DIOCESE DENOVA FRIBURGO CÍRCULOS BÍBLICOS: PALAVRA DE DEUS NA VIDA DA COMUNIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIOCESE DENOVA FRIBURGO CÍRCULOS BÍBLICOS: PALAVRA DE DEUS NA VIDA DA COMUNIDADE"

Transcrição

1 DIOCESE DENOVA FRIBURGO CÍRCULOS BÍBLICOS: PALAVRA DE DEUS NA VIDA DA COMUNIDADE JUlhO-2015

2 DIOCESE DE NOVA FRIBURGO CÍRCULOS BÍBLICOS Encontro de 06 a 12/07: Jesus envia os doze apóstolos (Preparando o ambiente: Bíblia, flores, crucifixo, vasilha com água...) Refrão meditativo: Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor. Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor, eis-me aqui, Senhor Início: Vamos iniciar este encontro com o desejo de acolher a todos! Sejam bem-vindos! Recebemos do Senhor a missão de pregar o Evangelho da conversão. Invoquemos a Trindade Santa: em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Canto: Envia, envia, Senhor, operários para a messe... (ou outro canto de envio) Vamos recordar a vida: Chegou a hora de recordar a vida e trazer para este momento de oração em torno da Palavra as situações que experimentamos no dia a dia. Podemos apresentar pessoas, situações, acontecimentos. Oração: Deus, mãe da consolação, tu sempre nos iluminas e nos conduzes aos teus caminhos! Dá a todos os cristãos e cristãs a graça da fidelidade ao teu Evangelho e a coragem de romper com tudo o que lhe é contrário. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. Aclamação ao Evangelho: Vai falar no Evangelho, Jesus Cristo, aleluia! Evangelho: Mc 6, 7 13 Para partilhar com o grupo A Palavra de Deus é um convite para refletirmos sobre a necessidade de sermos discípulos e missionários, conforme nos pede o Documento de Aparecida. O Batismo é o momento decisivo de nossa união com o Senhor, pois somos aí visitados e habitados para sempre pelo Espírito Santo, ungidos, assinalados, consagrados para a missão. Na Eucaristia tomamos parte à mesa onde o Cristo é sacrificado, imolado por nós, e assim se entrega como alimento que revigora e que dá vida. Com a Unção Crismal somos, de maneira decisiva, habilitados e enviados para propagar a obra de Cristo, isto é, a salvação da humanidade, do mundo. A Iniciação Cristã, no conjunto de seus três sacramentos, é o nosso chamado, vocação e envio. A disponibilidade, o despojamento, a confiança na hospitalidade, a fé na força do Espírito que nos habita, são a bagagem e a riqueza de que necessitamos para evangelizar, sempre em comunidade, ainda que poucos. Evangelizar pela vida, pelo testemunho, pela vivência comunitária celebrada ao redor de Cristo e com sua Igreja. Evangelizar os batizados e batizadas. Buscar as formas e os meios eficazes para anunciar Cristo e seu ensinamento. Seria bom refletirmos sobre alguns questionamentos neste encontro de hoje: 1- Todos aqui já concluíram a Iniciação Cristã, recebendo o Batismo, a Eucaristia e a Crisma? 2- A catequese em nossa comunidade atinge a todos: crianças, jovens, adultos e idosos, que dela precisam? 3- Colaboro com as iniciativas da catequese em minha comunidade de alguma maneira, ou não é uma preocupação minha?

3 4- Como evangelizar os batizados e batizadas que se afastaram da fé católica em minha comunidade? Rezemos para que o Espírito Santo nos conduza e guie, para sermos evangelizadores comprometidos e unidos. Preces da comunidade 1- Pela Igreja, para que nunca esqueça sua missão evangelizadora, rezemos ao senhor. R: Senhor, atende a nossa prece. 2- Pelos os ministros ordenados, para que deem testemunho de fidelidade ao evangelho. 3- Envia, Senhor, operários dispostos a assumir a missão de anunciar teu Reino em nossas comunidades. (Preces espontâneas) Nosso compromisso: A Palavra de Deus hoje nos falou da missão dos discípulos para pregar a conversão e expulsar o mal da vida das pessoas. Diante do que partilhamos no nosso grupo, o que podemos fazer como sinal de nosso compromisso com a Palavra de Deus? Oração do Pai e nosso... Oração final: Ó Deus, tu nos fizeste ouvir de novo o teu chamado e nos fizeste conhecer teu projeto de amor. Dá-nos a graça de retomar o entusiasmo e a alegria do primeiro amor. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. Bênção: O Senhor nos abençoe e nos guarde e nos livre de todos os males e perigos: em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Canto: Vejam, eu andei pelas vilas... (ou outro canto apropriado) (Sugestão: enquanto se canta, de dois em dois, um assinala com a água a cruz na fronte do outro. A água recorda nosso Batismo e a missão que recebemos de anunciar o Evangelho do Reino de Jesus.) Preparando o próximo encontro: Aqui podemos também fazer algum aviso ou convite sobre o que vai acontecer na nossa comunidade eclesial. Vamos preparar com carinho o próximo encontro: distribuir as tarefas, quem poderá dirigir o próximo encontro, a família que irá nos acolher. Outra tarefa importante é ajudar outros a iniciarem os encontros. Vamos espalhar as sementes da Palavra. E bom encontro!

4 DIOCESE DE NOVA FRIBURGO CÍRCULOS BÍBLICOS Encontro de 13 a 19/07: A volta dos Doze da missão a eles confiada por Jesus (Preparando o ambiente: Bíblia, flores, vela, cartaz sobre a missão...) Refrão meditativo: Ó, luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós Início: Testemunhando o encontro de Jesus com os Apóstolos, na volta da missão, recebemos do Senhor uma palavra de cuidado e atenção. Por isso, iniciemos este nosso encontro: em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Canto: Somos gente nova vivendo a união... (ou outro canto) Vamos recordar a vida: Na volta da missão, os Apóstolos se reuniram com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. Então, nosso grupo realizou alguma atividade missionária ou outra ação? Vamos expressar o que experimentamos e fizemos em favor do Evangelho. É o momento de recordamos a vida. Oração: Ó Deus, Pastor do teu povo e Senhor da vida, sê generoso com teus filhos e filhas! Enche-nos da tua ternura para que, cheios de fé, esperança e amor, guardemos fielmente os teus mandamentos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. Aclamação ao Evangelho: Buscai primeiro o Reino de Deus... (ou outro canto) Evangelho: Mc 6, Para partilhar com o grupo A atividade de Jesus e dos apóstolos é incansável, como nos aponta a Palavra de Deus que escutamos neste encontro. É importante assinalar que o ensinamento de Jesus aos seus discípulos vai se tornando cada vez mais rigoroso, é necessário saber servir. Ainda que a exigência seja grande e tarefa desafiadora, o amor pela missão fortalece aos que a ela se dispõem. Os que haviam sido enviados por Jesus para anunciar a Boa Nova da Salvação retornam, e contam como se saíram. O Senhor escuta-os e os reúne em torno de Si. Muitos outros acorrem até eles em busca da Palavra que salva e liberta. Jesus se compadece e lhes ensina sobre o Reino. É importante que possamos refletir, em comunidade, sobre a missão de anunciar o Evangelho e os desafios de hoje. Somos uma Igreja de batizados e batizadas, de ministros ordenados (diáconos, padres, bispos), de consagrados (religiosos e religiosas), de fiéis leigos e leigas, e cada um tem o seu lugar e sua importância na ação evangelizadora. Ninguém deve estar sozinho, nem exercer sua missão sem contar com a colaboração dos outros irmãos e irmãs de caminhada. Podemos pensar também que a missão é sempre sustentada pela oração comunitária, pelo reunir-se em torno de Jesus na Eucaristia, de maneira que a partir daí se possa anunciar o Reino de Deus por meio de um efetivo engajamento, nas pastorais, movimentos e associações de nossa comunidade paroquial e diocesana. Partimos de um encontro com Cristo e somos por Ele enviados. A Ele retornamos para nos alimentar e sermos restaurados, a fim de novamente sermos colocados a serviço do anúncio do Reino, na vivência cotidiana do amor e da fraternidade.

5 Preces da comunidade 1- Que possamos acolher a tua palavra, partilhar a eucaristia e assumir a missão na comunidade eclesial. Rezemos ao Senhor. R: Senhor escuta a nossa prece. 2- Sob a proteção de Maria e com tantas testemunhas do martírio, sejamos perseverantes seguindo na caminhada da Igreja de Jesus nas lutas e na esperança do reino. Rezemos ao Senhor. 3- Que o encontro com Cristo, pela Palavra e através dos irmãos nos leve sempre à missão. Rezemos ao Senhor. (preces espontâneas) Nosso compromisso: O Evangelho que ouvimos nos relatou que Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão, pois estavam como ovelhas sem pastor. Em nossa vizinhança ou mesmo na comunidade, encontramos pessoas assim? Vivem desamparadas e isoladas nos seus sofrimentos? Que compromisso podemos assumir como consequência do Evangelho? Oração do Pai e nosso... Oração final: Senhor nosso Deus, nós te bendizemos pela comunhão na Palavra e na partilha de tua vida conosco. Dá-nos a mística da compaixão no exercício da solidariedade e na luta pela justiça. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. Bênção: O Deus de amor que nos envia em missão, nos abençoe e nos guarde hoje e sempre: em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Canto: Quero ouvir teu apelo, Senhor! (Pode-se cantar um canto de Nossa Senhora dia 16 de julho: Nossa Senhor do Carmo) Preparando o próximo encontro: Cada encontro deve ser preparado com muito zelo e cuidado, pois queremos ser alimentados pela Palavra de Deus. Então, vamos ver os elementos, a família, o convite às pessoas e a distribuição das tarefas. Cada um pode assumir algo no grupo: um traz as flores, outro o pão a ser partilhado... Boa preparação.

6 DIOCESE DE NOVA FRIBURGO CÍRCULOS BÍBLICOS Encontro de 20 a 26/07: Evangelho da multiplicação dos pães (Preparando o ambiente: Bíblia, flores, pão, crucifixo...) Refrão meditativo: Onde reina o amor, fraterno amor. Deus aí está Início: Que bom estarmos juntos! O Senhor não nos deixa ir embora sem comer. Então, vamos nos alimentar da Palavra e iniciemos juntos este encontro fraterno: em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Canto: A mesa tão grande e vazia de amor e de paz... (ou outro canto) Vamos recordar a vida: O Senhor nos conduz pela sua Palavra e nos faz ver o mundo e a realidade com outro olhar. Ela nos transforma e liberta. Então, vamos recordar as situações da vida que nos marcaram e nos chamaram a atenção. Este momento é muito importante para unirmos a vida à Palavra que vamos ouvir e partilhar. Oração: Ó Deus, nossa força e nossa esperança, tu santificas as nossas vidas com a ternura do teu Espírito. Derrama sobre nós a tua misericórdia, para que guiados e conduzidos por ti, pratiquemos a justiça na terra e testemunhemos firmemente o teu Reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. Aclamação ao Evangelho: Palavra não feita para dividir ninguém... (ou outro canto) Evangelho: Jo 6, 1 15 Para partilhar com o grupo A Eucaristia é, sem sombra de dúvida, o estar com Cristo Ressuscitado, fonte e origem da abundância da vida. É por intermédio de sua entrega, de seu sacrifício, que somos redimidos e alimentados. A multiplicação dos pães tem seu sentido mais evidentemente eucarístico, pois anuncia aquilo que se tornaria memorial permanente na Última Ceia. Quando nos reunimos em torno da Eucaristia, Jesus Vivo e Verdadeiro, somos capazes de deixar de lado o egoísmo, a competição, as inimizades, e tomamos parte da mesma mesa, e nos alimentamos todos daquele pouco de pão, que pela ação sacramental, pela virtude do Espírito derramado, se torna Cristo, alimento que restaura e sacia, que redime e que dá vida. A Igreja nasce da Eucaristia. É em virtude desta constatação e certeza, que a mesma Eucaristia deve conduzir e inspirar nossas ações cotidianas. Sobretudo deve ser caminho que nos leva ao serviço da fraternidade e da partilha dos dons que recebemos. Ainda que em nossa pobreza, seja material ou espiritual, a Eucaristia nos convoca e entender que só a partilha e a solidariedade, como nos ensina a multiplicação dos pães, pode atrair a abundância e a saciedade para todos. Podemos refletir em como a nossa participação na vida eucarística nos converte a atitudes de partilha, de caridade, de solidariedade e de justiça. Preces da comunidade 1. Pela Igreja para que a partir do gesto de partilha de Cristo possa oferecer algo aos que necessitam. Nós te pedimos Senhor. R. Cristo, Pão da vida, ouvi-nos!

7 2. Pelas comunidades para que continuem perseverantes na oração e procurem dar a todos o pão cotidiano. Nós te pedimos Senhor. 3. Por todos nós para que ao participarmos do banquete eucarístico tomemos consciência da fome do mundo: de pão, de trabalho, de saúde e de educação. Nós te pedimos Senhor. (preces espontâneas) Nosso compromisso: Jesus é a Palavra feita pão e se torna alimento. Ele nos ensina que o seu Reino acontece pelo gesto de compaixão e fraternidade através da partilha como caminho para um mundo novo. Vamos pensar sobre o compromisso e ação solidária para com os mais necessitados. D. Hélder dizia que ninguém é tão pobre que não tenha nada a partilhar com o irmão. O que podemos fazer? Oração do Pai e nosso... Vamos partilhar o pão enquanto fazemos um breve momento de silêncio para meditar sobre esta atitude de Jesus com os mais pobres. Oração final: Ó Deus, pelo amor fiel de Jesus tu nos conduziste da morte à vida e nos deste a alegria da partilha. Dá-nos o teu Espírito para que possamos vencer todo individualismo e toda injustiça. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. Bênção: O Deus do amor e da partilha nos ilumine com a sua Palavra e nos abençoe hoje e sempre: em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Canto: Se calarem a voz dos profetas... (ou outro canto apropriado) Preparando o próximo encontro: Aqui podemos fazer algum aviso ou mesmo convite para algum encontro ou celebração na comunidade. Bem, vamos preparar o próximo encontro na certeza de que Deus quer falar conosco sempre. É importante distribuir as funções e tarefas: escolher leitores, quem irá proclamar o Evangelho, os elementos, a visita na casa que irá nos receber. Perseverança na Palavra é fundamental. É salutar estarmos atentos aos demais grupos ou pessoas para ver como estão caminhando. Às vezes as pessoas desanimam e não percebemos! Comunidade é preocupar-se com o outro!

8 DIOCESE DE NOVA FRIBURGO CÍRCULOS BÍBLICOS Encontro de 27/07 a 02/08: Jesus, o verdadeiro pão do céu (Preparando o ambiente: Bíblia, flores, velas, crucifixo...) Refrão meditativo: Só tem lugar nesta mesa, pra quem ama e pede perdão. Só comunga nesta ceia, quem comunga da vida do irmão Início: Sejam todos bem-vindos ao nosso encontro. Trabalhando pelo alimento que permanece até a vida eterna, invoquemos a Trindade Santa: em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Canto: Eu vim para que todos tenham vida... (ou outro canto) Vamos recordar a vida: Neste momento da recordação da vida, podemos trazer presente a experiência que realizamos a partir do compromisso que assumimos no último encontro. Vamos pôr em comum as pessoas, os gestos e ações, as situações que nos marcaram nesses dias. Oração: Mostra, Deus da vida, o teu bem-querer a esta comunidade reunida e dirige o povo que te conhece como pastor e guia. Manifesta a tua misericórdia sobre a tua criação e ajuda-nos a preservar a terra, para que todos os seres criados tenham vida em abundância. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. Aclamação ao Evangelho: Quando estamos unidos, estás entre nós... (ou outro canto) Evangelho: Jo 6, Para partilhar com o grupo As primeiras comunidades cristãs tinham uma certeza, que era de todos os membros: nos reunimos em torno da Eucaristia para estar com Jesus Ressuscitado. Na celebração do Mistério Pascal, alimentamos nossa vida em Cristo. Toda caminhada do viver cotidiano colocada, em oração. Celebrada com os irmãos e irmãs. Tornada memorial permanente da presença do Salvador, pela mediação da Igreja. É isto que celebramos em cada Eucaristia. Buscamos a Cristo porque nossa vida está escondida Nele. A Eucaristia é sacrifício e banquete. É a realidade celebrada que nos coloca em comunhão com as realidades do Reino que vem! Este é o mais fundamental de todos os milagres: o Pão da Vida, mistério da fé. Como temos experimentado a presença de Jesus em nossas assembleias eucarísticas, em nossas celebrações? Esta é uma pergunta que pode nos guiar neste encontro de hoje. Toda caminhada cristã precisa ter como ponto de partida e de chegada a Eucaristia. Nossas comunidades são o lugar da comunhão, da oração, da fraternidade, da alegria e da ternura, a partir da celebração da Eucaristia? Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. (Jo 6,35) Encontrar-se e reunir-se com os irmãos e irmãs para celebrar a vitória de Cristo; tomar parte em Sua Cruz, em Seu Sacrifício; comer do Pão da Vida e retornar à vida cotidiana cheio do amor que

9 nos une ao Senhor, espalhando sementes do Reino, que produzam frutos de vida eterna no mundo, pela ação do Espírito que nos habita. Preces da comunidade 1. Jesus disse: Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés, quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Senhor, dá sabedoria a nós, que ouvimos tua Palavra! R. Senhor, dá-nos sempre desse pão. 2. Jesus disse:... O Pão de Deus é aquele que desce do céu e dá a vida ao mundo. Senhor, pedimos que nossa comunidade expresse teu Reino na fraternidade e no amor! 3. Jesus disse: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. Senhor, faze que, cada vez que nos alimentamos de Ti como Pão da Vida, encontremos forças para a nossa caminhada!(preces espontâneas) Nosso compromisso: Em nossa comunidade sabemos de muitas pessoas que têm fome de pão: pão que alimenta a alma e pão que alimenta o corpo. Comungar do Corpo do Senhor, é assumir a missão e o compromisso transformador do seu Reino. Então, vamos propor aqui, em comunidade, um gesto que sinaliza o Reino de Deus entre a nós. Oração do Pai e nosso... Oração final: Ó Senhor, tu és pão para a nossa fome. Abençoa a terra e o trabalho de nossas mãos, para que nunca falte pão em todas as mesas, e ajuda-nos a buscar o alimento da comunhão, da convivência humana e da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. Bênção: O Deus da esperança, do amor e da paz, derrame sobre nós a sua graça e sua bênção: em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Canto: Daqui do meu lugar, eu olho o teu altar e fico a imaginar... (ou outro canto apropriado) Preparando o próximo encontro: No mês de agosto, nós celebraremos as vocações sacerdotais, religiosas e leigas, bem como a Semana Nacional da Família. A vida familiar é uma das primeiras vocações. Por isso, ao prepararmos os nossos encontros, além da distribuição das tarefas e visitas às casas, podemos trazer a imagem da Sagrada Família, cartaz ou outro símbolo que a sinalize. Também em agosto, celebraremos o dia do Pároco (4 de agosto São João Maria Vianey) e dia dos Diáconos (10 de agosto São Lourenço). Vamos preparar o próximo encontro. Lembrete: Dia 26 de setembro teremos a Assembleia Diocesana dos Círculos Bíblicos em Macuco. Bom encontro a todos!

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 4ª semana: VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Arquidiocese de Florianópolis(SC) MOTIVAÇÃO INICIAL AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre

Leia mais

Roteiro Celebrativo Mês Diocesano do Dízimo 2017

Roteiro Celebrativo Mês Diocesano do Dízimo 2017 02 de julho de 2017 13º Domingo do Tempo Comum Sejam bem-vindos à celebração eucarística. Convocados pelo Pai, incorporados a Cristo e movidos pelo Espírito Santo, tornamo-nos assembleia celebrativa para

Leia mais

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 2ª semana: VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Arquidiocese de Florianópolis(SC) AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre todas

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco!

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco! São Pedro, na primeira leitura de hoje, dirige-se aos presbíteros recomendando-lhes que cuidem do rebanho com liberdade e coração generoso, dando seu testemunho de presbítero entre eles. Porém, antes desta

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro Missionária 26º Domingo do Tempo Comum - 01/10/ Motivação inicial é o tema da Missionária que hoje iniciamos. A Igreja em saída é a comunidade que faz a experiência de Jesus e sai de si para anunciar a

Leia mais

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs,

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs, Barretos, 1º de agosto de 2017 Circular 07/2017 Caríssimos irmãos e irmãs, Todos os anos, no mês de agosto, a Igreja do Brasil celebra o Mês Vocacional, dando destaque, a cada semana, a uma vocação específica:

Leia mais

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL SACRAMENTOS - III (ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL - 1 COMO OS SACRAMENTOS ATUALIZAM A GRAÇA NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DA VIDA 2 1. O QUE ACONTECE NO BATISMO? 3 NO BATISMO, A PESSOA

Leia mais

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos:

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos: ORAÇÃO INICIAL Refrão: Vem, Espírito Santo vem. Vem Iluminar...(2x) Todos: Ó Espírito Santo de Deus, de cujo Ser emana toda ciência, plenifica com tua sabedoria e inteligência nossos pastores, para que

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

MUNDIAL DAS MISSÕES E DA SANTA INFÂNCIA MISSIONÁRIA 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO DA FÉ 21 DE OUTUBRO DE 2012 RITO INICIAL

MUNDIAL DAS MISSÕES E DA SANTA INFÂNCIA MISSIONÁRIA 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO DA FÉ 21 DE OUTUBRO DE 2012 RITO INICIAL CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos. DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E

Leia mais

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IGREJA EM SAÍDA CULTURA DO ENCONTRO comunidade eclesial a V O C A Ç Ã O NASCE, CRESCE na IGREJA; é SUSTENTADA pela IGREJA. Todos os cristãos são constituídos missionários

Leia mais

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações , o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma

Leia mais

DIOCESE DENOVA FRIBURGO CÍRCULOS BÍBLICOS: PALAVRA DE DEUS NA VIDA DA COMUNIDADE

DIOCESE DENOVA FRIBURGO CÍRCULOS BÍBLICOS: PALAVRA DE DEUS NA VIDA DA COMUNIDADE DIOCESE DENOVA FRIBURGO CÍRCULOS BÍBLICOS: PALAVRA DE DEUS NA VIDA DA COMUNIDADE JUNHO-2015 DIOCESE DE NOVA FRIBURGO CÍRCULOS BÍBLICOS Encontro de 01 a 07/06: A verdadeira família de Jesus (Semana de Corpus

Leia mais

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA:

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Faz muito tempo, mas parece que foi ontem. Cada criança que nasce é uma mensagem de que Deus acredita nos homens. Deus acreditou em nós e nos deu a alegria e a responsabilidade

Leia mais

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir

Leia mais

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA A Eucaristia é o sacramento que atualiza e faz a memória do sacrifício de Jesus: em cada Eucaristia temos a presença do Cristo que pela sua morte e ressurreição

Leia mais

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral.

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. I RITOS INICIAIS: 1 Acolhida: Animador: Estimados irmãos e irmãs,

Leia mais

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS 2 OBJETIVO ECLESIAL: PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS Potencializar o processo de construção e organização do 14 Intereclesial

Leia mais

SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO ANO B 25/11/2018

SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO ANO B 25/11/2018 SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO ANO B 25/11/2018 1. É preciso que Jesus reine! O Reino de Deus já está no meio de nós, mas ele crescerá na medida em que cada um se abrir ao seu

Leia mais

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Hoje chegamos ao término do ciclo litúrgico pascal com a solenidade de Pentecostes. Após 50 dias, o Espírito Santo prometido por

Leia mais

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS 279 I rmãs e irmãos: Ao celebrar a solenidade de São N. (de Santa N.), nosso irmão (nossa irmã) na fé e no Baptismo, oremos a Deus Pai todo-poderoso, dizendo (ou: cantando): R. Deus, fonte de toda a santidade,

Leia mais

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,

Leia mais

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Temos, com muita frequência, insistido sobre a realidade do espaço eclesial que cada batizado ocupa na Igreja. Porém, não obstante

Leia mais

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014 CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014 CANTO DE ENTRADA: E B7 Dentro de mim existe uma luz/ Que me mostra por onde deverei andar F#m B7 E Dentro de mim também mora Jesus/ que me ensina buscar

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

Liturgia Eucarística para o dia da festa de São Pedro - 24/06/2018

Liturgia Eucarística para o dia da festa de São Pedro - 24/06/2018 Liturgia Eucarística para o dia da festa de São Pedro - 24/06/2018 TEMA: Apóstolos da luz e da salvação. Símbolos: Andor de São Pedro e padrinhos das comunidades para a procissão inicial. Palavras: FIRMEZA,

Leia mais

Oração dos fiéis Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé.

Oração dos fiéis Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé. Campanha Missionária 2016 Campanha Missionária 2019 27º Domingo do Tempo Comum (06/10) Caríssimos irmãos e irmãs, iniciamos o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco com o tema: Batizados

Leia mais

Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto.

Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto. Dia 20 de Setembro Dia de oração pela Paz Foi há precisamente 30 anos que o Papa João Paulo II se reuniu em Assis, Itália, com os Responsáveis das principais religiões do Mundo para rezar pela paz. Trinta

Leia mais

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Águeda, 22 de Maio de 2008 A Eucaristia dom de Deus para a vida do mundo 1. A Igreja celebra hoje a Solenidade do Corpo e Sangue de

Leia mais

Solenidade da Imaculada Conceição

Solenidade da Imaculada Conceição 1.A Igreja celebra hoje a solenidade litúrgica da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Padroeira de Portugal. Este é, por isso, um dia solene, um dia de graça e um dia de bênção para a Igreja e para

Leia mais

DEUS CHAMA A GENTE PRA UM MOMENTO NOVO DE CAMINHAR JUNTO COM O SEU POVO. É HORA DE TRANSFORMAR O QUE NÃO DÁ MAIS SOZINHO, ISOLADO, NINGUÉM É CAPAZ.

DEUS CHAMA A GENTE PRA UM MOMENTO NOVO DE CAMINHAR JUNTO COM O SEU POVO. É HORA DE TRANSFORMAR O QUE NÃO DÁ MAIS SOZINHO, ISOLADO, NINGUÉM É CAPAZ. Seminário Diocesano DEUS CHAMA A GENTE PRA UM MOMENTO NOVO DE CAMINHAR JUNTO COM O SEU POVO. É HORA DE TRANSFORMAR O QUE NÃO DÁ MAIS SOZINHO, ISOLADO, NINGUÉM É CAPAZ. POR ISSO VEM ENTRA NA RODA COM A

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

O povo que vivia nas trevas, viu uma grande luz (Is 9,1)

O povo que vivia nas trevas, viu uma grande luz (Is 9,1) O povo que vivia nas trevas, viu uma grande luz (Is 9,1) Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas, possuirá a luz da vida. (Jo 8,12). Jesus é a luz que ilumina nosso caminho no

Leia mais

Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades)

Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades) Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades) Qual um dos principais objetivos do Ano Missionário? Criar comunidades de comunidades ao redor da Palavra de Deus! "Basicamente,

Leia mais

Homilia na Jornada Diocesana do Escutismo - São Jorge 2015

Homilia na Jornada Diocesana do Escutismo - São Jorge 2015 1. Celebramos anteontem, dia 23, o dia litúrgico de S. Jorge, padroeiro do Escutismo Católico. Esta Jornada do escutismo católico da nossa Diocese assume particular relevância, como momento de vida, de

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

Planificação Anual 10º ano da catequese

Planificação Anual 10º ano da catequese Finalidade: Descobrir-se Cristão : Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Planificação Anual 10º ano da 1º Creio em Conhecer Confrontar com valores de caridade, amor,

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos SETEMBRO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C

9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C CIFRAS DO FOLHETO 1 SANTUÁRIO DIOCESANO DE SÃO SEBASTIÃO 9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C 29 DE MAIO DE 2016 05 DE JUNHO DE 2016 12 DE JUNHO DE 2016

Leia mais

Homilia na solenidade da Santíssima Trindade

Homilia na solenidade da Santíssima Trindade 1.Estamos reunidos na nossa Igreja da Trindade, o maior templo católico da cidade, em pleno coração do Porto, situada entre o antigo burgo e a nova cidade. Foi levantada esta Igreja para, à sua volta,

Leia mais

Cânticos para Missa Advento/2016

Cânticos para Missa Advento/2016 Santuário das Almas/Icaraí Cânticos para Missa Advento/2016 Data 17/12 www.oficinademusica.org Procissão de Entrada: Vamos Celebrar Todos reunidos na casa de Deus Com cantos de alegria e grande louvor

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 20 e 21 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 20 e 21 de outubro Missionária 27º Domingo do Tempo Comum (7/10) Estimados irmãos e irmãs, iniciamos hoje a Missionária que tem como tema Enviados para testemunhar o Evangelho da paz. A Palavra de Deus nos pede para estarmos

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA Senhor, como queres que preparemos a Páscoa? (Cf. Mt 26, 17) PARÓQUIA SCJ INGLESES - 2018 - SEMANA SANTA Começa no Domingo de Ramos, incluindo o Tríduo Pascal, visando

Leia mais

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4)

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Tema: Aparecida/SP 05-08/09/19 Pai Santo, todo dom precioso e toda dádiva perfeita de ti procedem. Teu Filho Jesus Cristo anunciou o teu

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EUCARISTIA 19H DINAMIZAÇÃO DO 10º ANO DE CATEQUESE IGREJA MATRIZ DE VILA DO CONDE Cântico Inicial: Filho de Deus 1. Somos

Leia mais

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA?

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? O documento Conclusivo da V Conferência contém inúmeras e oportunas indicações pastorais, motivadas por ricas reflexões à luz da fé e do atual contexto

Leia mais

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral A PAZ AMIGO A Paz amigo eu tenho em seu abraço em seu abraço amigo eu tenho a paz A Paz amigo eu tenho em seu abraço em seu abraço amigo eu tenho a paz A paz que acalma, a calma que faz a gente ser mais

Leia mais

Celebração para o dia do/a Catequista Sugestão 2014-CNBB

Celebração para o dia do/a Catequista Sugestão 2014-CNBB Celebração para o dia do/a Catequista Sugestão 2014-CNBB INTRODUÇÃO Queridos/as Catequistas! Com nossos cumprimentos e gratidão, colocamos em suas mãos uma sugestão para a Celebração do dia do Catequista,

Leia mais

Entrada: Vamos Celebrar

Entrada: Vamos Celebrar Entrada: Vamos Celebrar Tom: : Todos reunidos na casa de eus A Com cantos de alegria e grande louvor A Vamos celebrar os feitos do senhor E sua bondade que nunca tem fim Todos reunidos na casa de eus A

Leia mais

Deixemo-nos olhar por este olhar do Senhor Santo Cristo e procuremos olhar o mundo à luz deste mesmo olhar de Jesus!

Deixemo-nos olhar por este olhar do Senhor Santo Cristo e procuremos olhar o mundo à luz deste mesmo olhar de Jesus! 1. Saúdo-vos, irmãs e irmãos peregrinos desta Região Autónoma, distribuídos pelas nove Ilhas dos Açores ou repartidos pelos caminhos da emigração, que levaram milhares de pessoas deste coração do Atlântico

Leia mais

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 1 Áudio da Mensagem de Manoel de Jesus, de 28.08.2017 convertido em texto, SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 21.08.2017 28.08.2017 Chamado de Amor e de Conversão do Coração Doloroso e Imaculado

Leia mais

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral ORAÇÃO Refrão meditativo: Vem, vem, vem! Vem Espírito Santo de amor! Vem a nós, traz à Igreja um novo vigor! 1. ABERTURA - Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar, (bis) - Vem, não demores mais, vem nos libertar.

Leia mais

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos Celebração de Inscrição do Nome, entrega do Livro Sagrado e envio dos catequistas - Para crianças em idade de catequese (catecúmenos e/ou catequizandos) - - Aconselhamos que essa celebração aconteça na

Leia mais

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva)

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) 1 DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) BENDITO DO ANO (2015-2016) (A) A7 D A Fm# Bm E A A D E A NO CAMINHO DO ROMEIRO, JUAZEIRO É

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

Paróquia missionária comunidades de comunidades. Animada pela Palavra de Deus

Paróquia missionária comunidades de comunidades. Animada pela Palavra de Deus Paróquia missionária comunidades de comunidades Animada pela Palavra de Deus Renovação paroquial Toda paróquia é chamada a ser o espaço onde se recebe e se acolhe a Palavra (172). Sua própria renovação

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade,

Leia mais

VI. O caminho de formação dos discípulos missionários

VI. O caminho de formação dos discípulos missionários VI. O caminho de formação dos discípulos missionários 6.1. Uma espiritualidade trinitária do encontro com Jesus Cristo 6.2. O processo de formação dos discípulos missionários 6.3. Iniciação à vida cristã

Leia mais

Entrada: Hino da CF 2019

Entrada: Hino da CF 2019 Entrada: Hino da CF 2019 (Mulheres) Eis que o Senhor fez conhecer a salvação E revelou sua justiça às nações Que, neste tempo quaresmal, nossa oração Transforme a vida, nossos atos e ações (Coro) Pelo

Leia mais

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Entrada: Eis-me Aqui, Senhor Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu amor Eis-me aqui, Senhor! 1.O Senhor é o Pastor

Leia mais

Missa na Comunidade Nsa. Senhora de Lourdes

Missa na Comunidade Nsa. Senhora de Lourdes Missa na Comunidade Nsa. Senhora de Lourdes Entrada: Vamos Celebrar Todos reunidos na casa de Deus Com cantos de alegria e grande louvor Vamos celebrar os feitos do Senhor E Sua bondade que nunca tem fim

Leia mais

CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO PASCAL DOMINGO DE PÁSCOA (ANO B) Então os olhos deles se abriram e o reconheceram (Lc 24,31)

CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO PASCAL DOMINGO DE PÁSCOA (ANO B) Então os olhos deles se abriram e o reconheceram (Lc 24,31) CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO PASCAL DOMINGO DE PÁSCOA (ANO B) 1.4.18 Então os olhos deles se abriram e o reconheceram (Lc 24,31) At 10, 34a.37-43: o anúncio do mistério pascal (querigma) feito

Leia mais

GRUPO DE ORAÇÃO. Formação Missionária Diocese de Osasco

GRUPO DE ORAÇÃO. Formação Missionária Diocese de Osasco GRUPO DE ORAÇÃO Formação Missionária Diocese de Osasco Conceito Comunidade carismática presente em um lugar (...) que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a

Leia mais

Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ

Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ Caminho(s), meio(s), recurso(s) empregados para iniciar alguém no cristianismo, nos

Leia mais

Minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo. (Sl

Minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo. (Sl 41,3) Assim como o povo de Deus no deserto, experimentou a provação, particularmente da sede. Jesus nos convida a saciarmos com água viva. Minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo. (Sl Todos nós

Leia mais

Missa na Comunidade Nsa. Senhora de Lourdes

Missa na Comunidade Nsa. Senhora de Lourdes Missa na Comunidade Nsa. Senhora de Lourdes Entrada: Vamos Celebrar Todos reunidos na casa de Deus Com cantos de alegria e grande louvor Vamos celebrar os feitos do Senhor E Sua bondade que nunca tem fim

Leia mais

Também foram apresentadas sugestões de temáticas para alguns encontros que já fazem parte da vida do movimento nos estados e dioceses:

Também foram apresentadas sugestões de temáticas para alguns encontros que já fazem parte da vida do movimento nos estados e dioceses: O Conselho Nacional da RCCBRASIL, que está reunido em Brasília desde a última quarta-feira, dia 21, discerniu a temática que deverá acompanhar as missões, encontros e ser trabalhada nas reuniões de oração

Leia mais

LA VALLA - Dimensão mística de nossas vidas

LA VALLA - Dimensão mística de nossas vidas LA VALLA - Dimensão mística de nossas vidas Programa Anual de Retiros Rede Marista 2017 Coordenação de Vida Consagrada e Laicato Tema: Bicentenário do Instituto Marista Lema: La Valla - Dimensão mística

Leia mais

Jubileu dos Catequistas no Porto

Jubileu dos Catequistas no Porto Jubileu dos Catequistas no Porto 1.Sede bem vindos a esta Igreja Catedral, onde nos congregamos com os catequistas das Vigararias da Cidade do Porto, como em tantas outras igrejas jubilares da nossa Diocese

Leia mais

Paróquia missionária. O novo povo de Deus em forma de missão que participa da caminhada junto à humanidade.

Paróquia missionária. O novo povo de Deus em forma de missão que participa da caminhada junto à humanidade. Paróquia missionária O novo povo de Deus em forma de missão que participa da caminhada junto à humanidade. Renovação das paróquias As paróquias são células vivas da Igreja e o lugar privilegiado no qual

Leia mais

RESUMO. Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado

RESUMO. Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado UMA TENTATIVA RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado SÍNTESE Mostra e revela as relações entre elementos

Leia mais

Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e

Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa

Leia mais

ORAÇÕES VOCACIONAIS. Oração inicial para todos os dias

ORAÇÕES VOCACIONAIS. Oração inicial para todos os dias ORAÇÕES VOCACIONAIS Por ocasião da Ordenação Sacerdotal de Fabrício Dias Passos e da Ordenação Diaconal de Benigno Morales Ignacio e Kossi Pierre Batcho Kadotte Em 3 de agosto de 2019, pela graça de Deus,

Leia mais

REZAR COM O PAPA. Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução

REZAR COM O PAPA. Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução REZAR COM O PAPA Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução Continuamos empenhados, nesta rede mundial de oração com o Papa e pelas suas intenções, a rezar, a fazer subir ao Coração do Pai das Misericórdias

Leia mais

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst Celebração Dominical da Palavra Cap. 07 Ione Buyst A Igreja de Cristo, desde o dia de Pentecostes, após a descida do Espírito Santo, sempre se reuniu fielmente para celebrar o mistério pascal, no dia que

Leia mais

Santificação dos Sacerdotes

Santificação dos Sacerdotes No dia 27 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, é celebrado o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Em preparação para a data, o Arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito Guimarães,

Leia mais

Festa da Vida. Eu sou o caminho a verdade E a vida. S. Martinho de Covelas

Festa da Vida. Eu sou o caminho a verdade E a vida. S. Martinho de Covelas Festa da Vida Eu sou o caminho a verdade E a vida S. Martinho de Covelas Saudação do Presidente: Presidente: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Todos: Ámen. Presidente: A graça de Nosso Senhor

Leia mais

OUTUBRO, MÊS MISSIONÁRIO

OUTUBRO, MÊS MISSIONÁRIO OUTUBRO, MÊS MISSIONÁRIO Outubro, Mês Missionário Promovida anualmente, no mês de outubro, a Campanha Missionária deste ano traz como tema A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída, e como lema Juntos

Leia mais

Conchal/SP - Diocese de Limeira

Conchal/SP - Diocese de Limeira 1. Mantra IFRAS - São João Maria Vianney onchal/sp - iocese de Limeira Gm F7 Bb m 7 Eu me lanço nos teus braços, ó Senhor e coloco em tuas mãos o Fmd G7 m Gm 7 Gm meu vi---ver! Basta-me a tua graças, basta-me

Leia mais

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor.

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. LOUVOR: Ao único Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. :: Coroamos a ti, ó Rei Jesus :: Adoramos

Leia mais

Homilia para Quinta-Feira santa 24 de março de 2016

Homilia para Quinta-Feira santa 24 de março de 2016 Homilia para Quinta-Feira santa 24 de março de 2016 Muitas vezes e em diversas ocasiões a Igreja tem manifestado sua indignação e preocupação pastoral a respeito do estado de violência instalado em nossa

Leia mais

Formação para fraternidade

Formação para fraternidade Formação para fraternidade artigo 12º da Regra da OFS Livres para o amor de Deus e dos irmãos 12.Testemunhas dos bens futuros e empenhados pela vocação abraçada em adquirir a pureza do coração, desse modo

Leia mais

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Entrada: Eis-me Aqui, Senhor Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu amor Eis-me aqui, Senhor! 1.O Senhor é o Pastor

Leia mais

Capela Nª Sª Das Graças

Capela Nª Sª Das Graças Capela Nª Sª Das Graças Santa Missa Dominical 1-Saudação I PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. AS: Amém. PR: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Leia mais