DEFICIÊNCIA FÍSICA E TRABALHO COM PINTURA: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEFICIÊNCIA FÍSICA E TRABALHO COM PINTURA: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO"

Transcrição

1 DEFICIÊNCIA FÍSICA E TRABALHO COM PINTURA: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO Rafael Fernando da Costa Raphael Manzini Thamiris de Paula Pereira Leonardo Bruno da Silva Graziele Thomasinho de Aguiar Maria Amélia Almeida Márcia Duarte Galvani Universidade Federal de São Carlos Eixo Temático: Aspectos sociais das deficiências 1. Introdução Segundo o decreto nº 5296/04 (BRASIL, 2001), a deficiência física é a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física. Porém, o mesmo decreto traz a necessidade de conscientizar a sociedade sobre as potencialidades desses indivíduos, inclusive com relação à inclusão no mercado de trabalho. Nesse aspecto, a realização de artes plásticas atua como uma forma de expressão e tem potencial para agir como facilitadora para que a socialização de pessoas com deficiência física ocorra (ATTACK, 1995). Com a produção de suas próprias obras de artes, a pessoa com deficiência física, além de expor seus pensamentos e sentimentos, pode se tornar um dos colaboradores da renda familiar ao comercializar seus quadros, gerando autonomia para si e sua família. Essa possibilidade permite romper com o estigma de ter um corpo que não é apto para o trabalho e, portanto, excluído do sistema de produção (LEAL, MATTOS e FONTANA, 2013).

2 2. Objetivos O objetivo deste trabalho foi investigar a inclusão de pessoas com deficiência física no mercado de trabalho por meio da realização e comercialização de pinturas. 3. Método Participaram da pesquisa oito pessoas, sendo: quatro com deficiência física (cadeirantes e/ou com atrofia nas mãos), duas mulheres (A1 e A2) e dois homens (A3 e A4), todos com mais de 40 anos, que trabalham com a comercialização de pinturas há pelo menos dois anos; e quatro familiares (F1, F2, F3 e F4), um familiar por artista, todas mulheres com mais de 50 anos e mais de 15 anos de convivência com o artista. O critério de exclusão da participação dos artistas foi o diagnóstico de qualquer outra deficiência (visual, auditiva, intelectual). O recrutamento dos participantes se deu por consulta via internet de artistas com deficiência física que expõe seus quadros na web, com posterior contato via e/ou telefone. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética para pesquisa com seres humanos da Universidade Federal de São Carlos sob o CAAE Os locais de realização foram três cidades do interior do Estado de São Paulo, nas respectivas casas dos participantes. Como materiais, foi utilizado computador, telefone, um gravador de voz, folhas em papel sulfite com o roteiro da entrevista e Termo de consentimento livre e esclarecido. Perante o aceite do participante, via ou telefone, e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi realizada uma entrevista semiestruturada áudiogravada com o artista com deficiência física e com um de seus respectivos familiares, individualmente e separadamente, com duração de até uma hora. A entrevista constou de 16 perguntas abertas como, por exemplo, Qual a importância da arte na sua vida profissional hoje?, De que maneira a pintura a insere na sociedade?, Quais os apoiadores do seu trabalho artístico?, Você comercializa suas obras?. O áudio da entrevista de cada participante foi transcrito integralmente em ordem cronológica das falas. A partir das transcrições, foi realizado o procedimento de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) para a obtenção de descrições sistemáticas e qualitativas,

3 identificando conteúdos recorrentes intra e entre os entrevistados. Com isso, realizou-se uma interpretação dos conteúdos que continham uma síntese dos significados dos pontos principais de interesse deste trabalho. 4. Resultados e Discussão Considerando todos os participantes, pode-se notar que a realização e comercialização das pinturas possibilitaram a inserção dos artistas com deficiência física entrevistados como pessoas produtivas no mercado de trabalho, já que a pintura foi uma maneira de gerar autonomia financeira e uma forma de organização psicológica. Com relação à visão dos artistas sobre sua atividade de pintura enquanto profissão, todos apontaram a pintura como única forma de trabalho que se poderia enquadrar o mais próximo possível de um trabalho formal na vida atual deles. Como renda, sabe-se que A1 e A3 são aposentados por invalidez e A2 é aposentada por tempo de trabalho (professora). A4 não citou outra fonte de renda além do dinheiro ganho pela venda de suas obras, aliás, ele citou dificuldades financeiras inclusive para compra de material de trabalho. É importante informar que A4 não participa de nenhuma instituição que o ajude a divulgar suas pinturas. Diferente de A1, A2 e A3, que participam da Associação de pintores com a boca e os pés, fundada em A1, A2 e A3 reconhecem o valor da associação em suas vidas já que esta permite que suas obras sejam expostas, ganhando reconhecimento, inclusive internacional, ajudando-os em suas vendas. A2 até explicitou que se sente uma funcionária formal quando se refere à sua relação com a referida associação. Os artistas ainda citaram que não conseguem fazer uma diferenciação de vida pessoal e profissional com relação às artes. Há consenso entre os artistas, que entre a realização pessoal em fazer pintura e o descrédito atribuído a deficiência, o ganho monetário é um aspecto muito importante que influencia seu trabalho, conforme comentam em suas respostas:... ganho meu dinheiro que me sustenta, tenho independência financeira. (A3); Meu único meio de ganhar um trocado é com meus pincéis... (A4). Com relação aos familiares, todos salientaram a importância financeira do trabalho artístico para a família. Por exemplo, F2 e F3 afirmaram que a inclusão social de seus familiares ocorre por meio dos recursos financeiros provenientes da pintura, pois é por meio de sua obra que os artistas conseguem dinheiro para suprir a maioria de suas necessidades.

4 Apesar de caracterizarem o trabalho dos artistas positivamente, os familiares tem um conhecimento limitado quanto ao aspecto profissional ou de sentido técnico das pinturas. Por exemplo, F1, apesar de usar o termo profissional, não dá detalhes de quais são suas percepções acerca do exercício da pintura. F4 apenas indicou compreender a pintura como uma possível profissão de A4 devido à quantidade de clientes deste artista, já que houve um aumento no número de pessoas frequentando a moradia de A4 para comprar suas obras de arte. 5. Conclusões O objetivo deste trabalho foi investigar a inclusão de pessoas com deficiência física no mercado de trabalho por meio da comercialização de pinturas plásticas a partir de entrevistas realizadas com quatro pessoas com deficiência física que comercializam suas obras de arte e seus respectivos familiares. Constatou-se que todos os participantes consideraram a comercialização das obras de arte como um trabalho importante na vida dos artistas entrevistados, pois, além da realização pessoal, tal trabalho gera renda familiar. Os artistas encararam que a renda advinda das pinturas lhes ajuda a manter o trabalho, como para a compra de pincéis e tintas, além de se inserirem em diferentes espaços da comunidade, inclusive, da comunidade internacional. Os familiares também incentivaram o trabalho dos artistas devido à renda e à possibilidade dessas pessoas se engajarem no mercado produtivo da sociedade e serem reconhecidos pelas pessoas. Com relação às implicações desta pesquisa, pode-se dizer que os resultados mostraram a real colocação de pessoas com deficiência física no mercado de trabalho por meio de pinturas, gerando inclusão social. Porém, a investigação deste objetivo poderia revelar, ainda, algumas dificuldades enfrentadas na inclusão de pessoas com deficiência física no mercado artístico quando não há uma instituição de apoio, a exemplo de A4, que não está associado a nenhuma instituição e tem muitas dificuldades financeiras para continuar realizando seu trabalho. Pensando também que o desenvolvimento de habilidades artísticas pode se revelar como uma forma de engajamento em um trabalho rentável e de inclusão social, as escolas que recebem essa população deveriam se atentar quanto à formação artística de pessoas com deficiência física, não apenas como uma possível medida terapêutica, mas como possibilidade de auto expressão e renda.

5 A principal limitação da pesquisa foi a dificuldade de encontrar participantes com disponibilidade de realizar a entrevista, o que demonstra a necessidade de continuação das investigações, com esforços de ir ao encontro destes artistas em diferentes realidades do Brasil. Referências ATACK, S. M. Atividades artísticas para deficientes. Campinas, SP: Papirus, BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977 BRASIL. Decreto Lei nº 3.956, de 8 de Outubro de Disponível em: Acesso em: 22 de Junho de BRASIL. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. 2ª edição, Brasília: MTE, SIT, LEAL, D. R.; MATTOS, G. D.; FONTANA, R. T. Trabalhador com deficiência física: fragilidades e agravos auto referidos. Revista brasileira de enfermagem. [online]. v.66, n.1, pp ISSN , Disponível em: Acesso em: 22 de junho de 2015.

Grupo EB dia 05 de julho, 17 horas, sala vinho.

Grupo EB dia 05 de julho, 17 horas, sala vinho. Grupo EB dia 05 de julho, 17 horas, sala vinho. Painel: Resultados de Pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo Saúde na Educação Básica e abordagem Histórico-Cultural - SEBACH Bruna Domingos dos Santos.

Leia mais

AVALIAÇÃO QUALITATIVA COM TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL SOBRE ESTRATÉGIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS CONTRA A CÁRIE DENTÁRIA

AVALIAÇÃO QUALITATIVA COM TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL SOBRE ESTRATÉGIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS CONTRA A CÁRIE DENTÁRIA AVALIAÇÃO QUALITATIVA COM TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL SOBRE ESTRATÉGIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS CONTRA A CÁRIE DENTÁRIA Ana Cláudia Ramin Silva (PIBIC/Uem), Tânia Harumi Uchida, Larissa

Leia mais

Palavras-chave: Educação Especial, Educação Infantil, Autismo, Interação. 1. Introdução

Palavras-chave: Educação Especial, Educação Infantil, Autismo, Interação. 1. Introdução HABILIDADES DE INTERAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA ESCOLA Bianca Sampaio Fiorini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília. Débora Deliberato Universidade

Leia mais

5 As entrevistas. 5.1 Sobre os entrevistados

5 As entrevistas. 5.1 Sobre os entrevistados 5 As entrevistas 5.1 Sobre os entrevistados Para a presente dissertação de Mestrado foram entrevistados dez fotógrafos atuantes no mercado. A amostra foi composta por sete homens e três mulheres, cuja

Leia mais

METODOLOGIA Participantes Procedimentos Instrumentos

METODOLOGIA Participantes Procedimentos Instrumentos COMPROMETIMENTO PSICOPATOLÓGICO DA MEMÓRIA EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: UMA ANÁLISE DE TRÊS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA INTRODUÇÃO Luiz Andrade Neto - UFPB luizneto_jp@hotmail.com

Leia mais

Palavras chave: Educação em saúde; Asma; Atenção Primária à Saúde; Educação continuada; Metodologias ativas.

Palavras chave: Educação em saúde; Asma; Atenção Primária à Saúde; Educação continuada; Metodologias ativas. USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PERMANENTE COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: UMA PROPOSTA DE CUIDADO PARA CRIANÇAS COM ASMA Maria Wanderleya de Lavor Coriolano-Marinus 1

Leia mais

PSICOLOGIA, SISTEMA ÚNICO DE SAUDE E DIREITOS HUMANOS: RELATO DE UMA PSICÓLOGA SOBRE SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL.

PSICOLOGIA, SISTEMA ÚNICO DE SAUDE E DIREITOS HUMANOS: RELATO DE UMA PSICÓLOGA SOBRE SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL. PSICOLOGIA, SISTEMA ÚNICO DE SAUDE E DIREITOS HUMANOS: RELATO DE UMA PSICÓLOGA SOBRE SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL. BARROS, Aline; RISSON, Ana Paula; GORCZVESKI, Jucilane. Resumo Apresentação: Este trabalho

Leia mais

INCLUSÃO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NA ESCOLA JOÃO BATISTA LIPPO NETO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RECIFE.

INCLUSÃO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NA ESCOLA JOÃO BATISTA LIPPO NETO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RECIFE. INCLUSÃO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NA ESCOLA JOÃO BATISTA LIPPO NETO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO Introdução RECIFE. Eliana Ferreira Banja Fernandes PCR e-mail: elainebanja@hotmail.com Edielson

Leia mais

Eixo temático: Política Social e Trabalho

Eixo temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 A COMPREENSÃO DO CONCEITO VULNERABILIDADE SOCIAL PELOS TRABALHADORES DA POLITICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Aluna Gabriela Nunes da Silva PIC (PIBIC/Fundação Araucária) Unespar/Campus Paranavaí,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP DADOS DO PROJETO DE PESQUISA Título da Pesquisa: VIVÊNCIA DAS MULHERES DIAGNOSTICADAS COM CÂNCER DE COLO DE Pesquisador: Área Temática: Versão: 2 CAAE: 55716416.4.0000.0118

Leia mais

TÍTULO: A AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO.

TÍTULO: A AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO. TÍTULO: A AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: Psicologia INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE JAGUARIÚNA - FAJ AUTOR(ES):

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DOS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE PARA DESENVOLVIMENTO DE GAMES

ESTUDO COMPARATIVO DOS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE PARA DESENVOLVIMENTO DE GAMES ESTUDO COMPARATIVO DOS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE PARA DESENVOLVIMENTO DE GAMES QUE CONTRIBUAM COM A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRASNTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Mestranda Gisele Silva Araújo Dr. Manoel

Leia mais

FERNANDA CAROLINA TOLEDO DA SILVA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ATIVIDADES FÍSICAS

FERNANDA CAROLINA TOLEDO DA SILVA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ATIVIDADES FÍSICAS FERNANDA CAROLINA TOLEDO DA SILVA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA EM DIFERENTES CONTETOS DE ATIVIDADES FÍSICAS Marília 2015 Fernanda Carolina Toledo da Silva PARTICIPAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA

Leia mais

OS SABERES DOCENTES: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE

OS SABERES DOCENTES: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE OS SABERES DOCENTES: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE DUTRA, Maria - UFPE fatima.dutrac@hotmail.com SILVA, Danubia - UFPE danubiacarmo@hotmail.com OLIVEIRA, Jessica UFPE jessi_oliver17@hotmail.com

Leia mais

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE ADULTOS CEGOS RESUMO

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE ADULTOS CEGOS RESUMO 1 A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE ADULTOS CEGOS João Roberto Franco & Tárcia Regina da Silveira Dias 1 (Universidade Federal de São Carlos UFSCar)

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2016 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DE COMO SER UM BOM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DE DOCENTES.

TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DE COMO SER UM BOM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DE DOCENTES. TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DE COMO SER UM BOM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DE DOCENTES. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

Desde o início da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) percebe-se a necessidade de

Desde o início da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) percebe-se a necessidade de A Concepção de Integralidade em Saúde entre os Docentes dos Cursos de Graduação na Área da Saúde de um Centro Universitário RESUMO Desde o início da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) percebe-se

Leia mais

A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA OFICINA PROTEGIDA DE PADARIA DA APAE

A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA OFICINA PROTEGIDA DE PADARIA DA APAE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA OFICINA PROTEGIDA DE PADARIA DA APAE Tatiane Cristina Athayde Marques Glaucimara Pires Oliveira Universidade

Leia mais

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTES E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL João Roberto Franco Fundação Educacional de Araçatuba (FEA) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Elizandra Chimini Angeloni

Leia mais

Emoções da equipe multiprofissional na entrevista para doação de órgãos: estudo descritivo

Emoções da equipe multiprofissional na entrevista para doação de órgãos: estudo descritivo Emoções da equipe multiprofissional na entrevista para doação de órgãos: estudo descritivo Paula Isabella Marujo Nunes da Fonseca 1, Cláudia Mara de Melo Tavares 1 1 Universidade Federal Fluminense RESUMO

Leia mais

COLEGIADO DE ENFERMAGEM

COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTITUTO FORMAÇÃO COLEGIADO DE ENFERMAGEM 14 NOME 14 TÍTULO: subtítulo 16 BARRA DA ESTIVA 2015 14 NOME 14 TÍTULO: subtítulo 16 Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Colegiado do Curso Técnico

Leia mais

5 A pesquisa de campo

5 A pesquisa de campo 58 5 A pesquisa de campo Neste capítulo, apresenta-se a pesquisa qualitativa realizada junto a 9 mães, investigando, a partir das várias transformações pelas quais elas passaram, as representações que

Leia mais

INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO COMPETITIVO: percepções de profissionais de Recursos Humanos

INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO COMPETITIVO: percepções de profissionais de Recursos Humanos INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO COMPETITIVO: percepções de profissionais de Recursos Humanos Thelma Helena Costa Chahini. - Universidade Federal do Maranhão Maria da Piedade

Leia mais

DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM APOIADOS POR COMPUTADOR

DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM APOIADOS POR COMPUTADOR ENSINO E APRENDIZAGEM DO RACIOCÍNIO PARA O DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM APOIADOS POR COMPUTADOR Fabiane Santos Enembreck *, Marcia Regina Cubas**, Andreia Malucelli*** INTRODUÇÃO: O avanço da informática

Leia mais

3 Metodologia A estratégia de investigação adotada

3 Metodologia A estratégia de investigação adotada 3 Metodologia Este capítulo descreve os princípios da metodologia adotados no presente estudo, através da apresentação da estratégia de investigação adotada, do objeto de estudo, do papel da investigadora,

Leia mais

O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS

O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS Priscila de Carvalho Acosta, Universidade Federal da Grande Dourados; Morgana de Fátima Agostini Martins,

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES E A INCLUSÃO DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES E A INCLUSÃO DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES E A INCLUSÃO DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Larissa Guadagnini Thereza Makibara Ribeiro Márcia Duarte Universidade Federal de São Carlos Palavras-chave: Inclusão

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA NA GRAVIDEZ: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

OS BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA NA GRAVIDEZ: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA OS BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA NA GRAVIDEZ: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Jessica Caroline Sabino Pimentel j.carolinepimentel@gmail.com Kedma Augusto Martiniano Santos kedmaaugusto82@gmail.com Sheyla Christine

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP DADOS DO PROJETO DE PESQUISA Título da Pesquisa: MULHERES COM CÂNCER DE MAMA QUE PARTICIPAM DE UM GRUPO DE APOIO E AÇÕES PARA MINIMIZAR O ESTRESSE Pesquisador: Eniva Miladi

Leia mais

Práticas para Tratamento de Fatores Críticos de Sucesso

Práticas para Tratamento de Fatores Críticos de Sucesso Práticas para Tratamento de Fatores Críticos de Sucesso Raphael Freire, Davi Viana e Gleison Santos raphael.freire@uniriotec.br, davi.viana@lsdi.ufma.br, gleison.santos@uniriotec.br Contexto e Motivação

Leia mais

RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS: CONHECENDO O MODO DE VIDA DE SEUS MORADORES E SUA ITINERÂNCIA NOS ESPAÇOS SOCIAIS

RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS: CONHECENDO O MODO DE VIDA DE SEUS MORADORES E SUA ITINERÂNCIA NOS ESPAÇOS SOCIAIS RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS: CONHECENDO O MODO DE VIDA DE SEUS MORADORES E SUA ITINERÂNCIA NOS ESPAÇOS SOCIAIS Maria Joacineide de Macedo 1 Lia Fook 2 Rossana G. Saraiva 3 INTRODUÇÃO A reformulação das políticas

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Temática do recrutamento O recrutamento: É uma ação externa da empresa; Influência o mercado de recursos humanos; Absorve os candidatos de

Leia mais

REGULAMENTO ESTADUAL E FICHA DE INSCRIÇÃO

REGULAMENTO ESTADUAL E FICHA DE INSCRIÇÃO EXPOSICÃO DE ARTES VISUAIS SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA. 21 a 30 de agosto de 2013 na Assembleia Legislativa do Estado de SC. REGULAMENTO ESTADUAL E FICHA DE INSCRIÇÃO

Leia mais

A PERCEPÇÃO DO IDOSO QUANTO À ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PRESTADA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNCÍPIO DE BOA VISTA/RR

A PERCEPÇÃO DO IDOSO QUANTO À ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PRESTADA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNCÍPIO DE BOA VISTA/RR A PERCEPÇÃO DO IDOSO QUANTO À ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PRESTADA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNCÍPIO DE BOA VISTA/RR Rafaela Brito Gomes Lóz Universidade Estadual de Roraima- rafaelaloz@hotmail.com

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA

A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA Claudielda Nunes da Silva Santos 1 ; KesianeBelarmino da Silva 1 ; Rayana Priscilla Campos Santos¹; FrancyKelle Rodrigues Silva².

Leia mais

CUIDADOS DE ENFERMAGEM ÀS PESSOAS PORTADORAS DE COLOSTOMIA E/OU ILEOSTOMIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: NOTA PRÉVIA

CUIDADOS DE ENFERMAGEM ÀS PESSOAS PORTADORAS DE COLOSTOMIA E/OU ILEOSTOMIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: NOTA PRÉVIA CUIDADOS DE ENFERMAGEM ÀS PESSOAS PORTADORAS DE COLOSTOMIA E/OU ILEOSTOMIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: NOTA PRÉVIA Cláudia Bruna Perin¹ Érika Eberlline Pacheco dos Santos² Resumo O enfermeiro da Estratégia

Leia mais

Luís Sousa Carla Santos Leonor Carvalho Helena José

Luís Sousa Carla Santos Leonor Carvalho Helena José A intervenção humor, na perspetiva dos enfermeiros de um serviço de ortopedia The intervention humor, from the perspective of nurses in an orthopedics ward Luís Sousa Carla Santos Leonor Carvalho Helena

Leia mais

4. Metodologia da Pesquisa

4. Metodologia da Pesquisa 4. Metodologia da Pesquisa 4.1. Tipo de Pesquisa Entre as diversas estratégias que a pesquisa qualitativa abarca, o presente trabalho ficou restrito a uma determinada empresa - a Empresa Júnior da PUC-Rio

Leia mais

AS ANALOGIAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIALIZAÇÃO E ENTENDIMENTO DE CONTEÚDOS

AS ANALOGIAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIALIZAÇÃO E ENTENDIMENTO DE CONTEÚDOS AS ANALOGIAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIALIZAÇÃO E ENTENDIMENTO DE CONTEÚDOS Quênia Batista de Oliveira¹; Magno Clery da Palma Santos² ¹Discente da Licenciatura em Ciências

Leia mais

ASPECTOS FUNDAMENTAIS E FUNCIONAIS DO ENVELHECIMENTO PARA DE IDOSOS DE UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA

ASPECTOS FUNDAMENTAIS E FUNCIONAIS DO ENVELHECIMENTO PARA DE IDOSOS DE UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA ASPECTOS FUNDAMENTAIS E FUNCIONAIS DO ENVELHECIMENTO PARA DE IDOSOS DE UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA Verbena Santos Araújo Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB. E-mail: verbena.bio.enf@hotmail.com

Leia mais

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL NA VISÃO DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CES/UFCG

EDUCAÇÃO ESPECIAL NA VISÃO DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CES/UFCG EDUCAÇÃO ESPECIAL NA VISÃO DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CES/UFCG Larissa Lanay Germano de Queiroz (1); Rafaela Nivercy Félix da Silva (1); Lillian Fábia Bento de Oliveira (1);

Leia mais

CONCEPÇÕES DE UMA EQUIPE DE SAÚDE MENTAL DE UM CAPS SOBRE SEU TRABALHO

CONCEPÇÕES DE UMA EQUIPE DE SAÚDE MENTAL DE UM CAPS SOBRE SEU TRABALHO CONCEPÇÕES DE UMA EQUIPE DE SAÚDE MENTAL DE UM CAPS SOBRE SEU TRABALHO Rita Mello de Mello Cíntia Nasi Gicelle Galvan Marcio Wagner Camatta Jacó Fernando Schneider INTRODUÇÃO Frente aos avanços na legislação

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA POPULAÇÃO ATENDIDA PELA APAE DE VIÇOSA, MG Tamara Carolina Figueiredo 1, Isabel Cristina Silva 2.

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA POPULAÇÃO ATENDIDA PELA APAE DE VIÇOSA, MG Tamara Carolina Figueiredo 1, Isabel Cristina Silva 2. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA POPULAÇÃO ATENDIDA PELA APAE DE VIÇOSA, MG Tamara Carolina Figueiredo 1, Isabel Cristina Silva 2 Resumo: A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Viçosa, MG, atende

Leia mais

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA: ATUAÇÃO DO PROFESSOR E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA: ATUAÇÃO DO PROFESSOR E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA: ATUAÇÃO DO PROFESSOR E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO INTRODUÇÃO Alba Simone Nunes Viana Rodrigues E-mail: albasimone@hotmail.com Rosilma Ferreira de Sousa E-mail:

Leia mais

IMAGEM CORPORAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA PRATICANTES DE DANÇA SOBRE RODAS

IMAGEM CORPORAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA PRATICANTES DE DANÇA SOBRE RODAS IMAGEM CORPORAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA PRATICANTES DE DANÇA SOBRE RODAS Leila Marcia Azevedo Nunes Lionela da Silva Corrêa Kamila Pimentel dos Santos Universidade Federal do Amazonas Palavras-chave:

Leia mais

Mulheres empreendedoras abririam mão do próprio relacionamento em função da carreira, revela SPC Brasil

Mulheres empreendedoras abririam mão do próprio relacionamento em função da carreira, revela SPC Brasil Mulheres empreendedoras abririam mão do próprio relacionamento em função da carreira, revela SPC Brasil Pesquisa inédita traça perfil da empresária brasileira. Maioria divide as contas da casa, mas 47%

Leia mais

Bárbara Oliveira ROSA* Analúcia Bueno dos Reis GIOMETTI. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP - Câmpus de Franca.

Bárbara Oliveira ROSA* Analúcia Bueno dos Reis GIOMETTI. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP - Câmpus de Franca. O TRABALHO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO? Bárbara Oliveira ROSA* Analúcia Bueno dos Reis GIOMETTI Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP - Câmpus de Franca barbarass@hotmail.com.br

Leia mais

ACESSO A ÓRTESES E PRÓTESES POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO PROGRAMA BPC NA ESCOLA: CONEXÕES COM A INCLUSÃO EDUCACIONAL

ACESSO A ÓRTESES E PRÓTESES POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO PROGRAMA BPC NA ESCOLA: CONEXÕES COM A INCLUSÃO EDUCACIONAL ACESSO A ÓRTESES E PRÓTESES POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO PROGRAMA BPC NA ESCOLA: CONEXÕES COM A INCLUSÃO EDUCACIONAL Mileide Cristina Stoco de Oliveira Magda Campos Curcino Eliane Ferrari Chagas

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO IDOSO HOSPITALIZADO. Andressa de Fátima Silva* (PIBIC/AF/IS/CNPq), Herbert Leopoldo de Freitas Góes (Orientador), Viviani Camboin

Leia mais

PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE A INSERÇÃO DO SETOR DE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO ÀS GESTANTES EM UM HOSPITAL DO INTERIOR DA BAHIA

PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE A INSERÇÃO DO SETOR DE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO ÀS GESTANTES EM UM HOSPITAL DO INTERIOR DA BAHIA PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE A INSERÇÃO DO SETOR DE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO ÀS GESTANTES EM UM HOSPITAL DO INTERIOR DA BAHIA Silas Santos Carvalho 1 Universidade Estadual de Feira

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA REFERENTE AO USO DA FITOTERAPIA

PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA REFERENTE AO USO DA FITOTERAPIA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA REFERENTE AO USO DA FITOTERAPIA Ana Lígia Neves da Luz Luna 1 ; Thaís Isidório Cruz Bráulio 2 ; Renan Alves Silva 3 ; Maurício Lima da Silva 4 ; Geni Oliveira

Leia mais

A Extensão Universitária e o Envelhecimento Ativo: significações das pessoas idosas do Programa Integração de Gerações

A Extensão Universitária e o Envelhecimento Ativo: significações das pessoas idosas do Programa Integração de Gerações A Extensão Universitária e o Envelhecimento Ativo: significações das pessoas idosas do Programa Integração de Gerações Profª Ms. Cassandra Maria Bastos Franco-ICFemail:cassandra.franco@hotmail.com Prof.

Leia mais

INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA

INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA A ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA Maisa de Oliveira Sanday 1 Sônia Regina Leite de Almeida Prado 2 INTRODUÇÃO Apesar dos avanços na atenção a saúde

Leia mais

AS BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO

AS BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO AS BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO Carina Fiuza dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior Instituto Benjamin Constant Universidade

Leia mais

POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS PAE IMEPAC ARAGUARI

POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS PAE IMEPAC ARAGUARI POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS PAE IMEPAC ARAGUARI Araguari 2018 Aprovado pelo Comitê de Gestão em reunião do dia 03/12/2014 Atualizado em 2018 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3

Leia mais

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO BEM- ESTAR DA PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO BEM- ESTAR DA PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO BEM- ESTAR DA PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Tiago Lima Lacerda de Medeiros. Universidade Potiguar UnP. E-mail: tiagolacerdamedeiros@hotmail.com 1 Brene Ralf

Leia mais

A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TEA NA ESCOLA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TEA NA ESCOLA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TEA NA ESCOLA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas Antonia Bruna Ferreira Braga Emerson Alex Lino Dias Letícia Amélia Gonçalves

Leia mais

GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Linha de Pesquisa: Gestão em Serviços de Saúde Responsável pelo trabalho: SOARES, M. I. Instituição: Universidade

Leia mais

Palavras-chave: Acessibilidade. Deficiência Auditiva. Surdez. LIBRAS. Língua Brasileira de Sinais. Saúde.

Palavras-chave: Acessibilidade. Deficiência Auditiva. Surdez. LIBRAS. Língua Brasileira de Sinais. Saúde. CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE PARA INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM SERVIÇOS PARTICULARES DE SAÚDE DO ESTADO DO AMAPÁ. Aline Silva Ramos¹ Alexander Viana de Almeida Santos² Bruna Catriele Façanha Almeida²

Leia mais

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalho: implicações da baixa escolarização

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalho: implicações da baixa escolarização Inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalho: implicações da baixa escolarização Suelen Moraes de Lorenzo 1 e-mail: suelen.lorenzo@gmail.com Amabriane da Silva Oliveira e-mail: amabriane@r7.com

Leia mais

Mulheres e saúde: trabalhadoras rurais e vivências de violência - um estudo exploratório

Mulheres e saúde: trabalhadoras rurais e vivências de violência - um estudo exploratório Mulheres e saúde: trabalhadoras rurais e vivências de violência - um estudo exploratório Rejane Antonello Griboski 1, Dirce Bellezi Guilhem 1, Leides Barroso Azevedo Moura 1 1 Universidade de Brasília

Leia mais

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Introdução Lilian Ravazzi 1 Nilton Munhoz Gomes 2 Universidade Estadual de Londrina 3 Ao olharmos para uma pessoa que não conhecemos

Leia mais

3 Metodologia Tipo de pesquisa

3 Metodologia Tipo de pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa De acordo com as estratégias de pesquisa apresentadas por Creswell (2007), esta pesquisa é qualitativa na medida em que têm um caráter interpretativo de dados coletados

Leia mais

A AUTONOMIA DA MULHER BENEFICIÁRIA DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA. Eixo Temático - Política Social e Trabalho

A AUTONOMIA DA MULHER BENEFICIÁRIA DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA. Eixo Temático - Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 A AUTONOMIA DA MULHER BENEFICIÁRIA DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA Anna Flávia Gouvêa Falavinha, anaflaviagf@hotmail.com; Fernanda Balestri Neves, nanda_balestri@hotmail.com; Keila Pinna Valensuela

Leia mais

PERCEPÇÃO DO CUIDADOR SOBRE O CUIDADO E CONFORTO AO PACIENTE IDOSO COM SEQUELA NEUROLÓGICA EM UM HOSPITAL ESCOLA

PERCEPÇÃO DO CUIDADOR SOBRE O CUIDADO E CONFORTO AO PACIENTE IDOSO COM SEQUELA NEUROLÓGICA EM UM HOSPITAL ESCOLA PERCEPÇÃO DO CUIDADOR SOBRE O CUIDADO E CONFORTO AO PACIENTE IDOSO COM SEQUELA NEUROLÓGICA EM UM HOSPITAL ESCOLA Raissa Carla Paulino Silva e Moreira. Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: fisioraissa@hotmail.com

Leia mais

Lucas Aguiar Tomaz Ferreira 1 Daniela Seles de Andrade 2 Fernanda Viana de Alcantara 3 INTRODUÇÃO

Lucas Aguiar Tomaz Ferreira 1 Daniela Seles de Andrade 2 Fernanda Viana de Alcantara 3 INTRODUÇÃO O PAPEL DO NÚCLEO DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NEDET NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE SUDOESTE BAIANO: UM RETRATO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA MULHER Lucas Aguiar Tomaz Ferreira 1 Daniela Seles de

Leia mais

TÍTULO: ATITUDES EM RELAÇÃO À VELHICE: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO

TÍTULO: ATITUDES EM RELAÇÃO À VELHICE: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO TÍTULO: ATITUDES EM RELAÇÃO À VELHICE: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU AUTOR(ES):

Leia mais

O REPENSAR DO FAZER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NO PROCESSO DE REFLEXÃO COMPARTILHADA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

O REPENSAR DO FAZER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NO PROCESSO DE REFLEXÃO COMPARTILHADA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA O REPENSAR DO FAZER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NO PROCESSO DE REFLEXÃO COMPARTILHADA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Lenice Heloísa de Arruda Silva (UFGD) RESUMO No trabalho investigou-se, em um processo

Leia mais

DESAFIOS E NECESSIDADES DE INCLUSÃO NUMA ESCOLA TÉCNICA EM CAMPINA GRANDE-PB

DESAFIOS E NECESSIDADES DE INCLUSÃO NUMA ESCOLA TÉCNICA EM CAMPINA GRANDE-PB DESAFIOS E NECESSIDADES DE INCLUSÃO NUMA ESCOLA TÉCNICA EM CAMPINA GRANDE-PB Jakson Luis Galdino Dourado (1); Thiego Barros de Almeida Bradão (2) (Universidade Estadual da Paraíba, jaksonpsi@gmail.com)

Leia mais

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação

Leia mais

FAMÍLIA, ESCOLA E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.

FAMÍLIA, ESCOLA E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. FAMÍLIA, ESCOLA E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Andréia Jaqueline Devalle Rech - Autora Soraia Napoleão Freitas Co-autora Universidade Federal de Santa Maria Eixo Temático: Família

Leia mais

PERCEPÇÃO DO BIOMA CAATINGA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GOMES ALVES, PATOS PB

PERCEPÇÃO DO BIOMA CAATINGA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GOMES ALVES, PATOS PB PERCEPÇÃO DO BIOMA CAATINGA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GOMES ALVES, PATOS PB Alcileide Rodrigues de Morais 1 ; Geise dos Santos Pereira 1 ; Daniela Lima de Maria 1 ; Anni

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo

Leia mais

A CONCEPÇÃO DE ALUNOS INSTITUCIONALIZADOS SOBRE O ACESSO DE ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTES NA CIDADE DE MUZAMBINHO MG

A CONCEPÇÃO DE ALUNOS INSTITUCIONALIZADOS SOBRE O ACESSO DE ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTES NA CIDADE DE MUZAMBINHO MG A CONCEPÇÃO DE ALUNOS INSTITUCIONALIZADOS SOBRE O ACESSO DE ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTES NA CIDADE DE MUZAMBINHO MG Giordano de O. M. CLEMENTE¹; Ieda M. S. KAWASHITA²; Ana Flávia L. de OLIVEIRA³ Resumo

Leia mais

PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES.

PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES. PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES. Amayra Rocha da Silva Graduanda do Curso de Pedagogia. Bolsista-CNPq, UFPI. Profª. Drª. Maria da

Leia mais

Palavras-chave: Educação Física. Produção Colaborativa de Práticas Corporais Inclusivas. Alunos público alvo da Educação Especial. 1.

Palavras-chave: Educação Física. Produção Colaborativa de Práticas Corporais Inclusivas. Alunos público alvo da Educação Especial. 1. INCLUSÃO DE ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE REGULAR DE ENSINO DA CIDADE DE CATALÃO: ANÁLISE E ESTÍMULO DA PRODUÇÃO COLABORATIVA DE PRÁTICAS CORPORAIS INCLUSIVAS

Leia mais

USO DO TICKET RESTAURANTE FEVEREIRO 2019

USO DO TICKET RESTAURANTE FEVEREIRO 2019 USO DO TICKET RESTAURANTE FEVEREIRO 2019 39% COSTUMAM VENDER O TICKET RESTAURANTE/ VALE REFEIÇÃO Milhões de trabalhadores brasileiros recebem, mensalmente, o ticket alimentação ou vale refeição a fim de

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Sem certificação técnica

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Sem certificação técnica Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

TERAPIA OCUPACIONAL: PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE A PROFISSÃO NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ.

TERAPIA OCUPACIONAL: PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE A PROFISSÃO NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ. TERAPIA OCUPACIONAL: PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE A PROFISSÃO NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ. José Júnior Bezerra da Silva 1 ; Gracinda Maria Gomes Alves 2 1 Universidade Estadual de Ciências da Saúde

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES Silvia Nogueira Cordeiro* (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicanálise, departamento

Leia mais

DIÁLOGO SOBRE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE VALORIZAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

DIÁLOGO SOBRE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE VALORIZAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DIÁLOGO SOBRE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE VALORIZAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Cícero Alves do Nascimento¹ Bárbara Dayane Silva Costa² Gabriela Carvalho Ribeiro³ Albertina Marília Alves Guedes

Leia mais

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES Luciana Silva Nascimento Estudante do Curso de Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão UFMA. E-mail: luciana.ns@uol.com.br

Leia mais

MULHERES EMPREENDEDORAS: UM ESTUDO EM EMPREENDIMENTOS CONQUISTENSE SOBRE A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES

MULHERES EMPREENDEDORAS: UM ESTUDO EM EMPREENDIMENTOS CONQUISTENSE SOBRE A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES MULHERES EMPREENDEDORAS: UM ESTUDO EM EMPREENDIMENTOS CONQUISTENSE SOBRE A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES Ananda Silveira Bacelar 1 Robson Amaral Santos 2 Almiralva Ferraz Gomes 3 INTRODUÇÃO A participação

Leia mais

INCLUSÃO ESCOLAR: DIFICULDADE DE INSERÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL

INCLUSÃO ESCOLAR: DIFICULDADE DE INSERÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL INCLUSÃO ESCOLAR: DIFICULDADE DE INSERÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL LIMA, B. C. M 1 ; ALVES, L. C. S; GENARI, J. P.; 2 SILVA, N. F. Resumo A inclusão escolar é um tema recente, apesar de existirem leis que

Leia mais

Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior

Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior Natália Pimenta 1 e Maria Inês Ribas Rodrigues 2 Universidade Federal do ABC 1 natalia.pimenta@aluno.ufabc.edu.br, 2

Leia mais

V Jornada das Licenciaturas da USP/IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas - SeLic: A

V Jornada das Licenciaturas da USP/IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas - SeLic: A Portfólio: análise das percepções dos graduandos de bacharelado e licenciatura em enfermagem sobre a docência Júlia Casemiro Barioni, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, Marta Angélica Iossi Silva, Luciane

Leia mais

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos Educação Infantil na BNCC: possibilidades para uma construção curricular Alessandra Jácome Coordenadora de Currículo da Educação

Leia mais

Inclusão de PNE através de EaD

Inclusão de PNE através de EaD Inclusão de PNE através de EaD A educação no Brasil mudou significativamente devido a implantação de métodos Inspirados em experiências concretizadas na Europa e Estados Unidos, alguns brasileiros iniciaram,

Leia mais

II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM

II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM 1 II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM Fortaleza - CE 23 a 25 de Maio de 2016 CONHECIMENTO E USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS POR PROFISSIONAIS DO SEXO DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI Edimara

Leia mais

Engajamento uma via de mão dupla

Engajamento uma via de mão dupla Pré-Congresso uma via de mão dupla Agatha Machado Núcleo de Lanakaná Psicológa com especialização em Dinâmica dos Grupos pelo SBDG, pós graduada em Administração de RH pela FAAP e MBA em Gestão de RH,

Leia mais

PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE REMÍGIO.

PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE REMÍGIO. PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE REMÍGIO. Lidiane Rodrigues Diniz; Universidade Federal da Paraíba lidiany-rd@hotmail.com Ana Cristina

Leia mais

INCLUSÃO ESCOLAR, EMPODERAMENTO FAMILIAR E O DIREITO À EDUCAÇÃO.

INCLUSÃO ESCOLAR, EMPODERAMENTO FAMILIAR E O DIREITO À EDUCAÇÃO. INCLUSÃO ESCOLAR, EMPODERAMENTO FAMILIAR E O DIREITO À EDUCAÇÃO. Carolina dos Santos Arioza Dulcéria Tartuci Universidade Federal de Goiás Regional Catalão Eixo Temático: 10 Agência Financiadora: Capes

Leia mais

8. CONCLUSÃO. Perfil dos artistas

8. CONCLUSÃO. Perfil dos artistas 8. CONCLUSÃO As atividades ligadas à arte e cultura vêm assumindo posições de destaque como fonte de crescimento econômico e desenvolvimento sustentável. Diversos estudos indicam que as indústrias criativas

Leia mais

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE ARARA PB NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE ARARA PB NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE ARARA PB NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR. André Santos da Costa Universidade Estadual da Paraíba- UEPB- andrecosta2011@hotmail.com.br

Leia mais

TGD - O POSICIONAMENTO DA ESCOLA REGULAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO. PALAVRAS - CHAVE: Autismo. Ações pedagógicas. Escola inclusiva.

TGD - O POSICIONAMENTO DA ESCOLA REGULAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO. PALAVRAS - CHAVE: Autismo. Ações pedagógicas. Escola inclusiva. TGD - O POSICIONAMENTO DA ESCOLA REGULAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO Aletéia Cristina Bergamin¹ Célia Regina Fialho Bortolozo² Profª Dra Eliana Marques Zanata³ Universidade Estadual Paulista Júlio

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Anais IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Propostas e ações inclusivas: impasses e avanços Belo Horizonte 17 a 20 de outubro de 2006 Sessões

Leia mais

A FUNCIONALIDADE E IMPORTÂNCIA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A FUNCIONALIDADE E IMPORTÂNCIA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A FUNCIONALIDADE E IMPORTÂNCIA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Larissa Hosana Paiva de Castro 1 ; Roberta de Carvalho Freitas²; Quezia Rafael Figueredo Santos 3 ; Sabrina

Leia mais