Estabelecimento de Metas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estabelecimento de Metas"

Transcrição

1 Estabelecimento de Metas Prof. Ms. Jaqueline F. de O. Neiva Laboratório de Comportamento Motor (EEFE USP) Grupo de Estudos e Pesquisa em Capacidades e Habilidades Motoras (EACH USP)

2 Estabelecimento de metas O que é? Para que serve? Como usá-lo?

3 Pense em quantas vezes você se viu traçando metas e objetivos

4 Parece que criar metas é mais fácil do que cumpri-las...

5 Situação problema Você é um educador físico. Precisa estabelecer metas para que seu aluno corra a corrida de São Silvestre deste ano. Como você estabeleceria estas metas?

6 O que é? É um processo de estabelecer alvos para performance futura.

7 Para que serve? Para atingir uma performance futura. Como usá-lo?

8 Como surgiu o estudo? Psicologia Empresarial Locke & Latham (1985) - revisaram mais de 400 estudos realizados no contexto de desempenho industrial e organizacional.

9 Locke & Latham (1985) Perceberam o fato de estabelecer metas tem um efeito consistente e forte sobre o comportamento da pessoa. Verificaram que há uma semelhança entre atividades industriais e esportivas, pois ambas envolvem ações mentais e físicas direcionadas a uma meta. Propuseram 10 hipóteses específicas sobre a utilização do estabelecimento de metas

10 Síntese das hipóteses Metas específicas regularão a ação mais precisamente do que metas gerais; Metas específicas e difíceis (mas alcançáveis) levarão à melhor performance do que metas gerais do tipo faça o melhor ; O estabelecimento de metas é mais efetivo quando há feedback mostrando o grau de progresso em relação à meta; Metas de curto prazo associadas às metas de longo prazo são mais eficaz do que metas de longo prazo sozinhas;

11 Síntese das hipóteses Metas direcionam a atividade, mobilizando o esforço, aumentando a motivando a busca de estratégias de tarefa apropriadas para alcançar o objetivo; A competição melhorará a performance porque leva ao estabelecimento de metas mais altas e/ou ao aumento no comprometimento com a meta; O treinamento por meio de incentivos e prêmios afetaria o comprometimento com a meta.

12 Estabelecimento de metas no esporte e exercício Killo e Landers (1995) - Revisaram 36 estudos e concluíram que o estabelecer metas é positivo para uma boa performance. Burton et al. (2001) Verificaram em 44 de 56 estudos revisados que o estabelecimento de metas funciona bem no esporte, embora não tão bem nos negócios.

13 Definição Estratégia motivacional que direciona a atenção do executante ao objetivo proposto Locke e Latham (1985)

14 Tipos de metas 1 - Generalidade e especificidade da meta. 2 Temporalidade. 3 Procedência. 4 Nível de dificuldade. Tani, Freudenheim, Meira Junior e Corrêa, 2004

15 Generalidade e especificidade da meta META GERAL ESPECÍFICA faça o melhor possível acerte 7 em 10 Arremessos Meta genérica ou subjetiva.: não é mensurável, geralmente é uma declaração de intenção, do tipo faça o melhor possível. Meta específica ou objetiva: focaliza-se em atingir um padrão específico de competência em uma tarefa.

16 Estudo com metas de acordo com a generalidade BOYCE (1990) Amostra: 90 universitários sem experiência Tarefa: Tiro com Rifle na posição ajoelhada 1- grupo de estabelecimento de metas que deveria ter como meta alcançar os seguintes resultados: 25, 30, 32, 35 e 38 pontos consecutivamente em cada sessão; 2 grupo sem estabelecimento de metas com a instrução de faça o seu melhor. OBJETIVO RESULTADOS CONCLUSÕES Investigar os efeitos de estabelecer metas para um grupo e não estabelecer para outro com o objetivo de verificar qual dessas formas seria mais eficaz para melhorar a aprendizagem de habilidades motoras. Sujeitos submetidos a metas específicas obtiveram resultados superiores aos submetidos a metas genéricas. Obteve-se um aumento do desempenho na habilidade de tiro com rifle do grupo de estabelecimento de metas em relação ao desempenho do grupo sem estabelecimento de metas.

17 Temporalidade da meta Meta de longo prazo Meta de curto prazo Meta de longo e curto prazos associadas

18 Estudo com metas genéricas; específicas de curto prazo, específicas de longo prazo, grupo sem metas CORRÊA, SOUZA JUNIOR e SANTOS (2006) Amostra: 44 adolescentes praticantes de voleibol Tarefa: Passe de manchete no voleibol direcionado a um alvo 1 controle, sem meta estabelecida; 2 metas genéricas faça o seu melhor ; 3 metas específicas de longo prazo; 4 metas específicas de curto prazo. OBJETIVO RESULTADOS CONCLUSÕES Investigar os efeitos do estabelecimento de metas na aquisição de habilidades motoras em sujeitos com estágios avançados da aprendizagem. Sujeitos submetidos a metas específicas de longo prazo obtiveram desempenho superior aos demais grupos. Os grupos não melhoraram do pré para o pós-teste e não houve diferença entre os mesmos nos pós-teste. Os resultados foram atribuídos ao nível de dificuldade da meta.

19 Procedência da meta Auto estabelecida Estabelecida por outra pessoa

20 Estudo com metas autoestabelecidas, estabelecidas pelo instrutor e grupo controle BOYCE e WAYDA (1994 ) Amostra: 252 universitárias sem experiência Tarefa: duas séries de 10 repetições de leg press (força de perna). 1 auto-estabelecimento de metas; 2 estabelecimento de metas atribuído por um instrutor e 3 controle faça o seu melhor. OBS: Duração de12 semanas, com pré-teste, nove sessões de aquisição e após sete dias um teste de retenção. OBJETIVO RESULTADOS CONCLUSÕES Investigar o efeito do estabelecimento de metas na aprendizagem de uma habilidade utilizando uma tarefa diferente das utilizadas anteriormente. Sujeito submetidos a metas estabelecidas pelo instrutor obtiveram resultados aos autoestabeleceram superiores que metas e ao grupo controle. O grupo em que a meta foi estabelecida por um instrutor foi superior aos demais grupos. O grupo de autoestabelecimento de metas também foi superior ao grupo controle.

21 Dificuldade da meta Meta difícil Meta fácil Meta moderada

22 Estudo com metas fáceis, metas difíceis DUTRA (2007) Amostra: 24 adolescentes do sexo masculino Tarefa: recepção de saque com rotação do voleibol G1: meta específica a 10% (G10%) G2:30% (G30%) além do desempenho inicial OBS: O experimento constou de três fases: avaliação de entrada (27 tentativas), fase de aquisição (810 tentativas) e teste de retenção (27 tentativas) uma semana após o término da fase de aquisição. OBJETIVO RESULTADOS CONCLUSÕES Investigar o efeito do estabeleciment o de 10 e 30 por cento de meta. G30% apresentou desempenho superior e menor variabilidade do que o G10%. na fase de aquisição e no teste de retenção. Apesar dos dois grupos apresentarem melhoras no desempenho, o percentual de 30% de meta de grupo influenciou de maneira significante e foi superior na aprendizagem da tarefa.

23 Problemas metodológicos Autoestabelecimento de metas Rejeição a atribuição de metas Existência de competição inerente ao esporte e ao exercício O uso de feedback Os participantes já estariam intrinsecamente motivados pela prática esportiva, anulando o efeito do estabelecimento de metas Testes estatísticos inadequados para a interpretação de resultados Falta de testes de retenção e transferência.

24 O que é? Retomando... É um processo de estabelecer alvos para performance futura. Para que serve? Para organizar ações com objetivo de atingir uma meta futura.

25 Retomando... É estudada de acordo com: Generalidade e especificidade da meta; Temporalidade; Procedência; Nível de dificuldade.

26 Retomando... Como usar? Preferindo estabelecer metas ao invés de não estabelecê-las; Estabelecendo metas difíceis, realistas e atingíveis; Estabelecendo metas de longo prazo combinadas com metas de curto prazo; Registrando as metas; Mantendo um compromisso firme com as metas; Fazendo reavaliações periódicas das metas.

27 Importante A meta deve ser: Atingível Realista Desafiadora Específica (SCHIMIDT & WRISBERG, 2001)

28 Exemplo prático: aula de natação

29 atividade Pinos bolas / Dardo Monte a tarefa para os 4 tipos de metas Cada grupo deve elaborar metas dentro dos tipos estudados e observar o processo de aprendizagem.

LEANDRO NOGUEIRA DUTRA EFEITOS DO NÍVEL DE DIFICULDADE DA META DE GRUPO EM APRENDIZAGEM MOTORA

LEANDRO NOGUEIRA DUTRA EFEITOS DO NÍVEL DE DIFICULDADE DA META DE GRUPO EM APRENDIZAGEM MOTORA LEANDRO NOGUEIRA DUTRA EFEITOS DO NÍVEL DE DIFICULDADE DA META DE GRUPO EM APRENDIZAGEM MOTORA BELO HORIZONTE 2007 LEANDRO NOGUEIRA DUTRA EFEITOS DO NÍVEL DE DIFICULDADE DA META DE GRUPO EM APRENDIZAGEM

Leia mais

Instrução Verbal e Demonstração

Instrução Verbal e Demonstração Instrução Verbal e Demonstração Prof. Ms. Jaqueline F. de O. Neiva Grupo de Estudos e Pesquisa em Capacidades e Habilidades Motoras (EACH USP) Laboratório de Comportamento Motor (EEFE USP) Aula EFS (EACH)

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Comportamento Motor II 6DEF005

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ESTABELECIMENTO DE METAS E ANSIEDADE TRAÇO NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ESTABELECIMENTO DE METAS E ANSIEDADE TRAÇO NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ESTABELECIMENTO DE METAS E ANSIEDADE TRAÇO NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS Jaqueline Freitas de Oliveira Neiva SÃO PAULO 2010 ESTABELECIMENTO

Leia mais

Diferentes percentuais para o cálculo da meta específica na aquisição do arremesso para três pontos no basquetebol

Diferentes percentuais para o cálculo da meta específica na aquisição do arremesso para três pontos no basquetebol UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Natália Fontes Alves Ambrósio Diferentes percentuais para o cálculo da meta específica na aquisição do arremesso para três pontos no basquetebol

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 118797 A prática esportiva tem importância significativa para os seus praticantes, pois, numa prática bem orientada, podem-se aprender valores fundamentais à vida, como união, respeito, amizade

Leia mais

EFEITO DO ESTABELECIMENTO DE METAS NO DESEMPENHO DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE CORRIDA E JUMP.

EFEITO DO ESTABELECIMENTO DE METAS NO DESEMPENHO DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE CORRIDA E JUMP. EFEITO DO ESTABELECIMENTO DE METAS NO DESEMPENHO DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE CORRIDA E JUMP. AGATHA CAVEDA MATHEUS 1, NATHÁLIA DE OLIVEIRA FIGLIOLINO 1, RODRIGO PEREIRA DA SILVA 1,4, DILMAR PINTO GUEDES

Leia mais

Avaliação de treinamento em uma Agência Reguladora: aprendizagem, reação e impacto

Avaliação de treinamento em uma Agência Reguladora: aprendizagem, reação e impacto Universidade de Brasília - UnB Instituto de Psicologia - IP Avaliação de treinamento em uma Agência Reguladora: aprendizagem, reação e impacto Mestranda: Maria Cecília dos Santos Queiroz de Araujo Orientadora:

Leia mais

O auto-estabelecimento de metas na aprendizagem de habilidades motoras

O auto-estabelecimento de metas na aprendizagem de habilidades motoras O auto-estabelecimento de metas na aprendizagem de habilidades motoras Orlando Pereira de Souza Júnior; Cinthya Walter; Andrea Michele Freudenheim; Suely dos Santos; Umberto Cesar Corrêa Resumo E s t e

Leia mais

ESTABELECIMENTO DE METAS IMPOSTAS PELO EXPERIMENTADOR E AUTOESTABELECIDAS: EFEITOS NA APRENDIZAGEM DO ARREMESSO DE DARDO DE SALÃO

ESTABELECIMENTO DE METAS IMPOSTAS PELO EXPERIMENTADOR E AUTOESTABELECIDAS: EFEITOS NA APRENDIZAGEM DO ARREMESSO DE DARDO DE SALÃO DOI: 10.4025/reveducfis.v20i3.6682 ESTABELECIMENTO DE METAS IMPOSTAS PELO EXPERIMENTADOR E AUTOESTABELECIDAS: EFEITOS NA APRENDIZAGEM DO ARREMESSO DE DARDO DE SALÃO ASSIGNED AND SELF-SET GOALS: EFFECTS

Leia mais

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A PROVAS 1) Atletismo 2) Futsal 3) Voleibol Especial 4) Natação 5) Cabo de Guerra 6) Provas de Habilidade 7) Tênis de Mesa A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B - Nesta prova

Leia mais

Planificação da sessão

Planificação da sessão Três passos principais: Planificação da sessão António Rosado 1. Estratégias de abertura ou actividades introdutórias rias Diagnóstico da situação Motivação ou predisposição para a tarefa ou aprendizagem

Leia mais

Práticas de esporte e atividade física

Práticas de esporte e atividade física Diretoria de Pesquisas Coordenação de Trabalho e Rendimento Práticas de esporte e atividade física RJ, 17/05/2017 Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Pesquisa domiciliar Abrangência nacional

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Código Unidade 040 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso Etapa Sem. / Ano EDUCAÇÃO FISICA 4ª. ETAPA

Leia mais

27. (CONCURSO MAURITI/2018) Sobre o esporte participação é incorreto afirmar. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

27. (CONCURSO MAURITI/2018) Sobre o esporte participação é incorreto afirmar. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 26. (CONCURSO MAURITI/2018) Os neurônios espelho desempenham uma função crucial para o comportamento humano. Eles são ativados quando alguém observa uma ação de outra pessoa.

Leia mais

Transferência de aprendizagem. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Transferência de aprendizagem. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Transferência de aprendizagem Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Transferência de aprendizagem Influência de aprendizagem prévia no desempenho da mesma habilidade em um novo contexto, ou no desempenho/aprendizagem

Leia mais

Profº Ms. Gil Oliveira. Introdução a Aprendizagem Motora

Profº Ms. Gil Oliveira. Introdução a Aprendizagem Motora Introdução a Aprendizagem Motora CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES Visão Geral EM BOA PARTE DO DIA DESEMPENHAMOS HABILIDADES DE MOVIMENTOS ESSENCIAIS. SEM CAPACIDADE DE PARA UMA PERFORMANCE HABILIDOSA, AS PESSOAS

Leia mais

O efeito do estabelecimento de metas específicas no desempenho e comprometimento de indivíduos experientes no lançamento do basquetebol

O efeito do estabelecimento de metas específicas no desempenho e comprometimento de indivíduos experientes no lançamento do basquetebol Motricidade Edições Desafio Singular 2015, vol. 11, n. 2, pp. 85-93 http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.3663 O efeito do estabelecimento de metas específicas no desempenho e comprometimento de indivíduos

Leia mais

REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017

REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017 FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso de Licenciatura em Pedagogia REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017 Profa. Joice Mundim 27/11/2017 A avaliação será

Leia mais

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO Osvaldo Tadeu da Silva Junior MÉTODOS/ESTILOS DE ENSINO FERREIRA (1986): do grego méthodos, "caminho para chegar a um fim". Caminho pelo qual se atinge um objetivo.

Leia mais

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados)

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Nome: Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Observe a figura acima e responda as questões a seguir: 1. A sequência se refere à prova de. 2. Em que distâncias essa prova

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANO DE ENSINO N DE H/A AD 4 N DE H/A APC DOCENTE(s):

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANO DE ENSINO N DE H/A AD 4 N DE H/A APC DOCENTE(s): PLANO DE ENSINO I - IDENTIFICAÇÃO ANO SEMESTRE PERÍODO 2014 II II CURSO(s): Educação Física - Bacharelado COMPONENTE CURRICULAR: Aprendizagem Motora NATUREZA 2 : Obrigatória DEPARTAMENTO: 3 TEÓRICA: PRÁTICA:

Leia mais

Medidas e Avaliação da Atividade Motora

Medidas e Avaliação da Atividade Motora Escola de Educação Física e Esporte da USP Tema da aula: Conceitos Básicos Medidas e Avaliação da Atividade Motora Objetivos da aula: Conceituar: medida, teste, avaliação Compreender as etapas do processo

Leia mais

Palavras chaves: Psicofísica social, Atividades Físicas e Esportivas

Palavras chaves: Psicofísica social, Atividades Físicas e Esportivas 1 ANÁLISE PSICOFÍSICA DA PREFERÊNCIA PELA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTIVAS: Comparação aos Pares versus Estimação de Magnitudes Marcelo Antonio FERRAZ 1 (FIB Faculdades Integradas de Bauru/SP).

Leia mais

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Gestão do desempenho Prof. Marco A. Arbex Gestão x avaliação O termo gestão do desempenho surge nos últimos anos como conceito alternativo para as técnicas

Leia mais

Revista Brasileira de Ciências do Esporte ISSN: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Brasil

Revista Brasileira de Ciências do Esporte ISSN: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Brasil Revista Brasileira de Ciências do Esporte ISSN: 0101-3289 rbceonline@gmail.com Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Brasil SILVA DE LIMA, PRISCILA; NOVELLINO BENDA, RODOLFO; DE SOUZA FONSECA, FABIANO;

Leia mais

Iniciação esportiva. Esporte. Comportamento livre, espontâneo e expressivo. Altamente organizados e competitivos.

Iniciação esportiva. Esporte. Comportamento livre, espontâneo e expressivo. Altamente organizados e competitivos. Iniciação esportiva A participação esportiva envolve a atividade física, mas pode não melhorar o condicionamento físico. As crianças são aconselhadas a praticar esportes. Brincar Comportamento livre, espontâneo

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento Resolução sistemática de problemas; Experiências realizadas por outros. Circulação de conhecimento; Garvin (1993) Experimentação;

Leia mais

VO2PRO ESTUDO DIRIGIDO

VO2PRO ESTUDO DIRIGIDO VO2PRO ESTUDO DIRIGIDO CAPÍTULO 1 CARDERNO DE ESTUDO DIRIGIDO Aqui você tem acesso ao conteúdo que faz parte do ciclo de aprendizagem. Os estudos dirigidos são uma importante ferramenta para você finalizar

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECER RECURSOS PROVA 2 EDUCAÇÃO FÍSICA 11) Conforme a Proposta Curricular

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1º PERÍODO Aulas semanais. C.H.T. (h/sem) Anatomia Humana

MATRIZ CURRICULAR 1º PERÍODO Aulas semanais. C.H.T. (h/sem) Anatomia Humana Unidades Curriculares MATRIZ CURRICULAR Natureza 1º PERÍODO Núcleo Anatomia Humana Ampliada 4 73h20min Filosofia e Ética da Relação Ser Educação Fundamentos da Relação Ser Educação Ginástica I História

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR INTEGRADA ANO 2011

MATRIZ CURRICULAR INTEGRADA ANO 2011 MATRIZ CURRICULAR INTEGRADA ANO 2011 EDUCAÇÃO FÍSICA Anatomia Humana I 2 2 80 Bioquímica e Biologia Molecular 2 0 40 Filosofia e Sociologia 2 0 40 1º Fundamentos Metodológicos de Futebol I 2 2 80 Fundamentos

Leia mais

17 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

17 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES _ 17 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Após estudar este capítulo, você deverá estar capacitado para: - Definir o processo motivacional. - Descrever a hierarquia das necessidades humanas.

Leia mais

DATA DE ENTREGA: 19/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 9º TURMAS: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA RECUPERAÇÃO

DATA DE ENTREGA: 19/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 9º TURMAS: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA RECUPERAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORES: ALEXANDRE DATA DE ENTREGA: 19/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 9º TURMAS: ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA RECUPERAÇÃO

Leia mais

Aula 6 Professor Douglas Pereira da Silva. DPS aula 6 Coaching

Aula 6 Professor Douglas Pereira da Silva. DPS aula 6 Coaching Aula 6 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Competências dos profissionais 2 3 4 5 O que é Coaching: Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoalem que um instrutor (coach)

Leia mais

IJUÍ PRÓ-VÔLEI: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA 1. Ana Paula Meggolaro 2, Mauro Bertollo 3.

IJUÍ PRÓ-VÔLEI: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA 1. Ana Paula Meggolaro 2, Mauro Bertollo 3. IJUÍ PRÓ-VÔLEI: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA 1 Ana Paula Meggolaro 2, Mauro Bertollo 3. 1 Projeto de pesquisa de extensão realizado no curso de Educação Física da Unijuí. 2 Acadêmica do Curso de Educação Física.

Leia mais

A ATUAÇÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE PRÉ-REQUISITOS OU PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS* Prof. Jerônimo Antunes FUNDAMENTAIS

A ATUAÇÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE PRÉ-REQUISITOS OU PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS* Prof. Jerônimo Antunes FUNDAMENTAIS A ATUAÇÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE PRÉ-REQUISITOS OU PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS* INTEGRIDADE HONESTO PARA EXECUTAR SERVIÇOS PROFISSIONAIS; OBJETIVIDADE JUSTO. NÃO PERMITIR PRECONCEITOS OU VIÉS, CONFLITO DE

Leia mais

Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Profº Gil Oliveira

Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Profº Gil Oliveira Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora CONTEXTUALIZAÇÃO E TERMOS Comportamento Motor Comportamento Motor Para Go Tani: Estuda processos neuropsicológicos de organização motora em termos de

Leia mais

COMO É UM TREINO DE CORRIDA BEM PLANEJADO. Entenda os princípios que não podem faltar na planilha de quem quer evoluir com a corrida:

COMO É UM TREINO DE CORRIDA BEM PLANEJADO. Entenda os princípios que não podem faltar na planilha de quem quer evoluir com a corrida: COMO É UM TREINO DE CORRIDA BEM PLANEJADO Entenda os princípios que não podem faltar na planilha de quem quer evoluir com a corrida: Você já ouviu falar que a corrida é um dos esportes mais democráticos

Leia mais

Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO

Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO Processo para o ensino do futebol/ futsal A metodologia para o ensino do futebol até a especialização

Leia mais

LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS NO ATLETISMO. Cristiano Frota de Souza de Laurino

LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS NO ATLETISMO. Cristiano Frota de Souza de Laurino NO ATLETISMO Cristiano Frota de Souza de Laurino INTRODUÇÃO ATLETISMO Esporte Olímpico Ampla variedade de modalidades Características biomecânicas diversas Lesões Intrínsecas predominantes Elevada prevalência

Leia mais

PROJETOS INCENTIVADOS Minas Tênis Clube. Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte

PROJETOS INCENTIVADOS Minas Tênis Clube. Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte PROJETOS INCENTIVADOS Minas Tênis Clube Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte Lei de Incentivo ao Esporte PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS TRIBUTADAS PELO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Educação Física

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Educação Física Cód. Disc. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA GRADE 5 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2018 DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 6249-1 Língua

Leia mais

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O QUE É? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição

Leia mais

UM EXPERIMENTO PRELIMINAR SOBRE A INFLUÊNCIA DOS JOGOS DIGITAIS NO DESEMPENHO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

UM EXPERIMENTO PRELIMINAR SOBRE A INFLUÊNCIA DOS JOGOS DIGITAIS NO DESEMPENHO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG UM EXPERIMENTO PRELIMINAR SOBRE A INFLUÊNCIA DOS JOGOS DIGITAIS NO DESEMPENHO

Leia mais

Qual é o principal benefício que sua empresa leva ao seu público-alvo?

Qual é o principal benefício que sua empresa leva ao seu público-alvo? FERRAMENTA MISSAÃ O, VISAÃ O E VALORES Aqui você preenche com as informações que achar necessárias. As instruções estão na última página e qualquer dúvida que você tiver pode entrar em contato com a gente.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Comportamento Motor II 6DEF005

Leia mais

Características distintas do desempenho e do executante mudam durante a aprendizagem de habilidades

Características distintas do desempenho e do executante mudam durante a aprendizagem de habilidades Características distintas do desempenho e do executante mudam durante a aprendizagem de habilidades Prof. Dr. Jair Sindra Virtuoso Júnior Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Educação Física

Leia mais

Estratégia Executiva Aula 2 Tema 1 - Definição de Planejamento

Estratégia Executiva Aula 2 Tema 1 - Definição de Planejamento Estratégia Executiva Aula 2 Tema 1 - Definição de Planejamento Prof. Dr. Marcos Hashimoto Definições clássicas de planejamento Pensar no futuro (olhar para frente). Controlar o futuro (incluindo a ação).

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL Gestão da Qualidade Profa. Ms. Ana Cabanas - Aula 2 - QUALIDADE TOTAL Qualidade Assegura 1980 Aspectos segurança e responsabilidade civil Produto/serviço QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL ISO 9000 Década

Leia mais

XVIII OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL

XVIII OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO DISPOSIÇÕES GERAIS REALIZAÇÃO Data: 01 de outubro. Local: Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. CERIMÔNIA DE ABERTURA: em cada grupo, nos respectivos

Leia mais

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO 90 ANEXO I Termo de consentimento livre e esclarecido ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO SUJEITO DA

Leia mais

Promoção de Experiências Positivas Crianças e Jovens PEP-CJ. Rui Gomes Universidade do Minho Escola de Psicologia

Promoção de Experiências Positivas Crianças e Jovens PEP-CJ. Rui Gomes Universidade do Minho Escola de Psicologia Positivas Crianças e Jovens PEP-CJ Universidade do Minho Escola de Psicologia rgomes@psi.uminho.pt www.ardh-gi.com Módulo 2 Motivação 1 Esta apresentação não substitui a leitura dos manuais do monitor

Leia mais

rede de estruturas mentais associada à produção de determinada habilidade serem distintas em cada idade (MANOEL, 2005). Um elemento fundamental para

rede de estruturas mentais associada à produção de determinada habilidade serem distintas em cada idade (MANOEL, 2005). Um elemento fundamental para 1 1 INTRODUÇÃO O ser humano passa por diversas mudanças de características físicas, cognitivas, afetivas e sociais ao longo de sua vida, sendo que tais mudanças são determinadas biologicamente e influenciadas

Leia mais

Curso EAD. Formação de Auditores com base na norma NBR ISO 19011: /12/18

Curso EAD. Formação de Auditores com base na norma NBR ISO 19011: /12/18 Curso EAD Formação de Auditores com base na norma NBR ISO 19011:2018 20/12/18 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Comportamento Motor II 6DEF005

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS O Feedback 360 é um instrumento projetado para fornecer um foco desenvolvimentista a respeito dos pontos fortes das habilidades comportamentais específicas e suas necessidades de desenvolvimento. Este

Leia mais

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESTRUTURA CURRICULAR 1º PERÍODO 1 Biologia Celular 45 45 0 0 2 Introdução e História da Educação Física 60 60 0 0 3 Anatomia Humana Básica 90 30 60 0 4 Expressão Rítmica

Leia mais

O que é planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico? O que é planejamento estratégico? Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças,

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS EM ESCOLARES COM IDADE DE 9 E 10 ANOS NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR

AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS EM ESCOLARES COM IDADE DE 9 E 10 ANOS NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR Revista CPAQV - Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida - ISSN: 2178-7514 v.1, n. 1, 2009 AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS EM ESCOLARES COM IDADE DE 9 E 10 ANOS NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 122715 Sobre as provas de lançamento e arremesso no atletismo é correto afirmar que 1) a área de queda dos objetos após o lançamento é livre. 2) a área de lançamento utilizada no dardo, disco

Leia mais

NÍVEL DE MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

NÍVEL DE MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NÍVEL DE MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO Área Temática: Saúde Schelyne Ribas da Silva (Coordenadora da Ação de Extensão) Palavras-chave: motivação, esporte, escolares.

Leia mais

UNIVERSIDADE RED JACKET. Módulo 1

UNIVERSIDADE RED JACKET. Módulo 1 UNIVERSIDADE RED JACKET Módulo 1 1 LOREM IPSUM IS SIMPLY DUMMY TEXT OF TE PRINTING AND TYPESETTING INDUSTRY. O QUE TE MOVE? Objetivos: Entender que definir objetivos determina a velocidade da conquista;

Leia mais

Engenharia Cognitiva; Golfos de Execução e Avaliação; Distâncias Semânticas e Articulatórias

Engenharia Cognitiva; Golfos de Execução e Avaliação; Distâncias Semânticas e Articulatórias 1 Engenharia Cognitiva; Golfos de Execução e Avaliação; Distâncias Semânticas e Articulatórias Aula 9 03/04/2013 2 O modelo de IHC segundo a Engenharia Cognitiva Descreve o que é IHC Ações Mentais Ações

Leia mais

Como usar o Manual das Práticas CAPÍTULO. cap4.indd 1 27/05/13 18:02

Como usar o Manual das Práticas CAPÍTULO. cap4.indd 1 27/05/13 18:02 4 Como usar o Manual das Práticas CAPÍTULO cap4.indd 1 27/05/13 18:02 cap4.indd 2 27/05/13 18:02 CONSIDERAÇÕES COMO USAR O MANUAL DAS PRÁTICAS Como usar o Manual das Práticas Pablo Juan Greco Siomara A.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE JEFFERSON JOHN DOS SANTOS Efeitos da interferência contextual na aprendizagem de habilidades motoras em função de diferentes testes de retenção

Leia mais

Motivação: teoria e prática

Motivação: teoria e prática Aula 3 Motivação: teoria e prática 1 Agenda Seminário Motivação Teorias Motivacionais Implicações práticas 2 1 O que é motivação? Processo de criação e sustentação de comportamentos (disposição) voltados

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL Chegamos ao momento de construir um plano de desenvolvimento para as necessidades identificadas a partir de seu autodiagnóstico e reflexões iniciais.

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): Período: I Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): Período: I Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Atletismo Código: FIS04 Professor: Danilo Santos Catelli e-mail: danilo.catelli@fasete.edu.br

Leia mais

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56 Vendas -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 VENDAS... 07 ETAPAS QUE COMPÕEM A VENDA... 09 FORMAS DE PROJEÇÃO DE VENDAS... 11 INFLUÊNCIAS INTERNAS NA ATIVIDADE DE VENDAS... 14 IMPORTÂNCIA DAS VENDAS PARA SOCIEDADE...

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Atletismo Código: FIS04 Professor: Jorge Paulo G. de Carvalho e-mail: Jorge.carvalho@fasete.edu.br

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho Objetivo do W orkshop Compreender os principais conceitos ligados à definição de indicadores e metas iniciando sua aplicação prática no Departamento Agenda W orkshop CONCEITOS

Leia mais

Projeto: Escola em Movimento Número do Projeto: LPIE Valor do Projeto: R$ ,00 Valor por etapa/cidade: R$82.801,85 Número de Participantes: 400

Projeto: Escola em Movimento Número do Projeto: LPIE Valor do Projeto: R$ ,00 Valor por etapa/cidade: R$82.801,85 Número de Participantes: 400 Projeto: Escola em Movimento Número do Projeto: LPIE Valor do Projeto: R$ 579.609,00 Valor por etapa/cidade: R$82.801,85 Número de Participantes: 400 POR ETAPA Modalidades Trabalhadas: Basquete, Voleibol,

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 107219 Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca

Leia mais

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO PROGRAMA SEGDO TEMPO Ministério do Esporte DIRETRIZES DO PROGRAMA SEGDO TEMPO Para quem? Grupo de 200 beneficiados Com quem? Recursos Humanos Onde? Espaço físico disponível Como? Atividades esportivas

Leia mais

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)?

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Introdução Fazer a gestão de desempenho é uma tarefa que envolve diversas ações e etapas, cujos resultados poderão ser amplamente utilizados para que a organização

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DE ENSINO DO FUTEBOL PARA CRIANÇAS DE 10 E 11 ANOS: comportamento da qualidade de realização dos princípios táticos

SISTEMATIZAÇÃO DE ENSINO DO FUTEBOL PARA CRIANÇAS DE 10 E 11 ANOS: comportamento da qualidade de realização dos princípios táticos SISTEMATIZAÇÃO DE ENSINO DO FUTEBOL PARA CRIANÇAS DE 10 E 11 ANOS: comportamento da qualidade de realização dos princípios táticos Rodrigo Leal de Queiroz Thomaz de Aquino / EEFERP-USP Mariana Alonso Marques

Leia mais

HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira

HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 1ª SÉRIE MANHÃ 7h30min 3257 Metodologia do Handebol 3254 Metodologia do Atletismo / PISTA DE ATLETISMO 8h20min 9h10min 3257 Metodologia do Handebol 3259 Recreação e Lazer 3254 Metodologia do Atletismo

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física 7º ANO - 1º PERÍODO UNIDADE DIDÁTICA TESTES DE C.F. ATLETISMO GINÁSTICA SOLO Conteúdos -

Leia mais

Tese (Doutorado) Universidade de Hiroshima, Hiroshima (Resumo).

Tese (Doutorado) Universidade de Hiroshima, Hiroshima (Resumo). 1 1 INTRODUÇÃO A aprendizagem motora é essencial para o ser humano, pois é por meio dos movimentos que ele interage com o ambiente. Segundo TANI (1987), essa interação acontece mediante constante troca

Leia mais

Planejamento de Carreira

Planejamento de Carreira Planejamento de Carreira Aulas 17 e 18 Plano de carreira Análise do ambiente Oportunidades Ameaças Objetivos Alvos concretos Estratégias Ações e prazos para atingir objetivos Follow-up Análise de potencial

Leia mais

I FECAPS. Regulamento. Associação Paulista Sul

I FECAPS. Regulamento. Associação Paulista Sul I FECAPS 2012 Regulamento Associação Paulista Sul OBJETIVO GERAL Promover o intercâmbio entre alunos, professores e funcionários, integrando as Unidades Escolares pertencentes à Associação Paulista Sul,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO Introdução à Educação Física Apresentação e contextualização da Educação Física e da cultura universitária em geral; Discussão

Leia mais

BARUERI ESPORTE FORTE

BARUERI ESPORTE FORTE BARUERI ESPORTE FORTE PROGRAMA MUNICIPAL DE ESCOLAS DE ESPORTES PARA O ATENDIMENTO DE JOVENS, ADOLESCENTES E DOS USUÁRIOS DO ESPAÇO MULHER, ESPORTE ADAPTADO E DO PARQUE DA MATURIDADE. Apresentando o Programa

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 119515 Considerando-se o Eixo Temático Esporte, pressupõe-se uma sequência de habilidades pela qual o aluno passa, gradativamente, na escolarização. Nessa sequência espera-se que o aluno seja

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º EDUF0016- ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR OBRIG 30 30 60 3.0 EDUF0009- ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE OBRIG 60 0 60 4.0 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

Leia mais

CENTRO DE TREINAMENTO ESPORTIVO DA UFMG

CENTRO DE TREINAMENTO ESPORTIVO DA UFMG EDITAL 01/2018 O Coordenador do setor de Psicologia do Esporte do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, Prof. Dr. Franco Noce, faz saber que no período de 29 de janeiro à 10 de fevereiro de 2018, receberá

Leia mais

EU POSSO REALIZAR MEUS SONHOS!

EU POSSO REALIZAR MEUS SONHOS! EU POSSO REALIZAR MEUS SONHOS! Você Você Você Você Você O SEGREDO É... A LEI DA atrai atrai atrai atrai atrai tudo ATRAÇÃO aquilo que teme. tudo aquilo que agradece. que tudo tudo aquilo aquilo foca sua

Leia mais

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS , PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 2ºB ano BIMESTRE: 1º PROFESSORA: SELMA MARIA DE MELLO DE SOUZA FREIRE CONTEÚDO ESTRUTURAN TE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA/ OBJETIVOS

Leia mais

Relatório de Atividades Esportivas.

Relatório de Atividades Esportivas. Relatório de Atividades Esportivas. ACDEV COLOMBO/PR I - IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 1) INFORMAÇÕES GERAIS ACDEV Nome: ACDEV.. Endereço: Rua Morretes, 282 Paloma Colombo/PR - CEP: 83410-350. Telefones:

Leia mais

OS EFEITOS DA APLICAÇÃO DA ATENÇÃO POSITIVA EM CLASSES ESPECIAIS

OS EFEITOS DA APLICAÇÃO DA ATENÇÃO POSITIVA EM CLASSES ESPECIAIS OS EFEITOS DA APLICAÇÃO DA ATENÇÃO POSITIVA EM CLASSES ESPECIAIS Luci PASTOR MANZOLI 1 Quando a criança entra na escola, seu progresso depende não somente da aprendizagem escolar, mas também do comportamento

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º EDUF0016- ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR OBRIG 30 30 60 3.0 EDUF0009- ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE OBRIG 60 0 60 4.0 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

Leia mais

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Carl Jung

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Carl Jung Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura do Coaching para todas as pessoas que puderem fazer uso da metodologia como

Leia mais

Liderança e Bem Estar

Liderança e Bem Estar 10 e 11 de novembro de 2016 Alfândega do Porto Liderança e Bem Estar António Cruz 10 de Novembro 2016 10 e 11 de novembro de 2016 Alfândega do Porto O que é o BEM ESTAR PROFISSIONAL? Para a maioria das

Leia mais

Women Athletes Global Leadership Network. Women Athletes Global Leadership Network

Women Athletes Global Leadership Network. Women Athletes Global Leadership Network Women Athletes Global Leadership Network Programa Como apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016 TM, a Ernst & Young promove o Women Athletes Global Leadership Network, novo programa para explorar

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

ARTIGO Psicologia Clínica, Esportiva ou Coaching Esportivo - Entenda as diferenças e semelhanças das formas de atendimento.

ARTIGO Psicologia Clínica, Esportiva ou Coaching Esportivo - Entenda as diferenças e semelhanças das formas de atendimento. ARTIGO Psicologia Clínica, Esportiva ou Coaching Esportivo - Entenda as diferenças e semelhanças das formas de atendimento. Existe uma grande dúvida entre a diferença de coaching e psicologia clínica e

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS NA BIBLIOTECA UNIVERISTÁRIA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

GESTÃO DE PESSOAS NA BIBLIOTECA UNIVERISTÁRIA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) GESTÃO DE PESSOAS NA BIBLIOTECA UNIVERISTÁRIA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Anízia Maria Lima Nogueira (UFCA) - anizia@gmail.com Resumo: A presente

Leia mais