Módulo 5 Ambiente financeiro, relatórios, auditoria interna, conclusões e exercícios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo 5 Ambiente financeiro, relatórios, auditoria interna, conclusões e exercícios"

Transcrição

1 Módulo 5 Ambiente financeiro, relatórios, auditoria interna, conclusões e exercícios

2 O Ambiente Financeiro Global Nenhuma economia ou governo de sucesso, pode operar atualmente sem inter-conectividade global. Mercados e indústrias existem de forma transparente por todo o globo, e conduzem negócios 24 horas por dia. O crescimento dessa conectividade aumentou a demanda pela disponibilidade e confiabilidade de informações financeiras. Essa demanda de informação é alimentada pelo crescente uso de Sistemas de Gestão Financeira Automatizados, usando tecnologia de informação integrada (TI).

3 O Novo Ambiente de Relatórios Financeiros Como resultado da economia global, os relatórios financeiros devem ser relevantes, oportunos e comparáveis entre jurisdições. Ativos de uma empresa são considerados mais intangíveis e objeto de avaliações inconsistentes. Dados da empresa são acessíveis instantaneamente, mas nem sempre suficientes para satisfazer todos os requerimentos dos detentores de interesse. Cidadãos Acionistas Reguladores

4 O resultado de suas análises? A longo prazo, relatórios financeiros serão padronizados, para prover informações adequadas a todas partes interessadas. Padrões de auditoria globais irão convergir e harmonizar relatórios financeiros para garantir razoavelmente a precisão desses relatórios. Adoção de novos padrões de dados para melhorar a aplicação de controles e detecção de fraudes. Sistemas financeiros devem ter controles internos adequados para uma transparência consistente.

5 Impacto nos Orgãos do Governo Os Governos estão cada vez mais envolvidos em mercados financeiros globais, não apenas como reguladores mas como investidores e participantes. Eles devem fornecer informações financeiras da mais alta qualidade, para uma gama de interessados, em uma infinidade de formatos, frequentemente com esforços repetitivos e processos ineficientes. Orgãos do governo recebem a confiança de seus cidadãos para manter práticas financeiras, limitar fraudes e corrupção, e fornecer controles adequados sobre relatórios financeiros.

6 Ambiente estratégico da auditoria interna Governança Corporativa (Legislação local, SOX, PCAOB, IBGC) dando maior ênfase a transparência nas funções de auditoria interna Atingindo as expectativas da Alta Administração Alinhamento estratégico dos recursos e prioridades com os valores do grupo Necessidade da entrega consistente do planos e produtos de auditoria Governança, Gestão de Riscos, Sistema Integrado de Controle Internos, tomada de decisão e comunicação mais rápidos Melhoria da percepção interna dos serviços prestados pela auditoria Assegurar que as equipes de auditoria possuam competências estratégicas necessárias ao valor organizacional Comunicação clara, com o Comitê de Auditoria, executivos e gerências auditadas Dar segurança consolidada sobre riscos e controles internos (processos de negócio, serviço financeiros e Tecnologia da Informação)

7 Objetivos da Auditoria Interna A Auditoria Interna deve prover uma avaliação independente, considerando entre outros, os seguintes aspectos: Ambiente de controles internos (incluindo testes substantivos e de controle); Sistemas; Contabilidade; Salvaguarda de ativos; Metodologias e processos de gestão de riscos; Alocação de capital em função dos riscos; Eficiência econômica das operações; Aderência (interna e externa); Relatórios regulamentados e Inspetoria.

8 Planejamento e execução dos trabalhos As atividades da Auditoria Interna consistem na elaboração do plano de auditoria, execução de trabalhos de campo, comunicação dos resultados e acompanhamento ( follow-up ) dos aspectos identificados (pontos de não conformidade e/ou oportunidades de melhoria), nas seguintes áreas: Auditoria Contábil/Financeira. Auditoria do Compliance. Auditoria Operacional. Auditoria de Gestão. O planejamento das atividades (pluri-anual) deve ser realizado conforme metodologia específica de avaliação de riscos, cujos princípios e critérios devem estar documentados. Este planejamento deve ser aprovado pela Alta Administração, Conselho de Administração ou Comitê de Auditoria.

9 Quadro Comparativo da ênfase dos testes de auditoria Enfoque Tradicional Foco em Riscos Foco nos controles. Foco nos riscos. Testes com base em programa de trabalho padrão. Testes com base no levantamento das informações. Testes de todos os controles. Riscos avaliados com base na experiência do auditor. Maior parte do tempo gasto em revisão e consolidação. Testes focalizados, somente dos controles que minimizam os riscos relevantes. Padronização do processo de avaliação de riscos. Maior parte do tempo gasto em levantamento e análise de informações.

10 Auditoria Interna - Mudança nos Paradigmas de Atuação De velhos paradigmas Para novos paradigmas Avaliação de riscos é considerada uma atividade específica, realizada quando executivos acreditam haver necessidade. Avaliação de riscos é uma atividade contínua. Somente Controladoria, Contabilidade e Auditoria Interna são áreas preocupadas com controles e riscos. Todos, incluindo as áreas operacionais, devem estar preocupados com a gestão de riscos de negócios. Fragmentação: cada departamento trabalha da sua própria maneira. Avaliação e controle de riscos de negócios são direcionados e coordenados por nível experiente de supervisão.

11 Auditoria Interna - Mudança nos Paradigmas de Atuação De velhos paradigmas Para novos paradigmas Controles direcionados apenas para riscos financeiros e resultados. Direcionar controles para evitar ou prevenir riscos de negócios, ou minimizá-los em nível aceitável. Não há política de controle de riscos de negócios. Política formal de controle de riscos de negócios aprovada pela Gerência e Alta Administração. Inspecionar, detectar e reagir aos riscos de negócios. Antecipar e prevenir riscos de negócios na origem e monitorizar controles em um processo contínuo. Pessoal ineficiente é a fonte primária de riscos de negócios. Processos ineficientes são fontes primárias de riscos de negócios.

12 Sugestões finais Priorize a gestão de riscos legais, de conformidade e imagem inevitáveis; Estabeleça bem as camadas de riscos: estratégicos, operações, relatórios financeiros e compliance; Participe da modelagem dos riscos estratégicos e integre a gestão de riscos com as bases de dados já constituídos da estratégia; Estabeleça modelos de avaliação de identificação de processos e gestão de riscos que, relacionam-se com os relatórios e informações financeiras da Companhia, inclusive para cálculo menos empírico de impacto;

13 Sugestões finais Estabeleça um portal em ambiente intranet para gestão integrada de riscos: alta administração, Comitê de Auditoria, Gestores, Auditoria interna; Defina bem os papéis e responsabilidades: definição da probabilidade do risco, nível de exposição, gestão de riscos, controles, auto-avaliações e teste; Nunca se esqueça de modelar juntos com os gestores e referendar no Comitê de Auditoria e/ou Alta Administração; Integre seus Planos de Auditoria à gestão integrada de processos, riscos e controles; Auxilie a implantar e fortalecer uma linguagem comum de riscos na organização (categorias de riscos, eventos de riscos, controles sobre risco etc.); Tenha sempre em mente que gestão de riscos em nível de entidade (governança e outros) é tão importante como em nível de processos. Avalie também periodicamente e reporte ao Comitê de Auditoria e/ou Alta Administração.

14 Em síntese 1. Aproximar a governança corporativa das atividades de controle 2. Implementar estruturas adequadas de controle, suportadas por processos de certificação e bases de dados de riscos e controles Governança Elo faltante: infraestrutura e programa de compliance Atividades de Controle 3. Aprimorar continuamente o escopo de atuação das auditorias internas alinhado com a gestão de riscos organizacionais.

15 Sites para consulta (tecnologia da informação - COBIT) O IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa é o único órgão criado com a meta principal de contribuir para otimizar o conceito de Governança Corporativa nas empresas do país. Ao abraçar esta missão, o Instituto visa cooperar com o aprimoramento do padrão de governo das empresas nacionais, para seu sucesso e perpetuação. A boa Governança Corporativa assegura aos sócios equidade, transparência, prestação de contas e responsabilidade pelos resultados.

16 Informações para certificação A certificação na SOX é um programa que foi estruturado para demonstrar que o profissional tem o conhecimento e as habilidades necessárias para atender a Lei Sarbanes- Oxley de De forma geral o exame cobre conhecimento da própria lei do COSO e do COBIT. Existem dois níveis de certificação (individual/profissional) oferecido pelo Soxinstitute: Nível 1 certificação na Sarbanes-Oxley; Nível 2 certificação profissional na SOX (necessário demonstrar experiência). Existem 2 órgão que fornece certificação para profissionais da SOX, consultem: (este aplica o exame via internet) Porque certificar-se na SOX: Demonstrar conhecimento e experiência para o cliente ou empregador Testar seu conhecimento Vale pontos para promoções Ter habilidade para avaliar empregados ou consultores quanto ao seu nível de conhecimento Sentir-se mais confiante com relação a suas próprias decisões

17 Exercício Indique se é Verdadeiro ou Falso: 1. ( ) Tenha sempre em mente que gestão de riscos em nível de entidade (governança e outros) nem sempre é tão importante como em nível de processos. 2. ( ) Os testes de auditoria no enfoque tradicional são baseados em testes com base no levantamento das informações, riscos, testes focalizados, somente dos controles que minimizam os riscos relevantes, padronização do processo de avaliação de riscos. 3. ( ) Devemos implementar estruturas adequadas de controle, suportadas por processos de certificação e bases de dados de riscos e controles. 4. ( ) São novos paradigmas da atuação da auditoria: Direcionar controles para evitar ou prevenir riscos de negócios, ou minimizá-los em nível aceitável, Antecipar e prevenir riscos de negócios na origem e monitorizar controles em um processo contínuo, Processos ineficientes são fontes primárias de riscos de negócios. 5. ( ) A longo prazo, relatórios financeiros serão cada vez menos padronizados, para prover informações adequadas a todas partes interessadas. 6. ( ) A auditoria interna deve dar segurança consolidada sobre riscos e controles internos (processos, de negócio, serviço, financeiros e Tecnologia da Informação) 7. ( ) A Auditoria Interna deve prover uma avaliação independente, considerando entre outros, os seguintes aspectos: Ambiente de controles internos (incluindo testes substantivos e de controle), Sistemas, Contabilidade, Salvaguarda de ativos, etc.

18 Resposta do exercício Indique se é Verdadeiro ou Falso: 1. ( F ) Tenha sempre em mente que gestão de riscos em nível de entidade (governança e outros) nem sempre é tão importante como em nível de processos. (é tão importante quanto) 2. ( F ) Os testes de auditoria no enfoque tradicional (de riscos) são baseados em testes com base no levantamento das informações, riscos, testes focalizados, somente dos controles que minimizam os riscos relevantes, padronização do processo de avaliação de riscos. 3. ( V ) Devemos implementar estruturas adequadas de controle, suportadas por processos de certificação e bases de dados de riscos e controles. 4. ( F ) São novos (velhos) paradigmas da atuação da auditoria: Direcionar controles para evitar ou prevenir riscos de negócios, ou minimizá-los em nível aceitável, Antecipar e prevenir riscos de negócios na origem e monitorizar controles em um processo contínuo, Processos ineficientes são fontes primárias de riscos de negócios. 5. ( F ) A longo prazo, relatórios financeiros serão cada vez menos (mais) padronizados, para prover informações adequadas a todas partes interessadas. 6. ( V ) A auditoria interna deve dar segurança consolidada sobre riscos e controles internos (processos, de negócio, serviço, financeiros e Tecnologia da Informação) 7. ( V ) A Auditoria Interna deve prover uma avaliação independente, considerando entre outros, os seguintes aspectos: Ambiente de controles internos (incluindo testes substantivos e de controle), Sistemas, Contabilidade, Salvaguarda de ativos, etc.

19 Fim do módulo 5

OBJETIVO PÚBLICO-ALVO PROGRAMA

OBJETIVO PÚBLICO-ALVO PROGRAMA Curso de Auditoria Interna, Controle Interno e Gestão de Riscos carga-horária: 16 horas OBJETIVO Fornecer aos participantes o conhecimento básico e bases técnicas e práticas fundamentais para que possam

Leia mais

PÚBLICO-ALVO PROGRAMA

PÚBLICO-ALVO PROGRAMA Treinamento presencial: Auditoria Interna, Controle Interno e Gestão de Riscos OBJETIVO Fornecer aos participantes o conhecimento básico e bases técnicas e práticas fundamentais para que possam aplicar

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 4 3. DEFINIÇÕES... 4 4. FUNDAMENTAÇÃO... 5 5. REVISÃO DESTA

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

Asseguração de Basiléia e Auditoria com Foco em Riscos ABBC JUN 10

Asseguração de Basiléia e Auditoria com Foco em Riscos ABBC JUN 10 Asseguração de Basiléia e Auditoria com Foco em Riscos ABBC JUN 10 AGENDA Objetivo da Auditoria Interna Tendências em Auditoria Interna O papel da AI no processo de asseguração Principais Desafios Auditoria

Leia mais

SP v1 POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

SP v1 POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS 1 ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Responsabilidade... 3 3. Referência... 3 4. Definições... 3 5. Papéis e Responsabilidades... 4 6. Documentação de Controles Internos...5 7. Auto

Leia mais

Gestão de Controles Internos COSO e as 3 Linhas de Defesa

Gestão de Controles Internos COSO e as 3 Linhas de Defesa Gestão de Controles Internos COSO e as 3 Linhas de Defesa Liane Angoti Controladoria-Geral do Distrito Federal Sumário Cenário COSO evolução e abordagens Modelo 3 Linhas de Defesa Experiência da CGDF Reflexão

Leia mais

GRC e Continuidade de Negócios. Claudio Basso

GRC e Continuidade de Negócios. Claudio Basso GRC e Continuidade de Negócios Claudio Basso claudio.basso@sionpc.com.br Governança um atributo de administração dos negócios que procura criar um nível adequado de transparência através da definição clara

Leia mais

Governança, Riscos e Compliance

Governança, Riscos e Compliance Governança, Riscos e Compliance Novembro de 2014 GRC Nossa visão Práticas da organização em relação a: (i) supervisão, (ii) estratégia, (iii) gestão do risco; e (iv) cumprimento de leis e regulamentações,

Leia mais

A gestão de riscos e a operacionalização de controles internos da gestão: o papel da auditoria interna como 3a linha de defesa

A gestão de riscos e a operacionalização de controles internos da gestão: o papel da auditoria interna como 3a linha de defesa A gestão de riscos e a operacionalização de controles internos da gestão: o papel da auditoria interna como 3a linha de defesa Referencial estratégico da CGU Disseminar as doutrinas de governança, controle,

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS...

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... GESTÃO DE RISCOS Folha 1/10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. GESTÃO DE RISCOS... 3 5. ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... 4 5.1. Identificação dos Riscos:...

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3.1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

DOCUMENTO DE USO INTERNO 1

DOCUMENTO DE USO INTERNO 1 Política Data da última atualização Controles Internos 30.11.2017 Área Responsável Versão Compliance 07 1. Objetivo Estabelecer as diretrizes relacionadas aos controles internos, bem como a estrutura de

Leia mais

Carlos Antonio Rocca

Carlos Antonio Rocca O Papel do Conselho na Gestão de Riscos Carlos Antonio Rocca RP&R Financial Services (RISKOFFICE) Fone: (11) 3087-0000 1 Material elaborado para utilização exclusiva nos cursos do IBGC. Papel do Conselho

Leia mais

Auditoria Interna em Sistema de Integridade. Rodrigo Fontenelle, CGAP, CRMA, CCSA

Auditoria Interna em Sistema de Integridade. Rodrigo Fontenelle, CGAP, CRMA, CCSA Auditoria Interna em Sistema de Integridade Rodrigo Fontenelle, CGAP, CRMA, CCSA Agenda Governança Integridade (Compliance) Papel da Auditoria Interna 2 Interação entre Instrumentos Governança Gestão de

Leia mais

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Curso e Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA

REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA 15/05/2018 1. Definição da atividade de auditoria A Auditoria Interna da TOTVS é uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação e de

Leia mais

Auditoria e o Fator de Sucesso. Luciano Medeiros

Auditoria e o Fator de Sucesso. Luciano Medeiros Auditoria e o Fator de Sucesso Luciano Medeiros O Mercado de Auditoria No Brasil há cerca de 360 auditores PJ registrados na CVM; Há, também, por volta de 70 auditores PF com registro na CVM; Por outro

Leia mais

PALESTRA SOBRE GOVERNANÇA CORPORATIVA NO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

PALESTRA SOBRE GOVERNANÇA CORPORATIVA NO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS PALESTRA SOBRE GOVERNANÇA CORPORATIVA NO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS GOVERNANÇA CORPORATIVA ORIGENS Na primeira metade dos anos 90, em um movimento iniciado na Europa e nos Estados Unidos os acionistas

Leia mais

18º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Auditoria e Controles Internos no SFN. agosto

18º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Auditoria e Controles Internos no SFN. agosto 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade Auditoria e Controles Internos no SFN agosto - 2008 1 Agenda 1. Lei Sarbanes-Oxley 2. Auditoria, Controles Internos e Compliance no SFN 3. Governança Corporativa

Leia mais

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito FOLHA DE CONTROLE Título Política de Controles Internos Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Superintendência de Controles Internos e Gestão de Riscos - SUCIR Pré-aprovação Diretoria Colegiada

Leia mais

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RISCOS CORPORATIVOS, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE. Histórico de Revisões. Elaboração do Documento.

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RISCOS CORPORATIVOS, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE. Histórico de Revisões. Elaboração do Documento. Histórico de Revisões Versão: 01 Data de Revisão: Histórico: Elaboração do Documento. Índice I. Objetivo... 1 II. Abrangência... 1 III. Documentação Complementar... 1 IV. Conceitos e Siglas... 2 V. Responsabilidades...

Leia mais

Política de Controles Internos e Gestão de Riscos

Política de Controles Internos e Gestão de Riscos Política de Controles Internos e Gestão de Riscos SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO... 3 2- ABRANGÊNCIA... 3 3- TERMOS E DEFINIÇÕES... 4 4- OBJETIVO... 6 5- DIRETRIZES PARA O CONTROLE INTERNO E GESTÃO DE RISCOS...

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Como a SI pode ser obtida? Implementando CONTROLES, para garantir que os objetivos de segurança

Leia mais

GOVERNANÇA CORPORATIVA

GOVERNANÇA CORPORATIVA GOVERNANÇA CORPORATIVA AULA 2 Prof. Wellington www.maestrocarreira.com.br A Sociedade Anônima regida pela Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das SA) possui o capital dividido em partes iguais chamadas

Leia mais

EM APROVAÇÃO Norma Auditoria Interna para as Cooperativas Singulares

EM APROVAÇÃO Norma Auditoria Interna para as Cooperativas Singulares para as Cooperativas Singulares Responsável Denis Breuer Cargo Gerente de Auditoria Interna Substitui e revoga Área Gerência - Auditoria Interna Abrangência Período de Vigência De: 17/10/2017 Até: Classificação

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Informação Pública 13/5/2016 ÍNDICE 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 PRINCÍPIOS... 3 4 REFERÊNCIAS... 4 5 CONCEITOS... 4 6 PRERROGATIVAS... 4 7 DIRETRIZES... 5 8 RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Boas Práticas de Governança Corporativa. Treinamento Palestra para a ANS 06/02/2013. Gilberto Mifano

Boas Práticas de Governança Corporativa. Treinamento Palestra para a ANS 06/02/2013. Gilberto Mifano Boas Práticas de Governança Corporativa Subtítulo Agregam Valor ou Módulo de Treinamento Palestra para a ANS 06/02/2013 Gilberto Mifano O que é Governança Corporativa? Conflitos entre sócios? A defesa

Leia mais

IPPF - International Professional Practices Framework

IPPF - International Professional Practices Framework IPPF - International Professional Practices Framework 1 IPPF - International Professional Practices Framework Estrutura (Framework) As ORIENTAÇÕES MANDATÓRIAS consistem em Princípios Fundamentais, Definição

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA Portaria nº 4117 de 27 de setembro de 2017. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e considerando:

Leia mais

Política de Controles Internos BM&FBOVESPA. Página 1

Política de Controles Internos BM&FBOVESPA. Página 1 BM&FBOVESPA Página 1 Última revisão: abril de 2014 Índice 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. PRINCÍPIOS... 3 4. DIRETRIZES... 3 5. PRERROGATIVAS DE CONTROLES INTERNOS... 4 6. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

A Governança no Hospital e a Interdependência Interna

A Governança no Hospital e a Interdependência Interna A Governança no Hospital e a Interdependência Interna OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA SEGMENTO SAÚDE Maria Lúcia Pontes Capelo Vides OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO

Leia mais

Gestão de Controles Internos COSO e as 3 Linhas de Defesa

Gestão de Controles Internos COSO e as 3 Linhas de Defesa Gestão de Controles Internos COSO e as 3 Linhas de Defesa Rodrigo Fontenelle, CGAP,CCSA,CRMA CGE TOP Agenda Base Normativa. Por quê precisamos falar sobre isso? COSO O Modelo das 3 Linhas de Defesa Enfoque

Leia mais

Dezembro de 2015 Versão 1.1. Código de Compliance

Dezembro de 2015 Versão 1.1. Código de Compliance Dezembro de 2015 Versão 1.1 Código de Compliance 1. Finalidade 2 2. Amplitude 2 3. Compliance 2 3.1. Definição de Compliance 2 3.2. Risco de Compliance 3 3.3. Atribuições da estrutura de compliance 3 3.4.

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS - ELETROPAULO

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS - ELETROPAULO 1. OBJETIVO Fornecer as diretrizes gerais para a gestão de risco, visando conceituar e documentar os princípios de Gestão de Riscos e atividades relacionadas. 2. ABRANGÊNCIA Aplica-se à Eletropaulo Metropolitana

Leia mais

onvergência dos Processos

onvergência dos Processos onvergência dos Processos de Gestão de Riscos, Auditoria Interna, Controles Internos e Compliance Situação Atual Convergência Funções e Atividades (Situação Atual) Acionistas Processo de informação e divulgação

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2012 2013 APRESENTAÇÃO O Planejamento Estratégico tem como objetivo descrever a situação desejada de uma organização e indicar os caminhos para

Leia mais

Auditoria Contínua Uma visão do IIA Global. Oswaldo Basile, CIA, CCSA, QAR. CEO Trusty Consultores Presidente IIA Brasil

Auditoria Contínua Uma visão do IIA Global. Oswaldo Basile, CIA, CCSA, QAR. CEO Trusty Consultores Presidente IIA Brasil Auditoria Contínua Uma visão do IIA Global Oswaldo Basile, CIA, CCSA, QAR. CEO Trusty Consultores Presidente IIA Brasil Normas Internacionais para a Prática Profissional - NIPP Elementos - NIPP Definição

Leia mais

Governança e Gestão das Aquisições. Encontro com fornecedores dos Correios. Brasília Junho/2016

Governança e Gestão das Aquisições. Encontro com fornecedores dos Correios. Brasília Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições Encontro com fornecedores dos Correios Brasília Junho/2016 Agenda Importância do tema para o TCU Criticidade das aquisições O porquê da Governança Governança x Gestão

Leia mais

4º Seminário FEBRABAN sobre CONTROLES INTERNOS. Paulo Sérgio Neves de Souza Banco Central do Brasil Departamento de Supervisão Bancária

4º Seminário FEBRABAN sobre CONTROLES INTERNOS. Paulo Sérgio Neves de Souza Banco Central do Brasil Departamento de Supervisão Bancária 4º Seminário FEBRABAN sobre CONTROLES INTERNOS Paulo Sérgio Neves de Souza Banco Central do Brasil Departamento de Supervisão Bancária Novos Desafios para Controles Internos Modelo de Supervisão do BCB

Leia mais

Norma 2110 Governança

Norma 2110 Governança Norma 2110 Governança A atividade de auditoria interna deve avaliar e propor recomendações apropriadas para a melhoria do processo de governança no seu cumprimento dos seguintes objetivos: Promover a ética

Leia mais

CONTROLES INTERNOS. Professor: Aluízio Barbosa

CONTROLES INTERNOS. Professor: Aluízio Barbosa Professor: Aluízio Barbosa UNIDADE 4 COSO Controles internos devem ser desenhados para suprir a busca do alcance aos melhores resultados mas dentro das regras de compliance. Efetividade e eficiência das

Leia mais

ForRisco: gerenciamento de riscos em instituições públicas na prática. Apresentação: Rodrigo Fontenelle de A. Miranda. Brasília, DF

ForRisco: gerenciamento de riscos em instituições públicas na prática. Apresentação: Rodrigo Fontenelle de A. Miranda. Brasília, DF ForRisco: gerenciamento de riscos em instituições públicas na prática Apresentação: Rodrigo Fontenelle de A. Miranda Brasília, DF - 2018 Introdução 2 Precisamos mesmo disso? 3 Gestão de Riscos O que não

Leia mais

GESTÃO DE RISCO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: QUEBRANDO PARADIGMAS ATORES E

GESTÃO DE RISCO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: QUEBRANDO PARADIGMAS ATORES E GESTÃO DE RISCO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: QUEBRANDO PARADIGMAS ATORES E COMPETÊNCIAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS JEFERSON ALVES DOS SANTOS Auditor Chefe da UNIFAL-MG Presidente da Associação FONAIMEC

Leia mais

Governança aplicada à Gestão de Pessoas

Governança aplicada à Gestão de Pessoas Governança de pessoal: aperfeiçoando o desempenho da administração pública Governança aplicada à Gestão de Pessoas Ministro substituto Marcos Bemquerer Brasília DF, 15 de maio de 2013 TCU Diálogo Público

Leia mais

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS CORPORATIVOS DA CEMIG

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS CORPORATIVOS DA CEMIG 15 / 12 / 2017 Pág. 1/6 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS CORPORATIVOS DA CEMIG 1. OBJETIVO Substitui a NO-02.19, de 30/10/2017 Orientar as atividades de identificação, análise, tratamento, monitoramento

Leia mais

Institui a Política de Gestão de Riscos do Ministério do Meio Ambiente.

Institui a Política de Gestão de Riscos do Ministério do Meio Ambiente. PORTARIA MMA Nº 126, DE 26 DE ABRIL DE 2018 Institui a Política de Gestão de Riscos do Ministério do Meio Ambiente. O Ministro de Estado do Meio Ambiente, Substituto, no uso das atribuições que lhe conferem

Leia mais

SERVIÇOS PROFISSIONAIS

SERVIÇOS PROFISSIONAIS TOP PRACTICES - FOMM Practices, Methods and Procedures for Mission Critical Data Center Avaliar os ambientes e as equipes e ajudar a criar métodos, processos e procedimentos para operar e manter a infraestrutura

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS Data: 29/10/2018 Página 1 de 6 1. OBJETIVO Disseminar a cultura de gestão de riscos e o ambiente de controle em todos níveis da organização,

Leia mais

Governança corporativa no setor público

Governança corporativa no setor público Governança corporativa no setor público Renata Miranda Passos Camargo 2014 Governança Conflito x Equilíbrio Agente delegado Principal Enron Corporation - 2001 Resposta do governo - 2002 Resposta da academia

Leia mais

Padrões de Governança Corporativa Companhia Capital de Seguros

Padrões de Governança Corporativa Companhia Capital de Seguros Padrões de Governança Corporativa Companhia Capital de Seguros Campinas, 06 de setembro de 2013 Documento de circulação restrita. Sócios Conselho de Administração Gestão Auditoria Conselho Fiscal Apresentação

Leia mais

Mapeamento de Processos de Trabalho. Evento de Lançamento (Público-alvo: Todos os servidores)

Mapeamento de Processos de Trabalho. Evento de Lançamento (Público-alvo: Todos os servidores) Mapeamento de Processos de Trabalho Evento de Lançamento (Público-alvo: Todos os servidores) Junho 2018 1 Mapeamento de Processos INDUTORES (MOTIVADORES) Decreto 9.203/17 2 Governança Pública Accountability

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 6.1 Governança de tecnologia da Informação 6.2 Planejamento e Controle da TI 6.3 O Papel Estratégico da TI para os Negócios 6.4

Leia mais

PROGRAMA DE COMPLIANCE

PROGRAMA DE COMPLIANCE PROGRAMA DE COMPLIANCE VERSÃO 1.0 SETEMBRO/2016 1. NOME DO PROGRAMA Programa de Compliance criado em 30.09.2015 2. OBJETIVO Mitigar os riscos das operações e os negócios atuais e futuros, sempre em conformidade

Leia mais

O Futuro da Auditoria Interna: Tendências e requisitos fundamentais do Chief Audit Executive

O Futuro da Auditoria Interna: Tendências e requisitos fundamentais do Chief Audit Executive 1 O Futuro da Auditoria Interna: Tendências e requisitos fundamentais do Chief Audit Executive DEFINIÇÃO DE AUDITORIA INTERNA "A auditoria interna é uma atividade independente, de garantia objetiva e consultiva,

Leia mais

P a l e s t r a. Auditoria financeira no contexto dos padrões internacionais

P a l e s t r a. Auditoria financeira no contexto dos padrões internacionais P a l e s t r a Auditoria financeira no contexto dos padrões internacionais AGENDA 1 2 3 4 A importância da auditoria Responsabilidade em relação a fraudes Governança da entidade auditada Evolução da auditoria

Leia mais

Seminário de lançamento para implantação do APL de Energias Renováveis de Sorocaba e Região REALIZAÇÃO APOIO EXECUÇÃO

Seminário de lançamento para implantação do APL de Energias Renováveis de Sorocaba e Região REALIZAÇÃO APOIO EXECUÇÃO Seminário de lançamento para implantação do APL de Energias Renováveis de Sorocaba e Região REALIZAÇÃO APOIO EXECUÇÃO Agenda 14:00 h 14:30 h 15:00 h 15:30 h 16:30 h 17:30 h 2 Objetivos e escopo do projeto

Leia mais

Documento: Iniciativas, Ações e Atividades do Plano Estratégico Data:

Documento: Iniciativas, Ações e Atividades do Plano Estratégico Data: Documento:, e Atividades do Plano Estratégico 2016 Data: 19-11-2015 Responsáveis: Heloisa Bedicks / Adriane de Almeida / Emilio Martos Propósito IBGC Ser referência em governança corporativa, contribuindo

Leia mais

A auditoria a serviço do interesse público

A auditoria a serviço do interesse público Palestra Agosto de 2017 A auditoria a serviço do interesse público Aspectos relevantes do trabalho do auditor independente AGENDA 1 2 3 4 A importância da auditoria Responsabilidade em relação a fraudes

Leia mais

SIMULADO 01 Governança de TI

SIMULADO 01 Governança de TI SIMULADO 01 Governança de TI 1 - Qual das seguintes é a preocupação mais importante do gerenciamento de TI? a. Manter a TI funcionando b. Fazer com que a tecnologia funcione corretamente c. Manter-se atualizado

Leia mais

COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS José Carlos da Silva Junior Controladoria Diretoria de Administração e Finanças

COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS José Carlos da Silva Junior Controladoria Diretoria de Administração e Finanças COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS José Carlos da Silva Junior Controladoria Diretoria de Administração e Finanças POLÍTICAS GOVERNANÇA REGRAS REGULAMENTOS COMPLIANCE LEIS REQUERIMENTOS RISCOS PADRÕES BENEFÍCIOS

Leia mais

Avaliação de Riscos de Controle Interno e COSO. Prof. Jerônimo Antunes

Avaliação de Riscos de Controle Interno e COSO. Prof. Jerônimo Antunes Prof. Jerônimo Antunes 1 1. Controles Internos - Definição Conjunto de procedimentos adotados pelo Conselho de Administração, Direção e outros membros da organização, com o objetivo de proporcionar um

Leia mais

Reflexões sobre governança, riscos e controles internos na administração pública

Reflexões sobre governança, riscos e controles internos na administração pública Reflexões sobre governança, riscos e controles internos na administração pública Referencial estratégico da CGU Disseminar as doutrinas de governança, controle, integridade e gestão de riscos e fortalecer

Leia mais

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI;

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI; Fundada em fevereiro de 2001, a ProBid é uma empresa formada por colaboradores com vasta experiência de mercado, especializada em Tecnologia da Informação, com foco estratégico no Setor Público e que utiliza

Leia mais

POLIÍTICA DE GERENCIAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS

POLIÍTICA DE GERENCIAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS Junho/2016. POLIÍTICA DE GERENCIAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS Versão: 01 Revisada: Compliance Aprovação: Mario Celso Coutinho de Souza Dias Presidente 30/06/2016 1 APRESENTAÇÃO O Banco Central

Leia mais

Módulo 3 Visão geral dos controles do COSO e exercícios

Módulo 3 Visão geral dos controles do COSO e exercícios Módulo 3 Visão geral dos controles do COSO e exercícios Estruturas e Metodologias de controle adotadas na Sarbanes COSO Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission Lei Sarbanes Oxley

Leia mais

Revisão aprovada na 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo

Revisão aprovada na 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo Revisão aprovada na 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo Fevereiro de 2016 Contribuir para a melhor qualidade de vida de seus participantes, oferecendo produtos e serviços previdenciários

Leia mais

Conteúdo Programático Completo

Conteúdo Programático Completo Conteúdo Programático Completo 1. PAPÉIS ESTRATÉGICOS E OPERACIONAIS DA AUDITORIA INTERNA 1.1 Gestão de Mudanças 1.1.1 Visão Geral 1.1.2 Habilidades Interpessoais 1.1.3 Tipos de Mudança 1.1.4 Resistência

Leia mais

GRUPO DE INTERCÂMBIO EM AUDITORIA, CONTROLE E GESTÃO. Resultado da Pesquisa de Temas de Interesse. Agosto de 2014

GRUPO DE INTERCÂMBIO EM AUDITORIA, CONTROLE E GESTÃO. Resultado da Pesquisa de Temas de Interesse. Agosto de 2014 GRUPO DE INTERCÂMBIO EM AUDITORIA, CONTROLE E GESTÃO Resultado da Pesquisa de Temas de Interesse Agosto de 2014 I -INTRODUÇÃO I.1 - Importância do Segmento Representado no grupo: Auditores, analistas e

Leia mais

COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS. Viviane Vieira Malta - Diretora de Administração e Finanças

COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS. Viviane Vieira Malta - Diretora de Administração e Finanças COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS Viviane Vieira Malta - Diretora de Administração e Finanças POLÍTICAS GOVERNANÇA REGRAS REGULAMENTOS COMPLIANCE LEIS REQUERIMENTOS RISCOS PADRÕES BENEFÍCIOS DE UM PROGRAMA

Leia mais

ANEXO I. ECORODOVIAS INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA S/A Regimento Interno do Comitê de Auditoria

ANEXO I. ECORODOVIAS INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA S/A Regimento Interno do Comitê de Auditoria ANEXO I ECORODOVIAS INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA S/A Regimento Interno do Comitê de Auditoria 01.07.13 1 Finalidade A função básica do Comitê de Auditoria ( Comitê ) é assessorar o Conselho da EcoRodovias

Leia mais

#pública BB SEGURIDADE Política de Gerenciamento de Riscos, Controles Internos e Conformidade

#pública BB SEGURIDADE Política de Gerenciamento de Riscos, Controles Internos e Conformidade 1 Área Responsável 1.1 Superintendência de Riscos e Controles. 2 Abrangência 2.1 Esta política orienta o comportamento da BB Seguridade e suas sociedades controladas. Espera-se que as empresas coligadas

Leia mais

A importância da Gestão de Riscos. Marcelo de Sousa Monteiro

A importância da Gestão de Riscos. Marcelo de Sousa Monteiro A importância da Gestão de Riscos Marcelo de Sousa Monteiro Agenda Alguns comentários sobre Administração O que é risco? A importância da Gestão de Riscos Alguns comentários sobre Administração Administração

Leia mais

GOVERNANÇA O QUE É? Outubro / 2018

GOVERNANÇA O QUE É? Outubro / 2018 GOVERNANÇA O QUE É? Outubro / 2018 Pensando em você, a Secretaria de Governança criou esta cartilha para ajudá-lo(a) a entender melhor a governança e seu processo de implantação, que está acontecendo na

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO

INSTRUMENTO NORMATIVO DESTINATÁRIO Todas as Unidades Organizacionais PRINCIPAIS ALTERAÇÕES Atualização das diretrizes considerando a legislação pertinente e as melhores práticas do mercado. UNIDADE GESTORA DO PROCESSO (Assinatura

Leia mais

Portaria nº 966 de 26 de março de O Vice-Reitor da Universidade Federal de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Portaria nº 966 de 26 de março de O Vice-Reitor da Universidade Federal de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e regimentais, Portaria nº 966 de 26 de março de 2018. Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos da Universidade Federal de são Paulo - Unifesp O Vice-Reitor da, no uso de suas atribuições legais e regimentais, Considerando

Leia mais

Ouvidoria Geral. Transparência e Responsabilidade Social BALANÇO 2009

Ouvidoria Geral. Transparência e Responsabilidade Social BALANÇO 2009 Ouvidoria Geral Transparência e Responsabilidade Social BALANÇO 2009 O Balanço Anual da Ouvidoria Geral é um meio de divulgação das principais ações realizadas pela área em 2009 e tem como objetivo dar

Leia mais

Modelo de Capacidade de Auditoria Interna: IA-CM

Modelo de Capacidade de Auditoria Interna: IA-CM Modelo de Capacidade de Auditoria Interna: IA-CM Missão Indonésia Liane Angoti CGDF Rodrigo Dutra SEF/DIAG/SC AGENDA Histórico; Estágio Atual DF e SC; Visita à Indonésia; Conclusões. HISTÓRICO Nível 5

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. Brasil Portugal - Angola

MANUAL DE COMPLIANCE ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. Brasil Portugal - Angola MANUAL DE COMPLIANCE DA ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. JUNHO DE 2016 ÍNDICE GERAL 1. INTRODUÇÃO... 3 2. AMPLITUDE... 3 3. COMPLIANCE... 3 4. ESTRUTURA DE COMPLIANCE DA GESTORA... 5 5. DISPOSIÇÕES GERAIS...

Leia mais

Troféu Transparência Comunicação Visual

Troféu Transparência Comunicação Visual Troféu Transparência 2015 Comunicação Visual INTRODUÇÃO Melhores Práticas da Auditoria Interna com foco em Riscos. Teoria Fomentar a discussão sobre o atual papel das atividades de Auditoria Interna; Prática

Leia mais

A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance)

A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance) A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidad A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance)

Leia mais

A Rodobens adota os seguintes fundamentos na prática da gestão integrada de riscos:

A Rodobens adota os seguintes fundamentos na prática da gestão integrada de riscos: 1. Introdução A Rodobens adota as melhores práticas em governança corporativa, que asseguram a transparência de gestão, equilíbrio e ética para atingir seus objetivos estratégicos. Com base nos princípios

Leia mais

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE)

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE) Identidade Organizacional - Acesso à informação - IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos R O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é uma autarquia

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS VERSÃO 2018 Texto em vigor revisado e aprovado pela 13ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração da Companhia Energética de Brasília, de 29.11.2018. 1 POLÍTICA DE

Leia mais

GESTÃO DE RISCO. A experiência da Seguros Unimed

GESTÃO DE RISCO. A experiência da Seguros Unimed GESTÃO DE RISCO A experiência da Seguros Unimed 3º Simpósio de Saúde Suplementar das Federações das Unimeds dos Estados da Bahia e de Pernambuco Petrolina, 26 de julho de 2018 Quem somos? Somos a Seguradora

Leia mais

Papéis e relacionamentos do Comitê de Auditoria e Auditoria Interna. Worrkshop B3 Agosto 2018 Celso C Giacometti

Papéis e relacionamentos do Comitê de Auditoria e Auditoria Interna. Worrkshop B3 Agosto 2018 Celso C Giacometti Papéis e relacionamentos do Comitê de Auditoria e Auditoria Interna Worrkshop B3 Agosto 2018 Celso C Giacometti Objetivos deste módulo Para que existem Comitês do Conselho? Por que ter um Comitê de Auditoria?

Leia mais

Política de Gestão Estratégica de Riscos e Controles Internos CELESC

Política de Gestão Estratégica de Riscos e Controles Internos CELESC Política de Gestão Estratégica de Riscos e Controles Internos CELESC Política de Gestão Estratégica de Riscos e Controles Internos CELESC SUMÁRIO SUMÁRIO... 1 INTRODUÇÃO... 2 OBJETIVOS... 3 CONCEITOS...

Leia mais

Política de Gestão de Riscos do IFSULDEMINAS. Capítulo I Disposições Gerais

Política de Gestão de Riscos do IFSULDEMINAS. Capítulo I Disposições Gerais Política de Gestão de Riscos do IFSULDEMINAS Capítulo I Disposições Gerais Art. 1º Fica instituída a Política de Gestão de Riscos PGR, que estabelece a Gestão de Riscos do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT COMPARATIVO PMBOK x ITIL x COBIT 2019 Sumário SUMÁRIO...2 SEMELHANÇAS ENTRE PMBOK, ITIL E COBIT... 3 QUESTÕES COMENTADAS PELO PROFESSOR... 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 10 Olá pessoal! Preparei GRATUITAMENTE

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Apresentação do Programa Introdução a Governança

Leia mais

Relatório de gestão na forma de relato integrado

Relatório de gestão na forma de relato integrado Relatório de gestão na forma de relato integrado Ana Lucia Epaminondas Assessora da Secretaria de Métodos e Suporte ao Controle Externo Novembro/2018 Prestação de contas por meio de relatório integrado

Leia mais

Avaliando e Implementando um Programa de Qualidade e Melhoria da Auditoria. Mesa de Debates SP 05/04/2013

Avaliando e Implementando um Programa de Qualidade e Melhoria da Auditoria. Mesa de Debates SP 05/04/2013 Avaliando e Implementando um Programa de Qualidade e Melhoria da Auditoria. Mesa de Debates SP 05/04/2013 Sumário A. Introdução. B. Implementando o QAIP C. Avaliação da Qualidade Introdução - QAIP- Programa

Leia mais