Aula 1 Conceitos e Definições

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 1 Conceitos e Definições"

Transcrição

1 Aula 1 Conceitos e Definições

2 Conceitos e definições ALOMETRIA Estudo comparativo do crescimento de uma parte do corpo frente a outra. BIOMETRIA Estudo da mensuração dos seres vivos. ANTROPOMETRIA estudo da mensuração das proporções do homem. CINEANTROPOMETRIA estudo da mensuração do tamanho e proporções do corpo do homem, sua aplicação ao movimento e os fatores que influem no movimento.

3 KINEIN O sufixo significa movimento e reflete o estudo do movimento, das trocas que ocorrem no homem. É o símbolo da vida, da evolução e do desenvolvimento do ser humano. ANTHROPOS O tema central cujo significado é homem o qual vamos medir, o objeto principal do nosso estudo. METREIN O sufixo que tem um significado de fácil compreensão, medida

4 Testar, Medir e Avaliar Teste - É um instrumento, procedimento ou técnica usado para se obter uma informação. Formas: pode ser escrito, observação e performance. Ex1: teste de estatura Ex2: teste sentar e alcançar(flexibilidade)

5 Medida - É o processo utilizado para coletar as informações obtidas pelo teste, atribuindo um valor numérico aos resultados. As medidas devem ser precisas e objetivas. Podem ser coletadas de duas formas: FORMAL: o indivíduo possui conhecimento que será testado; INFORMAL: o indivíduo não possui conhecimento que será testado. Assim, medir é comparar com grandezas conhecidas e préestabelecidas, através de processos precisos e objetivos.

6 Avaliação Determina a importância ou o valor da informação coletada. Classifica os testandos, reflete o progresso, indica se os objetivos estão ou não sendo atingidos. Faz comparação com algum padrão. Deve refletir a filosofia, as metas e os objetivos do profissional.

7 O que é Avaliação? É o processo de determinar o valor do dado coletado, que inclui teste e medida. O processo de avaliação pode ser qualitativo avaliando quantitativamente dados coletados através da medida Kirkendal et. al. (1982) É o processo de delineação, obtenção de informações descritivas e de julgamento concernente ao mérito de objetos, à medida que revelado por sua meta, plano e implementação e resultados são usados para fim de tomada de decisão e de responsabilidade. Kiss (1987)

8 Medir x Avaliar Medida: Abrange o aspecto Quantitativo Avaliação: Abrange o aspecto Qualitativo Atividade: salto em distância MEDIR 1 SALTO A- 7,6m B-5,0 m 2 SALTO A-7,0 m B-8,3 m AVALIAR 1 SALTO A >B 2 SALTO B>A Ou 1 SALTO A melhorque B 2 SALTO B melhorque A

9 Tipos de Avaliação Diagnóstica pontos fortes e fracos do indivíduo. Tem por objetivo identificar as necessidades, auxiliar a prescrição e elaborar o planejamento visando a obtenção do objetivo traçado. Formativa identificar o progresso do aluno, o sucesso do planejamento, as metodologias, a qualidade do treino. Correção do planejamento Somativa soma das avaliações realizadas ao fim do período de planejamento. Obter um grau geral da evolução do indivíduo. Marins & Giannichi (1998)

10 Objetivos da Avaliação Determinar o progresso do aluno; Classificar os indivíduos; Selecionar os indivíduos; Diagnosticar; Motivar; Manter padrões Determinar a condição física do indivíduo; Determinar o valor físico do indivíduo; Detectar assimetrias; Detectar deficiências físicas; Determinar o tipo constitucional; Dosar os exercícios e avaliar os resultados;

11 Etapas básicas da avaliação Formulação de objetivos: o que medir? Determinação de condições e de critérios: em que situações e com que comparar Seleção de procedimentos: como medir?

12 Princípios da Avaliação Objetivos do programa; Relação entre teste, medida e avaliação; Profissional qualificado; Resultados: entender o indivíduo como um todo (social, mental, físico e psico) Nenhum teste é perfeito! Testes não substituem o julgamento profissional Usar os testes que podem ser reproduzidos na atividade Usar testes válidos, fidedignos e objetivos Limitação dos protocolos

13 Critério para a seleção dos testes Validade: É o grau em que o teste mede aquilo que se propõe. Fidedignidade: É o grau de consistência dos resultados de um teste em diferentes testagens, utilizando-se sempre os mesmos sujeitos Objetividade: Concordância dos resultados do teste entre testadores, ou seja, é o grau em que esperamos consistência nos resultados, quando o teste é aplicado por diferentes avaliadores na mesma amostra.

14 Competência do avaliador: conhecimento dos procedimentos da técnica correta Realidade da população testada: deve estar de acordo com o protocolo escolhido Equipamentos disponíveis: compatíveis com o que se deseja medir. A validade, fidedignidade e objetividade devem ser atribuídas também ao equipamento.

15 Precisão das Medidas Erro da Medida - Erro do equipamento: quando o equipamento não é aferido previamente, descalibrado, fora do padrão exigido pelo fabricante. - Erro do medidor: quando o medidor erra ao fazer a leitura da medida, erro de paralaxe, etc. - Erro administrativo: quando há algo incorreto na administração do teste. Ex: bola fora dos padrões exigidos, aquecimento prévio para a execução do teste, etc.

16 Precisão das Medidas Erro Sistemático - Horários diferentes - Metodologia errada - Erro intrae interavaliador

17 Podemos então medir e avaliar a composição corporal?

18 Modelo de análise da composição Corporal Outros Outros Hidrogênio Carbono Outros Proteínas Lipídios Sólidos Extracelulares Fluidos Extracelulares Sangue Osso Tecido Adiposo Oxigênio Nível 1 (Atômico) Água Nível 2 (Molecular) Massa Celular Nível 3 (Celular) Músculo Esquelético Nível 4 (Sistema Tecidual) Nível 5 (Corpo Inteiro) WANG, J. et al. Body fat from body density: underwater weighing versus dual-photon absorptiometry. American Journal of Physiology, n. 256, p. E829-E834, 1989.

19 Técnicas de medidas da composição corporal Procedimentos Diretos Informações in vitro, mediante dissecação macroscópica ou extração lipídica Procedimentos Indiretos MARTIN e DRINKWATER (1991) Informações de domínio físico e químico, com base em pressupostos biológicos Procedimentos Duplamente Indiretos Informações com base em modelos de regressão, a fim de predizer variáveis associadas aos procedimentos indiretos

20 1 -Método Direto Dissecação Cadavérica MARTIN A.D. e DRINKWATER D.T. Variability in the measures of body fat. Assumptions or technique?sportsmed,v.11,n.5,p , 1991.

21 2 - Métodos Indiretos Bioquímicos Imagens Densitométricos Hidrometria Espectrometria de Raios Gama Espectrofotometria Ativação de Nêutrons Excreção de creatinina Radiologia Convencional Pesagem Hidrostática Ultra-sonografia Pletismografia Tomografia Axial Computadorizada Ressonância Nuclear Magnética Absortometria Radiológica de Dupla Energia (DEXA)

22 Método indireto Bioquímico - Hidrometria A utilização da técnica de hidrometria para análise da composição corporal baseiase na suposição de que a quantidade de água se apresenta de forma razoavelmente constante na massa isenta de gordura, com negligenciável instabilidade associada à gordura estocada no tecido adiposo. Deste modo, conhecida a quantidade total de água no organismo torna-se possível estimar o componente de massa isenta de gordura do indivíduo. Baseando-se na suposição de que aproximadamente 73,2% da massa isenta de gordura são constituídos por água e de que os triglicerídios armazenados não possuem água, o componente de massa isenta de gordura é estimado pela relação entre a quantidade total de água no organismo e a constante 0,732: Água Total (L) Massa Isenta de Gordura (kg) = ,732 Uma vez conhecida a medida estimada da massa isenta de gordura, o componente de gordura corporal é determinado pelo cálculo da diferença entre o peso corporal e a massa isenta de gordura: Gordura Corporal (kg) = Peso Corporal (kg) Massa Isenta de Gordura (kg)

23 Método indireto Bioquímico - Espectrometria de Raios Gama A técnica de espectrometria de raios gama consiste na determinação da quantidade de potássio do organismo. Grande parte do potássio orgânico encontra-se sob a forma de íons de potássio (K+), com proporções relativamente constantes do isótopo radioativo de potássio K. Por sua vez, este K emite raios gama que podem ser detectados com contadores específicos. Admitindo-se que a concentração de K na massa isenta de gordura é constante e conhecida (60 e 66mmol/kg nas mulheres e nos homens, respectivamente), ao se estabelecer a quantidade de potássio corporal total torna-se possível desenvolver estimativas quanto à massa isenta de gordura mediante simples relação matemática. O componente de gordura corporal é determinado pela diferença entre as medidas do pesocorporaledamassaisentadegordura Método indireto Bioquímico Excreção de Creatinina A creatinina caracteriza-se como metabólito da creatina. Considerando que 98% de toda a creatinina do corpo humano deposita-se no tecido muscular, ao estabelecer a quantidade presente de creatinina corporal e tomando esta proporção como constante torna-se possível estimar a massa muscular do avaliado. Concentrações de creatinina corporal podem ser estabelecidas por rotinas laboratoriais com amostras deurinaoudesangue.

24 Método indireto por Imagens Raio X convencional A utilização de raios-x permite, mediante adequado tempo de duração e intensidade de exposição, delimitar com razoável definição os tecidos subcutâneo, muscular e ósseo. Por intermédio de compassos ou instrumentos eletrônicos, são estabelecidas espessuras dos tecidos refletidos nas imagens bidimensionais das chapas radiográficas.

25 Método indireto por Imagens Ultra-sonografia O método consiste na emissão de ondas sonoras ou vibrações de alta frequência, por medidor ultra-sônico, que penetram através da superfície da pele e procuram estabelecer a espessura dos tecidos biológicos. Em tese, as ondas de alta frequência emitidas em regiões específicas do corpo deverão atravessar as substâncias biológicas homogêneas sem que se registrem interferências perceptíveis. Ométodo da ultra-sonografia tem como principal vantagem o fato de permitir estimativas quanto aos componentes de gordura e de massa isenta de gordura em diferentes regiões do corpo separadamente.

26 Método indireto por Imagens Tomografia Axial Computadorizada Este método consiste em um método radiológico que permite obter imagens sequenciadas de um segmento específico ou de todo o corpo do avaliado. Em síntese, consiste em fazer passar feixes de raios x pela região corporal objeto de análise. Deacordo com a densidade dos tecidos que atravessam, os raios deverão apresentar diferentes coeficientes de atenuação. Sensores específicos captam raios atenuados e geram imagens no computador que permitem reconhecer os tecidos adiposo, muscular e ósseo.

27 Método indireto por Imagens Ressonância Magnética Nuclear Por este método, uma imagem dos tecidos do corpo é gerada por radiação eletromagnética, sob influxo de forte campo magnético que excita o núcleo dos átomos de hidrogênio das moléculas de água e de lipídios. O núcleo emite sinais que, captados pelo computador, são tratados e transformados em imagens, permitindo assim diferenciar os tecidos moles (gordura e músculo) das estruturas ósseas. Este método tem sido especialmente utilizado na monitoração da quantidade de gordura intraabdominal. A gordura, pelo seu alto conteúdo em núcleos de hidrogênio e pelas suas características bioquímicas, deverá gerar sinal de ressonância de grande intensidade e oferecer, na imagem tratada, coloração mais clara que a destaca dos outros tecidos.

28 Método indireto por Imagens Absortometria Radiológica de Dupla Energia(DEXA) A utilização da DEXA como recurso na avaliação da composição corporal baseia-se no pressuposto de que o grau de atenuação de radiações de cada tecido orgânico depende do comprimento da onda utilizada e do número atômico dos elementos interpostos. Portanto, ao se estabelecer o nível de atenuação diferencial de fótons emitidos a duas diferentes energias podem-se distinguir diferentes tipos de tecidos orgânico. A atenuação diferenciada dos feixes de fótons nos tecidos orgânicos permite a construção de imagens da área de interesse, e, após tratamento matemático das informações, torna-se possível estabelecer estimativas quanto à densidade e ao conteúdo de mineral ósseo, ao componente de gordura corporal e à massa isenta de gordura dos tecidos não-gorduroso

29 Método indireto Densitométricos Pesagem Hidrostática O método da pesagem hidrostática está alicerçado no princípio de que um corpo totalmente submerso em água sofre a açãode uma força contrária de sustentação, evidenciada por perda de peso igual ao peso da água deslocada. Deste modo, por este método o avaliado é submerso em um tanque com água, e o volume corporal é computado com base na diferença entre o peso corporal medido no ambiente (Preal) e o peso corporal medido totalmente submerso n água(págua)

30 Método indireto Densitométricos Plestimografia O método da Pletismografia utiliza o deslocamento do ar, em vez da perda de peso n água, para medir volume corporal, o que dispensa a necessidade de submergir o avaliado. Seus procedimentos baseiam-se na aplicação da lei de deslocamento de ar de Boyle: em um recipiente fechado de temperatura constante, o volume (V) e a pressão (P) variam em proporção inversa enquanto o volume aumenta, a pressão diminui, e vice-versa.

31 3 - Métodos Duplamente Indiretos ANTROPOMETRIA DOBRAS CUTÂNEAS A lógica para a medida das dobras cutâneas baseia-se no fato de que aproximadamente metade do conteúdo corporal total da gordura fica localizada nos depósitos adiposos existentes diretamente debaixo da pele e essa está diretamente relacionada com a gordura total. McArdle, Katch & Katch (1985) A gordura subcutânea compreende de 50 a 70% da gordura corporal total Lohman (1992)

32 3 - Métodos Duplamente Indiretos ANTROPOMETRIA PERIMETRIA DIÂMETROS ÓSSEOS Através do conhecimento dos valores dos perímetros, subtraído-se daí o valor da dobra cutânea, poderemos determinar o desenvolvimento muscular no local medido. É possível utilizá-la para determinar o percentual de gordura. A perimetria é importante também para determinar a simetria entre os lados do corpo. Através do conhecimento dos valores dos diâmetros, poderemos determinar o desenvolvimento esquelético do indivíduo.

33 3 - Métodos Duplamente Indiretos ANTROPOMETRIA BIOIMPEDÂNCIA Método rápido e não invasivo, baixo custo financeiro. Uma corrente elétrica de baixo nível é passada através do corpo do indivíduo e a oposição ao fluxo da corrente é medida com um analisador de BIA. O aparelho identifica os níveis de resistência do organismo à corrente elétrica, avaliando a quantidade total de água no organismo e predizendo, por esta quantidade de água, a quantidade de gordura total. Gordura e osso possuem pequena quantidade de água (maus condutores). Alterações no estado de hidratação podem interferir no resultado.

34 Continuum da Avaliação da Composição Corporal Gold Standard Método Direto Métodos Indiretos Método Duplamente Indireto Dissecação Cadavérica Pesagem Hidrostática Pletismografia Hidrometria Espectrometria de Raios Gama Espectrofotometria Ativação de Nêutrons Excreção de creatinina Radiologia Convencional Ultra-sonografia Tomografia Axial Computadorizada Ressonância Nuclear Magnética Absortometria Radiológica de Dupla Energia (DEXA) Dobras Cutâneas e Perimetria Fidedignidade questionável!

35 FIM sandrodesouza.wordpress.com

PERCENTUAL DE GORDURA. Prof.Moisés Mendes

PERCENTUAL DE GORDURA. Prof.Moisés Mendes OPOMETRIA CINEANTRO PERCENTUAL DE GORDURA Prof.Moisés Mendes I. Método Direto Dissecação de Cadáveres. II. Método Indireto Pesagem Hidrostática; DXA. MÉTODOS III. Método Duplamente Indireto Antropometria;

Leia mais

Medidas e Avaliação da Atividade Motora

Medidas e Avaliação da Atividade Motora Escola de Educação Física e Esporte da USP Tema da aula: Conceitos Básicos Medidas e Avaliação da Atividade Motora Objetivos da aula: Conceituar: medida, teste, avaliação Compreender as etapas do processo

Leia mais

Medidas e Avaliação em Educação Física

Medidas e Avaliação em Educação Física Medidas e Avaliação em Educação Física Unidade I Fundamentos em Avaliação Prof. Esp. Jorge Duarte Fundamentos em Avaliação A) Introdução à Avaliação Moderna Teste e Termos Relacionados; Objetivos das Medidas

Leia mais

Medidas e Avaliação. Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle

Medidas e Avaliação. Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Medidas e Avaliação Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Medidas e Avaliação MEDIDA: É uma determinação de grandeza e se constitui no primeiro instrumento para se obter informação sobre algum dado pesquisado.

Leia mais

ANTROPOMETRIA PROCESSAMENTO DOS DADOS

ANTROPOMETRIA PROCESSAMENTO DOS DADOS PROCESSAMENTO DOS DADOS Reunião Locomotion 25/03/2013 Jorge Storniolo Henrique Bianchi Método duplamente indireto Validado a partir de um método indireto; Densimetria; Aplicáveis para grandes amostras;

Leia mais

BIO CURSOS FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO CAROLINE FARIAS SOARES

BIO CURSOS FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO CAROLINE FARIAS SOARES BIO CURSOS FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO CAROLINE FARIAS SOARES REVISÃO DOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL: quais as vantagens e desvantagens para sua realização? Manaus 2016 CAROLINE FARIAS SOARES

Leia mais

Métodos e Técnicas para Avaliação da Gordura Corporal

Métodos e Técnicas para Avaliação da Gordura Corporal Métodos e Técnicas para Avaliação da Gordura Corporal Ultrassom com BodyMetrix Medição da espessura da gordura subcutânea com ultra-som. A medição foi realizada com a sonda de ultra-som realizada perpendicularmente

Leia mais

Avaliação da Composição Corporal. Profª Tatianne Estrela

Avaliação da Composição Corporal. Profª Tatianne Estrela Avaliação da Composição Corporal Profª Tatianne Estrela Constituição, Tamanho e Composição Corporais Constituição: Muscularidade; Linearidade; Gordura. Tamanho: Estatura; Massa. Constituição, Tamanho e

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DE RIBEIRÃO PRETO EEFERP - USP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DE RIBEIRÃO PRETO EEFERP - USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DE RIBEIRÃO PRETO EEFERP - USP REF0063 - Medidas e Avaliação em Educação Física e Esporte Prof. Dr. Dalmo Roberto Lopes Machado Gordura 30%

Leia mais

TEXTO 6 PROPRIEDADES FÍSICAS DOS TECIDOS DA MAMA. Tânia Aparecida Correia Furquim 1

TEXTO 6 PROPRIEDADES FÍSICAS DOS TECIDOS DA MAMA. Tânia Aparecida Correia Furquim 1 TEXTO 6 PROPRIEDADES FÍSICAS DOS TECIDOS DA MAMA Tânia Aparecida Correia Furquim 1 A Radiação é emitida por uma fonte em forma de energia e sua propagação ocorre independente da existência do meio. Pode

Leia mais

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Instrumentação Eletroeletrônica Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Medição de Nível Na indústria se requer medições tanto de nível de líquidos como de sólidos. Para facilitar a compreensão costuma-se definir

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 13 2 Medição de Nível por Empuxo ou Medidor de Nível Tipo Deslocador (DISPLACER)

Leia mais

Algumas informações e propriedades do isótopo estável do tungstênio estão apresentadas na tabela.

Algumas informações e propriedades do isótopo estável do tungstênio estão apresentadas na tabela. UNESP 2016 1ª fase Questão 69 Leia o texto e examine a tabela para responder à questão. O ano de 2015 foi eleito como o Ano Internacional da Luz, devido à importância da luz para o Universo e para a humanidade.

Leia mais

Introdução aos métodos instrumentais

Introdução aos métodos instrumentais Introdução aos métodos instrumentais Métodos instrumentais Métodos que dependem da medição de propriedades elétricas, e os que estão baseados na: determinação da absorção da radiação, na medida da intensidade

Leia mais

COMPOSIÇÃO CORPORAL. Ma. Ana Beatriz Monteiro AULA 8

COMPOSIÇÃO CORPORAL. Ma. Ana Beatriz Monteiro AULA 8 COMPOSIÇÃO CORPORAL Ma. Ana Beatriz Monteiro AULA 8 Composição Corporal Mede e avalia a quantidade dos principais componentes do peso corporal: Massa Gorda ou peso gordo (MG) Massa Corporal Magra ou peso

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 19/10/2014 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVA 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.

Leia mais

Espectrofotometria UV-Vis. Química Analítica V Mestranda: Joseane Maria de Almeida Prof. Dr. Júlio César José da Silva

Espectrofotometria UV-Vis. Química Analítica V Mestranda: Joseane Maria de Almeida Prof. Dr. Júlio César José da Silva Espectrofotometria UV-Vis Química Analítica V Mestranda: Joseane Maria de Almeida Prof. Dr. Júlio César José da Silva Juiz de Fora, 1/2018 1 Terminologia Espectroscopia: Parte da ciência que estuda o fenômeno

Leia mais

Medição de Nível. Sistema típico

Medição de Nível. Sistema típico Medição de Nível Nível pode ser definido como a altura de preenchimento de um líquido ou de algum tipo de material em um reservatório ou recipiente. A medição normalmente é realizada do fundo do recipiente

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Bauru Sistemas Biomédicos. Ressonância Magnética Nuclear. Profª. Wangner Barbosa da Costa

Faculdade de Tecnologia de Bauru Sistemas Biomédicos. Ressonância Magnética Nuclear. Profª. Wangner Barbosa da Costa Faculdade de Tecnologia de Bauru Sistemas Biomédicos Ressonância Magnética Nuclear Profª. Wangner Barbosa da Costa Tópicos Introdução Princípios Físicos da RMN O Exame de Ressonância Magnética Nuclear

Leia mais

INTRODUÇÃO Avaliação Morfofuncional

INTRODUÇÃO Avaliação Morfofuncional INTRODUÇÃO Avaliação Morfofuncional Definição de termos Critérios de autenticidade científica Noções básicas de estatística Ma. Ana Beatriz Moreira de C. Monteiro Definição de Termos Diagnóstico: Primeira

Leia mais

CURSO MUSCULAÇÃO E CARDIO 2011

CURSO MUSCULAÇÃO E CARDIO 2011 1 CURSO MUSCULAÇÃO E CARDIO 2011 OBJECTIVOS PRINCIPAIS DA AULA - Abordar vários métodos da Avaliação da Composição Corporal - Relacionar a Composição Corporal com a Saúde - Avaliar a Composição Corporal

Leia mais

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS Walter Siqueira Paes DIVISÃO DE HIGIENE, SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO SETOR DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA PROGRAMAÇÃO

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 24 2 TERMÔMETROS DE RADIAÇÃO São medidores de temperatura sem contato. Os componentes

Leia mais

A DENSITOMETRIA ÓSSEA NA AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL

A DENSITOMETRIA ÓSSEA NA AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL A DENSITOMETRIA ÓSSEA NA AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL Rodrigo Ap. O. Grecco 1, Ana Lucia Marcondes 2 1 Graduando do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Faculdade de Tecnologia de Botucatu rodrigogrecco.gr@hotmail.com

Leia mais

BASES FÍSICAS PARA ENGENHARIA 3: Med. Grandezas, Unidades e Representações

BASES FÍSICAS PARA ENGENHARIA 3: Med. Grandezas, Unidades e Representações BASES FÍSICAS PARA ENGENHARIA 3: Med. Grandezas, Unidades e Representações Medidas Dados das observações devem ser adequadamente organizados MEDIR comparar algo com um PADRÃO DE REFERÊNCIA Medidas diretas

Leia mais

GRANDEZAS QUÍMICAS MÓDULO 2 REPRESENTAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

GRANDEZAS QUÍMICAS MÓDULO 2 REPRESENTAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS GRANDEZAS QUÍMICAS MÓDULO 2 REPRESENTAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS GRANDEZAS QUÍMICAS Meça tudo o que for mensurável. O que não for, torne mensurável. Galileu Galilei (1564-1642) CARBONO: Atualmente,

Leia mais

Física IV Poli Engenharia Elétrica: 20ª Aula (04/11/2014)

Física IV Poli Engenharia Elétrica: 20ª Aula (04/11/2014) Física IV Poli Engenharia Elétrica: ª Aula (4/11/14) Prof. Alvaro Vannucci a última aula vimos: Átomos multi-eletrônicos: as energias dos estados quânticos podem ser avaliadas através da expressão: 13,6

Leia mais

Nível. Conceitos iniciais INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE. Medição Direta de nível. Medição direta de nível. Medição direta de nível 7/5/2011

Nível. Conceitos iniciais INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE. Medição Direta de nível. Medição direta de nível. Medição direta de nível 7/5/2011 Conceitos iniciais INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE Nível 1 Nível: É a altura do conteúdo de um reservatório. 2 Oconteúdopodeserliquidoousólido. 3 finalidade: Avaliar o estoque de tanques de armazenamento; Proporcionar

Leia mais

Introdução às Ciências Experimentais Curso de Licenciatura em Física. Prof. Daniel Micha CEFET/RJ campus Petrópolis

Introdução às Ciências Experimentais Curso de Licenciatura em Física. Prof. Daniel Micha CEFET/RJ campus Petrópolis Introdução às Ciências Experimentais Curso de Licenciatura em Física Prof. Daniel Micha CEFET/RJ campus Petrópolis AULA 2 Tomada de dados e estimativa de incertezas Propagação de incertezas Atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DE RIBEIRÃO PRETO EEFERP - USP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DE RIBEIRÃO PRETO EEFERP - USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DE RIBEIRÃO PRETO EEFERP - USP REF0063 - Medidas e Avaliação em Educação Física e Esporte Prof. Dr. Dalmo Roberto Lopes Machado Medidas Determinação

Leia mais

CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1. CAPÍTULO 2 Massa Atômica e Molecular; Massa Molar 16. CAPÍTULO 3 O Cálculo de Fórmulas e de Composições 26

CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1. CAPÍTULO 2 Massa Atômica e Molecular; Massa Molar 16. CAPÍTULO 3 O Cálculo de Fórmulas e de Composições 26 Sumário CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1 Introdução 1 Os sistemas de medida 1 O Sistema Internacional de Unidades (SI) 1 A temperatura 2 Outras escalas de temperatura 3 O uso e o mau uso das unidades

Leia mais

VARIAÇÃO DO CÁLCULO DO PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL A PARTIR DE DIFERENTES EQUAÇÕES DE PREDIÇÃO Humberto Cavalcante Joca 1 Patrick Simão Carlos 2 Rogério Feitosa Rodrigues 3 André Accioly Nogueira Machado

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 16 PROCESSOS E REAÇÕES NUCLEARES Edição Agosto de 2007 CAPÍTULO 08 PROCESSOS E REAÇÕES NUCLEARES ÍNDICE 16.1- Introdução 16.2- Radioatividade

Leia mais

FÍSICA DAS RADIAÇÕES. Prof. Emerson Siraqui

FÍSICA DAS RADIAÇÕES. Prof. Emerson Siraqui FÍSICA DAS RADIAÇÕES Prof. Emerson Siraqui DENSIDADE ÓPTICA O registro da absorção diferencial em um filme radiográfico é percebido através da densidade óptica (DO), que é o grau de enegrecimento em um

Leia mais

Química A Extensivo V. 8

Química A Extensivo V. 8 Química A Extensivo V. Exercícios 0) A α 90 Th3 Ra 9 Ac 90 Th α Ra Número de massa: Prótons: Neutons: 36 0) 90 Th 3 α Ra α 6 Rn α Po 0 5 At 0 03) B 0) C Prótons: 5 Elétons: 5 Neutons: 00 5 = 35 6X O elemento

Leia mais

Aula 3. INTRODUÇÃO À MEDIDAS E AVALIAÇÃO Conceitos, Tipos de Avaliação e Critérios de Autenticidade Científica

Aula 3. INTRODUÇÃO À MEDIDAS E AVALIAÇÃO Conceitos, Tipos de Avaliação e Critérios de Autenticidade Científica Aula 3. INTRODUÇÃO À MEDIDAS E AVALIAÇÃO Conceitos, Tipos de Avaliação e Critérios de Autenticidade Científica Prof.ª Ma. ANA BEATRIZ M DE C MONTEIRO CREF 1 2124/G AULA 3. INTRODUÇÃO À MEDIDAS E AVALIAÇÃO

Leia mais

Medidas e Erros. Tipo de Medidas

Medidas e Erros. Tipo de Medidas Medidas e Erros O que é medir? É o ato de comparar duas grandezas físicas de mesma natureza, tomando-se uma delas como padrão! Ex de grandezas físicas: Distância, tempo, massa etc Tipo de Medidas Medidas

Leia mais

Tomografia Computadorizada Quantitativa Diagnóstico da Osteoporose

Tomografia Computadorizada Quantitativa Diagnóstico da Osteoporose 1 Universidade do Minho Departamento de Eletrónica Industrial Tomografia Computadorizada Quantitativa Diagnóstico da Osteoporose Marino Maciel Nº52557 Orientador: Prof. Higino Correia 2011/2012 Mestrado

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR NÚCLEO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - NCT DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA. Carga Horária: 80 horas/aula

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR NÚCLEO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - NCT DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA. Carga Horária: 80 horas/aula FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR NÚCLEO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - NCT DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA Código: CBIBIOS Créditos: 4 Período: 2 o (segundo período) Disciplina: Biofísica Carga Horária:

Leia mais

DOSÍMETROS 1. FILMES FOTOGRÁFICOS

DOSÍMETROS 1. FILMES FOTOGRÁFICOS DOSÍMETROS Os dosímetros integradores são instrumentos que indicam a exposição ou a dose absorvido a que um indivíduo foi submetido. Características ideais para um bom desempenho de um dosímetro integrador

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL APLICADA À INDÚSTRIA DE PETRÓLEO

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL APLICADA À INDÚSTRIA DE PETRÓLEO INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL APLICADA À INDÚSTRIA DE PETRÓLEO Professor Valner Brusamarello - UFRGS Encontro V Temas abordados no curso Encontro I Introdução e definições gerais Incertezas em medições Encontro

Leia mais

Tomografia Computadorizada

Tomografia Computadorizada Tomografia Computadorizada Walmor Cardoso Godoi, M.Sc. http://www.walmorgodoi.com Aula 05: Dose em Tomografia Agenda Introdução Dose absorvida, dose equivalente, e dose efetiva Definição das Medidas de

Leia mais

Avaliação da Composição Corporal

Avaliação da Composição Corporal Medidas e Avaliação da Atividade Motora COMPOSIÇÃO CORPORAL Refere-se às quantidades dos diversos tecidos que constituem o corpo Avaliação da Composição Corporal Mediante diversas técnicas EEFEUSP - 2017

Leia mais

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL DIVISÃO DE SAÚDE OCUPACIONAL SEÇÃO TÉCNICA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA PROGRAMAÇÃO

Leia mais

RELAÇÕES DE MASSA E MOL

RELAÇÕES DE MASSA E MOL RELAÇÃO DE MASSA E MOL A relação entre massa e quantidade Em uma gota de água de 0,05 ml há 1,67 sextilhão (1,67 x 10 21 ) de moléculas de água. A relação entre massa e quantidade A unidade de massa atômica

Leia mais

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali Termodinâmica Calor Física II 2016 - IO Calor Final do século XVIII: duas hipóteses alternativas 1) Fluido indestrutível (calórico) que preencheria os poros dos corpos, escoando-se de um corpo mais quente

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE Ano Letivo 206/207 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA ºTESTE Física e Química A 0ºAno Subdomínio.: Massa e tamanho dos átomos.. A tabela contém informações sobre cinco espécies químicas diferentes.

Leia mais

UFSC. Química (Amarela) Resposta: = 05

UFSC. Química (Amarela) Resposta: = 05 Resposta: 01 + 04 = 05 01. Correto. Apresenta carboxila e grupamento amino no carbono alfa. 02. Incorreto. Com a elevação do ph ocorre a desprotonação da carboxila formando carga negativa. 04. Correto.

Leia mais

Sensoriamento remoto 1. Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Centeno Universidade Federal do Paraná 2016

Sensoriamento remoto 1. Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Centeno Universidade Federal do Paraná 2016 Sensoriamento remoto 1 Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Centeno Universidade Federal do Paraná 2016 Súmula princípios e leis da radiação eletromagnética radiação solar conceito de corpo negro REM e sensoriamento

Leia mais

Mestrando: Jefferson Willian Martins Prof. Dr. Júlio César José da Silva Juiz de Fora, 2/2017

Mestrando: Jefferson Willian Martins Prof. Dr. Júlio César José da Silva Juiz de Fora, 2/2017 1 ESPECTROFOTOMETRIA DE UV-VIS Mestrando: Jefferson Willian Martins Prof. Dr. Júlio César José da Silva Juiz de Fora, 2/2017 2 CONCEITOS PRINCIPAIS O que é Espectroscopia e Espectrometria? IUPAC, Compendium

Leia mais

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E TRATAMENTO DE DADOS

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E TRATAMENTO DE DADOS ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E TRATAMENTO DE DADOS 1.0 Objetivos Utilizar algarismos significativos. Distinguir o significado de precisão e exatidão. 2.0 Introdução Muitas observações na química são de natureza

Leia mais

Lista 1 - Radioatividade

Lista 1 - Radioatividade 1. Para cada um dos radionuclídeos mostrados a seguir, escreva a equação que representa a emissão radioativa. Consulte a tabela periódica. a) b) c) d) e) 222 86 Rn, um alfa emissor presente no ar. 235

Leia mais

Eletromagnetismo: radiação eletromagnética

Eletromagnetismo: radiação eletromagnética 29 30 31 32 RADIAÇÕES NUCLEARES Como vimos nos textos anteriores, o interior da matéria no domínio atômico, inacessível ao toque e olhar humano, é percebido e analisado somente através das radiações eletromagnéticas

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA - 2012 FÍSICA CARLOS 3ª MÉDIO Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Encaminhamos a Programação de Etapa, material de apoio para o acompanhamento dos conteúdos e habilidades que

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO Prof. Jean Galdino Campus São Paulo do Potengi

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO Prof. Jean Galdino Campus São Paulo do Potengi INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO Prof. Jean Galdino Campus São Paulo do Potengi 2015.1 AULA 01 Introdução a disciplina Revisão e conceitos básicos de Química e física eletricidade INTRODUÇÃO Introdução

Leia mais

MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial /2016) Disciplina: Física e Química A Módulo 1

MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial /2016) Disciplina: Física e Química A Módulo 1 Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial - 2015/2016) Disciplina: Física e Química A Módulo 1 Duração da prova:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE Ano Letivo 2016/2017 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE Física e Química A 10ºAno Subdomínio 1.1: Massa e tamanho dos átomos. 1. A tabela contém informações sobre cinco espécies químicas

Leia mais

BE066 - Fisiologia do Exercício BE066 Fisiologia do Exercício. Bioenergética. Sergio Gregorio da Silva, PhD

BE066 - Fisiologia do Exercício BE066 Fisiologia do Exercício. Bioenergética. Sergio Gregorio da Silva, PhD BE066 Fisiologia do Exercício Bioenergética Sergio Gregorio da Silva, PhD Objetivos Definir Energia Descrever os 3 Sistemas Energéticos Descrever as diferenças em Produção de Energia Bioenergética Estuda

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSPEÇÃO DE LEITE E DERIVADOS ESPECTROSCOPIA DENISE HENTGES PELOTAS, 2008.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSPEÇÃO DE LEITE E DERIVADOS ESPECTROSCOPIA DENISE HENTGES PELOTAS, 2008. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSPEÇÃO DE LEITE E DERIVADOS ESPECTROSCOPIA DENISE HENTGES PELOTAS, 2008. Espectroscopia de Infravermelho (IR) Issac Newton Feixe de luz; A luz violeta é a que mais é deslocada

Leia mais

Lista de exercícios 2. Propagação da onda acústica, atenuação, absorção e espalhamento

Lista de exercícios 2. Propagação da onda acústica, atenuação, absorção e espalhamento Ultrassom em biomedicina Prof. Theo Pavan Lista de exercícios 2 Propagação da onda acústica, atenuação, absorção e espalhamento 1) (a) Encontre a velocidade do som no hidrogênio em 1 atm e 0 o C a partir

Leia mais

Raios-x. Proteção e higiene das Radiações Profª: Marina de Carvalho CETEA

Raios-x. Proteção e higiene das Radiações Profª: Marina de Carvalho CETEA Raios-x Proteção e higiene das Radiações Profª: Marina de Carvalho CETEA Materiais Radioativos 1896 o físico Francês Becquerel descobriu que sais de Urânio emitia radiação capaz de produzir sombras de

Leia mais

Análise Instrumental ESPECTROSCOPIA NA LUZ VISÍVEL E ULTRAVIOLETA

Análise Instrumental ESPECTROSCOPIA NA LUZ VISÍVEL E ULTRAVIOLETA Análise Instrumental ESPECTROSCOPIA NA LUZ VISÍVEL E ULTRAVIOLETA ESPECTROSCOPIA NA LUZ VISÍVEL E ULTRAVIOLETA Introdução: Método aplicado na determinação de compostos inorgânicos e orgânicos, como por

Leia mais

25/03/2009. Descoberta dos raios-x. Importância dos raios-x. Importância dos raios-x. Físico alemão Wilhem Conrad Roentgen ( )

25/03/2009. Descoberta dos raios-x. Importância dos raios-x. Importância dos raios-x. Físico alemão Wilhem Conrad Roentgen ( ) Descoberta dos raios-x INTRODUÇAO A RADIOLOGIA Físico alemão Wilhem Conrad Roentgen (1845-1923) Primeiras radiografias em animais Profª Drª Naida Cristina Borges (1896) Nobel da Física em 1901 Importância

Leia mais

O Decaimento Radioativo (6 aula)

O Decaimento Radioativo (6 aula) O Decaimento Radioativo (6 aula) O decaimento Radioativo Famílias Radioativas Formação do Material Radioativo O Decaimento Radioativo Quando um átomo instável emite partículas a, b, ou radiação g, ele

Leia mais

FÍSICA MÉDICA. Aula 04 Desintegração Nuclear. Prof. Me. Wangner Barbosa da Costa

FÍSICA MÉDICA. Aula 04 Desintegração Nuclear. Prof. Me. Wangner Barbosa da Costa FÍSICA MÉDICA Aula 04 Desintegração Nuclear Prof. Me. Wangner Barbosa da Costa Desintegração Nuclear Núcleos prótons e nêutrons. Elemento com diferentes nº de nêutrons são chamados de isótopos. Núcleos

Leia mais

Níveis estruturais do corpo humano

Níveis estruturais do corpo humano Níveis estruturais do corpo humano O corpo humano como um sistema aberto SISTEMA Conjunto de componentes que funcionam de forma coordenada. ISOLADO FECHADO ABERTO Não ocorrem trocas de matéria nem energia

Leia mais

Exercícios Sobre Massa atômica e molecular

Exercícios Sobre Massa atômica e molecular Exercícios Sobre Massa atômica e molecular Dado: 01. As massas moleculares do álcool etílico (C 2H 5OH) e do ácido acético (C 2H 4O 2) são respectivamente: a) 60 u e 46 u b) 66 u e 40 u c) 46 u e 66 u

Leia mais

Energia É definida como tudo aquilo capaz de realizar ou produzir trabalho. Ela existe em diversas modalidades sob várias formas:

Energia É definida como tudo aquilo capaz de realizar ou produzir trabalho. Ela existe em diversas modalidades sob várias formas: 1. Instalações Elétricas de Baixa Tensão: 1.1. Introdução A energia elétrica está presente em inúmeras atividades do ser humano. Ela é sinônimo de desenvolvimento de um país e de padrão de vida de sua

Leia mais

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1)

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1) 4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1) Professora Paula Melo Silva Data: 10 dezembro Ano Letivo: 2018/2019 90 + 15 min Este teste é constituído por 25 questões

Leia mais

Ondas Mecânicas. Exemplos de interferência construtiva, genérica e destrutiva.

Ondas Mecânicas. Exemplos de interferência construtiva, genérica e destrutiva. Ondas Mecânicas A soma de ondas é vectorial. Por isso, quando duas ou mais ondas se propagam no mesmo meio observam se fenómenos de interferência. resultantes Exemplos de interferência construtiva, genérica

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA. 3 a SÉRIE FÍSICA CARLOS CALAIS CONTEÚDOS:

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA. 3 a SÉRIE FÍSICA CARLOS CALAIS CONTEÚDOS: PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA CARLOS CALAIS 3 a SÉRIE FÍSICA Ser fiel nas coisas pequenas é um empreendimento gigantesco. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Termometria Escalas termométricas. Dilatação térmica dos sólidos

Leia mais

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 04 ESTUDO DO ÁTOMO

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 04 ESTUDO DO ÁTOMO QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 04 ESTUDO DO ÁTOMO 11 p 11 e 11 p 10 e 16 p 16 e 16 p 18 e Fixação 1) (UFRRJ) Mattel anuncia recall de 18,6 milhões de brinquedos. Após 15 dias recolhendo brinquedos por excesso

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 09. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 09. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 09 Professora: Mazé Bechara Material para leitura complementar ao Tópico II na Xerox do IF 1. Produção e Transformação de Luz; Albert Einstein (1905); Artigo 5 do

Leia mais

3 Espectrometria de Massa

3 Espectrometria de Massa 3 Espectrometria de Massa 3.1 Princípios A espectrometria de massa determina as razões massa/carga de íons emitidos quando uma amostra é excitada por algum agente ionizante. Os agentes ionizantes podem

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

CURSO DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA CURSO DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA Todas as disciplinas do curso de Tecnologia em Radiologia têm como critério para aprovação, em conformidade com o capítulo V do regimento escolar: MA = P1 + P2 >= 7,0

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Radiologia da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso.

Leia mais

8º ANO Ensino Fundamental

8º ANO Ensino Fundamental E n s in o F o r t e e d e R e s u l t a do s Centro Educacio nal Juscelino K ub itschek APOSTILA G uar á e Valp ar aíso 3º Bimestre F Í S I C A 8º ANO Ensino Fundamental Data: / / Turno: Estudante: Turma:

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Nutrição Trabalho de Conclusão de Curso. Validação da Balança de Bioimpedância Tetrapolar.

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Nutrição Trabalho de Conclusão de Curso. Validação da Balança de Bioimpedância Tetrapolar. Pró-Reitoria de Graduação Curso de Nutrição Trabalho de Conclusão de Curso Validação da Balança de Bioimpedância Tetrapolar. Projeto Piloto Auto: Edilson Francisco Nascimento Orientador: MsC Danielle Luz

Leia mais

Aula: 03 Temática: Componentes Inorgânicos das Células Parte I

Aula: 03 Temática: Componentes Inorgânicos das Células Parte I Aula: 03 Temática: Componentes Inorgânicos das Células Parte I As substâncias inorgânicas existem na natureza, independentemente dos seres vivos, mas algumas delas podem ser encontradas nas células. Acompanhe!

Leia mais

1ª e 2 ª Lista de Exercícios de Química Geral - Estrutura Atômica

1ª e 2 ª Lista de Exercícios de Química Geral - Estrutura Atômica 1ª e 2 ª Lista de Exercícios de Química Geral - Estrutura Atômica Prof. Dr. Newton Luiz Dias Filho 1) a) Qual é a frequência de radiação que tem um comprimento de onda de 0,452 pm? b) Qual é o comprimento

Leia mais

Matemática -1º Ano A. a). b). c). d). e).. Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.

Matemática -1º Ano A. a). b). c). d). e).. Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22. Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6 Bateria de Exercícios Data: 17/06/2016 Turma: 1º Ano Área II Aluno (a): Prezado aluno caso prefira responder na

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Fundamental Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Fundamental C1 Utilizar o conhecimento numérico para operar e construir argumentos ao interpretar situações que envolvam informações quantitativas.

Leia mais

Laboratório de Investigação em Desporto AVALIAÇÃO E CONTROLO DO TREINO 2014

Laboratório de Investigação em Desporto AVALIAÇÃO E CONTROLO DO TREINO 2014 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR AVALIAÇÃO E CONTROLO DO TREINO 2014 Equipa: Doutor João Brito (coordenador) Doutor Hugo Louro Doutora Ana Conceição Mestre Nuno

Leia mais

Experimento de Franck e Hertz

Experimento de Franck e Hertz 1 LABORATÓRIO DE FÍSICA ATÔMICA E NUCLEAR (em desenvolvimento) Trabalho de Laboratório No. 1 Experimento de Franck e Hertz Determinação do potencial de ressonância dos átomos de hélio. Válvula de três

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO

ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO COMPOSIÇÃO CORPORAL MÉTODOS DE AVALIAÇÃO Susana Franco COMPOSIÇÃO CORPORAL Refere-se à quantidade absoluta e relativa dos constituintes

Leia mais

Átomos e Elementos. Objetivos. Compreender os átomos, sua estrutura e sua função; Estudar os fundamentos da química dos elementos

Átomos e Elementos. Objetivos. Compreender os átomos, sua estrutura e sua função; Estudar os fundamentos da química dos elementos Átomos e Elementos Objetivos Compreender os átomos, sua estrutura e sua função; Estudar os fundamentos da química dos elementos Átomos e Elementos Propriedades das Partículas Subatômicas Partícula Gramas

Leia mais

Métodos Instrumentais de Análise

Métodos Instrumentais de Análise Métodos Instrumentais de Análise Aula 01 08/04/2013 1 Métodos Analíticos - MÉTODOS CLÁSSICOS - MÉTODOS INSTRUMENTAIS -INSTRUMENTAÇÃO MODERNA -Portabilidade -Baixo Custo -Miniaturização -Análise no campo

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO FÍSICA Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO FÍSICA Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO FÍSICA Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Revisão 1 H 99,985 2 H 0, C 98,89 13 C 1,11 14 N 99,63 15 N 0,37 16 O 99, O 0, O 0,204

Revisão 1 H 99,985 2 H 0, C 98,89 13 C 1,11 14 N 99,63 15 N 0,37 16 O 99, O 0, O 0,204 Revisão Número de massa A característica fundamental que define um elemento químico é o número de prótons (Z) no núcleo. Se chamarmos de N o número de nêutrons no núcleo, o número de massa A é dado por:

Leia mais

Espectrofotometria UV-VIS PROF. DR. JÚLIO CÉSAR JOSÉ DA SILVA

Espectrofotometria UV-VIS PROF. DR. JÚLIO CÉSAR JOSÉ DA SILVA Espectrofotometria UV-VIS QUÍMICA ANALÍTICA V ESTAGIÁRIA A DOCÊNCIA: FERNANDA CERQUEIRA M. FERREIRA PROF. DR. JÚLIO CÉSAR JOSÉ DA SILVA 1 Conceitos Básicos Espectroscopia: É o estudo de sistemas físicos

Leia mais

FIEP BULLETIN - Volume 82 - Special Edition - ARTICLE I (http://www.fiepbulletin.net)

FIEP BULLETIN - Volume 82 - Special Edition - ARTICLE I (http://www.fiepbulletin.net) CORRELAÇÃO ENTRE O ÍNDICE DE ADIPOSIDADE CORPORAL, ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E ESTIMATIVA DE ADIPOSIDADE CORPORAL POR MEIO DE DE DOBRAS CUTÂNEAS EM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS RAFAEL MACEDO SULINO HENRIQUE

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE DENSIDADE

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE DENSIDADE INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE DENSIDADE Introdução A medição da densidade de líquidos fornece uma informação valiosa para a determinação da concentração ou da composição de uma solução.

Leia mais

Prof. AGUINALDO SILVA

Prof. AGUINALDO SILVA Caro aluno e colega de profissão, disponibilizo este material mas caso tenha interesse em usá-lo favor não alterar os slides e não retirar os meus créditos. Obrigado e bons estudos!!! Direitos autorais

Leia mais

Efeitos biológicos da radiação

Efeitos biológicos da radiação Efeitos biológicos da radiação Proteção Radiológica Alguns elementos químicos têm a propriedade de se decompor, transformando-se em outros elementos, de massas atômicas menores, com liberação de energia

Leia mais

Princípios da Interação da Luz com o tecido: Refração, Absorção e Espalhamento. Prof. Emery Lins Curso Eng. Biomédica

Princípios da Interação da Luz com o tecido: Refração, Absorção e Espalhamento. Prof. Emery Lins Curso Eng. Biomédica Princípios da Interação da Luz com o tecido: Refração, Absorção e Espalhamento Prof. Emery Lins Curso Eng. Biomédica Introdução Breve revisão: Questões... O que é uma radiação? E uma partícula? Como elas

Leia mais

Efeitos da Radiação Eletromagnética de Sistemas Celulares

Efeitos da Radiação Eletromagnética de Sistemas Celulares Efeitos da Radiação Eletromagnética de Sistemas Celulares Este tutorial apresenta conceitos básicos sobre radiação eletromagnética de sistemas celulares e os limites estabelecidos pela Anatel para evitar

Leia mais

Composição Química das Células: Água e Sais Minerais

Composição Química das Células: Água e Sais Minerais Composição Química das Células: Água e Sais Minerais Uma das evidências da evolução biológica e da ancestralidade comum dos seres vivos é que todas as formas de vida possuem composição química semelhante.

Leia mais

Representação dos Elementos Químicos

Representação dos Elementos Químicos Representação dos Elementos Químicos Letícia Silva 1 Elemento Químico O elemento químico é o conjunto de átomos com o mesmo número atômico, ou seja, o mesmo número de prótons no núcleo. E os prótons são

Leia mais

C & Q. No materialismo, a matéria cria a mente. No idealismo, mente cria

C & Q. No materialismo, a matéria cria a mente. No idealismo, mente cria No materialismo, a matéria cria a mente. No idealismo, mente cria C & Q matéria. Nesta versão da teoria do duplo aspecto, tanto mente quanto m a t é r i a s u r g e m d e a l g o m a i s fundamental, que

Leia mais