EMENTA: OBJETIVOS: METODOLOGIA:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMENTA: OBJETIVOS: METODOLOGIA:"

Transcrição

1 Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Ciência da Informação. Campus Universitário Trindade CX Postal 476. CEP: Florianópolis, Santa Catarina. Telefone: Disciplina: Memória, Patrimônio e Pesquisa, 72h carga, 4 aulas (3º fase) Curso de graduação em Arquivologia Prof.ª Elizabeth G. Kammers bettykammers@hotmail.com EMENTA: Perspectivas teóricas e estudos sobre a memória. Os espaços da memória. Memória social. Memória individual e coletiva. Memória, esquecimento e narrativa. Informação, documento, conhecimento, cultura e patrimônio cultural. Memória e construção do conhecimento e informação. Memória e espaço social. O lugar da memória na sociedade da informação. Os sistemas de informação e a memória. A produção da memória. Novas configurações do saber e memória. Os mecanismos da memória. A memória no mundo digital. OBJETIVOS: Estudar as principais relações entre memória, patrimônio e pesquisa, bem como as principais abordagens teóricas, as relações entre memória individual e coletiva; os problemas da preservação da memória na sociedade da informação e em meios digitais; as relações entre memória, patrimônio e as políticas de preservação dos bens materiais e imateriais. METODOLOGIA: Serão 18 encontros de 04 horas aulas semanais desenvolvidas em forma de aulas expositivas, dialogadas, leituras, discussões, fichamentos e resenhas de textos relativos às temáticas. AVALIAÇÃO - participação nas aulas, leitura dos textos, fichamentos, resumos e entrega de questões respondidas; - apresentações de seminários; - prova escrita.

2 Prova escrita: 50% Participação em aula, questionários e resumos: 25% Apresentações de seminários: 25% CRONOGRAMA: 6/09: Apresentação do plano de ensino 13/09: FLAMARION, Ciro. Um historiador fala de Teoria e Metodologia. Bauru, SP: EDUSC, p. 11 a /09: HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, Cap /09: TEDESCO, João Carlos. Nas cercanias da memória: temporalidade, experiência e narração. Passo Fundo: UPF; Caxias do Sul: EDUCS, Cap /09: TEDESCO, João Carlos. Nas cercanias da memória: temporalidade, experiência e narração. Passo Fundo: UPF; Caxias do Sul: EDUCS, Cap. 7. 2/10: ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. Violar memórias e gestar a história: abordagem a uma problemática fecunda que torna a tarefa do historiador um parto difícil. In: História: a arte de inventar o passado: ensaios de teoria da história. Bauru (SP): EDUSC, /10: Filme Está tudo iluminado 2005, 105 min. Algumas pessoas colecionam selos, postais ou chávenas de porcelana. Jonathan guarda as memórias da família: fotos, papéis, dentaduras falsas, punhados de terra - cada objeto selado numa bolsinha e pendurado numa parede. Agora Jonathan está à procura de uma recordação mais fugaz: ele viaja até à Ucrânia para encontrar a mulher que salvou o seu avô dos Nazistas em e 11/10: LEMOS, Carlos A.C. O que é Patrimônio Histórico. 2ed. São Paulo, Brasiliense, Seminário. 16 e 18/10: CHOAY, François. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade/UNESP, Seminário.

3 23/10: SÃO PAULO (SP) Departamento do Patrimônio Histórico. O direito a memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, (Texto a ser definido) 25/10: SÃO PAULO (SP) Departamento do Patrimônio Histórico. O direito a memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, (Texto a ser definido) 30/10: Principais Cartas Patrimoniais. Carta de Atenas (1931) - Carta de Veneza (1964) - Recomendação de Paris (1972) - Carta do México (1980) - Carta de Petrópolis (1987) - Carta de Cabo Frio (1989) etorno=paginalegislacao As Cartas Patrimoniais, como instrumento teórico, não têm a função de legislar sobre o Patrimônio, mas fornecer embasamento filosófico para que os órgãos competentes possam legislar. Servem, dessa forma, de referência mundial para que os diversos países adotem métodos e ações convergentes para a preservação do patrimônio. 1º/11: SÃO PAULO (SP) Departamento do Patrimônio Histórico. O direito a memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, (A ser definido) + Decreto-lei n 25, de 30 de novembro de 1937 que organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. 6/11: Filme Uma cidade sem passado 1990, 92min. Sonja, uma adolescente da Bavária, quer escrever um ensaio sobre o impacto do nazismo em sua aldeia. Rapidamente ela se transforma em objeto de escárnio dos habitantes da cidade, que têm muito a esconder. Mas a provinciana e católica Pfilzing não consegue abater o ânimo da jovem, que decide lutar sozinha contra os poderosos locais para obter os arquivos de perseguição aos judeus e comunistas. 8/11: COLOMBO, Fausto. Os arquivos imperfeitos. Trad. Beatriz Borges. São Paulo: Perspectiva, p /11: JEUDY, Henri-Pierre. Espelho das cidades. Rio de Janeiro (RJ): Casa da Palavra, 2005.

4 20/11: ABREU, Regina. CHAGAS, Mário. Memória e Patrimônio - Ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, A emergência do patrimônio genético e a nova configuração do campo do patrimônio. Regina Abreu. p /11: ABREU, Regina. CHAGAS, Mário. Memória e Patrimônio - Ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, Museu Imperial: a construção do Império pela República. p /12: SILVA, Zelia Lopes da (Org.). Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo: UNESP: FAPESP, p. 11. A crise da Memória, História e Documento: reflexões para um tempo de transformações. Ulpiano T. Bezerra Meneses. 29/11: SILVA, Zelia Lopes da (Org.). Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo: UNESP: FAPESP, p. 85. O Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa, um centro de Memória local? Zélia Lopes da Silva. 4/12: Filme Amnésia min. Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e a partir de então passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo o que acontece poucos instantes antes. A partir de então ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la. 6/12: RODRIGUES, Georgete Medleg. Memória e esquecimento ou a solidão informacional do homem contemporâneo: a metáfora do filme Amnésia. In. Em Questão, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p , jan./jun /12: Na parede da memória, quadros digitais? entrevista com Vera Dodebei sobre memória social nos tempos atuais, mundo digital. Entrevista com Umberto Eco sobre seu livro onde defende a permanência do papel sobre o digital. seculos-diz-umberto-eco,523700,0.htm 13/12: HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. 2. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, Capítulo 1.

5 18/12: Prova escrita 20/12: Aula para divisão das resenhas para entregar em fevereiro de Textos disponíveis: Fevereiro de 2013: Prova de recuperação, entrega das resenhas. BIBLIOGRAFIA ABREU, Regina; CHAGAS, Mario. Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. 2 ed. Rio de Janeiro, Lamparina, ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. Violar memórias e gestar a história: abordagem a uma problemática fecunda que torna a tarefa do historiador um parto difícil. In: História: a arte de inventar o passado: ensaios de teoria da história. Bauru (SP): EDUSC, CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, COLOMBO, Fausto. Os arquivos imperfeitos. Trad. Beatriz Borges. São Paulo: Perspectiva, DOSSE, François. História e Ciências Sociais. Bauru: São Paulo, EDUSC, ESTUDOS HISTÓRICOS. Rio de Janeiro, vol.11, n.21, ESTUDOS HISTÓRICOS. Rio de Janeiro, vol.2, n.3, ESTUDOS HISTÓRICOS. Rio de Janeiro, vol.22, n.43, 2009.

6 FLAMARION, Ciro. Um historiador fala de Teoria e Metodologia. Bauru, SP: EDUSC, FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Patrimônio Histórico e cultural. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, FUNARI, Pedro Paulo Abreu; PELLEGRINI, Sandra C.A.; RAMBELLI, Gílson. Patrimônio Cultural e Ambiental: Questões legais e conceituais. São Paulo, Annablume, Fapesp, Campinas:Nepam, HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. 2. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Patrimônio: atualizando o debate. São Paulo : 9 SR/ IPHAN, JEUDY, Henri-Pierre. Espelho das cidades. Rio de Janeiro (RJ): Casa da Palavra, KERSTEN, Márcia Scholz de Andrade. Os Rituais de tombamento e a escrita da História. Curitiba, Editora da UFPR, LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: São Paulo, Unicamp, LEMOS, Carlos A.C. O que é Patrimônio Histórico. 2ed. São Paulo, Brasiliense, LINS, Daniel. "Esquecer não é crime". In: Nietzsche e Deleuze: Intensidade e Paixão. Rio de Janeiro: Relume Dumará; Fortaleza, CE: Secretaria de Cultura e Desporto do Estado, NORA, Pierra. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, p. 7-28,

7 PELEGRINI, Sandra C.A. O que é patrimônio cultura imaterial. São Paulo, Brasiliense, POULOT, Dominique. Uma História do Patrimônio no Ocidente. São Paulo, Estação Liberdade, RODRIGUES, Georgete Medleg. Memória e esquecimento ou a solidão informacional do homem contemporâneo: a metáfora do filme Amnésia. In. Em Questão, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p , jan./jun SÃO PAULO (SP) Departamento do Patrimônio Histórico. O direito a memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, SILVA, Zélia Lopes da. Arquivos, Patrimônios e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo, UNESP: FAPESP, TEDESCO, João Carlos. Nas cercanias da memória: temporalidade, experiência e narração. Passo Fundo: UPF; Caxias do Sul: EDUCS, Sites: Na parede da memória, quadros digitais? entrevista com Vera Dodebei sobre memória social no tempos atuais, mundo digital. Entrevista com Umberto Eco sobre seu livro onde defende a permanência do papel sobre o digital. seculos-diz-umberto-eco,523700,0.htm

Disciplina: Educação Patrimonial I. Curso: Bacharelado. Profa. Márcia Janete Espig. Cronograma 2013/2: Calourada promovida pela Reitoria.

Disciplina: Educação Patrimonial I. Curso: Bacharelado. Profa. Márcia Janete Espig. Cronograma 2013/2: Calourada promovida pela Reitoria. Disciplina: Educação Patrimonial I. Curso: Bacharelado. Profa. Márcia Janete Espig. Cronograma 2013/2: Calourada promovida pela Reitoria. 07/10 14/10 21/10 28/10 04/11 11/11 18/11 25/11 02/12 09/12 16/12

Leia mais

Apresentação do curso 1ª aula 14/03 Apresentação do curso. 2ª aula 21/03 - Documentos e contextos

Apresentação do curso 1ª aula 14/03 Apresentação do curso. 2ª aula 21/03 - Documentos e contextos Fundação Oswaldo Cruz Casa de Oswaldo Cruz Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde Disciplina: Perspectivas do patrimônio cultural (MPAT009) Status:

Leia mais

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CEP 88040-970 FLORIANÓPOLIS SANTA CATARINA Fone: (048) 3721-9304

Leia mais

1ª aula: 12/03 Módulo I Trabalhando os conceitos de memória, história e patrimônio (Apresentando os conceitos de memória e patrimônio)

1ª aula: 12/03 Módulo I Trabalhando os conceitos de memória, história e patrimônio (Apresentando os conceitos de memória e patrimônio) Fundação Oswaldo Cruz Casa de Oswaldo Cruz Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde Disciplina: Instituições de Memória Status: Eletiva Curso: Mestrado

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA:

PROGRAMA DA DISCIPLINA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA PROGRAMA DA DISCIPLINA: I IDENTIFICAÇÃO: Curso: Arquivologia Ano: 2013/2 Período: 1º Disciplina:

Leia mais

PATRIMÔNIO ESCOLAR Adenilton Santos de ALMEIDA 1 Dra. Lilian Rodrigues de Oliveira ROSA 2

PATRIMÔNIO ESCOLAR Adenilton Santos de ALMEIDA 1 Dra. Lilian Rodrigues de Oliveira ROSA 2 PATRIMÔNIO ESCOLAR Adenilton Santos de ALMEIDA 1 Dra. Lilian Rodrigues de Oliveira ROSA 2 Resumo: Trataremos da valorização do patrimônio, cultura e memória, até o tombamento histórico da Escola Estadual

Leia mais

CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS

CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS Objetivos: A disciplina tem por objetivo capacitar o aluno a refletir e posicionar-se criticamente diante das apropriações do patrimônio cultural

Leia mais

DISCIPLINA: História e Memória

DISCIPLINA: História e Memória UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA COLEGIADO DOS CURSOS DE HISTÓRIA PLANO DE CURSO DISCIPLINA: História e Memória CÓDIGO: HLP11 PERÍODO/SÉRIE: TURMA: CH TEÓRICA: CH PRÁTICA: CH TOTAL:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PLANO DE ENSINO I - IDENTIFICAÇÃO UNIDADE ACADÊMICA: FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO: MUSEOLOGIA DISCIPLINA: HISTÓRIA E PATRIMÔNIO MUNDIAL CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4 horas CARGA HORÁRIA TOTAL: 64 ANO/SEMESTRE:

Leia mais

MUSEU ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO REGENTE FEIJÓ EM PONTA GROSSA-PR

MUSEU ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO REGENTE FEIJÓ EM PONTA GROSSA-PR 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO MUSEU ESCOLAR: UMA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS SCH DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS SCH DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA EMENTA DE DISCIPLINA Codigo HS149 Carga Horária Disciplina ANTROPOLOGIA E PATRIMÔNIO Teóricas Práticas Estágio Total Ementa Professor(a) Assist/Monitor O patrimônio como um campo de estudo. O monumento

Leia mais

Patrimônios Culturais 60H

Patrimônios Culturais 60H Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia Curso de Mestrado em Antropologia Social Disciplina: Patrimônios Culturais 60H Prof. Manuel Ferreira Lima Filho mflimafilho@yahho.com.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA CURSO: ARQUIVOLOGIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA CURSO: ARQUIVOLOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA CURSO: ARQUIVOLOGIA PLANO DE ENSINO 2014-1 DISCIPLINA: Cultura Histórica e Fontes Documentais CÓDIGO:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA. N o de Créditos 04. Carga Horária Semestral 60

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA. N o de Créditos 04. Carga Horária Semestral 60 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina Museus e Diversidade Cultural Código Código da Disciplina MUL108 Departamento MUSEOLOGIA Unidade EDTM Carga

Leia mais

PLANO DE ENSINO (Atenção para todas as notas de rodapé)

PLANO DE ENSINO (Atenção para todas as notas de rodapé) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE - CAIXA POSTAL 476 CEP

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: EMENTA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: EMENTA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO ANO: PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Disciplina: Estudos Orientados PROFESSOR RESPONSÁVEL: Rita Andrade

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ARQ352 Projeto II

Programa Analítico de Disciplina ARQ352 Projeto II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Técnicas Retrospectivas

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Técnicas Retrospectivas Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0006092A - Técnicas Retrospectivas Docente(s) Rosio Fernandez Baca Salcedo Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga II Carga Horária: 50 horas

Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga II Carga Horária: 50 horas FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga II Carga Horária: 50 horas Semestre/ Módulo 2 Semestre Unidade Santana Professor(es):

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA. de Créditos 04. Carga Horária Semestral 60.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA. de Créditos 04. Carga Horária Semestral 60. UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina Museus e Diversidade Cultural Código Código da Disciplina MUL108 Departamento MUSEOLOGIA Unidade EDTM Carga

Leia mais

FICHA DE DISCIPLINA/PROGRAMA

FICHA DE DISCIPLINA/PROGRAMA Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado/Doutorado E-Mail : ppged@faced.ufu.br Av. João Naves de Ávila, nº 2121 Campus Stª Mônica Bloco G.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Faculdade de História Programa de Pós-graduação em História

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Faculdade de História Programa de Pós-graduação em História UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Faculdade de História Programa de Pós-graduação em História Disciplina: Arquivos Históricos: Documentos, Pesquisa e Ensino de História Profa. Dra. Maria da Conceição Silva

Leia mais

CULTURAS HISTÓRICAS, CULTURAS ESCOLARES E PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE E DIÁLOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA

CULTURAS HISTÓRICAS, CULTURAS ESCOLARES E PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE E DIÁLOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA CULTURAS HISTÓRICAS, CULTURAS ESCOLARES E PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE E DIÁLOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA Aluno: Davi Campino da Fonseca Orientador(a): Juçara da Silva Barbosa

Leia mais

Disciplina: HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL Período: 2016/02 PLANO DE ENSINO

Disciplina: HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL Período: 2016/02 PLANO DE ENSINO Disciplina: HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL Período: 2016/02 Curso: Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo Projeto e Cidade Prof. Responsável: Dr. Yussef Daibert Salomão de Campos PLANO DE

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Instituto de História Profª. Renata Meirelles Disciplina: Historiografia

Universidade Federal Fluminense Instituto de História Profª. Renata Meirelles Disciplina: Historiografia 1 Universidade Federal Fluminense Instituto de História Profª. Renata Meirelles Disciplina: Historiografia Ementa: As principais inovações da produção historiográfica a partir dos anos 1960. O movimento

Leia mais

teoria e história da PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA horas/semana 80 horas/semestre

teoria e história da PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA horas/semana 80 horas/semestre teoria e história da PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA 2017.1 04 horas/semana 80 horas/semestre Arquitetura e Urbanismo Prof. Lucas Jordano EMENTA _ Estudos da teoria, história e prática da preservação, conservação,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA. N o de Créditos 04. Carga Horária Semestral 60 Apresentação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA. N o de Créditos 04. Carga Horária Semestral 60 Apresentação UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina Museus e Diversidade Cultural Código Código da Disciplina MUL108 Departamento MUSEOLOGIA Unidade EDTM Carga

Leia mais

Apresentação do programa da disciplina. O que é a história ou o que foi a história? História e historicidade: começos gregos. Aula expositiva.

Apresentação do programa da disciplina. O que é a história ou o que foi a história? História e historicidade: começos gregos. Aula expositiva. Disciplina: HST 7920 Semestre: 2015/1 Turma: 05335 Nome da disciplina: Introdução aos Estudos Históricos para Arquivologia Professor: Rodrigo Bonaldo Monitores/estagiários: Horário: Quartas e sextas, às

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA Memória e Patrimônio Cultural PROFESSOR René Lommez Gomes DEPARTAMENTO

Leia mais

Departamento de História

Departamento de História CULTURAS HISTÓRICAS, CULTURAS ESCOLARES E PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE E DIÁLOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA Aluno: Davi Campino da Fonseca Orientador(a): Juçara da Silva Barbosa

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA: II - EMENTA: Conhecer os desafios enfrentados pelo profissional no que se refere às atividades práticas da Arquivologia.

PROGRAMA DA DISCIPLINA: II - EMENTA: Conhecer os desafios enfrentados pelo profissional no que se refere às atividades práticas da Arquivologia. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA PROGRAMA DA DISCIPLINA: I IDENTIFICAÇÃO: Curso: Arquivologia Ano: 2016/1 Período: Disciplina:

Leia mais

Disciplina: MEN 7011 Semestre: 2013/2 Turma: 06326A Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História I. CED523 horas-aula)

Disciplina: MEN 7011 Semestre: 2013/2 Turma: 06326A Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História I. CED523 horas-aula) Disciplina: MEN 7011 Semestre: 2013/2 Turma: 06326A Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História I Professor: Maise Caroline Zucco Monitores/estagiári - os: Horário: sexta-feira: 08:20 (4 Local:

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: História ANO/SEMESTRE 2015/1 CURSO: História FASE: 5ª

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA:

PROGRAMA DA DISCIPLINA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA PROGRAMA DA DISCIPLINA: I IDENTIFICAÇÃO: Curso: Arquivologia Ano: 2014/1 Período: Disciplina:

Leia mais

PLANO DE ENSINO SEMESTRE

PLANO DE ENSINO SEMESTRE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE CEP: 88040-970 - FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA

Leia mais

A invenção e a institucionalização do moderno paradigma de História nos séculos XIX e XX

A invenção e a institucionalização do moderno paradigma de História nos séculos XIX e XX Universidade de São Paulo FFLCH Metodologia da História I Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider Períodos: Vespertino e Noturno 1º Semestre de 2016 A invenção e a institucionalização do moderno paradigma de

Leia mais

CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS

CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS Objetivos: A disciplina tem por objetivo capacitar o aluno a refletir e posicionar-se criticamente diante das apropriações do patrimônio cultural

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE. Campus Universitário de Palmas. Av. NS 15, ACLNO 14 Sala 24 Bloco III

Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE. Campus Universitário de Palmas. Av. NS 15, ACLNO 14 Sala 24 Bloco III Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE Campus Universitário de Palmas Av. NS 15, ACLNO 14 Sala 24 Bloco III Fone: (63) 3232-8201 e-mail: ppgedu@uft.edu.br CURSO: Mestrado em Educação Área de concentração:

Leia mais

TÍTULO: A TRAJETÓRIA DOS PORTOS MARÍTIMOS NO BRASIL E A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES COM VISTAS AO TRATAMENTO DO SEU PATRIMÔNIO DOCUMENTAL

TÍTULO: A TRAJETÓRIA DOS PORTOS MARÍTIMOS NO BRASIL E A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES COM VISTAS AO TRATAMENTO DO SEU PATRIMÔNIO DOCUMENTAL TÍTULO: A TRAJETÓRIA DOS PORTOS MARÍTIMOS NO BRASIL E A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES COM VISTAS AO TRATAMENTO DO SEU PATRIMÔNIO DOCUMENTAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Tópico Especial: História, Patrimônio Cultural e Memória CÓDIGO:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINA: Tópicos em Fontes de Informação em Áreas Específicas D (FONTES DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Laboratório de Ensino de História Oral CÓDIGO: HST 7006 NÚMERO

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Escola de Belas Artes - Escola de Ciência da Informação Curso de Museologia PROGRAMA DA DISCIPLINA

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Escola de Belas Artes - Escola de Ciência da Informação Curso de Museologia PROGRAMA DA DISCIPLINA Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Escola de Belas Artes - Escola de Ciência da Informação Curso de Museologia PROGRAMA DA DISCIPLINA DISCIPLINA Usuários da Informação CÓDIGO TGI004 PROFESSOR

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: História ANO/SEMESTRE 2015/1 CURSO: História FASE: 1ª

Leia mais

SILVA, Vanessa Regina Freitas da 1 VIEIRA, Sidney Gonçalves 2

SILVA, Vanessa Regina Freitas da 1 VIEIRA, Sidney Gonçalves 2 AS INFLUÊNCIAS MERCANTILISTAS E SOCIAIS NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO: OS CASOS DA PRAÇA TIRADENTES EM OURO PRETO/MG E DA PRAÇA DA LIBERDADE EM BELO HORIZONTE/MG SILVA, Vanessa Regina Freitas

Leia mais

PLANO DE ENSINO III OBJETIVOS. Proporcionar aos alunos os instrumentos teóricos necessários para a compreensão da relação da Sociologia com o Direito.

PLANO DE ENSINO III OBJETIVOS. Proporcionar aos alunos os instrumentos teóricos necessários para a compreensão da relação da Sociologia com o Direito. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476 88040-900 - Florianópolis - Santa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA 1. Disciplina: Tópicos Especiais em Movimentos Sociais Código: DSS 7180 Pré-requisito: Turmas: 06639 Fase: Semestre: 2017-2 Professora: Dra. Maria del Carmen Cortizo Carga horária: 04 ha semanais (72 ha)

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de História COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR: Leitura e Produção de Textos em História UNIDADE OFERTANTE: Instituto de História

Leia mais

1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Trindade

1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Trindade MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Universidade de Évora. Évora: um outro olhar

Universidade Federal de Viçosa Universidade de Évora. Évora: um outro olhar Universidade Federal de Viçosa Universidade de Évora Walkíria Maria de Freitas Martins 1 Évora: um outro olhar Quem pretende se aproximar do próprio passado soterrado deve agir como um homem que escava.

Leia mais

FORMULÁRIO DE COMPONENTE CURRICULAR

FORMULÁRIO DE COMPONENTE CURRICULAR Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação FORMULÁRIO DE COMPONENTE CURRICULAR 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROGRAMA: Programa Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Departamento DPED - Pedagogia Ano/semestre 2014 / 2 Curso Pedagogia Séries Iniciais Fase 7ª.

Leia mais

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA 2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA

Leia mais

Instituto de História COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Plano de Ensino

Instituto de História COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Plano de Ensino 1. IDENTIFICAÇÃO Instituto de História COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Plano de Ensino COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO INTEGRADO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS 3 UNIDADE OFERTANTE: Instituto de História

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 02/2017 MESTRADO TURMA 2018/01

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 02/2017 MESTRADO TURMA 2018/01 EDITAL DE SELEÇÃO Nº 02/2017 MESTRADO TURMA 2018/01 O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Universidade de Passo Fundo (UPF), torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo

Leia mais

CURSO: Licenciatura em Ciências Sociais. TÍTULO do Projeto de Pesquisa:

CURSO: Licenciatura em Ciências Sociais. TÍTULO do Projeto de Pesquisa: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CURSO: Licenciatura em Ciências Sociais TÍTULO do Projeto de Pesquisa: Martírio, profecia e santidade em memórias e documentos de Frei Tito de Alencar

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO

PROGRAMA DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE - CAIXA POSTAL 476 CEP 88.010-970 - FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA Telefone - (0xx48) 3721-9304

Leia mais

Local Sala CFH Articular as categorias saberes docentes e saber escolar para refletir sobre a prática pedagógica no ensino de História.

Local Sala CFH Articular as categorias saberes docentes e saber escolar para refletir sobre a prática pedagógica no ensino de História. Disciplina: MEN 7005 Semestre: 2013/2 Turma: 05327 Nome da disciplina: Metodologia do Ensino de História Professor: Andréa Ferreira Delgado Monitores/estagiários: Vinicius Gomes Horário: 41830 2 618300

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS Disciplina: Historiografia Brasileira 1. EMENTA Estudo e reflexão sobre as matrizes da historiografia brasileira relacionando-as com as principais correntes históricas; percepção dos momentos de rupturas

Leia mais

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: DIÁLOGOS DA MEMÓRIA COLETIVA NAS CONSTRUÇÕES SIMBÓLICAS

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: DIÁLOGOS DA MEMÓRIA COLETIVA NAS CONSTRUÇÕES SIMBÓLICAS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: DIÁLOGOS DA MEMÓRIA COLETIVA NAS CONSTRUÇÕES SIMBÓLICAS INTRODUÇÃO Maria Cristina Leandro de Oliveira Neves Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IFRN/NATAL

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: História ANO/SEMESTRE 2017.2 CURSO: História Licenciatura

Leia mais

Dia e horário 2ª feira / 1º Tempo das 14 às 17:00 h / 1º semestre de 2018

Dia e horário 2ª feira / 1º Tempo das 14 às 17:00 h / 1º semestre de 2018 Disciplina Intervenção na preexistência Professora Maira Rios Dia e horário 2ª feira / 1º Tempo das 14 às 17:00 h / 1º semestre de 2018 Missões, intervenção de Lucio Costa OBJETIVOS Exercitar o raciocínio

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Preservação da memória extensionista da Universidade Federal Fluminense Ellen Cortez Contreiras Eloisa Ramos Sousa Rafael Haddad Cury Pinto Lucia Helena Marchon Leão Ramalho Eixo temático: Preservação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Laboratório de Pesquisa e Ensino em História Contemporânea II (HH 130) Créditos:

Leia mais

Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas; seminários e leituras antecipadas dos textos serem debatidos em sala de aula.

Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas; seminários e leituras antecipadas dos textos serem debatidos em sala de aula. Universidade Federal do Pará. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas IFCH. Faculdade de História Campus Belém. Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia. Disciplina: História do Tempo

Leia mais

Professor(a): Ricardo Neumann Carga horária: 36 horas 02 créditos

Professor(a): Ricardo Neumann Carga horária: 36 horas 02 créditos Centro Sócio Econâmíco Centro de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Museologia Plano de Ensino 1. Identificação Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Museologia (História) Código: HST 7910 Pré-requisito:

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: História ANO/SEMESTRE: 2017/2 CURSO: História (Licenciatura/Bacharelado) FASE:

Leia mais

OBJETIVOS O objetivo do curso é apresentar e problematizar os seguintes temas:

OBJETIVOS O objetivo do curso é apresentar e problematizar os seguintes temas: Universidade de São Paulo FFLCH Metodologia da História I Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider Períodos: Vespertino e Noturno 1º Semestre de 2017 A invenção e a institucionalização do Moderno paradigma de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de História COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR: Introdução à História UNIDADE OFERTANTE: Instituto de História CÓDIGO: PERÍODO/SÉRIE:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 121.3106.7 TEORIAS DA IMAGEM 1ª 02 34 1º/2011 PROFESSOR (A) HEINRICH ARAÚJO FONTELES NÚCLEO TEMÁTICO

Leia mais

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROGRAMA GERAL DE DISCIPLINA - PGD

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROGRAMA GERAL DE DISCIPLINA - PGD UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN CAMPUS AVANÇADO PROFª. MARIA ELISA DE A. MAIA - CAMEAM DEPARTAMENTO DE LETRAS DL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS PPGL Curso de Mestrado Acadêmico

Leia mais

ES - (27) CÓDIGO: ADM NOME DA DISCIPLINA:

ES - (27) CÓDIGO: ADM NOME DA DISCIPLINA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: de Ciências Humanas ANO/SEMESTRE: 2012.2 CURSO: Pedagogia FASE: 3ª DISCIPLINA:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE HUMANIDADES RETIFICAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE HUMANIDADES RETIFICAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE HUMANIDADES RETIFICAÇÃO Edital CH Nº 24, de 16 de outubro 2018, publicado no DOU de 22/10/2018, seção 3, página 69. ANEXO 03, onde se lê: PROGRAMA DO CONCURSO

Leia mais

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR JOÃO AUGUSTO PERILLO: CONHECENDO PARA PRESERVAR

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR JOÃO AUGUSTO PERILLO: CONHECENDO PARA PRESERVAR EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR JOÃO AUGUSTO PERILLO: CONHECENDO PARA PRESERVAR Stefany L. Menezes¹ (IC); Dhyovana Cardoso da Silva² (IC); Dra. Keley Cristina Carneiro (PQ) ¹ sthefanyh_ta@hotmail.com

Leia mais

Plano de Ensino. Maria Teresa Santos Cunha Contato: Ementa

Plano de Ensino. Maria Teresa Santos Cunha Contato: Ementa Curso: HIN-LIC - História (Noturno) - Licenciatura Departamento: DDH - História Disciplina: Prática Curric.: Patrimônio Cultural I Código: 34PPCI Carga horária: 72 Período letivo: 2014/1 Professor: Bibiana

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Componente Curricular: SL4052-TEORIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de História

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de História MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Historiografia Brasileira (HH 068) Créditos: 04 Carga horária semestral: 60 h/aula

Leia mais

EDUCAÇÃO HISTÓRICA E FORMAÇÃO DA CIDADANIA: A EDUCAÇAO PATRIMONIAL COMO PROPOSTA DE ENSINO.

EDUCAÇÃO HISTÓRICA E FORMAÇÃO DA CIDADANIA: A EDUCAÇAO PATRIMONIAL COMO PROPOSTA DE ENSINO. 1 EDUCAÇÃO HISTÓRICA E FORMAÇÃO DA CIDADANIA: A EDUCAÇAO PATRIMONIAL COMO PROPOSTA DE ENSINO. HENRY MARCELO MARTINS DA SILVA * A História ensinada hoje no Ensino Fundamental apresenta vínculos importantes

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Centro de Ciências Humanas e Sociais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Centro de Ciências Humanas e Sociais EMENTA Representação e metarrepresentação como categorias de pensamento. Fundamentos teórico-conceituais da análise da informação no campo interdisciplinar da representação documental. Processos analítico-sintéticos

Leia mais

Programa de Ensino. Disciplina: Espaços Museais e Arquitetura de Museus Código: Período: Turno: 18:50-20:20hs 20:30-22:00hs. Ementa da Disciplina

Programa de Ensino. Disciplina: Espaços Museais e Arquitetura de Museus Código: Período: Turno: 18:50-20:20hs 20:30-22:00hs. Ementa da Disciplina Programa de Ensino Disciplina: Espaços Museais e Arquitetura de Museus Código: Período: I/2016 Curso: Museologia Código: Habilitação: Série: Turma: 3ª feira Turno: 18:50-20:20hs 20:30-22:00hs h/a sem.:

Leia mais

Disciplina: MEN 7003 Semestre: 2013/2 Turma: Nome da disciplina: Seminário de Pesquisa em Ensino

Disciplina: MEN 7003 Semestre: 2013/2 Turma: Nome da disciplina: Seminário de Pesquisa em Ensino Disciplina: MEN 7003 Semestre: 2013/2 Turma: 03327 Nome da disciplina: Seminário de Pesquisa em Ensino Professor: Maise Caroline Zucco Monitores/estagiári - os: Horário: segunda-feira: 18:30 (2 Local:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA - PD UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA - PD UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA - PD PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE ENSINO E PESQUISA EM ENFERMAGEM Enfermagem ENFE0037 2017.2 CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 90H PRÁTICA: --- HORÁRIO: Terça 13:00h

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO F Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia - noturno CARGA HORÁRIA 36 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 1º / 2019 PROFESSOR

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Educação

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Educação PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Cultura, Diferença e Diversidade: temas, problemas e abordagens em investigações acadêmicas Semestre Ano Letivo Primeiro 2013 Área de Concentração FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão

LINHA DE PESQUISA: Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Av. Lamartine P. Avelar, 1.120. Setor Universitário

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Código: DIV06/1 Professor: Gilvanira Gomes e Eloy Lago E-mail: CH Teórica: 80h

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Departamento de Ciências Humanas ANO/SEMESTRE: 2013.1 CURSO: Pedagogia FASE: 5ª

Leia mais

O PATRIMÔNIO ARQUIVISTÍCO: ACERVOS PRIVADOS E INTERESSE PÚBLICO

O PATRIMÔNIO ARQUIVISTÍCO: ACERVOS PRIVADOS E INTERESSE PÚBLICO O PATRIMÔNIO ARQUIVISTÍCO: ACERVOS PRIVADOS E INTERESSE PÚBLICO CAMARGO, Célia Reis*. MOLINA, Talita dos Santos**. Resumo: O estudo sobre a utilização de fontes privadas no Brasil vem desde o início da

Leia mais

PLANO DE CURSO. CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 02 Pré-requisito(s): Período: I Ano:

PLANO DE CURSO.   CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 02 Pré-requisito(s): Período: I Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Código: DIV06/1 Professor: Gilvanira Gomes e Eloy Lago e-mail: CH Teórica: 80h CH

Leia mais

PLANO DE ENSINO PLANEJAMENTO E GERAÇÃO DE BASES DE DADOS

PLANO DE ENSINO PLANEJAMENTO E GERAÇÃO DE BASES DE DADOS PLANO DE ENSINO PLANEJAMENTO E GERAÇÃO DE BASES DE DADOS Departamento: Biblioteconomia e Gestão da Informação Ano/semestre: 2017/2 Curso: Biblioteconomia Fase: 4ª Disciplina: Planejamento e Geração de

Leia mais

EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: METODOLOGIAS QUALITATIVAS DE PESQUISA, ANÁLISE CRÍTICA, FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS

EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: METODOLOGIAS QUALITATIVAS DE PESQUISA, ANÁLISE CRÍTICA, FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS Designação da Disciplina: NARRATIVAS COMO FONTES PARA A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: METODOLOGIAS QUALITATIVAS DE PESQUISA, ANÁLISE CRÍTICA, FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS Domínio Específico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL PLANO DE ENSINO 2012-2 DISCIPLINA: Políticas Públicas em Cultura PROFESSOR: Ms. Alan Dutra de Melo I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h II EMENTA O conceito de políticas públicas, e o seu

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2018)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2018) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação I. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO (2018) DISCIPLINA Metodologia da Pesquisa Científica aplicada

Leia mais

HST Seminário da Linha: Relações de Poder e Subjetividades I. HST Seminário da Linha: Relações de Poder e Subjetividades II

HST Seminário da Linha: Relações de Poder e Subjetividades I. HST Seminário da Linha: Relações de Poder e Subjetividades II UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História HST 9991011 Seminário da Linha: Relações de Poder e Subjetividades I HST 510004 Seminário

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: História ANO/SEMESTRE 2015.1 CURSO: História FASE: 2ª

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Programa de Pós-graduação em História.

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Programa de Pós-graduação em História. Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Programa de Pós-graduação em História. Disciplina: Teoria da História Prof. Responsável: Prof. Dr. Raimundo

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03 PLANO DE ENSINO CURSO: Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação DISCIPLINA: Sociedade da Informação e Educação ANO/TRIMESTRE:2015/1 TURNO: CARGA HORÁRIA: 45h CRÉDITOS: 3 PROFESSOR: Lourival

Leia mais

Aula4 O MONUMENTO COMO FONTE HISTÓRICA. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula4 O MONUMENTO COMO FONTE HISTÓRICA. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula4 O MONUMENTO COMO FONTE HISTÓRICA META AAbordar o patrimônio como uma tipologia de fonte histórica. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: ser capaz de: explicar a ampliação do sentido de

Leia mais