Oracle10gDatabase. GuiadoDBA. RobertoRubinsteinSerson

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oracle10gDatabase. GuiadoDBA. RobertoRubinsteinSerson"

Transcrição

1 Oracle10gDatabase GuiadoDBA RobertoRubinsteinSerson

2 15 Capítulo1 InstalaçãoeConfiguração Neste capítulo você aprenderá a instalar o software Oracle, a criar uma base de dados operacional e a acessar sua base, a partir do SQL*Plus e da interface gráfica Oracle Enterprise Manager Database Control. InstalaçãoemLinux Você aprenderá, primeiramente, a instalar o software em Linux. Serão explicados, em detalhes, a instalação e customização do sistema operacional, os procedimentos de pré-instalação (criação do usuário oracle, grupos e alterações em arquivos), a instalação do software Oracle e a criação da base de dados. A instalação em Linux é um pouco mais complexa do que em Windows. Há necessidade de customização da plataforma, execução de alguns comandos de sistema operacional e de alguns scripts shell. No entanto, uma vez que o Linux esteja preparado, a instalação ocorrerá da mesma forma, em ambas as plataformas. Portanto, detalharemos somente a instalação em Linux. Durante o processo, você será guiado passo a passo. É recomendável que leia e execute todas as instruções. Ao final deste capítulo, você precisará de uma base operacional, para poder prosseguir, executando exemplos que serão propostos nos próximos capítulos. No momento em que este livro estava sendo escrito, já havia versões de produção do Oracle Database 10g, para todas os sistemas Unix (incluindo várias distribuições Linux), além de Windows. Optamos por utilizar a versão Red Hat Advanced Server 2.1. Não existem grandes diferenças entre as instalações e customizações em sistemas Unix, de forma genérica. Isso significa que os passos descritos adiante poderão ser utilizados para uma instalação em Sun Solaris, por exemplo. Antes de iniciar a instalação, verifique se a plataforma e a versão estão homologadas. Essas informa-

3 16 Oracle 10g Database Guia do DBA ções podem ser obtidas no site otn.oracle.com. Uma vez feitas as escolhas, o software poderá ser baixado, gratuitamente, deste site. O tamanho do arquivo é de, aproximadamente, 600 MB. Para que a instalação possa ser concluída com sucesso, o sistema operacional Unix precisa ser customizado. Por essa razão, decidimos incluir todos os passos necessários para a customização do Red Hat Advanced Server 2.1, incluindo sua instalação. Partimos do pressuposto de que a máquina escolhida conterá somente Linux. Todo espaço em disco será utilizado na instalação. Siga todos os passos. Esses procedimentos são essencialmente operacionais. Siga-os e, no decorrer de todo o livro, já a partir do segundo capítulo, você começará a compreender o que foi feito. Não se preocupe em3 compreender tudo agora! InstalaçãoeCustomização do Red HatAdvancedServer O seguinte hardware é recomendável: 512 MB de memória RAM. 1 GB de disco para a partição de swap. 400 MB de espaço no diretório /tmp. 2.1 GB de espaço, em disco, para o software Oracle Database 10g e o banco de dados. A instalação do RHAS 2.1 passa por quase 30 telas, que devem ser preenchidas de acordo com as instruções descritas na seqüência. Você precisará dos CDs 1, 2 e, talvez, do 3. As etapas são idênticas para as distribuições RedHat9eFedora. 2. Garanta que o processo de boot da máquina seja realizado pela unidade de CD. Para tanto, altere a forma de inicialização a partir da BIOS. Esse procedimento varia de acordo com a máquina. 3. Insira o primeiro CD do RHAS Na tela de boot, escreva: boot: linux resolution=1024x768. A fonte ficará mais apropriada, tornando a visualização mais fácil. Na seqüência, mostraremos as telas e as informações que você deve fornecer.

4 Capítulo 1 Instalação e Configuração Language Selection English 6. Keyboard Configuration Model: Generic 105-key ou Brazilian ABNT2 (exemplos). Layout: Brazilian. Dead Keys: Enable. 7. Mouse Configuration Aceite as configurações sugeridas. Use Emulate 3 buttons, se essa opção estiver presente. 8. Welcome 9. Installation Type Custom. 10. Disk Partitioning Setup Have the installer automatically partition for you. 11. Automatic Partitioning Verifique se a opção Review está marcada. 12. Warning OK. 13. Disk Setup partição /boot : 100 MB. partição swap : Edite para 2048 MB. partição / : Todo o espaço restante no disco. Ao fazer isso, você receberá um warning.

5 18 Oracle 10g Database Guia do DBA Responda Modify anyway. 14. Boot Loader Configuration NEXT (usar o GRUB). 15. Boot Loader password configuration 16. Network Configuration Desmarque Configure using DHCP. Os valores mostrados na seqüência são apenas exemplos. Você deverá ajustá-los, da forma mais adequada, para o seu ambiente. IP Address = Netmask = Network = Broadcast = Host name = robertolaptop Gateway = DNS Primário = DNS Secundário = DNS Terciário = Firewall Configuration No firewall. 18. Additional Languages Suport Marque: English e Portuguese (Brazil). Default: Portuguese (Brazil). 19. Time Zone Selection Location: São Paulo (selecione o local no qual o seu servidor se localiza). UTC Offset: UTC Account Configuration Root password: digite a senha do root. Aditional account: não acrescente nenhum.

6 Capítulo 1 Instalação e Configuração Autentication Configuration 22. Package Group Selection Marque os grupos a seguir: KDE. Network Managed Workstation. Utilities. Windows Compatibility/Interoperability. Software Development. Desmarque os grupos a seguir: Sound and Multimedia Support. Web Server. Deixe o check box Select Individual Packages desmarcado. 23. Video Configuration Ajuste de acordo com a máquina. O ideal é que o próprio Linux determine a configuração apropriada. 24. Troque o CD-ROM Coloque o CD 2. OK. Espere cerca de 6 minutos (o tempo depende da configuração da máquina). 25. Troque o CD-ROM. Dependendo do seu hardware, não será solicitado o CD 3. Coloque o CD 3. OK. Espere cerca de 2 minutos.

7 20 Oracle 10g Database Guia do DBA 26. Boot Disk Creation Marque Skip boot disk creation. 27. Monitor Configuration. O ideal é que o próprio Linux identifique o seu monitor e forneça os ajustes apropriados. Ajuste de acordo com a máquina, caso a identificação não tenha ocorrido automaticamente. 29. Customize Graphics Configuration Screen Resolution: 1024 x Congratulations EXIT. Retire o CD 3 Espere o reboot 31. Conecte-se como root e utilize o ambiente shell. Remova os pacotes IB- MJava2, caso existam. #rpm -qa grep IBMJava while read RPM ; do >rpm -ev $RPM >done A primeira etapa está concluída; você já instalou e customizou o sistema operacional. Vamos prosseguir com os preparativos da pré-instalação. PreparativosdaPré-instalação 1. Conecte-se como usuário root. Crie o diretório /oracle/oracd/server Server Linux: # mkdir /oracle/oracd/server/server linux 2. Faça download do arquivo ship.db.cpio.gz (software Oracle Database 10g) para esse diretório, a partir do site otn.oracle.com.

8 Capítulo 1 Instalação e Configuração Descompacte o arquivo nesse mesmo diretório. # gunzip ship.db.cpio.gz 4. Extraia os diretórios/arquivos com o cpio. # cpio -idcmv < ship.db.cpio 5. Crie os grupos oinstall e dba. # cd/usr/sbin Execute os comandos: # groupadd oinstall # groupadd dba 6. Crie o usuário oracle: Execute o comando: # useradd -g oinstall -G dba oracle 7. Escolha uma senha para o usuário oracle: Execute o comando: # passwd oracle Confirme a senha escolhida. 8. Edite o arquivo /home/oracle/.bash_profile, anexando as informações: umask 022 PATH=/bin:/usr/bin:/usr/local/bin:/usr/X11R6/bin LD_LIBRARY_PATH=/usr/lib:/usr/X11R6/lib ORACLE_BASE=/u01/app/oracle ORACLE_HOME=$ORACLE_BASE/product/10.1.0/db_1 ORACLE_SID=exemplo LD_LIBRARY_PATH=$ORACLE_HOME/jdk/fre/lib/i386: $ORACLE_HOME/jdk/jre/lib/i386/server: $ORACLE_HOME/rdbms/lib:$ORACLE_HOME/lib: $LD_LIBRARY_PATH PATH=$ORACLE_HOME/bin:$PATH export PATH LD_LIBRARY_PATH export ORACLE_BASE ORACLE_HOME ORACLE_SID 9. Crie a estrutura de diretórios para a instalação do software Oracle. O dono desse diretório deve ser o usuário oracle do grupo oinstall. # mkdir -p /u01/app/oracle # chown -R oracle:oinstall /u01/app # chmod -R 775 /u01/app

9 22 Oracle 10g Database Guia do DBA 10. Edite o arquivo /etc/sysctl.conf e adicione as seguintes linhas: kernel.sem = kernel.shmall = kernel.shmmax = kernel.shmmni = 4096 fs.file-max = net.ipv4.ip_local_port_range = Execute o comando a seguir, para ajustar os parâmetros do kernel: # sysctl -p 12. Conectado como usuário root, execute o comando: # startx 13. Conecte-se como usuário oracle. # su - oracle 14. Execute o instalador. $ cd /Install/Disk1/ $./runinstaller Será realizada inspeção e a instalação será iniciada. Isso ocorrerá quando surgir a tela do Universal Installer. InstalandooSoftwareeCriandoaBasedeDados Surgindo a tela inicial do Universal Installer, basta seguir a seqüência de telas e, ao final, você terá o software instalado e criado uma base de dados de exemplo. Serão indicados todos os passos e algumas telas de referência. A primeira tela (Figura 1.1) mostra a versão do Universal Installer utilizada. É provável que haja diferença na versão do instalador. Não se preocupe. O importante, nesse momento, é que a interface gráfica seja exibida. Figura 1.1 Tela inicial do Universal Installer.

10 Capítulo 1 Instalação e Configuração 23 A próxima tela é de Welcome. Trata-se da apresentação do instalador. É essa ferramenta, totalmente desenvolvida em Java, que o auxiliará durante o processo de instalação. Como a ferramenta é desenvolvida em Java, a instalação segue praticamente as mesmas telas, independentemente da plataforma. Na seqüência, o instalador solicitará a criação de um diretório de inventário. Para criá-lo, haverá necessidade de se especificar um grupo que tenha privilégios de escrita. Não é preciso nenhum padrão. Não altere as sugestões. Você será solicitado a executar um shell script. A figura 1.2 exibe o pedido. Para executar esse script, abra uma nova janela, conecte-se como usuário root, vá até o diretório: /u01/app/ oracle/orainventory e execute o script orainstroot.sh. Os passos são descritos a seguir: $su - root password #cd u01/app/oracle/orainventory/ #./orainstroot.sh #exit Figura 1.2 Solicitando a execução de um shell script. Finalizada a execução do shell script, volte à janela do instalador e clique em Continue. Na seqüência, serão indicados a fonte (source) dos arquivos necessários para a instalação e o local em que o software Oracle será instalado (destination). Não altere nada. Aguarde a execução do processo de carga dos arquivos-fonte. Clique em Next. Na continuação, você deverá escolher o tipo de instalação que será feito. Uma vez que o objetivo do livro é introduzi-lo no mundo Oracle, escolha a instalação mais completa: Enterprise Edition. Clique em Product Languages e escolha, além de inglês, a opção Brazilian Portuguese. Clique em Next.

11 24 Oracle 10g Database Guia do DBA A próxima tela, apresentada na figura 1.3, verifica se o sistema satisfaz os requisitos mínimos de instalação. É interessante verificar que a instalação-padrão do Red Hat Advanced Server 2.1 não possui esses requisitos. Na teoria, você deveria ter feito um ajuste no kernel, atualizando-o. Caso esteja instalando o produto, tendo-se em vista a criação de uma base de produção (visando-se à utilização para fins corporativos), é importante efetuar a modificação. No entanto, mesmo obtendo o aviso, você verificará que o produto será bem instalado. Nos testes efetuados, não houve problemas em virtude disso. Figura 1.3 Efetuando a checagem dos requisitos para a instalação. Clique em Next. A próxima tela é de suma importância. Uma das possibilidades que o instalador lhe fornece é a de criar uma base, com a instalação do software. Clique em Create a Starter Database. A base criada será utilizada no decorrer de todo o livro. Escolha uma base do tipo General Purpose. Para padronizarmos a instalação, utilize o nome exemplo para a base que será criada. Preencha os campos Global Database Name e SID, com exemplo. Como conjunto de caracteres, mantenha o padrão: WE8ISO8859P1. A figura 1.4 mostra a tela em questão. No final dessa tela, você tem a opção Create database with sample schemas. Essa opção deve ser escolhida. Clique em Next.

12 Capítulo 1 Instalação e Configuração 25 Figura 1.4 Escolhendo o nome da base, o conjunto de caracteres e a criação de schemas-exemplo. A próxima tela permite-lhe escolher qual a ferramenta de controle que será utilizada. Vamos optar pelo Database Control. Não habilite a opção Enable Notifications. Clique em Next. Na seqüência, selecione a opção de armazenamento File System. Não altere a localização na qual os arquivos da base serão criados. É possível, durante o processo de criação da base de dados definir uma estratégia de backup. O capítulo 14 trata exclusivamente desse tópico. Assim, nesse momento, vamos optar pela não-criação de uma estratégia de backup. Para isso, clique em Do not enable Automated backups e, depois, em Next. A próxima tela corresponde ao gerenciamento de senhas. Trata-se de um assunto essencial à segurança da base. No entanto, para facilitar a administração do nosso banco de testes, vamos padronizar as senhas. Clique em Use the same passwords for all the accounts. Preencha os campos com oracle. Clique em Next. A tela de resumo indica o que será instalado e onde a instalação será efetuada. Chegando a esse ponto, sua tela deve assemelhar-se com a da figura 1.5. Pequenas discrepâncias são aceitáveis, pois dependem da plataforma. No entanto, ao clicar em Next, a instalação será iniciada. Então, caso haja diferenças significativas, tente descobrir o porquê e as corrija. Se tudo estiver de acordo com o esperado, permita que a instalação seja iniciada.

13 26 Oracle 10g Database Guia do DBA Figura 1.5 Tela de resumo e revisão. Fique atento ao progresso da instalação. Durante esse processo, não podem surgir erros. Caso apareça algum e você opte por ignorá-lo, as conseqüências poderão ser nefastas. Por isso, surgindo qualquer problema, interrompa a instalação, reveja todos os passos e reinicie o processo de instalação. Você deve lembrar-se, até porque não faz muito tempo, que optamos por criar uma base durante a instalação do software. Assim, enquanto o software estiver sendo instalado, o wizard Database Configuration Assistant será chamado. Uma vez que todas as parametrizações foram previamente estabelecidas, é só aguardar a conclusão do procedimento. Acompanhe o processo por meio da barra de progresso. Quase no final da criação da base, é mostrada uma tela indicando todos os produtos que devem ser instalados, para que a base funcione corretamente. Não deve haver erros. Os três produtos, exibidos na figura 1.6, precisam estar com status Succeded, excetuando-se o status do Database Configuration Assistant, o qual deverá estar como In-Progress, que ocorre em virtude de algumas configurações ainda serem necessárias. Uma dessas configurações diz respeito ao gerenciamento de senhas e bloqueio das contas dos usuários. Você deve lembrar-se de que optamos por criar usuários-exemplo (schema-examples). Todas as contas estarão, inicialmente, bloqueadas, por padrão, exceto as dos usuários SYS, SYSTEM, DBSNMP e SYSMAN. Adotase tal procedimento por questões de segurança. Para gerenciar as contas e senhas dos demais usuários, clique em Password Management. Não há necessidade de se alterar nada. Por uma mera questão de curiosidade, pode-se visualizar os usuários criados. Posteriormente, no capítulo 12, iremos aprender a gerenciar usuários.

14 Capítulo 1 Instalação e Configuração 27 Figura 1.6 Instalação dos produtos relacionados à base. A figura 1.7 solicita que se execute o shell script root.sh. Você deve abrir uma nova janela, estar conectado como usuário root e alterar o diretório para /u01/app/ oracle/product/10.1.0/db_1. Nesse diretório execute o script. Os procedimentos citados são mostrados na seqüência: $su - root password #cd u01/app/oracle/product/10.1.0/db_1 #./root.sh #exit Figura 1.7 Solicitação de execução de script shell. Ao final da execução, volte para a janela da figura 1.7 e clique em Ok. A última tela, mostrada na figura 1.8, indica o final da instalação. Conforme dito, anteriormente, não pode haver erros. Sua tela final deve assemelhar-se à da figura 1.8. Clique em Exit e confirme a saída do Universal Installer.

15 28 Oracle 10g Database Guia do DBA Figura 1.8 Fim da instalação. Agora, você possui uma base de dados operacional, à qual nos iremos conectar: $ sqlplus /nolog SQL*Plus: Release Production on Sun Mar 7 15:10: Copyright (c) 1982, 2004, Oracle. All rights reserved. SQL>conn / as sysdba connected to an idle instance. SQL>startup Chegando a esse ponto, significa que tudo foi realizado corretamente e que podemos prosseguir. Instalaçãoem Windows A instalação em sistemas Windows é praticamente idêntica à instalação em sistemas Unix-Linux. Estamos partindo do pressuposto que não há nenhum produto Oracle instalado na máquina. Uma vez que você tenha iniciado o Universal Installer, as telas serão as mesmas. No entanto, nenhuma preparação especial com relação ao sistema operacional será necessária, como fizemos para o Linux. É preciso somente baixar o software do Oracle Database 10g para Windows-32bits, descompactá-lo, ir até o diretório c:\disk1\win32 e clicar duas vezes o ícone Setup. Decida a localização em disco, na qual o software será instalado, e siga as mesmas opções vistas durante a instalação no Linux. Não se esqueça de criar os usuáriosexemplo. No nosso caso, optamos por instalar o software na plataforma Windows XP- Professional, sem nenhum service pack instalado. Não houve problemas.

16 Capítulo 1 Instalação e Configuração 29 Ao final, você deve atingir a tela End Of Installation (Figura 1.8). Vamos verficar se tudo correu bem. Para isso, execute os seguintes procedimentos: C:\>net start oracleserviceexemplo The OracleServiceEXEMPLO service is starting. The OracleServiceEXEMPLO service was started successfully. C:\>sqlplus /nolog SQL*Plus: Release Beta on Sun Mar 7 16:17: Copyright (c) 1982, 2003, Oracle. All rights reserved. SQL> conn / as sysdba Connected. Chegando a esse ponto, tudo foi feito corretamente e podemos prosseguir. A partir desse momento, unificaremos as explicações independentemente do sistema operacional escolhido. Em nenhum momento, a escolha fará diferença. UtilizandooEnterpriseManagerDatabaseControl A ferramenta gráfica será extensivamente utilizada no decorrer de todo o livro. A partir dela, mostraremos todos os comandos SQL, caso você queira compreender, exatamente, o que será feito. É absolutamente imprescindível o domínio dessa ferramenta. No caso de instalações em Windows, a tela da figua 1.9 é exibida automaticamente. Caso não seja exibida, siga os procedimentos da seqûência. Em primeiro lugar, o conteúdo do arquivo listener.ora deve ser modificado e salvo no diretório: $ORACLE_HOME/network/admin. É importante salientar que $ORACLE_HOME é uma variável de ambiente, que indica o local em que o software Oracle foi instalado. Lembre-se que o ajuste foi realizado durante a instalação do software. O arquivo deve conter exatamente o conteúdo exposto na seqüência. No local de HOST, coloque o nome da sua máquina: SID_LIST_LISTENER = (SID_LIST = (SID_DESC = (GLOBAL_DBNAME = robertolaptop) (SID_NAME = exemplo) ) ) LISTENER = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = roberto)(port = 1521)))

17 30 Oracle 10g Database Guia do DBA Em segundo lugar, a partir do shell, execute: C:>lsnrctl stop C:>lsnrctl start Por último, execute: c:>emctl start dbconsole Agora, você está preparado para utilizar a interface gráfica. No capítulo 13 você verá essa configuração em detalhes. O Database Control é totalmente Web, devendo, conseqüentemente, ser acessado via browser. Dessa forma, entre no seu browser: Internet Explorer, Mozilla, Opera, enfim, no que você tiver disponível e com que se sentir mais confortável. A seguinte URL será utilizada: A tela exibida é mostrada na figura 1.9. Preencha a tela com as informações indicadas. A senha utilizada é oracle. Figura 1.9 Tela de conexão ao Database Control. Uma vez conectado, a tela principal da ferramenta será mostrada na figura É a partir dela que executaremos todos os procedimentos.

18 Capítulo 1 Instalação e Configuração 31 Figura 1.10 Tela principal do Database Control. Conclusão Ser DBA não é tarefa fácil. Não é para qualquer um! Tenha certeza absoluta de que a parte mais difícil já passou. Conseguindo instalar o produto, criar uma base e acessá-la via Database Control permitirá que você prossiga sem maiores problemas. Nesse primeiro capítulo, pedimos que você nos acompanhasse passo a passo, de forma totalmente robotizada. No entanto, a partir de agora, haverá mais liberdade para a exploração. À medida em que você se sentir mais confortável -enão demorará muito para isso acontecer - você será instigado a testar novas possibilidades.

Aula 1 Instalando o Software Oracle

Aula 1 Instalando o Software Oracle Passo 1 : Aula 1 Instalando o Software Oracle Instalar a VM Oracle. Descompactar a VM Oracle. Iniciar a VM, logar-se com usuário ROOT e senha PASSWORD. Caso não possua a VM, solicitar pelo email : Passo

Leia mais

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software Introdução HOW TO Página: 1 de 14 Para fazer a migração/instalação do 6.1 Software, é necessária a instalação do Sistema Operacional Linux Fedora Core 8. Explicaremos passo a passo como formatar a máquina,

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

INSTALANDO O WINDOWS SERVER 2008

INSTALANDO O WINDOWS SERVER 2008 INSTALANDO O WINDOWS SERVER 2008 Objetivo Esse artigo tem como objetivo demonstrar como instalar o Windows Server 2008 no Microsoft Virtual Server 2005 R2 de forma rápida e fácil. Nesse artigo não abordaremos

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

Instalando o Debian em modo texto

Instalando o Debian em modo texto Instalando o Debian em modo texto Por ser composto por um número absurdamente grande de pacotes, baixar os CDs de instalação do Debian é uma tarefa ingrata. Você pode ver uma lista dos mirrors disponíveis

Leia mais

Instruções para Instalação dos Utilitários Intel

Instruções para Instalação dos Utilitários Intel Instruções para Instalação dos Utilitários Intel Estas instruções ensinam como instalar os Utilitários Intel a partir do CD nº 1 do Intel System Management Software (liberação somente para os dois CDs

Leia mais

INSTALANDO SQL SERVER 2008

INSTALANDO SQL SERVER 2008 VERSÃO 2 INSTALANDO SQL SERVER 2008 Pré-requisitos para instalação do SQL SERVER 2008 Antes de iniciar o instalador do SQL SERVER 2008 é necessário instalar os seguintes componentes: Microsoft Windows

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas INSTALAÇÃO DO SUSE LINUX José Vitor Nogueira Santos FT5 Introdução: O QUE É O SUSE OpenSUSE, é uma distribuição

Leia mais

GEPLANES GESTÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GEPLANES EM UM AMBIENTE WINDOWS

GEPLANES GESTÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GEPLANES EM UM AMBIENTE WINDOWS GEPLANES GESTÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GEPLANES EM UM AMBIENTE WINDOWS JANEIRO 2015 1 Sumário 1. Introdução...3 2. Pré-Requisitos...4 2.1. Instalação do Java Development Kit

Leia mais

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Instalação e Configuração 1 Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 14.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás para

Leia mais

Manual de Instalação Software do etoken Aladdin pro 72k

Manual de Instalação Software do etoken Aladdin pro 72k Manual de Instalação Software do etoken Aladdin pro 72k (SafeNet Authentication Client 8.0) Para o funcionamento do etoken Aladdin pro 72k, deve ser instalado o gerenciador do token disponível na área

Leia mais

Manual de Instalação Software do token SafeNet ikey 4000

Manual de Instalação Software do token SafeNet ikey 4000 Manual de Instalação Software do token SafeNet ikey 4000 (SafeNet Authentication Client 8.0) Para o funcionamento do token SafeNet ikey 4000, é necessária a instalação do gerenciador do token disponível

Leia mais

Manual de Instalação Corporate

Manual de Instalação Corporate Manual de Instalação Corporate Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Imobiliária21

Leia mais

Guia de instalação Command WorkStation 5.6 com o Fiery Extended Applications 4.2

Guia de instalação Command WorkStation 5.6 com o Fiery Extended Applications 4.2 Guia de instalação Command WorkStation 5.6 com o Fiery Extended Applications 4.2 O Fiery Extended Applications Package (FEA) v4.2 contém aplicativos do Fiery para realizar tarefas associadas a um Fiery

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Group Folha no servidor...6

Leia mais

Guia Rápido de Instalação Ilustrado

Guia Rápido de Instalação Ilustrado Livre S.O. Guia Rápido de Instalação Ilustrado Introdução Este guia tem como objetivo auxiliar o futuro usuário do Livre S.O. durante o processo de instalação. Todo procedimento é automatizado sendo necessárias

Leia mais

Guia de instalação para ambiente de Desenvolvimento LINUX

Guia de instalação para ambiente de Desenvolvimento LINUX Guia de instalação para ambiente de Desenvolvimento LINUX Conteúdo deste manual Introdução O guia de instalação... 3 Capítulo 1 Instalando o servidor Web Apache... 4 Teste de instalação do Apache... 9

Leia mais

Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X

Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X A primeira coisa a analisarmos é onde ficará posicionado o servidor de Raio-x na rede do cliente, abaixo será colocado três situações básicas e comuns

Leia mais

Gerenciamento de Redes de Computadores. Pfsense Introdução e Instalação

Gerenciamento de Redes de Computadores. Pfsense Introdução e Instalação Pfsense Introdução e Instalação Introdução A utilização de um firewall em uma rede de computadores possui o objetivo básico de proteção relacionado a entrada e saída de dados. Introdução O pfsense é um

Leia mais

Estação Digital. Instalação do Gerenciador da Estação Digital

Estação Digital. Instalação do Gerenciador da Estação Digital Instalação do Gerenciador da Estação Digital A instalação do Gerenciador da consiste na configuração do Apache, PHP e MySQL. Esses são os programas necessários para execução do Gerenciador da : file:///c:/documents%20and%20settings/usuario/desktop/apache_logo_medium.png

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do sistema...

Leia mais

INTRODUÇÃO AO SISTEMA

INTRODUÇÃO AO SISTEMA MANUAL DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO Nome do Software: Guarux Versão do Software: Guarux Educacional 4.0 INTRODUÇÃO AO SISTEMA O Guarux Educacional 4.0 é uma distribuição idealizada pela

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: Acesse o seguinte endereço e faça o download gratuito do SQL SRVER EXPRESS, conforme a sua plataforma x32 ou

Leia mais

COMO INSTALAR ZIM 8.50 WINDOWS

COMO INSTALAR ZIM 8.50 WINDOWS ZIM TECHNOLOGIES DO BRASIL COMO INSTALAR ZIM 8.50 WINDOWS Próx Antes de Iniciar O objetivo deste documento é apresentar os passos necessários para instalar a versão mais recente do Zim 8.50 para Windows.

Leia mais

Guia de instalação Command WorkStation 5.5 com o Fiery Extended Applications 4.1

Guia de instalação Command WorkStation 5.5 com o Fiery Extended Applications 4.1 Guia de instalação Command WorkStation 5.5 com o Fiery Extended Applications 4.1 Sobre o Fiery Extended Applications O Fiery Extended Applications (FEA) 4.1 é um pacote dos seguintes aplicativos para uso

Leia mais

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Este tutorial mostra a instalação e configuração passo a passo do SQLServer 2008 express R2. Antes de instalar o SQL Server 2008 Express R2 Antes

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-control MSI Versão: 4.6 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Aline Della Justina Data: 17/06/2011 Público-alvo: Clientes e Parceiros NDDigital Alterado por: Release Note: Detalhamento

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft Ponto Eletrônico

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft Ponto Eletrônico MANUAL DE INSTALAÇÃO LSoft Ponto Eletrônico SUPORTE TÉCNICO AO USUÁRIO: Atendimento On-line: www.lsoft.com.br E-Mail: suporte@lsoft.com.br (37) 3237-8900 Versão 1.0-2014. Todos os direitos reservados.

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

TUTORIAL PARA A INSTALAÇÃO EM AMBIENTE DE REDE WINDOWS DO SERVIDOR FIREBIRD

TUTORIAL PARA A INSTALAÇÃO EM AMBIENTE DE REDE WINDOWS DO SERVIDOR FIREBIRD TUTORIAL PARA A INSTALAÇÃO EM AMBIENTE DE REDE WINDOWS DO SERVIDOR FIREBIRD Este tutorial foi preparado com o objetivo de orientar os passos necessários para a instalação do SGBD relacional Firebird, em

Leia mais

22:59:36. Introdução à Informática com Software Livre

22:59:36. Introdução à Informática com Software Livre 22:59:36 Introdução à Informática com Software Livre 1 22:59:36 O Debian é uma distribuição GNU/Linux desenvolvida abertamente por um grupo mundial de voluntários, no esforço de se produzir um sistema

Leia mais

Instalação FreeBSD 9. 2 - Inicialização do CD/DVD! Ao colocar o CD/DVD como boot principal na BIOS, aparecerá a seguinte tela:

Instalação FreeBSD 9. 2 - Inicialização do CD/DVD! Ao colocar o CD/DVD como boot principal na BIOS, aparecerá a seguinte tela: Instalação FreeBSD 9 1 - Introdução! O Sistema de Instalação do FreeBSD basicamente utilizará as setas do teclado, barra de espaço ou enter para executar determinada ação. Toda vez que encontrar alguma

Leia mais

Manual de instalação. Manual de instalação. Liberdade. Liberdade. Versão 1.0.0-31/10/2002. Versão 1.0.0-31/10/2002

Manual de instalação. Manual de instalação. Liberdade. Liberdade. Versão 1.0.0-31/10/2002. Versão 1.0.0-31/10/2002 Liberdade Manual de instalação Liberdade Manual de instalação Versão 1.0.0-31/10/2002 Versão 1.0.0-31/10/2002 Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.br

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 CAPÍTULO 18 INSTALANDO E CONFIGURANDO O MICROSOFT OFFICE PROJECT SERVER 2003 INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 Antes de começar a instalação do Microsoft Office Project Server 2003

Leia mais

Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server

Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server Autor: Eder S. G. - edersg@vm.uff.br Versão: 1.2 Data: 21/11/2012 Última atualização: 07/03/2013 Observação: Máquina real: Sistema operacional

Leia mais

1. Introdução. 2. Funcionamento básico dos componentes do Neteye

1. Introdução. 2. Funcionamento básico dos componentes do Neteye 1. Introdução Esse guia foi criado com o propósito de ajudar na instalação do Neteye. Para ajuda na utilização do Software, solicitamos que consulte os manuais da Console [http://www.neteye.com.br/help/doku.php?id=ajuda]

Leia mais

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox System Technology Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox Weslley Barboza Tutorial para instalação de uma maquina virtual com dual boot utilizando Windows XP Professional

Leia mais

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Sumário 1 Instalando o Linux Comunicações para Telecentros (servidor) 2 1.1 Experimentar o Linux

Leia mais

Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010

Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010 Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010 Manual de Instalação do Sistema Orion Phoenix 1.0 - Novembro/2010 Página 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. VISÃO GERAL...3 3. PROCEDIMENTOS

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

M a n u a l d e I n s t a l a ç ã o d o Q u a l i t o r A d v a n c e d

M a n u a l d e I n s t a l a ç ã o d o Q u a l i t o r A d v a n c e d M a n u a l d e I n s t a l a ç ã o d o Q u a l i t o r A d v a n c e d enterprise i t i l advanced Todos os direitos reservados à Constat. Uso autorizado mediante licenciamento Qualitor Porto Alegre RS

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br Virtual Box Guia De Instalação E Utilização 1 Sumário Instalação do Linux Ubuntu através de um gerenciador de Máquinas Virtuais 1.1 Introdução, 3 1.2 Instalação do Virtual Box, 3 1.3 Configuração do Virtual

Leia mais

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução Autor Público Alvo Rodrigo Cristiano dos Santos Suporte Técnico, Consultoria e Desenvolvimento. Histórico Data 13/06/2012 Autor Rodrigo Cristiano Descrição

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

Configurando DDNS no Stand Alone

Configurando DDNS no Stand Alone Configurando DDNS no Stand Alone Abra o seu navegador de internet e acesse o endereço http://www.advr.com.tw(ou, http://59.124.143.151 ). Clique em Register para efetuar o cadastro de um novo grupo.(foto

Leia mais

Introdução ao Sistema. Características

Introdução ao Sistema. Características Introdução ao Sistema O sistema Provinha Brasil foi desenvolvido com o intuito de cadastrar as resposta da avaliação que é sugerida pelo MEC e que possui o mesmo nome do sistema. Após a digitação, os dados

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

Roteiro de instalação da Linha DD

Roteiro de instalação da Linha DD Roteiro de instalação da Linha DD O Roteiro de instalação divide-se em 3 partes, onde seguidas conforme instruções desse roteiro, o sistema e a base de dados serão atualizados.. A primeira parte é onde

Leia mais

Manual de Atualização Versão 3.6.4.

Manual de Atualização Versão 3.6.4. Manual de Atualização Versão 3.6.4. Sumário 1. AVISO... 1 2. INTRODUÇÃO... 2 3. PREPARAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO... 3 4. ATUALIZANDO GVCOLLEGE E BASE DE DADOS... 7 5. HABILITANDO NOVAS VERSÕES DO SISTEMA....

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO.

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. INSITE BOLETIM DE INSTALAÇÃO Página 2: Instalando o INSITE Página 7: Removendo o INSITE NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. A INSTALAÇÃO OU O USO INCORRETOS PODEM

Leia mais

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014.

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. Manual de Instalação Windows XP Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. 1 SUMÁRIO OBJETIVO DO MANUAL:...03 REQUISITOS MÍNIMOS:...03 PROCESSO DE INSTALAÇÃO:...04 3.1 Documentos

Leia mais

M a n u a l d e I n s t a l a ç ã o d o Q u a l i t o r A d v a n c e d

M a n u a l d e I n s t a l a ç ã o d o Q u a l i t o r A d v a n c e d M a n u a l d e I n s t a l a ç ã o d o Q u a l i t o r A d v a n c e d enterprise i t i l advanced Todos os direitos reservados à Constat. Uso autorizado mediante licenciamento Qualitor Porto Alegre RS

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700.

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. Neste STK mostraremos como comunicar com o conversor Serial/Ethernet e instalar o driver Genérico Somente Texto

Leia mais

UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO

UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO MANUAL DE INSTALAÇÃO COM IMAGEM ISO Revisão: Seg, 21 de Março de 2011 www.sneplivre.com.br Índice 1. Instalação...4 1.1. Pré Requisitos...4 1.2. Na Prática...4 1.2.1. Download...4

Leia mais

Instalando servidor Apache com MySQL e as linguagens ColdFusion e PHP. XAMPP 1.6.7 (xampp-win32-1.6.7-installer.exe), veja aqui.

Instalando servidor Apache com MySQL e as linguagens ColdFusion e PHP. XAMPP 1.6.7 (xampp-win32-1.6.7-installer.exe), veja aqui. Instalando servidor Apache com MySQL e as linguagens ColdFusion e PHP. Escrito por Marcio Nakano (marcionakano.com.br) Data: 29/09/2008 Disponível em http:///blog/post/instalando-apache-mysql-coldfusionphp.pdf

Leia mais

Aloque 1024 MB de RAM para a VM. Crie um novo disco virtual. Figura 03. Figura 04.

Aloque 1024 MB de RAM para a VM. Crie um novo disco virtual. Figura 03. Figura 04. Aloque 1024 MB de RAM para a VM. Figura 03. Crie um novo disco virtual. Figura 04. 2 Escolha o formato de disco padrão do Virtual Box, VDI. Figura 05. Escolha o disco rígido Dinamicamente Alocado. Figura

Leia mais

S I S T E M A I R I S. Alarmes e Gestão de Serviços. Versão

S I S T E M A I R I S. Alarmes e Gestão de Serviços. Versão S I S T E M A I R I S Alarmes e Gestão de Serviços Versão 5 MANUAL DO USUARIO S I S T E M A I R I S M O N I T O R A M E N T O E L E T R Ô N I C O D E A L A R M E S INSTALANDO O SISTEMA IRIS W. Security

Leia mais

Print Audit 6 - SQL Server 2005 Express Edition Installation Guide

Print Audit 6 - SQL Server 2005 Express Edition Installation Guide Print Audit 6 - SQL Server 2005 Express Edition Installation Guide Resumo Este é um guia passo a passo para instalar o SQL Server 2005 Express Edition como base de dados para o Print Audit 6. Pré-Requisitos

Leia mais

Instalando e Configurando o Oracle XE

Instalando e Configurando o Oracle XE Instalando e Configurando o Oracle XE Execute o instalador do Oracle XE (OracleXEUniv.exe) e aguarde enquanto os arquivos de instalação são descompactados; A seguir, clique em Next para iniciar o procedimento;

Leia mais

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7) SafeNet Authentication Client 8.2 SP1 (Para MAC OS 10.7) 2/28 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Tokens Homologados... 4 5 Instruções de Instalação...

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0 MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Motor Periférico Versão 8.0 1. Apresentação... 3 2. Instalação do Java... 3 2.1 Download e Instalação... 3 2.2 Verificar Instalação... 3 3. Download do Motor Periférico...

Leia mais

SIPREV/Gestão de RPPS Implantação Manual de Instalação Versão 1.18

SIPREV/Gestão de RPPS Implantação Manual de Instalação Versão 1.18 Implantação Manual de Instalação Versão 1.18 1 de 44 - Manual de Instalação Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 19/05/09 1.0 Criação do documento Carlos Tabosa-UDCE 22/05/09 1.1 Revisão do

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 1 Levante e ande - Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Ano: 02/2011 Nesta Edição

Leia mais

1 Instalando o VirtualBox no Windows

1 Instalando o VirtualBox no Windows 1 Instalando o VirtualBox no Windows Para quem não possui o Linux instalado no computador é necessário utilizar uma Máquina Virtual, que é responsável por emular Sistemas Operacionais. O primeiro passo

Leia mais

HOW TO Procedimento para instalar Aker Firewall virtualizado no ESXi 5.0

HOW TO Procedimento para instalar Aker Firewall virtualizado no ESXi 5.0 Procedimento para instalar virtualizado no Página: 1 de 15 Introdução Este documento abordará os procedimentos necessários para instalar o (AFW) virtualizado em um servidor ESXi. Será compreendido desde

Leia mais

UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO MANUAL DE INSTALAÇÃO COM IMAGEM ISO

UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO MANUAL DE INSTALAÇÃO COM IMAGEM ISO UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO MANUAL DE INSTALAÇÃO COM IMAGEM ISO Criado por: Flavio Henrique Somensi flavio@opens.com.br Revisão: qui, 25 de abril de 2013 www.sneplivre.com.br Índice 1. Instalação...4

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

MULTIACERVO - VERSÃO 18.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 17.* PARA 18.*

MULTIACERVO - VERSÃO 18.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 17.* PARA 18.* MULTIACERVO - VERSÃO 18.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 17.* PARA 18.* CONTEÚDO: A) Procedimentos comuns para todas as arquiteturas B) Procedimentos exclusivos arquitetura com sgbd MS-SQL-SERVER C) Procedimentos

Leia mais

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8 Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial INTRODUÇÃO O uso de máquinas virtuais pode ser adequado tanto

Leia mais

INSTALAÇÃO DE NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS

INSTALAÇÃO DE NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS GUIA DE CONSULTA RÁPIDA DA INSTALAÇÃO DE NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS 1/6 Copyright 2003-2004 Nokia. Todos os direitos reservados. Conteúdo 1. INTRODUÇÃO...3 2. REQUISITOS DO SISTEMA...3 3. INSTALANDO

Leia mais

SCPIWeb. SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 )

SCPIWeb. SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 ) 2010 SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 ) SCPIWebCotacao Aplicação Web para Cotação de Preços via Internet Resumo de Instruções

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Índice Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter............... 1 Sobre a Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter................ 1 Requisitos de

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Manual de Instalação do Sistema Audatex Servidor/ Estação Nova Plataforma. 1 P á g i n a

Manual de Instalação do Sistema Audatex Servidor/ Estação Nova Plataforma. 1 P á g i n a Manual de Instalação do Sistema Audatex Servidor/ Estação Nova Plataforma 1 P á g i n a SUMÁRIO 1. Informações Gerais... 3 1.1. Pré-Requisitos... 3 1.2. Liberações Necessárias... 3 1.3. Perfil Administrador...

Leia mais

Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br

Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br Manual do Suporte LZT LZT Soluções em Informática Sumário VPN...3 O que é VPN...3 Configurando a VPN...3 Conectando a VPN... 14 Possíveis erros...16 Desconectando

Leia mais

Manual de Instalação do Agente Citsmart

Manual de Instalação do Agente Citsmart 16/08/2013 Manual de Instalação do Agente Citsmart Fornece orientações necessárias para efetuar a instalação do Agente Citsmart. Versão 1.9 21/11/2014 Visão Resumida Data Criação 21/11/2014 Versão Documento

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Instalando o WordPress em localhost

Instalando o WordPress em localhost Instalando o WordPress em localhost WordPress sem Mistério LEE ARAUJO htto://wordpresssemmisterio.com.br Sumário Instalando o WordPress em Localhost... 2 O Servidor web... 3 Iniciando o servidor... 6 Criação

Leia mais

MULTIACERVO - VERSÃO 17.*

MULTIACERVO - VERSÃO 17.* MULTIACERVO - VERSÃO 17.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 16.* PARA 17.* CONTEÚDO: A) Procedimentos comuns para todas as arquiteturas B) Procedimentos exclusivos arquitetura Cliente/Servidor MS-SQL-SERVER

Leia mais