3M TM Petrifilm TM Placa para Listeria em Monitoramento Ambiental. Guia de. Interpretação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3M TM Petrifilm TM Placa para Listeria em Monitoramento Ambiental. Guia de. Interpretação"

Transcrição

1 M TM Petrifilm TM Placa para Listeria em Monitoramento Ambiental Guia de Interpretação

2 M TM Petrifilm TM Placa para Listeria em Monitoramento Ambiental Este guia familiariza você com os resultados das placas M Petrifilm para Listeria em Monitoramento Ambiental. Para mais informações, entre em contato com o representante oficial da M Microbiologia mais perto de você. A Placa M Petrifilm para Listeria em Monitoramento Ambiental (EL) é um sistema de meio de cultura pronto para uso, que contém agentes seletivos, nutrientes, um agente geleificante solúvel em água fria, e um indicador cromogênico que facilita a detecção das colônias de Listeria. As Placas Petrifilm EL foram designadas para analisar amostras ambientais e ajudar a aumentar a eficiência do monitoramento da sanitização da planta. A presença do indicador Listeria, como Listeria innocua evidencia que as condições ambientais estão propícias para a ocorrência de Listeria monocytogenes. A Placa Petrifilm EL detecta a maioria das espécies de Listeria ambiental, como Listeria monocytogenes, Listeria innocua e Listeria welshimeri*. Muitos organismos no ambiente podem estar estressados devido às condições ambientais ou sanitizantes. Água peptonada tamponada (APT) é utilizada como um caldo de recuperação em conjunto com a Placa Petrifilm EL para recuperar a Listeria estressada sem aumentar o número de células. A recuperação na APT não é uma etapa de enriquecimento Esta Placa Petrifilm EL NÃO tem colônias após 28h de incubação. O teste está completo. Interpretação Quantitativa: Colônias de Listeria nesta placa: <1. Por favor, consulte a seção Amostragem Quantitativa deste guia para calcular a quantidade de Listeria por amostra ambiental. registrado como categorias que sejam significativas para seu local de amostragem e seu padrão individual da planta (ex: baixo, médio, alto, ou aceitável e inaceitável). Interpretação Qualitativa: Listeria não detectada Esta Placa Petrifilm EL tem SOMENTE colônias vermelho-violeta intenso após 28h de incubação. O teste está completo. Interpretação Quantitativa: Colônias de Listeria nesta placa: 11. Por favor, consulte a seção Amostragem Quantitativa deste guia para calcular a quantidade de Listeria por amostra ambiental. registrado como categorias que sejam significativas para seu local de amostragem e seu padrão individual da planta (ex: baixo, médio, alto, ou aceitável e inaceitável). *Para mais informações sobre a prevalência das espécies de Listeria, por favor, entre em contato com o representante oficial da M Microbiologia mais perto de você. L. ivanovii, L. grayi/murray e L. seeligeri crescem, mas não formam colônias típicas.

3 Vários fatores influenciam a velocidade na qual o indicador cromogênico muda para o vermelho-violeta intenso, incluindo a cepa e a natureza e grau de estresse na qual o organismo foi exposto. a. a. Antes do total de 0 horas de incubação, se alguma colônia estiver presente, mas não estiver vermelho-violeta intenso (por exemplo, cinza ou rosa claro, como mostrado na figura a), então continue incubando até as 0 horas. No tempo máximo de incubação de 0 horas, as colônias que não apresentarem coloração vermelho-violeta intenso (colônias que permanecem cinza ou rosa claro, como mostrado na figura a), não devem ser interpretadas como Listeria. Interpretação Quantitativa: Colônias de Listeria nesta placa: <1. Por favor, consulte a seção Amostragem Quantitativa deste guia para calcular a quantidade de Listeria por amostra ambiental. registrado como categorias que sejam significativas para seu local de amostragem e seu padrão individual da planta (ex: baixo, médio, alto, ou aceitável e inaceitável). Interpretação Qualitativa: Listeria não detectada. b. b. No tempo máximo de incubação de 0 horas, colônias que estavam cinza ou rosa claro e mudaram para vermelho-violeta intenso durante a incubação (como mostrado na figura b) devem ser interpretadas como Listeria. Interpretação Quantitativa: Colônias de Listeria nesta placa:. Por favor, consulte a seção Amostragem Quantitativa deste guia para calcular a quantidade de Listeria por amostra ambiental. registrado como categorias que sejam significativas para seu local de amostragem e seu padrão individual da planta (ex: baixo, médio, alto, ou aceitável e inaceitável). Nota: Não considere ou conte as colônias na barreira de espuma, uma vez que elas estão fora da influência seletiva do meio.

4 4 4. Uma vez que a Placa Petrifilm EL pode ser interpretada de três formas, não é sugerida nenhuma faixa de contagem. Quando houver muitas colônias, interprete o resultado (qualitativo ou semiquantitativo) ou estime a contagem (quantitativo), como descrito: Interpretação Quantitativa: Colônias estimadas de Listeria nesta placa: 600 est.. Quando grandes números de Listeria estão presentes, faça a estimativa determinando a contagem por quadrado de dois ou mais quadrados representativos. Determine a média por quadrado e então multiplique por 42. A área inoculada da placa é aproximadamente 42 cm 2. registrado como categorias que sejam significativas para seu local de amostragem e seu padrão individual da planta (ex: baixo, médio, alto, ou aceitável e inaceitável) Quando as colônias estão presentes em grandes números, as placas Petrifilm EL podem apresentar colônias muito pequenas, indistintas e/ou uma cor homogênea salmão em toda a placa. Interpretação Quantitativa: Listeria nesta placa é muito numerosa para contar (Incontável, aproximadamente 10 4, mostrada nesta figura). registrado como categorias que sejam significativas para seu local de amostragem e seu padrão individual da planta (ex: baixo, médio, alto, ou aceitável e inaceitável) A cor de fundo pode variar devido à presença de pó, terra, grão, cascalho ou outro sedimento do ambiente amostrado ou, tipo de dispositivo de coleta da amostra e/ou da marca de água peptonada tamponada (caldo de recuperação). Interprete ou conte as colônias vermelho-violeta intenso como Listeria. Interpretação Quantitativa: Colônias de Listeria nesta placa: 11. Por favor, consulte a seção Amostragem Quantitativa deste guia para calcular a quantidade de Listeria por amostra ambiental. registrado como categorias que sejam significativas para seu local de amostragem e seu padrão individual da planta (ex: baixo, médio, alto, ou aceitável e inaceitável).

5 Instruções de Uso M TM Petrifilm TM Placa para Listeria em Monitoramento Ambiental Consulte a bula que se encontra dentro da embalagem do produto para informações detalhadas sobre PRECAUÇÕES, LIMITAÇÕES DA GARANTIA, LIMITAÇÕES DE RESPONSABILIDADE DA M, ARMAZENAMENTO E DESCARTE E INSTRUÇÕES DE USO. Armazenamento Petrifilm Petrifilm Petrifilm 1 Armazene os pacotes fechados a < 8 o C. Utilize-os antes de vencer o prazo de validade impresso nos pacotes. Em áreas de alta umidade recomenda-se deixar que os pacotes atinjam a temperatura ambiente antes de serem abertos. Preparo da Amostra Para fechar os pacotes abertos, dobre a 2 extremidade e vede com fita adesiva. Para evitar exposição à umidade, não refrigere os pacotes abertos. Armazene os pacotes vedados em um local fresco e seco por um período inferior a um mês. Evite expor as placas a temperatura > 25 o C e/ou umidade relativa > 50%. Assepticamente, adicione 2 ml (swab) ou ml (esponja) de água peptonada 6 Colete as amostras ambientais usando um swab M Quick Swab ou equivalente, esponja ou outro dispositivo de coleta pré-hidratado. O agente de hidratação deve ser <10 ml de água estéril, água peptonada tamponada (APT) ou, se houver presença de sanitizantes, é recomendado tampão neutralizante, como Caldo Letheen ou Caldo Neutralizante. Inoculação tamponada estéril (caldo de recuperação), entre 20 e 0 o C, à amostra coletada. Não utilize caldos de enriquecimento nesta placa. Misture, homogeneíze, ou agite vigorosamente a amostra coletada com a APT por, aproximadamente, 1 minuto. Deixe a amostra ficar em temperatura ambiente, 20-0 o C, por 1 hora até o máximo de 1 hora e 0 minutos, então misture vigorosamente de novo. Esta etapa é necessária para a recuperação da Listeria injuriada. Coloque a Placa Petrifilm EL em uma Com a M TM Pipeta Eletrônica ou uma superfície plana. Levante o filme superior. pipeta equivalente, posicionada perpendicularmente à Placa Petrifilm EL, coloque ml da amostra no centro do filme inferior. Desça o filme superior sobre a amostra.

6 <70 F Incubação Interpretação 10 Delicadamente, coloque o difusor plástico no filme superior sobre o inóculo. Não pressione, gire ou arraste o difusor. Retire o difusor. Aguarde, ao menos, 10 minutos para permitir a formação do gel. Nota: se o inóculo espalhar sozinho, o difusor não é necessário Incube as placas com o lado transparente para cima, em pilhas de até 10 placas, por 28h ± 2h a 5ºC ± 1ºC ou 7ºC ± 1ºC. Não ultrapasse 0 horas. A incubação, além do tempo recomendado, pode dar resultados ambíguos. As Placas Petrifilm EL podem ser contadas ou interpretadas usando um contador de colônias comum ou qualquer outra fonte de amplificação. Não conte as colônias na espuma porque elas estão fora da influência seletiva do meio. O método da Placa M TM Petrifilm TM para Listeria em Monitoramento Ambiental pode ser usado como um teste quantitativo, semiquantitativo ou qualitativo. Para um teste quantitativo, conte e Para um teste semiquantitativo, registre os registre todas as colônias vermelho- resultados com base no nível relativo de violeta intenso. Você pode escolher um teste quantitativo se deseja tomar diferentes ações com base no número presente. colônias vermelho-violeta intenso presentes. Você pode escolher um teste semiquantitativo se deseja tomar diferentes ações, dependendo do nível relativo presente, e se não for necessário o registro do número atual. Para um teste qualitativo, registre o resultado da placa como detectado ou não detectado, com base na presença ou ausência de colônias vermelho-violeta intenso. Você pode escolher um teste qualitativo se uma resposta sim/não for suficiente e apropriada para o seu reporte. Colônias de Listeria nesta placa: 16 Por favor, consulte a seção Amostragem Quantitativa deste guia para calcular a quantidade de Listeria por amostra ambiental. O nível de Listeria deve ser registrado como categorias que sejam significativas para seu local de amostragem e seu padrão individual da planta (ex: baixo, médio, alto, ou aceitável e inaceitável). Não detectada Detectada

7 M TM Petrifilm TM Placa para Listeria em Monitoramento Ambiental Amostragem Quantitativa & Interpretação Se a sua empresa optar por usar a Placa M TM Petrifilm TM para Listeria em Monitoramento Ambiental de forma quantitativa, por favor, consulte a bula do produto, e então calcule as Unidades Formadoras de Colônia (UFC) por área, como mostrado abaixo. Você pode, também, querer considerar os seguintes pontos: Consistência é a chave para obter informações úteis do seu programa de monitoramento ambiental. Utilize um procedimento consistente toda vez que amostrar. O ideal é utilizar o mesmo tipo de dispositivo e técnicas de amostragem. O tamanho da área amostrada pode ser baseado na legislação, padrões internos, e/ou local do monitoramento. Por exemplo, você pode precisar amostrar uma área maior para uma linha de produto final devido ao fato do número esperado de bactéria ser baixo. Mais informações sobre amostragem ambiental podem ser encontradas nas referências listadas abaixo, e no folheto Procedimentos de Monitoramento Ambiental para Placas M TM Petrifilm TM. PARA DETERMINAR a quantidade de Listeria por área amostrada, você precisará registrar: 1) o tamanho da área amostrada 2) o volume do líquido de hidratação no dispositivo de amostragem ) o volume da água peptonada tamponada adicionada 4) o volume plaqueado 5) o número de colônias contadas APLIQUE a seguinte equação para determinar UFC/área amostrada. Exemplos são dados nas páginas seguintes. Veja a Bula e as Instruções de Uso para detalhes completos do método. Você pode também determinar o resultado por amostra, por exemplo, UFC/ralo. UFC/área = (Número de colônias x [ml de líquido de hidratação + ml APT] ml) área amostrada OU A. Número total de ml de APT + líquido de hidratação B. Número de ml plaqueado C. Divida a linha A pela linha B D. Número de colônias contadas (se o número de colônias for zero, insira <1 na linha D ) E. Multiplique a linha C pela linha D F. Área amostrada G. Divida a linha E pela linha F A linha G é igual a UFC/área ml A B C D E F G A amostragem quantitativa ambiental é consistente com as seguintes referências: Standard Methods for the Examination of Dairy Products, Section.7D, American Public Health Association, Washington D.C., Compendium of Methods for the Microbiological Examination of Foods, section.512 and.521, American Public Health Association, Washington D.C., 2001.

8 Interpretação Quantitativa Exemplo: Método de Contato por swab M Quick Swab Abril/09 Bretas Usando um swab M Quick Swab (ou equivalente) pré-hidratado com 1 ml de líquido de hidratação (veja a linha A), amostre uma área. Para este exemplo, a área é de 10 centímetros quadrados (10 cm 2 ) (veja a linha F). Coloque o M Quick Swab de volta no recipiente estéril. Adicione 2 ml de água peptonada tamponada (veja a linha A). Após a etapa de recuperação, inocule ml na Placa M Petrifilm para Listeria em Monitoramento Ambiental (veja a linha B). A. Número total de ml de APT + meio de cultura B. Número de ml plaqueado C. Divida a linha A pela linha B D. Número de colônias contadas E. Multiplique a linha C pela linha D F. Área amostrada G. Divida a linha E pela linha F Após a incubação, conte as colônias. Para este exemplo, assuma que você contou 50 colônias (veja a linha D) = cm 2 5 UFC/cm 2 A B C D E F G Exemplo: Método de Contato por Esponja 1 Usando uma esponja pré-hidratada com 10 ml de líquido de hidratação, amostre uma área (veja a linha A). Para este exemplo, a área é de 50 centímetros quadrados (50 cm 2 ) (veja a linha F). 2 Coloque a esponja de volta no recipiente estéril e adicione 5 ml de água peptonada tamponada (veja a linha A). Após a etapa de recuperação, 4 inocule ml na Placa M Petrifilm para Listeria em Monitoramento Ambiental (veja a linha B). A. Número total de ml de APT + líquido de hidratação B. Número de ml plaqueado C. Dividir a linha A pela linha B D. Número de colônias contadas E. Multiplicar a linha C pela linha D F. Área amostrada G. Dividir a linha E pela linha F Após a incubação, conte as colônias. Para este exemplo, assuma que você contou 10 colônias (veja a linha D) = cm 2 1 UFC/cm 2 A B C D E F G Microbiologia M do Brasil Ltda. Via Anhanguera, km Sumaré-SP

3M TM Petrifilm TM. Placa para Contagem de E.coli e Coliformes Placa para Contagem de Coliformes. Guia de. Interpretação

3M TM Petrifilm TM. Placa para Contagem de E.coli e Coliformes Placa para Contagem de Coliformes. Guia de. Interpretação 3M TM Petrifilm TM Placa para Contagem de E.coli e Coliformes Placa para Contagem de Coliformes Guia de Interpretação 3M TM Petrifilm TM Placa para Contagem de E.coli e Coliformes Este guia apresenta resultados

Leia mais

3M TM Petrifilm TM Placa para Contagem de Leveduras e Bolores. Guia de. Interpretação

3M TM Petrifilm TM Placa para Contagem de Leveduras e Bolores. Guia de. Interpretação 3M TM TM Placa para Contagem de Leveduras e Bolores Guia de Interpretação 3M TM TM Placa para Contagem de Leveduras e Bolores Este guia apresenta resultados das placas 3M para Contagem de Leveduras e Bolores.

Leia mais

Exercícios sobre Métodos de Contagem de Bactérias Viáveis em Placa:

Exercícios sobre Métodos de Contagem de Bactérias Viáveis em Placa: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Disciplina de Microbiologia Curso de Nutrição Exercícios sobre Métodos de de Bactérias Viáveis em Placa: Na Parte 1 dos exercícios sobre os métodos

Leia mais

ANEXO III PROCEDIMENTOS BÁSICOS DE CONTAGEM

ANEXO III PROCEDIMENTOS BÁSICOS DE CONTAGEM ANEXO III PROCEDIMENTOS BÁSICOS DE CONTAGEM 1. TÉCNICAS DE CONTAGEM EM PLACAS As técnicas de contagem em placas permitem a visualização da formação de colônias a partir de um número "fixo" de células viáveis.

Leia mais

MF-0407.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE COLÔNIAS DE BACTÉRIAS QUE PRECIPITAM O FERRO (FERROBACTÉRIAS), PELA TÉCNICA "POUR PLATE"

MF-0407.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE COLÔNIAS DE BACTÉRIAS QUE PRECIPITAM O FERRO (FERROBACTÉRIAS), PELA TÉCNICA POUR PLATE MF-0407.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE COLÔNIAS DE BACTÉRIAS QUE PRECIPITAM O FERRO (FERROBACTÉRIAS), PELA TÉCNICA "POUR PLATE" Notas: Aprovado pela Deliberação CECA n 3.966, de 16 de janeiro de 2001

Leia mais

3M Microbiologia. Soluções. para Cadeias de Frio

3M Microbiologia. Soluções. para Cadeias de Frio 3M Microbiologia Soluções para Cadeias de Frio 3M MonitorMark Indicadores de Tempo e Temperatura Os Indicadores de Tempo e Temperatura 3M TM MonitorMark TM são utilizados para monitorar qualquer produto

Leia mais

INSTRUINSTRUÇÕES DE USO

INSTRUINSTRUÇÕES DE USO INSTRUINSTRUÇÕES DE USO Micro-organismos Epower USO PRETENDIDO Os micro-organismos Epower são preparações de micro-organismos liofilizadas e quantitativas para serem utilizadas em laboratórios industriais

Leia mais

Curso Técnico em Análises Químicas Microbiologia. Meios de cultura

Curso Técnico em Análises Químicas Microbiologia. Meios de cultura Curso Técnico em Análises Químicas Microbiologia Meios de cultura DEFINIÇÃO: Formulações químicas (associação qualitativa e quantitativa) Nutrientes necessários Multiplicação (desenvolvimento, cultivo)

Leia mais

Relatório CETEA A187-1/07 - Parcial. Data: 18 de dezembro de Preparado por: Centro de Tecnologia de Embalagem - CETEA/ITAL

Relatório CETEA A187-1/07 - Parcial. Data: 18 de dezembro de Preparado por: Centro de Tecnologia de Embalagem - CETEA/ITAL Relatório CETEA A187-1/07 - Parcial Avaliação de efeito do selo de alumínio na qualidade microbiológica de latas de cerveja Interessado: Companhia de Bebidas das Américas Estrada Ary Jorge Zeitune, 3100,

Leia mais

RELATÓRIO DA VERIFICAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO MICROBIANA EM EMBALAGENS PARA TRANSPORTE DE ALIMENTOS

RELATÓRIO DA VERIFICAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO MICROBIANA EM EMBALAGENS PARA TRANSPORTE DE ALIMENTOS RELATÓRIO DA VERIFICAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO MICROBIANA EM EMBALAGENS PARA TRANSPORTE DE ALIMENTOS 2011 A reprodução deste documento só poderá ser feita integralmente, sem nenhuma alteração e com o conhecimento

Leia mais

3 Limpeza Fácil Dados Técnicos Dezembro 2005 Substitui: Inicial

3 Limpeza Fácil Dados Técnicos Dezembro 2005 Substitui: Inicial 3 Limpeza Fácil Dados Técnicos Dezembro 2005 Substitui: Inicial Descrição: O aparelho 3M Limpeza Fácil é um aplicador de produtos químicos desenvolvido com a finalidade de obter um processo de limpeza,

Leia mais

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO DE STAPHYLOCOCCUS EM PATÊ DE PEITO DE PERU SABOR DEFUMADO DURANTE 45 DIAS DE ARMAZENAMENTO

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO DE STAPHYLOCOCCUS EM PATÊ DE PEITO DE PERU SABOR DEFUMADO DURANTE 45 DIAS DE ARMAZENAMENTO TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO DE STAPHYLOCOCCUS EM PATÊ DE PEITO DE PERU SABOR DEFUMADO DURANTE 45 DIAS DE ARMAZENAMENTO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS

Leia mais

Leite desnatado (Bovine - origem dos EUA) Ácido ascórbico

Leite desnatado (Bovine - origem dos EUA) Ácido ascórbico INSTRUÇÕES PARA USO EZ-Hydro Shot Microorganismos FINALIDADE EZ-Hydro Shot microorganismos são liofilizados, preparações de microrganismos quantitativos a serem utilizados em laboratórios industriais,

Leia mais

TÉCNICAS DE SEMEADURA E ISOLAMENTO DE MICRORGANISMOS

TÉCNICAS DE SEMEADURA E ISOLAMENTO DE MICRORGANISMOS TÉCNICAS DE SEMEADURA E ISOLAMENTO DE MICRORGANISMOS CONCEITOS IMPORTANTES Isolamento de um microrganismo: O isolamento consiste na obtenção de uma cultura pura (colônias isoladas de um único microrganismo,

Leia mais

Aerochamber Máscara de adulto/bocal

Aerochamber Máscara de adulto/bocal Instruções de utilização fonte: folheto informativo (tradução adaptada do folheto em inglês) Examine cuidadosamente o produto em busca de danos, falta de peças ou objetos estranhos. Remova todos os objetos

Leia mais

Leite desnatado (bovino - origem: EUA)

Leite desnatado (bovino - origem: EUA) INSTRUÇÕES DE USO microorganismos EZ-Accu Shot INDICAÇÃO DE USO Os microorganismos EZ-Accu Shot são preparados de microorganismos enumerados liofilizados a serem utilizados em laboratórios industriais

Leia mais

SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES BIOLÓGICOS

SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES BIOLÓGICOS SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES BIOLÓGICOS O QUE É UM INDICADOR BIOLÓGICO Indicador Biológico é um sistema de teste contendo microorganismos viáveis, garantindo uma resistência definida

Leia mais

MICROPROPAGAÇÃO A DESINFECÇÃO DOS INSTRUMENTOS

MICROPROPAGAÇÃO A DESINFECÇÃO DOS INSTRUMENTOS MICROPROPAGAÇÃO A DESINFECÇÃO DOS INSTRUMENTOS Como indicado no Guia 8 0: Micropropagação no laboratório de ensino, as técnicas de cultivo de tecidos vegetais consistem na transferência de um explante

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO. KWIK-STIK Plus estão a duas passagens da cultura de referência, e sua recuperação é garantida

INSTRUÇÕES DE USO. KWIK-STIK Plus estão a duas passagens da cultura de referência, e sua recuperação é garantida INSTRUÇÕES DE USO LYFO DISK KWIK-STIK KWIK-STIK Plus INDICAÇÃO DE USO Os micro-organismos de KWIK-STIK, KWIK-STIK e LYFO DISK devem ser utilizados como controles para verificação do desempenho de ensaios,

Leia mais

Instrução normativa 62/2003: Contagem de coliformes pela técnica do NMP e em placas

Instrução normativa 62/2003: Contagem de coliformes pela técnica do NMP e em placas Instrução normativa 62/2003: Contagem de coliformes pela técnica do NMP e em placas CAPÍTULO IX NÚMERO MAIS PROVÁVEL DE COLIFORMES TOTAIS E COLIFORMES TERMOTOLERANTES EM ÁGUA E GELO 1. OBJETIVOS E ALCANCE

Leia mais

Aula Prática. - Preparo de meio de cultivo. - Influência da temperatura no crescimento de microrganismos

Aula Prática. - Preparo de meio de cultivo. - Influência da temperatura no crescimento de microrganismos Aula Prática - Preparo de meio de cultivo - Influência da temperatura no crescimento de microrganismos PREPARO DE MEIO DE CULTIVO Exercício BDA (Batata-Dextrose-Ágar) - Caldo de batata ------------ 100ml

Leia mais

3 Scotchlite. Material Refletivo 5720 e 5721 Filme Transferível Prata. Descrição

3 Scotchlite. Material Refletivo 5720 e 5721 Filme Transferível Prata. Descrição 3 Scotchlite MR Material Refletivo 5720 e 5721 Filme Transferível Prata DADOS TÉCNICOS SETEMBRO/2004 Referencia: abril/2001 Revisão 01 Descrição Material Refletivo 3M Scotchlite - 5720 (com liner de poliéster)

Leia mais

PROPOSTA. Pregão. Proposta(s)

PROPOSTA. Pregão. Proposta(s) PROPOSTA Pregão Órgão: Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo Número: COMUSA 008/2012 Número do Processo: 8-10/1/2012 Unidade de Compra: COMUSA - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo Proposta(s) Item:

Leia mais

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA CARNE BOVINA COMERCIALIZADA IN NATURA EM SUPERMERCADOS DO MUNICÍPIO DE ARAPONGAS-PR

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA CARNE BOVINA COMERCIALIZADA IN NATURA EM SUPERMERCADOS DO MUNICÍPIO DE ARAPONGAS-PR ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA CARNE BOVINA COMERCIALIZADA IN NATURA EM SUPERMERCADOS DO MUNICÍPIO DE ARAPONGAS-PR LETÍCIA SIMIELLI FERNANDES ¹; EDUARDO AMARAL DE TOLEDO² RESUMO Objetivo: Avaliar a qualidade

Leia mais

Por favor consulte as instruções que se encontram na embalagem

Por favor consulte as instruções que se encontram na embalagem ACCU-CHEK*Nano Roche Português Comece Aqui Guia de Iniciação Rápida Ver em accu-chek.com Por favor consulte as instruções que se encontram na embalagem Conteúdos A. Recipiente de tiras-teste B. Aparelho

Leia mais

Instruções de Uso TRULICITY TM. dulaglutida (derivada de ADN recombinante) Caneta de Uso Único de 1,5 mg / 0,5 ml Uso semanal.

Instruções de Uso TRULICITY TM. dulaglutida (derivada de ADN recombinante) Caneta de Uso Único de 1,5 mg / 0,5 ml Uso semanal. QUEBRE O LACRE QUEBRE O LACRE CIFU-SUP-14AGO13 Instruções de Uso TRULICITY TM dulaglutida (derivada de ADN recombinante) Caneta de Uso Único de 1,5 mg / 0,5 ml Uso semanal Desdobre e abra Leia os dois

Leia mais

Separação de Substâncias Cromatografia

Separação de Substâncias Cromatografia Separação de Substâncias Cromatografia 1) Introdução A cromatografia é uma técnica utilizada para a análise, identificação e separação dos componentes de uma mistura. É definida pela separação dos componentes

Leia mais

PROCEDIMENTO DE OPERAÇÃO PADRÃO - POP

PROCEDIMENTO DE OPERAÇÃO PADRÃO - POP PÁG.: 1/8 1. OBJETIVO Definir um procedimento para preparação dos meios de cultura pelo. 2. ALCANCE Este procedimento se aplica a todos os lotes de meios de cultura preparados pelo Controle Microbiológico,

Leia mais

Leica IP C e IP S - Impressora para cassetes histológicos e lâminas de amostras

Leica IP C e IP S - Impressora para cassetes histológicos e lâminas de amostras Folha complementar às instruções de uso Leica IP C e IP S - Impressora para cassetes histológicos e lâminas de amostras Folha complementar às instruções de uso Leica IP C e Leica IP S, V 1.9 RevH, Português

Leia mais

Microbilogia de Alimentos I - Curso de Engenharia de Alimentos Profª Valéria Ribeiro Maitan

Microbilogia de Alimentos I - Curso de Engenharia de Alimentos Profª Valéria Ribeiro Maitan 32 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC Goiás ESCOLA DE ENGENHARIA CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Aula nº 7 e 8 Quantificação de Microrganismos: Diluição e Plaqueamento Spreader Plate e Pour

Leia mais

Determinação de sensibilidade bacteriana aos antimicrobianos

Determinação de sensibilidade bacteriana aos antimicrobianos Determinação de sensibilidade bacteriana aos antimicrobianos Prof. Adj. Ary Fernandes Junior Departamento de Microbiologia e Imunologia Instituto de Biociências UNESP Tel. 14 3880.0412/0413 ary@ibb.unesp.br

Leia mais

GUIA DOS MÉTODOS DE REFERÊNCIA

GUIA DOS MÉTODOS DE REFERÊNCIA GUIA DOS MÉTODOS DE REFERÊNCIA MICROBIOLOGIA PARA COSMÉTICOS BIOKAR Diagnóstico coloca o seu conhecimento à sua disposição para fornecer soluções simples e rápidas para atender suas necessidades. Os laboratórios

Leia mais

INSTRUINSTRUÇÕES DE USO

INSTRUINSTRUÇÕES DE USO INSTRUINSTRUÇÕES DE USO Micro-organismos de Material de Referência Certificado Epower USO PRETENDIDO Os micro-organismos de Material de Referência Certificado (Certified Reference Material, CRM) Epower

Leia mais

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA EM BATATA PALITO PRÉ FRITA E CONGELADA

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA EM BATATA PALITO PRÉ FRITA E CONGELADA ANÁLISE MICROBIOLÓGICA EM BATATA PALITO PRÉ FRITA E CONGELADA LARISSA RENATA GUSSON. 1 ; EDUARDO AMARAL TOLEDO 2 RESUMO O objetivo desse trabalho e realizar análises microbiológica em batata palito pré

Leia mais

Tegaderm Foam Curativo de Espuma de Alta Performance

Tegaderm Foam Curativo de Espuma de Alta Performance BOLETIM TÉCNICO Tegaderm Foam Curativo de Espuma de Alta Performance Descrição do Produto 3M Tegaderm Foam - Curativo de Espuma de Alta Performance é um curativo de espuma de poliuretano, não adesiva,

Leia mais

Como validar limpeza em uma indústria de alimentos

Como validar limpeza em uma indústria de alimentos Como validar limpeza em uma indústria de alimentos Sylnei Santos Serviços Profissionais 3M Food Safety Monitoramento Ambiental Definição Procedimento para mensurar a carga microbiana, ou a sujidade de

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO. Higrotermômetro Modelo RH10. Medidor de Umidade e Temperatura

GUIA DO USUÁRIO. Higrotermômetro Modelo RH10. Medidor de Umidade e Temperatura GUIA DO USUÁRIO Higrotermômetro Modelo RH10 Medidor de Umidade e Temperatura Introdução Parabéns pela sua compra do Higro termômetro Modelo RH10 da Extech. Este aparelho mede a umidade relativa e temperatura

Leia mais

COLETA DE ÁGUA DE DIÁLISE

COLETA DE ÁGUA DE DIÁLISE Página 1 de 5 1 1. DESCRIÇÃO E CUIDADOS GERAIS: A técnica a ser adotada para a coleta de amostras depende da matriz a ser amostrada, do tipo de amostra a ser efetuada e da natureza do ensaio solicitado.

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares Microbiologia 2016

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares Microbiologia 2016 Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares Microbiologia 2016 Aula Prática 08: METABOLISMO BACTERIANO AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA

Leia mais

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE BISCOITOS TIPO COOKIE SABOR CHOCOLATE COM DIFERENTES TEORES DE FARINHA DE UVA

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE BISCOITOS TIPO COOKIE SABOR CHOCOLATE COM DIFERENTES TEORES DE FARINHA DE UVA ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE BISCOITOS TIPO COOKIE SABOR CHOCOLATE COM DIFERENTES TEORES DE FARINHA DE UVA Arthur Carlos de Barros da Costa NASCIMENTO 1 ; Danilo Tadeu de MATOS 2 ; Amanda Cristina Silva ROSA³;

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TACÔMETRO DIGITAL MODELO TC-5005

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TACÔMETRO DIGITAL MODELO TC-5005 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TACÔMETRO DIGITAL MODELO TC-5005 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. REGRAS DE SEGURANÇA... 1

Leia mais

rejuntamento flexível

rejuntamento flexível 01 Descrição: O votomassa é uma argamassa a base de cimento Portland indicado para rejuntar revestimentos cerâmicos, em pisos e paredes, com juntas de 2 a 10 mm em áreas internas e externas. 02 Classificação

Leia mais

Projeto: Rosa Sirota Bijouteria Azulejo Tinta Mosaico

Projeto: Rosa Sirota Bijouteria Azulejo Tinta Mosaico Projeto: Rosa Sirota Bijouteria Azulejo Tinta Mosaico Tempo de execução: 40 minutos sem contar secagens Grau de dificuldade: difícil Material: 50 g de massa de biscuit (vide receita) Tinta para Tecido

Leia mais

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS PASSANTE NA PENEIRA DE 75 M (Nº200), POR LAVAGEM

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS PASSANTE NA PENEIRA DE 75 M (Nº200), POR LAVAGEM ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS PASSANTE NA PENEIRA DE 75 M (Nº200), POR LAVAGEM C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2014 DESIGNAÇÃO - ARTERIS T- 11-05 (2013)¹ 09/2014 T 11 pg1

Leia mais

Nota Não imprima na parte marcada dos folhetos com três dobras, pois é por lá que eles serão dobrados.

Nota Não imprima na parte marcada dos folhetos com três dobras, pois é por lá que eles serão dobrados. Papel especial "Folhetos com três dobras" na página 2-56 "Papel resistente" na página 2-58 "Papel para cópia sem carbono" na página 2-61 Folhetos com três dobras Os folhetos com três dobras podem ser impressos

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO COMBINAÇÃO DE TACÔMETRO FOTO/CONTATO. Modelo RPM40

GUIA DO USUÁRIO COMBINAÇÃO DE TACÔMETRO FOTO/CONTATO. Modelo RPM40 GUIA DO USUÁRIO COMBINAÇÃO DE TACÔMETRO FOTO/CONTATO Modelo RPM40 Introdução Obrigado por escolher a Combinação de Tacômetro Foto / Contato da Extech, Modelo RPM40. Essa combinação de tacômetro é um projeto

Leia mais

TÍTULO: APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE MICROBIOLOGIA PREDITIVA EM PATÊ DE PEITO DE PERU PARA BACTÉRIAS LÁTICAS

TÍTULO: APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE MICROBIOLOGIA PREDITIVA EM PATÊ DE PEITO DE PERU PARA BACTÉRIAS LÁTICAS TÍTULO: APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE MICROBIOLOGIA PREDITIVA EM PATÊ DE PEITO DE PERU PARA BACTÉRIAS LÁTICAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE MÃOS DE MANIPULADORES, MÁQUINAS DE MOER CARNE E FACAS DE CORTE, EM SUPERMERCADOS DA CIDADE DE APUCARANA- PR

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE MÃOS DE MANIPULADORES, MÁQUINAS DE MOER CARNE E FACAS DE CORTE, EM SUPERMERCADOS DA CIDADE DE APUCARANA- PR ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE MÃOS DE MANIPULADORES, MÁQUINAS DE MOER CARNE E FACAS DE CORTE, EM SUPERMERCADOS DA CIDADE DE APUCARANA- PR SOUZA M. C; TOLEDO E. A Resumo Este trabalho teve como objetivo identificar

Leia mais

1) O que aconteceu com o cubo de gelo no béquer 1? Que conclusão você tira desse resultado?...

1) O que aconteceu com o cubo de gelo no béquer 1? Que conclusão você tira desse resultado?... Nº da Prática: 01 Data: / / Título da Prática: Qual o líquido é mais denso: a água líquida ou o álcool? S Comparar as densidades da água líquida, do gelo e do álcool. 2 cubos de gelo; álcool; água. Coloque

Leia mais

IMPERMEÁVEL E ABSORVENTE. O Curativo Transparente com Compressa Absorvente consiste de:

IMPERMEÁVEL E ABSORVENTE. O Curativo Transparente com Compressa Absorvente consiste de: 3BOLETIM TÉCNICO TEGADERM TM PAD Curativo transparente com compressa absorvente IMPERMEÁVEL E ABSORVENTE DESCRIÇÃO DO PRODUTO O Curativo Transparente com Compressa Absorvente consiste de: DORSO - Filme

Leia mais

Cursos de Enfermagem e Obstetrícia, Medicina e Nutrição. Disciplina Mecanismos Básicos de Saúde e Doença MCW 240. Aula Prática 3 Módulo Microbiologia

Cursos de Enfermagem e Obstetrícia, Medicina e Nutrição. Disciplina Mecanismos Básicos de Saúde e Doença MCW 240. Aula Prática 3 Módulo Microbiologia Cursos de Enfermagem e Obstetrícia, Medicina e Nutrição Disciplina Mecanismos Básicos de Saúde e Doença MCW 240 Aula Prática 3 Módulo Microbiologia Teste da eficácia de agentes físicos e químicos sobre

Leia mais

Fita Dupla Face com Adhesive 200MP

Fita Dupla Face com Adhesive 200MP Fita Dupla Face com Adhesive 200MP Boletim Técnico Maio, 2016 Descrição do Produto A fita com adesivo 3M 200MP possui um filme de poliéster fino para estabilidade dimensional e um melhor manuseio com a

Leia mais

Aula Prática. - Preparo de meio de cultivo. - Influência da temperatura no crescimento de microrganismos

Aula Prática. - Preparo de meio de cultivo. - Influência da temperatura no crescimento de microrganismos Aula Prática - Preparo de meio de cultivo - Influência da temperatura no crescimento de microrganismos PREPARO DE MEIO DE CULTIVO Exercício BDA (Batata-Dextrose-Ágar) - Caldo de batata ------------ 100ml

Leia mais

Contagem Padrão em Placas. Profa. Leila Larisa Medeiros Marques

Contagem Padrão em Placas. Profa. Leila Larisa Medeiros Marques Contagem Padrão em Placas Profa. Leila Larisa Medeiros Marques 1. OBJETIVOS E ALCANCE Estabelecer procedimento para a contagem padrão de microrganismos mesófilos aeróbios estritos e facultativos viáveis.

Leia mais

5 Aula Prática Exame do Microcultivo de levedura. Plaqueameno de Açúcar. Ensaio de Óxido-Redução com Resazurina

5 Aula Prática Exame do Microcultivo de levedura. Plaqueameno de Açúcar. Ensaio de Óxido-Redução com Resazurina IB UNESP - Rio Claro CCA - UFSCar Araras II CURSO DE MONITORAMENTO DA FERMENTAÇÃO ETANÓLICA PERÍODO: 11 a 15 DE FEVEREIRO DE 2008 ATIVIDADES PRÁTICAS 5 Aula Prática Exame do Microcultivo de levedura. Plaqueameno

Leia mais

a) Aspecto geral: A cebola deve apresentar-se homogénea e parcialmente isenta de defeitos.

a) Aspecto geral: A cebola deve apresentar-se homogénea e parcialmente isenta de defeitos. PÁGINA: 1 1. Descrição geral do produto: - A cebola cubos ultracongelada é preparada a partir das raízes da planta da cebola, frescas, limpas e sãs, de acordo com as características da espécie Allium cepa

Leia mais

Versão 1 INSTRUÇÕES DE USO Exufiber Nome Técnico: Curativo Nome Comercial: Exufiber Modelos: 603300 Exufiber 5x5cm, 603301 Exufiber 10x10cm, 603302 Exufiber 15x15cm, 603308 Exufiber 2x45cm. Verifique no

Leia mais

Informações ao Consumidor. Teste Ca Veromar

Informações ao Consumidor. Teste Ca Veromar Informações ao Consumidor Teste Ca Veromar O cálcio é quinto elemento mais abundante na água do mar. Tem grande importância para os animais marinhos, estando presente nas estruturas rígidas de corais,

Leia mais

Boletim Técnico IG019

Boletim Técnico IG019 Recebimento, manuseio, abertura, revedação e armazenamento Inspeção de materiais recebidos No recebimento do transporte do espaçador flexível, deve-se verificar visualmente se há algum dano nos pacotes.

Leia mais

GENOTROPIN CANETA PREENCHIDA 12 mg (36 UI) somatropina. Caneta Preenchida (pó liófilo + 1 ml de diluente) Pfizer FOLHETO DE INSTRUÇÕES

GENOTROPIN CANETA PREENCHIDA 12 mg (36 UI) somatropina. Caneta Preenchida (pó liófilo + 1 ml de diluente) Pfizer FOLHETO DE INSTRUÇÕES GENOTROPIN CANETA PREENCHIDA 12 mg (36 UI) somatropina Caneta Preenchida (pó liófilo + 1 ml de diluente) Pfizer FOLHETO DE INSTRUÇÕES Informação importante Leia estas instruções completamente antes de

Leia mais

Eletrodo Estéril Karl Storz

Eletrodo Estéril Karl Storz 1 Eletrodo Estéril Karl Storz INSTRUÇÕES DE USO Fabricante e Distribuidor: Karl Storz Gmbh & Co.KG Mittelstrasse 8, Tuttligen Alemanha D: 78532 Fone: +49 7461 7080 Fax: +49 7461 708105 Importador: H. Strattner

Leia mais

Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico

Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico Tempo de execução: aproximadamente 1 hora e meia sem contar tempos de secagem Grau de dificuldade: difícil Material: Caixa de MDF quadrada, com tampa medindo

Leia mais

Volume Parcial Molar

Volume Parcial Molar Volume Parcial Molar 1. Introdução O volume molar é definido como o volume ocupado por 1 mol de uma substância pura. Por exemplo, o volume molar da água pura é 18 cm 3 /mol, conforme mostrado no cálculo

Leia mais

Técnicas Microbiológicas

Técnicas Microbiológicas IX Semana de Biologia da UFPB Técnicas Microbiológicas e Rotina Laboratorial Laboratório de Genética de Microrganismos - DBM Conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos

Leia mais

Fone de Ouvido Estéreo Nokia WH /2

Fone de Ouvido Estéreo Nokia WH /2 Fone de Ouvido Estéreo Nokia WH-800 9212623/2 2009 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e o logotipo de Acessórios originais da Nokia são marcas comerciais ou marcas registradas

Leia mais

PREPARAÇÃO E INJEÇÃO. um guia para os pacientes. Veja a página 2 para a dosagem recomendada para adultos e crianças.

PREPARAÇÃO E INJEÇÃO. um guia para os pacientes. Veja a página 2 para a dosagem recomendada para adultos e crianças. PREPARAÇÃO E INJEÇÃO um guia para os pacientes Veja a página 2 para a dosagem recomendada para adultos e crianças. INSTRUÇÕES PARA USO ILARIS é um tratamento aprovado para a síndrome periódica associada

Leia mais

aditivo para rejuntamento

aditivo para rejuntamento 01 Descrição: votomassa deve ser misturado ao votomassa flexível ou similar. Usado em substituição à água na mistura, o produto melhora a impermeabilidade e a resistência do, proporcionando um rejunte

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA TODOS OS MODELOS 8750 / 8770 / 8779 / 8800

INSTRUÇÕES PARA TODOS OS MODELOS 8750 / 8770 / 8779 / 8800 Produtos de Qualidade para a forma como você vive INSTRUÇÕES PARA TODOS OS MODELOS 8750 / 8770 / 8779 / 8800 IMPORTANTE: GUARDAR PARA REFERÊNCIAS FUTURAS! Para obter dicas úteis e instruções, acesse nosso

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO. Exufiber. Modelos: Exufiber 5x5cm, Exufiber 10x10cm, Exufiber 15x15cm, Exufiber 2x45cm.

INSTRUÇÕES DE USO. Exufiber. Modelos: Exufiber 5x5cm, Exufiber 10x10cm, Exufiber 15x15cm, Exufiber 2x45cm. Versão 1 INSTRUÇÕES DE USO Exufiber Nome Técnico: Curativo Nome Comercial: Exufiber Modelos: 603300 Exufiber 5x5cm, 603301 Exufiber 10x10cm, 603302 Exufiber 15x15cm, 603308 Exufiber 2x45cm. Verifique no

Leia mais

DESCRIÇÃO UN QDE CAIXA 01 CAIXA 02 CAIXA 01

DESCRIÇÃO UN QDE CAIXA 01 CAIXA 02 CAIXA 01 ANEXO II MODELO DE PROPOSTA - DESCRIÇÕES E QUANTITATIVOS ITE M DESCRIÇÃO UN QDE MARC A VALO R UNIT. VALOR TOTAL 01 02 03 Cubeta redonda de vidro com tampa rosqueável, sem marcação em 10 ml. Utilizada em

Leia mais

o Pisos: de 2 a 10 mm; o Paredes: de 2 a 5 mm; Áreas úmidas, residenciais, industriais e comercias; Pisos aquecidos (até 40 C).

o Pisos: de 2 a 10 mm; o Paredes: de 2 a 5 mm; Áreas úmidas, residenciais, industriais e comercias; Pisos aquecidos (até 40 C). Criado: 11/08/2016 1. PRODUTO Rejunte Fácil Epóxi 2. DESCRIÇÃO O Rejunte Fácil Epóxi é um rejuntamento a base de resina epóxi tri componente, para juntas largas e estreitas em placas que exigem excelente

Leia mais

Dinâmica da Caixinha SEGUNDA CAMPANHA IGREJA AMIGA DA CRIANÇA 2015

Dinâmica da Caixinha SEGUNDA CAMPANHA IGREJA AMIGA DA CRIANÇA 2015 Dinâmica da Caixinha SEGUNDA CAMPANHA IGREJA AMIGA DA CRIANÇA 2015 Realize a escuta com caixinhas de fósforo transformadas em urnas! 1. Com as caixinhas você pode fazer a escuta num momento de culto ou

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 5 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO Pasteur Laboratório de Pesquisa e Controle Microbiológico

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO MEPILEX BORDER

INSTRUÇÕES DE USO MEPILEX BORDER VERSÃO 1 INSTRUÇÕES DE USO MEPILEX BORDER Nome técnico: Curativo Nome comercial: Verifique no rótulo do produto a versão da instrução de uso correspondente. Não utilize instrução de uso com versão diferente

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TACÔMETRO DIGITAL MODELO TC Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TACÔMETRO DIGITAL MODELO TC Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TACÔMETRO DIGITAL MODELO TC-5015 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...1 2. REGRAS DE SEGURANÇA...1 3.

Leia mais

ANEXO IV PROCEDIMENTOS PARA CONTAGEM DE COLÔNIAS

ANEXO IV PROCEDIMENTOS PARA CONTAGEM DE COLÔNIAS ANEXO IV PROCEDIMENTOS PARA CONTAGEM DE COLÔNIAS 1. INTRODUÇÃO A aplicação de procedimentos de controle durante o processo analítico visa à garantia da confiabilidade do resultado final, assegurando a

Leia mais

Eletrodos Unipolares MTP

Eletrodos Unipolares MTP Eletrodos Unipolares MTP INSTRUÇÕES DE USO Fabricante KARL STORZ Gmbh & Co. KG Mittelstrasse 8, D-78532 Tuttligen - Alemanha Fone: +49/7461/7080 Fax: +49/7461/708 105 Importador: H. Strattner & Cia. Ltda.

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE UMA LANCHONETE UNIVERSITÁRIA NA CIDADE DE PELOTAS, RS.

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE UMA LANCHONETE UNIVERSITÁRIA NA CIDADE DE PELOTAS, RS. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE UMA LANCHONETE UNIVERSITÁRIA NA CIDADE DE PELOTAS, RS. STEURER, Kassandra 1 ; VOLOSKI, Flávia 1 ; BARTZ, Josiane 1 ; MELLO, Michele 1 ; GANDRA, Eliezer Avila

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA TODOS OS MODELOS SÉRIE 866x / 876 x

INSTRUÇÕES PARA TODOS OS MODELOS SÉRIE 866x / 876 x Produtos de Qualidade para a forma como você vive INSTRUÇÕES PARA TODOS OS MODELOS SÉRIE 866x / 876 x IMPORTANTE: GUARDAR PARA REFERÊNCIAS FUTURAS! Para obter dicas úteis e instruções, acesse nosso site:

Leia mais

ARGAMASSA BELACOLA AC-II BRANCA

ARGAMASSA BELACOLA AC-II BRANCA 1. Descrição A Argamassa Belacola AC-II Branca é recomendada para o assentamento de peças cerâmicas em pisos e paredes de áreas internas e externas. Revestimentos de até 60x60 cm. S 2. Classificação A

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 3 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO MINERVA S/A LABORATÓRIO CENTRAL ALIMENTO E BEBIDAS

Leia mais

Eletrodos Bipolares MTP

Eletrodos Bipolares MTP Eletrodos Bipolares MTP INSTRUÇÕES DE USO Fabricante KARL STORZ Gmbh & Co. KG Mittelstrasse 8, D-78532 Tuttligen - Alemanha Fone: +49/7461/7080 Fax: +49/7461/708 105 Importador: H. Strattner & Cia. Ltda.

Leia mais

Nota Se você usar material pré-impresso regularmente, os rolos de alimentação poderão precisar de limpeza adicional.

Nota Se você usar material pré-impresso regularmente, os rolos de alimentação poderão precisar de limpeza adicional. Papéis suportados Este tópico inclui: "Instruções" na página 2-2 "Papel que pode danificar a impressora" na página 2-2 "Configuração da bandeja" na página 2-3 "Papel e material suportados" na página 2-5

Leia mais

MODELO DE BULA IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: SORINE SSC Solução de cloreto de sódio. Solução nasal estéril em frasco de 25 e 50 ml.

MODELO DE BULA IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: SORINE SSC Solução de cloreto de sódio. Solução nasal estéril em frasco de 25 e 50 ml. MODELO DE BULA IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: SORINE SSC Solução de cloreto de sódio Solução nasal estéril em frasco de 25 e 50 ml. USO NASAL USO PEDIÁTRICO E ADULTO COMPOSIÇÃO: Cada ml de solução nasal

Leia mais

BT 0034 BOLETIM TÉCNICO RESINA HP 105_ENDURECEDOR S 105

BT 0034 BOLETIM TÉCNICO RESINA HP 105_ENDURECEDOR S 105 BT 0034 BOLETIM TÉCNICO RESINA HP 105_ENDURECEDOR S 105 Elaborador: Verificadores: Aprovador: Resina HP 105_Endurecedor S 105 Resina poliuretânica fundível Descrição

Leia mais

Manual de Instruções MÁSCARA DE SOLDA DE ESCURECIMENTO AUTOMÁTICO MSEA 901

Manual de Instruções MÁSCARA DE SOLDA DE ESCURECIMENTO AUTOMÁTICO MSEA 901 Manual de Instruções MÁSCARA DE SOLDA DE ESCURECIMENTO AUTOMÁTICO MSEA 901 ADVERTÊNCIA: Leia atentamente este manual antes de usar o produto. ÍNDICE SEÇÃO PÁGINA Introdução 3 Normas de segurança 3 Especificações

Leia mais

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO Epower UTILIZAÇÃO PREVISTA Os microrganismos Epower são preparações de microrganismos liofilizadas e quantitativas que se destinam a ser utilizadas em laboratórios industriais

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA 23 de julho de 2015 FERTILIZANTES

ORIENTAÇÃO TÉCNICA 23 de julho de 2015 FERTILIZANTES ORIENTAÇÃO TÉCNICA 23 de julho de 2015 FERTILIZANTES Para que os agricultores saibam como evitar o recebimento de fertilizantes adulterados, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato

Leia mais

RESISTÊNCIA A TRAÇÃO POR COMPRESSÃO DIAMETRAL DE MISTURAS ASFÁLTICAS COMPACTADAS

RESISTÊNCIA A TRAÇÃO POR COMPRESSÃO DIAMETRAL DE MISTURAS ASFÁLTICAS COMPACTADAS RESISTÊNCIA A TRAÇÃO POR COMPRESSÃO DIAMETRAL DE MISTURAS ASFÁLTICAS COMPACTADAS C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2014 DESIGNAÇÃO - ARTERIS T- 003-13 09/2014 T 003 pg 1 - Centro

Leia mais

SOLUÇÕES COM BARREIRA PARA ALIMENTOS SECOS

SOLUÇÕES COM BARREIRA PARA ALIMENTOS SECOS SOLUÇÕES COM BARREIRA PARA ALIMENTOS SECOS SOLUÇÕES COM BARREIRA PARA ALIMENTOS SECOS Tendências Globais do Mercado de Alimentos e Bebidas A praticidade é o principal impulsionador para os usuários finais,

Leia mais

MI404 CLORO LIVRE CLORO TOTAL. MI411 CLORO LIVRE CLORO TOTAL ph MANUAL DE INSTRUÇÕES MI404-MI Imagem meramente ilustrativa

MI404 CLORO LIVRE CLORO TOTAL. MI411 CLORO LIVRE CLORO TOTAL ph MANUAL DE INSTRUÇÕES MI404-MI Imagem meramente ilustrativa MI404-MI411-01-0218 MI404 CLORO LIVRE CLORO TOTAL MI411 CLORO LIVRE CLORO TOTAL ph Imagem meramente ilustrativa MANUAL DE INSTRUÇÕES 1 - ESPECIFICAÇÕES MI404 MI411 - Faixa de medição Cloro: 0 a 5 mg/l

Leia mais

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO PARA CORKLIFE DEKWALL

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO PARA CORKLIFE DEKWALL INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO PARA CORKLIFE DEKWALL INFORMAÇÃO GERAL Corklife Dekwall destina-se apenas a espaços interiores. Leia as seguintes instruções antes de instalar. Guarde as réguas na embalagem original

Leia mais

Atividade experimental: Movimento uniforme de uma bolha de ar

Atividade experimental: Movimento uniforme de uma bolha de ar Atividade experimental: Movimento uniforme de uma bolha de ar É muito difícil observar um movimento puramente uniforme em uma situação cotidiana, como no deslocamento de um veículo, ou mesmo no deslocamento

Leia mais

QUANTIFICAÇÃO DE Staphylococcus aureus E BACTÉRIAS MESÓFILAS AERÓBIAS NO PROCESSO DE HIGIENIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ORDENHA

QUANTIFICAÇÃO DE Staphylococcus aureus E BACTÉRIAS MESÓFILAS AERÓBIAS NO PROCESSO DE HIGIENIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ORDENHA Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: (X) Resumo ( ) Relato de Caso QUANTIFICAÇÃO DE Staphylococcus aureus E BACTÉRIAS MESÓFILAS AERÓBIAS NO PROCESSO DE HIGIENIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Leia mais

Manual de Instruções EPV-859 MAXI GRILL

Manual de Instruções EPV-859 MAXI GRILL Manual de Instruções EPV-859 MAXI GRILL Antes de utilizar o aparelho, leia atentantamente este manual e guarde-o para consultas futuras. AVISOS IMPORTANTES: Leia todas as instruções contidas neste manual

Leia mais

EH 1815EH, 1820EH 1315EH, 1320EH 1715EH, 1720EH 1915EH, 1920EH 1515EH, 1520EH 1215EH, 1220EH 1015EH, 1020EH 1115EH, 1120EH

EH 1815EH, 1820EH 1315EH, 1320EH 1715EH, 1720EH 1915EH, 1920EH 1515EH, 1520EH 1215EH, 1220EH 1015EH, 1020EH 1115EH, 1120EH 3 Fita para Flexografia Serie EH 1815EH, 1820EH 1315EH, 1320EH 15EH, 1720EH 1915EH, 1920EH 1515EH, 1520EH 1215EH, 1220EH 1015EH, 1020EH 1115EH, 1120EH Dados Técnicos Nov/15 Descrição do Produto Características

Leia mais

5. Limitações: A argamassa 1201 Matrix Assentamento de Vedação e Encunhamento não deve ser utilizada para assentamento de blocos silico-calcário.

5. Limitações: A argamassa 1201 Matrix Assentamento de Vedação e Encunhamento não deve ser utilizada para assentamento de blocos silico-calcário. 1. Descrição: A argamassa 1201 Matrix Assentamento de Vedação e Encunhamento é indicado para o assentamento de blocos para alvenaria de vedação e fixação de alvenarias (blocos de concreto, cerâmicos, e

Leia mais

Manual do Receptor Infravermelho Studuino

Manual do Receptor Infravermelho Studuino Manual do Receptor Infravermelho Studuino Este manual explica o ambiente de programação Studuino e como utiliza-lo. À medida em que o Ambiente de Programação Studuino é desenvolvido, este manual pode ser

Leia mais

CentoCard. Simplifica a sua logística Cartão-filtro para a coleta de amostras de pacientes

CentoCard. Simplifica a sua logística Cartão-filtro para a coleta de amostras de pacientes CentoCard Simplifica a sua logística Cartão-filtro para a coleta de amostras de pacientes CentoCard Simpliica a sua logística Cartão-iltro para a coleta de amostras de pacientes Enviar amostras biológicas

Leia mais