UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"

Transcrição

1 CÁLCULO L NOTAS DA DÉCIMA TERCEIRA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nesta aula, apresentaremos a Regra de L Hôpital, que será utilizada para solucionar indeterminações de ites de qualquer tipo. Sejam f) e g) funções tais que. O que é um ite indeterminado? f) = F e g) = G a a Não excluímos a possibilidade de que F ou G seja. Em geral, o ite de alguma operação envolvendo f) e g) fica completamente determinado a partir de F e G. Porém, para alguns valores de F e G, isto não ocorre. Nestes poucos casos, o valor do ite depende das funções envolvidas. Quando isto acontece, diremos que este ite é da forma indeterminada ou simplesmente é indeterminado. Qualquer técnica que permite o cálculo de um ite desta forma fica conhecida como um método para resolver a indeterminação. Nesta aula, discutiremos tais métodos. Por exemplo, considere o cálculo do seguinte ite f) a g) Este ite será igual a F quando F e G são finitos e G. Se G = e F é finito, com G F, então o valor deste ite é. No caso em que F = G =, temos um ite do tipo, que é indeterminado. O valor deste ite depende das funções envolvidas. Agora, podemos assumir que F ou G é. Se F é finito, então o ite é. Se G é finito, então o ite é. No caso em que F = G =, temos um ite do tipo, que é indeterminado. Nesta aula, apresentamos a Regra de L Hôpital que resolve indeterminações do tipo ou No caso do ite f)g) a temos uma indeterminação apenas quando {F, G} = {, }. Neste caso, diremos que o ite é do tipo. Isto ocorre porque Quando F e G são finitos, este ite é igual a F G. Quando F ou G é, digamos F, este ite é, desde que G. Outros ites indeterminados serão considerados ao longo da aula e seus tipos não serão listados no momento. Estas notas foram escritas pelo professor da disciplina, Manoel Lemos.

2 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO 2. Indeterminações do tipo Para funções f) e g), diremos que o ite ) a f) g) é do tipo quando 2) a f) = a g) = Limites deste tipo são indeterminados porque, dependendo das funções f) e g) envolvidas, podem resultar em qualquer valor. Já consideramos ites deste tipo anteriormente, para os quais conseguiamos resolver a indeterminação, pois as funções consideradas eram polinomiais. Para este caso específico, a condição 2) se traduz como a sendo raiz comum aos polinômios f) e g). Portanto, estes são divisíveis por a. Em geral, fatorando-se a no numerador e denominador, e cancelando-se este fator, resolve-se a indeterminação. Nesta seção, desenvolveremos uma técnica que pode ser empregada para quaisquer funções f) e g) desde que satisfaçam algumas condições de diferenciabilidade. Para estabelecer esta técnica necessitados do Teorema do Valor Médio Generalizado TVMG) que demonstramos a seguir. Teorema. Sejam f) e g) funções contínuas em um intervalo [a, b]. Se f ) e g ) existem, para todo em a, b), e g ), para todo em a, b), então existe c em a, b) tal que 3) fb) fa) gb) ga) = f c) g c) Observe que o TVM é uma conseqüência do TVMG quando, no último, tomamos g) =. Para estabelecer o TVMG, considere a seguinte função r) = [f) fa)][gb) ga)] [fb) fa)][g) ga)] Note que r) é contínua em [a, b] porque f) e g) são contínuas neste intervalo. r) possui derivada no intervalo a, b) porque f ) e g ) existem neste intervalo e r ) = f )[gb) ga)] [fb) fa)]g ) ra) = rb) = Portanto, r) satisfaz as hipóteses do Teorema de Rolle. Logo existe c em a, b) tal que r c) =, ou seja, r c) = f c)[gb) ga)] [fb) fa)]g c) = que pode ser reescrita como 3), já que g C) e gb) ga). Caso gb) ga) =, isto é, gb) = ga), existe, pelo Teorema de Rolle, um d em a, b) tal que g d) =, o que é contrário as hipóteses. Conseqüentemente gb) ga).) De posse deste resultado podemos facilmente estabelecer a primeira versão da Regra de L Hôpital. Faremos as outras ao longo desta aula. Caso a indeterminação não seja resolvida, temos que a é uma raiz do numerador e do denominador com multiplicidade de pelo menos 2. Repetindo-se este procedimento eventualmente a indeterminação será resolvida porque, após cada etapa, os graus dos numerador e denominador caem de.

3 MANOEL LEMOS 3 Regra 2. Para um número real a, sejam f) e g) funções contínuas em algum intervalo aberto J que contém a. Assuma que, para todo em J, com a, f ) e g ) existam, e g ). Se a f) = a g) = e existe, então f ) a g ) f) a g) = f ) a g ) Escolha em J, com a. Seja I o intervalo fechado tendo a e como extremos. Pelo TVMG aplicado ao intervalo I, existe c entre a e tal que 4) Como f) é contínua em J, temos que f) fa) g) ga) = f c) g c) fa) = a f) = De maineira análoga, estabelecemos que gb) =. Conseqüentemente, ao substituirmos estes valores em 4), temos que 5) f) g) = f c) g c) Como c, que depende de, está entre a e, temos que c a quando a. De 5), obtemos que f) a g) = f c) c a g c) e a regra segue. Esta regra permite calcular todos os ites indeterminados que foram considerados na segunda aula todos eram do tipo. Faremos um exemplo: Exemplo 3. Calcule o seguinte ite L = Note que este ite é do tipo. Sejam f) = e g) = 2 4. Logo f ) = e g ) = 2. Aplicando a Regra de L Hôpital, temos que = f) 2 g) = f ) 2 g ) = O ite à direita desta identidade é fácil de ser obtido: = 2 4 = 2 Logo L =. Aplicando esta regra, não necessitamos decompor o fator +2 do numerador 2 e do denominador que depois seria cancelado, assim, einando a indeterminação. Calcularemos apenas mais um ite utilizando esta regra. O próximo ite é complexo o suficiente, servindo para ilustrar o poder desta regra em sua plenitude.

4 4 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Exemplo 4. Calcule o seguinte ite L = e 6 6 cos4) Note que este ite é do tipo. Estamos em condições de aplicar a Regra de L Hôpital que acabamos de enunciar para f) = e 6 6 e g) = cos4). Como f ) = 6e 6 6 e g ) = 4 sen4), temos que, pela Regra de L Hôpital, f) L = g) = f ) g ) = 6e sen4) Mais uma vez, este ite é do tipo e necessitamos aplicar novamente a Regra de L Hôpital. Ao substituirmos o numerador por sua derivada e realizar o mesmo para o denominador, pela Regra de L Hôpital, temos que 36e 6 L = 6 cos4) = 36 6 = 9 4 Necessitamos aplicar duas vezes a Regra de L Hôpital para o cálculo deste ite. A sua aplicação uma única vez não foi suficiente para einar a indeterminação. Exercício 5. Calcule os seguintes ites: i) ii) iii) iv) v) vi) vii) tg5) sen7) 2 4 e 3 5 e cos 2 sen 2 3) π + cos e sen Exercício 6. Enuncie a Regra de L Hôpital para o cálculo de ites laterais do tipo Faremos mais um exemplo. Resolveremos uma indeterminação do tipo + através da redução a uma indeterminação do tipo para a qual podemos aplicar a Regra de L Hôpital.

5 Exemplo 7. Calcule o seguinte ite MANOEL LEMOS 5 + sen Note que este ite é do tipo +. Logo indeterminado. Ao subtrairmos as duas frações, temos que + sen = sen + sen O ite à direita é do tipo. Aplicando a Regra de L Hôpital a este ite, chegamos a sen + sen = cos + sen + cos Mais uma vez, o ite à direita é do tipo, logo indeterminado. Aplicando a Regra de L Hôpital a este ite, obtemos que + cos sen + cos = + Portanto, o valor do ite proposto é. sen 2 cos sen = 2 = Finalizamos esta seção, estabelecendo a Regra de L Hôpital para o cálculo de ites do tipo quando a variável tende a, digamos +, já que, para, a abordagem é análoga. Regra 8. Sejam f) e g) funções diferenciáveis no intervalo aberto M, +), para algum número real M. Assuma que g ), para todo no intervalo M, +). Se + f) = + g) = e existe, então Observe que f ) + g ) f) + g) = f ) + g ) f) + g) = + f ) g ) Aplicando a Regra 2 ao ite da direita 2, obtemos que f) + g) = f ) ) ) + g ) f = 2 ) ) + g 2 Simplificando o fator que multiplica o numerador e o denominador, obtemos que 2 f) + g) = f ) + g ) O resultado segue porque f ) + g ) = + f ) g ) 2 Para aplicar a Regra de L Hôpital, necessitamos extender as funções f ) e g ) para = de forma que fiquem contínuas basta tomarmos estes valores iguais a.

6 6 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO 3. Indeterminações do tipo Na próxima regra iremos permitir que a assuma o valor de +. Regra 9. Sejam f) e g) funções diferenciáveis no intervalo aberto M, a), para algum número real M tal que M < a. Assuma que g ), para todo no intervalo M, a). Se a f) = a g) = e existe, então f ) a g ) f) 6) a g) = f ) a g ) Não faremos a demonstração desta regra porque foge do espírito deste curso. Contudo, mostraremos que, caso os dois ites que aprarecem na igualdade 6) existam, estes têm de ser iguais. Por hipótese, assumimos apenas que o que fica à direita existe. Suponha que Note que L = a f) g) L = a f) g) = a e L = a f ) g ) g) f) Note que o ite à direita é do tipo. Aplicando a Regra de L Hôpital para o cálculo deste ite 3, obtemos que que pode ser reescrita como L = a g) f) = a L = a g )f) 2 f )g) 2 = a g ) f ) g ) g) 2 f ) f) 2 ) 2 f) = L2 a g) L Portanto, L = L. Temos problemas neste argumento quando L for ou. Isto não importa, já que não estamos estabelecento formamente esta regra, como deixamos claro antes. A demonstração formal é sofisticada e envolve a construção de uma seqüência que se aproxima de a com determinadas propriedades.) Antes de aplicar esta regra, apresentamos a sua versão para o cálculo do ite lateral pela direita, sem nenhuma justificativa, por ser semelhante. Na próxima regra, podemos tomar a para ser. Regra. Sejam f) e g) funções diferenciáveis no intervalo aberto a, M), para algum número real M tal que M > a. Assuma que g ), para todo no intervalo a, M). Se a + f) = a + g) = e f ) a + g ) 3 No caso em que a +, para aplicar esta regra, necessitamos estender as funções f) e g) para = a de forma que fiquem contínuas fazemos isto tomando os seus valores em = a como sendo.

7 existe, então MANOEL LEMOS 7 f) a + g) = f ) a + g ) Podemos aplicar a Regra de L Hôpital para analisar o comportamento de funções racionais no infinito abordamos este tópico na aula passada. Vejamos um exemplo: Exemplo. Calcule o seguinte ite Como este ite é do tipo, podemos utilizar a Regra de L Hôpital para o seu cálculo. Por esta regra, temos que = Como o ite à direita desta identidade é do tipo, necessitamos aplicar a Regra de L Hôpital mais uma vez para resolver a indeterminação. Portanto, = Exemplo 2. Calcule o seguinte ite = e 2 6 = 3 Note que este ite é do tipo. É um ite que pode ser calculado através da Regra de L Hôpital. Aplicando esta regra, temos que = + e + e O ite que está à direita desta igualdade continua sendo do tipo. Aplicando mais uma vez a Regra de L Hôpital, chegamos à = = + e + e + e À direita da igualdade, ainda temos um ite do tipo. Pela Regra de L Hôpital, = = e + e + O ite à direita desta identidade é igual a. Portanto, o ite proposto vale. e = + De maneira similar, podemos mostrar que o quociente de uma função polinomial pela exponencial na base e tende a zero quando a variável tende a +. Isto é, a exponencial na base e cresce muito mais rápidamente que qualquer função polinomial. Na verdade, isto também ocorre quando tomamos a exponencial em qualquer base a satisfazendo a >. Mais precisamente, caso p) seja um polinômio e a um número real tal que a >, temos que p) + a = Para obter esta igualdade, aplique a Regra de L Hôpital tantas vezes quanto seja o grau de p).) 6 e

8 8 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Exercício 3. Calcule os seguintes ites: i) ii) iii) iv) v) vi) vii) ln + e 2 tg3) π + tg5) 2 lnsen ) + cotg ln + 4. Indeterminações do tipo Suponha que f) e g) sejam funções satisfazendo 7) a f) = e a g) = Qual o valor do ite do produto destas funções quando a variavel tende a a? Isto é, como calcular L = f)g) a quando existir? Diremos que L é do tipo. Limites deste tipo são ditos indeterminados porque o seu valor depende das funções envolvidas. Podemos transformar este ite em um ite do tipo ou do tipo para os quais podemos utilizar a Regra de L Hôpital. Para transformar em um ite do tipo utilizamos a identidade 8) a)b) = a) b) Isto é, passamos b) para o denominador dividindo. Para transformar em um ite do tipo consideramos a igualdade 9) a)b) = b) a) Qual das duas identidades devemos adotar ao utilizar a Regra de L Hôpital para o cálculo deste ite? Depende da situação, que terá de ser considerada cuidadosamente.

9 Exemplo 4. Calcule o seguinte ite MANOEL LEMOS 9 ln + Note que este ite é do tipo porque + ln =. Temos duas possibilidades de obter este ite utilizando a Regra de L Hôpital. Podemos transformar em um ite do tipo ou do tipo Primeiro, transformaremos em um ite do tipo. Note que ln ln = + + Aplicando a Regra de L Hôpital ao ite à direita, que é do tipo, temos que Portanto, ln + = + 2 ln ln = + + = + 2 = + 2 = + = Com esta abordagem foi fácil calcular este ite, já que aplicamos a Regra de L Hôpital uma única vez. Agora, transformaremos em um ite do tipo. Observe que ln = + + Aplicando a Regra de L Hôpital ao ite à direita, que é do tipo, obtemos que ln = + + ln = ln + ln 2 = + ln2 Logo o ite que resultante ficou muito mais complexo do que o original. Conseqüentemente esta escolha deve ser evitada. Caso, originalmente, a tivéssemos feito, deveríamos abortá-la. Exercício 5. Calcule os seguintes ites: i) ii) iii) ) 5 sen + ) 6 π π 3 tg 2 ln5 4) ln6 2) 3

10 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO 5. Indeterminações do tipo ou ou Para funções f) e g), temos, por definição, que f) g) g) ln f) = e Portanto, como a função exponencial é contínua, obtemos que ) a f) g) = e a g) ln f) Logo, por ), reduzimos o cálculo do ite a f) g) ao de encontrar o ite ) g) ln f) a que chamaremos de L. Quando L tiver uma forma indeterminada, isto é, o seu valor dependerá das funções envolvidas, diremos que a f) g) também assume uma forma indeterminada. Quando isto ocorre? Caso L seja do tipo. Isto irá acontecer nos seguintes casos: a g) = e a f) =. Neste caso, diremos que a f) g) é do tipo. a g) = e a f) = +. Neste caso, diremos que a f) g) é do tipo. a g) = e a f) =. Neste caso, diremos que a f) g) é do tipo. Reduzimos qualquer ite de qualquer um destes tipos a um que é uma indeterminação do tipo através da identidade ). Calcularemos apenas um ite nesta forma que é um clássico. Estabeleceremos a seguinte identidade, que é um dos ites fundamentais do cálculo, 2) + juntamente com + ) = e sen 3) = que foi utilizado para o cálculo da derivada do seno e conseqüentemente de todas as funções trigonométricas. Note que o ite encontrado na identidade 2) é do tipo. Por ), 4) + ) = e + ln+ ) + Portanto, reduzimos o cálculo deste ite ao seguinte 5) L = ln + ) + Observe que L é do tipo. Transformamos este ite em um do tipo usando a identidade ln + ) = + Logo L = + ln + ) = + +

11 MANOEL LEMOS Aplicando a Regra de L Hôpital ao ite à direta desta identidade, obtemos que + L = + Substituindo o valor de L em 4), temos que e obtemos 2). + + = 2 + = 2 ) = e + ln+ ) = e = e 6. Assíntotas inclinadas Uma reta r é uma assíntota para o gráfico de uma função f quando, ao percorrermos r em uma determinado sentido, o gráfico de f vai ficando cada vez mais próximo de r. As assíntotas podem ser de três tipos: verticais, horizontais ou inclinadas. Já discutimos como determinar as assíntotas horizontais e verticais. Vamos discutir como obter as assíntotas inclinadas. Nos próximos dois parágrafos resumimos o que sabemos sobre as assíntotas verticais e horizontais. Uma assíntota vertical tem equação = a. Como o gráfico de f fica muito próximo desta reta quando a percorremos em algum sentido, temos que 6) f) = ou f) = a a + Quando 6) é satisfeita para um número real a, vimos que = a é uma assíntota vertical para o gráfico de f. Uma assíntota horizontal tem equação Y = a. Como o gráfico de f fica muito próximo desta reta quando a percorremos em algum sentido, temos que 7) f) = a ou f) = a + Quando 7) é satisfeita para um número real a, vimos que Y = a é uma assíntota horizontal para o gráfico de f. Agora, suponha que r seja uma assítota inclinada para o gráfico de f. Portanto, existem números reais m e b, com m, tais que a equação de r é Y = m +b. Ao percorrermos esta reta em um determinado sentido, fazemos as abscissas de seus pontos ficarem muito grandes ou pequenas, isto é, tendem a, que pode ser + ou. Como o gráfico de f fica muito próximo de r, temos que f) fica muito próximo de m + b, quando. Em particular, f) m + b = Dividindo o numerador e o denominador por, temos que = f) m + b = f) m + b = f) m + b = f) m Portanto, f) m = Aplicando a Regra de L Hôspital para o cálculo deste ite, chegamos à m = f )

12 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Determinado o valor de m, passamos a calcular o valor de b. próximo de m + b, quando, concluímos que = f) m + b) = [f) m] b = Conseqüentemente b = f) m Como f) fica muito [f) m] b Exemplo 6. Determine a equação de todas as retas que são assíntotas ao gráfico da função dada por f) = 3 + e e 3 Note que o gráfico desta função não possui assíntota vertical porque f) é uma função contínua para todo real. Passamos a analisar o comportamento desta função no infinito, de maneira quantitativa, ficando a formalização matemática com exercício para o leitor. Quando tende a +, 2 e 3 tendem para e conseqüentemente e 2 e e 3 tendem a. Portanto, o numerador da expressão de f) se aproxima de 3 e o denominador de 2 e daí f) se aproxima de 3 =. Logo Y = é 2 uma assíntota inclinada para o gráfico de f) quando tende a +. Quando tende a, 2 e 3 tendem para +. Como a exponencial na base e cresce muito mais rapidamente que qualque polinômio, e 2 domina o munerador e e 3 o denominador. Portanto, o ite de f) quando tende a é o mesmo de e 2 = e e que vale. Logo Y = é uma assíntota horizontal e 3 para o gráfico de f) quando tende a. Fizemos a escolha desta função para que possuisse simultaneamente uma assíntota horizontal e outra inclinada. 7. Respostas dos exercícios 5. i) 9 ii) iii) 5 iv) 2 v) vi) 8 vii) + 3. i) ii) iii) + iv) e 2 v) 5 vi) vii) + 5. i) 5 ii) 6 iii) 3 π Conteúdo da décima terceira aula da disciplina Cálculo L, oferecida para os cursos de licenciatura em Física, Matemática e Química e o bacharelado em Química Idustrial, no segundo semestre de 28 na Universidade Federal de Pernambuco, tendo como professor Manoel Lemos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Resumo. Nesta aula, veremos que o sinal da derivada segunda de uma função dá informações

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Resumo. Nesta aula, veremos que o sinal da derivada segunda de uma função dá informações CÁLCULO L NOTAS DA DÉCIMA SEGUNDA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nesta aula, veremos que o sinal da derivada segunda de uma função dá informações sobre a concavidade do gráfico desta função.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CÁLCULO L1 NOTAS DA DÉCIMA PRIMEIRA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nesta aula, apresentaremos o Teorema do Valor Médio e algumas de suas conseqüências como: determinar os intervalos de

Leia mais

1. As funções tangente e secante As expressões para as funções tangente e secante são

1. As funções tangente e secante As expressões para as funções tangente e secante são CÁLCULO L1 NOTAS DA SETA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nesta aula definiremos as demais funções trigonométricas, que são obtidas a partir das funções seno e cosseno, e determinaremos

Leia mais

Aula 26 A regra de L Hôpital.

Aula 26 A regra de L Hôpital. MÓDULO - AULA 6 Aula 6 A regra de L Hôpital Objetivo Usar a derivada para determinar certos ites onde as propriedades básicas de ites, vistas nas aulas 3, 4, e 5, não se aplicam Referência: Aulas 3, 4,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Resumo. Nesta aula, apresentaremos a noção de integral indefinidada. Também discutiremos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Resumo. Nesta aula, apresentaremos a noção de integral indefinidada. Também discutiremos CÁLCULO L NOTAS DA DÉCIMA OITAVA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nesta aula, apresentaremos a noção de integral indefinidada. Também discutiremos a primeira técnica de integração: mudança

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CÁLCULO L1 NOTAS DA TERCEIRA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nesta aula introduziremos o conceito de derivada e a definição de uma reta tangente ao gráfico de uma função. Também apresentaremos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CÁLCULO L1 NOTAS DA QUINTA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Iniciamos a aula definindo as funções trigonométricas e estabelecendo algumas de suas propriedades básicas. A seguir, calcularemos

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas. Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino. Módulo de Limites. Aula 01. Projeto GAMA

Universidade Federal de Pelotas. Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino. Módulo de Limites. Aula 01. Projeto GAMA Universidade Federal de Pelotas Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino Atividades de Reforço em Cálculo Módulo de Limites Aula 0 208/ Projeto GAMA Grupo de Apoio em Matemática Ideia Intuitiva

Leia mais

CÁLCULO I. Apresentar e aplicar a Regra de L'Hospital.

CÁLCULO I. Apresentar e aplicar a Regra de L'Hospital. CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida Aula n o : Limites Innitos e no Innito. Assíntotas. Regra de L'Hospital Objetivos da Aula Denir ite no innito e ites innitos; Apresentar alguns tipos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CÁLCULO L1 NOTAS DA VIGÉSIMA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nesta aula, consideraremos mais uma técnica de integração, que é conhecida como substituição trigonométrica. Esta técnica pode

Leia mais

(versão preliminar) exceto possivelmente para x = a. Dizemos que o limite de f(x) quando x tende para x = a é um numero L, e escrevemos

(versão preliminar) exceto possivelmente para x = a. Dizemos que o limite de f(x) quando x tende para x = a é um numero L, e escrevemos LIMITE DE FUNÇÕES REAIS JOSÉ ANTÔNIO G. MIRANDA versão preinar). Revisão: Limite e Funções Continuas Definição Limite de Seqüências). Dizemos que uma seqüência de números reais n convergente para um número

Leia mais

4.1 Preliminares. 1. Em cada caso, use a de nição para calcular f 0 (x) : (a) f (x) = x 3 ; x 2 R (b) f (x) = 1=x; x 6= 0 (c) f (x) = 1= p x; x > 0:

4.1 Preliminares. 1. Em cada caso, use a de nição para calcular f 0 (x) : (a) f (x) = x 3 ; x 2 R (b) f (x) = 1=x; x 6= 0 (c) f (x) = 1= p x; x > 0: 4. FUNÇÕES DERIVÁVEIS ANÁLISE NO CORPO R - 208. 4. Preinares. Em cada caso, use a de nição para calcular f 0 (x) : (a) f (x) = x 3 ; x 2 R (b) f (x) = =x; x 6= 0 (c) f (x) = = p x; x > 0: 2. Mostre que

Leia mais

Aula 22 O teste da derivada segunda para extremos relativos.

Aula 22 O teste da derivada segunda para extremos relativos. O teste da derivada segunda para extremos relativos. MÓDULO 2 - AULA 22 Aula 22 O teste da derivada segunda para extremos relativos. Objetivo: Utilizar a derivada segunda para determinar pontos de máximo

Leia mais

Resolução dos Exercícios Propostos no Livro

Resolução dos Exercícios Propostos no Livro Resolução dos Eercícios Propostos no Livro Eercício : Considere agora uma função f cujo gráfico é dado por y 0 O que ocorre com f() quando se aproima de por valores maiores que? E quando se aproima de

Leia mais

LIMITES E CONTINIDADE

LIMITES E CONTINIDADE MATEMÁTICA I LIMITES E CONTINIDADE Prof. Dr. Nelson J. Peruzzi Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari Parte 1 Parte 2 Limites Infinitos Definição de vizinhança e ite Limites laterais Limite de função

Leia mais

3 Limites. Exemplo 3.1

3 Limites. Exemplo 3.1 3 Ao expor o método dos incrementos fizemos uso da expressão limite. Muito mais que uma notação a noção de limite alcança um horizonte bem mais amplo dentro do contexto matemático, na realidade muito pouco

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CÁLCULO L NOTAS DA NONA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nesta aula, apresentaremos as funções logaritmo e exponencial e calcularemos as suas derivadas. Também estabeleceremos algumas propriedades

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I CDI I

Cálculo Diferencial e Integral I CDI I Cálculo Diferencial e Integral I CDI I Limites laterais e ites envolvendo o infinito Luiza Amalia Pinto Cantão luiza@sorocaba.unesp.br Limites 1 Limites Laterais a à diretia b à esquerda c Definição precisa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Resumo. Nesta aula, discutiremos a noção de continuidade que, juntamente com a diferenciação,

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Resumo. Nesta aula, discutiremos a noção de continuidade que, juntamente com a diferenciação, CÁLCULO L1 NOTAS DA DÉCIMA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nesta aula, discutiremos a noção de continuidade que, juntamente com a diferenciação, possibilitarão a solução de problemas de

Leia mais

AULA 1 Introdução aos limites 3. AULA 2 Propriedades dos limites 5. AULA 3 Continuidade de funções 8. AULA 4 Limites infinitos 10

AULA 1 Introdução aos limites 3. AULA 2 Propriedades dos limites 5. AULA 3 Continuidade de funções 8. AULA 4 Limites infinitos 10 Índice AULA 1 Introdução aos limites 3 AULA 2 Propriedades dos limites 5 AULA 3 Continuidade de funções 8 AULA 4 Limites infinitos 10 AULA 5 Limites quando numerador e denominador tendem a zero 12 AULA

Leia mais

Instituto de Matemática - IM/UFRJ Gabarito da Primeira Prova Unificada de Cálculo I Politécnica e Engenharia Química

Instituto de Matemática - IM/UFRJ Gabarito da Primeira Prova Unificada de Cálculo I Politécnica e Engenharia Química Página de 5 Questão : (3.5 pontos) Calcule: + Instituto de Matemática - IM/UFRJ Politécnica e Engenharia Química 3 2 + (a) 3 + 2 + + ; + (b) ; + (c) 0 +(sen )sen ; (d) f (), onde f() = e sen(3 + +). (a)

Leia mais

Aula 7 Os teoremas de Weierstrass e do valor intermediário.

Aula 7 Os teoremas de Weierstrass e do valor intermediário. Os teoremas de Weierstrass e do valor intermediário. MÓDULO - AULA 7 Aula 7 Os teoremas de Weierstrass e do valor intermediário. Objetivo Compreender o significado de dois resultados centrais a respeito

Leia mais

T. Rolle, Lagrange e Cauchy

T. Rolle, Lagrange e Cauchy T. Rolle, Lagrange e Cauchy EXERCÍCIOS RESOLVIDOS. Mostre que a equação 5 + 5 = 5 tem uma única solução em R. Seja f = 5 +5 5. Então f é contínua e diferenciável em R. Temos f = 5 4 + > 0, em R, logo f

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL APOSTILA DE CÁLCULO. Realização:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL APOSTILA DE CÁLCULO. Realização: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL APOSTILA DE CÁLCULO Realização: Fortaleza, Fevereiro/2010 1. LIMITES 1.1. Definição Geral Se os valores de f(x) puderem

Leia mais

Gabarito Primeira Prova Unificada de Cálculo /2. Engenharia e Engenharia Química. ), (1c) lim 12 x 3 x

Gabarito Primeira Prova Unificada de Cálculo /2. Engenharia e Engenharia Química. ), (1c) lim 12 x 3 x MUniversidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Gabarito Primeira Prova Unificada de Cálculo - 0/ a Questão: Calcule: (a Engenharia e Engenharia Química 4 (,

Leia mais

Esboço de Gráfico - Exemplos e Regras de L Hospital Aula 23

Esboço de Gráfico - Exemplos e Regras de L Hospital Aula 23 Esboço de Gráfico - s e Regras de L Hospital Aula 23 Alexandre Nolasco de Carvalho Universidade de São Paulo São Carlos SP, Brazil 06 de Maio de 2014 Primeiro Semestre de 2014 Turma 2014106 - Engenharia

Leia mais

3. Limites e Continuidade

3. Limites e Continuidade 3. Limites e Continuidade 1 Conceitos No cálculo de limites, estamos interessados em saber como uma função se comporta quando a variável independente se aproxima de um determinado valor. Em outras palavras,

Leia mais

LIMITE. Para uma melhor compreensão de limite, vamos considerar a função f dada por =

LIMITE. Para uma melhor compreensão de limite, vamos considerar a função f dada por = LIMITE Aparentemente, a idéia de se aproimar o máimo possível de um ponto ou valor, sem nunca alcançá-lo, é algo estranho. Mas, conceitos do tipo ite são usados com bastante freqüência. A produtividade

Leia mais

MAT Cálculo I - POLI Gabarito da P2 - A

MAT Cálculo I - POLI Gabarito da P2 - A MAT 45 - Cálculo I - POLI - 006 Gabarito da P - A Questão A) Calcule (.0) (a) lim ( cos() ) / (.0) (b) 0 ( ( π ) ) cos + e d (a) Tem-se, ( π/4, π/4) \ {0}: (cos ) / = ep( ln(cos )). Pondo f() =. ln(cos

Leia mais

Volume de um gás em um pistão

Volume de um gás em um pistão Universidade de Brasília Departamento de Matemática Cálculo Volume de um gás em um pistão Suponha que um gás é mantido a uma temperatura constante em um pistão. À medida que o pistão é comprimido, o volume

Leia mais

OUTRAS TÉCNICAS DE INTEGRAÇÃO

OUTRAS TÉCNICAS DE INTEGRAÇÃO 8 OUTRAS TÉCNICAS DE INTEGRAÇÃO Gil da Costa Marques 8. Integração por partes 8. Integrais de funções trigonométricas 8.3 Uso de funções trigonométricas 8.4 Integração de Quociente de Polinômios 8.5 Alguns

Leia mais

Limites infinitos e limites no infinito Aula 15

Limites infinitos e limites no infinito Aula 15 Propriedades dos ites infinitos Limites infinitos e ites no infinito Aula 15 Alexandre Nolasco de Carvalho Universidade de São Paulo São Carlos SP, Brazil 03 de Abril de 2014 Primeiro Semestre de 2014

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL -. EXAME FINAL Nome Legível RG CPF Respostas sem justificativas não serão aceitas. Além

Leia mais

13 Fórmula de Taylor

13 Fórmula de Taylor 13 Quando estudamos a diferencial vimos que poderíamos calcular o valor aproimado de uma função usando a sua reta tangente. Isto pode ser feito encontrandose a equação da reta tangente a uma função y =

Leia mais

Limites. Slides de apoio sobre Limites. Prof. Ronaldo Carlotto Batista. 7 de outubro de 2013

Limites. Slides de apoio sobre Limites. Prof. Ronaldo Carlotto Batista. 7 de outubro de 2013 Cálculo 1 ECT1113 Slides de apoio sobre Limites Prof. Ronaldo Carlotto Batista 7 de outubro de 2013 AVISO IMPORTANTE Estes slides foram criados como material de apoio às aulas e não devem ser utilizados

Leia mais

CONTINUIDADE E LIMITES INFINITOS

CONTINUIDADE E LIMITES INFINITOS MATEMÁTICA I CONTINUIDADE E LIMITES INFINITOS Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari Parte 1 Continuidade de Funções Definição Tipos de Descontinuidade Propriedades Parte 2 Limites Infinitos Definição

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Derivada de Funções Elementares

CÁLCULO I. 1 Derivada de Funções Elementares CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. Edilson Neri Prof. André Almeida Aula n o : Derivada das Funções Elementares. Regras de Derivação. Objetivos da Aula Apresentar a derivada das funções elementares; Apresentar

Leia mais

Limites de Funções. Bases Matemáticas. 2 o quadrimestre de o quadrimestre de / 57

Limites de Funções. Bases Matemáticas. 2 o quadrimestre de o quadrimestre de / 57 2 o quadrimestre de 2017 2 o quadrimestre de 2017 1 / Visão Geral 1 Limites Finitos Limite para x ± 2 Limites infinitos Limite no ponto Limite para x ± 3 Continuidade Definição e exemplos Resultados importantes

Leia mais

Material Básico: Calculo A, Diva Fleming

Material Básico: Calculo A, Diva Fleming 1 Limites Material Básico: Calculo A, Diva Fleming O conceito de Limite é importante na construção de muitos outros conceitos no cálculo diferencial e integral, por exemplo, as noções de derivada e de

Leia mais

CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. André Almeida Prof. Edilson Neri Júnior

CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. André Almeida Prof. Edilson Neri Júnior Objetivos da Aula CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. André Almeida Prof. Edilson Neri Júnior Aula n o 4: Aproximações Lineares e Diferenciais. Regra de L Hôspital. Definir e calcular a aproximação linear

Leia mais

3 Limites. Exemplo 3.1

3 Limites. Exemplo 3.1 3 Ao expor o método dos incrementos fizemos uso da expressão limite. Muito mais que uma notação a noção de limite alcança um horizonte bem mais amplo dentro do contexto matemático, na realidade muito pouco

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CÁLCULO L1 NOTAS DA PRIMEIRA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nesta aula discutiremos como obter as equações das retas tangentes a uma curva planar que é o gráfico de uma função. 1. Introdução

Leia mais

Derivadas. Capítulo O problema da reta tangente

Derivadas. Capítulo O problema da reta tangente Capítulo 5 Derivadas Este capítulo é sobre derivada, um conceito fundamental do cálculo que é muito útil em problemas aplicados. Este conceito relaciona-se com o problema de determinar a reta tangente

Leia mais

CÁLCULO I Aula 11: Limites Innitos e no Innito. Assíntotas. Regra de l'hôspital.

CÁLCULO I Aula 11: Limites Innitos e no Innito. Assíntotas. Regra de l'hôspital. Limites s CÁLCULO I Aula 11: Limites s e no... Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida Universidade Federal do Pará Limites s 1 Limites no 2 Limites s 3 4 5 Limites s Denição Seja f uma função denida

Leia mais

Ficha de Problemas n o 6: Cálculo Diferencial (soluções) 2.Teoremas de Rolle, Lagrange e Cauchy

Ficha de Problemas n o 6: Cálculo Diferencial (soluções) 2.Teoremas de Rolle, Lagrange e Cauchy Ficha de Problemas n o 6: Cálculo Diferencial soluções).teoremas de Rolle, Lagrange e Cauchy. Seja f) = 3 e. Então f é contínua e diferenciável em R. Uma vez que f) = +, f0) = conclui-se do Teorema do

Leia mais

6.1.2 Derivada de ordem superior e derivação implícita

6.1.2 Derivada de ordem superior e derivação implícita 6.1. DERIVABILIDADE E DIFERENCIABILIDADE 111 6.1.2 Derivada de ordem superior e derivação implícita Observe que se f é derivável num subconjunto A de seu domínio D, obtemos então uma nova função g = f

Leia mais

Bases Matemáticas - Turma A3

Bases Matemáticas - Turma A3 Bases Matemáticas - Turma A3 a Avaliação - Resolvida Esta resolução é mais do que um mero gabarito. O objetivo é apresentar a solução de cada problema de modo detalhado, com o propósito de ajudar na compreensão

Leia mais

Aula 11. Considere a função de duas variáveis f(x, y). Escrevemos: lim

Aula 11. Considere a função de duas variáveis f(x, y). Escrevemos: lim Aula 11 Funções de 2 variáveis: Limites e Continuidade Considere a função de duas variáveis f(x, y). Escrevemos: f(x, y) = L (x,y) (a,b) quando temos que, se (x, y) (a, b) então f(x, y) L, isto é, se (x,

Leia mais

MATEMÁTICA I LIMITE. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari

MATEMÁTICA I LIMITE. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari MATEMÁTICA I LIMITE Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari amanda@fcav.unesp.br Parte 1 Limites Definição de vizinhança e ite Limites laterais Limite de função real com uma variável real Teorema da existência

Leia mais

Respostas sem justificativas não serão aceitas. Além disso, não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos. x 1 x 1. 1 sen x 1 (x 2 1) 2 (x 2 1) 2 sen

Respostas sem justificativas não serão aceitas. Além disso, não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos. x 1 x 1. 1 sen x 1 (x 2 1) 2 (x 2 1) 2 sen UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL - 07. A VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TURMA EL Nome Legível RG CPF Respostas sem justificativas

Leia mais

Bons estudos e um ótimo semestre a todos!

Bons estudos e um ótimo semestre a todos! Cálculo 206.2 Caro aluno, O Dáskalos tem como objetivo proporcionar aos universitários um complemento de ensino de qualidade, por meio de aulas particulares, apostilas e aulões. Tendo isso em vista, a

Leia mais

Teoremas e Propriedades Operatórias

Teoremas e Propriedades Operatórias Capítulo 10 Teoremas e Propriedades Operatórias Como vimos no capítulo anterior, mesmo que nossa habilidade no cálculo de ites seja bastante boa, utilizar diretamente a definição para calcular derivadas

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I 1 o Sem. 2015/16 - LEAN, LEMat, MEQ FICHA 8

Cálculo Diferencial e Integral I 1 o Sem. 2015/16 - LEAN, LEMat, MEQ FICHA 8 Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Cálculo Diferencial e Integral I o Sem. 05/6 - LEAN, LEMat, MEQ FICHA 8 Regra de Cauchy. Estudo de funções. a. a) b 0 é uma indeterminação do tipo

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Cálculo com Geometria Analítica I Prof a : Msc. Merhy Heli Rodrigues Aplicações da Derivada

Universidade Federal de Pelotas Cálculo com Geometria Analítica I Prof a : Msc. Merhy Heli Rodrigues Aplicações da Derivada 1) Velocidade e Aceleração 1.1 Velocidade Universidade Federal de Pelotas Cálculo com Geometria Analítica I Prof a : Msc. Merhy Heli Rodrigues Aplicações da Derivada Suponhamos que um corpo se move em

Leia mais

Fundação Universidade Federal de Pelotas Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina de Análise II - Prof. Dr. Maurício Zahn Lista 01 de Exercícios

Fundação Universidade Federal de Pelotas Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina de Análise II - Prof. Dr. Maurício Zahn Lista 01 de Exercícios Fundação Universidade Federal de Pelotas Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina de Análise II - Prof Dr Maurício Zahn Lista 01 de Eercícios 1 Use a definição de derivada para calcular a derivada

Leia mais

Respostas sem justificativas não serão aceitas. Além disso, não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos. x x = lim.

Respostas sem justificativas não serão aceitas. Além disso, não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos. x x = lim. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 1-2017.2 1A VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TURMA GEA Nome Legível RG CPF Respostas sem

Leia mais

Cálculo diferencial. Motivação - exemplos de aplicações à física

Cálculo diferencial. Motivação - exemplos de aplicações à física Cálculo diferencial Motivação - eemplos de aplicações à física Considere-se um ponto móvel sobre um eio orientado, cuja posição em relação à origem é dada, em função do tempo, pela função s. st posição

Leia mais

O limite de uma função

O limite de uma função Universidade de Brasília Departamento de Matemática Cálculo 1 O ite de uma função Se s(t) denota a posição de um carro no instante t > 0, então a velocidade instantânea v(t) pode ser obtida calculando-se

Leia mais

Prova 2 - Bases Matemáticas

Prova 2 - Bases Matemáticas Prova 2 - Bases Matemáticas Resolução comentada Bases Matemáticas - Turma A3 2 a Avaliação - Resolvida Esta resolução é mais do que um mero gabarito. O objetivo é apresentar a solução de cada problema

Leia mais

Regra de l Hôpital. 1.Formas e limites indeterminados 2.Regra de l Hôpital

Regra de l Hôpital. 1.Formas e limites indeterminados 2.Regra de l Hôpital UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Regra de l Hôpital

Leia mais

Capítulo 5 Derivadas

Capítulo 5 Derivadas Departamento de Matemática - ICE - UFJF Disciplina MAT54 - Cálculo Capítulo 5 Derivadas Este capítulo é sobre derivada, um conceito fundamental do cálculo que é muito útil em problemas aplicados. Este

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Regra de l'hôspital. Objetivos da Aula. Aula n o 14: Regra de L'Hospital. Apresentar e aplicar a Regra de L'Hospital.

CÁLCULO I. 1 Regra de l'hôspital. Objetivos da Aula. Aula n o 14: Regra de L'Hospital. Apresentar e aplicar a Regra de L'Hospital. CÁLCULO I Prof Marcos Diniz Prof Edilson Neri Júnior Prof André Almeida Aula n o 4: Regra de L'Hospital Objetivos da Aula Apresentar e aplicar a Regra de L'Hospital Regra de l'hôspital A regra de l'hôspital,

Leia mais

CAPÍTULO 13 (G F )(X) = X, X A (F G)(Y ) = Y, Y B. F G = I da e G F = I db,

CAPÍTULO 13 (G F )(X) = X, X A (F G)(Y ) = Y, Y B. F G = I da e G F = I db, CAPÍTULO 3 TEOREMA DA FUNÇÃO INVERSA 3 Introdução A função identidade em R n é a função que a cada elemento de R n associa o próprio elemento ie I d : R n R n X x x n I d X X x x n A função identidade

Leia mais

A derivada da função inversa, o Teorema do Valor Médio e Máximos e Mínimos - Aula 18

A derivada da função inversa, o Teorema do Valor Médio e Máximos e Mínimos - Aula 18 A derivada da função inversa, o Teorema do Valor Médio e - Aula 18 Alexandre Nolasco de Carvalho Universidade de São Paulo São Carlos SP, Brazil 10 de Abril de 2014 Primeiro Semestre de 2014 Turma 2014106

Leia mais

Instituto de Matemática - IM/UFRJ Cálculo I - MAC118 1 a Prova - Gabarito - 13/10/2016

Instituto de Matemática - IM/UFRJ Cálculo I - MAC118 1 a Prova - Gabarito - 13/10/2016 Instituto de Matemática - IM/UFRJ Cálculo I - MAC118 1 a Prova - Gabarito - 13/10/2016 Questão 1: (2 pontos) x (a) (0.4 ponto) Calcule o ite: 2 + 3 2. x 1 x 1 ( πx + 5 ) (b) (0.4 ponto) Calcule o ite:

Leia mais

Limites. 2.1 Limite de uma função

Limites. 2.1 Limite de uma função Limites 2 2. Limite de uma função Vamos investigar o comportamento da função f definida por f(x) = x 2 x + 2 para valores próximos de 2. A tabela a seguir fornece os valores de f(x) para valores de x próximos

Leia mais

Os números reais. Capítulo O conjunto I

Os números reais. Capítulo O conjunto I Capítulo 4 Os números reais De todos os conjuntos numéricos que estudamos agora, a transição de um para outro sempre era construída de forma elementar A passagem do conjunto dos números racionais aos reais

Leia mais

CÁLCULO I. 1 A Função Logarítmica Natural. Objetivos da Aula. Aula n o 22: A Função Logaritmo Natural. Denir a função f(x) = ln x;

CÁLCULO I. 1 A Função Logarítmica Natural. Objetivos da Aula. Aula n o 22: A Função Logaritmo Natural. Denir a função f(x) = ln x; CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida Aula n o 22: A Função Logaritmo Natural Objetivos da Aula Denir a função f(x) = ln x; Calcular limites, derivadas e integral envolvendo a função

Leia mais

Aula 21 Máximos e mínimos relativos.

Aula 21 Máximos e mínimos relativos. Aula 21 Objetivo Utilizar o conceito de derivada para determinar pontos de máximo e mínimo relativos de funções. Quando olhamos uma montanha, identificamos facilmente os picos da montanha e os fundos dos

Leia mais

ATIVIDADES EM SALA DE AULA Cálculo I -A- Humberto José Bortolossi

ATIVIDADES EM SALA DE AULA Cálculo I -A- Humberto José Bortolossi ATIVIDADES EM SALA DE AULA Cálculo I -A- Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/ 08 Continuidade e O Teorema do Valor Intermediário [0] (2008.) (a) Dê um exemplo de uma função

Leia mais

AT3-1 - Unidade 3. Derivadas e Aplicações 1. Cálculo Diferencial e Integral. UAB - UFSCar. Bacharelado em Sistemas de Informação

AT3-1 - Unidade 3. Derivadas e Aplicações 1. Cálculo Diferencial e Integral. UAB - UFSCar. Bacharelado em Sistemas de Informação AT3-1 - Unidade 3 1 Cálculo Diferencial e Integral Bacharelado em Sistemas de Informação UAB - UFSCar 1 Versão com 34 páginas 1 / 34 Tópicos de AT3-1 1 Uma noção intuitiva Caracterização da derivada Regras

Leia mais

Cálculo I (2015/1) IM UFRJ Lista 2: Limites e Continuidade Prof. Milton Lopes e Prof. Marco Cabral Versão Exercícios de Limite

Cálculo I (2015/1) IM UFRJ Lista 2: Limites e Continuidade Prof. Milton Lopes e Prof. Marco Cabral Versão Exercícios de Limite Eercícios de Limite. Eercícios de Fiação Cálculo I (05/) IM UFRJ Lista : Limites e Continuidade Prof. Milton Lopes e Prof. Marco Cabral Versão 30.03.05 Fi.: Considere o gráco de = f() esboçada no gráco

Leia mais

PARTE I EQUAÇÕES DE UMA VARIÁVEL REAL

PARTE I EQUAÇÕES DE UMA VARIÁVEL REAL PARTE I EQUAÇÕES DE UMA VARIÁVEL REAL. Introdução Considere f uma função, não constante, de uma variável real ou complexa, a equação f(x) = 0 será denominada equação de uma incógnita. EXEMPLO e x + senx

Leia mais

Lista 1 - Cálculo Numérico - Zeros de funções

Lista 1 - Cálculo Numérico - Zeros de funções Lista 1 - Cálculo Numérico - Zeros de funções 1.) De acordo com o teorema de Bolzano, se uma função contínua f(x) assume valores de sinais opostos nos pontos extremos do intervalo [a, b], isto é se f(a)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Matemática PRIMEIRA PROVA UNIFICADA CÁLCULO I POLITÉCNICA E ENGENHARIA QUÍMICA 13/12/2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Matemática PRIMEIRA PROVA UNIFICADA CÁLCULO I POLITÉCNICA E ENGENHARIA QUÍMICA 13/12/2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Matemática PRIMEIRA PROVA UNIFICADA CÁLCULO I POLITÉCNICA E ENGENHARIA QUÍMICA 13/12/2012. GABARITO 1 a Questão. (3.0 pontos). (a) Calcule: lim x 0 +

Leia mais

CONTINUIDADE DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL

CONTINUIDADE DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL BÁRBARA DENICOL DO AMARAL RODRIGUEZ CINTHYA MARIA SCHNEIDER MENEGHETTI CRISTIANA ANDRADE POFFAL CONTINUIDADE DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL a Edição Rio Grande Editora da FURG 206 Universidade Federal

Leia mais

Representação decimal dos números racionais

Representação decimal dos números racionais Representação decimal dos números racionais Alexandre Kirilov Elen Messias Linck 21 de março de 2018 1 Introdução Um número é racional se puder ser escrito na forma a/b, com a e b inteiros e b 0; esta

Leia mais

12 AULA. ciáveis LIVRO. META Estudar derivadas de funções de duas variáveis a valores reais.

12 AULA. ciáveis LIVRO. META Estudar derivadas de funções de duas variáveis a valores reais. 1 LIVRO Diferen- Funções ciáveis META Estudar derivadas de funções de duas variáveis a valores reais. OBJETIVOS Estender os conceitos de diferenciabilidade de funções de uma variável a valores reais. PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano 2008-1 a Fase Proposta de resolução GRUPO I 1. Como se pretende ordenar 5 elementos amigos) em 5 posições lugares), existem 5 A 5 = P 5 = 5! casos possíveis. Como

Leia mais

Limites e continuidade

Limites e continuidade Limites e continuidade Limite (finito) de uma função em a Salvo indicação em contrário, quando nos referimos a uma função estamos sempre a considerar funções reais de variável real (f.r.v.r.), ou seja,

Leia mais

MAT146 - Cálculo I - Derivada de funções polinomiais, regras de derivação e derivada de funções trigonométricas

MAT146 - Cálculo I - Derivada de funções polinomiais, regras de derivação e derivada de funções trigonométricas MAT146 - Cálculo I - Derivada de funções polinomiais, regras de derivação e derivada de funções trigonométricas Alexandre Miranda Alves Anderson Tiago da Silva Edson José Teixeira Vimos que uma função

Leia mais

TÉCNICAS DE DIFERENCIAÇÃO13

TÉCNICAS DE DIFERENCIAÇÃO13 TÉCNICAS DE DIFERENCIAÇÃO3 Gil da Costa Marques 3. Introdução 3. Derivada da soma ou da diferença de funções 3.3 Derivada do produto de funções 3.4 Derivada de uma função composta: a Regra da Cadeia 3.5

Leia mais

Prova de Conhecimentos Específicos 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos)

Prova de Conhecimentos Específicos 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Prova de Conhecimentos Específicos 1 a QUESTÃO: (,0 pontos) 5x Considere a função f(x)=. Determine, se existirem: x +7 (i) os pontos de descontinuidade de f; (ii) as assíntotas horizontais e verticais

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Concavidade. Objetivos da Aula. Aula n o 18: Concavidade. Teste da Segunda Derivada. Denir concavidade do gráco de uma função;

CÁLCULO I. 1 Concavidade. Objetivos da Aula. Aula n o 18: Concavidade. Teste da Segunda Derivada. Denir concavidade do gráco de uma função; CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. André Almeida Prof. Edilson Neri Júnior Aula n o 18: Concavidade. Teste da Segunda Derivada. Objetivos da Aula Denir concavidade do gráco de uma função; Denir ponto de

Leia mais

TEMA 2 PROPRIEDADES DE ORDEM NO CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS

TEMA 2 PROPRIEDADES DE ORDEM NO CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS TEMA 2 PROPRIEDADES DE ORDEM NO CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS O conjunto dos números reais,, que possui as seguintes propriedades:, possui uma relação menor ou igual, denotada por O1: Propriedade Reflexiva:

Leia mais

MAT CÁLCULO I - IOUSP 1 o semestre de 2010 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira

MAT CÁLCULO I - IOUSP 1 o semestre de 2010 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira MAT 144 - CÁLCULO I - IOUSP 1 o semestre de 2010 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira TEOREMAS: DO VALOR INTERMEDIÁRIO (TVI), SOBRE MÁXIMOS E MÍNIMOS, DE ROLLE, DO VALOR MÉDIO (TVM ), DO VALOR MÉDIO

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Função Exponencial. Primeiro Ano - Médio. Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M.

Material Teórico - Módulo de Função Exponencial. Primeiro Ano - Médio. Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Material Teórico - Módulo de Função Exponencial Gráfico da Função Exponencial Primeiro Ano - Médio Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 0 de dezembro de 018 1 Funções convexas

Leia mais

Respostas sem justificativas não serão aceitas. Além disso, não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos. f(x) = ex x = 0

Respostas sem justificativas não serão aceitas. Além disso, não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos. f(x) = ex x = 0 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL - 07. A VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TURMA EL Nome Legível RG CPF Respostas sem justificativas

Leia mais

= 6 lim. = lim. 2x + 2 sin(x) cos(x) 4 sin(4x) 2 x cos(x) = lim. x + ln(x) cos ) ] 3x. 3 ln. = lim x 1 x +

= 6 lim. = lim. 2x + 2 sin(x) cos(x) 4 sin(4x) 2 x cos(x) = lim. x + ln(x) cos ) ] 3x. 3 ln. = lim x 1 x + UFRGS - PAG Cálculo - MAT05-0/ Lista 5-04/05/0 - Soluções.a ln + 0 + ln = + + 0 =.b sin8 0 sin4 = 0 8 cos8 4 cos4 =.c.d + sin 0 cos4 = 0 + sin cos 4 sin4 = 0 + cos sin 6 cos4 = 4 0 + sin e cos = 0 + e

Leia mais

CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida

CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida Aula n o 06: Continuidade de Funções Objetivos da Aula Definir função contínua; Reconhecer uma função contínua através do seu gráfico; Utilizar as

Leia mais

FFCLRP-USP Regra de L Hospital e Lista - CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I

FFCLRP-USP Regra de L Hospital e Lista - CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I FFCLRP-USP Regra de L Hospital e Lista - CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Professor Dr. Jair Silvério dos Santos 1 Teorema de Michel Rolle Teorema 0.1. (Rolle) Se f : [a;b] R for uma função contínua em

Leia mais

1. Funções Reais de Variável Real Vamos agora estudar funções definidas em subconjuntos D R com valores em R, i.e. f : D R R

1. Funções Reais de Variável Real Vamos agora estudar funções definidas em subconjuntos D R com valores em R, i.e. f : D R R . Funções Reais de Variável Real Vamos agora estudar funções definidas em subconjuntos D R com valores em R, i.e. f : D R R D x f(x). Uma função é uma regra que associa a cada elemento x D um valor f(x)

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Concavidade. Objetivos da Aula. Aula n o 19: Concavidade. Teste da Segunda Derivada. Denir concavidade de uma função;

CÁLCULO I. 1 Concavidade. Objetivos da Aula. Aula n o 19: Concavidade. Teste da Segunda Derivada. Denir concavidade de uma função; CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida Aula n o 19: Concavidade. Teste da Segunda Derivada. Objetivos da Aula Denir concavidade de uma função; Denir ponto de inexão;

Leia mais

O limite trigonométrico fundamental

O limite trigonométrico fundamental O ite trigonométrico fundamental Meta da aula Continuar a apresentação de ites de funções. Objetivo Ao final desta aula, você deverá ser capaz de: Calcular ites usando o ite trigonométrico fundamental.

Leia mais

Curso de Verão Exemplos para o curso de

Curso de Verão Exemplos para o curso de Curso de Verão 006 Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada DCCE - Departamento de Ciência da Computação e Estatística Universidade Estadual Paulista - UNESP Instituto de Biociências, Letras e

Leia mais

Consequências do Teorema do Valor Médio

Consequências do Teorema do Valor Médio Universidade de Brasília Departamento de Matemática Cálculo 1 Consequências do Teorema do Valor Médio Neste texto vamos demonstrar o Teorema do Valor Médio e apresentar as suas importantes consequências.

Leia mais

LIMITES E CONTINUIDADE

LIMITES E CONTINUIDADE LIMITES E CONTINUIDADE Marina Vargas R. P. Gonçalves a a Departamento de Matemática, Universidade Federal do Paraná, marina.vargas@gmail.com, http:// www.estruturas.ufpr.br 1 NOÇÃO INTUITIVA DE LIMITE

Leia mais

Espaços Euclidianos. Espaços R n. O conjunto R n é definido como o conjunto de todas as n-uplas ordenadas de números reais:

Espaços Euclidianos. Espaços R n. O conjunto R n é definido como o conjunto de todas as n-uplas ordenadas de números reais: Espaços Euclidianos Espaços R n O conjunto R n é definido como o conjunto de todas as n-uplas ordenadas de números reais: R n = {(x 1,..., x n ) : x 1,..., x n R}. R 1 é simplesmente o conjunto R dos números

Leia mais

MAT Complementos de Matemática (Contabilidade) - FEAUSP 2 o semestre de 2013 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira

MAT Complementos de Matemática (Contabilidade) - FEAUSP 2 o semestre de 2013 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira MAT 103 - Complementos de Matemática (Contabilidade) - FEAUSP 2 o semestre de 2013 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira TEOREMAS: DO VALOR INTERMEDIÁRIO (TVI), SOBRE MÁXIMOS E MÍNIMOS, DE ROLLE, DO

Leia mais