Manual do Usuário Nokia 3710 fold

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Usuário Nokia 3710 fold"

Transcrição

1 Manual do Usuário Nokia 3710 fold Edição 1.2.

2 2 Conteúdo Conteúdo Segurança 4 Introdução 5 Teclas e componentes 5 Inserir o cartão SIM e a bateria 5 Inserir e remover o cartão de memória 6 Carregar a bateria 7 Antena GSM 8 Acessórios 8 Ligar 9 Seu dispositivo 9 Serviços de rede 10 Códigos de acesso 10 Ligar e desligar o dispositivo 11 Tela inicial 11 Navegar nos menus 12 Bloquear as teclas 13 Funções sem um cartão SIM 13 Perfil de vôo 13 Suporte e atualizações 14 Suporte 14 My Nokia 14 Download de conteúdo 15 Atualizar software usando seu PC 15 Atualizações do software via OTA 15 Restaurar configurações originais 16 Personalizar seu dispositivo 16 Configurações básicas 16 Personalizar seu dispositivo 18 Conectar 20 Serviços da operadora 22 Ficar conectado 23 Fazer chamadas 23 Texto e mensagens 26 e Mensagens instantâneas 29 Imagem e vídeo 32 Capturar imagens 32 Gravar videoclipes 33 Configurações de câmera e vídeo 33 Galeria 33 Imprimir imagens 34 Compartilhar imagens e videoclipes online 34 Cartão de memória 35 Entretenimento 36 Ouvir músicas 36 Web 39 Jogos e aplicativos 41 Mapas 42 Sobre o aplicativo Mapas 42 Nokia Map Loader 42 Sobre o GPS 43 Receptor GPS 43 Navegar até seu destino 43 Organizar 44 Gerenciar contatos 44 Cartões de visita 45 Data e hora 45 Despertador 46 Calendário 46 Lista de atividades 46 Notas 46 Nokia PC Suite 47 Calculadora 47 Contador regressivo 47 Cronômetro 47 Dicas ecológicas 48 Economizar energia 48 Reciclar 48 Saiba mais 48

3 Conteúdo 3 Informações de segurança e do produto 48 Índice 55

4 4 Segurança Segurança Leia estas diretrizes básicas. A falta de atenção a essas regras pode oferecer perigo ou ser ilegal. Leia o Manual do Usuário, na íntegra, para obter mais informações. PRECAUÇÃO AO LIGAR O DISPOSITIVO Não ligue o dispositivo quando o uso de aparelhos celulares for proibido ou quando houver a possibilidade de oferecer perigo ou causar interferência. SEGURANÇA AO VOLANTE EM PRIMEIRO LUGAR Respeite todas as leis locais aplicáveis. Sempre mantenha as mãos desocupadas para operar o veículo enquanto estiver dirigindo. Ao dirigir, a segurança ao volante deve ser sempre a sua primeira preocupação. SERVIÇO AUTORIZADO Somente técnicos autorizados podem instalar ou consertar este produto. ACESSÓRIOS E BATERIAS Utilize apenas acessórios e baterias aprovados. Não conecte produtos incompatíveis. EVITE O CONTATO COM ÁGUA Este dispositivo não é à prova d água. Mantenha-o seco. INTERFERÊNCIA Dispositivos sem fio podem estar sujeitos a interferências que podem afetar a sua operação. DESLIGUE O DISPOSITIVO EM ÁREAS RESTRITAS Siga as restrições aplicáveis. Desligue o dispositivo quando estiver a bordo de uma aeronave, próximo a equipamentos médicos, combustíveis, produtos químicos ou áreas de detonação.

5 Introdução 5 Introdução Conheça seu dispositivo, insira a bateria, o cartão SIM e o cartão de memória e conheça algumas informações importantes sobre o dispositivo. Teclas e componentes 1 Fone de ouvido 2 Tela 3 Botão Navi (tecla de navegação) 4 Tecla Chamar/Enviar 5 Microfone 6 Teclado 7 Câmera secundária 8 Teclas de seleção esquerda e direita 9 Botão Liga/Desliga 10 Flash da câmera 11 Lente da câmera 12 Conector Nokia AV (2,5 mm) 13 Teclas de volume 14 Alto-falante 15 Tela oculta 16 Conector do carregador 17 Conector de cabo micro USB 18 Orifício para tira de pulso Inserir o cartão SIM e a bateria Nota: Antes de remover as tampas, desligue o dispositivo e desconecte o carregador e qualquer outro dispositivo que esteja conectado a ele. Evite tocar nos componentes eletrônicos quando estiver substituindo as tampas. Sempre guarde e utilize o dispositivo com as tampas colocadas. O cartão SIM e seus contatos podem arranhar ou entortar facilmente; tome cuidado ao manusear, inserir ou remover o cartão.

6 6 Introdução 1 Abra a tampa traseira e remova-a. 2 Remova a bateria. 5 Coloque a tampa da bateria no dispositivo, de forma que os ganchos na parte superior da tampa estejam alinhados aos encaixes correspondentes no dispositivo. Deslize a tampa traseira para fechá-la. 3 Abra o compartimento do cartão SIM. Insira o cartão SIM no compartimento com o canto recortado voltado para baixo e a área de superfície de contato voltada para os contatos do dispositivo. O lado com o canto recortado se ajusta abaixo do anel interno do dispositivo. Feche o compartimento do cartão SIM. 4 Alinhe os contatos da bateria e insira a bateria. Inserir e remover o cartão de memória Use apenas cartões microsd compatíveis aprovados pela Nokia com este dispositivo. A Nokia adota padrões industriais aprovados para cartões de memória, mas algumas marcas podem não ser totalmente compatíveis com este dispositivo. Cartões incompatíveis podem danificar o cartão e o dispositivo, bem como corromper os dados armazenados no cartão. Seu dispositivo suporta cartões microsd com uma capacidade de no máximo 8 GB. O tamanho de um único arquivo não deve exceder 2 GB.

7 Introdução 7 Inserir o cartão de memória Carregar a bateria A bateria foi parcialmente carregada na fábrica. Se o dispositivo indicar carga baixa, faça o seguinte: 1 Conecte o carregador a uma tomada comum. 1 Desligue o dispositivo e remova a tampa traseira e a bateria. 2 Deslize o compartimento de cartão de memória para dentro para destraválo. 3 Abra o compartimento de cartão e insira o cartão de memória no compartimento com a superfície de contato voltada para dentro. 4 Feche o compartimento de cartão e deslize-o para travá-lo. 5 Recoloque a bateria e a tampa traseira. Remover o cartão de memória 1 Remova a tampa traseira e a bateria. 2 Abra o compartimento de cartão de memória e remova o cartão de memória. Feche o compartimento de cartão de memória. 3 Recoloque a bateria e a tampa traseira. 2 Conecte o carregador ao dispositivo. 3 Quando o dispositivo indicar carga completa, desconecte o carregador do dispositivo e, depois, da tomada. Também é possível carregar a bateria com um cabo USB, usando a energia de um computador. 1 Conecte o cabo USB a uma porta USB de um computador e ao seu dispositivo. 2 Quando a bateria estiver totalmente carregada, desconecte o cabo USB. Se a bateria estiver totalmente descarregada, o carregamento via USB pode não funcionar. Use o carregador no lugar. Você não precisa carregar a bateria durante um determinado período e pode usar o dispositivo enquanto a bateria está sendo carregada. Se a bateria estiver completamente descarregada, talvez demore vários minutos para que o indicador de carga apareça na tela ou para que qualquer chamada possa ser feita.

8 8 Introdução Carregar o dispositivo enquanto ouve o rádio pode afetar a qualidade da recepção. Antena GSM Fone de ouvido Aviso: Quando você usa um fone de ouvido, sua capacidade de ouvir sons externos pode ser afetada. Não use o fone de ouvido quando isso puder colocar a sua segurança em risco. Ao conectar qualquer dispositivo externo ou fone de ouvido (exceto aqueles aprovados pela Nokia para uso com este dispositivo) ao conector Nokia AV, preste atenção especial aos níveis de volume. O seu dispositivo pode conter antenas internas e externas. Evite tocar na área da antena desnecessariamente enquanto a antena estiver transmitindo ou recebendo sinais. O contato com as antenas afeta a qualidade da comunicação e pode fazer com que o dispositivo opere em um nível de consumo de energia superior durante a operação e reduza a vida útil da bateria. A figura mostra a área da antena GSM marcada em cinza. Não conecte produtos que geram um sinal de saída, pois isso pode causar danos ao dispositivo. Não conecte qualquer fonte de energia ao conector Nokia AV. Alça Acessórios Conectar um cabo USB 1 Abra a tampa traseira.

9 Ligar 9 2 Passe a alça e aperte-a. 3 Feche a tampa traseira. Ligar Saiba como ligar seu dispositivo e usar as funções básicas. Seu dispositivo O dispositivo sem fio descrito neste manual foi aprovado para uso nas Redes GSM 850, 900, 1800, 1900 e WCDMA 850, 1900, 2100 MHz. Para obter mais informações sobre redes, entre em contato com a operadora. O seu dispositivo pode conter favoritos e links pré-instalados para acesso a sites de terceiros. Eles não são associados à Nokia e a Nokia não endossa nem assume qualquer responsabilidade por eles. Se você acessar esses sites, deverá tomar as devidas precauções com relação à segurança ou ao conteúdo. Aviso: Para utilizar qualquer recurso deste dispositivo, com exceção do despertador, o dispositivo deverá estar ligado. Não ligue o dispositivo quando o uso de dispositivos sem fio puder causar interferência ou oferecer perigo. Ao usar este dispositivo, obedeça a todas as leis e respeite os costumes locais, bem como a privacidade e os direitos de terceiros, incluindo os direitos autorais. A proteção de direitos autorais pode impedir que algumas imagens, músicas e outros conteúdos sejam copiados, modificados ou transferidos. Faça cópias de segurança (backup) ou mantenha um registro por escrito de todos os dados importantes armazenados no dispositivo.

10 10 Ligar Antes de conectar este dispositivo a qualquer outro, leia o respectivo Manual do Usuário para obter instruções detalhadas sobre segurança. Não conecte produtos incompatíveis. As imagens deste manual podem ser diferentes daquelas exibidas na tela do seu dispositivo. Consulte o Manual do Usuário para obter mais informações importantes sobre o dispositivo. Serviços de rede Para utilizar o dispositivo, é necessário ter acesso aos serviços de uma operadora. Alguns recursos não estão disponíveis em todas as redes; para que possam ser utilizados, alguns recursos podem exigir adaptações específicas junto à operadora. Os serviços de rede envolvem a transmissão de dados. Entre em contato com a sua operadora para obter detalhes sobre as tarifas em sua rede local e quando em roaming. A operadora pode explicar quais cobranças se aplicam. É possível que a operadora tenha solicitado que alguns recursos fossem desabilitados ou que não fossem ativados em seu dispositivo. Nesse caso, esses recursos não aparecerão no menu do dispositivo. O dispositivo também pode apresentar itens personalizados, por exemplo, nomes de menu, ordem de menu e ícones. Códigos de acesso Para definir como o dispositivo utiliza configurações de segurança e códigos de acesso, selecione Menu > Configurações e Segurança > Códigos de acesso. O código de segurança ajuda a proteger seu dispositivo contra o uso não autorizado. O código predefinido é É possível alterar o código e definir o dispositivo para solicitá-lo. Algumas operações exigem o código de segurança independentemente das configurações, por exemplo, se você quiser restaurar as configurações originais. Mantenha o código em sigilo e em um lugar seguro, longe do dispositivo. Se você esquecer o código e o seu dispositivo for bloqueado, o dispositivo exigirá manutenção e tarifas adicionais poderão ser aplicadas. Para obter mais informações, entre em contato com um ponto Nokia Care ou o revendedor do seu dispositivo. O código PIN fornecido com o cartão SIM ajuda a proteger o cartão contra o uso não autorizado. O código PIN2, fornecido com alguns cartões SIM, é necessário para acessar determinados serviços. Os códigos PUK e PUK2 podem ser fornecidos com o cartão SIM. Se você digitar três vezes seguidas o código PIN incorretamente, será solicitado a digitar o código PUK. Se os códigos não forem fornecidos, entre em contato com a operadora. A senha de restrição é exigida quando o serviço de restrição de chamadas é usado para restringir chamadas para e do seu dispositivo (serviço de rede). Para exibir e alterar as configurações de módulo de segurança para o browser, selecione Menu > Configurações e Segurança > Módulo de segurança.

11 Ligar 11 Ligar e desligar o dispositivo Tela Ligar e desligar Pressione e mantenha pressionado o botão Liga/Desliga. Digitar o código PIN Se solicitado, digite o código PIN (exibido como ****). Definir a data e a hora Se solicitado, digite a data e a hora. Você pode ser solicitado a obter as definições de configuração do provedor de serviços (serviço de rede). Para obter mais informações, entre em contato com a operadora. Tela inicial Quando o dispositivo estiver pronto para uso e você não tiver digitado nenhum caractere, ele estará na tela inicial. 1 Intensidade do sinal da rede celular 2 Status da carga da bateria 3 Indicadores 4 Nome da rede ou o logotipo da operadora 5 Relógio 6 Data (somente se a tela inicial avançada estiver desativada) 7 Tela 8 Função da tecla de seleção esquerda 9 Função da tecla de navegação 10 Função da tecla de seleção direita Você pode alterar a função da tecla de seleção esquerda e direita. Consulte " Teclas de seleção esquerda e direita ", p. 19. Tela inicial avançada Com a tela inicial avançada, você pode exibir uma lista de informações selecionadas e recursos que podem ser acessados diretamente. Selecione Menu > Configurações e Tela > Tela inicial. Ativar a tela inicial avançada Selecione Modo de tela inicial > Ativar.

12 12 Ligar Organizar e personalizar a tela inicial avançada Selecione Personalizar exibição. Selecionar a tecla usada para ativar a tela inicial avançada Selecione Tecla de tela inicial. Navegar na tela inicial Vá para cima ou para baixo para navegar na lista e selecione Selecion., Ver ou Editar. As setas indicam que informações adicionais estão disponíveis. Interromper a navegação Selecione Sair. Atalhos Quando seu dispositivo estiver na tela inicial, você poderá usar atalhos. Listar chamadas não atendidas, recebidas e discadas Pressione a tecla Chamar. Para fazer uma chamada, vá até o número ou nome e pressione a tecla Chamar. Abrir o browser da Web Pressione e mantenha pressionado 0. Chamar o correio de voz Pressione e mantenha pressionado 1. Usar outras teclas como atalhos Consulte "Atalhos de discagem", p. 24. Indicadores Você tem mensagens não lidas. Você tem mensagens não enviadas, canceladas ou com falha. O teclado está bloqueado. O dispositivo não toca para chamadas recebidas ou mensagens de texto. Um alarme está definido. / O dispositivo está registrado em uma rede GPRS ou EGPRS. / Uma conexão GPRS ou EGPRS está aberta. / A conexão GPRS ou EGPRS está suspensa (em espera). A conectividade Bluetooth está ativada. Um sinal GPS está disponível. Não há sinal GPS disponível. Se você tem duas linhas telefônicas, a segunda linha está em uso. Todas as chamadas recebidas são desviadas para outro número. As chamadas são limitadas a um grupo restrito de usuários. O perfil ativo atualmente está programado. Um fone de ouvido está conectado ao dispositivo. O dispositivo está conectado a outro dispositivo, usando um cabo USB. Navegar nos menus O dispositivo oferece algumas funções que são agrupadas em menus. 1 Para acessar o menu, selecione Menu. 2 Navegue pelo menu e selecione uma opção (por exemplo, Configurações). 3 Se o menu selecionado contiver submenus, selecione um (por exemplo, Chamada). 4 Selecione a configuração de sua escolha.

13 Ligar 13 5 Para retornar ao nível de menu anterior, selecione Voltar. Para sair do menu, selecione Sair. Alterar a visualização de menu Selecione Opções > Vis. menu principal. Vá para a direita e selecione uma das opções disponíveis. Reorganizar o menu Selecione Opções > Organizar. Vá até o item de menu a ser movido e selecione Mover. Vá até onde você deseja mover o item de menu e selecione OK. Para salvar a alteração, selecione Concluído > Sim. Bloquear as teclas Bloqueie o teclado para evitar pressionamentos de tecla acidentais. Bloquear o teclado Selecione Menu e pressione * em 3,5 segundos. Desbloquear o teclado Selecione Liberar e pressione * em 1,5 segundos. Se solicitado, digite o código de bloqueio. Atender uma chamada quando o teclado está bloqueado Pressione a tecla Chamar. Quando você encerra ou rejeita uma chamada, o teclado é bloqueado automaticamente. chamadas para o número de emergência oficial programado no seu dispositivo. Funções sem um cartão SIM Algumas funções do seu dispositivo podem ser usadas sem inserir um cartão SIM, como funções do Organizador e jogos. Algumas funções aparecem inativas nos menus e não podem ser utilizadas. Perfil de vôo Em ambientes sensíveis a ondas de rádio, em que você não deve usar seu dispositivo, ainda é possível acessar seu calendário, lista de contatos e jogos offline, ativando o perfil de vôo. indica que o perfil de vôo está ativo. Ativar o perfil de vôo Selecione Menu > Configurações > Perfis e Vôo > Ativar ou Personalizar. Desativar o perfil de vôo Selecione qualquer outro perfil. Recursos adicionais são Prot. tecl. automática e Proteção do teclado. Consulte "Configurações do telefone", p. 16. Mesmo com o dispositivo ou teclado bloqueado, talvez seja possível fazer

14 14 Suporte e atualizações Aviso: No perfil de Vôo não é possível fazer ou receber chamadas, incluindo chamadas de emergência, nem utilizar outros recursos que exijam cobertura de rede.para fazer chamadas, altere primeiramente os perfis para ativar a função telefone. Se o dispositivo estiver bloqueado, digite o código de bloqueio. Se o dispositivo estiver bloqueado e no perfil de Vôo e for necessário fazer uma chamada de emergência, talvez seja possível digitar um número de emergência oficial programado no campo do código de bloqueio e selecionar "Chamar". O dispositivo confirmará que você está prestes a sair do perfil de Vôo para fazer uma chamada de emergência. Suporte e atualizações A Nokia o ajuda de várias formas a obter o máximo de vantagens do seu dispositivo. Suporte Quando quiser aprender mais sobre como usar seu produto ou se tiver dúvidas sobre como seu dispositivo deve funcionar, consulte o Manual do Usuário ou as páginas de suporte em support ou o site local da Nokia ou com um dispositivo móvel em (em inglês). Se isso não resolver o problema, faça o seguinte: Reinicie o dispositivo: desligue o dispositivo e remova a bateria. Depois de alguns segundos, recoloque a bateria e ligue o dispositivo. Restaure as configurações originais de fábrica, conforme explicado no manual do usuário. Atualize o software do dispositivo regularmente para obter desempenho ideal e possíveis novos recursos, conforme explicado no Manual do Usuário. Se o problema persistir, contate a Nokia para obter as opções de reparo. Consulte Antes de enviar o seu dispositivo para reparo, sempre faça um backup dos dados em seu dispositivo. My Nokia Selecione Menu > Aplicativos > Extras > Coleção > My Nokia.

15 Suporte e atualizações 15 My Nokia é um serviço gratuito que envia regularmente mensagens de texto contendo dicas, sugestões e suporte para seu dispositivo Nokia. Ele também permite navegar pelo site do My Nokia em que é possível encontrar detalhes sobre dispositivos Nokia, fazer download de toques, gráficos, jogos e aplicativos. Para usar o serviço My Nokia, ele deve estar disponível no país e ser suportado pela operadora. É necessário inscrever-se para usar o serviço. Tarifas de chamada se aplicam quando você envia mensagens para inscrever-se ou cancelar inscrição. Para obter os termos e condições, consulte a documentação fornecida com o dispositivo ou visite mynokia. Nota: Essa função não está disponível em todos os países ou regiões. Consulte sua operadora local para saber sobre a disponibilidade dessa função. Download de conteúdo Você pode fazer download de conteúdo novo (por exemplo, temas) para o seu dispositivo (serviço de rede). Importante: Utilize apenas serviços de confiança que ofereçam segurança e proteção adequadas contra softwares prejudiciais. Para verificar a disponibilidade de diferentes serviços e tarifas, contate a sua operadora. Atualizar software usando seu PC O Nokia Software Updater é um aplicativo para PC que permite atualizar o software do seu dispositivo. Para atualizar o software do dispositivo, é necessário um PC compatível, acesso à Internet banda larga e um cabo de dados USB compatível para conectar seu dispositivo ao PC. Para obter mais informações e fazer download do aplicativo Nokia Software Updater, acesse Atualizações do software via OTA Sua operadora pode enviar atualizações de software do dispositivo via OTA diretamente para o seu dispositivo (serviço de rede). Talvez essa opção não esteja disponível, dependendo do seu dispositivo. O download de atualizações de software pode envolver a transmissão de grandes quantidades de dados (serviço de rede). Certifique-se de que a bateria do dispositivo tenha energia suficiente ou conecte o carregador antes de iniciar a atualização. Aviso: Se você instalar uma atualização de software, não poderá utilizar o dispositivo, nem mesmo para fazer chamadas de emergência, até que a instalação esteja concluída e o dispositivo seja reiniciado. Faça backup dos dados antes de aceitar a instalação de uma atualização. Solicitar uma atualização de software 1 Selecione Menu > Configurações e Celular > Atualiz. do celular para solicitar atualizações de software disponíveis da sua operadora. 2 Selecione Detalhes sw. atual para exibir a versão atual do software e verificar se é necessária uma atualização.

16 16 Personalizar seu dispositivo 3 Selecione Downld. sw. celular para fazer download e instalar uma atualização de software. Siga as instruções. 4 Se a instalação tiver sido cancelada depois do download, selecione Instalar atualiz. sw. para iniciar a instalação. A atualização de software pode demorar alguns minutos. Se houver problemas com a instalação, entre em contato com sua operadora. Restaurar configurações originais Para restaurar as configurações originais do dispositivo, selecione Menu > Configurações > Rest. confs. orig. e uma das seguintes opções: Somente configurs. Redefina todas as configurações de preferência sem excluir nenhum dado pessoal. Tudo Redefina todas as configurações de preferência e exclua todos os dados pessoais, como contatos, mensagens, arquivos de mídia e teclas de ativação. Personalizar seu dispositivo Configure, personalize e conecte seu dispositivo do jeito que quiser. Configurações básicas Configurações do telefone Selecione Menu > Configurações e Celular. Selecione uma destas opções: Configs. idioma Para definir o idioma do dispositivo, selecione Idioma do celular e o idioma. Para definir o idioma do seu dispositivo de acordo com as informações no cartão SIM, selecione Idioma do celular > Automático. Status da memória Exiba o consumo de memória. Prot. tecl. automática Defina o teclado para ser bloqueado automaticamente depois de um determinado tempo, quando o dispositivo estiver na tela inicial e nenhuma função for usada. Proteção do teclado Defina o dispositivo para solicitar o código de segurança para desbloquear o teclado. Reconhecimento voz Configure os comandos de voz ou inicie o treinamento de reconhecimento de voz. Consulta de vôo Defina o dispositivo para solicitar o perfil de vôo quando o dispositivo for ligado. No perfil de vôo, todas as conexões de rádio são fechadas. Atualiz. do celular Permita atualizações de software da operadora (serviço de rede). As opções disponíveis podem variar. Modo de rede Para usar as redes GSM e (quando disponível) 3G, selecione Rede

17 Personalizar seu dispositivo 17 dupla. Essa opção não está disponível durante uma chamada ativa. Seleção de operadora Selecione manualmente que rede usar. Ativação textos ajuda Defina o dispositivo para exibir o texto de ajuda. Sinal inicial Reproduza um toque quando você liga o dispositivo. Opções manuseio flip Selecione o comportamento do dispositivo quando o flip é fechado. Conf. ações serv. SIM Acesse os serviços de rede adicionais do cartão SIM. Talvez essa opção não esteja disponível, dependendo do seu cartão SIM. Configurações de segurança Selecione Menu > Configurações e Segurança. Mesmo quando os recursos de segurança que restringem chamadas estiverem em uso (tais como restrição de chamadas, grupo fechado de usuários e discagem fixa), talvez seja possível fazer chamadas para o número de emergência oficial programado no dispositivo. A restrição de chamadas e o desvio de chamadas não podem estar simultaneamente ativos. Selecione uma das seguintes opções: Solicitaç. código PIN ou Solicit. código UPIN Configure o dispositivo para solicitar o código PIN ou UPIN todas as vezes ao ser ligado. Alguns cartões SIM não permitem que a solicitação de código seja desativada. Restrições chamadas Restrinja as chamadas entrantes e discadas do seu dispositivo (serviço de rede). É necessária uma senha de restrição. Discagem fixa Restrinja as chamadas discadas para números de telefone selecionados, se o seu cartão SIM oferecer suporte a esse recurso. Quando a discagem fixa estiver ativada, não serão permitidas conexões GPRS, exceto durante o envio de mensagens de texto por meio de uma conexão GPRS. Nesse caso, o número do telefone do destinatário e o número do centro de mensagens deverão estar incluídos na lista de discagem fixa. Gr. fechado usuários Defina um grupo de pessoas que você possa chamar e do qual possa receber chamadas (serviço de rede). Nível de segurança Para solicitar o código de segurança sempre que um novo cartão SIM for inserido no dispositivo, selecione Celular. Códigos de acesso Altere o código de segurança, o código PIN, o código UPIN, o código PIN2 ou a senha de restrição. Cód. PIN2 solicitado Configure o dispositivo para solicitar o código PIN2 ao usar um recurso específico do dispositivo protegido por esse código. Alguns cartões SIM não permitem que a solicitação de código seja desativada. Dependendo do seu cartão SIM, talvez essa opção não esteja disponível. Para obter detalhes, consulte a sua operadora. Código em uso Exiba e selecione o tipo de código PIN a ser usado. Certifics. autoridade ou Certificados usuário Exiba a lista de certificados de autoridade ou do usuário disponíveis para o seu dispositivo. Módulo de segurança Exiba Detalhes mód. segur., ative Solicit. PIN módulo ou altere o PIN do módulo e o PIN de assinatura. Essa função não está disponível em todos os países ou regiões.

18 18 Personalizar seu dispositivo Verifique com sua operadora de rede local a disponibilidade dessa função. Personalizar seu dispositivo Dê ao seu dispositivo um toque pessoal com toques musicais, fundos de tela e temas. Adicione atalhos para seus recursos favoritos e conecte acessórios. Perfis Seu dispositivo tem vários perfis, que você pode personalizar. Selecione Menu > Configurações e Perfis. Selecione o perfil desejado e uma das seguintes opções: Ativar Ative o perfil. Personalizar Modifique as configurações de perfil. Programável Defina o perfil a ser ativado para um determinado período. Quando o tempo definido para o perfil expirar, o perfil anterior que ainda não expirou torna-se ativo. Temas Com temas, você pode personalizar seu dispositivo. Selecione Menu > Configurações e Temas. Selecionar um tema Selecione Selecionar tema > Temas e um tema. Download de mais temas Selecione Downl. de temas. Toques Você pode modificar as configurações de toques do perfil ativo atual. Selecione Menu > Configurações e Toques. As mesmas configurações podem ser encontradas no menu Perfis. Luzes Você pode ativar ou desativar os efeitos de iluminação associados a diferentes funções do dispositivo. Selecione Menu > Configurações e Luzes. Tela Selecione Menu > Configurações e Tela. Selecione uma destas opções: Papel parede Adicione uma imagem de fundo à tela inicial. Tela inicial Ative, organize e personalize a tela inicial. Cor fonte na Tela inic. Selecione a cor da fonte da tela inicial. Detalhes Ícones da notificação tecla naveg. Exiba os ícones detalhes da tecla de em navegação notificações na de tela mensagens inicial. e chamadas não atendidas. Animação do flip Exiba uma animação ao abrir ou fechar o flip. Vis. menu principal Selecione o layout do menu principal. Tamanho da fonte Defina o tamanho da fonte para mensagens, contatos e páginas da Web. Logo da operadora Exiba o logotipo da operadora selecionada atualmente.

19 Personalizar seu dispositivo 19 Exib. inform. célula Exiba a identidade do celular, se disponível na rede. Meus atalhos Com atalhos pessoais, você obtém acesso rápido às funções do dispositivo usadas com freqüência. Selecione Menu > Configurações e Meus atalhos. Teclas de seleção esquerda e direita Para alterar a função atribuída à tecla de seleção esquerda ou direita, selecione Tecla seleç. esquerda ou Tecla seleção direita e a função desejada. Na tela inicial, se a tecla de seleção esquerda for Ir para, para adicionar, remover ou reorganizar funções, selecione Ir para > Opções > Selecionar opções ou Organizar. Outros atalhos Selecione uma destas opções: Tecla de navegação Atribua outras funções a partir de uma lista predefinida à tecla de navegação. Tecla de tela inicial Selecione o movimento da tecla de navegação para ativar a tela inicial. Atribuir atalhos de discagem Crie atalhos atribuindo números de telefone às teclas numéricas de 3 a 9. 1 Selecione Menu > Contatos > Disc. rápidas e vá até uma tecla numérica. 2 Selecione Atribuir ou, se um número já tiver sido atribuído à tecla, selecione Opções > Alterar. 3 Digite um número ou procure um contato. Comandos de voz Você pode usar comandos de voz para fazer chamadas, iniciar aplicativos e ativar perfis. Os comandos de voz dependem do idioma. Selecione Menu > Configurações e Celular. Definir o idioma Selecione Configs. idioma > Idioma do celular e o idioma. Treinar reconhecimento da sua voz Selecione Reconhecimento voz > Treino de voz. Ativar um comando de voz para uma função Selecione Menu > Configurações > Celular > Reconhecimento voz > Comandos de voz, um recurso e a função. indica que o comando de voz está ativado. Se não for exibido, selecione Adicionar. Reproduzir um comando de voz ativado Selecione Reprod.. Usar comandos de voz Consulte "Discagem de voz", p. 24. Renomear ou desativar um comando de voz Vá até uma função e selecione Opções > Editar ou Remover. Ativar ou desativar todos os comandos de voz Selecione Opções > Adicionar tudo ou Remover tudo.

20 20 Personalizar seu dispositivo Conectar Seu dispositivo oferece diversos recursos para conexão com outros dispositivos para transmitir e receber dados. Tecnologia Bluetooth Com a tecnologia Bluetooth, você pode conectar seu dispositivo, através de ondas de rádio, a um dispositivo Bluetooth compatível a uma distância de 10 metros. Selecione Menu > Configurações > Conectividade > Bluetooth. Este dispositivo está em conformidade com a Especificação Bluetooth EDR e suporta os seguintes perfis: Acesso SIM, envio de objetos, transferência de arquivos, fone de ouvido, viva-voz, acesso genérico, porta serial, troca de objeto genérico, rede dial-up, ID de dispositivo, acesso à agenda, aplicativo de descoberta de serviços, distribuição de áudio avançada, controle remoto de áudiovídeo e distribuição áudio-vídeo genérico. Para garantir a interoperabilidade com outros dispositivos que oferecem suporte à tecnologia Bluetooth, utilize acessórios Nokia aprovados para este modelo. Consulte os fabricantes de outros dispositivos para determinar a compatibilidade com este dispositivo. O uso de recursos que utilizam a tecnologia Bluetooth aumenta o consumo da bateria e reduz a sua vida útil. Definir uma conexão Bluetooth 1 Selecione Nome do meu celular e insira um nome para o seu dispositivo. 2 Para ativar a conectividade Bluetooth, selecione Bluetooth > Ligado. indica que a conectividade Bluetooth está ativa. 3 Para conectar seu dispositivo a um acessório de áudio, selecione Conect. acess. áudio e o acessório. 4 Para parear o seu dispositivo a qualquer dispositivo Bluetooth ao alcance, selecione Dispos. pareados > Adic. novo dispos.. 5 Vá até um dispositivo encontrado e selecione Adicionar. 6 Estabeleça uma senha comum (até 16 caracteres) com o usuário do outro dispositivo e digite-a no seu dispositivo. Para estabelecer a conexão, digite a senha no outro dispositivo, quando solicitado. A utilização do dispositivo no modo oculto é uma maneira mais segura de evitar softwares prejudiciais. Não aceite uma conexão Bluetooth de fontes não confiáveis. Como alternativa, desative a função Bluetooth. Isso não afeta as outras funções do dispositivo. Conectar seu PC à Internet É possível usar a tecnologia Bluetooth para conectar seu PC compatível à Internet sem o software PC Suite. O dispositivo deve poder conectar-se à Internet (serviço de rede) e o PC deve suportar a tecnologia Bluetooth. 1 Certifique-se de que seu dispositivo pode conectar-se à Internet. 2 Associe o dispositivo com seu PC usando a conectividade Bluetooth. O dispositivo abre automaticamente uma conexão de dados de pacote com a Internet.

21 Personalizar seu dispositivo 21 Cabo de dados USB Você pode usar o cabo de dados USB para transferir dados entre seu dispositivo e um PC compatível ou uma impressora que suporte PictBridge. Selecionar o modo USB Para ativar o dispositivo para transferência de dados ou impressão de imagens, conecte o cabo de dados USB e selecione uma das seguintes opções: PC Suite Use o Nokia PC Suite no seu PC. Impressão e mídia Use o dispositivo com uma impressora compatível com PictBridge ou um PC compatível. Armazen. dados Conecte-se a um PC que não tem nenhum software Nokia e use o dispositivo como armazenamento de dados Alterar o modo USB Selecione Menu > Configurações > Conectividade > Cabo de dados USB e o modo USB desejado. Conectar um dispositivo USB Você pode conectar um dispositivo de armazenamento USB (por exemplo, um memory stick) ao seu dispositivo, navegar no sistema de arquivos e transferir arquivos. 1 Conecte um cabo de adaptador compatível à porta USB do seu dispositivo. 2 Conecte o armazenamento USB ao cabo do adaptador. 3 Selecione Menu > Galeria e o dispositivo USB. Nem todos os dispositivos de armazenamento USB são suportados, dependendo do consumo de energia. Sincronização e backup Selecione Menu > Configurações > Sincr. e backup > Sincronização e uma das seguintes opções: Interc. telefônico Sincronize ou copie os dados selecionados entre seu dispositivo e outro usando a tecnologia Bluetooth. Criar backup Crie um backup dos dados selecionados. Restaur. backup Selecione um arquivo de backup armazenado e restaure-o no dispositivo. Selecione Opções > Detalhes para obter informações sobre o arquivo de backup selecionado. Transf. de dados Sincronize ou copie os dados selecionados entre seu dispositivo e outro, PC ou servidor de rede (serviço de rede). Dados de pacote O GPRS (General Packet Radio Service) é um serviço de rede que permite que dispositivos móveis sejam usados para enviar e receber dados por meio de um protocolo de Internet (IP) com base na rede. Para verificar a disponibilidade desses serviços e tarifas, contate a sua operadora. Selecione Menu > Configurações e Conectividade > Dados de pacote > Conex. dados pacote. Selecione uma destas opções: Quando preciso Estabeleça a conexão de dados de pacote apenas quando um

22 22 Personalizar seu dispositivo aplicativo precisar dela. A conexão é fechada quando o aplicativo é encerrado. Sempre on-line Conecte automaticamente uma rede de dados de pacote quando o dispositivo estiver ligado. Você pode usar o seu dispositivo como um modem conectando-o a um PC compatível. Para obter detalhes, consulte a documentação do Nokia PC Suite. Serviços da operadora Sua operadora fornece vários serviços adicionais que você pode usar. Para alguns desses serviços, podem ser aplicadas cobranças. Menu da operadora Acesse o portal de serviços da sua operadora. A operadora pode atualizar este menu com uma mensagem de serviço. Para obter mais informações, entre em contato com a sua operadora. Serviços SIM Seu cartão SIM pode fornecer serviços adicionais. Só será possível acessar esse menu caso ele seja suportado por seu cartão SIM. O nome e os conteúdos do menu dependem dos serviços disponíveis. Nota: Essa função não está disponível em todos os países ou regiões. Consulte sua operadora local para saber sobre a disponibilidade dessa função. Acessar esses serviços pode envolver o envio de mensagens ou uma chamada que podem ser cobrados. Registro de posição A rede pode enviar uma solicitação de posição (serviço de rede). Para cadastrarse e concordar com a entrega das informações de posicionamento, entre em contato com a operadora. Aceitar ou rejeitar uma solicitação de posicionamento de entrada Selecione Aceitar ou Recusar Exibir as solicitações de posicionamento mais recentes Selecione Menu > Registro > Posicionamento e Log de posição. Se você perder a solicitação, o dispositivo a aceitará ou rejeitará automaticamente conforme o que foi acordado com a operadora. Mensagens informativas e mensagens SIM Selecione Menu > Mensagens. Exibir mensagens informativas Selecione Mais > Mens. informaç.. Você pode receber mensagens de vários tópicos da operadora (serviço de rede). Para obter mais informações, entre em contato com a operadora. Exibir mensagens SIM Selecione Opções > Mensagens do SIM. As mensagens SIM são mensagens de texto específico, salvas no cartão SIM. Você pode copiar ou mover essas mensagens do SIM para a memória do dispositivo, mas não o contrário. Definições de configuração Você pode ajustar o seu dispositivo com as configurações necessárias para determinados serviços. Você poderá receber essas configurações como uma mensagem da sua operadora.

23 Ficar conectado 23 Selecione Menu > Configurações. Selecione Configuração e uma destas opções: Def. config. padrão Exiba os provedores de serviço salvos no dispositivo e defina um provedor padrão. Ativ. padr. tds. aplic. Ative as configurações padrão dos aplicativos com suporte. Pto. acesso preferido Exiba os pontos de acesso salvos. Configs. ger. disposit. Permita ou impeça que o dispositivo receba atualizações de software. Essa opção talvez não esteja disponível, dependendo do dispositivo. Configurs. pessoais Adicione manualmente novas contas pessoais para diversos serviços e ative-as ou exclua-as. Para adicionar uma nova conta pessoal, selecione Adicionar ou Opções > Adicionar nova. Selecione o tipo de serviço e digite os parâmetros necessários. Para ativar uma conta pessoal, vá até a conta e selecione Opções > Ativar. Ficar conectado Saiba como fazer chamadas, escrever texto, enviar mensagens e usar a funcionalidade de do seu dispositivo. Fazer chamadas Fazer uma chamada de voz Discar um número manualmente Digite 0 para chamadas DDD ou 00 para chamadas DDI, o código da operadora, o código de área do país ou da cidade e o número e pressione a tecla Chamar. Rediscar um número Para acessar a lista dos números discados na tela inicial, pressione a tecla Chamar. Selecione um número ou nome e pressione a tecla Chamar. Chamar um contato Selecione Menu > Contatos e Nomes. Selecione um contato e pressione a tecla Chamar. Manipular chamadas de voz Para manipular chamadas com o flip, selecione Menu > Configurações e Chamada > Atend. qdo. abrir flip. Atender uma chamada recebida Pressione a tecla Chamar ou abra o flip. Encerrar uma chamada Pressione a tecla Encerrar ou feche o flip. Silenciar o toque musical Selecione Silenciar. Quando o flip estiver fechado, pressione a tecla de volume.

24 24 Ficar conectado Recusar uma chamada recebida Pressione a tecla Encerrar. Quando o flip estiver fechado, pressione e mantenha pressionada a tecla de volume. Ajustar o volume em uma chamada Use as teclas de volume. Fazer uma chamada de vídeo Em uma chamada de vídeo, o vídeo gravado com a câmera frontal no seu dispositivo é mostrado ao destinatário da chamada de vídeo. Para fazer uma chamada de vídeo, você deve ter um cartão USIM e estar conectado a uma rede WCDMA. Para obter informações sobre disponibilidade e assinatura de serviços de chamada de vídeo, entre em contato com a operadora. A chamada de vídeo pode ser feita para um dispositivo compatível ou para um cliente ISDN, entre duas partes. As chamadas de vídeo não podem ser realizadas enquanto outra chamada de voz, de vídeo ou de dados estiver ativa. 1 Para iniciar uma chamada de vídeo, digite o número de telefone, incluindo o código de área. 2 Pressione e mantenha pressionada a tecla Chamar ou selecione Opções > Chamada de vídeo. Iniciar uma chamada de vídeo pode demorar algum tempo. Se a chamada não for bem-sucedida, você deverá tentar fazer uma chamada de voz ou enviar uma mensagem de vídeo. 3 Para encerrar a chamada, pressione a tecla Encerrar. Nota: Essa função não está disponível em todos os países ou regiões. Consulte sua operadora local para saber sobre a disponibilidade dessa função. Atalhos de discagem Você pode atribuir números de telefone às teclas numéricas de 3 a 9. 1 Selecione Menu > Contatos > Disc. rápidas e vá até uma tecla numérica. 2 Selecione Atribuir ou, se um número já tiver sido atribuído à tecla, selecione Opções > Alterar. 3 Digite um número ou procure um contato. 4 Para ativar a discagem com uma tecla, selecione Menu > Configurações e Chamada > Discagem rápida > Ativar. Usar um atalho de discagem Pressione uma tecla numérica e, em seguida, a tecla Chamar. Usar a discagem com uma tecla Pressione e mantenha pressionada uma tecla numérica. Discagem de voz Faça uma chamada telefônica dizendo o nome que está salvo em Contatos. Como os comandos de voz são dependentes de idioma, antes da discagem de voz, selecione Menu > Configurações e Celular > Configs. idioma > Idioma do celular e seu idioma. Nota: O uso de marcas vocais pode ser difícil em ambientes barulhentos ou em casos de emergência; portanto, não dependa apenas da discagem de voz em todas as circunstâncias.

25 Ficar conectado 25 1 Na tela inicial, pressione e mantenha pressionada a tecla de seleção direita. Um toque curto é emitido e Fale depois do toque é exibido. 2 Diga o nome do contato para o qual deseja discar. Se o reconhecimento de voz for bem-sucedido, uma lista com correspondências propostas será exibida. O dispositivo executa o comando de voz da primeira correspondência da lista. Se não for o comando correto, vá para outra entrada. Opções durante uma chamada Muitas opções que podem ser utilizadas durante a chamada são serviços de rede. Para consultar a disponibilidade, entre em contato com a sua operadora. Ativar opções durante uma chamada Selecione Opções. Algumas das opções de rede são Reter, Nova chamada, Adicion. à confer., Encerrar tds. chams. e o seguinte: Enviar DTMF Envie seqüências de tom. Alternar Alterne entre a chamada ativa e a chamada em espera. Transferir Conecte uma chamada em espera a uma chamada ativa e desconecte-se. Conferência Faça uma conferência telefônica. Chamada particular Inicie uma discussão privada em uma conferência telefônica. Mensagens de voz O correio de voz é um serviço de rede no qual você precisa se cadastrar. Para obter mais informações, entre em contato com a operadora. Acessar seu correio de voz Pressione e mantenha pressionado 1. Editar o número do seu correio de voz Selecione Menu > Mensagens > Mais > Mensagens voz e Núm. cx. correio voz. Mensagens de vídeo O correio de vídeo é um serviço de rede no qual você precisa se cadastrar. Para obter mais informações, entre em contato com a operadora. Acessar seu correio de vídeo Pressione e mantenha pressionado 2. Editar o número do seu correio de vídeo Selecione Menu > Mensagens e Mais > Mensags. vídeo > Núm. cx. correio víd.. Registro de chamadas Para exibir os detalhes de chamadas, mensagens, dados e sincronização, selecione Menu > Registro e o item desejado. Nota: A fatura real cobrada pela operadora, correspondente a chamadas e serviços, pode variar dependendo dos recursos da rede, do arredondamento para faturamento, dos impostos e assim por diante. Configurações de chamadas Selecione Menu > Configurações e Chamada e uma das seguintes opções:

26 26 Ficar conectado Chamada de Internet Configure o aplicativo de chamada de Internet (serviço de rede). Desvio de chamada Desvie as chamadas recebidas (serviço de rede). Talvez não seja possível desviar as chamadas se houver algumas funções de restrição de chamada ativas. Atend. c/ qualq. tecla Atenda uma chamada entrante pressionando rapidamente qualquer tecla, exceto o botão Liga/Desliga, as teclas de seleção esquerda e direita ou a tecla Encerrar. Rediscagem autom. O dispositivo discará o número de novo automaticamente se ocorrer falha na chamada. Ele fará dez tentativas de ligar para o número. Rdsc. aut. víd. p/ voz O dispositivo faz uma chamada de voz automaticamente para o mesmo número no qual uma chamada de vídeo falhou. Clareza de voz Melhore a inteligibilidade da fala, especialmente em ambientes barulhentos. Discagem rápida Disque os nomes e os números de telefone atribuídos às teclas numéricas (2 a 9) pressionando e mantendo pressionada a tecla numérica correspondente. Chamada em espera A rede o notificará de uma chamada entrante enquanto houver uma chamada em andamento (serviço de rede). Exib. duraç. chamada Exiba a duração da chamada em andamento. Resumo após cham. Exiba rapidamente a duração aproximada após cada chamada. Env. minha ID cham. Exiba o seu número de telefone para a pessoa que você está chamando (serviço de rede). Para usar a configuração estabelecida com o provedor de serviço, selecione Padrão.Esta opção depende da disponibilidade por parte da operadora. Consulte a sua operadora para verificar a disponibilidade desta opção na sua rede. Linha p/ chams. disc. Selecione a linha telefônica usada para fazer chamadas, caso o seu cartão SIM ofereça suporte a várias linhas (serviço de rede).esta opção depende da disponibilidade por parte da operadora. Consulte a sua operadora para verificar a disponibilidade desta opção na sua rede. Atend. qdo. abrir flip Atenda ou encerre uma chamada abrindo ou fechando o flip. Texto e mensagens Escreva texto e crie mensagens e notas. Escrever texto Modos de entrada de texto Para digitar texto, por exemplo, ao escrever mensagens, você poderá usar a entrada de texto tradicional ou prevista., e indicam a capitalização dos caracteres. indica o modo numérico. Alternar entre os modos de entrada de texto Selecione e mantenha pressionada a tecla Opções. Nem todos os idiomas são suportados pela entrada de texto previsto. Alternar entre capitalização de caracteres Pressione #.

27 Ficar conectado 27 Alternar entre os modos alfabético e numérico Pressione e mantenha pressionada a tecla #. Definir o idioma de escrita Selecione Opções > Mais > Idioma de escrita. Entrada de texto tradicional Escrever uma palavra Pressione uma tecla numérica de 2 a 9 repetidamente até que o caractere desejado seja exibido. Os caracteres disponíveis dependem do idioma de escrita selecionado. Se a próxima letra que quiser digitar estiver localizada na mesma tecla que a última digitada, aguarde até que o cursor seja exibido para digitar a próxima letra. Inserir marcas de pontuação comuns Pressione 1 repetidamente. Inserir caracteres especiais Pressione * e selecione um caractere na lista. Inserir um espaço Pressione 0. Entrada de texto previsto A entrada de texto previsto baseia-se em um dicionário interno ao qual também é possível adicionar novas palavras. Escrever uma palavra Pressione as teclas de 2 a 9. Pressione cada tecla apenas uma vez para uma letra. Confirmar uma palavra Vá para a direita ou pressione 0 para adicionar um espaço. Selecionar a palavra correta Se a palavra proposta não estiver correta, pressione * repetidamente e selecione a palavra desejada na lista. Adicionar uma palavra ao dicionário Se o caractere? for exibido depois da palavra que deseja escrever, esta não estará no dicionário. Para adicionar a palavra ao dicionário, selecione Soletrar. Digite a palavra usando a entrada de texto tradicional e selecione Salvar. Escrever uma palavra composta Escreva a primeira parte da palavra e navegue para a direita para confirmá-la. Escreva a próxima parte da palavra e confirme novamente. Mensagens de texto e multimídia É possível criar uma mensagem e anexar, por exemplo, uma foto. Seu dispositivo altera automaticamente uma mensagem de texto para mensagem multimídia quando um arquivo é anexado. Mensagens de texto O seu dispositivo suporta o envio de mensagens de texto com um número de caracteres além do limite permitido por mensagem. As mensagens mais longas são enviadas como uma série de duas ou mais mensagens. A sua operadora poderá cobrar levando em conta o número total de mensagens. Os caracteres acentuados, outros símbolos ou algumas opções de idioma ocupam mais espaço, o que diminui o limite de caracteres que podem ser enviados em uma única mensagem.

28 28 Ficar conectado O número total de caracteres restantes e o número de mensagens que precisam ser enviadas são exibidos. Para enviar mensagens, o número da central de mensagens correto deve ser armazenado no seu dispositivo. Normalmente, esse número é definido por padrão no cartão SIM. 1 Para definir o número manualmente, selecione Menu > Mensagens e Mais > Configs. mensagem > Mensagem texto > Centro de mensagens. 2 Digite o nome e o número fornecidos pela operadora. Mensagens multimídia Uma mensagem multimídia pode conter texto, imagens e som ou videoclipes. Somente dispositivos que possuam funções compatíveis poderão receber e exibir mensagens multimídia. A aparência de uma mensagem pode variar, dependendo do dispositivo receptor. A rede sem fio poderá limitar o tamanho das mensagens MMS. Se a imagem inserida exceder o limite, o dispositivo poderá compactá-la, de modo que ela possa ser enviada via MMS. Importante: Tenha cuidado ao abrir mensagens. As mensagens recebidas podem conter vírus ou ser de alguma forma prejudiciais ao dispositivo ou PC. Para verificar a disponibilidade e assinar o serviço de mensagens multimídia (MMS), entre em contato com a operadora. Criar uma mensagem 1 Selecione Menu > Mensagens e Criar mensagem. 2 Escreva sua mensagem. Para inserir um caractere especial ou um emoticon, selecione Opções > Inserir símbolo. Para anexar um objeto à mensagem, selecione Opções > Inserir objeto. O tipo de mensagem é alterado automaticamente para mensagem multimídia. 3 Para adicionar destinatários, selecione Enviar p/ e um destinatário. Para digitar um número de telefone ou o endereço de manualmente, selecione Número ou . Digite um número de telefone ou selecione e digite um endereço de . 4 Selecione Enviar. As mensagens multimídia são indicadas com um ícone na parte superior da tela. As operadoras podem ter tarifas diferentes, dependendo do tipo de mensagem. Para obter detalhes, consulte a operadora. Ler uma mensagem e responder Importante: Tenha cuidado ao abrir mensagens. As mensagens recebidas podem conter vírus ou ser de alguma forma prejudiciais ao dispositivo ou PC. Ler uma mensagem recebida Selecione Ver. Responder a uma mensagem Selecione Respond..

Introdução. Nokia N70

Introdução. Nokia N70 Introdução Nokia N70 2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People, Nokia Care e Pop-Port são marcas registradas ou não da Nokia Corporation. Outros nomes de produto e empresa

Leia mais

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar.

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar. GUIA PRÁTICO 1 Colocar ou retirar a tampa traseira. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. 5.0 Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga SIM2 Voltar Início Visão geral 3 Inserir ou retirar o SIM.

Leia mais

GUIA PRÁTICO. Câmera frontal. Diminuir/ Aumentar volume. Tecla Liga/ Desliga. Câmera. Sensor de impressão digital 5026J CJB1L43ALBRA

GUIA PRÁTICO. Câmera frontal. Diminuir/ Aumentar volume. Tecla Liga/ Desliga. Câmera. Sensor de impressão digital 5026J CJB1L43ALBRA GUIA PRÁTICO Câmera frontal Diminuir/ Aumentar volume 6" Tecla Liga/ Desliga Câmera Sensor de impressão digital 5026J 1 CJB1L43ALBRA 1 Carregue completamente o dispositivo para o primeiro uso. Abra a tampa

Leia mais

5.0. Guia Prático 5 4G. Luz de notificação 2 Inserir ou retirar a. Tecla Liga/ Desliga Aumentar/ Diminuir volume. tampa traseira. bateria.

5.0. Guia Prático 5 4G. Luz de notificação 2 Inserir ou retirar a. Tecla Liga/ Desliga Aumentar/ Diminuir volume. tampa traseira. bateria. 1 1 Inserir ou retirar a tampa traseira 5 4G Guia Prático Luz de notificação 2 Inserir ou retirar a bateria 2 5.0 Tecla Liga/ Desliga Aumentar/ Diminuir volume 3 Carregar a bateria * 4 4 4 Inserir ou retirar

Leia mais

5.2 GUIA PRÁTICO 5085N. Flash Câmera frontal. Sensor. Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga. Início/ sensor de impressão digital.

5.2 GUIA PRÁTICO 5085N. Flash Câmera frontal. Sensor. Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga. Início/ sensor de impressão digital. 1 Carregar a bateria. GUIA PRÁTICO Sensor Flash Câmera frontal Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga 2 Inserir ou retirar o SIM. 3 Inserir ou retiar o cartão microsd. 5.2 Início/ sensor de impressão

Leia mais

Manual do Usuário Nokia X3-00

Manual do Usuário Nokia X3-00 Manual do Usuário Nokia X3-00 Edição 3.0 2 Conteúdo Conteúdo Segurança 4 Início 6 Teclas e componentes 6 Inserir o cartão SIM e a bateria 8 Inserir e remover o cartão de memória 9 Carregar a bateria 11

Leia mais

Manual do Usuário Nokia X3-00. Edição 1

Manual do Usuário Nokia X3-00. Edição 1 Manual do Usuário Nokia X3-00 Edição 1 2 Conteúdo Conteúdo Segurança 4 Início 6 Teclas e componentes 6 Inserir o cartão SIM e a bateria 7 Inserir e remover o cartão de memória 8 Carregar a bateria 9 Antena

Leia mais

conheça o seu telefone

conheça o seu telefone conheça o seu telefone O nome MOTOROLA e sua logomarca estilizada M estão registrados no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA. Motorola, Inc. 2008 Algumas funções do telefone celular dependem da capacidade

Leia mais

Dash Jr. Manual do Usuário

Dash Jr. Manual do Usuário Dash Jr. Manual do Usuário 1 Conteúdo Informações de Segurança...4 Aparência e Principais Funções...6 Introdução...8 Funções Relativas às Ligações...9 Contatos... 11 Mensagens... 12 Navegador de Internet...

Leia mais

Nokia 6681 Guia Rápido EDIÇÃO 1

Nokia 6681 Guia Rápido EDIÇÃO 1 Nokia 6681 Guia Rápido 0903498 EDIÇÃO 1 Inserir o cartão SIM ou USIM e bateria 1 Com a parte de trás do aparelho voltada para cima, pressione o botão de segurança (1) e empurre a tampa na direção da seta

Leia mais

GUIA RÁPIDO CELULAR F2000g

GUIA RÁPIDO CELULAR F2000g 1 GUIA RÁPIDO CELULAR F2000g ÍNDICE 1-Abrindo seu celular Pag. 2 2-Configurar o telefone Pags. 2 e 3 1. Acessando o menu 2. Data e hora local (fundamental para funcionar o wifi) 3. Idioma 4. Transferindo

Leia mais

Lenovo Vibe C2. Guia de início rápido. Lenovo K10a40. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone.

Lenovo Vibe C2. Guia de início rápido. Lenovo K10a40. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Lenovo Vibe C2 Guia de início rápido Lenovo K10a40 Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Leitura antes de utilizar o smartphone Para sua segurança Antes de montar, carregar ou usar

Leia mais

Manual do Usuário Nokia C2-01

Manual do Usuário Nokia C2-01 Manual do Usuário Nokia C2-01 9224280 Edição 1.0 2 Conteúdo Conteúdo Segurança 4 Seu dispositivo 5 Serviços de rede 5 Início 7 Teclas e componentes 7 Inserir o cartão SIM e a bateria 7 Inserir um cartão

Leia mais

Telefone Avaya 374x DECT Guia de referência rápida

Telefone Avaya 374x DECT Guia de referência rápida Telefone Avaya 374x DECT Guia de referência rápida Este equipamento opera em caráter secundário, isto é, não tem direito à proteção contra interferência prejudicial, mesmo de estações do mesmo tipo, e

Leia mais

1.1 1.2 2.1 2.2 2.3 3.1 3.2 INTRODUÇÃO À UTILIZAÇÃO DO SEU TELEMÓVEL Conheça a localização das funcionalidades do seu telemóvel, botões, ecrã e ícones. Na parte de trás do seu telefone, poderá observar

Leia mais

Manual do Usuário Nokia X2 01

Manual do Usuário Nokia X2 01 Manual do Usuário Nokia X2 01 Edição 1.0 2 Conteúdo Conteúdo Segurança 4 Resumo do Nokia X2-01 5 Principais recursos 5 Teclas e componentes 5 Início 7 Inserir o cartão SIM e a bateria 7 Remover o cartão

Leia mais

CERTIFICADO DE GARANTIA Este certificado terá validade se acompanhado da Nota Fiscal de Compra do produto, objeto do presente certificado.

CERTIFICADO DE GARANTIA Este certificado terá validade se acompanhado da Nota Fiscal de Compra do produto, objeto do presente certificado. CERTIFICADO DE GARANTIA Este certificado terá validade se acompanhado da Nota Fiscal de Compra do produto, objeto do presente certificado. DADOS DO EQUIPAMENTO Número de série DADOS DO CONSUMIDOR Nome

Leia mais

1. Guia de Usuário Resumido. Celular modelo RIU 1

1. Guia de Usuário Resumido. Celular modelo RIU 1 1. Guia de Usuário Resumido Celular modelo RIU 1 1.1 Funções em destaque O celular não tem apenas aas funções básicas de um telefone móvel, mas também suporta funções avançadas, rápidas e práticas. Podem

Leia mais

FK1a Manual do Usuário

FK1a Manual do Usuário Português FK1a Manual do Usuário 2016 Akua Mobile 1 Contatos 1.Você pode armazenar números de telefone e nomes em Contatos. 2. Selecione um contato em Contatos para fazer uma ligação e pressione a tecla

Leia mais

Lenovo Vibe B. Guia de início rápido. Lenovo A2016b30. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone.

Lenovo Vibe B. Guia de início rápido. Lenovo A2016b30. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Lenovo Vibe B Guia de início rápido Lenovo A2016b30 Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Leitura antes de utilizar o smartphone Para sua segurança Antes de montar, carregar ou usar

Leia mais

Mensagens instantâneas

Mensagens instantâneas 2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People, Nokia Care e Nseries são marcas registradas ou não da Nokia Corporation. Outros nomes de produto e empresa mencionados neste manual

Leia mais

Xerox WorkCentre 6655 Impressora multifuncional em cores Painel de controle

Xerox WorkCentre 6655 Impressora multifuncional em cores Painel de controle Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário. 3 4 5 Tela de seleção por

Leia mais

Jenny TV Conteúdo

Jenny TV Conteúdo Jenny TV 2.8 - Conteúdo 1. Iniciando... 3 1.1 Instalando o Chip (cartão SIM), o Cartão SD (de Memória) e a Bateria... 3 2. Tipo de Entrada... 4 3. Guia do Menu... 5 3.1 Mensagens... 5 3.2 Contatos... 6

Leia mais

Telefone Digital 2410 Referência Rápida PT-BR, Edição 1, Junho de 2004

Telefone Digital 2410 Referência Rápida PT-BR, Edição 1, Junho de 2004 Telefone Digital 240 Referência Rápida 6-30034PT-BR, Edição, Junho de 2004 2 3 8 4 5 7 6 6 7 8 5 9 4 3 2 0 Teclas de apresentação /facilidades: Para acessar linhas internas e externas e facilidades programadas.

Leia mais

CA-40S 3G CA-40S 3G SINGLE SIM

CA-40S 3G CA-40S 3G SINGLE SIM CA-40S 3G CA-40S 3G SINGLE SIM 845 g 197x 170 x 60 mm DC 5V / 1000 ma 850, 900, 1800, 1900 e 2100 MHz DC 5V / 1000 ma 800 ma Até Até A utilização do CA-40S 3G Aquário é muito simples. Para começar, basta

Leia mais

Login. Guia de Início

Login. Guia de Início Guia de Início Antes de usar o produto, leia atentamente este manual e tenha-o à mão para consultas futuras. ATÉ A EXTENSÃO MÁXIMA PERMITIDA PELA LEI APLICÁVEL: O FORNECEDOR NÃO SERÁ RESPONSÁVEL PELO RESULTADO

Leia mais

ID de login (ID de contato) Senha

ID de login (ID de contato) Senha Antes de usar o produto, leia atentamente este manual e tenha-o à mão para consultas futuras. ATÉ A EXTENSÃO MÁXIMA PERMITIDA PELA LEI APLICÁVEL: O FORNECEDOR NÃO SERÁ RESPONSÁVEL PELO RESULTADO DA OPERAÇÃO

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android)

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

TUTORIAL PÁGINA INICIAL» SEÇÃO: IMPRIMIR» EXIBIR» SAIR»

TUTORIAL PÁGINA INICIAL» SEÇÃO: IMPRIMIR» EXIBIR» SAIR» TUTORIAL Diagrama do telefone As teclas e os conectores importantes. Navegar nos menus Conectar os fones de ouvido Tecla Virtual Esquerda Teclas de Volume Tecla Inteligente Fazer e atender ligações Inserir

Leia mais

Viva-voz HP UC. Guia do usuário

Viva-voz HP UC. Guia do usuário Viva-voz HP UC Guia do usuário Copyright 2014, 2015 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Bluetooth é uma marca comercial de seu proprietário e utilizada sob licença pela Hewlett-Packard Company. Windows

Leia mais

Lenovo K5. Guia de início rápido. Lenovo A7010a48. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone.

Lenovo K5. Guia de início rápido. Lenovo A7010a48. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Lenovo K5 Guia de início rápido Lenovo A7010a48 Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Leitura antes de utilizar o smartphone Para sua segurança Antes de montar, carregar ou usar o

Leia mais

Lenovo Vibe K6. Guia de início rápido. Lenovo K33b36. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone.

Lenovo Vibe K6. Guia de início rápido. Lenovo K33b36. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Lenovo Vibe K6 Guia de início rápido Lenovo K33b36 Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Leitura antes de utilizar o smartphone Para sua segurança Antes de montar, carregar ou usar

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA

GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA 1. REMOVA A TAMPA TRASEIRA 2. INSERIR O CARTÕES SIM EO CARTÃO DE MEMÓRIA 3. INSIRA A BATERIA 4. CARREGUE A BATERIA POR 8 HORAS ANTES DE LIGAR 5. LIGUE O TELEFONE E AGUARDE A CONFIGURAÇÃO

Leia mais

Lenovo Vibe C2. Guia do usuário v1.0. Lenovo K10a40

Lenovo Vibe C2. Guia do usuário v1.0. Lenovo K10a40 Lenovo Vibe C2 Guia do usuário v1.0 Lenovo K10a40 Noções básicas Antes de utilizar seu novo aparelho leia o guia de início rápido e o guia de regulamentação e legislação para celulares Lenovo. Encontre

Leia mais

Bem-Vindo. Guia Rápido. Conectar. Instalar. Aproveite

Bem-Vindo. Guia Rápido. Conectar. Instalar. Aproveite Bem-Vindo PT Guia Rápido 1 2 3 Conectar Instalar Aproveite O que tem na caixa? Aparelho Estação Base Fornecimento de energia para estação base Fio de Tomada 2 Pilhas AAA recarregáveis Comp da Bateria Guia

Leia mais

Xerox WorkCentre 5845 / 5855 / 5865 / 5875 / 5890 Painel de controle

Xerox WorkCentre 5845 / 5855 / 5865 / 5875 / 5890 Painel de controle 8 / 8 / 86 / 87 / 890 Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo com a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário.

Leia mais

Tabela de conteúdo Zoey 2.4

Tabela de conteúdo Zoey 2.4 Tabela de conteúdo Zoey 2.4 Funções das teclas...3 Primeiros passos...4 Guia de menus...6 Messagens...6 Contatos...7 O recurso agenda permite armazenar, procurar, editar e excluir 100 números de telefone

Leia mais

Índice. Layout do produto... 4 Botões Carregador... 5 Como carregar seu watch Pulseira do watch... 6 Como trocar a pulseira do watch...

Índice. Layout do produto... 4 Botões Carregador... 5 Como carregar seu watch Pulseira do watch... 6 Como trocar a pulseira do watch... Índice Layout do produto... 4 Botões... 4 Carregador... 5 Como carregar seu watch... 5 Pulseira do watch... 6 Como trocar a pulseira do watch... 6... 7 Como obter um SIM... 7 Como inserir o SIM... 8...

Leia mais

1.1 1.2 2.1 2.2 2.3 3.1 3.2 INTRODUÇÃO À UTILIZAÇÃO DO SEU TELEMÓVEL Conheça a localização das funcionalidades do seu telemóvel, botões, ecrã e ícones. Na parte de trás do seu telefone, poderá observar

Leia mais

Painel de controle. Impressora Multifuncional em Cores Xerox WorkCentre 6655 Tecnologia Xerox ConnectKey 2.0

Painel de controle. Impressora Multifuncional em Cores Xerox WorkCentre 6655 Tecnologia Xerox ConnectKey 2.0 Tecnologia Xerox ConnectKey.0 Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário.

Leia mais

Este manual foi elaborado para auxiliá-lo na utilização do novo sistema de telefonia Alcatel.

Este manual foi elaborado para auxiliá-lo na utilização do novo sistema de telefonia Alcatel. Introdução Este manual foi elaborado para auxiliá-lo na utilização do novo sistema de telefonia Alcatel. A seguir, apresentaremos a descrição do aparelho telefônico digital Alcatel 4018, bem como os códigos

Leia mais

Lenovo Vibe K6 PLUS. Guia de início rápido. Lenovo K53b36. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone.

Lenovo Vibe K6 PLUS. Guia de início rápido. Lenovo K53b36. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Lenovo Vibe K6 PLUS Guia de início rápido Lenovo K53b36 Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Leitura antes de utilizar o smartphone Para sua segurança Antes de montar, carregar ou

Leia mais

715 g 225 x 155 x 70 mm. DC 5V / 500mA. DC 5V / 500mA

715 g 225 x 155 x 70 mm. DC 5V / 500mA. DC 5V / 500mA CA-40S 715 g 225 x 155 x 70 mm DC 5V / 500mA DC 5V / 500mA 120 A utilização do CA-40S Aquário é muito simples. Para começar, basta inserir um cartão SIM válido, fornecido pela operadora de telefonia móvel

Leia mais

Lenovo K6. Guia do usuário v1.0. Lenovo K33b36

Lenovo K6. Guia do usuário v1.0. Lenovo K33b36 Lenovo K6 Guia do usuário v1.0 Lenovo K33b36 Conceitos básicos Antes de usar estas informações e o produto a elas relacionado, leia o Guia de início rápido e o Guia de diretrizes legais do celular Lenovo.

Leia mais

motorola W220 Conhecendo seu telefone Fone de ouvido Porta da bateria Tecla S para Navegação Teclas de volume Tecla N para Enviar

motorola W220 Conhecendo seu telefone Fone de ouvido Porta da bateria Tecla S para Navegação Teclas de volume Tecla N para Enviar Conhecendo seu telefone Fone de ouvido Acessório do porta celular Porta da bateria Tecla virtual esquerda Teclas de volume Tecla N para Enviar Tecla S para Navegação Tecla virtual direita Tecla M para

Leia mais

IP Office J139 Guia de Referência Rápida do Telefone

IP Office J139 Guia de Referência Rápida do Telefone Fazer chamadas J139 Guia de Referência Rápida do Telefone Se você não estiver em uma chamada, simplesmente disque o número. O primeiro botão de apresentação disponível é usado para a chamada. Ou, pressione

Leia mais

FAQ para Eee Pad TF201

FAQ para Eee Pad TF201 FAQ para Eee Pad TF201 BP6915 Gerenciamento de arquivos... 2 Como faço para acessar meus dados armazenados no cartão microsd, SD e dispositivos USB?... 2 Como faço para mover o arquivo selecionado para

Leia mais

Xerox ColorQube 9301 / 9302 / 9303 Painel de controle

Xerox ColorQube 9301 / 9302 / 9303 Painel de controle Xerox ColorQube 90 / 90 / 90 Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo com a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário.?

Leia mais

Manual do Usuário - Telefone e Facilidades.

Manual do Usuário - Telefone e Facilidades. Manual do Usuário - Telefone e Facilidades www.integrati.com.br Introdução Esta apresentação foi elaborada para auxiliá-lo na utilização do novo sistema de telefonia Alcatel-Lucent. A seguir apresentaremos

Leia mais

Xerox WorkCentre 7970 Painel de controle

Xerox WorkCentre 7970 Painel de controle Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo com a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário. ABC DEF Menus GHI PQRS

Leia mais

Manual do Usuário Nokia X2 00

Manual do Usuário Nokia X2 00 Manual do Usuário Nokia X2 00 Edição 1.0 2 Conteúdo Conteúdo Segurança 4 Informações gerais 5 Seu dispositivo 5 Serviços de rede 5 Memória compartilhada 6 Códigos de acesso 6 Atualizações de software 6

Leia mais

qéäéñçåé=ëéã=ñáç=rsnm=fm=ab`q

qéäéñçåé=ëéã=ñáç=rsnm=fm=ab`q jáíéä qéäéñçåé=ëéã=ñáç=rsnm=fm=ab`q O telefone sem fio 5610 e o suporte IP DECT da Mitel oferecem recursos de processamento de chamadas 3300 ICP SIP em um telefone sem fio. O suporte IP DECT também permite

Leia mais

Smartphone X GOLD - X GRAY

Smartphone X GOLD - X GRAY www.qbex.com.br MANUAL DO PRODUTO QBEX SUPORTE 3003.2900 0800 722 9029 CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS DEMAIS REGIÕES HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 8 ÀS 17 HORAS(EXCETO FERIADOS).

Leia mais

Cartão de referência rápida do Monitor Connex Spot da Welch Allyn

Cartão de referência rápida do Monitor Connex Spot da Welch Allyn Cartão de referência rápida do Monitor Connex Spot da Welch Allyn Sumário Botão de alimentação...2 Desligamento...2 Entrar e selecionar um perfil...2 Status da bateria...2 Mudar de perfil...2 Iniciar/Parar

Leia mais

Configuração usando o controle remoto e o menu de tela* Tutorial Equipamento de Vídeoconferência

Configuração usando o controle remoto e o menu de tela* Tutorial Equipamento de Vídeoconferência Configuração usando o controle remoto e o menu de tela* Reativando o sistema Se não houver menu de tela, pressione Página inicial remoto para exibir o menu. no controle Se o sistema não exibir um menu

Leia mais

Modem e Rede Local Guia do Usuário

Modem e Rede Local Guia do Usuário Modem e Rede Local Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Registrar senha, endereço de e contato

Registrar senha, endereço de  e contato Guia de Início Antes de usar o produto, leia atentamente este manual e tenha-o à mão para consultas futuras. ATÉ A EXTENSÃO MÁXIMA PERMITIDA PELA LEI APLICÁVEL: O FORNECEDOR NÃO SERÁ RESPONSÁVEL PELO RESULTADO

Leia mais

Register your product and get support at CED370. Guia de Início Rápido PT-BR

Register your product and get support at   CED370. Guia de Início Rápido PT-BR Register your product and get support at www.philips.com/welcome CED370 PT-BR Guia de Início Rápido 1 a b c 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0! " 2 a 5mm 183 mm 53.5mm b c d e f 3 4 5 Português Instalar o áudio do carro

Leia mais

Usando um smartphone Android pela primeira vez? Calma que vamos te ajudar!

Usando um smartphone Android pela primeira vez? Calma que vamos te ajudar! Usando um smartphone Android pela primeira vez? Calma que vamos te ajudar! Se você está vendo esse conteúdo provavelmente você acabou de adquirir seu primeiro smartphone Android. Parabéns pela sua nova

Leia mais

Guia de referência rápida GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA Mitel MiVoice 6940 IP Phone

Guia de referência rápida GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA Mitel MiVoice 6940 IP Phone Mitel MiVoice 6940 IP Phone Iniciando Exibe uma lista com seus contatos Histórico de Exibe uma lista de perdidas, de saída e recebidas bem como Meu celular e Chamadas perdidas Caixa postal Fornece acesso

Leia mais

Guia de conexão (para COOLPIX)

Guia de conexão (para COOLPIX) Guia de conexão (para COOLPIX) Este documento descreve o procedimento de uso do aplicativo SnapBridge (versão 2.5) para estabelecer uma conexão sem fio entre uma câmera compatível e um dispositivo inteligente.

Leia mais

Manual do Usuário Nokia 2720 fold

Manual do Usuário Nokia 2720 fold Manual do Usuário Nokia 2720 fold 9217151 Edição 1 2 Conteúdo Conteúdo Segurança 5 Início 7 Inserir o cartão SIM e a bateria 7 Carregar a bateria 8 Antena 9 Fone de ouvido 9 Ímãs e campos magnéticos 10

Leia mais

Painel de controle. Impressora Multifuncional Xerox WorkCentre 3655 Tecnologia Xerox ConnectKey 2.0

Painel de controle. Impressora Multifuncional Xerox WorkCentre 3655 Tecnologia Xerox ConnectKey 2.0 Tecnologia Xerox ConnectKey.0 Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário.

Leia mais

Manual do Usuário Nokia 5233. Edição 5.0

Manual do Usuário Nokia 5233. Edição 5.0 Manual do Usuário Nokia 5233 Edição 5.0 DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE A NOKIA CORPORATION declara, neste instrumento, que o produto RM-625 está em conformidade com as exigências básicas e com outros dispositivos

Leia mais

Manual do usuário RE504

Manual do usuário RE504 Manual do usuário RE504 1. SEU TELEFONE 7. OK. No modo de espera, pressione para entrar no menu de contatos. No menu específico, pressione para executar a função escolhida, na maior parte dos casos, a

Leia mais

715 g 225 x 155 x 70 mm. DC 5V / 500mA. DC 5V / 500mA

715 g 225 x 155 x 70 mm. DC 5V / 500mA. DC 5V / 500mA CA-40S 715 g 225 x 155 x 70 mm DC 5V / 500mA DC 5V / 500mA A utilização do CA-40S Aquário é muito simples. Para começar, basta inserir um cartão SIM válido, fornecido pela operadora de telefonia móvel

Leia mais

Guia de referência rápida GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA Mitel MiVoice 6930 IP Phone

Guia de referência rápida GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA Mitel MiVoice 6930 IP Phone Mitel MiVoice 6930 IP Phone Iniciando Teclas de função Cinco teclas de função Exibe uma lista sensíveis ao estado com seus contatos Histórico de Exibe uma lista de perdidas de saída e recebidas bem como

Leia mais

Lenovo Vibe K6 PLUS. Guia do usuário V1.0. Lenovo K53b36

Lenovo Vibe K6 PLUS. Guia do usuário V1.0. Lenovo K53b36 Lenovo Vibe K6 PLUS Guia do usuário V1.0 Lenovo K53b36 Noções básicas Antes de utilizar seu novo aparelho, leia o Guia de início rápido e o Guia de regulamentação e legislação para celulares Lenovo. Encontre

Leia mais

Vamos começar. Conteúdo do guia: Conecte e remova seu Moto Snap MD100DTV 1

Vamos começar. Conteúdo do guia: Conecte e remova seu Moto Snap MD100DTV 1 Vamos começar Aqui, você aprenderá a conectar e usar seu Moto Power Pack & TV Digital da Motorola. Conteúdo do guia: Conecte e remova seu Moto Snap Carregue seu Moto Snap e o telefone Visão geral do Moto

Leia mais

Manual do Usuário Nokia C2 02

Manual do Usuário Nokia C2 02 Manual do Usuário Nokia C2 02 Edição 1.1 2 Conteúdo Conteúdo Segurança 4 Início 5 Teclas e componentes 5 Inserir um cartão SIM e a bateria 5 Inserir um cartão de memória 7 Carregar a bateria 8 Prender

Leia mais

Introdução Nokia N70-1

Introdução Nokia N70-1 Introdução Nokia N70-1 2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e Pop-Port são marcas registadas da Nokia Corporation. Os outros nomes de produtos e empresas mencionados

Leia mais

Configurações. Alterar o papel de parede

Configurações. Alterar o papel de parede Alterar o papel de parede, na página 1 Alterar o toque, na página 2 Ajustar o brilho da tela, na página 2 Ajustar o contraste, na página 2 Alterar o tamanho da fonte, na página 3 Alterar o nome do telefone,

Leia mais

Manual do Usuário Nokia 2690

Manual do Usuário Nokia 2690 Manual do Usuário Nokia 2690 9219543 Edição 1.2 2 Conteúdo Conteúdo Segurança 4 Introdução 5 Inserir o cartão SIM e a bateria 5 Remover o cartão SIM 5 Inserir um cartão microsd 5 Remover o cartão microsd

Leia mais

JABRA PRO 935. Manual do Usuário. jabra.com/pro935

JABRA PRO 935. Manual do Usuário. jabra.com/pro935 JABRA PRO 935 Manual do Usuário jabra.com/pro935 2015 GN Netcom A/S. Todos os direitos reservados. Jabra é uma marca registrada da GN Netcom A/S. Todas as outras marcas registradas aqui mencionadas são

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Copyright GVT 2015 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 1 Cloud... 3 2 Instalacão do Cloud... 4 3 Configuração e uso do Cloud... 6 3.1 Home... 6 3.2 Fotos... 9

Leia mais

Painel de controle. Impressora multifuncional colorida Xerox AltaLink C8030/C8035/C8045/C8055/C8070

Painel de controle. Impressora multifuncional colorida Xerox AltaLink C8030/C8035/C8045/C8055/C8070 Painel de controle Os aplicativos disponíveis podem variar de acordo a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre os aplicativos e recursos, consulte o Guia do Usuário. 5 9 8 7 6 0 5 6 7 8 9

Leia mais

Número de Peça: 67P4576. h Bateria. h Computador

Número de Peça: 67P4576. h Bateria. h Computador Número de Peça: 67P4576 Obrigado por adquirir o computador IBM ThinkPad X Series. Compare os itens desta lista com os itens da caixa. Se algum item estiver faltando ou estiver danificado, entre em contato

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE Copyright GVT 2015 1 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 Cloud... 3 2 Instalação do Cloud... 4 3 Configuração e uso dos componentes Cloud... 7 3.1 Tela

Leia mais

Como usar o P-touch Transfer Manager

Como usar o P-touch Transfer Manager Como usar o P-touch Transfer Manager Versão 0 BRA-POR Introdução Aviso importante O conteúdo deste documento e as especificações deste produto estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. A Brother se

Leia mais

Manual do usuário Smartwatch ELPROTZS / /10

Manual do usuário Smartwatch ELPROTZS / /10 Manual do usuário Smartwatch ELPROTZS0610001/02 10664809/10 Sumário 1. Manual de instruções... 3 1.1. Senha de segurança... 3 2. Descrição do Produto... 3 2.1. Descrição do Produto... 3 2.2. Produto inteligente...

Leia mais

CJB1JM0LCAAA. Guia prático

CJB1JM0LCAAA. Guia prático CJB1JM0LCAAA Guia prático Conhecer o seu watch Viva-voz Porta de carregamento Tecla Liga/Desliga Mantenha pressionada por 3 segundos para ligar/desligar. Mantenha pressionada por 10 segundos para forçar

Leia mais

PRIMEIROS PASSOS MANUAL DE USO

PRIMEIROS PASSOS MANUAL DE USO PRIMEIROS PASSOS MANUAL DE USO Antes de começar a vender, ATIVE A SUA MINIZINHA CHIP Esse processo é necessário e acontece apenas uma vez, garantindo a segurança dos seus dados. 1 Ligue a maquininha, pressionando

Leia mais

Manual do Usuário Nokia C3 00

Manual do Usuário Nokia C3 00 Manual do Usuário Nokia C3 00 Edição 1.1 2 Conteúdo Conteúdo Segurança 4 Suporte 5 Resumo do Nokia C3 5 Principais recursos 5 Teclas e componentes 6 Introdução 8 Inserir o cartão SIM e a bateria 8 Ligar

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (ios)

Guia do Usuário da Mídia SUD (ios) Guia do Usuário da Mídia SUD (ios) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool Manual do Usuário Brother Meter Read Tool BRA-POR Versão 0 Direitos autorais Copyright 2017 Brother Industries, Ltd. Todos os direitos reservados. As informações incluídas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Modem e rede local Guia do usuário

Modem e rede local Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Imagem meramente ilustrativa. Nokia 6600 fold. Manual do Usuário

Imagem meramente ilustrativa. Nokia 6600 fold. Manual do Usuário Imagem meramente ilustrativa. Nokia 6600 fold Manual do Usuário Manual do Usuário do Nokia 6600 Fold 9212936 Edição nº 1 DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE A NOKIA CORPORATION declara, neste instrumento, que o

Leia mais

Manual do Usuário Nokia C2-02

Manual do Usuário Nokia C2-02 Manual do Usuário Nokia C2-02 Edição 1.3 2 Conteúdo Conteúdo Segurança 4 Início 5 Teclas e componentes 5 Inserir um cartão SIM e a bateria 5 Inserir um cartão de memória 7 Carregar a bateria 8 Prender

Leia mais

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador.

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador. Início Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Manual do Usuário Nokia Edição 1.1

Manual do Usuário Nokia Edição 1.1 Manual do Usuário Nokia 305 9230021 Edição 1.1 2 www.nokia.com/support Conteúdo Segurança 5 Início 8 Telefone com dois cartões SIM 8 Teclas e componentes 10 Inserir um cartão SIM principal e a bateria

Leia mais

Manual do Usuário Nokia C2 05

Manual do Usuário Nokia C2 05 Manual do Usuário Nokia C2 05 Edição 1.1 2 Conteúdo Conteúdo Segurança 4 Início 5 Teclas e componentes 5 Inserir um cartão SIM e a bateria 6 Inserir um cartão de memória 7 Carregar a bateria 8 Ligar ou

Leia mais

Manual de operação do Polycom VVX 1500 Versão 3 10/2014. Seção Técnica de Configuração STCG-84 CeTI-SP

Manual de operação do Polycom VVX 1500 Versão 3 10/2014. Seção Técnica de Configuração STCG-84 CeTI-SP Manual de operação do Polycom VVX 1500 Versão 3 10/2014 Seção Técnica de Configuração STCG-84 CeTI-SP São Paulo 2014 Índice INFORMAÇÕES GERAIS... 2 ASPECTOS FÍSICOS... 2 TELA INICIAL... 5 VÍDEO-CHAMADA...

Leia mais

JABRA STEALTH UC. Manual do Usuário. jabra.com/stealthuc

JABRA STEALTH UC. Manual do Usuário. jabra.com/stealthuc Manual do Usuário jabra.com/stealthuc 2015 GN Netcom A/S. Todos os direitos reservados. Jabra é uma marca comercial registrada da GN Netcom A/S. Todas as outras marcas registradas incluídas aqui são de

Leia mais

Usar o Office 365 no Windows Phone

Usar o Office 365 no Windows Phone Usar o Office 365 no Windows Phone Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu Windows Phone para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer que

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES PARA MANUAL DE USUÁRIO ELSYS HOME

ESPECIFICAÇÕES PARA MANUAL DE USUÁRIO ELSYS HOME ESPECIFICAÇÕES PARA MANUAL DE USUÁRIO ELSYS HOME PRINCIPAIS FUNÇÕES Visualizar vídeos em tempo real em smartphone através do Wi-Fi ou redes móveis; Função Instala Fácil, que permite a busca e instalação

Leia mais