Não deixe de perguntar sobre qualquer dúvida ou curiosidade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Não deixe de perguntar sobre qualquer dúvida ou curiosidade."

Transcrição

1 A T E N Ç Ã O Você vai começar a assistir uma aula sobre a Pré-História. Não se preocupe em fazer anotações: a síntese da aula vai estar disponível no blog do professor. Atente para os textos e a exposição do professor. Não deixe de perguntar sobre qualquer dúvida ou curiosidade.

2

3 O QUE É A PRÉ-HISTÓRIA Considera-se a Pré-história como o período que compreende a atividade humana desde suas origens até o surgimento da escrita. Emprega-se essa denominação desde o século XIX, pois, naquela época, acreditava-se que a história de qualquer sociedade só poderia ser documentada através da escrita.

4 Hoje, para os historiadores, outras fontes, como as imagens ou os relatos orais, são tão importantes quanto a escrita no processo de resgate da história de um povo ou uma sociedade. De qualquer maneira, para delimitar os períodos, o advento da escrita passou a marcar o início da história. Portanto, as sociedades que não dominavam essa técnica ficaram conhecidas como pré-históricas e aquelas que sabiam ler e escrever passaram a ser chamadas de sociedades históricas. Convém lembrar, no entanto, que a escrita não surgiu a um só tempo em todo o mundo. Enquanto alguns povos do Oriente Médio, como sumérios e egípcios, chegaram à técnica da escrita há mais de 5 mil anos, muitos povos da Europa só o fizeram com a expansão do Império Romano, ocorrida a partir da metade do século I a.c.

5 EVOLUÇÃO DA VIDA O processo de evolução dos primatas, ordem à qual pertence a espécie humana, começou há cerca de 70 milhões de anos. Até hoje foram descobertos fósseis de 16 hominídeos... A Árvore da Vida

6 EVOLUÇÃO???

7 OS PERÍODOS DA PRÉ-HISTÓRIA: PALEOLÍTICO Conhecida como Idade da Pedra Lascada, vai de 3,5 milhões de anos a a.c. Os hominídeos começam a desenvolver a linguagem oral, vivem em pequenos grupos nômades e utilizam técnicas rudimentares para conseguir alimento: coleta de frutos e raízes, caça e pesca. Com o auxílio de pedras, fabricam instrumentos como machados, facas, pontas de flecha e com eles moldam objetos de madeira e osso. Também iniciam o uso do fogo. Inventam a agulha, o anzol, o arpão, o lança-dardo ou propulsor, o arco e flecha e as lanças. Vivem em grupo, dividem o trabalho de acordo com o sexo e a idade dos indivíduos e habitam copas de árvores, saliências rochosas, tendas de madeira ou pele e cavernas. Criam a arte, pintando animais nas paredes de cavernas, e realizam ritos mágicos para favorecer a caça.

8 (aprox.) a.c. PALEOLÍTICO Atividade caçadora-coletora Aperfeiçoamento dos instrumentos de caça e pesca Sepultamentos e rituais funerários Estratégias de caça e captura Progressivo aperfeiçoamento Alimentação Sementes e frutas Ocasionalmente, restos de carne (carniça) Assentamentos temporários (nomadismo) (aprox.) a.c.

9 OS PERÍODOS DA PRÉ-HISTÓRIA: MESOLÍTICO Período de transição entre o Paleolítico e o Neolítico, estende-se de a.c. a a.c. Os humanos aprendem a produzir o fogo. Começam a domesticar animais e a cultivar algumas espécies de plantas, o que dá início à sedentarização do homem. Fabricam instrumentos mais bem elaborados e utensílios de cerâmica. Fazem desenhos estilizados e introduzem a figura humana nas pinturas.

10 OS PERÍODOS DA PRÉ-HISTÓRIA: NEOLÍTICO Chamada de Idade da Pedra Polida, de a.c. a a.c. Os grupos humanos melhoram a agricultura e a criação de animais, constituindo uma economia de produção (o que se considera a revolução neolítica). Fixam-se definitivamente na terra e se estabelecem em povoados agrícolas, formando os primeiros núcleos urbanos. Surge a noção de propriedade, e a organização familiar cede lugar a comunidades tribais, com eleição de chefes para liderá-las. A busca por áreas férteis provoca guerras com outras tribos, reforçando a importância da comunidade para a sobrevivência de todos.

11 Os homens neolíticos organizam melhor a divisão do trabalho, o que permite a produção de excedentes e o intercâmbio com outras comunidades. Aprendem a polir pedras, inventam a roda e confeccionam tecidos. Surgem aldeias, com casas de pedra ou madeira. Desenvolvem os meios de transporte, com barcas de pele de animais e carros puxados por força animal. A arte torna-se mais complexa: fazem pinturas figurativas e geométricas em cerâmica, esculpem baixos-relevos e estátuas. Adoram as forças da natureza e cultuam os antepassados e a fertilidade.

12 Neolítico Economia de produção Religião Arte Acumulação de excedentes Sedentarização Novas técnicas / Atividades artesanais Cultos agrários Monumentos megalíticos Crescimento populacional Formação de aldeamentos Olaria Cestaria Tecelagem Divisão do trabalho Agricultura Pastoreio Diferenciação social Pedra polida

13 OS PERÍODOS DA PRÉ-HISTÓRIA: IDADE DOS METAIS Corresponde ao período final do Neolítico, por volta de a.c., quando se desenvolve o uso dos metais: o cobre, o estanho, a prata e o ouro. Com a técnica da fundição de bronze (mistura de cobre e estanho) é possível substituir a pedra na confecção de armas e utensílios mais resistentes. O domínio da metalurgia do ferro confere superioridade militar e favorece os povos mais adiantados na conquista de melhores terras. A aquisição das técnicas de metalurgia ocorre simultaneamente ao surgimento das primeiras civilizações.

14 O NASCIMENTO DA LINGUAGEM Obviamente, não existem provas diretas do uso da linguagem na pré-história, mas é lógico que já no Paleolítico Inferior existiam formas de linguagem regular entre os indivíduos. De fato, de uma geração para outra, um verdadeiro patrimônio cultural era transmitido: técnicas para fabricação de instrumentos, sistemas de caça, produção do fogo. Para transmitir tais informações e garantir formas de cooperação no interior de grupos bastante complexos, como indicam algumas técnicas de caça grupal, o homem usou uma linguagem articulada, diferente dos meios de comunicação próprios dos animais. Num primeiro momento, deve ter sido uma linguagem muito rudimentar. Somente através de uma lenta evolução é que surgiu uma linguagem mais complexa, capaz de exprimir também os conceitos abstratos.

15 AGRICULTURA: A REVOLUÇÃO DO NEOLÍTICO ANTES Todos os homens viviam da caça e da coleta 12 mil anos atrás. Mas apenas 6 mil anos depois todas as sociedades com capacidade de cultivar o solo e criar alimentos produziam alimento. Com o fim da Idade do Gelo (que teve início há 1,5 milhão de a.a.), os humanos em todo o mundo, desfrutaram de condições de vida menos inóspitas, e o estilo caçador-coletor começou a desparecer. Expansão. A população humana cresceu e se espalhou à medida que regiões até então glaciais tornaram-se temperadas. Era de transição. Grandes animais de caça desapareceram em diversas áreas e grupos humanos se voltaram para presas menores e plantas silvestres. Após grande seca, 13 mil a.a., grupos de caçadores no sudeste da Ásia começam a plantar trigo, cevada e outras gramíneas para completar a dieta de vegetais silvestres.

16 DEPOIS Aparecem vilas e cidades. A produção de alimentos prendia as pessoas à terra cultivada e pastos, fazendo surgir comunidades permanentes. Tempo para criar. Não era preciso o envolvimento de todos para produzir alimento para a comunidade. As pessoas começaram a ter ocupações especializadas, olaria e metalurgia, por exemplo. A agricultura produziu excedente de alimentos, estocado para tempos de necessidade ou ser trocado, o que originou o comércio. Mais pessoas eram alimentadas em áreas menores, ocasionando crescimento populacional. Maior produtividade. A intensificação da produção agrícola ocasionou degradação do solo. Novas técnicas tiveram de ser desenvolvidas, como os sistemas de irrigação usados no Egito. A busca por maior produtividade na agricultura persiste até nossos dias.

17 Sobre o surgimento da agricultura e seu uso intensivo pelo homem, pode-se afirmar que: a) de todas as invenções fundamentais, a metalurgia e o comércio foram as que menos contribuíram para o ulterior progresso material do homem; b) como tantas outras invenções, teve origem na China, de onde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América; c) ocorreu no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, a partir desta, para a América; d) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita; e) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).

18 "De um estado de barbárie homogêneo e mais ou menos estático, vai nascer a complexidade de aspectos do mundo moderno. Esta transformação, de consideráveis consequências, foi extraordinariamente rápida e começou durante o quarto milênio a. C. Longe de ser geral, ela se produziu em algumas regiões onde as condições de vida lhe eram favoráveis. Nessas regiões, a vida do homem modificou-se muito rapidamente, enquanto na maior parte do mundo o modo de existência primitivo persistiu durante séculos, talvez milênios." (J. Hawkes, Histoire de l'humanité, Ed. UNESCO) O texto refere-se à fase final do Neolítico, quando o homem desenvolveu novas técnicas e aprimorou seus conhecimentos. Identifique as transformações ocorridas nesse período. a) Surgimento da agricultura e vida urbana. b) Surgimento da agricultura. c) Surgimento da vida urbana. d) Surgimento de um mundo moderno.

19 No período Neolítico, a sociedade conheceu importantes transformações, exceto: a) a transição para uma economia coletora, pescadora e caçadora; b) a utilização dos animais como força complementar à do homem; c) o início do processo de sedentarização; d) o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio.

20 São características da Idade dos Metais: a) a economia produtora baseada na agricultura e no pastoreio; b) a fabricação de instrumentos de pedra polida; c) a economia natural, baseada na coleta, na caça e na pesca; d) a formação de clãs, aldeias e tribos; e) o desenvolvimento da metalurgia e o surgimento das cidades.

21 I O trabalho desempenhou um papel fundamental no processo de transformação do primata em homem. II As principais características do homem são a postura ereta, os braços livres e as mãos preensoras, o cérebro pensante, a linguagem articulada e a visão de focalização penetrante. III A passagem da economia coletora para a economia produtora assinalou a transição do Paleolítico para o Neolítico. a) Somente a proposição I está correta. b) As proposições I e II são corretas. c) As proposições I e III são corretas. d) As proposições II e III são corretas. e) Todas as proposições estão corretas.

22 TAREFA... Trecho da abertura do filme 2001 Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick. Veja novamente (e completo) em

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes A A Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 A A Aula 2.2 Conteúdo Pré-História II. 3 A A Habilidade Entender as idades

Leia mais

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva AS DUAS EXPLICAÇÕES MAIS CONHECIDAS SOBRE A ORIGEM DO SER HUMANO CRIACIONISMO DEFENDE QUE A VIDA E TODA A MATÉRIA EXISTENTE SÃO RESULTADOS

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA. Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.

A PRÉ-HISTÓRIA. Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita. A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita. PERÍODO PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA No começo de sua trajetória, o homem usou sobretudo a pedra (além do

Leia mais

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita PRÉ-HISTÓRIA Pré-História Conceito dividido em período Período histórico anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais Surgimento do homem até a invenção da escrita (2 milhões a.c.

Leia mais

O legado dos nossos antepassados. Prof. Leonardo Machado Palhares

O legado dos nossos antepassados. Prof. Leonardo Machado Palhares O legado dos nossos antepassados Prof. Leonardo Machado Palhares Periodização da Pré- História Paleolítico (2 milhões de anos a, aproximadamente, 12000 a.c.) : nome de origem grega (Palaiós- antigo; lithos=

Leia mais

Linha do tempo. Arq. Atualidade ac d. C d. C.

Linha do tempo. Arq. Atualidade ac d. C d. C. PRÉ-HISTÓRIA Linha do tempo 500.000 ac 1789 d. C. 1453 d. C. Atualidade Arq. Pré-História identifica dividido em período Anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais 2 milhões

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA 6 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA 6 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA 6 o ANO Unidade 1 1. 2. a) O trecho 1 diz respeito à teoria evolucionista e o trecho 2 está associado à teoria criacionista. b) A teoria evolucionista é aceita

Leia mais

LOCALIZAÇÃO DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO CONTEMPORÂNEA

LOCALIZAÇÃO DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO CONTEMPORÂNEA PRÉ-HISTÓRIA COMO ESTUDAR? Arqueologia Antropologia. Química (Carbono 14). História DEFINIÇÃO HISTORIOGRAFIA CLÁSSICA: - Visão positivista da História. - Teleologia (evolucionismo linear). - Critério divisor:

Leia mais

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA BOM TRABALHO! (d) é somente o conjunto de ações de governantes e heróis.

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA BOM TRABALHO! (d) é somente o conjunto de ações de governantes e heróis. COLÉGIO FRANCO-BRASILEIRO NOME: N : TURMA: PROFESSOR(A): ANO: DATA: / / 2014 EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA Organize uma rotina de estudos. Comece o quanto antes. Organize seu tempo para o estudo da

Leia mais

Aula 2: A Pré-história

Aula 2: A Pré-história Aula 2: A Pré-história Pré-História Surgimento do homem na Terra; Período aprox. 1 milhão de anos atrás a 4.000 a.c ; A origem do homem Darwinismo A vida na Terra evoluiu das espécies simples para as mais

Leia mais

Da origem do ser humano à formação dos primeiros Estados

Da origem do ser humano à formação dos primeiros Estados Da origem do ser humano à formação dos primeiros Estados 2.1 A origem do homem A evolução humana Explicações para o surgimento do homem: Religiosa: criacionismo. O homem foi criado por um ser supremo.

Leia mais

Pré-História. Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de a.c., período em que a escrita surgiu.

Pré-História. Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de a.c., período em que a escrita surgiu. Pré-História Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de 3.100 a.c., período em que a escrita surgiu. Os conhecimentos que temos da Pré- História são derivados de fragmentos obtidos

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.

A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita. A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita. PERÍODO PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA No começo de sua trajetória, o homem usou sobretudo a pedra (além do

Leia mais

O Período Neolítico: a Revolução Agrícola. Profª Ms. Ariane Pereira

O Período Neolítico: a Revolução Agrícola. Profª Ms. Ariane Pereira O Período Neolítico: a Revolução Agrícola Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Período Neolítico: os homens ampliaram suas técnicas de sobrevivência, domesticação de animais e plantas; Polimento das pedras,

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.)

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA: NOME PERÍODO CRÂNIO LOCAL CARACTERÍSTICA Australopithecus 4,2 1,4 milhões

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA HISTÓ RIA (?) (?)

PRÉ-HISTÓRIA HISTÓ RIA (?) (?) PRÉ-HISTÓRIA (?) O que é Pré-história? Quando ela começa? Quando termina? Como identificar? O que o termo sugere? Pré-história X História Qual a diferença? Pré-história se refere a um período específico

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: Caro(a)

Leia mais

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS, AS PRIMEIRAS SOCIEDADES.

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS, AS PRIMEIRAS SOCIEDADES. OS PRIMEIROS SERES HUMANOS, AS PRIMEIRAS SOCIEDADES. Você já se interessou em saber como surgiram o Universo, o planeta Terra, os seres humanos? Ao longo da História, criaram-se explicações que geralmente

Leia mais

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS Primeiro ano ensino médio 1 : Pré-história. Situação de aprendizagem 1 OS PRIMEIROS SERES HUMANOS O surgimento do ser humano é um tema polêmico, porque mexe com tradições religiosas e, sobretudo, porque

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA. Prof. Bruno Pedroso

PRÉ-HISTÓRIA. Prof. Bruno Pedroso PRÉ-HISTÓRIA Prof. Bruno Pedroso PERÍODOS DA HISTÓRIA A VIDA NA TERRA Cerca de 3,5 bilhões de anos atrás. Surgimento da vida na terra Cerca de 65 milhões de anos atrás. Extinção dos dinossauros Cerca de

Leia mais

Conceitos Iniciais Pré-História. Prof.ª Maria Auxiliadora

Conceitos Iniciais Pré-História. Prof.ª Maria Auxiliadora Conceitos Iniciais Pré-História Prof.ª Maria Auxiliadora Conceitos Iniciais Histor (grego) = Investigação = História História = Fatos ==//== Historiografia = Interpretação da história Cronologia Biênio

Leia mais

Cap. 2 Pré-História Prof. Dawison Sampaio. Cap. 2- Pré-História Prof. Dawison Sampaio

Cap. 2 Pré-História Prof. Dawison Sampaio. Cap. 2- Pré-História Prof. Dawison Sampaio Cap. 2- Pré-História Prof. Dawison Sampaio 1 H1-Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. H5 -Identificar as manifestações ou representações da diversidade

Leia mais

Introdução a Construção Civil 1 ICCC1. Pré-História. Docente: Verônica Freitas

Introdução a Construção Civil 1 ICCC1. Pré-História. Docente: Verônica Freitas ICCC1 Docente: Verônica Freitas Origem e evolução da construção Civil - Arquitetura Sob o ponto de vista da História da Humanidade, a Construção Civil - Arquitetura está diretamente relacionada com o surgimento

Leia mais

TEXTO BASE: PRÉ-HISTÓRIA

TEXTO BASE: PRÉ-HISTÓRIA TEXTO BASE: PRÉ-HISTÓRIA A Pré-História é um termo utilizado para definir o período que compreende desde o surgimento dos primeiros gêneros humanos (por volta de 4 milhões de anos) no leste do continente

Leia mais

A Arte na Pré-História. 1º Ano 1º Bimestre 2015

A Arte na Pré-História. 1º Ano 1º Bimestre 2015 A Arte na Pré-História 1º Ano 1º Bimestre 2015 Um dos períodos mais instigantes e encantadores da história humana. Entretanto, não há registros em documentos escritos que nos forneçam dados daquela época,

Leia mais

Unidade Parque Atheneu Professor (a): João Carlos Aluno (a): Série: 1ª Data: / / LISTA DE HISTÓRIA

Unidade Parque Atheneu Professor (a): João Carlos Aluno (a): Série: 1ª Data: / / LISTA DE HISTÓRIA Unidade Parque Atheneu Professor (a): João Carlos Aluno (a): Série: 1ª Data: / / 2017. LISTA DE HISTÓRIA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

Leia mais

LEIA OS TEXTOS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 3 E 4

LEIA OS TEXTOS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 3 E 4 Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2019 Caro(a) aluno(a), Aluno(a): Nº: Turma: Os Estudos

Leia mais

Sugestão de Atividades História 6º ano Unidade 1

Sugestão de Atividades História 6º ano Unidade 1 1. Leia atentamente: Quando nos referimos a homens, devemos esclarecer que esse termo se aplica à nossa espécie, chamada de Homo sapiens sapiens, surgida apenas entre 180 e 190 mil anos atrás, bem como

Leia mais

Disciplina: História (p1,1ª,chamada, 1º. Bimestre) Data da prova: 08/03/2014

Disciplina: História (p1,1ª,chamada, 1º. Bimestre) Data da prova: 08/03/2014 Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Barros Antônio Guimarães Dutra Série: 1ª. Disciplina: História (p1,1ª,chamada, 1º. Bimestre) Data da prova: 08/03/2014 01.

Leia mais

MÓDULO 1 CAPÍTULO 2 INTRUDUÇÃO A ARTE. Paleolítico, Mesolítico e Neolítico

MÓDULO 1 CAPÍTULO 2 INTRUDUÇÃO A ARTE. Paleolítico, Mesolítico e Neolítico MÓDULO 1 CAPÍTULO 2 INTRUDUÇÃO A ARTE Paleolítico, Mesolítico e Neolítico ARTE NA Pré-História A arte surgiu antes mesmo da História Graças à Arqueologia, muitos aspectos artísticos do período pré-histórico

Leia mais

18/04/13. E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Arte Professora: Lurdinha Aluno:Ana Paula e Amanda Data: 04/02/2013

18/04/13. E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Arte Professora: Lurdinha Aluno:Ana Paula e Amanda Data: 04/02/2013 E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Arte Professora: Lurdinha Aluno:Ana Paula e Amanda Data: 04/02/2013 Leia o texto a seguir: Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse

Leia mais

DA PRÉ-HISTÓRIA ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

DA PRÉ-HISTÓRIA ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES DA PRÉ-HISTÓRIA ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES AS LIMITAÇÕES DA RECONSTRUÇÃO A Pré-História compreende o período da História que antecede a escrita. Controvérsia entre os estudiosos, pois alguns defendem que

Leia mais

Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões. - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões.

Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões. - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões. Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões. 2 1. Sobre a conhecida Idade dos Metais, na transição entre a Pré-História e a História, é possível afirmar que a. foi

Leia mais

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Hominização

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Hominização 7º ANO 1º PERÍODO 2012-2013 TEMA A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações A1 As sociedades recoletoras e as primeiras sociedades produtoras As primeiras conquistas do Homem Os grandes caçadores

Leia mais

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini HISTÓRIA Nas vias do tempo, a trajetória humana Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Antes de tudo, as origens do homem A origem ou o elo perdido ainda é incerta. Há +/- 195 mil anos, no

Leia mais

COMO USAR ESTE MATERIAL

COMO USAR ESTE MATERIAL COMO USAR ESTE MATERIAL Este material está composto por uma sequência de FLASH CARDS. Eles podem ser laminados para maior durabilidade ou para serem reaproveitados ao longo do tempo. Os flash cards são

Leia mais

As Sociedades Recolectoras e as Primeiras Sociedades Produtoras

As Sociedades Recolectoras e as Primeiras Sociedades Produtoras Slide 1 As Sociedades Recolectoras e as Primeiras Sociedades Produtoras Slide 2 O Aparecimento do Homem Ocorreu em África, há mais de 4 milhões de anos. O mais antigo antepassado do Homem é conhecido por

Leia mais

a) ecológica, por ser o primeiro momento de contato entre os seres humanos e a natureza.

a) ecológica, por ser o primeiro momento de contato entre os seres humanos e a natureza. 1 (Ufsm 2015) No período Neolítico, os caçadores e coletores já haviam adquirido razoável experiência cultural a fim de identificar animais para a caça e plantas para usos diversos. Nesse tempo, por volta

Leia mais

Joseph Schumpeter, History of Economic Analisys

Joseph Schumpeter, History of Economic Analisys A maioria dos erros básicos cometida correntemente na análise econômica resulta mais da falta de experiência histórica, do que de qualquer outra deficiência do instrumental do economista. Joseph Schumpeter,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2017 Aluno(a): N o :

Leia mais

Disponível em acessado em 15 de março de 2018.

Disponível em   acessado em 15 de março de 2018. 1. Observando os grafismos, assinale a alternativa CORRETA. a) Não havia animais nesse período específico. b) Essas manifestações culturais não podem ser consideradas arte. c) Nada sabemos sobre essas

Leia mais

06- Existe algum calendário mais correto do que o outro? Explique sua resposta.

06- Existe algum calendário mais correto do que o outro? Explique sua resposta. PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Qual a utilidade da História?

Leia mais

COMO A HISTÓRIA COMEÇOU? PROFA. KLLARICY OLIVEIRA

COMO A HISTÓRIA COMEÇOU? PROFA. KLLARICY OLIVEIRA COMO A HISTÓRIA COMEÇOU? PROFA. KLLARICY OLIVEIRA Os caminhos da historiografia O estudo e registro da história ganha a condição de ciência a partir do século XIX. Até o século XX, os historiadores acreditavam

Leia mais

HISTÓRIA 6º ano 1º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

HISTÓRIA 6º ano 1º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES Capítulo 1 O que é história? Capítulo 2 A história, o empo e o espaço? Capítulo 3 O ser humano em busca de suas origens. 1. Defina os termos: a) Fontes históricas. b) Patrimônios históricos. HISTÓRIA 6º

Leia mais

1.3 Os Recursos naturais e a fixação humana

1.3 Os Recursos naturais e a fixação humana 1.3 Os Recursos naturais e a fixação humana As primeiras comunidades recolectoras Desde há muitos milhares de anos que o Homem habita a Península Ibérica. Vieram de África através do estreito de Gibraltar.

Leia mais

Colette Swinnen. Ilustrações de Loïc Méhée. Tradução Hildegard Feist

Colette Swinnen. Ilustrações de Loïc Méhée. Tradução Hildegard Feist Colette Swinnen Ilustrações de Loïc Méhée Tradução Hildegard Feist Para minhas filhas, Cécile e Marianne Copyright 2008 by Actes Sud Graf ia atualizada segundo o Acordo Ortográf ico da Língua Portuguesa

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO

COLÉGIO XIX DE MARÇO COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 1 a PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a) Nº Ano: 6º Turma: Data: / /2016 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

AS PRIMEIRAS SOCIEDADES PRODUTORAS

AS PRIMEIRAS SOCIEDADES PRODUTORAS AS PRIMEIRAS SOCIEDADES PRODUTORAS No planeta terra, cerca de 10.000 a.c. os glaciares derretem e o clima torna-se mais quente e húmido em muitas regiões,alterando a paisagem. Também, em consequência das

Leia mais

1) Como quais finalidades os seres humanos criaram unidades de medida para marcar o tempo?

1) Como quais finalidades os seres humanos criaram unidades de medida para marcar o tempo? ATIVIDADE DE HISTÓRIA PROF. MARCELO SAMPAIO ALUNO(a): Turma Assunto(s): Capítulo 1 O pensamento histórico e a consciência do tempo OBS: Responda no seu caderno para posterior visto. Prezados alunos, O

Leia mais

A PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA. Paleolítico: Pedra Lascada Mesolítico: Pedra Polida Neolítico: Idade dos Metais

A PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA. Paleolítico: Pedra Lascada Mesolítico: Pedra Polida Neolítico: Idade dos Metais A PRÉ-HISTÓRIA A PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA Paleolítico: Pedra Lascada Mesolítico: Pedra Polida Neolítico: Idade dos Metais UTENSÍLIOS DE PEDRA LASCADA Lascas cortantes UTENSÍLIOS DE PEDRA POLIDA Anzóis de

Leia mais

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Avaliação Aulas

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Avaliação Aulas 7º ANO - PCA 1º PERÍODO 2012-2013 TEMA A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações A1 As sociedades recoletoras e as primeiras sociedades produtoras As primeiras conquistas do Homem Os grandes

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.:

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: PGA - Prova Global do Agrupamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 Departamento de Ciências Sociais e Humanas História 7.º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

As origens da humanidade. África: berço da Humanidade (c. 4 milhões de anos)

As origens da humanidade. África: berço da Humanidade (c. 4 milhões de anos) Paleolítico Período da vida da Humanidade caracterizado pelo uso da pedra lascada no fabrico de instrumentos (do grego paleos = antigo e lithos = pedra) As origens da humanidade África: berço da Humanidade

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 08 /05/2017 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende Atividades para Estudos Autônomos Data: 10 / 5 / 2019 Aluno(a): N o : Turma: Caro(a) aluno(a), Esta

Leia mais

Gabarito das Questões do Caderno de Estudante. História dos grandes personagens e das nações

Gabarito das Questões do Caderno de Estudante. História dos grandes personagens e das nações Gabarito das Questões do Caderno de Estudante Introdução A produção do conhecimento histórico Questão 4 Séculos XIX e XX Séculos XX e XXI Temas centrais pesquisados História dos grandes personagens e das

Leia mais

Arte na Pré-História

Arte na Pré-História Arte na Pré-História Pré-história é história???? Segundo os positivistas ( corrente filosófica), para considerar a História uma ciência é necessário que os fatos sejam provados cientificamente; Logo...

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 4

A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 4 Professor Marcos Antunes A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 4 www.professoredley.com.br HIPÓTESES PARA EXPLICAR O POVOAMENTO DA AMÉRICA O Povoamento da América O crânio de Luzia, encontrado em Lagoa Santa

Leia mais

Introdução a Construção Civil 1 ICCC1. Arquitetura na Pré- História

Introdução a Construção Civil 1 ICCC1. Arquitetura na Pré- História Introdução a Construção Civil 1 ICCC1 Arquitetura na Pré- História Docente: Verônica Freitas Origem e evolução da construção Civil - Arquitetura Sob o ponto de vista da História da Humanidade, a Construção

Leia mais

A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar.

A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar. HISTÓRIA DA ARTE A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar. Consideramos como arte pré-histórica todas

Leia mais

MODOS DE PRODUÇÃO COMUNISMO PRIMITIVO

MODOS DE PRODUÇÃO COMUNISMO PRIMITIVO TEMAS DE SOCIOLOGIA Evolução biológica e cultural do homem. A sociedade pré-histórica. O Paleolítico Bandos e hordas de coletores e caçadores. Divisão natural do trabalho. Economia coletora e nomadismo.

Leia mais

OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL

OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL Ensino Fundamental 2 Nome N o 6 o ano História Prof. Caco Data / / Ficha 5 OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL Norberto Luiz Guarinello I. Orientações: Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) e explique a sua

Leia mais

Conteúdo para recuperação do I Semestre 6º ANO

Conteúdo para recuperação do I Semestre 6º ANO Conteúdo para recuperação do I Semestre I Bimestre II Bimestre 6º ANO As primeiras sociedades; Mesopotâmia. Grécia: formação e consolidação; Grécia: Organização das cidades-estados. As primeiras sociedades;

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 6 o ano Unidade 1 5 Unidade 1 Nome: Data: 1. Leia os dois trechos a seguir e faça o que se pede em cada item. Trecho 1 Os hominídeos surgiram quando nossos ancestrais

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano PALEOLÍTICO Processo de hominização; Caça e coleta; Nômades; Controle do fogo; Pinturas rupestres. O CONTROLE DO FOGO POSSIBILITOU AO HOMEM... proteger-se dos animais;

Leia mais

CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA 1

CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA 1 CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA 1 NOTA 1. Por que os pré-históricos pintavam os animais nas paredes das cavernas? (1,0) a. Porque acreditavam

Leia mais

Evolução social dos povos agrícolas

Evolução social dos povos agrícolas Evolução social dos povos agrícolas O crescimento do grupo faz com que não seja mais reconhecido todo membro. Reforça-se grupo menor: Redução da liberdade matrimonial: permitido somente para clãs diferentes

Leia mais

MADSON SOARES ARTES PRÉ-HISTÓRIA PAZ NA ESCOLA

MADSON SOARES ARTES PRÉ-HISTÓRIA PAZ NA ESCOLA MADSON SOARES ARTES PRÉ-HISTÓRIA PAZ NA ESCOLA 1 2 # APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E PLANO DE CURSO # LEITURA DE TEXTO-IMAGEM # REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE ARTE # CONHECER E ENTENDER OS PERIODOS DA ARTE

Leia mais

O conhecimento das civilizações Profª Tathiane Milaré

O conhecimento das civilizações Profª Tathiane Milaré O conhecimento das civilizações Profª Tathiane Milaré Cultura própria: deuses, língua, escrita hieroglífica Importância do Rio Nilo na Agricultura Transporte: roda raiada e barco à vela Comércio: uso de

Leia mais

INSTRUÇÃO: Leia o texto com atenção e responda às questões 01,02 e 03: A agricultura

INSTRUÇÃO: Leia o texto com atenção e responda às questões 01,02 e 03: A agricultura Geografia 7º ANO - Ensino Fundamental II NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): ADRIANA RODRIGUES ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: GEOGRAFIA NOTA: INSTRUÇÃO:

Leia mais

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre.

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre. Terra entre rios * Mesopotâmia, que significa terra entre rios, é considerada o berço da civilização, já que foi nessa área que surgiram as primeiras cidades da História. Tigre A geografia da região é

Leia mais

OS PRIMEIROS PASSOS DA HUMANIDADE

OS PRIMEIROS PASSOS DA HUMANIDADE CAPÍTULO 2 OS PRIMEIROS PASSOS DA HUMANIDADE Origem do ser humano n Explicações para o surgimento dos seres humanos: Religiosa Científica Criacionismo O homem foi criado por um ser supremo. Evolucionismo

Leia mais

A ATIVIDADE AGRÍCOLA

A ATIVIDADE AGRÍCOLA A ATIVIDADE AGRÍCOLA AGRICULTURA Atividade que consiste no plantio de sementes e na colheita de vegetais. PECUÁRIA Atividade que consiste na criação de rebanhos. AGROPECUÁRIA Junção das atividades rurais:

Leia mais

GEOGRAFIA AGRÁRIA GERAL

GEOGRAFIA AGRÁRIA GERAL GEOGRAFIA AGRÁRIA GERAL ORIGENS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA Período Neolítico ( 12 mil anos antes de Cristo) foi o momento da constituição das primeiras técnicas e ferramentas utilizadas na domesticação e e cultivo

Leia mais

História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática. Lívia Lopes Azevedo

História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática. Lívia Lopes Azevedo História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática Lívia Lopes Azevedo O que é matemática? Segundo Boyer, (...) uma atividade intelectual altamente sofisticada, que não é fácil de definir, mas

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 01/04/2017 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA Etapas da Pré-História: Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): de 2.5 Milhões (M) de anos antes do presente (a.p.) até 100 mil (K)

Leia mais

Aula 01 Introdução aos estudos históricos

Aula 01 Introdução aos estudos históricos FB MED, M3, 3 ANO, ANUAL, INTENSIVO "O passado é, por definição, um dado que coisa alguma pode modificar. Mas o conhecimento do passado é coisa em progresso, que ininterruptamente se transforma e se aperfeiçoa.

Leia mais

Aula 3 de 4 Versão Professor

Aula 3 de 4 Versão Professor Aula 3 de 4 Versão Professor As Comunidades Indígenas Agora vamos conhecer um pouco das características naturais que atraíram essas diferentes ocupações humanas ao longo dos séculos para a Região da Bacia

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE I Parte 6

HISTÓRIA DA ARTE I Parte 6 ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE I Parte 6 Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul HISTÓRIA DA ARTE

Leia mais

Instrumentos de pedra Aperfeiçoamento de uma série de instrumentos feitos com pedra polida quais facas, machados, foices, enxadas e moinhos de pedra.

Instrumentos de pedra Aperfeiçoamento de uma série de instrumentos feitos com pedra polida quais facas, machados, foices, enxadas e moinhos de pedra. PERÍODO NEOLÍTICO A IDADE DA PEDRA POLIDA Aproximativamente entre 10.000 e 5.000 a.c., o período Paleolítico chegou ao fim. Os homens começaram as primeiras tentativas de domesticares animais e cultivar

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2019 1º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 1º do Ensino Médio J K L M N O NOTURNO Professor: ANDREIA SALES

Leia mais

Imagem 1 disponível em: Imagem 2 disponível em: HTTP.www.folha.uol.com.br. Acesso em 07/02/2014.

Imagem 1 disponível em:  Imagem 2 disponível em: HTTP.www.folha.uol.com.br. Acesso em 07/02/2014. 6º Fabiana Unidade I História Leia a letra da música de Lulu Santos: Como uma onda. Após a leitura dedicada, utilize a letra da música como ponto de reflexão para responder as questões 01 e 02. Pontuação

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.:

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: PGA - Prova Global do Agrupamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 Departamento de Ciências Sociais e Humanas História 7.º Ano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Pré-História e Antiguidade Das cavernas para o mundo. Professor Isaac Antonio Camargo

HISTÓRIA DA ARTE. Pré-História e Antiguidade Das cavernas para o mundo. Professor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE Pré-História e Antiguidade Das cavernas para o mundo Professor Isaac Antonio Camargo 1 1 DAS CAVERNAS PARA O MUNDO A Pintura Rupestre, assim denominada por por usar a rocha como suporte

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 1º

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 1º ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 1º Nome Nº Turma Data Nota Disciplina Artes Prof. Ana Carolina e Fernanda Valor A música nasceu com a natureza,

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 2º

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 2º ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 2º Nome Nº Turma Data Nota Disciplina Artes Prof. Ana Carolina e Fernanda Valor 1- A arte abstrata não tenta representar

Leia mais

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Aula 1.1 Conteúdo Pré-história e Arte egípcia.

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Aula 1.1 Conteúdo Pré-história e Arte egípcia. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Aula 1.1 Conteúdo Pré-história e Arte egípcia. 2 CONTEÚDO

Leia mais

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia As principais civilizações As principais civilizações da Antigüidade oriental são a suméria, assíria, acadiana, egípcia, hebraica, fenícia, hitita e persa. Civilização

Leia mais

MATÉRIAS: CIÊNCIAS NATURAIS, ANATOMIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LÍNGUA PORTUGUESA.

MATÉRIAS: CIÊNCIAS NATURAIS, ANATOMIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LÍNGUA PORTUGUESA. TÍTULO: O MUNDO DO NEANDERTAL DURAÇÃO DO VÍDEO: 50. GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: CIÊNCIAS NATURAIS, ANATOMIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LÍNGUA PORTUGUESA. DESCRIÇÃO Acompanhe de perto um pequeno clã de homens

Leia mais

Disciplina: HISTÓRIA Professora: ALESSANDRA PRADA

Disciplina: HISTÓRIA Professora: ALESSANDRA PRADA COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2012 Disciplina: HISTÓRIA Professora: ALESSANDRA PRADA Ano: 2012 Turma: 1º FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Paleolítico VENUS 11/8/2010 PALEOLÍTICO I NFERIOR

Paleolítico VENUS 11/8/2010 PALEOLÍTICO I NFERIOR Paleolítico - a principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo

Leia mais

Fundamentos econômicos da sociedade

Fundamentos econômicos da sociedade Fundamentos econômicos da sociedade Professora: Cristiane Vilela Disciplina: Sociologia Bibliografia: Introdução à Sociologia. Pérsio Santos de Oliveira. Introdução à Sociologia. João Guizzo. Na sociedade

Leia mais

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente HISTÓRIA aula Civilizações do Antigo Oriente Primeiras Civilizações Revolução Neolítica Domesticação de plantas e animais Nova dieta alimentar e início do sedentarismo Uso de metais e início de disputas

Leia mais

O NASCIMENTO DA CULTURA

O NASCIMENTO DA CULTURA HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I O NASCIMENTO DA CULTURA PRÉ-HISTÓRIA:Período Paleolítico, Neolítico. PRÉ-HISTÓRIA NO BRASIL. ARTE MESOPOTÂMIA: Sumérios, Assirios, Babilônicos.

Leia mais

Fundamentos da Arqueologia e Pré-história no Brasil

Fundamentos da Arqueologia e Pré-história no Brasil Fundamentos da Arqueologia e Pré-história no Brasil Material Teórico Os Períodos da História e Pré-história Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Elisabete Guilherme Revisão Textual: Profa. Esp. Kelciane

Leia mais

Indicações no livro Retratos da Arte 1 a edição atualizada

Indicações no livro Retratos da Arte 1 a edição atualizada Nome Nº Ano Ensino Turma 9 o Fund. II Disciplina Professor Natureza Trimestre/Ano Data Arte Alvaro Roteiro de estudos 1º - 2017 04/04/2017 Temas 1. A arte na Pré-História 2. A Pré-História sul-americana

Leia mais

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental O povoamento da América Quando ocorreu o povoamento da América? Não se sabe ao certo quando os primeiros povoadores chegaram a América, mas estudos baseados em vestígios

Leia mais

O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL

O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL Capítulo 10 BRASIL ocupação entre 15 a 40 mil anos Número de habitantes quando os portugueses aqui chegaram 4 a 5 milhões de nativos Sítios

Leia mais