EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 02/01/2012.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 02/01/2012."

Transcrição

1 EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 02/01/2012. Sumário: 1 - INTRODUÇÃO 2 - EXIGÊNCIAS PARA CONSTITUIÇÃO Nome Empresarial Capital Social Mínimo Única Empresa 3 - RESPONSABILIDADE 4 - TRANSFORMAÇÃO Transformação de Sociedade Contratual para Eireli Transformação de Eireli Para Sociedade Transformação de Empresário Individual em Eireli e Vice-Versa 5 - JUNTA COMERCIAL 1 - INTRODUÇÃO A Lei nº , de 11 de julho de 2011, publicada no DOU em 12/07/2011, alterou a Lei / Código Civil, instituindo a figura da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), que poderá ser devidamente constituída a partir de 08/01/2012, uma vez que a referida Lei entra em vigor 180 dias após a sua publicação. Com isso, o governo pretende eliminar as sociedades fantasmas, tendo em vista que este novo tipo societário permitirá ao empresário, titular da totalidade do capital social devidamente integralizado, constituir uma pessoa jurídica sem a participação de outro sócio (ou de outros sócios), denominado normalmente como sócio laranja, o qual geralmente faz parte da sociedade apenas por mera formalidade em papel. Esta Lei permite também a atribuição à empresa individual de responsabilidade limitada constituída para a prestação de serviços de qualquer natureza a remuneração decorrente da cessão de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurídica, vinculados à atividade profissional. 2 - EXIGÊNCIAS PARA CONSTITUIÇÃO A Lei nº /2011 faz algumas exigências para a constituição de uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - Eireli, que serão transcritas nos subtópicos abaixo.

2 2.1 - Nome Empresarial O nome empresarial deverá ser formado pela inclusão da expressão "EIRELI" após a firma ou a denominação social da empresa individual de responsabilidade limitada. O uso dessa expressão permitirá diferenciar a empresa individual de responsabilidades limitada das demais, além de identificar o seu regime jurídico para clientes, fornecedores e terceiros Capital Social Mínimo A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País. Considerando o salário mínimo vigente em 02/01/2012, o capital social teria de ser no valor igual ou superior a R$ ,00 (100 x R$ 622,00) Única Empresa A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade. Todavia, não há impedimentos para que o empresário participe do capital social de sociedades de forma em geral. A empresa individual de responsabilidade limitada também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração. 3 - RESPONSABILIDADE O maior atrativo para a constituição de uma empresa individual de responsabilidade limitada é a incomunicabilidade entre o patrimônio social e o pessoal de quem constitui a empresa. Isto porque a Eireli, devidamente constituída, adquire personalidade jurídica, tendo patrimônio próprio que não se confunde com o patrimônio de seu titular, e com isso a responsabilidade passa a ser limitada ao montante do capital social a ela atribuído. Portanto, as obrigações contraídas pela Eireli são de inteira responsabilidade da própria Eireli, e não de seu titular. Com isso, na hipótese de patrimônio insuficiente para a sua resolução, a empresa individual de responsabilidade limitada ficará sujeita ao regime falimentar previsto na Lei /2005. Porém, a Lei /2011 dispõe que aplicam-se à empresa individual de responsabilidade limitada, no que couber, as regras previstas para as

3 sociedades limitadas. Com isso, entende-se que caso ocorra a comprovação de atos ilícitos no exercício da administração da Eireli, poderá o seu titular ser responsabilizado pelas obrigações sociais, ou seja, poderá recair sobre os bens do titular, eventuais dívidas trabalhistas e débitos previdenciários. 4 - TRANSFORMAÇÃO O Código Civil, Lei /2002, com as alterações da Lei /2011, prevê a possibilidade de transformação de sociedade empresária para empresário individual ou para Eireli, e vice-versa Transformação de Sociedade Contratual para Eireli O sócio remanescente, inclusive na hipótese de concentração de todas as cotas da sociedade sob sua titularidade, poderá requerer, no Registro Público de Empresas Mercantis, a transformação do registro da sociedade para empresa individual de responsabilidade limitada. A transformação do registro poderá ser requerida independentemente do decurso do prazo de cento e oitenta dias, desde que não tenha sido registrado ato de liquidação da sociedade. A transformação do registro de sociedade contratual para Eireli poderá ser formalizada em um ou dois processos: a) formalização em um processo: 1 - a formalização deverá ser efetuada por meio de um processo que conterá a alteração do ato constitutivo da natureza jurídica em transformação, assim como o ato constitutivo da natureza jurídica transformada (Eireli), transcrito na própria alteração ou em instrumento separado; 2 - para o arquivamento do ato de transformação na Junta Comercial, além dos demais documentos formalmente exigidos, são necessários: Capa de processo/requerimento, contendo: alteração contratual contendo a resolução pela transformação; ato constitutivo, se não transcrito no instrumento de transformação, que atenderá ao disposto no Capítulo 1 deste Manual (Constituição); 3 - caso a natureza jurídica em transformação não esteja enquadrada na condição de ME ou EPP, devem ser exigidas certidões negativas, conforme o disposto na Instrução Normativa DNRC n 115, de 30/ 09/2011.

4 4 - na hipótese de ser do interesse da natureza jurídica transformada (EIRELI), observados os requisitos necessários, essa poderá protocolar processo de seu enquadramento na condição de ME ou EPP, o qual será vinculado ao processo de arquivamento da transformação. A Declaração de Enquadramento será assinada pelo titular pessoa física. 5 - preço do serviço: cobrar-se-á pela natureza do tipo jurídico anterior. b) formalização em dois processos: 1 - a formalização deverá ser efetuada por meio de um processo de alteração do ato constitutivo da natureza jurídica em transformação e outro processo do qual constará o ato constitutivo da natureza jurídica transformada (Eireli) para o arquivamento do ato de transformação, além dos demais documentos formalmente exigidos, são necessários: Capa de processo/requerimento, contendo: alteração do ato constitutivo contendo a resolução pela transformação; 2 - para o arquivamento do ato constitutivo da natureza jurídica transformada (EIRELI), além dos demais documentos formalmente exigidos, são necessários: Capa de processo/requerimento, contendo: - Código e descrição do ato: Ato Constitutivo; ato constitutivo, que atenderá ao disposto no Capítulo 1 deste Manual (Constituição) Transformação de Eireli Para Sociedade A transformação do registro de Eireli para sociedade contratual, caso o titular queira admitir um ou mais sócios, poderá ser formalizada em um ou dois processos. a) formalização em um processo: 1 - a formalização deverá ser efetuada por meio de um processo que conterá a alteração do ato constitutivo da natureza jurídica em transformação (Eireli), assim como o contrato da natureza jurídica transformada, transcrito na própria alteração ou em instrumento separado;

5 2 - para o arquivamento do ato de transformação na Junta Comercial, além dos demais documentos formalmente exigidos, são necessários: Capa de processo/requerimento, contendo: alteração do ato constitutivo contendo a resolução pela transformação; contrato social, se não transcrito no instrumento de transformação; 3 - caso a empresa individual de responsabilidade limitada não esteja enquadrada na condição de ME ou EPP, devem ser exigidas certidões negativas, conforme o disposto na Instrução Normativa DNRC n 115, de 30/09/ na hipótese de ser do interesse da natureza jurídica transformada, observados os requisitos necessários, essa poderá protocolar processo de seu enquadramento na condição de ME ou EPP, o qual será vinculado ao processo de arquivamento da transformação. A Declaração de Enquadramento será assinada por todos os sócios. 5 - preço do serviço: cobrar-se-á pela natureza do tipo jurídico anterior. b) formalização em dois processos: 1 - a formalização deverá ser efetuada por meio de um processo de alteração do ato constitutivo da natureza jurídica em transformação (Eireli) e de outro processo do qual constará o contrato social da natureza jurídica transformada para o arquivamento do ato de transformação, além dos demais documentos formalmente exigidos, são necessários: Capa de processo/requerimento, contendo alteração do ato constitutivo contendo a resolução pela transformação; 2 - para o arquivamento do contrato social da natureza jurídica transformada, além dos demais documentos formalmente exigidos, são necessários: Capa de processo/requerimento, contendo: - Código e descrição do ato: Contrato; contrato social.

6 4.3 - Transformação de Empresário Individual em Eireli e Vice-Versa No caso de transformação de empresário individual em empresa individual de responsabilidade limitada e vice-versa deverão ser observados os procedimentos estabelecidos na Instrução Normativa DNRC nº 118/2011 e em seu Anexo II. 5 - JUNTA COMERCIAL Os atos de constituição e alteração da Eireli deverão observar o disposto no Manual de Atos de Registro de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada instituído pela Instrução Normativa DNRC nº 117/2011 Fonte: Editorial ITC. Atenção! De acordo com o disposto no caput e inciso XIII do art. 7º, e nos arts. 24, 29 e 101 a 184, da Lei nº 9610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº /2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site: exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT

Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes

Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes Universidade Estadual de Goiás - UEG Professor: Célio de Sousa Ramos Acadêmico: Samuel Filipe Mendonça Curso: Ciências Contábeis (3 Ano) Anápolis 2012 EIRELI

Leia mais

ANEXO I à Instrução Normativa DNRC nº 118/2011 PROCEDIMENTOS REFERENTES À TRANSFORMAÇÃO DE EMPRESÁRIO EM SOCIEDADE E VICE-VERSA

ANEXO I à Instrução Normativa DNRC nº 118/2011 PROCEDIMENTOS REFERENTES À TRANSFORMAÇÃO DE EMPRESÁRIO EM SOCIEDADE E VICE-VERSA ANEXO I à Instrução Normativa DNRC nº 118/2011 PROCEDIMENTOS REFERENTES À TRANSFORMAÇÃO DE EMPRESÁRIO EM SOCIEDADE E VICE-VERSA 1 TRANSFORMAÇÃO DE EMPRESÁRIO EM SOCIEDADE EMPRESÁRIA Deverão ser protocolados

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Teoria Geral Professor (a): Priscilla Menezes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Teoria Geral Professor (a): Priscilla Menezes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Teoria Geral Professor (a): Priscilla Menezes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins Aula 03 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA (EIRELI)

Leia mais

Curso Direito Empresarial Economia

Curso Direito Empresarial Economia AULA 7 Empresário Individual: principais aspectos, características, responsabilidades do empresário e limites de faturamento: 7.1. Empresa Individual (pessoa física); 7.2. Microempreendedor Individual

Leia mais

O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE REGISTRO DO. COMÉRCIO-DNRC, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 4o da Lei no 8.

O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE REGISTRO DO. COMÉRCIO-DNRC, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 4o da Lei no 8. Instrução Normativa nº 02, de 30 de Abril de 2007. Dispõe sobre o enquadramento, reenquadramento e desenquadramento de microempresa e empresa de pequeno porte, constantes da Lei Complementar nº 123, de

Leia mais

Francisco Penante Jr. Direito Empresarial. 2ª edição Revista, ampliada e atualizada

Francisco Penante Jr. Direito Empresarial. 2ª edição Revista, ampliada e atualizada Francisco Penante Jr. 37 Direito Empresarial 2ª edição Revista, ampliada e atualizada 2017 capítulo 2 DO EMPRESÁRIO INDIVIDUAL E DA EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA Leia a lei: Arts. 44,

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Simples Nacional Parte II. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Simples Nacional Parte II. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Simples Nacional Parte II Prof. Marcello Leal Objetivos do simples nacional Simples Nacional Arrecadação Simplificada Facilidade na Regularização Acesso ao Mercado Apuração e recolhimento

Leia mais

Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC

Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC Olá, Pessoal! Hoje comentamos o gabarito da questão única de Direito Empresarial, cobrada para Auditor-Fiscal da Receita Estadual, em prova realizada

Leia mais

UNIDADE 8 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

UNIDADE 8 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA UNIDADE 8 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA 1 Profª Roberta Siqueira Direito Empresarial II ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia

Leia mais

Considerações gerais sobre a EIRELI Empresa Individual de Responsabilidade Limitada Omar Augusto Leite Melo*

Considerações gerais sobre a EIRELI Empresa Individual de Responsabilidade Limitada Omar Augusto Leite Melo* Imprimir Enviar por E-mail Curtir 3 Compartilhe: Omar Augusto Leite Melo Advogado e Consultor Tributário. Pós Graduado em Direito Tributário pelo Centro de Extensão Universitária CEU de São Paulo. Professor.

Leia mais

Porto Alegre (RS), 20 de junho de 2016.

Porto Alegre (RS), 20 de junho de 2016. Slide 1 EIRELI: Análise Legal e os Resultados Práticos Porto Alegre (RS), 20 de junho de 2016. Slide 2 Conteúdo Programático: - Análise Histórica da Introdução das EIRELI s no Direito Brasileiro; - Conceito

Leia mais

UNIDADE 6 SOCIEDADE EM NOME COLETIVO

UNIDADE 6 SOCIEDADE EM NOME COLETIVO UNIDADE 6 SOCIEDADE EM NOME COLETIVO 1 Profª Roberta Siqueira Direito Empresarial II ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais

Marina Zava de Faria

Marina Zava de Faria MZ Advocacia Corporativa Av. D, n. 419, Ed. Comercial Marista, Setor Marista, Goiânia - GO, CEP 7415-040 marinazava@mzadvocaciacorporativa.com.br +55 (62) 3087-9828 +55 (62) 982892401 Marina Zava de Faria

Leia mais

Comentários a Lei nº /2011 que permite a constituição da empresa individual de responsabilidade limitada - EIRELI

Comentários a Lei nº /2011 que permite a constituição da empresa individual de responsabilidade limitada - EIRELI Comentários a Lei nº. 12.441/2011 que permite a constituição da empresa individual de responsabilidade limitada - EIRELI Géssica Bitencourt da Silva e Silva bitencourtg@gmail.com Acadêmica de Direito no

Leia mais

Matéria elaborada com base na legislação vigente em:

Matéria elaborada com base na legislação vigente em: CALÇADOS E SUAS PARTES - Suspensão do IPI Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 19.07.2012. Sumário: 1 - INTRODUÇÃO 2 - AQUISIÇÕES DE MATÉRIA-PRIMA, PRODUTO INTERMEDIÁRIO E MATERIAL DE EMBALAGEM

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Rogério Martir Aula 1 03/07/2017 Direito Empresarial: - Teoria Geral da Empresa; - Nome Empresarial; - Sociedades Não Personificadas.

Leia mais

Vedação à participação de pessoas físicas, MEI e EIRELI em licitações

Vedação à participação de pessoas físicas, MEI e EIRELI em licitações Vedação à participação de pessoas físicas, MEI e EIRELI em licitações Questão que sempre surge em treinamentos e na consultoria da JML é a seguinte: é possível proibir a participação em licitações de pessoas

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 Altera a Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), para aperfeiçoar a disciplina da empresa individual de responsabilidade limitada e para permitir a constituição

Leia mais

O projeto foi distribuído à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, não tendo sido apresentada emenda no prazo regimental.

O projeto foi distribuído à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, não tendo sido apresentada emenda no prazo regimental. P A R E C E R INDICAÇÃO N.º 075/2012, SOBRE O PROJETO DE LEI DO SENADO 96/2012, DO SENADOR PAULO BAUER, QUE ALTERA A LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 (CÓDIGO CIVIL), PARA APERFEIÇOAR A DISCIPLINA

Leia mais

A responsabilidade pessoal dos sócios nas sociedades empresárias. Michele Schwan Advogada OAB/RS

A responsabilidade pessoal dos sócios nas sociedades empresárias. Michele Schwan Advogada OAB/RS A responsabilidade pessoal dos sócios nas sociedades empresárias Michele Schwan Advogada OAB/RS 86.749 As três modalidades de constituição de empresa mais utilizadas no Rio Grande do Sul, conforme a Junta

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS DIREITO EMPRESARIAL : Aula 1 Teoria Geral da Empresa / Nome Empresarial Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante

Leia mais

CRÉDITO PRESUMIDO PARA INDÚSTRIA FABRICANTE DE PRODUTOS COM MATERIAL RECICLÁVEL - Aspectos relacionados ao ICMS/SC

CRÉDITO PRESUMIDO PARA INDÚSTRIA FABRICANTE DE PRODUTOS COM MATERIAL RECICLÁVEL - Aspectos relacionados ao ICMS/SC CRÉDITO PRESUMIDO PARA INDÚSTRIA FABRICANTE DE PRODUTOS COM MATERIAL RECICLÁVEL - Aspectos relacionados ao ICMS/SC Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 14.07.2011. SUMÁRIO: 1 - INTRODUÇÃO

Leia mais

Centro de Estudos Especial: Mudanças substanciais com as novas instruções normativas do DREI

Centro de Estudos Especial: Mudanças substanciais com as novas instruções normativas do DREI Centro de Estudos Especial: Mudanças substanciais com as novas instruções normativas do DREI MUDANÇAS SUBSTANCIAIS NO REGISTRO MERCANTIL COM AS NOVAS INSTRUÇÕES DO DREI Foram publicadas novas instruções

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS Aula 1 Direito Empresarial: - Teoria Geral da Empresa; - Nome Empresarial; - Sociedades Não Personificadas. Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL 1. A recuperação extrajudicial é uma modalidade prevista na Lei Nº 11.101/2005, e pode ser adotada pelo empresário em dificuldade e com

Leia mais

PONTO SEIS O REGIME JURÍDICO DA EMPRESA

PONTO SEIS O REGIME JURÍDICO DA EMPRESA PONTO SEIS O REGIME JURÍDICO DA EMPRESA SOCIEDADES NÃO PERSONALIZADAS SOCIEDADE EM COMUM SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO PERSONALIZADAS SIMPLES SOCIEDADE SIMPLES SOCIEDADE COOPERATIVA EMPRESÁRIAS SOCIEDADE

Leia mais

ABONO SALARIAL DO PIS/PASEP - EXERCÍCIO 2011/ Cronograma. Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 04/07/2011.

ABONO SALARIAL DO PIS/PASEP - EXERCÍCIO 2011/ Cronograma. Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 04/07/2011. ABONO SALARIAL DO PIS/PASEP - EXERCÍCIO 2011/2012 - Cronograma Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 04/07/2011. Sumário: 1 - Introdução 2 - Conceito 3 - Beneficiário 4 - Requerimento 4.1

Leia mais

Revisão OAB. Gabriel Rabelo

Revisão OAB. Gabriel Rabelo Revisão OAB Gabriel Rabelo Tópico 1) Empresário Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. Parágrafo

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Atividade Empresária 1) VUNESP - NeR - TJ SP (2014) Segundo a legislação civil em vigor, no que diz respeito à empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI),

Leia mais

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (i)

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (i) Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (i) CAMILA VILLARD DURAN! Pessoa jurídica! Personalidade! Capacidade para adquirir direitos e contrair obrigações! Registro dos atos constitutivos 1 ! Pessoas

Leia mais

A possibilidade de transformação da S.A em Eireli

A possibilidade de transformação da S.A em Eireli A possibilidade de transformação da S.A em Eireli Ana Clara Ribeiro Batista Costa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Resumo O estudo abordará o seguinte questionamento: a possibilidade de

Leia mais

EIRELI. EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA A NOVA FORMA JURÍDICA Braulino José dos Santos

EIRELI. EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA A NOVA FORMA JURÍDICA Braulino José dos Santos EIRELI EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA A NOVA FORMA JURÍDICA 0 PROGRAMA FORMAS JURÍDICAS COMUNS ATÉ A ENTRADA DA EIRELI. LEI 12.441/2011. DIFERENÇA ENTRE EIRELI E OUTROS TIPOS JURÍDICOS.

Leia mais

REQUERIMENTO INTERESSADO 2) NO CASO DE REQUERIMENTO FORMULADO POR INTERESSADO FOI JUSTIFICADO O INTERESSE JURÍDICO?

REQUERIMENTO INTERESSADO 2) NO CASO DE REQUERIMENTO FORMULADO POR INTERESSADO FOI JUSTIFICADO O INTERESSE JURÍDICO? SOCIEDADE OBSERVAÇÃO: SENDO ME OU EPP, não é necessário a certidão de Regularidade do FGTS, as publicações, assim como, visto do advogado e reconhecimento de firma. REQUERIMENTO LEGITIMIDADE 1) REQUERIMENTO

Leia mais

ESOLUÇÃO CFC Nº 1.390, DE 30 DE MARÇO DE 2012 DOU Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis.

ESOLUÇÃO CFC Nº 1.390, DE 30 DE MARÇO DE 2012 DOU Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. ESOLUÇÃO CFC Nº 1.390, DE 30 DE MARÇO DE 2012 DOU 24.04.2012 Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e

Leia mais

Direito Empresarial. Professora Carolina Lima. (facebook idem)

Direito Empresarial. Professora Carolina Lima. (facebook idem) Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima AULA 01 Direito Empresarial Professora Carolina Lima (facebook idem) Bibliografia: a professora recomenda ler o caderno.

Leia mais

LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002

LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:... LIVRO II DO DIREITO DE EMPRESA TÍTULO

Leia mais

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais.

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Direito Empresarial Pessoa Jurídica Personalidade jurídica Responsabilidades da pessoa jurídica

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2018. Dispõe sobre o registro das organizações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, R E S

Leia mais

LICITAÇÃO. PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS FÍSICAS, MEI E EIRELI. Vedação à participação de pessoas físicas, MEI e EIRELI em licitações Por JML Consultoria 1

LICITAÇÃO. PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS FÍSICAS, MEI E EIRELI. Vedação à participação de pessoas físicas, MEI e EIRELI em licitações Por JML Consultoria 1 LICITAÇÃO. PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS FÍSICAS, MEI E EIRELI. Vedação à participação de pessoas físicas, MEI e EIRELI em licitações Por JML Consultoria 1 Questão que sempre surge em treinamentos e na consultoria

Leia mais

DSPJ INATIVA Regras para Apresentação. Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 15/01/2013. Sumário:

DSPJ INATIVA Regras para Apresentação. Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 15/01/2013. Sumário: DSPJ INATIVA 2013 - Regras para Apresentação Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 15/01/2013. Sumário: 1 - INTRODUÇÃO 2 - OBRIGATORIEDADE DE APRESENTAÇÃO 3 - ENTREGA DA DECLARAÇÃO 3.1 -

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE ATOS INTEGRANTES DA TABELA DE PREÇOS DOS SERVIÇOS PERTINENTES AO REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS E ATIVIDADES AFINS.

ESPECIFICAÇÃO DE ATOS INTEGRANTES DA TABELA DE PREÇOS DOS SERVIÇOS PERTINENTES AO REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS E ATIVIDADES AFINS. S ESPECIFICAÇÃO DE INTEGRANTES DA TABELA DE S DOS SERVIÇOS PERTINENTES AO REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS E ATIVIDADES AFINS. Resolução Plenária n.º 006/2016, que reajustou a tabela de preços da

Leia mais

PARTE I SOCIEDADE LIMITADA

PARTE I SOCIEDADE LIMITADA PARTE I Art. 1.052. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. Código Civil. Vamos

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA PGFN/RFB Nº 3, DE 02 DE MAIO DE DOU DE 02/05/2007- EDIÇÃO EXTRA

PORTARIA CONJUNTA PGFN/RFB Nº 3, DE 02 DE MAIO DE DOU DE 02/05/2007- EDIÇÃO EXTRA PORTARIA CONJUNTA PGFN/RFB Nº 3, DE 02 DE MAIO DE 2007 - DOU DE 02/05/2007- EDIÇÃO EXTRA Alterado pela PORTARIA CONJUNTA PGFN/RFB Nº 1, DE 20 DE JANEIRO DE 2010 - DOU DE 22/01/2010 Dispõe sobre a prova

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (02/07/2018) Holding Familiar.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (02/07/2018) Holding Familiar. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (02/07/2018) Holding Familiar. Conceito: são pessoas criadas pelo direito. Não existem fisicamente,

Leia mais

LEI Nº 391/2010, DE 13 DE OUTUBRO DE 2010.

LEI Nº 391/2010, DE 13 DE OUTUBRO DE 2010. LEI Nº 391/2010, DE 13 DE OUTUBRO DE 2010. INSTITUI NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE ITAIÓPOLIS, O REGIME JURÍDICO -TRIBUTÁRIO DIFERENCIADO, FAVORECIDO E SIMPLIFICADO CONCEDIDO ÀS MICROEMPRESAS ME, E ÀS EMPRESAS

Leia mais

LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO

LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO Holding Patrimonial nas Relações Imobiliárias Professor: Dr. Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

Instituições de Direito FEA

Instituições de Direito FEA Instituições de Direito FEA MÓDULO II INTRODUÇÃO AO DIREITO EMPRESARIAL! Pessoa jurídica vs. Pessoa física! Personalidade jurídica! Registro dos atos constitutivos! Empresa e empresário! EIRELI e sociedade

Leia mais

11/08/2016. Breve histórico do tratamento. GOVERNO: Federal Estadual Municipal. Tratamento diferenciado. Art. 179 GESTÃO DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS

11/08/2016. Breve histórico do tratamento. GOVERNO: Federal Estadual Municipal. Tratamento diferenciado. Art. 179 GESTÃO DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS GESTÃO DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS Breve histórico do tratamento Profa. MsC. Célia Regina Beiro da Silveira celiabeiro@expresso.com.br GOVERNO: Federal Estadual Municipal Tratamento diferenciado A Lei

Leia mais

ANEXO MANUAL DE ATOS DE REGISTRO DE EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE L I M I TA D A

ANEXO MANUAL DE ATOS DE REGISTRO DE EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE L I M I TA D A ANEXO MANUAL DE ATOS DE REGISTRO DE EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE L I M I TA D A O presente Manual estabelece normas a serem observadas pelas Juntas Comerciais e seus usuários na prática de atos

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA N 6419, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2007.

RESOLUÇÃO CONJUNTA N 6419, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2007. RESOLUÇÃO CONJUNTA N 6419, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2007. Dispõe sobre a comprovação da condição de Pequena Empresa nas aquisições públicas do Estado de Minas Gerais, o compartilhamento de informações entre

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: EIRELI, Empresa individual, responsabilidade dos titulares, pessoa jurídica, direito societário. ABSTRACT

RESUMO. Palavras-chave: EIRELI, Empresa individual, responsabilidade dos titulares, pessoa jurídica, direito societário. ABSTRACT Empresa Individual de Responsabilidade Limitada Leandro Panfilo RESUMO Fernando Fernandes Pimenta O presente trabalho pretende fazer uma análise direta e prática da nova espécie de Pessoa Jurídica introduzida

Leia mais

Art. 1º A prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional será efetuada mediante apresentação de:

Art. 1º A prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional será efetuada mediante apresentação de: Portaria Conjunta nº 3, de 02.05.2007 - DOU 1 de 02.05.2007 - Edição Extra Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional e dá outras providências. O PROCURADOR-GERAL DA FAZENDA

Leia mais

4. Se Prestador de serviço ou fornecedor de bem tipo PESSOA FÍSICA:

4. Se Prestador de serviço ou fornecedor de bem tipo PESSOA FÍSICA: INSTRUÇÃO NORMATIVA PROAD Nº 001/2017 Estabelece novos procedimentos para formalização de processos de Reconhecimentos de Débito para PRESTADORES DE SERVIÇO ou FORNECEDORES DE BENS e OUTROS SEM VÍNCULO

Leia mais

Sistema Nacional de Registro de Empresas Mercantis - SINREM Sec. de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR Página:

Leia mais

FICHA DE REGISTRO CADASTRAL. Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax: ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA. Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax:

FICHA DE REGISTRO CADASTRAL. Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax: ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA. Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax: FICHA DE REGISTRO CADASTRAL DADOS DO FORNECEDOR RAZÃO SOCIAL: CNPJ: INSC. EST.: Endereço: Bairro: Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax: e-mail: Site: ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA Endereço: Bairro: Cep:

Leia mais

Aula 1 Direito Empresarial

Aula 1 Direito Empresarial LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIO Aula 1 Direito Empresarial Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

DECRETO Nº 7.339, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010 DOU

DECRETO Nº 7.339, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010 DOU DECRETO Nº 7.339, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010 DOU 21.10.2010 Dispõe sobre a remissão, rebate para liquidação e desconto adicional para liquidação de dívidas rurais de que tratam os arts. 69 a 72 da Lei nº

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 60, DE 26 DE ABRIL DE 2019

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 60, DE 26 DE ABRIL DE 2019 DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 30/04/2019 Edição: 82 Seção: 1 Página: 27 Órgão: Ministério da Economia/Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital/Secretaria de Governo Digital/Departamento

Leia mais

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) Orientações e procedimentos para registro em RCPJ

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) Orientações e procedimentos para registro em RCPJ Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) Orientações e procedimentos para registro em RCPJ Lei nº 12.441 Empresa Individual de Responsabilidade Limitada EIRELI Empresa Individual de Responsabilidade

Leia mais

CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL (CRC) LEI FEDERAL Nº DE 21 DE JUNHO DE 1993 E SUAS ALTERAÇÕES

CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL (CRC) LEI FEDERAL Nº DE 21 DE JUNHO DE 1993 E SUAS ALTERAÇÕES CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL (CRC) LEI FEDERAL Nº. 8.666 DE 21 DE JUNHO DE 1993 E SUAS ALTERAÇÕES 1 INSTRUÇÕES PARA OBTENÇÃO DO CRC A) O fornecedor deverá apresentar os documentos necessários para

Leia mais

8 DESCONSTITUIÇÃO- LIQUIDAÇÃO - EXTINÇÃO EXTINÇÃO

8 DESCONSTITUIÇÃO- LIQUIDAÇÃO - EXTINÇÃO EXTINÇÃO 8 DESCONSTITUIÇÃO- LIQUIDAÇÃO - EXTINÇÃO 8. - EXTINÇÃO 8.. - DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA No caso de extinção em que as fases de DESCONSTITUIÇÃO E LIQUIDAÇÃO (com seu encerramento) sejam praticadas em um único

Leia mais

PORTARIA ANP Nº 202, DE DOU REPUBLICADA DOU

PORTARIA ANP Nº 202, DE DOU REPUBLICADA DOU PORTARIA ANP Nº 202, DE 30.12.1999 - DOU 31.12.1999 - REPUBLICADA DOU 3.5.2004 Estabelece os requisitos a serem cumpridos para acesso a atividade de distribuição de combustíveis líquidos derivados de petróleo,

Leia mais

ROTEIRO PARA REGISTRO DE EMPRESAS

ROTEIRO PARA REGISTRO DE EMPRESAS Setembro / 2016 ROTEIRO PARA REGISTRO DE EMPRESAS Francisco Ananias Roteiro para registros de empresas, abordando os aspectos de natureza jurídica dos atos sociais INTRODUÇÃO Elucidar algumas dúvidas,

Leia mais

Sugestões de Alteração aos Projetos de Lei n os. 4.605/09 e 4.953/09

Sugestões de Alteração aos Projetos de Lei n os. 4.605/09 e 4.953/09 Sugestões de Alteração aos Projetos de Lei n os. 4.605/09 e 4.953/09 A SITUAÇÂO ATUAL Art. 985-A. A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por um único sócio, pessoa natural,

Leia mais

Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014

Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014 Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014 Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional. O Secretário da Receita Federal do Brasil e a Procuradora-Geral da Fazenda Nacional,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE 02-03-2017 Dispõe sobre o arquivamento de atos de empresas, sociedades ou cooperativas de que participem estrangeiros residentes e domiciliados no Brasil, pessoas físicas,

Leia mais

DISCIPLINA: JUR DIREITO EMPRESARIAL III VALOR DA PROVA: 5,0 ALUNO(A)

DISCIPLINA: JUR DIREITO EMPRESARIAL III VALOR DA PROVA: 5,0 ALUNO(A) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CÊNCIAS JURÍDICAS CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: JUR 1023 - DIREITO EMPRESARIAL III TURMA: PROFESSOR(A) Fernanda de Paula

Leia mais

Estruturação e Captação de Recursos Financeiros. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani -

Estruturação e Captação de Recursos Financeiros. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - Estruturação e Captação de Recursos Financeiros Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - silviabertani@gmail.com Empresa: modalidades de empresa e estabelecimento comercial reunião de pessoas Sociedade

Leia mais

COMO ABRIR UMA EMPRESA

COMO ABRIR UMA EMPRESA COMO ABRIR UMA EMPRESA Sumário INTRODUÇÃO 3 2. Ideia do negócio 4 3. Tipos de empresas 5 4. Órgãos de Registro Empresarial 15 5. Regimes tributários 16 6. Planejamento tributário 17 7. Formalização da

Leia mais

PORTARIA Nº 129/2016-SEFAZ

PORTARIA Nº 129/2016-SEFAZ PORTARIA Nº 129/2016-SEFAZ Altera a Portaria n 005/2014-SEFAZ, de 30/01/2014 (DOE 31/01/2014), que dispõe sobre o Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado de Mato Grosso e dá outras providências. O

Leia mais

Provimento Nº.../2016. Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia

Provimento Nº.../2016. Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia Provimento Nº.../2016 Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia O CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 54, V, da Lei n 8.906,

Leia mais

LEGALE MBA EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Planejamento Societário Holding II. Professor: Rogério Martir

LEGALE MBA EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Planejamento Societário Holding II. Professor: Rogério Martir 1 LEGALE MBA EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Planejamento Societário Holding II Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial

Leia mais

SEFAZ DIREITO empresarial Sociedades Coligadas Prof. Fidel Ribeiro

SEFAZ DIREITO empresarial Sociedades Coligadas Prof. Fidel Ribeiro SEFAZ DIREITO empresarial Sociedades Coligadas Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial SOCIEDADES COLIGADAS sociedades coligadas relação entre sociedades. Art. 1.097. Consideram-se

Leia mais

Curso Direito Empresarial Administração

Curso Direito Empresarial Administração AULA 4 Sociedades. Empresárias ou simples. Personificadas e não personificadas. Sociedades empresárias, espécies. 4.1. As sociedades empresárias A pessoa jurídica Sociedade empresária é um agrupamento

Leia mais

Informativo CG. Obrigações. Número: 165 Julho/2012 Publicação da CG Contadores Associados S/S

Informativo CG. Obrigações. Número: 165 Julho/2012 Publicação da CG Contadores Associados S/S Número: 165 Julho/2012 Publicação da CG Contadores Associados S/S Informativo CG Obrigações 04 IOF Imposto sobre Operações Financeiras Fatos geradores referentes ao 3º decêndio de JUNHO/2012 06 FGTS -

Leia mais

Rio de Janeiro, 07 de agosto de Of. Circ. Nº 230/18

Rio de Janeiro, 07 de agosto de Of. Circ. Nº 230/18 Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2018. Of. Circ. Nº 230/18 Assunto: Instruções Normativas do Departamento de Registro Empresarial e Integração DREI padroniza a formulação de exigências pelas Juntas Comerciais

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) FGV - AFTRM - Pref Cuiabá (2014) Jaciara constituiu, com suas irmãs Luciara e Cláudia, uma sociedade simples, com sede em Aripuanã/MT. A sociedade obteve enquadramento

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo ANEXO I A QUE SE REFERE À PORTARIA JUCESP Nº 49, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2015. Republicado por não ter sido atualizado o valor correspondente ao arquivamento de debênture e demais informações complementares.

Leia mais

Direito Empresarial Econômico

Direito Empresarial Econômico Direito Empresarial Econômico Os sistemas econômicos e o Direito empresarial A ordem econômica valorização do trabalho humano e na livre iniciativa assegurar a todos existência digna soberania nacional

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL I. Foed Saliba Smaka Jr. 06/03/2015.

DIREITO EMPRESARIAL I. Foed Saliba Smaka Jr. 06/03/2015. DIREITO EMPRESARIAL I Foed Saliba Smaka Jr. 06/03/2015. Empresário Empresário é a pessoa que toma a iniciativa de organizar uma atividade econômica de produção ou circulação de bens ou serviços. Pode Ser

Leia mais

CAPÍTULO IV - DAS CONDIÇÕES PARA A CONSOLIDAÇÃO CAPÍTULO V - DO DEFERIMENTO DO PEDIDO DE PARCELAMENTO CAPÍTULO VI - DA REVISÃO DA CONSOLIDAÇÃO

CAPÍTULO IV - DAS CONDIÇÕES PARA A CONSOLIDAÇÃO CAPÍTULO V - DO DEFERIMENTO DO PEDIDO DE PARCELAMENTO CAPÍTULO VI - DA REVISÃO DA CONSOLIDAÇÃO CONTEÚDO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES INICIAIS CAPÍTULO II - DAS INFORMAÇÕES E DO PRAZO PARA SUA PRESTAÇÃO CAPÍTULO III - DO PARCELAMENTO E DO PAGAMENTO À VISTA COM UTILIZAÇÃO DE CRÉDITOS CAPÍTULO IV - DAS

Leia mais

Decreto Nº DE 05/10/2015

Decreto Nº DE 05/10/2015 Decreto Nº 16212 DE 05/10/2015 Publicado no DOE em 5 out 2015 Regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.727, DE 10 DE AGOSTO DE 2017

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.727, DE 10 DE AGOSTO DE 2017 CIRCULAR SINDICOMIS Nº SI/227/17 MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.727, DE 10 DE AGOSTO DE 2017 DOU de 14/08/2017 (nº 155, Seção 1, pág. 30) Altera

Leia mais

ALTERACÃO DE N 4 DE TRANSFORMACÃO EM EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI

ALTERACÃO DE N 4 DE TRANSFORMACÃO EM EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI ALTERACÃO DE N 4 DE TRANSFORMACÃO EM EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI VB DA ROSA & CIA LTDA Pelo presente instrumento particular de alteração contratual, que entre si fazem, o Sr.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.842, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.842, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.842, DE 29.10.2018 Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.701, de 14 de março de 2017, que Institui a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf).

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 13, DE 18 DE JUNHO DE 2008

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 13, DE 18 DE JUNHO DE 2008 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 13, DE 18 DE JUNHO DE 2008 11/06/2008 * Publicada no DOE em 30/06/2008. Dispõe acerca dos procedimentos de exclusão de empresas optantes do Simples Nacional, alteração de seu regime

Leia mais

Ministério da Fazenda

Ministério da Fazenda N.º 191 - Seção 1, sexta-feira, 3 de outubro de 2014 Ministério da Fazenda SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PORTARIA Nº 1751, DE 2 DE OUTUBRO DE 2014. Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal

Leia mais

UNIDADE 2 CLASSIFICAÇÃO DAS SOCIEDADES

UNIDADE 2 CLASSIFICAÇÃO DAS SOCIEDADES UNIDADE 2 CLASSIFICAÇÃO DAS SOCIEDADES 1 Direito Empresarial II/ Profª Roberta Siqueira ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais

DECRETO Nº, DE 05 DE OUTUBRO DE 2011

DECRETO Nº, DE 05 DE OUTUBRO DE 2011 DECRETO Nº, DE 05 DE OUTUBRO DE 2011 Regulamenta a Lei nº 044, de 21 de dezembro de 2007, que dispõe sobre a Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Amapá. O GOVERNADOR DO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1810, DE 13 DE JUNHO DE 2018

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1810, DE 13 DE JUNHO DE 2018 Visão Multivigente INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1810, DE 13 DE JUNHO DE 2018 (Publicado(a) no DOU de 14/06/2018, seção 1, página 78) Altera a Instrução Normativa RFB nº 971, de 13 de novembro de 2009, que

Leia mais

EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA 174 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA KATYLENE COLLYER PIRES DE FIGUEIREDO¹ Inspirada na Palestra dos Professores Leonardo Marques e Monica Gusmão. Está em vigor desde janeiro a Lei nº 12.441,

Leia mais

Boa noite! Flavio Dondoni Junior.

Boa noite! Flavio Dondoni Junior. Boa noite! Boa noite! Flavio Dondoni Junior. Qual o melhor modelo tributário para minha empresa? Simples Nacional? Limitada (LTDA)? Microempresa? EIRELI? Lucro Real? Individual? Lucro Presumido? Empresa

Leia mais

Direito Empresarial Extensivo

Direito Empresarial Extensivo Direito Empresarial Extensivo Professor: Priscilla Menezes Módulo 09: Pressupostos da Falência Neste bloco vamos abordar os pressupostos da falência: a legitimidade passiva, a insolvência e a decretação

Leia mais

Rio de Janeiro, 12 de dezembro de Of. Circ. Nº 308/17

Rio de Janeiro, 12 de dezembro de Of. Circ. Nº 308/17 Of. Circ. Nº 308/17 Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2017. Assunto: Prestação das informações para fins de consolidação dos débitos no Programa de Regularização Tributária (PRT), instituído pela Medida

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS DE COMO ABRIR SEU ESPAÇO APÓS A CONCLUSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA

ORIENTAÇÕES BÁSICAS DE COMO ABRIR SEU ESPAÇO APÓS A CONCLUSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS DE COMO ABRIR SEU ESPAÇO APÓS A CONCLUSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA - PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE UTILIZAÇÃO DA NOMENCLATURA CLÍNICA NOS ESPAÇOS E DÚVIDAAS QUANTO A ATUAÇÃO

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 780, DE 19 DE MAIO DE 2017.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 780, DE 19 DE MAIO DE 2017. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 780, DE 19 DE MAIO DE 2017. Institui o Programa de Regularização de Débitos não Tributários junto às autarquias e fundações públicas federais e à Procuradoria-Geral Federal e dá outras

Leia mais