Recurso de Nexo Técnico Epidemiológico SETEMBRO / 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Recurso de Nexo Técnico Epidemiológico SETEMBRO / 2010"

Transcrição

1 Recurso de Nexo Técnico Epidemiológico SETEMBRO / 2010

2 Nexo Técnico Epidemiológico Criado pela MP nº 316, de 11/08/2006, convertido na Lei nº , de 26/12/2006, regulamentada pelo Decreto nº 6.042, de 12/02/2007. O NTEP é mais um critério criado para a caracterização de benefício por incapacidade por acidente do trabalho. É uma metodologia que adota parâmetros epidemiológicos para o estabelecimento do nexo técnico entre o agravo à saúde do segurado e o trabalho por ele exercido. Consiste em identificar quais doenças e acidentes estão relacionados com a prática de uma determinada atividade profissional.

3 O que significa? O nexo técnico epidemiológico previdenciário será aplicado quando houver significância estatística da associação entre o código da Classificação Internacional de Doenças CID, e o da Classificação Nacional de Atividades Econômicas CNAE, constante da Lista B do Anexo II do Decreto nº 3.048/99 ( inserida pelo Decreto nº 6.042/2007 ). Essa lei inverte o ônus da prova do nexo epidemiológico. Se a empresa não concordar com o nexo estabelecido, ela terá de provar que não foi o trabalho o causador da doença ou lesão no trabalhador. Essa conseqüência jurídica se deu em razão da norma ter estabelecido a PRESUNÇÃO da existência do nexo entre o agravo e o trabalho.

4 Quem caracteriza? A doença ou acidente de trabalho será caracterizado pela PERÍCIA MÉDICA do INSS mediante a identificação do nexo entre o trabalho e o agravo ( a doença ou a seqüela ).

5 Como o NTEP é estabelecido? O Decreto 3.048/99, no parágrafo 3º do art redação alterada pelo Decreto nº 6.042/2007- considera estabelecido o nexo entre o trabalho e o agravo quando se verificar o nexo técnico epidemiológico entre a atividade da empresa, identificada pela Classificação Nacional de Atividade Empresarial (CNAE), e a doença ou seqüela que motivou a incapacidade, identificada pelo Código Internacional de Doenças (CID). Quem define os tipos de doenças? A relação de doenças e dos ramos de atividades onde há nexo epidemiológico consta na lista B do Anexo II do regulamento 3.048/99.

6 Quem poderá recorrer? Independente do nexo técnico previdenciário aplicado e o critério utilizado pelo perito médico do INSS para a classificação da natureza acidentária do benefício, CABERÁ recurso da EMPRESA ou do SEGURADO ao CRPS. Uma vez estabelecido o nexo conforme manda a lei, a empresa, em caso de não concordar com a decisão da perícia, poderá recorrer, pedindo ao INSS a não aplicação do nexo técnico epidemiológico naquele caso concreto, devendo provar que não existe nexo causal entre o trabalho e a doença ou seqüela.

7 Quando se tratar de nexo técnico profissional/ do trabalho ou individual a instância recursal é a única forma possível de manifestação do empregador, NÃO CABENDO EFEITO SUSPENSIVO. Por outro lado, quando for o caso de nexo técnico epidemiológico o recurso ao CRPS sempre seguirá a uma contestação na Agência da Previdência Social, cabendo a aplicação do EFEITO SUSPENSIVO. Prazo para requerer a não aplicação do NTEP Após a aplicação do NTEP e concedido o benefício por acidente do trabalho, a empresa poderá requerer ao INSS, em até 15 dias da data para a entrega da GFIP, na forma do inciso IV do art. 225 do RPS, OU da data em que tomar ciência da decisão da perícia médica, a não aplicação do nexo técnico epidemiológico, sob pena de não conhecimento da alegação em instância administrativa, caso não protocolize o requerimento tempestivamente.

8 Uma vez recepcionado o requerimento interposto pela empresa, a APS mantenedora do benefício, encaminhará o processo à perícia médica para análise prévia. Somente quando houver tendência a acatar as alegações da empresa o segurado será informado da existência do requerimento da mesma, ocasião em que poderá retirar uma das vias desse requerimento, para oferecimento de contrarrazões. Para isso terá o prazo de 15 dias a contar da ciência do requerimento Apreciado administrativamente o requerimento da empresa e as contrarrazões do segurado, se houver, pela perícia médica do INSS, as partes serão comunicadas. Da decisão do requerimento cabe recurso à Junta de Recursos/ CRPS, da parte que se sentir prejudicada, no prazo de 30 dias.

9 Para as demais caracterizações acidentárias ( nexo técnico profissional, do trabalho ou individual ), existentes antes do NTEP, cabe apenas recurso para transformação de espécie a ser protocolado na APS e dirigido a Junta de Recursos/ CRPS, no prazo de 30 dias. Enquanto isso, como fica caracterizado o benefício? Caso a decisão seja favorável ao segurado, ou seja, a perícia médica não acate a tese da empresa, o NTEP será mantido e o benefício continuará a ser pago como acidentário ( E/ 91 ). Em sendo favorável à tese da empresa, o NTEP deixará de ser aplicado e o benefício passará para a espécie previdenciária ( E/ 31 ), permanecendo assim até que se tenha uma decisão definitiva do recurso ao CRPS ( efeito suspensivo da natureza do benefício ).

10 Obs.1: De um modo geral o efeito suspensivo não prejudica o pagamento regular do benefício. Caso a perícia médica conclua pela reforma da aplicação do NTEP, caracterizando assim a mudança na natureza do benefício concedido de acidentário para previdenciário e o segurado não tenha cumprido a carência para o seu devido recebimento, o pagamento do benefício será SUSPENSO até a decisão do CRPS. Obs.2: Durante a vigência do efeito suspensivo, a empresa, que estava obrigada a realizar os depósitos do FGTS, poderá suspendê-los ou mantêlos, até a definição da natureza do benefício por parte do CRPS. Caso a decisão seja favorável à empresa, os valores dos depósitos realizados poderão ser restituídos ou compensados.

11 Quais os documentos considerados probantes para a análise do recurso? Aqueles que contiverem a indicação, assinatura e número de registro do profissional contratado e legalmente habilitado perante o Conselho de Profissão, contendo anotações técnicas e em períodos CONTEMPORÂNEOS à exposição do segurado aos riscos ocupacionais. Vale lembrar que os documentos que são geralmente apresentados pelas empresas para contestar o NTEP são: PPRA, PCMAT, PGR, LTCAT, PCMSO e PPP.

12 Obs.: Juntamente com as alegações que entender necessárias, a empresa apresentará a documentação probatória, em 2 VIAS ( a segunda via é para entregar ao segurado, que terá 15 dias para a apresentação de contrarrazões ao requerimento protocolizado pela empresa ). A partir de quando será concedido benefício por incapacidade acidentário com base no NTEP? De acordo com o inciso I do art. 5º do Decreto nº 6.042/2007, a partir de 01/04/2007. Obs.: Os pedidos de revisão e recursos tempestivos para a transformação do benefício previdenciário em acidentário, que ainda não foram julgados, poderão ser caracterizados pelo NTEP, desde que o agravo NÃO tenha ocorrido ANTES de 01/04/2007.

13 A CAT continua obrigatória? As empresas continuam obrigadas a emitir a Comunicação dos Acidentes e Doenças do Trabalho (CAT) para todos os acidentes de trabalho ou de trajeto e também para todas as doenças relacionadas ao trabalho, que estão relacionadas no Anexo II do Decreto nº 3.048/99, inclusive para os casos sem afastamento do trabalho ou afastamento menor de 15 dias. Obs.: A dispensa de vinculação do benefício a uma CAT no sistema de Benefícios do INSS, para a concessão do benefício por incapacidade de espécie acidentária NÃO desobriga a empresa da emissão da mesma, conforme previsto nos arts. 19 a 23 da Lei nº 8.213/91, porém, não caberá a aplicação de multa, por não emissão da CAT, quando o enquadramento decorrer de aplicação do NTEP, conforme disposto no parágrafo 5º do art. 22 da lei nº 8.213/91 com redação dada pela Lei nº /2006.

14 Fundamentação Legal: Lei nº 8.212/91 e alterações posteriores; Lei nº 8.213/91 e alterações posteriores; Lei nº /2006; Decreto nº 3.048/99 e alterações posteriores ; Decreto nº 6.042/2007 e Instrução Normativa INSS/ PRES nº 31, 10/09/2008 (D.O.U de 11/09/2008). Apresentação: Simone Barreto Domingues de Oliveira

Instrução Normativa INSS nº 16, de 27 de março de 2007

Instrução Normativa INSS nº 16, de 27 de março de 2007 Instrução Normativa INSS nº 16, de 27 de março de 2007 (DOU 28.03.2007) FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Lei nº 8.212, de 24/7/91, e alterações posteriores; Lei nº 8.213, de 24/7/91, e alterações posteriores; Lei

Leia mais

Nexo Técnico Previdenciário INSTRUÇÃO NORMATIVA N 31/INSS/PRES, DE 10 DE SETEMBRO DE 2008

Nexo Técnico Previdenciário INSTRUÇÃO NORMATIVA N 31/INSS/PRES, DE 10 DE SETEMBRO DE 2008 Nexo Técnico Previdenciário INSTRUÇÃO NORMATIVA N 31/INSS/PRES, DE 10 DE SETEMBRO DE 2008 Importância: O NTEP foi implementado nos sistemas informatizados do INSS, para concessão de benefícios, em abril/2007

Leia mais

Contestação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário

Contestação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário Contestação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário 1 A Previdência Social tem a obrigação constitucional de dar cobertura ao acidente do trabalho: Cabe ao INSS toda a regulamentação do reconhecimento

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 16, DE 27 DE MARÇO DE 2007(*) DOU

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 16, DE 27 DE MARÇO DE 2007(*) DOU INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 16, DE 27 DE MARÇO DE 2007(*) DOU 30-03-2007 Dispõe sobre procedimentos e rotinas referentes ao Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário-NTEP, e dá outras providências. FUNDAMENTAÇÃO

Leia mais

Contestação e Recurso: NTEP e FAP

Contestação e Recurso: NTEP e FAP Contestação e Recurso: NTEP e FAP Bruno Gil de Carvalho Lima Instituto Nacional do Seguro Social Instituto Médico-Legal Nina Rodrigues Câmara Técnica de Perícia Médica do CRM-BA 1 Análise Pericial Conclusão

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Acidente do Trabalho Parte 2 Prof. Bruno Valente Caracterização do acidente do trabalho: LESÃO INCAPACITANTE OU MORTE DO SEGURADO Acidente do trabalho é o que

Leia mais

Advocacia Empresarial Previdenciária: novas possibilidades de atuação

Advocacia Empresarial Previdenciária: novas possibilidades de atuação Advocacia Empresarial Previdenciária: novas possibilidades de atuação Ana Júlia B. Pires Kachan Advogada apires@kachan.adv.br @professoraanajuliakachan - Incidência de contribuição sobre a folha salarial

Leia mais

Custeio dos Riscos Ambientais do Trabalho SAT - FAP - NTEP

Custeio dos Riscos Ambientais do Trabalho SAT - FAP - NTEP Custeio dos Riscos Ambientais do Trabalho SAT - FAP - NTEP Jaques Sherique Eng. Mecânico e de Segurança do Trabalho Conselheiro Federal do CONFEA-DF (Licenciado) sherique@gbl.com.br Datas para a implantação

Leia mais

FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO

FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO GESTÃO PARA CUMPRIMENTO DOS PRAZOS DE RECURSOS Carla Soares Gerente Jurídica do Sinduscon-Rio juridico@sinduscon-rio.com.br HISTÓRICO: MP 83/2002 art. 10 Lei 10.666/2003

Leia mais

AS NOVAS REGRAS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL - ENQUADRAMENTO DAS EMPRESAS REFERENTE AO RAT/SAT E O CÁLCULO DO FAP/NEXOS

AS NOVAS REGRAS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL - ENQUADRAMENTO DAS EMPRESAS REFERENTE AO RAT/SAT E O CÁLCULO DO FAP/NEXOS XVII FISP - 2010 AS NOVAS REGRAS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL - ENQUADRAMENTO DAS EMPRESAS REFERENTE AO RAT/SAT E O CÁLCULO DO FAP/NEXOS Jaques Sherique Eng. Mecânico e de Segurança do Trabalho sherique@gbl.com.br

Leia mais

Nexo entre Doença e Trabalho

Nexo entre Doença e Trabalho Nexo entre Doença e Trabalho Edriene Barros Teixeira Perita judicial Médica do Trabalho Mestre em Saúde Ambiente e Trabalho pela UFBA Perita Médica no INSS Em sentido amplo, PERICIA MÉDICA é todo e qualquer

Leia mais

FAP NEXO TÉCNICO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA AS EMPRESAS

FAP NEXO TÉCNICO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA AS EMPRESAS III Encontro de Técnicos de Segurança FAP NEXO TÉCNICO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA AS EMPRESAS 26 de Novembro de 2010 Auditório do Ministério Público Natanael Leão 10:15 às 10:45 hs Rua João Diogo n. 100 -

Leia mais

XVI Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional. Anderson de Souza Araujo. 02 de dezembro de 2011

XVI Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional. Anderson de Souza Araujo. 02 de dezembro de 2011 XVI Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Anderson de Souza Araujo 02 de dezembro de 2011 1 Lei 8213/91 Lei 11430/2006, que alterou a Lei 8213/91; Lei 9784/99 Decreto 3048/99 (Regulamento da Previdência

Leia mais

Treinamento Presencial dos Peritos Médicos da Previdência Social

Treinamento Presencial dos Peritos Médicos da Previdência Social Treinamento Presencial dos Peritos Médicos da Previdência Social INSS Coordenação Geral de Benefícios por Incapacidade Coordenação Geral de Recursos Humanos Novembro de 2007 Epidemiológico Previdenciá

Leia mais

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 064/2015

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 064/2015 DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA ADM 165/2015-13/07/2015 BOLETIM 064/2015 Estabelecidas as regras a serem adotadas pela perícia médica na inspeção no ambiente de trabalho dos segurados Por meio da norma

Leia mais

ATITUDE EMPREENDEDORA, PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE SAUDE

ATITUDE EMPREENDEDORA, PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE SAUDE ATITUDE EMPREENDEDORA, PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE SAUDE QUAL A META? QUAL A META? QUAL A META? QUAL A META? QUAL A META? VISÃO SISTÊMICA EM SST: 1. Sistema de Gestão Integrada de QMSR 2. Política de

Leia mais

ESTUDO DA DESCARACTERIZAÇÃO DO NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO PELA PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA

ESTUDO DA DESCARACTERIZAÇÃO DO NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO PELA PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA ESTUDO DA DESCARACTERIZAÇÃO DO NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO PELA PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA JOÃO SILVESTRE DA SILVA-JUNIOR, FLÁVIA SOUZA E SILVA DE ALMEIDA, MÁRCIO PRINCE SANTIAGO, LUIZ CARLOS MORRONE

Leia mais

Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia.

Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia. Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br EMENTA: Espécies de Acidente do Trabalho (artigos 19, 20, 21, 21-A, 22 e 23, todos da Lei 8.213/91)

Leia mais

SANDRO DA SILVA MÉDICO DO TRABALHO BLUMENAU 2011

SANDRO DA SILVA MÉDICO DO TRABALHO BLUMENAU 2011 SANDRO DA SILVA MÉDICO DO TRABALHO BLUMENAU 2011 ANTES - 2007 Benefícios Previdenciários Acidentários CAT SUBNOTIFICAÇÃO ANTES - 2007 SUBNOTIFICAÇÃO Não reconhecimento dos problemas Poucas ações de melhoria

Leia mais

ACIDENTE DO TRABALHO ARTIGOS 19 a 23 DA LEI 8213/91 Prof. Anderson Castelucio Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho

Leia mais

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO PPP DEMONSTRAÇÕES AMBIENTAIS PPRA PCMAT PGR. Empresas CONCREMAT Parte

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO PPP DEMONSTRAÇÕES AMBIENTAIS PPRA PCMAT PGR. Empresas CONCREMAT Parte PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO PPP DEMONSTRAÇÕES AMBIENTAIS PPRA PCMAT PGR Empresas CONCREMAT Parte 2-2004 Portaria n.º 3.214/78 Aprovou as Normas Regulamentadoras: (NR-7; NR-9; NR-15; NR-18; NR-22)

Leia mais

c) Acidentes de Trabalho ou Doenças relacionadas ao Trabalho

c) Acidentes de Trabalho ou Doenças relacionadas ao Trabalho PROVAS ANAMT 2014 No âmbito da Previdência Social, entende-se como Benefícios Acidentários o recebimento por parte do segurado de pagamentos decorrentes da incapacidade para o trabalho causadas por lesões

Leia mais

SISTEMA DE SEGURIDADE SOCIAL FAP RAT NTEP: EFEITOS NA GESTÃO EMPRESARIAL WAGNER BALERA

SISTEMA DE SEGURIDADE SOCIAL FAP RAT NTEP: EFEITOS NA GESTÃO EMPRESARIAL WAGNER BALERA SISTEMA DE SEGURIDADE SOCIAL FAP RAT NTEP: EFEITOS NA GESTÃO EMPRESARIAL WAGNER BALERA Invalidez Acidentária e 2 Comum INVALIDEZ Acidente de Trabalho Doença Profissional Doença do Trabalho Residual 91/92

Leia mais

GESTÃO DE ABSENTEÍSMO

GESTÃO DE ABSENTEÍSMO GESTÃO DE ABSENTEÍSMO O CENÁRIO - dados - O absenteísmo é um fenômeno de alcance mundial que tem crescido significativamente nos últimos anos trazendo impactos econômicos e sociais aos trabalhadores e

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 1

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 1 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Saúde Ocupacional AULA 1 Competências a serem trabalhadas nesta aula Aplicar legislação brasileira e Norma Regulamentadora NR-7, específicas à Saúde

Leia mais

Médica graduada pela UNIRIO; Cirurgiã Geral; Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB; Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas

Médica graduada pela UNIRIO; Cirurgiã Geral; Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB; Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas Médica graduada pela UNIRIO; Cirurgiã Geral; Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB; Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas pela ABMLPM/AMB; Pós-graduada em Valoração do Dano Corporal

Leia mais

DECRETO N.º 3.048, de 06 de maio de 1999 CAPÍTULO IV DAS CONTRIBUIÇÕES DA EMPRESA E DO EMPREGADOR DOMÉSTICO. Seção I Das Contribuições da Empresa

DECRETO N.º 3.048, de 06 de maio de 1999 CAPÍTULO IV DAS CONTRIBUIÇÕES DA EMPRESA E DO EMPREGADOR DOMÉSTICO. Seção I Das Contribuições da Empresa DECRETO N.º 3.048, de 06 de maio de 1999 CAPÍTULO IV DAS CONTRIBUIÇÕES DA EMPRESA E DO EMPREGADOR DOMÉSTICO Seção I Das Contribuições da Empresa Art. 202-A. As alíquotas constantes nos incisos I a III

Leia mais

CENÁRIOS E PERSPECTIVAS

CENÁRIOS E PERSPECTIVAS SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO CENÁRIOS E PERSPECTIVAS GUSTAVO NICOLAI Recife, setembro de 2016 VISÃO SISTÊMICA EM SST: ALTA COMPLEXIDADE GRANDE TRANSPARÊNCIA 1. Sistema de Gestão Integrada de QMSR 2. Política

Leia mais

ACIENTE DE TRABALHO COMO A PERÍCIA O CARACTERIZA

ACIENTE DE TRABALHO COMO A PERÍCIA O CARACTERIZA ACIENTE DE TRABALHO COMO A PERÍCIA O CARACTERIZA Julius Caesar Ramalho Supervisor Médico Pericial Chefe do Serviço de Saúde do Trabalhador GEX Vitória ES EQUIPE PERITOS MÉDICOS PREVIDENCIÁRIOS: 89 SUPERVISORES

Leia mais

Seminário: FAP, RAT E NTEP

Seminário: FAP, RAT E NTEP Seminário: FAP, RAT E NTEP Gestão do MPS sobre: SAT e FAP São Paulo, 29 de setembro de 2014 Constituição da República Brasil 1988 CAPÍTULO II DIREITOS SOCIAIS Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos

Leia mais

OS DESAFIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PPP E DO CONSTRUÇÃO

OS DESAFIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PPP E DO CONSTRUÇÃO OS DESAFIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PPP E DO LTCAT NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO P P P (PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO) E LTCAT (LAUDO TÉCNICO DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO) PPP E LTCAT FUNDAMENTAÇÃO

Leia mais

CUSTO OU INVESTIMENTO?

CUSTO OU INVESTIMENTO? SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO CUSTO OU INVESTIMENTO? GUSTAVO NICOLAI AUSÊNCIA AO TRABALHO MOTIVO DE SAÚDE Atestado Médico Afastamento Previdenciário (INSS) Doença Comum Auxílio-Doença - B31 Acidente /

Leia mais

Portaria Interministerial MPS/MF nº 432, de DOU de

Portaria Interministerial MPS/MF nº 432, de DOU de Portaria Interministerial MPS/MF nº 432, de 29.09.2015 - DOU de 30.09.2015 Dispõe sobre a publicação dos róis dos percentis de frequência, gravidade e custo, por Subclasse da Classificação Nacional de

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O Escola de Engenharia de Lorena EEL SISTEMA NORMATIVO NORMA DE SEGURANÇA DO TRABALHO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO (PPP) SSNS NS / CCL Nº 37 GSMT R E

Leia mais

Benefícios por Incapacidade do RGPS e o Novo Cenário Jurídico

Benefícios por Incapacidade do RGPS e o Novo Cenário Jurídico Benefícios por Incapacidade do RGPS e o Novo Cenário Jurídico 1 Revisão: Benefícios Por Incapacidade: * Medida Provisória 739 permite a execução das revisões e, agora, os segurados poderão ser convocados

Leia mais

PORTARIA MF Nº 390 DE 28 DE SETEMBRO DE 2016 (DOU 30/09/2016)

PORTARIA MF Nº 390 DE 28 DE SETEMBRO DE 2016 (DOU 30/09/2016) PORTARIA MF Nº 390 DE 28 DE SETEMBRO DE 2016 (DOU 30/09/2016) Divulga os róis dos percentis de frequência, gravidade e custo, por Subclasse da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.2,

Leia mais

OS EFEITOS DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS NO CONTRATO DE TRABALHO II

OS EFEITOS DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS NO CONTRATO DE TRABALHO II MARCOS VICHIESI OS EFEITOS DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS NO CONTRATO DE TRABALHO II APRESENTAÇÃO COORDENADOR DA COMISSÃO DE DIREITO EMPRESARIAL PREVIDENCIÁRIO DA OAB SANTO AMARO COORDENADOR ADJUNTO DA

Leia mais

Memorando-Circular Conjunto nº 24 /DIRBEN/DIRSAT/DIRAT/INSS

Memorando-Circular Conjunto nº 24 /DIRBEN/DIRSAT/DIRAT/INSS Memorando-Circular Conjunto nº 24 /DIRBEN/DIRSAT/DIRAT/INSS Em 30 de maio de 2016. Aos Superintendentes-Regionais, Gerentes-Executivos, Gerentes das Agências da Previdência Social, Especialistas em Normas

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 451, DE 23 DE SETEMBRO DE 2010 DOU

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 451, DE 23 DE SETEMBRO DE 2010 DOU PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 451, DE 23 DE SETEMBRO DE 2010 DOU 24.09.2010 Dispõe sobre a publicação dos índices de freqüência, gravidade e custo, por atividade econômica, considerados para o cálculo

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 579/2011. (Diário Oficial da União DOU: 26 de setembro de 2011)

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 579/2011. (Diário Oficial da União DOU: 26 de setembro de 2011) PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 579/2011 (Diário Oficial da União DOU: 26 de setembro de 2011) Dispõe sobre a publicação dos índices de frequência, gravidade e custo, por atividade econômica, considerados

Leia mais

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL Orientador Empresarial FAP 2012-Divulgação dos Índices Frequencia, Gravidade e Custo e Apresentação de Recursos

Leia mais

XXX Jornada Paranaense de Saúde Ocupacional. Maringá - PR. 26 a 28 de novembro de 2015.

XXX Jornada Paranaense de Saúde Ocupacional. Maringá - PR. 26 a 28 de novembro de 2015. XXX Jornada Paranaense de Saúde Ocupacional Maringá - PR. 26 a 28 de novembro de 2015. Contestação de Benefícios Previdenciários na prática da Medicina do Trabalho. Dra. Denise F. Brzozowski Especialista

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 451, DE 23 DE SETEMBRO DE 20...Page 1 of 27

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 451, DE 23 DE SETEMBRO DE 20...Page 1 of 27 PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 451, DE 23 DE SETEMBRO DE 20...Page 1 of 27 PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 451, DE 23 DE SETEMBRO DE 2010 - DOU DE 24/09/2010 Dispõe sobre a publicação dos índices

Leia mais

a) PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), com as informações sobre as atividades exercidas em condições especiais ou de risco,

a) PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), com as informações sobre as atividades exercidas em condições especiais ou de risco, Dúvida: Recebemos hoje a decisão do TJ onde foi concedida a ordem de um Mandado de Injunção interposto pela Guarda Municipal, requerendo aposentadoria especial. Gostaríamos de uma orientação de como procedermos,

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 579, DE 23 DE SETEMBRO DE 2011 DOU de 26/09/2011 (nº 185, Seção 1, pág. 31)

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 579, DE 23 DE SETEMBRO DE 2011 DOU de 26/09/2011 (nº 185, Seção 1, pág. 31) MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 579, DE 23 DE SETEMBRO DE 2011 DOU de 26/09/2011 (nº 185, Seção 1, pág. 31) Dispõe sobre a publicação dos índices de frequência,

Leia mais

Portaria Interministerial MPS/MF Nº 579 de 23 de setembro de (DOU de 26/09/2011 Seção I pág 31) (Retificação 27/09/2011 Seção I pág 54)

Portaria Interministerial MPS/MF Nº 579 de 23 de setembro de (DOU de 26/09/2011 Seção I pág 31) (Retificação 27/09/2011 Seção I pág 54) Portaria Interministerial MPS/MF Nº 579 de 23 de setembro de 2011 (DOU de 26/09/2011 Seção I pág 31) (Retificação 27/09/2011 Seção I pág 54) Dispõe sobre a publicação dos índices de frequência, gravidade

Leia mais

Atualizações no preenchimento do PPP, conforme IN 77 de , Memo-Circular n 02 de e IN 85 de Ciesp Jundiaí 12/05/16

Atualizações no preenchimento do PPP, conforme IN 77 de , Memo-Circular n 02 de e IN 85 de Ciesp Jundiaí 12/05/16 Atualizações no preenchimento do PPP, conforme IN 77 de 21.01.15, Memo-Circular n 02 de 23.07.15 e IN 85 de 18.01.16 Ciesp Jundiaí 12/05/16 1 Preenchimento de PPP conforme IN 85 de 18.01.16 e atualizações

Leia mais

Como o médico da Unimed deve se preparar para auxiliar nos processos judiciais - NTEP

Como o médico da Unimed deve se preparar para auxiliar nos processos judiciais - NTEP Seminário Nacional Unimed de Saúde Ocupacional e Acidente do Trabalho 2012 Como o médico da Unimed deve se preparar para auxiliar nos processos judiciais - NTEP Período de 2007-2012 Total de casos 620

Leia mais

Aspectos Éticos em Perícia Médica e em Medicina do Trabalho

Aspectos Éticos em Perícia Médica e em Medicina do Trabalho Aspectos Éticos em Perícia Médica e em Medicina do Trabalho Atuação do Médico do Trabalho na contestação do NTEP Luis Fernando Gagliardi Medico do Trabalho 13 de Abril de 2017 Pesquisa informal realizada

Leia mais

CENÁRIOS E PERSPECTIVAS

CENÁRIOS E PERSPECTIVAS SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO CENÁRIOS E PERSPECTIVAS GUSTAVO NICOLAI VISÃO SISTÊMICA EM SST: ALTA COMPLEXIDADE GRANDE TRANSPARÊNCIA 1. Sistema de Gestão Integrada de QMSR 2. Política de QMSR 3. Estrutura

Leia mais

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL N.º 432, DE 29 DE SETEMBRO DE 2015 (DOU de 30/09/2015 Seção I Pág. 54) Dispõe sobre a publicação dos róis dos percentis de

Leia mais

PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA E SEU IMPACTO NA GESTÃO DOS BENEFÍCIOS

PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA E SEU IMPACTO NA GESTÃO DOS BENEFÍCIOS PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA E SEU IMPACTO NA GESTÃO DOS BENEFÍCIOS João Baptista Opitz Junior Doutor e Mestre pela USP/SP Especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Perícia Médica MEDICINA

Leia mais

a) a doença degenerativa; b) a inerente a grupo etário; c) a que não produza incapacidade laborativa; d) a doença endêmica adquirida por segurado

a) a doença degenerativa; b) a inerente a grupo etário; c) a que não produza incapacidade laborativa; d) a doença endêmica adquirida por segurado Doenças ocupacionais (Lei 8.213, art. 20) 2º Em caso excepcional, constatando-se que a doença não incluída na relação prevista nos incisos I e II deste artigo resultou das condições especiais em que o

Leia mais

Atualização FAP. Decreto /09/09 Resolução CNPS /05/09 Resolução CNPS /05/09

Atualização FAP. Decreto /09/09 Resolução CNPS /05/09 Resolução CNPS /05/09 Atualização FAP Decreto 6957 9/09/09 Resolução CNPS 1308 26 /05/09 Resolução CNPS 1308 26 /05/09 Listas Separadas no Decreto LISTA B Nota: As doenças e respectivos agentes etiológicos ou fatores de risco

Leia mais

Cabe ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS receber e processar os requerimentos e habilitar os beneficiários nos termos do regulamento.

Cabe ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS receber e processar os requerimentos e habilitar os beneficiários nos termos do regulamento. Tudo sobre o seguro-defeso do pescador artesanal: da Medida Provisória 665/14 até a Instrução Normativa Nº 79 /PRES/INSS, de 1º/04/2015 Data de publicação: 13/04/2015 Com a publicação da Medida Provisória

Leia mais

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Módulo 1 Legislação

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Módulo 1 Legislação Curso Técnico Segurança do Trabalho Medicina do Trabalho Medicina do Trabalho Módulo 1 Legislação PCMSO Estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores do

Leia mais

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL N.º 413,DE 24 DE SETEMBRO DE 2013. (DOU de 25/09/2013 Seção I Pág. 97) Dispõe sobre a publicação dos róis dos percentis de

Leia mais

O ambiente labora é de extrema importância no que diz respeito ao benefício por incapacidade.

O ambiente labora é de extrema importância no que diz respeito ao benefício por incapacidade. RESUMO DA AULA 24 DE ABRIL DE 2019 PROF. JOÃO OPITZ PERÍCIA PREVIDENCIÁRIA MEIO AMBIENTE DE TRABALHO O ambiente labora é de extrema importância no que diz respeito ao benefício por incapacidade. Documentos

Leia mais

FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO FAP. Erros e ilegalidades existentes. Cláudia Salles Vilela Vianna

FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO FAP. Erros e ilegalidades existentes. Cláudia Salles Vilela Vianna FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO FAP Erros e ilegalidades existentes Cláudia Salles Vilela Vianna claudia@vvf.adv.br 1º PASSO ENTENDER A MATÉRIA PARA EXPLICÁ-LA AO CLIENTE E AOS JUÍZES ENVOLVIDOS NO PROCESSO

Leia mais

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE ACIDENTES DE TRABALHO 2014 PRINCIPAIS RESULTADOS

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE ACIDENTES DE TRABALHO 2014 PRINCIPAIS RESULTADOS ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE ACIDENTES DE TRABALHO 2014 PRINCIPAIS RESULTADOS Brasília, abril de 2016 SPPS Secretaria de Políticas de Previdência Social 1 ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES DO TRABALHO 2 ACIDENTE DO

Leia mais

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 432, DE 29 DE SETEMBRO DE 2015

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 432, DE 29 DE SETEMBRO DE 2015 MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 432, DE 29 DE SETEMBRO DE 2015 Dispõe sobre a publicação dos róis dos percentis de frequência, gravidade e custo, por

Leia mais

A Repercussão Previdenciária e Tributária dos Acidentes de Trabalho

A Repercussão Previdenciária e Tributária dos Acidentes de Trabalho A Repercussão Previdenciária e Tributária dos Acidentes de Trabalho Orion Sávio Santos de Oliveira Analista Técnico de Políticas Sociais ATPS DPSSO/SPPS/MF orion.oliveira@previdencia.gov.br Roteiro da

Leia mais

54 ISSN Ministério da Previdência Social. Nº 187, quarta-feira, 30 de setembro de 2015 GABINETE DO MINISTRO

54 ISSN Ministério da Previdência Social. Nº 187, quarta-feira, 30 de setembro de 2015 GABINETE DO MINISTRO 54 ISSN 677-7042 Nº 87, quarta-feira, 30 de setembro de 205. Ministério da Previdência Social GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL N o 432, DE 29 DE SETEMBRO DE 205 Dispõe sobre a publicação

Leia mais

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 438, DE 22 DESETEMBRO DE (DOU de 24/09/2014 Seção I Pág.

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 438, DE 22 DESETEMBRO DE (DOU de 24/09/2014 Seção I Pág. MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 438, DE 22 DESETEMBRO DE 2014 (DOU de 24/09/2014 Seção I Pág. 46) Dispõe sobre a publicação dos róis dos percentis de

Leia mais

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO PPP DEMONSTRAÇÕES AMBIENTAIS PPRA PCMAT PGR COOPERATIVAS

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO PPP DEMONSTRAÇÕES AMBIENTAIS PPRA PCMAT PGR COOPERATIVAS PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO PPP DEMONSTRAÇÕES AMBIENTAIS PPRA PCMAT PGR COOPERATIVAS Portaria n.º 3.214/78 Aprovou as Normas Regulamentadoras: (NR-7; NR-9; NR-15; NR-18; NR-22) Lei nº 8.212/91

Leia mais

Benefícios por incapacidade no RGPS

Benefícios por incapacidade no RGPS Benefícios por incapacidade no RGPS Continuação... AUXÍLIO-ACIDENTE BENEFICIÁRIOS: Não é devido a todos os segurados. É devido ao empregado, empregado doméstico (entra no rol com a LC 150/2015), trabalhador

Leia mais

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL RESOLUÇÃO MPS/CNPS Nº 1.308, DE 27 DE MAIO DE 2009

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL RESOLUÇÃO MPS/CNPS Nº 1.308, DE 27 DE MAIO DE 2009 MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL RESOLUÇÃO MPS/CNPS Nº 1.308, DE 27 DE MAIO DE 2009 O PLENÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - CNPS, em sua 154ª Reunião Ordinária, realizada no dia 27 de maio

Leia mais

Artigo 109: ou será julgada pela Justiça Federal comum e JEF, ou será julgada pela Justiça Comum;

Artigo 109: ou será julgada pela Justiça Federal comum e JEF, ou será julgada pela Justiça Comum; RESUMO DA AULA 20 DE MARÇO 2019 PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIO PROF. RODRIGO SODERO COMPETÊNCIA EM MATÉRIA PREVIDENCIÁRIA Fundamentação legal artigo 109 da CF/88. Duas possibilidades: Artigo 109: ou

Leia mais

Aposentadoria do segurado; Morte do segurado; Emissão de certidão de tempo de contribuição (RPS, art. 129).

Aposentadoria do segurado; Morte do segurado; Emissão de certidão de tempo de contribuição (RPS, art. 129). DCB BENEFÍCIO Data da cessação do benefício Recuperação da capacidade (art. 60); Retorno à atividade (art. 60, 6º e 7º); Transformação em aposentadoria por Auxílio invalidez (art. 62, parágrafo único);

Leia mais

Projeto Gestão FAP RAT NTEP

Projeto Gestão FAP RAT NTEP Projeto Gestão FAP RAT NTEP RAT x FAP ÚNICO TRIBUTO ADMINISTRÁVEL Ausência ao trabalho Central de Inteligência Atestado Médico Licença Médica 1-15 dias (CLT) Custo da Empresa Afastamento Previdenciário

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 424, DE 24 DE SETEMBRO DE Page 1 of 28

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 424, DE 24 DE SETEMBRO DE Page 1 of 28 PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 424, DE 24 DE SETEMBRO DE 20... Page 1 of 28 PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 424, DE 24 DE SETEMBRO DE 2012 - DOU DE 25/09/2012 Dispõe sobre a publicação dos índices

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista Rotinas de Pessoal & Recursos Humanos www.sato.adm.br - sato@sato.adm.br - fone (11) 4742-6674 Desde 1987 Legislação Consultoria Assessoria Informativos Treinamento Auditoria Pesquisa Qualidade Relatório

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 413, DE 24 DE SETEMBRO DE DOU DE 25/09/ RETIFICADO

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 413, DE 24 DE SETEMBRO DE DOU DE 25/09/ RETIFICADO PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 413, DE 24 DE SETEMBRO DE 2013 - DOU DE 25/09/2013 - RETIFICADO Retificado pelo DOU de 26/09/2013 Dispõe sobre a publicação dos róis dos percentis de freqüência, gravidade

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Processo administrativo previdenciário Recursos administrativos Prof. Bruno Valente Previsão legal: PORTARIA MPS Nº 548, DE 13 DE SETEMBRO DE 2011 Regimento interno do CRPS Instrução

Leia mais

INFORMAÇÕES - ACIDENTE EM SERVIÇO / DE TRABALHO

INFORMAÇÕES - ACIDENTE EM SERVIÇO / DE TRABALHO INFORMAÇÕES - ACIDENTE EM SERVIÇO / DE TRABALHO 1. Definições - Acidente em serviço é aquele ocorrido com o servidor no exercício do cargo ou função, que se relacione direta ou indiretamente com as atribuições

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO PARA EMPRESAS. Noções Gerais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO PARA EMPRESAS. Noções Gerais DIREITO PREVIDENCIÁRIO PARA EMPRESAS Noções Gerais Cindy Fernandes Gouveia Advogada, especialista em Direito Previdenciário Empresarial Cindy Fernandes Gouveia E-mail: cindy@fgsadv.com.br Qual é a importância

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 424, DE 24 DE SETEMBRO DE 2012

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 424, DE 24 DE SETEMBRO DE 2012 PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 424, DE 24 DE SETEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a publicação dos índices de frequência, gravidade e custo, por atividade econômica, considerados para o cálculo do Fator

Leia mais

186, 1, CNAE 2.1, 2013, - FAP

186, 1, CNAE 2.1, 2013, - FAP Fonte: Diário Oficial da União, Edição 186, Seção 1, p. 97 de 25.09.2013 Portaria Interministerial nº 413 de 24.09.2013 - Dispõe sobre a publicação dos róis dos percentis de frequência, gravidade e custo,

Leia mais

Rua Coronel José Paes de Almeida, 67- Vila Mazzei São Paulo/SP Telefone:

Rua Coronel José Paes de Almeida, 67- Vila Mazzei São Paulo/SP Telefone: Rua Coronel José Paes de Almeida, 67- Vila Mazzei São Paulo/SP Telefone: 2761-1533 O que é o esocial? É uma nova forma de enviar de informações ao Governo, as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias

Leia mais

Fonte: Diário Oficial da União, Edição nº 186, Seção I, p. 43, Portaria Interministerial MPS/MF nº 424, de

Fonte: Diário Oficial da União, Edição nº 186, Seção I, p. 43, Portaria Interministerial MPS/MF nº 424, de Fonte: Diário Oficial da União, Edição nº 186, Seção I, p. 43, 25.09.2012 Portaria Interministerial MPS/MF nº 424, de 24.09.2012 Dispõe sobre a publicação dos índices de freqüência, gravidade e custo,

Leia mais

Saúde e Segurança Ocupacional Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEP e Fator Acidentário de Prevenção - FAP

Saúde e Segurança Ocupacional Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEP e Fator Acidentário de Prevenção - FAP II Encontro sobre Assuntos Previdenciários Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas CNTQ São Paulo Saúde e Segurança Ocupacional Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEP

Leia mais

MUDANÇAS NAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO, ABONO SALARIAL ANUAL, AUXILIO-DOENÇA E PENSÃO POR MORTE

MUDANÇAS NAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO, ABONO SALARIAL ANUAL, AUXILIO-DOENÇA E PENSÃO POR MORTE MUDANÇAS NAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO, ABONO SALARIAL ANUAL, AUXILIO-DOENÇA E PENSÃO POR MORTE Em 30/12/2014, por meio das Medidas Provisórias 664 e 665, publicadas no Diário Oficial da União, as normas

Leia mais

Ministério da Previdência Social

Ministério da Previdência Social Nº 186, quarta-feira, 25 de setembro de 2013 1 ISSN 1677-7042 97 pelo código 00012013092500097. Ministério da Previdência Social GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL N o - 413, DE 24 DE SETEMBRO

Leia mais

QUAL A ATUAÇÃO MAIS EFICAZ DIANTE DO FAP: A DE ADVOGADOS OU DE MÉDICOS E ENGENHEIROS/TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO?

QUAL A ATUAÇÃO MAIS EFICAZ DIANTE DO FAP: A DE ADVOGADOS OU DE MÉDICOS E ENGENHEIROS/TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO? QUAL A ATUAÇÃO MAIS EFICAZ DIANTE DO FAP: A DE ADVOGADOS OU DE MÉDICOS E ENGENHEIROS/TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO? Autor: Dr. Airton Kwitko E-mail: kwitko@sigoweb.com.br Site: www.sigoweb.com.br Artigo

Leia mais

61,6 milhões cobertos (59,6%)

61,6 milhões cobertos (59,6%) Previdência Social Brasil - 2013 População Residente: 201,4 milhões (2016 205,9) Urbana: 170,7 milhões Rural: 30,7 milhões População Economicamente Ativa - PEA: 103,4 milhões População Desocupada: 6,7

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Benefícios em espécies Auxílio Doença Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo - AUXÍLIO-DOENÇA - Art. 59 a 63 da Lei 8.213/91 - Art. 71 a 80 do Decreto 3.048/99 - AUXÍLIO-DOENÇA - O benefício

Leia mais

Cód. barras: STJ (2012)

Cód. barras: STJ (2012) Cód. barras: STJ00095904 (2012) SÚMARIO 1 Introdução..,.. "...,...,...,...,...,...,...,... ", 23 2 Conceito.. ".. ".. ".. """,,,..,,..,,.. "" ".. ".. ".. ",...,""'" """""" """.. ", 31 2,1 O Que é Acidente""""..."""""...

Leia mais

Acidentes de Trabalho

Acidentes de Trabalho Acidentes de Trabalho Orientações Básicas Institucionais Elaboração: Raoni de Lucena Souza Colaboração: Equipe DPVS / CASQ 2017 O que são Acidentes de Trabalho? Acidentes de trabalho são aqueles ocorridos

Leia mais

MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA

MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA www.michelgouveia.adv.br Michel Gouveia (não respondo no messenger) Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br REQUERIMENTO

Leia mais

Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Qual a carência exigida? Que benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade?

Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Qual a carência exigida? Que benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade? Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino aos 65 anos e do sexo feminino aos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA. PORTARIA Nº 420, DE 27 DE SETEMBRO DE 2017 (DOU de 28/09/2017 Seção I Pág. 50)

MINISTÉRIO DA FAZENDA. PORTARIA Nº 420, DE 27 DE SETEMBRO DE 2017 (DOU de 28/09/2017 Seção I Pág. 50) MINISTÉRIO DA FAZENDA PORTARIA Nº 42, DE 27 DE SETEMBRO DE 217 (DOU de 28/9/217 Seção I Pág. 5) Divulga os róis dos percentis de frequência, gravidade e custo, por Subclasse da Classificação Nacional de

Leia mais

Avaliação do impacto do nexo técnico epidemiológico sobre os benefícios por incapacidade

Avaliação do impacto do nexo técnico epidemiológico sobre os benefícios por incapacidade Avaliação do impacto do nexo técnico epidemiológico sobre os benefícios por incapacidade Maria Maeno Pesquisadora da Fundacentro MTE CTN/ SME Palavras-chave: Nexo técnico epidemiológico, aspectos legais,

Leia mais

A partir de que momento começa a contar o benefício? Para o segurado empregado, é a contar do 16.º dia do afastamento da atividade.

A partir de que momento começa a contar o benefício? Para o segurado empregado, é a contar do 16.º dia do afastamento da atividade. É possível a concessão de aposentadoria por invalidez havendo moléstia preexistente? Retornamos a resposta do questionamento anterior, ou seja, o INSS submete o segurado à pericia, justamente para constatar

Leia mais

DECRETO Nº 1.832, DE 30 DE ABRIL DE 2008.

DECRETO Nº 1.832, DE 30 DE ABRIL DE 2008. DECRETO Nº 1.832, DE 30 DE ABRIL DE 2008. Regulamenta a Lei nº 1.160, de 20 de dezembro de 2006, alterada pela Lei n 1.308, de 11 de abril de 2008, que dispõe sobre Benefícios Fiscais Seletivos às entidades

Leia mais

VERITAE SEMINÁRIO BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE NO RGPS- REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL: OS PROCEDIMENTOS MÉDICOS E ADMINISTRATIVOS NAS EMPRESAS

VERITAE SEMINÁRIO BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE NO RGPS- REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL: OS PROCEDIMENTOS MÉDICOS E ADMINISTRATIVOS NAS EMPRESAS VERITAE CURSOS/RJ/Abril/2013 SEMINÁRIO BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE NO RGPS- REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL: OS PROCEDIMENTOS MÉDICOS E ADMINISTRATIVOS NAS EMPRESAS Entenda os Processos que envolvem

Leia mais

O que vem mudando na interação entre o médico do trabalho e a medicina assistencial

O que vem mudando na interação entre o médico do trabalho e a medicina assistencial O que vem mudando na interação entre o médico do trabalho e a medicina assistencial Soraia Soares da Silva 22ª. JORNADA DA AMIMT ANTES DO NTEP... ENCAMINHAMENTOS AO ASSISTENTE RECEBIMENTO DE ATESTADOS

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 38/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 38/2018 ANO XXIX - 2018 3ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 38/2018 ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS PORTARIA MF N 409, de 20.09.2018 (DOU de 21.09.2018) Cnae Disposições... Pág. 434 ASSUNTOS TRABALHISTAS

Leia mais