Habilidade:Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Habilidade:Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos."

Transcrição

1 QUESTÃO 01 Habilidade:Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos. Assunto: Porcentagem Facebook faz 10 anos e um bilhão de amigos Com mais de 1 bilhão de usuários espalhados pelo mundo e lucro líquido de US$ 523 milhões no último trimestre, o Facebook comemora hoje 10 anos de vida. Máquina de conectar pessoas e de fazer publicidade com mais de 1 milhão de anunciantes, a ferramenta alcança a maturidade sem perder de vista desafios já conhecidos: reavivar o crescimento de sua receita via dispositivos móveis, lidar com uma concorrência mais acirrada e com a migração dos usuários para outras redes sociais e aplicativos. O gráfico seguinte permite avaliar a valorização das ações dessa empresa ao longo dos anos. Fonte: Jornal O Estado de Minas. Caderno de economia. 4 de fev Assinale a alternativa que apresenta a variação correta do valor das ações do Facebook em todo o período representado no gráfico. A) 23,99% B) 61,44% C) 62,22% D) 62,75% E) 162% QUESTÃO 2 Habilidade:Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências. Média aritmética Os moradores de São Paulo e de cerca de 10 cidades da Região Metropolitana podem sofrer um racionamento de água, caso não chova nos próximos dias. É crítica a situação dos reservatórios do Sistema Cantareira (uma complexa rede de túneis e reservatórios que captam água de vários rios da região e que abastecem não só a capital paulista, como mais de 10 cidades da Região Metropolitana de São Paulo) como se pode observar pelos dados seguintes.

2 Fonte: Revista Isto É. Ambiente Sustentável 12 de fev A média, em milímetros, de quanto choveu no Sistema Cantareira nos últimos meses foi A) 31,62 B) 78,64 C) 131,07 D) 174,64 E) 291,07 QUESTÃO 3 Habilidade:Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade. Assunto: Estatistica e probabilidade Entre o fim dos anos 1990 e o início do século XXI, a expansão da internet é marcada principalmente pelo crescimento dos sites de busca, que vasculham a rede atrás de assuntos de interesse do internauta e os apresentam por ordem de relevância. O Google, criado por Sergey Brin e Larry Page em 1998, em poucos anos domina o segmento de ferramentas de buscas e se torna o site mais acessado do mundo. A partir de meados da década de 2000, um novo tipo de site começa a conquistar espaço com o lançamento do MySpace (2003), do Orkut (2004), do Facebook (2004) e do Twitter (2007). É o início da expansão das chamadas redes sociais, sites em que os internautas cadastram amigos e formam teias de relacionamento. Lançado por Mark Zuckerberg, um ex-estudante da Universidade Harvard, o Facebook disputa com o Google o título de site mais acessado do planeta, conforme tabela a seguir. Fonte: Almanaque Abril 2014, Ciência e tecnologia p. 186 Considerando os dados da tabela, ao escolher ao acaso um internauta que seja usuário das redes sociais indicadas, a probabilidade de que ele seja usuário do Google.com ou do Baidu.com é de A) B) C) D) E)

3 QUESTÃO 4 Habilidade:Resolver situação-problema a partir de dados expressos em gráficos e tabelas. Assunto: Gráficos, Razão e proporção Analise o infográfico a seguir. Fonte: Revista Proteste Março 2014, pag. 29. Analisando o infográfico, A) a média de sódio no macarrão representa 32% da média diária consumida pelo brasileiro. B) a média de sódio no macarrão representa 16% da média diária consumida pelo brasileiro. C) o consumo diário máximo de sódio, de acordo com a OMS, é 2,5 vezes maior que consumo do brasileiro. D) o consumo diário máximo de sódio, de com acordo com a OMS, representa 20% do consumo do brasileiro. E) o brasileiro deve reduzir 30% do consumo diário de sódio para consumir o sugerido pela OMS. QUESTÃO 5 Habilidade:Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas. Assunto: Gráficos e Função Apesar de não se comparar aos índices dos anos 80, a inflação tem tirado o sono do governo e da população. Um dos seus reflexos imediatos é o aumento do custo de vida, principalmente nos grandes centros, como na cidade de São Paulo, como mostra o gráfico a seguir.

4 Fonte: Folha de São Paulo. Caderno Mercado 06 mar De acordo com o gráfico, A) a inflação foi crescente em todo o período apresentado no gráfico. B) a inflação média no período apresentado no gráfico foi 0,43%. C) a inflação nos meses de março e agosto de 2012 foi negativa. D) a taxa de variação foi positiva em todo o período apurado no gráfico. E) a taxa de variação foi negativa entre janeiro / 2013 e agosto / QUESTÃO 6 Habilidade: Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados ou em gráficos. O infográfico a seguir mostra o crescimento do produto interno bruto (PIB),que é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado, de alguns países no ano de Disponível em: < Acessado em: 02 mar A partir das informações apresentados no infográfico, determine a média, a moda e mediana do PIB desses países.

5 QUESTÃO 7 Habilidade:Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados ou em gráficos. Um concurso público para o provimento de uma vaga para cargo de professor tem 4 etapas: prova escrita PE; prova didática PD, prova de projetos PP e prova de títulos PT. Cinco candidatos participaram desse processo, cujas notas de cada prova estão relacionadas na tabela a seguir. A nota final de cada candidato é calculada através da média das notas das quatro provas. CANDITADOS PE PD PP PT Sabendo-se que os pesos das provas são, respectivamente, 1, 3, 2 e 4, determine a nota de cada candidato e o candidato aprovado. QUESTÃO 8 Habilidade:Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados ou em gráficos. O gráfico a seguir é o resultado de uma pesquisa para traçar o perfil etário de usuários de determinado site. Fonte: Fictícia. Determine a média dessa distribuição. QUESTÃO 9 Habilidade:Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade. A tabela a seguir apresenta o Ranking das 100 maiores empresas do Brasil em 2013, segundo a revista Exame.

6 Disponível em: < Acessado em: 05 mar Monte uma tabela com a frequência absoluta e relativa, organizada por setor, e determine a probabilidade de, escolhida ao acaso, uma empresa ser do setor de energia.

7 QUESTÃO 10 Habilidade:Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos. Assunto: Porcentagem Uma empresa comercializa determinado produto a R$450,00. Acompanhando a evolução da economia e as vendas, o gerente percebe uma queda no faturamento e resolve abaixar o preço desse produto. Para isso, analisa a composição do preço do produto, conforme a seguir. ITEM PERCENTUAL ICMS 18% CONFINS 7,6% PIS 1,65% IPI 8% CUSTO DA PRODUÇÃO 58% LUCRO 6,75% Decide então fazer uma redução de 15% sobre o custo da produção e repassar o valor integralmente para os clientes.determine o percentual total de desconto que será concedido aos clientes.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 3ª SÉRIE Ensino Médio Roteiro de estudos para recuperação trimestral Matemática Ticiano Azevedo Bastos

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 3ª SÉRIE Ensino Médio Roteiro de estudos para recuperação trimestral Matemática Ticiano Azevedo Bastos COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 3ª SÉRIE Ensino Médio -2015 Disciplina: Professor (a): Roteiro de estudos para recuperação trimestral Matemática Ticiano Azevedo Bastos Conteúdo: Referência para estudo:

Leia mais

Revisando habilidades. Prof. Msc. Hamilton Vinícius Gomes

Revisando habilidades. Prof. Msc. Hamilton Vinícius Gomes ENEM Revisando habilidades Prof. Msc. Hamilton Vinícius Gomes H1 Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações naturais, inteiros, racionais ou reais.

Leia mais

CONJUNTURA. Maio FONTE: CREDIT SUISSE, CNI, IBGE e BC

CONJUNTURA. Maio FONTE: CREDIT SUISSE, CNI, IBGE e BC CONJUNTURA Maio-2017 FONTE: CREDIT SUISSE, CNI, IBGE e BC INFLAÇÃO FICARÁ ABAIXO DA META EM MEADOS DE 2017 IPCA ACUMULADO EM 12 MESES (%) Fonte: IBGE; Elaboração: CNI DCEE Departamento de Competitividade,

Leia mais

COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII UFJF

COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII UFJF COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII UFJF Revisional - 3º trimestre 9º ano A e B ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS O aluno deverá estudar e desenvolver as seguintes habilidades: I) Resolver problemas que envolvam pares

Leia mais

O Jornal Montes Claros O poder do Pequeno

O Jornal Montes Claros O poder do Pequeno O Jornal Montes Claros O poder do Pequeno Rua Silas canela 52 / 101 BairroCidade Nova O E UM DOIS INDICADOS AO PRÊMIO MELHOR SITE DE NOTÍCIAS DO NORTE DE MINAS PROPOSTA COMERCIAL DE PUBLICIDADE O Jornal

Leia mais

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA ONALDO CHAVES ESTATÍSTICA BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: 1 Estatística Aplicada Autores: Larson e Farber Editora: Pearson 4ª edição 2009 2 Estatística para Ciências Humanas Autor: Levin, Fox e Ford Editora: Pearson

Leia mais

Acerca das conciliações contábeis e do balancete de verificação, julgue o item a seguir.

Acerca das conciliações contábeis e do balancete de verificação, julgue o item a seguir. Balancete de verificação 1 2018 Banca: CESPE O balancete de verificação deve ser obrigatoriamente elaborado a cada mês. 2 - CESPE - 2018 Assunto: Balancete de Verificação A apresentação de determinado

Leia mais

Título: Como realizar o cálculo do ICMS Diferencial de Alíquota, nas Saídas para Fora do estado a não contribuinte para empresas do Simples Nacional?

Título: Como realizar o cálculo do ICMS Diferencial de Alíquota, nas Saídas para Fora do estado a não contribuinte para empresas do Simples Nacional? Título: Como realizar o cálculo do ICMS Diferencial de Alíquota, nas Saídas para Fora do estado a não contribuinte para empresas do Simples Nacional? 1 PARÂMETROS; 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em

Leia mais

CRESCIMENTO EMPRESARIAL

CRESCIMENTO EMPRESARIAL PROGRAMA DE NACIONAL CRESCIMENTO EMPRESARIAL Treinamento de AGENTE Realizado em: 23 de março de 2017 Das 13:00 as 16:00 hrs Na sede do Cadun Convocação realizada por whatsapp e e-mail com antecedência

Leia mais

Encontro com a TIM APIMEC RJ. Rio de Janeiro. 22 de Setembro de 2016

Encontro com a TIM APIMEC RJ. Rio de Janeiro. 22 de Setembro de 2016 Encontro com a TIM APIMEC RJ Rio de Janeiro 22 de Setembro de 2016 Quem é a TIM? 18 a maior empresa privada do Brasil (Revista Exame - 2015) Em operação desde 1998 R$19 bilhões em valor de mercado 1º lugar

Leia mais

JORNAL MONTES CLAROS Rua Silas canela 52 / 101 B a i r r o Cidade Nova Montes Claros WhastApp: (38)

JORNAL MONTES CLAROS Rua Silas canela 52 / 101 B a i r r o Cidade Nova Montes Claros WhastApp: (38) O E UM DOIS INDICADOS AO PRÊMIO MELHOR SITE DE NOTÍCIAS DO NORTE DE MINAS Rua Silas Canela 52 / 101 B a i r r o Cidade Nova PROPOSTA COMERCIAL DE PUBLICIDADE O Jornal Montes Claros.com.br é um SITE JORNALISTICO

Leia mais

Mercado global de mídia e entretenimento vai movimentar US$ 2,14 trilhões em 2020

Mercado global de mídia e entretenimento vai movimentar US$ 2,14 trilhões em 2020 Mercado global de mídia e entretenimento vai movimentar US$ 2,14 trilhões em 2020 Enviado por DA REDAÇÃO 10-Jun-2016 PQN - O Portal da Comunicação A receita global do setor de mídia e entretenimento deve

Leia mais

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 2º trimestre de 2013

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 2º trimestre de 2013 Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 2º trimestre de 13 Elaboração: Vice-Presidência de Finanças VIFIN Diretoria Executiva de Finanças e Mercado de Capitais - DEFIN 1 mai/8 ago/8 nov/8 fev/9 mai/9

Leia mais

R E S U LTA D O S 1 T 11

R E S U LTA D O S 1 T 11 R E S U LTA D O S 1 T 11 Crescimento de Receita Líquida e EBITDA Combinado Proporcional: Receita Líquida: R$ 284,1 milhões + 19,5% acima de 1T10 EBITDA : R$ 5,3 milhões + 80,6 % em relação ao 1T10 Resultado

Leia mais

Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de frequência e gráficos. Pode ser de interesse apresentar esses dados através d

Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de frequência e gráficos. Pode ser de interesse apresentar esses dados através d UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DE POSIÇÃO E DISPERSÃO Departamento de Estatística Luiz Medeiros Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de frequência e gráficos.

Leia mais

De acordo com esses dados, o valor da mediana das cotações mensais do ovo extra branco nesse período era igual a

De acordo com esses dados, o valor da mediana das cotações mensais do ovo extra branco nesse período era igual a Estatística Material de Apoio para Monitoria 1. (ENEM) Em sete de abril de 2004, um jornal publicou o ranking de desmatamento, conforme gráfico, da chamada Amazônia Legal, integrada por nove estados. Considerando-se

Leia mais

Positivo Informática registra volume de quase 2,0 milhões de PCs em 2010, crescimento de 11,3%

Positivo Informática registra volume de quase 2,0 milhões de PCs em 2010, crescimento de 11,3% Positivo Informática registra volume de quase 2,0 milhões de PCs em 2010, crescimento de 11,3% Curitiba, 28 de janeiro de 2011 A Positivo Informática S.A. (BM&FBovespa: POSI3), maior fabricante de computadores

Leia mais

Política de Preços e Promoções

Política de Preços e Promoções Política de Preços e Promoções Vigente a partir de 17 de novembro de 2018. Esta Política de Preços e Promoções inclui todas as informações sobre nossos preços, programas de marketing opcionais e promoções.

Leia mais

Resultado 1T18. Audioconferência 27 de Abril de :30 horas (horário de Brasília)

Resultado 1T18. Audioconferência 27 de Abril de :30 horas (horário de Brasília) Resultado 1T18 Audioconferência 27 de Abril de 2018 10:30 horas (horário de Brasília) Aviso Essa apresentação contém declarações que podem representar expectativas sobre eventos ou resultados futuros.

Leia mais

Setor de construção analise dos últimos 20 trimestres

Setor de construção analise dos últimos 20 trimestres DECISIVA Receba nossos estudos pelas redes sociais. A maior empresa de informações financeiras sobre a América Latina. Setor de construção analise dos últimos 20 trimestres Economatica (Provedora de informações

Leia mais

3ª Gustavo Lopes. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Gustavo Lopes. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Gustavo Lopes 7º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 3 Foco: Espaço e forma Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da

Leia mais

Resultados 2T07 14 de agosto de 2007

Resultados 2T07 14 de agosto de 2007 PUBLICIDADE CAIXA CRESCEU 80% BASE DE ASSINANTES BANDA LARGA CRESCEU 31% São Paulo, O UOL (BOVESPA: UOLL4) anuncia hoje os resultados do 2T07. As demonstrações financeiras da Companhia são elaboradas de

Leia mais

Estatística Aplicada Professor: André Luiz Araújo Cunha. Moda. Media

Estatística Aplicada Professor: André Luiz Araújo Cunha. Moda. Media Estatística Aplicada Professor: André Luiz Araújo Cunha Moda Define-se moda como sendo: o valor que surge com mais freqüência se os dados são discretos, ou, o intervalo de classe com maior freqüência se

Leia mais

4T17 RELEASE TRIMESTRAL. Destaques. Grandes Números Copobras. Resultados. Grupo Copobras

4T17 RELEASE TRIMESTRAL. Destaques. Grandes Números Copobras. Resultados. Grupo Copobras Grupo Copobras São Ludgero, 12 de março de 2018 - O Grupo Copobras, apresenta seus resultados não auditados do quarto trimestre de 2017. O Grupo Copobras compreende as empresas abaixo: - Copobras S/A Indústria

Leia mais

01. A matriz abaixo apresenta a distribuição das matrículas, por níveis, nas escolas de Porto Alegre.

01. A matriz abaixo apresenta a distribuição das matrículas, por níveis, nas escolas de Porto Alegre. 9º ano Matemática TAREFA 05 E 06 Professor Anthony Média, moda e mediana; Média ponderada; Construção e interpretação de gráficos; Gráficos de coluna e setores; Porcentagem 01. A matriz abaixo apresenta

Leia mais

PageRank Matriz do Google Referências. Matrizes e Google. Manuela da Silva Souza IME - USP. 13 de novembro de 2013

PageRank Matriz do Google Referências. Matrizes e Google. Manuela da Silva Souza IME - USP. 13 de novembro de 2013 Matrizes e Google IME - USP 13 de novembro de 2013 História Motores de busca do final dos anos 90: Altavista, Lycos, Yahoo. Por volta de 98/99 surge o Google e se torna o motor de busca mais importante

Leia mais

2ª Lista de Exercícios de Programação I

2ª Lista de Exercícios de Programação I 2ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. 1. Faça um programa que leia um número inteiro maior que zero e informe se é par ou ímpar. * 2. Faça um programa

Leia mais

ASSUNTO ESTATÍSTICA- PROF. CARLINHOS

ASSUNTO ESTATÍSTICA- PROF. CARLINHOS 1.A empresa que fornece eletricidade para a cidade "Mar de Dezembro" colocou um gráfico nas contas de luz, no mês de janeiro, para explicar os gastos e receitas da empresa. O gráfico usado é semelhante

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Prova Comentada Matemática Financeira TRF 3 a R... 4

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Prova Comentada Matemática Financeira TRF 3 a R... 4 Aula demonstrativa Apresentação... 2 Prova Comentada Matemática Financeira TRF 3 a R... 4 www.pontodosconcursos.com.br 1 Apresentação Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Para quem ainda não me conhece, meu

Leia mais

VEIC Plano de Códigos Incidência na Venda de Veículos

VEIC Plano de Códigos Incidência na Venda de Veículos VEIC0025 - Plano de Códigos Incidência na Venda de Veículos Este programa permite a manutenção no Plano de Códigos Incidência na Venda de Veículos. - tabela ( cxincide ). A existência de registros nesta

Leia mais

MÁRCIO FLÁVIO ESTATÍSTICA

MÁRCIO FLÁVIO ESTATÍSTICA MÁRCIO FLÁVIO ESTATÍSTICA O concurso da CLDF foi autorizado, em 2016. Após diversos embates de bastidores, a Fundação Carlos Chagas- FCC foi contratada. O curso ofertará 86 vagas para cargos de nível médio

Leia mais

Resultados 4T07 e de fevereiro de 2008

Resultados 4T07 e de fevereiro de 2008 RECEITA DE PUBLICIDADE E OUTRAS CRESCEU 28% BASE DE ASSINANTES BANDA LARGA CRESCEU 23% São Paulo, O UOL (BOVESPA: UOLL4) anuncia hoje os resultados consolidados do 4T07 e de 2007. As Informações Trimestrais

Leia mais

12/06/14. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Estatística Analítica (Inferência estatística/estatística indutiva)

12/06/14. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Estatística Analítica (Inferência estatística/estatística indutiva) Estatística Analítica (Inferência estatística/estatística indutiva) 2 Método quantitativo utilizado apenas para descrever os dados, mostrando seus subtipos, sua distribuição, freqüência, média etc. 3 1

Leia mais

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE MATEMÁTICA NO ENEM ENEM (CADERNO AZUL) , 154, 172, 162, , 160, 157, , , 157, 177

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE MATEMÁTICA NO ENEM ENEM (CADERNO AZUL) , 154, 172, 162, , 160, 157, , , 157, 177 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE MATEMÁTICA NO ENEM COMPETÊNCIA Competência de área 1 Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. HABILIDADE H1 - Reconhecer, no contexto

Leia mais

Matemática e suas Tecnologias. Com este fascículo, encerramos o estudo da área de Matemática e suas Tecnologias, através de questões das competências

Matemática e suas Tecnologias. Com este fascículo, encerramos o estudo da área de Matemática e suas Tecnologias, através de questões das competências PROJETO ENEM PARCEIROS FASCÍCULO 16 Matemática e suas Tecnologias Com este fascículo, encerramos o estudo da área de Matemática e suas Tecnologias, através de questões das competências 6 e 7. A competência

Leia mais

Boletim de. Recessão avança com diminuição lenta da inflação em 2015 Inflação e desemprego

Boletim de. Recessão avança com diminuição lenta da inflação em 2015 Inflação e desemprego Julho de 2015 Recessão avança com diminuição lenta da inflação em 2015 Inflação e desemprego No primeiro semestre do ano de 2015, a inflação brasileira acumulou variação de 8,1% ao ano, superando em mais

Leia mais

7 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

7 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Noções Básicas de Estatística Interpretação e Análise de Gráficos 7 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Noções Básicas de Estatística Interpretação e Análise de Gráficos 1 Exercícios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: : GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

(resultados de dezembro de 2013) Fevereiro/14

(resultados de dezembro de 2013) Fevereiro/14 (resultados de dezembro de 2013) Fevereiro/14 Destaques Em 2013, o faturamento real das micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentou aumento de 2,0% sobre 2012. Por setores, no mesmo período,

Leia mais

Resultados de outubro

Resultados de outubro Resultados de outubro Em outubro de, as micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentaram queda de 20,9% no faturamento real sobre outubro de 2014 (já descontada a inflação). Por setores, no período,

Leia mais

Indústria do Tabaco. Visão Geral. Souza Cruz 24% do volume total produzido 3usinas de tabaco Receita de exportação de tabaco: R$ 1,4 bilhão.

Indústria do Tabaco. Visão Geral. Souza Cruz 24% do volume total produzido 3usinas de tabaco Receita de exportação de tabaco: R$ 1,4 bilhão. Reunião Apimec Indústria do Tabaco Visão Geral 160 mil produtores integrados Mais de 700 mil toneladas de tabaco produzidas R$ 5,3 bilhões de receita gerada aos produtores Receita de exportação de tabaco:

Leia mais

I Resultado Nacional. Sindipeças Abipeças Relatório da Pesquisa Conjuntural

I Resultado Nacional. Sindipeças Abipeças Relatório da Pesquisa Conjuntural I Resultado Nacional Os fabricantes de autopeças contabilizaram aumento de 4,4% da receita líquida de vendas no mês de outubro, recuperando parcela das perdas sofridas em setembro, quando houve retração

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS JANEIRO/2016 Resumo de desempenho Janeiro 2016 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês/Ano mês anterior

Leia mais

Comunicado ao Mercado PRÉVIA DE RESULTADOS OPERACIONAIS 3T18

Comunicado ao Mercado PRÉVIA DE RESULTADOS OPERACIONAIS 3T18 Construtora Tenda S.A. CNPJ/MF Nº 71.476.527/0001-35 NIRE 35.300.348.206 Comunicado ao Mercado PRÉVIA DE RESULTADOS OPERACIONAIS 3T18 Resultado crescente em nossa operação, R$ 577 milhões em lançamentos,

Leia mais

Estar Mais Próximo do Cliente. Divulgação dos Resultados 3T14

Estar Mais Próximo do Cliente. Divulgação dos Resultados 3T14 Estar Mais Próximo do Cliente Divulgação dos Resultados 3T14 CONQUISTAS DO ANO DE 2014 Anúncio Aumento de Capital R$ 2,38 Bi Divulgação 4T13 +29% RB Divulgação 1T14 +30% RB Lançamento Marketplace Americanas.com

Leia mais

Indicadores SEBRAE-SP

Indicadores SEBRAE-SP Indicadores SEBRAE-SP Pesquisa de Conjuntura (resultados de outubro de 2013) Dezembro/13 Destaques Em outubro de 2013, o faturamento real das micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentou variação

Leia mais

Indicadores SEBRAE-SP

Indicadores SEBRAE-SP Indicadores SEBRAE-SP Pesquisa de Conjuntura (resultados de julho de 2013) Setembro/13 Destaques Em julho de 2013 o faturamento real das micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentou aumento de

Leia mais

E CIA E CIA. vídeona. internet f icou fácil e barato VENDER MUITO MAIS

E CIA E CIA. vídeona. internet f icou fácil e barato VENDER MUITO MAIS E CIA @ @ E CIA @ vídeona internet Agora f icou fácil e barato VENDER MUITO MAIS Google: Vídeos Online são obrigatórios para Mobile Marketing Não perca mais tempo e dinheiro Chegou a vez dos vídeos na

Leia mais

QUESTÃO 1 (ENEM 2009)

QUESTÃO 1 (ENEM 2009) QUESTÃO 1 (ENEM 2009) Na tabela, são apresentados dados da cotação mensal do ovo extra branco vendido no atacado, em Brasília, em reais, por caixa de 30 dúzias de ovos, em alguns meses dos anos 2007 e

Leia mais

1T16 difícil ainda reflete cenário macro desafiador, mas aponta para o início de uma reversão nas métricas operacionais

1T16 difícil ainda reflete cenário macro desafiador, mas aponta para o início de uma reversão nas métricas operacionais difícil ainda reflete cenário macro desafiador, mas aponta para o início de uma reversão nas métricas operacionais Impacto da VU-M -R$142 milhões Remodelando a Indústria - Receitas tradicionais: -20% A/A

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Etec Monsenhor Antonio Magliano Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC: MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional

Leia mais

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 3o. Trimestre 2012

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 3o. Trimestre 2012 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 3o. Trimestre 2012 Elaboração:VIFIN CAIXA Vice-Presidência de Finanças SUPLA CAIXA SN de Planejamento Financeiro 1 Relatório Conjuntura

Leia mais

Perspectivas da economia brasileira Guido Mantega Ministro da Fazenda

Perspectivas da economia brasileira Guido Mantega Ministro da Fazenda Perspectivas da economia brasileira Guido Mantega Ministro da Fazenda Seminário Rumos da Economia São Paulo, 12 de abril de 2013 1 A economia brasileira começa 2013 com condições externas e internas um

Leia mais

Análise especial: Ceará

Análise especial: Ceará Análise especial: Ceará O mundo mudou, as pessoas mudaram e as empresas também estão se transformando. Os avanços tecnológicos, a conectividade e a chamada digitalização vêm trazendo alterações na lógica

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa PLANO DE ENSINO 2015 Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa I Etapa Competências Habilidades Conteúdos Revisão (breve) de conteúdos trabalhados anteriormente Construir significados

Leia mais

Reunião Apimec. Souza Cruz

Reunião Apimec. Souza Cruz Reunião Apimec Souza Cruz Líder em mais de 150 países + 60.000 colaboradores 13% de market share 50 fábricas de cigarros (em 41 países) QUEM É A SOUZA CRUZ? A Souza Cruz faz parte da BAT (British American

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: ETEC JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: Município: Jales-SP Eixo Tecnológico: Eixo Tecnológico: Gestão e negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

OPERAÇÕES COM MERCADORIAS- PARTE II

OPERAÇÕES COM MERCADORIAS- PARTE II OPERAÇÕES COM MERCADORIAS- PARTE II Impostos nas operações com mercadorias Comércio Indústria Prestadora de serviços Contribuinte de ICMS Contribuinte de ICMS/ IPI Não é contribuinte do ICMS nem do IPI

Leia mais

E-commerce: como montar uma loja virtual de sucesso

E-commerce: como montar uma loja virtual de sucesso E-commerce: como montar uma loja virtual de sucesso E-commerce é sinônimo de sucesso? E-commerce é sinônimo de sucesso? 70% dos e-commerces são considerados inativos (menos de 10 vendas por mês) - ABComm

Leia mais

2016: Um ano de recuperação

2016: Um ano de recuperação 2016: Um ano de recuperação Cenário macro ainda difícil, mas com perspectiva de melhora... aliada à uma profunda recuperação operacional... mostrando uma recuperação consistente nos resultados de 2016

Leia mais

Implicações do desempenho da Rentabilidade e da Margem de Lucro nos Investimentos da Indústria de Transformação

Implicações do desempenho da Rentabilidade e da Margem de Lucro nos Investimentos da Indústria de Transformação Departamento de Competitividade e Tecnologia Implicações do desempenho da Rentabilidade e da Margem de Lucro nos Investimentos da Indústria de Transformação José Ricardo Roriz Coelho Vice Presidente da

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1) Um pesquisador que ordena uma lista de cidades segundo o ritmo de vida, do mais lento para o mais acelerado, está operando no nível de medida: (A)

Leia mais

Estatística. Lista de Exercícios LIVE 24/09/17

Estatística. Lista de Exercícios LIVE 24/09/17 Estatística Lista de Exercícios LIVE 24/09/17 Exercícios 1. Tabela de frequência Insper-SP, PI 2017_1, questão 1 adaptada A tabela abaixo apresenta a distribuição das frequências absolutas por faixas de

Leia mais

(a) Use cinco intervalos e construa um histograma e o polígono de frequência. (b) Determine uma medida de posição central e uma medida de dispersão.

(a) Use cinco intervalos e construa um histograma e o polígono de frequência. (b) Determine uma medida de posição central e uma medida de dispersão. Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática 1 a Lista de Exercícios de Probabilidade e Estatística Prof a : Marina Sequeiros 1. Contou-se o número de erros de

Leia mais

(resultados de janeiro de 2014) Março/14

(resultados de janeiro de 2014) Março/14 (resultados de janeiro de 2014) Março/14 Destaques Em janeiro de 2014, o faturamento real das micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentou aumento de 12,3% sobre janeiro de 2013. Foi a segunda

Leia mais

Já chegamos ao topo? Esse questionamento balizou as colocações e problemáticas abordadas pela palestra promovida pela Geral Investimentos no dia 28

Já chegamos ao topo? Esse questionamento balizou as colocações e problemáticas abordadas pela palestra promovida pela Geral Investimentos no dia 28 Já chegamos ao topo? Esse questionamento balizou as colocações e problemáticas abordadas pela palestra promovida pela Geral Investimentos no dia 28 de novembro. Diante de um momento de alta na bolsa, que

Leia mais

Divulgação de Resultados do 4T07

Divulgação de Resultados do 4T07 Divulgação de Resultados do 4T07 Comentários do 4T07 Rubens Menin Teixeira de Souza - Presidente 2 Comentários do 4T07 Baixa renda tem margem! PASSADO PRESENTE FUTURO MARGEM LÍQUIDA AJUSTADA 2007 28% MERCADO

Leia mais

Colégio Lapa Rua Guaicurus, 1467 Bairro Lapa CEP Página 1

Colégio Lapa Rua Guaicurus, 1467 Bairro Lapa CEP Página 1 Colégio Lapa Rua Guaicurus, 1467 Bairro Lapa CEP 05033-002 Página 1 SUMÁRIO ESTATÍSTICA... 3 Introdução... 3 A natureza dos métodos estatísticos... 4 População... 4 Amostragem... 4 Amostragem aleatória

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Matemática Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Matemática Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Matemática Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: / 12/2016 Valor: Orientações: -Responder manuscrito; -Cópias de colegas, entrega

Leia mais

Mídia Kit. Janeiro de

Mídia Kit. Janeiro de Mídia Kit Janeiro de 2015 www.entendaoshomens.com.br Sobre Criado em maio de 2011 por Frederico Elboni o site EOH é um blog com conteúdo totalmente posicionado para mulheres. O blog se divide em conteúdos

Leia mais

MERCADO DE SEGUROS EM 15 TÓPICOS

MERCADO DE SEGUROS EM 15 TÓPICOS MERCADO DE SEGUROS EM 15 TÓPICOS MERCADO DE SEGUROS EM 15 TÓPICOS Produzida pelo Sincor-SP (Sindicato dos Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de Seguros do Estado de São

Leia mais

ITU24HORAS. COM. Mídia Kit

ITU24HORAS. COM. Mídia Kit ITU24HORAS. COM Mídia Kit Sumário 03 itu24horas.com O Portal Perfil dos Internautas 07 Editorias Notícias Caderno de Empregos Games (Mundo Geek) Classificados 21 Formatos Padrão 26 Formatos Especiais 28

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

CPV O Cursinho que Mais Aprova na GV

CPV O Cursinho que Mais Aprova na GV CPV O Cursinho que Mais Aprova na GV FGV Economia a Fase /Dezembro/015 MATEMÁTICA 01. Mauro iniciou um programa de perda de peso quando estava pesando 90 kg. A programação previa a perda de 1,6 kg na primeira

Leia mais

Instituto Trata Brasil - por um Brasil com saneamento básico Cenário do saneamento básico no país, desafios e oportunidades

Instituto Trata Brasil - por um Brasil com saneamento básico Cenário do saneamento básico no país, desafios e oportunidades Instituto Trata Brasil - por um Brasil com saneamento básico Cenário do saneamento básico no país, desafios e oportunidades SANEAMENTO E TRATAMENTO DA ÁGUA nos Processos de Abastecimento Público e Produtivos

Leia mais

Lista de exercícios sobre medidas de tendência central - Professor Márcio Prieto

Lista de exercícios sobre medidas de tendência central - Professor Márcio Prieto Lista de exercícios sobre medidas de tendência central - Professor Márcio Prieto 1. (Fuvest 93) A distribuição dos salários de uma empresa é dada na tabela a seguir: 3. Na tabela abaixo, têm-se dados sobre

Leia mais

LUCRO REAL ANUAL RECOLHIMENTO POR ESTIMATIVA MENSAL

LUCRO REAL ANUAL RECOLHIMENTO POR ESTIMATIVA MENSAL LUCRO REAL ANUAL RECOLHIMENTO POR ESTIMATIVA MENSAL As empresas tributadas pelo lucro real, que optaram pela apuração anual, deverão recolher mensalmente antecipações de IRPJ e CSLL com base em lucro estimado

Leia mais

(resultados de fevereiro de 2014) Abril/14

(resultados de fevereiro de 2014) Abril/14 (resultados de fevereiro de 2014) Abril/14 Destaques Em fevereiro de 2014, o faturamento real das micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentou aumento de 9,7% sobre fevereiro de 2013. Por setores,

Leia mais

Resultados de março 2016

Resultados de março 2016 Resultados de março Em março de as micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentaram queda de 13,6% no faturamento real sobre março de 2015 (já descontada a inflação). Por setores, no período, os

Leia mais

Comunicado ao Mercado PRÉVIA DE RESULTADOS OPERACIONAIS 1T18

Comunicado ao Mercado PRÉVIA DE RESULTADOS OPERACIONAIS 1T18 Construtora Tenda S.A. CNPJ/MF Nº 71.476.527/0001-35 NIRE 35.300.348.206 Comunicado ao Mercado PRÉVIA DE RESULTADOS OPERACIONAIS 1T18 Destaques para o crescimento de 25,2% nas Vendas Líquidas em comparação

Leia mais

DE NOVO, SOB OS OLHOS DO MERCADO

DE NOVO, SOB OS OLHOS DO MERCADO PROVA DE FOGO DE NOVO, SOB OS OLHOS DO MERCADO Facebook apresenta amanhã seu primeiro balanço como companhia aberta. Investidores estão ávidos para saber se a empresa é mesmo viável TEXTO THIAGO JANSEN,

Leia mais

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais MAIO DE 2012

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais MAIO DE 2012 Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais MAIO DE 2012 A pesquisa Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais pretende mostrar o que

Leia mais

MATEMÁTICA ENEM 2009

MATEMÁTICA ENEM 2009 MATEMÁTICA ENEM 2009 29 de agosto PROF. MARCELO CÓSER Essa apresentação pode ser baixada em http://www.marcelocoser.com.br. DESAFIO DO NOVO ENEM: Aliar habilidades/competências a conteúdos específicos

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS SETEMBRO/2015 Resumo de desempenho Setembro 2015 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre mês mês do ano ano

Leia mais

BOLETIM ECONÔMICO Agosto/2018

BOLETIM ECONÔMICO Agosto/2018 BOLETIM ECONÔMICO Agosto/2018 Após 4 anos de queda, faturamento e produção da indústria registram alta no 1º semestre. De acordo com a entidade, o faturamento real da indústria avançou 4,4% no primeiro

Leia mais

Resultados de julho 2015

Resultados de julho 2015 Resultados de julho Em julho de, as micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentaram queda de 5,7% no faturamento real sobre julho de 2014 (já descontada a inflação). Por setores, no período, os

Leia mais

QUEM É A SOUZA CRUZ? A Souza Cruz faz parte da BAT (British American Tobacco) o mais internacional dos grupos de tabaco, atuante em mais de 180 países

QUEM É A SOUZA CRUZ? A Souza Cruz faz parte da BAT (British American Tobacco) o mais internacional dos grupos de tabaco, atuante em mais de 180 países Reunião Apimec Líder em mais de 150 países + 60.000 colaboradores 13% de market share 50 fábricas de cigarros (em 41 países) QUEM É A SOUZA CRUZ? A Souza Cruz faz parte da BAT (British American Tobacco)

Leia mais

5 Distribuição normal de probabilidade. Estatística Aplicada Larson Farber

5 Distribuição normal de probabilidade. Estatística Aplicada Larson Farber 5 Distribuição normal de probabilidade Estatística Aplicada Larson Farber Seção 5.1 Introdução às distribuições normais Propriedades de uma distribuição normal Suas média, mediana e moda são iguais. Tem

Leia mais

Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica.

Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica. Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica. Estabelecer relações entre representações fracionárias e decimais dos números racionais. Resolver situação-problema utilizando

Leia mais

MATEMÁTICA NOTA ENSINO MÉDIO SÉRIE: 3ª TURMAS: ABC TIPO: U ETAPA: 2ª PROFESSOR(ES): MAGNA CAMPOS DA SILVEIRA ALUNO(A): Nº: DATA: / /2017

MATEMÁTICA NOTA ENSINO MÉDIO SÉRIE: 3ª TURMAS: ABC TIPO: U ETAPA: 2ª PROFESSOR(ES): MAGNA CAMPOS DA SILVEIRA ALUNO(A): Nº: DATA: / /2017 MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO NOTA ENSINO MÉDIO SÉRIE: 3ª TURMAS: ABC TIPO: U ETAPA: 2ª PROFESSOR(ES): MAGNA CAMPOS DA SILVEIRA ALUNO(A): Nº: DATA: / /2017 I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo

Leia mais

COMÉRCIO VAREJISTA JUNHO DE 2017

COMÉRCIO VAREJISTA JUNHO DE 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos COMÉRCIO VAREJISTA JUNHO DE 2017 O DEPEC BRADESCO não se responsabiliza por quaisquer atos/decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas

Leia mais

Resultados de setembro

Resultados de setembro Resultados de setembro Em setembro de, as micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentaram queda de 19,2% no faturamento real sobre setembro de 2014 (já descontada a inflação). Por setores, no período,

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa Competências e Habilidades Gerais da Disciplina Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe; Relacionar

Leia mais

M Í D I A K I T G U I A D E I N F O R M A Ç Õ E S P A R A A N U N C I A N T E S

M Í D I A K I T G U I A D E I N F O R M A Ç Õ E S P A R A A N U N C I A N T E S M Í D I A K I T G U I A D E I N F O R M A Ç Õ E S P A R A A N U N C I A N T E S 2017 P O R Q U E D E V O A N U N C I A R O MEU P R O D U T O O U S E R V I Ç O N O AGORA RIBEIRÃO? POR QUE ANUNCIAR? / O

Leia mais

Em maio, vendas de unidades residenciais novas apresentam ligeiro recuo

Em maio, vendas de unidades residenciais novas apresentam ligeiro recuo MAIO DE 2014 Em maio, vendas de unidades residenciais novas apresentam ligeiro recuo Conforme pesquisa do Secovi-SP, esse comportamento está dentro do esperado no ano A Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário

Leia mais

Plano da Apresentação. Medidas de localização central. Medidas de localização central. Média. Média. Exemplo nota média em Metodologias

Plano da Apresentação. Medidas de localização central. Medidas de localização central. Média. Média. Exemplo nota média em Metodologias Metodologia de Diagnóstico e Elaboração de Relatório FASHT Plano da Apresentação Mediana Moda Outras médias: a média geométrica Profª Cesaltina Pires cpires@uevora.pt Metodologias de Diagnóstico Profª

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e Interpretação de Textos Denotação e Conotação Figuras...

MINISTÉRIO DA SAÚDE SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e Interpretação de Textos Denotação e Conotação Figuras... Língua Portuguesa Compreensão e Interpretação de Textos... 3 Denotação e Conotação... 10 Figuras... 13 Coesão e Coerência... 10 Tipologia Textual... 6 Significação das Palavras... 16 Emprego das Classes

Leia mais

Análise especial: Minas Gerais

Análise especial: Minas Gerais Análise especial: Minas Gerais O mundo mudou, as pessoas mudaram e as empresas também estão se transformando. Os avanços tecnológicos, a conectividade e a chamada digitalização vêm trazendo alterações

Leia mais

FGV ADM 04/JUNHO/2017

FGV ADM 04/JUNHO/2017 FGV ADM 0/JUNHO/017 MATEMÁTICA 01. Habitualmente, dois supermercados A e B vendem garrafas de certa marca de vinho por p reais a unidade. Em determinada semana, o supermercado A anunciou uma promoção para

Leia mais