Reciclagem do plástico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reciclagem do plástico"

Transcrição

1 Reciclagem do plástico

2 Bibliografia ZANIN, M.; MANCINI, S. D. Resíduos plásticos e reciclagem: aspectos gerais e tecnologia. São Carlos: UFSCar, PIVA, A. M.; WIEBECK, H. Reciclagem do plástico. São Paulo: Artliber, MANO, E. B., PACHECO, E. B.; BONELLI, C. M. C. Meio ambiente, poluição e reciclagem. São Paulo: Edgard Blucher, SPINACÉ, M. A. DA S., DE PAOLI M. A. A tecnologia da reciclagem de polímeros. Quim. Nova, Vol. 28, No. 1, 65-72, Sites:

3 Classificação dos Polímeros Termoplásticos Capacidade de amolecer e fluir quando sujeito a um aumento de temperatura e pressão. Transformação FÍSICA. Estes polímeros são solúveis, fusíveis. Termofixos Termorrígido ou termoestável: plástico que com o aquecimento amolece uma vez, sofre o processo de cura (transformação QUÍMICA), tornando-se rígido. Este polímero é infusível e insolúvel.

4 Polímero Biodegradável Um polímero é dito biodegradável se todos seus componentes orgânicos sofrem uma biodegradação total. Degradação causada por atividade biológica, especialmente pela ação de enzimas. O processo de biodegradação de uma matéria orgânica produz: CO 2 (dióxido de carbono), água(h 2 O) e biomassa - ambiente aeróbio, ou gás Metano (CH 4 ), H 2 O e biomassa, - ambiente anaeróbio,

5 Poli(ácido lático) - PLA

6 Poli(hidrobutirato) PHB

7 Classificação dos descartes plásticos Pós-industriais: Os quais provêm principalmente de refugos de processos de produção e transformação, aparas, rebarbas, etc. Pós-consumo: São os descartados pelos consumidores, sendo a maioria provenientes de embalagens.

8 Composição do lixo urbano

9 Quem são os materiais plásticos?

10 Reciclagem Cerca de 19% dos plásticos foram reciclados no Brasil em 2010, representando aproximadamente 953 mil toneladas por ano. Em 2010 o Brasil foi da nona posição mundial na reciclagem dos plásticos, atrás da Alemanha (34%), Suécia (33,2%), Bélgica (29,2%), Itália (23%), países que incineram a maior parte do plástico coletado seletivamente.

11 Separação dos materiais plásticos Ação magnética ou eletrostática Eliminação de contaminantes ferrosos; Ar comprimido Flotação do material mais leve (papel); Hidrociclone ou tanque de sedimentação Para separar resinas por diferença de densidade.

12 Identificação do Plástico

13 Separação dos Plásticos

14 Densidade em Soluções

15 Identificação do Plástico Teste de chama

16 Identificação do Plástico Ponto de fusão

17 Identificação do Plástico Teste de solubilidade

18 Reciclagem Tipos de reciclagem de polímeros Mecânica Primária Secundária Química (terciária) Energética (quaternária)

19 Reciclagem Mecânica Reciclagem primária: consiste na conversão dos resíduos poliméricos industriais por métodos de processamento padrão em produtos com características equivalentes àquelas dos produtos originais produzidos com polímeros virgens; por exemplo, aparas que são novamente introduzidas no processamento. Reciclagem secundária: conversão dos resíduos poliméricos provenientes dos resíduos sólidos urbanos por um processo ou uma combinação de processos em produtos que tenham menor exigência do que o produto obtido com polímero virgem, por exemplo, reciclagem de embalagens de PP para obtenção de sacos de lixo.

20 Reciclagem mecânica

21 Reciclagem mecânica

22 Reciclagem mecânica Principais etapas: separação do resíduo polimérico, moagem lavagem secagem reprocessamento

23 Separação Separação em uma esteira dos diferentes tipos de plásticos, de acordo com a identificação ou com o aspecto visual. Nesta etapa são separados também rótulos de materiais diferentes, tampas de garrafas e produtos compostos por mais de um tipo de plástico, embalagens metalizadas, grampos, etc. Por ser uma etapa geralmente manual, a eficiência depende diretamente da prática das pessoas que executam esta tarefa. Outro fator determinante da qualidade é a fonte do material a ser separado, sendo que aquele oriundo da coleta seletiva é mais limpo em relação ao material proveniente dos lixões ou aterros.

24 Separação

25 Separação Um exemplo da importância da etapa de separação é o caso do PET que sofre hidrólise, devido à presença de impurezas, como o PVC, NaOH, detergentes alcalinos, adesivos como EVA, etc.

26 Separação Duas tecnologias, uma japonesa e outra Belga (Syntal) desenvolveram a chamada madeira plástica. O processo pode ser utilizadas uma misturas de PEBD, PEAD, ABS, PP e até 20% m/m de PVC, sem problemas de liberação de gases tóxicos. O PS e as poliamidas são aceitáveis até 10% m/m e o PET deve ser usado numa proporção máxima de 5% m/m para não prejudicar a resistência e o acabamento dos perfis.

27 Separação No Brasil também foram desenvolvidos produtos provenientes dos resíduos sólidos urbanos; o IMAWOOD (constituído de mistura de poliolefinas provenientes de sacos e sacolas plásticas, principalmente PEBD e PEAD); IMACAR (constituído de uma mistura de poliolefinas com predominância de PP e baixo teor de EPDM provenientes de pára-choques descartados).

28 Madeira Plástica

29 Moagem Após separados os diferentes tipos de plásticos, estes são moídos e fragmentados em pequenas partes.

30 Moinho

31 Moagem

32 Lavagem Após triturado, o plástico passa por uma etapa de lavagem com água para a retirada dos contaminantes. É necessário que a água de lavagem receba um tratamento para a sua reutilização ou emissão como efluente.

33 Lavagem e Separação

34 Lavadora Plástico Flexível

35 Lavadora Plástico Rígido

36 Secadora

37 Aglutinação Além de completar a secagem, o material é compactado, reduzindo-se assim o volume que será enviado à extrusora. O atrito dos fragmentos contra a parede do equipamento rotativo provoca elevação da temperatura, levando à formação de uma massa plástica. O aglutinador também é utilizado para incorporação de aditivos - como cargas, pigmentos e lubrificantes.

38 Aglutinador

39 Mistura Os polímeros são formulados, ou seja, são colocados aditivos como antioxidantes, plastificantes, cargas de reforço, agentes de acoplamento, etc., dependendo da aplicação final. A quantidade e o tipo de antioxidantes e plastificantes adicionados nos polímeros pósconsumo normalmente são os mesmos utilizados para os polímeros virgens.

40 Mistura É possível formular os polímeros pós-consumo adicionando pequenas quantidades de material virgem, visando melhorar as propriedades dos polímeros reciclados. As poliolefinas possuem uma estrutura química mais estável comparada aos poliésteres e poliamidas, portanto, são menos reativas e sofrem pouca degradação durante o processamento.

41 Mistura Para as poliolefinas é possível adicionar pequenas quantidades de polímeros virgens pode levar a um efeito sinergético. Os poliésteres e poliamidas nem sempre isto ocorre, pois como eles são mais reativos normalmente degradam com maior facilidade durante o processamento. Neste caso, a mistura do material virgem e pósconsumo pode levar à uma separação de fases e, consequentemente, a um decréscimo das propriedades mecânicas

42 Extrusão A extrusora funde e torna a massa plástica homogênea. Na saída da extrusora, encontra-se o cabeçote, do qual sai um "espaguete" contínuo, que é resfriado com água, e picotado em um granulador e transformado em pellet.

43 Extrusão

44 Reciclagem Mecânica Reciclagem mecânica por extrusão convencional mostraram que existe um limite no qual as propriedades dos polímeros são mantidas. PET após três ciclos de processamento ocorre uma variação drástica nas propriedades mecânicas tornando-o duro e quebradiço e, portanto, não é possível utilizá-lo para as mesmas aplicações do polímero virgem. PP mais de dez vezes, sem que ocorra alteração significativa nas propriedades mecânicas, o que é desejável do ponto de vista industrial.

45 Panorama do mercado de reciclagem

46 Panorama do mercado de reciclagem

47 Panorama do mercado de reciclagem

48 Mercado consumidor de reciclados

49

50

51

52 Panorama reciclagem mecânica

53 Reciclagem de PET

54 Papel sintético

55 Reciclagem do isopor

PLÁSTICOS. O que são?

PLÁSTICOS. O que são? PLÁSTICOS O que são? Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros, que, por sua vez, são formadas por moléculas menores, chamadas monômeros. Os plásticos

Leia mais

QUÍMICA. Química Orgânica. Polímeros Borrachas e Plásticos Parte 5. Prof. Giselle Blois

QUÍMICA. Química Orgânica. Polímeros Borrachas e Plásticos Parte 5. Prof. Giselle Blois QUÍMICA Química Orgânica Parte 5 Prof. Giselle Blois EXERCÍCIOS 1. Indique qual das afirmativas abaixo está correta e explique: a) Todos os polímeros são plásticos. b) Todas as macromoléculas são polímeros.

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS RECICLANDO NA UNIVERSIDADE: PRODUÇÃO DE PRANCHETAS ESCOLARES, A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DE MARCADORES DE QUADRO BRANCO, DE

Leia mais

Livros Grátis. Milhares de livros grátis para download.

Livros Grátis.  Milhares de livros grátis para download. Livros Grátis http://www.livrosgratis.com.br Milhares de livros grátis para download. Quando tratamos das propriedades de

Leia mais

Desenvolvimento de Processos de Reciclagem de Plásticos

Desenvolvimento de Processos de Reciclagem de Plásticos III Seminário Regional Preparatório para XII Conferência das Cidades Desenvolvimento de Processos de Reciclagem de Plásticos Química Dra. Lucilene Betega de Paiva Laboratório de Processos Químicos e Tecnologia

Leia mais

PRINCIPAIS ASPECTOS DAS TECNOLOGIAS E RECICLAGEM DE MATERIAIS POLIMÉRICOS APLICADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

PRINCIPAIS ASPECTOS DAS TECNOLOGIAS E RECICLAGEM DE MATERIAIS POLIMÉRICOS APLICADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS PRINCIPAIS ASPECTOS DAS TECNOLOGIAS E RECICLAGEM DE MATERIAIS POLIMÉRICOS APLICADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL +55 54 9 9176

Leia mais

POLÍMEROS. Prof.a Cristiane P. T. Polastri

POLÍMEROS. Prof.a Cristiane P. T. Polastri POLÍMEROS Prof.a Cristiane P. T. Polastri Polímeros Polímeros são macromoléculas obtidas pela combinação de um número imenso (da ordem de milhares) de moléculas pequenas (os monômeros). Polimerização 1864

Leia mais

Soluções compostáveis para embalagens. Murilo de Barros Feltran

Soluções compostáveis para embalagens. Murilo de Barros Feltran Soluções compostáveis para embalagens 1 Murilo de Barros Feltran Bioplásticos: conceitos gerais Gerenciamento de resíduos sólidos Conceitos Gerais Bioplásticos: fonte x destino Materiais de fontes renováveis

Leia mais

Disciplinas» Suporte» Idioma Matheus Fernandes Barbosa

Disciplinas» Suporte» Idioma Matheus Fernandes Barbosa Disciplinas» Suporte» Idioma Matheus Fernandes Barbosa Início 2016 EP PMT PMT3200-2016250 Reciclagem de Polímeros Teste processamento de polímeros, PVC e reciclagem de polímeros Iniciado em sábado, 26

Leia mais

Logística reversa de embalagens em geral. Annelise Monteiro Steigleder

Logística reversa de embalagens em geral. Annelise Monteiro Steigleder Logística reversa de embalagens em geral Annelise Monteiro Steigleder Hierarquia das ações no manejo de resíduos sólidos Regulação Não geração Redução Reuso Reciclagem Tratamento Destinação final dos rejeitos

Leia mais

VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLÁSTICO????

VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLÁSTICO???? VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLÁSTICO???? O que é polímero? Poli = vários Mero = unidades de repetição Polímero = União de várias unidades de repetição. Polímero Mero Polímero é o mesmo que Plástico?

Leia mais

EVERTIS. Cristina Barbosa

EVERTIS. Cristina Barbosa EVERTIS Cristina Barbosa Jornadas Técnicas 2014 Grupo IMG 2 Instalações Industriais Grupo Evertis & Selenis em Portugal Filme de PET Resina virgem Granulado PET Energia, Serviços Logísticos, Financeiros

Leia mais

III REVALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS

III REVALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS III-078 - REVALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS Adriane Lawisch Rodríguez (1) Engenheira Química pela Escola de Engenharia da PUCRS. Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Escola de Engenharia

Leia mais

? PERGUNTAS & RESPOSTAS SACOLAS PLÁSTICAS.

? PERGUNTAS & RESPOSTAS SACOLAS PLÁSTICAS. ? PERGUNTAS & RESPOSTAS SACOLAS PLÁSTICAS www.abiplast.org.br ? PERGUNTAS & RESPOSTAS SACOLAS PLÁSTICAS 2 ABIPLAST ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DO PLÁSTICO O PLÁSTICO FAZ PARTE DA VIDA CONTEMPORÂNEA,

Leia mais

Polímeros. Química Aplicada Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Elton José Sehnem

Polímeros. Química Aplicada Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Elton José Sehnem Polímeros Química Aplicada Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Elton José Sehnem Obtenção Petróleo Principal fonte de obtenção de polímeros sintéticos Produtos Naturais Carvão mineral 5% da produção total dos

Leia mais

Profa. Márcia A. Silva Spinacé

Profa. Márcia A. Silva Spinacé 1º Quadrimestre 2017 Profa. Márcia A. Silva Spinacé AULA 05 Introdução à formulação Componentes de uma formulação Cargas Diferentes tipos de Aditivos e suas características Discussão sobre um tipo específico

Leia mais

IV Fórum de Ensino Superior da Área Química Polímeros e suas aplicações: panorama atual e perspectivas

IV Fórum de Ensino Superior da Área Química Polímeros e suas aplicações: panorama atual e perspectivas IV Fórum de Ensino Superior da Área Química Polímeros e suas aplicações: panorama atual e perspectivas Polímeros Convencionais Lucilene Betega de Paiva Núcleo de Bionanomanufatura Laboratório de Processos

Leia mais

Oficina de Identificação de Plásticos. Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido

Oficina de Identificação de Plásticos. Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido Oficina de Identificação de Plásticos Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido O que são plásticos? São polímeros sintéticos, ou seja, grandes moléculas fabricadas para suprir nossas necessidades com custo

Leia mais

MONITORAMENTO DOS ÍNDICES DE RECICLAGEM MECÂNICA DE PLÁSTICOS NO BRASIL (Ano Base 2012) Desenvolvido para

MONITORAMENTO DOS ÍNDICES DE RECICLAGEM MECÂNICA DE PLÁSTICOS NO BRASIL (Ano Base 2012) Desenvolvido para MONITORAMENTO DOS ÍNDICES 2013 DE RECICLAGEM MECÂNICA DE PLÁSTICOS NO BRASIL (Ano Base 2012) Desenvolvido para São Paulo Setembro 2013 MONITORAMENTO DOS ÍNDICES DE RECICLAGEM MECÂNICA DE PLÁSTICO NO BRASIL

Leia mais

Técnica. Eng.Andrea Manetti

Técnica. Eng.Andrea Manetti Técnica Eng.Andrea Manetti Cuidado com.. soluções mágicas Quando ocorre um problema grave de disposição de resíduos, sempre há alguém que propõe uma solução mágica, sem custo e com benefícios substanciais

Leia mais

RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP

RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP 1 MINIMIZAÇÃO DE RESÍDUOS REDUÇÃO NA FONTE GERADORA RECUPERAÇÃO TRATAMENTO Estratégias como a Minimização de Resíduos é enfatizada,

Leia mais

OBTENÇÃO DE PLACAS DE MADEIRA PLÁSTICA A BASE DE PVC RECICLADO PARA USO EM CONSTRUÇÃO CIVIL

OBTENÇÃO DE PLACAS DE MADEIRA PLÁSTICA A BASE DE PVC RECICLADO PARA USO EM CONSTRUÇÃO CIVIL OBTENÇÃO DE PLACAS DE MADEIRA PLÁSTICA A BASE DE PVC RECICLADO PARA USO EM CONSTRUÇÃO CIVIL RESULTADOS PRELIMINARES Geraldo A. Gentil Jr. Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental Objetivos do Projeto

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental. Reciclagem. 4 ACV Avaliação do Ciclo de Vida. Agosto, 2017

Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental. Reciclagem. 4 ACV Avaliação do Ciclo de Vida. Agosto, 2017 Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental Reciclagem 4 ACV Avaliação do Ciclo de Vida Prof.Sandro Donnini Mancini Agosto, 2017 Avaliar impactos

Leia mais

POLÍMEROS. Química aplicada. Profa. Dra. Carla Dalmolin

POLÍMEROS. Química aplicada. Profa. Dra. Carla Dalmolin POLÍMEROS Química aplicada Profa. Dra. Carla Dalmolin BRUNA LOUISE SILVA ELTON SENHEM Vantagens da utilização dos plásticos Plásticos utilizados no Golf Conceitos básicos Polímeros origina-se do grego:

Leia mais

Minicurso. De onde vêm? Para onde vão as embalagens? ELABORAÇÃO:

Minicurso. De onde vêm? Para onde vão as embalagens? ELABORAÇÃO: Minicurso De onde vêm? Para onde vão as embalagens? ELABORAÇÃO: Cláudia Maria Langer Campioti Inês de Almeida Zaine Kelly Fernandes Thiago Altair Ferreira ORIENTAÇÃO: Prof. Dr. Marcelo Giordan Aluno: 24

Leia mais

Produção sustentável na reciclagem mecânica de resíduos plásticos

Produção sustentável na reciclagem mecânica de resíduos plásticos 1 Jose Rodrigo dos Santos Silva joserodrigo4@yahoo.com.br MBA em Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção Instituto de Pós-Graduação - IPOG Goiânia, GO, 04 de fevereiro de 2014 Resumo A cada ano que

Leia mais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais Materiais Poliméricos Conceitos Gerais ESTRUTURA DOS POLIMEROS DEFINIÇÃO São moléculas muito grandes (macromoléculas) formadas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas (monômeros), ligadas

Leia mais

Separação de Resíduos

Separação de Resíduos Separação de Resíduos Tipos de Resíduos Orgânicos Rejeitos Papéis Recicláveis Plásticos Metais Isopor Plástico Existem 7 tipos de resinas plásticas: - PET: polietileno tereftalato: Frascos de refrigerantes

Leia mais

CRISTIANO FELIX GERENTE DE MEIO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO - FCA LATAM

CRISTIANO FELIX GERENTE DE MEIO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO - FCA LATAM CRISTIANO FELIX GERENTE DE MEIO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO - FCA LATAM Grupo FCA MARCAS AUTOMOTIVAS MARCAS DE LUXO COMPONENTES FCA LATAM 2 Grupo FCA no Mundo 165 Plantas 150 Mercados 228.690

Leia mais

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS. PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R.

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS. PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R. ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R. Demarquete 1 Roteiro da Aula Histórico Química das moléculas poliméricas Estrutura

Leia mais

POLÍMEROS. Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio

POLÍMEROS. Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio POLÍMEROS Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio POLI MERO MUITAS PARTES Para pensar... Nossos descendentes, no futuro, talvez se refiram à nossa época como sendo a era dos plásticos. Muitos

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS

CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS Curso: Engenharia Mecânica - Terceiro Semestre Letivo Período: Primeiro Semestre 2010 Carga Horária: 60 horas Docente: Prof. Dr. Wagner M. Pachekoski As formas geralmente utilizadas

Leia mais

Avaliação e melhoria no processo de injeção de PEAD

Avaliação e melhoria no processo de injeção de PEAD Avaliação e melhoria no processo de injeção de PEAD G.CORRÊA 1 e P. J. MELO 1 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Engenharia Química E-mail: guilherme.correa95@gmail.com RESUMO

Leia mais

Extrusora Mono Rosca (tipo Cascata) para filmes, fios e tecidos plásticos com troca de telas hidráulico.

Extrusora Mono Rosca (tipo Cascata) para filmes, fios e tecidos plásticos com troca de telas hidráulico. Extrusora Mono Rosca (tipo Cascata) para filmes, fios e tecidos plásticos com troca de telas hidráulico. LDA - SJP Moagem; Alimentação para funil através de venturi; Funil com alimentação forçada; Cilindro

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE A QUALIDADE DE EMBALAGENS PLÁSTICAS RECICLADAS.

CONSIDERAÇÕES SOBRE A QUALIDADE DE EMBALAGENS PLÁSTICAS RECICLADAS. CONSIDERAÇÕES SOBRE A QUALIDADE DE EMBALAGENS PLÁSTICAS RECICLADAS. Rebeca L. Dantas 1*, Carlos A. P. de Lima 2 1 Curso de Química Industrial da Universidade Estadual da Paraíba rebecald@hotmail.com; 2

Leia mais

OS RESÍDUOS TERMOPLÁSTICOS E A INDÚSTRIA DE BEBIDA

OS RESÍDUOS TERMOPLÁSTICOS E A INDÚSTRIA DE BEBIDA OS RESÍDUOS TERMOPLÁSTICOS E A INDÚSTRIA DE BEBIDA Natália Brandão Gonçalves Fernandes(*), Thais Alves Gallo Andrade, Fábio Cardoso de Freitas, Fernando Altino Medeiros Rodrigues * Graduada pela Universidade

Leia mais

Fórum de Papéis para Embalagens. Francisco Cesar Razzolini Klabin S.A. 26/08/2002

Fórum de Papéis para Embalagens. Francisco Cesar Razzolini Klabin S.A. 26/08/2002 Fórum 2002 A Reciclagem e a Produção de Papéis para Embalagens Francisco Cesar Razzolini Klabin S.A. 26/08/2002 O Papel e o meio ambiente O PAPEL é, em última análise, produzido em bases sustentáveis com

Leia mais

POLIMEROS. Por que estudar Polimeros?

POLIMEROS. Por que estudar Polimeros? POLIMEROS Por que estudar Polimeros? A estrutura dos polimeros afeta suas propriedades e o comportamento dos materiais poliméricos. Exemplos: (1)O grau de cristalinidade influi na massa específica, rigidez,

Leia mais

ESTUDO QUANTITATIVO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ENCONTRADOS NUMA FAIXA DE PRAIA EM ACAÚ (PARAÍBA, BRASIL)

ESTUDO QUANTITATIVO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ENCONTRADOS NUMA FAIXA DE PRAIA EM ACAÚ (PARAÍBA, BRASIL) ESTUDO QUANTITATIVO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ENCONTRADOS NUMA FAIXA DE PRAIA EM ACAÚ (PARAÍBA, BRASIL) Eline Paula Batista Fernandes 1; Mucio Luiz Banja Fernandes (Orientador) 1 1 Universidade de Pernambuco,

Leia mais

Comportamento térmico e mecânico de material reciclado á base de PEBD frente ao envelhecimento

Comportamento térmico e mecânico de material reciclado á base de PEBD frente ao envelhecimento Comportamento térmico e mecânico de material reciclado á base de PEBD frente ao envelhecimento Diego Rafael Bayer, Fabiano de Souza Mello, Ana Cristina de Almeida Garcia e Izabel Cristina Riegel Grupo

Leia mais

Biopolímeros Compostáveis e suas Aplicações. VII Encontro Técnico de Alto Nível, 28 Agosto, 2014 Isabel Albuquerque

Biopolímeros Compostáveis e suas Aplicações. VII Encontro Técnico de Alto Nível, 28 Agosto, 2014 Isabel Albuquerque Biopolímeros Compostáveis e suas Aplicações VII Encontro Técnico de Alto Nível, 28 Agosto, 2014 Isabel Albuquerque Programa Inovações em Plásticos para um futuro sustentável 1. Definição e Normas 2. Compostagem

Leia mais

Inovação e Tecnologia. Polietileno Verde

Inovação e Tecnologia. Polietileno Verde Inovação e Tecnologia Polietileno Verde 1 Braskem a maior petroquímica da América Latina Sólido modelo de negócio baseado na integração competitiva da cadeia de valor Integração Competitiva Extração 1ª

Leia mais

Plástico e Meio Ambiente: Uma visão através da Avaliação do Ciclo de Vida - ACV

Plástico e Meio Ambiente: Uma visão através da Avaliação do Ciclo de Vida - ACV I CICLO DE DEBATES PROMOVIDO PELA COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL / SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE - GESP PLÁSTICOS: USOS E DEGRADABILIDADE Plástico e Meio Ambiente: Uma visão através da Avaliação

Leia mais

VISÃO GERAL SOBRE POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS

VISÃO GERAL SOBRE POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS VISÃO GERAL SOBRE POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS Diego Saboya 7ª Semana de Polímeros Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano IMA UFRJ 30/10/2013 Introdução Polímeros têm se tornado uma parte essencial

Leia mais

Classificação dos Materiais Poliméricos

Classificação dos Materiais Poliméricos Fusibilidade: termoplásticos/termofixos. Tipos de Cadeias: lineares/ramificadas/ligações cruzadas. Taticidade: isotático, sindiotático, atático Comportamento Mecânico: elastômeros, fibras. Homopolímero

Leia mais

FÔRMAS PLÁSTICAS RECICLÁVEIS PARA CONCRETO ARMADO

FÔRMAS PLÁSTICAS RECICLÁVEIS PARA CONCRETO ARMADO FÔRMAS PLÁSTICAS RECICLÁVEIS PARA CONCRETO ARMADO Nelson Parente Junior. Engenheiro Civil, Diretor Técnico da EBR Empresa Brasileira de Reciclagem Ltda. Av. Gal. Francisco Glicério n 574, Pompéia, Cep

Leia mais

MATERIAIS POLIMÉRICOS

MATERIAIS POLIMÉRICOS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais MATERIAIS POLIMÉRICOS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 2º Semestre de

Leia mais

PROCESSO DE TRATAMENTO

PROCESSO DE TRATAMENTO PROCESSO DE TRATAMENTO Consiste em separar a parte líquida da parte sólida do esgoto, e tratar cada uma delas separadamente, reduzindo ao máximo a carga poluidora, de forma que elas possam ser dispostas

Leia mais

SISTEMAS DE RECICLAGEM para RESÍDUOS MUNICIPAIS

SISTEMAS DE RECICLAGEM para RESÍDUOS MUNICIPAIS SISTEMAS DE RECICLAGEM para RESÍDUOS MUNICIPAIS 1 Inovação em energia junto à A Nova Eco Energia é uma empresa localizada na cidade de Andradina, SP, inovadora no mercado de fontes de energia alternativas,

Leia mais

Deixe nossas inovações surpreender você!

Deixe nossas inovações surpreender você! Deixe nossas inovações surpreender você! Fundada em 1992 A EMPRESA 100% Brasileira Tecnologias próprias para crosslinking Patentes Nacionais e Internacionais Alta Capacidade Produtiva Assistência Técnica

Leia mais

Palavras-chave: Reciclagem; Empreendedorismo; Resíduos Sólidos Urbanos

Palavras-chave: Reciclagem; Empreendedorismo; Resíduos Sólidos Urbanos Identificação de oportunidades de negócio na cadeia de valor dos resíduos plásticos de fontes pós-consumo através da reciclagem Cristiano Ribeiro de Santi 1 ; Carlos Alberto Correa 2 1 Engenheiro de Materiais,

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TIPO DE COLETA NA RECICLAGEM DE POLÍMEROS PROVENIENTES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS

INFLUÊNCIA DO TIPO DE COLETA NA RECICLAGEM DE POLÍMEROS PROVENIENTES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS INFLUÊNCIA DO TIPO DE COLETA NA RECICLAGEM DE POLÍMEROS PROVENIENTES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS Luciane L. Rodrigues 1, Sandro D. Mancini 1*, Thalita Benetello 1, Vanessa A. Mantovani 1, Amanda de

Leia mais

VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS

VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS Engo. Eleusis Bruder Di Creddo 2º secretário da ABLP Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública Art. 6 o São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos:...

Leia mais

III REVALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS DA INDÚSTRIA DE TABACO

III REVALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS DA INDÚSTRIA DE TABACO III-077 - REVALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS DA INDÚSTRIA DE TABACO Cláudia Mendes Mählmann (1) Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Mestre em Física pela UFSC, Doutoranda em Engenharia de Minas,

Leia mais

Avaliação ambiental do processo de moldagem por sopro para a produção de garrafas de polietileno

Avaliação ambiental do processo de moldagem por sopro para a produção de garrafas de polietileno Avaliação ambiental do processo de moldagem por sopro para a produção de garrafas de polietileno E. A. da SILVA, J. M. MOITA NETO Universidade Federal do Piauí - UFPI Av. Universitária, Ininga, Teresina-PI

Leia mais

Profª. Klícia Regateiro. O lixo

Profª. Klícia Regateiro. O lixo Profª. Klícia Regateiro O lixo Tipos de lixo O Definem-se resíduos sólidos como o conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas: O domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde

Leia mais

ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU

ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU (1) Derivada da Instrução Normativa 13/2012 do IBAMA (Lista Brasileira de Resíduos Sólidos) 02 Resíduos

Leia mais

Aproveitamento de resíduos orgânicos:

Aproveitamento de resíduos orgânicos: Aproveitamento de resíduos orgânicos: Projeto inovador em Portugal Miguel Nunes Sabia que a matéria orgânica......pode gerar energia? ÍNDICE 1. A ALGAR 2. CENTRAL DE VALORIZAÇÃO ORGÂNICA 3. PROJETO DE

Leia mais

Utensílios biodegradáveis e compostáveis

Utensílios biodegradáveis e compostáveis Utensílios biodegradáveis e compostáveis Somos a Isabel Braz e o Miguel Henriques, e a dedicação do nosso trabalho á área da sustentabilidade é algo novo e muito importante para nós. As nossas áreas de

Leia mais

Módulo IV. Tratamento Térmico: Incineração

Módulo IV. Tratamento Térmico: Incineração O que é? A incineração é o processo mais antigo e o mais empregado no tratamento térmico de resíduos sólidos urbanos (RSU), sendo realizado a temperaturas acima de 800 o C. Os gases de combustão devem

Leia mais

Tema: Prepregs Termoplásticos

Tema: Prepregs Termoplásticos Feiplar 2018 Painel Automotivo Tema: Prepregs Termoplásticos Objetivo: Mostrar os tipos de tecidos para compósitos e prepregs disponíveis no mercado brasileiro. 07 de novembro de 2018 Stand B-15 HISTÓRIA

Leia mais

Apresentação. Incentivamos inovações e iniciativas que levem à qualidade ambiental e à redução dos efeitos das mudanças climáticas.

Apresentação. Incentivamos inovações e iniciativas que levem à qualidade ambiental e à redução dos efeitos das mudanças climáticas. Apresentação Na 3corações temos consciência de que a natureza é um bem de todos e origem dos recursos necessários para a nossa sobrevivência como pessoas e como negócio. Nosso objetivo é preservar e até

Leia mais

UM MODELO DE GESTÃO DE RESÍDUOS MUNICIPAIS PROF. DR. SABETAI CALDERONI INDUSTRIALIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS

UM MODELO DE GESTÃO DE RESÍDUOS MUNICIPAIS PROF. DR. SABETAI CALDERONI INDUSTRIALIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS UM MODELO DE GESTÃO DE RESÍDUOS MUNICIPAIS PROF. DR. SABETAI CALDERONI INDUSTRIALIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS SABETAI CALDERONI Presidente do Instituto Brasil Ambiente Consultor da Organização das Nações

Leia mais

Reciclagem. É preciso esclarecer que reciclagem é um processo e não uma fase e é composto por três etapas muito bem distintas: Coleta e Separação

Reciclagem. É preciso esclarecer que reciclagem é um processo e não uma fase e é composto por três etapas muito bem distintas: Coleta e Separação Reciclagem É preciso esclarecer que reciclagem é um processo e não uma fase e é composto por três etapas muito bem distintas: Coleta e Separação Revalorização Transformação Fase de Coleta e Separação Coleta

Leia mais

Torrefacção de CDRs industriais: Aplicações energéticas e materiais

Torrefacção de CDRs industriais: Aplicações energéticas e materiais Torrefacção de CDRs industriais: Aplicações energéticas e materiais Catarina Nobre (1), Margarida Gonçalves (1), Cândida Vilarinho (2), Benilde Mendes (1) (1) METRICS, Departamento de Ciências e Tecnologia

Leia mais

16 Tratamento e disposição de lodos

16 Tratamento e disposição de lodos 16 Tratamento e disposição de lodos 16.1 Produção de lodo de uma ETE Lagoas de estabilização Grandes áreas acumulação pequena de lodo Lagoas aeradas Lagoas de sedimentação Acumulação por 1 a 2 anos necessidade

Leia mais

Há 25 anos no mundo... com a regeneração para materias plásticas

Há 25 anos no mundo... com a regeneração para materias plásticas Há 25 anos no mundo... com a regeneração para materias plásticas Desde 1988 a Gamma Meccanica S. p. A projeta e fabrica máquinas e equipamentos para a reciclagem de todos os plásticos existentes no mercado.

Leia mais

RESUMO DO MAPA LATERAL DE DEMANDA DE TECNOLOGIA E OPORTUNIDADES PARA OS FORNECEDORES

RESUMO DO MAPA LATERAL DE DEMANDA DE TECNOLOGIA E OPORTUNIDADES PARA OS FORNECEDORES RESUMO DO MAPA LATERAL DE DEMANDA DE TECNOLOGIA E OPORTUNIDADES PARA OS FORNECEDORES ESTRUTURA / PRINCIPAIS FATOS RELACIONADOS COM SWM Tecnologia / Fluxo de resíduos Setor / Etapa de Tratamento Equipamento

Leia mais

poli mero macromolécula monômero

poli mero macromolécula monômero A palavra polímero origina-se do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Assim, um polímero é uma macromolécula composta por muitas (dezenas a milhares) unidades de repetição denominadas meros,

Leia mais

Treinamento Online Programa Cidade Sustentável O treinamento online foi desenvolvido para sanar toda e qualquer dúvida relacionada ao descarte de embalagens no Programa Cidade Sustentável. É uma ferramenta

Leia mais

3 Comportamento dos materiais compósitos em exposição a altas temperaturas

3 Comportamento dos materiais compósitos em exposição a altas temperaturas 3 Comportamento dos materiais compósitos em exposição a altas temperaturas 3.1 Considerações Gerais Uma das grandes desvantagens de muitos materiais compósitos é o baixo desempenho em condições de elevada

Leia mais

Biologia 12º Ano Preservar e Recuperar o Ambiente

Biologia 12º Ano Preservar e Recuperar o Ambiente Escola Secundária com 2º e 3º Ciclos Prof. Reynaldo dos Santos Biologia 12º Ano Preservar e Recuperar o Ambiente 1. Há alguns dias atrás um geólogo austríaco alertava para um potencial impacto da erupção

Leia mais

AVALIAÇÃO DE POLÍMEROS TERMOPLÁSTICOS RECICLÁVEIS COMO MATERIAIS COMPONENTES DE TELHAS E TIJOLOS

AVALIAÇÃO DE POLÍMEROS TERMOPLÁSTICOS RECICLÁVEIS COMO MATERIAIS COMPONENTES DE TELHAS E TIJOLOS AVALIAÇÃO DE POLÍMEROS TERMOPLÁSTICOS RECICLÁVEIS COMO MATERIAIS COMPONENTES DE TELHAS E TIJOLOS João Fábio de Souza 1 ; Sandra Regina Pires de Moraes 2 ; Leciane Ribeiro Maciel 3 ; Fernando Afonso da

Leia mais

Identificação de oportunidades de Produção Mais Limpa em uma cooperativa de reciclagem de plásticos

Identificação de oportunidades de Produção Mais Limpa em uma cooperativa de reciclagem de plásticos Identificação de oportunidades de Produção Mais Limpa em uma cooperativa de reciclagem de plásticos Fábio F. Santos* Jane M. F. de Paiva* Virgínia A. S. Moris* *(UFSCar) Agenda I. Introdução II. Método

Leia mais

TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - LIXO

TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - LIXO RÁDIO AULA DE QUÍMICA TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - LIXO Prof. Carlos Alberto 01. Relacione: 1. Depósito a céu aberto (lixão) 2. Aterro controlado 3. Aterro sanitário 4. Compostagem 5. Incineração 6.

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos Gestão integrada...

Política Nacional de Resíduos Sólidos Gestão integrada... Política Nacional de Resíduos Sólidos Gestão integrada... Engo. Eleusis Bruder Di Creddo 2o. secretário- ABLP Política Nacional de Resíduos Sólidos Art. 6 o São princípios da Política Nacional de Resíduos

Leia mais

Teramb, Empresa Municipal de Gestão e Valorização Ambiental, EEM

Teramb, Empresa Municipal de Gestão e Valorização Ambiental, EEM Governo dos Açores Direção Regional do Ambiente Operador de Gestão de Resíduos Teramb, Empresa Municipal de Gestão e Valorização Ambiental, EEM NIF 509620515 E-Mail teramb@gmail.com Instalação Aterro Intermunicipal

Leia mais

Aplicação da ferramenta Produção Mais Limpa

Aplicação da ferramenta Produção Mais Limpa Aplicação da ferramenta Produção Mais Limpa na Reciclagem de Plástico Flávia Pinheiro Faria e Elen B. A. V. Pacheco Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa

Leia mais

Sistemas para paredes

Sistemas para paredes Sistemas para paredes Wall Tech Descrição geral Aplicações Integra-se perfeitamente aos sistemas de pisos em MMA, formando um sistema monolítico único. Ideal para ambientes internos, é aplicável diretamente

Leia mais

Embalagens com visão de futuro

Embalagens com visão de futuro Embalagens com visão de futuro Uma embalagem não deve ser apenas reciclável. Deve ser, de fato, reciclada. E o PET (Poli) Tereftalato de Etileno é o material termoplástico mais reciclado no Brasil e no

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina C - Oficina de Materiais Plásticos

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina C - Oficina de Materiais Plásticos Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina 0003635C - Oficina de Materiais Plásticos Docente(s) Osmar Vicente Rodrigues Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento

Leia mais

ESTUDO DA TERMO-OXIDAÇÃO DO POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE REPROCESSADO POR EXTRUSÃO

ESTUDO DA TERMO-OXIDAÇÃO DO POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE REPROCESSADO POR EXTRUSÃO ESTUDO DA TERMO-OXIDAÇÃO DO POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE REPROCESSADO POR EXTRUSÃO Maurício M. Selonke 1, Tiago F. Moreira 1, Lincon L. Schafranski 1, Luís A. Pinheiro 1* 1 Departamento de Engenharia

Leia mais

Polímeros. saturada (ex.: CH 4 ). Se fizer ligações duplas ou

Polímeros. saturada (ex.: CH 4 ). Se fizer ligações duplas ou Introdução Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Eles podem ser naturais, quando originados de plantas e animais (madeira, borracha,

Leia mais

QUEDA NO VALOR DO PLASTICO RECICLADO: UMA ANALISE DOS DADOS COLETADOS DA ARREP (Associação de Recicladores Rei do Pet)

QUEDA NO VALOR DO PLASTICO RECICLADO: UMA ANALISE DOS DADOS COLETADOS DA ARREP (Associação de Recicladores Rei do Pet) 4 QUEDA NO VALOR DO PLASTICO RECICLADO: UMA ANALISE DOS DADOS COLETADOS DA ARREP (Associação de Recicladores Rei do Pet) ANDRADE, Adriana Aparecida de CRUZ, Gilson Campos Ferreira da RESUMO Esse trabalho

Leia mais

Atividades. Essas perguntas abaixo poderão dar continuidade do trabalho sobre a sua comunidade.

Atividades. Essas perguntas abaixo poderão dar continuidade do trabalho sobre a sua comunidade. Introdução A educação ambiental pode ser entendida com toda ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente e aptos a tomar decisões coletivas sobre

Leia mais

31/08/2016. Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações.

31/08/2016. Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. 6º Anos Prof. Leonardo F. Stahnke Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. Para se alimentar, o ser humano abate

Leia mais

TECNOLOGIA MECÂNICA. Aula 02. Introdução ao Estudo dos Materiais

TECNOLOGIA MECÂNICA. Aula 02. Introdução ao Estudo dos Materiais Aula 02 Introdução ao Estudo dos Materiais Prof. Me. Dario de Almeida Jané Introdução ao Estudo dos Materiais - Definição - Tipos de Materiais / Classificação - Propriedades dos Materiais Introdução ao

Leia mais

Tratar os efluentes significa reduzir seu potencial poluidor através de processos físicos, químicos ou biológicos, adaptando-os aos padrões

Tratar os efluentes significa reduzir seu potencial poluidor através de processos físicos, químicos ou biológicos, adaptando-os aos padrões Tratamento de água e efluentes: do convencional ao sistema avançado O papel das membranas PARTE 1 TRATAMENTO FÍSICO QUÍMICO CONVENCIONAL Profa. Dr. ElisângelaMoraes 02 de dezembro de 2010 TRATAMENTO DE

Leia mais

Plásticos. Prof. Geraldo Lopes Crossetti. Prof. Geraldo Lopes Crossetti 11/12/2012. Page 1

Plásticos. Prof. Geraldo Lopes Crossetti. Prof. Geraldo Lopes Crossetti 11/12/2012. Page 1 Plásticos Prof. Geraldo Lopes Crossetti Prof. Geraldo Lopes Crossetti 11/12/2012 Page 1 O que são? Plástico é um tipo de polímero que apresenta um comportamento térmico e mecânico característico. Os polímeros

Leia mais

Florestas Energéticas

Florestas Energéticas Florestas Energéticas 1-Introdução A utilização da lenha como forma de energia foi uma das primeiras alternativas utilizada pelo homem. Revolução Industrial: Ocorreu um avanço no uso da madeira empregada

Leia mais

Título: Influência da umidade na estabilidade dimensional de bioespumas.

Título: Influência da umidade na estabilidade dimensional de bioespumas. Título: Influência da umidade na estabilidade dimensional de bioespumas. Autores: Amanda Maria Griebeler dos Santos (1), Mariana Oliveira Engler (2) & Ruth Marlene Campomanes Santana Filiação: Depto Engenharia

Leia mais

Aproveitamento energético de combustíveis derivados de resíduos via co-gasificação térmica

Aproveitamento energético de combustíveis derivados de resíduos via co-gasificação térmica Aproveitamento energético de combustíveis derivados de resíduos via co-gasificação térmica Autores: Octávio Alves, Paulo Brito, Margarida Gonçalves, Eliseu Monteiro Novembro de 2015 1. Objetivos Identificar

Leia mais

Título do Vídeo: Um Bioplástico de leite. Nome dos participantes: Beatriz Santos. Raquel Gaspar. Professor responsável: Guida Bastos.

Título do Vídeo: Um Bioplástico de leite. Nome dos participantes: Beatriz Santos. Raquel Gaspar. Professor responsável: Guida Bastos. Título do Vídeo: Um Bioplástico de leite Nome dos participantes: Beatriz Santos Raquel Gaspar Professor responsável: Guida Bastos Escola: Secundária José Estêvão- Aveiro E-mail: guida.bastos@esje.edu.pt

Leia mais

ANÁLISE PRELIMINAR DE MELHORIA EM UM PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE PLÁSTICOS: ESTUDO DE CASO EM UMA UVR

ANÁLISE PRELIMINAR DE MELHORIA EM UM PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE PLÁSTICOS: ESTUDO DE CASO EM UMA UVR ANÁLISE PRELIMINAR DE MELHORIA EM UM PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE PLÁSTICOS: ESTUDO DE CASO EM UMA UVR Marcos Vinicios Schules (UFPR) marcos.schules@gmail.com Giane Roth (UFPR) giane.roth@gmail.com Adriana

Leia mais

Introdução aos materiais poliméricos. Profa. Dra. Daniela Becker

Introdução aos materiais poliméricos. Profa. Dra. Daniela Becker Introdução aos materiais poliméricos Profa. Dra. Daniela Becker Processos Processamento de materiais plásticos Principais processos Injeção Extrusão Sopro Termoformagem rotmoldagem outros Processamento

Leia mais

ICTR 2004 CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM RESÍDUOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Costão do Santinho Florianópolis Santa Catarina

ICTR 2004 CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM RESÍDUOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Costão do Santinho Florianópolis Santa Catarina ICTR 2004 CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM RESÍDUOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Costão do Santinho Florianópolis Santa Catarina PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS POLIMÉRICOS RECICLADOS

Leia mais

Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. 5 - Resíduos Sólidos. Professor: Sandro Donnini Mancini. Sorocaba, Setembro de 2017.

Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. 5 - Resíduos Sólidos. Professor: Sandro Donnini Mancini. Sorocaba, Setembro de 2017. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental Graduação em Engenharia Ambiental 5 - Resíduos Sólidos Professor: Sandro Donnini Mancini Sorocaba, Setembro de

Leia mais

Seminário: Avaliação do Ciclo de Vida e sua Contribuição para a Engenharia NA AREA DE MATERIAIS E RECICLAGEM

Seminário: Avaliação do Ciclo de Vida e sua Contribuição para a Engenharia NA AREA DE MATERIAIS E RECICLAGEM II FÓRUM BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA Seminário: Avaliação do Ciclo de Vida e sua Contribuição para a Engenharia NA AREA DE MATERIAIS E RECICLAGEM Professora Elen Vasques Pacheco Laboratório

Leia mais