ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO"

Transcrição

1 Unidade II ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES Prof. Tarciso Joaquim de Oliveira

2 5. Prática de gestão da educação no contexto da atualidade O propósito dessa unidade é discutir as questões inerentes à atuação do gestor na escola pública contemporânea.

3 5. Prática de gestão da educação no contexto da atualidade O gestor e a escola O mundo globalizado exige uma escola com nova concepção. Requer-se da escola uma constante renovação na sua postura. O gestor é a figura de maior importância nesse processo.

4 5. Prática de gestão da educação no contexto da atualidade Ele é o responsável para que a escola possa: Difundir um conhecimento de nível elevado. Preparar o aluno para ser criativo e pensante. Formar cidadãos críticos e comprometidos. Obter resultados eficazes, favoráveis ao desenvolvimento do estabelecimento.

5 5. Prática de gestão da educação no contexto da atualidade 5.1 O gestor da escola contemporânea Surge como o indivíduo que irá propagar ideias para que ocorra a transformação. Aquele que irá articular novos pensamentos junto à comunidade escolar.

6 5. Prática de gestão da educação no contexto da atualidade O papel do gestor na escola contemporânea é melhorar o desempenho dos alunos. Precisa exercer um tipo de liderança que promova essa finalidade.

7 5. Prática de gestão da educação no contexto da atualidade Para tanto, ele deve: Definir claramente o foco da escola. Promover a criação e a melhora contínua de sistemas eficientes de trabalho. Integrar a escola com as classes e com cada aluno. Instituir o uso regular de sistemas de informação e análise: coletar, processar, transmitir e disseminar informações. Atuar como modelo, dando o exemplo pessoal e visível das novas práticas.

8 5. Prática de gestão da educação no contexto da atualidade 5.2 Autoridade versus autoritarismo na gestão escolar Autoridade se conquista: aproximação com a comunidade, professores e alunos. É aceito pelos seus subordinados. Autoritarismo se impõe: advertências, suspensões e expulsões criam o medo em seus subordinados.

9 5. Prática de gestão da educação no contexto da atualidade O gestor educacional conquista seu espaço, ou autoridade, quando sua prática corresponde a um modelo horizontal de administração, ou seja, medeia discussões, trocas de ideias, exerce ações democráticas.

10 Qual é a importância do líder? Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Não há importância na proximidade física ou temporal. (MAXIMIANO, 2006).

11 Liderança não é uma habilidade pessoal, é um processo interpessoal. Depende de quatro variáveis: características do líder; motivações dos liderados; características da missão ou tarefa a ser realizada; conjuntura social e política.

12 Interatividade Com base na noção dada até agora sobre a gestão democrática, podemos dizer que ela é um caminho seguro para obtermos mudanças substanciais na educação. Assim, para obtê-la, o gestor deve: a) Trabalhar para atingir seus objetivos. b) Usar sua autonomia para ser autoritário. c) Forçar a participação de todos para atingir seus objetivos. d) Usar o caráter autoritário de diretor. e) Conquistar a autonomia pela capacidade de gestor.

13 6.1 Motivação na gestão educacional A motivação pode ser considerada como motivo para agir, e pode ser relatada de duas formas: motivação instrumental; motivação integrada.

14 Motivação instrumental Melhoria da posição social. Interesse pessoal ou profissional. Evidencia a posição aos olhos dos outros. Motivação integrada Relacionada a características psicológicas. Atingir objetivos por interesses. Prazer por aquilo que se faz.

15 Para Chiavenato (2000), motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer objetivos individuais. Idalberto Chiavenato é um autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos.

16 O gestor escolar motivador O gestor da escola contemporânea, atuando como líder, desenvolve formas de organização inovadoras, empreendedoras e participativas. Precisa também ter uma característica motivadora em suas relações interpessoais para influenciar seus parceiros a serem motivados.

17 6.2 Concepções de gestão educacional escolar A administração estuda a aplicação e coordenação de recursos para atingir determinados objetivos.

18 Para atingir os objetivos, são utilizados os seguintes recursos: humanos; materiais; financeiros; informações gerais; tecnológicos.

19 Administração empresarial e a administração escolar Considerações relevantes devem ser feitas, pois seus fins são divergentes. Paro (2010a) nos aponta que os princípios da administração de uma empresa capitalista diferem dos princípios da administração escolar.

20 A administração da educação em seu percurso histórico, segundo Sander (1995), passou por cinco etapas até chegar aos dias atuais, percorrendo os enfoques: jurídico; tecnocrático (predominância técnica); comportamental; desenvolvimentista; sociológico.

21 Para Schütz e Freitas (2006): A reprodução do saber escolar era considerada de grande valia. Grande quantidade de operários educação única, uniformizada. A eficiência estava associada à produção.

22 A educação era massificada. Visava-se à eficiência associada à produção econômica e material. Não havia preocupação com a dimensão humana, cultural e política da gestão escolar.

23 Será que muita coisa mudou? Embora a gestão da escola clássica possa ser considerada ultrapassada, ela ainda está presente em muitas organizações escolares. (VIEIRA, 2003). Os estágios que serão realizados proporcionarão a oportunidade de constatação.

24 Interatividade Os princípios da administração de uma empresa capitalista diferem dos princípios da administração escolar, pois seus fins são divergentes. Esse conceito é defendido por: a) Idalberto Chiavenato. b) Antonio Cesar Amaru Maximiano. c) Vitor Henrique Paro. d) José Carlos Libâneo. e) Peter Drucker.

25 Teoria funcionalista Por volta de 1940, o Brasil começa a ser influenciado. A teoria aborda globalmente os meios de comunicação de massa no seu conjunto. Surgem protestos para que o enfoque tecnocrático dê espaço à dimensão humana, e as escolas e universidades pedem atenção ao lado emocional do trabalhador.

26 Essa teoria se opõe à teoria clássica e passa a valorizar a: motivação humana; liderança; comunicação; dinâmica de grupo. Obs.: ainda se pregava a autoridade, a razão e a disciplina.

27 Prevalência da ideologia do nacionaldesenvolvimentismo. Após a Segunda Guerra Mundial, o movimento dominante foi o da administração para o desenvolvimento.

28 Enfoque desenvolvimentista da administração, prevalecendo o aspecto socioeconômico e a melhoria das condições de vida da população. Havia a credibilidade de que a educação era o fator mais importante para o crescimento econômico.

29 Esse enfoque entrou em crise na década de Os investimentos em educação não pagavam os dividendos esperados. Nos anos 1980, observa-se uma crescente utilização das ciências sociais na gestão educacional, para a conquista de uma sociedade mais democrática.

30 Schütz e Freitas (2006) ressaltam como marco histórico essa década, momento em que os educadores passam a se preocupar mais com a responsabilidade social da gestão da educação.

31 Para tanto, a concretização de um compromisso exige maior envolvimento da comunidade. Esse envolvimento se possibilita através de uma filosofia solidária e uma metodologia partidária. (SANDER, 1995; PARO, 2006).

32 Sander (1995) alerta que o interessante para uma gestão seria interligar quatro dimensões: efetividade econômica; eficácia pedagógica; efetividade política; relevância cultural. A soma dessas dimensões proporciona a obtenção de maiores resultados na gestão escolar.

33 José Carlos Libâneo nos dá uma grande contribuição com suas concepções: Técnico-científica visão burocrática e tecnicista da escola, com direção centralizada. Sociocrítica visão que ele divide em: autogestionária; interpretativa; democrático-participativa.

34 Autogestionária Responsabilidade coletiva. Direção descentralizada (delegada). Valoriza a capacidade criativa do grupo.

35 Interpretativa Valoriza as intenções e a interação das pessoas. Opõe-se à concepção científico-racional, por sua rigidez normativa e por considerar as organizações como realidades objetivas.

36 Democrático-participativa Valoriza a relação, a direção e os demais membros. Cada membro da equipe assume responsabilidades.

37 Interatividade A teoria funcionalista se opõe à teoria clássica, principalmente por valorizar: a) O enfoque tecnocrático. b) O oferecimento de uma educação massificada. c) A motivação humana, a liderança, a comunicação e a dinâmica de grupo. d) A falta de preocupação com a dimensão humana. e) A educação superior.

38 6.3 Gestão escolar democrática O que é a gestão democrática da educação? É a gestão responsável por gerir os processos que visam à qualidade do ensino e à formação de cidadãos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.

39 Sabemos que as políticas públicas, pautadas na visão neoliberal, de 1990 para cá têm proporcionado um aumento na desigualdade social. O gestor democrático, como agente transformador, precisa ser crítico, reflexivo e interveniente, no sentido de procurar mudar as relações entre escola e sociedade.

40 Para Hora (2007), além da postura do gestor, é preciso que se pense em: Criar estruturas e processos democráticos pelos quais a vida da escola se realiza. Desenvolver um currículo que ofereça experiências democráticas aos estudantes.

41 A escola democrática se caracteriza por: Acesso à escola, oferecendo vagas. Manter o aluno na escola. Oferecer uma educação de qualidade. Para os órgãos oficiais, o acesso à escola já faz dela democrática.

42 6.4 A gestão democrática no contexto da escola pública Ainda não temos uma escola pública democrática, mas buscamos democratizá-la. A conquista dessa escola parece utopia, mas é possível. É preciso tomar decisões concretas para viabilizá-la.

43 O sistema hierárquico pretensamente concede ao diretor ter o poder em suas mãos. É considerado autoridade máxima, mas não tem a autonomia necessária, pois no cumprimento da lei e da ordem na escola não passa de mero preposto do Estado.

44 Até que ponto o diretor tem autonomia na escola? A autonomia é relativa. Podemos dizer que somos autônomos em relação a algumas coisas e não em relação a outras.

45 Assim também é com o diretor. Sua autonomia tem limites dentro de seu meio biológico e social. (BARROSO, 1998 apud ALONSO, 2003). Conquistar a autonomia da escola é bastante complexo. Depende da postura do gestor atender aos interesses de todos.

46 A autonomia da escola se conquista pela capacidade de gestão, independentemente das instâncias superiores.

47 Para tanto, o gestor precisa: Da participação de todos os setores da escola. Dotar a escola de autonomia e recursos. Ter uma verdadeira gestão colegiada. Não se utilizar de uma postura autoritária. Ter habilidades técnicas e políticas.

48 Lembrar que: Autonomia não se constrói com discursos, mas através de ações práticas que possam corporificá-la. Vamos então, com tudo o que aprendemos, exercitar a democracia.

49 Interatividade O diretor não deve ser autoritário. Seu perfil deve ser democrático, e ele deve desenvolver condições que favoreçam o processo democrático na escola. Para tanto, precisa ter embasamento teórico e: a) Autoridade com os subalternos. b) Delegar todas as tarefas. c) Ter autonomia total. d) Bons recursos humanos. e) Habilidades técnicas e políticas.

50 ATÉ A PRÓXIMA!

Unidade I GESTÃO EDUCACIONAL. Profa. Ma. Michele Costa

Unidade I GESTÃO EDUCACIONAL. Profa. Ma. Michele Costa Unidade I GESTÃO EDUCACIONAL Profa. Ma. Michele Costa Objetivos da unidade I Tentar conceituar a administração. Explicitar o processo administrativo. Demonstrar sua importância na sociedade. Apresentar

Leia mais

GESTÃO ESCOLAR. Profª Sandra Santos Aula 1

GESTÃO ESCOLAR. Profª Sandra Santos Aula 1 GESTÃO ESCOLAR Profª Sandra Santos Aula 1 Segundo Libâneo o estudo da escola como organização de trabalho não é novo, há toda uma pesquisa sobre administração escolar que remonta aos pioneiros da educação

Leia mais

PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO

PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO Muitas vezes temos alguns conceitos tão arraigados em nossas cabeças, que não conseguimos encontrar outras possibilidades... PPP É projeto porque reúne propostas de ação concreta

Leia mais

ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM

ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM Unidade I ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES Prof. Tarciso Oliveira Educação O que é a educação? A educação pode ser: a) Formal estruturada e intencional

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 3º 1. Ementa (sumário, resumo) Planejamento Participativo

Leia mais

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing Curso do Superior de Tecnologia em Objetivos do curso 1.5.1 Objetivo Geral O Curso Superior de Tecnologia em na modalidade EaD da universidade Unigranrio, tem por objetivos gerais capacitar o profissional

Leia mais

A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4

A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4 A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA Área Temática: Educação Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4 RESUMO: O Projeto de Extensão

Leia mais

A formação do professor de Sociologia e a Sociologia Publica. Vanice da Silva Pereira dos Santos

A formação do professor de Sociologia e a Sociologia Publica. Vanice da Silva Pereira dos Santos A formação do professor de Sociologia e a Sociologia Publica Vanice da Silva Pereira dos Santos SEEDUC-vanice.vanvan@gmail.com Georgia da Conceição Reis UFRJ- georgia-reis@hotmail.com Esse ano, eu tive

Leia mais

Fundamentos da Direção

Fundamentos da Direção Aula 7 Direção Fundamentos da Direção Inerente a qualquer organização está a necessidade de gerir esforços individuais em função de objetivos organizacionais. A direção é a função da administração responsável

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESCOLAR: AS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS DO PEDAGOGO ENQUANTO GESTOR

FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESCOLAR: AS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS DO PEDAGOGO ENQUANTO GESTOR FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESCOLAR: AS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS DO PEDAGOGO ENQUANTO GESTOR Kely-Anee de Oliveira Nascimento Universidade Federal do Piauí kelyoliveira_@hotmail.com INTRODUÇÃO A escola é a

Leia mais

Ética não é programa de empresa, mas é a vida da empresa, CONSCIÊNCIA ÉTICA se inicia pela ética vivida, a ética APLICADA. 2-19

Ética não é programa de empresa, mas é a vida da empresa, CONSCIÊNCIA ÉTICA se inicia pela ética vivida, a ética APLICADA. 2-19 Ética não é programa de empresa, mas é a vida da empresa, CONSCIÊNCIA ÉTICA se inicia pela ética vivida, a ética APLICADA. 2-19 Ética aplicada exige dois tipos de atitude : 1ª De Gestão: Relacionadas com

Leia mais

carreiras especial: 44 vol.7 nº1 jan/fev > 2008

carreiras especial: 44 vol.7 nº1 jan/fev > 2008 especial: carreiras 44 vol.7 nº1 jan/fev 2008 Profissionais modernos, empresas arcaicas? As empresas exigem de seus profissionais o desenvolvimento de competências cada vez mais complexas, mas, na prática,

Leia mais

GESTÃO ESCOLAR: NOVOS DESAFIOS. Profa. Myrtes Alonso

GESTÃO ESCOLAR: NOVOS DESAFIOS. Profa. Myrtes Alonso GESTÃO ESCOLAR: NOVOS DESAFIOS Profa. Myrtes Alonso PUC/SP e UFSCAR Gestão escolar: novo paradigma tema recorrente mas desafiador e polêmico; bases dos novos paradigmas - na idéia de mudança e busca de

Leia mais

MELO, Carlos Antônio de Oliveira UniSEB Interativo. Eixo Temático: Políticas Educacionais e Gestão Escolar

MELO, Carlos Antônio de Oliveira UniSEB Interativo. Eixo Temático: Políticas Educacionais e Gestão Escolar ANALISE DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I E II DA CIDADE DE JATAÍ - GO FRENTE AOS CRESCENTES CONCEITOS ORGANIZACIONAIS MELO, Carlos Antônio de Oliveira UniSEB Interativo

Leia mais

Didática Aula 7. O problema da indisciplina escolar

Didática Aula 7. O problema da indisciplina escolar Didática Aula 7 O problema da indisciplina escolar Rosemeire Farias A indisciplina na escola [...] a indisciplina escolar pode ser atribuída a fatores externos à escola e/ou a fatores que envolvem a conduta

Leia mais

A LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

A LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR A LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR Lauriane Dias Alencar UFPI /lauriane2205@hotmail.com Maria de Jesus Marques Silva UESPI / dudemsilva@yahoo.com.br GT1. Política e gestão da educação básica O tema em

Leia mais

Unidade II GESTÃO EDUCACIONAL. Prof. Nonato Miranda

Unidade II GESTÃO EDUCACIONAL. Prof. Nonato Miranda Unidade II GESTÃO EDUCACIONAL Prof. Nonato Miranda Objetivos da unidade II Os objetivos desta unidade são: a) conceituar o termo gestão; b) diferenciar a gestão da administração; c) analisar a concepção

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO 22/02/ HISTÓRICO NOVOS MODELOS GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO JAPONESA

ADMINISTRAÇÃO 22/02/ HISTÓRICO NOVOS MODELOS GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO JAPONESA ADMINISTRAÇÃO 1.HISTÓRICO A Administração Participativa é uma das idéias mais antigas da administração. Ela nasceu na Grécia com a invenção da democracia. Continua a ser uma idéia moderna, que integra

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA: AÇÃO GESTOR DEMOCRÁTICO DENTRO DA ESCOLA

A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA: AÇÃO GESTOR DEMOCRÁTICO DENTRO DA ESCOLA A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA: AÇÃO GESTOR DEMOCRÁTICO DENTRO DA ESCOLA EIXO: 2 - Políticas de Gestão e de Avaliação SOUZA, Rosa Arlene Prasser de 1 JESUS, Eliana Claudino de 2 RESUMO Este

Leia mais

Projeto Primeiro Emprego

Projeto Primeiro Emprego Projeto Primeiro Emprego Objetivo Preparar os jovens alunos para as possibilidades que o mercado oferece como primeiro Emprego. Temas Identificação de Possibilidade de Emprego Elaboração de currículo Entrevista

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CONCEPÇÃO, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS CETIS

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CONCEPÇÃO, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS CETIS FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CONCEPÇÃO, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS CETIS Professora: Rosângela Carvalho 06.02.2018 ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL Precisamos contribuir

Leia mais

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 2 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 2 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Em 1924, especialistas em eficiência da empresa Western Electric Company, em Hawthorne, Estados Unidos, iniciaram uma pesquisa que tinha por objetivo estudar os efeitos das

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

GESTÃO ESCOLAR E HUMANIZAÇÃO

GESTÃO ESCOLAR E HUMANIZAÇÃO GESTÃO ESCOLAR E HUMANIZAÇÃO Luciana Antunes Perez Resumo A presente pesquisa tem por objetivo compreender as possiblidades de trabalho do gestor escolar enquanto mediador das ações que ocorrem dentro

Leia mais

O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI

O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI Francisca Natalia Neres da Silva ¹, Andréia Cristina Sousa Oliveira ²,

Leia mais

A GESTÃO PARTICIPATIVA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

A GESTÃO PARTICIPATIVA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA A GESTÃO PARTICIPATIVA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA Teresa Leopoldina dos Santos Ribeiro 1 Anelise Bravo Friedriczewski 2 Resumo: A gestão escolar, com o viés participativo e democrático, demonstra-se cada

Leia mais

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO.

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: AUTOGESTÃO, COGESTÃO, GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. Disciplina de Administração do Terceiro Setor Profª. Mayara Abadia Delfino dos Anjos Ato

Leia mais

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos;

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos; O projeto Os projetos estão sempre vinculados às organizações, são de caráter transitório e seu objetivo é satisfazer ou exceder as expectativas dos mercados ou das partes interessadas (stakeholders).

Leia mais

Teorias Contemporâneas da

Teorias Contemporâneas da Teorias Contemporâneas da Administração Professor Douglas Pereira da Silva log 3 e 4 2018.2 1 log 3 e 4 2018.2 2 DISCIPLINA Teorias Contemporâneas da Administração EMENTA A evolução do conhecimento administrativo.

Leia mais

LIDERANÇA EM ENFERMAGEM E GERÊNCIA DO CUIDADO EM UTI NEONATAL

LIDERANÇA EM ENFERMAGEM E GERÊNCIA DO CUIDADO EM UTI NEONATAL 1 LIDERANÇA EM ENFERMAGEM E GERÊNCIA DO CUIDADO EM UTI NEONATAL Drª. Zenith Rosa Silvino e Drª. Bárbara Pompeu Christovam Curso: II Curso de Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Leia mais

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE 18 e 19 de março de 2011 RECIFE/PE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO COM PESSOAS PARA O SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO Ana Paula Penido

Leia mais

Índice. 1. Práticas de Administração Gestão Escolar Administração, Gestão, Direção: Resgatando Alguns Conceitos Introdução...

Índice. 1. Práticas de Administração Gestão Escolar Administração, Gestão, Direção: Resgatando Alguns Conceitos Introdução... GRUPO 6.4 MÓDULO 1 Índice 1. Práticas de Administração Gestão Escolar...3 1.1. Introdução... 3 2. Administração, Gestão, Direção: Resgatando Alguns Conceitos...3 2 1. PRÁTICAS DE ADMINISTRAÇÃO GESTÃO ESCOLAR

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: PSICOLOGIA Campus: MACAÉ Missão O Curso de Psicologia da Estácio de Sá tem como missão formar profissionais Psicólogos generalistas que no desempenho de suas atividades

Leia mais

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01)

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Análise Organizacional 4º Período Administração 2013/2 Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Agenda: O que é Estrutura Organizacional 1. Relembrando

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo. Reitoria Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação. Candidata: Adriana Oliveira Paz

Universidade Federal de São Paulo. Reitoria Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação. Candidata: Adriana Oliveira Paz Universidade Federal de São Paulo Reitoria Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação Candidata: Adriana Oliveira Paz PLANO DE TRABALHO 2017-2018 1 Introdução O caminho para a autonomia

Leia mais

O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do planejamento participativo. Curso de Especialização em Gestão Escolar 18/05/17

O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do planejamento participativo. Curso de Especialização em Gestão Escolar 18/05/17 O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do planejamento participativo Curso de Especialização em Gestão Escolar 18/05/17 É necessário conhecer e apreender a realidade de cada instituição escolar que

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 2 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos De instituição Poder decisório centralizado Sistema

Leia mais

Administração Material de Apoio Professor Marcos Ferrari

Administração Material de Apoio Professor Marcos Ferrari Liderança Prof. Marco Ferrari @profmarcoferrari Cronograma Conceito Liderança É um fenômeno social, depende da relação das pessoas Capacidade de exercer influência Utilização do PODER para INFLUENCIAR

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Temas Educacionais Pedagógicos TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Prof. Stephanie Gurgel O que são as Tendências Pedagógicas? Tendências Pedagógicas São teorias que norteiam as práticas pedagógicas,

Leia mais

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OBJETIVO DO CURSO: Preparar os alunos com conteúdos, métodos e técnicas para ensinarem com eficiência no nível superior e também formar profissionais

Leia mais

Abordagem Humanística

Abordagem Humanística Teoria das Relações Humanas Elton Mayo Ênfase nas Pessoas enquanto parte da organização 1. Preocupa-se em analisar o trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho. - Psicologia do Trabalho ou Psicologia

Leia mais

Teorias Motivacionais

Teorias Motivacionais Teorias Motivacionais 1) A Hierarquia das Necessidades de Maslow 2) Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivadores de Herzberg Fatores Higiênicos Salários e benefícios Condições de trabalho e conforto Política

Leia mais

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO 1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇAÃ O AÀ ADMINISTRAÇAÃ O 3ª Função do processo administrativo DIREÇÃO 18 DE SETEMBRO DE 2018 Prof. Carlos Ronaldo Mafuci 3ª Funça o do Processo administrativo- Direção Os

Leia mais

Rafaela de Oliveira Souza [1] RESUMO

Rafaela de Oliveira Souza [1] RESUMO Rafaela de Oliveira Souza [1] RESUMO Este artigo tem por objetivo discutir a organização escolar indicada pela LDB, analisando também a escola em sua função social que vai além do repasse do conhecimento,

Leia mais

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PARA ESCOLAS

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PARA ESCOLAS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PARA ESCOLAS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Ana Paula Lima Coaching, Consultoria e Palestras é uma empresa especializada em Gestão de Pessoas, que visa identificar o potencial humano e desenvolvê-lo

Leia mais

Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar

Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar Subsídios para a reflexão sobre a prática escolar Palestrante: Luiz Vicente Fonseca Ribeiro Equipe de Análises Educacionais

Leia mais

Ementa. Conteúdo Programático. Eduardo Joukhadar. Apresentação. Bibliografia Básica. Printed with FinePrint - purchase at

Ementa. Conteúdo Programático. Eduardo Joukhadar. Apresentação. Bibliografia Básica. Printed with FinePrint - purchase at Ementa O Gestor Organizacional: novos desafios. Tecnologias de Gestão. Ferramentas de Gestão. Novas demandas. 31/01/2009 1 5 Conteúdo Programático. Ciências Contábeis 1. DESAFIOS PARA O GESTOR CONTEMPORÂNEO

Leia mais

Desenvolvimento Pessoal e

Desenvolvimento Pessoal e Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade Professor Douglas Pereira da Silva log 3 e 4 2018.2 1 log 3 e 4 2018.2 2 DISCIPLINA Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade EMENTA Fundamentação sobre o mundo

Leia mais

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 Relações Humanas e Liderança Introdução Chefia e Liderança Aspectos Fundamentais da Liderança Estilos de Liderança Seleção de Estilos de Liderança

Leia mais

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências.

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Pessoal! Resolvi elaborar esta ficha para que vocês tenham informações ainda mais detalhadas sobre QVT, que vem sendo um assunto cobrado mais especificamente

Leia mais

Co-autora: Karla Michelle Silva da Cruz Graduanda Universidade Federal do Pará-

Co-autora: Karla Michelle Silva da Cruz Graduanda Universidade Federal do Pará- GESTÃO DEMOCRÁTICA: REFLEXÕES PARA TRANSFORMAÇÃO E AUTONOMIA DA ESCOLA. Autora: Patrícia de Oliveira Marques Universidade Federal do Pará- Patriciamarques22@hotmail.com Co-autora: Karla Michelle Silva

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes 1 Sem fronteiras para o conhecimento Programa de Desenvolvimento de Líderes 2 Torne-se um líder! Dentro de qualquer organização, o líder é a pessoa para quem todos olham quando precisam de orientação.

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA Priscila Cavalcante Silva Universidade Estadual do Ceará- UECE Priscilacavalcante-@hotmail.com Resumo A importância de uma educação pública

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de GESTÃO E LIDERANÇA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de GESTÃO E LIDERANÇA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS LAGES Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

Abordagem Comportamental

Abordagem Comportamental CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Abordagem Comportamental Prof. Augusto Santana 19/02/2013 INTRODUÇÃO Posições Normativas e Prescritivas X Posições Explicativas e Descritivas

Leia mais

Índice. 1. O Processo de Organização Escolar Pensando para a Prática Grupo Módulo 8

Índice. 1. O Processo de Organização Escolar Pensando para a Prática Grupo Módulo 8 GRUPO 5.1 MÓDULO 8 Índice 1. O Processo de Organização Escolar...3 1.1. Pensando para a Prática... 3 2 1. O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR O processo de organização escolar dispõe de etapas a fim de que

Leia mais

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E DESCENTRALIZAÇÃO DE PODER

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E DESCENTRALIZAÇÃO DE PODER GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E DESCENTRALIZAÇÃO DE PODER Nayara Rios Cunha Salvador Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e Espanhola; em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar e em

Leia mais

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico 2018-2028 INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO A importância do pensar e agir estrategicamente nos dias atuais 1. Ter uma unica gestão estratégica 2. Ter um direcionamento estratégico

Leia mais

O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades. Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN

O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades. Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN Psicologia e Educação Atualmente, a Psicologia inserida na Educação, preocupase com as políticas públicas

Leia mais

SBCOACHING. Já sabe qual é o seu tipo de liderança?

SBCOACHING. Já sabe qual é o seu tipo de liderança? 1 Já sabe qual é o seu tipo de liderança? 2 Há diferentes estilos de liderança. Como escolher o que é certo para você? A abordagem de liderança conhecida como abordagem de contingência diz que você deve

Leia mais

Motivação Página 1. Motivação

Motivação Página 1. Motivação Motivação Página 1 Objetivo: Entender o processo de motivação; descrever as teorias da motivação mais antigas e explicar como as teorias contemporâneas sobre motivação se completam mutuamente. Referências:

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Palmas

Faculdade de Tecnologia de Palmas PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EMGESTÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA. Matriz Curricular: 1) Didática do Ensino Superior 20h/aula Ementa: Partindo do estudo das principais teorias educacionais

Leia mais

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier.

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Liderança 1. (CESPE/STJ/Técnico/2008) O gestor de recursos humanos que utiliza a liderança centrada nas pessoas se preocupa em passar

Leia mais

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1 UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO PROJETO A VEZ DO MESTRE GESTÃO EMPRESARIAL: LIDERANÇA FOCADA NA CONQUISTA DO BOM CLIMA ORGANIZACIONAL Daniel Luiz Vargas de

Leia mais

Seminário Gestão Democrática da Escola Pública: limites e possibilidades

Seminário Gestão Democrática da Escola Pública: limites e possibilidades Seminário Gestão Democrática da Escola Pública: limites e possibilidades Profa. Isaura Monica Souza Zanardini Unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná GEPPES Grupo de Estudos e Pesquisas em Política

Leia mais

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR Profª. Carla Verônica AULA 03 SUPERVISÃO E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Identificar os princípios da gestão participativa; Analisar a dialética do ambiente escolar; Perceber

Leia mais

DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ATUAL

DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ATUAL DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ATUAL Andréia Therezinha Lima Reis * A gestão pública brasileira vive um momento de transição e ajustamento às exigências, tanto das leis de responsabilidade

Leia mais

Módulo 16 Relações com os trabalhadores. Segurança, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho.

Módulo 16 Relações com os trabalhadores. Segurança, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. Módulo 16 Relações com os trabalhadores. Segurança, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. 16.1 Relações com os trabalhadores O estilo de gestão adotado por uma empresa estrutura toda a forma de condução

Leia mais

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas.

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas. FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 4º semestre Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa Reflexão

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

DIRETOR DE ESCOLA VMSIMULADOS QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS

DIRETOR DE ESCOLA VMSIMULADOS QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS DIRETOR DE ESCOLA 01. O exercício da direção e coordenação depende de alguns fatores. Indique o que NÃO contribui para a efetividade do exercício: (A) Centralização. (B) Autoridade. (C) Responsabilidade.

Leia mais

Multiplier Event June 26-27, 2018, Porto PT AUTOAVALIAÇÃO

Multiplier Event June 26-27, 2018, Porto PT AUTOAVALIAÇÃO Rosa Figueiredo Diretora AEPC António Cunha Diretor AECS Sendo a avaliação interna uma atividade com poucos anos de vida na longa história das organizações escolares, a interiorização das suas mais-valias

Leia mais

PRÁTICA DOCENTE: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA. Palavras-chave: Prática docente, Alfabetização Biológica, Pré-requisito.

PRÁTICA DOCENTE: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA. Palavras-chave: Prática docente, Alfabetização Biológica, Pré-requisito. CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE ESCOLA INTERNATIONAL UNIVERSILITES LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Iraci Uchoa PRÁTICA DOCENTE: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA Resumo: O contexto social do mundo contemporâneo

Leia mais

A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE IMPERATRIZ - MA: uma análise das práticas pedagógicas

A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE IMPERATRIZ - MA: uma análise das práticas pedagógicas A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE IMPERATRIZ - MA: uma análise das práticas pedagógicas Autor: Tainara Silva Santos Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão

Leia mais

Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo. Entrevista com Jorge Cascardo

Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo. Entrevista com Jorge Cascardo Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo Entrevista com Jorge Cascardo A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece as aprendizagens consideradas essenciais para os alunos brasileiros.

Leia mais

Série Executiva. Pessoas e Liderança

Série Executiva. Pessoas e Liderança Série Executiva Pessoas e Liderança SÉRIE EXECUTIVA PESSOAS E LIDERANÇA Avenida Conselheiro Nébias, 159, Paquetá, Santos. - Fone:13-2127 0000 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Profa. ANA LIGIA NUNES FINAMOR Doutora

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

III Projeto Político Pedagógico. 3.1 Princípios. 3.2 Valores. Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade.

III Projeto Político Pedagógico. 3.1 Princípios. 3.2 Valores. Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade. Quatro pilares do conhecimento. Pedagogia da Presença. Educação Interdimensional. Protagonismo Juvenil. III Projeto Político Pedagógico 3.1 Princípios 3.2 Valores Valorização da educação pela oferta de

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO DA APAE DE UBERLÂNDIA APAE 2008

PLANO ESTRATÉGICO DA APAE DE UBERLÂNDIA APAE 2008 PLANO ESTRATÉGICO DA APAE DE UBERLÂNDIA APAE 2008 1. NEGÓCIO Inclusão Social 2. MISSÃO Promover a inclusão social, desenvolvendo os potenciais de pessoas com deficiência mental ou múltipla. Através de

Leia mais

A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA

A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA Izanete Maria Silva de Lima Graduada em Ciências Sociais pela UFCG e-mail: izannete@hotmail.com José Wellington Farias da Silva Graduado

Leia mais

O Executivo como Líder Empreendedor

O Executivo como Líder Empreendedor O Executivo como Líder Empreendedor Líder x Chefe Chefe Resultado Líder Pessoas Há, competências diferentes, o que significa dizer que em alguns momentos o chefe é a melhor solução, e em outros a liderança

Leia mais

DIRETOR DE ESCOLA QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO

DIRETOR DE ESCOLA QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO DIRETOR DE ESCOLA QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS 01. O exercício da direção e coordenação depende de alguns fatores. Indique o que NÃO contribui para a efetividade do exercício: (A) Centralização. (B)

Leia mais

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo. Administração Direção Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX DIREÇÃO Seguindo o fluxo do Processo Organizacional, logo após o Planejamento e a Organização tem-se

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

Gestão da Educação a Distância

Gestão da Educação a Distância Gestão da Educação a Distância 1- Etapas do processo de gestão do desenvolvimento de cursos na modalidade a distância ou semi-presencial Gestão da aprendizagem Desenho pedagógico Sistema tutorial Produção

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Missão O Curso de Pedagogia tem por missão a formação de profissionais de educação autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar,

Leia mais

ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL RH e Administração da Empresa A organização se constitui a partir da somatória de esforços individuais orientados para objetivos grupais pré-determinados.

Leia mais

C O N S T R U I N D O A E S C O L A D O S É C U L O X X I MÁRCIA TARDELLI JUNHO DE 2015

C O N S T R U I N D O A E S C O L A D O S É C U L O X X I MÁRCIA TARDELLI JUNHO DE 2015 C O N S T R U I N D O A E S C O L A D O S É C U L O X X I MÁRCIA TARDELLI JUNHO DE 2015 PLURALIDADES QUE SE SOMAM C O N S T R U I N D O A E S C O L A D O S É C U L O X X I Instituições sem fins lucrativos

Leia mais

O treinamento COACHING GERENCIAL

O treinamento COACHING GERENCIAL O treinamento COACHING GERENCIAL Esse treinamento foi desenvolvido para profissionais que buscam técnicas e ferramentas mais eficazes para o desenvolvimento de seus comportamentos ligados a liderança,

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Saravalli ademir_saravalli@yahoo.com.br O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o

Leia mais

A Escola das Relações Humanas. Prof. Fernando Rodrigues

A Escola das Relações Humanas. Prof. Fernando Rodrigues A Escola das Relações Humanas Contexto do surgimento Condições de trabalhos precárias; Crescimento dos sindicatos; Crescimento de doutrinas contestadoras: marxismo; Crescimento das ciências do comportamento;

Leia mais

P-26 - Comunicação Interna - Como engajar e motivar lideranças para resultados

P-26 - Comunicação Interna - Como engajar e motivar lideranças para resultados 32º CONGRESSO BRASILEIRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO P-26 - Comunicação Interna - Como engajar e motivar lideranças para resultados REINALDO PASSADORI Se você pudesse, agora, fazer algo que fizesse

Leia mais

Lidere sua equipe para ter melhores resultados

Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Objetivo: Sensibilizar os empresários das micro e pequenas empresas sobre a importância da liderança eficaz

Leia mais