b) entre o verbo e seus objetos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "b) entre o verbo e seus objetos."

Transcrição

1 USO DA VÍRGULA Estando a oração em ordem direta (seus termos se sucedem na seguinte progressão: sujeito verbo complementos do verbo (objetos) adjunto adverbial), isto é, sem inversões ou intercalações, o uso da vírgula é, de modo geral, desnecessário. Assim: 1. Não se usa vírgula: a) separando termos que, do ponto de vista sintático, ligam-se diretamente entre si: a) entre sujeito e predicado. Todos os alunos da sala Sujeito b) entre o verbo e seus objetos. foram advertidos. predicado O trabalho custou sacrifício aos realizadores. V.T.D.I. O.D. O.I. Entre nome e complemento nominal; entre nome e adjunto adnominal. 2. Usa-se a vírgula: Para marcar intercalação: a) do adjunto adverbial: O café, em razão da sua abundância, vem caindo de preço. b) da conjunção: Os cerrados são secos e áridos. Estão produzindo, todavia, altas quantidades de alimentos. c) das expressões explicativas ou corretivas: As indústrias não querem abrir mão de suas vantagens, isto é, não querem abrir mão dos lucros altos. Para marcar inversão: a) do adjunto adverbial (colocado no início da oração): Depois das sete horas, todo o comércio está de portas fechadas. b) dos objetos pleonásticos antepostos ao verbo: Aos pesquisadores, não lhes destinaram verba alguma. c) do nome de lugar anteposto às datas: Recife, 15 de maio de Usa-se vírgula para separar entre si elementos coordenados (dispostos em enumeração): Era um garoto de 15 anos, alto, magro. A ventania levou árvores, e telhados, e pontes, e animais. Usa-se a vírgula para marcar elipse (omissão) do verbo: Nós queremos comer pizza; e vocês, churrasco. Usa-se a vírgula para isolar: - o aposto: São Paulo, considerada a metrópole brasileira, possui um trânsito caótico. - o vocativo: Ora, Thiago, não diga bobagem. SILVA, Marina Cabral Da. "Uso da Vírgula"; Brasil Escola. Disponível em < Acesso em 18 de janeiro de 2016.

2 Uso da Vírgula Quanto ao emprego, a vírgula provoca muitas dúvidas, pois tem várias funções. Publicado por: Marina Cabral O uso da vírgula no interior de orações: Separar elementos que exercem a mesma função sintática. Ex: Tivera pai, mãe, marido, dois filhos. Todos aos poucos tinham morrido. (nesse exemplo a vírgula separa uma série de objetos diretos do verbo ter.) LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. Quando elementos que têm mesma função sintática aparecem unidos pelas conjunções e, nem e ou, não se usa vírgulas, a não ser que as conjunções apareçam repetidas: Ex: Tenho muito cuidado com meus livros e meus CD s. Ou você, ou sua esposa deve comparecer à escola de seu filho.. Para indicar que uma palavra, geralmente verbo, foi suprimida. Ex: Patrícia, a todos os seus irmãos, deu um presente de Natal; ao marido, apenas um beijo. (A vírgula após marido" está indicando a supressão do verbo dar ). Isolar vocativo. Ex: - E agora, meu marido, aceito ou não o emprego? Isolar aposto. Ex: Goiânia, capital de Goiás, é uma cidade que tem belas mulheres. Isolar complemento verbal ou nominal antecipados. Ex: Um medo terrível, eu senti naquele momento. (inversão do objeto direto) De cobra, eu morro de medo! (inversão do complemento nominal) Isolar adjunto adverbial antecipado. Ex: Dizem muito que, no Brasil, os corruptos ficam soltos enquanto os ladrões de galinha vão para a cadeia. VERISSIMO, Luis Fernando. Novas comédias da vida pública A versão dos afogados. Isolar nome de lugar, quando se transcrevem datas. Ex: Goiânia, 21 de janeiro de Isolar conjunções intercaladas. Ex: A ferida já foi tratada. É preciso, porém, cuidar para que não infeccione. Intercalar expressões como em suma, isto é, ou seja, vale dizer, a propósito. Ex: Preciso dar uma maquiada no texto, ou seja, subentender algumas idéias. Uso da vírgula entre orações A vírgula é usada para: Separar as orações coordenadas assindéticas e as sindéticas que não sejam introduzidas pela conjunção e: Ex: Cheguei, peguei o livro, voltei correndo para o curso. Há aqueles que se esforçam muito, porém nunca são reconhecidos. É aconselhável usar a vírgula quando a conjunção e aparece repetida no período: Ex: Passaram aqui para perguntar, e questionar, e amolar, e comprometer. - aparece entre orações de sujeitos diferentes: Ex: O tempo estava nublado, e o piloto desistiu do vôo. - não tem sentido de adição: Ex: A senhora apertou a campainha, e ninguém veio atender. (o e tem valor de conjunção adversativa) Isolar orações intercaladas.

3 Ex: E o ladrão, perguntei eu, foi condenado ou não? Isolar orações adjetivas explicativas. Ex: As frutas, que estavam maduras, caíram no chão. Isolar orações adverbiais. Ex: Fiquei tão alegre com esta idéia, que ainda agora me treme a pena na mão. (Machado de Assis) Isolar orações reduzidas. Ex: Para serenar a roda, propus novo chope. (Cyro dos Anjos) 1. Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar Veja esta frase: João Maria Ricardo Pedro e Augusto foram almoçar. Note que os nomes das pessoas poderiam ser separados em uma lista: Foram almoçar: João Maria Ricardo Pedro Augusto Isso significa que devem ser separados por vírgula na frase original: João, Maria, Ricardo, Pedro e Augusto foram almoçar. Note que antes de e Augusto não vai vírgula. Como regra geral, não se usa vírgula antes de e. Há um caso específico que eu explico daqui a pouco. Um outro exemplo: A sua fronte, a sua boca, o seu riso, as suas lágrimas, enchem-lhe a voz de formas e de cores (Teixeira de Pascoaes) 2. Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase Explicações que interrompem a frase são mudanças de pensamento e devem ser separadas por vírgula. Exemplos: Mário, o moço que traz o pão, não veio hoje. Dá-se uma explicação sobre quem é Mário. Se tivéssemos que classificar sintaticamente o trecho, seria um aposto. Eu e você, que somos amigos, não devemos brigar. O trecho destacado explica algo sobre Eu e você, portanto deve vir entre vírgulas. A classificação do trecho seria oração adjetiva explicativa. 3. Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão aquela que indica tempo, lugar, modo e outros iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado. Exemplos: Lá fora, o sol está de rachar! Lá fora é uma expressão que indica lugar. Um adjunto adverbial de lugar. Semana passada, todos vieram jantar aqui em casa.

4 Semana passada indica tempo. Adjunto adverbial de tempo. De um modo geral, não gostamos de pessoas estranhas. De um modo geral é sinônimo de geralmente, adjunto adverbial de modo, por isso vai vírgula. 4. Use a vírgula para separar orações independentes Orações independentes são aquelas que têm sentido, mesmo estando fora do texto. Nós já vimos um tipo dessas, que são as orações coordenadas assindéticas, mas também há outros casos. Vamos ver os exemplos: Acendeu um cigarro, cruzou as pernas, estalou as unhas, demorou o olhar em Mana Maria. (A. de Alcântara Machado) Nesse exemplo, cada vírgula separa uma oração independente. Elas são coordenadas assindéticas. Eu gosto muito de chocolate, mas não posso comer para não engordar. Eu gosto muito de chocolate, porém não posso comer para não engordar. Eu gosto muito de chocolate, contudo não posso comer para não engordar. Eu gosto muito de chocolate, no entanto não posso comer para não engordar. Eu gosto muito de chocolate, entretanto não posso comer para não engordar. Eu gosto muito de chocolate, todavia não posso comer para não engordar. Capiche? Antes de todas essas palavras aí, chamadas de conjunções adversativas, vai vírgula. Pra quem gosta de saber os nomes (se é que tem alguém), elas se chamam orações coordenadas sindéticas adversativas. (medo!) Agora só faltam mais duas coisinhas: Quando se usa vírgula antes de e? Quer aprender quando usar a vírgula antes do e? Leia comigo! Lendo.org (@LendoLivros) 22 julho 2015 Vimos aí em cima que, como regra geral, não se usa vírgula antes de e. Tem só um caso em que vai vírgula, que é quando a frase depois do e fala de uma pessoa, coisa, ou objeto (sujeito) diferente da que vem antes dele. Assim: O sol já ia fraco, e a tarde era amena. (Graça Aranha) Note que a primeira frase fala do sol, enquanto a segunda fala da tarde. Os sujeitos são diferentes. Portanto, usamos vírgula. Outro exemplo: A mulher morreu, e cada um dos filhos procurou o seu destino (F. Namora) Mesmo caso, a primeira oração diz respeito à mulher, a segunda aos filhos. Existem casos em que a vírgula é opcional? Existe um caso. Lembra do item 3, aí em cima? Se a expressão de tempo, modo, lugar etc. não for uma expressão, mas sim uma palavra só, então a vírgula é facultativa. Vai depender do sentido, do ritmo, da velocidade que você quer dar para a frase. Exemplos: Depois vamos sair para jantar. Depois, vamos sair para jantar. Geralmente gosto de almoçar no shopping. Geralmente, gosto de almoçar no shopping.

5 Semana passada, todos vieram jantar aqui em casa. Semana passada todos vieram jantar aqui em casa. Note que esse último é o mesmo exemplo do item 3. Vê como sem a vírgula a frase também fica correta? Mesmo não sendo apenas uma palavra, dificilmente algum professor dará errado se você omitir a vírgula. Não se usa a vírgula! Com as regras acima, pode ter certeza de que você vai acertar 99% dos casos em que precisará da vírgula. Um erro muito comum que vejo é gente separando sujeito e predicado com vírgula. Isso é errado, e você pode ser preso se for pego usando! Jeito errado: João, gosta de comer batatas. Alice, Maria e Luíza, querem ir para a escola amanhã. Jeito certo: João gosta de comer batatas. Alice, Maria e Luíza querem ir para a escola amanhã. Exercício sobre vírgula e pontuação O seu Alfredo estava já no fim da vida e escreveu seu testamento. Infelizmente, ele esqueceu da pontuação, e o texto ficou assim: Deixo minha fortuna a meu sobrinho não à minha irmã jamais pagarei a conta do alfaiate nada aos pobres Reescreva o testamento 4 vezes, de forma que em cada uma delas você deve dar a herança pra alguém diferente. Você pode usar qualquer sinal de pontuação, mas não pode mudar as palavras. Circunstâncias em que usamos a vírgula: a) Para isolar topônimos (nomes próprios relacionados com um determinado lugar), seguidos de sua respectiva data. Exemplo: Maceió, 12 de fevereiro de b) Separar orações coordenadas assindéticas (isentas de conectivos que as liguem). Exemplo: Ao iniciar a reunião, todos se apresentaram, começaram a discutir os assuntos pertinentes e chegaram a um consenso muito antes do esperado. c) Separar orações coordenadas sindéticas iniciadas pelas conjunções adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas. Exemplos: * Precisava urgentemente se decidir, ou somente trabalhava, ou estudava. * A aluna preparou-se muito para as olimpíadas de Matemática, logo obteve a primeira colocação. * Não me sinto preparada para esta viagem, pois tive que decidir rapidamente. * Sinto-me honrada com suas desculpas, porém nossa amizade não será mais a mesma.

6 d) Isolar expressões explicativas, corretivas ou continuativas representadas por: isto é, por exemplo, ou seja, aliás, entre outras. Exemplos: * A violência social é um fato grave, ou melhor, assustador. * Pretendo despachar os documentos em breve, isto é, na próxima semana. e) Separar apostos e vocativos em uma oração. Exemplos: * Marcos, traga seu certificado assim que puder, pois preciso entregá-lo ao Departamento de Pessoal. * Marta, irmã de Pedro, casou-se ontem. f) Separar um adjunto adverbial antecipado ou intercalado entre o discurso. Exemplos: * Naqueles tempos, havia uma maior interação entre as pessoas. * Sem que ninguém esperasse, repentinamente, ela apareceu. g) Isolar algumas orações intercaladas. Ex: Precisamos, pois, estarmos atentos a tudo que acontece. h) Isolar um complemento pleonástico antecipado ao verbo. Ex.: Aos insensíveis, por que não ignorá-los? O.D. pleonástico i) Indicar a supressão de um verbo subentendido na oração (recurso linguístico caracterizado pela elipse): Ex.: Grande parte dos alunos estava trajada de Country; Patrícia, de caipira. (A vírgula indica a supressão da locução verbal estava trajada) j) Separar termos coordenados em uma oração.

7 Ex: Aos domingos, reuniam-se todos os filhos, genros, noras, netos e bisnetos para uma agradável confraternização familiar. l) Separar orações subordinadas adjetivas explicativas. Ex: Santos Dumont, que é considerado o pai da aviação, foi o inventor do 14 Bis. m) Separar orações adverbiais (desenvolvidas ou reduzidas), sobretudo, quando estas se antepuserem à oração principal. Exemplos: * Ao chegar em casa, percebi sua apreensão. * Caso queira conversar comigo, avise-me antecipadamente. Casos em que não se recomenda o uso da vírgula: Não se usa a vírgula para separar termos que, do ponto de vista sintático, estabelecem diretamente uma ligação entre si. Eis as seguintes ocorrências: a) Para separar sujeito do predicado. Ex: Os alunos estão todos eufóricos à espera dos resultados. Sujeito Predicado b) Entre o verbo e seus complementos (objeto direto e indireto), mesmo que o objeto indireto se anteponha ao objeto direto. Ex: Entreguei aos clientes os pedidos. O. Indireto O. Direto. c) Entre o nome e o adjunto adnominal ou o complemento nominal. Exemplos: * Seu relógio de pulso foi apreciado por todos. Adjunto Adnominal * Você tem amor à profissão. Complemento Nominal d) Entre a oração subordinada substantiva e a principal. Ex: Seu desejo era que todos o visitassem. Or. principal oração subordinada substantiva predicativa.

8 Os usos da vírgula DÍLSON CATARINO especial para o Fovest Online Esse é um dos maiores problemas dos escritores em geral, sejam jornalistas, estudantes, professores, ou seja, qualquer cidadão, ao escrever um texto, depara com a dúvida: devo ou não virgular tal parte do texto: Vejamos, então, as principais regras de como usar a vírgula: Emprego da vírgula no período simples Quando se trata de separar termos de uma mesma oração, deve-se usar a vírgula nos seguintes casos: 1. Para isolar adjuntos adverbiais deslocados: Adjuntos adverbiais são termos de valor adverbial que denotam alguma circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido deste, ou de um adjetivo, ou de um advérbio. As principais circunstâncias são as de tempo, lugar, causa, modo, meio, afirmação, negação, dúvida, intensidade, finalidade, condição, assunto, preço, etc... Os adjuntos adverbiais estarão deslocados quando estiverem no início ou no meio do período. Em alguns casos, a vírgula não será obrigatória, pois, às vezes, ela tira a linearidade, eliminando, assim, a clareza da frase. O parágrafo anterior pode servir-nos de exemplo para o que acabamos de ler: a não-obrigatoriedade da vírgula. O último período também poderia ser escrito assim: "Em alguns casos a vírgula não será obrigatória, pois às vezes ela tira a linearidade, eliminando assim a clareza da frase". Vejamos alguns exemplos de adjuntos adverbiais separados por vírgula: A maioria dos alunos, durante as férias, viaja. Desde o ano passado, enfrento problemas com meu computador. 2. Para isolar os objetos pleonásticos: Haverá objeto pleonástico quando um verbo possuir dois complementos que se referem a um elemento só. Por exemplo: Os meus amigos, sempre os respeito. Aos devedores, perdoe-lhes as dívidas. 3. Para isolar o aposto explicativo: Ex. Londrina, a terceira cidade do Sul do Brasil, é aprazibilíssima. 4. Para isolar o vocativo: Ex. Adalberto, traga meus documentos até aqui! 5. Para isolar predicativo do sujeito deslocado, quando o verbo não for de ligação: Ex. Os jovens, revoltados, retiraram-se do recinto. 6. para separar elementos coordenados: Elementos coordenados são enumerações de termos que exercem a mesma função sintática.

9 Ex. As crianças, os pais, os professores e os diretores irão ao convescote. 7. Para indicar a elipse do verbo: Elipse é a omissão de um verbo já escrito anteriormente. Ex. Ela prefere filmes românticos; o namorado, de aventura. (o namorado prefere filmes de aventura) 8. Para separar, nas datas, o lugar: Ex. Londrina, 18 de janeiro de Para isolar conjunção coordenativa intercalada: As conjunções coordenativas que nos interessam para essa regra são porém, contudo, no entanto, entretanto, todavia, logo, portanto, por conseguinte, então. Ex. Os candidatos, porém, não respeitaram a lei. O candidato está bem preparado; tem, portanto, condições de ser contratado. 10. Para isolar as expressões explicativas isto é, a saber, melhor dizendo, quer dizer...: Ex. Irei para Águas de Santa Bárbara, melhor dizendo, Bárbara. 11. Para separar frases iniciadas pelas expressões e sim, e não, mas sim: Ex. Não aja com imprudência, e sim com moderação. 12. Para isolar adjetivo explicativo do substantivo qualificado por ele: Adjetivo explicativo é o que indica qualidade inerente ao ser, ou seja, qualidade que não pode ser retirada. Adjetivo restritivo é o que indica qualidade adicionada ao ser. Ex. O homem, mortal, age como se fosse imortal. Emprego da vírgula no período composto: Período composto por coordenação: as orações coordenadas devem sempre ser separadas por vírgula. Orações coordenadas são as que indicam adição (e, nem, mas também), alternância (ou, ou... ou, ora... ora), adversidade (mas, porém, contudo...), conclusão (logo, portanto...) e explicação (porque, pois). Ex. Todos gostamos de seus projetos, no entanto não há verbas para viabilizá-los Nota: as orações coordenadas aditivas iniciadas pela conjunção e só terão vírgula quando os sujeitos forem diferentes ou quando o e aparecer repetido. Ex. Ela irá no primeiro avião, e seus filhos no próximo. Ele gritava, e pulava, e gesticulava como um louco. Período composto por subordinação: Orações subordinadas substantivas: não se separam por vírgula. As orações subordinadas substantivas são a que exercem a função de sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, complemento nominal e aposto. Elas estão explicadas em uma das colunas anteriores.

10 Ex. É evidente que o culpado é o mordomo. (Que o culpado é o mordomo é oração que funciona como sujeito do verbo ser) Orações subordinadas adjetivas: só a explicativa é separada por vírgula; a restritiva não. As orações subordinadas adjetivas são as iniciadas por um pronome relativo. A oração subordinada adjetiva explicativa é a que exerce a função de aposto explicativo. A oração subordinada adjetiva restritiva é a que exerce a função de adjunto adnominal. Elas também estão explicadas em uma das colunas anteriores. Ex. Londrina, que é a terceira cidade do Sul do Brasil, é aprazibilíssima. Obs.: Leia as frases abaixo: I. Os Estados que devem ao governo terão o crédito cortado pelo Banco Central. II. Os Estados, que devem ao governo, terão o crédito cortado pelo Banco Central. No período I "que devem ao governo" é oração subordinada adjetiva restritiva, funciona como adjunto adnominal e significa que apenas alguns Estados devem ao governo. No período II "que devem ao governo" é oração subordinada adjetiva explicativa, funciona como aposto explicativo e significa que todos os Estados devem ao governo. Orações subordinadas adverbiais: São separadas por vírgula quando estiverem no início ou no meio do período. Elas também estão explicadas em uma das colunas anteriores. Ex. Assim que chegarem as encomendas, começaremos a trabalhar. Pronto. Aqui estão as principais regras de virgulação. Até mais ver. DÍLSON CATARINO é professor de língua portuguesa e poeta. Ele leciona em Londrina (PR). Fale com o professor: dilster@uol.com.br Questão 1 Leia as proposições e responda à questão sobre pontuação: I. Sinal de pontuação que deve ser empregado para separar os núcleos de um termo, para isolar o aposto, para isolar o vocativo, para isolar adjuntos adverbiais deslocados, para indicar a elipse do verbo e para isolar determinadas expressões explicativas. II. Sinal de pontuação empregado entre orações coordenadas que já apresentam vírgulas, entre orações coordenadas longas e entre itens de leis, decretos, regulamentos etc. III. Sinal de pontuação empregado para iniciar uma enumeração, introduzir a fala de uma pessoa e esclarecer ou concluir algo já explicitado. IV. Sinal de pontuação empregado para indicar indecisão, surpresa ou dúvida na fala de uma pessoa, indicar, em um diálogo, a interrupção de uma fala, sugerir ao leitor que complete um raciocínio e indicar a exclusão de trechos de um texto. a) vírgula ponto e vírgula dois-pontos reticências b) reticências dois-pontos ponto e vírgula vírgula c) vírgula dois-pontos ponto e vírgula - reticências d) dois-pontos reticências vírgula ponto e vírgula Questão 2 (UFLa MG) Aponte a alternativa que justifica corretamente o emprego das vírgulas na seguinte frase:

11 Guri que finta banco, escritório, repartição, fila, balcão, pedido de certidão, imposto a pagar. (Lourenço Diaféria) a) Separar o aposto. b) Separar o vocativo. c) Separar orações coordenadas assindéticas. d) Separar oração subordinada adverbial da oração principal. e) Separar palavras com a mesma função sintática. Questão 3 Assinale a sequência que indica as frases corretamente pontuadas: I. A criança impaciente espera no consultório médico. II. A criança, impaciente, espera no consultório médico. III. A criança, impaciente espera, no consultório médico. IV. Impaciente, a criança espera no consultório médico. V. A criança espera impaciente, no consultório médico. a) III e IV. b) I, III e IV. c) I, II e IV. d) II e IV. Questão 4 (Fuvest-SP) Escolha a alternativa em que o texto é apresentado com a pontuação mais adequada: a) Depois que há algumas gerações, o arsênico deixou de ser vendido, em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio, ou envenenamento criminoso, mas aumentou e quanto... o número de ratos. b) Depois que há algumas gerações o arsênico, deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou: e quanto! o número de ratos. c) Depois que, há algumas gerações, o arsênico deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou e quanto! o número de ratos. d) Depois que há algumas gerações o arsênico deixou de ser vendido em farmácias não diminuíram os casos de suicídio, ou envenenamento criminoso, mas aumentou; e quanto o número de ratos. e) Depois que, há algumas gerações o arsênico deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou; e quanto, o número de ratos! Questão 5 Escolha a alternativa em que a oração está pontuada adequadamente: a) Os amigos conversando sobre futebol lembraram-se de Marcos o melhor jogador que já conheceram. b) Os amigos, conversando sobre futebol, lembraram-se de Marcos, o melhor jogador que já conheceram. c) Os amigos conversando sobre futebol, lembraram-se de Marcos o melhor jogador que já conheceram. d) Os amigos conversando sobre futebol lembraram-se, de Marcos, o melhor jogador que já conheceram. Respostas Resposta Questão 1 Alternativa a.

12 Resposta Questão 2 Alternativa e. Palavras de mesma função sintática são separadas por vírgula se não vierem unidas por e, ou e nem. Essas palavras podem ser sujeito, predicado, adjunto adverbial e adnominal, substantivo, vocativo, aposto etc. Resposta Questão 3 Alternativa c. As frases de número I, II e IV estão corretas. Na frase I, não se deve separar o substantivo de seu adjetivo (criança impaciente). Na frase II, a vírgula está sendo empregada para isolar o aposto, no caso, o termo impaciente. Na frase IV, a vírgula está sendo empregada para isolar um adjunto adverbial deslocado impaciente. Resposta Questão 4 Alternativa a. Essa alternativa, além de empregar adequadamente a vírgula, é a única que preserva os efeitos de sentido pretendidos pelo autor. Resposta Questão 5 Alternativa b. Em ambas as situações a vírgula está sendo empregada para separar o aposto, circunstância em que seu uso é obrigatório. Exercício 1: (FUVEST 2010) Em qual destas frases a vírgula foi empregada para marcar a omissão do verbo? A) Ter um apartamento no térreo é ter as vantagens de uma casa, além de poder desfrutar de um jardim. B) Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais C) Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma linguagem livre do economês. D) A sensação é de estar perdido: você não vai encontrar ninguém no Jalapão, mas vai ver a natureza intocada E) Esta é a informação mais importante para a preservação da água: sabendo usar, não vai faltar. Resolução: Neste exercício deve ser identificada a alternativa na qual a vírgula foi empregada com o objetivo de omitir o verbo. A resposta correta é a letra B - Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais. Nesta alternativa, o verbo ser foi omitido na segunda oração os direitos, reais por meio do uso da vírgula. Quando utilizada desta forma, a vírgula indica que aquela palavra pode ser omitida, pois já foi introduzida no contexto. Neste caso, o verbo ser foi utilizado na oração anterior a loja é virtual e fica subentendida na oração seguinte.

13 Na letra A - Ter um apartamento no térreo é ter as vantagens de uma casa, além de poder desfrutar de um jardim - a vírgula está sendo usada para separar duas orações, mas não está omitindo nenhuma palavra das mesmas. Na letra C - Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma linguagem livre do economês - a vírgula está marcando a inversão da frase, pois na ordem direta seria: Procuramos usar uma linguagem livre do economês para quem não conhece o mercado financeiro. Na letra D - A sensação é de estar perdido: você não vai encontrar ninguém no Jalapão, mas vai ver a natureza intocada - a vírgula está separando duas orações, e não há palavras omitidas. Na letra E - Esta é a informação mais importante para a preservação da água: sabendo usar, não vai faltar - Neste caso a vírgula está separando duas orações e está omitindo a palavra água, porém, não se trata de um verbo, portanto não pode ser marcada como resposta. Exercício 2: (UDESC 2009) O uso das vírgulas em cada proposição é justificado pela explicação entre parênteses. Assinale a alternativa cuja explicação não esteja coerente com o uso da vírgula. A) Um dia, porém, o amante recebeu uma carta anônima. (conjunção adversativa deslocada) B) O amante temia a ira do marido, e a mulher tratava os dois muito bem. (sujeitos diferentes nas duas orações) C) A sala era mal alumiada por uma janela, que dava para o telhado dos fundos. (oração coordenada adversativa deslocada) D) Ao passar pela Glória, ele se despediu do mar. (oração reduzida de infinitivo no início do período) E) Entrando no quarto, Camilo não pôde sufocar um grito de terror. (oração reduzida de gerúndio Resolução: no início do período) Neste exercício deve ser escolhida a alternativa em que a explicação entre parênteses não justifica o uso da vírgula na frase apresentada. Nas alternativas A, B, D e E a justificativa entre parênteses corresponde ao motivo pelo qual a vírgula está sendo utilizada. A - Um dia, porém, o amante recebeu uma carta anônima. (conjunção adversativa deslocada) - as vírgulas são utilizadas para isolar a conjunção adversativa porém, que está deslocada.

14 B - O amante temia a ira do marido, e a mulher tratava os dois muito bem. (sujeitos diferentes nas duas orações) - a vírgula indica que a segunda oração, que é coordenada, terá um novo sujeito, e não mesmo da primeira. C - Ao passar pela Glória, ele se despediu do mar. (oração reduzida de infinitivo no início do período) - a vírgula indica que a oração reduzida ao passar pela Glória está descolada para o início do período. D - Entrando no quarto, Camilo não pôde sufocar um grito de terror. (oração reduzida de gerúndio no início do período) - a vírgula indica que a oração reduzida entrando no quarto está deslocada para o início do período. Já na alternativa C - A sala era mal alumiada por uma janela, que dava para o telhado dos fundos. (oração coordenada adversativa deslocada) - a vírgula utilizada para introduzir uma oração subordinada adjetiva e não uma coordenada adversativa deslocada. Neste caso, portanto, a letra C é a resposta da questão. Exercício 3: (FCC 2007) É preciso suprimir uma ou mais vírgulas na seguinte frase: A) É possível que, em vista da quantidade e de seu poder de sedução, as ficções de nossas telas influenciem nossa conduta de forma determinante. B) Independentemente do mérito dos professores, as escolas devem, com denodo, estimular os sonhos dos alunos. C) É uma pena que, hoje em dia, tantos e tantos jovens substituam os sonhos pela preocupação, compreensível, diga-se, de se inserir no mercado de trabalho. D) O fato de serem, os adolescentes de hoje, tão razoáveis, faz com que a decantada rebeldia da juventude dê lugar ao conformismo e à resignação. E) Se cada época tem os adolescentes que merece, conforme opina o autor, há também os Resolução: adolescentes que não merecem os adultos de sua época. O exercício pede que encontremos a alternativa em que há uma das vírgulas que deve ser suprimida. Na letra A - É possível que, em vista da quantidade e de seu poder de sedução, as ficções de nossas telas influenciem nossa conduta de forma determinante. - as duas vírgulas são necessárias para isolar a oração em vista da quantidade e de seu poder de sedução, que está intercalada à oração É possível que as ficções de nossas telas influenciem nossa conduta de forma determinante.

15 Na letra B - Independentemente do mérito dos professores, as escolas devem, com denodo, estimular os sonhos dos alunos. - as duas vírgulas são necessárias para isolar a expressão com denodo que está deslocada e se encontra entre o verbo devem e o seu complemento. Na letra C - É uma pena que, hoje em dia, tantos e tantos jovens substituam os sonhos pela preocupação, compreensível, diga-se, de se inserir no mercado de trabalho. - As duas primeiras vírgulas são necessárias para isolar o adjunto adverbial hoje em dia que está deslocado. As vírgulas são também necessárias para isolar as expressões compreensível e diga-se, que são observações do interlocutor, ou seja, não fazem parte da estrutura sintática da frase. Nenhuma das vírgulas podem, pois, ser suprimidas. Na letra D - O fato de serem, os adolescentes de hoje, tão razoáveis, faz com que a decantada rebeldia da juventude dê lugar ao conformismo e à resignação. - As duas primeiras vírgulas podem ser suprimidas, pois o termo os adolescentes de hoje assume a função de sujeito, e portanto pode ser deslocado sem que haja necessidade da vírgula. A frase poderia ficar da seguinte forma: O fato de serem os adolescentes de hoje tão razoáveis, faz com que a decantada rebeldia da juventude dê lugar ao conformismo e à resignação. Na letra E - Se cada época tem os adolescentes que merece, conforme opina o autor, há também os adolescentes que não merecem os adultos de sua época. - a vírgula aqui é utilizada para isolar a oração adverbial conforme opina o autor que está intercalada entre as outras duas orações do período, que são condicionais. Se cada época tem os adolescentes que merece, há também os adolescentes que não merecem os adultos de sua época. Não podemos, portanto, suprimir as vírgulas deste período. A resposta da questão é a letra D - O fato de serem, os adolescentes de hoje, tão razoáveis, faz com que a decantada rebeldia da juventude dê lugar ao conformismo e à resignação. Exercício 4: (IFPR 2010) Assinale a alternativa cujo texto está corretamente pontuado. A) Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral apesar de não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país. B) Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres; Anita Malfatti e Tarsila do Amaral; apesar de não haver, antes delas, uma tradição aparente, de mulheres pintoras no país. C) Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, apesar de não haver, antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.

16 D) Os dois principais nomes da pintura modernista, no Brasil são de mulheres: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral apesar de, não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país. E) Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil, são de mulheres Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, apesar de não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país. Resolução: O exercício pede para ser assinalada a alternativa que está corretamente pontuada. Vejamos cada uma: Letra A - Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral apesar de não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país. - deveria haver vírgula antes da locução conjuntiva apesar de, com o objetivo de isolar o aposto Anital Malfatti e Tarsila do Amaral e de dar início à oração subordinada concessiva. Deveria também haver uma vírgula antes do termo antes delas, para isolá-lo, já que se trata de um adjunto adverbial deslocado. Letra B - Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres; Anita Malfatti e Tarsila do Amaral; apesar de não haver, antes delas, uma tradição aparente, de mulheres pintoras no país. - Neste caso, é inadequado o uso do ponto e vírgula para isolar o aposto. Letra C - Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, apesar de não haver, antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país. - não há problemas com a pontuação deste período. Letra D - Os dois principais nomes da pintura modernista, no Brasil são de mulheres: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral apesar de, não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país. - A vírgula após modernista não existe, pois não há motivo para estes termos serem separados por vírgula. A vírgula após o termo apesar de também não é justificada, deveria vir antes deste termo. Está faltando também uma vírgula antes do termo antes delas como já foi dito acima. Letra E - Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil, são de mulheres Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, apesar de não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país. - As duas primeiras vírgulas não tem motivos para serem colocadas nos locais onde estão, enquanto que, faltam vírgulas para isolar o aposto Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, e o adjunto adverbial antes delas. A resposta para a questão, portanto, é a letra C. Exercício 5: (ACAFE 2009) Em relação à pontuação, assinale a alternativa correta.

17 A) De acordo com a assessoria de imprensa do MP cerca de 40 minutos após a evacuação do prédio, todos os funcionários voltaram ao serviço. B) Num desses dias eu estava falando que queria retornar para a internet e ele me falou que tinha um site que ele queria montar mas não tinha tempo era um site de vídeos! C) Após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, as atribuições do Ministério Público vêm se multiplicando, numa evidente prova de confiança do legislador, à qual o MP deverá corresponder com atuação eficiente. D) Muitas vezes descendo ou subindo encontrei cardumes, golfinhos, plânctons gigantes. E) As entidades monetárias internacionais e não nossos governantes, é que traçam os rumos Resolução: econômicos e sociais do País A questão pede para ser marcada a alternativa que está pontuada de maneira correta. Letra A - De acordo com a assessoria de imprensa do MP cerca de 40 minutos após a evacuação do prédio, todos os funcionários voltaram ao serviço. - Deveria haver uma vírgula após a oração conformativa de acordo com a assessoria de imprensa do MP, pois as orações subordinadas, quando antepostas à oração principal, devem vir isoladas por vírgulas. A pontuação está incorreta. Letra B - Num desses dias eu estava falando que queria retornar para a internet e ele me falou que tinha um site que ele queria montar mas não tinha tempo era um site de vídeos! - Deveria haver uma vírgula antes da conjunção e, para indicar que a segunda oração tem sujeito diferente da primeira. Os sujeitos são, respectivamente eu e ele. A pontuação está incorreta. Letra C - Após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, as atribuições do Ministério Público vêm se multiplicando, numa evidente prova de confiança do legislador, à qual o MP deverá corresponder com atuação eficiente. - A pontuação está correta. As vírgulas estão separando as orações que fazem parte do período, fazendo com que a mensagem fique mais clara e fácil de se compreender. Letra D - Muitas vezes descendo ou subindo encontrei cardumes, golfinhos, plânctons gigantes. - Deveria haver vírgulas isolando as orações reduzidas descendo ou subindo que estão intercaladas à oração principal. A pontuação está incorreta. Letra E - As entidades monetárias internacionais e não nossos governantes, é que traçam os rumos econômicos e sociais do País - Nesta frase deveria haver vírgula antes do termo e não nossos

18 governantes, isolando-o, uma vez que se trata de uma oração que está deslocada do final da frase para o meio dela. A pontuação está incorreta. A resposta da questão, portanto, é a letra C. Exercício 6: (UFPR 2009) A VÍRGULA A vírgula pode ser uma pausa. Ou não. Não, espere. Não espere. A vírgula pode criar heróis. Isso só, ele resolve. Isso, só ele resolve. Ela pode forçar o que você não quer. Aceito, obrigado. Aceito obrigado. Pode acusar a pessoa errada. Esse, juiz, é corrupto. Esse juiz é corrupto. A vírgula pode mudar uma opinião. Não quero ler. Não, quero ler. UMA VÍRGULA MUDA TUDO. ABI: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA. 100 ANOS LUTANDO PARA QUE NINGUÉM MUDE NEM UMA VÍRGULA DA SUA INFORMAÇÃO. (Anúncio publicado na revista Veja, 9 abr ) Sobre esse anúncio, considere as seguintes afirmativas: 1. Na frase Não, espere, a vírgula é usada para indicar que a leitura deve ser feita pausadamente, com ênfase em cada palavra. 2. No segundo conjunto de frases, a idéia de heroísmo é veiculada pela primeira frase. 3. A frase Aceito, obrigado tem como interpretação preferencial Sou obrigado a aceitar. 4. No quarto conjunto de frases, a primeira pode corresponder a uma acusação equivocada se não expressar a intenção do autor de acusar o juiz ou outra pessoa. 5. Nas frases Não, espere e Não, quero ler a negação não incide sobre o conteúdo dos verbos esperar e querer, mas sobre outros conteúdos, que permanecem implícitos.

19 Assinale a alternativa correta. A) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. B) Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras. C) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. D) Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras. E) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. Resolução: Considerando as cinco afirmativas feitas a respeito das frases encontradas no texto, a questão pede para que seja marcada a alternativa que revela quais as afirmativas verdadeiras. 1 - Na frase Não, espere, a vírgula é usada para indicar que a leitura deve ser feita pausadamente, com ênfase em cada palavra. - Afirmativa Falsa, pois a vírgula neste caso é usada para indicar que se trata de duas frases, ou seja, o advérbio não não se refere ao verbo espere. 2 - No segundo conjunto de frases, a idéia de heroísmo é veiculada pela primeira frase. -Afirmativa Falsa, pois no trecho referido - A vírgula pode criar heróis. / Isso só, ele resolve. / Isso, só ele resolve. - a ideia de heroísmo, na verdade, é veiculada pela última frase Isso, só ele resolve que dá a idéia de que há algo muito difícil para resolver, algo que só um herói resolveria. 3 - A frase Aceito, obrigado tem como interpretação preferencial Sou obrigado a aceitar. -Afirmativa Falsa, pois a frase está afirmando que a pessoa está agradecida pela oferta, e por isso a aceita. Teria tal interpretação caso não houvesse a vírgula. 4 - No quarto conjunto de frases, a primeira pode corresponder a uma acusação equivocada se não expressar a intenção do autor de acusar o juiz ou outra pessoa. - Afirmativa Verdadeira, pois a afirmação diz que alguém será acusado, ou seja, que há a intenção de acusar alguém. Se isso não fosse verdade, a afirmação estaria equivocada. 5 - Nas frases Não, espere e Não, quero ler a negação não incide sobre o conteúdo dos verbos esperar e querer, mas sobre outros conteúdos, que permanecem implícitos. - Afirmativa Verdadeira, pois de fato é o que acontece. O Advérbio não se refere a outra ação que não está explícita na frase. A alternativa correta, portanto, é a letra B - Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras. Questão 1

20 (SRF) Das redações abaixo, assinale a que não está pontuada corretamente: a) Os candidatos, em fila, aguardavam ansiosos o resultado do concurso. b) Em fila, os candidatos, aguardavam, ansiosos, o resultado do concurso. c) Ansiosos, os candidatos aguardavam, em fila, o resultado do concurso. d) Os candidatos ansiosos aguardavam o resultado do concurso, em fila. e) Os candidatos aguardavam ansiosos, em fila, o resultado do concurso. Questão 2 (Faap-SP) Justifique as vírgulas empregadas nas seguintes frases: a) Em 1695, sete mil homens veteranos marcharam sobre Palmares. b) E vive ainda a lembrança do último Zumbi, o rei de Palmares, o guerreiro que viveu na morte o seu direito de liberdade e de heroísmo... Questão 3 Levando em consideração o fato de os sinais de pontuação representarem os recursos de que dispõe a língua escrita para reproduzir as pausas e entonações da língua falada, comente acerca do uso da vírgula. Questão 4 Atendo-se aos enunciados que seguem, sua tarefa consistirá em analisá-los, levando em consideração o uso ou não da vírgula. Em seguida, ative seus conhecimentos no sentido de deixar registradas as impressões obtidas por meio de tal análise. A mãe da garota eufórica resolveu buscá-la mais cedo no colégio. A mãe da garota, eufórica, resolveu buscá-la mais cedo no colégio. Respostas Resposta Questão 1 a) Alternativa pontuada consoante as regras condizentes ao uso da vírgula, pois a expressão em fila representa o adjunto adverbial de modo, estando esse intercalado. b) Alternativa cuja pontuação não se apresenta como adequada, por isso, condizente ao enunciado. Tal incoerência diz respeito ao fato de a vírgula não separar sujeito do predicado (os candidatos aguardavam), bem como o verbo de seus complementos (os candidatos aguardavam o resultado do concurso). c) Alternativa coerente, haja vista que as duas ocorrências relacionadas ao uso da vírgula dizem respeito ao fato de o adjunto adverbial aparecer antecipado (ansiosos), bem como o adjunto adverbial de modo aparecer demarcado (em fila). d) Alternativa pontuada corretamente, pois o uso da vírgula evitou que houvesse um fator de

21 ambiguidade, demarcando, portanto, o aposto explicativo. Caso tal uso não se fizesse presente, o sentido se tornaria ambíguo, pois não identificaríamos se quem estava em fila eram os candidatos ou o resultado do concurso. e) Alternativa constituída da pontuação adequada, haja vista que se trata de um adjunto adverbial de modo intercalado (em fila). Resposta Questão 2 a) O uso da vírgula, em se tratando desse caso, apresenta-se de acordo com o padrão formal da linguagem, haja vista que se trata de um adjunto adverbial de tempo aparecer antecipado. b) Adequado ao padrão formal da linguagem, o uso da vírgula se encontra perfeitamente aplicável, visto que se trata de um aposto explicativo, o qual faz referência a um termo anteriormente expresso na oração, representado pelo último Zumbi. Resposta Questão 3 Considerando que tal pressuposto se apresenta como relevante, cabe ressaltar que o uso da vírgula não se encontra restrito somente a esses aspectos, pois está relacionado, também, a fatores de ordem sintática, bem como a fatores de ordem estilística, levando em consideração o caráter enfático que o emissor deseja conferir ao discurso que profere. Resposta Questão 4 Em se tratando do enunciado primeiro, não identificamos o uso da vírgula, fato perfeitamente compreensível mediante os postulados estabelecidos pela gramática, uma vez que o adjetivo eufórica representa um adjunto adnominal. Nesse sentido, cabe ressaltar que a qualificação se refere à garota, não à mãe. Já no segundo, atestamos o uso da vírgula, visto se tratar de um aposto explicativo - ocorrência linguística que, necessariamente, deve aparecer precedida desse sinal de pontuação. Nesse caso, a qualificação faz referência à mãe da garota, ou seja, elucida aspectos complementares acerca de um termo já dito anteriormente (a mãe da garota). QUESTÕES DE CONCURSOS ANTERIORES: exercícios sobre pontuação I (usos da vírgula) As 13 questões a seguir foram extraídas de provas de língua portuguesa de diferentes concursos públicos. O gabarito encontra-se no final desta postagem. 1) O emprego da vírgula, nos segmentos destacados, marca ocorrência de aposto em a) Já usei outrossim, acho que já usei até deveras... b) - se choram, criando o pânico. c)...prefiro chamar de informalidade, para não chamar de distração...

22 d)...como copy desk, uma função que já deve ter sido substituída... e) Além de conhecimento e audácia, me falta convicção:... 2) Sem melhorar a educação pública, milhões continuarão prisioneiros do assistencialismo, e as empresas, desassistidas. A respeito da pontuação do período acima, analise as afirmativas a seguir: I. A segunda vírgula se justifica por separar sujeitos de orações diferentes. II. A terceira vírgula é caso de zeugma. III. Ao se retirar o E do período, no lugar da vírgula imediatamente anterior a ele seria melhor vir um ponto e vírgula. Assinale a) Se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. b) Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. c) Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. d) Se todas as afirmativas estiverem corretas. e) Se nenhuma afirmativa estiver correta. 3) Assinale a alternativa em que está incorreta a pontuação. a) Como a gordura é mais leve do que a massa muscular, a substituição de músculos por tecido adiposo pode ocorrer sem alterações sensíveis no peso, conforme constaram os pesquisadores. b) No Brasil, o que se sabe é que, 43% da população estão acima do peso, segundo o Mapa da Saúde do Brasileiro, divulgado neste ano pelo Ministério da Saúde e pela USP (Universidade de São Paulo). c) Os principais componentes da fibra alimentar, que é encontrada em alimentos de origem vegetal, são celulose, hemicelulose, lignina, gomas, pectinas e inulina. d) Um dos principais riscos decorrentes da obesidade tanto em seu conceito tradicional como na nova obesidade do peso normal está relacionado à saúde cardiovascular. 4) As vírgulas foram usadas para separar um termo explicativo (aposto) na alternativa a) Numa instituição religiosa como a Ordem Dominicana, há oitocentos anos o fim do mandato de um superior se traduz na demissão compulsória de todos por ele nomeados. b) Assim, evitam-se o continuísmo, do ponto de vista político, e o carreirismo, do ponto de vista administrativo. c) Na administração pública brasileira pode-se mapear, em detrimento do decoro, frondosas árvores genealógicas. d) Hoje, essa economia das mercês explica a presença, no governo federal, de ministros que até ontem lhe faziam acirrada oposição e até o consideravam o mais corrupto da história do Brasil (Mangabeira Unger).

23 e) Se nossos desmandos têm origem na colônia, isso não significa que nós, brasileiros, somos irremediavelmente macunaímicos, sem caráter. 5) Considerando o valor explicativo e restritivo das orações adjetivas, só caberia empregar a vírgula no enunciado expresso na alternativa: a) Existem jovens que não precisam se preocupar com sustento e permanecem fixados em uma dependência infantil. b) Um jovem é alguém que tem dificuldade em ter acesso aos atributos essenciais da idade adulta. c) Na abordagem construtivista, língua e leitura são examinadas como integrantes de um processo que se constrói por meio da interação entre educandos. d) Desde o início dos anos 80, o pedagogo e psicólogo espanhol Miguel Beraza permanece ligado à Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela na qual exerceu diversas funções administrativas. e) Uma escola reflexiva é uma comunidade de aprendizagem e um local onde se produz conhecimento sobre educação. 6) O uso incorreto da vírgula, diminutivo da palavra latina virga (vara, chibata), já fustigou alguns leitores por estar no lugar errado ou porque o escritor esqueceu-se dela, causando problemas para a correta interpretação de um texto. Uma das normas para o uso correto da vírgula diz que: a) sujeito e predicado podem ser separados por vírgula, especialmente se o predicado vier antes do sujeito; b) apostos especificativos devem ser separados por vírgula; c) o vocativo, por ser um termo que não faz parte nem do predicado, nem do sujeito, deve ser sempre separado por vírgulas; d) um complemento pleonástico não exige vírgula; e) o uso da conjunção e libera a vírgula entre os núcleos do sujeito composto. 7) Nos países pobres, nada menos que 5 fábricas de automóveis foram colocadas à venda nos dois últimos meses. Escreva a frase acima na ordem direta: a) Nada menos que 5 fábricas de automóveis foram colocadas à venda nos dois últimos meses, nos países pobres; b) Nada menos que 5 fábricas de automóveis, nos países pobres, foram colocadas à venda nos dois últimos meses; c) Nos dois últimos meses, nos países pobres, nada menos que 5 fábricas de automóveis foram colocadas à venda; d) Nada menos que 5 fábricas de automóveis, nos países pobres, nos últimos dois meses, foram colocadas à venda; e) Nada menos que 5 fábricas de automóveis, nos dois últimos meses, foram colocadas à venda, nos países pobres.

24 8) Assinale a frase em que é correto o emprego da vírgula. a) Paulo Bernardo não confirmou a data em que o projeto de lei será encaminhado, e também não adiantou os valores percentuais do reajuste dos salários, dos servidores públicos federais. b) O prato ficou pronto em poucos minutos, e logo foi servido, por um garçom muito educado. c) Nenhum de nós esteve em Uruguaiana antes, e nem conhecia outras cidades fronteiriças. d) Apareceram buracos em todas as ruas, e, em poucos meses, a popularidade do prefeito despencou consideravelmente. e) Na próxima semana, iremos até sua sala, e, conjuntamente a comissão organizadora do evento, decidiremos o que fazer. 9) Assinale a alternativa correta quanto à pontuação. (Excetos do livro A Semente da Vitória, de Nuno Cobra, com adaptações) a) O problema é que a nossa sociedade colocou o homem num tal nível de competitividade, que o sono passou a ser um obstáculo. É preciso trabalhar, render muito, produzir mais: dormir passou a ser sinônimo de pura perda de tempo. b) O elogio é um ato de desprendimento e de confiança em si mesmo. Quando se sente superior elogia muito; quem se considera para baixo fica mais cioso desse ato de glória; quem nunca elogia talvez nem se encontre mais. c) Mesmo no verão a água deve ser ingerida em temperatura ambiente ou no máximo um pouquinho fresca. Água ou qualquer outro líquido gelada agride o organismo que trabalha para manter sua temperatura sempre igual. d) Não se justifica que, cumprida a etapa da caminhada leve, média e forte a pessoa continue só caminhando. Vai chegar uma hora em que se atinge uma evolução tão grande no processo cardiovascular que a caminhada apenas, já não basta. e) O esporte é uma verdadeira aula prática de convivência. Vale muito mais esse natural e simples processo de construção social, me que a pessoa aprende a interagir com o grupo e o meio de forma positiva e altamente construtiva do que mil aulas teóricas sobre a importância de respeitar os semelhantes e de se relacionar harmonicamente com eles. 10) Assinale a alternativa correta quanto à pontuação. (Trecho extraído do livro O Ponto de Mutação, de Fritjof Capra, com adaptações.) a) Existe um elemento-chave no vínculo entre o estresse e a doença, que ainda não é conhecido em todos os seus detalhes, mas que foi verificado por numerosos estudos, é o fato de que o estresse prolongado anula o sistema imunológico do corpo e suas defesas naturais contra infecções e outras doenças. b) Existe um elemento-chave, no vínculo entre o estresse e a doença que ainda não é conhecido em todos os seus detalhes, mas que foi verificado por numerosos estudos; é o fato de que o estresse prolongado anula o sistema imunológico do corpo e suas defesas naturais contra infecções e outras doenças. c) Existe um elemento-chave no vínculo entre o estresse e a doença que ainda não é conhecido em todos os seus detalhes, mas que foi verificado por numerosos estudos: é o fato de que o estresse prolongado anula o sistema imunológico do corpo e suas defesas naturais contra infecções e outras doenças.

TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA.

TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA. ATIVIDADE PARA O MÊS DE ABRIL PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA. EMPREGO DA VÍRGULA. http://www.portuguesfacil.net/regras simples faceis usar virgula/ 1. Use a vírgula para

Leia mais

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples André Gazola A vírgula é um dos elementos que causam mais confusão na Língua Portuguesa. Pouca gente sabe, ao certo, onde deve e onde não deve

Leia mais

USo da VírGULA. Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura.

USo da VírGULA. Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura. O USo da VírGULA USo da VírGULA Observe o sentido destas duas frases: Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura. Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria

Leia mais

Aula 18.1 Conteúdos: O uso da vírgula (, ) e o ponto e vírgula ( ; ) na construção de textos. LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES

Aula 18.1 Conteúdos: O uso da vírgula (, ) e o ponto e vírgula ( ; ) na construção de textos. LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 18.1 Conteúdos: O uso da vírgula (, ) e o ponto e vírgula ( ; ) na construção de textos. 3 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PONTUAÇÃO Profª. Raquel Freitas Sampaio 1 TIPOS DE PONTUAÇÃO Sinais que indicam que a frase não foi concluída: a vírgula (,) o ponto e vírgula (;) o travessão ( ) os dois pontos

Leia mais

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles:

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles: PERÍODO SIMPLES Período simples é um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. O período é um enunciado de sentido completo formado por duas ou mais orações.

Leia mais

DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM

DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM LABORATÓRIO DE REDAÇÃO Corretoras: Patrícia Peres Rayane Ferreira Tainá Veras COMPETÊNCIA I SIGNIFICADO DAS COMPETÊNCIAS

Leia mais

Regra magna da vírgula. Em geral, a vírgula indica que duas palavras são vizinhas, mas não estão interligadas sintaticamente.

Regra magna da vírgula. Em geral, a vírgula indica que duas palavras são vizinhas, mas não estão interligadas sintaticamente. USO DA VÍRGULA Prof. Daniel Regra magna da vírgula Em geral, a vírgula indica que duas palavras são vizinhas, mas não estão interligadas sintaticamente. ITA - Assinale a opção em que a ausência da vírgula

Leia mais

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui.

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. 4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. Obs.: Na inversão, aparecerá a vírgula se houver predicativo pleonástico. Ex.: Professor, eu já o fui. predicativo: professor.

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação

Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação É utilizada para auxiliar a leitura e compreensão de discursos escritos, marcando três tipos de pausas, que são

Leia mais

Integrado Aulas 33 e 35 Apostila 5; pág. 81 Pontuação. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 33 e 35 Apostila 5; pág. 81 Pontuação. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 33 e 35 Apostila 5; pág. 81 Pontuação 1 Virgulação na Oração Casos Gerais 2 1ª Regra termos naturalmente ligados Termos naturalmente ligados não se separam por qualquer sinal de pausa.

Leia mais

PORTUGUÊS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCÍCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLÉSIA

PORTUGUÊS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCÍCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLÉSIA Somente hoje (sábado) tive condições de aprontar esta aula. O motivo? Na quarta-feira à noite, a dengue me pegou. Chegou fraquinha, mas no dia seguinte ela se agravou e me deixou de cama. Na sexta de manhã,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. FRASE NOMINAL: enunciado sem verbo. Pois não, senhor... ; senhoras e senhores,... FRASE VERBAL/ORAÇÃO: enunciado COM verbo. Ivo viu a uva.... O

Leia mais

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco 1. Aposto e a vírgula. 2. Adjunto Adverbial e a vírgula. 3. Vocativo e a vírgula. 4. Uso da Vírgula. Resumo. 5. Exercícios. 1. Aposto e a vírgula.

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

Lista 6 - Língua Portuguesa 1

Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Períodos compostos LISTA 6 - LP 1 - PERÍODOS COMPOSTOS Períodos compostos Em listas anteriores, vimos alguns conceitos sintáticos importantes para o domínio da norma culta

Leia mais

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação É o período composto por duas ou mais orações independentes. Estas orações podem ser assindéticas ou sindéticas. Orações coordenadas assindéticas Não apresentam conectivos

Leia mais

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso SINAIS DE PONTUAÇÃO Servem para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA: 1

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 LÍNGUA PORTUGUESA: 1 PONTUAÇÃO USO DA VÍRGULA NO INTERIOR DA ORAÇÃO ambos os termos são contíguos, mas não associados sintaticamente entre si. Entre certos povos, antigos rituais religiosos incluem o sacrifício

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I Bárbara da Silva Português Aula 39 Conjunções I Conjunção Além da preposição, há outra palavra que, na frase, é usada como elemento de ligação: a conjunção. Por exemplo: A menina segurou a bola e mostrou

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Chamamos oração coordenada por não exercer nenhuma função sintática em outra oração, daí ser chamada

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade. A seguir veremos os principais empregos de alguns

Leia mais

Ensino Médio O EMPREGO DA VÍRGULA

Ensino Médio O EMPREGO DA VÍRGULA Ensino Médio O EMPREGO DA VÍRGULA Conceito A vírgula marca uma pausa de pequena duração. Emprega-se não só para separar elementos de uma oração, mas também orações de um só período. Emprego da vírgula

Leia mais

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DA ORAÇÃO Aula 2 Sintaxe: é a parte da gramática

Leia mais

Língua Portuguesa 9º ano Atividade: Orações Coordenadas Data: 8 de abril de 2008

Língua Portuguesa 9º ano Atividade: Orações Coordenadas Data: 8 de abril de 2008 Orações Coordenadas e Oração Intercalada. 1- Para conceituar a oração coordenada, vamos confrontá-la com a subordinada. Observe os enunciados que seguem: 1. Pedro falou-nos que ia embora. A B 2. Pedro

Leia mais

PONTUAÇÃO. PONTUAÇÃO DO PERÍODO SIMPLES

PONTUAÇÃO.  PONTUAÇÃO DO PERÍODO SIMPLES PONTUAÇÃO GRAMÁTICA PONTUAÇÃO As regras de pontuação se baseiam, em sua maioria, nas regras de análise sintática, portanto saber pontuação requer conheciento prévio da sintaxe. PONTUAÇÃO DO PERÍODO SIMPLES

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Sintaxe Termos Integrantes Sintaxe Termos Integrantes Termos integrantes Objeto Direto Objeto Indireto Complemento Nominal Agente da Passiva Predicativo do Sujeito

Leia mais

O Presente do Conjuntivo

O Presente do Conjuntivo O Presente do Conjuntivo Universidade de Coimbra. Faculdade de letras Sara Pratas (sara.pratas@uc.pt) A Conjugação A origem: Eu - Presente do Indicativo ex. Falo, posso Retirar a terminação - o: Ex. Fal-,

Leia mais

FICHAMENTO DE AULA. PORTUGUÊS Fichamento de aula. Professora: Júnia Andrade 1

FICHAMENTO DE AULA. PORTUGUÊS Fichamento de aula.  Professora: Júnia Andrade 1 FICHAMENTO DE AULA www.pontodosconcursos.com.br 1 Ponto (. ) empregado para finalizar frase declarativa e marcar fim de período. Ex.: fiz minha inscrição no concurso para a área técnica. Mas pretendo também

Leia mais

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento.

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. COERÊNCIA Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. Subi a porta e fechei a escada. Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.

Leia mais

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO SUJEITO 01 1. comemorações 2. imagem 3. rio 4. soldados 5. major/coronel 6. quem 7. ninguém 8. alto-falantes 9. trocos 10. Tio 02 1. (3) 2. (2) 3. (1) 4. (2) 5.

Leia mais

ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE)

ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE) ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE) 171 FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA ESCOLA SECUNDÁRIA/3 PADRE ALBERTO NETO - QUELUZ CENÁRIOS DE CORRECÇÃO

Leia mais

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto Professora Melina 9º. Ano Relembrando... ORAÇÃO Enunciado organizado em torno de um verbo. Você abre a janela. PERÍODO SIMPLES frase formada por uma só oração.

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1 PERÍODO COMPOSTO PROFESSORA: FERNANDA SANTOS 1 CONJUNÇÃO É a palavra ou locução invariável que liga orações ou termos semelhantes da mesma oração. Exemplos: ANÁLISE DO QUE Todos os alunos disseram que

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

PONTUAÇÃO. Prof. Flaverlei A. Silva

PONTUAÇÃO. Prof. Flaverlei A. Silva PONTUAÇÃO Prof. Flaverlei A. Silva Pontuação indica na escrita as várias possibilidades de entonação da fala, além de ajudar a expressão de pensamentos, sentidos e emoções, tornando mais clara e precisa

Leia mais

Período Composto por Subordinação

Período Composto por Subordinação Período Composto por Subordinação Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental

Leia mais

Revisão para a P2 9º ANO

Revisão para a P2 9º ANO Revisão para a P2 9º ANO Gênero textual: CRÔNICA A crônica é uma gênero textual que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Como se estivesse em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar

Leia mais

Coordenação e subordinação. Porto Editora

Coordenação e subordinação. Porto Editora Coordenação e subordinação Frase simples complexa Frase simples Constituída apenas por um verbo ou por um complexo verbal. Ex.: A Maria brinca muito com o irmão. frase simples (constituída por um verbo)

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e conquistas Aluno (a): MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais,

Leia mais

Complexo de Ensino Renato Saraiva (081) Profª Junia Andrade MPU 2010 Isolada Português PORTUGUÊS

Complexo de Ensino Renato Saraiva  (081) Profª Junia Andrade MPU 2010 Isolada Português PORTUGUÊS MPU técnicos e analistas JÚNIA ANDRADE Exemplos Cespe - Abin Mudado seu modo de pensar, o pesquisador já não concebe aquele tema da mesma forma e, assim, já não é capaz de estabelecer um relação exatamente

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO APOSTILA 3 CAPÍTULO 9 PROF.º PAULO SCARDUA COORDENAÇÃO: INTRODUÇÃO Quando as orações que constituem um período composto apresentam estruturas

Leia mais

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2.

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. Ainda que mal Ainda que mal pergunte, ainda

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Sintaxe do período composto: parte I Conceitos

Leia mais

Pra começo de conversa... ORAÇÃO PERÍODO

Pra começo de conversa... ORAÇÃO PERÍODO Orações Coordenadas Pra começo de conversa... FRASE ORAÇÃO PERÍODO FRASE Enunciado com sentido completo... Socorro! Socorro! Silêncio! A aula da professora Marisa é maravilhosa. Nós adoramos Gramática.

Leia mais

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação Orações coordenadas Prof.: Júnior CONCEITUAÇÃO Um período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Uma oração chama-se coordenada quando não funciona

Leia mais

ORAÇÕES SUBORDINADAS. Professor: Aramis de Cássio

ORAÇÕES SUBORDINADAS. Professor: Aramis de Cássio ORAÇÕES SUBORDINADAS Professor: Aramis de Cássio ORAÇÕES SUBORDINADAS ORAÇÕES SUBORDINADAS As ORAÇÕES SUBORDINADAS funcionam sempre como um termo essencial, integrante e acessório da oração principal.

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FRENTE B PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª. Raquel Freitas Sampaio ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS É aquela que se encaixa na oração principal, funcionando

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

Língua. Portuguesa. Pontuação

Língua. Portuguesa. Pontuação Língua Portuguesa Pontuação Vírgula 1. Ordem direta e indireta da oração: S V O A O presidente ofereceu um jantar aos empresários algumas semanas após as eleições. Vírgula 2. Predicativo deslocado: Os

Leia mais

Coordenação e subordinação

Coordenação e subordinação Coordenação e subordinação As frases complexas podem relacionar-se por coordenação ou por subordinação. A coordenação consiste numa relação entre duas orações da mesma categoria por meio de conjunções

Leia mais

02/03/2014 MORFOLOGIA X SINTAXE

02/03/2014 MORFOLOGIA X SINTAXE MORFOLOGIA X SINTAXE 1 TRANSITIVIDADE VERBAL OU PREDICAÇÃO VERBAL 1- VERBOS NOCIONAIS (significativos) ação, fenômeno e movimento VI, VTD, VTI ou VTDI 2- VERBOS RELACIONAIS (não-significativos) estado,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO Cheguei atrasado, PORQUE o trânsito estava caótico. Oração assindética Conjunção coordenativa Oração coordenada

Leia mais

5 - Entre as orações intercaladas: Ex.: A guerra, disse o general, é uma defesa prévia.

5 - Entre as orações intercaladas: Ex.: A guerra, disse o general, é uma defesa prévia. 5 - Entre as orações intercaladas: Ex.: A guerra, disse o general, é uma defesa prévia. A arma de fogo, disse o policial, é minha ferramenta de trabalho. 6 - Para marcar as orações subordinadas adjetivas

Leia mais

Unidade 10 Sinais de Pontuação

Unidade 10 Sinais de Pontuação UNIDADE 10 Os sinais de pontuação servem para marcar pausas (a vírgula, o ponto-e-vírgula, o ponto) ou a melodia da frase (o ponto de exclamação, o ponto de interrogação, etc.). Geralmente, estão ligados

Leia mais

Colégio da Polícia Militar de Goiás - NAS

Colégio da Polícia Militar de Goiás - NAS Questão 1 Polícia Militar do Estado de Goiás CPMG Sargento Nader Alves dos Santos Ano Letivo - 2015 Colégio da Polícia Militar de Goiás - NAS 4º Bimestre LISTA Faça o que se pede Nº de Questões Valor Série

Leia mais

Lições de Português pela análise sintática

Lições de Português pela análise sintática Evanildo Bechara Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Riy'deJãneÍro;(tJERj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Membro da A caciemia 'Brasileira de Letras e da Academia Brasileira

Leia mais

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; APOSTO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS OU ADJUNTOS. ORAÇÕES

Leia mais

NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS

NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; APOSTO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS ORAÇÕES DESLOCADAS OU OU ADJUNTOS. INTERCALADAS;

Leia mais

Os principais casos de uso da vírgula. Vírgula proibida. Entre sujeito e predicado ou entre predicado e sujeito

Os principais casos de uso da vírgula. Vírgula proibida. Entre sujeito e predicado ou entre predicado e sujeito Vírgula proibida Os principais casos de uso da vírgula Entre sujeito e predicado ou entre predicado e sujeito Entre verbo e seu(s) complemento(s) Vírgula obrigatória Depois de orações adverbiais antepostas

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Chamamos oração coordenada por não exercer nenhuma função sintática em outra oração, daí ser chamada

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Termos acessórios da oração Apesar de prescindíveis são necessários para

Leia mais

Sintaxe do Período Composto

Sintaxe do Período Composto Sintaxe do Período Composto Gramática Material Complementar Saudações, guerreiro (a) do concurso, tudo bem? Aqui é o professor Pablo Jamilk. Nós teremos alguns momentos juntos doravante. Por isso, segure

Leia mais

Drummond escreveu poemas e entrou para a história.

Drummond escreveu poemas e entrou para a história. Conjunção Pode-se definir a conjunção como um termo invariável, de natureza conectiva que pode criar relações de sentido (nexos) entre palavras ou orações. Usualmente, as provas costumam cobrar as relações

Leia mais

Vírgula. A vírgula assinala falta ou desvio de ligação sintática no discurso

Vírgula. A vírgula assinala falta ou desvio de ligação sintática no discurso PONTUAÇÃO (cont.) Vírgula A vírgula assinala falta ou desvio de ligação sintática no discurso Nem a toda pausa corresponde uma vírgula, nem a toda vírgula corresponde uma pausa. LUFT, Celso Pedro. A vírgula.

Leia mais

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação Língua portuguesa Professora Iara Martins Exercícios Período composto por coordenação e subordinação 1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é: a. Subordinativa causal

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

DESVIOS ENCONTRADOS NOS TEXTOS ARTIGO DE OPINIÃO. Profª Kellen Ramos Mandarino 3º EM 05/06/2017

DESVIOS ENCONTRADOS NOS TEXTOS ARTIGO DE OPINIÃO. Profª Kellen Ramos Mandarino 3º EM 05/06/2017 DESVIOS ENCONTRADOS NOS TEXTOS ARTIGO DE OPINIÃO Profª Kellen Ramos Mandarino 3º EM 05/06/2017 CONCLUSÃO X PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 1. Proposta de intervenção = ENEM 2. Conclusão do artigo de opinião =

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo

PORTUGUÊS. aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo PORTUGUÊS aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo Agente da passiva NA VOZ PASSIVA, É QUEM AGE, EXECUTA OU PRATICA A AÇÃO VERBAL. QUANDO A ORAÇÃO É COLOCADA NA VOZ ATIVA, PASSA A SER

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-8 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação 1) Qual a diferença entre os pares de frases abaixo? a) Só ela faz tudo corretamente.

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: ALEXANDRA DA SILVA CALDAS Grupo:02 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): TATIANA FREIRE DE MOURA Tarefa: Roteiro de Atividades Original

Leia mais

Período Composto por Coordenação

Período Composto por Coordenação Período Composto por Coordenação O período composto por coordenação é constituído de orações coordenadas. Na coordenação não há relação de dependência entre as orações. Uma oração independe da(s) outra(s).

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO 1. Leia o texto. EXERCÍCIO COMPLEMENTAR Uma aventura

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PERÍODO COMPOSTO As orações podem ser constituídas da seguinte forma: Períodos simples» são aqueles formados por uma só oração. Exemplo: O mar estava calmo. (Aparece apenas um verbo: estava. Logo, período

Leia mais

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes. 1) Não haveria prejuízo à correção gramatical ou alteração o sentido

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª Raquel Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª. Raquel

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

Escrita e pontuação gráfica: parte 1

Escrita e pontuação gráfica: parte 1 Escrita e pontuação gráfica: parte 1 Caros amigos! É bastante frequente que se ensine em escolas e cursos que a pontuação gráfica diz respeito diretamente a aspectos que se consubstanciam antes na fala.

Leia mais

Como a vírgula auxilia na clareza dos enunciados. Prof. Paola C. Buvolini Freitas

Como a vírgula auxilia na clareza dos enunciados. Prof. Paola C. Buvolini Freitas USOS DA VÍRGULA Como a vírgula auxilia na clareza dos enunciados. Prof. Paola C. Buvolini Freitas Estudando o uso da vírgula A maioria dos manuais ensina que a vírgula corresponde a uma pausa. Um olhar

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

Funções morfológicas do FUNÇÕES DO QUE QUE

Funções morfológicas do FUNÇÕES DO QUE QUE Funções morfológicas do FUNÇÕES DO QUE QUE 1. Substantivo Notei um quê estranho em sua voz. Sofia tinha aquele quê sedutor de algumas mulheres. Havia somente dois quês empregados no texto. 2. Advérbio

Leia mais

ÍNDICE TEXTO E DISCURSO 4 CLASSES DE PALAVRAS 20 FUNÇÕES SINTÁTICAS 66

ÍNDICE TEXTO E DISCURSO 4 CLASSES DE PALAVRAS 20 FUNÇÕES SINTÁTICAS 66 ÍNDICE 1 TEXTO E DISCURSO 4 1.1. Coesão e coerência textual organização de parágrafos 4 1.2. Pontuação 7 1.3. Discurso direto / discurso indireto 10 1.4. Frase ativa / frase passiva 13 CONSOLIDAÇÃO: EXERCÍCIOS

Leia mais

AULA 9 CLASSES DE PALAVRAS V MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 9 CLASSES DE PALAVRAS V MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 9 CLASSES DE PALAVRAS V MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso PREPOSIÇÃO Preposição é uma palavra invariável que serve para ligar termos ou orações. Quando esta ligação acontece, normalmente

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8 Data da entrega: 01/09/2017. COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 19 2017 / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8 é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto,

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 9º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Português 1- Classifique as orações subordinadas substantivas destacadas em subjetivas ou objetivas diretas. a) Acredita-se

Leia mais

c) Releia este período e separe as orações. Lembre-se: você nunca mais terá a pele tão sadia (esqueça as espinhas) como a tem hoje.

c) Releia este período e separe as orações. Lembre-se: você nunca mais terá a pele tão sadia (esqueça as espinhas) como a tem hoje. Estudante: Educador: Suzana Borges 8ºAno/Turma: C.Curricular: Português 1-Leia este fragmento. a) Com que a autora parece dialogar? Justifique-se. b) Transcreva do texto uma oração que expresse ideia de

Leia mais

ORDEM DIRETA DE ORAÇÕES E PERÍODOS E OS USOS DA VÍRGULA

ORDEM DIRETA DE ORAÇÕES E PERÍODOS E OS USOS DA VÍRGULA ORDEM DIRETA DE ORAÇÕES E PERÍODOS E OS USOS DA VÍRGULA O que é a ordem direta da oração Em língua portuguesa, na maioria das vezes, as orações são estruturadas na seguinte sequência: OU sujeito + verbo

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa

Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa Aula IV Conhecimentos Linguísticos: Período Composto por Coordenação Período Composto por Subordinação PERÍODO COMPOSTO O período composto

Leia mais

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: a palavra se 09 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 09 PALAVRA

Leia mais

VESTIBULAR INVERNO 2015

VESTIBULAR INVERNO 2015 LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO PROVA COMENTADA VESTIBULAR INVERNO 2015 Baixe este e outros materiais em medium.com/plantão-resolveulbra OFICINA DE REDAÇÃO FONTE: UFRGS/2011 MATERIAL DE USO EXCLUSIVO DOS ALUNOS

Leia mais

CURSO INTENSIVO MÓDULO 15 PONTUAÇÃO

CURSO INTENSIVO MÓDULO 15 PONTUAÇÃO EXERCÍCIOS 1) Os empresários expuseram seus problemas com extrema objetividade. (PERÍODO NA ORDEM DIRETA). 2) Os empresários, com extrema objetividade, expuseram seus problemas. (ADJUNTO ADVERBIAL DE MODO

Leia mais

PONTUAÇÃO??!!!! SOCORROOOOO...

PONTUAÇÃO??!!!! SOCORROOOOO... PONTUAÇÃO??!!!! SOCORROOOOO... 1. Vírgula (,) É usada para: a) separar termos que possuem mesma função sintática na oração: O menino berrou, chorou, esperneou e, enfim, dormiu. Nessa oração, a vírgula

Leia mais