RELIGIOSIDADE E OBSCURIDADE EM STÉPHANE MALLARMÉ: UMA ANÁLISE DO POEMA SANTA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELIGIOSIDADE E OBSCURIDADE EM STÉPHANE MALLARMÉ: UMA ANÁLISE DO POEMA SANTA."

Transcrição

1 RELIGIOSIDADE E OBSCURIDADE EM STÉPHANE MALLARMÉ: UMA ANÁLISE DO POEMA SANTA. Patrick Thomazine 1 RESUMO: Stéphane Mallarmé, conhecido como um dos ditos poetas malditos, juntamente com Rimbaud, Paul Verlaine e Baudelaire, é um dos principais representantes do Simbolismo francês, corrente literária que influenciou o surgimento, num primeiro momento, do Modernismo europeu e, posteriormente sua difusão para todo o mundo; influenciando inclusive os poetas modernos brasileiros. Dotado de uma poesia bastante sugestiva e hermética, envolvendo a religiosidade e ao mesmo tempo criticando o sistema capitalista vigente, aspectos da produção literária de Mallarmé serão analisados neste artigo a partir de um de seus poemas intitulado Santa, datado de Partindo do contexto social e histórico francês do final do século XIX e das características do período literário em que se insere o autor e a obra, uma possível interpretação temática do poema anteriormente mencionado será o objetivo deste trabalho. PALAVRAS-CHAVE: Mallarmé, Simbolismo, França, Santa. ABSTRACT: Stéphane Mallarmé, known as one of the dammed poets, with Rimbaud, Paul Verlaine and Baudelaire, he is one of the main representative of French Symbolism, literary period which influenced the emerging, at first, of the European Modernism, and later its diffusion to all the world; influencing, including the modern Brazilian poets. Gifted with a strongly suggestive and hermetic poetry, involving religiosity and simultaneously criticizing the capitalist system valid, some aspects of Mallarmé s literary production will be analyzed in this article, starting from one of his poems titled Saint, dated from Beginning from the French historical and social context of nineteenth century, and from some characteristics of the literary period that the author and his work are inserted, a possible thematic interpretation of the previously cited poem will be the object of this work. KEY WORDS: Mallarmé, Symbolism, France, Saint. Stéphane Mallarmé ( ), poeta e crítico francês, junto com Rimbaud e Paul Verlaine se configuram como os principais representantes do Simbolismo francês. Simultaneamente, são considerados fundadores da Modernidade, inaugurando, com Charles Baudelaire, a idéia de literatura como exploração estética e constante pesquisa de linguagem (PLINVAL, 1978). A estética simbolista oficializou-se em 1886 após a publicação do manifesto literário escrito por Jean Moréas. O termo Simbolismo, na época, veio substituir a expressão Decadentismo, utilizada para nomear as tendências poéticas antipositivistas, antinaturalistas e anticientificistas. 1 Graduando do 4º ano do Curso de Letras Português-Inglês, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE.

2 Com o advento dos simbolistas aspectos do Romantismo francês como a exploração das dimensões da psique humana - a sensibilidade, a imaginação, criadora, a intuição, ou seja, a subjetividade - são mais profundamente explorados através das imagens inconscientes e subconscientes. Imagens que expressam as próprias camadas não alcançadas pela racionalidade, além do mundo visto numa perspectiva metafísica, quase mediúnica e que não podem ser descritas objetivamente e que também não podem ser ditas em linguagem lógica. Por conseguinte, palavras se tornam símbolos de vivências místicas e sensoriais, indizíveis, mas passíveis de serem evocadas, sugeridas, por meio de metáforas, analogias e sinestesias. Para os poetas simbolistas a poesia é um ritual mágico, uma combinação alquímica de palavras que podem revelar outras dimensões da existência. Sugerem não descrevem. Simbolizam não nomeiam. Buscam o misterioso, o oculto, o vago, o indefinível, o inexprimível. Na lírica de Mallarmé, além das características do Movimento, também encontramos uma ausência de sentimento, um extermínio da realidade, da lógica, da ordem normal, sugestionabilidade, ruptura com a tradição cristã, com predominância de imagens negativas. Explorador das possibilidades da linguagem poética buscando significação até no silêncio da página em branco, parece ter uma lírica nada comparável a nenhum de seus predecessores ou contemporâneos. Sua lírica obscura é temida. Sua poesia, como comenta, Hugo Friedrich (1978) é cheia de camadas de significação que se sobrepõem uma às outras, a última das quais se perde em possibilidades de sentido mal compreensíveis (p. xx). Para exemplificar essa ruptura com a tradição cristã e mostrar como é permeada de símbolos de sugestionabilidade hermética e a obscuridade de sua poesia, trataremos de analisar um de seus poemas intitulado Santa de 1884: Santa À janela que esconde O velho sândalo de ouro desmaiado Da viola cintilante Outrora com flauta ou mandora, Está a Santa pálida, mostrando O velho livro que se desdobra

3 Do Magnificat jorrando Outrora segundo vésperas, completas: A esta vidraça de ostensório Que a harpa do Anjo aflora Formada com seu voo vespertino Para a delicada falange Do dedo que, sem o velho sândalo E o velho livro, ela balança Sobre a plumagem do instrumento, Musicista do silêncio A começar pelo título deste poema, percebemos a presença do religioso. No entanto, não se trata da exaltação de algum santo ou entidade religiosa. A presença do religioso presente no poema não trata da religiosidade convencional, da religiosidade institucionalizada dos burgueses. É uma religião criada pelos próprios simbolistas, voltada para o místico, sem nome, oculta dentro de cada um. Diferentemente de qualquer religião oficial estabelecida pela burguesia. Uma religiosidade particular dos poetas desse período não cristã, não dominadora. A santa que aparece é pálida, frágil, esquecida, incapaz, muda: À janela que esconde (v.1) / Está a santa pálida (v.5) / Musicista do silêncio (v.16). Além disso, o eu-lírico traz vários objetos: uma janela, um instrumento velho de madeira de sândalo, uma redoma de ostensório, uma harpa e um livro com o texto do Magnificat 2. Elementos que objetivamente não mantém qualquer relação entre si, a não ser o fato de evocarem música, porém uma música que no final não é tocada, pois o silêncio impera. Além disso, ao mesmo tempo em que aparecem estes objetos eles estão escondidos, ocultos. A viola é ocultada pela janela e o velho livro com o Magnificat só existe outrora. Mallarmé explorou as possibilidades da linguagem na busca pela poesia pura: uma realidade tecida apenas de palavras. Como dito, buscou significação até no silêncio da página em branco. Assim, neste poema, os objetos acima mencionados podem não existir enquanto objetos; estão presentes apenas linguisticamente. 2 Magnificat (também conhecida como Canção de Maria) é um cântico entoado (ou recitado) frequentemente na liturgia dos serviços eclesiásticos cristãos. O texto do cântico vem diretamente do Evangelho segundo Lucas capítulo 1 versículos 46-55, onde é recitado por Maria na ocasião da Visitação de sua prima Isabel.

4 O afastar-se das coisas propaga-se cada vez mais (FRIEDRICH, 1978), principalmente a partir da terceira estrofe o afastamento dos objetos parece acentuar-se. A harpa do anjo (v.10) pode ser metáfora da asa do anjo, posteriormente retomada como a plumagem do instrumento (v. 15). Uma imagem irreal, uma metáfora bastante incomum. Segundo Hugo Friedrich (1978: 99), não apenas metáfora, mas identidade. A santa toca sem o velho sândalo, sem o velho livro, ou seja, na verdade não toca, permanece em silêncio: Musicista do silêncio. O objetivamente presente é pouco, pois tudo o que linguisticamente é mencionado, só existe outrora, na lembrança, num passado findo e distante. Elementos não interpretáveis ou difíceis de serem associados uns aos outros. Nenhuma ação. Apenas a linguagem que, ao mesmo tempo que dá vida aos objetos (ao mencioná-los) os aniquila. Sua existência é apenas espiritual (evocação), não empírica. O uso das palavras sândalo (remetendo a cor do ouro) se esvaindo, outrora, desdobra, vésperas, vespertino, velho, evocam uma atmosfera de crepúsculo, tempo findo, longínquo passado morto. Os objetos concretos já não existem, ficaram na memória, sobra somente a ausência, o silêncio, o nada. A relação entre os objetos neste poema está desvinculada de toda ordem real, nada tem a ver com o mundo empírico. Reage contra o pensamento científico e filosófico da época. Sua poesia é hermética, extremamente subjetiva, de difícil compreensão. Evoca símbolos. Sugere em vez de descrever. Imagens que não podem ser ditas em linguagem conceitual, lógica. Transcende o material, revela outras dimensões, mostra o vago. Símbolo, representação, negação da existência fria, técnica acimentada que a Revolução Industrial trouxe. Por isso, obras como esta, que evocam, que diluem o real e o tornam imagem, fragmentando o real, e tornando-o sugestivo. As palavras na poesia de Mallarmé são símbolos de vivências sensoriais e míticas indizíveis, e intraduzíveis, passíveis apenas de serem evocadas, sugeridas, aludidas, por meio de metáforas, analogias e sinestesias Não racional, altamente subjetiva, sugestiva, hermética e com uma religiosidade nada convencional. Estas são algumas das características da produção literária dos poetas malditos encontradas neste poema de Stéphane Mallarmé de 1884.

5 REFERÊNCIAS CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; PIGNATARI, Décio. Mallarmé. São Paulo: Perspectiva, FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da Lírica Moderna. São Paulo: SP. Ed. Duas Cidades, PLINVAL, Georges de. História da literatura francesa. Lisboa. Ed. Presença, 1978.

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM Literatura contemporânea prof. André Araújo Literatura Brasileira Contemporânea Concretismo

Leia mais

AULA 30.1 Conteúdo: O Parnasianismo e o Simbolismo no Amazonas. INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

AULA 30.1 Conteúdo: O Parnasianismo e o Simbolismo no Amazonas. INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 30.1 Conteúdo: O Parnasianismo e o Simbolismo no Amazonas. 2 29.2 Habilidade: Reconhecer e valorizar a literatura simbolista produzida no Amazonas. 3 REVISÃO Simbolismo no Brasil: contexto histórico. Simbolismo

Leia mais

POÉTICAS DO SÉCULO XIX

POÉTICAS DO SÉCULO XIX POÉTICAS DO SÉCULO XIX (3) Origens Precursor Edgar Allan Poe (1809-1849) Origens Charles Baudelaire (1821-1867) B RINDE Nada, esta espuma, virgem verso A não designar mais que a copa; Ao longe se afoga

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA KARLA MEDEIROS COSTA MOURA Rio de Janeiro 2012 POESIA NO SIMBOLISMO TEXTO GERADOR I ANTÍFONA CRUZ E SOUZA fragmento

Leia mais

TEXTOS SAGRADOS. Noções introdutórias

TEXTOS SAGRADOS. Noções introdutórias TEXTOS SAGRADOS Noções introdutórias A ORIGEM Os Textos Sagrados, via de regra, tiveram uma origem comum: Experiência do sagrado. Oralidade. Pequenos textos. Primeiras redações. Redação definitiva. Organização

Leia mais

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA Nada de grande se realizou no mundo sem paixão. G. W. F. HEGEL (1770-1831) Século XIX Revolução Industrial (meados do século XVIII) Capitalismo; Inovações

Leia mais

1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64)

1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64) ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS ANO LETIVO 2017/2018 PORTUGUÊS 12º ANO 1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64) Oralidade O11 Compreensão do oral Unidade S/N (Conclusão da planificação do 11º Ano) Cânticos

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SOURANE ALMEIDA DUARTE Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ISMÁLIA ALPHONSUS DE GUIMARAENS Quando Ismália enlouqueceu,

Leia mais

Parnasianismo e Simbolismo. Características e principais autores

Parnasianismo e Simbolismo. Características e principais autores Parnasianismo e Simbolismo Características e principais autores Parnasianismo: Origem do movimento parnasiano: O movimento parnasiano surgiu na França, com a publicação de uma série de antologias denominadas

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA GABRIELA ALVES DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I. POESIA NO SIMBOLISMO / CANÇÃO O Assinalado. Tu

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE P2-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender os aspectos históricos-sociais referentes aos objetos

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SANDRA DAS GRACAS CABRAL BRANDAO IZAR Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ISMÁLIA ALPHONSUS DE GUIMARAENS Quando

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Parnasianismo

Bárbara da Silva. Literatura. Parnasianismo Bárbara da Silva Literatura Parnasianismo O Parnasianismo foi um movimento essencialmente poético, surgido na segunda metade do século XIX, reagindo contra o sentimentalismo e o subjetivismo dos românticos.

Leia mais

O ROMANTISMO. O Romantismo é um movimento surgido na Europa e, a partir dela, no Brasil, no fim do

O ROMANTISMO. O Romantismo é um movimento surgido na Europa e, a partir dela, no Brasil, no fim do ROMANTISMO O ROMANTISMO O Romantismo é um movimento surgido na Europa e, a partir dela, no Brasil, no fim do século XVIII. Perdura até meados do século XIX. Opunhase ao classicismo, ao racionalismo e Iluminismo.

Leia mais

O Discurso da Poesia Concreta Uma Abordagem Semiótica

O Discurso da Poesia Concreta Uma Abordagem Semiótica O Discurso da Poesia Concreta Uma Abordagem Semiótica Em língua portuguesa, a palavra forma, de acordo com o Dicionário Houaiss, quer dizer, entre as várias definições do termo consideradas inclusive a

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SANDRA ELISA PIMENTA FIGUEIRA DOS SANTOS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Este texto gerador é de autoria de

Leia mais

Domingos de Leers Guimaraens. Caminhos imaginativos: Do simbolismo ao modernismo e além. Dissertação de Mestrado

Domingos de Leers Guimaraens. Caminhos imaginativos: Do simbolismo ao modernismo e além. Dissertação de Mestrado Domingos de Leers Guimaraens Caminhos imaginativos: Do simbolismo ao modernismo e além Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio como requisito parcial

Leia mais

PLANO DE AULA. Série: Séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio Data: 01/02/2011 Professor(a): Leandro Freitas Menezes Duração: 20 min.

PLANO DE AULA. Série: Séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio Data: 01/02/2011 Professor(a): Leandro Freitas Menezes Duração: 20 min. PLANO DE AULA 1-IDENTIFICAÇÃO Série: Séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio Data: 01/02/2011 Professor(a): Leandro Freitas Menezes Duração: 20 min. 2-CONTEÚDO(S) ESPECÍFICO(S) DA AULA Poesia

Leia mais

Uso de Metáforas em Poesia e Canção

Uso de Metáforas em Poesia e Canção Uso de Metáforas em Poesia e Canção Ângela Gonçalves Trevisol Tamara dos Santos A partir de observações em sala de aula para a disciplina de Seminário para o ensino de literatura brasileira percebemos

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA MARIA CRISTINA DA SILVA RIBEIRO MANHAES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O primeiro texto gerador deste ciclo,

Leia mais

Pensamento do século XIX

Pensamento do século XIX Pensamento do século XIX Século XIX Expansão do capitalismo e os novos ideais Considera-se a Revolução Francesa o marco inicial da época contemporânea. Junto com ela, propagaram-se os ideais de liberdade,

Leia mais

André Luiz Alves Caldas Amóra. A irrealização do eu: o ser-quase na lírica de Mário de Sá-Carneiro DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

André Luiz Alves Caldas Amóra. A irrealização do eu: o ser-quase na lírica de Mário de Sá-Carneiro DISSERTAÇÃO DE MESTRADO André Luiz Alves Caldas Amóra A irrealização do eu: o ser-quase na lírica de Mário de Sá-Carneiro DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Períodos Históricos da Filosofia Filosofia Grega ou Antiga (Séc. VI a.c. ao VI d.c.) Filosofia Patrística (Séc. I ao VII) Filosofia

Leia mais

ROMANTISMO. POESIA: PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÕES e a PROSA (romances, contos, etc.)

ROMANTISMO. POESIA: PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÕES e a PROSA (romances, contos, etc.) ROMANTISMO POESIA: PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÕES e a PROSA (romances, contos, etc.) Antes do ROMANTISMO, o Movimento do Arcadismo imperava. Ele iniciou-se com a fundação em Portugal, em 1756,

Leia mais

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes Filosofia da Arte Unidade II O Universo das artes FILOSOFIA DA ARTE Campo da Filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. Possibilita compreender a apreensão da realidade

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA DAYANE DE OLIVEIRA ALVES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 O texto Cristais do autorcruz e Sousa trata-se de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS PLANO DE ENSINO Ficha N 2 2 (parte variável) Disciplina: Literatura Francesa 111 I

Leia mais

CAPA "ORPHEU" - Revista Trimestral de Literatura Ano I , N.º 2, Abril - Maio - Junho Propriedade de: Orpheu, Ltda. Editor: Antonio Ferro

CAPA ORPHEU - Revista Trimestral de Literatura Ano I , N.º 2, Abril - Maio - Junho Propriedade de: Orpheu, Ltda. Editor: Antonio Ferro CAPA "ORPHEU" - Revista Trimestral de Literatura Ano I - 1915, N.º 2, Abril - Maio - Junho Propriedade de: Orpheu, Ltda. Editor: Antonio Ferro Direção: Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro Redação: 190,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA BARBARA ANDREA F BITTENCOURT Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I POESIA NO PARNASIANISMO E NO SIMBOLISMO / CANÇÃO

Leia mais

Contexto Histórico - Europa

Contexto Histórico - Europa Concretismo Introdução O Concretismo foi um movimento vanguardista que se manifestou inicialmente na Europa, através da música erudita e das artes plásticas, com Max Bill (artes plásticas), Pierre Schaeffer

Leia mais

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 UFU Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual 2015-2 Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 HISTÓRIA Eixo Temático 1 O Processo Histórico (p. 36) Conhecer e interpretar fontes de informações sobre o passado,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SILVIA FRANCISCA DA R C SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Este 1º Texto Gerador é de autoria de Antônio

Leia mais

Aula 19. Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant

Aula 19. Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant Aula 19 Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant Kant (1724-1804) Nasceu em Könisberg, 22/04/1724 Estudos Collegium Fredericiacum Universidade Könisberg Docência Inicialmente aulas particulares Nomeado

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Simbolismo

Bárbara da Silva. Literatura. Simbolismo Bárbara da Silva Literatura Simbolismo O Simbolismo surge num momento em que a Europa passava por uma decadência econômica, as últimas décadas do século XIX, em que todas as esperanças no positivismo e

Leia mais

Simbolismo - autores e características

Simbolismo - autores e características Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 3 ANO Professor: Daniel Disciplina: Literatura Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SANDRA MARIA DA SILVA MEGE Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Este texto gerador é de autoria de Cruz e Souza.

Leia mais

Elementos da comunicação e Funções da linguagem. Profª Michele Arruda Literatura Brasileira

Elementos da comunicação e Funções da linguagem. Profª Michele Arruda Literatura Brasileira Elementos da comunicação e Funções da linguagem Profª Michele Arruda Literatura Brasileira Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SIMONI MARIA DA COSTA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I A estética Simbolista é extremamente subjetiva, mas não

Leia mais

PIZZA E POESIA. Em qualquer Esquina, Em qualquer Pizzaria.

PIZZA E POESIA. Em qualquer Esquina, Em qualquer Pizzaria. Introdução A poesia está bem próxima de nós, nas letras de música, nas brincadeiras infantis. A poesia está em toda parte. É só olhar em volta: no pulsar das estrelas, no sorriso de uma criança, no perfume

Leia mais

Elenco de Disciplinas do Dellin RES. N. 103/00-CEPE RES. N. 33/03-CEPE RES. N. 10/07-CEPE

Elenco de Disciplinas do Dellin RES. N. 103/00-CEPE RES. N. 33/03-CEPE RES. N. 10/07-CEPE Elenco de Disciplinas do Dellin RES. N. 103/00-CEPE RES. N. 33/03-CEPE RES. N. 10/07-CEPE OBS: Disciplinas de Grego e Latim migraram para o Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas DEPAC a partir

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA RENATO DE MACEDO SÁ Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 POESIA SIMBOLISTA O primeiro texto gerador desta atividade,

Leia mais

CORRESPONDÊNCIAS EURO-AMERICANAS: POE, BAUDELAIRE, VALÉRY, WILSON E A CONSTRUÇÃO DO SIMBOLISMO

CORRESPONDÊNCIAS EURO-AMERICANAS: POE, BAUDELAIRE, VALÉRY, WILSON E A CONSTRUÇÃO DO SIMBOLISMO DOI: http://dx.doi.org/10.18309/anp.v1i43.1064 CORRESPONDÊNCIAS EURO-AMERICANAS: POE, BAUDELAIRE, VALÉRY, WILSON E A CONSTRUÇÃO DO SIMBOLISMO EURO-AMERICAN CORRESPONDENCE: POE, BAUDELAIRE, VALÉRY, WILSON

Leia mais

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Competência de área 4 Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA MARIA DE FATIMA NOJOSA LESSA Rio de Janeiro 2012 O estilo simbolista (movimento literário que surgiu na França

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA 2 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Rogério Santana CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 64h CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

SARTRE: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO LIBERDADE E RESPONSABILDIADE

SARTRE: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO LIBERDADE E RESPONSABILDIADE SARTRE: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO LIBERDADE E RESPONSABILDIADE Viver é isto: ficar se equilibrando o tempo todo entre escolhas e consequências Jean Paul Sartre Jean-Paul Sartre - Paris, 1905 1980.

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades 01 B Aula 4 Romantismo no Brasil Primeira geração: poesia indianista Atividades para sala Com a Independência do Brasil, ocorrida em 1822, instalou-se um sentimento de nacionalismo

Leia mais

Historismo é revolução cultural e epistemológica produzida por. Guillermo Dilthey dentro da Escola Histórica Alemã por ele

Historismo é revolução cultural e epistemológica produzida por. Guillermo Dilthey dentro da Escola Histórica Alemã por ele Historismo é revolução cultural e epistemológica produzida por Guillermo Dilthey dentro da Escola Histórica Alemã por ele fundada com o lançamento em 1883 e na Alemanha de sua obra Einleitung in die Geisteswissenschaften

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SIMONE DA SILVA GOMES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O poema que segue é o mais popular de Alphonsus de Guimarães.

Leia mais

O SACRO E O ERÓTICO NA POESIA DE ROSIDELMA FRAGA

O SACRO E O ERÓTICO NA POESIA DE ROSIDELMA FRAGA O SACRO E O ERÓTICO NA POESIA DE ROSIDELMA FRAGA Karolina Fernandes Moraes Araujo(UNEMAT) karolfma@hotmail.com Professor Mestre José Braulio da Silva Junior (UNEMAT) josebrauliojunior@hotmail.com Resumo:

Leia mais

SOCIOLOGIA 1 ANO PROF. DARIO PINHEIRO PROF. JOSINO MALAGUETA ENSINO MÉDIO

SOCIOLOGIA 1 ANO PROF. DARIO PINHEIRO PROF. JOSINO MALAGUETA ENSINO MÉDIO SOCIOLOGIA 1 ANO PROF. DARIO PINHEIRO PROF. JOSINO MALAGUETA ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Os clássicos da Sociologia 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 3.2 Conteúdo Max Weber 3 CONTEÚDOS

Leia mais

Fernando Pessoa e Orpheu: Mitos da Modernidade - Gênese do Real Através da Poesia

Fernando Pessoa e Orpheu: Mitos da Modernidade - Gênese do Real Através da Poesia Eduardo José Paz Ferreira Barreto Fernando Pessoa e Orpheu: Mitos da Modernidade - Gênese do Real Através da Poesia Tese de Doutorado Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de

Leia mais

Vagas Remanescentes para o curso Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira

Vagas Remanescentes para o curso Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira 72 118 2447 4 4 Ciências Sociais 2447 Antropologia I Noturno 3a feira 72 118 2447 0 0 Ciências Sociais 6547 Sociologia I Vespertino 4a feira 72

Leia mais

1º ano. Emprego da fala, adequando-a ao contexto comunicativo e ao que se supõe ser o perfil do interlocutor, em função do lugar social que ele ocupa.

1º ano. Emprego da fala, adequando-a ao contexto comunicativo e ao que se supõe ser o perfil do interlocutor, em função do lugar social que ele ocupa. Emprego da fala, adequando-a ao contexto comunicativo e ao que se supõe ser o perfil do interlocutor, em função do lugar social 1º ano Respeito à fala do outro e aos seus modos de falar. texto, com foco

Leia mais

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea A concepção do ser humano no Idealismo alemão Pré Romantismo - séc. XVIII Resistência à Ilustração: mecanicismo de newtoniamo e empirismo de Locke

Leia mais

Mariano da Silva Perdigão. Primeiros Apontamentos da Poesia Brasileira do Século XXI. Dissertação de Mestrado

Mariano da Silva Perdigão. Primeiros Apontamentos da Poesia Brasileira do Século XXI. Dissertação de Mestrado Mariano da Silva Perdigão Primeiros Apontamentos da Poesia Brasileira do Século XXI Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo Programa

Leia mais

UFGD série de análises literárias. CANTOS DE TERRA Poesia EMMANUEL MARINHO. Professor Renato Tertuliano

UFGD série de análises literárias. CANTOS DE TERRA Poesia EMMANUEL MARINHO. Professor Renato Tertuliano UFGD 2016 série de análises literárias CANTOS DE TERRA Poesia EMMANUEL MARINHO Professor Renato Tertuliano SOBRE O AUTOR Emmanuel Marinho é poeta, ator e educador, nascido em Dourados. Tem formação acadêmica

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS -12º ANO Unidade 0 Diagnose. Artigo de opinião..texto de opinião. Identificar temas e ideias principais. Fazer inferências. Texto poético: estrofe,

Leia mais

Classicismo. Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra

Classicismo. Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra Classicismo Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra Contexto O século XV traz o ser humano para o centro dos acontecimentos, relegando para segundo plano o deus todopoderoso do período medieval.

Leia mais

A PRESENÇA DE CONCEITOS PROVINDOS DOS MOVIMENTOS CONCRETO E NEOCONCRETO NA RELAÇÃO DAS ARTES VISUAIS COM AS NOVAS MÍDIAS

A PRESENÇA DE CONCEITOS PROVINDOS DOS MOVIMENTOS CONCRETO E NEOCONCRETO NA RELAÇÃO DAS ARTES VISUAIS COM AS NOVAS MÍDIAS 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO A PRESENÇA DE CONCEITOS PROVINDOS DOS MOVIMENTOS

Leia mais

1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese)

1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese) 1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese) O ROMANTISMO foi um movimento artístico, político, filosófico e literário surgido nas últimas décadas do Século XVIII

Leia mais

O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS

O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS 1. O CONHECIMENTO é uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. O sujeito que conhece se apropria, de certo modo, do objeto conhecido. Através

Leia mais

QUESTÕES DE POESIA E DE CRÍTICA COM GILBERTO MENDONÇA TELES

QUESTÕES DE POESIA E DE CRÍTICA COM GILBERTO MENDONÇA TELES QUESTÕES DE POESIA E DE CRÍTICA COM GILBERTO MENDONÇA TELES Rosemary Ferreira de Souza (PG - Unimontes) Professor Dr. Gilberto Mendonça Teles, muito boa tarde. É um prazer entrevistá-lo sobre tão relevante

Leia mais

Simbolismo: a linguagem da músicam

Simbolismo: a linguagem da músicam Simbolismo: a linguagem da músicam Insatisfeitos com a onda de cientificismo e materialismo a que esteve submetida a sociedade industrial européia na segunda metade do século XIX, os simbolistas representam

Leia mais

latim persona máscara

latim persona máscara A PERSONAGEM latim persona máscara É um simulacro; personagem X pessoa; Verdade X verossimilhança; ela precisa ser verossímil. PERSONAGEM SÓ APARECE NO TEXTO LITERÁRIO???? Figura humana representada em

Leia mais

Homologação final das inscrições TÍTULO DO ANTEPROJETO LÍNGUAS

Homologação final das inscrições TÍTULO DO ANTEPROJETO LÍNGUAS INSTITUTO DE, S E CULTURA IFAC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM Processo Seletivo 2018 Mestrado Filosofia UFOP Linhas de Pesquisa: 1- Estética e Filosofia da Arte 2- Ética e Filosofia Política 3- metafísica

Leia mais

Em busca do sentido perdido: expressões literárias da queda da experiência moderna no pensamento de Walter Benjamin

Em busca do sentido perdido: expressões literárias da queda da experiência moderna no pensamento de Walter Benjamin Marcela Figueiredo Cibella de Oliveira Em busca do sentido perdido: expressões literárias da queda da experiência moderna no pensamento de Walter Benjamin Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada

Leia mais

simbolismo Realismo Naturalismo Parnasianismo Simbolismo Coexistência Dissidência

simbolismo Realismo Naturalismo Parnasianismo Simbolismo Coexistência Dissidência Simbolismo Coexistência simbolismo Realismo Naturalismo Parnasianismo Simbolismo Dissidência O Simbolismo é, antes de tudo, antipositivista, antinaturalista e anticientificista. Isto significa que, contrariando

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2018/2019 Ensino Secundário PORTUGUÊS 12º ANO Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Secundário, Metas Curriculares

Leia mais

Da fotografia à pintura A construção do olhar a partir de um imagético processual lírico

Da fotografia à pintura A construção do olhar a partir de um imagético processual lírico Da fotografia à pintura A construção do olhar a partir de um imagético processual lírico Rafael Teixeira de Resende 1 O presente relato visa refletir sobre o processo de criação do Artista capixaba Rafael

Leia mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

CONSIDERAÇÕES INICIAIS: CONSIDERAÇÕES INICIAIS: Está apresentação não tem a intenção de mostrar-se como uma teoria válida para qualquer contesto da Língua Portuguesa. Ela se destina apenas a atender uma solicitação de colegas

Leia mais

MODERNISMO: POESIA E MÚSICA

MODERNISMO: POESIA E MÚSICA MODERNISMO: POESIA E MÚSICA ATIVIDADES DE ESTÁGIO: PORTUGUÊS E LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA Prof. Dr. André Luís Rodrigues Nomes:André Toledo Giovana Maria Jeferson Paiva Suellen Carneiro O que é literatura;

Leia mais

REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: PRINCÍPIOS, DIREITOS E ORIENTAÇÕES. ENSINO RELIGIOSO 1.º ao 9.º Ensino Fundamental

REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: PRINCÍPIOS, DIREITOS E ORIENTAÇÕES. ENSINO RELIGIOSO 1.º ao 9.º Ensino Fundamental REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: PRINCÍPIOS, DIREITOS E ORIENTAÇÕES ENSINO RELIGIOSO 1.º ao 9.º Ensino Fundamental REDATORES DE CURRÍCULO PARANÁ ENSINO RELIGIOSO Prof.ª Brígida K. Liechocki ASSINTEC Prof.

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): Período: V Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): Período: V Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Letras Português e Respectiva Literatura Disciplina: LITERATURA PORTUGUESA II Código: LET26 Professor: e-mail: CH Teórica: 60h CH

Leia mais

IMMANUEL KANT ( )

IMMANUEL KANT ( ) IMMANUEL KANT (1724-1804) Algumas Obras: -Crítica da Razão Pura. -Fundamentação da Metafísica dos Costumes. -Crítica da Razão Prática. -A Religião no simples limite da Razão. O Ser humano guiar-se por

Leia mais

Thomaz Estrella de Bettencourt. Tempo e Espaço em Kant. As representações do tempo e do espaço dentro do contexto do sistema crítico de Kant

Thomaz Estrella de Bettencourt. Tempo e Espaço em Kant. As representações do tempo e do espaço dentro do contexto do sistema crítico de Kant Thomaz Estrella de Bettencourt Tempo e Espaço em Kant As representações do tempo e do espaço dentro do contexto do sistema crítico de Kant Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de

Leia mais

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h DOCENTE RESPONSÁVEL: GOLBERY DE OLIVEIRA CHAGAS AGUIAR RODRIGUES

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h DOCENTE RESPONSÁVEL: GOLBERY DE OLIVEIRA CHAGAS AGUIAR RODRIGUES PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA II PRÉ-REQUISITO: LITERATURA PORTUGUESA I UNIDADE CURRICULAR:

Leia mais

HORÁRIO CURSO DE LETRAS 1 ANO - 1º SEMESTRE - PERÍODO DIURNO E NOTURNO

HORÁRIO CURSO DE LETRAS 1 ANO - 1º SEMESTRE - PERÍODO DIURNO E NOTURNO CURSO DE LETRAS 1 ANO - 1º SEMESTRE - PERÍODO DIURNO E NOTURNO Variação e Mudança Linguísticas LNG5027 Língua Alemã I *LEM5108 Introdução à Língua Italiana: noções gerais *LEM5152 Língua Grega I *LNG5092

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA RENATA RIBEIRO DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 Este Texto Gerador é de autoria de Cruz e Souza. Negro

Leia mais

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista)

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) Filosofia Moderna Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) O projeto moderno se define, em linhas gerais, pela busca da fundamentação da possibilidade de conhecimento e das teorias

Leia mais

Estratificação, Classes Sociais e Trabalho. Sociologia Profa. Maria Thereza Rímoli

Estratificação, Classes Sociais e Trabalho. Sociologia Profa. Maria Thereza Rímoli Estratificação, Classes Sociais e Trabalho Sociologia Profa. Maria Thereza Rímoli Estratificação social, classes sociais e trabalho Objetivos da aula: O que é estratificação? O que é classes sociais? Conceitos

Leia mais

Resíduos da lírica trovadoresca no Cancioneirinho, de Guilherme de Almeida

Resíduos da lírica trovadoresca no Cancioneirinho, de Guilherme de Almeida Resíduos da lírica trovadoresca no Cancioneirinho, de Guilherme de Almeida Leonildo Cerqueira Miranda Elizabeth Dias Martins Universidade Federal do Ceará Resumo: Este trabalho tecerá algumas relações

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo II

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo II Bárbara da Silva Literatura Modernismo II Em 1930 tiveram início os 15 anos de ditadura da ditadura de Getúlio Vargas. Com o intuito de obter o apoio das massas, Vargas adota uma série de medidas populistas,

Leia mais

Pensamento do século XIX

Pensamento do século XIX Pensamento do século XIX SÉCULO XIX Expansão do capitalismo e novos ideais De acordo com a periodização tradicional, considera-se a Revolução Francesa o marco inicial da época contemporânea. Esse movimento

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Letras Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa DO TRATAMENTO FORMAL DA FALA CONECTADA EM FRANCÊS

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Letras Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa DO TRATAMENTO FORMAL DA FALA CONECTADA EM FRANCÊS Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Letras Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa DO TRATAMENTO FORMAL DA FALA CONECTADA EM FRANCÊS por RICARDO ARAUJO FERREIRA SOARES Tese de Doutorado apresentada

Leia mais

O livro na sociedade, a sociedade no livro: pensando sociologicamente a literatura

O livro na sociedade, a sociedade no livro: pensando sociologicamente a literatura O livro na sociedade, a sociedade no livro: pensando sociologicamente a literatura Laura Garbini Both Mestre em Antropologia Social UFPR Profa. da UNIBRASIL laura.both@unibrasil.com.br No nosso dia-a-dia

Leia mais

4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11

4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11 4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira 12 3326 MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11 6752 PESQUISA II: MÉTODOS QUANTITATIVOS V B C. Sociais segunda-feira 18 3734 POLÍTICA

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS FINAIS - 2º ANO EM

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS FINAIS - 2º ANO EM CONTEÚDOS PARA AS PROVAS FINAIS - 2º ANO EM - 2016 PORTUGUÊS FÍSICA Interpretação textual/ Análise de produção textual Diferença entre análise morfológica, sintática e semântica Verbos definição, exemplos,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 63/2002

RESOLUÇÃO Nº 63/2002 RESOLUÇÃO Nº 63/2002 Estabelece a relação de obras literárias do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação nos anos letivos de 2004, 2005 e 2006. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais Anos atrás, passei muito e muito tempo pensando em Palomar e suas relações com o pensamento filosófico. Naquele momento, queria descobrir como as teorias filosóficas estavam escondidas

Leia mais

Key words: Logical empiricism; Logical empiricism in Portugal; Delfim Santos; Vasco de Magalhães Vilhena.

Key words: Logical empiricism; Logical empiricism in Portugal; Delfim Santos; Vasco de Magalhães Vilhena. Augusto José dos Santos Fitas (2015). A recepção das ideias do Círculo de Viena em Portugal: duas tentativas de teses de doutoramento sobre o empirismo lógico. In João Príncipe (editor). Évora Studies

Leia mais

Antonio Soares Gomes, poeta e contista mato-grossense

Antonio Soares Gomes, poeta e contista mato-grossense Antonio Soares Gomes, poeta e contista mato-grossense Resenhado por Liliane Batista Barros (UFPA) Antonio Soares Gomes, nascido em Poxoréo - MT, graduado em Ciências Econômicas, reside atualmente em Cuiabá

Leia mais

ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA MODERNA PROFESSOR: CARLOS AUGUSTO NASCIMENTO SARMENTO-PANTOJA

ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA MODERNA PROFESSOR: CARLOS AUGUSTO NASCIMENTO SARMENTO-PANTOJA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA - CAAB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM - FACL CURSO LETRAS LICENCIATURA EM LETRAS PLANO DE CURSO ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA

Leia mais

Winnie Wouters Fernandes Monteiro (Graduanda UEL/Londrina-PR) Profa. Dra. Sonia Aparecida Vido Pascolati (Orientadora UEL/Londrina-PR)

Winnie Wouters Fernandes Monteiro (Graduanda UEL/Londrina-PR) Profa. Dra. Sonia Aparecida Vido Pascolati (Orientadora UEL/Londrina-PR) II Colóquio da Pós-Graduação em Letras UNESP Campus de Assis ISSN: 2178-3683 www.assis.unesp.br/coloquioletras coloquiletras@yahoo.com.br CRÍTICOS-CRIADORES: ANÁLISES SOB O TEATRO E A CRÍTICA DE OSWALD

Leia mais

FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO

FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO 115 {RESENHA} FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO AUTOR: Marcos Flávio Portela Veras 1 SILVA, Cácio. Fenomenologia da Religião Compreendendo as idéias religiosas a partir de suas manifestações. Anápolis: Transcultural,

Leia mais

Revista Metalinguagens, ISSN , n. 7, pp Ana Carolina Carmona RIBEIRO.

Revista Metalinguagens, ISSN , n. 7, pp Ana Carolina Carmona RIBEIRO. PALAVRAS, TIJOLOS: ARQUITETURA E POESIA CONCRETA Ana Carolina Carmona RIBEIRO 1 RESUMO: Apresentamos aqui alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do IFSP em

Leia mais

CEMAS - REVISTA ARCADISMO REVISTA CEMAS 1º ANO A

CEMAS - REVISTA ARCADISMO REVISTA CEMAS 1º ANO A ARCADISMO REVISTA CEMAS 1º ANO A 1 ARCADISMO O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclassicismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade do século

Leia mais

MANUEL D ORIENTATION DE LECTURE. APPROCHES LITTERAIRES DE TEXTES EN FRANÇAIS

MANUEL D ORIENTATION DE LECTURE. APPROCHES LITTERAIRES DE TEXTES EN FRANÇAIS CONVÊNIOS CNPq/UFU & FAPEMIG/UFU Universidade Federal de Uberlândia Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação DIRETORIA DE PESQUISA COMISSÃO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2008 UFU 30 anos MANUEL

Leia mais

Currículo do Curso de História

Currículo do Curso de História Currículo do Curso de História Bacharelado ATUAÇÃO O historiador formado na UFV poderá atuar em instituições de preservação, divulgação e estudo da memória histórica, como arquivos, museus, editoras, instituições

Leia mais