À Comissão Nacional da Verdade Centro Cultural Banco do Brasil Portaria 3-2º andar - SCES, Trecho 2, Lote 22. Brasilia DF

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "À Comissão Nacional da Verdade Centro Cultural Banco do Brasil Portaria 3-2º andar - SCES, Trecho 2, Lote 22. Brasilia DF 70200-002"

Transcrição

1 À Comissão Nacional da Verdade Centro Cultural Banco do Brasil Portaria 3-2º andar - SCES, Trecho 2, Lote 22. Brasilia DF Moção Comissão da Verdade da Assembleia Geral da ANPOCS destinada à Comissão Nacional da Verdade Como resultado da mesa sobre a Comissão da Verdade realizada no Simpósio sobre Direitos Humanos, realizada de 22 a 25 de outubro no 36º Encontro Anual da Anpocs, segunda sessão, e em atendimento à sugestão do ex-ministro Paulo Vanucchi, corrobora pelos demais integrantes da mesa José Gregori, Glenda Mezarobba e Rubens Naves, os abaixo subscritos encaminharam à Assembleia Geral da Anpocs, a seguinte moção para aprovação e o consequentemente apoiada. No sentido de romper com a cumplicidade passiva do silêncio, frase da carta de apresentação da Comissão de Mãe do Comitê Brasileiro pela Anistia, de 1977, e tendo em vista as fraturas à inteligência brasileira cometidas pela ditadura militar, e episódios nebulosos relacionados com expurgos de estudantes, professores e funcionários de diversas universidades e institutos de pesquisa, propomos: 1) incentivar a criação de comissões da verdade nas universidades e institutos de pesquisa, com o propósito de investigar violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar; 2) propor no âmbito do Ministério da Educação a criação de um comitê nacional de articulação e monitoramento das atividades das comissões da verdade acima mencionadas; 3) viabilizar a sistematização de documentos (arquivos, atas, prontuários, depoimentos, audiências públicas), relatórios de pesquisa, reportagens, entrevistas, teses, dissertações, livros, periódicos e quaisquer outros tipos de produção acadêmica que tratem de temas ou contenham referências que possam subsidiar os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade.

2 Essas ações têm por objetivo resgatar a memória e a verdade histórica dos que viveram e lutaram em defesa das liberdades democráticas. Essa vergonha social e política não pode continuar silenciada. Abaixo assinado dos Profs. Doutores apoiadores André Botelho (UFRJ) Antônio Herculano Lopes (FCRB) Bruno Konder Comparato (UNIFESP) Celi Scalon (UFRJ) César Barreira (UFC) Cláudio Beato (CRISP/UFMG) Cláudio Gonçalves Couto (FGV-SP) Cristian Paiva (UFC) Cynthia Sarti (UNIFESP) Departamento de Antropologia da Unicamp Elide Rugai Bastos (UNICAMP) Fernando Luiz Abrucio (FGV/SP) Fernando Salla (USP/NEV) Francis Almeida (UFSM) Glaucíria Mota Brasil (UECE) Helgio Trindade (UNILA) Heloisa de Souza Martins (USP) Irlys Barreira (UFC) Isabel Lustosa (FCRB) Jacob Carlos Lima (UFSCAR) Jacqueline Sinhoretto (UFSCAR) João Feres Júnior (IESP-UERJ) José de Souza Martins (USP) José Luiz Ratton (UFPE) José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS) Leonardo Avritzer (UFMG) Lia Zanotta Machado (UNB) Marcelo Rosa (UNB) Marcos Cesar Alvarez (USP/NEV) Marcos Costa Lima (UFPE) Maria da Glória Bonelli (UFSCAR) Maria Fernanda Lombardi Fernandes (UNIFESP) Maria Rita Loureiro (FGV/SP) Miguel Chaia (PUC/SP) Nísia Trindade Lima (FIOCRUZ) Paulo Menezes (Sociologia-USP) Renato Sérgio e Lima (FBSP-SEADE) Rodrigo C. Martins (UFSCAR) Rubem Murilo Leão Rego (UNICAMP) Sérgio Carrara (CLAM/UERJ) Silvia H. S. Borelli (PUC-SP) Simone C. T. Coelho Tullo Vigevani (UNESP) Valter R. Silvério (UFSCAR) Vanessa Elias de Oliveira (UFABC) Walquiria G. Leão Rego (UNICAMP) Programas de Pós-Graduação e Centros de Pesquisa Filiados a ANPOCS. Alagoas Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFAL). Amazonas Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (UFAM). Bahia CRH - Centro de Recursos Humanos (UFBA) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFBA). Ceará Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade (UECE)

3 Núcleo de Documentação Cultural (UFC) Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFC). Distrito Federal CEPPAC - Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (UnB) Mestrado em Relações Internacionais (UnB) Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (UnB) Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UnB) Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UnB). Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFES). Goiás Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFG) Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFG). Maranhão Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFMA). Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFJF) Programa de Pós-Graduação em Antropologia (UFMG) Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFMG) Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFMG) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PUC-MG). Pará Museu Paraense Emílio Goeldi NAEA - Núcleo de Altos Estudos Amazonicos (UFPA) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFPA). Paraíba Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional - NDIHR (UFPB) Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPB) Programa de Pós-Graduação em Antropologia (UFPB) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFCG). Paraná Programa de Pós-Graduação em Antropologia (UFPR) Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFPR) Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPR) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UEL) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UEM) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UNIOESTE). Pernambuco Centro Josué de Castro Estudos e Pesquisa Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFPE) FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco - Instituto de Pesquisas Sociais Programa de Pós-Graduação em Antropologia (UFPE) Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPE). Piauí Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia (UFPI)

4 . Rio de Janeiro Casa de Oswaldo Cruz CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea (FGV-RJ) FCRB - Fundação Casa de Rui Barbosa ISER - Instituto de Estudos da Religião (ISER) Museu Nacional - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (UFRJ) Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ) Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais (UFRRJ) Programa de Pós-Graduação em Antropologia (UFF) Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (IESP/UERJ) Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFF) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PUC-RJ) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UERJ) Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (UERJ) Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (UFF) Programa de Pós-Graduação em Sociologia (IESP/UERJ) Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia Social (UFRJ) Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (UFF) Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFF) Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (UENF) IRI - Instituto de Relações Internacionais (PUC-RJ). Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFRN) Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (UFRN). Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (UFRGS) Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFPel) Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFRGS) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UNISINOS) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFSM) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PUC-RS) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFPEL) Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano Regional (UFRGS) Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFRGS). Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (UFSC) Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (UFSC) Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (UFSC). São Paulo Centro de Estudos Africanos (CEA-USP) Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) Centro de Estudos Rurais e Urbanos (CERU-USP) Fórum Brasileiro de Segurança Pública Núcleo de Estudos de População (NEPO-UNICAMP)

5 Núcleo de Estudos de Gênero - (PAGU/UNICAMP) Núcleo de Estudos de Política Pública (UNICAMP) Programa de Doutorado em Ciências Sociais (UNICAMP) Programa de Política Científica Tecnológica (UNICAMP) Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras (IEB/USP) Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Governo (FGV-SP) Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (UNICAMP) Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (USP) Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (UFSCar) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UNIFESP GUARULHOS) Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UNICAMP) Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (USP) Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFSCar) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PUC-SP) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UNESP) Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (UNESP-UNICAMP-PUC/SP) Programa de Pós-Graduação de Pós-Graduação em Relações Internacionais (IRI/USP) Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UNESP-Araraquara) Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UNICAMP) Programa de Pós-Graduação em Sociologia (USP) Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFSCar) Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade (UFABC). Sergipe Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (UFS) Núcleo de Pós-Graduação em Antropologia (UFS) Águas de Lindoia, 24 de outubro de Atenciosamente, Maria Filomena Gregori Secretária Executiva

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET 7 INSTITUIÇÕES 370 GRUPOS REGIÃO NORTE - 8 INSTITUIÇÕES

Leia mais

PLANILHA DE CONTROLE - OFERTA DE CURSOS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO

PLANILHA DE CONTROLE - OFERTA DE CURSOS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO PLANILHA DE CONTROLE - OFERTA DE CURSOS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO ID Proponente UF CURSO 1 CEFET-AL ALAGOAS Hotelaria 2 CEFET-CE CEARÁ Hospedagem 3 CEFET-CE CEARÁ Matemática 4 CEFET-ES ESPÍRITO

Leia mais

ID Proponente UF CURSO TIPO

ID Proponente UF CURSO TIPO PLANILHA DE CONTROLE - OFERTA DE CURSOS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO ID Proponente UF CURSO TIPO 1 CEFET-AL ALAGOAS Hotelaria Tecnólogo 2 CEFET-CE CEARÁ Hospedagem Tecnólogo 3 CEFET-CE CEARÁ Matemática

Leia mais

Enem 2011 será única forma de seleção em pelo menos 30 universidades federais; confira

Enem 2011 será única forma de seleção em pelo menos 30 universidades federais; confira 2011 será única forma de seleção em pelo menos 30 universidades federais; confira Suellen Smosinski Em São Paulo O (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011 será a única forma de seleção para os cursos

Leia mais

CONFIRA AS UNIVERSIDADES QUE UTILIZARÃO O ENEM 2011

CONFIRA AS UNIVERSIDADES QUE UTILIZARÃO O ENEM 2011 CONFIRA AS UNIVERSIDADES QUE UTILIZARÃO O ENEM 2011 REGIÃO SUDESTE UFU (Universidade Federal de Uberlândia): Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo): UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais):

Leia mais

ENEM X Universidades Federais em 2012 COMO FICA?

ENEM X Universidades Federais em 2012 COMO FICA? ENEM X Universidades Federais em COMO FICA? SUDESTE Enem? Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) UFV (Universidade Federal de Viçosa) 80% das vagas serão

Leia mais

Confira as universidades da Região Sudeste do Brasil que utilizarão o Enem 2011

Confira as universidades da Região Sudeste do Brasil que utilizarão o Enem 2011 Confira as universidades da Região Sudeste do Brasil que utilizarão o Enem 2011 UFU (Universidade Federal de Uberlândia): Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo): UFMG (Universidade Federal de Minas

Leia mais

Universidade Federal. do Acre. Universidade Federal. do Amazonas. Universidade Federal. do Amapá. Universidade Federal. do Pará. Universidade Federal

Universidade Federal. do Acre. Universidade Federal. do Amazonas. Universidade Federal. do Amapá. Universidade Federal. do Pará. Universidade Federal UF CATEGORIA ADMINISTRATIVA SIGLA IES AC FEDERAL UFAC AM FEDERAL UFAM AP FEDERAL UNIFAP PA FEDERAL UFPA PA FEDERAL UFRA RO FEDERAL UNIR RR FEDERAL UFRR TO FEDERAL UFT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA

Leia mais

Universidades Federais CA

Universidades Federais CA Universidades Federais CA Universidade Federal do Acre Universidade do Amapá Universidade do Amazonas* Universidade Federal do Pará Universidade Federal Rural da Amazônia* Universidade do Oeste do Pará*

Leia mais

Resultado Minter/Dinter 2012 Propostas Recomendadas

Resultado Minter/Dinter 2012 Propostas Recomendadas Ministério da Educação - MEC Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes Diretoria de Avaliação - DAV Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento - CGAA 1 Administração

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS ALAGOAS UNEAL Total geral 0 UNCISAL Total geral 0 IFAL Total geral 0 UFAL Total geral 0 Total Alagoas 0 AMAZONAS IFAM Total geral 0 UEA CIÊNCIAS NATURAIS 2ª LICENCIATURA PRESENCIAL AM HUMAITÁ 40 UEA CIÊNCIAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA 063/2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA 063/2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA 063/2011 1 NÚMERO E TÍTULO DO PROJETO Projeto OEI/BRA/10/002 - Atualização dos Processos de Gestão e Avaliação de Políticas e

Leia mais

UF Universidade Turno Vagas Nota de corte em 21/1/2015, às 0h. Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp)

UF Universidade Turno Vagas Nota de corte em 21/1/2015, às 0h. Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp) Cursos de medicina UF Universidade Turno Vagas Nota de corte em 21/1/2015, às 0h AC ACRE (Rio Branco) 40 748,49 AL UFAL ALAGOAS (Maceió) AM UFAM AMAZONAS (Manaus) AP UNIFAP AMAPÁ (Macapá) BA UFOB OESTE

Leia mais

Universidades Federais CA

Universidades Federais CA Universidades Federais CA 1 NORTE Universidade Federal do Acre Universidade do Amapá Universidade do Amazonas Universidade Federal do Pará Universidade Federal Rural da Amazônia Universidade do Oeste do

Leia mais

LISTA DAS INSTITUIÇÕES QUE FAZEM PARTE DO SISU 2014/1. * De acordo com o MEC, os dados são preliminares

LISTA DAS INSTITUIÇÕES QUE FAZEM PARTE DO SISU 2014/1. * De acordo com o MEC, os dados são preliminares LISTA DAS INSTITUIÇÕES QUE FAZEM PARTE DO SISU 2014/1 * De acordo com o MEC, os dados são preliminares ACRE IFAC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE UFAC - UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ENADE 2011 NOTAS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS

AVALIAÇÃO DO ENADE 2011 NOTAS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS AVALIAÇÃO DO ENADE 2011 NOTAS DOS CUOS DE Cursos com avaliação 1 ou 2 (sujeitos a encerramento/reestruturação de suas atividades) Cursos com avaliação 5 Públicas Cursos com avaliação 5 no Enade, mas com

Leia mais

Propostas de Cursos Novos

Propostas de Cursos Novos Ministério da Educação - MEC Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes Diretoria de Avaliação - DAV Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento - CGAA Período 2010

Leia mais

Relatório da 35ª Reunião Anual 2012

Relatório da 35ª Reunião Anual 2012 Relatório da 35ª Reunião Anual 2012 GT02 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Coordenador: Marcus Levy Bencostta UFPR (Paraná) Vice-Coordenadora: Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento UNIT (Sergipe) Representantes

Leia mais

92ª Reunião do CTC CURSOS NOVOS 12 de julho de 2006

92ª Reunião do CTC CURSOS NOVOS 12 de julho de 2006 Ministério da Educação - C Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes Coordenação de Acompanhamento e Avaliação - CAA Capes 92ª Reunião do CTC CURSOS NOVOS 12 de julho

Leia mais

Edital 049/2012/CAPES/INEP Programa Observatório da Educação. Resultado preliminar

Edital 049/2012/CAPES/INEP Programa Observatório da Educação. Resultado preliminar Nº Nº do Projeto Sigla IES Sede Título do Projeto 1 12987 FEEVALE PROJETO OBEDUC 2 21097 FEEVALE PROJETO OBEDUC DIVERSIDADE, ACESSO E PERMANÊNCIA: PRÁTICAS SOCIAIS E PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 3 23969

Leia mais

Gabarito das Atividades Propostas

Gabarito das Atividades Propostas LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL. A. D. B. A. C. C 7. D 8. D 9. D 0. *. D. B. E. C. A. E 7. B 8. E. V, F, V, F, V. C. D. D. B. D. D 7. C 8. E 9. C 0. D. D. C. *. E.

Leia mais

INDICADORES DE INTERNACIONALIZAÇÃO NO BRASIL

INDICADORES DE INTERNACIONALIZAÇÃO NO BRASIL INDICADORES DE INTERNACIONALIZAÇÃO NO BRASIL Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 20 de outubro de 2014 Denise de Menezes Neddermeyer Diretora de Relações Internacionais Principais Tópicos

Leia mais

AC - ACRE UFAC - UNIVESIDADE FEDERAL DO ACRE - CAMPUS UNIVERSITÁRIO (RIO BRANCO, AC) 760,97 765,54

AC - ACRE UFAC - UNIVESIDADE FEDERAL DO ACRE - CAMPUS UNIVERSITÁRIO (RIO BRANCO, AC) 760,97 765,54 INSTITUIÇÃO Nota de Corte - Dia 1 Nota de Corte - Dia 3 AC - ACRE UFAC - UNIVESIDADE FEDERAL DO ACRE - CAMPUS UNIVERSITÁRIO (RIO BRANCO, AC) 760,97 765,54 AL - ALAGOAS UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Leia mais

Propostas de Cursos Novos 149 a Reunião CTC/ES 9 a 13 de setembro de 2013

Propostas de Cursos Novos 149 a Reunião CTC/ES 9 a 13 de setembro de 2013 Ministério da Educação - MEC Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes Diretoria de Avaliação - DAV Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento - CGAA Propostas de

Leia mais

UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS ESTADUAIS QUE JÁ ADOTARAM AÇÕES AFIRMATIVAS

UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS ESTADUAIS QUE JÁ ADOTARAM AÇÕES AFIRMATIVAS UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS ESTADUAIS QUE JÁ ADOTARAM AÇÕES AFIRMATIVAS ESCS Escola Superior de Ciência da Saúde DF FAETEC Fundação de apoio à Escola Técnica do RJ FAMERP Faculdade Medicina S.J.

Leia mais

Relatório de Cursos. Página 1/6 Curso: Zootecnia. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado.

Relatório de Cursos. Página 1/6 Curso: Zootecnia. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Página 1/6 Curso: Zootecnia Emitido em: 6/3/2013 Critério de Pesquisa: Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba Uberaba Faculdade de Ciências Agro- Ambientais Rio de Janeiro Faculdade de Ciências

Leia mais

RELATÓRIO DA REUNIÃO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO DA ÁREA DE SOCIOLOGIA. Dias 17 a 19 de Novembro de 2011. Local: CAPES Brasília/DF

RELATÓRIO DA REUNIÃO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO DA ÁREA DE SOCIOLOGIA. Dias 17 a 19 de Novembro de 2011. Local: CAPES Brasília/DF RELATÓRIO DA REUNIÃO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO DA ÁREA DE SOCIOLOGIA Dias 17 a 19 de Novembro de 2011 Local: CAPES Brasília/DF Nos dias 17, 18 e 19 de outubro realizou se no Auditório

Leia mais

Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica

Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica CEFET-MG - Eugênia de Oliveira Pinto Coordenadora Geral dos Programas de Fomento à Graduação Centro Federal de Educação

Leia mais

1 ADMINISTRAÇÃO / TURISMO PUC/MG PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS MG ADMINISTRAÇÃO ME 4 2 ADMINISTRAÇÃO / TURISMO UNIGRANRIO

1 ADMINISTRAÇÃO / TURISMO PUC/MG PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS MG ADMINISTRAÇÃO ME 4 2 ADMINISTRAÇÃO / TURISMO UNIGRANRIO 1 ADMINISTRAÇÃO / TURISMO PUC/MG PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS MG ADMINISTRAÇÃO ME 4 2 ADMINISTRAÇÃO / TURISMO UNIGRANRIO UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - PROF JOSÉ DE SOUZA HERDY RJ ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR RELATÓRIO SUMÁRIO FONAPRACE Do

Leia mais

PROGRAMA PETROBRAS DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PFRH. Recursos Humanos Universidade Petrobras

PROGRAMA PETROBRAS DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PFRH. Recursos Humanos Universidade Petrobras PROGRAMA PETROBRAS DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PFRH Recursos Humanos Universidade Petrobras PROGRAMA PETROBRAS DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS - PFRH Objetivo Ampliar e fortalecer a formação de recursos

Leia mais

Diretrizes Gerais Documento Complementar

Diretrizes Gerais Documento Complementar Diretrizes Gerais Documento Complementar Agosto 2007 Apresentação A seguir apresentamos as tabelas referentes às simulações dos recursos orçamentários previstos e das metas estabelecidas pelo Decreto nº

Leia mais

Edital Nº 02/2014 PROEN

Edital Nº 02/2014 PROEN Edital Nº 02/2014 PROEN Chamada única para seleção de bolsistas de mobilidade estudantil (Bolsas SANTANDER 2014) O PRÓ-REITOR DE ENSINO da Universidade Federal do Maranhão torna público, para conhecimento

Leia mais

Relatório de Cursos. Página 1/9 Curso: Engenharia Mecânica. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado.

Relatório de Cursos. Página 1/9 Curso: Engenharia Mecânica. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Página 1/9 Curso: Engenharia Mecânica Emitido em: 6/3/2013 Critério de Pesquisa: Centro Universitário de Volta Redonda Volta Redonda Centro Universitário de Volta Redonda Volta Redonda Centro de Ensino

Leia mais

Edital GCUB nº 002/2015 Programa Virtual de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC

Edital GCUB nº 002/2015 Programa Virtual de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC Edital GCUB nº 002/2015 Programa Virtual de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC O Instituto Caro y Cuervo (ICC), a Embaixada da Colômbia no Brasil e o Grupo Coimbra de Universidades

Leia mais

O novo contexto das comissões de seleções e concursos no país. Profa. Luciana Freire / UFG

O novo contexto das comissões de seleções e concursos no país. Profa. Luciana Freire / UFG O novo contexto das comissões de seleções e concursos no país. Profa. Luciana Freire / UFG Gráfico 1 Porcentual de instituições que aderiram 100% 40% 60% 100% Outras Fonte: Ministério da Educação e Cultura,

Leia mais

Propostas de Cursos Novos 149 a Reunião CTC/ES 9 a 13 de setembro de 2013

Propostas de Cursos Novos 149 a Reunião CTC/ES 9 a 13 de setembro de 2013 Ministério da Educação - MEC Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes Diretoria de Avaliação - DAV Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento - CGAA Propostas de

Leia mais

GUIA Instituições Usuárias

GUIA Instituições Usuárias GUIA Instituições Usuárias EDIÇÕES DE 2015 FEVEREIRO Inscrição a partir de novembro de 2014 JUNHO Inscrição a partir de março de 2015 SETEMBRO Inscrição a partir de julho de 2015 Provas Raciocínio Lógico

Leia mais

Área de Avaliação Programa IES IES Nome Nível FGV/SP UFRGS UFRJ

Área de Avaliação Programa IES IES Nome Nível FGV/SP UFRGS UFRJ Área de Avaliação Programa IES IES Nome Nível ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E TURISMO ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E TURISMO ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA MCT/MCIDADES/FINEP/AT - SANEAMENTO AMBIENTAL E HABITAÇÃO - 06/2010. Resultado da seleção das instituições executoras (Etapa 1)

CHAMADA PÚBLICA MCT/MCIDADES/FINEP/AT - SANEAMENTO AMBIENTAL E HABITAÇÃO - 06/2010. Resultado da seleção das instituições executoras (Etapa 1) A Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, conforme disposto no item 9.2.1 da CHAMADA PÚBLICA MCT/MCIDADES/FINEP/AT - SANEAMENTO AMBIENTAL E HABITAÇÃO - 06/2010, convoca os responsáveis pelas candidaturas

Leia mais

Um novo jeito de votar.

Um novo jeito de votar. Florianópolis, 02/04/2018. Eleição Comissão Eleitoral - ANPEPP 2018 Candidatos [1] Adriana Benevides Soares - UNIVERSO [2] Ana Cristina Garcia Dias - UFRGS [3] Ana Maria Jacó Vilela - UERJ [4] Carla Fernanda

Leia mais

A relação dos projetos aprovados, indeferidos e não pré-qualificados éa seguinte:

A relação dos projetos aprovados, indeferidos e não pré-qualificados éa seguinte: CT-INFRA - Fundo de Infra-Estrutura RESULTADO DO EDITAL 03/2001 CT-INFRA O Comitê Gestor do CT-INFRA, em reunião realizada em 03 de junho de 2002, tomando como base a avaliação de mérito do Comitê Assessor,

Leia mais

Mapeamento Ações Afirmativas e Lei 12.711/12

Mapeamento Ações Afirmativas e Lei 12.711/12 Mapeamento Ações Afirmativas e Lei 12.711/12 IES ANO ADOÇÃO UFBA 2005 CONSU 45 36,55% pretos e pardos, 2% indígenas UFPA 2005 CONSEPE 50 40% UFG 2012 Lei 12.711/2012 50 56,68% FURG 2012 Lei 12.711/2012

Leia mais

Paulo Henrique Martins (UFPE)

Paulo Henrique Martins (UFPE) PROGRAMAÇÃO GERAL Dia 03/09 15h Credenciamento Centro de Convenções 19:30h Conferência de Abertura Tema: Cultura, identidade e diferença Paulo Henrique Martins (UFPE) Coquetel e Lançamento de Livros Dia

Leia mais

2 a Melhor Universidade Federal da Região NORTE NORDESTE (Critérios do MEC Índice Geral de Cursos, IGC*)

2 a Melhor Universidade Federal da Região NORTE NORDESTE (Critérios do MEC Índice Geral de Cursos, IGC*) 2 a Melhor Universidade Federal da Região NORTE NORDESTE (Critérios do MEC Índice Geral de Cursos, IGC*) Posição IES Sigla Cursos Avaliados IGC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE 50 3.69 2 UNIVERSIDADE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA N.º 3.949, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2002.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA N.º 3.949, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2002. MINISTÉRIO A EUCAÇÃO GABINETE O MINISTRO PORTARIA N.º 3.99, E 30 E EZEMBRO E 2002. O Ministro de Estado da Educação, usando da competência que lhe foi delegada pelos ecretos n.º 1.85, de 28 de março de

Leia mais

EDITAL N.º 1 / SANTANDERUNIVERSIDADES / PROGRAD / 2015

EDITAL N.º 1 / SANTANDERUNIVERSIDADES / PROGRAD / 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS

Leia mais

Um novo jeito de votar.

Um novo jeito de votar. Florianópolis, 26/05/2018. Processo de votação para Eleição da Diretoria Administrativa ANPEPP Gestão 2018/2020. Chapas Participantes [1] Chapa 01 - Articulando Ciência e Sociedade Presidente : Maycoln

Leia mais

FLUXO ATIVIDADES DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009

FLUXO ATIVIDADES DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009 FLUXO ATIVIDADES DOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009 Entradas e Saídas de Mercadorias Base 2009 FLUXO, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - 2009

Leia mais

Relação das universidades que utilizam o vestibular seriado como pelo menos um dos critérios de seleção:

Relação das universidades que utilizam o vestibular seriado como pelo menos um dos critérios de seleção: INFORMAÇÕES AO EM-2011 Vestibular Seriado Muitas universidades têm oferecido um novo sistema de Ingresso ao Ensino Superior, que consiste na realização de provas por parte do candidato desde o primeiro

Leia mais

NÚMERO DE ACIDENTES POR DIA DA SEMANA

NÚMERO DE ACIDENTES POR DIA DA SEMANA RODOVIÁRIAS Quadro 13 - UF: ACRE Ano de 211 82 5 6 8 9 5 3 14 4 11 9 4 4 63 2 4 7 6 6 9 4 8 4 4 3 6 68 4 2 8 3 1 8 4 9 2 6 7 5 63 3 6 3 2 13 9 8 7 5 1 5 1 67 4 2 9 6 8 5 5 7 6 6 4 5 85 3 7 1 1 4 7 9 6

Leia mais

Projeto VoIP4ALL. Iara Machado

Projeto VoIP4ALL. Iara Machado Projeto VoIP4ALL Iara Machado Objetivo do Projeto Visa criar os meios para que 82 instituições federais,,q que incluem universidades, centros de educação tecnológica e unidades de pesquisa, possam implantar

Leia mais

GEOCIÊNCIAS ÁREA: TRIÊNIO DE AVALIAÇÃO 2007-2009. Coordenador: Roberto Dall Agnol Coordenador-Adjunto: Ministério da Educação

GEOCIÊNCIAS ÁREA: TRIÊNIO DE AVALIAÇÃO 2007-2009. Coordenador: Roberto Dall Agnol Coordenador-Adjunto: Ministério da Educação Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Avaliação ÁREA: GEOCIÊNCIAS TRIÊNIO DE AVALIAÇÃO 2007-2009 2009 COORDENAÇÃO 2008-2010 2010 Coordenador: Roberto

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: UF: MEC/Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível DF Superior ASSUNTO: Reconhecimento dos Programas de Pós-graduação

Leia mais

VIII SIDH UFPB LISTA DOS RESUMOS APROVADOS GT-5A - Movimentos Sociais, Manifestações Populares e Resistência Democrática

VIII SIDH UFPB LISTA DOS RESUMOS APROVADOS GT-5A - Movimentos Sociais, Manifestações Populares e Resistência Democrática VIII SIDH UFPB LISTA DOS RESUMOS APROVADOS GT-5A - Movimentos Sociais, Manifestações Populares e Resistência Democrática Coordenadores: Prof. Orlandil Moreira/ Prof. Antonio Novaes E-mails: orlandil@hotmail.com;

Leia mais

Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica

Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica CEFET-MG - Eugênia de Oliveira Pinto Coordenadora Geral dos Programas de Fomento à Graduação Centro Federal de Educação

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Página 1 de 5 Marcelo Franca Alves De: "BDE online" Para: "BDE online" Enviada em: quinta-feira, 18 de maio de 2006 19:11 Assunto: BDE on-line - Nº 820-18.05.2006

Leia mais

Pactuação do processo de construção da Estratégia de Educação Permanente do Sisan para os próximos 4 anos. 9º Encontro Caisan 11/03/2015

Pactuação do processo de construção da Estratégia de Educação Permanente do Sisan para os próximos 4 anos. 9º Encontro Caisan 11/03/2015 Pactuação do processo de construção da Estratégia de Educação Permanente do Sisan para os próximos 4 anos 9º Encontro Caisan 11/03/2015 Contribuição das Conferências de SAN ao debate da educação e formação

Leia mais

RANKING NACIONAL DO TRABALHO INFANTIL (5 a 17 ANOS) QUADRO COMPARATIVO DOS DADOS DA PNAD (2008 e 2009)

RANKING NACIONAL DO TRABALHO INFANTIL (5 a 17 ANOS) QUADRO COMPARATIVO DOS DADOS DA PNAD (2008 e 2009) NACIONAL DO TRABALHO INFANTIL (5 a 17 ANOS) QUADRO COMPARATIVO DOS DADOS DA PNAD (2008 e 2009) População Ocupada 5 a 17 anos 2008 Taxa de Ocupação 2008 Posição no Ranking 2008 População Ocupada 5 a 17

Leia mais

A Avaliação e a nota 4 do curso de Licenciatura em Física

A Avaliação e a nota 4 do curso de Licenciatura em Física A Avaliação e a nota 4 do curso de Licenciatura em Física Para quem tiver curiosidade, entre os 310 cursos em atividade em todo o país (segundo a estranha tabela do E-MEC), são poucas as instituições que

Leia mais

Saiba mais em www.enem.net

Saiba mais em www.enem.net Lista de Universidades Federais que aceitam o Enem Saiba mais em www.enem.net REGIÃO CENTRO-OESTE UnB vai utilizar o Enem apenas para vagas remanescentes UFG 20% das vagas pelo SiSU; Enem 2011 também pode

Leia mais

Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica

Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica CEFET-MG - Eugênia de Oliveira Pinto Coordenadora Geral dos Programas de Fomento à Graduação Centro Federal de Educação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO EAESP/FGV ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS F 4

ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO EAESP/FGV ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS F 4 Etapa: Avaliação Nome da Nome do Programa Nível ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO EAESP/FGV ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS F 4 ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de UF: DF Nível Superior (Capes) ASSUNTO: Alterações em programas

Leia mais

Edital GCUB nº 001/2015 Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC

Edital GCUB nº 001/2015 Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC Edital GCUB nº 001/2015 Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC O Instituto Caro y Cuervo (ICC), o Instituto Colombiano de Crédito Educativo y Estudios Técnicos en el Exterior

Leia mais

Assembleia Universitária. Uma análise da UFG: dimensões institucionais e financiamento

Assembleia Universitária. Uma análise da UFG: dimensões institucionais e financiamento Assembleia Universitária Uma análise da UFG: dimensões institucionais e financiamento Goiânia, agosto de 2015 Itens da apresentação Uma análise comparativa da UFG com outras universidades Matriz de distribuição

Leia mais

EXPANSÃO BRASIL UNIVERSITÁRIO. Programa de Expansão da Educação Superior Secretaria de Educação Superior MEC/SESu

EXPANSÃO BRASIL UNIVERSITÁRIO. Programa de Expansão da Educação Superior Secretaria de Educação Superior MEC/SESu BRASIL UNIVERSITÁ Programa de Expansão da Educação Superior Secretaria de Educação Superior MEC/SESu NELSON MACULAN Secretário de Educação Superior Apresentação para o Câmara dos Deputados 20 de junho

Leia mais

EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. ANDIFES Outubro/2011

EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. ANDIFES Outubro/2011 EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR ANDIFES Outubro/2011 Créditos Presidente: Reitor - João Luiz Martins - UFOP 1ª Vice-presidente: Reitor Álvaro Toubes Prata UFSC Suplente:

Leia mais

COLEGIADO: CES. 2 3 Ciências Biológicas Mestrado 1 Ciências da Saúde * Mestrado Mestrado Profissional. Mestrado. Ciências Exatas Mestrado 1

COLEGIADO: CES. 2 3 Ciências Biológicas Mestrado 1 Ciências da Saúde * Mestrado Mestrado Profissional. Mestrado. Ciências Exatas Mestrado 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: MEC/Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de UF: DF Pessoal de Nível Superior ASSUNTO: Encaminha recomendações e respectivos conceitos

Leia mais

UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO

UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO ORÇAMENTÁRIA JOSÉ TADEU JORGE REITOR UNICAMP 26/08/2015 - ALESP 1 PRIMEIROS ANOS -CAMPUS CAMPINAS 2 MARÇO 2014 -CAMPUS CAMPINAS 3 HOJE -CAMPUS CAMPINAS UNIVERSIDADE

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO EAESP/FGV ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS F 4

ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO EAESP/FGV ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS F 4 Área de Avaliação Ministério da Educação - MEC Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Período de Avaliação: 2007 a 2009 Etapa: Avaliação Trienal 2010 Sigla da Instituição Nome

Leia mais

gica Thiago Renault thiagorenault@producao.uff.br

gica Thiago Renault thiagorenault@producao.uff.br Tema: Como incorporar técnicas t modernas de apoio à comercialização e como o modelo de incubação fomenta o surgimento de empresas de base tecnológica gica Thiago Renault thiagorenault@producao.uff.br

Leia mais

Edital GCUB-ICC nº 001/2016

Edital GCUB-ICC nº 001/2016 Edital GCUB-ICC nº 001/2016 O Instituto Caro y Cuervo (ICC), a Embaixada da Colômbia no Brasil e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), no âmbito do Acordo de Cooperação firmado em 16 de

Leia mais

Código PPG Área de Avaliação Programa IES Nome IES

Código PPG Área de Avaliação Programa IES Nome IES Código PPG Área de Avaliação Programa IES Nome IES Nível avaliado Nota final 2013 52016013002P3 33138010001P0 33139016002P0 33149011001P5 25018019001P3 32064012001P7 33027013004P0 25004018010P5 31011012014P0

Leia mais

Instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em janeiro de 2012, por curso e número de inscrições Sigla IES Curso Inscrições

Instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em janeiro de 2012, por curso e número de inscrições Sigla IES Curso Inscrições Instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em janeiro de 2012, por curso e número de inscrições Sigla IES Curso Inscrições IFSP INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

FLUXO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - 2009

FLUXO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - 2009 FLUXO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - 2009 Entradas e Saídas de Mercadorias Base 2009 FLUXO, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - 2009 Estados Norte 0 0,00 0 0 0 0,00 Rondônia

Leia mais

Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo

Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ Presidente Paulo Marchiori Buss Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação Maria do Carmo Leal EDITORA FIOCRUZ Diretora

Leia mais

COLEGIADO: CES. Conselheiro Alex Bolonha Fiúza de Mello Relator ad hoc

COLEGIADO: CES. Conselheiro Alex Bolonha Fiúza de Mello Relator ad hoc PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 30/04/2008 (*) Portaria/MEC nº 524, publicada no Diário Oficial da União de 30/04/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

Periódicos: classificação na área INTERDISCIPLINAR/Qualis-CAPES Estrato B1

Periódicos: classificação na área INTERDISCIPLINAR/Qualis-CAPES Estrato B1 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CÂMPUS DE FRANCA Periódicos: classificação na área INTERDISCIPLINAR/Qualis-CAPES Estrato B1 B1 1809-4422 Ambiente & Sociedade (Online)

Leia mais

Área de Avaliação Programa IES IES Nome EAESP/FGV FACCAMP FESP/UPE. Administração FGV/RJ FUNDAÇÃO GETÚLIO FGV/SP DE EMPRESAS FGV/SP FJP FUCAPE FUCAPE

Área de Avaliação Programa IES IES Nome EAESP/FGV FACCAMP FESP/UPE. Administração FGV/RJ FUNDAÇÃO GETÚLIO FGV/SP DE EMPRESAS FGV/SP FJP FUCAPE FUCAPE Área de Avaliação Programa IES IES Nome ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E TURISMO ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E TURISMO ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E TURISMO ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E TURISMO ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS

Leia mais

Gabarito das Atividades Propostas

Gabarito das Atividades Propostas LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL 1 1. A 2. C 3. C 4. C 5. D 6. C 7. E 8. E 9. D 10. E 1. * 2. B 3. B 4. B 5. C 6. B 7. B 8. B 9. B 10. B *Resposta: 1. VI, III, V,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS GO TANI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS GO TANI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS GO TANI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PÓSGRADUAÇÃO RH PARA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR RH PARA DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INDISSOCIABILIDADE

Leia mais

nos Programas graduação da Psicologia Social

nos Programas graduação da Psicologia Social Produção científica nos Programas de pós-graduap graduação da Psicologia Social Oswaldo H. Yamamoto CAPES/UFRN ABRAPSO Rio de Janeiro, novembro de 2007 Esquema Situação da da Pós-Graduação em Psicologia

Leia mais

Edital GCUB nº 004/2014. Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC

Edital GCUB nº 004/2014. Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC Edital GCUB nº 004/2014 Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC O Instituto Caro y Cuervo (ICC), a Embaixada da Colômbia no Brasil e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Leia mais

FLUXO ATIVIDADES DE SEDES DE EMPRESAS E DE CONSULTORIA EM GESTÃO EMPRESARIAL POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA 2009

FLUXO ATIVIDADES DE SEDES DE EMPRESAS E DE CONSULTORIA EM GESTÃO EMPRESARIAL POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA 2009 FLUXO ATIVIDADES DE SEDES DE EMPRESAS E DE CONSULTORIA EM GESTÃO EMPRESARIAL POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA 2009 Entradas e Saídas de Mercadorias Base 2009 FLUXO ATIVIDADES DE SEDES DE EMPRESAS

Leia mais

Programa Universidade Solidária

Programa Universidade Solidária Programa Universidade Solidária O Programa Universidade Solidária, concebido pelo governo para engajar estudantes universitários em programas voltados para as comunidades carentes no País, teve início

Leia mais

INSTITUIÇÕES QUE PARTICIPARAM DO SISU JANEIRO DE 2018

INSTITUIÇÕES QUE PARTICIPARAM DO SISU JANEIRO DE 2018 INSTITUIÇÕES QUE PARTICIPARAM DO SISU JANEIRO DE 2018 AC Acre IFAC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE UFAC UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE AL Alagoas IFAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

Leia mais

Sigla da. Nota de Nome do Programa Instituição. Nome da Área de Avaliação. Recomendação

Sigla da. Nota de Nome do Programa Instituição. Nome da Área de Avaliação. Recomendação Ministério da Educação - MEC Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Período de Avaliação: 2007 a 2009 Etapa: Avaliação Trienal 2010 UF Sigla da Nota de Nome do Programa Nível

Leia mais

22h00 às 23h30 COQUETEL E LANÇAMENTO Coquetel de boas vindas e Lançamento de livros e revistas Espaço da feira de livros 27/10, TERÇA-FEIRA

22h00 às 23h30 COQUETEL E LANÇAMENTO Coquetel de boas vindas e Lançamento de livros e revistas Espaço da feira de livros 27/10, TERÇA-FEIRA 26/10/, SEGUNDA-FEIRA 20h30 às 22h00 ABERTURA Abertura oficial do 39º Encontro Anual da ANPOCS Anfiteatro Glória Cerimônia de entrega do Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica - Anfiteatro Glória 22h00

Leia mais

Cursos de Dança no Brasil. Dulce Aquino

Cursos de Dança no Brasil. Dulce Aquino Cursos de Dança no Brasil Dulce Aquino Cursos de Dança no Brasil Instituições Federais Instituições Estaduais 3 cursos 9 cursos Total 3 Total de Cursos de Dança nas IES - 3 3 11 Norte - 3 Nordeste - 11

Leia mais

FLUXO DE ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009

FLUXO DE ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009 FLUXO DE ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE DE INFORMAÇÃO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009 Entradas e Saídas de Mercadorias Base 2009 FLUXO DE, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA -

Leia mais

Diário Oficial Imprensa Nacional

Diário Oficial Imprensa Nacional Diário Oficial Imprensa Nacional.Nº 176 DOU 12/09/1 seção 1 p.28 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA - DF MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 79, DE 11 DE SETEMBRO DE 201 Reconhece

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça PETIÇÃO Nº 10.536 - DF (2014/0139295-3) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO REQUERENTE : UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG REQUERENTE : UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC UFABC REQUERENTE : UNIVERSIDADE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 30/9/2011, Seção 1, Pág. 43. Portaria n 1364, publicada no D.O.U. de 30/9/2011, Seção 1, Pág.40. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Painel de oportunidades nas políticas públicas do MEC

Painel de oportunidades nas políticas públicas do MEC Painel de oportunidades nas políticas públicas do MEC para as Universidades Estaduais e Municipais Professor João Carlos Gomes Presidente da ABRUEM Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Leia mais

MINI CURRÍCULOS. CLEO BORGES Graduação em Medicina - Universidade Federal de Mato Grosso - 2005

MINI CURRÍCULOS. CLEO BORGES Graduação em Medicina - Universidade Federal de Mato Grosso - 2005 MINI CURRÍCULOS NULVIO LERMEN JUNIOR Graduado em Medicina UFSC - 2000 MFC titulado pela SBMFC em 2004 Especialista em Saúde da Família pela Universidade de Pernambuco Mestre em Políticas e Gestão em Saúde

Leia mais

Rio de Janeiro, 29 de julho de 2011. Claudio Landim Coordenador

Rio de Janeiro, 29 de julho de 2011. Claudio Landim Coordenador Certifico que Ariquele Ramos Rios - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) participou do 28º Colóquio Brasileiro de Matemática, que teve lugar no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada

Leia mais

FLUXO ATIVIDADES FINANCEIRAS, DE SEGUROS E SERVIÇOS RELACIONADOS POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009

FLUXO ATIVIDADES FINANCEIRAS, DE SEGUROS E SERVIÇOS RELACIONADOS POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009 FLUXO ATIVIDADES FINANCEIRAS, DE SEGUROS E RELACIONADOS POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009 Entradas e Saídas de Mercadorias Base 2009 FLUXO, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA

Leia mais

Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher NEIM Ana Alice Alcantara Costa Cecilia Maria Bacellar Sardenberg UFBA http://www.neim.ufba.

Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher NEIM Ana Alice Alcantara Costa Cecilia Maria Bacellar Sardenberg UFBA http://www.neim.ufba. LISTA DE ALGUNS GRUPOS DE PESQUISA EM UNIVERSIDADES COM PESQUISAS SOBRE GÊNERO E FEMINISMO Gênero e Sociedade - NEPEM Marlise Miriam de Matos Almeida Neuma Figueiredo de Aguiar UFMG http://www.fafich.ufmg.br/nepem

Leia mais

Resultado Final - Turma Gestão em TI

Resultado Final - Turma Gestão em TI Resultado Final - Turma Gestão em TI Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Resultado Etapa 1 Resultado Etapa 2 Resultado Final Alexandre Antunes Barcelos 7,080 5,118 6,295 Centro Federal

Leia mais