximo 6 página. Pode incluir deenho, vária core e pode incluive junar elemeno ao

Leia mais

Física A Extensivo V. 3

Física A Extensivo V. 3 0.0) B 0.0) D + ula 0 0=π Gabario Física Exensio V. 3 Resola =. h ula.0) D coplameno e B: = B. R = B. R B = B. R R B = B. 06, 03, Poneiro Velocidade angular de : = T = h = rad/h Equação da posição angular

Leia mais

Aula - 2 Movimento em uma dimensão

Aula - 2 Movimento em uma dimensão Aula - Moimeno em uma dimensão Física Geral I - F-18 semesre, 1 Ilusração dos Principia de Newon mosrando a ideia de inegral Moimeno em 1-D Enender o moimeno é uma das meas das leis da Física. A Mecânica

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-07 UNICAMP IFGW F128 2o Semestre de 2012

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-07 UNICAMP IFGW F128 2o Semestre de 2012 F-18 Física Geral I Aula eploraória-07 UNICAMP IFGW username@ii.unicamp.br F18 o Semesre de 01 1 Energia Energia é um conceio que ai além da mecânica de Newon e permanece úil ambém na mecânica quânica,

Leia mais

Física e Química A 11.º Ano N.º 2 - Movimentos

Física e Química A 11.º Ano N.º 2 - Movimentos Física e Química A 11.º Ano N.º 2 - Moimenos 1. Uma parícula P 1 descree uma rajecória circular, de raio 1,0 m, parindo da posição A no senido indicado na figura 1 (a). fig. 1 Uma oura parícula P 2 descree

Leia mais

2. senh(x) = ex e x. 3. cos(t) = eit +e it. 4. sen(t) = eit e it 5. cos(2t) = cos 2 (t) sen 2 (t) 6. sen(2t) = 2sen(t)cos(t) 7.

2. senh(x) = ex e x. 3. cos(t) = eit +e it. 4. sen(t) = eit e it 5. cos(2t) = cos 2 (t) sen 2 (t) 6. sen(2t) = 2sen(t)cos(t) 7. UFRGS INSTITUTO DE MATEMÁTICA Deparameno de Maemáica Pura e Aplicada MAT68 - Turma D - / Segunda avaliação - Grupo 3 4 Toal Nome: Carão: Regra a obervar: Seja ucino porém compleo. Juifique odo procedimeno

Leia mais

Questões sobre derivadas. 1. Uma partícula caminha sobre uma trajetória qualquer obedecendo à função horária 2

Questões sobre derivadas. 1. Uma partícula caminha sobre uma trajetória qualquer obedecendo à função horária 2 Quesões sobre deriadas. Uma parícula caminha sobre uma rajeória qualquer obedecendo à função horária s ( = - + 0 ( s em meros e em segundos. a Deermine a lei de sua elocidade em função do empo. b Deermine

Leia mais

1 ANO COMENTÁRIO DOS PROBLEMAS COMENTÁRIO: RESPOSTA: A

1 ANO COMENTÁRIO DOS PROBLEMAS COMENTÁRIO: RESPOSTA: A AO COMEÁRIO DOS PROBEMAS P en ' ' P en P co Inicialene, a iuação da fiura exprea iinência de oieno ao iea de aa iuai a. Idenificando oda a força auane nee iea, incluindo a hae, eja: a P co Uilizando a

Leia mais

Aula 20. Efeito Doppler

Aula 20. Efeito Doppler Aula 20 Efeito Doppler O efeito Doppler conite na frequência aparente, percebida por um oberador, em irtude do moimento relatio entre a fonte e o oberador. Cao I Fonte em repouo e oberador em moimento

Leia mais

velocidade inicial: v 0 ; ângulo de tiro com a horizontal: 0.

velocidade inicial: v 0 ; ângulo de tiro com a horizontal: 0. www.fisicaee.com.br Um projéil é disparado com elocidade inicial iual a e formando um ânulo com a horizonal, sabendo-se que os ponos de disparo e o alo esão sobre o mesmo plano horizonal e desprezando-se

Leia mais

Física e Química A Ficha de trabalho nº 2: Unidade 1 Física 11.º Ano Movimentos na Terra e no Espaço

Física e Química A Ficha de trabalho nº 2: Unidade 1 Física 11.º Ano Movimentos na Terra e no Espaço Física e Química A Ficha de rabalho nº 2: Unidade 1 Física 11.º Ano Moimenos na Terra e no Espaço 1. Um corpo descree uma rajecória recilínea, sendo regisada a sua posição em sucessios insanes. Na abela

Leia mais

2 Caracterização de Canal

2 Caracterização de Canal Caraceriação de Canal Um grande problema que reringe a expanão da rede móei é o deanecimeno que afea o deempeno da mema. O uo de mobilidade no aceo a inerne banda larga como propõe WiMAX impõe a neceidade

Leia mais

Movimento unidimensional. Prof. DSc. Anderson Cortines IFF campus Cabo Frio MECÂNICA GERAL

Movimento unidimensional. Prof. DSc. Anderson Cortines IFF campus Cabo Frio MECÂNICA GERAL Movimeno unidimensional Prof. DSc. Anderson Corines IFF campus Cabo Frio MECÂNICA GERAL 218.1 Objeivos Ter uma noção inicial sobre: Referencial Movimeno e repouso Pono maerial e corpo exenso Posição Diferença

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE MATEMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE MATEMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO º TRIMESTRE MATEMÁTICA ALUNO(a): Nº: SÉRIE: ª TURMA: UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /08 Obs.: Esa lisa deve ser enregue resolvida no dia da prova de Recuperação. Valor:

Leia mais

Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)

Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles) UTFPR Termodinâmica 1 Análie Energéica para Siema Abero (Volume de Conrole) Princípio de Termodinâmica para Engenharia Capíulo 4 Análie Traniene Pare V Operação Traniene É a operação na qual a propriedade

Leia mais

FATO Medicina. Lista Complementar Física - MRU / MRUV( Prof.º Elizeu) 5,0 m s, e a maior. 5 km e 10 km, sua velocidade foi 30 km h. 10 km totais.

FATO Medicina. Lista Complementar Física - MRU / MRUV( Prof.º Elizeu) 5,0 m s, e a maior. 5 km e 10 km, sua velocidade foi 30 km h. 10 km totais. FATO Medicina Lisa Complemenar Física - MRU / MRUV( Prof.º Elizeu) 0. (Efomm 07) Um rem deve parir de uma esação A e parar na esação B, disane 4 km de A. A aceleração e a desaceleração podem ser, no máximo,

Leia mais

Conidere uma rampa plana, inclinada de um ângulo em relação à horizonal, no início da qual enconra-e um carrinho. Ele enão recebe uma pancada que o fa

Conidere uma rampa plana, inclinada de um ângulo em relação à horizonal, no início da qual enconra-e um carrinho. Ele enão recebe uma pancada que o fa Onda acúica ão onda de compreenão, ou eja, propagam-e em meio compreívei. Quando uma barra meálica é golpeada em ua exremidade, uma onda longiudinal propaga-e por ela com velocidade v p. A grandeza E é

Leia mais

Edital Nº. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA

Edital Nº. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Caderno de Prova CONTROLE DE PROCESSOS Edial Nº. 0/009-DIPE 0 de maio de 009 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Ue apena canea eferográfica azul ou prea. Ecreva o eu nome compleo e o número do eu documeno

Leia mais

CAPÍTULO 4. Movimento Variado. Introdução. 2-Aceleração Escalar Média

CAPÍTULO 4. Movimento Variado. Introdução. 2-Aceleração Escalar Média CAPÍTULO 4 Movimento Variado Introdução O movimento do corpo no dia-a-dia ão muito mai variado do que propriamente uniforme, até porque, para entrar em movimento uniforme, um corpo que etava em repouo,

Leia mais

Edital Nº. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009

Edital Nº. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009 Caderno de Prova CONTROLE DE PROCESSOS Edial Nº. /9-DIPE de maio de 9 INSTRUÇÕES ERAIS PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Ue apena canea eferográfica azul ou prea. Ecreva o eu nome compleo e o número do eu documeno

Leia mais

5 0,5. d d ,6 3. v Δt 0,03s Δt 30ms. 3. Gabarito: Lista 01. Resposta da questão 1: [D]

5 0,5. d d ,6 3. v Δt 0,03s Δt 30ms. 3. Gabarito: Lista 01. Resposta da questão 1: [D] Gabario: Lisa 01 Resposa da quesão 1: [D] Seja v 1 a velocidade média desenvolvida por Juliana nos reinos: ΔS1 5 v 1 v1 10 km h. Δ1 0,5 Para a corrida, a velocidade deverá ser reduzida em 40%. Enão a velocidade

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [C] No eixo horizonal, o movimeno é uniforme com velocidade consane o empo, podemos calculá-la. Δs 60 m vh vh vh 15 m s Δ 4 s Com o auxílio da rionomeria e com a velocidade

Leia mais

Aulas Particulares on-line

Aulas Particulares on-line Esse maerial é pare inegrane do Aulas Pariculares on-line do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.aulasparicularesiesde.com.br FÍSICA PRÉ-VESTIBULAR LIVRO DO PROFESSOR 6-8 IESDE Brasil S.A. É proibida

Leia mais

v =? a =? E para o ângulo: ( v ) 37,5 37,5i Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios v v Velocidade (a t )A (a t )B (a n )A (a n )B

v =? a =? E para o ângulo: ( v ) 37,5 37,5i Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios v v Velocidade (a t )A (a t )B (a n )A (a n )B Prblema 1.3 MECÂNIC - DINÂMIC Cinemáica de uma Parícula Cap. 1 - Eercíci O carr e e mem numa pia circular. Num dad inane, em uma elcidade de 9 pé/ e ea elcidade eá crecend a uma aa de 15 pé/², enquan,

Leia mais

(I)

(I) Duas parículas esão em movimeno uniforme descrevendo circunferências concênricas de raio diferenes e períodos de 80 s e 0 s. No insane inicial as parículas esão alinhadas com o cenro das circunferências.

Leia mais

Física cinemática escalar

Física cinemática escalar Fíica cineáica ecalar Reprodução proibida. Ar. do Código Penal e Lei 9. de 9 de feereiro de 99. Capíulo Cineáica Ecalar Coneõe Repoa peoal. Copleenare 9. a) Se o núero do apao (n) correponde a, ez o aanho

Leia mais

CONTROLABILIDADE E OBSERVABILIDADE

CONTROLABILIDADE E OBSERVABILIDADE Eduardo obo uoa Cabral CONTROABIIDADE E OBSERVABIIDADE. oiação Em um iema na forma do epaço do eado podem exiir dinâmica que não ão ia pela aída do iema ou não ão influenciada pela enrada do iema. Se penarmo

Leia mais

Lista de Exercícios 1

Lista de Exercícios 1 Universidade Federal de Ouro Preo Deparameno de Maemáica MTM14 - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III Anônio Silva, Edney Oliveira, Marcos Marcial, Wenderson Ferreira Lisa de Exercícios 1 1 Para cada um

Leia mais

Modulações digitais. Espaços de sinal e regiões de decisão. Funções ortogonais. Ortogonalização de Gram-Schmidt

Modulações digitais. Espaços de sinal e regiões de decisão. Funções ortogonais. Ortogonalização de Gram-Schmidt Modulaçõe dga Epaço de nal e regõe de decão Funçõe orogona Orogonalzação de Gram-Schmd Uma perpecva geomérca do na e ruído (Koelnkov) Um epaço orogonal de dmenõe é caracerzado por um conjuno de ψ () funçõe

Leia mais

FAP151 - Fundamentos de Mecânica. Março de 2006.

FAP151 - Fundamentos de Mecânica. Março de 2006. FAP151 - Fundamenos de Mecânica. Março de 6. Para enregar: eercícios 9 e 6 Primeira Lisa de Eercícios Algarismos significaios 1) Usando uma régua de madeira, ocê mede o comprimeno de uma placa meálica

Leia mais

MOVIMENTOS VERTICAIS NO VÁCUO

MOVIMENTOS VERTICAIS NO VÁCUO Diciplina de Fíica Aplicada A 1/ Curo de Tecnólogo em Getão Ambiental Profeora M. Valéria Epíndola Lea MOVIMENTOS VERTICAIS NO VÁCUO Agora etudaremo o movimento na direção verticai e etaremo deprezando

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2013/2014. EIC0014 FÍSICA II 2o ANO 1 o SEMESTRE

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2013/2014. EIC0014 FÍSICA II 2o ANO 1 o SEMESTRE MESTRADO NTEGRADO EM ENG. NFORMÁTCA E COMPUTAÇÃO 2013/2014 EC0014 FÍSCA 2o ANO 1 o SEMESTRE Nome: Duração 2 horas. Prova com consula de formulário e uso de compuador. O formulário pode ocupar apenas uma

Leia mais

Quando uma pessoa escorrega em um toboágua,

Quando uma pessoa escorrega em um toboágua, UNIDADE B Capítulo Movimento No dia a dia, é comum obervarmo movimento com velocidade ecalar variável; aquele que pouem aceleração ecalar reponável pela variação da velocidade do corpo. Quando ea aceleração

Leia mais

Lista de exercícios 1

Lista de exercícios 1 Fundamenos de Mecânica - FAP151 Licenciaura em Física - 1 o semesre de 5 Lisa de eercícios 1 Para enregar: eercícios 16 e 17 Algarismos significaios 1) Usando uma régua de madeira, ocê mede o comprimeno

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 2 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS (PERFIL 02) «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS (PERFIL 02) « IFPB» oncuro Público Profeor Efeio de Enino Báico, Técnico e Tecnológico» Edial Nº 36/ ONHEIMENTOS ESPEÍFIOS» ONTOE E POESSOS INDUSTIAIS PEFI «Oberação: Preupoo uilizado no âmbio da queõe de a : - hae

Leia mais

Capítulo 5. Movimento no plano e no espaço

Capítulo 5. Movimento no plano e no espaço Capíulo 5 Moimeno no plano e no espaço Recursos com coprih incluídos nesa apresenação: hp://phe.colorado.edu Descrição eorial do moimeno Uma parícula moendo-se sobre uma cura. Suas posições nos insanes

Leia mais

SOLUÇÃO PRATUIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATUIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC. [D] Para 0 s s : SOLUÇÃO PRATUIQUE EM CASA Δv V ( V) a = = a = V m Δ 0 s a V s = s0 + v0 + s = V + (parábola com concavidade para cima) Raízes: Vérice: V V + = 0 = 0 s ou = s 0 + V xv = = ;

Leia mais

apresentado: B 10cm 5 cm , (x, y, z) em cm Pede-se: onde elas

apresentado: B 10cm 5 cm , (x, y, z) em cm Pede-se: onde elas 1) Para a peça primáica indeformada da figura abaio foi admiido o campo de deformaçõe apreenado: 5 cm 1cm A B 1cm C ij a b b c,a, (,, ) em cm Para ajuar o modelo, ainda na configuração inicial indeformadaa

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC. [D] Para 0 s s : Δv V ( V) a a V m Δ 0 s a V s s0 v0 s V V Raízes: V 0 0 s ou s (parábola com concavidade para cima) Vérice: 0 V xv ; yv V 0,5V Para s 3 s : s s0 v

Leia mais

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

CONCEITOS FUNDAMENTAIS Projeo eenge - Eng. Elérica Apoila de Siema de Conrole I III- &$3Ì78/,,, CONCEITOS FUNDAMENTAIS 3.- INTODUÇÃO Inicialmene nee capíulo, euda-e o conceio de função de ranferência, o qual é a bae da eoria

Leia mais

MODELOS DE SISTEMAS DINÂMICOS. Função de transferência Resposta transiente

MODELOS DE SISTEMAS DINÂMICOS. Função de transferência Resposta transiente MODELOS DE SISTEMS DINÂMICOS Função de ranferência epoa raniene Função de Tranferência Deenvolveremo a função de ranferência de um iema de primeira ordem coniderando o comporameno não eacionário de um

Leia mais

Movimento unidimensional 25 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL

Movimento unidimensional 25 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL Movimeno unidimensional 5 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL. Inrodução Denre os vários movimenos que iremos esudar, o movimeno unidimensional é o mais simples, já que odas as grandezas veoriais que descrevem o

Leia mais

Física. Física Tudo atividades Caderno 1. s v m. s = 17,14 m/s. = s. v m t = s v = = 22 m/s

Física. Física Tudo atividades Caderno 1. s v m. s = 17,14 m/s. = s. v m t = s v = = 22 m/s Fíica Tuo aiviae Caerno FM.. No inervalo eerminao emo: 7 ( 4) v m 6 m/ v 6 7 v 7 7,4 m/ 7. c O elocameno oal obre o arco e C é ao por: Reproução proibia. r. 4 o Cóigo Penal e Lei 9.6 e 9 e fevereiro e

Leia mais

FICHA DE TRABALHO DE FÍSICA E QUÍMICA A NOVEMBRO 2011

FICHA DE TRABALHO DE FÍSICA E QUÍMICA A NOVEMBRO 2011 FICHA DE TRABALHO DE FÍSICA E QUÍMICA A NOVEMBRO 0 APSA Nº6 º Ano de Escolaridade - Um móel com moimento uniforme, parte de um ponto situado no semieixo positio a 0m da origem e passa por ela 5 s depois.

Leia mais

Exercícios de torção livre em seção circular fechada - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP

Exercícios de torção livre em seção circular fechada - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP São Paulo, dezembro de 2015. 1) a. Deerminar a dimensão a de modo a se er a mesma ensão de cisalhameno máxima nos rechos B-C e C-D. b. Com al dimensão pede-se a máxima ensão de cisalhameno no recho A-B.

Leia mais

6.1: Transformada de Laplace

6.1: Transformada de Laplace 6.: Tranformada de Laplace Muio problema práico da engenharia envolvem iema mecânico ou elérico ob ação de força deconínua ou de impulo. Para ee ipo de problema, o méodo vio em Equaçõe Diferenciai I, ão

Leia mais

Aula - 2 Movimento em uma dimensão

Aula - 2 Movimento em uma dimensão Aula - Moimeno em uma dimensão Física Geral I - F- 18 o semesre, 1 Ilusração dos Principia de Newon mosrando a ideia de inegral Moimeno 1-D Conceios: posição, moimeno, rajeória Velocidade média Velocidade

Leia mais

Problema Inversor CMOS

Problema Inversor CMOS Problema nersor CMS NMS: V = ol K = 30 μa/v PMS: V = ol K = 30 μa/v A figura represena um inersor CMS em que os dois ransísores apresenam caracerísicas siméricas A ensão de alimenação ale V =5 ol ) Sabendo

Leia mais

Modelação e Simulação Problemas - 4

Modelação e Simulação Problemas - 4 Modelação e Simulação - Problema Modelação e Simulação Problema - P. Para cada uma da funçõe de tranferência eguinte eboce qualitativamente a repota no tempo ao ecalão unitário uando empre que aplicável)

Leia mais

Para Newton, conforme o tempo passa, a velocidade da partícula aumenta indefinidamente. ( )

Para Newton, conforme o tempo passa, a velocidade da partícula aumenta indefinidamente. ( ) Avaliação 1 8/0/010 1) A Primeira Lei do Movimeno de Newon e a Teoria da elaividade esria de Einsein diferem quano ao comporameno de uma parícula quando sua velocidade se aproxima da velocidade da luz

Leia mais

FÍSICA 2º ANO DIFERENÇA DE DOIS VETORES Duas grandezas vetoriais são iguais quando apresentam o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido.

FÍSICA 2º ANO DIFERENÇA DE DOIS VETORES Duas grandezas vetoriais são iguais quando apresentam o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido. FÍSICA º ANO I- ETOES - GANDEZA ESCALA E ETOIAL a) G Ecalar: é aquela que fica perfeitamente definida quando conhecemo o eu valor numérico e a ua unidade de medida Ex: maa, tempo, comprimento, energia,

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral II. Lista 8 - Exercícios/ Resumo da Teoria

Cálculo Diferencial e Integral II. Lista 8 - Exercícios/ Resumo da Teoria Cálculo Diferencial e Integral II Lita 8 - Exercício/ Reumo da Teoria Derivada Direcionai Definição Derivada Direcional. A derivada da função f x, no ponto P x, na direção do veror u u 1, u é o número

Leia mais

1ªAula do cap 02 - Cinemática

1ªAula do cap 02 - Cinemática 1ªAula do cap - Cinemática Moimento em Uma Dimensão 1-D Moimento Uniforme Introdução Moimento em 1-D Posição-Deslocamento Velocidade Média e Velocidade escalar Moimento Retilíneo e Uniforme Moimento Acelerado

Leia mais

Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.)

Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.) Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.) A principal característica do movimento uniformemente variado é a aceleração escalar constante. Quando um móvel qualquer se movimenta com aceleração escalar constante,

Leia mais

Telecomunicações 2 ( ) Exame de Recurso ( ) Resolução. ψ 1 (t) ψ 2 (t) k 2

Telecomunicações 2 ( ) Exame de Recurso ( ) Resolução. ψ 1 (t) ψ 2 (t) k 2 elecomunicaçõe (5-) Exame de Recuro (--) Reolução. a) a ) Seja b =. Um exemplo (ma não o único!) de funçõe-bae definidora de um epaço oronormado (o. n.) adequado à forma de onda dada é o eguine (o valore

Leia mais

Disciplina de Física Aplicada A 2012/2 Curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora Ms. Valéria Espíndola Lessa MECÂNICA

Disciplina de Física Aplicada A 2012/2 Curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora Ms. Valéria Espíndola Lessa MECÂNICA Diciplina de Fíica Aplicada A 212/2 Curo de Tecnólogo em Getão Ambiental Profeora M. Valéria Epíndola Lea MECÂNICA Neta aula etudaremo a primeira parte da Fíica Cláica: a Mecânica. A Mecânica divide-e

Leia mais

FAP151 - Fundamentos de Mecânica. Março de 2007.

FAP151 - Fundamentos de Mecânica. Março de 2007. FAP151 - Fundamenos de Mecânica. Março de 7. Para enregar: eercícios 4 e Primeira Lisa de Eercícios Algarismos significaios 1) Usando uma régua de madeira, ocê mede o comprimeno de uma placa meálica reangular

Leia mais

3 Na fase inicial da decolagem, um jato parte do repouso com. 4 No instante t 0. Resolução: a) v = v 0

3 Na fase inicial da decolagem, um jato parte do repouso com. 4 No instante t 0. Resolução: a) v = v 0 Tópico 3 Movimeno uniformemene variado 31 Tópico 3 1 É dada a seguine função horária da velocidade escalar de uma parícula em movimeno uniformemene variado: v = 1 + (SI) Deermine: a) a velocidade escalar

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Física Ano: 1º - Ensino Médio Professor: Newton Barroso

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Física Ano: 1º - Ensino Médio Professor: Newton Barroso Área de Ciência da Natureza Diciplina: Ano: º - Enino Médio Profeor: Newton Barroo Atividade para Etudo Autônomo Data: 5 / 6 / 09 ASSUNTO: MCU (CAP. 9) Aluno(a): N o : Turma: ) (UFU 08) Auma que a dimenõe

Leia mais

Análise do Erro Erro Estacionário

Análise do Erro Erro Estacionário SS-TSS Erro Etacionário e Etabilidade 4 Análie do Erro Erro Etacionário - Para cada um do itema abaixo repreentado pela ua função de tranferência da cadeia activa e abendo que pouem realimentação unitária,

Leia mais

EXERCÍCIO: INTERVALOS DE ENTREVERDES

EXERCÍCIO: INTERVALOS DE ENTREVERDES EXERCÍCIO: INTERVALOS DE ENTREVERDES Determinar o entreerde neceário com plano de 2 ou 3 etágio: (admitir comprimento do eículo 6,0m e ditância ao ponto de conflito na faixa 1,0m). Exercício Capítulo 6

Leia mais

TENSÕES E CORRENTES TRANSITÓRIAS E TRANSFORMADA LAPLACE

TENSÕES E CORRENTES TRANSITÓRIAS E TRANSFORMADA LAPLACE TNSÕS CONTS TANSTÓAS TANSFOMADA D APAC PNCPAS SNAS NÃO SNODAS Degrau de ampliude - É um inal que vale vol para < e vale vol, conane, para >. Ver fig. -a. v (a) (b) v Fig. A fig. -b mora um exemplo da geração

Leia mais

Recuperação de Física - Giovanni

Recuperação de Física - Giovanni Nome: nº Ano: LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA Recuperação de Física - Giovanni 1 - Qual a diferença entre o movimento uniforme (MU) e o movimento uniformemente variado (MUV)? 2 - A equação que representa

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Semelhança de Triângulos e Teorema de Tales. Teorema de Tales - Parte I. Nono Ano do Ensino Fundamental

Material Teórico - Módulo de Semelhança de Triângulos e Teorema de Tales. Teorema de Tales - Parte I. Nono Ano do Ensino Fundamental Maerial Teórico - Módulo de Semelhança de Triângulo e Teorema de Tale Teorema de Tale - are I Nono no do Enino Fundamenal rof. Marcelo Mende de Oliveira rof. nonio aminha M. Neo 1 Razão de egmeno ara organizar

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Semelhança de Triângulos e Teorema de Tales. Teorema de Tales - Parte I. Nono Ano do Ensino Fundamental

Material Teórico - Módulo de Semelhança de Triângulos e Teorema de Tales. Teorema de Tales - Parte I. Nono Ano do Ensino Fundamental Maerial Teórico - Módulo de Semelhança de Triângulo e Teorema de Tale Teorema de Tale - are I Nono no do Enino Fundamenal rof. Marcelo Mende de Oliveira rof. nonio aminha M. Neo oral da OME 1 Razão de

Leia mais

Fís. fevereiro. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. fevereiro. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) 06 10 fevereiro Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

e-física IFUSP 08 Movimento dos Projéteis Exercícios Resolvidos

e-física IFUSP 08 Movimento dos Projéteis Exercícios Resolvidos e-fíica Enino de Fíica Online Inituto de Fíica da USP 8 Moimento do Projétei Eercício Reolido Eercício Reolido 8.1 A figura ilutra a ituação na ual em um determinado intante um projétil de maa m = kg ai

Leia mais

Cinemática unidimensional

Cinemática unidimensional 0.1 Problemas correspondenes ao Capíulo 2 1 0.1 Problemas correspondenes ao Capíulo 2 Cinemáica unidimensional 1. A conclusão de Zeca esá errada. Podemos verificar isso mesmo anes de fazer qualquer cálculo,

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos 1 P.61 αm v 360 km/h 5 s αm ou α m v α m 14,4 km/h s 360 0 3,6 α m 4 m/s 5 P.6 Em cada segundo a velocidade do corpo aumenta de 1,6 m/s. Portanto: t 0 0 v 0 0 t 1 1 s v 1 1,6 m/s t s v (1,6 1,6) m/s 3,

Leia mais

Calcule a área e o perímetro da superfície S. Calcule o volume do tronco de cone indicado na figura 1.

Calcule a área e o perímetro da superfície S. Calcule o volume do tronco de cone indicado na figura 1. 1. (Unesp 017) Um cone circular reo de gerariz medindo 1 cm e raio da base medindo 4 cm foi seccionado por um plano paralelo à sua base, gerando um ronco de cone, como mosra a figura 1. A figura mosra

Leia mais

Treinamento para Olimpíadas de Física

Treinamento para Olimpíadas de Física www.cursoanglo.com.br Treinameno para Olimpíadas de Física 9º- ano EF AULAS 5 e 6 Em Classe 1. (OBF-1ª- Fase-6) Um rem de carga de 4m de comprimeno, que em a elocidade consane de m/s. gasa 3 s para araessar

Leia mais

Física 1. 2 a prova 21/10/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 21/10/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 21/1/217 Aenção: Leia as recomendações anes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do carão de resposas. 2- Leia os enunciados com aenção. 3- Analise sua resposa.

Leia mais

Aula 7 de FT II. Prof. Gerônimo

Aula 7 de FT II. Prof. Gerônimo Aula 7 de FT II Prof. Gerônimo Condução Traniene Quando energia érmica é adicionada ou removida de um corpo (volume de conrole), eu eado não pode er conane e, aim, a emperaura do corpo variará em geral

Leia mais

Mecânica para Licenciatura em Matemática Agosto de 2013

Mecânica para Licenciatura em Matemática Agosto de 2013 Mecânica para Licenciaura em Maemáica-4313. Agoso de 13 Algarismos significaios Primeira lisa de eercícios 1) Usando uma régua de madeira, ocê mede o comprimeno de uma placa meálica reangular e enconra

Leia mais