Regras dos Preços de Transferência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Regras dos Preços de Transferência"

Transcrição

1 Guia de introdução ao essencial e as obrigações dos sujeitos passivos CABO VERDE CABO VERDE ANGOLA BRASIL ESPANHA MADEIRA MOÇAMBIQUE PORTUGAL

2 ÍNDICE ÍNDICE INTRODUÇÃO 03 IMPORTÂNCIA DOS PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA 04 OBRIGAÇÕES DECLARATIVAS 06 OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS 07 MÉTODOS DE FIXAÇÃO DOS PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA 07 CONCLUSÃO 10

3 02 03 INTRODUÇÃO A ainda recente reforma do IRPC introduziu no respetivo Código, as linhas orientadoras do regime dos preços de transferência, refletindo a crescente preocupação da Autoridade Tributária na análise das transações entre entidades com relações especiais, com o objetivo de tornar mais clara a determinação do resultado tributável. É pois importante que as empresas que estão sujeitas a estas regras, enquanto sujeitos passivos, criem os mecanismos internos necessários para reunir prova que permita demonstrar que os termos e relações estabelecidas nas transações se regem pelo princípio da plena concorrência. Só a organização de documentação que evidencie os pressupostos assumidos poderá salvaguardar possíveis ajustamentos à matéria coletável que possam vir a ser efetuados pela Autoridade Tributária. Entre as entidades sujeitas à elaboração de um dossiê de preços de transferência contam-se: os designados Grandes Contribuintes, os sujeitos passivos que beneficiem de tributação privilegiada, estabelecimentos estáveis de entidades não residentes (refira-se a titulo de exemplo as Sucursais). É de realçar que as entidades que tenham relações especiais, devem elaborar documentação justificativa das transações realizadas entre si, mesmo que não tenham a obrigatoriedade de elaborar o dossiê de preços. Só a organização de documentação poderá salvaguardar possíveis PROPOSTA ajustamentos à matéria coletável que possam vir a ser efetuados pela Autoridade Tributária. Entre as entidades sujeitas à elaboração de um dossiê de preços de transferência contam-se os designados Grandes Contribuintes.

4 03 04 IMPORTÂNCIA DOS PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA A preocupação com matéria do preços de transferência está relacionada com a diminuição da carga fiscal, na medida em que a mesma pode constituir um instrumento utilizado para transferir lucros tributáveis de um país para o outro com taxas de impostos mais favoráveis. PROPOSTA A problemática dos preços de transferência suscita-se igualmente a nível interno, i.e., no mesmo país, relativamente a operações realizadas entre entidades relacionadas, ambas residentes em território cabo-verdiano. O Código do Imposto Sobre os Rendimentos das Pessoas Coletivas, (IPRC) no seu Art.º 65, regulamentado pela Portaria Nº75/2015, estabelece que nas operações comerciais, incluindo operações ou series de operações sobre bens, direitos ou serviços, bem como nas operações financeiras, efetuadas entre um sujeito passivo e qualquer outra entidade, sujeita ou não a IRPC, com a qual esteja em situação de relações especiais, devem ser contratados, aceites e praticados termos e condições substancialmente idênticos aos que normalmente seriam praticados entre entidades independentes em operações comparáveis.

5 05 Os preços de transferência não são nada mais do que os preços pelos quais as empresas e entidades relacionadas transacionam os seus serviços e produtos, assumindo a forma de taxas de juros, preço de vendas de produtos e serviços e fees de gestão e aplica-se a todos os sujeitos passivos que pratiquem operações comercias ou financeiras com outras entidades sujeitas ou não a IRPC. Em suma, o conceito chave e essencial para a aplicação do artigo supracitado é a existência de relações especiais entre as entidades e as entidades contratantes, entendendo-se que existem relações especiais entre duas entidades nas situações em que uma entidade tem o poder de exercer, direta ou indiretamente, influência significativa nas decisões de gestão da outra, verificando-se nomeadamente entre: Uma entidade não residente e um seu estabelecimento estável situado em território nacional; Uma entidade residente ou não residente com estabelecimento estável situado em território nacional e uma entidade que beneficie de um regime de tributação privilegiada; considera-se regime de tributação privilegiada todo o regime, nacional ou estrangeiro, que implique a não tributação dos rendimentos ou a aplicação de taxa nominal de imposto sobre os rendimentos inferiores a 10%, isenção, desagravamento ou exclusão equivalente, com exceção dos regimes de tributação simplificada; Uma entidade e os seus titulares do respetivo capital, ou os cônjuges, ascendentes ou descendentes destes, que detenham uma participação não inferior a 20% do capital ou dos direitos de voto; E entidades cujo relacionamento jurídico possibilita, pelos seus termos e condições, que uma condicione as decisões de gestão da outra, em função de fatos ou circunstâncias alheios à própria relação profissional ou comercial. Para a fixação dos preços praticados entre as entidades relacionadas, o sujeito passivo deve adotar o método ou métodos que permita uma maior comparabilidade entre a operação realizada por uma entidade independente e a operação que pretende efetuar.

6 06 Para determinar o grau de comparabilidade é necessário dispor de informação fiável para poder comparar as operações e transações em confronto. Dai advém a importância de definir cada um dos elementos de comparabilidade para que possa confrontar a prática de preços de transferência no âmbito de relações especiais com a prática de preços de uma empresa independente, nomeadamente: Características dos bens, direitos ou serviços; Análise de funções desempenhadas pelos intervenientes nas operações; As condições e os termos contratuais; As circunstâncias e estratégias económicas; E outras caraterísticas relevantes. OBRIGAÇÕES DECLARATIVAS Os sujeitos passivos estão obrigados a indicar, na sua declaração anual de informação contabilística e fiscal, a ser apresentada em julho de cada ano, a existência ou inexistência, no período de tributação a que aquela respeita, de operações com entidades com as quais estão em situações de relações especiais. No caso de declarar a sua existência deverão: Identificar as entidades em causa; Identificar e declarar o montante das operações realizadas com cada uma; E declarar se organizou, ao tempo em que as operações tiveram lugar e se mantem a documentação relativa aos preços de transferências praticado. Chama-se a atenção de que se a regra geral enunciada no Art.º 65 não for observada, relativamente a operações com entidades não residentes, o sujeito passivo deve efetuar na sua declaração anual de rendimentos (a ser apresentada em maio de cada ano) as necessárias correções positivas na determinação do lucro tributável pelo montante correspondente aos efeitos fiscais imputáveis a essa inobservância. Quando a Administração Fiscal procede a correções necessárias à determinação do lucro tributável por virtudes de relações especiais com outro sujeito passivo de IRPC ou IRPS, na determinação do lucro tributável deste ultimo devem ser efetuados os ajustamentos adequados que sejam reflexos das correções feitas determinação do lucro tributável do primeiro. A Administração Fiscal também pode, igualmente, proceder ao ajustamento correlativo, quando resultar de convenções internacionais celebrados por Cabo Verde.

7 07 CABO VERDE ANGOLA BRASIL ESPANHA MADEIRA MOÇAMBIQUE PORTUGAL OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS O sujeito passivo deve dispor dos seguintes documentos e informação respeitante à política adotada na determinação dos preços de transferência e mante-los de forma organizada: A seleção do método ou métodos mais apropriados de determinação dos preços de transferência que proporcionem uma maior aproximação aos termos e condições praticados por entidades independentes e que assegurem o mais elevado grau de comparabilidade das operações efetuadas com outras realizadas por entidades independentes em situação normal de mercado; Paridade de mercado nos termos e condições acordados, aceites e praticados nas operações efetuadas com entidades relacionadas. Também ficam obrigados à elaboração de um dossiê de preços de transferência, os sujeitos passivos de IRPC que: Sejam classificadas como Grandes Contribuinte nos termos do regulamento próprio; Beneficiem de um regime de tributação privilegiada; Sejam estabelecimentos estáveis de entidades não residentes; E outras entidades que a Administração Fiscal designar para o efeito. MÉTODOS DE FIXAÇÃO DOS PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA Método do Preço Comparável de Mercado Consiste em comparar o preço de bens ou de serviços transferidos numa operação vinculada (realizada entre entidades relacionadas) com o preço faturado em relação a bens ou serviços transferidos no âmbito de uma operação entre empresas independentes, em circunstâncias comparáveis. Aplicabilidade É um método particularmente adequado para as transações de natureza idêntica, cujos produtos e serviços tenham um elevado grau de equiparabilidade e pode ser utilizado por uma entidade que realiza uma operação que tenha por objeto um serviço ou produto similar, em termos e condições, a uma entidade independente ou que tenha por base o serviço ou produto similar realizado entre duas entidades independentes. Método de Custo Majorado Aplica-se tendo como base os custos suportados por um fornecedor de bens e serviços no quadro de uma operação vinculada, aos quais acrescem a margem de lucro sobre o preço de custo aplicada por uma empresa independente ou por uma empresa do grupo, de modo a obter o lucro bruto da transação.

8 08 (...) Método de Custo Majorado A margem realizada pelo fornecedor pode ser assim comparada com a margem realizada por entidades independentes sobre os respetivos preços de custo, devendo, para o efeito, as entidades desempenhar funções similares, utilizar o mesmo tipo de ativos, assumir riscos idênticos e adotar um sistema de custeio semelhante. Aplicabilidade É indicado para avaliar transações desenvolvidas por empresas que produzem bens ou serviços que são depois vendidos a entidades com as quais têm relações especiais e é especialmente utilizado nos casos de vendas de produtos semiacabados entre empresas relacionadas. Método de Preço Minorado O preço de revenda minorado tem como base um produto adquirido a uma entidade relacionada que é objeto de revenda a uma entidade independente. Ao preço de revenda é subtraída uma margem de lucro bruto de acordo com aquela que é praticada por entidades independentes em operações comparáveis. Obtém-se assim o preço de plena concorrência deduzindo do preço de revenda minorada uma margem de lucro bruto de mercado. Esta margem praticada por empresas independentes serve aqui de base à determinação do preço comparável da entidade relacionada. A margem é aqui objeto de comparação entre entidades independentes e entidades relacionadas. Aplicabilidade É particularmente indicado para avaliar o preço praticado por empresas que adquirem bens ou serviços a entidades relacionadas e que revendam esses mesmos bens ou serviços a entidades independentes. É um método especialmente indicado para os distribuidores que revendem produtos sem qualquer valor acrescentado. Quando os métodos acima não possam ser aplicados, ou podendo sê-lo, não permitir obter a medida mais fiável dos termos e condições que as entidades independentes normalmente acordariam, aceitariam ou praticariam, deverão ser utilizados os métodos abaixo: Método de Fracionamento do Lucro É utilizado para repartir o lucro global derivado de operações complexas ou de séries de operações vinculadas realizadas de forma integrada entre as entidades intervenientes.

9 09 Estando determinado o lucro global nas operações vinculadas, procede-se ao seu fracionamento entre as entidades relacionadas, tendo como critério o valor da contribuição de cada uma para a realização das operações vinculadas, as funções exercidas, os ativos utilizados e os riscos assumidos por cada uma e tomando como referencia, dados externos fiáveis que indiquem como é que as entidades independentes exercendo funções comparáveis, utilizando o mesmo tipo de atividade e assumindo riscos idênticos teriam avaliados as suas contribuições. Também é admitida, como alternativa, uma outra modalidade de aplicação do método, qual consiste no fracionamento do lucro das operações em duas fases: I. A cada uma das entidades intervenientes é atribuída uma fração do lucro global que reflita a renumeração apropriada suscetível de ser obtida com o tipo de operações que realiza, determinando-se a partir de dados comparáveis sobre as renumerações normalmente obtidas por entidades independentes quando realizam operações similares e tendo em consideração de funções exercidas, os ativos utilizados e os riscos assumidos, podendo ser utilizado, para este efeito, qualquer dos restantes métodos; II. E na segunda fase, procede-se ao fracionamento do lucro ou do prejuízo residual entre cada um das entidades, em função do valor relativo da sua em tendo em conta as funções relevantes exercidas, os ativos utilizados e os riscos assumidos e recorrendo, para o efeito, à informação externa disponível que forneça indicações sobre o modo como partes independentes repartiriam o lucro ou o prejuízo e circunstancias similares, sendo o lucro assim atribuído para determinar o preço. Aplicabilidade Pode ser utilizado sempre que as operações vinculadas revelem um elevado grau de integração, tornando difícil avaliar as operações de forma individualizada, ou sempre que a existência de ativos incorpóreos de elevado valor e especificidade torne impossível estabelecer um grau de comparabilidade com as operações não vinculadas (realizadas entre entidades independentes) e não permita a aplicação dos restantes métodos.

10 10 Método de Margem Liquida Consiste em determinar a margem de lucro líquida obtida por um sujeito passivo numa operação vinculada e de a comparar com a margem de lucro líquida de uma operação não vinculada comparável efetuada pelo sujeito passivo, por uma entidade do grupo ou por uma entidade independente. Este método tem a vantagem de não estar sujeito diretamente à variabilidade dos preços praticados, tal como sucede aliás no método do preço comparável, de não depender das funções exercidas e das responsabilidades assumidas, de não estar condicionado à participação das empresas do grupo nas suas atividades empresariais e de não necessitar de conhecer a repartição dos custos entre as empresas, baseando-se na rentabilidade das transações, ou seja na comparação dos resultados operacionais da entidade relacionada com os lucros das entidades independentes. Conclusão Cabe ao sujeito passivo o ónus de provar que as transações praticadas respeitam o princípio de plena concorrência, pelo que não é demais reforçar o valor que terá a elaboração duma análise ponderada destas matérias, por parte das empresas com este tipo de transações, pois isso poderá significar a existência ou não de ajustamentos à matéria coletável por parte da Autoridade Tributária. Esta informação é de carácter informativo geral, pelo que a sua leitura não dispensa a consulta de serviços profissionais. A BTOC Consulting não se responsabiliza por qualquer dano ou prejuízo emergente de decisão tomada com base nesta informação. Para esclarecimentos e informações adicionais consulte ou info@btoc.com.cv BTOC Consulting

11 Como Criamos Valor para os Nossos Clientes FISCALIDADE Revisão de estimativa de imposto e apoio na preparação do Modelo 1-B Revisão ou apoio na preparação da Declaração Anual de Informação Contabilística e Fiscal Auditorias fiscais no âmbito do processamento de salários: código contributivo, retenções na fonte, regras direito laboral, politicas salariais Auditorias fiscais por tipo de imposto: IVA, IRPC, impostos aduaneiros Dossier fiscal de preços transferência Orientação às empresas em caso de fiscalização pela Administração Tributária Orientação a profissionais liberais, no que respeita à tributação no regime de transparência fiscal e englobamento de rendimentos Domicilio fiscal temporário para empresas CONTABILIDADE Serviços de contabilidade Reconciliação de ativos fixos tangíveis e inventariação de existências Apoio na elaboração de orçamentos e implementação de controlo orçamental Apoio na implementação de contabilidade analítica Apoio na implementação de controlo de tesouraria CONSULTORIA Apoio na implementação de metodologias de redução de custos Implementação e melhoria dos sistemas de controlo e gestão Apoio na elaboração de plano de negócios, execução de estudos de viabilidade que apoiem a tomada de decisão, estudos e planeamento estratégico Serviços de due diligence financeira e operacional carlos.graca@btoc.com.cv; nadia.cardoso@btoc.com.cv

12 CABO VERDE ANGOLA BRASIL ESPANHA MADEIRA MOÇAMBIQUE PORTUGAL CABO VERDE Av. da China (Rampa da Terra Branca, ao lado do Cartório) CP 454-A Praia Santiago Tel.:

Novos modelos declarativos: Modelo 1B e Modelo 112

Novos modelos declarativos: Modelo 1B e Modelo 112 Novos modelos declarativos: Modelo 1B e Modelo 112 Aspetos a considerar para o apuramento do lucro tributável CABO VERDE ANGOLA BRASIL CABO VERDE ESPANHA MADEIRA MOÇAMBIQUE PORTUGAL ÍNDICE ÍNDICE INTRODUÇÃO

Leia mais

BTOC P O R T U G A L

BTOC P O R T U G A L BTOC 02 2018 P O R T U G A L REGIME CONTRIBUTIVO SEGURANÇA SOCIAL TRABALHADORES INDEPENDENTES ALTERAÇÕES 2018 As alterações para o ano de 2018 respeitam, exclusivamente, às pessoas coletivas e pessoas

Leia mais

OPERAÇÕES COM ENTIDADES RELACIONADAS E RENDIMENTOS OBTIDOS NO ESTRANGEIRO OPERAÇÕES COM ENTIDADES RELACIONADAS CÓDIGO DO PAÍS DENOMINAÇÃO DA ENTIDADE

OPERAÇÕES COM ENTIDADES RELACIONADAS E RENDIMENTOS OBTIDOS NO ESTRANGEIRO OPERAÇÕES COM ENTIDADES RELACIONADAS CÓDIGO DO PAÍS DENOMINAÇÃO DA ENTIDADE MODELO EM VIGOR PARA DECLARAÇÕES DO PERÍODO DE 2019 E SEGUINTES ANTES DE PREENCHER ESTE ANEXO LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES QUE O ACOMPANHAM Q03 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS Q031 Q032 Autoridade Tributária

Leia mais

Preços de Transferência PALOP TITLE CONFERÊNCIA CATÓLICA. Samuel Fernandes de Almeida Tiago Machado Graça 1

Preços de Transferência PALOP TITLE CONFERÊNCIA CATÓLICA. Samuel Fernandes de Almeida Tiago Machado Graça 1 Preços de Transferência PALOP CONFERÊNCIA CATÓLICA TITLE Samuel Fernandes de Almeida Tiago Machado Graça 1 ÍNDICE Enquadramento Angola Moçambique Comentários finais 2 I. ENQUADRAMENTO GERAL Enquadramento

Leia mais

PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA

PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU DEPARTAMENTO DE GESTÃO Campus Politécnico - Repeses - 3500 VISEU Telefone: 232.480.500 Fax: 232.424.651 E-mail: dgest@mail.estv.ipv.pt Site:

Leia mais

IMPUTAÇÃO DE RENDIMENTOS. Profissionais, Comerciais e Industriais. Agrícolas, Silvícolas e Pecuários IDENTIFICAÇÃO DO(S) SUJEITO(S) PASSIVO(S)

IMPUTAÇÃO DE RENDIMENTOS. Profissionais, Comerciais e Industriais. Agrícolas, Silvícolas e Pecuários IDENTIFICAÇÃO DO(S) SUJEITO(S) PASSIVO(S) MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2017 Os dados recolhidos são processados automaticamente, destinando-se à prossecução das atribuições legalmente cometidas à administração fi scal. Os interessados

Leia mais

RESIDENTE NÃO HABITUAL

RESIDENTE NÃO HABITUAL MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2018 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA DECLARAÇÃO DE S - IRS 3 MODELO 3 Anexo L RESIDENTE NÃO HABITUAL IDENTIFICAÇÃO DO(S) SUJEITO(S) PASSIVO(S)

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS TAREFAS E OBRIGAÇÕES PROFISSIONAIS DE JULHO 2018 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de maio 2018 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções, deduções,

Leia mais

RESIDENTE NÃO HABITUAL

RESIDENTE NÃO HABITUAL MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2016 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA DECLARAÇÃO DE S - IRS 3 MODELO 3 Anexo L RESIDENTE NÃO HABITUAL IDENTIFICAÇÃO DO(S) SUJEITO(S) PASSIVO(S)

Leia mais

REGIME DE PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA CAPÍTULO I. Disposições gerais. Artigo 1

REGIME DE PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA CAPÍTULO I. Disposições gerais. Artigo 1 REGIME DE PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1 Definições A definição dos termos usados no presente Regime consta do Glossário, em anexo, que dela é parte integrante. Artigo 2

Leia mais

RESIDENTE NÃO HABITUAL

RESIDENTE NÃO HABITUAL MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2015 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS AUTORIDADE TRIBUTARIA E ADUANEIRA DECLARAÇÃO DE S - IRS 3 MODELO 3 Anexo L RESIDENTE NÃO HABITUAL IDENTIFICAÇÃO DO(S) SUJEITO(S) PASSIVO(S)

Leia mais

Católica Tax Congresso: Preços de Transferência Ajustamentos de Preços de Transferência

Católica Tax Congresso: Preços de Transferência Ajustamentos de Preços de Transferência Católica Tax Congresso: Preços de Transferência Ajustamentos de Preços de Transferência António Castro Caldas Lisboa, 20 de Novembro de 2013 Índice I. Questões gerais II. Ajustamentos primários III. Ajustamentos

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Proposta de Lei n.º 12/XIII/1.ª. Aprova o Orçamento do Estado para Proposta de Aditamento

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Proposta de Lei n.º 12/XIII/1.ª. Aprova o Orçamento do Estado para Proposta de Aditamento PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Proposta de Lei n.º 12/XIII/1.ª Aprova o Orçamento do Estado para 2016 Proposta de Aditamento Artigo 125.º-A Imposto sobre o Património Mobiliário É criado

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DE OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE JULHO 2016 Dia 11: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de maio 2016 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de retenções,

Leia mais

ORGANISMOS INVESTIMENTO COLETIVO. Síntese do Regime Tributário

ORGANISMOS INVESTIMENTO COLETIVO. Síntese do Regime Tributário ORGANISMOS INVESTIMENTO COLETIVO Síntese do Regime Tributário O presente trabalho tem como objetivo central abordar o regime de tributação dos rendimentos provenientes de fundos de investimento mobiliário

Leia mais

Legislação. Publicação: Diário da República n.º 3/2015, Série I, de 06/01, Páginas MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

Legislação. Publicação: Diário da República n.º 3/2015, Série I, de 06/01, Páginas MINISTÉRIO DAS FINANÇAS Classificação: 060.01.01 Segurança: P ú b l i c a Processo: Direção de Serviços de Comunicação e Apoio ao Contribuinte Diploma Portaria n.º 2/2015, de 06 de janeiro Estado: vigente Legislação Resumo: Define

Leia mais

MANUAL DE CONTABILIDADE PARA JURISTAS ÍNDICE

MANUAL DE CONTABILIDADE PARA JURISTAS ÍNDICE MANUAL DE CONTABILIDADE PARA JURISTAS ÍNDICE CAPÍTULO I. DEFINIÇÕES E DIVISÕES DA CONTABILIDADE 1 DEFINIÇÕES DE CONTABILIDADE 2 DIVISÕES DA CONTABILIDADE CAPÍTULO II. ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONCEITOS CONTABILÍSTICOS

Leia mais

O N. C O R P O R A T E

O N. C O R P O R A T E O N. C O R P O R A T E O grupo On.CORPORATE nasceu em Lisboa no início da década de 90, através da vontade concertada de diversos profissionais das áreas jurídica, contabilística e de gestão, que entenderam

Leia mais

ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO 22

ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO 22 60 ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO Este anexo deverá ser apresentado por todos os sujeitos passivos tributados pelo regime simplificado de determinação do lucro tributável, a que se refere o artigo 53.º do CIRC.

Leia mais

1 IMPUTAÇÃO DE RENDIMENTOS. Profissionais, Comerciais e Industriais. Agrícolas, Silvícolas e Pecuários. Capitais

1 IMPUTAÇÃO DE RENDIMENTOS. Profissionais, Comerciais e Industriais. Agrícolas, Silvícolas e Pecuários. Capitais MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2019 R. P. MINISTÉRIO DAS FINANÇAS AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS - IRS MODELO 3 Anexo D Transparência fiscal - Imputação de rendimentos

Leia mais

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) E IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLETIVAS

Leia mais

LEGAL ALERT ALTERAÇÕES AO ESTATUTO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS LEI N.º 43/2018

LEGAL ALERT ALTERAÇÕES AO ESTATUTO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS LEI N.º 43/2018 LEGAL ALERT ALTERAÇÕES AO ESTATUTO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS LEI N.º 43/2018 A Lei n.º 43/2018, de 9 de agosto, introduziu importantes alterações ao Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF), destacando-se a

Leia mais

Tributação Autónoma Novas regras

Tributação Autónoma Novas regras Tributação Autónoma Novas regras 1. Em sede de IRC 1.1. Tributação autónoma sobre viaturas São tributados autonomamente os encargos efetuados ou suportados por sujeitos passivos que não beneficiem de isenções

Leia mais

Newsletter de Março de 2016

Newsletter de Março de 2016 Newsletter de Março de 2016 Obrigações Fiscais do mês: Até ao dia 10, entrega da declaração, respectivos anexos e pagamento do IVA de periodicidade mensal, referente ao mês de Janeiro de 2016. Até ao dia

Leia mais

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO-VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO-VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa SISTEMA TRIBUTÁRIO QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO-VERDIANOS Imposto Base de incidência Taxa Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRPS) Contribuições para a Segurança Social Os

Leia mais

CIRCULAR. Para conhecimento, junto se envia a circular 12/2014 do nosso Gabinete Fiscal, relativa ao assunto em epígrafe

CIRCULAR. Para conhecimento, junto se envia a circular 12/2014 do nosso Gabinete Fiscal, relativa ao assunto em epígrafe CIRCULAR N/ REFª: 02/15 DATA: 05/02/2015 Assunto: Síntese Legislativa Exmos. Senhores, Para conhecimento, junto se envia a circular 12/2014 do nosso Gabinete Fiscal, relativa ao assunto em epígrafe Com

Leia mais

TRIBUTAÇÃO DAS EMPRESAS EM ANGOLA O IMPOSTO INDUSTRIAL E O ESTATUTO DOS GRANDES CONTRIBUINTES

TRIBUTAÇÃO DAS EMPRESAS EM ANGOLA O IMPOSTO INDUSTRIAL E O ESTATUTO DOS GRANDES CONTRIBUINTES PAULA ROSADO PEREIRA Doutora em Direito Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Consultora da SRS Advogados TRIBUTAÇÃO DAS EMPRESAS EM ANGOLA O IMPOSTO INDUSTRIAL E O ESTATUTO DOS

Leia mais

c9c235694b744b9fb e0e5f

c9c235694b744b9fb e0e5f DL 496/2017 2017.12.08 Ministra/o d O XXI Governo Constitucional estabeleceu, no seu Programa de Governo, a alteração das regras do regime contributivo de segurança social com o objetivo de combater a

Leia mais

WE KEEP IT BTOC. solutions ACCOUNTING & TAX HR SOLUTIONS MANAGEMENT ADVISORY. simple lively real

WE KEEP IT BTOC. solutions ACCOUNTING & TAX HR SOLUTIONS MANAGEMENT ADVISORY. simple lively real BTOC solutions ACCOUNTING & TAX HR SOLUTIONS MANAGEMENT ADVISORY simple lively real BTOC SOLUTIONS Implementamos a otimização da informação financeira nas organizações, com o objetivo de que esta atue

Leia mais

Artigo 16.º 1 [...] Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares

Artigo 16.º 1 [...] Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Artigo 16.º 1 4 -... 6 Consideram-se residentes não habituais em território português os sujeitos passivos que, tornando-se fiscalmente residentes

Leia mais

REGIME DAS SOCIEDADES DE INVESTIMENTO E GESTÃO IMOBILIÁRIA

REGIME DAS SOCIEDADES DE INVESTIMENTO E GESTÃO IMOBILIÁRIA FEVEREIRO 2019 REGIME DAS SOCIEDADES DE INVESTIMENTO E GESTÃO IMOBILIÁRIA Âmbito e Pressupostos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 19/2019, de 28 de Janeiro A captação de investimento directo estrangeiro revela-se

Leia mais

Sessão de Esclarecimento

Sessão de Esclarecimento Sessão de Esclarecimento Dupla tributação internacional, como interpretar o RFI? Abílio Sousa não residentes Tributação de não residentes com estabelecimento estável regime geral sem estabelecimento estável

Leia mais

PROPOSTA DE LEI À N.º 159/XIII

PROPOSTA DE LEI À N.º 159/XIII PROPOSTA DE LEI À N.º 159/XIII PROCEDE À ALTERAÇÃO AO CÓDIGO DO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLETIVAS, APROVADO PELO DECRETO-LEI N.º 442-B/88, DE 30 DE NOVEMBRO, E AO DECRETO-LEI N.º 413/98,

Leia mais

Proposta de alteração à Proposta de Lei n.º 37/XIII/2.ª. Orçamento do Estado para 2017

Proposta de alteração à Proposta de Lei n.º 37/XIII/2.ª. Orçamento do Estado para 2017 Proposta de alteração à Proposta de Lei n.º 37/XIII/2.ª Orçamento do Estado para 2017 Exposição de motivos Alterações ao Adicional do IMI decorrentes do debate público desde a apresentação da proposta,

Leia mais

REGIÕES AUTÓNOMAS 01 N.º DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIF) 02 PERÍODO REGIÕES AUTÓNOMAS

REGIÕES AUTÓNOMAS 01 N.º DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIF) 02 PERÍODO REGIÕES AUTÓNOMAS MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2019 04 Valores Continente RAA RAM Continente RAA RAM Valores Globais Globais 05 REGIÕES AUTÓNOMAS 01 Nº DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIF) 02 PERÍODO 1 1 REGIÕES AUTÓNOMAS

Leia mais

PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES PARA O ORÇAMENTO DO ESTADO DE 2017

PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES PARA O ORÇAMENTO DO ESTADO DE 2017 PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES PARA O ORÇAMENTO DO ESTADO DE 2017 A Ordem dos Contabilistas Certificados (doravante OCC), vem propor as seguintes alterações legislativas ao Orçamento de Estado de 2017: a) Opção

Leia mais

Documento informativo elaborado nos termos e para os efeitos do disposto na alínea c) do n.º 2 do artigo 134.º do Código dos Valores Mobiliários

Documento informativo elaborado nos termos e para os efeitos do disposto na alínea c) do n.º 2 do artigo 134.º do Código dos Valores Mobiliários ALLIANZ SE Sede: Koeniginstrasse 28 80802 Munique, Alemanha Capital Social: 1.169.920.000 Matriculada no Registo Comercial B do Tribunal da Comarca de Munique, Alemanha, sob o n.º HRB 164232 Documento

Leia mais

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 Apresentamos de seguida um resumo das principais alterações decorrentes do Orçamento de Estado, para o ano 2013. As alterações são apresentadas por categorias

Leia mais

ASBC ANA SELMA BARBOSA CARDOSO SERVIÇOS DE CONSULTORIA FINANCEIRA, FISCAL E RECURSOS HUMANOS

ASBC ANA SELMA BARBOSA CARDOSO SERVIÇOS DE CONSULTORIA FINANCEIRA, FISCAL E RECURSOS HUMANOS ASBC Serviços de Contabilidade Apostamos na qualidade dos serviços prestados, de uma forma personalizada, com soluções inovadoras, à medida de cada empresa, em todo o distrito de Lisboa, margem sul do

Leia mais

Subst C-1. Proposta de alteração à Proposta de Lei n.º 100/XIII/3.ª Orçamento do Estado para 2018

Subst C-1. Proposta de alteração à Proposta de Lei n.º 100/XIII/3.ª Orçamento do Estado para 2018 Proposta de alteração à Proposta de Lei n.º 100/XIII/3.ª Orçamento do Estado para 2018 Exposição de motivos A proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2018 contem duas medidas de proteção dos chamados

Leia mais

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Atualização nº 1

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Atualização nº 1 Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários 2017 19ª Edição Atualização nº 1 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGOS TRIBUTÁRIOS Atualização nº 1 ORGANIZAÇÃO BDJUR BIBLIOTECA DIGITAL JURÍDICA EDITOR

Leia mais

AGENDA FISCAL 07/2019

AGENDA FISCAL 07/2019 AGENDA FISCAL 07/2019 artigo 17.º, n.º 2 CIUC. Até ao último dia do mês da matrícula 01 IUC Pagamento do Imposto Único de Circulação Envio da Modelo 19, por transmissão eletrónica de dados, pelas entidades

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE SETEMBRO 2018 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de julho 2018 e anexos. IRS: Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por transmissão

Leia mais

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ATIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA)

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ATIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) MODELO EM VIGOR PARA DECLARAÇÕES DO PERÍODO DE 2019 E SEGUINTES ANTES DE PREENCHER ESTE ANEXO LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES QUE O ACOMPANHAM MUITO IMPORTANTE 1 - VENDAS DE MERCADORIAS D137 2 - VENDAS

Leia mais

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Atualização nº 5

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Atualização nº 5 Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] 2018 20ª Edição Atualização nº 5 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGOS TRIBUTÁRIOS Atualização nº 5 ORGANIZAÇÃO BDJUR BIBLIOTECA DIGITAL JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE NOVEMBRO 2018 Dia 12: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de setembro de 2018 e anexos. IRS/IRC: Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por

Leia mais

Fiscalidade Carga horária: 36 horas

Fiscalidade Carga horária: 36 horas Fiscalidade Carga horária: 36 horas PROGRAMA 1. O Sistema Fiscal Português (1 hora: Sérgio Cruz) 1.1. Os impostos nos orçamentos do Estado 1.2. Evasão e fraude fiscais 1.3. Benefícios fiscais 1.4. Contencioso

Leia mais

DECLARAÇÃO MENSAL DE REMUNERAÇÕES (AT)

DECLARAÇÃO MENSAL DE REMUNERAÇÕES (AT) Os dados recolhidos são processados automaticamente, destinando-se à prossecução das atribuições legalmente cometidas à administração fiscal. Os interessados poderão aceder à informação que lhes diga respeito

Leia mais

Artigo 14.º. (Aditado pela Lei n.º 55/2013, de 8 de agosto, com entrada em vigor a 9 de agosto de Produz efeitos a 1 de julho de 2013)

Artigo 14.º. (Aditado pela Lei n.º 55/2013, de 8 de agosto, com entrada em vigor a 9 de agosto de Produz efeitos a 1 de julho de 2013) Artigo 14.º [ ] 1-2 - 3-4 - 5-6 - 7-8 - 9-10 - 11-12 - Estão isentos de IRC os juros e royalties, cujo beneficiário efetivo seja uma sociedade de outro Estado membro da União Europeia ou um estabelecimento

Leia mais

PRAZOS E MÉTODOS DE AMORTIZAÇÃO. Índice: Capítulo II Disposições Gerais... 3

PRAZOS E MÉTODOS DE AMORTIZAÇÃO. Índice: Capítulo II Disposições Gerais... 3 AVISO N.º [XX/2015] PRAZOS E MÉTODOS DE AMORTIZAÇÃO Índice: Capítulo I... 3 Disposições Gerais... 3 Capítulo II... 3 Prazos e Métodos de Amortização... 3 Capítulo III... 7 Disposições Finais... 7 1 Aviso

Leia mais

DECRETO N.º 89/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

DECRETO N.º 89/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: DECRETO N.º 89/XII Altera o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, o Código do Imposto do Selo e a Lei Geral Tributária

Leia mais

DECRETO N.º 222/XIII. Prorroga a vigência de determinados benefícios fiscais, alterando o Estatuto dos Benefícios Fiscais

DECRETO N.º 222/XIII. Prorroga a vigência de determinados benefícios fiscais, alterando o Estatuto dos Benefícios Fiscais DECRETO N.º 222/XIII Prorroga a vigência de determinados benefícios fiscais, alterando o Estatuto dos Benefícios Fiscais A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição,

Leia mais

Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017. Alterações para Código Impostos sobre Património

Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017. Alterações para Código Impostos sobre Património Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017 Alterações para Código Impostos sobre Património Alteração ao Código do Imposto do Selo Inserir a págs. 541 Artigo 2.º 1 a 3 4 (Revogado

Leia mais

Compreender a interligação entre o resultado contabilístico e o resultado fiscal;

Compreender a interligação entre o resultado contabilístico e o resultado fiscal; IMPOSTOS SOBRE O RENDIMENTO II [12101] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS A presente unidade curricular visa dotar o aluno de um conhecimento abrangente da tributação das pessoas coletivas no contexto do

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE JULHO 2015 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de maio 2015 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de retenções,

Leia mais

Regime Aduaneiro e os Preços de Transferência

Regime Aduaneiro e os Preços de Transferência www.pwc.com/pt Regime Aduaneiro e os Preços de Transferência 29 de janeiro de 2012 Introdução Slide 2 Introdução Nas últimas quatro décadas, o volume de mercadorias e de serviços transacionados internacionalmente

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DECRETO-LEI N.º 159/2009, DE 13 DE JULHO

ÍNDICE SISTEMÁTICO DECRETO-LEI N.º 159/2009, DE 13 DE JULHO DECRETO-LEI N.º 159/2009, DE 13 DE JULHO Artigo 1.º - Objecto.................................................... 18 Artigo 2.º - Alterações ao Código do IRC................................... 18 Artigo

Leia mais

IRS e Segurança Social Proposta de lei para o OE 2019

IRS e Segurança Social Proposta de lei para o OE 2019 www.pwc.pt/orcamentoestado IRS e Segurança Social Proposta de lei para o OE 2019 IRS Rendimentos Empresariais e Profissionais Contabilidade organizada Propõe-se o aumento de 10% para 15% da taxa de tributação

Leia mais

IRC. Tributação de não residentes

IRC. Tributação de não residentes IRC Tributação de não residentes Abílio Sousa Setembro 2014 IRC tributação de não residentes Programa 1ª parte: Regras de localização e de tributação dos rendimentos Artigo 4.º do Código do IRC 2ª parte:

Leia mais

30 ANOS DE IVA EM PORTUGAL

30 ANOS DE IVA EM PORTUGAL 30 ANOS DE IVA EM PORTUGAL IVA- BALCÃO ÚNICO - MOSS Regime dos serviços de telecomunicações, rádio e tv e por via eletrónica Regime 1 Telecomunicações Rádio e Televisão Prestador Tributáveis em Portugal

Leia mais

N.º5 PORTUGAL IGUALDADE SALARIAL ENTRE GÉNEROS GANHOU UMA NOVA LEI ANGOLA WORKSHOP SOBRE O IVA E A SUA INTRODUÇÃO M A G A Z I N E

N.º5 PORTUGAL IGUALDADE SALARIAL ENTRE GÉNEROS GANHOU UMA NOVA LEI ANGOLA WORKSHOP SOBRE O IVA E A SUA INTRODUÇÃO M A G A Z I N E RH M A G A Z I N E PORTUGAL IGUALDADE SALARIAL ENTRE GÉNEROS GANHOU UMA NOVA LEI O NOVO PARADIGMA DO REGIME CONTRIBUTIVO DOS TRABALHADORES INDEPENDENTES ANGOLA WORKSHOP SOBRE O IVA E A SUA INTRODUÇÃO N.º5

Leia mais

Proposta de Lei do OE 2018 IRC. João Magalhães Ramalho Sócio PLMJ Fiscal. Outubro de 2017

Proposta de Lei do OE 2018 IRC. João Magalhães Ramalho Sócio PLMJ Fiscal. Outubro de 2017 Proposta de Lei do OE 2018 João Magalhães Ramalho Sócio PLMJ Fiscal Outubro de 2017 MAIS-VALIAS REALIZADAS POR ENTIDADES NÃO RESIDENTES NA TRANSMISSÃO ONEROSA DE PARTES DE CAPITAL EM ENTIDADES SEM SEDE

Leia mais

CONVERSÃO DE CRÉDITOS EM CAPITAL Lei n.º 7/2018, de 2 de Março RESUMO: Estabelece o regime jurídico da conversão de créditos em capital.

CONVERSÃO DE CRÉDITOS EM CAPITAL Lei n.º 7/2018, de 2 de Março RESUMO: Estabelece o regime jurídico da conversão de créditos em capital. INFORMAÇÃO N.º 362 Período de 2 a 8 de Março de 2018 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO CONVERSÃO DE CRÉDITOS EM CAPITAL Lei n.º 7/2018, de 2 de Março RESUMO: Estabelece o regime jurídico da conversão de

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO NOVO REGIME SIMPLIFICADO DE I.R.S NOVO REGIME PARA A SEGURANÇA SOCIAL TRABALHADORES INDEPENDENTES 2019

BOLETIM INFORMATIVO NOVO REGIME SIMPLIFICADO DE I.R.S NOVO REGIME PARA A SEGURANÇA SOCIAL TRABALHADORES INDEPENDENTES 2019 Departamento: Fiscalidade e Segurança Social BOLETIM INFORMATIVO 13 de Março de 2018 NOVO REGIME SIMPLIFICADO DE I.R.S. 2018 NOVO REGIME PARA A SEGURANÇA SOCIAL TRABALHADORES INDEPENDENTES 2019 Pedro Moreira

Leia mais

PORTARIA N.º 4 /05. de 17 de Janeiro

PORTARIA N.º 4 /05. de 17 de Janeiro MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E PLANEAMENTO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA N.º 4 /05 de 17 de Janeiro As alterações introduzidas no Orçamento do Estado para 2005 para vigorarem a partir de 1 de Janeiro, nomeadamente,

Leia mais

TABELAS DE RETENÇÃO NA FONTE SOBRE RENDIMENTOS DO TRABALHO DEPENDENTE E PENSÕES PARA 2017 CONTINENTE

TABELAS DE RETENÇÃO NA FONTE SOBRE RENDIMENTOS DO TRABALHO DEPENDENTE E PENSÕES PARA 2017 CONTINENTE LISTA DE PRÉDIOS PARA EFEITOS DE AVALIAÇÃO DE IMI A QUE SE REFERE O N.º 4 DO ARTIGO 38.º DO CIMI Foi publicada a Portaria 11/2017 de 9 de janeiro, que define a tipologia de prédios urbanos aos quais é não

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 226 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 22 de maio a 1 de junho de 2015

INFORMAÇÃO N.º 226 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 22 de maio a 1 de junho de 2015 INFORMAÇÃO N.º 226 Período de 22 de maio a 1 de junho de 2015 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO Sem legislação relevante no período. JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA A FISCAL RECIBO DE RENDA ELETRÓNICO PERGUNTAS

Leia mais

PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO

PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO 9-5-2017 PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO Vasta Rede de Acórdos de Dupla Tributação 8 Regime dos residentes não habituais 1 Regime dos vistos dourados (golden

Leia mais

Nota Informativa sobre o AIMI

Nota Informativa sobre o AIMI Nota Informativa sobre o AIMI O que é o AIMI Novo imposto sobre o património introduzido pelo Orçamento de Estado para 2017. É um adicional ao imposto sobre imóveis (AIMI), pelo que os proprietários pagam

Leia mais

LEGISLAÇÃO. Boletim do Contribuinte 44 JANEIRO Nº 2 IRS

LEGISLAÇÃO. Boletim do Contribuinte 44 JANEIRO Nº 2 IRS 44 LEGISLAÇÃO IRS Tabelas de retenção na fonte para 2013 Trabalho dependente e pensões Continente Despacho n.º 796-B/2013 de 14 de janeiro (in DR, nº 9, II Série, 2º Suplemento, de 14.1.2013) Em execução

Leia mais

Elegibilidade de documentos de despesa

Elegibilidade de documentos de despesa NOTA INFORMATIVA N.º 3/2017 DAI Data: 10/03/2017 Assunto: Elegibilidade de documentos de despesa 1. ENQUADRAMENTO Nos regulamentos específicos 1 das medidas FEADER Investimento do período de programação

Leia mais

PPR FUTURO. Informações Pré-Contratuais. Plano Poupança Reforma BPN

PPR FUTURO. Informações Pré-Contratuais. Plano Poupança Reforma BPN TIPO DE CLIENTE Particulares, Profissionais Liberais e Empresas. SEGMENTO-ALVO Destina-se a fomentar a poupança para constituição de um complemento de reforma. Direccionado para Clientes com idade inferior

Leia mais

Escola Secundária de Francisco Franco Curso de Educação e Formação. Matriz da Prova de Avaliação Final

Escola Secundária de Francisco Franco Curso de Educação e Formação. Matriz da Prova de Avaliação Final UFCD 6222 INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE CONTAS E NORMAS CONTABILÍSTICAS Código de Contas (CC) Meios Financeiros Líquidos Contas a Receber e a Pagar Inventários e Ativos Biológicos Investimentos Capital, reservas

Leia mais

IRS e Competitividade

IRS e Competitividade IRS e Competitividade A simplificação do imposto e a competitividade 1 Pilares da competitividade do sistema fiscal Política Fiscal e Administração Aumentar as receitas fiscais de uma forma amplamente

Leia mais

Obrigações JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Obrigações JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ 1 1 DMR (Declaração Mensal de Remunerações) - AT* 11 10 10 11 10 13 11 10 12 10 10 12 2 Segurança Social - Declaração de Remunerações * 11 10 10 11 10 13 11 10 12 10 10 12 3 Declaração periódica IVA -

Leia mais

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa SISTEMA TRIBUTÁRIO QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS Imposto Base de incidência Taxa IRPS Os residentes são tributados por todos os rendimentos mesmo os obtidos fora de Moçambique, os

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE DEZEMBRO 2018 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de outubro de 2018 e anexos. IRS/IRC: Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 96/XII/2.ª. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 96/XII/2.ª. Exposição de Motivos PL 465/2012 2012.09.20 Exposição de Motivos A prossecução do interesse público, em face da situação económico-financeira do País, exige um esforço de consolidação que requererá, além de um permanente ativismo

Leia mais

Não estou abrangido pelo IRS automático, o que devo fazer?

Não estou abrangido pelo IRS automático, o que devo fazer? O que é a Declaração Automática de Rendimentos? É uma declaração totalmente preenchida pela AT com base nos dados que lhe são comunicados por terceiros (rendimentos e despesas) e: com base nos elementos

Leia mais

DECRETO N.º 289/XIII. Reforça o combate às práticas de elisão fiscal, transpondo a Diretiva (UE) 2016/1164, do Conselho, de 16 de julho

DECRETO N.º 289/XIII. Reforça o combate às práticas de elisão fiscal, transpondo a Diretiva (UE) 2016/1164, do Conselho, de 16 de julho DECRETO N.º 289/XIII Reforça o combate às práticas de elisão fiscal, transpondo a Diretiva (UE) 2016/1164, do Conselho, de 16 de julho A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 176/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 176/XII. Exposição de Motivos PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Proposta de Lei n.º 176/XII Exposição de Motivos A presente proposta de lei visa proceder à alteração dos mapas I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII,

Leia mais

Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) Formação à Distância

Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) Formação à Distância Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) Formação à Distância CURSO DIS1208 Curso: Preços de Transferência e Medidas Anti-abuso 1 - OBJECTIVOS : Trata-se de um curso dirigido a profissionais qualificados,

Leia mais

Artigo 12.º. b) Operações que envolvam entidades não residentes em território português;

Artigo 12.º. b) Operações que envolvam entidades não residentes em território português; Regime Complementar do Procedimento de Inspeção Tributária Artigo 12.º 1 2 3 - O disposto nos números anteriores compreende, relativamente aos grandes contribuintes, a decisão antecipada, sobre a qualificação

Leia mais

Locação e Cedências, IVA e Contabilidade

Locação e Cedências, IVA e Contabilidade Locação e Cedências, IVA e Contabilidade Alexandra Martins Coordenação Sérgio Vasques CATÓLICA, FACULDADE DE DIREITO, ESCOLA DE LISBOA 28 de fevereiro de 2018 IFRS 15 Rédito de Contratos com Clientes Início

Leia mais

Fusões e Cisões Regime de neutralidade fiscal

Fusões e Cisões Regime de neutralidade fiscal Fusões e Cisões Regime de neutralidade fiscal Rosa Branca Areias Maio de 2017 Diretiva fusões, cisões, entradas de ativos e permuta de ações Diretiva 90/434/CEE Diretiva 2009/133/CE Regime especial para

Leia mais

O que muda para as empresas e para os trabalhadores em 2018?

O que muda para as empresas e para os trabalhadores em 2018? O que muda para as empresas e para os trabalhadores em 2018? Inês Beato e Rita dos Reis Louro Advogadas da GA_P, Portugal Ana Paula Basílio Responsável pela área de Fiscal da GA_P, Portugal Com a aprovação

Leia mais

Introdução de ajustamentos nos escalões de rendimentos para aplicação das taxas marginais de imposto.

Introdução de ajustamentos nos escalões de rendimentos para aplicação das taxas marginais de imposto. Guia Fiscal IRS 2017 Esta informação é um resumo dos benefícios fiscais associados a produtos comercializados pelo Novo Banco, em vigor após a publicação da Lei do Orçamento do Estado (OE) para 2017 -

Leia mais

Preenchimento da Declaração Modelo 3 de IRS de 2016

Preenchimento da Declaração Modelo 3 de IRS de 2016 Preenchimento da Declaração Modelo 3 de IRS de 2016 O NOVO BANCO DOS AÇORES vem prestar alguns esclarecimentos que considera úteis para o preenchimento da declaração Modelo 3 de IRS, tomando por base a

Leia mais

RENDIMENTOS DA CATEGORIA B REGIME SIMPLIFICADO / ATO ISOLADO. Regime Simplificado de Tributação. Profissionais, Comerciais e Industriais

RENDIMENTOS DA CATEGORIA B REGIME SIMPLIFICADO / ATO ISOLADO. Regime Simplificado de Tributação. Profissionais, Comerciais e Industriais MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2015 AUTORIDADE TRIBUTARIA E ADUANEIRA 3 A MINISTÉRIO DAS FINANÇAS DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS - IRS IDENTIFICAÇÃO DO(S) SUJEITO(S) PASSIVO(S) Sujeito passivo A NIF

Leia mais

REGIME SIMPLIFICADO. (Art.ºs 86.º-A e 86.º-B do CIRC) Rendimentos .., .., .., .., Acréscimo por não reinvestimento (art.º 86.º-B, n.

REGIME SIMPLIFICADO. (Art.ºs 86.º-A e 86.º-B do CIRC) Rendimentos .., .., .., .., Acréscimo por não reinvestimento (art.º 86.º-B, n. MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2018 R. P. MINISTÉRIO DAS FINANÇAS AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA DECLARAÇÃO D E RENDIMENTOS REGIME SIMPLIFICADO (Art.ºs 86.º-A e 86.º-B do CIRC) 01 N.º DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO(S) SUJEITO(S) PASSIVO(S) Sujeito passivo B NIF 03 RENDIMENTOS OBTIDOS. RENDAS (Rendimento ilíquido) TITULAR Parte %

IDENTIFICAÇÃO DO(S) SUJEITO(S) PASSIVO(S) Sujeito passivo B NIF 03 RENDIMENTOS OBTIDOS. RENDAS (Rendimento ilíquido) TITULAR Parte % MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2015 ORIGINAL PARA A AT Os dados recolhidos são processados automaticamente, destinando-se à prossecução das atribuições legalmente cometidas à administração fi scal.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE PRESTAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES SETOR DE ANÁLISE E GESTÃO DO CONHECIMENTO. Nota Informativa

DEPARTAMENTO DE PRESTAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES SETOR DE ANÁLISE E GESTÃO DO CONHECIMENTO. Nota Informativa Nota Informativa Trabalhadores Independentes Principais alterações a partir de 1 de janeiro de 2019 [Decreto-Lei n.º 2/2018, de 9 de janeiro ] A partir de 1 de janeiro de 2019, são introduzidas as seguintes

Leia mais

Calendário Fiscal - Março 2012

Calendário Fiscal - Março 2012 Calendário Fiscal - Março 2012 Dia 1 de Março: IRS - DECLARAÇÃO MODELO 3 - Rendimentos da Categoria A e/ou H A partir desta data e até 30 Março de 2012, devem ser apresentadas em qualquer repartição de

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Gestão Ano letivo 2018/2019 Unidade Curricular Direito Fiscal e Fiscalidade ECTS 6 Regime Obrigatório Ano 2.º Semestre 2.º Horas de trabalho globais Docente Rui Portela Total 168 Contacto 75 Coordenadora

Leia mais

Orçamento do Estado 2016

Orçamento do Estado 2016 www.pwc.pt/orcamentoestado Orçamento do Estado 2016 Proposta de Lei Resumo dos aspetos essenciais do Orçamento do Estado para 2016 OE 2016 IRC Catarina Gonçalves, Tax Director 2 A importância do IRC Peso

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE MARÇO 2018 Dia 12: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de janeiro 2018 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções, deduções,

Leia mais

Preços de Transferência (Decreto N.º 70/2017) IRPS: Aspectos gerais e alterações da lei n.º 19/2017 e Decreto n.º 51/2018

Preços de Transferência (Decreto N.º 70/2017) IRPS: Aspectos gerais e alterações da lei n.º 19/2017 e Decreto n.º 51/2018 ÍNDICE Preços de Transferência (Decreto N.º 70/2017) IRPS: Aspectos gerais e alterações da lei n.º 19/2017 e Decreto n.º 51/2018 IVA: Aspectos gerais e aspectos específicos com principal incidência para

Leia mais

Getting to the point Tax News Flash n.º3/2018

Getting to the point Tax News Flash n.º3/2018 Getting to the point Tax News Flash n.º3/2018 16 de janeiro de 2018 Conceito de entidades contratantes Alargamento de âmbito e novas taxas de janeiro de 2018 Qualificavam como entidades contratantes as

Leia mais