A IMPORTÂNCIA DA PECUÁRIA LEITEIRA PARA O MUNICÍPIO DE CACOAL - RO Área temática: Gestão da Produção

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A IMPORTÂNCIA DA PECUÁRIA LEITEIRA PARA O MUNICÍPIO DE CACOAL - RO Área temática: Gestão da Produção"

Transcrição

1 A IMPORTÂNCIA DA PECUÁRIA LEITEIRA PARA O MUNICÍPIO DE CACOAL - RO Área temática: Gestão da Produção Andressa Samara Masiero Zamberlan andressa_masiero@hotmail.com Marcio Teixeira da Silva clebersonsimoes@hotmail.com Care Estefani Alves Santana care.asantana@gmail.com Cleberson Simões marcioteixeira1943@gmail.com Resumo: O Estado de Rondônia está localizado na região amazônica e não tem uma grande tradição no cenário nacional em razão de ser um estado muito distante dos grandes centros, tornando muito caro o escoamento de sua produção. O estado surgiu no ano de 1943 como território federal do Guaporé e em 1956 tornou-se Território Federal de Rondônia em homenagem ao desbravador Marechal Cândido Rondon, responsável pela instalação das linhas telegráficas, sendo integrado à federação em 1981 como Rondônia (SILVA, 2002). No município de Cacoal, a pecuária leiteira aparece como atividade importante para a geração de emprego e renda. Segundo a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER),com uma produção de mais de 2,6 milhões de litros de leite/dia, a produção de leite de Rondônia vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Hoje o estado ocupa o oitavo lugar no ranking nacional de produção leiteira. Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar dados sobre a evolução da receita dos produtores de leite no município de Cacoal. Do ponto de vista metodológico, a partir da seleção de obras e artigos que tratam de temas relacionados à pecuária e a história recente do estado de Rondônia, procedeu-se à construção do referencial teórico que permitiu estabelecer o objetivo de análise do trabalho. Quanto aos procedimentos, a base de dados foi constituída a partir dos dados disponíveis em órgãos federais e estaduais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON). Palavras-chaves: Pecuária, Produção Leiteira, Geração de renda.

2 INTRODUÇÃO Com as demarcações de terras em Rondônia, as primeiras atividades que começaram a ser desenvolvidas foram a criação de bovinos e o cultivo de arroz, feijão, café, cacau entre outros. Rondônia vem se destacando na região norte como um dos primeiros estados na produção de leite registrada. A pecuária leiteira contribui em grande parte para economia do país, seu crescimento aumentou em grande escala, as indústrias tiveram um salto de grande proporção, contribuindo para desenvolvimento da renda per capita das regiões produtoras de leite e na geração de empregos. Segundo informações disponíveis no endereço eletrônico da EMBRAPA 1, em Rondônia foi desenvolvido um sistema de produção especialmente para as condições climáticas do estado. Este sistema proporciona o aumento da produtividade e do lucro, sendo que cada vaca leiteira pode vir a produzir uma média de 13 a 25 litros/dia. A produção de leite no município de Cacoal é muito importante para o desenvolvimento da cidade, além de ser uma das principais fontes de renda para os agricultores, o que se torna um incentivo para que os produtores continuem com essa prática e permaneçam no campo. Os órgãos competentes, as cooperativas e os bancos buscam contribuir com os pecuaristas leiteiros, facilitando o crédito para que os mesmos invistam em sua produção proporcionando assim mais qualidade através de implantação de ordenhas, tanques de refrigeração, melhoramento genético e outras ampliações. Nesse sentido, o presente trabalho busca apresentar a discutir alguns dados sobre a evolução da receita dos produtores de leite no município de Cacoal 2 MATERIAIS E METODOS Este artigo tem por objetivo analisar o conteúdo no município de Cacoal RO, por meio de pesquisa documental e em base de dados secundários. As pesquisas foram realizadas através de artigos, sites e livros bibliográficos. 1 Disponível em Acesso em 17 de maio de 2015.

3 O período pesquisado foi de maio a outubro do ano de Utilizando a técnica de coletas de dados para esta revisão, o presente artigo sobre a importância da pecuária leiteira no município destacam-se vários aspectos geradores de renda. 3 SURGIMENTO DE RONDÔNIA O estado surgiu no ano de 1943 como território federal do Guaporé e em 1956 como Rondônia, sendo integrado à federação em 1981 (SILVA, 2002, p.). Com os conflitos no sul do país na década de setenta por terras e o governo tendo interesse em povoar a região amazônica,por medo de uma possível invasão estrangeira, criou o seguinte slogan: "deixe-nos unir os homens sem terras com as terras sem homens". Era a forma de incentivar a população a povoar essa região sem nenhuma estrutura. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) foi o órgão responsável pela legalização de terras no Estado, que começou a partir da década de 70 com a Programação Operacional dos Projetos de Assentamento de Agricultores e com o Projeto Integrado de Colonização (PIC). Ao todo foram sete PIC s: Ouro Preto, Sidnei Girão, Gy-Paraná, Adolpho Rohl, Paulo de Assis Ribeiro, Burareiro, Marechal Dutra. Do PIC Gy-Paraná surgiu a cidade de Cacoal. Além dos PIC s, houve também os Projetos de Assentamento Dirigido (PAD). Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o processo de colonização por meio dos PIC sculminou com a chegada do Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agráfia (INCRA),em 1970, que impulsionao processo de colonização e ocupação com a implantação de vários projetos de assentamentos no Estado. E somente a partir deste período é que aparecem os primeiros registros da criação de bovinos em Rondônia, conforme mostra Figura 1 a seguir. Figura 1 Demarcação dos PIC s em Rondônia 1970

4 Fonte: INCRA 2 (ANO 1984) 3.1 SURGIMENTO DA PECUÁRIA NO ESTADO DE RONDÔNIA A criação de bovinos no estado iniciou-se com a abertura da BR-364, na década de 1970,juntamente com os colonos que vinham de todas as partes do país, principalmente região nordeste e região sul, com a promessa de uma terra produtiva por meio de inúmeras propagandas sobre a região amazônica para atrair colonos da região sul, onde havia muitos conflitos por terras. Como mostra o mapa 1 da EMBRAPA, a seguir, o estado de Rondônia não tinha uma produção de leite significativa no ano de Porém nessa época o estado tinha pouco mais de 2 milhões de cabeças de gado,cujo número foi aumentando a cada ano,passando de 770 mil em 1985 para 4 milhões de cabeças em 1995, conforme dados do IBGE agropecuário de Disponível em Acesso em 28 de outubro de 2015.

5 Mapa 1 Produção leiteira em Rondônia Embrapa (2015) Fonte: Em meados dos anos 1990 o estado de Rondônia passa figurar no mapa da pecuária leiteira brasileira e continua sendo o maior produtor de leite da região.entre os fatores que podem explicar esse destaque está a assistência oferecida pelo estado ao produtor rural através de programas de assistência, melhoramento genético, financiamentos a longo prazo, entre outros.

6 Mapa 2 Produção leiteira em Rondônia 1996 Embrapa (2015) Fonte: Conforme mostra o Mapa 2, Rondônia aparece com ponto significativo de produção de leite na região norte em 1996 com uma produção entre 6 a 15 litros de leite por quilômetro quadrado, sendo que a região em destaque no Mapa 2 está localizada entre as cidades de Cacoal e Ji-paraná. Segundo o IBGE (2014), Rondônia produz 48% do leite da região norte, que são sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. No ano de 2013 o estado continua sendo o único produtor significativo da região norte, como pode-se observar no mapa 3, houve uma expansão da região produtora na BR-364 aproximadamente cidade Cacoal até Jaru e na BR-429 nas cidades de Alvorada D Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques.

7 Mapa 3- produção leiteira em Rondônia-2013 Fonte: Embrapa (2015) 3.2 DIVISÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE O Estado de Rondônia é dividido em duas mesorregiões, a madeira Guaporé e a leste rondoniense. Como mostra no mapa 4, as mesorregiões são compostas por sete regionais, que são: Regional Porto Velho: Porto Velho, Guajará Mirim, Itapuã D Oeste, Nova Mamoré e Candeias do Jamarí; Regional Ariquemes: Ariquemes, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia,Campo Novo, Cujubim, Monte Negro, Rio Crespo, Vale do Anari e Machadinho D Oeste; Regional Ji-paraná: Ji-paraná, Jaru, Ouro Preto D Oeste, Vale Paraíso, Jorge Teixeira, Nova União, Mirante da Serra, Teixeirópolis, Presidente Médici e Theobroma; Regional Pimenta Bueno: Pimenta Bueno, São Felipe, Primavera, Espigão D Oeste, Parecis, Cacoal e Ministro Andreazza;

8 Regional Rolim de Moura: Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Castanheiras, Alta Floresta, Santa Luzia, Alto Alegre Parecis e Novo Horizonte; Regional Alvorada D Oeste: Alvorada D Oeste, São Miguel, São Francisco, Seringueiras, Costa Marques e Urupá; Regional Vilhena: Vilhena, Chumpinguaia, Pimenteiras, Corumbiara, Cerejeiras, Colorado D Oeste e Cabixi. Rebanho de bovinos leiteiros por regional (Fonte: IDARON, ano 2015) Regional Porto Velho: 10,51% Regional Ariquemes: 20,94% Regional Pimenta Bueno: 8,99% Regional Rolim de Moura: 7,24% Regional Alvorada D Oeste: 12,64% Regional Ji-paraná: 34,36% Regional Vilhena: 5,31%

9 Mapa 4 Divisão das mesorregiões Fonte: Portal Mec (2000) Gráfico 1 Curva do crescimento do rebanho bovino em Rondônia Fonte: IBGE (2014)

10 Como se pode perceber no gráfico 1, em meados da década de 1970, surgem os primeiros registros de gado no estado, Em quantidade significativa, consoante Oliveira, (2004,p.130) A agropecuária é a principal fonte econômica de Rondônia. Na agricultura destaca-se a produção de café, arroz, feijão, milho, soja, cacau e, na pecuária, a criação bovina. No ano de 1996 o número de cabeças de bovinos é de aproximadamente 4 milhões, e conforme SEAPES/SEBRAE (2003, p. 200), É importante ressaltar a dimensão do rebanho bovino rondoniense que registra em 2002 mais de 8,8 milhões de animais, dos quais cerca de 70% são bovinos de corte. Em 2012 o rebanho de Rondônia atingiu aproximadamente 12 milhões. Já em 2015 chega a , sendo que desse total de gado estão no município de Cacoal, dos quais são gado leiteiro, ou seja 19,69% do gado de Cacoal é leiteiro. 3.3 CONCEITOS DE PECUÀRIA De acordo com Santos et al. (2002, p. 29) A pecuária é a arte de criar e tratar o gado. A pecuária é a criação de gado e outros animais domésticos para produção de carne em frigoríficos e também couro, tendo como base, nos pequenos produtores, a pecuária leiteira. 3.4 PECUÁRIA LEITEIRA O leite está sempre presente na mesa de todos, seja como alimento ou na produção até mesmo de derivados, por exemplo: queijo, iogurtes entre outros. A forma de se tirar o leite era apenas manual, desta forma os produtores de leite tinham uma jornada de trabalho muito longa e cansativa, as formas de armazenar o leite eram em tambores de alumínio ou de plástico, em que um caminhão viria muito cedo, recolhia o produto e levaria ao destino final. Neste processo ocorreram muitas perdas, muitos prejuízos, pois qualquer imprevisto com a chegada do leite ao destino final poderia ocasionar a perda das suas vitaminas e até a perda total do produto. Vendo essas situações as instituições que apoiam os pecuaristas buscaram tecnologia para que este problema fosse solucionado, sendo que a EMBRAPA,

11 EMATER, Bancos e Cooperativas incentivaram os pecuaristas a implantarem ordenhas e tanques de refrigeração. O transporte de coleta de leite foi substituído por caminhões com tanques de refrigeração nos quais o leite é conservado por muito mais tempo. Com esse avanço tecnológico da implantação das ordenhas houve redução de horas de trabalho e o processo de tirar o leite ficou rápido, havendo também um aumento significativo na produção de leite e na qualidade. Os melhoramentos genéticos nas vacas produtoras de leite aumentam a produção de leite em um número bem elevado, sem o melhoramento genético uma vaca produz 4 litros/dia em média, já com o melhoramento chega a produzir de 13 a 25 litros/dia. O projeto balde cheio tem como objetivo desenvolver uma pecuária leiteira sustentável que visa transferência de tecnologia, buscando atender desta forma a demanda de extensionistas de entidades públicas e privadas e de produtores de leite e a fixação da família no meio rural. 3.5 A IMPORTÂNCIA DA PECUÁRIA LEITEIRA A produção de leite é uma atividade importante e significativa para as localidades nas quais são desenvolvidas, pois ajuda a reduzir a taxa de desemprego no mercado de trabalho e beneficia o desenvolvimento da economia através da produção dos derivados de leite por parte dos laticínios. A EMBRAPA em Rondônia apresentou aos produtores de leite um sistema de produção desenvolvido especialmente para as condições do estado. São procedimentos que visam aumentar a produtividade e o lucro. Por meio do sistema, cada vaca leiteira produz, em média, 13 litros de leite por dia, número bem acima da média estadual que é de 4,5 por dia, e da nacional, 5,8 litros. (IDARON) 3. A preocupação dos órgãos competentes na pecuária é de grande importância, pois o resultado das pesquisas realizadas incentiva os produtores de leite a investirem mais para obter mais produção e lucratividade, aumentando a produtividade e gerando um aumento da renda no município, além de trabalho e retorno. 3 Disponível em Acesso em 17 de maio de 2015.

12 Rondônia tem um papel de destaque na pecuária nacional. O estado tem um rebanho de aproximadamente 12 milhões de animais, segundo dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON) 4, e cerca de 30% se destinam à pecuária leiteira. Assim, o estado é responsável por 63% da produção leiteira da região Norte e está entre os 10 maiores produtores de leite do país. De acordo com Carneiro (2001), Esses bons resultados são frutos dos avanços tecnológicos de reprodução e melhoramento genético que vêm ocorrendo no Estado, associados à melhoria da nutrição, por via de elevação da qualidade da forragem, bem como do uso da técnica de adensamento da fauna para uso como ração. (p. 83). Com os melhoramentos genéticos, e o apoio das instituições competentes, os pecuarista ficaram otimizados, desta forma aumentarão a criação de gado. Enfim os avanços tecnológicos na pecuária proporciono aos produtores um melhoramento na produção, maior qualidade, e quantidade. 3.6 PRODUÇÃO DE LEITE NO MUNICÍPIO DE CACOAL. A tabela a seguir traz resultados sobre a produção de leite em Cacoal e a receita gerada no período de 2010 a Pode se observar que de 2010 a 2013 houve um crescimento elevado na produção de leite, em contrapartida no ano de 2014 houve uma queda nessa produção. No ano de 2010 o preço por litro de leite estava bastante elevado, havendo uma redução nesses preços em 2011 e Percebe=se que embora os preços tenham sido reduzidos a produção permanece aumentando a cada ano. 4 Disponível em Acesso em 17 de maio de 2015

13 Tabela 1 Produção Leiteira em Cacoal Ano Litros (milhões) Preço (Litro) , , , , ,79 Fonte: IDARON 5 (elaborado pelo autor). Pode-se analisar que no ano de 2014 em um determinado período, houve uma queda nos preços, logo após os preços retornaram para o mesmo preço do ano de 2013, onde se manteve estável. De acordo com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Rondônia (FETAGRO) 6, esta redução ocorreu pela queda do leite em alguns meses do ano de 2014, onde o preço pago pelos laticínios, neste período, oscilou entre 0,19 e 0,21 centavos a menos, o que desestimulou os produtores e ocasionou na diminuição do envio do produto a esses estabelecimentos. Os laticínios não comunicaram aos produtores esta redução, os mesmos só souberam no momento do recebimento do pagamento. Isso resultou em uma redução de 2 milhões de litros/ano, diminuindo a renda para R$ milhões no município. 5 Disponível em Acesso em 15 de outubro de Disponível em Acesso em 19 de novembro de 2015

14 Gráfico 2 Receita da Pecuária Leiteira em Cacoal Receita da Pecuária Leiteira em Cacoal Fonte: IDARON 7 (elaborado pelo autor) No gráfico 2 pode se verificar que no ano de 2012 a receita teve um aumento de 35,28% em ralação ao ano de 2011, bem como no ano de 2013 que houve uma receita de milhões 115,62% a mais que no ano de Já em 2014 ocorreu uma queda na receita de 6,34%. Analisando a produção de leite no município nos últimos 5 anos de acordo com esses dados pode-se dizer que a produção dobrou, e na renda houve um aumento de aproximadamente 155% nesse período, no ano de 2012 de acordo com IBGE em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), O setor agropecuário do município foi responsável por 16% de toda riqueza gerada na cidade isso incluso as vendas de carne bovina. 7 Disponível em Acesso em 15 de outubro de 2015

15 CONCLUSÃO Pode se dizer que a pecuária leiteira vem se desenvolvendo em grande proporção nos municípios de Rondônia, dando a oportunidade para grandes indústrias leiteiras se instalarem na região. A produção de leite em Cacoal é de grande importância na economia, pois principalmente para os pequenos agricultores é um dos meios de fonte de renda. Os órgão e cooperativas competentes que apoiam os produtores de leite estão sempre buscando informações e tecnologias através de pesquisas que contribuem para o aumento da produção e qualidade do leite. Para os produtores de leite, aumentando sua produção aumenta também o envio de leite para os laticínios, nos quais são produzidos mais derivados do leite gerando mais empregos e aumentando o desenvolvimento no município, pois haverá mais moeda em circulação na cidade, o que contribui para o poder de compra da população.

16 REFERÊNCIAS CARNEIRO, Kelly Gomes. O Programa Pólo da Bacia Leiteira do Banco do Norte à Luz da Teoria do Desenvolvimento Sustentável. 7 ed. Fortaleza: Banco Norte do Brasil, EMATER - Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural. Disponível em 17 de outubro de EMBRAPA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Disponível em 15 de outubro de FETAGRO - Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Rondônia. Disponível em 19 de novembro de IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em 17 de maio de 2015, e 15 de outubro de IDARON Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia. Disponível em 28 de outubro de KEMPER, Lurdes. Cacoal sua História sua Gente. 2 ed. Goiás, LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade Fundamentos de Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, MARION, José Carlos (coordenador). Contabilidade e Controladoria em Agribusiness. 1 ed. São Paulo: Atlas, OLIVEIRA, Ovídio Amélio de. História Desenvolvimento e Colonização do Estado de Rondônia. 5 ed. Rio de Janeiro: Dinâmica, SANTOS, Gilberto José dos. Conceitos Básicos de Agricultura e Pecuária. IN:

17 SANTOS, Gilberto José dos; MARION, José Carlos; SEGATTI, Sonia. 3 ed. São Paulo: Atlas, SEAPES, SEBRE/FIERO/RO. Perfil Socioeconômico Industrial. Porto Velho, SILVA, Amizael Gomes da. Conhecer Rondônia. 2 ed. Rondônia, INCRA - Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária. Disponível em 15 de outubro de Acessado em: 17/05/2015. Ás 14:47

Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais dos Municípios do Estado de Rondônia SIM-RO

Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais dos Municípios do Estado de Rondônia SIM-RO Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais dos Municípios do Estado de Rondônia SIM-RO Porto Velho, Janeiro de 2016 1 PRESIDENTE DA REPÚBLICA Dilma Vana Rousseff MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Mapa de Atividades P&D

Mapa de Atividades P&D Mapa de Atividades P&D Candeias do Jamari Machadinho Alto Paraíso Cujubim Acre Amazonas Pará Nova Mamoré Guajará-Mirim Buritis Monte Negro Nova União Ji-Paraná Mirante da Serra Teixeirópolis Urupá Pres.

Leia mais

Ensino Fundamental Regular - Séries Iniciais (Até a 4ª série) Taxa de Aprovação, Prova Brasil, IDEB e Projeções por Município e Rede 2005, 2007 e 2009

Ensino Fundamental Regular - Séries Iniciais (Até a 4ª série) Taxa de Aprovação, Prova Brasil, IDEB e Projeções por Município e Rede 2005, 2007 e 2009 Ensino Fundamental Regular - Séries Iniciais (Até a 4ª série) Taxa de Aprovação, Prova Brasil, IDEB e Projeções por Município e Rede 2005, 2007 e 2009 Taxa de Aprova Sigla da UF Código do Município Nome

Leia mais

Municipalismo Unido, Município Forte NOTA TÉCNICA Nº 007/ /04/2017

Municipalismo Unido, Município Forte NOTA TÉCNICA Nº 007/ /04/2017 NOTA TÉCNICA Nº 007/ 2017 19/04/2017 Tema: Finanças Assunto: Repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) Referência: FPM 2º repasse de 2017 DO REPASSE Será transferido aos municípios nesta quinta-feira

Leia mais

RECURSOS LIBERADOS PARA AGRICULTURA 2011 a 2017

RECURSOS LIBERADOS PARA AGRICULTURA 2011 a 2017 CONTRA Aquisição de patrulha mecanizada. (EMENDA 175.000,00 32.406,25 Aquisição de Kit para casa de farinha. (EMENDA 102.500,00 2.500,00 2013NE800199, de 20/08/2013. PUBLICADO. Aquisição de retroescavadeira

Leia mais

EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE DE RONDÔNIA AUTOR: RAILDO SALES

EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE DE RONDÔNIA AUTOR: RAILDO SALES EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE DE RONDÔNIA AUTOR: RAILDO SALES Extermínio da Juventude de Rondônia Autor: Raildo Sales Disponível em: www.dceunir.com.br A reprodução do todo ou parte deste documento é permitida

Leia mais

Relação de Bibliotecas Públicas no Estado de Rondônia Setembro de 2013

Relação de Bibliotecas Públicas no Estado de Rondônia Setembro de 2013 Relação de Bibliotecas Públicas no Estado de Rondônia Setembro de 2013 MUNICÍPIO NOME DA BIBLIOTECA ENDEREÇO BAIRRO CEP Alta Floresta D'Oeste Biblioteca Pública Municipal Aurélia Stedile Praça Izidoro

Leia mais

Municipalismo Unido, Município Forte NOTA TÉCNICA Nº 009/ /06/2017

Municipalismo Unido, Município Forte NOTA TÉCNICA Nº 009/ /06/2017 NOTA TÉCNICA Nº 009/ 2017 08/06/2017 Tema: Finanças e Receitas Assunto: Recursos advindos da Repatriação 2017 e repasse extra de 1% ao FPM do IR (Imposto de Renda) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)

Leia mais

Geografia. Evolução Político-administrativa e Econômica-RO. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Evolução Político-administrativa e Econômica-RO. Professor Luciano Teixeira. Geografia Evolução Político-administrativa e Econômica-RO Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E ADMINISTRATIVA EVOLUÇÃO HISTÓRICA Decreto Lei nº 5.812,

Leia mais

Distribuicao dos CD'S por suas especialidades no municipio: (ENDERECO EM OUTRO CRO) no ano de inscricao: TODOS

Distribuicao dos CD'S por suas especialidades no municipio: (ENDERECO EM OUTRO CRO) no ano de inscricao: TODOS Emitido em: 0/08/06 Pagina: 0000 -------------- municipio: (ENDERECO EM OUTRO CRO) no ano de inscricao: TODOS -------------- 7 5 6 0 4 9 5 CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO MAXILO FACIAIS DENTISTICA RESTAURADORA

Leia mais

Comitê Gestor do PAC

Comitê Gestor do PAC RONDÔNIA Apresentação Esta publicação apresenta informações regionalizadas do 4º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), referente a abril de 2008. Traz, também, dados sobre outros importantes

Leia mais

RECURSOS LIBERADOS PARA SAÚDE 2011 a 2017

RECURSOS LIBERADOS PARA SAÚDE 2011 a 2017 TOTAL Alta Floresta do Oeste Aquisição de um veículo tipo pick-up cabine dupla (para a Comunidade Indígena Rio Branco). (EMENDA 102.050,00 2.050,00 Alto Alegre dos Parecis Aquisição de 01 pá carregadeira.

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 002/ /05/2018

NOTA TÉCNICA Nº 002/ /05/2018 NOTA TÉCNICA Nº 002/ 2018 28/05/2018 Tema: Impacto de possíveis isenções nas tributações oriundos do combustível, por parte do Governo Federal Assunto: Prejuízo aos Estados e aos Municípios de Rondônia

Leia mais

Geografia. Agropecuária-RO. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Agropecuária-RO. Professor Luciano Teixeira. Geografia Agropecuária-RO Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia AGROPECUÁRIA-RO O CICLO AGRÍCOLA A descoberta de grandes manchas de terras férteis e o intenso fluxo migratório

Leia mais

Instituto Avon doa mamógrafos e inaugura unidade móvel para realização de mamografia gratuita em Rondônia

Instituto Avon doa mamógrafos e inaugura unidade móvel para realização de mamografia gratuita em Rondônia Instituto Avon doa mamógrafos e inaugura unidade móvel para realização de mamografia gratuita em Rondônia 16 de Outubro de 2015 Unidade móvel percorrerá 36 cidades da região realizando exames preventivos;

Leia mais

O Presidente do Comitê Organizador Estadual, no uso de suas atribuições constante na Portaria nº 035/CEL/SEJUCEL, 22 de Outubro de 2015, resolve:

O Presidente do Comitê Organizador Estadual, no uso de suas atribuições constante na Portaria nº 035/CEL/SEJUCEL, 22 de Outubro de 2015, resolve: NOTA OFICIAL Nº 30/2015 O Presidente do Comitê Organizador Estadual, no uso de suas atribuições constante na Portaria nº 035/CEL/SEJUCEL, 22 de Outubro de 2015, resolve: 1 Retificar os locais de Hospedagem

Leia mais

TABELAS DE JOGOS REGIONAL 01 MODALIDADE: BASQUETE JOGO MASCULINO JOGO MASCULINO JOGO MASCULINO REGIONAL 01 MODALIDADE: FUTSAL

TABELAS DE JOGOS REGIONAL 01 MODALIDADE: BASQUETE JOGO MASCULINO JOGO MASCULINO JOGO MASCULINO REGIONAL 01 MODALIDADE: FUTSAL NOTA OFICIAL Nº 04/2015 O Presidente do Comitê Organizador Estadual, no uso de suas atribuições, RESOLVE: Retifica a Nota oficial 04/2014. Não haverá modalidade de Voleibol Indoor no Regional 4. 1 Devido

Leia mais

parcial de dotações orçamentárias, indicados nos anexos I e II desta Lei e nos montantes especificados.

parcial de dotações orçamentárias, indicados nos anexos I e II desta Lei e nos montantes especificados. LEIN 1666, DE 8 DE AGOSTO DE 26. Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar até o montante de R$ 7.797.9, em favor da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento

Leia mais

2.1. O objetivo da Chamada é confirmação de demanda, com requisitos básicos para o habilitação ao Curso, quando autorizado.

2.1. O objetivo da Chamada é confirmação de demanda, com requisitos básicos para o habilitação ao Curso, quando autorizado. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NUCLEO DE CIENCIAS HUMANAS Departamento de Ciências da Educação Coordenação Programa Escola de Gestores / Gestão Escolar CHAMADA Nº 00/23/NCH-DED/UNIR/CEG.GE

Leia mais

Distrito Sanitário Especial Indígena/DSEI Porto Velho - RO

Distrito Sanitário Especial Indígena/DSEI Porto Velho - RO RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO APOIADOR FRENTE À INSERÇÃO DO DSEI NAS CIR PARA CONSTRUÇÃO DO SISPACTO DE ACORDO COM DECRETO 7.508/2011 (COAP AINDA NÃO ESTA SENDO UTILIZADO NO ESTADO DE RONDÔNIA) As atividades

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL Área de Promoção do Município e da Cidadania Núcleo de Articulação Político-Institucional Banco de Dados Municipais (IBAMCO) IBAM A APLICAÇÃO DOS REDUTORES

Leia mais

Conselhos Municipais de Direito da Criança e do Adolescente

Conselhos Municipais de Direito da Criança e do Adolescente Conselhos Municipais de Direito da Criança e do Adolescente Município Endereço Telefones E-mail Presidente Alto Alegre do Parecis Avenida Presidente Dutra, 3763 3643-1290 damata@hotmail.com Alta Floresta

Leia mais

Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais da Região Central de Rondônia e Adjacências SIM

Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais da Região Central de Rondônia e Adjacências SIM Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais da Região Central de Rondônia e Adjacências SIM Porto Velho, Fevereiro de 2016 1 PRESIDENTE DA REPÚBLICA Dilma Vana Rousseff MINISTRO DA

Leia mais

2º Balanço. Julho - Setembro Rondônia

2º Balanço. Julho - Setembro Rondônia 2º Balanço Julho - Setembro 2011 Rondônia Apresentação O programa que mudou o Brasil agora está de cara nova. Mais recursos para continuar construindo a infraestrutura logística e energética e sustentar

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras de Geografia Exercícios Complementares Regiões Brasileiras 1. O mapa mostra a divisão do Brasil entre as cinco regiões do IBGE. Identifique-as e, na sequência, relacione as características listadas a seguir

Leia mais

O Mercado de Trabalho e o Papel do Nutricionista no PNAE e em outros Programas Governamentais

O Mercado de Trabalho e o Papel do Nutricionista no PNAE e em outros Programas Governamentais X Semana de Nutrição da Faculdade São Lucas Porto Velho - Rondônia O Mercado de Trabalho e o Papel do Nutricionista no PNAE e em outros Programas Governamentais Carolina Chagas Nutricionista Agente do

Leia mais

QUANTITATIVO DE REBANHO BOVINO NO CONE SUL DO ESTADO DE RONDÔNIA

QUANTITATIVO DE REBANHO BOVINO NO CONE SUL DO ESTADO DE RONDÔNIA QUANTITATIVO DE REBANHO BOVINO NO CONE SUL DO ESTADO DE RONDÔNIA Caiqui Raoni Gomes Ferreira 1 ; Ana Paula Oliveira Rodrigues 2 ; Jéssica Schiochet 3 ; Elaine Lima da Fonseca 4 Introdução A agropecuária

Leia mais

Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais dos Municípios da Região de Cacoal SIM

Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais dos Municípios da Região de Cacoal SIM Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais dos s da Região de Cacoal SIM Porto Velho, Fevereiro de 2016 1 PRESIDENTE DA REPÚBLICA Dilma Vana Rousseff MINISTRO DA EDUCAÇÃO Aloizio

Leia mais

PLANILHA DE CONVÊNIOS CELEBRADOS VIGENTES E OUTROS EM ANÁLISE DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

PLANILHA DE CONVÊNIOS CELEBRADOS VIGENTES E OUTROS EM ANÁLISE DA PRESTAÇÃO DE CONTAS Nº PROC. Nº CONV. PUBLICAÇÃO ADIT. VIGÊNCIA SITUAÇÃO CONVENENTE CNPJ/CPF OBJETO 4322/2006 e 7727/2008 004/2006 DOE Nº 0569 03/08/2006 sim 13/07/2012 Ativo Federação Nacional das Empresas de Seguro privados

Leia mais

INTENSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA REGIÃO CENTRO OESTE: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS.

INTENSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA REGIÃO CENTRO OESTE: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. INTENSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA REGIÃO CENTRO OESTE: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. Esta comunicação trata dos impactos sociais e ambientais resultantes da intensificação da produção agropecuária

Leia mais

SANEAMENTO BÁSICO EM RONDÔNIA: DEFICIÊNCIAS NO ACESSO À ÁGUA TRATADA E ESGOTOS NAS MAIORES CIDADES SÃO CRÍTICOS PARA A SAÚDE DAS PESSOAS

SANEAMENTO BÁSICO EM RONDÔNIA: DEFICIÊNCIAS NO ACESSO À ÁGUA TRATADA E ESGOTOS NAS MAIORES CIDADES SÃO CRÍTICOS PARA A SAÚDE DAS PESSOAS SANEAMENTO BÁSICO EM RONDÔNIA: DEFICIÊNCIAS NO ACESSO À ÁGUA TRATADA E ESGOTOS NAS MAIORES CIDADES SÃO CRÍTICOS PARA A SAÚDE DAS PESSOAS Novo estudo do Instituto Trata Brasil e Reinfra Consultoria mostra

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2018 PREENCHIMENTO VAGAS Realização: Centro de Estudos Rioterra

PROCESSO SELETIVO 2018 PREENCHIMENTO VAGAS Realização: Centro de Estudos Rioterra 1 vaga: Analista Porto Velho R$ 2.580,00 Administrativo e Financeiro (superior completo em administração, contabilidade ou economia) a) No mínimo Superior Completo em Administração, Contabilidade ou Economia;

Leia mais

1.1 MÉTODOS E TÉCNICAS

1.1 MÉTODOS E TÉCNICAS 1. INTRODUÇÃO Nos últimos anos, têm surgido novas frentes de desmatamento na Amazônia Legal, tanto em áreas adjacentes à chamada fronteira consolidada no Arco do Desmatamento como em locais previamente

Leia mais

REGULAMENTO PROMOCIONAL 02/ PROMOCÃO 52 ANOS 52% DESCONTO

REGULAMENTO PROMOCIONAL 02/ PROMOCÃO 52 ANOS 52% DESCONTO REGULAMENTO PROMOCIONAL 02/2016-02 PROMOCÃO 52 ANOS 52% DESCONTO Do objetivo da promoção I. A promoção 52 anos 52% desconto tem como objetivo compartilhar com nossos clientes a alegria pelos 52 anos da

Leia mais

Prof. Clésio Farrapo

Prof. Clésio Farrapo Prof. Clésio Farrapo Podemos dividir a área agrícola em dois tipos de Iavoura: cultura permanente e cultura temporária. No primeiro caso, as culturas Ievam mais de um ano para produzir; podem ser retiradas

Leia mais

NÚMERO MÁXIMO DE VEREADORES NAS ELEIÇÕES DE 2008 E Rondônia -

NÚMERO MÁXIMO DE VEREADORES NAS ELEIÇÕES DE 2008 E Rondônia - NÚMERO MÁXIMO DE VEREADORES NAS ELEIÇÕES DE 2008 E 2012 - Rondônia - François E. J. de Bremaeker (Estudo técnico nº 143) Salvador, março de 2012 2 NÚMERO MÁXIMO DE VEREADORES NAS ELEIÇÕES DE 2008 E 2012

Leia mais

POSTOS DE VISTORIA NORTE

POSTOS DE VISTORIA NORTE POSTOS DE VISTORIA NORTE NOME COMPLETO ENDEREÇO CIDADE ESTADO HORÁRIO DE ATENDIMENTO TELEFONE ATEND. DOMIC. ATENDE CAMINHÃO DEKRA ATENDIMENTO DOMICILIAR BRASILEIA AC SEG A SEX 08 AS E 13 AS 18 - SAB 08

Leia mais

Agricultura Familiar e Comercial nos Censos. Agropecuários de 1996 e Carlos Otávio de Freitas Erly Cardoso Teixeira

Agricultura Familiar e Comercial nos Censos. Agropecuários de 1996 e Carlos Otávio de Freitas Erly Cardoso Teixeira XXII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICA ECONÔMICA POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA 27 e 28-10-2010 Agricultura Familiar e Comercial nos Censos Agropecuários de 1996

Leia mais

PIB PRODUTO INTERNO BRUTO DO ESTADO DE RONDÔNIA 2014

PIB PRODUTO INTERNO BRUTO DO ESTADO DE RONDÔNIA 2014 PIB PRODUTO INTERNO BRUTO DO ESTADO DE RONDÔNIA 2014 A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão SEPOG/RO, através da Gerência do Observatório em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia

Leia mais

RECURSOS LIBERADOS PARA INFRAESTRUTURA 2011 a 2017

RECURSOS LIBERADOS PARA INFRAESTRUTURA 2011 a 2017 CONTRA 154.311,50 146.950,00 7.361,50 Alta Floresta do Oeste Construção de bueiros celulares de concreto na Zona Urbana do município de Alta Floresta D'Oeste [Avenida Curitiba (Rua Ceará / Rua Santa Catarina),

Leia mais

PRODUÇÃO DE LEITE NO BRASIL

PRODUÇÃO DE LEITE NO BRASIL PRODUÇÃO DE LEITE NO BRASIL Sebastião Teixeira Gomes 1 1. DESEMPENHO DA ATIVIDADE LEITEIRA No número anterior da Revista Leite B discutimos alguns aspectos relacionados ao consumo de leite no Brasil e,

Leia mais

Palestra Institucional

Palestra Institucional Palestra Institucional VictorFerreira Ferreirade desouza Souza Victor A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi criada

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondônia Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondônia Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ISSN 0103-9865 Julho, 2007 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondônia Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Documentos 117 Aspectos econômicos

Leia mais

PERFIL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Setembro/2011

PERFIL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Setembro/2011 PERFIL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Setembro/2011 2 ÍNDICE 03. Apresentação 04. População Rural 05. Habitantes no Campo 06. Ocupação do Território Brasileiro 07. Estrutura Fundiária Brasileira 08. PIB do

Leia mais

TAMBAQUI: PRODUÇÃO, DEMANDA, DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O MERCADO BRASILEIRO E INTERNACIONAL

TAMBAQUI: PRODUÇÃO, DEMANDA, DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O MERCADO BRASILEIRO E INTERNACIONAL TAMBAQUI: PRODUÇÃO, DEMANDA, DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O MERCADO BRASILEIRO E INTERNACIONAL Eng.º Pesca Jenner T. Bezerra de Menezes Biofish Aquicultura FENACAM/ Fortaleza - CE, Novembro 2015 QUEM

Leia mais

2. Aquisição de Leite

2. Aquisição de Leite 2. Aquisição de Leite No 4º trimestre de 2017, a aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária (Federal, Estadual ou Municipal) foi de 6,44 bilhões

Leia mais

Curso de administração PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Curso de administração PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Outubro, 2005 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NUCS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CACOAL CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE GUAJARÁ-MIRIM DEPARTAMENTOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Leia mais

CORRELAÇÃO ENTRE DESFLORESTAMENTO E PECUÁRIA BOVINA NO ESTADO DE RONDÔNIA: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA MICRORREGIONAL

CORRELAÇÃO ENTRE DESFLORESTAMENTO E PECUÁRIA BOVINA NO ESTADO DE RONDÔNIA: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA MICRORREGIONAL Salvador/BA 25 a 28/11/2013 CORRELAÇÃO ENTRE DESFLORESTAMENTO E PECUÁRIA BOVINA NO ESTADO DE RONDÔNIA: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA MICRORREGIONAL CAVALCANTE, Fábio Robson Casara (*); GÓES, Silvia Bezerra

Leia mais

CIDADE / DISTRITO MUNICIPI O CEP PORTO VELHO PORTO VELHO CACAULA NDIA CACAULAN DIA CACOAL CACOAL CASTANH EIRAS

CIDADE / DISTRITO MUNICIPI O CEP PORTO VELHO PORTO VELHO CACAULA NDIA CACAULAN DIA CACOAL CACOAL CASTANH EIRAS Lojas de Atendimento Presencial OI UF CANAL CLASSI FICAÇÃ O NOME FANTASIA RUA BAIR CIDADE / DISTRITO MUNICIPI O CEP SEGUNDA a SEXTA INICIO FIM SABADO INICIO FIM DOMINGO FERIADO INICIO FIM PDUTO TIPO DE

Leia mais

AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA

AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA INCORPORAÇÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM PEQUENAS PROPRIEDADES LEITEIRAS DE AGRICULTURA FAMILIAR NA AMAZÔNIA OCIDENTAL ATRAVÉS DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA INCORPORATION OF TECHNOLOGICAL INNOVATION IN SMALL DAIRY

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA REDE E-TEC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA REDE E-TEC ERRATA EDITAL Nº 02/206 EAD/BOLSA FORMAÇÃO EDITAL SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA - /BOLSA FORMAÇÃO ONDE SE LÊ: 2 DAS INSCRIÇÕES b) Os bolsistas PRONATEC, com atuação efetiva no âmbito exclusivo do programa,

Leia mais

AMAZÔNIA QUADRO HUMANO E ECONÔMICO. SINTESE DO MÓDULO 69 LIVRO 4 páginas a

AMAZÔNIA QUADRO HUMANO E ECONÔMICO. SINTESE DO MÓDULO 69 LIVRO 4 páginas a AMAZÔNIA QUADRO HUMANO E ECONÔMICO SINTESE DO MÓDULO 69 LIVRO 4 páginas a A conquista da Amazônia Os povos indígenas foram os primeiros a ocupar a região da Amazônia; aproximadamente 56% dos índios do

Leia mais

CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA S/A CERON PROGRAMA LUZ PARA TODOS PROJETO BÁSICO CELPT 001/2008

CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA S/A CERON PROGRAMA LUZ PARA TODOS PROJETO BÁSICO CELPT 001/2008 PROJETO BÁSICO CELPT 001/2008 1. OBJETIVO Contratação de empresas para execução de obras de eletrificação rural, por empreitada global, no Estado de Rondônia, do PROGRAMA NACIONAL DE UNIVERSALIZAÇÃO DO

Leia mais

ANÁLISE DA FUNÇÃO DE DESPESA GESTÃO AMBIENTAL NOS MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA

ANÁLISE DA FUNÇÃO DE DESPESA GESTÃO AMBIENTAL NOS MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA ISSN 1984-9354 ANÁLISE DA FUNÇÃO DE DESPESA GESTÃO AMBIENTAL NOS MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA Alexandre de Freitas Carneiro (Universidade Federal de Rondônia) Ademir Vieira de Moura (Universidade Federal de

Leia mais

Edição Junho - Nº 44 INFORMATIVO DELEGADOS INADIMPLÊNCIA POUPANÇA RESULTADOS CAPITAL SOCIAL COOPERADOS DEPÓSITOS EMPRÉSTIMOS

Edição Junho - Nº 44 INFORMATIVO DELEGADOS INADIMPLÊNCIA POUPANÇA RESULTADOS CAPITAL SOCIAL COOPERADOS DEPÓSITOS EMPRÉSTIMOS Edição Junho - Nº 44 2017 INFORMATIVO DELEGADOS CAPITAL SOCIAL COOPERADOS DEPÓSITOS EMPRÉSTIMOS INADIMPLÊNCIA POUPANÇA RESULTADOS Calendário Pré-assembleias 2º Semestre - 2017 Agosto DOM SEG TER QUA QUI

Leia mais

Relação de Posto de Coleta de Rondônia

Relação de Posto de Coleta de Rondônia Relação de Posto de Coleta de Rondônia Alta Floresta D Oeste Hospital Municipal de Alta Floresta D Oeste Av. Marechal Rondon, Nº 3147 B. Princesa Isabel C.S. Leonidio Vaz de Lima Av. Nilo Peçanha, Nº4950

Leia mais

Coordenação geral Kennya Beatriz Siqueira Alziro Vasconcelos Carneiro

Coordenação geral Kennya Beatriz Siqueira Alziro Vasconcelos Carneiro Ano 5 no 44 outubro/2012 Embrapa Gado de Leite Rua Eugênio do Nascimento, 610 Bairro Dom Bosco 36038-330 Juiz de Fora/MG Telefone: (32) 3311-7494 Fax: (32) 3311-7499 e-mail: sac@cnpgl.embrapa.br home page:

Leia mais

REGULAMENTO PROMOCIONAL 03/2016 PROMOÇÃO EXPOJIPA A EUCATUR LEVA VOCÊ!

REGULAMENTO PROMOCIONAL 03/2016 PROMOÇÃO EXPOJIPA A EUCATUR LEVA VOCÊ! PROMOÇÃO EXPOJIPA 2016. A EUCATUR LEVA VOCÊ! Esta campanha promocional é instituída pela EUCATUR Empresa União Cascavel de Transporte e Turismo LTDA inscrita no CNPJ 76.080.738/0010-69, localizada na Av.

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA,

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA, 2011-2012 Christopher Junior Tavares Cardoso 1 ; André Rozemberg Peixoto Simões 2 ; Mário Sérgio Malheiros 2 1 Estudante do Curso de Zootecnia da UEMS, Unidade

Leia mais

Rondônia nas Eleições. Eleições 2010

Rondônia nas Eleições. Eleições 2010 Rondônia nas Eleições Eleições 2010 Peculiaridades: Nas eleições de 2010, dos seis candidatos à reeleição para a Câmara dos Deputados, quatro obtiveram êxito, ou seja, houve uma renovação de 50% em relação

Leia mais

Boletim de preços de produtos agropecuários e florestais do Estado do Acre

Boletim de preços de produtos agropecuários e florestais do Estado do Acre Acre: produção de milho aumenta 11% em relação à safra anterior A safra 2013 de milho no Acre registrou crescimento na quantidade produzida, 11%, e na área plantada, 5% em relação a 2012. No total, foram

Leia mais

Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite

Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite André da Mata CARVALHO 1 ; Jéssica Samara Leão SIMÕES 1 ; Marlon Moraes MARTINS 1 ; Joiciane

Leia mais

CENÁRIO DO SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE EM RONDÔNIA E EM SUAS MAIORES CIDADES

CENÁRIO DO SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE EM RONDÔNIA E EM SUAS MAIORES CIDADES CENÁRIO DO SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE EM RONDÔNIA E EM SUAS MAIORES CIDADES Objetivo: Diagnosticar as condições socioeconômicas, de saúde e de acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento

Leia mais

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - ECONOMIA AMBIENTAL

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - ECONOMIA AMBIENTAL ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - ECONOMIA AMBIENTAL ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO CACAU NOS ANOS DE 2004 A 2014 NO ESTADO DO PARÁ POR MEIO DE SIG JESSYCA FERNANDA DOS SANTOS DUARTE,

Leia mais

ANÁLISE HISTÓRICA E PERSPECTIVAS DA OFERTA E DA DEMANDA DO LEITE DO BRASIL

ANÁLISE HISTÓRICA E PERSPECTIVAS DA OFERTA E DA DEMANDA DO LEITE DO BRASIL ANÁLISE HISTÓRICA E PERSPECTIVAS DA OFERTA E DA DEMANDA DO LEITE DO BRASIL Sebastião Teixeira Gomes 1 1. OFERTA A análise da oferta de leite e derivados do Brasil é realizada em dois módulos: produção

Leia mais

2. Aquisição de Leite

2. Aquisição de Leite 2. Aquisição de Leite No 2º trimestre de 2017, a aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária (Federal, Estadual ou Municipal) foi de 5,64 bilhões

Leia mais

EnEPA. II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN:

EnEPA. II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN: EnEPA II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN: 978-85-7764-083-6 TIPO ARTIGO CIENTÍFICO ÁREA TEMÁTICA ECONOMIA TÍTULO A IMPORTÂNCIA DA BOVINOCULTURA

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 65/2014, de 06 de fevereiro 2014

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 65/2014, de 06 de fevereiro 2014 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 65/2014, de 06 de fevereiro 2014 Seleção de Tutores do projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde e

Leia mais

Análise da Função de Despesa Gestão Ambiental nos Municípios de Rondônia 1

Análise da Função de Despesa Gestão Ambiental nos Municípios de Rondônia 1 Análise da Função de Despesa Gestão Ambiental nos Municípios de Rondônia 1 Analysis of Environmental Management Expense Function in the Municipalities of the Rondonia RESUMO Alexandre de Freitas Carneiro

Leia mais

O papel da AGRICULTURA FAMILIAR no

O papel da AGRICULTURA FAMILIAR no O papel da AGRICULTURA FAMILIAR no desenvolvimento do RS e do BRASIL Oportunidades de negócios para a Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul Ministro Pepe Vargas Agricultura Familiar RS Receitas

Leia mais

COMPORTAMENTO HISTÓRICO DA PARTICIPAÇÃO DO SETOR RURAL NA COMPOSIÇÃO DO PIB DA PARAÍBA

COMPORTAMENTO HISTÓRICO DA PARTICIPAÇÃO DO SETOR RURAL NA COMPOSIÇÃO DO PIB DA PARAÍBA 1 COMPORTAMENTO HISTÓRICO DA PARTICIPAÇÃO DO SETOR RURAL NA COMPOSIÇÃO DO PIB DA PARAÍBA Sérgio Furtado - Consultor do Projeto Cooperar 1 DESEMPENHO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESTADO DA PARAÍBA EM 2012

Leia mais

2. Aquisição de Leite

2. Aquisição de Leite 2. Aquisição de Leite No 1º trimestre de 2017, a aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária (Federal, Estadual ou Municipal) foi de 5,87 bilhões

Leia mais

2. Aquisição de Leite

2. Aquisição de Leite 2. Aquisição de Leite No 2º trimestre de 2018, a aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária (Federal, Estadual ou Municipal) foi de 5,47 bilhões

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

Programa Rede Leite no desenvolvimento das pequenas propriedades Carlos Roberto Bartz

Programa Rede Leite no desenvolvimento das pequenas propriedades Carlos Roberto Bartz Programa Rede Leite no desenvolvimento das pequenas propriedades Carlos Roberto Bartz Orientador: Prof. Dr. Marcelo A. Conterato Coorientadora: Tutora MSc. Doutoranda Sarita M. Fernandez INTRODUÇÃO - Segundo

Leia mais

ESTUDO DE CASO: APOIO TÉCNICO A UM PRODUTOR DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ PR

ESTUDO DE CASO: APOIO TÉCNICO A UM PRODUTOR DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ PR ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( x ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO 1 ESTUDO DE CASO: APOIO

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Seduc@seduc.ro.gov.br Palácio Rio Madeira, Edifício Rio Guaporé, Reto 1, Rua Padre Chiquinho CEP 76.801.086 Porto Velho RO, Fone: (69) 3216

Leia mais

2. Aquisição de Leite

2. Aquisição de Leite 2. Aquisição de Leite No 3º trimestre de 2017, a aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária (Federal, Estadual ou Municipal) foi de 6,16 bilhões

Leia mais

O agente de desenvolvimento no processo de implementação da lei geral das micro e pequenas empresas nos municípios do estado de Rondônia

O agente de desenvolvimento no processo de implementação da lei geral das micro e pequenas empresas nos municípios do estado de Rondônia 27 O agente de desenvolvimento no processo de implementação da lei geral das micro e pequenas empresas nos municípios do estado de Rondônia Joedna Sousa da COSTA 1 ; Marcelo Augusto Mendes BARBOSA 1 ;

Leia mais

O QUE É ILPF ILP IPF. A ILPF pode ser utilizada em diferentes configurações, combinando-se dois ou três componentes em um sistema produtivo:

O QUE É ILPF ILP IPF. A ILPF pode ser utilizada em diferentes configurações, combinando-se dois ou três componentes em um sistema produtivo: ILPF EM NÚM3R05 O QUE É ILPF A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção agropecuária que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais, dentro

Leia mais

MANUAL DE FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM POLÍTICAS PÚBLICAS

MANUAL DE FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM POLÍTICAS PÚBLICAS MANUAL DE FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM POLÍTICAS PÚBLICAS Sebrae Rondônia Unidade de Políticas Públicas Elaborado por: Daniela Burkhard Burkhard e Nascimento Ltda. ME Janeiro/2018 Página 2 de 12 Apresentação

Leia mais

Boletim Agropecuário Nº 3 - ABRIL 2019

Boletim Agropecuário Nº 3 - ABRIL 2019 Boletim Agropecuário de Nº 3 - ABRIL 2019 Embrapa Rondônia Rodovia BR-364, Km 5,5, Zona Rural CEP: 76815-800 - Porto Velho RO www.embrapa.br/fale-conosco/sac Autores Calixto Rosa Neto Francisco de Assis

Leia mais

Melhoramento genético de bovinos de leite no Brasil: Desafios e Oportunidades

Melhoramento genético de bovinos de leite no Brasil: Desafios e Oportunidades Melhoramento genético de bovinos de leite no Brasil: Desafios e Oportunidades (Dairy cattle breeding in Brazil: challenges and opportunities) Felipe José de Carvalho Corrêa Fiscal Federal Agropecuário

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 013/ /09/2017

NOTA TÉCNICA Nº 013/ /09/2017 NOTA TÉCNICA Nº 013/ 2017 13/09/2017 Tema: Censo demográfico estimativas 2017 Assunto: A inconsistência dos dados do IBEG Referência: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Considerando

Leia mais

Custo da cesta básica diminui na maioria das capitais

Custo da cesta básica diminui na maioria das capitais 1 São Paulo, 7 de março de 2017 Custo da cesta básica diminui na maioria das capitais NOTA À IMPRENSA Em fevereiro, o custo do conjunto de alimentos essenciais diminuiu em 25 das 27 capitais do Brasil,

Leia mais

Cesta Básica de Manaus apresenta alta pelo 5º mês consecutivo

Cesta Básica de Manaus apresenta alta pelo 5º mês consecutivo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos Escritório Regional do Amazonas Rua Duque de Caxias, 958, sala 17 Praça 14 de Janeiro CEP 69.020.141 Manaus- AM eram@dieese.org.br Manaus,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS.

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS. CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS. ADRIÉLI GEREVINI Orientador: Profa. Dra. Susana Cardoso Coorientadora:

Leia mais

Pecuária sem desmatamento na Amazônia mato-grossense

Pecuária sem desmatamento na Amazônia mato-grossense Pecuária sem desmatamento na Amazônia mato-grossense Programa Novo Campo Em 2012, o Instituto Centro de Vida (ICV) decidiu enfrentar o desafio de testar, na prática, um novo modelo de pecuária para a Amazônia,

Leia mais

Levantamento da ocorrência do moko-da-bananeira em Rondônia: primeira atualização

Levantamento da ocorrência do moko-da-bananeira em Rondônia: primeira atualização 361 ISSN 0103-9458 Novembro, 2010 Porto Velho, RO Levantamento da ocorrência do moko-da-bananeira em Rondônia: primeira atualização José Roberto Vieira Júnior 1 Cléberson de Freitas Fernandes 2 Hildebrando

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 13/1/2011 Produção Ascom Diário do Comércio 12/1/2011 Agência Minas 12/1/2011 www.agenciaminas.mg.gov.br Programa Minas Leite terá

Leia mais

BOLETIM DE MONITORAMENTO DE FOCOS DE CALOR

BOLETIM DE MONITORAMENTO DE FOCOS DE CALOR BOLETIM DE MONITORAMENTO DE FOCOS DE CALOR Cachoeira Paulista, 26 de junho de 2018 Este documento é gerado operacionalmente pela equipe de monitoramento de queimadas por satélites do INPE. Trata-se de

Leia mais

ELEIÇÕES SINDICAIS TRIÊNIO 2017 / 2020

ELEIÇÕES SINDICAIS TRIÊNIO 2017 / 2020 COMISSÃO ELEITORAL SINDSEF/RO DISTRIBUIÇÃO DE S ELEIÇÕES SINDICAIS 1- Município: ALTA FLORESTA 01 Sede do Sindicato (fixa) 2- Município: ALVORADA DO OESTE 02 Sede do Sindicato (fixa) 03 Urna Itinerante

Leia mais

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE ZOOTECNIA DISCIPLINA SOCIOLOGIA E ÉTICA DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR Prof. Antonio Lázaro Sant

Leia mais

Estudo dirigido. Arroio Chuí Serra Contamana Monte Caburaí Ponta do Seixas

Estudo dirigido. Arroio Chuí Serra Contamana Monte Caburaí Ponta do Seixas Estudante: Educador: Franco Augusto e Abílio José 7º Ano/Turma: C. Curricular: Geografia Estudo dirigido Questão 01 De acordo com o mapa do Brasil, utilizando as palavras abaixo, escreva o nome dos respectivos

Leia mais

Valor da cesta básica aumenta em todas as capitais em 2016

Valor da cesta básica aumenta em todas as capitais em 2016 São Paulo, 04 de janeiro de 2017 NOTA À IMPRENSA Valor da cesta básica aumenta em todas as capitais em 2016 Em 2016, o valor acumulado da cesta básica aumentou nas 27 capitais do país, onde o DIEESE -

Leia mais

CENSO AGROPECUÁRIO 2006: AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA. Aspectos metodológicos e alguns resultados

CENSO AGROPECUÁRIO 2006: AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA. Aspectos metodológicos e alguns resultados CENSO AGROPECUÁRIO 2006: AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA Aspectos metodológicos e alguns resultados CAIO GALVÃO DE FRANÇA 21 de março de 2013 CODES-IPEA, Brasília - DF Censo 2006 Agricultura Familiar

Leia mais

O Brasil Melhorou. 36 milhões. de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos. 42 milhões. de brasileiros ascenderam de classe.

O Brasil Melhorou. 36 milhões. de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos. 42 milhões. de brasileiros ascenderam de classe. O Brasil Melhorou 36 milhões de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos 42 milhões de brasileiros ascenderam de classe Fonte: SAE/PR O Brasil Melhorou O salário mínimo teve um aumento real de 70% Em 2003,

Leia mais

BIOFISH PROJETOS ASPECTOS EFICIENTES PARA PRODUÇÃO DE PEIXES NATIVOS

BIOFISH PROJETOS ASPECTOS EFICIENTES PARA PRODUÇÃO DE PEIXES NATIVOS BIOFISH PROJETOS ASPECTOS EFICIENTES PARA PRODUÇÃO DE PEIXES NATIVOS Eng.º Pesca Jenner T. Bezerra de Menezes Diretor de Projetos A Biofish é uma empresa brasileira, fundada em 1996 e sediada no Estado

Leia mais