O PERFIL DO TÉCNICO DE FARMÁCIA ÁREAS DE INTERVENÇÃO NAS PREPARAÇÕES ESTÉREIS E NÃO ESTÉREIS E PERSPECTIVAS FUTURAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PERFIL DO TÉCNICO DE FARMÁCIA ÁREAS DE INTERVENÇÃO NAS PREPARAÇÕES ESTÉREIS E NÃO ESTÉREIS E PERSPECTIVAS FUTURAS"

Transcrição

1 O PERFIL DO TÉCNICO DE FARMÁCIA ÁREAS DE INTERVENÇÃO NAS PREPARAÇÕES ESTÉREIS E NÃO ESTÉREIS E PERSPECTIVAS FUTURAS Líbano, Luísa Resumo Este estudo foi realizado, no âmbito da disciplina de Projecto em Farmácia da Licenciatura Bietápica. Pretendeu-se recolher dados, com intenção de nos elucidar acerca do perfil do Técnico de Farmácia, o seu campo de actuação nas áreas de preparações estéreis e não estéreis e suas perspectivas futuras. O Técnico de Farmácia é a designação profissional de uma das dezoito profissões que compõem o grupo profissional de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica. O Técnico de Farmácia é um indivíduo com formação superior ao nível da licenciatura, em que o seu campo de saberes assenta, tradicionalmente, sobre duas grandes áreas: a Biologia, Química e Ciências da Saúde, Sociais e Humanas.(1) Tendo em conta a diversidade de funções, coloca-se assim ao Técnico de Farmácia uma série de grandes desafios, que constituem uma nova etapa no desenvolvimento e respeito desta profissão. Este estudo é observacional descritivo transversal, bem como descritivo exploratório. Efectuou-se ainda uma revisão literária para a elaboração de uma breve retrospectiva da carreira dos Técnicos de Farmácia. A população-alvo deste estudo é constituída por todos os Técnicos de Farmácia de Portugal, sendo a amostra constituída pelos Técnicos de Farmácia a Norte do Rio Douro, aplicou-se um inquérito epidemiológico entregue pessoalmente ou a Técnicos de Farmácia delegados para essa função. Recorrendo ao programa informático Statical Package for the social Science 10,0 foi possível fazer uma análise estatística do conteúdo dos 64 inquéritos epidemiológicos todos incluídos, pelo facto de não se ter aplicado nenhum critério de exclusão. Os resultados obtidos, devido à fraca adesão ao inquérito epidemiológico, apenas possibilitaram a realização de um estudo interpretativo dos dados, repercutindo-se na dificuldade de inferir sobre a população.

2 A realização deste trabalho demonstrou que apesar das funções estarem definidas por Lei ainda se encontram muito institucionalizadas, em que existe a necessidade de autonomia numa equipe interdisciplinar. Os Técnicos de Farmácia conseguiram num curto espaço de tempo, travar pequenas batalhas, ganhando um estatuto no sistema de Saúde. Palavras chave: Técnico de Farmácia, Perfil, Preparações medicamentosas. Material e Métodos Uma pesquisa é um processo complexo que se baseia em princípios lógicos e se efectua de maneira ordenada, passando por um certo número de etapas. (16) Material é tudo o que se utiliza para concretizar uma investigação e o método o modo como é usado esse material ao longo do processo de investigação. (17) 1. Tipo de estudo O estudo é observacional descritivo transversal porque fornece informações acerca da população em estudo, trabalhando um único grupo representativo dessa população em estudo. Podemos considerar que este estudo, pelo objectivo pretendido tem um carácter descritivo exploratório. Adoptou-se a utilização de um inquérito epidemiológico pois é considerado um instrumento apropriado e eficaz nesse tipo de estudos, uma vez que nos permite recolher grande quantidade de informação num curto espaço de tempo. (apêndice 1) A totalidade dos inquéritos epidemiológicos foram posteriormente analisados informaticamente por meio do programa Statistical Package for the Social Science (SPSS) na sua versão 10,0. Efectuou-se uma revisão literária, pretendendo-se elaborar uma breve retrospectiva da carreira dos Técnicos de Farmácia, para a qual uma pesquisa bibliográfica foi importante. A consulta na Internet em sites, tais como o da Associação Nacional de Técnicos de Farmácia do Grupo de Diagnóstico e Terapêutica (ANTEF), e das Escolas Superiores de

3 Tecnologia da Saúde de Coimbra, Lisboa, Porto, constituíram um complemento de informação. 2. Duração e período do estudo O estudo teve início na primeira semana de Julho de 2002, pelo carácter pessoal das respostas, entregou-se os inquéritos pessoalmente aos Técnicos de Farmácia, bem como a vários Técnicos de Farmácia delegados para a entrega e recepção dos mesmos. Os inquéritos foram recolhidos na sua totalidade na ultima semana de Julho de População em estudo e amostra Os dados obtidos foram recolhidos de um modo aleatório, sem obrigatoriedade de resposta ao inquérito epidemiológico. A população-alvo em estudo é constituída por todos os Técnicos de Farmácia de Portugal. A amostra é constituída por 64 Técnicos de Farmácia a Norte do Rio Douro, dos quais 46 são do sexo feminino e 18 são do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 22 e 61 anos. Todos os inquéritos foram incluídos, mesmo os que não foram preenchidos na totalidade das suas questões, uma vez que não estavam sujeitos a qualquer critério de exclusão. 4. Instrumento de Análise A colheita de dados do estudo foi possível através de um instrumento de pesquisa, inquérito epidemiológico (apêndice 1), elaborado pelo investigador do estudo. Este divide-se em três partes, sendo formado por questões fechadas (apenas com determinadas hipóteses de resposta) e por questões abertas (ficando a resposta ao critério do inquirido). 5. Análise estatística

4 Após a colheita dos dados foi possível o seu tratamento estatístico recorrendo ao programa informático SPSS, na sua versão 10,0. Para sistematizar e realçar a informação fornecida pelos dados foram calculados valores para frequências, percentagens, percentagens acumuladas e relação de variáveis dependentes e independentes. Discussão dos resultados Depois de uma apresentação exaustiva dos resultados indagados, é possível averiguar a fragilidade do inquérito epidemiológico, em vários pontos. Observou-se que as questões fechadas foram menos complicadas de responder (as hipóteses estão formuladas), contrariamente às questões abertas que, pela sua complexidade, promovem uma maior adversidade à resposta (principalmente nos argumentos a debater). A menor adesão a este tipo de questões por parte dos inquiridos, levou a uma análise descritiva pobre, não nos permitindo concluir os resultados da melhor forma. Uma outra fragilidade deste estudo, descreve-se quanto ao tamanho da amostra, apenas 64 Técnicos de Farmácia responderam ao inquérito, o que nos concedeu apenas a possibilidade de realizar um estudo interpretativo dos dados, repercutindo-se na dificuldade de inferir quanto à população. Relativamente às características gerais da amostra, os resultados não foram inovadores, a maioria dos Técnicos de Farmácia são do sexo feminino, têm uma faixa etária que se situa maioritariamente entre os 30 e 39 anos de idade. A maioria dos inquiridos têm entre 10 a 14 anos de actividade profissional, exercendo a sua profissão, diria exclusivamente em Farmácia Hospitalar, confirmando realmente, que os campos profissionais não são explorados o suficiente. Foi bastante curioso constatar que o grau académico maioritário da amostra é a Licenciatura (51,6%), no entanto à que referir o facto de a faixa etária desta amostra, ser maioritariamente jovem. Este estudo revelou que as tarefas executadas pelos Técnicos de Farmácia, correspondiam quase sempre ou sempre às definidas no conteúdo funcional. No entanto, ainda se depara com uma marcante falta de autonomia e responsabilidade nas preparações executadas, sendo a causa apontada por alguns dos inquiridos, a da hierarquização das instituições. Perante esta realidade é necessário criar um discurso firme e uma postura próprias de uma classe profissional.

5 É de referir que as expectativas destes profissionais são de carácter positivo, tanto pela percepção de ser uma profissão jovem com um enorme potencial, como pela consciência da sua importância e do seu valor no sistema de saúde, realçando no entanto que a fraca remuneração provoque interferências negativas na profissão. Salientou-se, também, o facto de existir ainda uma deficiente fiscalização quanto aos profissionais não qualificados a exercer a nossa profissão. Verifica-se a necessidade de actuar o mais rapidamente possível, competência que cabe à ANTEF e a cada um de nós Técnicos de Farmácia. Considerações finais Os Técnicos de Farmácia são um grupo profissional que conseguiu, num curto espaço de tempo, travar pequenas batalhas ganhando um estatuto no sistema de Saúde. Tratamse de profissionais que têm como principais objectivos a prevenção e promoção da saúde. A realização deste projecto, demonstrou que apesar das suas funções estarem definidas por Lei, ainda não estão institucionalizadas. É disso exemplo a necessidade de autonomia dos Técnicos de Farmácia numa equipe interdisciplinar. Como se verificou neste estudo, a Farmácia hospitalar, pública ou privada, é a área profissional que abrange a maioria dos Técnicos de Farmácia, sugerindo-se a descoberta de outros aliciantes campos de trabalho, tais como indústria farmacêutica, farmácias comunitárias e a vertente de ensino/formação. Esta última de uma importância vital para dar continuidade à formação de excelentes profissionais de Saúde. Pretende-se que todos os Técnicos de Farmácia intensifiquem esforços, para tornar do conhecimento público a nossa profissão, sem nunca esquecer que para ter sucesso, cabe a cada um de nós valorizar e difundir os seus conhecimentos nas suas vertentes técnicas e práticas. Esta profissão é dinâmica e está em constante evolução. No entanto apenas um novo trabalho de pesquisa mais abrangente nos poderá fornecer dados mais concretos e reais, dado haver pouca informação sobre o assunto. Um inquérito epidemiológico reformulado, a nível nacional, poderia-nos facultar muita informação neste âmbito.

Inquérito aos utilizadores das bibliotecas da Universidade do Minho em Relatório Final

Inquérito aos utilizadores das bibliotecas da Universidade do Minho em Relatório Final Inquérito aos utilizadores das bibliotecas da Universidade do Minho em 2005 Relatório Final 2006 1 SUMÁRIO 1. Introdução 2. Metodologia 3. Resultados 3.1. Dados da amostra 3.2. Questões da parte I e II

Leia mais

RECONHECIDO Organização e Deontologia

RECONHECIDO Organização e Deontologia DESIGN RECONHECIDO Organização e Deontologia Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Design de Comunicação Denise Inácio Ferreira (Licenciada) Orientador Científico: Professor Eduardo Afonso Dias

Leia mais

CAPÍTULO VI- CONCLUSÕES, LIMITAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

CAPÍTULO VI- CONCLUSÕES, LIMITAÇÕES E RECOMENDAÇÕES CAPITULO VI CONCLUSÕES, LIMITAÇÕES E RECOMENDAÇÕES Neste capítulo iremos apresentar as conclusões do presente estudo, tendo também em conta os resultados e a respectiva discussão, descritas no capítulo

Leia mais

Análise de conteúdo. Investigação: Componente Relevante na Formação Contínua? Perspetivas dos Professores

Análise de conteúdo. Investigação: Componente Relevante na Formação Contínua? Perspetivas dos Professores Análise de conteúdo Investigação: Componente Relevante na Formação Contínua? Perspetivas dos Professores Pretendeu-se com esta análise verificar o que pensa um grupo de professores, num total de seis,

Leia mais

RELATÓRIO DO QUESTIONÁRIO SOBRE A QUALIDADE DAS ACTIVIDADES DE DINAMIZAÇÃO E EXTENSÃO CULTURAL DA BIBLIOTECA DO ISCTE-IUL

RELATÓRIO DO QUESTIONÁRIO SOBRE A QUALIDADE DAS ACTIVIDADES DE DINAMIZAÇÃO E EXTENSÃO CULTURAL DA BIBLIOTECA DO ISCTE-IUL RELATÓRIO DO QUESTIONÁRIO SOBRE A QUALIDADE DAS ACTIVIDADES DE DINAMIZAÇÃO E EXTENSÃO CULTURAL DA BIBLIOTECA DO ISCTE-IUL Maria da Conceição Nunes Espinheira Moinhos 10 de Dezembro de 2010 Conteúdo Índice

Leia mais

Estudo sobre a situação profissional dos jovens enfermeiros em Portugal. Ordem dos Enfermeiros

Estudo sobre a situação profissional dos jovens enfermeiros em Portugal. Ordem dos Enfermeiros EMPREGABILIDADE Rede de Jovens Enfermeiros Setº 2009 Estudo sobre a situação profissional dos jovens enfermeiros em Portugal Ordem dos Enfermeiros Rede de Jovens Enfermeiros Introdução No início de 2008,

Leia mais

Critérios de inclusão: Sem quaisquer restrições, pois o objectivo seria atingir todo o público, estudantes ou trabalhadores.

Critérios de inclusão: Sem quaisquer restrições, pois o objectivo seria atingir todo o público, estudantes ou trabalhadores. Estudo de caso Local: Através do Google Docs foi realizado um pequeno questionário e colocado a membros do facebook, tendo o objectivo de atingir um enorme leque de pessoas independentemente do seu país,

Leia mais

1 - Projeto de Intervenção Serviço de Ortopedia ULSN Unidade de Macedo de Cavaleiros.

1 - Projeto de Intervenção Serviço de Ortopedia ULSN Unidade de Macedo de Cavaleiros. 1 - Projeto de Intervenção Serviço de Ortopedia ULSN Unidade de Macedo de Cavaleiros. Prótese articular sem infeção vida melhor 1.1. Âmbito O projeto Prótese articular sem infeção vida melhor visa identificar

Leia mais

Consultoria Técnica: Keypoint, Consultoria Científica, Lda. Operacionalização do estudo: Lénia Nogueira Relatório Estatístico: Ana Macedo

Consultoria Técnica: Keypoint, Consultoria Científica, Lda. Operacionalização do estudo: Lénia Nogueira Relatório Estatístico: Ana Macedo 2015 Consultoria Técnica: Keypoint, Consultoria Científica, Lda. Operacionalização do estudo: Lénia Nogueira Relatório Estatístico: Ana Macedo 2015 Avaliação das práticas contracetivas das mulheres em

Leia mais

SÍNTESE DE INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA

SÍNTESE DE INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS OBSERVATÓRIO DO SISTEMA EDUCATIVO E CULTURAL DA RAM INQUÉRITO À INSERÇÃO NA VIDA ACTIVA AOS EX-FORMANDOS DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO

Leia mais

5.6. Impacto das Conversas da Biblioteca nos processos de ensino, aprendizagem e investigação desenvolvidos no ISCTE-IUL

5.6. Impacto das Conversas da Biblioteca nos processos de ensino, aprendizagem e investigação desenvolvidos no ISCTE-IUL RELATÓRIIO DO QUESTIIONÁRIIO SOBRE A QUALIIDADE DAS ACTIIVIIDADES DE DIINAMIIZAÇÃO E EXTENSÃO CULTURAL DA BIIBLIIOTECA DO IISCTE-IIUL MARIA DA CONC EEI IÇÃO NUNEESS EESSPPI INHEE IRA I MOINHOSS DD EE ZZEE

Leia mais

Estudo de Satisfação dos Utentes do HESE E.P.E (RESUMO)

Estudo de Satisfação dos Utentes do HESE E.P.E (RESUMO) Estudo de Satisfação dos Utentes do HESE E.P.E. 2012 (RESUMO) O Estudo da Satisfação dos Utentes do Hospital do Espírito Santo de Évora E.P.E. (adiante designado por HESE E.P.E.) constitui, desde 2006,

Leia mais

Relatório de Empregabilidade

Relatório de Empregabilidade Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém Relatório de Empregabilidade Inquérito a estudantes diplomados no ano letivo 2015-16 Dezembro de 2017 Índice I. O RELATÓRIO DE EMPREGABILIDADE BREVE

Leia mais

CAPÍTULO III METODOLOGIA

CAPÍTULO III METODOLOGIA CAPÍTULO III METODOLOGIA Terminado o enquadramento teórico dos vários conceitos implícitos nesta investigação, bem como a revisão geral, torna-se fundamental apresentar os procedimentos metodológicos adoptados

Leia mais

Relatório de Empregabilidade

Relatório de Empregabilidade Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém Relatório de Empregabilidade Inquérito a estudantes diplomados no ano letivo 2014-15 Dezembro de 2016 Índice I. O RELATÓRIO DE EMPREGABILIDADE BREVE

Leia mais

RESULTADOS NACIONAIS DAS PROVAS DE AFERIÇÃO, 2017

RESULTADOS NACIONAIS DAS PROVAS DE AFERIÇÃO, 2017 RESULTADOS NACIONAIS DAS PROVAS DE AFERIÇÃO, 2017 1. Aplicação das provas e nota metodológica As provas de aferição dos 2º, 5º e 8º anos foram aplicadas entre os dias 2 de maio e 21 de junho. Neste período

Leia mais

Metodologia III METODOLOGIA. Universidade da Beira Interior 51

Metodologia III METODOLOGIA. Universidade da Beira Interior 51 III METODOLOGIA Universidade da Beira Interior 51 3.1 Instrumento a utilizar Para a realização deste trabalho de investigação vamos utilizar o método de aplicação de uma escala de auto-conceito. O instrumento

Leia mais

Competências dos Ortoptistas no Rastreio Visual Infantil

Competências dos Ortoptistas no Rastreio Visual Infantil Competências dos Ortoptistas no Rastreio Visual Infantil Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa IPL Carla Costa Lança carla.costa@estesl.ipl.pt 2010 Introdução As competências profissionais no

Leia mais

CAPÍTULO III METODOLOGIA

CAPÍTULO III METODOLOGIA CAPÍTULO III METODOLOGIA 3.1. Selecção Inicial da Amostra A selecção inicial da amostra foi efectuada com base na tabela classificativa da Federação Portuguesa de Rugby (FPR), relativa ao ano de 2004/2005.

Leia mais

ESTATÍSTICA II Ficha de Revisões - 1

ESTATÍSTICA II Ficha de Revisões - 1 Um dos objectivos da Estatística Indutiva é permitir conhecer o valor dos parâmetros populacionais de uma variável a partir de estatísticas descritivas calculadas numa amostra retirada da população. Este

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

AVALIAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL AVALIAÇÃO DO CURSO D MSTRADO M DUCAÇÃO SPCIAL Setembro 2010 ÍNDIC 1. Introdução 1 2. População e Amostra 1 3. Questionário de Satisfação dos Alunos 2 3.1. Caracterização dos inquiridos 2 3.2. Apresentação

Leia mais

12 de fevereiro de 2019

12 de fevereiro de 2019 12 de fevereiro de 2019 1 Ficha Técnica Estudo da Ordem dos Farmacêuticos realizado pelo Observatório da Empregabilidade no Setor Farmacêutico em parceria com a Plataforma Ensino-Profissão [estudo concretizado

Leia mais

Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2013

Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2013 1 Resultados Nacionais Agregados de 2013 Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2013 1. Introdução Desde a sua criação em 2002 que o Observatório Nacional de Recursos

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS MUNICIPES Câmara Municipal de Miranda do Douro

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS MUNICIPES Câmara Municipal de Miranda do Douro RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS MUNICIPES 2014 Câmara Municipal de Miranda do Douro ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2 2. A IMPORTANCIA DE MEDIR A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES 2 3. OBJECTIVOS 2 4. METODOLOGIA

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES

RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES Serviço de Planeamento e Gestão de Recursos Humanos 1 ÍNDICE Introdução...3 Finalidade do relatório...4 Diferenciações Salariais uma análise

Leia mais

Workshop Intervenção Comunitária. 13 e 14 de Maio de 2009

Workshop Intervenção Comunitária. 13 e 14 de Maio de 2009 Workshop Intervenção Comunitária 13 e 14 de Maio de 2009 Etapas de construção de um Projecto de Intervenção Comunitária Definição de Diagnóstico: O DIAGNÓSTICO traduz-se no conhecimento científico dos

Leia mais

CAPITULO III METODOLOGIA

CAPITULO III METODOLOGIA CAPITULO III METODOLOGIA Após o enquadramento teórico dos diversos conceitos implícitos nesta investigação, assim como uma revisão da literatura que se debruçaram sobre esta área de estudo, passamos a

Leia mais

Relatório dos Resultados do Questionário de Satisfação aos Clientes Externos do GPP

Relatório dos Resultados do Questionário de Satisfação aos Clientes Externos do GPP Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral Relatório dos Resultados do Questionário de Satisfação aos Clientes Externos do GPP 2015 Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral

Leia mais

Programa do módulo de Deontologia e Conduta Profissional, ministrado na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal

Programa do módulo de Deontologia e Conduta Profissional, ministrado na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal ANEXOS Programa do módulo de Deontologia e Conduta Profissional, ministrado na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal 1. CONCEITOS 1.1. Ética 1.2. Deontologia 1.3.

Leia mais

Relatório de Empregabilidade

Relatório de Empregabilidade Instituto Superior de Gestão e Administração de Leiria Relatório de Empregabilidade Inquérito a estudantes diplomados no ano letivo 2014-15 Dezembro de 2016 Índice I. O RELATÓRIO DE EMPREGABILIDADE BREVE

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO I BAIXA DA BANHEIRA PERFIL DO AGRUPAMENTO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO I BAIXA DA BANHEIRA PERFIL DO AGRUPAMENTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO I BAIXA DA BANHEIRA PERFIL DO AGRUPAMENTO JUNHO 2015 JUNHO 2015 ÍNDICE I. INTRODUÇÃO II. III. IV. PESSOAL DOCENTE Grupo Etário Tempo de Serviço e Grupo Etário Situação Profissional

Leia mais

Relatório. Diferença Salarial entre Homens e Mulheres em 2016

Relatório. Diferença Salarial entre Homens e Mulheres em 2016 Relatório Diferença Salarial entre Homens e Mulheres em 2016 Índice Apresentação... 5 1. Efetivo por grupo profissional e sexo... 6 2. Distribuição do efetivo por sexo e vínculo... 7 3. Distribuição da

Leia mais

RETRATO DA REALIDADE EMIGRATÓRIA EM PORTUGAL

RETRATO DA REALIDADE EMIGRATÓRIA EM PORTUGAL Emigração em Portugal 2002 17 de Junho de 2003 RETRATO DA REALIDADE EMIGRATÓRIA EM PORTUGAL Portugal, à semelhança de outros países do sul da Europa, viu alterada a sua tradição migratória, de uma forma

Leia mais

Relatório de Empregabilidade 2014

Relatório de Empregabilidade 2014 O presente relatório surge da necessidade da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis () em monitorizar o percurso académico e profissional dos seus recém-licenciados.

Leia mais

Relatório dos Resultados do Inquérito aos Alunos do ISEL sobre os cursos (análise global)

Relatório dos Resultados do Inquérito aos Alunos do ISEL sobre os cursos (análise global) ISEL Relatório dos Resultados do Inquérito aos Alunos do ISEL sobre os cursos (análise global) 1º semestre do ano lectivo 2010/2011 Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Gabinete de Avaliação e Qualidade

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E BIBLIOTECA Relatório

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E BIBLIOTECA Relatório [Escreva texto] AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E BIBLIOTECA 2012 Relatório Realização: Alexandre Boavida Vicente Bruno Gonçalves Ramos Maria João Teixeira Barreiro Coordenação:

Leia mais

Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas ESTUDO QUANTITATIVO. Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas. APEME MAIO de 2008.

Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas ESTUDO QUANTITATIVO. Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas. APEME MAIO de 2008. ESTUDO QUANTITATIVO Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas APEME MAIO de 2008 OBJECTIVOS OBJECTIVOS Com o presente estudo pretendeu-se identificar

Leia mais

Síntese do Balanço Social de 2013

Síntese do Balanço Social de 2013 ARSLVT, IP Síntese do Balanço Social de 2013 ÍNDICE I. BALANÇO SOCIAL... 4 Caracterização dos trabalhadores... 4 I. BALANÇO SOCIAL Caracterização dos trabalhadores Para a realização das atividades a ARSLVT,

Leia mais

Relatório dos Inquéritos Novos Alunos (Licenciaturas, Mestrados e Pós-Graduações)

Relatório dos Inquéritos Novos Alunos (Licenciaturas, Mestrados e Pós-Graduações) Relatório dos Inquéritos Novos Alunos (Licenciaturas, Mestrados e Pós-Graduações) Índice ESCS 2016/2017 INFORMAÇÃO DE CANDIDATURAS AOS CURSOS DE LICENCIATURA 2016 / 2017.. 3 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INQUÉRITO

Leia mais

ANEXO 1. Em termos mais pormenorizados, podemos referir os dados para o ano 2002, fornecidos gentilmente pelo Instituto Nacional de Estatística.

ANEXO 1. Em termos mais pormenorizados, podemos referir os dados para o ano 2002, fornecidos gentilmente pelo Instituto Nacional de Estatística. ANEXO 1 Em termos mais pormenorizados, podemos referir os dados para o ano 2002, fornecidos gentilmente pelo Instituto Nacional de Estatística. 1. Qualificação da população activa portuguesa Gráfico 1.

Leia mais

ESTUDO EPEPP III CONGRESSO PORTUGUÊS DE DEMOGRAFIA. ESDUDO do PERFIL de ENVELHECIMENTO da POPULAÇÃO PORTUGUESA. Metodologia

ESTUDO EPEPP III CONGRESSO PORTUGUÊS DE DEMOGRAFIA. ESDUDO do PERFIL de ENVELHECIMENTO da POPULAÇÃO PORTUGUESA. Metodologia III CONGRESSO PORTUGUÊS DE DEMOGRAFIA ESTUDO EPEPP ESDUDO do PERFIL de ENVELHECIMENTO da POPULAÇÃO PORTUGUESA Metodologia Palavras-chave: envelhecimento; população portuguesa Botelho MA Oliveira C Aguiar

Leia mais

MAPEAMENTO DA SAÚDE MENTAL DE TAQUARA/RS

MAPEAMENTO DA SAÚDE MENTAL DE TAQUARA/RS RELATÓRIO FINAL MAPEAMENTO DA SAÚDE MENTAL DE TAQUARA/RS Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) Grupo de pesquisa em Psicologia Comunitária Prof. Responsável Dra. Laíssa Eschiletti

Leia mais

INQUÉRITO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EXTERNOS

INQUÉRITO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EXTERNOS Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve INQUÉRITO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EXTERNOS RELATÓRIO FINAL DA ANÁLISE DOS DADOS DEZEMBRO 2010 Índice Índice... 2 1. Sumário... 3 2.

Leia mais

TÍTULO: Estudo Sobre o Comportamento Humano em caso de incêndio na Sociedade Portuguesa.

TÍTULO: Estudo Sobre o Comportamento Humano em caso de incêndio na Sociedade Portuguesa. TÍTULO: Estudo Sobre o Comportamento Humano em caso de incêndio na Sociedade Portuguesa. INTRODUÇÃO Autora: Elisabete Cordeiro Co-Autor: António Leça Coelho Das possíveis situações de emergência a que,

Leia mais

UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE DE PONTE DA BARCA. Relatório de Actividades Anual

UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE DE PONTE DA BARCA. Relatório de Actividades Anual UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE DE PONTE DA BARCA Relatório de Actividades Anual 2010 INTRODUÇÃO A Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Ponte da Barca iniciou a sua actividade em Outubro de 2007 e tem como objectivo

Leia mais

Foram observados os procedimentos decorrentes da Lei n.º 23/98, de 26 de Maio. Artigo 1.º Objecto

Foram observados os procedimentos decorrentes da Lei n.º 23/98, de 26 de Maio. Artigo 1.º Objecto ( ) Foram observados os procedimentos decorrentes da Lei n.º 23/98, de 26 de Maio. Assim: Ao abrigo do disposto no artigo 101º da Lei 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, e nos termos da alínea a) do n.º 1 do

Leia mais

*TRS. Relatório Interno TRS 08/2018. Tecnologia, Redes e Sociedade. e-planning networks e-learning e-government

*TRS. Relatório Interno TRS 08/2018. Tecnologia, Redes e Sociedade. e-planning networks e-learning e-government *TRS Tecnologia, Redes e Sociedade e-planning networks e-learning e-government Relatório Interno TRS 8/218 Título O Recurso a TIC para suporte de atividade em sala de aula, teste piloto Autor(es) Natércia

Leia mais

Sonhos e desencantos

Sonhos e desencantos ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS, GUIMARÃES Sonhos e desencantos O M à descoberta Ano letivo: 2014/2015 É-se jovem enquanto houver capacidade para, em cima da ruína de um sonho, construir um novo

Leia mais

RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PEDAGÓGICA

RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PEDAGÓGICA RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PEDAGÓGICA Inquérito aos Estudantes do 2º Ciclo 1º Semestre 2015/2016 Ficha Técnica ISCTE INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PEDAGÓGICA INQUÉRITO AOS

Leia mais

O utilizador tem sempre razão?

O utilizador tem sempre razão? O utilizador tem sempre razão? Inquirir para melhor servir os utentes das bibliotecas da Universidade do Minho Eloy Rodrigues; Augusta Xavier Guimarães {eloy, augusta}@sdum.uminho.pt http://www.sdum.uminho.pt

Leia mais

Capitulo 3 - Análise de resultados

Capitulo 3 - Análise de resultados Capitulo 3 - Análise de resultados Neste Capitulo proceder-se-á à apresentação e análise dos resultados do questionário. Após a caracterização das amostras, no Quadros 1, Gráfico 1, Gráfico 1.1 e Gráfico

Leia mais

EMIGRAÇÃO EM PORTUGAL (2003): MAIORITARIAMENTE TEMPORÁRIA

EMIGRAÇÃO EM PORTUGAL (2003): MAIORITARIAMENTE TEMPORÁRIA Estatísticas Migratórias - Emigração 2003 11 de Junho de 2004 EMIGRAÇÃO EM PORTUGAL (2003): MAIORITARIAMENTE TEMPORÁRIA Não tendo as características e o volume de outros tempos, a emigração portuguesa

Leia mais

O Público da Rede Nacional de Centros de Ciência Viva

O Público da Rede Nacional de Centros de Ciência Viva O Público da Rede Nacional de Centros de Ciência Viva A Rede Nacional de Centros de Ciência Viva (RNCCV) cumpre em 2016 vinte anos de existência. A RNCCV é composta por 20 Centros, disseminados pelo território

Leia mais

A concepção da população senescente inquirida em relação à prática de actividades

A concepção da população senescente inquirida em relação à prática de actividades 9.1.6. CONCLUSÃO DO ESTUDO 1 A concepção da população senescente inquirida em relação à prática de actividades físicas originou uma compreensão mais evidente sobre o papel desta actividade na terceira

Leia mais

Como avaliar o empreendedorismo dos portugueses na Europa através de metodologias quantitativas?

Como avaliar o empreendedorismo dos portugueses na Europa através de metodologias quantitativas? Projecto: Empreendedorismo emigrante português em Andorra, Londres, Nice e Mónaco 25 de Maio, 2012 Porto, Portugal Como avaliar o empreendedorismo dos portugueses na Europa através de metodologias quantitativas?

Leia mais

Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2009

Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2009 1 Resultados Nacionais Agregados de 2009 Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2009 1. Introdução O Observatório Nacional de Recursos Humanos (ONRH) define como missão

Leia mais

A Saúde da Visão no idoso institucionalizado: Identificação de necessidades em saúde pública

A Saúde da Visão no idoso institucionalizado: Identificação de necessidades em saúde pública UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Escola Nacional de Saúde Pública A Saúde da Visão no idoso institucionalizado: Identificação de necessidades em saúde pública Carla Costa Lança (1), Ana Costa Veiga (2), Maria

Leia mais

31/01/2017. Investigação em saúde. serviços de saúde

31/01/2017. Investigação em saúde. serviços de saúde 1 saúde Investigação descritiva da experiência da doença e percepção da saúde e da doença serviços de saúde Avaliação dos serviços de saúde em relação à sua adequação, eficácia e custo 2 1 saúde serviços

Leia mais

RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PEDAGÓGICA

RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PEDAGÓGICA RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PEDAGÓGICA Inquérito aos Estudantes do 2º Ciclo 1º Semestre 2017/201 Ficha Técnica ISCTE INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PEDAGÓGICA INQUÉRITO AOS

Leia mais

QUESTIONÁRIO APLICADO AOS VISITANTES

QUESTIONÁRIO APLICADO AOS VISITANTES QUESTIONÁRIO APLICADO AOS VISITANTES Introdução O presente documento baseia-se numa pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa referente ao relatório final do Estudo do Grau de satisfação dos

Leia mais

Gabinete de Planeamento e Avaliação FMUL, 2009

Gabinete de Planeamento e Avaliação FMUL, 2009 !"# Gabinete de Planeamento e Avaliação FMUL, 2009 ! I.!&'()(*+,-!./0 II. III. 1'()23#4(0 5-3&)23#0 $% Expectativas e Motivações Medicina 2004 a 2009! "#$%&&'('') %&&'('') ) "*%+#,-./0 1 ) 2 * ) 3 * "

Leia mais

DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES

DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES Para os devidos efeitos, os autores do estudo Satisfação dos utentes nas unidades de cuidados continuados integrados do Alentejo declaram que não existem conflitos

Leia mais

RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PEDAGÓGICA

RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PEDAGÓGICA RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PEDAGÓGICA Inquérito aos Estudantes do 2º Ciclo 1º Semestre 201/2019 Ficha Técnica ISCTE INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PEDAGÓGICA INQUÉRITO AOS

Leia mais

Decreto executivo n.º 66/99 de 7 de Maio

Decreto executivo n.º 66/99 de 7 de Maio Decreto executivo n.º 66/99 de 7 de Maio Havendo a necessidade de dar cumprimento ao estatuído no ponto único, artigo 5º do Capítulo V e no nº, artigo.º do Capítulo IV do Decreto- Lei nº 7/97, de 1 de

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS MUNICIPES

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS MUNICIPES RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS MUNICIPES Câmara Municipal de Vimioso 2017 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 1 2. A IMPORTANCIA DE MEDIR A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES 2 3. OBJECTIVOS 2 4. METODOLOGIA 2 5. ANÁLISE

Leia mais

I. INTRODUÇÃO ENQUADRAMENTO

I. INTRODUÇÃO ENQUADRAMENTO I. INTRODUÇÃO A Resolução do Conselho de Ministros n.º 18/2014 (de 7 de março) consagra a adoção de medidas tendo em vista a promoção da igualdade salarial entre homens e mulheres. Neste contexto, foi

Leia mais

CAPÍTULO IV APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

CAPÍTULO IV APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS CAPÍTULO IV APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS Neste capítulo será apresentado o tratamento estatístico dos dados anteriormente recolhidos através da aplicação das três escalas de medida Perfil de Autopercepção

Leia mais

Habilitações Literárias

Habilitações Literárias Aplicado em outubro de 24 Total de funcionários não docentes que responderam ao inquérito:. Taxa de resposta Todos os funcionários não docentes convidados a participar no inquérito responderam ao mesmo,

Leia mais

Relatório de Empregabilidade

Relatório de Empregabilidade Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém Relatório de Empregabilidade Inquérito a estudantes diplomados no ano letivo 2016-17 Dezembro de 2018 Índice I. O RELATÓRIO DE EMPREGABILIDADE BREVE

Leia mais

Instituto Politécnico de Setúbal. O Conhecimento como Paixão. A Engenharia como Profissão!

Instituto Politécnico de Setúbal. O Conhecimento como Paixão. A Engenharia como Profissão! O Conhecimento como Paixão A Engenharia como Profissão! Cursos de Engenharia Cursos de Tecnologia Engenharia do Ambiente Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação Engenharia Electrotécnica e de

Leia mais

3. EXECUÇÃO FINANCEIRA DO PIC URBAN II LISBOA

3. EXECUÇÃO FINANCEIRA DO PIC URBAN II LISBOA 3. EXECUÇÃO FINANCEIRA DO PIC URBAN II LISBOA 3.1. PROGRAMAÇÃO DAS MEDIDAS DO PROGRAMA Considerando o peso de cada Medida no total da programação do PIC URBAN II Lisboa (Vale de Alcântara), verifica-se

Leia mais

PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA DOS BOLSEIROS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA DOS BOLSEIROS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA DOS BOLSEIROS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Janeiro 2004 ÍNDICE 1. Base de dados dos investigadores 3 2. Bases de dados das publicações científicas 4 3. Metodologia 5 4. Resultados

Leia mais

Agosto de Workshop Gestão Conflitos. Ano Letivo 2011/2012. Gabinete de Apoio ao Tutorado

Agosto de Workshop Gestão Conflitos. Ano Letivo 2011/2012. Gabinete de Apoio ao Tutorado Agosto de 2012 Workshop Gestão Conflitos Ano Letivo 2011/2012 Gabinete de Apoio ao Tutorado ÍNDICE 1. Introdução... 3 2. Avaliação Formação Gestão de Conflitos - 2011/2012... 4 3. Conclusão... 6 Anexos...

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES

RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES Divisão de Gestão de Recursos Humanos Direção de Recursos ÍNDICE Introdução... 3 Finalidade do relatório... 4 Diferenciações Salariais uma análise

Leia mais

2012/2013 RELATÓRIO DE EMPREGABILIDADE

2012/2013 RELATÓRIO DE EMPREGABILIDADE INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SANTARÉM (ISLA-SANTARÉM) 2012/2013 RELATÓRIO DE EMPREGABILIDADE Resultado do inquérito estatístico aos diplomados Dezembro de 2014 ÍNDICE I. INTRODUÇÃO...

Leia mais

Estudo transversal, efectuado por aplicação directa de um questionário. Foram

Estudo transversal, efectuado por aplicação directa de um questionário. Foram Ficha técnica Estudo transversal, efectuado por aplicação directa de um questionário. Foram analisados dados referentes a 2201 homens dum universo de 2.612.473, com idade igual ou superior a 35 anos, inquiridos

Leia mais

INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA INQUÉRITO ONLINE AOS PERITOS AVALIADORES DE IMÓVEIS

INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA INQUÉRITO ONLINE AOS PERITOS AVALIADORES DE IMÓVEIS INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA INQUÉRITO ONLINE AOS PERITOS AVALIADORES DE IMÓVEIS 1 INQUÉRITO ONLINE PERITOS AVALIADORES DE IMÓVEIS 11/ 07/ 201 8 Número 1 ANAI Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários

Leia mais

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ENTRE CONTEXTOS DE CUIDADOS

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ENTRE CONTEXTOS DE CUIDADOS PRÁTICA DE ENFERMAGEM BASEADA NA EVIDÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ENTRE CONTEXTOS DE CUIDADOS Rui Pereira M.ª Alice Martins José Peixoto Teresa Martins M.ª Céu Barbieri A. Vaz Carneiro Escola Superior

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONOMICA

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONOMICA CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONOMICA Ano letivo 2012 / 2013 Autores: Cristina Sampaio Olívia Pinto Paulo Duque Página1 INDICE CONTEÚDO 1. OBJETIVO... 4 2. METODOLOGIA... 4 3. Caraterização Geral... 5 3.1. ESTUDANTES

Leia mais

Para consultar os relatórios do Grupo Infraestruturas de Portugal, aceda a

Para consultar os relatórios do Grupo Infraestruturas de Portugal, aceda a Relatório de Igualdade (Perspetiva Salarial), 2017 Coordenação e Redação: Direção de Capital Humano Design: Direção de Comunicação e Imagem Março de 2018 "Este documento refere-se ao Grupo Infraestruturas

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade Serviço de Apoio Domiciliário Inquéritos de Satisfação dos Utentes Relatório Novembro/2017

Sistema de Gestão da Qualidade Serviço de Apoio Domiciliário Inquéritos de Satisfação dos Utentes Relatório Novembro/2017 1. OBJECTIVO Este documento tem como objectivo avaliar os resultados dos Inquéritos de Satisfação do Utente do, referentes à avaliação anual de 2017 (Novembro) e cuja metodologia utilizada foi a de inquérito

Leia mais

1. Introdução Caracterização dos recursos humanos da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária a 31 de dezembro de

1. Introdução Caracterização dos recursos humanos da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária a 31 de dezembro de 2016 Balanço Social Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Caracterização dos recursos humanos da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária a 31 de dezembro de 2016.... 4 Organograma... 5 2.1. Relação Jurídica

Leia mais

notas e informações 161

notas e informações 161 notas e informações 161 162 Administração, n.º 7, vol. III, 1990-1.º, 163-166 OS CENSOS, SUA INTEGRAÇÃO NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA João Carlos Neves* O objectivo deste texto é enquadrar os Censos

Leia mais

Grupo Lusófona Construir Futuro. Relatório de Empregabilidade

Grupo Lusófona Construir Futuro. Relatório de Empregabilidade Relatório de Empregabilidade Inquérito a alunos diplomados no ano letivo 2014-2015 Índice I. O RELATÓRIO DE EMPREGABILIDADE BREVE ENQUADRAMENTO... 5 II. O QUE É O RELATÓRIO DE EMPREGABILIDADE?.... 6 III.

Leia mais

O PERFIL DOS DOUTORADOS Inquérito aos Doutorados 2006 [Resultados]

O PERFIL DOS DOUTORADOS Inquérito aos Doutorados 2006 [Resultados] O PERFIL DOS DOUTORADOS Inquérito aos Doutorados 2006 [Resultados] FICHA TÉCNICA Título O Perfil dos Doutorados Inquérito aos Doutorados 2006 [Resultados] Autor Direcção de Serviços de Informação Estatística

Leia mais

RELATÓRIO 1: PATOLOGIAS

RELATÓRIO 1: PATOLOGIAS EDIÇÃO 2015 RELATÓRIO 1: PATOLOGIAS Dezembro 2016 Gabinete de Estudos Sociais e Mutualistas Índice Introdução 3 Sumário executivo 4 Caracterização da amostra e procedimentos 5 Auto-perceção 7 Estado geral

Leia mais

Pobreza e Vulnerabilidade no Município da Praia

Pobreza e Vulnerabilidade no Município da Praia 4 Pobreza e Vulnerabilidade no Município da Praia Contexto Constitui objecto deste capítulo a análise da profundidade da vulnerabilidade social e da pobreza das famílias da Ilha de Santiago, particularmente

Leia mais

A Fundação afid Diferença é uma Fundação de Solidariedade Social, criada em 23 de Junho de 2005 pela Associação Nacional de Famílias para a

A Fundação afid Diferença é uma Fundação de Solidariedade Social, criada em 23 de Junho de 2005 pela Associação Nacional de Famílias para a AFID O QUE SOMOS A Fundação afid Diferença é uma Fundação de Solidariedade Social, criada em 23 de Junho de 2005 pela Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente AFID, reconhecida

Leia mais

Mapa de trabalhadores do IPMA por por sexo

Mapa de trabalhadores do IPMA por por sexo Distribuição por Género FEMININO 0 MASCULINO 5 Mapa de trabalhadores do IPMA por por sexo 5 0 O Mapa de Pessoal do IPMA, I.P. a 0 de outubro de 05 apresenta um total de 5 trabalhadores, sendo dividido

Leia mais

Como escolher um Mestre Ou Escola de Reiki

Como escolher um Mestre Ou Escola de Reiki Como escolher um Mestre Ou Escola de Reiki A Associação Portuguesa de Reiki criou este documento Como escolher um Mestre / Escola de Reiki para o esclarecimento e auxílio aos futuros alunos de Reiki. É

Leia mais

ROAMING INTERNACIONAL INFORMAÇÃO GERAL E DADOS ESPECÍFICOS SOBRE AS COMUNICAÇÕES REGULAMENTADAS PELA COMISSÃO EUROPEIA ABRIL 2007 DEZEMBRO 2009

ROAMING INTERNACIONAL INFORMAÇÃO GERAL E DADOS ESPECÍFICOS SOBRE AS COMUNICAÇÕES REGULAMENTADAS PELA COMISSÃO EUROPEIA ABRIL 2007 DEZEMBRO 2009 ROAMING INTERNACIONAL INFORMAÇÃO GERAL E DADOS ESPECÍFICOS SOBRE AS COMUNICAÇÕES REGULAMENTADAS PELA COMISSÃO EUROPEIA ABRIL 2007 DEZEMBRO 2009 Índice 1. O serviço de roaming internacional e a intervenção

Leia mais

16 Anos Masculino Média de Horas Diárias a ver TV

16 Anos Masculino Média de Horas Diárias a ver TV 16 Anos Masculino Média de Horas Diárias a ver TV 1h 2h 3h 4h Neste gráfico notamos que metade dos inquiridos centram-se nas 2h diárias a ver televisão. Tipos de Programas Assistidos 16% 23% 18% 12% Telejornal

Leia mais

AS TIC E A SAÚDE NO PORTUGAL DE HOJE

AS TIC E A SAÚDE NO PORTUGAL DE HOJE AS TIC E A SAÚDE NO PORTUGAL DE HOJE 18 MARÇO 2015 Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa PATROCINDADORES Apoio Patrocinadores Globais APDSI Literacia em saúde em Portugal e na Europa O impulso das TIC

Leia mais

Mulheres e Homens em Portugal, Retrato Estatístico da Década de 90

Mulheres e Homens em Portugal, Retrato Estatístico da Década de 90 Informação à Comunicação Social 16 de Maio de 2000 Mulheres e Homens em Portugal, Retrato Estatístico da Década de 90 Encontra-se disponível um documento de trabalho com cerca de 50 páginas sobre este

Leia mais

Área de Intervenção: Detecção Precoce e Prevenção do VIH e SIDA e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Área de Intervenção: Detecção Precoce e Prevenção do VIH e SIDA e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). FICHA TÉCNICA Nome: Área de Intervenção: Detecção Precoce e Prevenção do VIH e SIDA e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Descrição: Segundo os dados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo

Leia mais

RELATÓRIO DE EMPREGABILIDADE DO ISPTEC ANO LECTIVO 2015

RELATÓRIO DE EMPREGABILIDADE DO ISPTEC ANO LECTIVO 2015 RELATÓRIO DE EMPREGABILIDADE DO ISPTEC ANO LECTIVO 2015 Setembro 2017 ÍNDICE 1. CARACTERIZAÇÃO DOS LICENCIADOS... 3 1.1. Por Curso...3 1.2. Por Género...3 2. SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS... 4

Leia mais

Motivação, Ansiedade e Burnout em jovens atletas. Agradecimentos

Motivação, Ansiedade e Burnout em jovens atletas. Agradecimentos Agradecimentos Este trabalho foi realizado para conclusão da Licenciatura em Educação Física. Foram dois anos de intenso trabalho e esforço da minha parte. Depois de um dia de leccionação na minha escola,

Leia mais

Inquérito aos recém-diplomados

Inquérito aos recém-diplomados Aplicado em maio de 06 O inquérito aos recém-diplomados foi realizado com o objetivo de se conhecer a opinião dos diplomados da Escola Superior de Dança, um ano após a conclusão do curso. Assim sendo,

Leia mais