QBQ-102- Estudos dirigidos- BIOMOLÉCULAS ph, tampão e aminoácidos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QBQ-102- Estudos dirigidos- BIOMOLÉCULAS ph, tampão e aminoácidos"

Transcrição

1 QBQ-102- Estudos dirigidos- BIOMOLÉCULAS B1 ph, tampão e aminoácidos 1. Definir ph, poh e representar a dissociação da água gerando um íon hidrogênio e um íon hidroxila. 2. Calcular o ph de uma solução 0,1 M de HCl e de uma solução 0,1 M de NaOH. 3. Definir ácido e base em termos de doação ou recepção de prótons e dar exemplos escrevendo as equações de dissociação. 4. Definir ácido forte e ácido fraco. 5. Definir constante de dissociação de um ácido fraco e deduzir a equação de Hendersson- Hasselbach a partir dessa definição. O que acontece quando o ph é igual ao pk em termos de concentrações da forma ionizada e não- ionizada de um ácido fraco? 6. Explique o que é um sistema tampão e dê dois exemplos definindo as regiões de tamponamento. 7. Esboce a curva de titulação de uma solução de ácido acético indicando a região de tamponamento em torno de seu pka que é 4,8. 8. Escrever a estrutura química básica de um aminoácido e identificar nessa estrutura os grupamentos ionizáveis. Definir ponto isoelétrico. 9. Escreva as estruturas químicas completas da glicina, alanina, ácido glutâmico, ácido aspartico, lisina e arginina. Identifique nesses aminoácidos quais seriam os grupamentos ionizáveis e indique as respectivas constantes de dissociação desses grupamentos. 10. Desenhe as diferentes formas assumidas pela glicina em ph 1.0, 4,0 e 11,0. Escreva as equações de dissociação dos grupos ionizáveis da glicina e indique os valores de ph em que ocorrem os equilíbrios. 11. Desenhe os equilíbrios de dissociação do ácido glutâmico e indique seu ponto isoelétrico. Esboce uma curva de titulação para o ácido glutâmico. 12. No laboratório, um químico titulou uma amostra de 100 ml de glicina 0,1 M com NaOH 2M. O ph da solução foi determinado após cada adição de NaOH e, os pontos importantes da titulação foram designados por I a VI, conforme mostra a figura abaixo. Para cada pergunta, justificar a resposta dada:

2 a) em que ponto da curva predomina a espécie H 3 N + -CH 2 -COOH? b) em que ponto a carga líquida da glicina é 1? c) que região da curva corresponde ao pi da glicina? d) em que região da curva predomina a espécie H 3 N + -CH 2 -COO? e) em que ponto da curva 50% dos grupos COOH e NH 2 estarão dissociados? f) onde a carga líquida da glicina é -2? g) qual é o ponto cujo ph é igual ao pk do grupo NH 2? h) qual é o ponto cujo ph é igual ao pk do grupo COOH? i) onde existe 50% de H 3 N + -CH 2 -COOH? j) onde existe 50% de H 3 N + -CH 2 -COOH e 50% de H 3 N + -CH 2 -COO? k) em que região da curva os grupos COOH estarão completamente titulados? l) em que ponto(s) os gruposnh 2, estão completamente titulados? 13. Se você titulasse os peptídeos Val-Ile-Gly-Gly-Pro e Val-Ile-Lys-Asp-Phe, que tipo de curvas esperaria obter? Por que? 14. Escreva todas as formas iônicas e calcule o pi do seguinte peptídeo: Asp-Lys-Lys B2 Proteínas 1. Como estão constituídas as proteínas? 2. As proteínas exercem várias funções. Comente sobre as várias funções das proteínas. a) Catálise enzimática b) Movimentos coordenados c) Transporte d) Função estrutural 3.Comente sobre a anomalia causada pela mudança de um aminoácido na estrutura primária. 4. Defina todos os níveis estruturais contidos em uma proteína como a hemoglobina. 5. Quais os tipos de interação intra- e intermoleculares que mantém as estruturas primárias, secundárias, terciárias e quaternárias de uma proteína? 6. Como a estrutura secundária pode apresentar-se? Comente. 7. Roupas de lã encolhem quando lavadas em água quente, mas artigos de seda não. Sugira uma razão para isso, baseando-se no tipo de estrutura secundária. 8. Sugira uma razão para que os portadores de anemia falciforme às vezes apresentem problemas respiratórios durante um vôo em grandes altitudes. 9. Adriana caracterizou o processo de cozimento de carne como uma demonstração prática de denaturação de proteínas. Comente a validade desta afirmação. 10. Defina denaturação. 11. Cite alguns agentes desnaturantes existentes. 12. O processo de renaturação pode acontecer? Sob quais condições? 13. Trace um paralelo entre proteínas: a) Globulares e fibrosas (estrutura tridimensional, solubilidade, função); b) Monoméricas, oligoméricas e multiméricas; c) Simples e conjugadas. 14. Exemplifique as comparações acima. 15. Discuta as seguintes propriedades das proteínas: a) Especificidade; b) Solubilidade; c) Ponto isoelétrico (pi). 16. Defina peptídeos. Demonstre a formação de uma ligação peptídica.

3 17. Classifique peptídeos quanto ao numero de resíduos de aminoácidos que os constituem. 18. Dê exemplos de peptídeos com atividade biológica. 19. Nos peptídeos ou mesmo nas proteínas, quais são os grupos com possibilidade de exercer ação tamponante? Explique. 20. Para o tripeptídeo H3N+-Ala-Lys-Ser-COO- : a) Desenhe sua estrutura química. b) Esquematize as interações que estes aminoácidos poderiam ter para contribuir com a estrutura terciária de uma proteína. c) Calcule o pi. d) Para que polo migraria o tripeptídeo numa eletroforese feita a ph = 7? e) Discuta a capacidade do peptídeo de atuar como tampão. B3 Enzimas 1. Conceitue enzimas e explique sua importância para os seres vivos. 2. Comente sobre a afirmativa: Toda enzima é uma proteína, mas nem toda proteína é uma enzima. 3. Esquematize uma reação enzimática (de forma simplificada), exemplificando. 4. Relacione energia de ativação à atuação das enzimas nos organismos vivos. 5. Conceitue centro ativo e centro alostérico. 6. Cite a classificação official das enzimas, explicando e exemplificando. 7. O que são cofatores enzimáticos? Que tipos existem? Exemplifique. 8. Esquematize (graficamente) e descreva os efeitos do ph, da temperatura, da concentração da enzima e da concentração do substrato sobre a atividade enzimática. 9. O que é Km (Constante de Michaelis Menten)? Qual o seu significado bioquímico? 10. Explique os seguintes mecanismos de regulação da atividade enzimática: a) regulação alostérica; b) regulação por modificação covalente; c) regulação por clivagem proteolítica (conceitue zimogênios). 11. Conceitue enzimas constitutivas e induzidas. 12. O que são isoenzimas e complexos multienzimáticos? Exemplifique. 13. Diferencie coenzimas, cofatores e grupos prostéticos. 14. O que é uma holoenzima? 15. Qual a importância teórica e prática de se determinar o Km de uma enzima? 16. Quais são as condições ideais de temperatura, pressão e ph para uma enzima funcionar? 17. Explique o que é e que reação catalisa cada uma das seguintes atividades. Escreva as equações químicas para cada reação: a) quinase b) fosforilase c) fosfatase d) hidrolase e) mutase f) oxidase g) redutase h) desidrogenase i) transferase j) carboxilase 18. A atividade de uma enzima foi determinada em uma solução tampão a ph 7,5 em diferentes valores de temperatura, sendo que o perfil obtido para a atividade em função da temperatura encontra-se no gráfico ao lado. Explique o que está ocorrendo nos pontos A, B e C indicados no

4 gráfico, relacionando estrutura e função. 19. No estudo do mecanismo de ação de uma enzima, sua reação foi feita em um meio com volume final de 2,0 ml, contendo 10 mm de substrato e 10 mg de enzima. Após 20 minutos de reação, a concentração de produto foi determinada em todos os tubos, sendo colocada na tabela abaixo. a) Complete a tabela com os valores de velocidade de reação (V) e de atividade específica dessa enzima, indicando a unidade correta de cada um. b) Faça o gráfico de atividade específica em função do ph. c) Qual é o objetivo desse experimento? d) Em termos estruturais, como se explicam os resultados obtidos? e) Num experimento paralelo, nas condições do Tubo 4, foram utilizadas duas concentrações de enzimas diferentes daquela descrita acima: uma correspondendo ao dobro (20 mg) e outra correspondendo à metade (5 mg) da utilizada. Para cada um desses casos, qual será o valor de velocidade de reação (V) e de atividade específica, sabendo-se que a concentração de substrato está saturante em qualquer situação? Explique. 20) Quais informações podem ser obtidas a partir das seguintes parâmetros obtidos a partir da Cinética Enzimática do Modelo de Michaelis-Menten: Vmax, Km, kcat e kcat/km. 21) Quais os tipos de inibidores existem? Descreva o modo de ação de cada um deles e como os inibidores reversíveis interferem nas propriedades cinéticas das Enzimas Michaelianas. B4 Lipídeos e Membranas 1. Como podem ser conceituados os lipídeos? 2. Cite as principais características dos lipídeos. 3. Em relação à solubilidade, como é o comportamento destas moléculas? Escreva a estrutura química do fosfolípide chamado dipalmitoilfosfatidilcolina. 4. Qual sua importância biológica? Discuta a afirmação: fosfolipídeos são ésteres de ácidos graxos.

5 5. Em relação aos ácidos graxos (AGs): a. O que são AGs? Quais suas características mais comuns? b. Como podem ser identificados? c. Como podem ser classificados em relação às ligações entre os Carbonos? Explique. d. Como podem ser classificados em relação à síntese por organismos vivos? Explique. e. Cite alguns exemplos de AGs, levando em consideração tanto a nomenclatura usual como a oficial. f. Onde podem ser encontrados os AGs na natureza? g. O que vêm a ser AGs essenciais? Qual sua relação com as denominações ω3 e ω6 (ômega)? h. O que faz dos AGs moléculas anfipáticas? i. O que podemos esperar a respeito do ponto de fusão de AGs insaturados, em relação aos saturados? Explique. j. Comente as propriedades químicas apresentadas pelos AGs (saponificação, hidrogenação, halogenação e oxidação). 6. O que são triacilgliceróis (TAGs)? Qual sua importância biológica? Esquematize a estrutura de um TAG. 7. Os TAGs apresentam em sua estrutura sempre o mesmo tipo de ácido graxo. Responda se a afirmativa é verdadeira ou falsa e comente sua resposta. 8. Cite exemplos genéricos de TAGs de ocorrência na natureza, fazendo alusão ao seu estado físico à temperatura ambiente. 9. Faça um comentário sobre o processo de hidrólise de TAGs. 10. Caracterize as duas principais classes de lipídeos de membranas, exemplificando. Qual característica estas moléculas devem apresentar para que possam compor tais estruturas celulares? Esquematize a porção lipídica de uma membrana biológica. 11. Conceitue ceras. Cite algumas funções desempenhadas por estas moléculas. Exemplifique. 12. Em relação ao Colesterol, esquematize sua estrutura, cite suas principais funções e exemplifique. 13. Quais são as diferenças entre as lipoproteínas LDL, HDL e VLDL? 14. Como são denominados os lipídios mais abundantes nas membranas celulares? Dê um exemplo desta classe de lipídio. 15. Uma das propriedades das membranas celulares é a fluidez. O que é a fluidez e qual a sua importância para as células? 16. De que forma as insaturações e o comprimento das caudas de hidrocarbonetos dos lipídios constituintes de membrana podem influenciar na fluidez? 17. Como o colesterol interfere na fluidez da bicamada lipídica? 18. Discuta a afirmação: uma bicamada fosfolípidica é uma membrana semipermeável. O que significa dizer que a membrana plasmática possui permeabilidade seletiva 19. Por que a bicamada lipídica é considerada assimétrica? Quais são os fatores responsáveis por esta assimetria? 20. Considerando a permeabilidade seletiva da bicamada lipídica a diferentes classes moléculas, liste os seguintes compostos em ordem crescente de permeabilidade na membrana: O2, fenilalanina, RNA, Na +, CO 2, água, etanol, glicose. 21. Analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas. Justifique. ( ) A bicamada lipídica é impermeável a todas as moléculas apolares tais como oxigênio e o dióxido de carbono e a moléculas muito pequenas como a água, mas é permeável a todos os íons e moléculas polares grandes. ( ) As proteínas transmembrana estendem-se através da bicamada lipídica e apresentam tanto regiões hidrofílicas quanto hidrofóbicas. Em geral apresentam conformação de α-hélice, mas algumas assumem conformação de folha β-pregueada. ( ) Algumas proteínas da membrana localizam-se fora da bicamada, e são ligadas a esta apenas por

6 um ou mais grupos lipídicos covalentemente ligados, enquanto outras são ligadas indiretamente à membrana através de interações relativamente fracas não-covalentes, com outras proteínas. ( ) A forma da célula e as propriedades mecânicas da membrana plasmática são determinadas por uma malha de proteínas fibrosas, chamada de córtex celular, que é ligada à superfície não citosólica da membrana. ( ) A cobertura de açúcar que envolve grande parte das células eucarióticas é denominada glicocálix e impede a difusão de gases e outras moléculas apolares através da membrana plasmática.

MANUAL DA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA CURSO DE FISIOTERAPIA MÓDULO 1 ESTRUTURA DE BIOMOLÉCULAS

MANUAL DA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA CURSO DE FISIOTERAPIA MÓDULO 1 ESTRUTURA DE BIOMOLÉCULAS MANUAL DA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA CURSO DE FISIOTERAPIA 2017 MÓDULO 1 ESTRUTURA DE BIOMOLÉCULAS NOTA: Agradecemos ao Professor Bayardo B. Torres pelas sugestões valiosas para a compilação deste manual

Leia mais

Macromolécula mais abundante nas células

Macromolécula mais abundante nas células PROTEÍNAS Origem grego (protos) primeira, mais importante A palavra proteína que eu proponho vem derivada de proteos, porque ela parece ser a substância primitiva ou principal da nutrição animal, as plantas

Leia mais

Origem grego (protos) primeira, mais importante

Origem grego (protos) primeira, mais importante PROTEÍNAS Origem grego (protos) primeira, mais importante A palavra proteína que eu proponho vem derivada de proteos, porque ela parece ser a substância primitiva ou principal da nutrição animal, as plantas

Leia mais

Introdução. Estrutura dos Aminoácidos e Proteínas. Aminoácidos componentes de proteínas. Aminoácidos componentes de proteínas 10/02/2012.

Introdução. Estrutura dos Aminoácidos e Proteínas. Aminoácidos componentes de proteínas. Aminoácidos componentes de proteínas 10/02/2012. Introdução Estrutura dos Aminoácidos e Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima : Componentes celulares mais importantes. Diversidade de forma e função. Estruturais. Enzimáticas. Transportadoras. Ex.: Insulina,

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Química

Programa de Pós-Graduação em Química 1/12 Programa de Pós-Graduação em Química PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Duração da Prova: 4 horas São José do Rio Preto, 24 de Janeiro de 2013. Departamento 1 2/12 Questão 1. Os haloalcanos, também

Leia mais

Universidade Salgado de Oliveira Disciplina de Bioquímica Básica Proteínas

Universidade Salgado de Oliveira Disciplina de Bioquímica Básica Proteínas Universidade Salgado de Oliveira Disciplina de Bioquímica Básica Proteínas Profª Larissa dos Santos Introdução As proteínas (ou também conhecidas como polipeptídeos) são as macromoléculas mais abundantes

Leia mais

Disciplina Biologia Celular. Profª Cristina Lacerda Soares Petrarolha Silva Curso de Agronomia FISMA / FEA

Disciplina Biologia Celular. Profª Cristina Lacerda Soares Petrarolha Silva Curso de Agronomia FISMA / FEA Disciplina Biologia Celular Profª Cristina Lacerda Soares Petrarolha Silva Curso de Agronomia FISMA / FEA Aula 4: Bases Macromoleculares da Constituição Celular Bio Cel Profª Cristina Introdução Células

Leia mais

PROTEÍNAS. A palavra proteína derivada de proteos, (grego = primeira ou a mais importante)

PROTEÍNAS. A palavra proteína derivada de proteos, (grego = primeira ou a mais importante) PROTEÍNAS A palavra proteína derivada de proteos, (grego = primeira ou a mais importante) Macromolécula mais abundante nas células Produto final da informação genética (DNA-RNA-Proteína) Diversidade funcional

Leia mais

Proteínas São macromoléculas complexas, compostas de aminoácidos, e necessárias para os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos

Proteínas São macromoléculas complexas, compostas de aminoácidos, e necessárias para os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos Proteínas São macromoléculas complexas, compostas de aminoácidos, e necessárias para os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos São os constituintes básicos da vida: tanto que seu nome deriva

Leia mais

Caracterização de Disciplina

Caracterização de Disciplina MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA Caracterização de Disciplina Disciplina Bioquímica Caráter da Disciplina Obrigatório Pré-Requisito

Leia mais

LIGAÇÃO PEPTÍDICA. ligação peptídica DIPEPTÍDEO AMINOÁCIDOS

LIGAÇÃO PEPTÍDICA. ligação peptídica DIPEPTÍDEO AMINOÁCIDOS PROTEÍNAS PROTEÍNAS LIGAÇÃO PEPTÍDICA DIPEPTÍDEO AMINOÁCIDOS ligação peptídica PEPTÍDEO Resíduo N-terminal Resíduo C-terminal OLIGOPEPTÍDEOS: 2 a 10 resíduos de aminoácidos. Exemplos: dipeptídio (2 aminoácidos),

Leia mais

Água, ph e tampão. Profa. Alana Cecília

Água, ph e tampão. Profa. Alana Cecília Água, ph e tampão Profa. Alana Cecília Água: Estrutura e Propriedades Físico-químicas A água é o principal componente da maioria das células; Permeia todas as porções de todas as células; Importância em

Leia mais

13/08/2018. Escala de ph. Escala de ph. Crescimento básico. Crescimento ácido. Neutro. básico

13/08/2018. Escala de ph. Escala de ph. Crescimento básico. Crescimento ácido. Neutro. básico Escala de ph Crescimento básico Neutro Crescimento ácido Escala de ph básico 1 Sistema tampão Um par conjugado ácido-base tende a resistir a alteração de ph, quando pequenas quantidades de ácido ou base

Leia mais

Profº Lásaro Henrique

Profº Lásaro Henrique Profº Lásaro Henrique Proteínas são macromoléculas complexas, compostas de aminoácidos. São os constituintes básicos da vida e necessárias para os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. Nos

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM DISCIPLINA: BIOQUÍMICA HUMANA PROF. WILLAME BEZERRA. Aminoácidos. Prof. Willame Bezerra

CURSO: ENFERMAGEM DISCIPLINA: BIOQUÍMICA HUMANA PROF. WILLAME BEZERRA. Aminoácidos. Prof. Willame Bezerra CURSO: ENFERMAGEM DISCIPLINA: BIOQUÍMICA HUMANA PROF. WILLAME BEZERRA Aminoácidos Prof. Willame Bezerra As proteínas são as biomoléculas mais abundantes nos seres vivos e exercem funções fundamentais em

Leia mais

INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA DA CÉLULA. Bioquímica Celular Prof. Júnior

INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA DA CÉLULA. Bioquímica Celular Prof. Júnior INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA DA CÉLULA Histórico INTRODUÇÃO 1665: Robert Hooke Compartimentos (Células) 1840: Theodor Schwann Teoria Celular 1. Todos os organismos são constituídos de uma ou mais células 2.

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica Metabólica ENZIMAS

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica Metabólica ENZIMAS Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica Metabólica ENZIMAS Origem das proteínas e de suas estruturas Níveis de Estrutura Protéica Estrutura das proteínas Conformação

Leia mais

ATIVIDADE - 3 ARTIGO: Proteínas: Hidrólise, Precipitação e um Tema para o Ensino de Química RESUMO: Questão 1:

ATIVIDADE - 3 ARTIGO: Proteínas: Hidrólise, Precipitação e um Tema para o Ensino de Química RESUMO: Questão 1: ATIVIDADE - 3 ARTIGO: FRANCISCO JUNIOR, W. E.; FRANCISCO, W. Proteínas: Hidrólise, Precipitação e um Tema para o Ensino de Química. 2006. Disponível em: .

Leia mais

Aminoácidos e peptídeos. Prof.: Matheus de Souza Gomes Disciplina: Bioquímica I

Aminoácidos e peptídeos. Prof.: Matheus de Souza Gomes Disciplina: Bioquímica I Aminoácidos e peptídeos Prof.: Matheus de Souza Gomes Disciplina: Bioquímica I Patos de Minas 2017 Conteúdo Aminoácidos e peptídeos Constituição das proteínas Aminoácidos Estrutura Classificação Ácido

Leia mais

Universidade de São Paulo - Instituto de Química Exame de Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Fevereiro de 2013.

Universidade de São Paulo - Instituto de Química Exame de Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Fevereiro de 2013. Universidade de São Paulo - Instituto de Química Exame de Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Fevereiro de 2013 Nome: Responda nas próprias folhas das questões, utilizando o verso se necessário.

Leia mais

Função proteica envolve a ligação reversível com outras moléculas O ligante se liga na proteína e um sítio específico, chamado SÍTIO DE LIGAÇÃO.

Função proteica envolve a ligação reversível com outras moléculas O ligante se liga na proteína e um sítio específico, chamado SÍTIO DE LIGAÇÃO. Estrutura Função 1. Função proteica envolve a ligação reversível com outras moléculas. A molécula que se liga reversivelmente à proteina LIGANTE 2. O ligante se liga na proteína e um sítio específico,

Leia mais

Bioquímica: Componentes orgânicos e inorgânicos necessários à vida. Leandro Pereira Canuto

Bioquímica: Componentes orgânicos e inorgânicos necessários à vida. Leandro Pereira Canuto Bioquímica: orgânicos e inorgânicos necessários à vida Leandro Pereira Canuto Toda matéria viva: C H O N P S inorgânicos orgânicos Água Sais Minerais inorgânicos orgânicos Carboidratos Proteínas Lipídios

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Departamento de Morfologia Biologia Celular BIOMEMBRANAS

Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Departamento de Morfologia Biologia Celular BIOMEMBRANAS Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Departamento de Morfologia 207024 - Biologia Celular Aula 1: Biomembranas Professora Marlúcia Bastos Aires BIOMEMBRANAS Envolvem

Leia mais

Disciplina de BIOQUÍMICA do Ciclo Básico de MEDICINA Universidade dos Açores 1º Ano ENSINO PRÁTICO 4ª AULA PRÁTICA

Disciplina de BIOQUÍMICA do Ciclo Básico de MEDICINA Universidade dos Açores 1º Ano ENSINO PRÁTICO 4ª AULA PRÁTICA Disciplina de BIOQUÍMICA do Ciclo Básico de MEDICINA Universidade dos Açores 1º Ano ENSINO PRÁTICO 4ª AULA PRÁTICA CONCEITO DE SOLUÇÕES TAMPÃO, ph E pk 1. Conceito de soluções tampão (ph e pk) 2. Principais

Leia mais

Objetivos da aula os estudantes deverão ser capazes de...

Objetivos da aula os estudantes deverão ser capazes de... Membrana Celular Objetivos da aula os estudantes deverão ser capazes de... Descrever a estrutura da membrana relacionando seus componentes e sua organização espacial Explicar como a natureza química (anfipatia)

Leia mais

Biologia Molecular (Parte I)

Biologia Molecular (Parte I) Biologia Molecular (Parte I) Introdução 1. Substâncias Inorgânicas 1.1. Água A água faz pontes de hidrogênio Polaridade Propriedades da água Solvente Universal Participa de reações químicas vitais Adesão

Leia mais

Membranas Biológicas

Membranas Biológicas UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC BIOQUÍMICA BIO0001 Membranas Biológicas Prof Karine P. Naidek Outubro/2016 Membranas Biológicas Membranas

Leia mais

Aula 2: Estrutura e Função de Proteínas

Aula 2: Estrutura e Função de Proteínas Disciplina de Mét. Purif. e Anál. Proteínas Curso de Ciências Biológicas Aula 2: Estrutura e Função de Proteínas Prof. Marcos Túlio de Oliveira mtoliveira@fcav.unesp.br Faculdade de Ciências Agrárias e

Leia mais

Lista de Exercícios Bioquímica de Macromoléculas - Nanotecnologia

Lista de Exercícios Bioquímica de Macromoléculas - Nanotecnologia Lista de Exercícios Bioquímica de Macromoléculas - Nanotecnologia 1 - Catecóis substituídos com longas cadeias acilas são os componentes encontrados na urtiga responsáveis pela sensação de queimadura e

Leia mais

AMINOÁCIDOS. - Os aminoácidos são os elementos constituintes de peptídeos, proteínas; - Precursores de hormônios, neurotransmissores, nucleotídeos;

AMINOÁCIDOS. - Os aminoácidos são os elementos constituintes de peptídeos, proteínas; - Precursores de hormônios, neurotransmissores, nucleotídeos; 1 AMINOÁCIDOS - Os aminoácidos são os elementos constituintes de peptídeos, proteínas; - Precursores de hormônios, neurotransmissores, nucleotídeos; - Ocorrem em grande variedade, sendo descritos cerca

Leia mais

Estudo da velocidade da reação enzimática e como ela se altera em função de diferentes parâmetros

Estudo da velocidade da reação enzimática e como ela se altera em função de diferentes parâmetros Estudo da velocidade da reação enzimática e como ela se altera em função de diferentes parâmetros Importante abordagem para o entendimento do mecanismo de ação de uma enzima. Vários fatores afetam a atividade

Leia mais

Membrana Celular. Membrana Celular. Membrana Celular. Membrana Celular: Estrutura Química, Especializações e Transporte

Membrana Celular. Membrana Celular. Membrana Celular. Membrana Celular: Estrutura Química, Especializações e Transporte Membrana Celular Membrana Celular Todas as membranas celulares apresentam a mesma constituição básica Membrana celular -Membrana plasmática -Endomembranas Membrana plasmática: limite celular Sistema de

Leia mais

BIOQUÍMICA. Profº André Montillo

BIOQUÍMICA. Profº André Montillo BIOQUÍMICA Profº André Montillo www.montillo.com.br Definição: É uma Molécula Orgânica que contém simultaneamente grupo funcionais amina (NH2) e carboxílico (COOH) É formado pelos seguintes Átomos: o Carbono

Leia mais

Faculdade Anhanguera Curso de Graduação em Educação Física

Faculdade Anhanguera Curso de Graduação em Educação Física Faculdade Anhanguera Curso de Graduação em Educação Física Profa. Dra. Amabile Vessoni Arias E-mail: Amabile.arias@anhanguera.com 2016-2 Mês de agosto Conteúdo 9 Unidade 1 16 Unidade 1 23 Unidade 1 30

Leia mais

São moléculas catalíticas protéicas (exceto algumas que são RNA) - Prefixo que designa a reação: lactato desidrogenase, catalase

São moléculas catalíticas protéicas (exceto algumas que são RNA) - Prefixo que designa a reação: lactato desidrogenase, catalase 1 5 Enzimas a) Conceito - O que são enzimas? São moléculas catalíticas protéicas (exceto algumas que são RNA) - Moléculas que aumentam a velocidade de reações sem se alterarem neste processo. - Catalisam

Leia mais

Você deve desenhar o aminoácido com o grupo amino protonado (pka > 7) e o grupo carboxílico desprotonado (pka <7).

Você deve desenhar o aminoácido com o grupo amino protonado (pka > 7) e o grupo carboxílico desprotonado (pka <7). QBQ4010 Introdução à Bioquímica Exercícios sobre sistema tampão, aminoácidos e estrutura de proteínas 1. Você estagiário de um laboratório bioquímica, recebeu a função de preparar uma solução tamponada

Leia mais

Lipídeos e Membranas Biológicas

Lipídeos e Membranas Biológicas Disciplina de Bioquímica Estrutural Curso de Ciências Biológicas Lipídeos e Membranas Biológicas Prof. Marcos Túlio de Oliveira mtoliveira@fcav.unesp.br Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de

Leia mais

EXAME DE CAPACIDADE IQ/USP 1 o SEMESTRE / 2010 PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS EM QUÍMICA. Nome do Candidato: CADERNO DE QUESTÕES

EXAME DE CAPACIDADE IQ/USP 1 o SEMESTRE / 2010 PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS EM QUÍMICA. Nome do Candidato: CADERNO DE QUESTÕES Uso SPG EXAME DE CAPACIDADE IQ/USP 1 o SEMESTRE / 2010 PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS EM QUÍMICA Nome do Candidato: CADERNO DE QUESTÕES Instruções: Escreva seu nome de forma legível Das 10 (dez) questões

Leia mais

A célula e seus Constituintes Moleculares

A célula e seus Constituintes Moleculares Universidade Federal de Pelotas CDTec - Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biologia Molecular A célula e seus Constituintes Moleculares Priscila M. M. de Leon Dra., Médica Veterinária Profa, PNDP

Leia mais

Membrana Celular. Objetivos da aula os estudantes deverão ser capazes de...

Membrana Celular. Objetivos da aula os estudantes deverão ser capazes de... Membrana Celular Objetivos da aula os estudantes deverão ser capazes de... Descrever a estrutura da membrana celular incluindo seus componentes e sua organização espacial Explicar as funções das membranas

Leia mais

Aminoácidos, Péptidos e Proteínas

Aminoácidos, Péptidos e Proteínas Aminoácidos, Péptidos e Proteínas Proteínas: -São as macromoléculas biológicas mais abundantes, presentes em todas as células. - Ocorrem numa variedade enorme numa mesma célula. - Exibem uma enorme diversidade

Leia mais

UFABC Bacharelado em Ciência & Tecnologia

UFABC Bacharelado em Ciência & Tecnologia UFABC Bacharelado em Ciência & Tecnologia Lipídeos e Membranas Biológicas (BC0308) Prof Luciano Puzer http://professor.ufabc.edu.br/~luciano.puzer/ Ácidos Graxos Mais da metade dos ácidos graxos existem

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. Polímeros biológicos. Polissacarídeos Proteínas Ácidos Nucléicos. Reservas de energia. Armazenamento e Transmissão de informações

1. INTRODUÇÃO. Polímeros biológicos. Polissacarídeos Proteínas Ácidos Nucléicos. Reservas de energia. Armazenamento e Transmissão de informações AMINOÁIDOS 1. INTRODUÇÃO Polímeros biológicos Polissacarídeos Proteínas Ácidos Nucléicos Reservas de energia Materiais estruturais Marcadores bioquímicos Armazenamento e Transmissão de informações PROTEÍNAS

Leia mais

Componentes Químicos das Células

Componentes Químicos das Células Componentes Químicos das Células Os seres vivos são um sistema Fundamentam-se em: químico! compostos de carbono, ou seja, na química orgânica. Dependem de reações químicas que ocorrem em soluções aquosas,

Leia mais

Rafael Mesquita. Aminoácidos

Rafael Mesquita. Aminoácidos Aminoácidos As Proteínas são polímeros de Aminoácidos Os Aminoácidos apresentam pelo menos um grupo carboxílico e um grupo amino Aminoácidos têm como fórmula geral COOH + H 3 N - C - H R Aminoácidos constituintes

Leia mais

Proteínas. Proteínas são polímeros de aminoácidos

Proteínas. Proteínas são polímeros de aminoácidos Proteínas Estrutura & Propriedades Proteínas são polímeros de aminoácidos Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos Aminoácidos são ácidos fracos A carga elétrica do aminoácido varia de acordo com o ph

Leia mais

Proteínas II. (Enzimas) Bioquímica Prof. Dr. Marcelo Soares

Proteínas II. (Enzimas) Bioquímica Prof. Dr. Marcelo Soares Proteínas II (Enzimas) Conceitos Gerais e Funções As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas Consideradas as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade

Leia mais

Membranas biológicas

Membranas biológicas Citologia e Histologia Membranas biológicas Composição e Estrutura Prof a Dr a. Iêda Guedes Membranas biológicas 1. Considerações gerais 2. Estrutura de membrana 3. Lipídeos de membrana 4. Proteínas de

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: BIOQUÍMICA BÁSICA Código da Disciplina: NDC 119

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: BIOQUÍMICA BÁSICA Código da Disciplina: NDC 119 PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: BIOQUÍMICA BÁSICA Código da Disciplina: NDC 119 Curso: Medicina Veterinária Período de oferta da disciplina: 1 p Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns (NDC)

Leia mais

EXAME DE CAPACIDADE IQ/USP 1 o SEMESTRE / 2008 PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS EM QUÍMICA. Nome do Candidato: CADERNO DE QUESTÕES

EXAME DE CAPACIDADE IQ/USP 1 o SEMESTRE / 2008 PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS EM QUÍMICA. Nome do Candidato: CADERNO DE QUESTÕES Uso SPG EXAME DE CAPACIDADE IQ/USP 1 o SEMESTRE / 2008 PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS EM QUÍMICA Nome do Candidato: CADERNO DE QUESTÕES Instruções: Escreva seu nome em letra de forma Das 10 (dez) questões

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE ENGENHARIA AGRO0010 DRAULIO COSTA DA SILVA AGRONÔMICA 2016.1 CARGA HORÁRIA TEÓR: 30h PRÁT: 30h HORÁRIOS: Seg 08-10h / Ter 14-16 -18h CURSOS ATENDIDOS

Leia mais

CARBOIDRATOS Classificação: De acordo com o número de moléculas em sua constituição temos: I- MONOSSACARÍDEOS ( CH 2 O) n n= varia de 3 a 7 Frutose Ga

CARBOIDRATOS Classificação: De acordo com o número de moléculas em sua constituição temos: I- MONOSSACARÍDEOS ( CH 2 O) n n= varia de 3 a 7 Frutose Ga CARBOIDRATOS Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza. Para muitos carboidratos, a fórmula geral é: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" -São moléculas que

Leia mais

Cinética enzimática. Cinética enzimática. Cinética enzimática 20/03/2012. Classificação sistemática das enzimas

Cinética enzimática. Cinética enzimática. Cinética enzimática 20/03/2012. Classificação sistemática das enzimas Processo enzimático mais antigo conhecido é o da fermentação da glicose até etanol leveduras. (Pasteur, 1850). Enzima grego na levedura (Pasteur, 1877). Isolamento de todas as enzimas associadas a fermentação

Leia mais

Cinética Enzimática. Prof Karine P. Naidek Novembro/2016

Cinética Enzimática. Prof Karine P. Naidek Novembro/2016 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC BIOQUÍMICA BIO0001 Cinética Enzimática Prof Karine P. Naidek Novembro/2016 Cinética das Reações Bioquímicas

Leia mais

Aminoácidos e Peptideos

Aminoácidos e Peptideos Aminoácidos e Peptideos O que são aminoácidos? Precursores de vários tipos de biomoléculas Compostos formados por : um grupo amina primário [ ] um grupo ácido carboxílico [ ] ambos ligados a um carbono

Leia mais

QBQ 0102 Educação Física. Carlos Hotta. Enzimas 17/03/15

QBQ 0102 Educação Física. Carlos Hotta. Enzimas 17/03/15 QBQ 0102 Educação Física Carlos Hotta Enzimas 17/03/15 Previously... Proteínas são polímeros de aminoácidos A estrutura primária de uma proteína determina sua estrutura terciária e, portanto, sua função

Leia mais

Biomoléculas. * Este esquema não está a incluir as Vitaminas que são classificadas no grupo de moléculas orgânicas. Biomoléculas

Biomoléculas. * Este esquema não está a incluir as Vitaminas que são classificadas no grupo de moléculas orgânicas. Biomoléculas Biomoléculas Biomoléculas Inorgânicas Orgânicas Água Sais Minerais Glícidos Lípidos Prótidos Ácidos Nucléicos * Este esquema não está a incluir as Vitaminas que são classificadas no grupo de moléculas

Leia mais

Membranas Celulares. Membrana Celular. Todas as membranas celulares apresentam a mesma constituição básica

Membranas Celulares. Membrana Celular. Todas as membranas celulares apresentam a mesma constituição básica Membranas Celulares Todas as membranas celulares apresentam a mesma constituição básica Membrana celular -Membrana plasmática -Endomembranas Membrana Celular Membrana plasmática: limite celular Sistema

Leia mais

Biologia e Geologia 10º ano. Natércia Charruadas 2011

Biologia e Geologia 10º ano. Natércia Charruadas 2011 Biologia e Geologia 10º ano Natércia Charruadas 2011 Todos os seres vivos, logo todas as células, são constituídos por moléculas orgânicas de grandes dimensões macromoléculas. Estas são formadas por um

Leia mais

29/08/2015 QUÍMICA DE PROTEÍNAS. Medicina Veterinária IBGM - IBS. Medicina Veterinária IBGM - IBS

29/08/2015 QUÍMICA DE PROTEÍNAS.   Medicina Veterinária IBGM - IBS. Medicina Veterinária IBGM - IBS QUÍMICA DE PROTEÍNAS D i s c i p l i n a : b i o q u í m i c a, p r o f. D r. Va g n e O l i v e i ra E-mail: vagne_melo_oliveira@outlook.com Medicina Veterinária IBGM - IBS Medicina Veterinária IBGM -

Leia mais

Aminoácidos e Peptídeos. Profa. Alana Cecília

Aminoácidos e Peptídeos. Profa. Alana Cecília Aminoácidos e Peptídeos Profa. Alana Cecília O que são aminoácidos? A estrutura geral dos aminoácidos inclui um grupo amina e um grupo carboxila, ambos ligados ao carbono α (aquele próximo ao grupo carboxila);

Leia mais

Membrana Celular (Membrana Plasmática)

Membrana Celular (Membrana Plasmática) Partes da Célula: Membrana Celular (Membrana Plasmática) Citoplasma - citosol - organelas (compartimentalização funcional) Núcleo A Membrana Plasmática: estrutura geral O Modelo do Mosaico Fluido A Membrana

Leia mais

Metabolismo dos Lipídios

Metabolismo dos Lipídios QUÍMCA E BIOQUÍMICA Curso Técnico em Nutrição e Dietética Metabolismo dos Lipídios Professor: Adriano Silva Os lipídios são um grupo de biomoléculas e/ou compostos orgânicos caracterizados por serem insolúveis

Leia mais

LIPÍDEOS, ÁCIDOS GRAXOS E FOSFOLIPÍDEOS

LIPÍDEOS, ÁCIDOS GRAXOS E FOSFOLIPÍDEOS LIPÍDEOS, ÁCIDOS GRAXOS E FOSFOLIPÍDEOS QFL-0343 REATIVIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS II E BIOMOLÉCULAS PROF. DR. JOSEF WILHELM BAADER ALUNOS: BEATRIZ MAYUMI TAGIMA WILLIAN MARANHÃO LIPÍDEOS OS LIPÍDIOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE ENGENHARIA AGRO0010 DRAULIO COSTA DA SILVA AGRONÔMICA 2017.1 CARGA HORÁRIA TEÓR: 30h PRÁT: 30h CURSOS ATENDIDOS PROFESSOR (ES) RESPONSÁVEL (EIS) DRAULIO

Leia mais

Aula de Bioquímica I. Tema: Água. Prof. Dr. Júlio César Borges

Aula de Bioquímica I. Tema: Água. Prof. Dr. Júlio César Borges Aula de Bioquímica I Tema: Água Prof. Dr. Júlio César Borges Depto. de Química e Física Molecular DQFM Instituto de Química de São Carlos IQSC Universidade de São Paulo USP E-mail: borgesjc@iqsc.usp.br

Leia mais

A química dos lipídios. Ácidos Graxos e Fosfolipídios

A química dos lipídios. Ácidos Graxos e Fosfolipídios A química dos lipídios Ácidos Graxos e Fosfolipídios Lipídeos Do grego lipos é gordura. Componente hidrocarboneto expressivo. Alta solubilidade em compostos orgânicos não polares. Armazenados na forma

Leia mais

Estrutura e propriedade de aminoácidos Definição de ácidos fracos, fortes Ligação peptídica Peptídeos. Referência: Stryer ou Lehninger

Estrutura e propriedade de aminoácidos Definição de ácidos fracos, fortes Ligação peptídica Peptídeos. Referência: Stryer ou Lehninger Estrutura e propriedade de aminoácidos Definição de ácidos fracos, fortes Ligação peptídica Peptídeos Referência: Stryer ou Lehninger Deoxi-hemoglobina Slide - Lehninger 5a edição Estrutura de proteínas

Leia mais

Estudo da velocidade da reação enzimática e como ela se altera em função de diferentes parâmetros

Estudo da velocidade da reação enzimática e como ela se altera em função de diferentes parâmetros Estudo da velocidade da reação enzimática e como ela se altera em função de diferentes parâmetros Importante abordagem para o entendimento do mecanismo de ação de uma enzima. Vários fatores afetam a atividade

Leia mais

Aminoácidos e Peptídeos

Aminoácidos e Peptídeos Aminoácidos e Peptídeos 1 Qual a importância em conhecer os aminoácidos? 2 Aminoácidos Peptídeos Proteínas (polipeptídeos) Mas... O que são essas biomoléculas e onde estão localizadas? 3 Proteínas e peptídeos:

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula Genética

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula Genética Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula Genética CÓDIGO GENÉTICO Uma linguagem de códons e anticódons, sempre constituídos por 3 NUCLEOTÍDEOS. 64 CODONS = 4 tipos diferentes de nucleotídeos, combinação

Leia mais

BÁSICA EM IMAGENS. Aminoácidos, peptídeos e proteínas

BÁSICA EM IMAGENS. Aminoácidos, peptídeos e proteínas Universidade Federal de Pelotas Instituto de Química e Geociências Departamento de Bioquímica 04 BÁSICA EM IMAGENS - um guia para a sala de aula Aminoácidos, peptídeos e proteínas Generalidades AAs x Proteínas

Leia mais

BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 2º S_2014_2015_1º Teste

BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 2º S_2014_2015_1º Teste BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 2º S_2014_2015_1º Teste 14/04/2015 (Duração: 1h,30 m) Nome do Aluno: Nº: Curso: Cada uma das questões tem a cotação de 0,5 valores. Nas questões de escolha múltipla será

Leia mais

ESTRUTURA DAS PROTEÍNAS

ESTRUTURA DAS PROTEÍNAS ESTRUTURA DAS PROTEÍNAS Todas essas forças são usadas para a manutenção da estrutura tridimensional das proteínas - conformação A conformação de uma proteína é fundamental para a função que ela exerce

Leia mais

Constituintes básicos de uma célula - Biomoléculas. Biomoléculas

Constituintes básicos de uma célula - Biomoléculas. Biomoléculas Biomoléculas Todas as moléculas que fazem parte da constituição dos seres vivos são designadas biomoléculas. Formam-se a partir da união de bioelementos. Biomoléculas Os bioelementos combinam-se entre

Leia mais

LIPÍDIOS, ÁCIDOS GRAXOS E FOSFOLIPÍDEOS

LIPÍDIOS, ÁCIDOS GRAXOS E FOSFOLIPÍDEOS QFL0343 Reatividade de Compostos Orgânicos II e Biomoléculas LIPÍDIOS, ÁCIDOS GRAXOS E FOSFOLIPÍDEOS Nomes NºUSP Assinatura André Jun 9370705 Isabella Paulino Otvos 9010460 Rafael Bello Gonçalves 9328519

Leia mais

MÓDULO 1 ESTRUTURA DE BIOMOLÉCULAS. Bianca Zingales IQ-USP

MÓDULO 1 ESTRUTURA DE BIOMOLÉCULAS. Bianca Zingales IQ-USP MÓDULO 1 ESTRUTURA DE BIOMOLÉCULAS Bianca Zingales IQ-USP Biomoléculas As biomoléculas são compostos químicos presentes nas células de todos os seres vivos. São em geral moléculas orgânicas, compostas

Leia mais

Introdução à Bioquímica

Introdução à Bioquímica Introdução à Bioquímica Água Dra. Fernanda Canduri Laboratório de Sistemas BioMoleculares. Departamento de Física. UNESP São José do Rio Preto. SP. A água é fundamental para os seres vivos, atua como solvente

Leia mais

FISIOLOGIA DAS MEMBRANAS. Composição da membrana plasmática. Transporte através da membrana.

FISIOLOGIA DAS MEMBRANAS. Composição da membrana plasmática. Transporte através da membrana. FISIOLOGIA DAS MEMBRANAS Composição da membrana plasmática. Transporte através da membrana. FUNÇÕES DA MEMBRANA PLASMÁTICA Isolamento físico Regulação de trocas Comunicação celular Suporte estrutural Modelo

Leia mais

Aula 12: Enzimas Introdução e Cinética

Aula 12: Enzimas Introdução e Cinética Disciplina de Bioquímica Estrutural Curso de Biologia Aula 12: Enzimas Introdução e Cinética Prof. Marcos Túlio de Oliveira mtoliveira@fcav.unesp.br Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

Leia mais

QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim

QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim (mcoutrim@iceb.ufop.br) SOLUÇÕES AQUOSAS Equilíbrios químicos A água e os eletrólitos (solutos que forma íons quando dissolvidos em água):

Leia mais

Prof. Leonardo F. Stahnke

Prof. Leonardo F. Stahnke Prof. Leonardo F. Stahnke Moléculas orgânicas mais abundantes nos seres vivos, sendo importantes tanto na estrutura como funcionamento das células. São encontrados na carne vermelha, de frango ou peixe,

Leia mais

BIOQUÍMICA PARA ODONTO

BIOQUÍMICA PARA ODONTO BIOQUÍMICA PARA ODONTO Aula 1: ph, pk a e Sistemas tampão Aminoácidos Autoria: Luiza Higa Programa de Biologia Estrutural Instituto de Bioquímica Médica Universidade Federal do Rio de Janeiro Reprodução

Leia mais

Definição: Lipídios são substâncias solúveis em solventes apolares. Classes de Lipídios mais abundantes no ser vivo

Definição: Lipídios são substâncias solúveis em solventes apolares. Classes de Lipídios mais abundantes no ser vivo LIPÍDIOS Definição: Lipídios são substâncias solúveis em solventes apolares Classes de Lipídios mais abundantes no ser vivo Ácidos Graxos Triacilgliceróis Fosfolipídios Esteróides Possuem estruturas e

Leia mais

AMINOÁCIDOS: ESTRUTURA E PROPRIEDADES

AMINOÁCIDOS: ESTRUTURA E PROPRIEDADES UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS REATIVIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS II E BIOMOLÉCULAS NOTURNO AMINOÁCIDOS: ESTRUTURA E PROPRIEDADES Cibele Rosalin Líria Domingues Luma Antonio

Leia mais

MÓDULO 1 ESTRUTURA DE BIOMOLÉCULAS. Bianca Zingales IQ-USP

MÓDULO 1 ESTRUTURA DE BIOMOLÉCULAS. Bianca Zingales IQ-USP MÓDULO 1 ESTRUTURA DE BIOMOLÉCULAS Bianca Zingales IQ-USP Biomoléculas As biomoléculas são compostos químicos presentes nas células de todos os seres vivos. São em geral moléculas orgânicas, compostas

Leia mais

Aula: 18 Temática: Estrutura dos aminoácidos e proteínas parte III

Aula: 18 Temática: Estrutura dos aminoácidos e proteínas parte III Aula: 18 Temática: Estrutura dos aminoácidos e proteínas parte III A maioria das cadeias polipeptídicas naturais contém entre 50 e 2.000 aminoácidos e são comumente referidas como proteínas. Peptídeos

Leia mais

Aula de Bioquímica I. Tema: Lipídeos. Prof. Dr. Júlio César Borges

Aula de Bioquímica I. Tema: Lipídeos. Prof. Dr. Júlio César Borges Aula de Bioquímica I Tema: Lipídeos Prof. Dr. Júlio César Borges Depto. de Química e Física Molecular DQFM Instituto de Química de São Carlos IQSC Universidade de São Paulo USP E-mail: borgesjc@iqsc.usp.br

Leia mais

Membrana Plasmática Estrutura e Função

Membrana Plasmática Estrutura e Função Universidade Federal do Amazonas ICB Dep. Morfologia Disciplina: Biologia Celular Aulas Teóricas Membrana Plasmática Estrutura e Função Prof: Dr. Cleverson Agner Ramos Visão Geral das Membranas Biológicas

Leia mais

São macromoléculas formadas pela união de muitos aminoácidos. Esses aminoácidos estão ligados um ao outro por meio de ligações peptídicas.

São macromoléculas formadas pela união de muitos aminoácidos. Esses aminoácidos estão ligados um ao outro por meio de ligações peptídicas. São macromoléculas formadas pela união de muitos aminoácidos. Esses aminoácidos estão ligados um ao outro por meio de ligações peptídicas. Proteínas possuem muitas funções dentro do organismo. Aminoácidos

Leia mais

Lipídios. Prof Karine P. Naidek Setembro/2016

Lipídios. Prof Karine P. Naidek Setembro/2016 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC BIOQUÍMICA BIO0001 Lipídios Prof Karine P. Naidek Setembro/2016 Lipídios Biomoléculas insolúveis em

Leia mais

Química II - 1º Exame A 7 de Julho de ª Parte

Química II - 1º Exame A 7 de Julho de ª Parte Nome Química II - 1º Exame A 7 de Julho de 2017 MEQ MEBiol Sala nº 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. Duração do exame: 3h TOTAL. Responda às perguntas 1 a 5 na folha do enunciado Responda

Leia mais

Aminoácidos e proteínas

Aminoácidos e proteínas Aminoácidos e proteínas Visão geral 2 https://www.youtube.com/watch?v=qbrfimcxznm Importância dessa aula Serina Fosfoserina Treonina Fosfotreonina Fosforilação de resíduos de aa modifica a atividade enzimática

Leia mais

Composição e Estrutura Molecular dos Sistemas Biológicos

Composição e Estrutura Molecular dos Sistemas Biológicos Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Prof. Hugo Henrique Pádua M.Sc. Fundamentos de Biofísica Composição e Estrutura Molecular dos Sistemas Biológicos Átomos e Moléculas Hierarquia

Leia mais

ENZIMAS. Faculdade Maurício de Nassau Cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia Disciplina de Bioquímica. Prof.: Me.

ENZIMAS. Faculdade Maurício de Nassau Cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia Disciplina de Bioquímica. Prof.: Me. Faculdade Maurício de Nassau Cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia Disciplina de Bioquímica ENZIMAS Prof.: Me. Allysson Haide 1 O que será abordado sobre as enzimas? Introdução às

Leia mais

REVISÃO: ENADE BIOQUÍMICA - 1

REVISÃO: ENADE BIOQUÍMICA - 1 FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS REVISÃO: ENADE BIOQUÍMICA - 1 Prof. Me. Cássio Resende de Morais Propriedades da Água Introdução Substância líquida,

Leia mais

Disciplina de Biologia Celular

Disciplina de Biologia Celular Universidade Salgado de Oliveira Disciplina de Biologia Celular Biomembranas, Matriz Extracelular e Junções Intercelulares Profª Larissa dos Santos Estrutura e composição química das membranas biológicas

Leia mais