Produção de um metal. Estudo da produção de um filme de cobre através de eletrodeposição. Filipe Paulino. Francisco Alçada. João Silva.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Produção de um metal. Estudo da produção de um filme de cobre através de eletrodeposição. Filipe Paulino. Francisco Alçada. João Silva."

Transcrição

1 Produção de um metal Estudo da produção de um filme de cobre através de eletrodeposição Trabalho realizado por: Filipe Paulino Projeto Projecto FEUP: 2012/13 FEUP Francisco Alçada João Silva Rui Resende Tiago Gonçalves Tiago Pinto

2 1 Resumo Este relatório foi realizado no âmbito do Projecto FEUP, sendo o tema a produção de um filme de cobre através do processo de eletrodeposição. O processo de eletrodeposição permite que o cobre atinja um grau de pureza extremamente elevado, e é esta pureza que faz com que o metal possa ser utilizado nas mais diversas áreas. Com este relatório pretende-se ficar a compreender tudo o que envolve o processamento do cobre, desde a fase em que este se encontra no subsolo e é extraído até à fase em que é moldado para ter um papel importante na sociedade. Foi também com este trabalho que percebemos a enorme importância que o cobre ocupa na sociedade desde o início da civilização. Palavras chave Eletrodeposição, pureza, condutividade elétrica, resistência e ductilidade.

3 2 Índice Resumo... 1 Introdução... 3 Agradecimentos... 3 Propriedades e aplicações do cobre... 4 Propriedades físicas/químicas... 4 Aplicações... 5 Tipo e localização das minas... 6 Ocorrência... 7 Obtenção... 7 Produção de Cobre Extração Concentração Lixiviação Fundição Refinação eletrolítica Cálculos e Resultados Procedimento Conclusão Bibliografia... 16

4 3 Introdução O cobre é um metal de extrema importância para a vida moderna, contudo, este metal começou a ser utilizado à cerca de 6 mil anos atrás, para diversas aplicações que mudaram à medida em que o conhecimento sobre o metal e as necessidades do ser humano se alteravam. Foi o primeiro metal a ser usado pelo homem como substituto da pedra, na confeção de armas e ferramentas de trabalho. O cobre é um metal relativamente raro e é usado para os mais diversos fins e produtos. Desde o início em que o cobre se encontra na mina até ao ponto em que este se transforme num produto acabado, tal como fios de cobre ou tubos, é necessário que passe por várias fases e etapas. Cada processo consiste em várias etapas na qual os materiais não desejados são física ou quimicamente removidos e a concentração e pureza do cobre são progressivamente maiores. Hoje, os Estados Unidos e o Chile são os maiores produtores de cobre, seguidos pela Rússia, Canadá e China.. Agradecimentos Este trabalho não poderia ser realizado sem a preciosa ajuda da professora coordenadora Filomena Viana e o monitor Ricardo Sousa. Desta forma, gostariamos de deixar aqui o nosso agradecimento.

5 4 Propriedades e aplicações do cobre Propriedades físicas/químicas Na Tabela Periódica, o cobre com o seu número atómico 29, encontra-se no mesmo grupo do ouro e da prata, grupo 11. Situa-se também no quarto período antes do zinco e posterior ao níquel. Possui 1 ou 2 eletrões de valência. A massa volúmica do cobre é de 8,96 g/cm 3 a 20 ºC, ao qual se altera a diferentes temperaturas como, por exemplo, no estado sólido à temperatura de fusão tem uma densidade de 8,89, e no estado líquido, logo acima do ponto de fusão, uma densidade de 8,53. A tempertura de fusão é de 1083ºC e a temperatura de ebolição é de 2590ºC. [1] Apresenta uma estrutura cristalina cúbica de faces centradas. Condutividade térmica 339 W/mK. Propriedade electrica: A alta condutividade elétrica é ultrapassada pela prata e pelo ouro, que sendo materiais mais caros, tornam o cobre mais rentável na utilizaçao para o quotidiano (apesar de atualmente existirem novas alternativas como, por exemplo, a substituição por fibra ótica). Mas pequenas quantidades de outros elementos como impurezas e liga, reduzem a condutividade e os padrões para a condutividade do cobre são rigorosos. Tal como outros materiais puros, a resistencia elétrica aumenta com a temperatura. Propriedade ótica: A refletividade do cobre diminui com a diminuição do comprimento de onda e a emissividade total aumenta com temperatura. Resistência à corrosão: O cobre é um metal extremamente resistente à corrosão causada pelo contato com outros metais e factores climatéricos adversos. Aliás, é bastante grande o espólio arqueológico de objetos de cobre encontrados.

6 5 Maleabilidade/Ductilidade Normalmente, quanto mais resistentes são os metais, menor é a sua maleabilidade. No entanto, o cobre é uma excepção, pois é simultaneamente resistente e maleável. A facilidade de manuseamento e a extrema flexibilidade do cobre são características vitais na produção de certos objetos. Aplicações O cobre abrange vastas áreas tendo assim várias aplicações na vida e no dia-adia do ser humano. Uma destas áreas é a Biologia. Por exemplo, este elemento manifesta-se no metabolismo vegetal (actividade enzimática e síntese da clorofila) e no metabolismo animal (é essencial para o colagénio da pele e dos ossos e para a síntese de hemoglobina). Em excesso no corpo humano, como por exemplo, compostos como sulfato de cobre, pode provocar até a morte. Como a aplicação básica do cobre é a condução de electricidade, este pode ser utilizado em vários aparelhos eléctricos e electrónicos (por exemplo: cabos e transformados de linhas de transmissão). Também é usado no fabrico de tubos de aquecimento, telhados, cabos, etc. O cobre é também muito importante como componente de ligas, como as ligas de bronze, de latão e de alpaca. Este metal de transição é também usado na remoção de algas para purificação da água e veneno agrícola. Pode também ser utilizado na cunhagem e moedas, fabrico de medalhas, pintura dos cascos dos navios (para proteger da acção do mar), arquitectura nas coberturas e tectos ou na decoração de interiores (paredes, portas, móveis, etc).

7 6 Tipo e localização das minas Chile, Estados Unidos, Canadá, Rússia e Zâmbia são alguns dos países com as minas economicamente mais importantes, e delas saem quantidades enormes dos seus minerais, como bornite, calcopirita, cuprita, calcosita. Comercialmente, os minerais mais importantes são a calcosita, que possui 79,3% de cobre, e a calcopirita, com 34,5%. Os minérios oxidados e carbonatados mais encontrados são: - A cuprita, óxido de cobre. - Calcosita, sulfureto de cobre. Fig. 1 Tabela de principais minérios Fig. 2 Minério de cobre nativo Fig.3 - Cuprita Fig. 4 Azurita Fig.5 Malaquita

8 7 Ocorrência O cobre tem cerca de noventa por cento das reservas mundiais localizadas em quatro regiões: vertente ocidental dos Andes (Chile e Peru); montanhas Rochosas e área dos grandes lagos, nos Estados Unidos; planalto central africano (Congo e Zâmbia); escudo pré-cambriano do centro da América do Norte (Canadá e estado do Michigan, Estados Unidos). Em Portugal A Somincor - Sociedade Mineira de Neves-Corvo foi constituída em 24 de Julho de 1980, após a descoberta em 1977, de um depósito de sulfuretos maciços com quantidades significativas de metais básicos, principalmente de cobre. A Mina de Neves-Corvo situa-se no Baixo Alentejo, no bordo sul da Faixa Piritosa Ibérica. O Jazigo de Neves-Corvo é constituído por 5 massas de sulfuretos maciços: Neves, Corvo, Graça, Zambujal e Lombador. Obtenção Minas de céu aberto: Mineração a céu aberto refere-se ao método de extracção de rochas ou minerais da terra através de um poço aberto. A mineração a céu aberto é usada quando depósitos de minerais ou rochas comercialmente úteis são encontrados perto da superfície. A maioria dos minérios de sulfuretos é tomada a partir de minas a céu aberto pela perfuração e detonação de explosivos. Neste tipo de mineração, o material localizado acima do minério (camada de cobertura) é primeiro removido para expor o depósito de minério enterrado. Fig. 6 Mina de Chiqimata, Chile. Isso produz um poço que pode ter diâmetro superior a um quilometro.

9 8. As minas a céu aberto são geralmente expandidas até que o recurso mineral se esgote. Fig. 7 Mina El Chino, localizada no Novo México. Mina de cobre de céu aberto. Mina Subterrânea é o termo usado para diferenciar a mina a céu aberto dos métodos extrativos que requerem perfuração de túneis na terra (mineração subterrânea), onde os minerais ocorrem muito abaixo da superfície, e a espessura dos terrenos de cobertura é grande. A mineração subterrânea é menos comum que a mineração a céu aberto. Na mineração subterrânea, o minério de cobre é removido através de abertura de túneis ou veios e em seguida transportados. Fig. 8 Minas subterrâneas. Uma perfuratriz sendo utilizada na perfuração da rocha.

10 9 Principais Reservas Mundiais de Cobre Países Reservas (em Mil t) Representação do total (%) Chile ,6 Estados Unidos ,9 Peru ,2 China ,7 Polônia ,5 Zâmbia ,2 Rússia ,6 Brasil ,8 Outros ,5 Total Mundial ,0 Fig. 9 e 10 Extração e transporte.

11 10 Extração Produção de Cobre O cobre puro é raramente encontrado na natureza, mas é geralmente combinado com outros produtos químicos na forma de minérios de cobre. O cobre é extraído a partir de dois tipos de minérios diferentes, os minérios de sulfureto e os minérios de óxido. Os minério de sulfureto mais comuns são a calcopirite(cufes 2) e a Calcocite (Cu 2 S). Os minérios de óxido principalmente usados para produção de cobre são a Malaquita (Cu 2 CO 3) a Azurite (Cu 3 (CO 3 ) 2 (OH) 2 ). Outros minérios incluem tennantita, boronite, crisocola, e atacamita. Muitos minérios de cobre também contém quantidades significativas de ouro, prata, níquel e outros metais valiosos, assim como grandes quantidades de material comercialmente inúteis. O processo de extração do cobre a partir de minérios de cobre varia de acordo com o tipo de minério e a pureza desejada do produto final. A maioria dos minérios de sulfeto são extraídas a partir de enormes minas a céu aberto pela perfuração e detonação de explosivos. Neste tipo de exploração, o material localizado acima do minério, denominada camada de cobertura, é primeiro removido para expor o depósito de minério enterrado. Concentração Neste processo, o minério passa por várias máquinas trituradoras que reduzem o seu tamanho para que este possa ser mais facilmente trabalhado. O processo de concentração consiste em juntar ao minério previamente triturado uma mistura de água e óleo. O óleo envolve os minerais metálicos e faz com que estes subam, devido à diferença de densidades entre a água e o óleo. Os minerais são concentrados numa pasta que é cerca de 15% de cobre e os resíduos são removidos. Resíduos (restos de minério) contendo óxido de cobre são encaminhadas para os tanques de lixiviação ou são devolvidas para o terreno circundante. Assim que o cobre passa por este processo pode ser transformado em cobre puro de duas maneiras diferentes: lixiviação ou fundição.

12 11 Lixiviação A lixiviação é um processo que remove um ou mais solutos de um sólido com um líquido solvente. Este método consiste no empilhamento do minério em camadas que depois são irrigadas com uma solução de ácido sulfúrico. A solução dissolve os minerais de óxido de cobre, formando uma solução de sulfato de cobre, recolhida através do sistema de drenagem. Fig. 11 Processo de lixiviação Fundição Nesta fase o cobre passa por vários processos de fundição e purificação. Neste processo o cobre ganha uma pureza perto dos 99%. Este grau de pureza basta para muitos tipos de utilizações do cobre, no entanto, para aplicações em aparelhos elétricos e para se puder usufruir da excelente condutividade elétrica do metal, é necessário que este possua uma pureza ainda maior, uma vez que as impurezas afetam a sua condutividade. Para isso o metal ainda passará por mais um processo de refinação. Também é nesta fase que se inicia o processo de reciclagem do cobre onde este é fundido, para que possa ser novamente reutilizado.

13 12 Refinação eletrolítica O passo final é a conversão do cobre impuro ao cobre puro. O cobre impuro é colocado, como ânodo, num reservatório cheio com uma solução ácido sulfúrico e de sulfato de cobre, a qual age como um condutor elétrico entre o ânodo e o cátodo (chapa de cobre puro). Quando uma corrente elétrica passa pelo tanque, o cobre é retirado do ânodo e deposita-se no cátodo. A reação pode ser descrita pelo seguinte esquema: Reação no ânodo: Cu (impuro) Cu e Reação no cátodo: Cu e Cu (puro) ou seja: Cu (impuro) Cu (puro) Após cerca de 9-15 dias, a corrente é desligada e os cátodos são removidos. Os cátodos agora são 99,95-99,99% de cobre puro. Fig. 12 Placas de eletrodeposição

14 13 Cálculos e Resultado Massa produzida = 0,03 g Volume de Solução = 200 ml Área do catodo = 11,05 cm 2 Intensidade da corrente = 0,23 I Diferença de potencial = 0,33 V Concentração = 0,8 mol/dm 3 Volume de ácido sulfúrico = 5 ml n = n = n=0,16 c= c = c = 0,8 8,92 = V = 3,4 *10-3 V = A * Espessura Espessura = 1,5 *10-4 Fig.13 Fotografias do dia da atividade experimental.

15 14 Procedimento a) Preparar uma solução de 200 ml de sulfato de cobre (CuSO 4 ) com uma concentração de 0,6mol/L e adicionar 5 ml de H 2 SO 4 ; b) Pesar o cátodo (chapa de outro metal) e anotar o peso inicial; c) Ligar a fonte de corrente contínua; d) Regular a tensão para 1,5 V e a medir a corrente; e) Prender a lâmina de aço com a pinça do fio conector do pólo negativo; f) Mergulhar no banho eletrolítico; g) Prender o ânodo, chapa de cobre, com a pinça do fio conector do pólo positivo. Simultaneamente, ligar a fonte de alimentação e acionar o cronômetro. Anotar a intensidade da corrente, quando o indicador luminoso CC acender; h) Passados 5 minutos, parar o cronômetro, e desligar a fonte no mesmo instante. Anotar o tempo exato em segundos; i) Usando a pinça metálica, pegar a lâmina que recebeu a deposição, lavar, secar e pesar. Anotar a massa final.

16 15 Conclusão Com este trabalho, percebemos a enorme importância que o cobre ocupa na nossa sociedade. Compreendemos todos os processos envolvidos na sua extracção, produção, os custos e o tempo necessário para a sua preparação. Também ficámos a compreender o conceito de electrodeposição e todas as propriedades inerentes ao cobre. Este trabalho promoveu a nossa aprendizagem relativamente a tudo o que implica processos de extração e produção de ligas metálicas, particularmente ligas de cobre.

17 16 Bibliografia [1] West, E.G., Copper and It s Alloys, 1982, Ellis Horwood Ltd Visualizado a 12/10/2012

Produção de um metal

Produção de um metal Produção de um metal Estudo da produção de um filme de cobre através de eletrodeposição Trabalho realizado por: Filipe Paulino Francisco Alçada João Silva Rui Resende Tiago Gonçalves Tiago Pinto Projecto

Leia mais

02/10/2017 ELETRÓLISE AQUOSA

02/10/2017 ELETRÓLISE AQUOSA ELETRÓLISE AQUOSA Ocorre quando um eletrólito é dissolvido em água (havendo ionização ou dissociação do mesmo), além dos seus íons, devemos considerar a ionização da própria água. 1 Experimentalmente,

Leia mais

Título do vídeo: Um ciclo de cobre. Nome dos participantes: Ana Silva, Ana Almeida, Christine Lycklama, Leonardo Egger, Shirley Horst.

Título do vídeo: Um ciclo de cobre. Nome dos participantes: Ana Silva, Ana Almeida, Christine Lycklama, Leonardo Egger, Shirley Horst. Título do vídeo: Um ciclo de cobre. Nome dos participantes: Ana Silva, Ana Almeida, Christine Lycklama, Leonardo Egger, Shirley Horst. Professor responsável: Dina Albino. E-mail da professora responsável:

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday - Parte 10

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday - Parte 10 QUÍMICA Transformações Químicas e Energia - Parte 10 Prof ª. Giselle Blois Ex.4: Eletrólise aquosa do HCl HCl H + + Cl - H 2 O H + + OH - - O polo negativo, catodo, terá que escolher entre atrair e descarregar

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA 2 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE QUÍMICA 2 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE QUÍMICA 2 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. MARCOS F. NOME N o 2 a SÉRIE A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.

Leia mais

PROTECÇÃO DOS METAIS

PROTECÇÃO DOS METAIS PROTECÇÃO DOS METAIS FORMAÇÃO DE LIGAS Neste caso associase o metal a proteger a outro, originando uma liga altamente resistente à corrosão. Exemplo: aço inox PROTECÇÃO CATÓDICA A protecção catódica é

Leia mais

METAIS E LIGAS METÁLICAS ELECTRÓLISE

METAIS E LIGAS METÁLICAS ELECTRÓLISE METAIS E LIGAS METÁLICAS ELECTRÓLISE ELECTRÓLISE 2 Abundância natural dos elementos na crusta terrestre em percentagem em massa Dos Minerais aos Metais 3 Minerais 2. 3. Metais Degradação Ambiente dos Metais

Leia mais

METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS

METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS PMT 2509 PMT 3409 Flávio Beneduce PRODUÇÃO DE Ni USOS DO NÍQUEL Aços inoxidáveis e aços ligados: 70% Ligas não ferrosas Superligas: ligas resistentes à oxidação e

Leia mais

Metalurgia de Mates. Essencialmente, mates são misturas líquidas de sulfetos de metais. Produção de Cu, Ni e Co. Definição

Metalurgia de Mates. Essencialmente, mates são misturas líquidas de sulfetos de metais. Produção de Cu, Ni e Co. Definição Metalurgia de Mates Metalurgia de Mates Produção de Cu, Ni e Co Definição Essencialmente, mates são misturas líquidas de sulfetos de metais. Calcopirita CuFeS 2 34,5% Cu, 30,5% Fe, 35% S outros minerais

Leia mais

PRODUÇÃO E FUNDIÇÃO DO COBRE

PRODUÇÃO E FUNDIÇÃO DO COBRE PRODUÇÃO E FUNDIÇÃO DO COBRE O tratamento de minério consiste de uma série de processos que têm em vista a separação física dos minerais de minérios (calcopirita e bornita) e minerais de ganga (não possuem

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 2º EM Química B Natália Av. Dissertativa 08/06/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Aula 20 Eletrodeposição

Aula 20 Eletrodeposição Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia Aula 20 Eletrodeposição Dr. Tiago P. Camargo Eletrólise Eletroquímica Processo inverso das pilhas. Células galvânicas

Leia mais

Como vimos no capítulo anterior, os metais sempre estiveram presentes na história da humanidade, até mesmo, na própria Pré-História, quando o ser

Como vimos no capítulo anterior, os metais sempre estiveram presentes na história da humanidade, até mesmo, na própria Pré-História, quando o ser Como vimos no capítulo anterior, os metais sempre estiveram presentes na história da humanidade, até mesmo, na própria Pré-História, quando o ser humano passou a desenvolver técnicas rudimentares de forja

Leia mais

Processos Metalúrgicos

Processos Metalúrgicos Processos Metalúrgicos AULA 4 PRODUÇÃO DE MATERIAIS NÃO FERROSOS PROF.: KAIO DUTRA Cobre Os minérios de cobre podem ser sulfetados ou óxidos, além, mais raramente, do próprio cobre nativo. Geralmente,

Leia mais

Metais não ferrosos Prof. Dr. Julio Cesar Sabadini de Souza

Metais não ferrosos Prof. Dr. Julio Cesar Sabadini de Souza Ligas não ferrosas Metais não ferrosos Prof. Dr. Julio Cesar Sabadini de Souza Dentre as mais importantes na construção civil estão incluídas as ligas de Alumínio Cobre Zinco Alumínio É o terceiro elemento

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA Título do Podcast Área Segmento Duração Moedas, do que são feitas? Ciências da Natureza Química Ensino Médio 5min 44seg Habilidades: H3: Identificar

Leia mais

Ligação metálica É o tipo de ligação que ocorre entre os átomos de metais. Quando muitos destes átomos estão juntos num cristal metálico, estes

Ligação metálica É o tipo de ligação que ocorre entre os átomos de metais. Quando muitos destes átomos estão juntos num cristal metálico, estes Ligações Metálicas Ligação metálica É o tipo de ligação que ocorre entre os átomos de metais. Quando muitos destes átomos estão juntos num cristal metálico, estes perdem seus elétrons da última camada.

Leia mais

Estanho. Equipa 14 António Pires João Alvim João Dias. João Ribeiro Manuel Tavares Rita Lacerda

Estanho. Equipa 14 António Pires João Alvim João Dias. João Ribeiro Manuel Tavares Rita Lacerda Estanho Equipa 14 António Pires João Alvim João Dias João Ribeiro Manuel Tavares Rita Lacerda 1 Introdução Estanho 2 Introdução Dúctil e de uma cor cinza-prata; Resistente à oxidação; O mineral cassiterite

Leia mais

Como se produz uma peça metálica por fundição

Como se produz uma peça metálica por fundição 2012/13 Como se produz uma peça metálica por fundição Equipa 4: 1LCEEMG01_04 Manuel Barros Manuel Bragança Pedro Ramalho Tiago Gonçalves 0 Sumário 1. ObjeQvos 2. Introdução 3. História da Fundição 4. Processo

Leia mais

Parte 2. Química Aplicada. Professor Willyan Machado Giufrida

Parte 2. Química Aplicada. Professor Willyan Machado Giufrida Tópicos especiais Corrosão na construção civil Parte 2 Propriedades de alguns elementos metálicos Química Aplicada 1 Professor Willyan Machado Giufrida Propriedades Físicas dos Metais São, geralmente,

Leia mais

Metalografia e tratamento térmico do cobre e suas ligas

Metalografia e tratamento térmico do cobre e suas ligas PMT-2402 Metalografia e Tratamentos Térmicos dos Metais Metalografia e tratamento térmico do cobre e suas ligas André Paulo Tschiptschin Histórico Primeiro metal a ser utilizado pelo homem Facas de cobre

Leia mais

A Produção do Zinco na Somincor

A Produção do Zinco na Somincor A Produção do Zinco na Somincor IX JORNADAS TÉCNICAS DA ANIET ISEP 9 de Outubro 2008 1 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA Portugal A SOMINCOR- Soc. Mineira de Neves-Corvo, SA, foi constituída em 24 de Julho de

Leia mais

Generalidades. Metal. Elemento químico, sólido, com estrutura cristalina e com as seguintes propriedades de interesse para a Engenharia

Generalidades. Metal. Elemento químico, sólido, com estrutura cristalina e com as seguintes propriedades de interesse para a Engenharia Materiais Metálicos Generalidades Metal Elemento químico, sólido, com estrutura cristalina e com as seguintes propriedades de interesse para a Engenharia Alta dureza Grande resistência mecânica Elevada

Leia mais

METAIS, AÇOS E PROCESSOS SIDERÚRGICOS

METAIS, AÇOS E PROCESSOS SIDERÚRGICOS METAIS, AÇOS E PROCESSOS SIDERÚRGICOS METAIS Podem ser moldados; São dúcteis (deformam antes de romper); Bons condutores de energia elétrica e calor. OBTENÇÃO DOS METAIS OBTENÇÃO DOS METAIS OBTENÇÃO DOS

Leia mais

Química. Eletroquímica

Química. Eletroquímica CIC Colégio Imaculada Conceição Química Eletroquímica Msc. Camila Soares Furtado Couto Eletrólise Inverso da Pilha; Reação de oxi-redução que é provocada pela corrente elétrica; Não espontânea!!!! Eletrólise

Leia mais

HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA. Prof. Carlos Falcão Jr.

HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA. Prof. Carlos Falcão Jr. HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA Prof. Carlos Falcão Jr. de um sólido em fase aquosa natureza do sólido (iônico, covalente ou metálico) processo: físico químico eletroquímico de redução eletrolítico

Leia mais

Ligas com memória de forma

Ligas com memória de forma Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Ligas com memória de forma Como se fabrica uma liga com memória de forma? Projeto FEUP 2016/2017 - MIEMM/LCEEMG Supervisor: Filomena Viana Equipa 8: Monitor:

Leia mais

Elementos K Ca Sc Ti V Cr Mn Fe Co Ni Cu Zn Raio atómico (pm)

Elementos K Ca Sc Ti V Cr Mn Fe Co Ni Cu Zn Raio atómico (pm) Escola Secundária de Lagoa Química 12º Ano Paula Melo Silva 1. Considera a tabela: Propriedades 1º Grupo 2º Grupo Ficha de Trabalho 1 Metais e Ligas Metálicas (Tabela Periódica, Ligação química e Redox)

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 09 TURMA INTENSIVA

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 09 TURMA INTENSIVA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 9 TURMA INTENSIVA 1. Item [C] Q De acordo com a definição de corrente elétrica, temos: i =, em que 1 A = 1 C/s: Δt Cálculo da carga fornecida pela bateria. 1 C ----------

Leia mais

Materiais Metálicos: INTRODUÇÃO Engenharia Civil

Materiais Metálicos: INTRODUÇÃO Engenharia Civil Materiais Metálicos: INTRODUÇÃO Engenharia Civil Por: DANIEL N. LOPES Conceito: Metal é um elemento químico que no estado sólido se constitui de cristais ou, um agregado de cristais, caracterizado por

Leia mais

AULA 1 Materiais de Construção II

AULA 1 Materiais de Construção II Faculdade de Engenharia - Licenciatura em Engenharia Civil AULA 1 Materiais de Construção II Capítulo Aula 1 I Estudo dos Metais em Geral Introdução ao Estudo dos Metais: Definição; Obtenção; Propriedades;

Leia mais

Metais nobres. A confecção de joias é uma aplicação dos metais nobres

Metais nobres. A confecção de joias é uma aplicação dos metais nobres Metais nobres Metais nobres são elementos químicos cujos átomos apresentam grande dificuldade de reagir quimicamente com outros elementos. A confecção de joias é uma aplicação dos metais nobres Metais

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE QUÍMICA ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE QUÍMICA ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE QUÍMICA ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 12.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: GRUPO I 1. A revolução industrial foi construída

Leia mais

2ª Ficha de Avaliação de Química. Critérios de Correção

2ª Ficha de Avaliação de Química. Critérios de Correção 2ª Ficha de Avaliação de Química Professora Paula Melo Silva Critérios de Correção 1. 1.1.. 12 pontos O texto refere-se à corrosão dos metais que consiste num processo natural que normalmente é usada para

Leia mais

Ligas com Memória de Forma

Ligas com Memória de Forma 3 de Novembro de 2016 Ligas com Memória de Forma Educação de uma Liga TiNi Equipa 6 Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais Licenciatura em Ciências da Engenharia Engenharia de Minas

Leia mais

Eletroquímica: construção de uma célula galvânica

Eletroquímica: construção de uma célula galvânica Eletroquímica: construção de uma célula galvânica 1. Introdução Uma corrente elétrica é o fluxo de elétrons por um circuito. Quando a corrente é gerada quimicamente, os elétrons saem de uma região em que

Leia mais

Metalurgia de Metais Não-Ferrosos

Metalurgia de Metais Não-Ferrosos Metalurgia de Metais Não-Ferrosos Metalurgia de Sulfetos Principais metais que ocorrem na forma de sulfetos: Zn, Pb, Cu Problema: extrair o metal do sulfeto: altemativa1 redução por C ou H 2 ; alternativa

Leia mais

Produção de nanomateriais Relatório Projeto FEUP Como se produz uma multicamada?

Produção de nanomateriais Relatório Projeto FEUP Como se produz uma multicamada? Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Produção de nanomateriais Relatório Projeto Como se produz uma multicamada? Projeto 2016/2017 LCEEMG e MIEMM: Alexandre leite Sónia Simões Equipa : MGM_4

Leia mais

Aula 02 Propriedades Gerais dos Materiais

Aula 02 Propriedades Gerais dos Materiais Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Elétrica Materiais Elétricos - Teoria Aula 02 Propriedades Gerais dos Materiais Clóvis Antônio Petry, professor. Florianópolis, setembro

Leia mais

Físico-Química. Eletroquímica Prof. Jackson Alves

Físico-Química. Eletroquímica Prof. Jackson Alves Físico-Química Eletroquímica Prof. Jackson Alves 1. Pilhas Processo espontâneo de conversão de energia química em energia elétrica. Observe o esquema a seguir: Lâmina de zinco Semicela Zn / Zn 2+ ponte

Leia mais

Ligação metálica corrente elétrica

Ligação metálica corrente elétrica Ligações Metálicas Ligação metálica É o tipo de ligação que ocorre entre os átomos de metais. Quando muitos destes átomos estão juntos num cristal metálico, estes perdem seus elétrons da última camada.

Leia mais

REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO REAÇÃO QUÍMICA PROF. RODRIGO BANDEIRA

REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO REAÇÃO QUÍMICA PROF. RODRIGO BANDEIRA REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO REAÇÃO QUÍMICA A relação entre as reações químicas e a corrente elétrica é estudada por um ramo da química chamado ELETROQUÍMICA

Leia mais

Aluno (a): Data: / / Obs: Data de entrega: 12/11 (Todas as respostas devem apresentar justificativa) Resposta à caneta, organizada e completa.

Aluno (a): Data: / / Obs: Data de entrega: 12/11 (Todas as respostas devem apresentar justificativa) Resposta à caneta, organizada e completa. Disciplina: Química Turma: 2 série Escola SESI Jundiaí Professor: Rosilene Paulino da Silva Aluno (a): Data: / / 2018. Obs: Data de entrega: 12/11 (Todas as respostas devem apresentar justificativa) Resposta

Leia mais

Experiência 11 PILHA DE DANIELL PILHA DE DANIELL

Experiência 11 PILHA DE DANIELL PILHA DE DANIELL PILHA DE DANIELL 1. Objetivos - Compreensão do funcionamento de uma pilha - Medir o potencial de uma pilha de Daniell - Montagem de uma pilha - Aplicar os conceitos de oxi-redução ao experimento comparando

Leia mais

Condutores Elétricos

Condutores Elétricos Condutores Elétricos Aspectos construtivos e aplicações Giovanni Manassero Junior Depto. de Engenharia de Energia e Automação Elétricas Escola Politécnica da USP 14 de março de 2013 EPUSP Giovanni Manassero

Leia mais

E (V) Ag + e Ag 0,80 Zn + 2e Zn 0,76

E (V) Ag + e Ag 0,80 Zn + 2e Zn 0,76 PROVA DE QUÍMICA - 2 o TRIMESTRE 2013 PROF. MARCOS NOME N o 2 a SÉRIE A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.

Leia mais

Quí. Quí. Monitor: Rodrigo Pova

Quí. Quí. Monitor: Rodrigo Pova Quí. Professor: Allan Rodrigues Monitor: Rodrigo Pova Estequiometria 07 nov EXERCÍCIOS DE AULA 1. O polímero PET (tereftalato de polietileno), material presente em diversas embalagens descartáveis, pode

Leia mais

Centro Universitário Padre Anchieta Controle de Processos Químicos Ciência dos Materiais Prof Ailton. Metais Não Ferrosos

Centro Universitário Padre Anchieta Controle de Processos Químicos Ciência dos Materiais Prof Ailton. Metais Não Ferrosos Metais Não Ferrosos 8.1 - Introdução Denominam-se metais não ferrosos, os metais em que não haja ferro ou em que o ferro está presente em pequenas quantidades, como elemento de liga Os metais não ferrosos

Leia mais

ELETROQUÍMICA REAÇÃO ENERGIA QUÍMICA ELÉTRICA. Pilha. Eletrólise. espontânea. não espontânea

ELETROQUÍMICA REAÇÃO ENERGIA QUÍMICA ELÉTRICA. Pilha. Eletrólise. espontânea. não espontânea ELETROQUÍMICA REAÇÃO Pilha espontânea ENERGIA QUÍMICA Eletrólise não espontânea ELÉTRICA SEMI REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO Zn 0 Zn +2 + 2e - semi-reação de oxidação Cu +2 + 2e - Cu 0 semi-reação de redução

Leia mais

Propriedades Mecânicas: Resistência a Tração: Kg/mm² Dureza HRC: Dureza HBR:

Propriedades Mecânicas: Resistência a Tração: Kg/mm² Dureza HRC: Dureza HBR: COBRE BERÍLIO Liga de Cobre e Berílio, com excelentes características mecânicas como alta dureza e moderada condutibilidade. É indicada para processos de sopro, solda por projeção, injeção plástica e metálica.

Leia mais

Plating Zink -AL. Descrição :

Plating Zink -AL. Descrição : Plating Zink -AL Descrição : Plating Zink-Al oferece um filme aderente de zincato sobre o alumínio. O processo é utilizado sobre todos os tipos de alumínio e suas ligas e deposita por imersão um filme

Leia mais

Departamento de Química Inorgânica IQ / UFRJ IQG 128 / IQG ELETRÓLISE

Departamento de Química Inorgânica IQ / UFRJ IQG 128 / IQG ELETRÓLISE 10. ELETRÓLISE I. INTRODUÇÃO Como já mencionado na aula prática de reações de oxirredução, a eletricidade também pode ser usada para realizarmos reações de transferência de elétrons não espontâneas. Por

Leia mais

Como produzir um nanomaterial

Como produzir um nanomaterial Projeto FEUP 2016/2017 MIEMM/LCEEMG Como produzir um nanomaterial Professora: Sónia Simões Monitora: Tatiana Padrão Como se produz uma multicamada? 03/11/2016 Equipa 3- MGM_3: Diogo Magalhães MIEMM João

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Tiago Quick

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Tiago Quick Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Tiago Quick Ligações Químicas Conceitos Iniciais Prof. Tiago Quick Valência Chamamos de valência a quantidade de ligações químicas que um átomo pode fazer para atingir

Leia mais

(baseado em 17 avaliações)

(baseado em 17 avaliações) Experimento cadastrado por Leandro Fantini em 30/11/2008 Classificação Total de exibições: 18733 (até 24/06/2014) (baseado em 17 avaliações) Palavras-chave: química, moeda, cobe, zinco em pó, latão, NaOH,

Leia mais

(MACK-SP) Na eletrólise ígnea de NaCl, verificase

(MACK-SP) Na eletrólise ígnea de NaCl, verificase (MACK-SP) Na eletrólise ígnea de NaCl, verificase que: a) no cátodo, deposita-se sódio metálico. b) no ânodo, ocorre redução. c) no cátodo, ocorre oxidação. d) no ânodo, há deposição de NaCl. e) no cátodo,

Leia mais

ELETRODO OU SEMIPILHA:

ELETRODO OU SEMIPILHA: ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida por reações espontâneas de oxirredução (pilhas) e as reações não espontâneas que ocorrem quando submetidas a uma corrente elétrica (eletrólise).

Leia mais

Tecnol. Mecânica: Produção do Ferro

Tecnol. Mecânica: Produção do Ferro A história do homem é a história do domínio da tecnologia dos materiais. Não é à toa que alguns de seus períodos se confundem com os materiais mais usados neles: Idade da Pedra, Idade do Bronze, Idade

Leia mais

Automação 2 semestre de 2014

Automação 2 semestre de 2014 FENÔMENO DOS TRANSPORTES II Automação 2 semestre de 2014 PROF. Panesi CALOR E TEMPERATURA teoria do calor James Prescott Joule calor poderia ser convertido em trabalho e vice-versa criando dessa forma

Leia mais

Ciências dos Materiais

Ciências dos Materiais ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO ATE FACULDADE SANTO AGOSTINHO FSA DIREÇÃO DE ENSINO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO NUAPE Ciências dos Materiais Profª Esp. Priscylla Mesquita Por que Estudar a Difusão? Materiais

Leia mais

FÍSICO QUÍMICA AULA 5 - ELETRÓLISE

FÍSICO QUÍMICA AULA 5 - ELETRÓLISE FÍSICO QUÍMICA AULA 5 - ELETRÓLISE Em nossas aulas anteriores aprendemos como reações de óxidoredução podem ser utilizadas para se obter energia. Nas pilhas ocorrem reações químicas capazes de produzir

Leia mais

Experiência 1: Identificação de Amostras Sólidas por densidade 59

Experiência 1: Identificação de Amostras Sólidas por densidade 59 Sumário Prefácio da 2 a Edição 17 Prefácio da 1 a edição 21 Capítulo 1: EQUIPAMENTOS BÁSICOS DE LABORATÓRIO 25 Capítulo 2: SEGURANÇA EM LABORATÓRIO 39 COMO MANTER UM AMBIENTE DE LABORATÓRIO SAUDÁVEL? 39

Leia mais

CORROSÃO E ELETRODEPOSIÇÃO

CORROSÃO E ELETRODEPOSIÇÃO CORROSÃO E ELETRODEPOSIÇÃO Princípios de Eletroquímica Prof. Dr. Artur de Jesus Motheo Departamento de FísicoF sico-química Instituto de Química de são Carlos Universidade de São Paulo 1 Princípios de

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS JUIZ DE FORA PET MECATRÔNICA/BSI MINICURSO: SOLDAGEM DE COMPONENTES ELETRÔNICOS

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS JUIZ DE FORA PET MECATRÔNICA/BSI MINICURSO: SOLDAGEM DE COMPONENTES ELETRÔNICOS MINICURSO: SOLDAGEM DE COMPONENTES ELETRÔNICOS Henrique Pereira Rodrigues Juiz de fora 2012 SUMÁRIO 1. Introdução 2. O Que é Soldagem? 3. O Ferro de Solda 4. Limpeza e Manutenção do Ferro de Solda 4.1.

Leia mais

Conteúdo: Eletrólise (ígnea, aquosa e aspectos quantitativos)

Conteúdo: Eletrólise (ígnea, aquosa e aspectos quantitativos) 3º Trimestre Sala de Estudo - Química Data: 30/10/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Eletrólise (ígnea, aquosa e aspectos quantitativos) Questão 01 - (PUC Camp SP/2017)

Leia mais

Ligar cuidadosamente a fonte de alimentação.

Ligar cuidadosamente a fonte de alimentação. REALIZAÇÃO EXPERIMENTAL Objectivos Interpretar as reacções químicas que ocorrem quando se efectua a electrólise de uma solução aquosa de cloreto de cobre (II) com eléctrodos de grafite, ferro e zinco.

Leia mais

PRODUTOS SIDERÚRGICOS MCC1001 AULA 11

PRODUTOS SIDERÚRGICOS MCC1001 AULA 11 PRODUTOS SIDERÚRGICOS MCC1001 AULA 11 Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil 1. PRODUTOS

Leia mais

Propriedades dos sólidos metálicos. Ligas metálicas

Propriedades dos sólidos metálicos. Ligas metálicas Ligas metálicas Ligas metálicas Liga substitucional Liga intersticial Ligas metálicas Ligas sustitucionais: Para manter a estrutura original do metal hospedeiro (ou solvente), os átomos de ambos os componentes

Leia mais

Propriedades Elétricas. Condutores

Propriedades Elétricas. Condutores Propriedades Elétricas Condutores Condutores - 0 K Nivel de Fermi Estados vazios Estados preenchidos Mar (Gás) de Fermi Bandas cheias e gaps (abaixo) Condutividade Elétrica em CONDUTORES (Metais) Metais:

Leia mais

Resumo de Química: Pilhas e eletrólise

Resumo de Química: Pilhas e eletrólise Resumo de Química: Pilhas e eletrólise Número de oxidação (NOX) Nox fixo:1a(+1), 2A (+2), Al +3, Zn +2 e Ag + Nox usual: Hidrogênio (+1), exceto nos hidretos metálicos (-1) e Oxigênio (-2), exceto nos

Leia mais

Oxy-Cut Processos de Fabrico. Trabalho de pesquisa efetuado por Rodrigo Chora

Oxy-Cut Processos de Fabrico. Trabalho de pesquisa efetuado por Rodrigo Chora Oxy-Cut Processos de Fabrico Trabalho de pesquisa efetuado por Rodrigo Chora Uma breve introdução O oxicorte é uma técnica muito utilizada para o corte de objetos metálicos. Este método consiste no corte

Leia mais

Materiais Usados na Concepção de um Automóvel

Materiais Usados na Concepção de um Automóvel Materiais Usados na Concepção de um Automóvel Materiais Metálicos e Respectivos Componentes Grupo MMM504: Ana Pereira António Ribeiro Bruno Maia Inês Neves Projecto FEUP Pedro Moreira Outubro de 2010 1

Leia mais

EXPERIÊNCIA 2 TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA

EXPERIÊNCIA 2 TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA EXPERIÊNCIA 2 TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA 1. OBJETIVOS No final desta experiência espera-se que o aluno seja capaz de: Determinar pontos de fusões usando o método gráfico da curva de resfriamento.

Leia mais

Materiais utilizados na Industria Eléctrica e Electrónica. Rogério Monteiro 1

Materiais utilizados na Industria Eléctrica e Electrónica. Rogério Monteiro 1 Materiais utilizados na Industria Eléctrica e Electrónica Rogério Monteiro 1 Classificação geral dos materiais A grande variedade de utilizações determina um total conhecimento das características dos

Leia mais

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional.

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional. PROCESSAMENTO DE CERÂMICOS 1. Características de materiais cerâmicos - alta dureza (resistência à abrasão) e resistência a elevadas temperaturas - alta fragilidade - grande diferença entre resistência

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA. Ligações Químicas

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA. Ligações Químicas CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 Ligações Químicas Na natureza, dificilmente os átomos ficam sozinhos. Eles tendem a se unir uns aos outros para formarem novas substâncias.

Leia mais

Funções e Importância da Água Regulação Térmica Manutenção dos fluidos e eletrólitos corpóreos Reações fisiológicas e metabólicas do organismo Escassa

Funções e Importância da Água Regulação Térmica Manutenção dos fluidos e eletrólitos corpóreos Reações fisiológicas e metabólicas do organismo Escassa Aspectos Higiênicos da Água Prof. Jean Berg Funções e Importância da Água Regulação Térmica Manutenção dos fluidos e eletrólitos corpóreos Reações fisiológicas e metabólicas do organismo Escassa na natureza

Leia mais

Aula 5 Recursos Minerais

Aula 5 Recursos Minerais Aula 5 Recursos Minerais Conceitos Mineral: conjunto de elementos químicos. Metal: minerais com características específicas (brilho, dureza). Rocha: aglomerado de um ou mais minerais. Minério: rocha contendo

Leia mais

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB ELETROQUÍMICA Estuda os fenômenos envolvidos na produção de corrente elétrica a partir da transferência de elétrons em reações de óxido-redução, e a utilização de corrente

Leia mais

A organização da Tabela Periódica. Vimos que os elementos químicos podem ser classificados em elementos representativos e elementos de transição.

A organização da Tabela Periódica. Vimos que os elementos químicos podem ser classificados em elementos representativos e elementos de transição. Metais e não metais A organização da Tabela Periódica Vimos que os elementos químicos podem ser classificados em elementos representativos e elementos de transição. Metais e não metais Os elementos químicos

Leia mais

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero Sistemas Estruturais Prof. Rodrigo mero Aula 4 O Material aço Índice Características de Aço da Construção Civil Propriedades Modificadas Ligas Metálicas Ligas Ferrosas Ligas Não-Ferrosas Teor de Carbono

Leia mais

Alumínio Dados Gerais Produção de Alumina - Processo Bayer Eletrólise da Alumina Processo Hall- Heroult

Alumínio Dados Gerais Produção de Alumina - Processo Bayer Eletrólise da Alumina Processo Hall- Heroult Dados Gerais Produção de Alumina - Processo Bayer Eletrólise da Alumina Processo Hall- Heroult Etapas da metalurgia extrativa do alumínio : Custos de produção de cada processo da metalurgia extrativa do

Leia mais

1º trimestre Sala de Estudos Data: 12/04/17 Ensino Médio 3º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

1º trimestre Sala de Estudos Data: 12/04/17 Ensino Médio 3º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº 1º trimestre Sala de Estudos Data: 12/04/17 Ensino Médio 3º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Soluções (concentração comum e molaridade) e Gases Caso seja necessário, utilize a tabela periódica.

Leia mais

Soldagem por Alta Frequência. Maire Portella Garcia -

Soldagem por Alta Frequência. Maire Portella Garcia - Soldagem por Alta Frequência Maire Portella Garcia - E-mail: mairegarcia@bol.com.br Freqüência: 450KHZ Profundidade por aquecimento: Somente poucos centésimos de milímetros condutividade térmica provoca

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA. Introdução à metalurgia dos não ferrosos

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA. Introdução à metalurgia dos não ferrosos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA Introdução à metalurgia dos não ferrosos 1 Eng. Metalúrgica Divisões da Metalurgia A metalurgia pode ser dividida nas seguintes áreas: Metalurgia física (propriedades)

Leia mais

Processo de Soldagem MIG/MAG. Processo MIG / MAG Prof. Vilmar Senger

Processo de Soldagem MIG/MAG. Processo MIG / MAG Prof. Vilmar Senger Processo de Soldagem MIG/MAG Gases de proteção O ar atmosférico é expulso da região de soldagem por um gás de proteção com o objetivo de evitar a contaminação da poça de fusão. A contaminação é causada

Leia mais

Assunto: Eletroquímica Folha 4.1 Prof.: João Roberto Mazzei

Assunto: Eletroquímica Folha 4.1 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (UEL 2009) A clássica célula galvânica ou pilha de Daniel é representada por: Zn (s) / Zn +2 (aq) / / Cu +2 (aq) / Cu (s) No laboratório de uma escola, o professor e seus alunos fizeram duas alterações

Leia mais

UNESP 2013 Vestibular de verão - 1ª fase - Prova de conhecimentos gerais

UNESP 2013 Vestibular de verão - 1ª fase - Prova de conhecimentos gerais UNESP 2013 Vestibular de verão - 1ª fase - Prova de conhecimentos gerais Questão 69 A areia comum tem como constituinte principal o mineral quartzo (SiO 2 ), a partir do qual pode ser obtido o silício,

Leia mais

CORROSÃO ATMOSFÉRICA. É extremamente dependente das condições no local de exposição.

CORROSÃO ATMOSFÉRICA. É extremamente dependente das condições no local de exposição. CORROSÃO ATMOSFÉRICA Ocorre sob um filme fino de eletrólito adsorvido à superfície do metal É extremamente dependente das condições no local de exposição. CORROSÃO ATMOSFÉRICA Classificação das atmosferas:

Leia mais

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I INDÚSTRIAS DE CLORO-ÁLCALIS INTRODUÇÃO INDÚSTRIAS DE CLORO-ÁLCALIS: Na 2 CO 3 SODA CÁUSTICA NaOH CLORO Essas substâncias estão entre as mais importantes das indústrias

Leia mais

ELECTROQUÍMICA E CORROSÃO

ELECTROQUÍMICA E CORROSÃO Valentim M B Nunes, 2003 ELECTROQUÍMICA E CORROSÃO CORROSÃO 1. Corrosão Podemos definir como corrosão a interacção físico-química de um metal com o meio do qual resultam alterações das propriedades do

Leia mais

e - Zinco ZnSO 4 Zn(s) Zn 2 Zn(s) Zn 2+ (aq) + 2 e - + 0,76 V Cu(s) Cu 2+ (aq) + 2 e - - 0,34 V

e - Zinco ZnSO 4 Zn(s) Zn 2 Zn(s) Zn 2+ (aq) + 2 e - + 0,76 V Cu(s) Cu 2+ (aq) + 2 e - - 0,34 V Capítulo 7 Introdução teórica Pilhas e baterias são células eletroquímicas ou células galvânicas que produzem energia elétrica por meio de reações de oxirredução. A diferença básica é que a bateria é formada

Leia mais

Oficina: Propriedades dos materiais

Oficina: Propriedades dos materiais Oficina: Propriedades dos materiais Oficina de CN/EF Presencial e EAD Desde que acordamos até a hora que vamos dormir mexemos e utilizamos vários objetos para diferentes fins. Observe ao seu redor. Perceba

Leia mais

Aula 10 26/mai Marcelo Ligação iônica versus ligação covalente Veja as ligações esquematizadas abaixo, cada qual acompanhada do respectivo valor de diferença (Δ, delta) entre as eletronegatividades de

Leia mais

EXPERIÊNCIA 3 TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA

EXPERIÊNCIA 3 TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA EXPERIÊNCIA 3 TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA 1. OBJETIVOS No final desta experiência espera-se que o aluno seja capaz de: Determinar pontos de fusões usando o método gráfico da curva de resfriamento.

Leia mais

Soldagem arco submerso III

Soldagem arco submerso III Soldagem arco submerso III Péricles Cirillo - E-mail: pericles.cirillo@hotmail.com 1. Aplicação de uniões por soldagem à arco submerso 1.1 Indústria de construção naval Figura 1: mostra tipos de soldas

Leia mais

Metais NÃO Ferrosos na construção PCC

Metais NÃO Ferrosos na construção PCC Metais NÃO Ferrosos na construção PCC 3221 2019 Objetivos da aula Compreender os diferentes usos dos metais não ferrosos na construção Analisar como as propriedades dos metais não ferrosos afetam os usos

Leia mais

Factores Influentes na Corrosão e Protecção de Metais. Química 12º Ano

Factores Influentes na Corrosão e Protecção de Metais. Química 12º Ano Factores Influentes na Corrosão e Protecção de Metais Química 12º Ano Unidade 1 Metais e ligas metálicas Actividades de Projecto Laboratorial Outubro 2005 Jorge R. Frade, Ana Teresa Paiva Dep. Eng. Cerâmica

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS E AVALIAÇÃO DA SUA PUREZA

IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS E AVALIAÇÃO DA SUA PUREZA IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS E AVALIAÇÃO DA SUA PUREZA O que se pretende Utilizar técnicas experimentais de determinação de propriedades físicas características das substâncias como métodos de identificação

Leia mais

Exploração Sustentada de Recursos Geológicos. Aula nº88 29 Maio 09 Prof. Ana Reis

Exploração Sustentada de Recursos Geológicos. Aula nº88 29 Maio 09 Prof. Ana Reis Exploração Sustentada de Recursos Geológicos Aula nº88 29 Maio 09 Prof. Ana Reis A nossa sociedade assenta sobre, e está dependente, da utilização de recursos como a água, solo, florestas e minerais. O

Leia mais