Projetos de apoio ao SUS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projetos de apoio ao SUS"

Transcrição

1 Projetos de apoio ao SUS HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS E SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

2 APRESENTAÇÃO A parceria entre o Hospital Sírio Libanês HSL e o Ministério da Saúde MS para projetos em parceria 1 voltados à capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde SUS conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde - CONASS, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde CONASEMS, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA e de instituições de ensino superior do país. Os projetos educacionais são executados pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa IEP/HSL e definidos a partir de necessidades identificadas pelos gestores do SUS. Os projetos aprovados pelo MS para o triênio foram construídos em parceria com a Fundação Dom Cabral, a Biblioteca Cochrane, representantes dos gestores do SUS e profissionais de Instituições de Ensino Superior brasileiras. O projeto Gestão da Clínica no SUS - GCSUS, para , é uma estratégia com um conjunto de iniciativas voltadas à (i) constituição e fortalecimento de regiões de saúde e redes de atenção à saúde; (ii) ampliação do acesso, humanização e integralidade do cuidado à saúde; (iii) articulação de processos de formação, atenção e desenvolvimento tecnológico em cenários do SUS; e (iv) disseminação de ferramentas e dispositivos da gestão da clínica para a melhoria da eficiência, eficácia e efetividade dos serviços de saúde, com qualidade e segurança. Contempla: 5 cursos de especialização Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde Regulação em Saúde no SUS Educação na Saúde para Preceptores do SUS Processos Educacionais na Saúde Gestão da Atenção à Saúde (50% das vagas) 2 cursos de atualização Saúde Baseada em Evidências Processos Educacionais na Saúde 1 mestrado profissional: Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde MGTIS (50% das vagas) Acompanhamento e avaliação dos projetos 1 Portarias GM/MS 3276 de dezembro de 2007 e GM/MS no. 936, de 27 de abril de 2011 que regulamenta o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde PROADI-SUS.

3 O Gestão da Clínica no SUS é um projeto de abrangência nacional, cuja meta é envolver 70 regiões de saúde do país. Para a 1ª edição, desenvolvida no período , foram indicadas 10 regiões de saúde. Para a 2ª edição, em desenvolvimento no período , foram indicadas 20 regiões de saúde e outras 40 serão definidas e contempladas na 3ª edição do projeto com desenvolvimento em 2014 (ver Quadro 1). Quadro 1. Regiões de saúde indicadas para a 1a e 2a edições do projeto Gestão da Clínica no SUS, IEP/HSL e MS, triênio REGIÕES DE SAÚDE 1a. edição REGIÕES DE SAÚDE 2a. edição Aracaju-SE Belém-PA Campo Grande-MS Florianópolis-SC Fortaleza-CE João Pessoa-PB Maceió-AL Manaus-AM Natal-RN Vitória-ES Arapiraca-AL Campo Grande-MS Caruaru-PE Caxias do Sul-RS Crato-CE Curitiba-PR Distrito Federal-DF Dourados-MS Juazeiro-CE Maringá-PR Palmas-TO Porto Velho-RO Salvador-BA Santarém-PA São Luís-MA Sobral-CE Teresina-PI Três Lagoas-MS Uberaba-MG Volta Redonda-RJ O Projeto Apoio ao Desenvolvimento da Vigilância Sanitária é uma estratégia com um conjunto de iniciativas voltadas ao desenvolvimento dos profissionais e trabalhadores do SUS por meio da: (i) oferta de atividades de Educação Continuada para profissionais de saúde da rede de hospitais sentinela, por meio de Telesaúde do projeto Rede Sentinelas em Ação, (ii) oferta de atividades de apoio à elaboração de plano de reorganização da rede de laboratórios de saúde pública e (iii) capacitação em gestão para profissionais de saúde que atuam em vigilância sanitária. A Especialização em Gestão em Vigilância Sanitária GVISA teve sua 1ª edição desenvolvida no período , em seis regiões metropolitanas do país: Recife, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, formando 300 especialistas. Para o período será desenvolvida a 2ª edição nas doze cidades sede da copa do mundo 2014 (ver Figura 1).

4 O projeto Apoio à gestão de situações de emergência em saúde é uma estratégia que contempla dois cursos de especialização: Gestão de Situações de Emergência em Saúde Pública - GESP e Gestão de Emergências no SUS - GES. O curso focado na gestão de situações de emergência em saúde pública é direcionado à capacitação dos profissionais vinculados à Força Nacional do SUS e ocorrerá nas 12 cidades sede da copa do mundo de futebol de 2014 (ver Figura 1). Manaus AM Fortaleza CE Natal RN Recife - PE Salvador - BA Cuiabá - MT Brasília - DF Belo Horizonte - MG Rio de Janeiro - RJ São Paulo - SP Curitiba - PR Porto Alegre - RS Figura 1. Cidades sede dos cursos GVISA e GESP, IEP/HSL, O público alvo da primeira edição do Gestão de Emergências no SUS é formado pelos membros dos Núcleos de Acesso e Qualidade Hospitalar - NAQHs, de até 25 hospitais integrantes do Programa SOS Emergências (ver Quadro 2).

5 Quadro 2. Relação dos hospitais do Programa SOS Emergências, participantes da 1a edição do curso, IEP/HSL, HOSPITAIS DO PROGRAMA SOS EMERGÊNCIAS PARTICIPANTES DO GES Ananindeua-PA Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência Aracaju-SE Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho Belo Horizonte-MG Hospital João XXIII Cuiabá-MT Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá Curitiba-PR Hospital do Trabalhador Distrito Federal Hospital de Base Fortaleza-CE Instituto Dr. José Frota Goiânia - GO Hospital de Urgências de Goiânia João Pessoa-PB Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena Maceió-AL Hospital Geral do Estado Dr. Osvaldo Brandão Vilela Manaus-AM Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Machado Natal-RN Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel Porto Alegre-RS Grupo Hospitalar Conceição Porto Velho-RO Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II Recife-PE Hospital da Restauração Hospital Getúlio Vargas Rio de Janeiro-RJ Hospital Estadual Albert Schweitzer Hospital Federal do Andaraí Hospital Federal Bonsucesso Hospital Municipal Miguel Couto Salvador-BA Hospital Geral Roberto Santos São Paulo-SP Irmandade da Santa Casa de Misericórdia Hospital Santa Marcelina Teresina-PI Hospital de Urgência de Teresina Professor Zenon Rocha

6 OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DOS PROJETOS DE APOIO AO SUS Os Programas dos Cursos de Especialização desenvolvidos em parceria com o Sistema Único de Saúde foram construídos por um conjunto de autores e validados pelo Núcleo de Gestão e Saúde e pelos gestores de aprendizagem do IEP/HSL (ver Figura 2). Ondas de capacitação Autores Coordenadores Gestores de Aprendizagem Facilitadores Especializandos Figura 2. Representação das ondas de formação dos Cursos de Especialização dos Projetos de apoio ao SUS, IEP/HSL, Os gestores de aprendizagem se responsabilizam pelo desenvolvimento dos cursos e pela formação dos facilitadores de aprendizagem. Esses, também professores dos cursos, são responsáveis pela capacitação dos especializandos, sendo apoiados pelos autores e por especialistas nas respectivas áreas de conhecimento. Os cursos de pós-graduação do IEP/HSL são orientados por competência profissional e utilizam abordagens pedagógicas inovadoras, incluindo a aprendizagem baseada em problemas ABP, a problematização, a aprendizagem baseada em equipes TBL, a educação a distância EAD e a avaliação baseada em critérios. Todos originam projetos aplicativos de intervenção na realidade. Cada curso é apoiado por três coordenações: geral, pedagógica e administrativa. Os Cursos de Especialização são oferecidos, na modalidade semipresencial, no período de , com carga horária total de 360 horas, sendo: 288 horas presenciais e 72 horas de trabalho a distância. O público alvo de cada curso é formado por 40 ou 48 profissionais de saúde com formação universitária, vinculados em cada uma das regiões de saúde/sedes/hospitais indicados (ver Quadro 3).

7 Quadro 3. Metas dos cursos de especialização dos Projetos de apoio ao SUS, IEP/HSL, Cursos No. Regiões/ Sedes/ Hospitais No. Vagas/ Curso No. Total de vagas Período No. de Facilitadores No. de Projetos Aplicativos GCSUS 1ª. Edição Agosto/2012 a Junho/ GCSUS 2ª. Edição Agosto/2013 a Junho/ GCSUS 3ª. Edição Março a Dezembro/ Subtotal GCSUS 70 regiões a GVISA 2ª. Edição 12 sedes Agosto/2013 a Junho/ GESP 12 sedes Agosto/2013 a Junho/ GEHSUS 25 hospitais Maio/2013 a Março/ TOTAL Agosto/2012 a Dezembro/ As atividades educacionais com os especializandos são semanais e desenvolvidas em encontros locais, por um período de 10 meses, distribuídos segundo as unidades educacionais. A cada unidade educacional, os especializandos terão um período sem atividades presenciais. Nesse período, os facilitadores tem encontros presenciais com o gestor de aprendizagem, com apoio das coordenações dos cursos, para atividades de planejamento, educação permanente e avaliação. Essas atividades fazem parte e dão continuidade ao processo de desenvolvimento dos facilitadores. Para a certificação nos cursos, os especializandos deverão cumprir carga horária mínima de 75% nas atividades presenciais, ter avaliação de desempenho satisfatório nas atividades educacionais e conceito satisfatório no projeto aplicativo, elaborado em grupo, e no trabalho de conclusão de curso-tcc, elaborado individualmente. O projeto de avaliação e acompanhamento para os cursos de especialização dos Projetos de apoio ao SUS focaliza: (i) o próprio curso, considerando suas atividades e o desempenho de especializandos e facilitadores; (ii) os processos, produtos e/ou resultados de melhoria do cuidado à saúde, orientados pelos projetos aplicativos. Esse projeto é coordenado pelo Núcleo de Gestão e Saúde do IEP/HSL, em parceria com os pesquisadores do mestrado em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde - MGTIS.

8 Curso de Especialização: GESTÃO DA CLÍNICA NAS REGIÕES DE SAÚDE 2ª edição A especialização em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde promove a capacitação de profissionais em gestão da clínica, favorecendo uma maior compreensão sobre as distintas modelagens de atenção à saúde e a utilização de ferramentas e dispositivos de gestão da clínica, com vistas à melhoria da qualidade da atenção à saúde. A gestão da clínica, no âmbito deste curso, está concebida na articulação entre a gestão e o cuidado, visando a progressiva autonomia e responsabilização das equipes de cuidado, o estabelecimento de objetivos, metas e indicadores relativos ao cuidado e o alinhamento de diretrizes clínicas, protocolos ou fluxogramas. As necessidades de saúde do paciente, família e de grupos populacionais são colocadas no centro da organização de sistemas e serviços de saúde. O especializando do curso de Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde está convidado a desenvolver capacidades de gestão da clínica, considerando sua área de atuação e a promover, na sua região de saúde, a disseminação dessa prática como estratégia para ampliar o acesso e a integralidade do cuidado. Profissionais das regiões de saúde indicadas que atuam na gestão, atenção à saúde e formação de profissionais de saúde nos cenários do SUS. 48 em cada uma das regiões de saúde indicadas para o projeto no período SELEÇÃO DOS ESPECIALIZANDOS A seleção dos especializandos será feita pelo IEP/HSL a partir das indicações dos gestores das regiões de saúde participantes, considerando a disponibilidade e o compromisso para participar de processos de transformação da realidade visando o fortalecimento do SUS. PERÍODO DE INSCRIÇÕES Junho a julho de 2013 PERÍODO DO CURSO Agosto de 2013 a Junho de 2014

9 Curso de Especialização: REGULAÇÃO EM SAÚDE NO SUS 2ª edição A especialização em Regulação em Saúde no SUS promove o desenvolvimento de capacidades que traduzam a regulação tanto como uma macrofunção do Estado, como uma prática competente na utilização dos dispositivos, ferramentas, instrumentos e tecnologias de regulação, voltados à garantia de acesso e da integralidade do cuidado à saúde. O objetivo será a construção de projetos aplicativos viáveis e relevantes, voltados à qualificação da regulação nas regiões de saúde. O especializando do curso de Regulação em Saúde no SUS está convidado a desenvolver capacidades para a promoção da regulação em saúde e a disseminação da gestão da clínica, na respectiva região, como estratégia para ampliação do acesso e garantia da integralidade do cuidado, com qualidade e segurança. Profissionais das regiões de saúde indicadas que atuam nas áreas de regulação/controle/auditoria, em outras áreas da gestão de serviços e do sistema de saúde e na atenção à saúde. 48 em cada uma das regiões de saúde indicadas para o projeto no período SELEÇÃO DOS ESPECIALIZANDOS A seleção dos especializandos será feita pelo IEP/HSL a partir das indicações dos gestores das regiões de saúde participantes, considerando a disponibilidade e o compromisso para participar de processos de transformação da realidade visando o fortalecimento do SUS. PERÍODO DE INSCRIÇÕES Junho a julho de 2013 PERÍODO DO CURSO Agosto de 2013 a Junho de 2014

10 Curso de Especialização: EDUCAÇÃO NA SAÚDE PARA PRECEPTORES DO SUS 2ª edição A especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS promove a capacitação de profissionais do SUS em educação na saúde, de modo que orientar as atividades educacionais com graduandos e profissionais técnicos ou em pós-graduação para o desenvolvimento de um perfil ancorado na integralidade do cuidado e na equidade da atenção. O especializando do curso de Educação na Saúde para Preceptores do SUS está convidado a desenvolver capacidades educacionais, a serem aplicadas na sua área de atuação, e a disseminar essa prática no cotidiano do trabalho em saúde nos cenários do SUS. Visa, paralelamente, a incorporação da gestão da clínica como capacidade que articula as áreas de gestão e de assistência, no sentido da melhoria da efetividade, eficácia, eficiência, qualidade e segurança do cuidado à saúde. Profissionais das regiões de saúde indicadas que atuam na formação de estudantes de graduação e/ou pós-graduação lato senso (residência e especialização) e na capacitação de profissionais nos cenários do SUS. 48 em cada uma das regiões de saúde indicadas para o projeto no período SELEÇÃO DOS ESPECIALIZANDOS A seleção dos especializandos será feita pelo IEP/HSL a partir das indicações dos gestores das regiões de saúde participantes, considerando disponibilidade e compromisso para participar de processos de transformação da realidade visando o fortalecimento do SUS. PERÍODO DE INSCRIÇÕES Junho a julho de 2013 PERÍODO DO CURSO Agosto de 2013 a Junho de 2014

11 Curso de Especialização: GESTÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE - GAS Este curso é uma oferta conjunta do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês - IEP/HSL e Fundação Dom Cabral FDC. A combinação de talentos da FDC, renomada escola de negócios brasileira e do HSL, reconhecido pela excelência na área da saúde, promoveu a construção de uma solução educacional diferenciada, visando formar gestores competentes para atuarem na Gestão da Atenção à Saúde. A associação entre a orientação do curso por competência profissional e a utilização de tecnologias inovadoras em gestão, atenção à saúde e educação constitui uma nova tendência na formação e proporcionou a construção de um novo perfil para gestores da área da saúde. Em 2013, o curso inicia sua quinta turma de especializandos. Desde sua concepção, as vagas são distribuídas entre participantes dos setores público e privado. A riqueza das trocas proporcionadas por essas duas perspectivas é um dos subprodutos desejados para essa iniciativa educacional. O objetivo dessa especialização é formar gestores na área da saúde desenvolvendo e articulando capacidades para uma atuação com excelência nos processos de gestão macro e micro-organizacionais; na gestão dos processos de atenção à saúde; na gestão da aprendizagem e do conhecimento em serviços de atenção à saúde. Profissionais com nível superior que atuam em gestão na área da saúde. 50 vagas, sendo 20 destinadas a gestores do setor público SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES A seleção dos especializandos para as vagas destinadas ao setor público será feita pelo IEP/HSL a partir das indicações dos gestores das regiões de saúde participantes, considerando disponibilidade e compromisso para participar de processos de transformação da realidade visando o fortalecimento do SUS. PERÍODO DE INSCRIÇÕES Vagas destinadas ao setor público até 20 de março de PERÍODO DO CURSO Março a Dezembro de 2013.

12 Curso de Especialização: GESTÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA 2ª edição A especialização em Gestão da Vigilância Sanitária promove a capacitação de profissionais de saúde, especialmente os que atuam como gestores em vigilância sanitária, nas três esferas de gestão. Objetiva qualificar as ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, na perspectiva da prevenção de agravos e doenças bem como da promoção da saúde da população e qualidade de vida. O especializando da edição de está convidado desenvolver capacidades, com foco na gestão da vigilância sanitária, promovendo a construção de projetos aplicativos voltados à solução de um problema/necessidade dessa área, em sua região de saúde. Profissionais das regiões de saúde/sedes indicadas que atuam na área de vigilância sanitária e à saúde, em outras áreas da gestão de serviços e do sistema de saúde e na atenção à saúde. 40 em cada uma das sedes indicadas para o projeto SELEÇÃO DOS ESPECIALIZANDOS A seleção dos especializandos será feita pelo IEP/HSL a partir das indicações dos gestores das regiões de saúde/sedes participantes, considerando disponibilidade e compromisso para participar de processos de transformação da realidade visando o fortalecimento do SUS. PERÍODO DE INSCRIÇÕES Junho a julho de PERÍODO DO CURSO Agosto de 2013 a Junho de 2014

13 Curso de Especialização: GESTÃO DE SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA A especialização em Gestão de Situações de Emergência em Saúde Pública promove a capacitação de profissionais de saúde, especificamente aqueles que integram a Força Nacional do SUS FN/ SUS. Objetiva qualificar as ações voltadas ao enfrentamento de situações epidemiológicas, desastres e de desassistência da população, que caracterizem situações de emergência em saúde pública. Visa fortalecer a Força Nacional do SUS no trabalho de prevenção dessas situações, assim como de pronta resposta para a redução de danos, quando esses eventos ocorrerem. O especializando do curso de Gestão de Situações de Emergência em Saúde Pública está convidado a desenvolver capacidades para a identificação e caracterização de situações de emergência em saúde pública e de trabalhar, de modo coordenado com diferentes setores governamentais e não-governamentais, na construção, execução e avaliação de planos de intervenção para o atendimento qualificado às situações de emergência em saúde pública, quer em âmbito nacional ou internacional. Profissionais vinculados à Força Nacional do SUS e indicados pelos gestores das respectivas sedes onde ocorrerão os jogos da copa do mundo de futebol de em cada uma das sedes indicadas para o projeto SELEÇÃO DOS ESPECIALIZANDOS A seleção dos especializandos será feita pelo IEP/HSL, a partir das indicações dos gestores de saúde nacionais e dos gestores das sedes participantes, considerando disponibilidade e compromisso para participar de processos de transformação da realidade visando o fortalecimento do SUS. PERÍODO DE INSCRIÇÕES Junho a julho de 2013 PERÍODO DO CURSO Agosto de 2013 a Junho de 2014

14 Curso de Especialização: GESTÃO DE EMERGÊNCIAS NO SUS A especialização em Gestão de Emergências no SUS promove a capacitação de profissionais que atuam nos Núcleos de Acesso e Qualidade Hospitalar NAQHs dos hospitais do SUS participantes do Programa SOS Emergências, visando à qualificação da rede de urgência e emergência, de modo a contribuir para a melhoria da saúde da população brasileira. O especializando do curso de Gestão de Emergências no SUS está convidado a desenvolver capacidades para a organização do cuidado às situações de emergência em saúde, considerando os processos intrahospitalares e as articulações necessárias com os demais serviços e ações de saúde que compõem a rede de urgência e emergência. Profissionais que atuam nos Núcleos de Acesso e Qualidade Hospitalar NAQHs dos hospitais que integram o Programa SOS Emergências, indicados para a primeira edição deste curso. 16 em cada um dos 25 hospitais indicados para a primeira edição SELEÇÃO DOS ESPECIALIZANDOS A seleção dos especializandos será feita pelo IEP/HSL, a partir das indicações dos hospitais participantes, considerando disponibilidade e compromisso para participar de processos de transformação da realidade visando o fortalecimento do SUS. PERÍODO DE INSCRIÇÕES Abril de PERÍODO DO CURSO Junho de 2013 a Março de 2014.

15 Curso de Capacitação e de Especialização: PROCESSOS EDUCACIONAIS NA SAÚDE 2ª edição A capacitação de professores em metodologias ativas vem se apresentando como uma necessidade para o desenvolvimento de iniciativas educacionais nas quais o papel do docente é de mediador dos processos de ensino-aprendizagem, o que se traduz como uma estratégia para favorecer a construção de autonomia, independência intelectual, pró-atividade e iniciativa por parte dos participantes. Como os cursos de especialização do IEP/HSL são organizados segundo uma abordagem construtivista da educação e buscam estimular a capacidade de aprender a aprender de modo crítico e reflexivo, o trabalho em equipe e a postura ética e compromissada com as necessidades da sociedade, os cursos de capacitação e de especialização em processos educacionais visam desenvolver capacidades para o trabalho docente com metodologias ativas. Profissionais de formação universitária e potenciais facilitadores de aprendizagem que poderão ser vinculados aos cursos do IEP/HSL. Curso de Capacitação: 350 para as iniciativas educacionais do IEP/HSL em parceria com o SUS no período Curso de Especialização: 217 para as iniciativas educacionais do IEP/HSL em parceria com o SUS no período SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES A seleção dos participantes será feita pelo IEP/HSL a partir das indicações dos gestores das regiões de saúde, considerando disponibilidade e compromisso para participar de processos de transformação da realidade visando o fortalecimento do SUS. A certificação no curso de capacitação é pré-requisito para a seleção de candidatos ao curso de especialização. PERÍODO DO CURSO Capacitação - Maio a agosto de 2013 e Especialização setembro de 2013 a julho de 2014.

16 Programa de Pós-graduação: MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE MGTIS 2013 O MGTIS é fruto da experiência acumulada pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa IEP nas áreas de gestão, saúde e educação e das parcerias desenvolvidas com organizações públicas e privadas nessas áreas. O programa Gestão de Tecnologia e Inovação na Saúde, aprovado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES na modalidade de Mestrado Profissional, dá continuidade à ampliação da pós-graduação do IEP, avançando no processo de produção de conhecimento, considerado relevante para a sociedade brasileira. Vinculado à área de Saúde Coletiva da CAPES, o Mestrado em Gestão de Tecnologia e Inovação na Saúde - MGTIS tem a gestão em saúde como eixo estruturante do processo de capacitação. Esse eixo implica no desenvolvimento de capacidades para a promoção do desenvolvimento tecnológico e inovações em saúde, nos contextos macropolítico, orientado à gestão de sistemas e serviços de saúde, e micropolítico, orientado às práticas de cuidado e à educação na saúde. OBJETIVO Contribuir para a formação de profissionais capazes de produzir novos conhecimentos, tecnologias e inovação em saúde, de modo a promover a qualificação dos processos de gestão da atenção, do trabalho e da educação em saúde. Profissionais com formação universitária, atuação ou interesse na produção de conhecimento em gestão em saúde, atenção à saúde ou educação na saúde. 30 vagas, sendo 15 destinadas a profissionais do setor público SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES A seleção dos candidatos indicados para as vagas destinadas ao setor público será feita pelo IEP/HSL segundo os critérios estabelecidos no Edital para Seleção PERÍODO DO CURSO Maio de 2013 a Outubro de 2014

17 Curso de Atualização: CAPACITAÇÃO EM SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS Com a divulgação nacional dos conceitos de Saúde Baseada em Evidências em congressos e revistas médicas do nosso meio, a demanda por esse tipo de conhecimento aumentou muito. Tanto os profissionais da saúde como os responsáveis pelas políticas de saúde pública e privada passaram a se interessar por suas metodologias e resultados, bem como a instituir a medicina baseada em evidências nas suas rotinas. Como a saúde baseada em evidências apoia a tomada de decisão, tanto clínica como de gestão, todos os sistemas de saúde, quer público ou privado, passaram a valorizar as avaliações de tecnologias e de conhecimento científico para cumprirem seu papel com maior eficiência, eficácia e efetividade. O curso de Capacitação em Saúde Baseada em Evidências é oferecido anualmente desde Em 2006, passou a ser oferecido em parceria com a ANVISA e, em 2010, em parceria com o CONASEMS/COSEMS. Também há participantes de cursos brasileiros de pós-graduação, stricto sensu, e de profissionais de países de língua portuguesa. Nesses 7 anos de edição, o curso já capacitou mais de profissionais, utilizando a estratégia da educação a distância. OBJETIVO Aprimoramento de profissionais de saúde pelo desenvolvimento da capacidade crítica e científica, para o embasamento de tomadas de decisão em relação à incorporação do conhecimento, para o delineamento de pesquisas sobre diagnóstico, terapêutica e prevenção de doenças e para a implementação de políticas de saúde. Profissionais de saúde com formação universitária Ilimitado PERÍODO Abril a Dezembro de 2013.

18 APOIO: PARCEIROS: PARCEIROS EDUCACIONAIS: ORGANIZAÇÃO:

Termo de Referência Diretrizes para a Seleção de Especializandos para os Cursos de especialização 2013-4:

Termo de Referência Diretrizes para a Seleção de Especializandos para os Cursos de especialização 2013-4: Termo de Referência Diretrizes para a Seleção de Especializandos para os Cursos de especialização 2013-4: Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde Regulação em Saúde no SUS Educação na Saúde para Preceptores

Leia mais

Projetos de apoio ao SUS

Projetos de apoio ao SUS Carta Convite: Facilitação dos Cursos de Especialização em Gestão da Vigilância em Saúde, Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Gestão do Risco e Segurança do Paciente

Leia mais

EDITAL N 05/13 - ESPP/SESA/SÍRIO LIBANÊS

EDITAL N 05/13 - ESPP/SESA/SÍRIO LIBANÊS EDITAL N 05/13 - ESPP/SESA/SÍRIO LIBANÊS PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA CLÍNICA NAS REGIÕES DE SAÚDE, REGULAÇÃO EM SAÚDE NO SUS, EDUCAÇÃO NA SAÚDE PARA PRECEPTORES

Leia mais

Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Portaria GM/MS n 1.823, de 23 de agosto de 2012

Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Portaria GM/MS n 1.823, de 23 de agosto de 2012 Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Portaria GM/MS n 1.823, de 23 de agosto de 2012 MARCOS LEGAIS: Constituição Federal de 1988 Art. 200 Ao SUS compete, além de outras atribuições,

Leia mais

QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE Há amplo consenso nas categorias profissionais da saúde, em especial na categoria

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE 1- Introdução: contextualização a iniciativa O curso

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde

Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde A formação profissional dos trabalhadores em Vigilância Epidemiológica: contribuições de uma abordagem politécnica de educação Mauro de Lima

Leia mais

ANEXO I. Plano de Trabalho

ANEXO I. Plano de Trabalho ANEXO I Plano de Trabalho As Propostas Técnicas para a implementação do Curso de Especialização de Saúde da Família e do Curso de Especialização em Gestão da Atenção Básica apresentadas pelas instituições

Leia mais

Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor. Por uma EaD focada no aluno e na qualidade com inovação: crescer com justiça e humanização.

Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor. Por uma EaD focada no aluno e na qualidade com inovação: crescer com justiça e humanização. PROGRAMA DE TRABALHO PARA O QUADRIÊNIO 2015-2019 DOS CANDIDATOS À DIREÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Processo de Seleção dos Servidores, Servidores Municipalizados e Trabalhadores da Secretaria Municipal da Saúde da Rede de Atenção à Saúde/SUS de Juazeiro/BA para ingresso no Curso de Especialização: Gestão

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

MINISTÉRIO DA SAÚDE GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO MINISTÉRIO DA SAÚDE GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO AGENDA ESTRATÉGICA DA GESTÃO (2012-2015) AGENDA ESTRATÉGICA DA GESTÃO (2012-2015) Este documento tem o propósito de promover o alinhamento da atual gestão

Leia mais

Capacitação dos gestores do serviço público em qualidade e segurança do paciente (com o uso da simulação realística)

Capacitação dos gestores do serviço público em qualidade e segurança do paciente (com o uso da simulação realística) Capacitação dos gestores do serviço público em qualidade e segurança do paciente (com o uso da simulação realística) Parceria da ANVISA com o Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert

Leia mais

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1 Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Nome fantasia: Projeto de volta prá casa Instituições: Núcleo de Epidemiologia do Serviço de Saúde Comunitária da Gerência de saúde Comunitária

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

EDUCAÇÃO INTANTIL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO INTANTIL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INTANTIL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO O atendimento na creche e o PIM Porto Alegre/RS Março/2015 Secretaria de Educação Básica É direito dos trabalhadores urbanos e rurais à assistência gratuita

Leia mais

Você já pensou em como realizar os seus sonhos?

Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Sua escola adota o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas Etapas do Programa : Curso de Educação Financeira; Capacitação Pedagógica; Palestra para

Leia mais

Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional

Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional Modalidade a Distância Santo André-SP, junho de 2011 A quem se destina Qualificação de funcionários públicos federais, estaduais e municipais. Objetivos

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME

XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME Os desafios da Educação Infantil nos Planos de Educação Porto de Galinhas/PE Outubro/2015 Secretaria de Educação Básica CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL É direito dos trabalhadores

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT Quadro de Servidores SITUAÇÃO 2008 2009 Abril 2010 CARGOS EFETIVOS (*) 429 752 860 Analista Administrativo 16 40 41 Especialista em Regulação 98 156 169

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

II ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

II ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ministério da Saúde II ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL APLICAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO, DESAFIOS E POSSIBILIDADES Brasília, 25 de setembro de

Leia mais

SEMINÁRIO DA ABMES : Diretrizes Curriculares de Medicina : Uma Nova Agenda para os Cursos Brasília DF, 4 de agosto de 2014

SEMINÁRIO DA ABMES : Diretrizes Curriculares de Medicina : Uma Nova Agenda para os Cursos Brasília DF, 4 de agosto de 2014 SEMINÁRIO DA ABMES : Diretrizes Curriculares de Medicina : Uma Nova Agenda para os Cursos Brasília DF, 4 de agosto de 2014 DCNs 2001 Motivações e Contexto Resolução CNE/CES n.º 4, de 9 de novembro de 2001

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, a mediação pedagógica na educação a distância no acompanhamento virtual dos tutores

Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, a mediação pedagógica na educação a distância no acompanhamento virtual dos tutores Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, a mediação pedagógica na educação a distância no acompanhamento virtual dos tutores Caracterização do problema: No ano de 2006, o Ministério da Saúde e as Secretarias

Leia mais

COMO FORMAR MÉDICOS NO BRASIL FRENTE AOS ATUAIS DESAFIOS DA SAÚDE?

COMO FORMAR MÉDICOS NO BRASIL FRENTE AOS ATUAIS DESAFIOS DA SAÚDE? COMO FORMAR MÉDICOS NO BRASIL FRENTE AOS ATUAIS DESAFIOS DA SAÚDE? Vinícius Ximenes M. da Rocha Médico Sanitarista Diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde SESu/MEC Dificuldades para Implementação

Leia mais

DESENHO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NO CURSO A DISTÂNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA UNA-SUS/UNIFESP

DESENHO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NO CURSO A DISTÂNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA UNA-SUS/UNIFESP DESENHO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NO CURSO A DISTÂNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA UNA-SUS/UNIFESP São Paulo - SP - maio 2011 Rita Maria Lino Tarcia, Universidade Federal

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE-SPAIS Goiânia Agosto/2011 SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE - SPAIS 6. GERÊNCIA DE

Leia mais

Política Nacional sobre Drogas e o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Crack, é possível vencer. SALVADOR/BA ABRIL de 2012

Política Nacional sobre Drogas e o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Crack, é possível vencer. SALVADOR/BA ABRIL de 2012 Política Nacional sobre Drogas e o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Crack, é possível vencer SALVADOR/BA ABRIL de 2012 MARCOS HISTÓRICOS 1998: Adesão do Brasil aos princípios diretivos

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

O direito à tecnologia da informação: perspectivas e desafios. Prof. José Carlos Vaz EACH-USP

O direito à tecnologia da informação: perspectivas e desafios. Prof. José Carlos Vaz EACH-USP O direito à tecnologia da informação: perspectivas e desafios Prof. José Carlos Vaz EACH-USP 1 1. A importância da democratização do acesso à TI A desigualdade no acesso à tecnologia é um fator adicional

Leia mais

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS INSTITUTOS QUE OPERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONTRATO 189-01/2012 RELATÓRIO 1 30.09.2012

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

Proposta de curso de especialização em Educação Física com ênfase em Esporte Educacional e projetos sociais em rede nacional.

Proposta de curso de especialização em Educação Física com ênfase em Esporte Educacional e projetos sociais em rede nacional. Proposta de curso de especialização em Educação Física com ênfase em Esporte Educacional e projetos sociais em rede nacional. JUSTIFICATIVA Esporte Educacional & Projetos Sociais Esporte como meio de inclusão

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS FIN 04 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS FIN 04 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS FIN 04 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria Financeira de conciliação das informações repassadas pelos

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. V Encontro Nacional da RENAST SETEMBRO / 2011

Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. V Encontro Nacional da RENAST SETEMBRO / 2011 Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana à distância V Encontro Nacional da RENAST SETEMBRO / 2011 OBJETIVO GERAL Qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), integrantes

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS CUL 07-09 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS CUL 07-09 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS CUL 07-09 01 Vaga 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria de pessoa física para realizar ações e organizar atividades

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM GESTÃO NA SAÚDE POR MEIO DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM GESTÃO NA SAÚDE POR MEIO DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ IV Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM GESTÃO NA SAÚDE POR MEIO DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DE

Leia mais

Linha 2- Desenvolvimento e Conflitos Sociais:

Linha 2- Desenvolvimento e Conflitos Sociais: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL Edital 01/2014 CREDENCIAMENTO DE DOCENTES 1. PREÂMBULO A Coordenação do Programa

Leia mais

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HOSPITAL DE ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO DR. WASHINGTON ANTÔNIO DE BARROS DEZEMBRO DE 2013 SUMÁRIO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO...

Leia mais

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NA AREA DA SAÚDE

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NA AREA DA SAÚDE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NA AREA DA SAÚDE Porto Alegre, 01 de julho de 2011 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL LDB Nº 9394/96 É uma modalidade de ensino integrada às diferentes formas de educação,

Leia mais

REFERENCIA INSTITUCIONAL:

REFERENCIA INSTITUCIONAL: TITULO: Programa de Integração Docente Assistencial entre a Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e a Secretaria Municipal de Saúde de Diadema - PIDA-DIADEMA EIXO: Extensão, Docência e Investigação

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde. dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde. dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde O HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG E A EBSERH: APROIMAÇÃO ENTRE A GESTÃO E OS TRABALHADORES EM UM CONTETO DE MUDANÇAS

Leia mais

CARTA DE SÃO PAULO 5º CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS E A SEGURANÇA DO PACIENTE

CARTA DE SÃO PAULO 5º CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS E A SEGURANÇA DO PACIENTE CARTA DE SÃO PAULO 5º CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS E A SEGURANÇA DO PACIENTE A realização do I Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos

Leia mais

Detalhamento por Localizador

Detalhamento por Localizador Programa 2015 - Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS) 20QI - Implantação e Manutenção da Força Nacional de Saúde Número de Ações 3 Esfera: 20 - Orçamento da Seguridade Social Função: 10 - Saúde

Leia mais

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS EIXO III - CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola. Projeto Básico

Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola. Projeto Básico Secretaria de Educação a Distância Departamento de Planejamento em EAD Coordenação Geral de Planejamento de EAD Programa TV Escola Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola Projeto Básico

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

Consulta Pública n.º 09/2013

Consulta Pública n.º 09/2013 Consulta Pública n.º 09/2013 Diretor Relator: Dirceu Barbano Regime de tramitação: comum Publicação: 02/04/2013 Prazo para contribuição: 30 dias 09/04 à 08/05 Agenda Regulatória: não Área Técnica: GGTES

Leia mais

INTRODUÇÃO OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

INTRODUÇÃO OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS INTRODUÇÃO Com base no Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais - REHUF, destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais, integrados

Leia mais

Política Nacional de Educação Permanente em Saúde

Política Nacional de Educação Permanente em Saúde Política Nacional de Educação Permanente em Saúde Portaria GM/MS nº 1.996, de 20 de agosto de 2007 substitui a Portaria GM/MS nº 198, de 13 de fevereiro de 2004 e Proposta de Alteração Pesquisa de Avaliação

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I 1. Plano de Ação A seguir apresenta-se uma estrutura geral de Plano de Ação a ser adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Curso de Medicina no GHC: A base para nossos desafios

Curso de Medicina no GHC: A base para nossos desafios Curso de Medicina no GHC: A base para nossos desafios Objetivos do Programa a) Diminuir a carência de médicos em regiões prioritárias; b) Reduzir as desigualdades regionais na área da saúde;

Leia mais

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto TÍTULO DO PROJETO: Fortalecimento da capacidade institucional com vistas a melhoria dos processos de monitoramento e avaliação dos programas de fomento voltados para a Educação Básica e para o Ensino Superior

Leia mais

AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Apresentação Geral, Objetivos e Diretrizes

AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Apresentação Geral, Objetivos e Diretrizes AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA PROJETO AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Apresentação Geral, Objetivos e Diretrizes Outubro de 2005 Justificativa A grande expansão da estratégia

Leia mais

PORTARIA Nº 1.944, DE 27 DE AGOSTO DE 2009

PORTARIA Nº 1.944, DE 27 DE AGOSTO DE 2009 PORTARIA Nº 1.944, DE 27 DE AGOSTO DE 2009 Institui no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições

Leia mais

Com este propósito, estamos apresentando o Programa de Treinamento a Clientes 2013.

Com este propósito, estamos apresentando o Programa de Treinamento a Clientes 2013. DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PROGRAMA DE TREINAMENTO A CLIENTES 2013 Caro cliente, Você tem acompanhado o compromisso da Marcopolo em oportunizar treinamentos para a capacitação e o aperfeiçoamento

Leia mais

PROCESSO N. 515/08 PROTOCOLO N.º 5.673.675-1 PARECER N.º 883/08 APROVADO EM 05/12/08 INTERESSADA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

PROCESSO N. 515/08 PROTOCOLO N.º 5.673.675-1 PARECER N.º 883/08 APROVADO EM 05/12/08 INTERESSADA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES PROCESSO N. 515/08 PROTOCOLO N.º 5.673.675-1 PARECER N.º 883/08 APROVADO EM 05/12/08 CÂMARA DE LEGISLAÇÃO E NORMAS INTERESSADA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES MUNICÍPIO: ITAIPULÂNDIA

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

especialidade Psic. Raquel Pusch pusch11@terra.com.br www.psicosaude.com.br

especialidade Psic. Raquel Pusch pusch11@terra.com.br www.psicosaude.com.br Psicologia Intensiva uma especialidade Psic. Raquel Pusch pusch11@terra.com.br www.psicosaude.com.br PSICOLOGIA INTENSIVA O intensivismo é uma especialidade que apresenta um caráter interdisciplinar voltado

Leia mais

Programa Nacional de Segurança do Paciente: estado da arte e perspectivas

Programa Nacional de Segurança do Paciente: estado da arte e perspectivas Programa Nacional de Segurança do Paciente: estado da arte e perspectivas Ministério da Saúde cria o Programa Nacional de Segurança do Paciente para o monitoramento e prevenção de danos na assistência

Leia mais

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes

Leia mais

Mapeamento de Experiências Municipais e Estaduais no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa

Mapeamento de Experiências Municipais e Estaduais no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa COMEMORAÇÃO DOS 29 ANOS DO ICICT/FIOCRUZ Mapeamento de Experiências Municipais e Estaduais no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa O papel da COSAPI no incentivo de experiências exitosas de

Leia mais

Ensino. Principais realizações

Ensino. Principais realizações Principais realizações Reestruturação dos Programas de ; Início do Projeto de Educação à Distância/EAD do INCA, por meio da parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ; Três novos Programas

Leia mais

Formação de Recursos Humanos na área de fármacos e medicamentos

Formação de Recursos Humanos na área de fármacos e medicamentos Formação de Recursos Humanos na área de fármacos e medicamentos A formação em Farmácia Seminário do BNDES 7 de maio de 2003 Por que RH para Fármacos e Medicamentos? Fármacos e Medicamentos como campo estratégico

Leia mais

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Elaborada pela Diretoria de Assuntos Estudantis 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão nos dias

Leia mais

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU A Pesquisa e a Pós-Graduação Stricto Sensu são atividades coordenadas por uma mesma

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNO FIOCRUZ ALTERAÇÕES PROPOSTAS PELA DIREH AO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA

VII CONGRESSO INTERNO FIOCRUZ ALTERAÇÕES PROPOSTAS PELA DIREH AO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA VII CONGRESSO INTERNO FIOCRUZ ALTERAÇÕES PROPOSTAS PELA DIREH AO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA Pagina 31 6.1. Atenção, Vigilância e Formação para o SUS Recursos Basais - Implantar programa de incentivo ao desempenho

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria para promover estudos, formular proposições e apoiar as Unidades

Leia mais

DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização

DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização 2.1 - GRADUAÇÃO 2.1.1. Descrição do Ensino de Graduação na UESC Cursos: 26 cursos regulares

Leia mais

PROPOSTA DE REORIENTAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM UFMS: Formando Profissionais Integrados ao SUS.

PROPOSTA DE REORIENTAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM UFMS: Formando Profissionais Integrados ao SUS. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS Coordenação do Curso de Enfermagem PROPOSTA DE REORIENTAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM UFMS: Formando Profissionais Integrados ao SUS. RESUMO DO PROJETO 1. INTRODUÇÃO:

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG SUMÁRIO 1. Introdução 4 2. Obrigatoriedade das atividades complementares 5 3. Modalidades de Atividades Complementares

Leia mais

Auditoria SUS/BA Organograma proposto DIRETORIA GERAL Assessoria Técnica Colegiado Diretoria de Auditorias de Sistemas e Serviços Diretoria de Gestão e Desenvolvimento Coordenação I Coordenação II

Leia mais

Estrutura do PDI 2014-2018

Estrutura do PDI 2014-2018 APRESENTAÇÃO O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) além de constituir um requisito legal, tal como previsto no Artigo

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios e Projetos Rio de Janeiro Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação

Leia mais

UNCME RS FALANDO DE PME 2015

UNCME RS FALANDO DE PME 2015 UNCME RS FALANDO DE PME 2015 DIRETORIA UNCME-RS VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, REMUNERAÇÃO, CARREIRA E CONDIÇÕES DE TRABALHO CONTATOS: Site: www.uncmers E-MAIL: uncmers@gmail.com.br

Leia mais

Ações de implementação da Justiça Restaurativa no Estado de São Paulo na Coordenadoria da Infância e Juventude

Ações de implementação da Justiça Restaurativa no Estado de São Paulo na Coordenadoria da Infância e Juventude Ações de implementação da Justiça Restaurativa no Estado de São Paulo na Coordenadoria da Infância e Juventude Resolução da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Escola

Leia mais

profissional: desafios e integração

profissional: desafios e integração O papel das IES na formação profissional: desafios e integração da equipe de saúde Clarice A. Ferraz Coordenadora d Geral das Ações Técnicas em Educação na Saúde e Formação de Profissionais de Nível Médio

Leia mais

VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO CONCEITUANDO... Vigilância Social : Produção e sistematização de informações territorializadas sobre

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO N.º e Título do Projeto TERMO DE REFERÊNCIA Projeto OEI BRA/08/003

Leia mais

PROPOSTA DE MODELO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS À COMISSÃO DE INTEGRAÇAO ENSINO-SERVIÇO DE ALAGOAS CIES/ESTADUAL.

PROPOSTA DE MODELO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS À COMISSÃO DE INTEGRAÇAO ENSINO-SERVIÇO DE ALAGOAS CIES/ESTADUAL. ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE/SESAU COMISSÃO ESTADUAL DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO CIES/ESTADUAL PROPOSTA DE MODELO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS À COMISSÃO DE INTEGRAÇAO ENSINO-SERVIÇO

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL No-10, DE 11 DE JULHO DE 2013

PORTARIA INTERMINISTERIAL No-10, DE 11 DE JULHO DE 2013 PORTARIA INTERMINISTERIAL No-10, DE 11 DE JULHO DE 2013 Regulamenta o Decreto nº 7.385, de 8 de dezembro de 2010, que instituiu o Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). Os MINISTROS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SUL ANEXOII ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS PARA CONCURSO PÚBLICO PARA EMPREGO PÚBLICO Nº. 001/2010 JUNDIAÍ DO SUL PARANÁ 1. Para os cargos do grupo PSF Programa da Saúde da Família, conveniados com o Governo Federal:

Leia mais

ANEXO IV - Configuração tecnológica exigida... 15 ANEXO V Ficha de Inscrição... 16

ANEXO IV - Configuração tecnológica exigida... 15 ANEXO V Ficha de Inscrição... 16 EDITAL DE SELEÇÃO SUMÁRIO 1. Apresentação... 01 2. Objetivo geral... 04 3. Objetivo específico... 04 4. Duração... 04 5. Público-alvo... 04 6. Critérios de seleção dos municípios... 04 7. Contrapartidas

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL 1. DA REALIZAÇÃO A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento

Leia mais

Diagnóstico Situacional da capacidade instalada Rede de Frio Crie Vigilância de Eventos Adversos

Diagnóstico Situacional da capacidade instalada Rede de Frio Crie Vigilância de Eventos Adversos Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações CGPNI Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis DEVIT Secretaria de Vigilância em Saúde SVS Diagnóstico Situacional da capacidade instalada

Leia mais

BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012

BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012 BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012 Pela 1ª vez o setor se reúne para divulgar seus números, que refletem a importância dos trilhos para a mobilidade dos brasileiros Aumento de 20% no número de

Leia mais

O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR NA CIDADE DE SÃO PAULO

O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR NA CIDADE DE SÃO PAULO O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR NA CIDADE DE SÃO PAULO Januário Montone II Congresso Consad de Gestão Pública Painel 23: Inovações gerenciais na saúde O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.707, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

A GESTÃO DOS PROCESSOS TRABALHO NO CREAS

A GESTÃO DOS PROCESSOS TRABALHO NO CREAS A GESTÃO DOS PROCESSOS TRABALHO NO CREAS A Gestão inclui: A coordenação dos recursos humanos e do trabalho em equipe interdisciplinar; Planejamento, monitoramento e avaliação; O registro de informações;

Leia mais

2 Oferta de cursos técnicos e superiores por eixo tecnológico, por Campus. Taxa de ingresso nos cursos técnicos na forma de oferta, por Campus

2 Oferta de cursos técnicos e superiores por eixo tecnológico, por Campus. Taxa de ingresso nos cursos técnicos na forma de oferta, por Campus PERSPECTIVA OBJETIVO INDICADOR META RESULTADOS INSTITUCIONAIS 1 Nº de cursos técnicos e superiores, articulados com os arranjos produtivos locais por Campus; 2 Oferta de cursos técnicos e superiores por

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1- O QUE É UMA LIGA ACADÊMICA? As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos. As Ligas Acadêmicas

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos Universidade Federal de São Carlos CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Apresentação O Curso de Especialização em Saúde da Família deverá contribuir para o desenvolvimento de capacidades (cognitivas,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL EDITAL N.º 5/2011

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL EDITAL N.º 5/2011 EDITAL N.º 5/2011 Edital de abertura de inscrições para seleção de docentes na área de Ciências Sociais Aplicadas, para atuação no Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Turismo e em ensino, pesquisa

Leia mais