DESAFIOS DE LÓGICA PARA INICIANTES-DESAFIOS DE LÓGICA BOOLE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESAFIOS DE LÓGICA PARA INICIANTES-DESAFIOS DE LÓGICA BOOLE"

Transcrição

1 DESAFIOS DE LÓGICA PARA INICIANTES-DESAFIOS DE LÓGICA BOOLE 1.AS FÉRIAS E LALÁ Se Lalá tem um gato, ela anda de metrô. Juca anda de avião. Lalá tem um cão. Peti tem um gato. Lalá não anda de metrô. Quem anda de navio? 2.O AVIÃO A JATO O cão partiu no avião, Mas Lalá não. O galo chegou de metrô. O gato é de Péti. Qual o meio de transporte utilizado por Juca? De quem é o cão? Quem andou de navio? 3.O AVIÃO VERMELHO Juca viaja de navio. Lalá tem um gato. O galo viaja de metrô. De quem é o cão? Qual é o animal de Péti? 4.O NAVIO FANTASMA Quem viaja de navio tem um cão. Lalá tem um gato. Péti viaja de metrô. Juca viaja em que meio de transporte? De quem é o galo? 5.MEDO DE AVIÃO Lalá está no avião, mas o gato não. O galo partiu de metrô. Juca chegou de navio. Qual o meio de transporteutilizado por Péti? De quem é o cão? 6.VIAGEM PELO MAR Juca está no avião, mas o galo não. O gato partiu de metrô. Lalá chegou no navio. Qual o meio de transporte utilizado por Péti? De quem é o cão? De quem é o galo? 7.JUCA Péti viaja de metrô. Lalá tem um gato. O cão viaja de navio. Qual o animal de Juca?

2 8.O GATO DE PÉTI O galo viaja de metrô. Péti tem um gato. Juca viaja de navio. Qual o animal de Lalá? Quem tem um cão? 9.O PASSAGEIRO O cão está no avião, mas Péti não. O galo partiu no metrô. O gato é de Juca. Qual o meio de transporte utilizado por Lalá? Qual o animal de estimação de Péti? Quem andou de navio? 10.MEIOS DE TRANSPORTE O galo partiu de navio, mas Péti não. O cão veio de avião. O gato chegou com o Juca. Qual o meio de transporte utilizado por Lalá? Quem viajou de metrô? 11.VIAGEM DE AMIGOS Juca está no navio, mas o galo não. O gato partiu no avião. Péti chegou no metrô. Qual o meio de transporte utilizado por Lalá? De quem é o cão? 12.BICHOS DE ESTIMAÇÃO Péti está no metrô, mas o cão não. O gato partiu no avião. Juca chegou de navio. Qual o meio de transporte utilizado por Lalá? De quem é o galo? 13.DE OLHO NA BAGAGEM O cão está no navio, mas Péti não. O galo partiu no metrô. O gato é de Juca. Qual o meio de transporte utilizado por Lalá? Quem andou de avião? 14.PÉTI NO METRÔ Péti andou de metrô ou de avião. Juca andou de navio. Lalá tem um gato ou um cão. Quem andou de avião tem um gato. Juca não gosta de cães. Lalá andou de avião. Quem é a dona ou o dono do galo?

3 15. O CÃO AMESTRADO Se Juca anda de navio, ele tem um cão. Lalá tem um gato. Péti anda de avião. Juca anda de navio. 16.O GATO DA RUA LARGA Juca tem um galo. Se Lalá anda de navio, ela tem um gato. Péti anda de avião. Lalá não tem um gato. Quem tem um cão? 17.GREVE NO METRÔ Se Péti anda de avião, ele tem um gato. Juca anda de metrô. Lalá tem um cão. Péti não anda de navio. 18.O GALO DO VIZINHO Juca tem um galo. Se Péti anda de avião, ela tem um galo. Lalá anda de navio. Péti tem um gato. Quem tem um cão? 19.O GALO CANTOR Lalá mora um andar acima de Péti. O galo mora no 1º andar. Quem anda de navio mora dois andares acima de que anda de metrô. Juca mora no 3º andar. O cão mora um andar acima do gato. Quem anda de avião? 20.O CÃO FELIZ O galo partiu no metrô, mas Péti não. O navio chegou trazendo o cão. O gato partiu com o Juca. Qual o meio de transporte utilizado por Lalá? Quem viajou de avião?

4 21.O CÃO VIRA LATA Quem anda de metrô mora dois andares acima de quem anda de navio. Lalá mora um andar abaixo de Péti. O galo mora no andar de quem anda de metrô. Juca mora no 1º andar. O Gato mora no andar acima do cão. De quem é o galo? Quem anda de avião? 22. O REI DO GALINHEIRO Juca tem um cão. Se Péti anda de metrô, ela tem um gato. Lalá anda de navio. Péti não tem um gato. De quem é o galo? Quem anda de avião? 23.O GALO DE LALÁ Lalá tem um galo. Se Péti anda de avião ela tem um galo. Juca anda de navio. Péti tem um gato. Quem tem um cão? 24.JUCA VAI AO RIO Juca anda de avião. Se Péti não tem um gato, não anda de navio. Lalá tem um galo. Péti não tem um gato. Quem tem um cão? 25.O GATO NA SACADA O galo mora no primeiro andar. Quem viaja de navio mora dois andares acima de que viaja de metrô. Lalá mora no andar abaixo de Juca. O gato mora no andar acima do galo. Juca mora no 3º andar. Em que andar mora o cão? 26.O METRÔ DAS SETE Péti não mora no andar do cão. Lalá mora um andar acima do de Juca. O gato mora no andar de quem anda de avião.quem anda de metrô mora dois andares acima de quem anda de navio. O galo mora acima do gato. Em que andar mora Péti? Em que andar mora o cão? RESOLUÇÃO

5 1.AS FÉRIAS E LALÁ Lalá cão navio Juca galo avião Peti gato metrô 3. O AVIÃO VERMELHO 5.MEDO DE AVIÃO Lalá cão avião Juca gato navio 7. JUCA 9. O PASSAGEIRO Lalá cão avião Juca gato navio 11. VIAGEM DE AMIGOS 13.DE OLHO NA BAGAGEM Lalá cão navio Juca gato avião 15. O CÃO AMESTRADO Lalá gato metrô Peti galo avião 17. GREVE NO METRÔ Lalá cão navio Juca galo metrô Peti gato avião 19. O GALO CANTOR Lalá 2º gato avião Juca 3º cão navio Peti 1º galo metrô 21. O CÃO VIRA LATA 23. O GALO DE LALÁ Lalá galo avião Peti gato metrô 25. O GATO NA SACADA 2.O AVIÃO A JATO Lalá cão avião Juca galo metrô Peti gato navio 4. O NAVIO FANTASMA 6.VIAGEM PELO MAR Lalá galo navio Juca cão avião Peti gato metrô 8.O AVIÃO A JATO Lalá galo metrô Peti gato avião 10. MEIOS DE TRANSPORTE Peti cão avião Lalá galo navio Juca gato metrô 12. BICHOS DE ESTIMAÇÃO galo 14.PÉTI NO METRÔ Juca galo navio Peti cão metrô 16.O GATO DA RUA LARGA Lalá cão metrô Juca galo navio Peti gato avião 18. O GALO DO VIZINHO Lalá cão navio Juca galo avião Peti gato metrô 20. O CÃO FELIZ Lalá galo metrô Juca gato navio Peti cão avião 22. O REI DO GALINHEIRO Lalá gato navio Juca cão metrô Peti galo avião 24. JUCA VAI AO RIO Lalá galo navio Juca gato avião Peti cão metrô 26. O METRÔ DAS SETE

6 1.O GATO DA RUA LARGA Lalá tem um cão. Quem tem um galo viaja de navio. Guto anda de automóvel. Péti não é a dona do galo. Quem tem uma tartaruga anda de metrô. Quem anda de ônibus? Quem tem um gato? Qual o animal de Beto? 2.O COELHO NO AVIÃO Lúcia tem um cão. Quem tem um coelho viaja de avião. Guto anda de automóvel. Péti não é a dona do coelho. Quem tem uma tartaruga anda de metrô. Quem anda de ônibus? Quem tem um gato? Qual o animal de Beto? 3.PASSEIO NA RUA LARGA Lúcia tem um papagaio. Quem tem um coelho anda de automóvel. Guto viaja de avião. Péti não é a dona do coelho. Quem tem uma tartaruga anda de ônibus. Quem anda de bicicleta? Qual o meio de transporte de Beto? 4.MAR ADENTRO Juca viaja de navio. Quem anda de metrô tem uma tartaruga. Guto tem um coelho. Péti não anda de metrô. Quem anda de automóvel tem um papagaio. Quem tem umcão? Qual o animal de Lalá? 5.O GALO FELIZ Guto anda de ônibus. Quem tem um galo anda de bicicleta. Beto é o dono do gato. Lúcia não anda de bicicleta. Quem anda de automóvel tem um cão. Quem tem um papagaio? Quem viaja de avião? Qual o meio de transporte de Lalá? 6.PIPOCA QUENTINHA Péti anda de bicicleta? Quem viaja de navio come chocolate. Lalá não é dona da tartaruga. Péti come picolé. Lalá não viaja de navio. Quem anda de bicicleta tem um cão. O que come Lúcia? Quem come pipoca? Quem tem um papagaio? Quem anda de ônibus?

7 7.BICICLETA SUPER VELOZ Péti anda de bicicleta. Quem viaja de automóvel come chocolate. Lalá não é dona da tartaruga. Péti não come pipoca. Lalá não anda de automóvel. Quem anda de bicicleta tem um cão. O que come Lúcia? Quem tem um papagaio? Quem anda de ônibus? 8.O PICOLE DE MANGA Péti tem um cão. Quem tem papagaio viaja de avião. Lalá não come picolé. Péti não viaja de navio. Quem tem um cão come chocolate. Lalá não é dona do papagaio. Qual é o animal de Juca? Quem anda de bicicleta? Quem come pipoca? 9.CHOCOLATE RECHEADO Lúcia come pipoca. Quem viaja de avião come chocolate. Guto não é dono da tartaruga. Lucia não viaja de navio. Guto não come chocolate. Quem come pipoca tem um coelho. O que come Juca? Quem anda de bicicleta? Quem tem um papagaio? Quem come picolé? 10.GULOSEIMAS Lúcia tem um galo. Que tem um gato viaja de avião. Guto não come pipoca. Lúcia não anda de ônibus. Guto não é dono do gato. Quem tem um galo come picolé. Qual é o meio de transporte de Lalá? Quem anda de bicicleta? Quem come chocolate? Quem tem um cão? 11.O CÃO AMIGO Juca tem um papagaio. Quem tem um galo anda de bicicleta. Lalá viaja de avião. Guto não é o dono do galo. Quem tem um cão anda de ônibus. Quem viaja de navio?quem tem um gato? Qual o animal de Lúcia? 12.O COELHO DE CHAPEU Beto anda de automóvel. Quem anda de metrô tem um coelho? Lalá tem um gato. Péti não é dona do coelho. Quem anda de bicicleta tem um galo. Quem tem uma tartaruga? Quem viaja de navio? Qual o animal de Lúcia?

8 13.TRANSPORTE BARATO Beto anda de automóvel. Quem viaja de ônibus tem uma tartaruga. Guto é o dono do coelho. Péti não viaja de ônibus. Quem anda de bicicleta tem um gato. Quem tem um cão? Quem viaja de navio? Qual o meio de transporte de Lúcia? 14.O VELHO AUTOMOVEL Juca viaja de navio. Quem anda de metrô tem uma tartaruga. Péti tem um coelho. Guto não anda de metrô. Quem anda de automóvel tem um cão. Quem tem um gato? Qual o animal de Lalá? 15.VIAGEM DE FÉRIAS Juca viaja de navio. Quem anda de automóvel tem um papagaio. Péti tem um coelho. Guto não anda de automóvel. Quem anda de metrô tem uma tartaruga. Quem tem um gato? Qual o animal de Lalá? 16.ANIMAIS PERDIDOS Lalá viaja de navio. Quem viaja de avião tem um cão. Guto tem um galo. Juca não viaja de avião. Quem anda de ônibus tem um papagaio. Quem tem um gato? Qual o animal de Péti? 17.O GATO BRANCO Guto viaja de navio. Quem anda de ônibus tem um galo. Lalá tem um cão. Juca não anda de ônibus. Quem viaja de avião tem um papagaio. Quem tem um gato? Qual o animal de Péti?

9 18.O AVIÃO À JATO Lalá viaja de navio. Quem viaja de avião tem um cão. Guto tem um galo. Juca não viaja de avião. Quem anda de ônibus tem um gato. Quem anda de metrô? Quem tem um papagaio? Qual o animal de Péti? 19.A TARTARUGA NO METRÔ Lalá tem um papagaio. Quem anda de metrô tem uma tartaruga. Juca anda de bicicleta. Péti não é dona da tartaruga. Quem tem um gato anda de automóvel. Quem anda de ônibus? Qual o animal de Betyo? 20.O DONO DO COELHO Lúcia tem um cão. Quem anda de ônibus tem um coelho. Juca anda de metrô. Beto não é o dono do coelho. Quem tem um galo anda de automóvel. Quem tem um gato? Qual o animal de Lalá? 21.AS AMIGAS DA ESCOLA Lalá viaja de navio. Quem viaja de avião tem uma tartaruga. Lúcia tem um papagaio. Péti não viaja de avião. Quem anda de bicicleta tem um coelho. Quem viaja de ônibus? Qual o animal de Beto? 22.NAVIO FRANCÊS Lalá tem um gato. Quem anda de ônibus tem um galo. Péti anda de automóvel. Guto não é dono do galo. Quem tem uma tartaruga viaja de navio. Quem anda de bicicleta? Quem tem um cão? Qual o meio de transporte de Juca?

10 23.ÔNIBUS MODERNO Lalá tem umpapagaio. Quem viaja de avião tem um galo. Beto anda de metrô. Lúcia não é dona do galo. Quem anda de ônibus tem um coelho. Quem anda de bicicleta? Quem tem uma tartaruga? Qual o animal de Guto? 24.O PAPAGAIO BRASILEIRO Beto tem um papagaio. Quem viaja de avião tem uma tartaruga. Lalá anda de metrô. Lúcia não é dona da tartaruga. Quem anda de ônibus tem um coelho. Quem anda de bicicleta? Qual o animal de guto? 25.AMIGOS INSEPARÁVEIS Juca não viaja de navio. Quem tem um cão viaja de avião. Guto não é o dono do papagaio. Juca tem um gato. Quem viaja de metrô? Qual o animal de Beto? 26.METRÔ LOTADO Lúcia não viaja de avião. Péti não viaja de navio. Quem viaja de avião tem um cão. Guto não é o dono do gato. Péti tem um papagaio. Qual é o animal de Lúcia?

11 RESOLUÇÃO 1.O GATO DA RUA LARGA Lalá Beto Guto Péti cão galo Gato tartaruga ônibus navio automóvel metrô 3. PASSEIO NA RUA LARGA Lúcia Beto Guto Péti papagaio Coelho Galo tartaruga bicicleta automóvel avião ônibus 5.O GALO FELIZ Guto Lalá Beto Lúcia papagaio galo Gato cão ônibus bicicleta Avião automóvel 7. BICICLETA SUPERVELOZ Péti Cão Bicicleta picolé Lúcia tartaruga Automóvel chocolate lalá papagaio Ônibus pipoca 9. CHOCOLATE RECHEADO Lúcia Coelho bicicleta pipoca Juca tartaruga avião chocolate Guto papagaio navio picolé 11. O CÃO AMIGO Juca Lúcia Lalá Guto papagaio galo gato cão navio bicicleta avião ônibus 13.TRANSPORTE BARATO Beto Lúcia Guto Péti cão tartaruga coelho gato automóvel ônibus navio bicicleta 15. VIAGEM DE FÉRIAS Juca Lalá Péti Guto gato papagaio coelho tartaruga navio automóvel avião metrô 17. O GATO BRANCO Guto Péti Lalá Juca gato galo cão papagaio navio ônibus metrô avião 19. A TARTARUGA NO METRÔ Lalá Beto Juca Péti papagaio tartaruga galo gato ônibus metrô bicicleta automóvel 21. AS AMIGAS DA ESCOLA Lalá Beto Lúcia Péti galo tartaruga papagaio coelho navio avião ônibus bicicleta 23. O ÔNIBUS MODERNO Lalá Guto Beto Lúcia papagaio galo tartaruga coelho bicicleta avião metrô ônibus 25. OS AMIGOS INSEPARAVEIS. Juca Guto Beto gato Cão papagaio metrô avião navio 2.O COELHO NO AVIÃO Lúcia Beto Guto Péti cão coelho gato tartaruga ônibus avião automóvel metrô 4. MAR ADENTRO Juca Lalá Guto Péti cão tartaruga coelho papagaio navio metrô avião automóvel 6.PIPOCA QUENTINHA Péti cão bicicleta picolé Lúcia tartaruga navio chocolate lalá papagaio Ônibus pipoca 8.O PICOLÉ DE MANGA Péti cão bicicleta chocolate Juca papagaio avião picolé Lalá galo navio pipoca 10. GULOSEIMAS Lúcia galo bicicleta Picolé pipoca Guto cão Ônibus chocolate 12. O COELHO DE CHAPEU Beto Lúcia Lalá Péti tartaruga coelho gato galo automóvel metrô navio bicicleta 14.O VELHO AUTOMÓVEL Juca Lalá Péti Guto gato tartaruga coelho Cão Navio metrô avião automóvel 16.ANIMAIS PERDIDOS Lalá Péti Guto Juca gato Cão galo papagaio navio avião metrô ônibus 18. O AVIÃO À JATO Lalá Péti Guto Juca papagaio Cão galo gato navio avião metrô ônibus 20. O DONO DO COELHO Lúcia Lalá Juca Beto Cão coelho gato galo avião ônibus metrô automóvel 22. O NAVIO FRANCÊS Lalá Juca Péti Guto gato galo Cão tartaruga bicicleta ônibus avião navio 24. O PAPAGAIO BRASILEIRO Beto Guto Lalá Lúcia papagaio tartaruga galo coelho bicicleta avião metrô ônibus 26. METRÔ LOTADO Guto Lúcia Péti Cão gato papagaio avião navio metrô

12

7. CONVERSAS SOBRE VIAGENS

7. CONVERSAS SOBRE VIAGENS 7. CONVERSAS SOBRE VIAGENS 1. Leia a história e responda às questões propostas a seguir. Sou o filho mais velho de dona Raimunda em uma família de 05 (cinco) irmãos. Aos 17 anos, decidi ir morar com os

Leia mais

A abelha adormecida A menina dorminhoca. O esquilo esquisito. O que aconteceu no caldeirão da bruxa? O colibri e a sucuri Fim de jogo

A abelha adormecida A menina dorminhoca. O esquilo esquisito. O que aconteceu no caldeirão da bruxa? O colibri e a sucuri Fim de jogo Maternal Um longo dia A abelha adormecida A menina dorminhoca Ai que medo Meu primeiro dia de aula do O bolo de chocolate O esquilo esquisito Bibi come de tudo Fora do ar Adeus fraldas, adeus! do Sim,

Leia mais

II PERÍODO. A abelha adormecida A menina dorminhoca. O esquilo esquisito. O que aconteceu no caldeirão da bruxa? O colibri e a sucuri Fim de jogo

II PERÍODO. A abelha adormecida A menina dorminhoca. O esquilo esquisito. O que aconteceu no caldeirão da bruxa? O colibri e a sucuri Fim de jogo II PERÍODO Um longo dia A abelha adormecida A menina dorminhoca Ai que medo Meu primeiro dia de aula O bolo de chocolate O esquilo esquisito Bibi come de tudo Fora do ar Adeus fraldas, adeus! do Escala

Leia mais

Prova Literacia Matemática fase 1

Prova Literacia Matemática fase 1 Prova Literacia Matemática fase 1 1. Em 2014, o gato era o animal de estimação de 2,387 milhões de portugueses. Quantos portugueses tinham o gato, como animal de estimação, em 2014? (A) 238 700 (B) 23

Leia mais

NOME DO ALUNO: 9. QUESTÃO 01 Analise cada item com atenção: QUESTÃO 02

NOME DO ALUNO: 9. QUESTÃO 01 Analise cada item com atenção: QUESTÃO 02 NOME DO ALUNO: 9 QUESTÃO 01 Analise cada item com atenção: I. O antecedente ímpar do menor número par de quatro algarismos diferentes é 1023. II. O maior número de três algarismos distintos é 999. III.O

Leia mais

ATENÇÃO, SENHORES PASSAGEIROS,

ATENÇÃO, SENHORES PASSAGEIROS, 1ºAno 1.1 CIÊNCIAS 4º período 4 de dezembro de 2015 ESCUTE, ATENTAMENTE, A LEITURA DO TEXTO ABAIXO FEITA POR SUA PROFESSORA. ATENÇÃO, SENHORES PASSAGEIROS, DE SALVADOR A SOROCABA, DÁ PRA IR A PÉ. MAS A

Leia mais

DURAÇÃO TOTAL DA PROVA: 24 MINUTOS PARTE 1

DURAÇÃO TOTAL DA PROVA: 24 MINUTOS PARTE 1 UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PROGRAMA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - PLE CERTIFICADO INTERNACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA CILP SIMULADO COMPREENSÃO AUDITIVA NÍVEL BÁSICO A2 DURAÇÃO TOTAL DA PROVA: 24 MINUTOS

Leia mais

1 - Escreva que tipo de transporte são estes.

1 - Escreva que tipo de transporte são estes. 1 - Escreva que tipo de transporte são estes. 2 - Coloque (C) se o transporte for coletivo ou (P) se for de uso pessoal. 3 - Classifique as comunicações colocando os números correspondentes em: (1) falada,

Leia mais

MÔNICA - CENTRO DE ESTUDOS - Seleção de livros. 1º Ano. Pedro e Tina uma amizade muito especial. Melhoramentos. A menina que não tinha medo de nada

MÔNICA - CENTRO DE ESTUDOS - Seleção de livros. 1º Ano. Pedro e Tina uma amizade muito especial. Melhoramentos. A menina que não tinha medo de nada MÔNICA - CENTRO DE ESTUDOS - Seleção de livros 1º Ano Título Pedro e Tina uma amizade muito especial Uma letra puxa outra Minha mãe é um problema Meu pai é um problema Histórias de avô e avó O urso que

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 PROFESSOR ALUNO ÉRICA PINHEIRO DISCIPLINA Português TURMA SIMULADO: P4 301 Questão 1 Cachos é o coletivo

Leia mais

As Melhores 313 PIADAS. para rir sem parar

As Melhores 313 PIADAS. para rir sem parar As Melhores 313 PIADAS para rir sem parar Excesso de velocidade Depois de mandar parar uma condutora, o polícia de trânsito diz-lhe: Minha senhora, vou multá-la. Vinha a 200 quilómetros à hora! O quê???

Leia mais

Exercício proposto em Algoritmos do Cotidiano

Exercício proposto em Algoritmos do Cotidiano Eis o problema: Foram pintadas cinco casas com cinco cores diferentes. Em cada casa mora uma pessoa de nacionalidade diferente. Cada um dos proprietários dessas casas bebe uma bebida diferente, tem um

Leia mais

A CHUVA QUE CHEGOU JÁ FAZIA SEIS DIAS... E A CHUVA NÃO CHEGAVA. O JARDIM ESPERAVA POR ELA, MAS ELA SÓ AMEAÇOU.

A CHUVA QUE CHEGOU JÁ FAZIA SEIS DIAS... E A CHUVA NÃO CHEGAVA. O JARDIM ESPERAVA POR ELA, MAS ELA SÓ AMEAÇOU. A CHUVA QUE CHEGOU JÁ FAZIA SEIS DIAS... E A CHUVA NÃO CHEGAVA. O JARDIM ESPERAVA POR ELA, MAS ELA SÓ AMEAÇOU. O CHÃO ESTAVA MUITO SECO. NEM UM CHUVISCO CAIU. A MARGARIDA FICOU CHATEADA, E A CHUVA LOGO

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: AMIGOS

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: AMIGOS 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: AMIGOS Toda manhã o galo Juvenal tinha de acordar os animais do sítio. É claro que o rato Frederico e o gordo Valdemar lhe davam uma mãozinha. Pois amigos de

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): Turma: Data: 15 / 6 / 2018 1) LEIA o texto duas vezes. CIDINHA E A PULGA DA CIDINHA Cidinha

Leia mais

Instituto Montessori - Ponte Nova

Instituto Montessori - Ponte Nova Instituto Montessori - Ponte Nova TRABALHO TRIMESTRAL (valor 4 pontos) NOME: NOME: NOME: 1) Complete corretamente as frases que se seguem: a) Qualquer força pode ser representada por um. O comprimento

Leia mais

Avaliação de Pernambuco

Avaliação de Pernambuco Avaliação de Pernambuco 213 Matemática 7º ano do Ensino Fundamental Caro(a) Estudante, Siga as orientações básicas a seguir: Leia com atenção cada questão antes de respondê-la. Cada questão tem uma única

Leia mais

Nome: n.º: Atividade de férias (Português e Matemática) Professora: Milene Zakir

Nome: n.º: Atividade de férias (Português e Matemática) Professora: Milene Zakir ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL MARGARIDA MARIA Nome: n.º: Atividade de férias (Português e Matemática) - 2016 Turma: 3º A Professora: Milene Zakir Oba! As férias chegaram! É hora de descansar e aproveitar o tempo

Leia mais

NOME: Prof.ª TURMA: ESCOLA:

NOME: Prof.ª TURMA: ESCOLA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOME: Prof.ª TURMA: ESCOLA: COMPLETE O TEXTO COM AS SÍLABAS QUE FALTAM: DONA FILOMENA TINHA 3 ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, O ATO QUE SÓ QUERIA SABER DE FICAR SE ESFREGANDO NAS PERNAS DAS PESSOAS

Leia mais

Automóveis de férias com carga perigosa. Quando a carga se torna perigo de morte.

Automóveis de férias com carga perigosa. Quando a carga se torna perigo de morte. Automóveis de férias com carga perigosa. Quando a carga se torna perigo de morte. A bagagem de férias pode resultar em risco de morte? Ou os CD s? Sim. Quando não estão bem acondicionados, os objectos

Leia mais

Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta Mas não há coisa no mundo Mais viva do que uma porta.

Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta Mas não há coisa no mundo Mais viva do que uma porta. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= Texto 1 A Porta Eu sou feita de madeira

Leia mais

Certa manhã, todos foram para a mata apanhar lenha e frutas silvrestres, mas os sete irmãos acabaram se perdendo

Certa manhã, todos foram para a mata apanhar lenha e frutas silvrestres, mas os sete irmãos acabaram se perdendo O pequeno Polegar E ra uma vez um casal de lenhadores muito pobre, com sete filhos pequenos. O caçula era magro e fraco, mas também esperto e inteligente. Ele recebeu o apelido de Polegar por ser muito

Leia mais

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar...

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... 4º ano Querido(a) educando(a), Atividades de férias As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... Mas para continuar progredindo e melhorar

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º ANO LEIA A POESIA COM ATENÇÃO:

AVALIAÇÃO 2º ANO LEIA A POESIA COM ATENÇÃO: ESCOLA: NOME: DATA: / / 2º ANO: AVALIAÇÃO 2º ANO O SAPO SALTADOR LÁ NO CANTO DO JARDIM MORA UM SAPO SALTADOR QUE SE REFRESCA NA ÁGUA PARA ESPANTAR O CALOR LEIA A POESIA COM ATENÇÃO: ESPERA CONTENTE E FACEIRO

Leia mais

Historia de vida de Siegfried Wagner

Historia de vida de Siegfried Wagner Historia de vida de Siegfried Wagner Nascido no interior de Santa Cruz do Sul, no dia quatorze de setembro de 1941, Siegfried Wagner teve uma infância muito feliz ao lado dos pais Alma Wagner e Kurt Wagner

Leia mais

3 6 5 D I A S D E G R A T I D Ã O

3 6 5 D I A S D E G R A T I D Ã O JANEIRO 1 PAZ 2 ANIVERSÁRIOS 3 ANDAR DE BICICLETA 4 ARTE 5 ANTIGUIDADES 6 GRATIDÃO 7 CAPACIDADE DE LER 8 ÁLBUM DE FOTOS 9 TECNOLOGIA 10 BEIJOS & ABRAÇOS 11 ACADEMIA 12 ACAMPAR 13 COISAS INCRÍVEIS 14 ENFERMEIROS

Leia mais

PLANEJAMENTO (Música) Propiciar através da música a leitura da palavra e da sonoridade. Oportunizar momentos de fruição, apreciação musical e deleite.

PLANEJAMENTO (Música) Propiciar através da música a leitura da palavra e da sonoridade. Oportunizar momentos de fruição, apreciação musical e deleite. PLANEJAMENTO (Música) Professor (a): Neiva Vanzin Salamão Música: Santa Helena da Serra de Rui Biriva Oralidade, leitura, produção textual, apreciação musical. Competências Objetivo Geral Propiciar através

Leia mais

Histórias Interativas

Histórias Interativas Histórias Interativas Esta é uma versão para impressão da história interativa disponível em www.valuesmoneyandme.ie Experian 2014 Joel É bom em matemática, lida bem com números, gosta de fazer somas e

Leia mais

Conto tradicional russo

Conto tradicional russo Conto tradicional russo Autora : Dulce Rodrigues Portal pessoal : www.dulcerodrigues.info Portal infanto-juvenil: www.barry4kids.net Edição Barry4Kids Dulce Rodrigues, 2007. Reservados todos os direitos.

Leia mais

Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano

Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano 1- Um trem parte de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro com velocidade de 60Km/h. Ao mesmo tempo, parte do Rio de Janeiro, com destino a São Paulo,

Leia mais

.II .I.III .IV .VI .VII. I. Coleiro II. Canário III. Calopsita IV. Trinca-Ferro V. Curió VI. Periquito VII. Papagaio .VII

.II .I.III .IV .VI .VII. I. Coleiro II. Canário III. Calopsita IV. Trinca-Ferro V. Curió VI. Periquito VII. Papagaio .VII .II.I.III.V.IV.VI.VII.VII I. Coleiro II. Canário III. Calopsita IV. TrincaFerro V. Curió VI. Periquito VII. Papagaio Somos uma empresa que está presente no mercado desde 13 de maio de 1989. Tudo começou

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Português Compreensão de texto 3 o ano Unidade 6 5 Unidade 6 Compreensão de texto Nome: Data: Leia este texto. Os habitantes de uma região onde havia um castelo muito antigo tinham

Leia mais

1. LIGUE AS PALAVRAS QUE TÊM SONS, MAS SENTIDOS DIFERENTES, POR SEREM

1. LIGUE AS PALAVRAS QUE TÊM SONS, MAS SENTIDOS DIFERENTES, POR SEREM 2. QUEM GOSTA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS? 1. LIGUE AS PALAVRAS QUE TÊM SONS, MAS SENTIDOS DIFERENTES, POR SEREM ESCRITAS COM C OU COM G, COMO NO EXEMPLO CATO VAGA COLA GALO CALO GOTA CESTO GATO FICO GESTO

Leia mais

VIAGENS AÉREAS. Tâmara Barros

VIAGENS AÉREAS. Tâmara Barros VIAGENS AÉREAS Tâmara Barros Sabe-se que há algum tempo viajar de avião deixou de ser privilégio para poucos. Contudo, mais recentemente, impulsionado pelo aumento do poder aquisitivo das famílias e pelas

Leia mais

Sugestões para o estudo em casa 2º ano

Sugestões para o estudo em casa 2º ano Leia silenciosamente o texto e depois em voz alta para um adulto. 1- Faça o que se pede e depois escreva, em seu caderno de estudos, cada número por extenso. 2- Complete as sequências abaixo: 0 - - - 3

Leia mais

LANÇAMENTOS. acompanha tapete acompanha 4 almofadas. Embalagem plástica. P Cabana Unicórnio. Brinquedo em E.V.A. anos. peças

LANÇAMENTOS. acompanha tapete acompanha 4 almofadas. Embalagem plástica. P Cabana Unicórnio. Brinquedo em E.V.A. anos. peças LANÇAMENTOS Brinquedo em E.V.A. janela na lateral acompanha tapete acompanha 4 almofadas plástica P0750 - Cabana Unicórnio +2 19 103x30x19cm 120x120x160cm 2 janela na lateral acompanha tapete acompanha

Leia mais

Geografias Nossas geografias, Ana Paula Tavares 115 Mapa, Manuel Jorge Marmelo 117 ^ 274

Geografias Nossas geografias, Ana Paula Tavares 115 Mapa, Manuel Jorge Marmelo 117 ^ 274 índice Abertura 7 Animais As cabras, Ana Paula Tavares 11 Todos mortos, menos os cães, Manuel Jorge Marmelo 13 aquelas andorinhas, Ondjaki 15 Todos os bichos, Paulinho Assunção 16 Aparições 0 quarto do

Leia mais

71. A empresa Alfa Sigma elaborou uma previsão de receitas trimestrais para A receita prevista para o primeiro trimestre é de 180 milhões de

71. A empresa Alfa Sigma elaborou uma previsão de receitas trimestrais para A receita prevista para o primeiro trimestre é de 180 milhões de 71. A empresa Alfa Sigma elaborou uma previsão de receitas trimestrais para 2018. A receita prevista para o primeiro trimestre é de 180 milhões de reais, valor que é 10% inferior ao da receita prevista

Leia mais

Saindo de férias com... Educadoras: Milene, Ana Paula e Karla. 2ºs anos

Saindo de férias com... Educadoras: Milene, Ana Paula e Karla. 2ºs anos Saindo de férias com... Educadoras: Milene, Ana Paula e Karla 2ºs anos 1 SERÁ UMA DELÍCIA CURTIR ESSA HISTÓRIA COM VOCÊ! FAÇA TODAS AS ATIVIDADES COM LETRA CURSIVA! Fique atento nestas dicas da sua educadora:

Leia mais

Escolha a melhor resposta para cada pergunta.

Escolha a melhor resposta para cada pergunta. Escolha a melhor resposta para cada pergunta. 1. Sandra e João irmãos. ( ) somos ( ) são ( ) é ( ) sois 2. Os avós de Carla sempre em casa. ( ) é ( ) está ( ) estão ( ) são 3. Eu em Milão. ( ) trabalha

Leia mais

GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE. Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS

GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE. Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS HEZKUNTZA, HIZKUNTZA POLITIKA ETA KULTURA SAILA DEPARTAMENTO DE EDUCACIÓN, POLÍTICA LINGÜÍSTICA Y CULTURA GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS MAIO 2013

Leia mais

Língua PortuGuesa. Simulado. caderno do aluno. Volume. para monitoramento da aprendizagem. Questões inéditas e exclusivas

Língua PortuGuesa. Simulado. caderno do aluno. Volume. para monitoramento da aprendizagem. Questões inéditas e exclusivas Ensino Fundamental I Material de divulgação da Editora Moderna Volume 1 Simulado para monitoramento da aprendizagem Língua PortuGuesa Questões inéditas e exclusivas caderno do aluno #educaçãoderesultado

Leia mais

Extrato de transações De 01/04/17 até 30/04/17

Extrato de transações De 01/04/17 até 30/04/17 01/04/2017, Sábado Supermercado café da manhã Supermercado Cartão de Crédito -30,82 Almoço tesco Restaurante/Lanchonete Cartão de Crédito -38,50 Sorvete tesco Guloseimas Cartão de Crédito -3,15 Supermercado

Leia mais

SUMÁRIO. Todo artista tem de ir aonde o povo está 8

SUMÁRIO. Todo artista tem de ir aonde o povo está 8 SUMÁRIO Todo artista tem de ir aonde o povo está 8 Capítulo 1 Pé na estrada 10 Capítulo 2 Um disco valioso 14 Capítulo 3 Da janela lateral 19 Capítulo 4 Papagaio de toda cor 24 Capítulo 5 Nada será como

Leia mais

LOTE 2 LOTE 3 LOTE 4 LOTE 5. 5 Meus Clássicos Favoritos - Coleção 15 Volumes - Editora Cedic LOTE 6

LOTE 2 LOTE 3 LOTE 4 LOTE 5. 5 Meus Clássicos Favoritos - Coleção 15 Volumes - Editora Cedic LOTE 6 LOTE 1 5 A Charada do Gorducho - Livro 01 Volume - Editora Manole 5 Andrócles e o Leão - Livro 01 Volume - Editora Manole 5 História da Tigela Achada - Livro 01 Volume - Editora Manole 5 O Grande Cão-

Leia mais

Anexo I - Modelo de Pólya para a resolução de um problema. 1

Anexo I - Modelo de Pólya para a resolução de um problema. 1 Anexo I - Modelo de Pólya para a resolução de um problema. 1 1 Pólya, G., A arte de resolver problemas (1995) p. xii-xiii. 49 Anexo II - Guião de atuação do professor de matemática elaborado por Lester

Leia mais

Educação Infantil LIVRO DO ALUNO. Vol. I

Educação Infantil LIVRO DO ALUNO. Vol. I 3 Educação Infantil Daniela Macambira Gilvanira Freitas LIVRO DO ALUNO Vol. I Copyright 2014 by, Daniela Macambira / Gilvanira Freitas Ilustrador: Flávio Filho Editora Ana Cristina Miranda da Costa Editora

Leia mais

Comunicação Social - Jornalismo. Relatório de Viagem / Intercâmbio Acadêmico

Comunicação Social - Jornalismo. Relatório de Viagem / Intercâmbio Acadêmico Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Comunicação Social - Jornalismo Relatório de Viagem / Intercâmbio Acadêmico Instituto Superior de Comunicação Empresarial ISCEM Lisboa - Portugal Mayara

Leia mais

Personagens. Publicado em TV Brasil (http://tvbrasil.ebc.com.br) 30/09/ h00

Personagens. Publicado em TV Brasil (http://tvbrasil.ebc.com.br) 30/09/ h00 Publicado em TV Brasil (http://tvbrasil.ebc.com.br) 30/09/2015-12h00 Personagens GUILHERMINA - A menina tem 8 anos. É muito extrovertida, carinhosa, e gosta de fazer novas amizades. Por ser a queridinha

Leia mais

4ª PROVINHA DRUMMOND ALUNO: ESCOLA: Data Nascimento / /

4ª PROVINHA DRUMMOND ALUNO: ESCOLA: Data Nascimento / / 4ª PROVINHA DRUMMOND 2011 ALUNO: ESCOLA: Data Nascimento / / PROVA DE MATEMÁTICA 01. Uma pessoa acorda diariamente quinze minutos antes das sete horas da manhã. Que horas essa pessoa acorda? a) 6 horas

Leia mais

Programa. Raciocínio Lógico Matemático. Livros. Provas

Programa. Raciocínio Lógico Matemático. Livros. Provas Programa Raciocínio Lógico Matemático Prof. RANILDO Introdução à lógica. Lógica proposicional Argumento Tabela-verdade Tautologias, Contradições e Contingências Operações lógicas Livros Introdução à Lógica

Leia mais

Aluguel Valor mensal do aluguel em cruzeiros, excluindo o condomínio.

Aluguel Valor mensal do aluguel em cruzeiros, excluindo o condomínio. SP 28/09/79 NT 045/79 Pesquisa Origem /Destino de 1977 Definições Arnaldo Rabello Aguiar Vallim Filho Apresentação Esta Nota Técnica, a segunda da série Pesquisa Origem/Destino de 1977, tem por objetivo

Leia mais

Turma OBMEP - IFF Lista de exercícios

Turma OBMEP - IFF Lista de exercícios Turma OBMEP - IFF 2016 Lista de exercícios 1. (OBMEP - 2005) A capacidade do tanque de gasolina do carro de João é de 50 litros. As figuras mostram o medidor de gasolina do carro no momento de partida

Leia mais

O Mistério da bolsa Grande

O Mistério da bolsa Grande O Mistério da bolsa Grande Gisela está indo para casa no Rio de Janeiro, após um mês de férias em Londres. Ela vive em um apartamento no Rio com dois amigos. Ela deixa seu avião às cinco horas. É uma hora

Leia mais

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse de Língua Portuguesa Nome:

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse de Língua Portuguesa Nome: 3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse de Língua Portuguesa Nome: Leia atentamente esta história e conheça um simpático cachorrinho. SILVA JR. Todo mundo sabe que o sorriso do cachorro

Leia mais

Cães para Adopção. EMO - Este Mundo e o Outro. null. Sem morada física0-0 Ainda sem Morada

Cães para Adopção. EMO - Este Mundo e o Outro. null. Sem morada física0-0 Ainda sem Morada Cães para Adopção EMO - Este Mundo e o Outro null estemundoeooutro@gmail.com 210000000 Sem morada física0-0 Ainda sem Morada Jimmy, Macho Cão Rafeiro de porte Médio com 3 anos..ao nosso cuidado há mais

Leia mais

PROVA RESOLVIDA TJ/SP RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves.

PROVA RESOLVIDA TJ/SP RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves. TJ/SP - 2017 RACIOCÍNIO LÓGICO Professor Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Guilherme Neves 1 91. Uma negação lógica para a afirmação João é rico, ou Maria

Leia mais

AULA 13 Os Tipos de Verbos na LIBRAS

AULA 13 Os Tipos de Verbos na LIBRAS AULA 13 Os Tipos de Verbos na LIBRAS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA APRENDIZAGEM: Ao finalizar esta unidade você deverá ser capaz de: Conhecer os Tipos de Verbos na LIBRAS, os verbos que não possuem marca de

Leia mais

FUNDO 1 CHAMADA DE 2018 USINA DO HAMBÚRGUER PARA PROJETOS LIGADOS A CAUSA DE ANIMAIS ABANDONADOS. Gestão:

FUNDO 1 CHAMADA DE 2018 USINA DO HAMBÚRGUER PARA PROJETOS LIGADOS A CAUSA DE ANIMAIS ABANDONADOS. Gestão: FUNDO USINA DO HAMBÚRGUER Gestão: 1 CHAMADA DE 2018 PARA PROJETOS LIGADOS A CAUSA DE ANIMAIS ABANDONADOS A Usina doa 1 real de cada hambúrguer vendido para causas sociais. Com a Moeda do Poder, os clientes

Leia mais

Ao vacinar o seu animal está a cuidar de toda a família

Ao vacinar o seu animal está a cuidar de toda a família Ao vacinar o seu animal está a cuidar de toda a família Os animais de estimação, tal como nós, precisam de se proteger de algumas doenças. E neste caso, prevenir é mesmo o melhor remédio. 22 de Outubro

Leia mais

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem?

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem? Nível 1 CHEGADA Olá! És a Sandra? Sou, sim, e tu, és o João? Sim, finalmente! Como estás? Estou bem, e tu? Muito bem, obrigada. E a viagem, foi boa? Não foi má... Estou um pouco cansada e tenho sede. Está

Leia mais

A estudante Luísa Leão, 23 anos, tem baixa visão e, mesmo com ajuda de uma

A estudante Luísa Leão, 23 anos, tem baixa visão e, mesmo com ajuda de uma \'Estou começando a viver de novo\', diz dona do primeiro cão-guia do PA Estudante Luísa Leão diz que cadela Sheba abre portas. ONG aponta que preço dificulta aumento de cães-guias no país. Matéria publicada

Leia mais

Nome : Data : Trabalho para casa Férias da Páscoa 2º ano

Nome : Data : Trabalho para casa Férias da Páscoa 2º ano www.brunofernandesfichas.com Data : 2º ANO Data : / / Língua Portuguesa Lê o texto com atenção. Copia-o para o teu caderno de trabalhos de casa ou escreve-o no teu computador. O pássaro Todas as noites

Leia mais

Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos

Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO VISO Escola E.B.2,3 do Viso Ano Letivo de 2011/ 2012 Língua Portuguesa Guião de Leitura da obra Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos de Alves Redol Professora: Salete Pereira

Leia mais

Tabuleiro Retângulo do tamanho da carteira (Papelão, E.V.A. Madeira ou outro tipo de material).

Tabuleiro Retângulo do tamanho da carteira (Papelão, E.V.A. Madeira ou outro tipo de material). Tabuleiro Retângulo do tamanho da carteira (Papelão, E.V.A. Madeira ou outro tipo de material). Descubra o número. O número é formado pelos dígitos 3, 5 e 7. O dígito da casa das centenas é 7, e o número

Leia mais

GORDIANDO? O QUE É? VIAGEM GASTRONOMIA DIVERSÃO

GORDIANDO? O QUE É? VIAGEM GASTRONOMIA DIVERSÃO GORDIANDO? O QUE É? Tudo começou em março de 2015 com a ideia principal de fazer um portal com dicas para todos aproveitarem as boas coisas da vida, como VIAGEM, GASTRONOMIA e muita DIVERSÃO. Oferecemos

Leia mais

Como entrosar: 1 Família, 2 cães e 6 gatos

Como entrosar: 1 Família, 2 cães e 6 gatos Como entrosar: 1 Família, 2 cães e 6 gatos Há 5 anos minha gata persa de 12 anos morreu, e a ideia da adoção veio à tona. Por que, em vez de adquirir um animal, o destino não se encarregava de encontrá-lo

Leia mais

Funcionamento da Língua

Funcionamento da Língua 1 Legenda as imagens com as palavras do quadro. junta magote esquadrilha 2 Liga cada nome colectivo ao seu significado. nomes colectivos grupo 1 Nomeia os grupos indicados pelos nomes colectivos. multidão

Leia mais

lengalenga Os bons e os maus

lengalenga Os bons e os maus Entende-se por lengalenga uma cantilena transmitida de geração em geração na qual se repetem determinadas palavras ou expressões; é um texto com frases curtas que normalmente rimam e com muitas repetições

Leia mais

Fica comigo. Abelha, vem brincar comigo. Não posso. Vou procurar a ave. Ave, vem cantar comigo. Não posso. Vou procurar o gato.

Fica comigo. Abelha, vem brincar comigo. Não posso. Vou procurar a ave. Ave, vem cantar comigo. Não posso. Vou procurar o gato. GiraG i a Sol o l Revista Infantil da Associação Progresso Nº 5 Setembro 2012 Praia do Tofo S Nº 5 Sete Página - Sumário 2 Um Conto 5 Os nossos direitos 6 O respeito 7 Como fazer... 8 A nossa saúde 9 O

Leia mais

Comprando produtos islandeses

Comprando produtos islandeses Comprando produtos islandeses Comprando produtos islandeses pela internet. Passo a passo e depoimento de como foi a experiência. Por mais que no Brasil tenha produtos de diversos países, devemos admitir

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS http://www.stm.sp.gov.br PRIORIDADE NA REDE PITU 2015 REDE CONSOLIDADA (12 Empreendimentos) PATRIM OPER. INTERVENÇÃO Trem

Leia mais

METRÔ DE SÃO PAULO EXPANSÃO ALBERTO EPIFANI Gerente de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos - METRÔ

METRÔ DE SÃO PAULO EXPANSÃO ALBERTO EPIFANI Gerente de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos - METRÔ METRÔ DE SÃO PAULO EXPANSÃO 2012-2030 ALBERTO EPIFANI Gerente de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos - METRÔ SÃO PAULO 13//06/2012 Expansão 2012-2030 2 REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

Leia mais

RUA ATRIBULADA ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL

RUA ATRIBULADA ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL RUA ATRIBULADA ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL Ensino Secundário / Profissional Breve descrição Esta atividade pretende desenvolver nos alunos a capacidade de resolução de problemas através da interação

Leia mais

DATA: 29 / 11 / 2017 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF

DATA: 29 / 11 / 2017 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 29 / / 207 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0

Leia mais

A vida no campus. Juliana Brasil 7º período de Engenharia Química Puc Rio Universidade de Miami. Relatório de Viagem

A vida no campus. Juliana Brasil 7º período de Engenharia Química Puc Rio Universidade de Miami. Relatório de Viagem Juliana Brasil 7º período de Engenharia Química Puc Rio Universidade de Miami Relatório de Viagem Meu nome é Juliana Brasil, eu curso Engenharia Química aqui na PUC e fiz o meu intercambio na Universidade

Leia mais

OFFICINA DO CONHECIMENTO

OFFICINA DO CONHECIMENTO OFFICINA DO CONHECIMENTO Questão 01) Um carro se desloca 200 metros para o nordeste e 200 metros para noroeste. determine a distância final em que se encontra o carro, em relação ao ponto de partida. a)

Leia mais

O mês, yyyyyyyyyy. O ano, xxxxxxxxxx. Episódios da vida de Nick, o DETONA HALLS....

O mês, yyyyyyyyyy. O ano, xxxxxxxxxx. Episódios da vida de Nick, o DETONA HALLS.... O DETONA HALLS O mês, yyyyyyyyyy. O ano, xxxxxxxxxx. Episódios da vida de Nick, o DETONA HALLS. Nota importante Quaisquer semelhanças com pessoas vivas ou mortas não são meras coincidências...... FOGOS

Leia mais

ORTOGRAFIA II Profª Giovana Uggioni Silveira

ORTOGRAFIA II Profª Giovana Uggioni Silveira ORTOGRAFIA II Profª Giovana Uggioni Silveira EM VEZ DE ou AO INVÉS DE? AO INVÉS DE = ao contrário de (somente oposição) Ele entrou à direita ao invés da esquerda. Subiu ao invés de descer. EM VEZ DE =

Leia mais

14 FRASES DE O PEQUENO PRÍNCIPE

14 FRASES DE O PEQUENO PRÍNCIPE 14 FRASES DE O PEQUENO PRÍNCIPE O Pequeno Príncipe chegou ao meu mundo no Natal de 1992, quando eu tinha oito anos. Foi presente de uma amiga do meu pai, veio numa caixa vermelha e com um cartão que dizia

Leia mais

A A Pesquisa Origem e Destino O O se recupera frente ao O O por segmentos da população O O ao longo do dia O O por motivos de viagem O O por regiões d

A A Pesquisa Origem e Destino O O se recupera frente ao O O por segmentos da população O O ao longo do dia O O por motivos de viagem O O por regiões d 15ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA TRANSPORTE COLETIVO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO A RECUPERAÇÃO DO MODO COLETIVO FRENTE AO MODO INDIVIDUAL A A Pesquisa Origem e Destino O O se recupera

Leia mais

Título: Ciência para meninos em poemas pequeninos Autor: Regina Gouveia Editora: Porto Editora

Título: Ciência para meninos em poemas pequeninos Autor: Regina Gouveia Editora: Porto Editora Literatura estrangeira -- poesia Título: O poeta aprendiz Autor: Vinicius de Moraes Editora: Quasi Título: Ciência para meninos em poemas pequeninos Autor: Regina Gouveia Editora: Porto Editora Literatura

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos

Leia mais

MOVIMENTO RETILINEO UNIFORMEMENTE VARIADO

MOVIMENTO RETILINEO UNIFORMEMENTE VARIADO EXPERIMENTO 02: MOVIMENTO RETILINEO UNIFORMEMENTE VARIADO 1. OBJETIVO Este experimento tem como objetivo caracterizar o MRUA; estudar as equações e os diferentes gráficos do MRUA e interpretá-los; 2. INTRODUÇÃO

Leia mais

Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito

Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito O estudo do predicado O predicado, como já vimos, é o termo da oração que contém o verbo. Apesar de sujeito e predicado serem termos essenciais da oração, há

Leia mais

PROVA TESTE ANPAD - RL EDIÇÃO FEVEREIRO O próximo número da seqüência 11, 33, 97, 2715 é A) B) C) D) E) 9230.

PROVA TESTE ANPAD - RL EDIÇÃO FEVEREIRO O próximo número da seqüência 11, 33, 97, 2715 é A) B) C) D) E) 9230. PROVA TESTE ANPAD - RL EDIÇÃO FEVEREIRO 2008 1. O próximo número da seqüência 11, 33, 97, 2715 é A) 5430. B) 7116. C) 7251. D) 8131. E) 9230. 2. Em uma festa estão expostas 4 jarras com cores distintas

Leia mais

Exercício Extra 19 A COISA

Exercício Extra 19 A COISA Exercício Extra 19 Nome: Turma: LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Fundamental Data:20/06/2016 Data de devolução: 27/06/16 A COISA A casa do avô de Alvinho era uma dessas casas antigas, grandes, que têm

Leia mais

Matemática Discreta e Raciocínio Lógico

Matemática Discreta e Raciocínio Lógico Matemática Discreta e Raciocínio Lógico 51. (ABC) A negação de o gato mia e o rato chia é: (A) o gato não mia e o rato não chia; (B) o gato mia ou o rato chia; (C) o gato não mia ou o rato não chia; (D)

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO VALOR: 35 PONTOS. Orientação: - Imprima este material e redija as respostas a lápis, com letra legível, na própria folha.

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO VALOR: 35 PONTOS. Orientação: - Imprima este material e redija as respostas a lápis, com letra legível, na própria folha. Linguagens Redação Marcelo Roteiro de recuperação 7ª CONTEÚDOS: RELEITURA DE CONTOS DE FADAS AUTOBIOGRAFIA RELATO DE VIAGEM ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO VALOR: 35 PONTOS Orientação: - Imprima este material e

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º ANO COISA BOA É CORRER ATRÁS DE UMA GALINHA-D ANGOLA.

AVALIAÇÃO 2º ANO COISA BOA É CORRER ATRÁS DE UMA GALINHA-D ANGOLA. ESCOLA: NOME: DATA: / / 2º ANO: LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO: AVALIAÇÃO 2º ANO 1 O TEXTO É: COISA BOA É CORRER ATRÁS DE UMA GALINHA-D ANGOLA. ELA DIZ QUE ESTÁ FRACA, MAS DÁ UMA BAITA CANSEIRA. PARECE QUE JOGUEI

Leia mais

Ensino Fundamental 2º ano. Ensino Fundamental 2º ano

Ensino Fundamental 2º ano. Ensino Fundamental 2º ano Ensino Fundamental 2º ano Ensino Fundamental 2º ano Prezado (a) Aluno (a), É com muita alegria, neste início de ano letivo, que damos as boas vindas a todos vocês, pois entendemos que iniciar cada ano

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 3 ano EF 2D 2016 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa 1. Separe as palavras nos balões corretos de acordo com as indicações:

Leia mais

A QUESTÃO DO TRANSPORTE DE ANIMAIS: LIMITES E REFLEXÕES A PARTIR DO BEM ESTAR ANIMAL. 1. Kamila Godinho Finamor 2.

A QUESTÃO DO TRANSPORTE DE ANIMAIS: LIMITES E REFLEXÕES A PARTIR DO BEM ESTAR ANIMAL. 1. Kamila Godinho Finamor 2. A QUESTÃO DO TRANSPORTE DE ANIMAIS: LIMITES E REFLEXÕES A PARTIR DO BEM ESTAR ANIMAL. 1 Kamila Godinho Finamor 2. 1 Projeto de pesquisa realizado no Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet

Leia mais

Lotação Guarujá

Lotação Guarujá Horários, paradas e mapa da linha de ônibus LOTAÇÃO 10.52 GUARUJÁ Lotação 10.52 Guarujá VER NA WEB A linha de ônibus Lotação 10.52 Guarujá tem 2 itinerários. (1) Centro Via Cavalhada: 06:10-21:55 (2) Ponta

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na II Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

A família Moedas. Somos a família Moedas. Temos tudo bem contado: um bonito pé-de-meia e orçamento equilibrado.

A família Moedas. Somos a família Moedas. Temos tudo bem contado: um bonito pé-de-meia e orçamento equilibrado. A família Moedas Texto de Maria da Conceição Vicente Eu sou o Tomás Moedas. Sei de cor a tabuada, tenho de fazer as contas para gerir a semanada. Somos a família Moedas. Temos tudo bem contado: um bonito

Leia mais

ATUALIDADE S. Prof. Roberto. Um desafio ATUAL.

ATUALIDADE S. Prof. Roberto. Um desafio ATUAL. ATUALIDADE S Prof. Roberto Um desafio ATUAL. MOBILIDADE URBANA Todas as atividades dependem de um bom deslocamento na cidade! Ir a escola; Ir ao Trabalho; Frequentar uma academia; Usar um posto de saúde;

Leia mais

Matemática. 2ª Série do Ensino Fundamental Tarde. Nome do aluno: Nome da escola: Turma:

Matemática. 2ª Série do Ensino Fundamental Tarde. Nome do aluno: Nome da escola: Turma: 2ª Série do Ensino Fundamental Tarde Matemática 2ª Série Ensino Fundamental Tarde Nome do aluno: Nome da escola: Turma: SARESP 2008 MATEMÁTICA 1. NA FIGURA ESTÃO DESENHADOS SKATES E PATINETES. SKATES

Leia mais

2Rs 4:3 Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.

2Rs 4:3 Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. 1 Capitulo 4 Elizeu aumenta o azeite da viuva 2Rs 4:1 E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR;

Leia mais

Curso de Capacitação em Educação Ambiental Multiplicadores em Educação Ambiental

Curso de Capacitação em Educação Ambiental Multiplicadores em Educação Ambiental 1) Com que frequência você come carne vermelha? a) Nunca b) Com pouca frequência (três porções por semana) c) Ocasionalmente (uma porção por dia) d) Frequentemente (uma porção por dia no almoço e outra

Leia mais