Mestrado em Gestão de Informação Computadores e Redes de Comunicação, 2004/07

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mestrado em Gestão de Informação Computadores e Redes de Comunicação, 2004/07"

Transcrição

1 Mestrado em Gestão de Informação Computadores e Redes de Comunicação, 2004/07 Sistema Operativo UNIX Ficha de Exercícios Nº2 Observação: Os alunos são encorajados a experimentar para além dos exemplos propostos, especialmente nas matérias em que se sintam menos confortáveis. Objectivos da ficha: Manipulação avançada de ficheiros e directórios. Opções e personalização do interpretador de comandos. Manipulação de conteúdos de ficheiros. Informações do sistema. Construção de scripts. Utilização do serviço de correio electrónico. Consolidação e compressão de ficheiros e directórios. Comandos úteis. 1. Manipulação avançada de ficheiros. a. Criar ficheiros 3 ficheiros vazios com o comando touch: noticias.txt, noticias-cultura.txt, noticias1999.txt, noticias2004.txt e noticias2005.txt. b. Executar listagens parciais usando os caracteres especiais? e *. Exemplos: ls noticias*, ls *cultura*, ls *200?.txt. Estes caracteres de expansão funcionam com todos os comandos UNIX não apenas com o comando ls. c. Criar um ficheiro com a listagem do directório /etc, usando o comando ls /etc > listagem-etc.txt. Apresentar o conteúdo deste ficheiro usando os comandos cat, head, tail, more e less. Usar a ajuda para perceber as diferenças entre estes comandos. Para terminar a execução dos comandos usar a tecla q. d. Criar um ficheiro com a listagem do directório de trabalho actual com o comando ls la > conteudos1.txt. Criar um novo documento noticias-desporto.txt. Criar um novo ficheiro com a listagem actual mas nome diferente com o comando ls la > conteudos2.txt. Experimentar os comandos diff e sdiff da seguinte forma: diff conteudos1.txt conteudos2.txt e sdiff conteudos1.txt conteudos2.txt. O que fazem estes comandos? e. Os comandos find, locate e whereis permitem procurar ficheiros no sistema. Utilizar a ajuda para perceber como funcionam e quais as diferenças entre eles.

2 2. Manipulação avançada de directórios. a. Criar dois directórios Pasta1 e pasta1. Correspondem a directórios diferentes? b. Alterar o nome de pasta1 para Pasta2 com o comando mv pasta1 Pasta2. Mover a Pasta2 para dentro da Pasta1 com mv Pasta2 Pasta1/.. Ver o resultado com o comando tree Pasta1. Alternativamente usar o comando find. c. Criar um novo directório Pasta0 e utilizar o comando cp r Pasta1 Pasta0. Usar o comando tree para perceber o que aconteceu. d. Utilizar o comando ln s Pasta0/Pasta1/Pasta2 Pasta2 para criar um atalho directamente para a Pasta2. Utilizar o comando ls la para ver o resultado. 3. Opções e manipulação do interpretador de comandos. a. Executar o comando echo $SHELL para saber qual o interpretador que está configurado. b. Executar o comando cat /etc/shells para saber quais os interpretadores disponíveis para utilização. c. O comando chsh permite alterar o interpretador que está a ser utilizado. Consultar a ajuda para perceber as diferenças existentes entre os diversos interpretadores. 4. Manipulação de conteúdos de ficheiros. a. O editor de texto pico permite manipular o conteúdo de ficheiros. Experimentar criar um novo ficheiro usando pico novo-documento.txt. Os comandos disponíveis neste editor são apresentados numa barra na zona inferior do ambiente de trabalho. Por exemplo para gravar usar CTRL+O e para sair usar CTRL+X. b. O comando grep (global regular expression print) permite pesquisar conteúdos utilizando expressões regulares. Para pesquisar uma palavra dentro de um documento usar grep <palavra> <documento>. Estudar o que permitem as opções c e v. c. Os comandos sed e awk permitem usar expressões regulares para fazer alterações no conteúdo de ficheiros. d. O comando sort permite ordenar os conteúdos de um ficheiro. Criar dois documentos, usando o editor pico, que contenham um número em cada linha ( numeros.txt ) e uma palavra em cada linha ( palavras.txt ). Experimentar ordenar os conteúdos com sort palavras.txt e sort n numeros.txt. Experimentar apenas sort numeros.txt. Interpretar o resultado obtido. Reparar que a combinação cat numeros.txt sort produz o mesmo resultado.

3 e. Com o comando uniq é possível eliminar linhas duplicadas. Experimentar o comando num ficheiro com linhas repetidas uniq < tem_linhas_repetidas.txt. Repara que a combinação cat tem_linhas_repetidas.txt uniq produz o mesmo resultado. f. O comando tr permite substituir termos por outros termos. Por exemplo, o comando tr a A < ficheiro_qualquer.txt permite substituir todos os a em A ; o comando tr < ficheiro_qualquer.txt permite substituir todos os 2004 em 2005 ; o comando tr a-z A-Z < ficheiro_qualquer.txt substitui todas as letras minúsculas por maiúsculas. Reparar que os resultados destes comandos não são armazenados, apenas redireccionados para a saída. g. O comando fmt permite formatar automaticamente um ficheiro de texto. Experimentar com vários exemplos. 5. Expressões regulares Expressão Regular Descrição Exemplo termo Encontra o termo. ab encontra ab. Operador ou. a b encontra a ou b.. Encontra qualquer caracter. a.b encontra aab, abb, acb, adb,... * ^ $ [ ] Entra zero ou mais ocorrências do caracter anterior. Encontra apenas padrões no início de uma linha. Encontra apenas padrões no final de uma linha. Permite definir conjuntos de valores. a*b encontra b, ab, aab, aaab,... ^ab encontra apenas os casos onde ab ocorre no início da linha. ab$ encontra apenas os casos onde ab ocorre no final da linha. a[1-3]b encontra a1b, a2b e a3b. [ab ba] encontra ab ou ba. Estas regras podem ser combinadas. Exemplo: a expressão regular ^a[1-8]*bz$ encontra todas as ocorrências cuja linha comece por a, seja seguida de um número não limitado de algarismos entre 1 e 8 e termine a linha com bz. Escreva expressões regulares que permitam: a. Identificar todos os exames de 1 a 9, quando os documentos são nomeados com a seguinte estrutura ExameN.pdf. R: Exame[1-9].pdf b. Identificar todos os documentos do tipo PDF que começam por uma volgal. R: [aeiou].*\.[pdf PDF] c. Identificar todos os documentos do tipo PDF ou DOC que contêm o termo CRC no nome. R:.*[crc CRC].*\.[pdf PDF doc DOC] 6. Informações do sistema a. O comando uname permite saber informações sobre o sistema que se está a usar. Experimentar uname, uname sr, uname a.

4 b. Com o comando df é possível saber informações sobre o sistema de ficheiros disponível. c. O comando du permite obter informações sobre a utilização do disco. Experimentar du, du h e du a. Interpretar os resultados usando a ajuda. É possível saber quais os ficheiros/pastas que ocupam mais espaço com du a sort n. d. O comando file permite saber qual o tipo do conteúdo de um ficheiro. Experimentar file ficheiro_qualquer.tipo_qualquer com vários tipos diferentes e interpretar os resultados. e. O comando ps permite saber quais os processos que estão a ser executados. Experimentar ps, ps a, ps ef, ps ef -forest. Interpretar os diferentes resultados. 7. Construção de scripts. a. Os scripts permitem reunir numa única instrução um conjunto de comandos. Experimentar criar um ficheiro, usando o pico, com o seguinte texto: #! /bin/sh #Este é o meu primeiro script. echo O meu primeiro script! echo Hoje é date echo O conteúdo desta pasta é: ls -la Executar o script usando sh meu-script.sh. b. Para tornar o script executável, atribuir as permissões correctas com o comando chmod 755 meu-script.sh. Executar com.\meu-script.sh. c. Criar novo script com o seguinte conteúdo: #! /bin/sh ls -lah --color Gravar com o nome meu-ls, alterar as permissões e experimentar. 8. Utilização do serviço de correio electrónico. a. É possível enviar mensagens de correio electrónico directamente a partir do interpretador de comandos. Exemplo: mail s Assunto Aqui endereco@destino.com < ficheiro_a_anexar.txt. b. Para escrever uma mensagem com texto usar apenas mail <endereço>, escrever o assunto, carregar ENTER, escrever o corpo e usar CTRL+D para terminar.

5 9. Consolidação e compressão de ficheiros e directórios. a. O comando tar (tape archive) permite arquivar um conjunto de ficheiros num único. Útil para envio ou arquivo de múltiplos ficheiros. Experimentar tar cvf arquivo1.tar palavras.txt numeros.txt e tar cvf arquivo-txt.tar *.txt. b. Para extrair o conteúdo de um arquivo, usar tar xvf arquivo1.tar. Para extrair conteúdos específicos, usar tar xvf arquivo1.tar *palavras*. c. Para ver o conteúdo de um arquivo, sem extrair, usar tar tvf arquivotxt.tar. d. Existem vários comandos para a compressão de ficheiros ou directórios (compress, gzip, zip). Para comprimir um ficheiro usar gzip arquivo1.tar. Fazer ls la arquivo1*. Para descomprimir usar gunzip arquivo1.tar.gz. 10. Comandos úteis. a. Os comandos ispell (correcção interactiva) e look (pesquisa de termos) permitem ajudar na correcção de textos. Experimentar look talk, look student, look web. b. O comando tidy permite limpar conteúdo HTML/XHTML/XML. Descarregar um ficheiro da Internet com o comando wget e utilizar o comando tidy <ficheiro>.

Estácio-FIC Graduação em Redes de Computadores

Estácio-FIC Graduação em Redes de Computadores Estácio-FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Programação para Servidores Aula 6 Comandos externos Sumário Comandos básicos; Comandos para manipulação de data e hora; Comandos para processamento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS UNIX Aula Prática 01 Sistemas Operacionais Gil Eduardo de Andrade

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS UNIX Aula Prática 01 Sistemas Operacionais Gil Eduardo de Andrade ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS UNIX Aula Prática 01 Sistemas Operacionais Gil Eduardo de Andrade Introdução Os sistemas UNIX/Linux são caracterizados por serem: Interativo usuário requisita os comandos e obtém

Leia mais

Estudo de Caso II: LINUX. Flávia Maristela

Estudo de Caso II: LINUX. Flávia Maristela Estudo de Caso II: LINUX Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Na aula passada... Particionamento de Disco Sistema de Arquivos Estrutura de Diretórios ( básicos Terminal (comandos Manipulação

Leia mais

SISTEMAS OPERATIVOS I

SISTEMAS OPERATIVOS I Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Engenharia Informática SISTEMAS OPERATIVOS I Ficha 2 Fevereiro de 2006 Berta Batista Luis Lino Ferreira Maria João Viamonte Nuno Malheiro Sugestões

Leia mais

LINUX -- Usando o Terminal -- Flávia Maristela

LINUX -- Usando o Terminal -- Flávia Maristela LINUX -- Usando o Terminal -- Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Na aula passada... Particionamento de Disco Sistema de Arquivos Estrutura de Diretórios ( básicos Terminal (comandos Manipulação

Leia mais

Comandos de arquivos

Comandos de arquivos Comandos de arquivos ls lista diretórios ls -al lista mostrando também arquivos ocultos cd dir muda do diretório atual para o especificado (substituir a variável dir pelo nome da pasta) cd muda para o

Leia mais

Preparatório LPIC-1 Tópico 103

Preparatório LPIC-1 Tópico 103 Preparatório LPIC-1 Tópico 103 Professor M.Sc. Thiago Leite thiago.leite@udf.edu.br 1 A maneira correta de definir uma variável no Bash é: a. $NOME = manuel braga b. $NOME = manuel braga c. NOME = manuel

Leia mais

Comandos.::. Aplicativos > Sistema > Acessar Console

Comandos.::. Aplicativos > Sistema > Acessar Console Comandos Aplicativos > Sistema > Acessar Console jonilso 30 de outubro de 2012 Comandos Iniciais whoami Comandos Iniciais whoami Exibe o login do usuário que executou o comando. Comandos Iniciais whoami

Leia mais

1.1-Digitar o comando abaixo para entrar no manual on-line do sistema para buscar informações sobre o comando pwd. man pwd

1.1-Digitar o comando abaixo para entrar no manual on-line do sistema para buscar informações sobre o comando pwd. man pwd Universidade Federal do ABC Disciplina: Software LIvre Prática: Ambiente Linux Laboratório Conteúdo Objetivo...1 1. Comandos de Ajuda...1 2. Comandos de Navegação...2 3. Comandos de Localização de Arquivo...2

Leia mais

Linux Diretórios. /opt. Aplicativos adicionais (opcionais). Não oficiais da distribuição.

Linux Diretórios. /opt. Aplicativos adicionais (opcionais). Não oficiais da distribuição. Linux Diretórios /opt Aplicativos adicionais (opcionais). Não oficiais da distribuição. Linux Diretórios /proc Diretório virtual de informações do sistema. Linux Diretórios /root Diretório home do superusuário.

Leia mais

1.2 Organização de directórios e ficheiros A linha de comandos

1.2 Organização de directórios e ficheiros A linha de comandos 1.2 Organização de directórios e ficheiros 1.2.1 A linha de comandos A linha de comandos Quando fazemos login no sistema, utilizando um username e uma password, o computador fica à espera das nossas ordens

Leia mais

Estácio-FIC Graduação em Redes de Computadores

Estácio-FIC Graduação em Redes de Computadores Estácio-FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Programação para Servidores Aula 7 Substituição de comandos, redirecionamento, pipe e manipulação de strings Sumário Substituição de comandos;

Leia mais

Minicurso Básico de Linux

Minicurso Básico de Linux Minicurso Básico de Linux PET Computação 1 de março de 2018 GNU/Linux (a) Linux (b) GNU Linux: Kernel GNU/Linux: Sistema Operacional Distro (c) Arch (d) Debian (e) Fedora (f) Gentoo (g) Manjaro (h) opensuse

Leia mais

Administração de Redes de Computadores

Administração de Redes de Computadores MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS SÃO JOSÉ SANTA CATARINA Administração de Redes de Computadores Profs.:

Leia mais

Linux - comando essenciais

Linux - comando essenciais Linux - comando essenciais João Medeiros (joao.fatern@gmail.com) 1 / 22 http://wiki.ubuntu-br.org/comandosbasicos http://www.uniriotec.br/ morganna/guia/introd guia.html Um guia de referência rápida em

Leia mais

Manipulação de directorias

Manipulação de directorias Manipulação de directorias Outra forma de voltarmos para a directoria curso é: > cd ~/curso > pwd > ls -la Manipulação de directorias Os dois exemplos são equivalentes No primeiro exemplo, o comando «cd»

Leia mais

Aula de Linux Modo Texto

Aula de Linux Modo Texto Aula de Linux Modo Texto Comandos básicos de manipulação de arquivos Para criar um arquivo vazio Use da seguinte forma: tch nome_do_arquivo # tch arquivo_vazio Para renomear o nome de um arquivo Use da

Leia mais

Abortar a execução dum programa

Abortar a execução dum programa Abortar a execução dum programa Para terminar um programa na linha de comandos, utilize a combinação de teclas ctrl+c Esta combinação de teclas envia um sinal de término para o programa que está a ser

Leia mais

Shell script. Prof. Lara P. Z. B. Oberderfer

Shell script. Prof. Lara P. Z. B. Oberderfer Shell script Prof. Lara P. Z. B. Oberderfer O Primeiro shell script 1. Escolha o nome para o script: dataatual. 2. Escolha o diretório onde ficará o arquivo: home 3. Crie o arquivo e insira os comandos

Leia mais

Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux

Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux Curso de extensão da Faculdade Ruy Barbosa Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux Dedicasse especial a Rogério Bastos e ao GRACO (Gestores da Rede Acadêmica de Computação) do DCC UFBA Paul Regnier

Leia mais

SISTEMAS OPERATIVOS I

SISTEMAS OPERATIVOS I Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Engenharia Informática SISTEMAS OPERATIVOS I Ficha 1 Fevereiro de 2006 Berta Batista Luis Lino Ferreira Maria João Viamonte Nuno Malheiro Sugestões

Leia mais

Minicurso Básico de Linux

Minicurso Básico de Linux Minicurso Básico de Linux PET Computação 15 de março de 2017 GNU/Linux (a) Linux (b) GNU Linux: Kernel GNU/Linux: Sistema Operacional Distro (c) Arch (d) Debian (e) Fedora (f) Gentoo (g) Manjaro (h) opensuse

Leia mais

Programação. Folha Prática 1. Lab. 1. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright Ó 2000 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 1. Lab. 1. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright Ó 2000 All rights reserved. Programação Folha Prática 1 Lab. 1 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2016 Copyright Ó 2000 All rights reserved. LAB. 1 1ª semana INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1. Introdução

Leia mais

COMANDOS DESCRIÇÃO EXEMPLOS DE USO

COMANDOS DESCRIÇÃO EXEMPLOS DE USO COMANDOS DESCRIÇÃO EXEMPLOS DE USO whatis stat wc find gzip tar du locate grep wall mensagem Descreve o que um determinado comando é/faz Mostra o estado de um arquivo, útil para saber por exemplo a hora

Leia mais

Introdução a Sistemas Abertos. Ambiente shell

Introdução a Sistemas Abertos. Ambiente shell Introdução a Sistemas Abertos Ambiente shell Conteúdo Programático Login e Logout Iniciando e Desligando o Sistema Tipos de arquivo Texto Binário Arquivos e Diretório Manipulação de arquivos e diretório

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCENS UFES Departamento de Computação. Shell Script

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCENS UFES Departamento de Computação. Shell Script Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCENS UFES Departamento de Computação Shell Script Sistemas de Software Livre Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com Conteúdo

Leia mais

1º Ano - Técnico em Informática Integrado. Sistemas Operacionais

1º Ano - Técnico em Informática Integrado. Sistemas Operacionais 1º Ano - Técnico em Informática Integrado Sistemas Operacionais Navegação entre diretórios Antes de começar a trabalhar diretamente com os comandos do Linux, é necessário navegarmos entre os diretórios

Leia mais

Comandos Básicos no Linux

Comandos Básicos no Linux Comandos Básicos no Linux Material desenvolvido por Rafael Fernando Diorio Última revisão em 04/08/2013 www.diorio.com.br rafael@diorio.com.br Tópicos Primeiros comandos Metacaracteres Paginação e filtros

Leia mais

Comandos Linux. Instalação e Montagem de Computadores. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos

Comandos Linux. Instalação e Montagem de Computadores. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Instalação e Montagem de Computadores Comandos Linux Objetivos

Leia mais

Windows 95/98/Me/2000

Windows 95/98/Me/2000 Windows 95/98/Me/2000 Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização

Leia mais

Programação de Scripts Considerações Gerais. Adaptado do material do Prof. Mário Fiocco Júnior

Programação de Scripts Considerações Gerais. Adaptado do material do Prof. Mário Fiocco Júnior Programação de Scripts Considerações Gerais Adaptado do material do Prof. Mário Fiocco Júnior O que é o shell? O Shell pode ser definido como o interpretador de instruções e comandos. Quando o usuário

Leia mais

CEFET SC UNIDADE DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES REDES DE COMPUTADORES/TELEFONIA DISCIPLINA DE SISTEMAS OPERACIONAIS

CEFET SC UNIDADE DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES REDES DE COMPUTADORES/TELEFONIA DISCIPLINA DE SISTEMAS OPERACIONAIS CEFET SC UNIDADE DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES REDES DE COMPUTADORES/TELEFONIA DISCIPLINA DE SISTEMAS OPERACIONAIS Lista de Comandos: Manipulação de diretórios cd, pwd, ls, mkdir, rmdir

Leia mais

Interpretadores de comandos. Interpretadores de comandos de login válidos. Caracteres especiais. José Pedro Oliveira

Interpretadores de comandos. Interpretadores de comandos de login válidos. Caracteres especiais. José Pedro Oliveira Conteúdo Utilização (jpo@di.uminho.pt) Grupo de Sistemas Distribuídos Departamento de Informática Escola de Engenharia Universidade do Minho Sistemas Operativos 2005-2006 1 2 3 4 de login válidos Programa

Leia mais

Comandos básicos. Sistemas Operacionais II

Comandos básicos. Sistemas Operacionais II Comandos básicos Sistemas Operacionais II Comando ln Cria links entre arquivos e diretórios. Sintaxe ln [opções] arquivo link ln [opções] arquivos diretorio Opções -f: sobrescreve links existentes ou arquivos

Leia mais

AULA 4. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS

AULA 4. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS M i n i - C u r s o d e I n t r o d u ç ã o a o G N U / L i n u x AULA 4 Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki PET Computação UFRGS Setembro 2009 L i n h a d e C o m a n d o I I Tipos de execução

Leia mais

Administração de sistemas operacionais. Comandos de manipulação de arquivos/diretórios.

Administração de sistemas operacionais. Comandos de manipulação de arquivos/diretórios. Administração de sistemas operacionais Comandos de manipulação de arquivos/diretórios. ls Lista os arquivos de um diretório. ls [opções] [caminho/arquivo] [caminho1/arquivo1]... onde: caminho/arquivo Diretório/arquivo

Leia mais

10. mkdir [pasta1] [pasta2] (cria pasta1 e pasta dois ao mesmo tempo) Exemplo: $ mkdir teste1 teste2

10. mkdir [pasta1] [pasta2] (cria pasta1 e pasta dois ao mesmo tempo) Exemplo: $ mkdir teste1 teste2 Principais Comandos do Terminal no LINUX Estes comandos não visam ser um compêndio completo de operação, haja vista que se possui mais comandos que esses aqui que serão listados, logo os comandos são:

Leia mais

Listagens de ficheiros e directorias

Listagens de ficheiros e directorias Listagens de ficheiros e directorias Listagens de ficheiros e directorias Para além do tipo dos ficheiros, o modo possui nove caracteres que representam as permissões (ou protecções) associadas aos ficheiros

Leia mais

AULA 3. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS

AULA 3. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS M i n i - C u r s o d e I n t r o d u ç ã o a o G N U / L i n u x AULA 3 Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki PET Computação UFRGS Setembro 2009 L i n h a d e C o m a n d o I Terminal (Shell)

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Redirecionamentos Editor vi

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Redirecionamentos Editor vi Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Redirecionamentos Editor vi 1 Objetivos: 1. Exercitar o uso de redirecionamentos de entrada e saída padrão 2. Usar o editor de texto vi 2 Entrada e saída

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Shell Gustavo Reis gustavo.reis@ifsudestemg.edu.br 1 Interpretador de comandos Interpreta as instruções enviadas pelo usuário e seus programas ao sistema operacional (kernel) Executa

Leia mais

Um programa awk contém uma seqüência de padrões (expressões regulares) e ações da seguinte forma:

Um programa awk contém uma seqüência de padrões (expressões regulares) e ações da seguinte forma: Awk (linguagem de programação) Awk é um grande utilitário de interpretação da linguagem de programação awk para manipulação de dados e texto de programação em shell script, nos quais é bastante utilizado

Leia mais

Realizar o gerenciamento básico de arquivos

Realizar o gerenciamento básico de arquivos Realizar o gerenciamento básico de arquivos - 2 Sumário Capítulo 1 Realizar o gerenciamento básico de arquivos...3 1.1. Objetivos... 3 1.2. Mãos a obra...4 Capítulo 2 Gerenciando... 14 2.1. Objetivos...

Leia mais

S.O.R. A Interface de comando

S.O.R. A Interface de comando S.O.R. A Interface de comando Interface de linha de comando Também conhecida como CLI, modo texto ou shell Praticamente qualquer tarefa administrativa pode ser realizada usando apenas este tipo de interface

Leia mais

Introdução a shell scripts

Introdução a shell scripts Introdução a shell scripts O que é? O que é Windows e Linux Shell script Um script é um arquivo que guarda vários comandos e pode ser executado sempre que preciso. Os comandos de um script são exatamente

Leia mais

Programação Shell Script: como dominar seu terminal

Programação Shell Script: como dominar seu terminal Programação Shell Script: como dominar seu terminal 14 de Outubro de 2008 1 2 Sistemas Operacionais Shell 3 4 5 O que é Shell? Programa interpretador de instruções Por que utilizar o Shell? Facilidade

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( )

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( ) DISCIPLINA: TIC ANO: 7º TURMAS: A ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Â O A N U A L - T I C UNIDADE DIDÁTICA 1: Tecnologias da Informação e Comunicação AULAS PREVISTAS: 13 x 90 Minutos Utilizar

Leia mais

Linux Básico. Prof. Odilson Tadeu Valle, M. Eng.

Linux Básico. Prof. Odilson Tadeu Valle, M. Eng. Linux Básico Prof. Odilson Tadeu Valle, M. Eng. odilson@sj.cefetsc.edu.br www.sj.cefetsc.edu.br/wiki Objetivos do Curso Desmistificar o Linux. Preparação para a gerência de servidores em linha de comando.

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Módulo 1 Sistemas Operacionais 1 Objetivos: Laboratório 1 1. Conhecer o sistema operacional Linux 2. Usar a interface de linha de comando (shell) arquivos

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados

Algoritmos e Estruturas de Dados AED - Unix commands reference card Page 1 of 5 Algoritmos e Estruturas de Dados Guia de referência de comandos Unix Comandos de gestão de ambiente cd d Muda para a directoria d mkdir d Cria uma nova directoria

Leia mais

UFRJ IM - DCC. Departamento de Ciência da Computação. Sistemas Operacionais II. 25/10/2016 Profª Valeria Menezes Bastos 1

UFRJ IM - DCC. Departamento de Ciência da Computação. Sistemas Operacionais II. 25/10/2016 Profª Valeria Menezes Bastos 1 UFRJ IM - DCC Departamento de Ciência da Computação Sistemas Operacionais II 25/10/2016 Profª Valeria Menezes Bastos 1 UNIX Filtros Comando diff Compara dois arquivos (ou duas estruturas de diretórios)

Leia mais

Simulado LPI 101. 5. Qual o comando que exibe a última vez em que o sistema de arquivos foi verificado. dumpe2fs

Simulado LPI 101. 5. Qual o comando que exibe a última vez em que o sistema de arquivos foi verificado. dumpe2fs Simulado LPI 101 1. Quais comandos exibem os processos no Linux? Escolha uma. a. ls e df b. ps e top c. ps e df d. df e top e. du e df 2. O que representa o dispositivo /dev/hdb6? Escolha uma. a. Um partição

Leia mais

Capacitação Sistema Operacional Linux Semana V

Capacitação Sistema Operacional Linux Semana V Capacitação Sistema Operacional Linux Semana V www.centropaulasouza.sp.gov.br Rua dos Andradas, 140 Santa Ifigênia 01208-000 São Paulo SP Tel.: (11) 3324.3300 Terminal, conhecendo e trabalhando com comandos.

Leia mais

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização Manual das condições gerais que regulam a utilização dos serviços disponibilizados pela aplicação Arquivo, plataforma de gestão de informação, do Municipio

Leia mais

Aula 04 Sistemas Embarcados LT38C

Aula 04 Sistemas Embarcados LT38C Aula 04 Sistemas Embarcados LT38C Prof. Lucas Ricken Garcia 2017/1 Linux Contexto Histórico DOS Mac OS UNIX (proprietário nesta época) Minix - Andrew S. Tanenbaum criou baseado no Unix para Processadores

Leia mais

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio/2011

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio/2011 Formatar colunas (1, 2 ou 3 ) Limites à volta do texto: Pág. 1/21 Capitulares Maiúsculas / Minúsculas Seleccionar a opção pretendida: (não esquecer que tem de estar já seleccionado o texto ao qual se pretende

Leia mais

Shell Script. Rafael Silva Guimarães

Shell Script. Rafael Silva Guimarães Shell Script Rafael Silva Guimarães O que é Shell O Shell é o "prompt" da linha de comando do Linux, que recebe os comandos digitados pelo usuário e os executa. Mas o Shell é muito mais poderoso que seu

Leia mais

Linux. Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre.

Linux. Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre. Linux Linux Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre. Linux Linux Distribuição Linux é um sistema operacional incluindo o kernel Linux e outros softwares

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 6 Editando e visualizando textos. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática

Sistema Operacional Unidade 6 Editando e visualizando textos. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática Sistema Operacional Unidade 6 Editando e visualizando textos Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 UTILIZANDO OS EDITORES DE TEXTO MODO TEXTO... 5 VI... 5 Modo inserção... 6 Modo comando...

Leia mais

Usando o terminal -- Linux -- Flávia Maristela

Usando o terminal -- Linux -- Flávia Maristela Usando o terminal -- Linux -- Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Os comandos que já vimos man info cal date uname clear nano pico clear exit pwd ls cd locate mkdir rmdir cp mv rm cat tree file

Leia mais

Tópicos Especiais em Linguagens de Programação Shell Script Processamento de Texto

Tópicos Especiais em Linguagens de Programação Shell Script Processamento de Texto Tópicos Especiais em Linguagens de Programação Shell Script Processamento de Texto Andrei Rimsa Álvares Comandos Comandos para processamento de arquivos texto Comando nano vi/vim emacs sed awk strings

Leia mais

Programação. Folha Prática 10. Lab. 10. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 10. Lab. 10. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 10 Lab. 10 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved. 1. Revisão. 2. Objectivos. 3. Exercícios LAB. 10 10ª semana

Leia mais

ARQUIVOS COMPACTADOS Para baixar o WinRAR entre em um dos links abaixo: http://www.baixaki.com.br/download/winrar.htm http://superdownloads.uol.com.br/download/160/winrar-portugues/ Descompactando Arquivos

Leia mais

Introdução aos Sistemas Informáticos. Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Gestão e Engenharia Industrial

Introdução aos Sistemas Informáticos. Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Gestão e Engenharia Industrial I Crie na sua directoria pessoal a seguinte estrutura de directorias: ~ Others Users AnaIsabel RuiManuel Docs Textos Docs Textos Em relação à estrutura de directorias criada anteriormente, efectue as seguintes

Leia mais

ÍNDICE. Índice remissivo...9. Iron Mountain Incorporated Ajuda do MyRoam do Connected Backup 1

ÍNDICE. Índice remissivo...9. Iron Mountain Incorporated Ajuda do MyRoam do Connected Backup 1 ÍNDICE Acerca da Aplicação MyRoam....................................................................3 Processo de recuperação......................................................................3 Ficheiros

Leia mais

1.2.5 As operações básicas do sistema operativo de interface gráfico

1.2.5 As operações básicas do sistema operativo de interface gráfico Marco Soares 1 Um sistema operativo de interface gráfico, como o Windows XP, inclui inúmeras formas de ajudar o utilizador sempre que lhe surjam dúvidas sobre como executar determinada tarefa Marco Soares

Leia mais

Documentos Informativos Ano Letivo de 2016/17

Documentos Informativos Ano Letivo de 2016/17 2016 Documentos Informativos Ano Letivo de 2016/17 Estes documentos tem como objectivo auxiliar o novo estudante no processo de inscrições nas unidades curriculares e fornecer algumas informações úteis

Leia mais

Linhas de Exploração do Quadro de Competências da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) 1º Ciclo do Ensino Básico

Linhas de Exploração do Quadro de Competências da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) 1º Ciclo do Ensino Básico Escola Básica e Secundária de Velas Linhas de Exploração do Quadro de Competências da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) 1º Ciclo do Ensino Básico 1 Conceitos Básicos No final

Leia mais

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação Objetivos Definir o conceito de Sistema Operativo Caracterizar os diferentes elementos do Ambiente de trabalho Explicar a finalidade da barra de tarefas Trabalhar ao mesmo tempo com várias janelas Definir

Leia mais

ELABORADO POR MARCO SOARES 1. Formatação de texto

ELABORADO POR MARCO SOARES 1. Formatação de texto ELABORADO POR MARCO SOARES 1 Formatação de texto ELABORADO POR MARCO SOARES 2 Criação de texto aleatório Vamos criar algum texto para experiências com formatação de texto Escreva no Word =rand(6,5) e depois

Leia mais

Curso de Formação LPIC-1 Exame 101

Curso de Formação LPIC-1 Exame 101 Curso de Formação LPIC-1 Exame 101 Bruno Santos Curso Linux: formação Processar texto usando filtros Procurar dentro de ficheiros The Stream Editor (SED) com AWK Substituir

Leia mais

Programação Shell Script: como dominar seu terminal (versão 2)

Programação Shell Script: como dominar seu terminal (versão 2) Programação Shell Script: como dominar seu terminal (versão 2) 21 de Outubro de 2010 Licença Programação Shell Script: como dominar seu terminal (versão 2), por, é licenciado sob a Atribuição-Uso não-comercial-compartilhamento

Leia mais

OFICINA DE SHELLSCRIPT

OFICINA DE SHELLSCRIPT OFICINA DE SHELLSCRIPT III Semana Acadêmica do II 24 de Outubro de 2008 Grupo PET Computação Felipe A. Chies Bruno L. Albrecht SHELL SHELL Programa que recebe comandos do teclado e os envia ao SisOp para

Leia mais

Introdução ao UNIX. Computadores e Redes de Comunicação Mestrado em Gestão de Informação, FEUP 2004/07

Introdução ao UNIX. Computadores e Redes de Comunicação Mestrado em Gestão de Informação, FEUP 2004/07 Introdução ao UNIX Computadores e Redes de Comunicação Mestrado em Gestão de Informação, FEUP 2004/07 Sérgio Nunes mail: sergio.nunes@fe.up.pt web: www.fe.up.pt/~ssn Sumário História Estrutura Interpretador

Leia mais

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

M4 SO Open Source LINUX. Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

M4 SO Open Source LINUX. Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos M4 SO Open Source LINUX SO Open Source O sistema operativo é um programa (software) que: controla a atividade do processador (CPU); gere as memórias; assegura a interação com os periféricos. Responsável

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes Comandos de Administração. segunda-feira, 1 de julho de 13

Sistemas Operacionais de Redes Comandos de Administração. segunda-feira, 1 de julho de 13 Sistemas Operacionais de Redes Comandos de Administração Objetivos Familiarização com os comandos do Linux Conhecimento e prática de comandos que informam ou manipulam informações do sistema Comandos de

Leia mais

match STRING REGEXP % expr match ola.*la 3 Departamento de Ciência de Computadores da FCUP IC Aula 5 1

match STRING REGEXP % expr match ola.*la 3 Departamento de Ciência de Computadores da FCUP IC Aula 5 1 expr expressao % x= expr 2 + 1 \* 7 % expr $x \* $x 81 Avaliação de expressões Avalia a expressão e envia o resultado para o stdout.todos elementos da expressão têm de ser separados por espaços.todos os

Leia mais

Ana Paula Tomás. Departamento de Ciência de Computadores Faculdade de Ciências da Universidade do Porto 2010/2011

Ana Paula Tomás. Departamento de Ciência de Computadores Faculdade de Ciências da Universidade do Porto 2010/2011 Ana Paula Tomás Departamento de Ciência de Computadores Faculdade de Ciências da Universidade do Porto 2010/2011 Aula 1 Objectivos e programa da disciplina. Critérios de avaliação. Um primeiro programa

Leia mais

Gmail: Elimine s antigos e pesados via pesquisa avançada

Gmail: Elimine  s antigos e pesados via pesquisa avançada Gmail: Elimine e-mails antigos e pesados via pesquisa avançada Date : 26 de Fevereiro de 2018 Muitos milhões de utilizadores tiram proveito do espaço gratuito que o Gmail lhes fornece. Contudo, este espaço

Leia mais

Introdução ao Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Pouso Alegre

Introdução ao Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Pouso Alegre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Pouso Alegre Introdução ao Linux Comandos Ubuntu/Linux Michelle Nery Agenda Comandos do Sistema Comandos para Processos

Leia mais

Introdução ao Linux. Básico de Linux. 1. Estrutura de Diretórios: Listando Arquivos e Diretórios (pastas). Mudando de Diretório. Criando um Diretório.

Introdução ao Linux. Básico de Linux. 1. Estrutura de Diretórios: Listando Arquivos e Diretórios (pastas). Mudando de Diretório. Criando um Diretório. Introdução ao Linux 1. Estrutura de Diretórios: Listando Arquivos e Diretórios (pastas). Básico de Linux Abrir um terminal indo em APLICATIVOS ACESSÓRIOS TERMINAL ou usando alt+f2 e digitando na caixa

Leia mais

Comandos.::. Aplicativos > Sistema > Acessar Console

Comandos.::. Aplicativos > Sistema > Acessar Console Comandos Aplicativos > Sistema > Acessar Console jonilso 23 de outubro de 2012 Comandos Iniciais whoami Comandos Iniciais whoami Exibe o login do usuário que executou o comando. Comandos Iniciais whoami

Leia mais

Entraremos em sistema linux para realizar algumas tarefas e aprender alguns comandos.

Entraremos em sistema linux para realizar algumas tarefas e aprender alguns comandos. Entraremos em sistema linux para realizar algumas tarefas e aprender alguns comandos. Como se conectar a partir do sistema Windows: Conexão direta SSH: Putty (download) Entrando numa conta no servidor:

Leia mais

MS Outlook Tudo sobre Correio Electrónico

MS Outlook Tudo sobre Correio Electrónico MS Outlook 2003 - Tudo sobre Correio Electrónico Curso MA0035 5 Dia(s) 17:30 Horas Introdução O presente curso corresponde a um grupo de três cursos de Outlook. Foi desenvolvido tendo em vista a aquisição

Leia mais

Curso de Formação LPIC-1 Exame 101

Curso de Formação LPIC-1 Exame 101 Curso de Formação LPIC-1 Exame 101 Bruno Santos Curso Linux: formação Ficheiros de texto Ficheiros binários Trabalhar com arquivos e compressão Tar Cpio gzip bzip2 Comando

Leia mais

DISCIPLINA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO GUIÃO PROGRAMÁTICO Unidade de Ensino Aprendizagem SISTEMA OPERATIVO LINUX 1º PERÍODO

DISCIPLINA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO GUIÃO PROGRAMÁTICO Unidade de Ensino Aprendizagem SISTEMA OPERATIVO LINUX 1º PERÍODO DISCIPLINA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO GUIÃO PROGRAMÁTICO Unidade de Ensino Aprendizagem SISTEMA OPERATIVO LINUX 1º PERÍODO Aula nº 1 (90 minutos) do sistema operativo Linux Característica:

Leia mais

Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux

Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux Curso de extensão da Faculdade Ruy Barbosa Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux Dedicasse especial a Rogério Bastos e ao GRACO (Gestores da Rede Acadêmica de Computação) do DCC UFBA Paul Regnier

Leia mais

Associações de Ficheiros. Mike McBride Tradução: José Pires

Associações de Ficheiros. Mike McBride Tradução: José Pires Mike McBride Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Associações de Ficheiros 4 1.1 Introdução.......................................... 4 1.2 Como usar este módulo.................................. 4 1.2.1

Leia mais

Introdução ao Linux. Marcelo Gomes de Paula

Introdução ao Linux. Marcelo Gomes de Paula Introdução ao Linux Marcelo Gomes de Paula O que é Linux??? Definição: Linux é um sistema operacional de código aberto distribuído gratuitamento pela internet, criado em 1991 por Linus Torvalds na universidade

Leia mais

Tutorial de apoio ao estudante

Tutorial de apoio ao estudante Sumário: No final da leitura deste tutorial o estudante será capaz de utilizar algumas das funcionalidades básicas da plataforma elearning.ul.pt: 1 - Como editar o perfil 2 Como participar/publicar num

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Unidade de Ensino/Aprendizagem 1 - Tecnologias da Informação e Comunicação

Unidade de Ensino/Aprendizagem 1 - Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade de Ensino/Aprendizagem 1 - Tecnologias da Informação e Comunicação 1.1. CONCEITOS INTRODUTÓRIOS Objetivos Conteúdos Sugestões metodológicas / Situações de aprendizagem N.º de aulas (50min) - Diagnosticar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I MÉDIO PRAZO 1 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA OBJECTIVOS CONTEÚDOS DATA Conceitos Introdutórios Conhecer os conceitos básicos relacionados

Leia mais

Relatório contendo todos os comandos do Linux estudados

Relatório contendo todos os comandos do Linux estudados INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MÓDULO IV. Relatório contendo todos os comandos

Leia mais

Variáveis. Você pode ver as variáveis do sistema com os comandos printenv, env e set como mostra o exemplo abaixo:

Variáveis. Você pode ver as variáveis do sistema com os comandos printenv, env e set como mostra o exemplo abaixo: Variáveis As variáveis são posições na memória do computador onde ficam armazenadas n temporariamente algum valor para ser usadas por programas ou scripts que no Linux são precedidas pelo caractere dólar

Leia mais

Introdução ao uso do Linux (parte 2)

Introdução ao uso do Linux (parte 2) Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Engenharia Laboratório de Engenharia Elétrica Introdução ao uso do Linux (parte 2) Autores: Elaine de Mattos Silva Raphael Guedes Orientador: Prof.

Leia mais

Apresentar de forma resumida a evolução histórica do Sistema Operativo Linux;

Apresentar de forma resumida a evolução histórica do Sistema Operativo Linux; PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO DISCIPLINA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Unidade de Ensino Aprendizage m Sistema Operativo Linux 10ºAn o - Total de 20-1º PERÍODO Objectivos Conteúdos Metodologias

Leia mais

Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1

Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1 Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1 SENAC TI Fernando Costa 5 de outubro de 2010 Agenda Links Documentação Localização de arquivos e pastas Links fortes (hardlinks) O link tem duas partes:

Leia mais