SISTEMA DE PROTEÇÃO LÍQUIDA DESENGRAXANTE PARA MULTIMETÁLICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA DE PROTEÇÃO LÍQUIDA DESENGRAXANTE PARA MULTIMETÁLICOS"

Transcrição

1 SISTEMA DE PROTEÇÃO LÍQUIDA DESENGRAXANTE PARA MULTIMETÁLICOS Paulo Vicente Jorge Marcio Mengarda José Paulo Miadaia DECORPRINT DECORATIVOS DO PARANÁ LTDA R. João Chede, 1955 CIC Fone/Fax: +55 (41) / Curitiba PR Brasil decorprint@decorprint.com.br 6 COTEQ Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos 22 CONBRASCORR Congresso Bras ileiro de Corrosão Salvador Bahia 19 a 22 de agosto de 2002 As informações e opiniões contidas neste trabalho são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

2 SINÓPSE Sistema de proteção líquido desengraxante para aços e multimetálicos, isento de óleos e similares, usado para lavagem e proteção de peças. Os fluidos residuais de usinagem são removidos após 3 ciclos de lavagem de 2 minutos a 60 o C em solução com 5% de ativos, e uma camada monomolecular protetiva é depositada sobre a peça, promovendo proteção temporária suficiente até a etapa posterior do processo ou embalagem final da peça. Proteção prolongada, superior a 4 anos, pode ser obtida através da imersão completa e manutenção da peça no sistema de proteção líquido em concentração superior a 10% de ativos. Palavras Chaves: Orvic, VCI, Protetivo, Anti-corrosivo, Inibidor, Corrosão.

3 1. INTRODUÇÃO Os sistemas de proteção, em geral, visam preservar as características da peça pronta embalada ou formar uma camada protetiva que necessita ser removida antes da utilização final da peça, gerando uma operação adicional e resíduos que necessitam de tratamento. O sistema de proteção líquido desengraxante promove a remoção de fluidos residuais das etapas anteriores de usinagem rema necentes na peça e desenvolve uma camada monomolecular seca protetiva que não requer remoção para etapas posteriores. A proteção obtida, para peça exposta ao ar, é de algumas horas, desde que não ocorra o rompimento da camada monomolecular depositada. Caso seja feita uma embalagem com sistema protetivo complementar, como filme plástico e sachê protetivo ou papel protetivo, o período de proteção pode ser extendido a um ano. Um período superior a 4 anos pode ser obtido através do acondicionamento da peça em imersão total em solução protetiva com concentração de ativos superior a 10%. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados obtidos através de processo de desengraxe associado a proteção e de acondicionamento de peças para longos períodos de estocagem.

4 2. CONTEÚDO Este trabalho será apresentado em duas partes, sendo a primeira voltada ao processo de lavagem associado a proteção, onde será abordado o desengraxe e a formação de camada monomolecular protetiva; e a segunda parte voltada ao processo de acondicionamento de peças para estocagem prolongada superior a um ano. 2.1 Processo de lavagem associado a formação de camada monomolecular Nos processos de usinagem por vezes é necessário a utilização de fluídos refrigerantes e/ou lubrificantes afim de garantir as características finais da peça. Esses fluídos ou seus resíduos podem impregnar as peças de tal forma a requerer uma lavagem antes da embalagem ou utilização em etapas posteriores. Todavia essa lavagem não protege as peças de oxidação por exposição ao ar. O sistema de proteção líquido desengraxante, quando aplicado conforme demonstrado a seguir, promove a limpeza da peça e a formação de uma camada protetiva, mesmo sendo de origem aquosa, o que ecologicamente correto. Para a lavagem de uma peça impregnada com fluídos de usinagem recomenda-se o emprego de três banho consecutivos de uma solução com 5% de ativos aquecida a 60 o C por 2 minutos, sendo mais eficiente se essa solução fôr aplicada sob pressão de 0,5 a 1 kg/cm 2. Esquema de lavagem 1o banho 2o banho 3o banho Bicos injetores de solução protetiva desengraxante a 0,5 a 1,0 kg/cm 2

5 A peça impregnada com fluídos é exposta a jatos de solução protetiva desengraxante aquecida a 60 o C durante 2 minutos, os resíduos são parcialmente removidos e recolhidos na primeiro banho. Em seguida a peça é transportada ao segundo estágio, onde é exposta a novo ciclo de jatos de solução aquecida a 60 o C, sendo praticamente limpa. Sobre o terceiro tanque a peça recebe novo jato de solução aquecida a 60 o C e permanece por 30 a 60 s para que os voláteis evaporem e a camada monomolecular seja formada, garantindo uma proteção temporária de algumas horas em função das condições ambientais. A solução que lava a peça e é recolhida nos tanques inferiores passa por um filtro para remoção de particulados, e os fluídos, em geral de densidade inferior a água, ficam sobrenadantes e são removidos por sistema de coleta de óleo. O consumo dos ativos protetivos pode ser mensurado através da variação do indice de refração, conforme gráfico I ( variação de indice de refração em função da concentração de ativos ), permitindo o controle e manutenção do sistema através da reposição de ativos. Caso a peça esteja na operação final, a proteção obtida após o terce iro banho é temporária, sendo recomendado uma combinação com sistemas de embalagem, tais como filmes plásticos, sachês e papel tratados com protetivos, atingindo assim condições de estocagem para períodos médios ( ca.1 ano ). Ponto importante nesse processo é o não rompimento da camada monomolecular formada na superfície da peça. O toque com as mãos nuas ou gotas de água podem romper a camada gerando sitios sussetíveis ao ataque de O Processo de acondicionamento para períodos prolongados Os processos convencionais de proteção a corrosão consistem em embalar a peça a ser conservada e evitar que a peça entre em contato direto com água ou umidade, pois a velocidade de corrosão aumenta em razão direta ao aumento de umidade. Sendo assim as peças que necessitem de estocagem por longos períodos, acima de 2 anos, sofrem com a integridade da embalagem e com a queda da concentração de ativos do meio. A reposição de ativos pode ser realizada através da adição de sachês que contenham ativos que sublimam e recomponhem a atmosféra protetiva, porém a concentração de ativos não é mensurada.

6 A imersão da peça em um sistema a base d água, a priore leva a uma imagem de rápida corrosão e, de fato, a simples imersão de uma peça de aço SAE 1010 em água deionizada a 60 o C gera forte corrosão em menos de 60 minutos.(fotografia 1) Todavia a imersão e exposição do mesmo material às mesmas condições, com a dopagem da água com 1% de solução protetiva desengraxante garante o não desenvolvimento de pits de corrosão por um longo período ( acima de 50 ciclos de 60minutos a 60 o C fotografia 2 ). Outro ensaio sobre a influência da dopagem com solução protetiva consiste na imersão de uma peça em água deionizada e em paralelo em água deionizada dopada em diferentes concentrações, e a elevação da temperatura a refluxo ( ca 100 o C ). Após um ciclo de 15 minutos observa -se que a peça imersa em água deionizada apresenta severa agressão e as peças imersas em água dopada não apresentam sinais de corrosão. Sendo que sistemas dopados com 5% de solução protetiva desengraxante resiste a mais de 20 ciclos. Analisando as caracteristicas de água deionizada dopada com sistema de ativos protetivos, conforme gráfico II ( Condutividade em função da Concentração ) observa-se uma alteração nos valores de forma constante, indicando que após a saturação do sistema a concentração não interfere na condutividade, que se manterá estável durante o consumo dos ativos que geram a camada protetora. A resistividade da água deionizada e água deionizada salina ( 5% NaCl ) dopado com um sistema desengraxante protetivo alteram conforme gráfico III e IV ( Resistividade em função da Concentração ). Onde observa -se que a curva da água deionizada apresenta valores superiores que a curva da água deionizada salina, como a corrosão no sistema salino é muito mais rápida e agressiva, pode-se dizer que quanto maior a resistividade maior proteção. 3. CONCLUSÃO 3.1 Processo de lavagem associado a formação de camada monomolecular A lavagem com caracteristíca desengraxante e formação de camada monomolecular protetora é possível de ser realizada com um sistema base d água dopado com solução protetiva desengraxante contendo 5% de ativos, concentração final, aplicada a 60 o C sob pressão de 0,5 a 1,0 kg/cm 2 em ciclos de 2 minutos, conforme explanado no item # 2.1.

7 A proteção obtida permite a exposição da peça por um intervalo de tempo suficiente para o início da proxima etapa do processo fabril ou preparação e embalagem da peça. Se necessário, a embalagem pode ser constituida de material protetivo, como por exemplo filme plástico protetivo, papel tratado e sachê, garantindo a integridade da peça ao longo do tempo. 3.2 Processo de acondicionamento para períodos prolongados A imersão e manutenção de uma peça metálica em uma solução constituida de água deionizada e sistema protetivo com concentração de ativos final superior a 10 %, podendo alcançar no máximo 33 % de ativos, gera uma camada sobre a peça imersa que impede o ataque e corrosão da mesma por um período prolongado, podendo alcançar mais de 4 anos em estoque, e o controle da concentração de ativos pode ser monitorada pelas caracteristicas dessa solução, visto que os ativos podem ser consumidos ao longo desse período. A resistividade de uma solução contendo o siste ma protetivo aumenta em mais de 100%, o que reduz a transferência de elétrons, reduzindo o ataque e corrosão da peça imersa.

8 Anexos 1 Gráfico I - Variação do Índice de Refração em função da Concentração de Ativos Concentração da Solução Protetiva Índice de Refração (Brix) Concentração de Ativos (%) Todas as leituras foram realizadas a ( 20 +/- 1 ) o C, onde 5% de ativos fornecem Indice de Refração ca. 2,8 Brix. 2 Gráfico II - Condutividade em função da Concentração de Ativos Condutividade em função da Concentração de Ativos Condutividade ( mv ) 40 Condutividade ( % ) ,5 5 7, , , ,5 Concentração de Ativos ( % ) Condutividade em mv de um sistema constituido de 1 litro de água deionizada ao qual foi-se adicionando o percentual indicado de 1 a 20 % de ativos, isto é, 10% significa 100 g de ativos adicionados a 1 litro de água deionizada. (leituras feitas a 20 o C)

9 3 Gráfico III Resistividade da água dopada com sistema protetivo Resistividade de água deionizada em função da Concentração de Ativos Resistividade (kohm) Resistividade (kohm) 3,00 2,50 2,00 1,50 1,00 0,50 0, Concentração de Ativos (%) A voltagem aplicada é de 1,57 V, a temperatura constante de 20 o C, leitura realizada após 30 minutos. Observa-se formação de gases na superfície do sistema sem agente protetivo desde o instante inicial de aplicação de voltagem, caracterizando ataque e corrosão no eletrodo, neste caso aço SAE 1010, e não é observado formação de gases nem corrosão no sistema contendo agente protetivo. 4 Gráfico IV Resistividade de água deionizada contendo NaCl dopado com agente protetivo Resistividade de água deionizada contendo NaCl em função da Concentração de Ativos Resistividade (Ohm) Resistividade (Ohm) 60,00 50,00 40,00 30,00 20,00 10,00 0, Concentração de Ativos (%) As condições desse gráfico são as mesmas do gráfico III, porém contendo NaCl 5% para aumentar a agressividade do sistema. A resistividade aumenta com a adição de agente protetivo. Todavia em todos as concentração observa-se ataque a chapa padrão SAE 1010.

10 5 Fotografias dos ensaios de proteção para períodos prolongados. Figura # 1 Figura # 2 Figura # 3 Figura # 4 Figura # 5

Fluidos base água contendo a tecnologia anticorrosiva

Fluidos base água contendo a tecnologia anticorrosiva Fluidos base água contendo a tecnologia anticorrosiva Proteção externa, formador de filme com atividade química Proteção interna na fase líquida e na fase vapor Produtos testados para toxicidade e biodegradabilidade

Leia mais

Plating Zink -AL. Descrição :

Plating Zink -AL. Descrição : Plating Zink -AL Descrição : Plating Zink-Al oferece um filme aderente de zincato sobre o alumínio. O processo é utilizado sobre todos os tipos de alumínio e suas ligas e deposita por imersão um filme

Leia mais

E-WELD Soluções em Antirrepingo EFICIENCIA, SEGURANÇA E ECONÔMIA

E-WELD Soluções em Antirrepingo EFICIENCIA, SEGURANÇA E ECONÔMIA E-WELD Soluções em Antirrepingo EFICIENCIA, SEGURANÇA E ECONÔMIA 1 Por que usar antirrespingo? A remoção de respingos de solda que aderem as superfícies de metal exige a utilização de soluções abrasivas,

Leia mais

Caso de Sucesso (O&G) Casos Práticos em um Complexo Petroquímico 2013

Caso de Sucesso (O&G) Casos Práticos em um Complexo Petroquímico 2013 Caso de Sucesso (O&G) Casos Práticos em um Complexo Petroquímico 2013 1 COMPLEXO PETROQUÍMICO - BRASIL CASOS PRÁTICOS 2 Inicialmente deve-se decidir qual a condição superficial que se deseja preservar:

Leia mais

Catálogo de produtos

Catálogo de produtos Catálogo de produtos Galvanização a fogo (zincagem por imersão a quente) - Conforme NBR 6323 O processo de zincagem por imersão a quente é o mesmo que qualquer produto, podendo variar na espessura da camada

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO E-CLPS 2100: PRÉ-TRATAMENTO NÃO CRÔMICO PARA ALUMÍNIO

BOLETIM TÉCNICO E-CLPS 2100: PRÉ-TRATAMENTO NÃO CRÔMICO PARA ALUMÍNIO BOLETIM TÉCNICO E-CLPS 2100 PRÉ-TRATAMENTO NÃO CRÔMICO PARA ALUMÍNIO Introdução O E-CLPS 2100 é um líquido isento de cromo hexavalente e fosfatos, que produzem sobre o alumínio e suas ligas uma película

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto ARMATEC ZN é um primer anticorrosivo, elaborado à base de resina sintética com cromato de zinco, que oferece alto poder inibidor de corrosão, proporcionando desse modo efetiva proteção aos metais.

Leia mais

INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Pintura KTL - Eletroforese catódica (pintura de proteção) Pintura a Pó (acabamento)

INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Pintura KTL - Eletroforese catódica (pintura de proteção) Pintura a Pó (acabamento) INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Pintura KTL - Eletroforese catódica (pintura de proteção) Pintura a Pó (acabamento) HISTÓRICO Fundada março de 1992, na cidade de Santo André, Grande São Paulo, utilizando-se

Leia mais

Nós temos a solução!

Nós temos a solução! Nós temos a solução! Preservação de ativos com a mais alta Tecnologia Cortec VpCI A Cortec Presserv do Brasil é o distribuidor exclusivo dos produtos fabricados pela Cortec Corporation no Brasil. Além

Leia mais

Relatório de Serviço de Preservação Anticorrosiva. NG Metalúrgica / Fabrica Capim Fino / Piracicaba /SP

Relatório de Serviço de Preservação Anticorrosiva. NG Metalúrgica / Fabrica Capim Fino / Piracicaba /SP Relatório de Serviço de Preservação Anticorrosiva NG Metalúrgica / Fabrica Capim Fino / Piracicaba /SP Espirito Santo 06/11/2015 Ref.: Envelopamento com Filme MilCorr em Skids Mitsubishi e Acessórios PEDIDO

Leia mais

PRODUTOS COM A QUALIDADE

PRODUTOS COM A QUALIDADE PRODUTOS COM A QUALIDADE ANTI-ESPUMAGUIA Biodegradável O ANTI-ESPUMA GUIA biodegradável é um produto desenvolvido especialmente para eliminar a espuma que se forma durante o processo de agitação ou movimento

Leia mais

Caso de Sucesso (O&G) Preservação Interna de Tubos Teste Hidrostático

Caso de Sucesso (O&G) Preservação Interna de Tubos Teste Hidrostático Caso de Sucesso (O&G) Preservação Interna de Tubos Teste Hidrostático 1 Processo usual (2007): Decapagem ácida (HCl), Limpeza com água e Passivação com NaNO². Tubos flangeados, com injeção de N2 dificuldade

Leia mais

Processo de Soldagem por Difusão

Processo de Soldagem por Difusão Processo de Soldagem por Difusão Prof. Luiz Gimenes Jr. Prof. Marcos Antonio Tremonti INTRODUÇÃO O processo de Soldagem por difusão é utilizado para unir materiais : iguais, com composição química semelhante

Leia mais

Nitretação em banho de sal Durferrit TF 1 (BR) processo TENIFER. Dados relativos aos Sais e ao processo TENIFER

Nitretação em banho de sal Durferrit TF 1 (BR) processo TENIFER. Dados relativos aos Sais e ao processo TENIFER Nitretação em banho de sal Durferrit TF 1 (BR) processo TENIFER Generalidades O tratamento de nitretação (processo TENIFER) em banho de sais é uma rara opção para se obter peças e ferramentas com alta

Leia mais

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR!

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! 2016 EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! CONDIÇÕES ADVERSAS - MODAIS - Aéreo: Transporte aéreo é aquele realizado por aeronaves, dentro do país ou entre países. Quando usar o transporte aéreo? Pequenos volumes

Leia mais

CORROSÃO ATMOSFÉRICA. É extremamente dependente das condições no local de exposição.

CORROSÃO ATMOSFÉRICA. É extremamente dependente das condições no local de exposição. CORROSÃO ATMOSFÉRICA Ocorre sob um filme fino de eletrólito adsorvido à superfície do metal É extremamente dependente das condições no local de exposição. CORROSÃO ATMOSFÉRICA Classificação das atmosferas:

Leia mais

MAGNAGLO ML-500 WB Partícula Magnética Dual-Color Concentrado Base Água

MAGNAGLO ML-500 WB Partícula Magnética Dual-Color Concentrado Base Água MAGNAGLO ML-500 WB Partícula Magnética Dual-Color Concentrado Base Água DESCRIÇÃO GERAL O ML-500WB é um concentrado de partículas magnéticas, via úmida base água, para inspeção pelo método fluorescente

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS LINHA INDUSTRIAL

CATÁLOGO DE PRODUTOS LINHA INDUSTRIAL CATÁLOGO DE PRODUTOS LINHA INDUSTRIAL Aliada a tecnologia e inovação, a Revtec Bioquímica desenvolve produtos para atender as necessidades de higienização profissional nas mais diversas áreas do mercado.

Leia mais

Processo, Aplicações e Técnicas

Processo, Aplicações e Técnicas INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Processo, Aplicações e Técnicas Professor: Anderson Luís Garcia Correia Unidade Curricular de Processos de Soldagem 27 de abril de

Leia mais

Organização: REVESTIMENTOS MONOCAMADA VpCI ALUMÍNIO DE LONGA DURABILIDADE NANO TECNOLOGIA DE INIBIDOES DE CORROSÃO POR VAPOR

Organização: REVESTIMENTOS MONOCAMADA VpCI ALUMÍNIO DE LONGA DURABILIDADE NANO TECNOLOGIA DE INIBIDOES DE CORROSÃO POR VAPOR Organização: REVESTIMENTOS MONOCAMADA VpCI ALUMÍNIO DE LONGA DURABILIDADE NANO TECNOLOGIA DE INIBIDOES DE CORROSÃO POR VAPOR REVESTIMENTOS MONOCAMADA VpCI ALUMÍNIO DE LONGA DURABILIDADE NANO TECNOLOGIA

Leia mais

A Importância das Tintas Ricas em Zinco no Desempenho dos Esquemas de Pintura

A Importância das Tintas Ricas em Zinco no Desempenho dos Esquemas de Pintura A Importância das Tintas Ricas em Zinco no Desempenho dos Esquemas de Pintura Cristina Amorim Marcos Sá Fernando Fragata Participação Especial Eng. Sebastião Alves Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento

Leia mais

PRÉ-SELEÇÃO DE INIBIDORES PARA DUTOS DE PRODUÇÃO COM APLICAÇÂO DE TÉCNICA ELETROQUÍMICA E GRAVIMÉTRICA

PRÉ-SELEÇÃO DE INIBIDORES PARA DUTOS DE PRODUÇÃO COM APLICAÇÂO DE TÉCNICA ELETROQUÍMICA E GRAVIMÉTRICA PRÉ-SELEÇÃO DE INIBIDORES PARA DUTOS DE PRODUÇÃO COM APLICAÇÂO DE TÉCNICA ELETROQUÍMICA E GRAVIMÉTRICA Pedro Altoé Ferreira Eng.Químico - PETROBRAS- CENPES-TMEC Eva Maria de Oliveira Paiva Técnico Químico-

Leia mais

Pintura 100% Sólidos ST BOLETIM TÉCNICO. Pintura 100%

Pintura 100% Sólidos ST BOLETIM TÉCNICO. Pintura 100% BOLETIM TÉCNICO Pintura 100% Sólidos ST DESCRIÇÃO DO PRODUTO A Pintura 100% Sólidos ST é um sistema de pintura epóxi, 100% sólidos, bi-componente, formulado para proporcionar, através de uma película protetora

Leia mais

Aula 20 Eletrodeposição

Aula 20 Eletrodeposição Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia Aula 20 Eletrodeposição Dr. Tiago P. Camargo Eletrólise Eletroquímica Processo inverso das pilhas. Células galvânicas

Leia mais

Fundamentos de Lubrificação e Lubrificantes Aula 7 PROF. DENILSON J. VIANA

Fundamentos de Lubrificação e Lubrificantes Aula 7 PROF. DENILSON J. VIANA Fundamentos de Lubrificação e Lubrificantes Aula 7 PROF. DENILSON J. VIANA Aditivos para óleos lubrificantes Os aditivos são compostos químicos que adicionados aos óleos básicos reforçam alguma de suas

Leia mais

SurTec 652-B Zincato para Tratamento de Alumínio

SurTec 652-B Zincato para Tratamento de Alumínio SurTec 652-B Zincato para Tratamento de Alumínio 1- DESCRIÇÃO O SurTec 652-B é um produto líquido concentrado, tri metálico e com baixa concentração de cianeto, que funciona como fixador de aderência para

Leia mais

DISPOSITIVO PARA AVALIAÇÃO DA PROFUNDIDADE DE CORROSÃO LOCALIZADA POR INSPEÇÃO RADIOGRÁFICA

DISPOSITIVO PARA AVALIAÇÃO DA PROFUNDIDADE DE CORROSÃO LOCALIZADA POR INSPEÇÃO RADIOGRÁFICA DISPOSITIVO PARA AVALIAÇÃO DA PROFUNDIDADE DE CORROSÃO LOCALIZADA POR INSPEÇÃO RADIOGRÁFICA Maurício de Oliveira Marcos Rodrigues Técnicos de Inspeção de Equipamentos e Instalações da Refinaria Presidente

Leia mais

Trabalho de solidificação. Soldagem. João Carlos Pedro Henrique Gomes Carritá Tainá Itacy Zanin de Souza

Trabalho de solidificação. Soldagem. João Carlos Pedro Henrique Gomes Carritá Tainá Itacy Zanin de Souza Trabalho de solidificação Soldagem João Carlos Pedro Henrique Gomes Carritá Tainá Itacy Zanin de Souza Introdução A soldagem é um processo de fabricação, do grupo dos processos de união, que visa o revestimento,

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-056 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: A água nunca está em estado puro, livre de

Leia mais

LL-SAL DE SELAGEM NF

LL-SAL DE SELAGEM NF Patentes: Italiana, Européia, USA, Canadá e México. DESCRIÇÃO O produto permite a selagem da camada anódica do Alumínio Anodizado e suas ligas, operando num intervalo de temperatura de 26 ºC a 30 ºC. A

Leia mais

TECNOLOGIA EPD-H A TECNOLOGIA

TECNOLOGIA EPD-H A TECNOLOGIA A TECNOLOGIA Tecnologia de decapagem e passivação feita através de reação eletrolítica, desenvolvida pelo GRUPO HUMMA para aplicação em aços inoxidáveis e ligas especiais para limpeza de peças, componentes

Leia mais

LÍQUIDO PENETRANTE PROCEDIMENTO DE END PR 001

LÍQUIDO PENETRANTE PROCEDIMENTO DE END PR 001 Página: 1 de 8 1. OBJETIVO Este procedimento estabelece as condições necessárias para a execução do ensaio não destrutivo por meio de Líquido Penetrante para detecção de descontinuidades superficiais,

Leia mais

Construção. Pintura Intumescente a base de agua, para uso interno em estruturas de aço. Descrição do Produto. Dados do Produto. Forma.

Construção. Pintura Intumescente a base de agua, para uso interno em estruturas de aço. Descrição do Produto. Dados do Produto. Forma. Ficha do Produto Edição 25/03/2014 Identificação 02 06 04 00 003 0 000029 Sika Unitherm Steel W30 Pintura Intumescente a base de agua, para uso interno em estruturas de aço Descrição do Produto Sika Unitherm

Leia mais

Fique sabendo. Como aumentar a vida útil de seu instrumento cirúrgico?

Fique sabendo. Como aumentar a vida útil de seu instrumento cirúrgico? Os instrumentais cirúrgicos são fabricados com aço inoxidável segundo a norma ASTM F899 (Standard Specification for Wrought Stainless Steels for Surgical Instruments). O aço inox é indicado para uso em

Leia mais

Fotografia 29 - Microestrutura destacada em vermelho na Fotografia 28

Fotografia 29 - Microestrutura destacada em vermelho na Fotografia 28 60 Fotografia 29 - Microestrutura destacada em vermelho na Fotografia 28 Fotografia 30 - Microestrutura destacada em amarelo na Fotografia 28 61 Tabela 11- Composição química do revestimento da chapa L

Leia mais

Plating LX 120. Tanques : revestidos de PVC ( material plástico anti-ácido ); cerâmica, aço inoxidável 18/8 ou vidro.

Plating LX 120. Tanques : revestidos de PVC ( material plástico anti-ácido ); cerâmica, aço inoxidável 18/8 ou vidro. Plating LX 120 Descrição: Plating LX 120 é um passivador em pó indicado para formação de camadas claras/incolores ou amarelas iridiscentes sobre zinco e cádmio, ferro galvanizado e zamack, oferecendo uma

Leia mais

(MACK-SP) Na eletrólise ígnea de NaCl, verificase

(MACK-SP) Na eletrólise ígnea de NaCl, verificase (MACK-SP) Na eletrólise ígnea de NaCl, verificase que: a) no cátodo, deposita-se sódio metálico. b) no ânodo, ocorre redução. c) no cátodo, ocorre oxidação. d) no ânodo, há deposição de NaCl. e) no cátodo,

Leia mais

Emcephob NanoPerm. Sistema inovador para proteção de estruturas

Emcephob NanoPerm. Sistema inovador para proteção de estruturas Emcephob NanoPerm Sistema de proteção de estruturas à base de poliuretano Proteção duradoura contra agentes agressivos presentes na atmosfera Sistema aberto a difusão de vapor de água Recomendado para

Leia mais

Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 5

Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 5 Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 5 PROF. DENILSON J. VIANA Classificação do Tipo de Lubrificação A lubrificação pode ser classificada em três tipos básicos de acordo com a película lubrificante.

Leia mais

INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Pintura KTL - Eletroforese catódica (pintura de proteção) Pintura a Pó (acabamento)

INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Pintura KTL - Eletroforese catódica (pintura de proteção) Pintura a Pó (acabamento) INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Pintura KTL - Eletroforese catódica (pintura de proteção) Pintura a Pó (acabamento) Revisão 19/07/2017 HISTÓRICO Fundada em março de 1992, iniciou suas atividades na cidade de

Leia mais

PINTURA INTERNA DE TANQUES DE ÁGUA POTÁVEL PROCEDIMENTO RECOMENDADO

PINTURA INTERNA DE TANQUES DE ÁGUA POTÁVEL PROCEDIMENTO RECOMENDADO PINTURA INTERNA DE TANQUES DE ÁGUA POTÁVEL PROCEDIMENTO RECOMENDADO 1. Escopo 2. Preparo de Superfície 2.1 Aço Carbono 2.2 Concreto Novo 2.3 Concreto Usado 3. Procedimento de Pintura 3.1 Check list sobre

Leia mais

GUIA DE SOLUÇÕES PARA SOLDAGEM COM ELETRODOS REVESTIDOS

GUIA DE SOLUÇÕES PARA SOLDAGEM COM ELETRODOS REVESTIDOS www.gerdau.com.br GUIA DE SOLUÇÕES PARA SOLDAGEM COM ELETRODOS REVESTIDOS VENDAS SÃO PAULO Tel. (11) 3094-6500 Fax (11) 3094-6303 e-mail: atendimentogerdau.sp@gerdau.com.br NORTE / NORDESTE Pernambuco

Leia mais

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM METALURGIA DA SOLDAGEM

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM METALURGIA DA SOLDAGEM PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM METALURGIA DA SOLDAGEM Professor: Moisés Luiz Lagares Júnior 1 METALURGIA DA SOLDAGEM A JUNTA SOLDADA Consiste: Metal de Solda, Zona Afetada pelo Calor (ZAC), Metal

Leia mais

HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA. Prof. Carlos Falcão Jr.

HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA. Prof. Carlos Falcão Jr. HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA Prof. Carlos Falcão Jr. de um sólido em fase aquosa natureza do sólido (iônico, covalente ou metálico) processo: físico químico eletroquímico de redução eletrolítico

Leia mais

Instrumentos Cirúrgicos

Instrumentos Cirúrgicos Instrumentos Cirúrgicos Manuseio, armazenamento e esterilização Manuseio, armazenamento e esterilização Víncula Índice 03 03 04 05 07 08 08 Introdução Aço Inoxidável Qualidade da Água e/ou Vapor Uso diário

Leia mais

DELFLEET PRIMER PROMOTOR DE ADERÊNCIA, ANTICORROSIVO

DELFLEET PRIMER PROMOTOR DE ADERÊNCIA, ANTICORROSIVO DELFLEET PRIMER PROMOTOR DE ADERÊNCIA, ANTICORROSIVO DILUENTE REATIVO F368 DESCRIÇÃO DO PRODUTO O Primer promotor de aderência anti-corrosivo, foi desenvolvido para proporcionar o máximo em adesão sobre

Leia mais

GRSS. SOLDAGEM POR EXPLOSÃO Explosion WELDING

GRSS. SOLDAGEM POR EXPLOSÃO Explosion WELDING SOLDAGEM POR EXPLOSÃO Fundamentos do processo É um processo de soldagem no estado sólido, que produz uma solda pelo impacto em alta velocidade das peças como resultado de uma detonação (explosão) controlada.

Leia mais

TRATAMENTOS TÉRMICOS: AÇOS E SUAS LIGAS. Os tratamentos térmicos em metais ou ligas metálicas, são definidos como:

TRATAMENTOS TÉRMICOS: AÇOS E SUAS LIGAS. Os tratamentos térmicos em metais ou ligas metálicas, são definidos como: TRATAMENTOS TÉRMICOS: AÇOS E SUAS LIGAS Os tratamentos térmicos em metais ou ligas metálicas, são definidos como: - Conjunto de operações de aquecimento e resfriamento; - Condições controladas de temperatura,

Leia mais

Meios de Têmpera: Têmpera em água

Meios de Têmpera: Têmpera em água Meios de Têmpera: Têmpera em água A água é o meio de têmpera mais antigo, mais barato e o mais empregado. O processo de têmpera em água é conduzido de diversas maneiras: por meio de imersão, jatos, imersão

Leia mais

VANTAGENS AMBIENTAIS E ECONÔMICAS NA IMPREMENTAÇÃO DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM UMA EMPRESA GALVÂNICA

VANTAGENS AMBIENTAIS E ECONÔMICAS NA IMPREMENTAÇÃO DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM UMA EMPRESA GALVÂNICA O objetivo principal desse estudo é mostrar as vantagens econômicas e ambientais na implementação da Produção Mais Limpa (P+L) no tratamento de efluentes em uma planta galvânica. Nesse estudo ocorreu a

Leia mais

Proteção anódica e catódica

Proteção anódica e catódica 6/2/17 PROTEÇÃO CONTRA A CORROSÃO Proteção catódica e anódica Inibidores - Revestimentos - - Proteção anódica e catódica Como prevenir ou minimizar os efeitos da corrosão de um metal? 4-1823, Sri Humplrray

Leia mais

UNIVERSEL WASH PRIMER FOSFATIZANTE SEM CROMATOS D831 DILUENTE REATIVO D832 DILUENTE REATIVO LENTO D833

UNIVERSEL WASH PRIMER FOSFATIZANTE SEM CROMATOS D831 DILUENTE REATIVO D832 DILUENTE REATIVO LENTO D833 UNIVERSEL WASH PRIMER FOSFATIZANTE SEM CROMATOS D831 DILUENTE REATIVO D832 DILUENTE REATIVO LENTO D833 DESCRIÇÃO DO PRODUTO Universel é um fundo, wash primer pigmentado de dois componentes na cor bege,

Leia mais

Processos de corte. Figura 2. Corte via plasma e maçarico.

Processos de corte. Figura 2. Corte via plasma e maçarico. Processos de corte Mecânicos: corte por cisalhamento através de guilhotinas, tesouras ou similares e por remoção de cavacos através de serras ou usinagem. Figura 1. Guilhotina, serra automática e corte

Leia mais

SELEÇÃO DE INIBIDORES PARA FLUIDOS DE COMPLETAÇÃO ( PACKER FLUIDS )

SELEÇÃO DE INIBIDORES PARA FLUIDOS DE COMPLETAÇÃO ( PACKER FLUIDS ) SELEÇÃO DE INIBIDORES PARA FLUIDOS DE COMPLETAÇÃO ( PACKER FLUIDS ) Alberto Klayson S. C. (1), O. R. Mattos (1), C. J. B. M. Joia (2) (1) Lab. de Corrosão PEMM / COPPE / UFRJ, Cx. Postal 6855, CEP 21945-97

Leia mais

4 Resultados Metal de base Temperatura ambiente. (a)

4 Resultados Metal de base Temperatura ambiente. (a) 4 Resultados 4.1. Análise de difração de Raios-X Após os corpos de prova serem submetidos ao meio contendo CO 2 (ensaio de imersão) por, estes foram levados para análise de Raios-X. Esta análise foi realizada

Leia mais

SISTEMA DE PRESSURIZAÇÃO E FILTRAGEM SÉRIE SPF-C

SISTEMA DE PRESSURIZAÇÃO E FILTRAGEM SÉRIE SPF-C SISTEMA DE PRESSURIZAÇÃO E Controle do ar. Proteja o que é importante. Aplique em tudo Pressurização, filtragem e climatização. Diversas áreas de aplicação como: salas limpas, indústria farmacêutica, alimentícia,

Leia mais

Intergard 235 Tinta Epoxi fosfato de zinco alta Espessura

Intergard 235 Tinta Epoxi fosfato de zinco alta Espessura Tinta Epoxi fosfato de zinco alta Espessura DESCRIÇÃO DO PRODUTO USO RECOMENDADO Primer Epóxi de alta espessura, de dois componentes e alto teor de sólidos. Baixo teor de VOC. Proteção de estruturas de

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Fluído para sistema de arrefecimento

APRESENTAÇÃO. Fluído para sistema de arrefecimento APRESENTAÇÃO Fluído para sistema de arrefecimento MAX FLUID Fluído para sistema de arrefecimento SEGMENTOS A EVOLUÇÃO que protege todo o sistema de arrefecimento de motores endotérmicos RODOVIÁRIO MULTIPROTEÇÃO

Leia mais

Corrosão e degradação de materiais. Modificação aparência. Interação Comprometimento pp mecânicas

Corrosão e degradação de materiais. Modificação aparência. Interação Comprometimento pp mecânicas Corrosão e degradação de materiais Modificação aparência Interação Comprometimento pp mecânicas Deterioração é diferente para os diversos tipos de materiais: M Dissolução (corrosão) Formação de crosta

Leia mais

VOC HS Máx. 420 g/l

VOC HS Máx. 420 g/l DELFLEET VOC HS 4 + 1 Máx. 420 g/l PRODUTOS Cores Delfleet HS 4+1 (Binder ) Catalisador Delfleet HS 4+1, F355 Diluente Lento Delfleet, F371 Diluente Delfleet, F372 Diluente Rápido Delfleet, F373 DESCRIÇÃO

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO Sika Permacor-1705

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO Sika Permacor-1705 FICHA TÉCNICA DE PRODUTO PRIMER ALQUÍDICO PARA AÇO, BASE SOLVENTE. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Sika Permacor -1705 é um primer mono componente, indicado para proteção contra corrosão em estruturas de aço. USOS

Leia mais

SERVIÇOS PROCESSAMENTO DE MATERIAIS PROTEÇÃO DE SUPERFÍCIES SISTEMAS DE ADESIVAÇÃO REMA TIP TOP

SERVIÇOS PROCESSAMENTO DE MATERIAIS PROTEÇÃO DE SUPERFÍCIES SISTEMAS DE ADESIVAÇÃO REMA TIP TOP SERVIÇOS PROCESSAMENTO DE MATERIAIS PROTEÇÃO DE SUPERFÍCIES AUTOMOTIVO SISTEMAS DE ADESIVAÇÃO REMA TIP TOP REMA TIP TOP Industrie Conte com a REMA TIP TOP A Marca Premium Seja para emendar ou reparar correias

Leia mais

FICHA TECNICA OZONEWASHED. OZONEWASHED é o sistema de aplicação de ozônio da OZOXI para beneficiamento de denim.

FICHA TECNICA OZONEWASHED. OZONEWASHED é o sistema de aplicação de ozônio da OZOXI para beneficiamento de denim. FICHA TECNICA OZONEWASHED OZONEWASHED é o sistema de aplicação de ozônio da OZOXI para beneficiamento de denim. Com OZONEWASHED a empresa utiliza ozônio em operações na lavadora, no secador / aplicador

Leia mais

Interseal 211 Alumínio Epóxi

Interseal 211 Alumínio Epóxi Interseal 211 Alumínio Epóxi DESCRIÇÃO DO PRODUTO USO RECOMENDADO INFORMAÇÃO PRÁTICA INTERSEAL 211 Aluminio Primer epóxi de alta espessura, de altos sólidos, baixo VOC. Anticorrosivo de dois componentes,

Leia mais

Temperabilidade. Engenharia e Ciência dos Materiais I Profa.Dra. Lauralice Canale

Temperabilidade. Engenharia e Ciência dos Materiais I Profa.Dra. Lauralice Canale Temperabilidade Engenharia e Ciência dos Materiais I Profa.Dra. Lauralice Canale Efeito da composição da liga na temperabilidade Aumento de C Aumenta temperabilidade Aumento de elementos de liga

Leia mais

Coneval Service. Éhoje uma das empresas mais modernas em seu gênero, e tem como maior expertise serviços.

Coneval Service. Éhoje uma das empresas mais modernas em seu gênero, e tem como maior expertise serviços. Coneval Service Éhoje uma das empresas mais modernas em seu gênero, e tem como maior expertise serviços. - Jateamento - Decapagem - Flushing - Filtragem de óleo em geral. Jateamento é uma operação de força

Leia mais

Fundamento de Lubrificação e Lubrificantes Aula 8 PROF. DENILSON J. VIANA

Fundamento de Lubrificação e Lubrificantes Aula 8 PROF. DENILSON J. VIANA Fundamento de Lubrificação e Lubrificantes Aula 8 PROF. DENILSON J. VIANA Graxas É um material sólido a semissólido, constituindo de um agente espessante (sabão metálico) disperso num lubrificante líquido

Leia mais

TM373 Seleção de Materiais Metálicos

TM373 Seleção de Materiais Metálicos Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica TM373 Seleção de Materiais Metálicos Seleção de materiais atendendo a requisitos da superfície: Resistência ao Desgaste

Leia mais

Sistemas de marcação a laser de fibra

Sistemas de marcação a laser de fibra Contraste de marcação superior em altas velocidades em plásticos e metais robustos Guia de amostras de codificação e marcação Sistemas de marcação a laser de fibra Realizar marcações a laser de alto contraste

Leia mais

Esterilização do Produto. Produtos Farmacêuticos Estéreis 24/11/2014. Enfoque. Contexto. Processo Produto

Esterilização do Produto. Produtos Farmacêuticos Estéreis 24/11/2014. Enfoque. Contexto. Processo Produto Produtos Farmacêuticos Estéreis Processo Produto Enfoque P R O F ª. L Y G H I A M E I R E L L E S Contexto Esterilização do Produto A via parenteral começou a desenvolver-se depois dos trabalhos de Pasteur

Leia mais

Scotch-Weld MR DP-100 Adesivo Estrutural

Scotch-Weld MR DP-100 Adesivo Estrutural Scotch-Weld MR DP-100 Adesivo Estrutural Dados Técnicos Agosto/99 Descrição do Produto O produto é um adesivo epoxi bi-componente com uma proporção de mistura de 1:1 em volume. Tem uma cura extremamente

Leia mais

Preparação de Superficies

Preparação de Superficies INFORMES TECNICOS Preparação de Superficies Por que é necessário realizar uma correta preparação da superfície antes da aplicação de um revestimento? Uma elevada porcentagem de revestimentos aplicados

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE TRATAMENTOS TÉRMICOS DAS LIGAS FERROSAS

EXERCÍCIOS SOBRE TRATAMENTOS TÉRMICOS DAS LIGAS FERROSAS EXERCÍCIOS SOBRE TRATAMENTOS TÉRMICOS DAS LIGAS FERROSAS 1. Em que consiste, de uma maneira geral, o tratamento térmico? R: Alterar as microestruturas das ligas metálicas e como conseqüência as propriedades

Leia mais

Site:www.wg2p.com.br

Site:www.wg2p.com.br Círculo de Sinner A eficiência do processo de higienização pode ser descrita de acordo com o modelo de Sinner s que descreve o processo ideal de limpeza com uma sinergia entre a ação mecânica, a ação química,

Leia mais

1 Introdução Princípios Básicos da Corrosão Eletroquímica... 5

1 Introdução Princípios Básicos da Corrosão Eletroquímica... 5 Sumário 1 Introdução................................ 1 2 Princípios Básicos da Corrosão Eletroquímica........ 5 2.1 POTENCIAIS ELETROQUÍMICOS............................ 5 2.2 PILHAS DE CORROSÃO...................................17

Leia mais

COMPOUND COAL TAR EPOXY

COMPOUND COAL TAR EPOXY Produto COMPOUND COAL TAR EPOXY apresenta ótimo desempenho como revestimento protetor de superfícies metálicas e de concreto, em condições de alta umidade, imersão e intempéries. Depois da cura total,

Leia mais

CONAEND&IEV CONTROLE DIMENSIONAL E MONITORAMENTO DAS TENSÕES RESIDUAIS

CONAEND&IEV CONTROLE DIMENSIONAL E MONITORAMENTO DAS TENSÕES RESIDUAIS CONAEND&IEV2012 017 CONTROLE DIMENSIONAL E MONITORAMENTO DAS TENSÕES RESIDUAIS NA FASE DE SUB-MONTAGEM DURANTE A FABRICAÇÃO DE NAVIOS Tatiana Gurova 1, Segen F. Estefen 2, Anatoli Leontiev 3 Copyright

Leia mais

ESTUDO DO PROCESSO DE CORROSÃO DE AÇO CARBONO EXPOSTO A MISTURAS DE PETRÓLEO E ÁGUAS SALINAS

ESTUDO DO PROCESSO DE CORROSÃO DE AÇO CARBONO EXPOSTO A MISTURAS DE PETRÓLEO E ÁGUAS SALINAS ESTUDO DO PROCESSO DE CORROSÃO DE AÇO CARBONO EXPOSTO A MISTURAS DE PETRÓLEO E ÁGUAS SALINAS Felipe Augusto Cordeiro de Melo 1 ; Severino Leopoldino Urtiga Filho 2 1 Estudante do Curso de Engenharia de

Leia mais

LINHA BC. Rua Dr. Luiz Miranda, Pompeia - SP - Tel. (14) Fax. (14)

LINHA BC. Rua Dr. Luiz Miranda, Pompeia - SP - Tel. (14) Fax. (14) Rua Dr. Luiz Miranda, 1650-17580-000 - Pompeia - SP - Tel. (14) 3405 2100 - Fax. (14) 3452 1916 - E-mail: vendas@jacto.com.br PROTEJA O MEIO AMBIENTE. AO INUTILIZAR ESTE FOLHETO, NÃO JOGUE EM VIAS PÚBLICAS.

Leia mais

AULA 11 SISTEMAS HIDRÁULICOS

AULA 11 SISTEMAS HIDRÁULICOS 19/10/16 Significado e Conceito AULA 11 SISTEMAS HIDRÁULICOS Significado: hidra = água e aulos = tubo Conceito: Estudo das característica e comportamento dos fluídos confinados sob pressão. Prof. Fabricia

Leia mais

REATIVIDADE DE METAIS

REATIVIDADE DE METAIS CENTRO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE QUÍMICA - LICENCIATURA INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA SÉRIE: EXPERIÊNCIAS DEMONSTRATIVAS REATIVIDADE DE METAIS ORGANIZAÇÃO: Elisangela Fabiana

Leia mais

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI BLUMENAU

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI BLUMENAU TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE BOMBEAMENTO PARA REMOÇÃO DO MATERIAL ABRASIVO ACUMULADO NO TANQUE DE UMA MÁQUINA DE CORTE DE CHAPAS METÁLICAS COM JATO DE ÁGUA. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS

Leia mais

P o d e s e r u t i l i z a d o c o m o r e v e s t i m e n t o i n t e r m e d i á r i o e m a p l i c a ç õ e s t é c n i c a s.

P o d e s e r u t i l i z a d o c o m o r e v e s t i m e n t o i n t e r m e d i á r i o e m a p l i c a ç õ e s t é c n i c a s. AÇOS REVESTIDOS Além dos acabamentos de superfície convencionais, a tira relaminada pode ainda ser revestida superficialmente pelos mais diversos metais com propósitos técnicos, decorativos ou outros fins,

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO. ADESIVO EM EMULSÃO AQUOSA À BASE DE POLIACETATO DE VINILA (PVAc), PARA COLAGENS DE ARTEFATOS DE MADEIRA, E MATERIAIS POROSOS EM GERAL

BOLETIM TÉCNICO. ADESIVO EM EMULSÃO AQUOSA À BASE DE POLIACETATO DE VINILA (PVAc), PARA COLAGENS DE ARTEFATOS DE MADEIRA, E MATERIAIS POROSOS EM GERAL Folha: 1 de 5 BOLETIM TÉCNICO ADESIVO EM EMULSÃO AQUOSA À BASE DE POLIACETATO DE VINILA (PVAc), PARA COLAGENS DE ARTEFATOS DE MADEIRA, E MATERIAIS POROSOS EM GERAL Especificações Aspecto do Produto Líquido

Leia mais

PMT CORROSÃO E PROTEÇÃO DOS MATERIAIS

PMT CORROSÃO E PROTEÇÃO DOS MATERIAIS 2.5 Tipos de corrosão: generalizada Detalhes: Perda de massa efeito dos produtos de corrosão: polarização e despolarização das reações parciais efeito do aumento da área morfologia da corrosão generalizada

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto NEUTROL ACQUA é uma emulsão asfáltica de alta resistência química que forma uma película impermeável. É indicado para proteção de estruturas de concreto e alvenaria revestidas com argamassa em

Leia mais

DS 10 NI Solvente Dielétrico Não Inflamável

DS 10 NI Solvente Dielétrico Não Inflamável DS 10 NI Solvente Dielétrico Não Inflamável DS 10 NI é uma composição de solventes secos, especialmente formulado para limpeza de motores elétricos, geradores, equipamentos elétricos, painéis eletrônicos,

Leia mais

O Arco. O eletrodo revestido é um eletrodo de produção de arco e metal de adição ao mesmo tempo.

O Arco. O eletrodo revestido é um eletrodo de produção de arco e metal de adição ao mesmo tempo. O Arco Alexandre de Freitas - alexandre.freitas1@fatec.sp.gov.br Alexandre marques de lima - alexandre1203@msn.com Alfredo Feitosa - alfredo.feitosa@hotmail.com Everaldo Sena de moura - everaldo.moura@fatec.sp.gov.br

Leia mais

Interprime 222 Alquídico

Interprime 222 Alquídico DESCRIÇÃO DO PRODUTO USO RECOMENDADO Primer anticorrosivo alquídico, monocomponente, de secagem rápida de alta espessura Para proteção anticorrosiva das estruturas de aço e equipamentos industriais. INFORMAÇÃO

Leia mais

Pintura de Acabamento PVC-Alquídica para revestimentos intumescentes

Pintura de Acabamento PVC-Alquídica para revestimentos intumescentes Ficha do Produto Edição 24/03/2014 Identificação 02 06 04 00 001 0 000015 Sika Unitherm - Top S Pintura de Acabamento PVC-Alquídica para revestimentos intumescentes Descrição do Produto Sika Unitherm -Top

Leia mais

Histórico térmico dos materiais poliméricos: sua importância nos procedimentos de inspeção e manutenção

Histórico térmico dos materiais poliméricos: sua importância nos procedimentos de inspeção e manutenção EURO & Zanetti Análises Térmicas LTDA Laboratório de Análises de Materiais www.euroezanetti.com.br Histórico térmico dos materiais poliméricos: sua importância nos procedimentos de inspeção e manutenção

Leia mais

2 Procedimento experimental

2 Procedimento experimental 2 Procedimento experimental 2.1 Medição de viscosidade dinâmica A viscosidade dinâmica foi medida em um reômetro modelo DV-III da marca Brookfield, com geometria de cilindro-copo. O aquecimento do fluido

Leia mais

2008 Esterificação do ácido propiônico com 1-butanol via catálise ácida para a obtenção do éster propanoato de butila

2008 Esterificação do ácido propiônico com 1-butanol via catálise ácida para a obtenção do éster propanoato de butila 28 Esterificação do ácido propiônico com 1-butanol via catálise ácida para a obtenção do éster propanoato de butila Classificação Tipos de reações e classes de substâncias Reação de carbonila de ácidos

Leia mais

W-LACK HPD 151 Balde (20 L) W-LACK HPD 151 Galão (3,6 L) Sólidos por Volume Prazo de Validade Espessura por demão Rendimento teórico

W-LACK HPD 151 Balde (20 L) W-LACK HPD 151 Galão (3,6 L) Sólidos por Volume Prazo de Validade Espessura por demão Rendimento teórico W-LACK HPD 151 DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Fundo acabamento a base de resina alquidica modificada, monocomponente de excelente proteção anticorrosiva. Itens que atendem Diretiva Rohs possuem a descrição R na

Leia mais

NYLON 6.0 DATASHEET.

NYLON 6.0 DATASHEET. Pág. 1 / 6 Devido às suas propriedades, o NYLON permite as mais variadas aplicações em peças e elementos de máquinas. Produzido a partir da Poliamida 6. CARACTERÍSTICAS Alta resistência mecânica Alta resistência

Leia mais

R2200P. Fluidos Dielétricos

R2200P. Fluidos Dielétricos Fluidos Dielétricos Guia para Reparo de Transformadores com Fluido Envirotemp FR3 Informação de Referência R2200P IMPORTANTE: Este guia de referência aplica-se a reparo de transformadores em geral e não

Leia mais

Corrosão: Definições e implicações práticas Aspectos termodinâmicos Formas de controle

Corrosão: Definições e implicações práticas Aspectos termodinâmicos Formas de controle Curso Técnico Integrado em Química Físico-química III VÍDEO AULA Corrosão: Definições e implicações práticas Aspectos termodinâmicos Formas de controle 1 Professor: Me. Sebastião Junior T. Vasconcelos

Leia mais

Scania Oil. Prolongue a vida útil do seu Scania e mantenha o bom desempenho dos seus negócios.

Scania Oil. Prolongue a vida útil do seu Scania e mantenha o bom desempenho dos seus negócios. Scania Oil. Prolongue a vida útil do seu Scania e mantenha o bom desempenho dos seus negócios. DESENVOLVIDOS ESPECIALMENTE PARA O SEU SCANIA. O óleo lubrificante é um dos principais e mais importantes

Leia mais

ABNT NBR 15847 - Amostragem de água subterrânea em poços de monitoramento - Métodos de purga

ABNT NBR 15847 - Amostragem de água subterrânea em poços de monitoramento - Métodos de purga CEET-00:001.68 Comissão de Estudo Especial Temporária de Avaliação da Qualidade do Solo e da Água para Levantamento de Passivo Ambiental e Avaliação de Risco à Saúde Humana ABNT NBR 15847 - Amostragem

Leia mais

Lubrificação de Motores e Redutores

Lubrificação de Motores e Redutores Lubrificação de Motores e Redutores Prof. Dr. João Candido Fernandes Luís Henrique Bonacordi Boccardo Vinicius Hernandes Kauê Vieira RA: 711901 611549 612261 Índice 1. Introdução 2. Tipos de óleos para

Leia mais