Os processadores de dinâmica podem ser conectados ao seu sistema em uma das maneiras abaixo:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os processadores de dinâmica podem ser conectados ao seu sistema em uma das maneiras abaixo:"

Transcrição

1 EFEITOS DE DINÂMICA Como o próprio nome sugere, os processadores de dinâmica permitem que se altere a variação dinâmica de uma voz, de um instrumento ou mesmo de uma mixagem como um todo. Basicamente, o que os processadores de dinâmica fazem é alterar as diferenças entre os níveis mais altos e os mais baixos, abaixando os níveis mais altos em relação aos mais baixos (compressores e limiters), ou abaixando os níveis mais baixos em relação aos mais altos (gates e expanders). São processadores de dinâmica os compressores, limiters, expanders e gates. Nesta lição vamos falar um pouco sobre cada um deles e experimentar, através dos exemplos gravados, o que acontece quando são utilizados. Conexões Os processadores de dinâmica podem ser conectados ao seu sistema em uma das maneiras abaixo: Inserts dos canais Auxiliares (sends) Diretamente em um instrumento Na maioria das vezes, os inserts dos canais da mesa de som (física ou virtual) são utilizados para a ligação de compressores, já que ao comprimirmos um sinal qualquer, desejamos que todo o sinal passe por compressão, eliminando o sinal original. Ao contrário, isso não ocorre com um reverb ou um delay, por exemplo. Nestes casos, o sinal original é enviado para o processador de efeitos, através de uma mandada auxiliar (auxiliar send), e o sinal processado é direcionado para um dos canais da mesa. Desta maneira, é possível enviar sinais de diferentes instrumentos, em níveis de intensidade diversos, para um único processador. Entretanto, é uma prática comum o uso de mandadas auxiliares (sends) para enviar sinais de um grupo de canais, como backing vocals, por exemplo, para um compressor ou limiter, de modo que o sinal processado retorne para um ou dois canais da mesa. Os sinais originais são normalmente mutados.

2 Também é possível ligar um instrumento qualquer diretamente ao compressor e este último à mesa de som. Compressor / Limiter Imagine que você estivesse gravando uma orquestra ao vivo. Haveria momentos em que o som atingiria níveis tão elevados, que seria necessário abaixar o volume de entrada na mesa, para evitar distorções. Em seguida, assim que a orquestra voltasse a tocar com menos intensidade, você restauraria o volume original. Esse procedimento se repetiria toda vez que o volume atingisse um determinado valor (threshold). Assim, podemos dizer que o compressor serve, essencialmente, para "abaixar o volume". O VCA (voltage controlled amplifier) permite que o volume varie, através de alterações nos níveis de voltagem, determinados pelas variações nos níveis de amplitude do sinal (a música!). O compressor é uma ferramenta fundamental para se gravar vozes e instrumentos com grande variação dinâmica, como baixos, saxofones e guitarras. Porque usar um compressor Instrumentos como metais, cordas, vocais e guitarras podem apresentar diferentes níveis de amplitude entre si e influenciar regiões de freqüências diversas. Essas regiões, eventualmente, desaparecem e, subitamente, "saltam" em uma mixagem. O que o compressor faz é equilibrar a mixagem e diminuir variações bruscas de volume e de respostas de freqüências. Um compressor permite, inclusive, minimizar oscilações de volume provenientes de mudanças de posicionamento de um (a) artista frente ao microfone. O compressor também serve para melhorar a relação sinal ruído. O princípio disto é bem simples: a partir do momento em que os sinais com maior amplitude são reduzidos, pode se ampliar os sinais com menor amplitude, provocando um "encorpamento" geral do sinal e, conseqüentemente, um maior volume médio para uma mesma quantidade de ruído (constante), inerente ao sistema. Um compressor usado adequadamente permite, ainda, aumentar a inteligibilidade de um som, como a gravação de um vocal, por exemplo. Imagine a performance de um cantor que oscile entre uma frase sussurrada e um grito extremamente alto. Não fosse o compressor, o volume de gravação teria de ser ajustado em um valor muito baixo para que distorções

3 não ocorressem nos momentos de maior intensidade da voz. Lembramos que embora seja possível fazer ajustes de volume manualmente, em tempo real, isto não funciona na maioria das situações em que ocorrem variações extremas e rápidas de amplitude.

4

5 Parâmetros dos compressores Os parâmetros básicos de um compressor são threshold, attack time (tempo de ataque), release time (tempo de decaimento) e ratio (taxa). A seguir, vamos falar sobre cada um deles. Threshold Threshold é o ponto (valor em db) a partir do qual o compressor passa a atuar. No momento em que identifica o sinal a ser comprimido, passa a agir de acordo com os ajustes de attack time (tempo de ataque), release time (tempo de decaimento) e ratio (taxa). O threshold é, portanto, o ponto de partida onde o sinal começa a sofrer compressão. Qualquer valor (em db) acima do threshold é comprimido. Em contrapartida, qualquer valor (em db) abaixo do threshold é preservado intacto. Movendo o valor do threshold para cima ou para baixo, diminui se ou aumenta se a quantidade de compressão.

6 Gain Reduction (ganho de redução) Os compressores costumam apresentar uma série de LEDs ou um VU para indicar a quantidade de redução de volume que está ocorrendo em um determinado momento. O ganho de redução é o quanto em db um sinal qualquer é reduzido pelo VCA (voltage controlled amplifier), a partir do momento em que atinge o valor de threshold. Assim, se houver, por exemplo, um ganho de redução de 6 db, o nível geral do sinal poderá ser elevado em 6 db. Conseqüentemente, as passagens mais suaves (com menor amplitude) da música poderão ser ouvidas com mais clareza e o nível geral do sinal subirá 6 db acima do nível de ruído, melhorando a chamada relação sinalruído. Dica: Lembre se de que enquanto VUs apresentam a média do sinal reduzido, LEDs mostram o pico do mesmo sinal. Dica: Compressores são ferramentas essenciais para trabalhos de produção de áudio para vídeo e TV por causa da limitada variação dinâmica dessas mídias.

7 Attack time (tempo de ataque) O tempo de ataque determina quanto tempo o compressor vai levar para "perceber" que um sinal atingiu o valor do threshold. Se o tempo for muito curto, o compressor vai reduzir os transientes (sons de alto impacto e curta duração). Isso pode, eventualmente, fazer com que o instrumento perca "expressividade" e definição. Em um vocal, por exemplo, consoantes como o "t" e o "d" podem desaparecer. Por outro lado, se o tempo de ataque for muito grande e o vocal estiver sendo bastante comprimido, os "ts" e o "ds" não serão comprimidos e soarão exagerados. Nos compressores mais sofisticados (e caros!) os valores de attack time (tempo de ataque) costumam começar em níveis bastante baixos, oscilando entre 100 microssegundos e 20 milissegundos. Um microssegundo é a milionésima parte de um segundo, enquanto um milissegundo é a milésima parte de um segundo. Alguns compressores também apresentam valores fixos de attack time para propósitos específicos como vocais, por exemplo. Release time (tempo de decaimento) O tempo de decaimento determina quanto tempo o compressor vai levar para "perceber" que um sinal caiu abaixo do valor do threshold, interrompendo a compressão. O tempo de release pode variar entre 50 milissegundos a 2 ou 3 segundos. Tempos mais prolongados, tipicamente de 1 ou mais segundos produzem um som mais suave e natural. Se o tempo de release for muito curto, a compressão será interrompida bruscamente após o sinal cair abaixo do valor de threshold e o volume aumentará de maneira exageradamente rápida, provocando um tipo de distorção. Para vocais e contrabaixos, o release time (tempo de decaimento) é comumente ajustado entre 0,5 e 2 segundos, dependendo do andamento e do estilo da música.

8 Ratio (taxa) A taxa determina o quanto o sinal vai ser comprimido. Ocorre uma comparação entre a quantidade de sinal que ultrapassa o valor de threshold e o valor estabelecido pela taxa. Se, por exemplo, você estiver utilizando uma taxa de 3:1 e ocorrer um pico de 12 db, a saída do compressor vai liberar um pico de 4 db, isto é, para cada 4 db de entrada, é liberado 1 db de saída.

9

10 Outros Parâmetros Alguns compressores possuem ainda outros parâmetros como: Stereo Link Recurso que permite "linkar" dois canais de um compressor ou um segundo compressor ao primeiro. Quando habilitado, faz com que um dos canais (ou um dos compressores) controle o outro canal (ou compressor). Serve, por exemplo, para manter os mesmos níveis de compressão entre diferentes canais em uma mixagem stereo. Side Chain Entrada adicional geralmente situada na parte traseira do equipamento. Esta entrada permite que o som sofra a compressão ajustada, mas a partir do sinal que é recebido por ela (a side chain). Um exemplo disso é o chamado de esser. Funciona assim: Digamos que uma cantora esteja "sibilando" na faixa de 8 khz. Para minimizar este efeito, primeiro, manda se o sinal da voz, a partir de uma saída auxiliar da mesa, para um equalizador; este equalizador, por sua vez, corta todas as freqüências, exceto aquelas em torno de 8 khz. Finalmente, o sinal filtrado, com predominância em torno de 8 khz, é enviado para a side chain do compressor. O resultado é uma compressão somente em torno da faixa de 8 khz. Knee Ajuste do modo de compressão: mais suave ou intenso. Em alguns compressores recebe o nome de overeasy.

11 Como ajustar o compressor O primeiro passo é determinar a taxa de compressão (ratio). Valores entre 3:1 e 7:1 costumam soar com mais naturalidade. Já se o objetivo for limitar o sinal, usa se taxas acima de 10:1. Um limiter nada mais é do que um compressor configurado com taxas elevadas de compressão, chegando a valores extremos como 60:1, 100:1 ou mesmo ºº:1. Um limiter é muito útil quando um sinal qualquer apresenta variações extremas de amplitude. Com uma taxa de 100:1, por exemplo, para cada 100 db de entrada, acima do valor de threshold, apenas 1dB de saída é liberado. Em seguida, ajuste os valores de attack (tempo de ataque) e de release (tempo de decaimento). Um valor tipicamente usado é de 1 ms de ataque e entre 0,5 e 1 s de decaimento. Finalmente, defina valor do threshold ou quantidade de ganho de redução desejada. Comumente tem se uma redução de 3 a 6 db nas partes com maior amplitude e ausência de compressão nos outros momentos. Dicas importantes Evite comprimir o sinal o tempo todo. Isso pode provocar uma artificialização ("achatamento") do som. O uso de compressores durante a gravação pode otimizar a relação sinal ruído na entrada do sinal no sistema (HD ou fita). O uso intenso de compressão na mixagem pode gerar um problema conhecido como pumping ou breathing. Neste caso, o nível de ruído pode ser acentuado cada vez que o compressor interrompe sua atuação a partir do nível de threshold determinado.

12 Gate / Expander A exemplo do compressor e do limiter, o gate e o expander são da família dos efeitos de dinâmica. Porém há uma diferença importante: No compressor e no limiter o sinal acima de um determinado valor de threshold é atenuado. A quantidade de atenuação (gain reduction) é determinada pelo valor da taxa de compressão (ratio). Já no gate e no expander, ao contrário, o sinal abaixo de um determinado valor de threshold é eliminado (gate) ou reduzido (expander).

13 Parâmetros Os parâmetros são basicamente os mesmos dos compressores e limiters. O threshold determina a quantidade de sinal (nível de amplitude) abaixo da qual o sinal será eliminado (gate) ou reduzido (expander). Os tempos de ataque e de release definem a velocidade com que o sinal será atenuado quando o nível cair abaixo do valor do threshold e o tempo em que o filtro levará para parar de agir quando o sinal alcançar um valor acima daquele determinado pelo threshold. A margem (range) funciona de forma correlata à taxa (ratio) de compressores e limiters. Na verdade, nos processadores com múltiplas funções (compressor / limiter / expander / gate), um mesmo botão serve para controlar os valores de margem (gates e expanders) e taxa (compressores e limiters). Em um compressor ou em um limiter a taxa (ratio) determina a quantidade de atenuação acima de um determinado valor de threshold; em um gate ou em um expander, a margem (range) determina a quantidade de atenuação abaixo de um determinado valor de threshold. Em um gate (ou noise gate), o sinal é eliminado ao atingir um valor abaixo do threshold, isto é, quando o sinal cai abaixo do threshold, o gate fecha. O gate, então, mantém se fechado até que o sinal atinja um valor acima do threshold. Portanto, o gate tem esse nome (gate = portão) porque ele abre ou fecha, na medida em que o sinal cai ou ultrapassa o valor do threshold. A margem (range) também pode ser ajustada de modo que apenas parte do sinal sofra redução, quando este atingir um nível abaixo do valor de threshold. Neste caso, temos o expander. Assim, o expander tem este nome porque permite a expansão da margem dinâmica. Ele aumenta a diferença entre os pontos de maior e de menor de amplitude, reduzindo o nível daqueles com menor amplitude. Há ainda os expanders que, paralelamente à atenuação dos pontos de menor amplitude, também amplificam aqueles com níveis mais elevados. Aplicações Gates são muito úteis para eliminar ruídos entre segmentos de vocais e / ou de instrumentos musicais em um track (pista) de áudio. Em gravações de bateria, por exemplo, são excelentes para eliminar "vazamentos" de um microfone, posicionado para captar uma determinada peça, para outro, ajustado para captar o som de outra

14 peça. Expanders também podem fazer o mesmo, com a diferença de que estes últimos apenas atenuam, ao invés de eliminar o sinal abaixo do valor de threshold. Assim, podemos dizer que os gates e expanders permitem "limpar" os intervalos entre os trechos gravados. Os expanders, porém, costumam soar mais naturais. Os expanders servem ainda para restaurar a margem dinâmica de um sinal que tenha sido comprimido excessivamente. Se, por exemplo, um compressor reduziu os pontos de maior amplitude em 9 db, pelo menos teoricamente, se o sinal for expandido com uma margem também de 9 db, a variação dinâmica original será restaurada. Gates e expanders são normalmente utilizados na mixagem ao invés de na gravação. Isso acontece porque, se forem ajustados incorretamente, podem fazer com que notas ou passagens mais suaves não sejam gravadas, caso estejam abaixo do valor de threshold. Durante a mixagem, o threshold pode ser ajustado de modo a evitar que passagens de menor amplitude sejam eliminadas pelo gate. Porém, eventualmente, em home studios, pode ser aconselhável o uso de gate durante a gravação. Isso costuma funcionar desde que se tenha um cuidado extremo ao se configurar o processador e que a execução musical não apresente variações dinâmicas muito significativas. Uma guitarra com ruído, por exemplo, permite o uso do gate na gravação, já que o ruído é constante e é fácil ajustar o threshold. Dicas Pratique, experimentando os diversos tipos de efeitos de dinâmica em diferentes tipos de som: vozes, instrumentos, efeitos sonoros, etc. Experimente também exercitar com CDs comerciais de diferentes artistas e gêneros musicais. Ao ajustar cada processamento, experimente valores extremos para perceber como cada parâmetro altera o som. Altere o som ao máximo. Depois, tente fazêlo soar o mais natural possível. Experimente conectar diferentes fontes sonoras ao side chain (entrada externa) e verifique as possibilidades de diferentes efeitos que isso pode provocar.

1 Estúdio de Gravação - Mixagem e Masterização EFEITOS DE TEMPO

1 Estúdio de Gravação - Mixagem e Masterização EFEITOS DE TEMPO 1 EFEITOS DE TEMPO Como efeitos que envolvem atraso podem ser usados em gravações e mixagens? Echo, Delay, Chorus, Flanger e Reverb, entre outros, são considerados efeitos de tempo, porque envolvem atraso.

Leia mais

Compressores e limitadores são amplificadores especializados e usados para reduzir a faixa dinâmica, o intervalo entre os sons mais suaves e mais

Compressores e limitadores são amplificadores especializados e usados para reduzir a faixa dinâmica, o intervalo entre os sons mais suaves e mais Compressores e limitadores são amplificadores especializados e usados para reduzir a faixa dinâmica, o intervalo entre os sons mais suaves e mais altos. O uso de compressores pode fazer gravações e mixagens

Leia mais

Como trabalhar com grupos VCA/DCA

Como trabalhar com grupos VCA/DCA Como trabalhar com grupos VCA/DCA VCA é a abreviação de Voltage Controlled Amplifier que, traduzido, significa "amplificador controlado por tensão". Nos modelos de mesas de som de PA analógicas correspondem

Leia mais

Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem. Prof. Felipe Batistella Alvares

Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem. Prof. Felipe Batistella Alvares Instituto Federal do Rio Grande do Sul Curso Técnico em Suporte e Manutenção em Informática Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem Prof. Felipe Batistella Alvares Edição Áudio Audacity

Leia mais

8 Dicas de Mixagem para Bateria!

8 Dicas de Mixagem para Bateria! 8 Dicas de Mixagem para Bateria! Jorge Araujo Jorge Araujo Abaixo segue algumas dicas para você tirar melhor proveito na hora de mixar uma bateria. A mixagem de bateria é um dos aspectos mais desa adores

Leia mais

CROSSOVER PARAMÉTRICO ESTÉREO BALANCEADO. X24ST - 4 VIAS - 24dB POR OITAVA

CROSSOVER PARAMÉTRICO ESTÉREO BALANCEADO. X24ST - 4 VIAS - 24dB POR OITAVA CROSSOVER PARAMÉTRICO ESTÉREO BALANCEADO X24ST - 4 VIAS - 24dB POR OITAVA MANUAL DE INSTRUÇÕES Versão 3.0 Setembro 2017 ATENÇÃO! A) Antes de ligar o aparelho na rede elétrica certifique-se que a chave

Leia mais

Estúdio de Gravação - Mixagem e Masterização

Estúdio de Gravação - Mixagem e Masterização Um mixer é um dispositivo capaz de misturar sons provenientes de várias fontes em uma única. Nesta mistura podem ser estabelecidos os volumes de áudio destas fontes. A omissão de algumas delas, e a aplicação

Leia mais

Métodos de Gravação em Estéreo

Métodos de Gravação em Estéreo Métodos de Gravação em Estéreo Quando você ouve sobre o poder do posicionamento dos microfones pela primeira vez, você fica instantaneamente fascinado. Será que centímetros de diferença no posicionamento

Leia mais

STUDIO CHANNEL. Channel Strip Valvulado. Manual do Usuário Versão , PreSonus Áudio Electronics, Inc. Todos os Direitos Reservados.

STUDIO CHANNEL. Channel Strip Valvulado. Manual do Usuário Versão , PreSonus Áudio Electronics, Inc. Todos os Direitos Reservados. STUDIO CHANNEL Channel Strip Valvulado Manual do Usuário Versão 1.1 2008, PreSonus Áudio Electronics, Inc. Todos os Direitos Reservados. GARANTIA LIMITADA PRESONUS PreSonus Áudio Electronics Inc. garante

Leia mais

Sobre o Livro. Todo o conteúdo foi preparado com muito carinho e com um desejo enorme de poder contribuir na melhora de seus trabalhos de gravação.

Sobre o Livro. Todo o conteúdo foi preparado com muito carinho e com um desejo enorme de poder contribuir na melhora de seus trabalhos de gravação. Sobre o Livro Este livro foi escrito com o objetivo de mostrar, de forma clara e objetiva, as etapas da produção de áudio. É destinado àqueles que querem executar trabalhos neste ramo ou àqueles que até

Leia mais

MESA DE SOM SOUNDVOICE MC4-BT MANUAL DE INSTRUÇÕES.

MESA DE SOM SOUNDVOICE MC4-BT MANUAL DE INSTRUÇÕES. MESA DE SOM SOUNDVOICE MC4-BT ORIGEM: CHINA MARCA: SOUNDVOICE IMPORTADOR: GB MUSICAL IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO EIRELI CNPJ: 01.464.00/000-49 MANUAL DE INSTRUÇÕES www.gbmusical.com.br INTRODUÇÃO Prezado cliente,

Leia mais

MESA AMPLIFICADA SOUNDVOICE

MESA AMPLIFICADA SOUNDVOICE MESA AMPLIFICADA SOUNDVOICE MA420X / MA630X / MA1030X MANUAL DE INSTRUÇÕES INTRODUÇÃO Prezado cliente, você acaba de adquirir um mixer eficiente e versátil da marca SOUNDVOICE. A linha de mixers MAx é

Leia mais

Sumário. Manual de configuração. Open Broadcaster Software (OBS)

Sumário. Manual de configuração. Open Broadcaster Software (OBS) Manual de configuração Open Broadcaster Software (OBS) Sumário Introdução...2 1 Configurando a câmera...3 2 Configurando o áudio...7 3 Configurações do Stream...8 4 Iniciando a transmissão...12 5 Ajustes

Leia mais

ACP88. Compressor/Limiter/Gate 8 Canais. Manual do Usuário Versão 1.2

ACP88. Compressor/Limiter/Gate 8 Canais. Manual do Usuário Versão 1.2 ACP88 Compressor/Limiter/Gate 8 Canais Manual do Usuário Versão 1.2 Copyright 1998, 2000, 2001, 2007 PreSonus Audio Electronics, Incorporated. Todos os direitos reservados. Garantia Limitada PreSonus PreSonus

Leia mais

EUREKA P R É A M P L I F I C A D O R D E M I C R O F O N E S C O M P R E S S O R E Q U A L I Z A D O R P A R A M É T R I C O MANUAL DO USUÁRIO

EUREKA P R É A M P L I F I C A D O R D E M I C R O F O N E S C O M P R E S S O R E Q U A L I Z A D O R P A R A M É T R I C O MANUAL DO USUÁRIO EUREKA P R É A M P L I F I C A D O R D E M I C R O F O N E S C O M P R E S S O R E Q U A L I Z A D O R P A R A M É T R I C O MANUAL DO USUÁRIO Versão 3.0 2003-2007, PreSonus Audio Electronics, Incorporated.

Leia mais

Experiência 2 Metrologia Elétrica. Medições com Osciloscópio e Gerador de Funções

Experiência 2 Metrologia Elétrica. Medições com Osciloscópio e Gerador de Funções Experiência 2 Metrologia Elétrica Medições com Osciloscópio e Gerador de Funções 1) Meça uma onda senoidal de período 16,6ms e amplitude de 4V pico a pico, centrada em 0V. Em seguida configure o menu Measures

Leia mais

MESA DE SOM SOUNDVOICE

MESA DE SOM SOUNDVOICE MESA DE SOM SOUNDVOICE MS12.4 ORIGEM: CHINA MARCA: SOUNDVOICE IMPORTADOR: GB MUSICAL IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO EIRELI CNPJ: 01.464.200/0002-49 MANUAL DE INSTRUÇÕES www.gbmusical.com.br INTRODUÇÃO Prezado

Leia mais

PLG100 VH UTILIZAÇÃO NO MOTIF ES

PLG100 VH UTILIZAÇÃO NO MOTIF ES QUICK GUIDE PLG100 VH UTILIZAÇÃO NO MOTIF ES O que é a PLG100 VH? A PLG100 VH oferece um sofisticado efeito de harmonia que aproveita o som da sua voz (através de um microfone conectado à entrada A/D do

Leia mais

Quando for desligar seus equipamentos de áudio,

Quando for desligar seus equipamentos de áudio, 18 1 2 21 INE 22 INE 2 INE 24 INE INE INE INE INE INE INE INE INE INE INE INE INE / MO / MO DIECT DIECT DIECT DIECT DIECT DIECT DIECT DIECT OW CUT 7 OW CUT 7 +4 8 1 +4 1.K F. 4 1 8 +4 1.K F. 4 OW CUT 7

Leia mais

O que são Add-On Effects? Add-On Effects são pacotes de software que instalam programas de efeitos de alta qualidade em consoles digitais.

O que são Add-On Effects? Add-On Effects são pacotes de software que instalam programas de efeitos de alta qualidade em consoles digitais. O que são Add-On Effects? Add-On Effects são pacotes de software que instalam programas de efeitos de alta qualidade em consoles digitais. Janela do Compressor 260 no Studio Manager O que é o Compressor

Leia mais

EFEITOS DE TEMPO. Efeitos de Delay. Prof. Lawrence Shum Efeitos de Tempo

EFEITOS DE TEMPO. Efeitos de Delay. Prof. Lawrence Shum Efeitos de Tempo EFEITOS DE TEMPO Echo, Reverb, Delay e Chorus são efeitos de tempo porque envolvem atraso. Este tópico vai abordar como estes efeitos funcionam e como você pode utilizá-los em suas gravações. Efeitos de

Leia mais

ASSISTENTE DE SOM FURG CONCURSO PÚBLICO

ASSISTENTE DE SOM FURG CONCURSO PÚBLICO 1. Sabe-se que o ouvido humano escuta numa faixa de 20hz a 20khz e dentro de um espectro de equalização, encontramos diversas frequências. Podemos dizer que apenas as frequências medias estão entre: a)

Leia mais

StudioLive 24.4.2 e StudioLive 16.4.2 Mixers Digitais para Gravação e uso ao Vivo

StudioLive 24.4.2 e StudioLive 16.4.2 Mixers Digitais para Gravação e uso ao Vivo StudioLive 24.4.2 e StudioLive 16.4.2 Mixers Digitais para Gravação e uso ao Vivo Manual do Usuário Visão Geral Efeitos Digitais Controles Conexões Começando www.presonus.com Português Instruções de Segurança

Leia mais

Microfonia. Como controlar esse incômodo.

Microfonia. Como controlar esse incômodo. Microfonia. Como controlar esse incômodo. Autor: David Fernandes Alguns problemas são crônicos na maioria das igrejas, independentemente do fato de seus templos serem grandes ou pequenos e de possuírem

Leia mais

[:pt]studiolive AI[:]

[:pt]studiolive AI[:] Descrição Seguindo o sucesso arrebatador da série de mesas digitais StudioLive a Presonus traz a StudioLive 24.4.2 AI; uma mesa de som digital de 24 canais especialmente desenvolvida para atender à todas

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Modelo ESR 1600 INTRODUÇÃO Queremos parabenizá-lo por sua opção pela marca ETELJ. Você está adquirindo um resultado de anos de experiência em tecnologia. Sempre procuramos, em nosso

Leia mais

CURSO DE ÁUDIO E TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO

CURSO DE ÁUDIO E TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO CURSO DE ÁUDIO E TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO Nos encontramos na música O AfroReggae e a Natura acreditam na cultura. Por isso, estamos juntos mais uma vez para revelar talentos e dar voz aos jovens

Leia mais

DICAS BÁSICAS PARA PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA. (depoimento do engenheiro Eduardo Poyart à Luciana Pereira)

DICAS BÁSICAS PARA PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA. (depoimento do engenheiro Eduardo Poyart à Luciana Pereira) DICAS BÁSICAS PARA PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA (depoimento do engenheiro Eduardo Poyart à Luciana Pereira) DICAS BÁSICAS PARA PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA Depoimento de Eduardo Poyart à Luciana Pereira

Leia mais

CM 900 BT MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE. Página 02 Página 03 Página 04 Página 05 Página 06 Página 07 Página 08

CM 900 BT MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE. Página 02 Página 03 Página 04 Página 05 Página 06 Página 07 Página 08 CM 900 BT MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE Página 0 Página 03 Página 04 Página 05 Página 06 Página 07 Página 08 Introdução / Cuidados, conservação e limpeza Dispositivo - USB - FM - Micro SD Controle para Dispositivo

Leia mais

Áudio CURSO: PRODUÇÃO DE VÍDEO. Coordenador do curso Prof. Dr. Francisco Isidro Masseto. Autor Suzy Sampaio

Áudio CURSO: PRODUÇÃO DE VÍDEO. Coordenador do curso Prof. Dr. Francisco Isidro Masseto. Autor Suzy Sampaio Áudio 1 Coordenador do curso Prof. Dr. Francisco Isidro Masseto Autor Suzy Sampaio PACC Programa Anual de Capacitação Continuada Curso: Produção de Vídeo. de Massetto, F. I., Dotta, S., Vargas, T. Moralez,

Leia mais

5 Dicas para Masterizar no PreSonus Studio One Professional

5 Dicas para Masterizar no PreSonus Studio One Professional 5 Dicas para Masterizar no PreSonus Studio One Professional Studio One Professional vem embalado com uma grande coleção de ferramentas de masterização. Você pode criar músicas e em seguida, trazer essas

Leia mais

AMPLIFICADOR MS-2250-TURBO

AMPLIFICADOR MS-2250-TURBO AMPLIFICADOR MS-220-TURBO MANUAL DE INSTRUÇÕES www.multsom.com.br Parabéns pela aquisição de seu amplificador de potência MULTSOM. Este equipamento foi desenvolvido por uma equipe de profissionais altamente

Leia mais

ESTANQUEIDADE DETECÇÃO DE VAZAMENTOS NÃO VISÍVEIS DE LÍQUIDOS SOB PRESSÃO EM TUBULAÇÕES ENTERRADAS

ESTANQUEIDADE DETECÇÃO DE VAZAMENTOS NÃO VISÍVEIS DE LÍQUIDOS SOB PRESSÃO EM TUBULAÇÕES ENTERRADAS FOLHA N O 1/5 1. OBJETIVO Estabelecer parâmetros para verificação de funcionamento dos equipamentos principais utilizados no ensaio de Estanqueidade Detecção de Vazamentos Não Visíveis de Líquidos Sob

Leia mais

ATENÇÃO: A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar.

ATENÇÃO: A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar. ATENÇÃO: O material a seguir é parte de uma das aulas da apostila de MÓDULO 4 que por sua vez, faz parte do CURSO de ELETRO ANALÓGICA DIGITAL que vai do MÓDULO 1 ao 4. A partir da amostra da aula, terá

Leia mais

Multimídia Guia do Usuário

Multimídia Guia do Usuário Multimídia Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento estão

Leia mais

SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional

SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional Painel frontal do subwoofer 1. Ligar e desligar 2. Aumentar volume 3. Diminuir volume 4. Menu de funções Painel traseiro do subwoofer 1. Entrada auxiliar

Leia mais

GX-A604/GX-A602/GX-A3001

GX-A604/GX-A602/GX-A3001 GX-A604/GX-A602/GX-A3001 Amplificador de potência MANUAL DO UTILIZADOR INTRODUÇÃO OBRIGADO por adquirir um amplificador da série GX da JBL ITENS INCLUÍDOS Amplificador Série GX (x 1) Conjunto de fios de

Leia mais

qualizador duplo tipo gráfico 1/3 de oitava com 30 faixas de Eatuação em cada canal. Diversos recursos estão incorporados neste produto, dos quais

qualizador duplo tipo gráfico 1/3 de oitava com 30 faixas de Eatuação em cada canal. Diversos recursos estão incorporados neste produto, dos quais qualizador duplo tipo gráfico 1/3 de oitava com 30 faixas de Eatuação em cada canal. Diversos recursos estão incorporados neste produto, dos quais pode-se destacar: Circuito de ultra-baixo ruído e ótima

Leia mais

Conceitos Básicos de Áudio Digital

Conceitos Básicos de Áudio Digital Aula 07 Conceitos Básicos de Áudio Digital Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Som Conceitos Iniciais

Leia mais

O que são Add-On Effects? Add-On Effects são pacotes de software que instalam programas de efeitos de alta qualidade em consoles digitais.

O que são Add-On Effects? Add-On Effects são pacotes de software que instalam programas de efeitos de alta qualidade em consoles digitais. O que são Add-On Effects? Add-On Effects são pacotes de software que instalam programas de efeitos de alta qualidade em consoles digitais. Janela do REV-X no Studio Manager O que é o REV-X? O REV-X é um

Leia mais

Amplificador de áudio de potência com TDA 2030

Amplificador de áudio de potência com TDA 2030 Amplificador de áudio de potência com TDA 2030 Vanderlei Alves S. Silva Certamente a música é algo que agrada a todos, dependendo de seu estilo, interprete, instrumentação, arranjos musicais, sempre vai

Leia mais

Curso de Introdução à Produção Musical

Curso de Introdução à Produção Musical Curso de Introdução à Produção Musical Objetivo: O curso de Introdução à Produção Musical introduz aos alunos a teoria e a percepção musicais. Este curso é pré-requisito para os demais cursos de Produção

Leia mais

Parte 2: Processamento de efeitos

Parte 2: Processamento de efeitos Page 1 of 6 Parte 2: Processamento de efeitos por Miguel Ratton Existem diversos tipos de efeitos que podem ser adicionados ao sinal de áudio, desde a simulação de ambientes acústicos, até alterações totalmente

Leia mais

LINE 1 LINE 2 LINE 3 LINE 4 LINE 5 LINE 6 LINE 7 LINE 8 LINE 9 LINE 10 LINE 11 LINE 12 GAIN GAIN GAIN GAIN GAIN GAIN GAIN GAIN GAIN

LINE 1 LINE 2 LINE 3 LINE 4 LINE 5 LINE 6 LINE 7 LINE 8 LINE 9 LINE 10 LINE 11 LINE 12 GAIN GAIN GAIN GAIN GAIN GAIN GAIN GAIN GAIN 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 EFX 1 1 1 1 1 EFX 1 1 1 1 1 EFX 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 EFX EFX EFX EFX EFX EFX EFX EFX EFX 1 1 1 1 1 1 1 1 1 M M M M M

Leia mais

Detecção de ações e ajuste automático da função de cancelamento de ruído (Adaptive Sound Control)

Detecção de ações e ajuste automático da função de cancelamento de ruído (Adaptive Sound Control) Utilize este manual se encontrar algum problema ou tiver alguma dúvida ao usar o. Este Guia de Ajuda também está disponível para download aqui, em formato PDF. Introdução Lista de dispositivos compatíveis

Leia mais

FLEXIO 8.8 DIGITAL AUDIO ROUTER MATRIX. Nome do Cliente: Endereço: Nr.: Compl.: Bairro: Cidade: Estado: CEP: - Data da aquisição: / / Nota Fiscal:

FLEXIO 8.8 DIGITAL AUDIO ROUTER MATRIX. Nome do Cliente: Endereço: Nr.: Compl.: Bairro: Cidade: Estado: CEP: - Data da aquisição: / / Nota Fiscal: Modelo Lote Número FLEXIO 8.8 DIGITAL AUDIO ROUTER MATRIX Certificado de garantia A Sankya do Brasil Eletrônica Ltda. assegura, ao primeiro proprietário deste aparelho, garantia contra defeitos de matéria

Leia mais

TURNÊ 2012/2013. Responsável Técnico: CRISTIANO (54)

TURNÊ 2012/2013. Responsável Técnico: CRISTIANO (54) TURNÊ 2012/2013 Responsável Técnico: CRISTIANO (54) 9102 8003 cristiano@portodosom.com.br Iluminação: DIEGO (54) 8153 5110 diego.portoluz@hotmail.com Comercial: JAIRO J. CADORE XIMANGO (51) 9714 0789 ou

Leia mais

Gráficos de posição e de velocidade versus tempo para o estudo dos movimentos

Gráficos de posição e de velocidade versus tempo para o estudo dos movimentos Coltec/UFMG Física 1º Ano 2015 1 Gráficos de posição e de velocidade versus tempo para o estudo dos movimentos Introdução Nesta atividade, nós iremos produzir e interpretar gráficos de gráficos de posição

Leia mais

CURSO DE ÁUDIO E TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO

CURSO DE ÁUDIO E TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO CURSO DE ÁUDIO E TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO Nos encontramos na música O AfroReggae e a Natura acreditam na cultura. Por isso, estamos juntos mais uma vez para revelar talentos e dar voz aos jovens

Leia mais

Áudio CURSO: PRODUÇÃO DE VÍDEO. Coordenador do curso Prof. Dr. Francisco Isidro Masseto. Autor Suzy Sampaio

Áudio CURSO: PRODUÇÃO DE VÍDEO. Coordenador do curso Prof. Dr. Francisco Isidro Masseto. Autor Suzy Sampaio Áudio 1 Coordenador do curso Prof. Dr. Francisco Isidro Masseto Autor Suzy Sampaio PACC Programa Anual de Capacitação Continuada Curso: Produção de Vídeo. de Massetto, F. I., Dotta, S., Vargas, T. Moralez,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física ROTEIRO DAS AULAS SOBRE QUALIDADE ACÚSTICA Marcio Ferreira

Leia mais

Manual de Instruções T T T 8 0 0

Manual de Instruções T T T 8 0 0 Manual de Instruções T170 T00 T800 Parabéns por ter adquirido um produto Taramp s. O mesmo foi desenvolvido com alta tecnologia e passou por inúmeros testes durante o seu desenvolvimento e produção, garantindo

Leia mais

HP4 AMPLIFICADOR/DISTRIBUIDOR PARA FONES DE OUVIDO MANUAL DO USUÁRIO. Versão 2.0. PreSonus Electronics

HP4 AMPLIFICADOR/DISTRIBUIDOR PARA FONES DE OUVIDO MANUAL DO USUÁRIO. Versão 2.0. PreSonus Electronics HP4 AMPLIFICADOR/DISTRIBUIDOR PARA FONES DE OUVIDO MANUAL DO USUÁRIO Versão 2.0 PreSonus Electronics 2003, PreSonus Audio Electronics, Incorporated. Todos os Direitos Reservados GARANTIA Garantia Limitada

Leia mais

Meteoro. Nitrous Drive

Meteoro. Nitrous Drive Meteoro Nitrous Drive Manual do Proprietário Desenvolvido pelo Especialista de Produtos Eduardo Parronchi Conteúdo Início /Apresentação...3 Notas Importantes...4 Descrição do Painel...5 Ligando o NITROUS

Leia mais

Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem. Prof. Felipe Batistella Alvares

Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem. Prof. Felipe Batistella Alvares Instituto Federal do Rio Grande do Sul Curso Técnico em Suporte e Manutenção em Informática Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem Prof. Felipe Batistella Alvares Som - áudio -ELEMENTOS

Leia mais

Action Mixer. Captura, Tratamento. Mixer de microfones e Mixagem de. USB áudio

Action Mixer. Captura, Tratamento. Mixer de microfones e Mixagem de. USB áudio Action Mixer. Captura, Tratamento Mixer de microfones Gravação Multiplataforma e Mixagem de USB áudio COM O SOFTWARE ACTION MIXER - SEAL CONECTA OS TRIBUNAIS FICAM MAIS MODERNOS COM UM MIXER DE ÁUDIO DE

Leia mais

Formatos de Áudio e Vídeo Digital Introdução ao Áudio Digital

Formatos de Áudio e Vídeo Digital Introdução ao Áudio Digital Redes Multimídia 2016.2 Formatos de Áudio e Vídeo Digital Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.4T Redes Multimídia Conteúdo Programático :: 1 a Unidade 1. Aplicações multimídia

Leia mais

O áudio. O áudio. O áudio Wilson de Pádua Paula Filho 1. Propriedades físicas do som Representação digital do som Processamento digital de som

O áudio. O áudio. O áudio Wilson de Pádua Paula Filho 1. Propriedades físicas do som Representação digital do som Processamento digital de som O áudio O áudio Representação digital do som Processamento digital de som As vibrações sonoras: propagam-se como ondas de pressão atmosférica; convertidas em sinais elétricos por transdutores; transdutores

Leia mais

Adobe Audition CC. Valor do curso R$130,00 + frete compre aqui. Cronograma: Adobe Audition Aula 01 Instalacao e apresentacao do programa

Adobe Audition CC. Valor do curso R$130,00 + frete compre aqui. Cronograma: Adobe Audition Aula 01 Instalacao e apresentacao do programa Adobe Audition CC Tradicional e Poderoso programa da Adobe, para gravação, composição e ajustes de sons. Curso completo designado para a gravação, edição com efeitos, mixagem de sons, diferenças em formatos

Leia mais

Sistema de comunicação com Dois pontos (P.A. / MONITOR) INDISPENSAVEL.

Sistema de comunicação com Dois pontos (P.A. / MONITOR) INDISPENSAVEL. SISTEMA DE P.A. 01 Console de mixagem (PM5D RH, DIGIDESIGN, ou similar). (Não serão aceitas as consoles LS9) Sistema de comunicação com Dois pontos (P.A. / MONITOR) INDISPENSAVEL. E imprescindível que

Leia mais

APRESENTAÇÃO O CURSO

APRESENTAÇÃO O CURSO APRESENTAÇÃO Para competir no mercado de produção musical é fundamental uma formação que forneça o conhecimento necessário para o trabalho e técnicas de gravação, edição, mixagem e masterização, além do

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Prezado Consumidor, Obrigada por adquirir nosso produto. Antes de utilizar seu equipamento, gentileza ler o manual com as instruções de segurança e operações. Sempre mantenha o Manual

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MK - PM408A - MPL3L

MANUAL DO USUÁRIO MK - PM408A - MPL3L MANUAL DO USUÁRIO MK - PM408A - MPL3L Por favor, leia o Manual do Usuário antes de utilizar o produto e guarde-o para futuras pesquisas. MK - PM408A - MPL3L DESCRIÇÃO DOS CANAIS 1. LOW EQ O controle tem

Leia mais

RIDER TÉCNICO TRIO ELÉTRICO ESTE RIDER CONTÊM AO TODO 05 PÁGINAS

RIDER TÉCNICO TRIO ELÉTRICO ESTE RIDER CONTÊM AO TODO 05 PÁGINAS RIDER TÉCNICO 2012 TRIO ELÉTRICO ESTE RIDER CONTÊM AO TODO 05 PÁGINAS RIDER TÉCNICO BAMDAMEL 2009 TRIO ELÉTRICO CONSOLE. SISTEMA DE MIXAGEM MESA 48 x 16 x 02 (Soundcraft, Yamaha ou Midas) com oito subgrupos,

Leia mais

SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional

SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional Painel frontal do subwoofer 1. Ligar e desligar 2. Aumentar volume 3. Diminuir volume 4. Menu de funções Painel traseiro do subwoofer 1. Entrada auxiliar

Leia mais

HOME STUDIO: O PRIMEIRO PASSO PARA A LIBERDADE

HOME STUDIO: O PRIMEIRO PASSO PARA A LIBERDADE HOME STUDIO: O PRIMEIRO PASSO PARA A LIBERDADE POR RODRIGO MARQUES HOME STUDIO: O PRIMEIRO PASSO PARA A LIBERDADE Olá querido(a) leitor(a), Esse ebook é para você, que deseja conquistar a liberdade de

Leia mais

Modos Normais de Vibração. Ressonância num Tubo Fechado

Modos Normais de Vibração. Ressonância num Tubo Fechado Modos Normais de Vibração. Ressonância num Tubo Fechado Prof. Niels Fontes Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Determinação da resposta de um tubo fechado em ambas extremidades

Leia mais

ARQUIVO DEMONSTRATIVO. CONTEÚDO APENAS PARCIALMENTE EXIBIDO. Adquira em www.gabrielangst.com Sumário Apresentação 1- Preparação a. Equipamentos b. DAW c. VSTi d. Microfones e. Instrumentos Acústicos f.

Leia mais

Multimídia. Número de peça:

Multimídia. Número de peça: Multimídia Número de peça: 419465-201 Janeiro de 2007 Este guia explica como usar os recursos de hardware e software multimídia do computador. Os recursos multimídia variam de acordo com o modelo e o software

Leia mais

É preciso ter conhecimentos básicos em informática para fazer este curso.

É preciso ter conhecimentos básicos em informática para fazer este curso. Descrição do curso Áudio é uma preocupação tão grande quanto vídeo hoje em dia, um vídeo profissional precisa ter uma ótima qualidade de áudio e também de vídeo, porém nem sempre você dispõe dos melhores

Leia mais

POWER CLICK ZUL. modelo L

POWER CLICK ZUL. modelo L CLICK POWER ZUL modelo A modelo L ARANJA Pag 2 Power Click modelo COLOR LE é um potente amplificador de áudio acoplado a um mixer de dois canais. O seu sistema é monofônico, isto é: os dois sons são, automaticamente,

Leia mais

A.H. Comércio de Aparelhos Eletrônicos Ltda. Rua Ribeiro de Lima, nº Bom Retiro São Paulo / SP - CEP: SAC: (11)

A.H. Comércio de Aparelhos Eletrônicos Ltda. Rua Ribeiro de Lima, nº Bom Retiro São Paulo / SP - CEP: SAC: (11) A.H. Comércio de Aparelhos Eletrônicos Ltda. Rua Ribeiro de Lima, nº 499 - Bom Retiro São Paulo / SP - CEP: 01122-000 SAC: (11) 2478-1662 www.ivideoke.com.br videoke@ivideoke.com.br CARACTERÍSTICAS DO

Leia mais

Modems Baud rate e Bit rate

Modems Baud rate e Bit rate Na aula passada......conceituação básica de fibras ópticas SSC-0144 Redes de Alto Desempenho 2010 Vantagens & desvantagens tipos atenuação medidas de desempenho usos de fibras processo de fusão Provinha

Leia mais

Como equalizar sem usar equalizadores. Equalizar Equalizador Conceitos

Como equalizar sem usar equalizadores. Equalizar Equalizador Conceitos Em uma de minhas participações na AES, no ano de 2000, fiz uma apresentação cujo tema principal era FASE. Entretanto, falar exclusivamente de fase me parecia sem sentido e provavelmente se tornaria entediante.

Leia mais

Action Mixer. Mixer de microfones. Captura, Tratamento. Gravação. Software e Mixagem de áudio. via USB. de áudio. Multiplataforma

Action Mixer. Mixer de microfones. Captura, Tratamento. Gravação. Software e Mixagem de áudio. via USB. de áudio. Multiplataforma Versão 1.0 Action Mixer. Captura, Tratamento Mixer de microfones Gravação Software e Mixagem de áudio via USB de áudio Multiplataforma COM O SOFTWARE ACTION MIXER SEAL CONECTA OS TRIBUNAIS FICAM MAIS MODERNOS

Leia mais

O que você precisa saber sobre Direct Boxes

O que você precisa saber sobre Direct Boxes O que você precisa saber sobre Direct Boxes Autor: David Fernandes Recentemente um amigo me perguntou qual a diferença entre direct boxes ativos e passivos. Perguntou também em que caso é melhor usar um

Leia mais

CÓD.: *Foto ilustrativa. MANUAL DO USUÁRIO CAIXA DE SOM BLUETOOTH

CÓD.: *Foto ilustrativa. MANUAL DO USUÁRIO CAIXA DE SOM BLUETOOTH *Foto ilustrativa. CÓD.: 6578-5 MANUAL DO USUÁRIO CAIXA DE SOM BLUETOOTH ÍNDICE 1 - Conteúdo da embalagem 3 2 - Instruções de segurança 3 3 - Especificações técnicas 4 4 - Características 4 5 - Conhecendo

Leia mais

ALFAKITS A-30

ALFAKITS  A-30 KIT PLACA AMPLIFICADOR 30 W RMS MONO C/ PRÉ-AMPLIFICADOR Primeiramente queremos agradecer a aquisição do KIT PLACA AMPLIFICADOR 30W RMS MONO com pré-amplificador Mod.A30 da ALFAKITS. Este manual procura

Leia mais

Bluetooth TM LED sound system manual de instruções

Bluetooth TM LED sound system manual de instruções Bluetooth TM LED sound system manual de instruções SP217 Acompanhe a gente! www.multilaser.com.br Sumário 1. Painel de controle: Botões e funções... 03 2. Conectando o Bluetooth... 06 3. Luzes de LED nos

Leia mais

Videoconferência Polycom Modelo QDX6000. Novembro de Edição 001

Videoconferência Polycom Modelo QDX6000. Novembro de Edição 001 Suporte Videoconferência Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC Office: +55 53 3240 5432 #8505 Email: vconf@ntic.unipampa.edu.br Webpage: www.ntic.unipampa.edu.br/vconf

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES ESPECIFICAÇÕES

ESPECIFICAÇÕES ESPECIFICAÇÕES ESPECIFICAÇÕES DS-1: Distortion Nível Nominal de Entrada...-20 dbm Impedância de Entrada...470 k ohm Nível Nominal de Saída...-20 dbm Impedância de Saída...1 k ohm Nível Equivalente de Ruído de Entrada...-122

Leia mais

TECNOLOGIA APLICADA A MÚSICA I. Prof Evandro Manara Miletto IFRS - Campus Porto Alegre

TECNOLOGIA APLICADA A MÚSICA I. Prof Evandro Manara Miletto IFRS - Campus Porto Alegre TECNOLOGIA APLICADA A MÚSICA I Prof Evandro Manara Miletto IFRS - Campus Porto Alegre Conceitos básicos sobre o som Som? O que é o som? Como percebemos o som? Que características possui o som? Elementos

Leia mais

YAMAHA EMX 860 ST. Mixer Amplificado. Manual do Proprietário

YAMAHA EMX 860 ST. Mixer Amplificado. Manual do Proprietário YAMAHA EMX 860 ST Mixer Amplificado Manual do Proprietário Importante Leia as instruções abaixo antes de operar a EMX 860ST Precauções Evite calor excessivo, umidade, poeira e vibrações Mantenha a unidade

Leia mais

MIDI. conceitos básicos. Prof. Evandro Manara Miletto IFRS Campus Porto Alegre

MIDI. conceitos básicos. Prof. Evandro Manara Miletto IFRS Campus Porto Alegre MIDI conceitos básicos Prof. Evandro Manara Miletto IFRS Campus Porto Alegre sumário Termos e conceitos básicos conexões midi MIDI e os Computadores Instrumentos Musicais Aplicativos MIDI Arquivos e formatos

Leia mais

INTRODUÇÃO. Noções preliminares. Um pouco de matemática. 100 Pb

INTRODUÇÃO. Noções preliminares. Um pouco de matemática. 100 Pb INTRODUÇÃO Este artigo pretende criar no leitor uma percepção física do funcionamento de um controle PID, sem grandes análises e rigorismos matemáticos, visando introduzir a técnica aos iniciantes e aprimorar

Leia mais

Velocidade do Som. Comprimento da Onda

Velocidade do Som. Comprimento da Onda Velocidade do Som A propagação do som no espaço envolve três partes: a fonte de onde o som se origina, o meio no qual ele se propaga e o receptor, onde este som será percebido. Hoje estudaremos o meio

Leia mais

GLOSSÁRIO de ÁUDIO. A440 Método padrão de afinação. A (Nota Lá) tem uma freqüência de 440 Hz sendo a nota padrão para afinação.

GLOSSÁRIO de ÁUDIO. A440 Método padrão de afinação. A (Nota Lá) tem uma freqüência de 440 Hz sendo a nota padrão para afinação. GLOSSÁRIO de ÁUDIO A AIFF É a abreviatura de Audio Interchange File Format. É um arquivo digital como.wav ou.mp3. Desenvolvido originalmente pela Apple, porém hoje pode ser reproduzido em 99% dos PC e

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MK - PM808A - MPL3L

MANUAL DO USUÁRIO MK - PM808A - MPL3L MANUAL DO USUÁRIO MK - PM808A - MPL3L Por favor, leia o Manual do Usuário antes de utilizar o produto e guarde-o para futuras pesquisas. MK - PM808A - MPL3L DESCRIÇÃO DOS CANAIS 1. LOW EQ O controle tem

Leia mais

conheça o seu telefone

conheça o seu telefone conheça o seu telefone O nome MOTOROLA e sua logomarca estilizada M estão registrados no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA. Motorola, Inc. 2008 Algumas funções do telefone celular dependem da capacidade

Leia mais

DPR 944 Manual do Usuário

DPR 944 Manual do Usuário DPR 944 Manual do Usuário 1 V 1.0 BV/JMK 15 Sept 1998 Portuguese-Brasil by Stefoni s Este equipamento foi testado e cumpre todas as Normas Européias e Internacionais de Segurança Elétrica e de Compatibilidade

Leia mais

SX1202FX USB SX802FX

SX1202FX USB SX802FX SX1202FX SX802FX USB INTRODUÇÃO Agradecemos por ter escolhido um MIXER da linha SOUNDCRAFT. Tratase de um console audiomixagem de última geração com características técnicas, recursos, qualidade e confiabilidade

Leia mais

SoundLens Synergy. Uma solução sem fio, invisível e personalizada

SoundLens Synergy. Uma solução sem fio, invisível e personalizada SoundLens Synergy Uma solução sem fio, invisível e personalizada Feito para um ajuste invisível. Temos orgulho em apresentar o SoundLens Synergy, a mais avançada tecnologia disponível em nossa solução

Leia mais

APRESENTAÇÃO DESCRIÇÃO

APRESENTAÇÃO DESCRIÇÃO APRESENTAÇÃO Obrigado pela preferência dos equipamentos Wireconex. Nosso objetivo é ofe DESCRIÇÃO A principal função de um Direct Box (DI) é transformar as características elétricas de nível de linha em

Leia mais

Multiplexação. Multiplexação. Multiplexação - FDM

Multiplexação. Multiplexação. Multiplexação - FDM Multiplexação É a técnica que permite a transmissão de mais de um sinal em um mesmo meio físico. A capacidade de transmissão do meio físico é dividida em fatias (canais), com a finalidade de transportar

Leia mais

Detetar ações e ajustar automaticamente a função de cancelamento do ruído (Adaptive Sound Control)

Detetar ações e ajustar automaticamente a função de cancelamento do ruído (Adaptive Sound Control) Utilize este manual se detetar problemas ou se tiver dúvidas quando da utilização de. Este Guia de Ajuda está também disponível em PDF, que pode ser transferido aqui. Iniciação Lista dos dispositivos compatíveis

Leia mais

Parte 1: Conceitos básicos sobre o som

Parte 1: Conceitos básicos sobre o som Page 1 of 5 Parte 1: Conceitos básicos sobre o som por Miguel Ratton A contínua evolução dos sistemas de sonorização vem permitindo produzir cada vez melhor todos os níveis sonoros. Com a ampliação da

Leia mais

1. INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Instruções detalhadas de segurança: Antes da colocação em funcionamento do aparelho deverá ler cuidadosamente todas as inst

1. INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Instruções detalhadas de segurança: Antes da colocação em funcionamento do aparelho deverá ler cuidadosamente todas as inst Manual de Instruções Versão 1.0 junho 2003 PORTUGUÊS 1. INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Instruções detalhadas de segurança: Antes da colocação em funcionamento do aparelho deverá ler cuidadosamente todas as instruções

Leia mais

Componentes constituintes de uma motherboard

Componentes constituintes de uma motherboard Uma placa-mãe típica e seus componentes (neste exemplo uma placa-mãe modelo A7N8X- Deluxe da Asus) 32 1 - Socket do processador (CPU) é neste socket que o processador é encaixado. O desenho das actuais

Leia mais

Mixagem Visão Geral Quando mixamos um projeto, estamos equilibrando as diferentes partes e as misturando de forma a criar uma única unidade sonora.

Mixagem Visão Geral Quando mixamos um projeto, estamos equilibrando as diferentes partes e as misturando de forma a criar uma única unidade sonora. PREVIEW PARA AVALIAÇÃO Mixagem Visão Geral Quando mixamos um projeto, estamos equilibrando as diferentes partes e as misturando de forma a criar uma única unidade sonora. Podemos adicionar efeitos para

Leia mais