ALUNO(a): LISTA DE ATIVIDADES P2 B1. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ALUNO(a): LISTA DE ATIVIDADES P2 B1. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:"

Transcrição

1 GOIÂNIA, _8 / 4 / 2015 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:3ª ALUNO(a): LISTA DE ATIVIDADES P2 B1 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. - Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista para que possam ser corrigidos. - Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista. - Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista. - O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista. - A lista deve ser feita a caneta, somente os cálculos podem ser a lápis. 1 - (UnB) I. Existiam dois tipos de estabelecimentos rurais na ex-união Soviética: as fazendas cooperativas (kolkhozes) e as fazendas estatais (sovkhozes). II. A maior parte da ex-urss fica em latitudes muito elevadas: metade de seu território encontra-se ao norte do Círculo Polar Ártico. III. O Cáucaso é uma região que se industrializa graças às jazidas de petróleo, carvão e manganês. Estão corretas: a) todas b) nenhuma c) apenas I d) apenas II e) apenas I e III 2 - A ex-urss apresenta em seu território alguns problemas. São dificuldades encontradas neste país, exceto: a) saídas fáceis para oceanos, livres do gelo durante todo o ano e próximas dos grandes centros industriais; b) climas rigorosos (sobretudo no inverno) em larga parte do território; c) grandes montanhas na fronteira meridional; d) presença de áreas áridas;

2 e) congelamento de muitos rios, o que dificulta o aproveitamento hidrelétrico em algumas regiões. 3 - Dentre as características do desenvolvimento industrial da ex-urss, podemos destacar: a) a inexistência de qualquer planificação; b) o crescimento relativamente lento da produção industrial; c) o predomínio das indústrias de equipamento; d) o predomínio da mão-de-obra feminina; e) a predominância das indústrias de consumo. 4 - A CEI é um bloco integrado pela Rússia e as antigas nações da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). No entanto, três países da extinta URSS optaram por não integrar a CEI. Marque a alternativa que indica essas três nações. a) Letônia, Lituânia e Estônia b) Ucrânia, Rússia e Azerbaijão c) Bielorrússia, Cazaquistão e Geórgia d) Armênia, Rússia e Uzbequistão e) Romênia, Bulgária e Hungria 5 - Com aproximadamente 174 milhões de habitantes, a CEI possui população expressiva. No entanto, alguns países apresentam grande contingente populacional enquanto outros são pouco habitados. Indique a alternativa que corresponde ao país mais populoso da CEI. a) Estônia b) Ucrânia c) Bielorrússia d) Rússia e) Armênia 6 - Analise as afirmativas sobre as características da CEI e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. I A CEI é um bloco formado em consequência da desagregação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), visto que os novos países tinham vários laços econômicos e militares uns com os outros. II Os Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), apesar de terem sido anexados à União Soviética em 1940, nunca fizeram parte da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) após obterem a independência.

3 III Com a fragmentação da União Soviética, vários problemas persistiram nos novos países, além do surgimento de outros. Os principais são os conflitos étnicos e os movimentos separatistas. Portanto, as afirmativas corretas são: a) Todas as alternativas b) Alternativas I e II c) Alternativas I e III d) Alternativas II e III e) Somente a alternativa I 7 - (FUVEST) Em relação à vida econômica da antiga União Soviética podemos afirmar: a) os recursos naturais, os transportes, as indústrias de base e o comércio exterior sofrem rígido controle estatal, enquanto a atividade agrícola e as demais indústrias permanecem entregues à iniciativa privada. b) a retenção das águas pelo congelamento hibernal e seu posterior escoamento beneficiam a produção de energia hidrelétrica e a navegação fluvial. c) participavam do COMECON (Conselho para a Assistência Econômica Mútua) órgãos coordenadores do desenvolvimento econômico em geral, juntamente com outras nações socialistas. d) as atividades econômicas estão mais concentradas na porção central e oriental, como consequência do esforço de descentralização após a Segunda Guerra Mundial. e) o valor da produção agrícola é superior ao da industrial, justificando o grande empenho no desenvolvimento das indústrias de base. 8 - Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução? A - trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria. B - trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade. C - agricultura atrasada, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza. D - boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.

4 9 - No período da Revolução russa de 1917, os sovietes eram: a ( ) Partido que representava a burguesia liberal b ( ) Organismo que representava as varias nacionalidades do Império russo c ( ) Conselhos especiais de milícias revolucionarias d ( ) Conselhos de intelectuais que apoiava Lênin e Trotsky e ( ) Conselhos de operários, soldados e camponeses 10 - São muitas as causas dos conflitos em países da CEI, porém uma região montanhosa onde se localiza a Chechênia, a Armênia e o Azerbaijão, se destacam como a uma das mais conflituosas do planeta. Como é conhecida essa região? a- Cáucaso b- Bálcãs c- Boêmia d- Bavária e- Alsácia 11 - Diferencie os Mencheviques dos Bolcheviques citando as características de cada partido Diferencie as idéias de Stalin das de Trotsky Explique as duas etapas do processo da Revolução Russa.

5 14 - "Quando a terra pertencer aos camponeses e as fábricas aos operários e o poder aos sovietes, aí teremos a certeza de possuir alguma coisa pela qual lutar e por ela lutaremos!" (HILL, Christopher, "Lenin e a Revolução Russa". Rio de Janeiro, Zahar, 1967.) Com essas palavras de ordem, o socialismo tinha por meta: a) abolir a propriedade privada, a luta de classes e a dominação do homem pelo homem. b) extinguir as relações religiosas, familiares e filantrópicas, instituindo formas comunitárias de convivência. c) promover o desenvolvimento por meio da distribuição da renda e da consolidação de um Estado assistencial. d) instaurar uma sociedade organizada em associações profissionais, com base na competência. e) garantir a presença do Estado, que funcionaria como mediador das relações interclasses sociais Não se anda com segurança nas ruas de São Petersburgo ou Moscou. Há prostitutas de 14, 15 anos. Os velhos estão morrendo, pois praticamente não há assistência do Estado. Os cientistas migraram, a corrupção é ainda mais explícita do que no tempo do socialismo. Mas é verdade que se pode comprar uma BMW, jeans, big sandwiches, e outras maravilhas do capitalismo. Teça comentários sobre a situação atual da Rússia, comparando-a com o status da URSS, durante o período da Guerra Fria Qual das alternativas abaixo apresenta as principais mudanças ocorridas na Rússia após a revolução e implantação do socialismo?

6 A - Nacionalização de bancos; implantação de leis que favoreciam os donos de indústrias, implantação de sistema democrática com eleições livres e diretas para todos os cargos públicos. B - Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo C - Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo; nacionalização de bancos; controle das fábricas pelos operários. D - Implantação de sistema democrático, fortalecimento de laços econômicos e militares com os Estados Unidos, criação de governo composto por integrantes de todas as camadas da sociedade russa. 17 Por que a Rússia ficou conhecida como a Terceira Roma? 18 Com a morte de Lênin, assumiu o governo da URSS o secretário-geral do Partido Comunista, Josef Stalin ( ). A ditadura de Stalin, entre , constituiu o auge do poder totalitário e repressivo soviético. As divergências foram supridas até mesmo no interior do Partido Comunista, o partido único que controlava o poder de Estado, e constituiu-se uma intricada rede de campos de trabalho forçado para os quais eram enviados os presos políticos. Como era conhecida essa Rede? 19 Como é chamada a camada de solo que permanece em temperaturas iguais ou inferiores à do congelamento da água durante dois ou mais anos e recobre toda a Sibéria e o extremo norte da Rússia europeia, e sua maior ou menor extensão oferece indícios sobre o fenômeno do aquecimento global? 20 Quais os principais produtos de exportação da CEI para a Europa, que são exportações de importância estratégica?

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / 06/ 2017 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): Recuperação Semestral - Junho No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

ATIVIDADE EXTRA 9º ANO

ATIVIDADE EXTRA 9º ANO ATIVIDADE EXTRA 9º ANO DISCIPLINA FÍSICA 1) Classifique as máquinas simples, abaixo: a) Tesoura: b) Vassoura: c) Roldana: d) Carrinho-de-mão: 2) Um balde de 400g é suspenso por uma roldana fixa. Qual o

Leia mais

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA CARACTERÍSTICAS GERAIS A Rússia é o maior país do mundo (+17 milhões km²) Grande parte do território predomina o clima temperado continental (estações bem definidas e invernos

Leia mais

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Revolução Russa 1917

Revolução Russa 1917 Revolução Russa 1917 1 A RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA Economia Predominantemente rural (latifúndios) com vestígios do feudalismo, muito atrasado economicamente. Mais da metade do capital russo provinha de

Leia mais

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917)

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917) Aula 23 Revolução Russa 1 Antecedentes Setor 1606 2 Revolução de Outubro (1917) 3 Construção do Socialismo ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Czar Nicolau II Absolutismo Igreja Ortodoxa Monopólio do ensino

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA

LISTA DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA LISTA DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA 9º ANO Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 QUESTÃO 01 A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...]

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 1/09/2017 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar.

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Antecedentes: REVOLUÇÃO RUSSA Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Situação Econômica: era um país extremamente atrasado, economia agrária,

Leia mais

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO

Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO Antecedentes Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. (85% pop. Rural) Ausência de liberdades individuais. Igreja Ortodoxa monopolizava o ensino

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / 06/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): RECUPERAÇÃO SEMESTRAL/JUNHO 2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos.

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos. O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Introdução Rússia, principal potência política, econômica e militar da

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 06/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

PROFESSOR: Anderson José Soares. DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: Anderson José Soares. DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Anderson José Soares DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 zx GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a

Leia mais

3-Em O ÚLTIMO CZAR, Eduard Radzinsky cita diversos registros de Nicolau II:

3-Em O ÚLTIMO CZAR, Eduard Radzinsky cita diversos registros de Nicolau II: ATIVIDADES ON LINE : REVOLUÇÃO RUSSA 1- (FGV) Em abril de 1917, o líder bolchevique Lênin, exilado em Zurique (Suíça), voltou à Rússia lançando as Teses de Abril. Nesse programa político é incorreto afirmar

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Marca o fim do império dos czares, sendo a primeira tentativa bem-sucedida de implantação de um regime comunista. Divide-se em duas etapas: a democrática, em fevereiro de 1917, e a socialista, com a instalação

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História REVOLUÇÃO RUSSA Monique Bilk História CONTEXTO Rússia Feudal até 1860. (XIX) Monarquia absolutista, teocrática Czarismo. Aristocracia rural. No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR.

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. KARL MARX A revolução comunista é a ruptura mais radical com o regime tradicional de propriedade (...). O proletariado

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br Os Teóricos TEM NO LIVRO, pág. 180 a 194 As primeiras críticas aos sistema capitalista surgiram pouco tempo depois da revolução industrial, na Europa.

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Lista de exercícios 03 Aluno (a):

Lista de exercícios 03 Aluno (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR.

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. KARL MARX A revolução comunista é a ruptura mais radical com o regime tradicional de propriedade (...). O proletariado

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 30/08/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano:

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano: Professor: Yuri Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 05/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da REVOLUÇÃO RUSSA ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da Europa. BASE: agro-exportação. 2. POLÍTICA:

Leia mais

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab. EUROPA Módulo 4 Aspectos Gerais Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) Possui 7% das terras emersas (49 países) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.)

Leia mais

Exercícios de Revolução Russa e o Stalinismo

Exercícios de Revolução Russa e o Stalinismo Exercícios de Revolução Russa e o Stalinismo 1. (Cesgranrio) "Desde os primeiros dias da Revolução, o nosso partido teve a convicção de que a lógica dos acontecimentos o levaria ao poder." (Leon Trotsky)

Leia mais

Equipe de Geografia GEOGRAFIA. A União Soviética foi um Estado Socialista que existiu na Eurásia (parte na Europa, parte na Ásia), entre 1922 e 1991.

Equipe de Geografia GEOGRAFIA. A União Soviética foi um Estado Socialista que existiu na Eurásia (parte na Europa, parte na Ásia), entre 1922 e 1991. Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 14B Ensino Médio Equipe de Geografia Data: GEOGRAFIA A União Soviética foi um Estado Socialista que existiu na Eurásia (parte na Europa, parte na Ásia), entre 1922

Leia mais

História. Período entre guerras- Revolução Russa de 1917 Parte 3. Profª. Eulália Ferreira

História. Período entre guerras- Revolução Russa de 1917 Parte 3. Profª. Eulália Ferreira História Período entre guerras- Revolução Russa de 1917 Parte 3 Profª. Eulália Ferreira Etapas da revolução 1905 Domingo Sangrento e levante do Encouraçado Potemkim 1917- Revolução Liberal- projeto burguês

Leia mais

Prof. Franco Augusto

Prof. Franco Augusto Prof. Franco Augusto Rússia, é um país localizado no norte da Eurásia. Com 17. 075. 400 de quilômetros quadrados, a Rússia é o país com maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre.

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

Lista de exercícios P1 1º Bim Aluno (a):

Lista de exercícios P1 1º Bim Aluno (a): Lista de exercícios P1 1º Bim Aluno (a): Turma: 1ª série: Professor: França (Ensino médio) Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo 03. REVOLUÇÃO RUSSA Importante acontecimento do século XX Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo ao capitalismo Rússia no início do século XX

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Revoluçã0 Russa 1917

Revoluçã0 Russa 1917 Revoluçã0 Russa 1917 PReâm8ul0 Opulência e pobreza na Rússia Imperial 0 krlemlin E a aristocracia russa 0 kremlin 0 kremlin Centro de Moscou - Kremlin 0 ImpéRio RUss0 Gigante de pés de barro A f0rmaçã0

Leia mais

1º bimestre 3ª série Contemporânea Revoluções Russas Cap. 42 p Roberson de Oliveira

1º bimestre 3ª série Contemporânea Revoluções Russas Cap. 42 p Roberson de Oliveira 1º bimestre 3ª série Contemporânea Revoluções Russas Cap. 42 p. 404 Roberson de Oliveira 1. As transformações econômicas, sociais e políticas na ordem feudal-czarista Fatores e alguns efeitos: 1. Fatores

Leia mais

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar A RÚSSIA IMPERIAL Desde o século XVI até a Revolução de 1917 a Rússia foi governada por uma monarquia absolutista; O rei era chamado czar; O czar Alexandre II (1818-1881) deu início, na metade do século

Leia mais

UNIDADE 04 Leste Europeu e CEI

UNIDADE 04 Leste Europeu e CEI Leste europeu: 24 países CEI: 7 países europeus: Ucrânia, Belarus, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão e Rússia. 5 asiáticos: Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Cazaquistão. Minsk

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 24/11/2016 Nota: Professor Edvaldo de Oliveira Valor da Prova:

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

REVOLUÇÃO RUSSA (1917) REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Implantação do modelo socialista na Rússia Prof: Otto Barreto Guerra da Criméia (1853-55) Enfraquecimento do Império Turco-Otomano - homem doente ; Conflito por Jerusalém e Constantinopla:

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 05/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS O TERMO BRICS SURGE NO REINO UNIDO, ESSES PAÍSES ATINGIRIAM SEU AUGE ECONÔMICO ATÉ O ANO DE 2050; BRICS É COMPOSTA PELA PRIMEIRA LETRA DESSES PAÍSES EM CRESCIMENTO

Leia mais

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS 2 - GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS COSSACOS. - VÁRIAS REVOLTAS: CAMPO & CIDADES. - MARINHEIROS

Leia mais

A ERA ESTALINISTA NA URSS. Colectivização e planificação da economia

A ERA ESTALINISTA NA URSS. Colectivização e planificação da economia A ERA ESTALINISTA NA URSS Colectivização e planificação da economia Ascensão de Estaline 1924: morte de Lenine a que se seguiu a disputa do poder por Trotsky e Estaline. Este enviou Trotsky para o exílio

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 05/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Antecedentes da Revolução. Fases. Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil. Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral

Antecedentes da Revolução. Fases. Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil. Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral REVOLUÇÃO RUSSA Antecedentes da Revolução Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral Fases Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil Contexto Político Econômico Social Ideológico Czar Nicolau

Leia mais

Origem. esperavam que. depois de superadas as contradições do. capitalismo apareceria naturalmente o. socialismo, como uma nova fase de um

Origem. esperavam que. depois de superadas as contradições do. capitalismo apareceria naturalmente o. socialismo, como uma nova fase de um Origem Os esperavam que depois de superadas as contradições do capitalismo apareceria naturalmente o socialismo, como uma nova fase de um sistema econômico, político e social mais avançado. Origem O mesmo

Leia mais

Lista de exercícios 06 Aluno (a):

Lista de exercícios 06 Aluno (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: ª série:

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: ª série: Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

GRUPO II A CONSTRUÇÃO DO MODELO POLÍTICO E ECONÓMICO ESTALINISTA: DE MEADOS DOS ANOS 20 A MEADOS DOS ANOS 50 DO SÉCULO XX

GRUPO II A CONSTRUÇÃO DO MODELO POLÍTICO E ECONÓMICO ESTALINISTA: DE MEADOS DOS ANOS 20 A MEADOS DOS ANOS 50 DO SÉCULO XX EXAME HISTÓRIA B 1ª FASE 2013 página 1/7 GRUPO II A CONSTRUÇÃO DO MODELO POLÍTICO E ECONÓMICO ESTALINISTA: DE MEADOS DOS ANOS 20 A MEADOS DOS ANOS 50 DO SÉCULO XX Este grupo baseia-se na análise dos seguintes

Leia mais

Reportagem. Domingo Sangrento (Rússia )

Reportagem. Domingo Sangrento (Rússia ) Reportagem Fotos e legendas retiradas do site: http://www.historia.uff.br/nec/pesquisas/fotos-1 Domingo Sangrento (Rússia - 1905) Soldados leais aos bolcheviques assumem posições fora do Palácio de Inverno,

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 Aula 3.2 Conteúdo Europa oriental. 3 Habilidade Diferenciar

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 59 A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 59 A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 59 A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES Como pode cair no enem (UNESP) Desde 1957, o mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, teve uma redução de 50% de

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo II Rompimento do Equilíbrio Bipolar Crescimento mundial do capitalismo Crescimento econômico da Comunidade Europeia Desenvolvimento da economia japonesa Aprofundamento

Leia mais

A REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog:

A REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog: A REVOLUÇÃO RUSSA Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog: www.proftaciusfernandes.wordpress.com RÚSSIA CZARISTA Final do século XIX 170 milhões de pessoas Economia agrária 85% da população vivia no campo camponeses

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. CZAR NICOLAU II 1 - ANTECEDENTES: Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. Ausência de liberdades individuais. Igreja Ortodoxa

Leia mais

VESTIBULAR INTEGRADO2 a etapa UFF / UFRRJ / Gabarito. Instruções ao candidato

VESTIBULAR INTEGRADO2 a etapa UFF / UFRRJ / Gabarito. Instruções ao candidato UNIVERSIDADE FEDERAL R u r a l DO RIO DE JANEIRO VESTIBULAR INTEGRADO2 a etapa UFF / UFRRJ / 2005 Gabarito Instruções ao candidato Verifique se este caderno contém: PROVA DE MATEMÁTICA enunciadas quatro

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 4

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 4 Sugestões de avaliação Geografia 9 o ano Unidade 4 5 Nome: Data: Unidade 4 1. Quando surgiu a divisão do continente europeu em ocidental e oriental? 2. Após a Segunda Guerra Mundial, os países do leste

Leia mais

O sistema socialista

O sistema socialista O sistema socialista O sistema Socialista Pode ser definida como um modo de produção (sistema de organização política e econômica de uma sociedade) que propõe a construção de uma sociedade sem classes

Leia mais

PERCURSO 16 Rússia: a perda de hegemonia e a questão energética. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 16 Rússia: a perda de hegemonia e a questão energética. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 16 Rússia: a perda de hegemonia e a questão energética. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 A perda da hegemonia Durante a existência da URSS, a Rússia foi a principal república. Moscou foi o

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): DATA DA PROVA: Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): DATA DA PROVA: Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): DATA DA PROVA: 31-3-2017 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as

Leia mais

Revolução Russa. Outubro/Novembro de 1917

Revolução Russa. Outubro/Novembro de 1917 Revolução Russa Outubro/Novembro de 1917 Expansão do Império Russo Antecedentes: Rússia antes da I Guerra: Economia: 90% = rural camponeses livres 10% = industrializado Moscou Kiev São Petersburgo operários

Leia mais

A CRISE DA URSS e o fim da Guerra Fria

A CRISE DA URSS e o fim da Guerra Fria A CRISE DA URSS e o fim da Guerra Fria Socialismo Teórico X Socialismo Real Fundamentos marxistas de uma sociedade igualitária eram o meio pelo qual a URSS propagava seu ideal de felicidade. A aplicação

Leia mais

Curso: Ensino Médio integrado ao Técnico

Curso: Ensino Médio integrado ao Técnico Curso: Ensino Médio integrado ao Técnico Série: 3A e 3B Disciplina: História Professor: Celso Luiz Lucas ATIVIDADE EXTRACLASSE - REFERENTE SEMANA 23/07 A 27/07 As atividades deverão ser entregues na próxima

Leia mais

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana.

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. Para sair da crise: NEP Nova Política Econômica (1921) recuar nas propostas socialistas e adotar algumas medidas capitalistas (estimular novamente

Leia mais

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o DISCIPLINA: História A - EMENTA O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o conhecimento de saberes construídos

Leia mais

Origem. Talvez as condições naturais da história viessem a. conduzir a uma demolição gradativa do sistema

Origem. Talvez as condições naturais da história viessem a. conduzir a uma demolição gradativa do sistema Origem Os esperavam que depois de superadas as contradições do capitalismo apareceria naturalmente o socialismo, como uma nova fase de um sistema econômico, político e social mais avançado. O mesmo seguiria

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 57 A URSS E O RESSURGIMENTO DA RÚSSIA

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 57 A URSS E O RESSURGIMENTO DA RÚSSIA GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 57 A URSS E O RESSURGIMENTO DA RÚSSIA Como pode cair no enem (UERJ) ser explicado por problemas associados a: a) processo de unificação territorial violento. b) crise mundial

Leia mais

9. ALTERAÇÕES GEOESTRATÉGICAS, TENSÕES POLÍTICAS E TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS ATUAL 1.1. O 1. A

9. ALTERAÇÕES GEOESTRATÉGICAS, TENSÕES POLÍTICAS E TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS ATUAL 1.1. O 1. A 1. A era Gorbatchev Uma nova política - (março.1985): Gorbatchev eleito secretário-geral do PCUS presidente da URSS - Política de diálogo com o ocidente - reinício das conversações URSS/EUA sobre desarmamento

Leia mais

ALUNO(a): LISTA DE ATIVIDADES P1 B1 DATA DA PROVA: 3/3/2017. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

ALUNO(a): LISTA DE ATIVIDADES P1 B1 DATA DA PROVA: 3/3/2017. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:3ª ALUNO(a): LISTA DE ATIVIDADES P1 B1 DATA DA PROVA: 3/3/2017 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios

Leia mais

Primeira vez que as teorias de Marx e Engels (socialismo científico) são postas em prática

Primeira vez que as teorias de Marx e Engels (socialismo científico) são postas em prática Primeira vez que as teorias de Marx e Engels (socialismo científico) são postas em prática Dúvidas do 11º ano? Vê aqui - 1917: 2 revoluções Fevereiro: deposição do czar e instauração de uma república parlamentar

Leia mais

Um abraço fraterno. Prof.ª Danielle Pedrosa

Um abraço fraterno. Prof.ª Danielle Pedrosa 1 Disciplina: HISTÓRIA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 3º Turma: JC Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Professor (a): Danielle Pedrosa Valor: 5,0 Pontos

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

01) Leia atentamente os 14 pontos de Wilson, na pagina 30, e compareos com as disposições do Tratado de Versalhes, na pagina 31.

01) Leia atentamente os 14 pontos de Wilson, na pagina 30, e compareos com as disposições do Tratado de Versalhes, na pagina 31. 01) Leia atentamente os 14 pontos de Wilson, na pagina 30, e compareos com as disposições do Tratado de Versalhes, na pagina 31. 7) Bélgica, o mundo inteiro concordará, precisa ser restaurada, sem qualquer

Leia mais

CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX O AGUDIZAR DAS TENSÕES POLÍTICAS E SOCIAIS A PARTIR DOS ANOS

CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX O AGUDIZAR DAS TENSÕES POLÍTICAS E SOCIAIS A PARTIR DOS ANOS 2.2. O Estalinismo - URSS - (1924) Morte de Lenine - Luta pelo poder ganha por Estaline (secretário-geral do partido) contra Trotsky (esquerda) e Zinoviev, Kamenev, Boukharine (direita) - Objetivos: Construção

Leia mais

História REVOLUÇÃO RUSSA 1917 PROFº OTÁVIO

História REVOLUÇÃO RUSSA 1917 PROFº OTÁVIO História REVOLUÇÃO RUSSA 1917 PROFº OTÁVIO Revolução Russa (1917) A Rússia no início do século XX O império russo era constituído por um conjunto de etnias e culturas. 80% da população vivia no campo e

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / 06/ 2017 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): Recuperação Semestral Junho 2017 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

2.2. O Estalinismo - URSS - (1924) Morte de Lenine

2.2. O Estalinismo - URSS - (1924) Morte de Lenine 2.2. O Estalinismo - URSS - (1924) Morte de Lenine múmia de Lenine em exposição no Kremlin - Luta pelo poder ganha por Estaline (secretário-geral do partido) contra Trotsky (esquerda) e Zinoviev, Kamenev,

Leia mais

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 2º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 2º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 2º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental a apresentação

Leia mais

O SOCIALISMO DEPOIS DE MARX

O SOCIALISMO DEPOIS DE MARX O SOCIALISMO DEPOIS DE MARX Contexto Histórico Século XVIII e XIX : a Revolução Industrial inicia-se na Inglaterra e se amplia por vários países europeus acirra as desigualdades sociais e estimula novos

Leia mais

População: entre 150 e 170 milhões; Entre final do século XIX e início do XX: Atraso russo perante a Europa; Um quarto da população grupos étnicos

População: entre 150 e 170 milhões; Entre final do século XIX e início do XX: Atraso russo perante a Europa; Um quarto da população grupos étnicos População: entre 150 e 170 milhões; Entre final do século XIX e início do XX: Atraso russo perante a Europa; Um quarto da população grupos étnicos diferentes Subjugados ao nacionalismo russo; (Nacionalidade

Leia mais

Recuperação Semestral Aluno (a):

Recuperação Semestral Aluno (a): Recuperação Semestral Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: França (Ensino médio) Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

Capitalismo x Socialismo. Introdução para o entendimento do mundo bipolar.

Capitalismo x Socialismo. Introdução para o entendimento do mundo bipolar. Capitalismo x Socialismo Introdução para o entendimento do mundo bipolar. Capitalismo Sistema econômico, político e social no qual os agentes econômicos (empresários, burgueses, capitalistas), proprietários

Leia mais

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA OPOSIÇÃO AO CZARISMO REVOLUÇÃO DE 1905 REVOLUÇÃO DE 1917 REDS DA REVOLUÇÃO RUSSA À QUEDA DO MURO DE BERLIM O ENCOURAÇADO POTEMKIN EFABIOPABLO.WORDPRESS.COM GUERRA CIVIL #OPOSIÇÃO

Leia mais

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso ITENS OBRIGATÓRIOS PARA TRABALHO DE PESQUISA EM FORMATAÇÃO ABNT 1. Capa; 2. Folha de Rosto; 3.

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO 1. 2. 3. 4. Unidade 2 a) A globalização pode ser entendida como o conjunto de transformações recentes na economia do planeta. (V) b) O processo de

Leia mais

A REVOLUÇÃO RUSSA Profª. Maria Auxiliadora

A REVOLUÇÃO RUSSA Profª. Maria Auxiliadora A REVOLUÇÃO RUSSA - 1917 Profª. Maria Auxiliadora 1 - ANTECEDENTES: Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. Ausência de liberdades individuais. CZAR NICOLAU II Igreja Ortodoxa monopolizava

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA

REVOLUÇÃO RUSSA REVOLUÇÃO RUSSA - 1917 Movimento social ocorrido na Rússia em 1917 que levou ao poder pela primeira vez na história a classe operária implantando o socialismo de Karl Mark. socialismo [Do fr. socialisme.]

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / /

DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / / Lista de Exercícios 1º Bimestre DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / / NOME: Nº.: QUESTÃO 1 Relacione os países às suas respectivas regiões. 1-Europa

Leia mais

CEI Comunidade dos Estados Independentes

CEI Comunidade dos Estados Independentes CEI Comunidade dos Estados Independentes A CEI reúne doze das quinze Repúblicas que formaram a extinta União Soviética. Essas Repúblicas se distribuem por uma área imensa que se estende pelos continentes

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 6º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

RECUPERAÇÃO 8 ANO. 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da globalização.

RECUPERAÇÃO 8 ANO. 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da globalização. Nome: Série: 8º ano Nota: Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal RECUPERAÇÃO 8 ANO REr Capítulos 5 e 6 1. O que é globalização? 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da

Leia mais

É CORRETO afirmar que, através dessa revolução, assumiu/assumiram o poder na Rússia:

É CORRETO afirmar que, através dessa revolução, assumiu/assumiram o poder na Rússia: Simulado 901 Questão 1 A Revolução de 1917, na Rússia, mudou os destinos daquela Nação. Inicialmente comparada com a Revolução Francesa, logo ficou evidente que a Revolução Russa não tinha paralelo histórico.

Leia mais

Disponível em: <http://www.acnur.org/t3/portugues/noticias/noticia/refugiado-oumigrante-oacnurincentiva-a-usar-o-termo-correto/>.

Disponível em: <http://www.acnur.org/t3/portugues/noticias/noticia/refugiado-oumigrante-oacnurincentiva-a-usar-o-termo-correto/>. Gabarito 1) ) Com aproximadamente 60 milhões de pessoas forçadas a se deslocar no mundo e as travessias em embarcações precárias pelo Mediterrâneo nas manchetes dos jornais, está cada vez mais comum ver

Leia mais

GOIÂNIA, / 04 / DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L2 1º Bim

GOIÂNIA, / 04 / DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L2 1º Bim GOIÂNIA, / 04 / 2018 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): Prova: 07/04/18 L2 1º Bim No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais