NR-5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NR-5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes"

Transcrição

1 NR-5 - Comissão Intern de Prevenção de Acidentes (Portri n.º 08, de 23/02/99 Retificd em 12/07/99) Portris de Alterção: Portri GM n.º 3.214, de 08 de junho de /07/78 Portri SSMT n.º 33, de 27de outubro de /10/83 Portri SSST n.º 25, de 29 de dezembro de /12/94 (Rep. 15/12/95) Portri SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de /02/99 (Ret. 10/05/99) Portri SSST n.º 15, de 26 de fevereiro de /03/99 Portri SSST n.º 24, de 27 de mio de /05/99 Portri SSST n.º 25, de 27 de mio de /05/99 Portri SIT n.º 16, de 10 de mio de /05/01 DO OBJETIVO 5.1 A Comissão Intern de Prevenção de Acidentes CIPA tem como objetivo prevenção de cidentes e doençs decorrentes do trblho, de modo tornr comptível permnentemente o trblho com preservção d vid e promoção d súde do trblhdor. DA CONSTITUIÇÃO 5.2 Devem constituir CIPA, por estbelecimento, e mntê-l em regulr funcionmento s empress privds, públics, socieddes de economi mist, órgãos d dministrção diret e indiret, instituições beneficentes, ssocições recretivs, coopertivs, bem como outrs instituições que dmitm trblhdores como empregdos. ( / I4) 5.3 As disposições contids nest NR plicm-se, no que couber, os trblhdores vulsos e às entiddes que lhes tomem serviços, observds s disposições estbelecids em Norms Regulmentdors de setores econômicos específicos. ( / I4) 5.4 A empres que possuir em um mesmo município dois ou mis estbelecimentos, deverá grntir integrção ds CIPA e dos designdos, conforme o cso, com o objetivo de hrmonizr s polítics de segurnç e súde no trblho. 5.5 As empress instlds em centro comercil ou industril estbelecerão, trvés de membros de CIPA ou designdos, mecnismos de integrção com objetivo de promover o desenvolvimento de ções de prevenção de cidentes e doençs decorrentes do mbiente e instlções de uso coletivo, podendo contr com prticipção d dministrção do mesmo. DA ORGANIZAÇÃO 5.6 A CIPA será compost de representntes do empregdor e dos empregdos, de cordo com o dimensionmento previsto no Qudro I dest NR, resslvds s lterções disciplinds em tos normtivos pr setores econômicos específicos. ( / I2) Os representntes dos empregdores, titulres e suplentes, serão por eles designdos.

2 5.6.2 Os representntes dos empregdos, titulres e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qul prticipem, independentemente de filição sindicl, exclusivmente os empregdos interessdos. ( / I4) O número de membros titulres e suplentes d CIPA, considerndo ordem 2 decrescente de votos recebidos, observrá o dimensionmento previsto no Qudro I dest NR, resslvds s lterções disciplinds em tos normtivos de setores econômicos específicos. ( / I2) Qundo o estbelecimento não se enqudrr no Qudro I, empres designrá um responsável pelo cumprimento dos objetivos dest NR, podendo ser dotdos mecnismos de prticipção dos empregdos, trvés de negocição coletiv. ( / I2) 5.7 O mndto dos membros eleitos d CIPA terá durção de um no, permitid um reeleição. ( / I2) 5.8 É vedd dispens rbitrári ou sem just cus do empregdo eleito pr crgo de direção de Comissões Interns de Prevenção de Acidentes desde o registro de su cndidtur té um no pós o finl de seu mndto. ( / I4) 5.9 Serão grntids os membros d CIPA condições que não descrcterizem sus tividdes normis n empres, sendo vedd trnsferênci pr outro estbelecimento sem su nuênci, resslvdo o disposto nos prágrfos primeiro e segundo do rtigo 469, d CLT. ( / I4) 5.10 O empregdor deverá grntir que seus indicdos tenhm representção necessári pr discussão e encminhmento ds soluções de questões de segurnç e súde no trblho nlisds n CIPA. ( / I2) 5.11 O empregdor designrá entre seus representntes o Presidente d CIPA, e os representntes dos empregdos escolherão entre os titulres o vice-presidente. ( / I1) 5.12 Os membros d CIPA, eleitos e designdos serão, empossdos no primeiro di útil pós o término do mndto nterior. ( / I2) 5.13 Será indicdo, de comum cordo com os membros d CIPA, um secretário e seu substituto, entre os componentes ou não d comissão, sendo neste cso necessári concordânci do empregdor. ( / I1) 5.14 Empossdos os membros d CIPA, empres deverá protocolizr, em té dez dis, n unidde descentrlizd do Ministério do Trblho, cópis ds ts de eleição e de posse e o clendário nul ds reuniões ordináris. ( / I2) 5.15 Protocolizd n unidde descentrlizd do Ministério do Trblho e Emprego, CIPA não poderá ter seu número de representntes reduzido, bem como não poderá ser destivd pelo empregdor, ntes do término do mndto de seus membros, ind que hj redução do número de empregdos d empres, exceto no cso de encerrmento ds tividdes do estbelecimento. ( / I4)

3 DAS ATRIBUIÇÕES 5.16 A CIPA terá por tribuição: ) identificr os riscos do processo de trblho, e elborr o mp de riscos, com prticipção do mior número de trblhdores, com ssessori do SESMT, onde houver; b) elborr plno de trblho que possibilite ção preventiv n solução de problems de segurnç e súde no trblho; c) prticipr d implementção e do controle d qulidde ds medids de prevenção necessáris, bem como d vlição ds prioriddes de ção nos locis de trblho; 3 d) relizr, periodicmente, verificções nos mbientes e condições de trblho visndo identificção de situções que venhm trzer riscos pr segurnç e súde dos trblhdores; e) relizr, cd reunião, vlição do cumprimento ds mets fixds em seu plno de trblho e discutir s situções de risco que form identificds; f) divulgr os trblhdores informções reltivs à segurnç e súde no trblho; g) prticipr, com o SESMT, onde houver, ds discussões promovids pelo empregdor, pr vlir os impctos de lterções no mbiente e processo de trblho relciondos à segurnç e súde dos trblhdores; h) requerer o SESMT, qundo houver, ou o empregdor, prlisção de máquin ou setor onde considere hver risco grve e iminente à segurnç e súde dos trblhdores; i) colborr no desenvolvimento e implementção do PCMSO e PPRA e de outros progrms relciondos à segurnç e súde no trblho; j) divulgr e promover o cumprimento ds Norms Regulmentdors, bem como cláusuls de cordos e convenções coletivs de trblho, reltivs à segurnç e súde no trblho; k) prticipr, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregdor, d nálise ds cuss ds doençs e cidentes de trblho e propor medids de solução dos problems identificdos; l) requisitr o empregdor e nlisr s informções sobre questões que tenhm interferido n segurnç e súde dos trblhdores; m) requisitr à empres s cópis ds CAT emitids; n) promover, nulmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, Semn Intern de Prevenção de Acidentes do Trblho SIPAT; o) prticipr, nulmente, em conjunto com empres, de Cmpnhs de Prevenção d AIDS Cbe o empregdor proporcionr os membros d CIPA os meios necessários o desempenho de sus tribuições, grntindo tempo suficiente pr relizção ds trefs constntes do plno de trblho. ( / I2) 5.18 Cbe os empregdos: ) prticipr d eleição de seus representntes; b) colborr com gestão d CIPA; c) indicr à CIPA, o SESMT e o empregdor situções de riscos e presentr sugestões pr melhori ds condições de trblho; d) observr e plicr no mbiente de trblho s recomendções qunto à prevenção de cidentes e doençs decorrentes do trblho.

4 5.19 Cbe o Presidente d CIPA: ) convocr os membros pr s reuniões d CIPA; b) coordenr s reuniões d CIPA, encminhndo o empregdor e o SESMT, qundo houver, s decisões d comissão; c) mnter o empregdor informdo sobre os trblhos d CIPA; d) coordenr e supervisionr s tividdes de secretri; e) delegr tribuições o Vice-Presidente; 5.20 Cbe o Vice-Presidente: ) executr tribuições que lhe forem delegds; b) substituir o Presidente nos seus impedimentos eventuis ou nos seus fstmentos temporários; 5.21 O Presidente e o Vice-Presidente d CIPA, em conjunto, terão s seguintes tribuições: ) cuidr pr que CIPA disponh de condições necessáris pr o desenvolvimento de seus trblhos; b) coordenr e supervisionr s tividdes d CIPA, zelndo pr que os objetivos propostos sejm lcnçdos; c) delegr tribuições os membros d CIPA; d) promover o relcionmento d CIPA com o SESMT, qundo houver; e) divulgr s decisões d CIPA todos os trblhdores do estbelecimento; f) encminhr os pedidos de reconsiderção ds decisões d CIPA; g) constituir comissão eleitorl O Secretário d CIPA terá por tribuição: ) compnhr s reuniões d CIPA e redigir s ts presentndo-s pr provção e ssintur dos membros presentes; b) preprr s correspondêncis; e c) outrs que lhe forem conferids. DO FUNCIONAMENTO 5.23 A CIPA terá reuniões ordináris mensis, de cordo com o clendário preestbelecido As reuniões ordináris d CIPA serão relizds durnte o expediente norml d empres e em locl proprido. ( / I2) 5.25 As reuniões d CIPA terão ts ssinds pelos presentes com encminhmento de cópis pr todos os membros. ( / I1) 5.26 As ts ficrão no estbelecimento à disposição dos Agentes d Inspeção do Trblho - AIT. ( / I1) 5.27 Reuniões extrordináris deverão ser relizds qundo: ) houver denúnci de situção de risco grve e iminente que determine plicção de medids corretivs de emergênci; ( / I4) b) ocorrer cidente do trblho grve ou ftl; ( / I4) c) houver solicitção express de um ds representções. ( / I4)

5 5.28 As decisões d CIPA serão preferencilmente por consenso Não hvendo consenso, e frustrds s tenttivs de negocição diret ou com medição, será instldo processo de votção, registrndo-se ocorrênci n t d reunião Ds decisões d CIPA cberá pedido de reconsiderção, medinte requerimento justificdo O pedido de reconsiderção será presentdo à CIPA té próxim reunião ordinári, qundo será nlisdo, devendo o Presidente e o Vice-Presidente efetivr os encminhmentos necessários O membro titulr perderá o mndto, sendo substituído por suplente, qundo fltr mis de qutro reuniões ordináris sem justifictiv. ( / I2) 5.31 A vcânci definitiv de crgo, ocorrid durnte o mndto, será suprid por suplente, obedecid à ordem de colocção decrescente registrd n t de eleição, devendo o empregdor comunicr à unidde descentrlizd do Ministério do Trblho e Emprego s lterções e justificr os motivos. ( / I2) No cso de fstmento definitivo do presidente, o empregdor indicrá o substituto, em dois dis úteis, preferencilmente entre os membros d CIPA. ( /I2) No cso de fstmento definitivo do vice-presidente, os membros titulres d representção dos empregdos, escolherão o substituto, entre seus titulres, em dois dis úteis. DO TREINAMENTO 5.32 A empres deverá promover treinmento pr os membros d CIPA, titulres e suplentes, ntes d posse. ( / I4) O treinmento de CIPA em primeiro mndto será relizdo no przo máximo de trint dis, contdos prtir d dt d posse. ( / I4) As empress que não se enqudrem no Qudro I, promoverão nulmente treinmento pr o designdo responsável pelo cumprimento do objetivo dest NR. ( / I4) 5.33 O treinmento pr CIPA deverá contemplr, no mínimo, os seguintes itens: ) estudo do mbiente, ds condições de trblho, bem como dos riscos origindos do processo produtivo; ( / I2) b)metodologi de investigção e nálise de cidentes e doençs do trblho;( / I2) c) noções sobre cidentes e doençs do trblho decorrentes de exposição os riscos existentes n empres; ( / I2) d) noções sobre Síndrome d Imunodeficiênci Adquirid AIDS, e medids de prevenção; ( / I2) e) noções sobre s legislções trblhist e previdenciári reltivs à segurnç e

6 súde no trblho; ( / I2) f) princípios geris de higiene do trblho e de medids de controle dos riscos; ( / I2) g) orgnizção d CIPA e outros ssuntos necessários o exercício ds tribuições d Comissão. ( / I2) 5.34 O treinmento terá crg horári de vinte hors, distribuíds em no máximo oito hors diáris e será relizdo durnte o expediente norml d empres. ( / I2) 5.35 O treinmento poderá ser ministrdo pelo SESMT d empres, entidde ptronl, entidde de trblhdores ou por profissionl que possu conhecimentos sobre os tems ministrdos A CIPA será ouvid sobre o treinmento ser relizdo, inclusive qunto à entidde ou profissionl que o ministrrá, constndo su mnifestção em t, cbendo à empres escolher entidde ou profissionl que ministrrá o treinmento.( / I2) 5.37 Qundo comprovd não observânci o disposto nos itens relciondos o treinmento, unidde descentrlizd do Ministério do Trblho e Emprego, determinrá complementção ou relizção de outro, que será efetudo no przo máximo de trint dis, contdos d dt de ciênci d empres sobre decisão. DO PROCESSO ELEITORAL 5.38 Compete o empregdor convocr eleições pr escolh dos representntes dos empregdos n CIPA, no przo mínimo de 60 (sessent) dis ntes do término do mndto em curso. ( / I4) A empres estbelecerá mecnismos pr comunicr o início do processo eleitorl o sindicto d ctegori profissionl. ( / I2) 5.39 O Presidente e o Vice Presidente d CIPA constituirão dentre seus membros, no przo mínimo de 45 (qurent e cinco) dis ntes do término do mndto em curso, Comissão Eleitorl CE, que será responsável pel orgnizção e compnhmento do processo eleitorl Nos estbelecimentos onde não houver CIPA, Comissão Eleitorl será constituíd pel empres.( / I2) 5.40 O processo eleitorl observrá s seguintes condições: ) publicção e divulgção de editl, em locis de fácil cesso e visulizção, no przo mínimo de 45 (qurent e cinco) dis ntes do término do mndto em curso; ( / I3) b) inscrição e eleição individul, sendo que o período mínimo pr inscrição será de quinze dis; ( / I3) c) liberdde de inscrição pr todos os empregdos do estbelecimento, independentemente de setores ou locis de trblho, com fornecimento de comprovnte; ( / I3)

7 d) grnti de emprego pr todos os inscritos té eleição; ( / I3) e) relizção d eleição no przo mínimo de 30 (trint) dis ntes do término do mndto d CIPA, qundo houver; ( / I3) f) relizção de eleição em di norml de trblho, respeitndo os horários de turnos e em horário que possibilite prticipção d miori dos empregdos. ( / 13) g) voto secreto; ( / I3) h) purção dos votos, em horário norml de trblho, com compnhmento de representnte do empregdor e dos empregdos, em número ser definido pel comissão eleitorl; ( / I3) i) fculdde de eleição por meios eletrônicos;( / I3) j) gurd, pelo empregdor, de todos os documentos reltivos à eleição, por um período mínimo de cinco nos. ( / I3) 5.41 Hvendo prticipção inferior cinqüent por cento dos empregdos n votção, não hverá purção dos votos e comissão eleitorl deverá orgnizr outr votção, que ocorrerá no przo máximo de dez dis. ( / I2) 5.42 As denúncis sobre o processo eleitorl deverão ser protocolizds n unidde descentrlizd do MTE, té trint dis pós dt d posse dos novos membros d CIPA Compete unidde descentrlizd do Ministério do Trblho e Emprego, confirmds irregulriddes no processo eleitorl, determinr su correção ou proceder nulção qundo for o cso Em cso de nulção empres convocrá nov eleição no przo de cinco dis, contr d dt de ciênci, grntids s inscrições nteriores. ( / I4) Qundo nulção se der ntes d posse dos membros d CIPA, ficrá ssegurd prorrogção do mndto nterior, qundo houver, té complementção do processo eleitorl. ( / I4) 5.43 Assumirão condição de membros titulres e suplentes, os cndidtos mis votdos. ( / I4) 5.44 Em cso de empte, ssumirá quele que tiver mior tempo de serviço no estbelecimento. ( / I4) 5.45 Os cndidtos votdos e não eleitos serão relciondos n t de eleição e purção, em ordem decrescente de votos, possibilitndo nomeção posterior, em cso de vcânci de suplentes. ( / I2) DAS CONTRATANTES E CONTRATADAS 5.46 Qundo se trtr de empreiteirs ou empress prestdors de serviços, consider-se estbelecimento, pr fins de plicção dest NR, o locl em que seus empregdos estiverem exercendo sus tividdes Sempre que dus ou mis empress turem em um mesmo estbelecimento, CIPA ou designdo d empres contrtnte deverá, em conjunto com s ds

8 contrtds ou com os designdos, definir mecnismos de integrção e de prticipção de todos os trblhdores em relção às decisões ds CIPA existentes no estbelecimento A contrtnte e s contrtds, que tuem num mesmo estbelecimento, deverão implementr, de form integrd, medids de prevenção de cidentes e doençs do trblho, decorrentes d presente NR, de form grntir o mesmo nível de proteção em mtéri de segurnç e súde todos os trblhdores do estbelecimento.( /i4) 5.49 A empres contrtnte dotrá medids necessáris pr que s empress contrtds, sus CIPA, os designdos e os demis trblhdores lotdos nquele estbelecimento recebm s informções sobre os riscos presentes nos mbientes de trblho, bem como sobre s medids de proteção dequds.( / I4) 5.50 A empres contrtnte dotrá s providêncis necessáris pr compnhr o cumprimento pels empress contrtds que tum no seu estbelecimento, ds medids de segurnç e súde no trblho. DISPOSIÇÕES FINAIS 5.51 Est norm poderá ser primord medinte negocição, nos termos de portri específic. QUADRO I DIMENSIONAMENTO DE CIPA *GRU- POS C-1 C-1 C-2 C-3 C-3 Empregdos no Estbeleciment o Membros d CIPA Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Acim de pr cd grupo de crescentr

9 C-4 C-5 C-5 C-6 Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes *GRU- POS C-7 C-7 C-8 C-9 C-10 C-11 C-12 C-13 C-14 Empregdos no Estbele cimento Membros d CIPA Acim de pr cd grupo de crescentr Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes

10 *GRU- POS C-14 C-15 C-16 C-17 C-18 C-18 C-19 C-20 C-21 *GRU- POS Empregdos no Estbele cimento Membros d CIPA Acim de pr cd grupo de crescentr Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Observção: Nos grupos C-18 e C18- constituir CIPA por estbelecimento prtir de 70 trblhdores e qundo o estbelecimento possuir menos de 70 trblhdores observr o dimensionmento descrito n NR 18 - subitem Empregdos no Estbele cimento Membros d CIPA Acim de pr cd grupo de crescentr

11 C-22 C-23 C-24 C-24 C-24b C-25 C-26 C-27 C-28 Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes *GRU- POS C-29 C-30 C-31 C-32 C-33 Empregdos no Estbele cimento Membros d CIPA Acim de pr cd grupo de crescentr Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes C-34 Efetivos

12 C-35 Suplentes Efetivos Suplentes OBS.: Os membros efetivos e suplentes terão representntes dos Empregdores e Empregdos. * As tividdes econômics integrntes dos grupos estão especificds por CNAE nos QUADROS II e III. QUADRO II Agrupmento de setores econômicos pel Clssificção Ncionl de Atividdes Econômics - CNAE, pr dimensionmento de CIPA C-1 - MINERAIS C-1 - MINERAIS C-2 - ALIMENTOS C-3 - TÊXTEIS C-3 - TÊXTEIS C-4 - CONFECÇÃO C-5 - CALÇADOS E SIMILARES C-5 - CALÇADOS E SIMILARES C-6 - MADEIRA

13 C-7 - PAPEL C-7 - PAPEL C-8 - GRÁFICOS C-9 - SOM E IMAGEM C-10 - QUÍMICOS C-11 - BORRACHA C-12 - NÃO-METÁLICOS C-13 - METÁLICOS

NR5 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES ( )

NR5 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES ( ) NR5 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (25.-5) (Texto ddo pel Portri SSST n.º 8, de 23 de fevereiro de 1999) Alterdo pel Portri GM n.º 3.214, de 8 de junho de 1978 - D.O.U 6/7/78 Alterdo pel Portri

Leia mais

NR.05 CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES 12/07/2011

NR.05 CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES 12/07/2011 NR.05 CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES 12/07/2011 DO OBJETIVO 5.1 A Comissão Intern de Prevenção de Acidentes CIPA tem como objetivo prevenção de cidentes e doençs decorrentes do trblho,

Leia mais

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 5 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 5 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA - NORMA REGULAMENTADORA Nº COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA Aprovd pel Portri GM/MTB nº. - DOU //. DO OBJETIVO Título do item. d NR crescido pelo rt. º d Portri SSMT nº - DOU //.. - Comissão

Leia mais

A Portaria 3237/72, entre seus aspectos mais importantes, enfocou:

A Portaria 3237/72, entre seus aspectos mais importantes, enfocou: NORMAS REGULAMENTADORAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS (101.000 0) 1.1. As Norms Regulmentdors NR, reltivs à segurnç e medicin do trblho, são de observânci obrigtóri pels empress

Leia mais

DIGITAL ESTADO DO PARANÁ Folha 1. Órgão Cadastro: UNESPAR Em: 11/06/ :00

DIGITAL ESTADO DO PARANÁ Folha 1. Órgão Cadastro: UNESPAR Em: 11/06/ :00 1 Folh 1 ESTADO DO PARANÁ DIGITAL Órgão Cdstro: UNESPAR Protocolo: Em: 11/06/2018 16:00 CPF Interessdo 1: 537.008.309-63 Interessdo 1: EVILISE LEAL ALVES SALOMÃO Interessdo 2: - Assunto: PATO Cidde: CURITIBA

Leia mais

DIGITAL ESTADO DO PARANÁ Folha 1. Órgão Cadastro: UNESPAR Em: 11/06/ :00

DIGITAL ESTADO DO PARANÁ Folha 1. Órgão Cadastro: UNESPAR Em: 11/06/ :00 1 Folh 1 ESTADO DO PARANÁ DIGITAL Órgão Cdstro: UNESPAR Protocolo: Em: 11/06/2018 16:00 CPF Interessdo 1: 537.008.309-63 Interessdo 1: EVILISE LEAL ALVES SALOMÃO Interessdo 2: - Assunto: PATO Cidde: CURITIBA

Leia mais

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. NR 5 Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. NR 5 Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA NR 5 Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999 Objetivo Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a

Leia mais

NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA. ( )

NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA. ( ) NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA. (205.000-5) DO OBJETIVO. Texto com nov redção dd pel Portri SSST n 8/99. Alterd pel Portri SIT n 247/11. Alterd pel Portri SIT n 14/07. Alterd

Leia mais

Norma Regulamentadora 05. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2.

Norma Regulamentadora 05. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2. Norma Regulamentadora 05 Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2.0 dez/15 Informação Este material foi elaborado com base na Norma Regulamentadora

Leia mais

NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Publicção D.O.U. Portri GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterções/Atulizções D.O.U. Portri SSMT n.º 33, de 27de outubro de 1983 31/10/83

Leia mais

Resolução nº. 003 de março de 2015.

Resolução nº. 003 de março de 2015. Resolução nº. 003 de mrço de 2015. Retific o Editl que dispõe sobre o processo de escolh do Conselho Tutelr do Município de Osório. O Conselho Municipl dos Direitos d Crinç e do Adolescente do Município

Leia mais

NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( ) DO OBJETIVO

NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( ) DO OBJETIVO NR5 - Comissão Intern de Prevenção de Acidentes (205.000-5) DO OBJETIVO 5.1 A Comissão Intern de Prevenção de Acidentes CIPA - tem como objetivo prevenção de cidentes e doençs decorrentes do trblho, de

Leia mais

O texto da NR 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, apresentado abaixo, está hospedado em

O texto da NR 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, apresentado abaixo, está hospedado em O texto d NR 5 - Comissão Intern de Prevenção de Acidentes - CIPA, presentdo bixo, está hospeddo em http://www.trblhoseguro.com e tmbém pode ser obtido em http://www.mte.gov.br "Às Leis deve ser dd mior

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. PORTARIA N. 08, DE 23 DE FEVEREIRO DE 1999 (DOU de 24/02/99 Seção 1)

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. PORTARIA N. 08, DE 23 DE FEVEREIRO DE 1999 (DOU de 24/02/99 Seção 1) MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO PORTARIA N. 08, DE 23 DE FEVEREIRO DE 1999 (DOU de 24/02/99 Seção 1) Alter Norm Regulmentdor n.º 05, que dispõe sobre Comissão

Leia mais

DO OBJETIVO DA CONSTITUIÇÃO

DO OBJETIVO DA CONSTITUIÇÃO NR5 - Comissão Intern de Prevenção de Acidentes DO OBJETIVO 5.1 Comissão Intern de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo prevenção de cidentes e doençs decorrentes do trblho, de modo tornr

Leia mais

5.6.1 Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes serão por eles designados.

5.6.1 Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes serão por eles designados. NORMA REGULAMENTADORA 5 - NR 5 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO OBJETIVO 5.1 Comissão Intern de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo prevenção de cidentes e doençs decorrentes

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO EDITAL PROCESSO SELETIVO DE PROMOÇÃO AO CARGO DE PROFESSOR ASSOCIADO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO EDITAL PROCESSO SELETIVO DE PROMOÇÃO AO CARGO DE PROFESSOR ASSOCIADO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO EDITAL PROCESSO SELETIVO DE PROMOÇÃO AO CARGO DE PROFESSOR ASSOCIADO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - 2018 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O Processo Seletivo pr promoção

Leia mais

DO OBJETIVO DA CONSTITUIÇÃO

DO OBJETIVO DA CONSTITUIÇÃO NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (205.000-5) * NR aprovada pela Portaria MTb 3.214/1978. * Texto de acordo com a Portaria SSST 8/1999. DO OBJETIVO 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de

Leia mais

NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )

NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( ) NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (205.000-5) DO OBJETIVO 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho,

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista www.sto.dm.br 1987 legislção consultori ssessori informtivos treinmento uditori pesquis qulidde Reltório Trblhist Nº 2 11/3/99 CIPA - NR 5 - ALTERAÇÕE A PARTIR DE 24/5/99 A Portri nº 8, de 23/2/99, DOU

Leia mais

NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes DO OBJETIVO DA CONSTITUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes DO OBJETIVO DA CONSTITUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO NR5 - Comissão Intern de Prevenção de Acidentes DO OBJETIVO 5. Comissão Intern de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo prevenção de cidentes e doençs decorrentes do trblho, de modo tornr comptível

Leia mais

Edital 005/2017/CCB BOLSA DE AÇÕES EXTENSIONISTAS

Edital 005/2017/CCB BOLSA DE AÇÕES EXTENSIONISTAS Editl 005/2017/CCB BOLSA DE AÇÕES EXTENSIONISTAS 1 DA ABERTURA 1.1 A Universidde Estdul de Goiás (UEG), pesso jurídic de direito público, utrqui do poder executivo estdul, constituíd pel Lei Estdul n.

Leia mais

EDITAL 001/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS

EDITAL 001/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS EDITAL 001/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS O coordendor dos projetos de pesquis e desenvolvimento institucionl nº 034280, 042571, 042576, torn públic bertur de inscrições pr seleção de lunos dos cursos de grdução

Leia mais

Normas e procedimentos em segurança do trabalho

Normas e procedimentos em segurança do trabalho Norms e procedimentos em segurnç do trblho Hroldo Freits Ritti Vívin Gemilino Pinto e-tec Brsil Introdução à Higiene e Segurnç do Trblho META Apresentr s medids preventivs contr os cidentes do trblho.

Leia mais

TEMA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

TEMA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES TEMA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Disciplina: Engenharia de Segurança DO OBJETIVO A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA Editl PPGEA 04/2016: http://portl.ufgd.edu.br/pos-grduco/mestrdo-engenhrigricol 1.1 Conttos: Horário de tendimento d secretri: d 8 s 11 h e ds 13 s 16 h;

Leia mais

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Legislação Consolidação das Leis do Trabalho-CLT Decreto Lei 5.452 de 1º de maio de 1943 Normas Regulamentadoras NR 5 Lei 6.514 de 22 de dezembro de 1977 Portaria

Leia mais

NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO OBJETIVO 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de

Leia mais

CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Jeferson Seidler

CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Jeferson Seidler CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Objetivo A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar

Leia mais

NOME DA EMPRESA CHECK LIST - CIPA (NR 05)

NOME DA EMPRESA CHECK LIST - CIPA (NR 05) NOME DA EMPRESA CHECK LIST - CIPA (NR 05) Empresa: Inspetor (es): Data da Inspeção: / / Referências Técnicas: A CIPA é composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA 5 - NR 5 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA

NORMA REGULAMENTADORA 5 - NR 5 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA NORMA REGULAMENTADORA 5 - NR 5 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA DO OBJETIVO 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA 1 - NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS

NORMA REGULAMENTADORA 1 - NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS NORMA REGULAMENTADORA 1 - NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. As Norms Regulmentdors - NR, reltivs à segurnç e medicin do trblho, são de observânci obrigtóri pels empress privds e públics e pelos órgãos públicos

Leia mais

Apostila técnico em Segurança do Trabalho

Apostila técnico em Segurança do Trabalho 2018 Apostila técnico em Segurança do Trabalho Antônio Carlos Zeferino, Técnico Em Segurança Do Trabalho, Pelo Instituto Federal. Apostila Técnico Em Segurança Do Trabalho Antônio Carlos Página 2 de 17

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS AUXÍLIO ACADÊMICO Resolução Unesp 4, de 06-01-2017 Norms pr concessão de Auxílio Acdêmico, coordendo pel Pró-Reitori de Extensão Universitári (PROEX, Pró-Reitori de Grdução (PROGRAD e Pró-Reitori de Pesquis

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL EMPRESA CORDEIRO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS LTDA PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 17 de NOVEMBRO de 2016 Perfil d Empres Nome: CORDEIRO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS LTDA - ME. Endereço CNPJ: Ru Jerônimo

Leia mais

UM POUCO DA HISTÓRIA

UM POUCO DA HISTÓRIA UM POUCO D HISTÓRI NTECEDENTES PORTRI 3237/72 ( 27/7/72) PROIBIÇÃO DE SERVIÇOS DE TERCEIROS ( RT. º) DIMENSIONMENTO EM FUNÇÃO DE ( RT. 2º) : RISCO Nº DE TRBLHDORES DOS ESTBELECIMENTOS GRDÇÃO DE RISCO NO

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS O Ministério do Meio Ambiente (MMA) tem como missão promover doção de princípios e estrtégis pr o conhecimento, proteção e recuperção do meio mbiente, o uso sustentável dos recursos

Leia mais

NR 05 - CIPA. 5.2 Deve ser organizada por estabelicimento

NR 05 - CIPA. 5.2 Deve ser organizada por estabelicimento NR 05 CIPA 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com

Leia mais

Estágio Supervisionado

Estágio Supervisionado Estágio Supervisiondo Sistems de Informção 2006.2 Professores Aline de Jesus Cost Gidevldo Novis dos Sntos 1 Apresentção O Estágio Supervisiondo do curso de Bchreldo em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO d FTC vis

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA NÚMERO 5 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

NORMA REGULAMENTADORA NÚMERO 5 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NORMA REGULAMENTADORA NÚMERO 5 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO OBJETIVO 5.1 A Comissão Intern de Prevenção de Acidentes CIPA - tem como objetivo prevenção de cidentes e doençs decorrentes

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação EDITAL Nº 01/2017 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES PARA ATUAREM NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL ProfEPT NA INSTITUIÇÃO ASSOCIADA,

Leia mais

Roberto Frederico Merhy REITOR

Roberto Frederico Merhy REITOR RESOLUÇÃO UNIV N o 16, DE 10 DE AGOSTO DE 2000. Homologa o Regulamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, na

Leia mais

HOSPEDAGEM MOBILAB CREDENCIAMENTO PARA USO DA INFRAESTRUTURA DE COWORKING DO MOBILAB

HOSPEDAGEM MOBILAB CREDENCIAMENTO PARA USO DA INFRAESTRUTURA DE COWORKING DO MOBILAB EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N 003/2018 SMT PROCEDIMENTO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO PARA CREDENCIAMENTO PARA USO DA INFRAESTRUTURA DE COWORKING DO MOBILAB HOSPEDAGEM MOBILAB CREDENCIAMENTO PARA USO DA INFRAESTRUTURA

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS RECIFE CALENDÁRIO ACADÊMICO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS RECIFE CALENDÁRIO ACADÊMICO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS RECIFE CALENDÁRIO ACADÊMICO 2019.2 MESES DATAS EVENTOS JULHO AGOSTO SETEMBRO 08/07 14/07 Mtrícul de veternos 1ª

Leia mais

INSS 2014 Regime Jurídico único e Ética no Serviço Público João Paulo

INSS 2014 Regime Jurídico único e Ética no Serviço Público João Paulo De vlidde de concurso público Pr o nomedo tomr posse Pr o servidor entrr em exercício De estágio probtório Pr dquirir estbilidde Pr o servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerdo ou que

Leia mais

Aprendizagem do Cooperativismo Sescoop. Revogação. Sescoop, realizada no dia 18 de abril de 2017, tendo em vista as disposições do art. 14, inc.

Aprendizagem do Cooperativismo Sescoop. Revogação. Sescoop, realizada no dia 18 de abril de 2017, tendo em vista as disposições do art. 14, inc. VSE5COOP RESOLUÇÃO SESCOOP N 1568/ 2017 CONSELHO NACIONAL DO SESCOOP Aprov lterção do Regulmento de Processo Seletivo pr contrtção de empregdos do Serviço Ncionl de Aprendizgem Sescoop. Revogção d Resolução

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: ETEC ANHANQUERA Município: Sntn de Prníb Áre de Conhecimento: : Proteção e Prevenção Componente Curriculr: LNR Legislção e Norms Regulmentodors

Leia mais

SEI/UFU Resolução

SEI/UFU Resolução Págin 1 de 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Conselho d Fculdde de Ciêncis Contábeis Avenid João Nves de Ávil, 2121 Birro Snt Monic, Uberlândi MG, CEP 38400 902 Telefone: 34 3239 4176 Sl 1F 215 fcic@ufu.br

Leia mais

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Coordenção de Projetos Especiis Setor de Autrquis Sul - Qudr 01 - Bloco L, Edifício CFA, Brsíli/DF, CEP 70070-932 Telefone: (61) 3218-1809 e Fx: - www.cf.org.br Editl CFA/CFP/COPES nº 004/2017 - Sorteio

Leia mais

Período de inscrição p/ seleção. No. de vagas. Divulgação resultado * Contrato/ FUNDEP. Seleção. Área. 15/02/2016 a 16/02/ /02/ /03/2016

Período de inscrição p/ seleção. No. de vagas. Divulgação resultado * Contrato/ FUNDEP. Seleção. Área. 15/02/2016 a 16/02/ /02/ /03/2016 EDITAL SELEÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PREPRAÇÃO FÍSICA E ESPORTIVA - SEQUENCIAL/2016 COM ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO EM PREPARAÇÃO FÍSICA E ESPORTIVA E TREINAMENTO COM PESOS E SISTEMAS DE TREINAMENTO

Leia mais

NR 5 - Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão

NR 5 - Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão Módulo 3 NR5 Organização; Constituição; Atribuições da CIPA e Funcionamento; Treinamento; Processo eleitoral; NR5 Contratantes e contratados; Plano de trabalho; Dimensionamento. NR 5 - Organização da CIPA

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM FÁRMACOS FARMANGUINHOS. Edital de Chamada Pública 09/2016

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM FÁRMACOS FARMANGUINHOS. Edital de Chamada Pública 09/2016 EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM FÁRMACOS FARMANGUINHOS Editl de Chmd Públic 09/2016 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DOS INSUMOS FARMACÊUTICOS (EXCIPIENTE):

Leia mais

NORMAS. NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

NORMAS. NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes NORMAS NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes DO OBJETIVO 5.1 a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho,

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PARÁ, SENAC/PA, no uso

Leia mais

ASSUNTOS TRABALHISTAS ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS ANO XX ª SEMANA DE MAIO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 19/2009

ASSUNTOS TRABALHISTAS ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS ANO XX ª SEMANA DE MAIO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 19/2009 ANO XX - 2009-2ª SEMANA DE MAIO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 19/2009 ASSUNTOS TRABALHISTAS AS NR-5 - CIPA Objetivo - Constituição/Obrigatoriedade - Vários Estabelecimentos no Mesmo Município - Empresas

Leia mais

NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78

NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Publicção D.O.U. Portri GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterções/Atulizções D.O.U. Portri SSMT n.º 33, de 27de outubro de 1983 31/10/83

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL EMPRESA MASTER TECHNOLOGY SOLUÇÕES INTEGRADAS PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA P.C.M.S.O. PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 30 de ABRIL de 2016 Perfil d Empres Nome: MASTER TECHNOLOGY SOLUÇÕES

Leia mais

DECRETO Nº 27631. de 22 de abril de 2010.

DECRETO Nº 27631. de 22 de abril de 2010. DECRETO Nº 27631 de 22 de bril de 2010. Regulment Períci Médic e Ocupcionl dos servidores municipis d Prefeitur de Gurulhos. SEBASTIÃO DE ALMEIDA, PREFEITO DA CIDADE DE GUARULHOS, no uso de sus tribuições

Leia mais

NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (205.000-5) DO OBJETIVO

NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (205.000-5) DO OBJETIVO NR5 - Comissão Intern de Prevenção de Acidentes (205.000-5) DO OBJETIVO 5.1 A Comissão Intern de Prevenção de Acidentes CIPA - tem como objetivo prevenção de cidentes e doençs decorrentes do trblho, de

Leia mais

Ênfase em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares 40 vagas

Ênfase em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares 40 vagas EDITAL Nº 221 de 20 DE MAIO DE 2019 PARA SELEÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SABERES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA ÊNFASE EM POLÍTICAS PÚBLICAS E PROJETOS SOCIOCULTURAIS EM ESPAÇOS ESCOLARES De ordem ds

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I. Das finalidades e objetivos

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I. Das finalidades e objetivos ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I Ds finliddes e objetivos Art. 1º O terceiro Seminário Ncionl de Diretrizes pr Enfermgem n Atenção Básic em Súde, dorvnte denomindo 3º SENABS,

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 009/2018 SENAC/AL

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 009/2018 SENAC/AL PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 009/2018 SENAC/AL 1. DO PROGRAMA 1.1. O PSG destin-se pessos de bix rend cuj rend fmilir mensl per cpit não ultrpsse 2 slários mínimos

Leia mais

Nome/Designação Social: Nº Identificação do Registo Nacional de Pessoas Colectivas: Endereço: Concelho: Actividade Principal:

Nome/Designação Social: Nº Identificação do Registo Nacional de Pessoas Colectivas: Endereço: Concelho: Actividade Principal: GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS INSTITUTO DE EMPREGO DA MADEIRA IP RAM Cndidtur Progrm Formção/Emprego (FE) (Portri nº 19/2009 de 23 de Fevereiro) A preencher pelo Instituto de

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL RORAIMA, SENAC/RR, no uso

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira 04/09/2015 Coorden Unidde de Ensino Médio e Técnico Cetec Ensino Técnico Integrdo o Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plno de Trblho Docente 2015 Etec Profª Ermelind Ginnini Teixeir Código: 187 Município: Sntn

Leia mais

DOS CURSOS, DURAÇÃO, TURNO E NÚMERO DE VAGAS

DOS CURSOS, DURAÇÃO, TURNO E NÚMERO DE VAGAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 71/2015, de 01/06/2015 PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS NO PROGRAMA

Leia mais

Edital de Processo Seletivo Nº 19/2015

Edital de Processo Seletivo Nº 19/2015 Editl de Processo Seletivo Nº 19/2015 O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO PIAUÍ, SENAC-PI, no uso de sus tribuições regimentis, torn público que estão berts

Leia mais

PLANO DE AÇÃO NEAD - ANO LETIVO 2014

PLANO DE AÇÃO NEAD - ANO LETIVO 2014 PLANO DE AÇÃO NEAD - ANO LETIVO 2014 APRENTAÇÃO: O NEAD, por meio de sus Coordenções de Cursos, Pedgógics de Tutori e de Polo é um unidde de gestão, com competênci pr executr s polítics e diretrizes d

Leia mais

NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT)

NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT) SEGURANÇA NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT) 4.1. As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração

Leia mais

3. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

3. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL Nº 057/2015 SENAC ACRE TRATA DAS NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA RECRUTAMENTO, INSCRIÇÃO E MATRÍCULA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO PRESENCIAL NO PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG PARA A UNIDADE DO NEP/RIO

Leia mais

EDITAL R/SRH/Nº1445 Nº 02/2016 SOBRESTAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL

EDITAL R/SRH/Nº1445 Nº 02/2016 SOBRESTAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL EDITAL R/SRH/Nº1445 Nº 02/26 SOBRESTAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL A Comissão Eleitorl do processo de escolh dos membros representntes do segmento TÉCNICO ADMINISTRATIVO junto o Colegido Pleno, ns Câmrs

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plno de Trblho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Hbilitção Profissionl:Técnic de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO FACULDADE DE ENFERMAGEM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM CLÍNICA EDITAL 2017

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO FACULDADE DE ENFERMAGEM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM CLÍNICA EDITAL 2017 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO FACULDADE DE ENFERMAGEM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM CLÍNICA EDITAL 2017 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM CLÍNICA TURMA 2017

Leia mais

Art. 1º - Fica instituída a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA, no âmbito da FIEB

Art. 1º - Fica instituída a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA, no âmbito da FIEB Portaria nº 407/2017. Barueri, 16 de Agosto de 2017. LUIZ ANTONIO RIBEIRO, SUPERINTENDENTE da FIEB Fundação Instituto de Educação de Barueri, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, considerando

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AP 17/2017 Unidade Santana

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AP 17/2017 Unidade Santana PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AP 17/2017 Unidde Sntn O SENAC/AP, no uso de sus tribuições legis, visndo selecionr interessdos em ingressr em cursos pelo Progrm Senc

Leia mais

EDITAL REITORIA/CGA/UFPB N 001/2019

EDITAL REITORIA/CGA/UFPB N 001/2019 Comissão de Gestão Ambientl Universidde Federl d Príb Reitori, Prédio d Reitori Cmpus I Cidde Universitári João Pesso PB CEP: 58.051-970 - Fone: 16 787 www.ufpb.br/cg EDITAL REITORIA/CGA/UFPB N 001/019

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AP 02/2018 Unidade Santana

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AP 02/2018 Unidade Santana PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AP 02/2018 Unidde Sntn O SENAC/AP, no uso de sus tribuições legis, visndo selecionr interessdos em ingressr em cursos pelo Progrm Senc

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE 2019 EDITAL 1ª ALTERAÇÃO

PROCESSO SELETIVO DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE 2019 EDITAL 1ª ALTERAÇÃO PROCESSO SELETIVO DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE 09 EDITAL ª ALTERAÇÃO A Coordenção de Ensino do Instituto Ncionl de Súde d Mulher, d Crinç e do Adolescente Fernndes Figueir IFF d Fundção Oswldo

Leia mais

Oferta n.º Praça do Doutor José Vieira de Carvalho Maia Tel Fax

Oferta n.º Praça do Doutor José Vieira de Carvalho Maia Tel Fax Procedimento de seleção pr recrutmento de Técnicos no âmbito do Progrm de Atividdes de Enriquecimento Curriculr do 1.º Ciclo de Ensino Básico Atividdes Lúdico Expressivs Expressão Musicl Ofert n.º 3237

Leia mais

Campus de São José do Rio Preto GUIA DA CIPA. 2ª edição

Campus de São José do Rio Preto GUIA DA CIPA. 2ª edição GUIA DA CIPA 2ª edição SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...3 A CIPA...4 OBJETIVO...4 ATRIBUIÇÕES...4 COMPOSIÇÃO, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO...5 ACIDENTES DE TRABALHO...7 DEFINIÇÃO...7 PROCEDIMENTOS...7 APRESENTAÇÃO

Leia mais

LEGISLAÇÃO NR 05. COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

LEGISLAÇÃO NR 05. COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES LEGISLAÇÃO NR 05. COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Página 2 de 7 designará um responsável pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotados mecanismos de participação dos empregados,

Leia mais

DOS CURSOS, DURAÇÃO, TURNO E NÚMERO DE VAGAS

DOS CURSOS, DURAÇÃO, TURNO E NÚMERO DE VAGAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 67/2016, de 23 de mio de 2016 PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS NO PROGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA - COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA - COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA - COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA EDITAL COPPE-PEE/PÓS nº 01/2009 - PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

3. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

3. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL Nº 020/2016 SENAC ACRE TRATA DAS NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA RECRUTAMENTO, INSCRIÇÃO E MATRÍCULA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO PRESENCIAL NO PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG, PARA A UNIDADE NEP -

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Anadia INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE CICLO MATEMÁTICA PROVA º CICLO DO ENSINO BÁSICO. 1. Introdução

Agrupamento de Escolas de Anadia INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE CICLO MATEMÁTICA PROVA º CICLO DO ENSINO BÁSICO. 1. Introdução Agrupmento de Escols de Andi INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE CICLO MATEMÁTICA PROVA 52 2015 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1. Introdução O presente documento vis divulgr s crcterístics d prov finl do 2.º ciclo do

Leia mais

PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DE 21/05/2012, SEÇÃO 3, PÁGINAS 69 E 70

PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DE 21/05/2012, SEÇÃO 3, PÁGINAS 69 E 70 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.º 39/2012 PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DE, SEÇÃO 3, PÁGINAS 69 E 70 O Reitor d Universidde Federl de Goiás, usndo de

Leia mais

IE/EA CFS 1/2019 Portaria DIRENS nº 38-T/DPL de 11 de janeiro de Anexo B Calendário de Eventos INSCRIÇÃO

IE/EA CFS 1/2019 Portaria DIRENS nº 38-T/DPL de 11 de janeiro de Anexo B Calendário de Eventos INSCRIÇÃO IE/EA CFS 1/2019 Portri DIRENS nº 38-T/DPL de 11 de jneiro de 2018. Anexo B Clendário de Eventos 1 2 3 INSCRIÇÃO Período de inscrição. O preenchimento do FSI será possível vi Internet, prtir ds 10h do

Leia mais

O presente edital refere-se às vagas disponíveis e as que vierem a surgir ao término do processo de rematrícula.

O presente edital refere-se às vagas disponíveis e as que vierem a surgir ao término do processo de rematrícula. TRANSFERÊNCIAS EXTERNAS PARA VAGAS REMANESCENTES DA FAEX EDITAL A Diretor Gerl d FAEX, torn público o presente editl pr normtizr o processo de inscrições pr trnsferêncis externs pr vgs remnescentes e celebrção

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL RORAIMA, SENAC/RR, no uso

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE 2019 EDITAL 1ª ALTERAÇÃO

PROCESSO SELETIVO DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE 2019 EDITAL 1ª ALTERAÇÃO PROCESSO SELETIVO DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE 2019 EDITAL 1ª ALTERAÇÃO A Coordenção de Ensino do Instituto Ncionl de Súde d Mulher, d Crinç e do Adolescente Fernndes Figueir IFF d Fundção Oswldo

Leia mais

EDITAL PPGH/UFGD Nº 27, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017

EDITAL PPGH/UFGD Nº 27, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017 EDITAL PPGH/UFGD Nº 27, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017 EDITAL SUPLEMENTAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (PPGH) - EDITAL 38/PROPP DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017 1.1 INFORMAÇÕES E CONTATOS http://www.ppghufgd.com/editis-de-seleco/

Leia mais

Edital de Processo Seletivo Nº 21/2015

Edital de Processo Seletivo Nº 21/2015 Editl de Processo Seletivo Nº 21/2015 O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO PIAUÍ, SENAC-PI, no uso de sus tribuições regimentis, torn público que estão berts

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS, RECENSÕES E RESUMOS DA REVISTA ZEITGEIST

CHAMADA PÚBLICA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS, RECENSÕES E RESUMOS DA REVISTA ZEITGEIST CHAMADA PÚBLICA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS, RECENSÕES E RESUMOS DA REVISTA ZEITGEIST A Zeitgeist: Revist de Filosofi e Direito torn público o presente editl tendo em vist submissão de Artigos, Recensões

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇÕES ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇÕES ESTADO DA BAHIA 7 LEI Nº 1093/2015 DE 18 de março de 2015. EMENTA: Dispõe sobre a instituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA, no âmbito da Administração Municipal, e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

Código de Conduta para Parceiros de Negócios da Loga

Código de Conduta para Parceiros de Negócios da Loga Código de Condut pr Prceiros de Negócios d Log LOGA-PRES-COD-03 rev.02 22/11/2018 PROGRAMA DE INTEGRIDADE LOGA CANAIS DE COMUNICAÇÃO E DENÚNCIA EM CASO DE VIOLAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA 0800 792 1017 -

Leia mais

EDITAL Nº 04 DE 07 DE MARÇO DE 2019 MONITORIA 2019 CAMPUS ERECHIM

EDITAL Nº 04 DE 07 DE MARÇO DE 2019 MONITORIA 2019 CAMPUS ERECHIM Ministério d Educção Secretri de Educção Profissionl e Tecnológic Instituto Federl de Educção, Ciênci e Tecnologi do Rio Grnde do Sul Cmpus Erechim EDITAL Nº 04 DE 07 DE MARÇO DE 2019 MONITORIA 2019 CAMPUS

Leia mais

Segurança para quem você ama. Cartilha Explicativa

Segurança para quem você ama. Cartilha Explicativa Segurnç pr quem você m. Crtilh Explictiv Bem-vindo, novo prticipnte! É com stisfção que recebemos su desão o Fmíli Previdênci, plno desenhdo pr oferecer um complementção de posentdori num modelo moderno

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS PARECER COM(2013)490 COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO - Enqudrmento hrmonizdo pr os projetos de plnos orçmentis e reltórios de emissão de dívid n áre do euro

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO POR PRAZO DETERMINADO

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO POR PRAZO DETERMINADO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO POR PRAZO DETERMINADO A FUNDACE - FUNDAÇÃO PARA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE E ECONOMIA, registrd

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira 04/09/2015 Coorden Unidde de Ensino Médio e Técnico Cetec Ensino Técnico Integrdo o Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plno de Trblho Docente 2015 Etec Profª Ermelind Ginnini Teixeir Código: 187 Município: Sntn

Leia mais