geometric justification

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "geometric justification"

Transcrição

1 Oct. >> Dec. Jan. >> Apr. Apr. >> Sep. 10 Ergonomic Validation geometric justification ) ) 25º 60º 280 mm 420 mm 280 mm

2 1 DIMENSIONAR O PAINEL SMAP AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS A DESCRIÇÃO ESTATÍSTICA DA VARIABILIDADE HUMANA PROJECTAR PARA A POPULAÇÃO MEDIA DIMENSIONAMENTO DA ALTURA DO ASSENTO DIMENSIONAMENTO DA ALTURA DO APOIO DO BRAÇO DIMENSIONAMENTO DA JANELA RELATIVAMENTE AOS ANGLOS DE VISÃO POSIÇÃO SENTADO POSIÇÃO EM PÉ NO CORREDOR CENTRAL DO VEÍCULO POSICIONAMENTO DO PAINEL LCD RELATIVAMENTE AOS ANGLOS DE VISÃO POSIÇÃO SENTADO POSIÇÃO EM PÉ NO CORREDOR CENTRAL DO VEÍCULO VARIABILIDADE E ADAPTABILIDADE

3 VALIDAÇÃO ERGONÓMICA 1 DIMENSIONAR O PAINEL SMAP As posturas inadequadas causam tensão muscular, fadiga muscular localizada, provocam desconforto e consequentemente contribuem para a redução do número de utilizadores dos veículos. O nosso objectivo na concepção do painel SMAP, é minimizar posturas inadequadas e tensões musculares induzidas no utilizador. 1.1 AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS Segundo a nossa análise distinguem-se dados antropométricos estáticos de dinâmicos (antropometria estrutural e funcional), na análise da interacção entre o painel SMAP e o utilizador interessam considerar as posturas antropométricas estáticas A maioria das medidas apresentadas em tabelas, foram obtidas num número muito reduzido de posturas antropométicas Standard: - postura standard em pé - postura standard sentada Fizemos algumas considerações relativamente às posturas standard em pé e sentada, que passamos a descrever: Posturas standard em pé A altura distância vertical do piso ao topo da cabeça com correcções relativas aos sapatos (48[25] mulher / 23[10] homem que na prática corresponde a adicionar 25mm na altura dos homens e 45mm na altura das mulheres). A altura da vista - distância vertical do piso à córnea da vista, com correcções relativas aos sapatos e uma redução de 40mm para postura relaxada com coluna curvada. Posturas standard sentada A altura sentado distância vertical da superfície do assento ao topo da cabeça, desprezamos variações para a compressão do assento 1 e correcções relativas à roupa entre o acento e as nádegas. A altura da vista sentado - distância vertical do piso à córnea da vista, desprezamos variações para a compressão do assento e correcções relativas à roupa entre o acento e as nádegas. 1 Devido a definições iniciais de projecto o painel SMAP não contempla uma análise detalhada relativamente ao assento. O modelo que consta nas imagens é apenas demonstrativo e a base de suporte é regulável em altura, por forma a adaptar ao modelo escolhido por cada fabricante e aos percentis de cada zona demográfica.

4 A altura do cotovelo sentado distância vertical da superfície do assento ao cotovelo com o braço flectido a 90 graus. Movimentos na articulação do pescoço - Posturas de severidade média: Flexão frontal 15º+ -45º A DESCRIÇÃO ESTATÍSTICA DA VARIABILIDADE HUMANA A distribuição simétrica em forma de sino, distribuição normal, é fortemente usada na antropometria, donde, o percentil 5% significa que, 5% da população tem dimensão inferior a este valor, ou que existe apenas uma possibilidade em vinte de encontrar um sujeito com uma dimensão inferior a esta. O percentil 95%, significa que apenas 5% da população tem uma dimensão superior a esta. Pelo Facto da distribuição ser simétrica em torno da média, os percentuais 5% e 95% definem a distância mais curta no eixo horizontal por forma a incluir 90% das dimensões PROJECTAR PARA A POPULAÇÃO MEDIA Projectar para a população media tem desvantagens, dado que uma pessoa media à partida não existe e em princípio haverá uma desajustamento para uma elevada percentagem da população. No entanto, num projecto de um componente/ sistema integrado com aplicação num veículo de transporte público, surgiram situações nas quais é mais adequado projectar para o extremo superior e para o extremo inferior. Ou seja: Projectar para o extremo superior (acomodar 95%) quando a dimensão superior acomoda os indivíduos com dimensões inferiores. For o critério utilizado no dimensionamento do vidro, relativamente ao anglo de visão. Projectar para o extremo inferior (acomodar 5%) quando a dimensão inferior acomoda os indivíduos com dimensões superiores. For o critério usado no dimensionamento das alturas relativas do assento e apoio do braço ao piso.

5 1.2 DIMENSIONAMENTO DA ALTURA DO ASSENTO 420 mm Figura 164 Exemplo de postura relaxada; Esquema da posição dos percentis 5 M e 95H nestas condições de utilização; medida a adoptar medida adoptada Altura do poplíteo x = Segundo a análise ergonómica, a medida a adoptar seria 395mm, que corresponde à altura do poplíteo do percentil 5 da mulher: 350mm mais 45mm de correcção pela utilização dos sapatos. A medida utilizada no projecto do painel SMAP é ligeiramente superior: 420mm. Concluímos então, que para o modelo de bancos utilizado neste protótipo, será necessário reduzir esta distância. No entanto, essa medida mantém uma margem relativamente à medida correspondente ao percentil 95 do homem: 465mm + 25mm / sapatos = 490mm, postura que poderá ser induzida de maior desconforto nestas condições de utilização.

6 1.3 DIMENSIONAMENTO DA ALTURA DO APOIO DO BRAÇO 420 mm 280 mm Figura 165 Exemplo de postura relaxada; Esquema da postura dos percentis 5 M e 95H nestas condições de utilização;.137. medida a adoptar medida adoptada Altura do cotovelo sentado x Segundo a análise ergonómica, a medida a adoptar seria 290mm, que corresponde à altura do cotovelo sentado do percentil 95 do homem. A medida utilizada no projecto do painel SMAP é ligeiramente inferior: 280mm. Concluímos então, que a dimensão adoptada está dentro do limite máximo e dista 10mm da medida a adoptar. Como se pode verificar no esquema da postura dos percentis 5 M e 95 H nas referidas condições de utilização, a postura que poderá ser induzida de maior desconforto: percentil 5 da mulher, em princípio estende o membro superior por forma a não provocar um deslocamento do ombro e assim evitar tensões e desconforto.

7 1.4 DIMENSIONAMENTO DA JANELA RELATIVAMENTE AOS ANGLOS DE VISÃO POSIÇÃO SENTADO ) 25º 60º 420 mm mm.138. Figura 166 Exemplo de postura relaxada; Esquema da postura dos percentis 5 M e 95H sentados no banco mais distante da janela, despresando o movimento rotativo de 15º na articulação do pescoço. medida a adoptar medida adoptada Altura da vista sentado x ºxdist 700 Desta análise concluímos que a zona ideal do campo de visão dos utilizadores percentil 5, mulher e percentil 95 homem, não é interrompido pela janela. No entanto poderá haver conflito no limite inferior da janela relativamente ao utilizador feminino do percentil 5, contudo, isso só se verifica no limite do ângulo de visão confortável, como ilustramos no esquema acima exposto, pelo que desprezámos essa interferência.

8 1.4.2 POSIÇÃO EM PÉ NO CORREDOR CENTRAL DO VEÍCULO ) 25º Figura 167 Exemplo de postura analisada; Esquema da postura dos percentis 5 M e 95H a uma distância de 1030mm da janela, com outros utilizadores no seu campo de visão ideal;.139. medida a adoptar medida adoptada Altura da vista em pé (limite superior) x ºx =2150 Altura da vista em pé (limite inferior) x ºx =-384 Nesta análise, concluímos que os utilizadores de percentil 5 M a uma distância de 1030mm, têm o seu campo de visão ideal perturbado pelos utilizadores sentados no banco mais próximo da janela.

9 1.5 POSICIONAMENTO DO PAINEL LCD RELATIVAMENTE AOS ANGLOS DE VISÃO POSIÇÃO SENTADO zona de visão óptima Considera o movimento na articulação do pescoço de - 45º (flexão frontal) Figura 168 Esquema da postura dos percentis 5 M e 95H, sentados no banco mais distante relativamente ao LCD, com outros utilizadores no seu campo de visão ideal;.140. medida a adoptar Altura da vista sentado com flexão frontal (-45º) x ºxdist medida adoptada Nesta análise, concluímos que os utilizadores de ambos os percentis 5 M e 95 H, têm o seu campo de visão ideal perturbado pelos utilizadores que se deslocarem em pé no corredor central a uma distância de 1030mm da janela. Facto este que já era esperado devido à dimensões de largura a altura do veículo.

10 1.5.2 POSIÇÃO EM PÉ NO CORREDOR CENTRAL DO VEÍCULO Considera o movimento na articulação do pescoço de - 45º (flexão frontal) zonas de visão óptima.141. Figura 169 Esquema da postura dos percentis 5 M e 95H, em pé a uma distância de 1020mm do LCD; medida a adoptar medida adoptada Altura da vista em pé com flexão frontal (-45º) x ºx = 2430 Nesta análise, concluímos que o ecrã LCD, está posicionado dentro do campo de visão ideal de ambos os percentis, considerando a flexão frontal de -45º, na articulação do pescoço e uma distância de 1030mm da base inferior do LCD. 2 VARIABILIDADE E ADAPTABILIDADE Toda esta análise ergonómica, foi feita com base em dados antropométricos da população francesa de Essa escolha, foi feita entre dados das populações de Portugal, Brasil, EUA, Alemanha, entre outros e o critério foi por um lado a quantidade de informação disponível e a sua actualização por outro, a escolha dos dados antropométricos medianos relativamente a todas as populações que dispunha-mos.

11 Segundo os resultados obtidos na análise ergonómica do SMAP, as características definidas em projecto, estão bastante enquadradas nos parâmetros ideais. Tendo em conta que este é um produto que pretende ser aplicado em veículos dos mais diversos pontos do mundo, o ideal é que tenha características de adaptação a cada situação, como descrevemos por exemplo, no dimensionamento da altura dos bancos. Só assim se consegue evitar o desconforto e cansaço ao utilizador. Durante o nosso projecto tivemos em consideração conceitos como design para todos, mas como sabemos, este, também tem as suas limitações! A tendência actual, são produtos dotados de características de variabilidade e adaptabilidade, requisitos estes que o mercado só poderá cumprir em tempo útil, apoiando-se em boas arquitecturas de produto e sistemas de plataforma. Foi a partir desta consciência que surgiu o SMAP e é novamente essa conclusão que tiramos ao nível ergonómico: características de variabilidade e adaptabilidade é a solução mais ergonómica, que encontrámos para o SMAP!.142.

O Dimensionamento do Centro de Produção

O Dimensionamento do Centro de Produção O Dimensionamento do Centro de Produção (posto de trabalho) Antropometria estática - refere-se a medidas gerais de segmentos corporais, estando o indivíduo em posição estática; Antropometria dinâmica refere-se

Leia mais

AULA 4. Antropometria Medição - Modelos

AULA 4. Antropometria Medição - Modelos Universidade Ibirapuera Arquitetura e Urbanismo CONFORTO AMBIENTAL: ERGONOMIA E ANTROPOMETRIA 09.03.2015 AULA 4 Antropometria Medição - Modelos Profª Mª Claudete Gebara J. Callegaro claudete.callegaro@ibirapuera.edu.br

Leia mais

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ANEXO III

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ANEXO III ANEXO III RECOMENDAÇÕES ERGONÔMICAS O mobiliário deve estar de acordo com as informações contidas nas determinações da Norma Regulamentadora 17, que estabelece: 17.4.2. Nas atividades que envolvam leitura

Leia mais

Biomecânica Ocupacional

Biomecânica Ocupacional Biomecânica Ocupacional Profa. Franciane Falcão 1 Biomecânica Ocupacional A biomecânica utiliza leis da física e conceitos de engenharia para descrever movimentos realizados por vários segmentos corpóreos

Leia mais

PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE TRABALHADORES EM ATIVIDADES DE IMPLANTAÇÃO FLORESTAL

PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE TRABALHADORES EM ATIVIDADES DE IMPLANTAÇÃO FLORESTAL 1 I CONGRESSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE TRABALHADORES EM ATIVIDADES DE IMPLANTAÇÃO FLORESTAL Pedro Caldas Britto 1,2*, Eduardo da Silva Lopes 1 [orientador]

Leia mais

1 BOLETIM TÉCNICO N.01 ERGONOMIA NO ESCRITÓRIO

1 BOLETIM TÉCNICO N.01 ERGONOMIA NO ESCRITÓRIO 1 BOLETIM TÉCNICO N.01 ERGONOMIA NO ESCRITÓRIO A Ergonomia é a adaptação do trabalho as características psicofisiológicas do trabalhador. São problemas comuns de Ergonomia: 1. Mobiliário administrativo

Leia mais

ERGONOMIA Notas de Aula - Graduação

ERGONOMIA Notas de Aula - Graduação ERGONOMIA Notas de Aula - Graduação Análise Ergonômica do Trabalho - AET Ponto 02 Mario S. Ferreira Agosto, 2012 CONCEITUAÇÃO Análise Ergonômica do Trabalho Desdobramentos e consequências físicas e psicofisiológicas

Leia mais

CEUNSP_ Curso: ARQUITETURA E URBANISMO

CEUNSP_ Curso: ARQUITETURA E URBANISMO CEUNSP_ Curso: ARQUITETURA E URBANISMO Disciplina CONFORTO AMBIENTAL I _ Prof. Arq. Elizabeth Correia Aula 4 _ POSTO DE TRABALHO. Salto, 08/03/2017. O critério estabelecido para o enfoque ergonômico no

Leia mais

"ANTROPOMETRIA DA POSTURA SENTADA - A MEDIÇÃO DAS CINCO VARIÁVEIS DE POSICIONAMENTO"

ANTROPOMETRIA DA POSTURA SENTADA - A MEDIÇÃO DAS CINCO VARIÁVEIS DE POSICIONAMENTO "ANTROPOMETRIA DA POSTURA SENTADA - A MEDIÇÃO DAS CINCO VARIÁVEIS DE POSICIONAMENTO" LAERTE MATIAS a RESUMO Utilizando um equipamento básico que permitiu a regulagem de vinco variáveis que são responsáveis

Leia mais

Ergonomia Perímetros. Técnicas gerais. Técnicas gerais. Pontos anatômicos. Pontos anatômicos

Ergonomia Perímetros. Técnicas gerais. Técnicas gerais. Pontos anatômicos. Pontos anatômicos Perímetros Ergonomia 2007 Antropometria: Técnicas e aplicações Essa medida antropométrica é o perímetro máximo de um segmento corporal medido em ângulo reto em relação ao seu maior eixo. Estudo da composição

Leia mais

ISA Invacare Stand Assist

ISA Invacare Stand Assist ISA Invacare Stand Assist Design otimizado para transferências fáceis e seguras. Suporte ajustável para os membros inferiores Braço de elevação extensível Pegas ergonómicas ISA A evolução nos elevadores

Leia mais

TECNOLOGIA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES. M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira

TECNOLOGIA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES. M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira TECNOLOGIA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES BIOMECÂNICA OCUPACIONAL M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira DEFINIÇÃO Estuda as interações entre o trabalho e o homem sob o ponto de vista dos movimentos

Leia mais

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO 02/2016 RESPONSABILIDADE TÉCNICA O presente documento tem a responsabilidade técnica e é assinado pelos profissionais envolvidos na Análise Ergonômica do Trabalho, Fisioterapeuta

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. ERGONOMIA Layout & Antropometria

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. ERGONOMIA Layout & Antropometria CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ERGONOMIA Layout & Antropometria Profª. MSc. Marta Cristina Wachowicz Especialista em Psicologia do Trabalho Mestre em Engenharia de Produção-Ergonomia

Leia mais

Biomecânica. A alavanca inter-resistente ou de 2º grau adequada para a realização de esforço físico, praticamente não existe no corpo humano.

Biomecânica. A alavanca inter-resistente ou de 2º grau adequada para a realização de esforço físico, praticamente não existe no corpo humano. Biomecânica Parte do conhecimento da Ergonomia aplicada ao trabalho origina-se no estudo da máquina humana. Os ossos, os músculos, ligamentos e tendões são os elementos dessa máquina que possibilitam realizar

Leia mais

Maria João de Almeida Pereira # Turma 4E. «RELATÓRIO EXERCÍCIO 1: «roofing» 1ª ETAPA: DEFINIÇÃO DO LAYOUT 2D (MALHAS)

Maria João de Almeida Pereira # Turma 4E. «RELATÓRIO EXERCÍCIO 1: «roofing» 1ª ETAPA: DEFINIÇÃO DO LAYOUT 2D (MALHAS) Maria João de Almeida Pereira # 20091246 Turma 4E Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Modelação Geométrica e tem como proposta um estudo de superfícies para a realização de uma cobertura

Leia mais

MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS PARA PROJETAR CONJUNTO MESA - CADEIRA ESCOLAR

MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS PARA PROJETAR CONJUNTO MESA - CADEIRA ESCOLAR ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS PARA PROJETAR CONJUNTO MESA - CADEIRA ESCOLAR Mena Cristina Marcolino 1 ;

Leia mais

Norma Regulamentadora nº 17 - A famosa NR 17

Norma Regulamentadora nº 17 - A famosa NR 17 Norma Regulamentadora nº 17 - A famosa NR 17 Tudo que se diz respeito à ergonomia e conforto ao trabalho está respaldado na portaria nº 3.751, de 23 de novembro de 1990, Norma Regulamentadora nº 17 - Ergonomia,

Leia mais

E 4. Delineação dos contornos e placas refletoras traseiras. Histórico e finalidade

E 4. Delineação dos contornos e placas refletoras traseiras. Histórico e finalidade Histórico e finalidade Histórico e finalidade As normas ECE R48 e ECE R70 descrevem a fixação, localização e visibilidade geométrica da delineação dos contornos e placas refletoras traseiras em veículos

Leia mais

CINEMÁTICA DO MOVIMENTO HUMANO

CINEMÁTICA DO MOVIMENTO HUMANO Formas Elementares de : O movimento humano énormalmente descrito como sendo um movimento genérico, i.e., uma combinação complexa de movimentos de translação e de movimentos de rotação. Translação (Rectilínea)

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES PARA A FABRICAÇÃO DE ESPELHOS RETROVISORES

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES PARA A FABRICAÇÃO DE ESPELHOS RETROVISORES ANEXO I ESPECIFICAÇÕES PARA A FABRICAÇÃO DE ESPELHOS RETROVISORES 1 DEFINIÇÕES 1.1. Define-se por Tipo de espelho retrovisor o dispositivo que não difere entre si quanto às seguintes características fundamentais:

Leia mais

INTRODUÇÃO MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS E DISCUSSÃO CONCLUSÕES

INTRODUÇÃO MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS E DISCUSSÃO CONCLUSÕES II Workshop Segurança Comportamental 12 de Maio 2011 ISCTE IUL, Auditório Afonso Barros Lisboa - Portugal DSA - Unidade de Ar e Saúde Ocupacional Rui B. Melo Secção Autónoma de Ergonomia INTRODUÇÃO MATERIAIS

Leia mais

BIOMECÂNICA OCUPACIONAL. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

BIOMECÂNICA OCUPACIONAL. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior BIOMECÂNICA OCUPACIONAL Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior BIOMECÂNICA OCUPACIONAL Biomecânica Ocupacional é a área da biomecânica que possui como objeto de estudo o universo organizacional, atendo-se

Leia mais

Família. Ocean Ergo. Soluções modulares para o banho SEGURANÇA INDEPENDÊNCIA ERGONOMIA

Família. Ocean Ergo. Soluções modulares para o banho SEGURANÇA INDEPENDÊNCIA ERGONOMIA Família Ocean Ergo Soluções modulares para o banho SEGURANÇA INDEPENDÊNCIA ERGONOMIA Família Ocean Ergo Desenvolvida a pensar no utilizador de forma a aumentar a independência, segurança e flexibilidade.

Leia mais

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Curso: Gestão Hospitalar Disciplina: Arquitetura Hospitalar ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Professora Ma. Tainá Menezes Belém/PA 2016 ERGONOMIA: Estudo entre homem e

Leia mais

Nível 4 Nível Operacional. Tema 7 Controlo do Veículo

Nível 4 Nível Operacional. Tema 7 Controlo do Veículo FICHA TÉCNICA ADAPTAÇÃO DO CONDUTOR AO VEÍCULO Níveis GDE: Nível 4 Nível Operacional Temas Transversais: Tema 7 Controlo do Veículo Síntese informativa: Posição do condutor ao volante Utilização dos pedais

Leia mais

Ergonomia. para. Escritórios

Ergonomia. para. Escritórios Ergonomia para Escritórios Manual de Segurança sobre Ergonomia para Escritórios Objetivos Abrangência Público Alvo Este Manual irá permitir a você: entender melhor os elementos básicos da Ergonomia para

Leia mais

ERGONOMIA NORMA REGULAMENTADORA 17

ERGONOMIA NORMA REGULAMENTADORA 17 ERGONOMIA NORMA REGULAMENTADORA 17 A Norma Regulamentadora 17 relativa à Ergonomia visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas

Leia mais

Cap. 6, An Introduction to Rehabilitation Engineering. Adequação Postural. EN Engenharia de Reabilitação 1

Cap. 6, An Introduction to Rehabilitation Engineering. Adequação Postural. EN Engenharia de Reabilitação 1 Cap. 6, An Introduction to Rehabilitation Engineering Adequação Postural EN2313 - Engenharia de Reabilitação 1 INTRODUÇÃO Na aula passada... Cadeiras de rodas não são apenas dispositivos de mobilidade,

Leia mais

Família Azalea. Uma grande família

Família Azalea. Uma grande família Família Azalea Uma grande família Família Azalea As cadeiras de rodas Azalea oferecem um conforto e uma personalização otimizada para cada utilizador graças a uma vasta gama de modelos e numerosas opções.

Leia mais

Aula 5 Biomecânica da postura sentada. Cadeira de rodas e adequação postural.

Aula 5 Biomecânica da postura sentada. Cadeira de rodas e adequação postural. Aula 5 Biomecânica da postura sentada. Cadeira de rodas e adequação postural. Prof. Daniel Boari Coelho E-mail: daniel.boari@ufabc.edu.br Universidade Federal do ABC Princípios de Reabilitação e Tecnologias

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico da Guarda. Relatório de Estágio. Tânia Patrícia Queirós Gomes

Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico da Guarda. Relatório de Estágio. Tânia Patrícia Queirós Gomes Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico da Guarda Relatório de Estágio Tânia Patrícia Queirós Gomes Relatório para a obtenção do Grau de Licenciado Em Design de Equipamento Dezembro

Leia mais

5 Descrição do modelo estrutural

5 Descrição do modelo estrutural 5 Descrição do modelo estrutural 5.1 Introdução No presente capítulo apresenta-se a descrição do modelo estrutural utilizado para avaliação do conforto humano. Trata-se de um modelo real formado por lajes

Leia mais

ANEXO I Pontos de ancoragem para amarração da carga em veículos para o transporte de carga. Requisitos e Ensaio 1. OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO Este

ANEXO I Pontos de ancoragem para amarração da carga em veículos para o transporte de carga. Requisitos e Ensaio 1. OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO Este ANEXO I Pontos de ancoragem para amarração da carga em veículos para o transporte de carga. Requisitos e Ensaio 1. OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO Este anexo especifica os requisitos mínimos e os métodos de

Leia mais

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Resistência muscular é a capacidade de um grupo muscular executar contrações repetidas por período de tempo suficiente para causar a fadiga

Leia mais

Análise da capacidade de suporte horizontal de uma estaca isolada

Análise da capacidade de suporte horizontal de uma estaca isolada Manual de engenharia No. 16 Atualização: 01/2019 Análise da capacidade de suporte horizontal de uma estaca isolada Programa: Arquivo: Estaca Demo_manual_16.gpi O objetivo deste manual de engenharia é explicar

Leia mais

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA Termo ergonomia Ergonomia Palavra de origem grega Ergo Trabalho LILIANE GRAÇA SANTANA CEREST-ES Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA É o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas

Leia mais

Oct. >> Dec. Jan. >> Apr. Apr. >> Sep. 8 Structural Validation. Structural Analys

Oct. >> Dec. Jan. >> Apr. Apr. >> Sep. 8 Structural Validation. Structural Analys Oct. >> Dec. Jan. >> Apr. Apr. >> Sep. 8 Structural Validation Structural Analys 1 OBJECTIVOS... 91 2 MODULAÇÃO GEOMÉTRICA DO PAINEL SMAP... 93 3 PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS CONSTITUINTES DO MODELO...

Leia mais

RULA (RAPID UPPER LIMB ASSESSMENT)

RULA (RAPID UPPER LIMB ASSESSMENT) www.campusesine.net RULA (RAPID UPPER LIMB ASSESSMENT) O método RULA (Rapid Upper Limb Assessment) foi desenvolvido por Lynn McAtamney e Nigel Corlett (1993) na Universidade de Nottingham. É um método

Leia mais

Dimensionamento de uma parede de contenção não ancorada

Dimensionamento de uma parede de contenção não ancorada Manual de engenharia No. 4 Atualização: 0/209 Dimensionamento de uma parede de contenção não ancorada Programa: Verificação de Contenções Arquivo: Demo_manual_04.gp Neste capítulo, é descrito o dimensionamento

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

ENGENHARIA DE SEGURANÇA ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F ª K A R E N W R O B E L S T R A

Leia mais

ANEXO I INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE ILUMINAÇÃO E SINALIZAÇÃO LUMINOSA

ANEXO I INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE ILUMINAÇÃO E SINALIZAÇÃO LUMINOSA ANEXO I INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE ILUMINAÇÃO E SINALIZAÇÃO LUMINOSA 1. Especificações Gerais 1.1. Os dispositivos de sinalização de luz e iluminação serão montados de tal forma que, durante as condições

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA 17

NORMA REGULAMENTADORA 17 NORMA REGULAMENTADORA 17 De acordo com a resolução da última Plenária Nacional da FENASPS, sobre jornada de trabalho, cumprimento das 30 horas, orientamos os Sindicatos Estaduais a reivindicarem junto

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BRUSQUE

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BRUSQUE LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BRUSQUE ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 2155240 Blumenau, 08 de Junho de 2016. SUMÁRIO

Leia mais

PRÉMIO RICARDO TEIXEIRA DUARTE ª Circular Informação sobre o modelo físico e sobre os ensaios em plataforma sísmica

PRÉMIO RICARDO TEIXEIRA DUARTE ª Circular Informação sobre o modelo físico e sobre os ensaios em plataforma sísmica PRÉMIO RICARDO TEIXEIRA DUARTE 214 1ª Circular Informação sobre o modelo físico e sobre os ensaios em plataforma sísmica 1 Introdução O concurso Prémio Ricardo Teixeira Duarte (Concurso RTD) é uma iniciativa

Leia mais

equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho Para avaliar a adaptação das condições de

equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho Para avaliar a adaptação das condições de Em anexo a NR 17 falando sobre ergonomia e seu anexo II para as maiores vítimas de descaso do empregador quanto a saúde dos funcionários: O operador de telemarketing. NR 17 - ERGONOMIA Publicação D.O.U.

Leia mais

Biomecânica Ocupacional Vilton Jr. Especialista em Ergonomia

Biomecânica Ocupacional Vilton Jr. Especialista em Ergonomia Ergonomia no Trabalho Biomecânica Ocupacional Vilton Jr. Especialista em Ergonomia Perfeição de movimentos humano O Princípios da Biomecânica e sua aplicação em Ergonomia sistema osteomuscular humano tolera

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DA LOUSÃ

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DA LOUSÃ 1 ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DA LOUSÃ Objectivo Ser capaz de realizar uma corrida com barreiras - ritmada em velocidade máxima. Princípios a considerar Um barreirista é também um velocista Correr rápido

Leia mais

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Acção de sensibilização de segurança e saúde no trabalho com equipamentos dotados de visor ou Acção de sensibilização para adopção de posturas ergonómicas correctas

Leia mais

BANCO DE PORTUGAL, ANÁLISE SÍSMICA. João Appleton e Vasco Appleton

BANCO DE PORTUGAL, ANÁLISE SÍSMICA. João Appleton e Vasco Appleton BANCO DE PORTUGAL, ANÁLISE SÍSMICA João Appleton e Vasco Appleton 14 de Abril de 2015 Modelo Tridimensional Global Modelo que serviu de base para a realização das Análises Estática e Dinâmica pág. 2 Acção

Leia mais

2Utilização de. computadores, tablets e telemóveis. Adote uma postura adequada. Trabalha com um computador?

2Utilização de. computadores, tablets e telemóveis. Adote uma postura adequada. Trabalha com um computador? 2Utilização de computadores, tablets e telemóveis Trabalha com um computador? Caso trabalhe com um computador e, em particular, esteja mais de 4 horas por dia ou 20 horas por semana em frente a estes equipamentos,

Leia mais

ACESSÓRIO PARA POSICIONAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL DURANTE A REALIZAÇÃO DE EXAME RADIOGRÁFICO DE TÓRAX

ACESSÓRIO PARA POSICIONAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL DURANTE A REALIZAÇÃO DE EXAME RADIOGRÁFICO DE TÓRAX ACESSÓRIO PARA POSICIONAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL DURANTE A REALIZAÇÃO DE EXAME RADIOGRÁFICO DE TÓRAX Leandro de França Antunes Tháina Schlickmann Rosângela Jakubiak Elenise Silveira Nunes

Leia mais

Unidade V. Técnica do Nado Borboleta

Unidade V. Técnica do Nado Borboleta Posicionamento do corpo O corpo permanece na horizontal em decubito ventral, e caracteriza-se por ações simultâneas de braços e pernas. Posicionamento da cabeça O rosto fica em contato com a água, mantendo-se

Leia mais

Módulo (Entre eixos de montantes) = 900, 1000, 1200 (ou conforme projeto)

Módulo (Entre eixos de montantes) = 900, 1000, 1200 (ou conforme projeto) DIVISORIA PISO-TECHO Características Técnicas: Espessura nominal = 90mm Pé Direito máximo = 3000mm (ou conforme projeto) Módulo (Entre eixos de montantes) = 900, 1000, 1200 (ou conforme projeto) Medidas

Leia mais

12 Meses 12 Temas. Posições Ergonómicas nos Postos de Trabalho. SST Março de 2018

12 Meses 12 Temas. Posições Ergonómicas nos Postos de Trabalho. SST Março de 2018 12 Meses 12 Temas Posições Ergonómicas nos Postos de Trabalho SST Março de 2018 Ergonomia. O que é? Estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no

Leia mais

7. COMPARAÇÃO DOS MODELOS DE CÁLCULO

7. COMPARAÇÃO DOS MODELOS DE CÁLCULO Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido 169 7. COMPARAÇÃO DOS MODELOS DE CÁLCULO Neste item é realizada a comparação entre os três modelos de cálculo estudados, Modelo de Viga

Leia mais

Índice O O PAPEL DOS REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES NA PREVENÇÃO DAS LMERT. As LMERT na Indústria de Distribuição de Energia

Índice O O PAPEL DOS REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES NA PREVENÇÃO DAS LMERT. As LMERT na Indústria de Distribuição de Energia O O PAPEL DOS REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES NA PREVENÇÃO DAS LMERT João Ribeiro 20 - Fevereiro - 2008 Índice Problemática geral das lesões músculo-esqueléticas Funcionamento biomecânico do esqueleto

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 22 - Riscos Ergonómicos. Equipamentos dotados de Visor Os equipamentos dotados de visor, na atualidade, como instrumentos de trabalho, fazem parte

Leia mais

ERGONOMIA. Prof.ª Rosana Abbud

ERGONOMIA. Prof.ª Rosana Abbud ERGONOMIA Prof.ª Rosana Abbud ERGONOMIA CIÊNCIA QUE ESTUDA A ADAPTAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO AO HOMEM, BEM COMO A FORMA DAS FERRAMENTAS DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO. EXEMPLOS FORMATO DE TALHERES E ESCOVAS

Leia mais

Posturas Inadequadas Encontradas Durante Análise Ergonômica de um Laboratório de Eletricidade

Posturas Inadequadas Encontradas Durante Análise Ergonômica de um Laboratório de Eletricidade Posturas Inadequadas Encontradas Durante Análise Ergonômica de um Laboratório de Eletricidade Nayara dos Santos Lemos 1, Aarão Pereira de Araujo Junior 2 1 Tecnóloga em Design de Interiores do Curso Superior

Leia mais

QUAIS EPI s QUE UTILIZAMOS?

QUAIS EPI s QUE UTILIZAMOS? REGRAS DE HIGIENE E SEGURANÇA E NA NOSSA 4 EMPRESA? QUAIS EPI s QUE UTILIZAMOS? 1 REGRAS DE HIGIENE E SEGURANÇA PLANO DE EMERGÊNCIA 4 INTERNO Pontos nevrálgicos - Incluem instalações que podem, devido

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE ESPAÇOS E PLANOS DE TRABALHO. DIMENSIONAMENTO HUMANO ANTROPOMETRIA Profa Raquel Rancura

DIMENSIONAMENTO DE ESPAÇOS E PLANOS DE TRABALHO. DIMENSIONAMENTO HUMANO ANTROPOMETRIA Profa Raquel Rancura DIMENSIONAMENTO DE ESPAÇOS E PLANOS DE TRABALHO DIMENSIONAMENTO HUMANO ANTROPOMETRIA Profa Raquel Rancura ASPECTOS FISICOS: DIMENSÕES, ZONAS DE ALCANCE, ÁREAS DE INFLUÊNCIA, LAYOUT, POSTURAS TODO MUNDO

Leia mais

ANÁLISE ERGONOMIA DAS SALAS DE AULA TEORIA E PRÁTICA MUSICAL DE UMA ESCOLA DE MÚSICA

ANÁLISE ERGONOMIA DAS SALAS DE AULA TEORIA E PRÁTICA MUSICAL DE UMA ESCOLA DE MÚSICA ANÁLISE ERGONOMIA DAS SALAS DE AULA TEORIA E PRÁTICA MUSICAL DE UMA ESCOLA DE MÚSICA Maria Clara M. ROQUE IFPB, email: clara_roque@hotmail.com RESUMO Para que se possa desenvolver qualquer tipo de atividade

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02 Saber Resolve Cursos Online www.saberesolve.com.br Sumário 1 Elementos Estruturais de um Edifício... 3 1.1 Elementos e definições... 3 1.2 Concreto

Leia mais

Anexo 2. Variável Antropométrica

Anexo 2. Variável Antropométrica Anexo 2 Com o intuito de minimizar os erros de medida e conferir consistência durante o processo de medição, procedeu-se a uma ordem de medições que se repetiu para todos os sujeitos de igual forma. Os

Leia mais

A importância da postura

A importância da postura Postura A importância da postura Uma das recomendações mais ouvidas na infância é olha a postura!. A advertência serve para homens e mulheres e é muito mais séria do que apenas um cuidado com a boa aparência.

Leia mais

ANEXO VIII REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS DE BASE DOS EQUIPAMENTOS - MUPIS E ABRIGOS

ANEXO VIII REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS DE BASE DOS EQUIPAMENTOS - MUPIS E ABRIGOS ANEXO VIII REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS DE BASE DOS EQUIPAMENTOS - MUPIS E ABRIGOS O mobiliário urbano está geralmente sujeito a pressões e desgaste de nível elevado, devido quer ao envolvimento ambiental,

Leia mais

Trabalhe por si. Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto

Trabalhe por si. Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto Trabalhe por si Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto As doenças relacionadas com o trabalho estão associadas com situações de repetitividade, aplicação de força e adoção de posições

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 04, DE 02 DE JUNHO DE 2004.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 04, DE 02 DE JUNHO DE 2004. INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 04, DE 02 DE JUNHO DE 2004. Dispõe sobre os requisitos mínimos a serem seguidos, pela administração pública estadual, quando da aquisição de mobiliário ergonomicamente adequado para

Leia mais

Estativa de teto TELETOM

Estativa de teto TELETOM Estativa de teto TELETOM Marca: Berchtold Fabricante: Berchtold Procedência: Alemanha Desde o desenvolvimento do conceito da coluna suspensa para gerenciamento dos equipamentos médicos nos anos 60, BERCHTOLD

Leia mais

Ergonomia. Prof. Izonel Fajardo

Ergonomia. Prof. Izonel Fajardo Ergonomia Prof. Izonel Fajardo Biomecânica I Para se realizar um movimento são acionados diversos músculos, ligamentos e articulações do corpo. Os músculos fornecem força, os ligamentos desempenham funções

Leia mais

ANÁLISE ERGONÔMICA E CONCEPÇÃO DE POSTO DE TRABALHO DE COSTUREIRA

ANÁLISE ERGONÔMICA E CONCEPÇÃO DE POSTO DE TRABALHO DE COSTUREIRA XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. ANÁLISE ERGONÔMICA E CONCEPÇÃO DE POSTO DE TRABALHO DE COSTUREIRA Manuel Salomon Salazar Jarufe (UFES) m.ss@terra.com.br Rodrigo Loureiro Medeiros (UFES)

Leia mais

Higiene e segurança no trabalho

Higiene e segurança no trabalho Higiene e segurança no trabalho Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com / Site: www.veniciopaulo.com O que é Ergonomia? Ergonomia é um termo que deriva do grego ergon, que

Leia mais

Análise: Monitor curvo HKC C "

Análise: Monitor curvo HKC C Análise: Monitor curvo HKC C7000 27" Date : 22 de Fevereiro de 2018 Os monitores de maior dimensão permitem aumentar o espaço de trabalho e organizar as janelas de forma mais prática para o utilizador,

Leia mais

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Anexo III Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Mobilização da articulação do ombro 1 Objectivos: Aumentar a amplitude da mobilização dos ombros e parte superior Modo de execução: na posição

Leia mais

Newsletter do Grupo 4Work N.º 17 Fevereiro de 2011

Newsletter do Grupo 4Work N.º 17 Fevereiro de 2011 AGRADECEMOS A CONFIANÇA Certos das dificuldades que este ano vão estar presentes pela conjuntura que o mercado apresenta, vamos tentar que o nosso empenho e dedicação contribuam para ajudar a resolver

Leia mais

Família. Ocean Ergo. Soluções modulares para o banho SEGURANÇA INDEPENDÊNCIA ERGONOMIA

Família. Ocean Ergo. Soluções modulares para o banho SEGURANÇA INDEPENDÊNCIA ERGONOMIA Família Soluções modulares para o banho SEGURANÇA INDEPENDÊNCIA ERGONOMIA Família Desenvolvida a pensar no utilizador de forma a aumentar a independência, segurança e flexibilidade. Os cuidados de higiene

Leia mais

Sistema de Varrimento Electromagnético Flock of Birds Metodologia de calibração

Sistema de Varrimento Electromagnético Flock of Birds Metodologia de calibração Anexo 1 Sistema de Varrimento Electromagnético Flock of Birds Metodologia de calibração Introdução. A análise do movimento com a utilização dos sistemas de varrimento electromagnético é uma alternativa

Leia mais

Ergonomia. Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr

Ergonomia. Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr Ergonomia Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr Ergonomia Palavras Gregas: ergon = trabalho, nomos = leis. tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa. Ergonomia É

Leia mais

APLICAÇÃO DO MÉTODO RULA (RAPID UPPER LIMB ASSESSMENT) EM UM LABORATÓRIO DIDÁTICO

APLICAÇÃO DO MÉTODO RULA (RAPID UPPER LIMB ASSESSMENT) EM UM LABORATÓRIO DIDÁTICO APLICAÇÃO DO MÉTODO RULA (RAPID UPPER LIMB ASSESSMENT) EM UM LABORATÓRIO DIDÁTICO roberto cristofori dombidau junnior (UFABC) roberto.junnior@aluno.ufabc.com.br Bruna Cristine Bernardes da Silva (UFABC)

Leia mais

A Importância da Ergonomia nas Relações de Trabalho

A Importância da Ergonomia nas Relações de Trabalho A Importância da Ergonomia nas Relações de Trabalho Jaques Sherique Eng. Mecânico e de Segurança do Trabalho 2º vice-presidente do CREA-RJ Secretário da SOBES Presidente da ABPA-SP sherique@gbl.com.br

Leia mais

APLICAÇÃO DA ERGONOMIA EM BIBLIOTECAS RESUMO

APLICAÇÃO DA ERGONOMIA EM BIBLIOTECAS RESUMO APLICAÇÃO DA ERGONOMIA EM BIBLIOTECAS Cézar Wilson Martinez Félix RESUMO O objetivo deste trabalho é apresentar uma definição de Ergonomia e sua relação com algumas das áreas científicas ou ciências auxiliares

Leia mais

Profº Carlos Alberto

Profº Carlos Alberto Equilíbrio Estático Disciplina: Mecânica Básica Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: As condições que devem ser atendidas para um corpo ou uma estrutura

Leia mais

AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS 2 O COMPRIMENTO DOS SEGMENTOS ANATÔMICOS

AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS 2 O COMPRIMENTO DOS SEGMENTOS ANATÔMICOS AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS José Miquel Cabeças 1 INTRODUÇÃO Antropometria é a ciência que opera variáveis como dimensões lineares, massa, forma e propriedades inerciais do corpo humano. A sua natureza

Leia mais

Família Azalea. Uma grande família

Família Azalea. Uma grande família Família Azalea + Inclinação com compensação + Centro de gravidade mantido = Uma grande família As cadeiras de rodas oferecem um conforto e uma personalização otimizada para cada utilizador graças a uma

Leia mais

Assentos SENTAR-SE NA POSIÇÃO CORRECTA

Assentos SENTAR-SE NA POSIÇÃO CORRECTA Assentos SENTAR-SE NA POSIÇÃO CORRECTA E93242 2 AVISO Não ajuste o assento com o veículo em movimento. Pode perder o controlo do veículo e sofrer lesões. 1 O assento, apoio para a cabeça, cinto de segurança

Leia mais

O Uso de Lombas e Plataformas como Medidas de Acalmia de Tráfego

O Uso de Lombas e Plataformas como Medidas de Acalmia de Tráfego Estoril, 5 a 7 de Abril 2006 O Uso de Lombas e Plataformas como Medidas de Acalmia de Tráfego Ana Bastos Silva, Prof. Auxiliar Dep. Engª Civil da FCTUC da Universidade de Coimbra Alvaro Seco, Prof. Associado

Leia mais

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa PREPARATION GLIDE DELIVERY RECOVERY DESCRIÇÃO DAS VÁRIAS FASES A Técnica Rectilínea do Lançamento do Peso está dividida nas seguintes fases:,, e.

Leia mais

BIOMECÂNICA POSTURA E MOVIMENTO

BIOMECÂNICA POSTURA E MOVIMENTO BIOMECÂNICA POSTURA E MOVIMENTO Postura e movimento têm uma grande importância na ergonomia. Eles são determinados pela tarefa e pelo posto de trabalho. Os músculos fornecem a força necessária para o corpo

Leia mais

w e A manual de normas gráficas 2016

w e A manual de normas gráficas 2016 r w e A manual de normas gráficas 2016 manual de normas gráficas 2016 índice Este manual tem como objetivo orientar a utilização prática da identidade visual weareaware, fornecendo um conjunto de regras

Leia mais

Ocean Ergo ACESSÓRIOS E AJUSTES

Ocean Ergo ACESSÓRIOS E AJUSTES ACESSÓRIOS E AJUSTES Acessórios - Família Acessórios Conforto ergonómica Tampa para recorte grande ergonómica Tampa para recorte pequeno Com recorte grande Pode ser utilizada com ou sem almofada de assento

Leia mais

Invacare NOVIDADE. Renasce a estrela... A Action 3 Nova Geração

Invacare NOVIDADE. Renasce a estrela... A Action 3 Nova Geração Invacare Renasce a estrela... A Action 3 Nova Geração A Action 3 NG é um dos melhores exemplos de compatibilidade em toda a gama Invacare. Oferece grandes vantagens para o revendedor e cliente final pelo

Leia mais

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa?

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento À medida que a idade avança há diminuição da visão, da audição, da força muscular, do tempo de reação e do equilíbrio, o que afeta

Leia mais

cadeiras interstuhl hero cadeiras interstuhl

cadeiras interstuhl hero cadeiras interstuhl hero hero preparada para todos. Inovadora estrutura de malha tridimensional no encosto é, ao mesmo tempo, transparente e opaca em função da sua estética listrada. Disponível em grafite, preto e laranja.

Leia mais

Projeto de Postosde Trabalho

Projeto de Postosde Trabalho Projeto de Postos de Trabalho Projeto de Postosde Trabalho O desenho dos postos de trabalho influi no desempenho do trabalho. Postos de trabalho devem fornecer conforto e segurança para realização do trabalho.

Leia mais

COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA

COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA Sempre e onde estiver... Estamos lá Saiba mais em www.sscgd.pt COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA A coluna vertebral constitui uma parte importante do esqueleto,

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL. Distribuição Interna

CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL. Distribuição Interna CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL Distribuição Interna ÍNDICE Apresentação 3 O que é Lesão por esforço repetitivo (LER)? 4 Prevenção 5 Dicas para evitar lesões 6 Exercícios 8 Ginástica Laboral

Leia mais

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal.

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. CENTRÓIDES E MOMENTO DE INÉRCIA Centróide O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. De uma maneira bem simples: centróide

Leia mais

Evaluation of a protocol exercises for musicians with musculoskeletal problems

Evaluation of a protocol exercises for musicians with musculoskeletal problems Evaluation of a protocol exercises for musicians with musculoskeletal problems Avaliação da efetividade de um protocolo de Exercícios de Relaxamento Muscular em músicos com alterações músculoesqueléticas

Leia mais