2. Requisitos de admissão Os candidatos a estas bolsas deverão possuir os seguintes requisitos, comprovados documentalmente:

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2. Requisitos de admissão Os candidatos a estas bolsas deverão possuir os seguintes requisitos, comprovados documentalmente:"

Transcrição

1 CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE QUATRO BOLSAS DE DOUTORAMENTO PARA O PROGRAMA DOUTORAL EM PSICOLOGIA DA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Encontra-se aberto um concurso para a atribuição de quatro bolsas de doutoramento, duas bolsas nacionais e duas bolsas mistas, para o Programa Doutoral em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), cujo financiamento é suportado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (FCT/MCTES), e pelo Fundo Social Europeu através do Programa Operacional do Capital Humano (POCH), nas seguintes condições: 1. Área Científica: Psicologia 2. Requisitos de admissão Os candidatos a estas bolsas deverão possuir os seguintes requisitos, comprovados documentalmente: Bolsas nacionais e bolsas mistas a) Licenciatura, correspondente a um mínimo de 300 ECTS, em Psicologia, em Ciências Sociais e Humanas ou áreas afins, ou um currículo académico ou científico especialmente relevante e reconhecido pela Comissão Científica da FPCEUP como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; b) Mestrado ou equivalente legal em Psicologia ou áreas afins; c) Ser cidadão nacional, cidadão de outros estados membros da União Europeia e de estados terceiros, conforme o disposto nas alíneas b) e c) do ponto 1 do artigo nº 14 do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P. d) Disponibilidade para iniciar a bolsa no ano letivo de 2016/2017. Bolsas mistas Além dos requisitos acima indicados são cumulativamente aplicáveis os seguintes: e) só poderão candidatar se a estas bolsas os cidadãos que comprovem residir de forma permanente e habitual em Portugal, por se prever que o programa de trabalhos seja desenvolvido parcialmente em instituições estrangeiras;

2 Os candidatos só poderão concorrer a uma bolsa mista ou a uma bolsa nacional. Não poderão candidatar-se às bolsas nacionais ou mistas os indivíduos que já tenham beneficiado, para o mesmo fim, de idêntico tipo de bolsa diretamente financiada pela FCT. 3. Política de não discriminação e de igualdade de acesso: o Programa de Doutoramento em Psicologia da FPCEUP promove uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato/a pode ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a ou privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical. 4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade do Porto). 5. Local de trabalho: o programa doutoral será desenvolvido na FPCEUP. No caso das bolsas mistas, prevê-se, obrigatoriamente, uma estadia, pelo período de 3 a 6 meses, numa universidade ou centro de investigação estrangeiros, dependendo de financiamento complementar da FCT, I.P. 6. Duração da bolsa: 12 meses, em regime de exclusividade, prorrogável até ao máximo de 4 anos. As bolsas deverão ter início com a edição de 2016/2017 do Programa Doutoral em Psicologia da FPCEUP. 7. Valor do subsídio mensal de manutenção: este valor corresponde ao definido na tabela de valores das bolsas de formação avançada atribuídas pela FCT, I. P. 8. Métodos de seleção: avaliação curricular, projeto de investigação preliminar e transferibilidade de conhecimentos, que poderão ser complementados por uma entrevista individual. Caso o Júri de Seleção entenda realizar a entrevista, prevê-se que esta possa ocorrer de 25 a 29 de julho de 2016.

3 Avaliação curricular (AC) A classificação na avaliação curricular será obtida com base no Curriculum Vitae submetido pelo candidato, o seu mérito será avaliado através da sua formação académica, atividades de investigação e publicações. Projeto de Investigação Preliminar (PIP) O projeto de investigação preliminar deve respeitar os princípios e valores fundamentais da investigação científica e incidir sobre uma das áreas de investigação do Programa Doutoral em Psicologia: Área 1 - Neurociências cognitivas e afetivas; Área 2 - Educação e desenvolvimento; Área 3 - Relações humanas, saúde e bem-estar; Área 4 - Inclusão, exclusão e diversidade cultural. Estrutura 1) Título (e subtítulo, se necessário) 2) Resumo (até 200 palavras) 3) Estado da Arte (até 500 palavras) 4) Objetivos (até 300 palavras) 5) Descrição detalhada (até palavras) 6) Referências bibliográficas (até 20 referências) Transferibilidade de conhecimentos (T) Documento redigido pelo candidato sobre a transferibilidade do conhecimento para a comunidade científica e para a sociedade em geral do projeto proposto. A classificação final será obtida pela seguinte fórmula: 0,40 x AC + 0,40 PIP + 0,20 x T. 9. Composição do Júri de Seleção: Presidente: Félix Fernando Monteiro Neto Vogais:

4 Área 1 - Neurociências cognitivas e afetivas Manuel Fernando dos Santos Barbosa Maria de São Luís de Vasconcelos Fonseca e Castro Schoner Área 2 - Educação e desenvolvimento Joaquim Luís Braga dos Santos Coimbra Orlanda Maria da Silva Rodrigues da Cruz Área 3 - Relações humanas, saúde e bem-estar Maria Emília Teixeira Costa Maria Paula Pinto da Rocha Mena de Matos Hüsgen Área 4 - Inclusão, exclusão e diversidade cultural Anne Marie Germaine Victorine Fontaine Gabrielle Anny Poeschl 10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: os resultados da avaliação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de correspondência registada. Caso a decisão a tomar seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo. Da decisão final pode ser interposto recurso para a Fundação para a Ciência e Tecnologia, no prazo de 15 dias úteis após a respetiva notificação. 11. Forma de apresentação das candidaturas e prazo de candidatura: o concurso encontra-se aberto de 17 de maio a 15 de junho de Apenas serão consideradas as candidaturas completas apresentadas até à data limite do concurso. As candidaturas deverão ser formalizadas, obrigatoriamente, através de para o endereço com conhecimento para com a refª FPCEUP 4 BD PDP (PD/00206/2013) no assunto, acompanhadas dos seguintes documentos: a) Formulário de candidatura, onde deverá ser selecionado apenas um tipo de bolsa (vide Anexo 1); b) Curriculum Vitae, com indicação de nome e morada completos (vide orientações no Anexo 2);

5 c) Cópia do documento de identificação; d) Documento que comprove o país de residência, título de residência ou outro documento legalmente equivalente; e) Cópia do(s) certificado(s) das habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e as classificações obtidas em todas as disciplinas realizadas. Caso o(s) grau(s) tenham sido obtidos no estrangeiro exige-se a apresentação do registo do reconhecimento dos graus académicos obtidos no estrangeiro, emitido pela Direção-Geral do Ensino Superior ou por uma Instituição de Ensino Superior pública portuguesa (ao abrigo do decreto-lei n.º 341/2007, 12 de outubro), ou em alternativa, apresentação do processo de atribuição de equivalência/reconhecimento realizado por uma Instituição de Ensino Superior pública portuguesa (ao abrigo do Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho); f) Projeto de investigação preliminar, que poderá ser acompanhado por uma declaração de aceitação do eventual orientador; g) Documento onde se explicite a transferibilidade do conhecimento para a comunidade científica e para a sociedade em geral do projeto proposto; h) Quaisquer documentos que os candidatos entendam ser relevantes para apreciação do seu mérito; i) No caso de candidatura a uma bolsa mista, além dos documentos acima referidos será necessária a apresentação de: i) documento comprovativo de residência permanente e habitual em Portugal; ii) documento comprovativo de aceitação por parte da instituição onde decorrerrão os trabalhos de investigação ou as atividades de formação, onde esta garanta as condições necessárias ao bom desenvolvimento do trabalho.

6 Anexo 1 Edital concurso Ref.ª PD/00206/2013 PROGRAMA DOUTORAL EM PSICOLOGIA Concurso de atribuição de Bolsas Individuais 2016/2017 Ref.ª PD/00206/2013 FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Nome Morada Código Postal - Local Telemóvel e/ou telefone / (obrigatório) para Área científica do projeto de investigação preliminar: Área 1: Neurociências cognitivas e afetivas Área 2: Educação e Desenvolvimento Área 3: Relações humanas, saúde e bem-estar Área 4: Inclusão, exclusão e diversidade cultural Tipo de Bolsa a que se candidata (*) Bolsa Nacional Bolsa Mista (*) De acordo com a informação veiculada no edital do concurso supracitado, existem duas bolsas nacionais e duas bolsas mistas. Os candidatos podem concorrer apenas a um dos tipos de bolsa, sendo que no último caso devem apresentar uma declaração de intenção de aceitação da sua estadia em universidade estrangeira, emitida pela mesma. Data / / Assinatura FPCEUP Serviço de Pós-Graduações

7 Anexo 2 Edital concurso Ref.ª PD/00206/2013 PROGRAMA DOUTORAL EM PSICOLOGIA Concurso de atribuição de Bolsas Individuais 2016/2017 (Ref.ª PD/00206/2013) GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DO CURRICULUM VITAE I Identificação Nome; Telemóvel e/ou telefone; (obrigatório). II Formação Académica Indicação do/s cursos conferentes de grau e área de especialização (se aplicável), por ordem cronológica descendente, com a indicação da escola de formação, classificação final (média) e ano de conclusão do/s curso/s. III Formação Complementar Cursos de formação, por ordem cronológica descendente, com indicação de número de horas, e classificação (se aplicável). IV Experiência profissional Lista detalhada, do mais recente para o mais antigo, do percurso profissional (instituição, cargo e funções, data). V Participação em reuniões científicas com comunicação Lista dos congressos, simpósios, etc., com indicação do título da comunicação, autor(es) e das entidades organizadoras, seguindo uma ordem cronológica descendente. VI Participação em projetos de investigação e bolsas Nome do projeto, entidade organizadora ou responsável, entidade financiadora (se aplicável) e do papel desempenhado, duração da participação, seguindo uma ordem cronológica descendente. VII Publicações Referências bibliográficas das publicações, segundo as normas da APA (diferenciar as publicações em atas, artigos, capítulos e livros) a) Artigos em publicações com peer review ; b) Artigos em publicações sem peer review ; c) Livros ou capítulos de livros; FPCEUP Serviço de Pós-Graduações

8 d) Outras (especificar). Anexo 2 Edital concurso Ref.ª PD/00206/2013 VIII Línguas Conversação, leitura e escrita. IX Outros Outros elementos considerados relevantes para a apreciação da candidatura. FPCEUP Serviço de Pós-Graduações

2. Requisitos de admissão Os candidatos a estas bolsas deverão possuir os seguintes requisitos, comprovados documentalmente:

2. Requisitos de admissão Os candidatos a estas bolsas deverão possuir os seguintes requisitos, comprovados documentalmente: CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE DUAS BOLSAS DE DOUTORAMENTO PARA O PROGRAMA DOUTORAL EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO 2ª FASE Encontra-se

Leia mais

Aviso de Abertura. Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento Junho 2016

Aviso de Abertura. Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento Junho 2016 Aviso de Abertura Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2016 Junho 2016 AVISO DE ABERTURA CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE DOUTORAMENTO E PÓS-DOUTORAMENTO 2016 Aviso

Leia mais

Bolsa de Doutoramento. Programa Doutoral em Engenharia Mecânica (trabalhos de investigação desenvolvidos na vertente Integridade Estrutural) - (M/F)

Bolsa de Doutoramento. Programa Doutoral em Engenharia Mecânica (trabalhos de investigação desenvolvidos na vertente Integridade Estrutural) - (M/F) Bolsa de Doutoramento Programa Doutoral em Engenharia Mecânica (trabalhos de investigação desenvolvidos na vertente Integridade Estrutural) - (M/F) Encontra se aberto concurso para a atribuição de 5 Bolsas

Leia mais

Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade Aviso de abertura Atribuição de bolsas de doutoramento Concurso para a atribuição de 5 bolsas (2 nacionais e 3 mistas) no âmbito do Programa de Doutoramento

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Bolsa de Doutoramento PD-FCT/00294/2013 BD 2017

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Bolsa de Doutoramento PD-FCT/00294/2013 BD 2017 AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Bolsa de Doutoramento PD-FCT/00294/2013 BD 2017 1. IDENTIFICAÇÃO DAS BOLSAS A CONCURSO A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) abre concurso para a atribuição

Leia mais

Avisto de Abertura de Concurso para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento (4ª Edição)

Avisto de Abertura de Concurso para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento (4ª Edição) Avisto de Abertura de Concurso para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento (4ª Edição) Encontra-se aberto concurso para atribuição de cinco Bolsas de Doutoramento no âmbito do Programa de Doutoramento

Leia mais

Bolsa de Doutoramento Programa de Doutoramento em Matemática Aplicada (M/F)

Bolsa de Doutoramento Programa de Doutoramento em Matemática Aplicada (M/F) Bolsa de Doutoramento Programa de Doutoramento em Matemática Aplicada (M/F) Sumário O Programa de Doutoramento em Matemática Aplicada (MAP-PDMA) destina-se a fomentar o desenvolvimento da Matemática Aplicada,

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Bolsa de Investigação (M/f)

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Bolsa de Investigação (M/f) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Bolsa de Investigação (M/f) 1. IDENTIFICAÇÃO DAS BOLSAS A CONCURSO A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas FCSH abre concurso para a atribuição de um máximo de 6 Bolsas

Leia mais

EDITAL N.º 1/2017 CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE QUATRO BOLSAS DE DOUTORAMENTO

EDITAL N.º 1/2017 CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE QUATRO BOLSAS DE DOUTORAMENTO EDITAL N.º 1/2017 CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE QUATRO BOLSAS DE DOUTORAMENTO O Doutoramento em Psicologia do ISCTE-IUL, Lisboa (PDPIUL), foi selecionado no âmbito do concurso para financiamento da Fundação

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO BOLSA DE GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (BGCT) (Refª: BGCT/DGEEC/201601)

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO BOLSA DE GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (BGCT) (Refª: BGCT/DGEEC/201601) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO BOLSA DE GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (BGCT) (Refª: BGCT/DGEEC/201601) A Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) abre concurso para a atribuição de uma

Leia mais

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO O Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra torna pública a abertura de concurso para a atribuição de uma Bolsa de

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS INDIVIDUAIS DE DOUTORAMENTO

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS INDIVIDUAIS DE DOUTORAMENTO AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS INDIVIDUAIS DE DOUTORAMENTO O Programa de Doutoramento M2B-PhD Medical Biochemistry and Biophysics, foi seleccionado no âmbito do concurso para financiamento

Leia mais

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI Licenciado) (M/F) (1 vaga)

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI Licenciado) (M/F) (1 vaga) BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI Licenciado) (M/F) (1 vaga) Referência: MARINFO/BI/2017-013 Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para licenciado, no âmbito do Projeto MarInfo

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Bolsa de Doutoramento (M/f)

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Bolsa de Doutoramento (M/f) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Bolsa de Doutoramento (M/f) 1. IDENTIFICAÇÃO DAS BOLSAS A CONCURSO A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas FCSH abre concurso para a atribuição de 4 Bolsas de Doutoramento

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Duas Bolsas de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F)

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Duas Bolsas de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Duas Bolsas de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F) 1. Por Despacho do Vice-Presidente, datado de 29 de março de 2017, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO. Bolsa de Gestão em Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F)

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO. Bolsa de Gestão em Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Bolsa de Gestão em Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F) 1. Por Despacho do Vice-Presidente, datado de 18 de janeiro de 2017, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT)

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Resumo do anúncio

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Resumo do anúncio AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Resumo do anúncio Determina-se a abertura de concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Iniciação Científica, (adiante

Leia mais

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO A Ciência Viva Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, adiante designada por Ciência Viva, torna pública

Leia mais

(BL88/2017) EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D. Uma (1) Bolsa de Pós-Doutoramento

(BL88/2017) EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D. Uma (1) Bolsa de Pós-Doutoramento (BL88/2017) EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D Uma (1) Bolsa de Pós-Doutoramento Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Pós-Doutoramento

Leia mais

Bolsa de Doutoramento Programa Doutoral em Materiais e Processamento Avançados (AdvaMTech) (M/F) Encontra se aberto concurso para a atribuição de

Bolsa de Doutoramento Programa Doutoral em Materiais e Processamento Avançados (AdvaMTech) (M/F) Encontra se aberto concurso para a atribuição de Bolsa de Doutoramento Programa Doutoral em Materiais e Processamento Avançados (AdvaMTech) (M/F) Encontra se aberto concurso para a atribuição de quatro Bolsas de Doutoramento no âmbito do Programa Doutoral

Leia mais

AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA O (IPMA) abre concurso, no prazo de 10 dias úteis a contar da data de publicação deste anúncio, para atribuição de uma bolsa de investigação (Nível 3) no âmbito do

Leia mais

Aviso de Abertura do Concurso para Atribuição de Bolsas de Formação Avançada Abril 2015

Aviso de Abertura do Concurso para Atribuição de Bolsas de Formação Avançada Abril 2015 Aviso de Abertura do Concurso para Atribuição de Bolsas de Formação Avançada Abril 2015 Nos termos do Regulamento de Bolsas de Formação Avançada a ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação,

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL - MARINHA

MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL - MARINHA MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL - MARINHA Instituto Hidrográfico IH BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA FORMULÁRIO DE CANDIDATURA INDIVIDUAL* A preencher pelo candidato Bolsa / Reservado aos Serviços Nome completo:

Leia mais

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CENTRO HOSPITALAR DO PORTO 1 Bolsa Ref. BI.02/2016/UCA/CHP

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CENTRO HOSPITALAR DO PORTO 1 Bolsa Ref. BI.02/2016/UCA/CHP Afixado em 14-03-2016 Autorizado por deliberação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto, de 09-03-2016 BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CENTRO HOSPITALAR DO PORTO 1 Bolsa Ref. BI.02/2016/UCA/CHP

Leia mais

AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) (Nível 2)

AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) (Nível 2) AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) (Nível 2) O (IPMA) abre concurso, no prazo de 10 dias úteis a contar da data de publicação deste anúncio, para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre (Nível

Leia mais

(investigação científica/desenvolvimento tecnológico/gestão e comunicação em C&T) na (s) área (s) científica (s) de

(investigação científica/desenvolvimento tecnológico/gestão e comunicação em C&T) na (s) área (s) científica (s) de AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL DE SELEÇÃO INTERNACIONAL PARA A CONTRATAÇÃO DE DOUTORADO(A) AO ABRIGO DO ARTIGO 23.º DO DECRETO-LEI N.º 57/2016, DE 29 DE AGOSTO. 1. Em reunião do (órgão legal

Leia mais

(BL230/2017) EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D. Uma (1) Bolsa de pós-doutoramento

(BL230/2017) EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D. Uma (1) Bolsa de pós-doutoramento (BL230/2017) EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D Uma (1) Bolsa de pós-doutoramento Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM AUDIOLOGIA (edição )

EDITAL MESTRADO EM AUDIOLOGIA (edição ) EDITAL MESTRADO EM AUDIOLOGIA (edição -) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 107/2008

Leia mais

Aviso. Concurso para atribuição de Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia no âmbito do Programa Promoção do Saber Tropical Ref.

Aviso. Concurso para atribuição de Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia no âmbito do Programa Promoção do Saber Tropical Ref. Aviso Concurso para atribuição de Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia no âmbito do Programa Promoção do Saber Tropical Ref.ª 06/BGCT/2017 1. A Universidade de Lisboa (ULisboa) abre concurso para atribuição

Leia mais

AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO

AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA ) abre concurso, entre os dias 22 de julho e 4 de agosto de 2016 (10 dias úteis), para atribuição de uma bolsa de investigação

Leia mais

AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO. Nível 1

AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO. Nível 1 AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO Nível 1 O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P./IPMA abre concurso, no prazo de 10 (dez) dias úteis a contar da data de publicação deste anúncio, para atribuição de

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO. (edição )

EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO. (edição ) EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO (edição 2016-) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações introduzidas pelo

Leia mais

Abrem a 1 de janeiro de 2017 os concursos: Bolsa Fulbright para Investigação. Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT

Abrem a 1 de janeiro de 2017 os concursos: Bolsa Fulbright para Investigação. Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT Abrem a 1 de janeiro de 2017 os concursos: Bolsa Fulbright para Investigação Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT para o ano académico 2017/2018 1.Bolsa Fulbright para Investigação Apoio

Leia mais

AVISO. BOLSA DE INVESTIGAÇÃO Habilitado com Mestrado

AVISO. BOLSA DE INVESTIGAÇÃO Habilitado com Mestrado AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO Habilitado com Mestrado O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P./IPMA abre concurso, no prazo de 10 (dez) dias úteis a contar da data de publicação deste anúncio, para

Leia mais

AVISO. Bolsa de Investigação para doutorado, refª IPMA BI

AVISO. Bolsa de Investigação para doutorado, refª IPMA BI AVISO Bolsa de Investigação para doutorado, refª IPMA-2017-66-BI O /IPMA abre concurso, no prazo de 10 (dez) dias úteis a contar da data de publicação deste anúncio, para atribuição de uma bolsa de Investigação

Leia mais

AVISO. BOLSA DE INVESTIGAÇÃO Habilitado com Licenciatura

AVISO. BOLSA DE INVESTIGAÇÃO Habilitado com Licenciatura AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO Habilitado com Licenciatura O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P./IPMA abre concurso, no prazo de 10 (dez) dias úteis a contar da data de publicação deste anúncio,

Leia mais

Edital 2016/17 Terceira fase de candidaturas

Edital 2016/17 Terceira fase de candidaturas Edital 2016/17 Terceira fase de candidaturas Candidaturas à 4ª edição do Programa Doutoral Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade. Funcionamento do 1º semestre: ULHT (Lisboa) Funcionamento

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO. (edição )

EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO. (edição ) EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO (edição 2014-) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações introduzidas pelo

Leia mais

EMBAIXADA DE PORTUGAL EM WINDHOEK AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL

EMBAIXADA DE PORTUGAL EM WINDHOEK AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL Concurso externo para o preenchimento de um (1) posto de trabalho, na categoria de Assistente Técnico, para exercer funções na Embaixada de Portugal em Windhoek.

Leia mais

AVISO. 1. Montagem de circuitos de produção larvar e pós-larvar de bivalves

AVISO. 1. Montagem de circuitos de produção larvar e pós-larvar de bivalves AVISO BOLSA DE TÉCNICO DE INVESTIGAÇÃO (12ºANO) O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P./IPMA abre concurso, no prazo de 10 (dez) dias úteis a contar da data de publicação deste anúncio, para

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM FISIOTERAPIA. ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO E APLICAÇÃO CLÍNICA DO MOVIMENTO (edição )

EDITAL MESTRADO EM FISIOTERAPIA. ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO E APLICAÇÃO CLÍNICA DO MOVIMENTO (edição ) EDITAL MESTRADO EM FISIOTERAPIA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO E APLICAÇÃO CLÍNICA DO MOVIMENTO (edição -) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de

Leia mais

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS. EMPREGO CIENTÍFICO NA MODALIDADE DE APOIO INDIVIDUAL: Concurso de 2017

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS. EMPREGO CIENTÍFICO NA MODALIDADE DE APOIO INDIVIDUAL: Concurso de 2017 AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EMPREGO CIENTÍFICO NA MODALIDADE DE APOIO INDIVIDUAL: Concurso de 2017 1. Abertura do procedimento concursal, objetivos e prioridades Nos termos conjugados das disposições

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM FISIOTERAPIA. ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO E APLICAÇÃO CLÍNICA DO MOVIMENTO (edição )

EDITAL MESTRADO EM FISIOTERAPIA. ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO E APLICAÇÃO CLÍNICA DO MOVIMENTO (edição ) EDITAL MESTRADO EM FISIOTERAPIA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO E APLICAÇÃO CLÍNICA DO MOVIMENTO (edição 2016-) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006

Leia mais

CONCURSO PARA BOLSAS DE DOUTORAMENTO INDIVIDUAIS Agronegócio e Governação para o Desenvolvimento Agrobiotecnologia Ciências da Saúde

CONCURSO PARA BOLSAS DE DOUTORAMENTO INDIVIDUAIS Agronegócio e Governação para o Desenvolvimento Agrobiotecnologia Ciências da Saúde CONCURSO PARA BOLSAS DE DOUTORAMENTO INDIVIDUAIS Agronegócio e Governação para o Desenvolvimento Agrobiotecnologia Ciências da Saúde Encontra-se aberto concurso para atribuição de nove (9) Bolsas de Doutoramento

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL

AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL Concurso externo para o preenchimento de um (1) posto de trabalho, na categoria de Assistente Técnico, da carreira de Assistente Técnico, para exercer funções

Leia mais

DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES. Direção de Serviços Região Algarve. Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes Cód.

DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES. Direção de Serviços Região Algarve. Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes Cód. DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes Cód. 145464 AVISO Nº 13 2015-2016 CONTRATAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE GRUPO DE RECRUTAMENTO

Leia mais

AVISO. BOLSA DE INVESTIGAÇÃO Pós Doutoramento, ref. ª IPMA BPD

AVISO. BOLSA DE INVESTIGAÇÃO Pós Doutoramento, ref. ª IPMA BPD AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO Pós Doutoramento, ref. ª IPMA-2017-67-BPD O (IPMA) abre concurso, no prazo de 10 dias úteis a contar da data de publicação deste anúncio, para atribuição de uma bolsa de Pós

Leia mais

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO O Centro Ciência Viva do Lousal Mina de Ciência (CCVL) torna pública a abertura de concurso para a atribuição de uma Bolsa

Leia mais

AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE

AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P./IPMA abre concurso, no prazo de 10 (dez) dias úteis a contar da data de publicação deste anúncio, para atribuição

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM FARMÁCIA - ESPECIALIZAÇÃO EM FARMACOTERAPIA APLICADA (edição )

EDITAL MESTRADO EM FARMÁCIA - ESPECIALIZAÇÃO EM FARMACOTERAPIA APLICADA (edição ) EDITAL MESTRADO EM FARMÁCIA - ESPECIALIZAÇÃO EM FARMACOTERAPIA APLICADA (edição 2016-) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, com as alterações

Leia mais

REGULAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO,

REGULAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, Considerando o disposto da alínea f), do n.º 1, do art. 62.º, dos Estatutos do Instituto Politécnico de Leiria; Com vista a dar cumprimento ao estabelecido no artigo 26º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de

Leia mais

PEDIDOS DE VAGAS E FUNCIONAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS ANO LECTIVO 2015/2016

PEDIDOS DE VAGAS E FUNCIONAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS ANO LECTIVO 2015/2016 PEDIDOS DE VAGAS E FUNCIONAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS ANO LECTIVO 2015/2016 Sendo a transparência dos processos de candidatura e recrutamento de estudantes um dos elementos constituintes do sistema interno

Leia mais

COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO MÉDIO TEJO AVISO N.º 2/2015/PEPAL OFERTA DE ESTÁGIO PROFISSIONAL 5ª EDIÇÃO DO PEPAL

COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO MÉDIO TEJO AVISO N.º 2/2015/PEPAL OFERTA DE ESTÁGIO PROFISSIONAL 5ª EDIÇÃO DO PEPAL COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO MÉDIO TEJO AVISO N.º 2/2015/PEPAL OFERTA DE ESTÁGIO PROFISSIONAL 5ª EDIÇÃO DO PEPAL A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo promove Estágios no âmbito do Programa Estágios

Leia mais

AVISO. BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) (Nível 2)

AVISO. BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) (Nível 2) AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) (Nível 2) O (IPMA) abre concurso, no prazo de 10 dias úteis a contar da data de publicação deste anúncio, para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre (Nível

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM RADIOLOGIA - ESPECIALIZAÇÃO OSTEO-ARTICULAR (edição )

EDITAL MESTRADO EM RADIOLOGIA - ESPECIALIZAÇÃO OSTEO-ARTICULAR (edição ) EDITAL MESTRADO EM RADIOLOGIA - ESPECIALIZAÇÃO OSTEO-ARTICULAR (edição 2014-) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações introduzidas

Leia mais

AVISO BOLSA DE PÓS-DOUTORAMENTO (BPD) (1 Bolsa)

AVISO BOLSA DE PÓS-DOUTORAMENTO (BPD) (1 Bolsa) AVISO BOLSA DE PÓS-DOUTORAMENTO (BPD) (1 Bolsa) O /IPMA abre concurso, no prazo de 10 (dez) dias úteis a contar da data de publicação deste anúncio, para atribuição de uma bolsa de pós doutoramento para

Leia mais

AVISO Nº /2016 CONTRATAÇÃO DE ESCOLA 2015/2016 Grupo de Recrutamento

AVISO Nº /2016 CONTRATAÇÃO DE ESCOLA 2015/2016 Grupo de Recrutamento AVISO Nº 6 215/216 CONTRATAÇÃO DE ESCOLA 215/216 Grupo de Recrutamento (Decreto-Lei nº 132/212, de 27 de junho, com a redação dada pelo Decreto-Lei nº 83-A/214, de 23 de maio) 1. Nos termos do Decreto-Lei

Leia mais

EDITAL. Edição de 2014/2015

EDITAL. Edição de 2014/2015 EDITAL ESCOLA SUPERIOR DE ESTUDOS INDUSTRIAIS E DE GESTÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS Edição de 2014/2015 Fernando Flávio Ribeiro

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação

Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

Despacho N.º 31/2016

Despacho N.º 31/2016 Despacho N.º 31/2016 Assunto: Guia de candidatura das BOLSAS TOP Ouvido o Conselho Científico na sua reunião de 9 de setembro de 2016, foram aprovadas as alterações às bolsas em título e respetivo guia

Leia mais

O que há de diferente no concurso de 2017

O que há de diferente no concurso de 2017 Destaques Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2017 O que há de diferente no concurso de 2017 Bolsas de Doutoramento Fevereiro de 2017 Este documento resume a informação relevante sobre o

Leia mais

EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM DIREÇÃO HOTELEIRA DA ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO 1

EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM DIREÇÃO HOTELEIRA DA ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO 1 EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM DIREÇÃO HOTELEIRA DA ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO 1 Delminda Augusta Pinto Lopes, Vice-Presidente, em substituição

Leia mais

EDITAL. Concurso de Acesso e Ingresso no Doutoramento em Geologia

EDITAL. Concurso de Acesso e Ingresso no Doutoramento em Geologia EDITAL Concurso de Acesso e Ingresso no Doutoramento em Geologia A Universidade dos Açores faz saber que está aberto concurso de acesso ao doutoramento em Geologia, no polo de Ponta Delgada. 1. Vagas N.º

Leia mais

Bolsas asppa+ Regulamento para o ano de Este regulamento está sujeito a alterações anuais

Bolsas asppa+ Regulamento para o ano de Este regulamento está sujeito a alterações anuais Bolsas asppa+ Regulamento para o ano de 2016 Este regulamento está sujeito a alterações anuais Bolsa asppa+: Suporte financeiro a um português que, durante um período limitado de tempo, desenvolva um projecto

Leia mais

AVISO DE CONCURSO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR PARA REFUGIADOS EM PORTUGAL

AVISO DE CONCURSO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR PARA REFUGIADOS EM PORTUGAL AVISO DE CONCURSO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR PARA REFUGIADOS EM PORTUGAL Bolsas de estudos para o ensino superior (ano lectivo de 2017-2018) Documentos do Concurso Aviso

Leia mais

Guia de Procedimentos

Guia de Procedimentos Guia de Procedimentos Atribuição de Bolsas de Investigação do CIIMAR Gabinete Gestão de Projetos Gabinete Apoio Jurídico Investigador Responsável Constituição do Júri; Elaboração da 1ª. Ata; Elaboração

Leia mais

AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA AVISO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA O (IPMA) abre concurso, no prazo de 10 dias úteis a contar da data de publicação deste anúncio, para atribuição de uma bolsa de técnico de investigação (Nível 2)

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM PSICOACÚSTICA (edição )

EDITAL MESTRADO EM PSICOACÚSTICA (edição ) EDITAL MESTRADO EM PSICOACÚSTICA (edição -) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 107/2008

Leia mais

EDITAL anexo 1 anexo 2 anexo 3 anexo 1 anexo 4 20)

EDITAL anexo 1 anexo 2 anexo 3 anexo 1 anexo 4 20) EDITAL 1. Faz-se público que está aberto concurso para admissão ao Curso de Mestrado em Gerontologia Social, a iniciar no 1º semestre do ano letivo de 2016/2017 em organização conjunta da Escola Superior

Leia mais

REITORIA EDITAL Professor Associado na área disciplinar de História Antiga I - Requisitos de admissão:

REITORIA EDITAL Professor Associado na área disciplinar de História Antiga I - Requisitos de admissão: EDITAL Doutor António Sampaio da Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa: Faz saber que, perante esta Reitoria, pelo prazo de trinta dias úteis, contados da data da publicação do presente aviso de abertura

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO CONCURSO EXTERNO DE INGRESSO NA CARREIRA DE INSPETOR SUPERIOR DE JOGOS

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO CONCURSO EXTERNO DE INGRESSO NA CARREIRA DE INSPETOR SUPERIOR DE JOGOS DRH V2 2015.05.12 FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO CONCURSO EXTERNO DE INGRESSO NA CARREIRA DE INSPETOR SUPERIOR DE JOGOS CÓDIGO DE PUBLICITAÇÃO DO CONCURSO Código da publicitação do procedimento [N.º Aviso

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia

Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de estudos:

Leia mais

MESTRADO EM AGRICULTURA BIOLÓGICA Edição

MESTRADO EM AGRICULTURA BIOLÓGICA Edição INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2016-2018) Nos termos do Decreto-Lei nº42/2005, de 22 de fevereiro e do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

EDITAL. 3. Os prazos para candidatura, seleção, seriação, matrícula, inscrição e reclamação são os fixados no anexo 1;

EDITAL. 3. Os prazos para candidatura, seleção, seriação, matrícula, inscrição e reclamação são os fixados no anexo 1; EDITAL 1. Faz-se público que estão abertas candidaturas para a admissão ao Curso de Mestrado em Gerontologia Social, a iniciar no 1º semestre do ano letivo de 2014/2015, em organização conjunta da Escola

Leia mais

3. Os prazos para candidatura, seleção, seriação, matrícula, inscrição e reclamação são os fixados no anexo 1;

3. Os prazos para candidatura, seleção, seriação, matrícula, inscrição e reclamação são os fixados no anexo 1; EDITAL 1. Faz-se público que estão abertas, candidaturas para a admissão ao Curso de Mestrado em Promoção e Educação para a Saúde, a iniciar no 1º semestre do ano letivo de 2016/2017, em organização conjunta

Leia mais

CONCURSO PARA BOLSAS DE DOUTORAMENTO INDIVIDUAIS

CONCURSO PARA BOLSAS DE DOUTORAMENTO INDIVIDUAIS CONCURSO PARA BOLSAS DE DOUTORAMENTO INDIVIDUAIS Encontra-se aberto concurso para atribuição de duas (2) Bolsas de Doutoramento no âmbito do TropiKMan PhD, doutoramento FCT, em Saber Tropical e Gestão

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de

Leia mais

AVISO. Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para licenciado

AVISO. Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para licenciado AVISO Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para licenciado O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA) abre concurso, no prazo de 10 (dez) dias úteis a contar da data de publicação deste

Leia mais

EDITAL. Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo de Ensino Básico

EDITAL. Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo de Ensino Básico EDITAL 1. Torna-se publica a abertura de concurso para admissão aos Cursos de mestrado de habilitação para a docência da Escola Superior de Educação (ESE), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Leia mais

Artigo 1º. Âmbito. a) Os titulares de um curso superior de bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento;

Artigo 1º. Âmbito. a) Os titulares de um curso superior de bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento; Regulamento do Concurso Especial de Acesso aos Cursos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para Titulares de Cursos Médios, Superiores e Pós-Secundários Tendo por base o

Leia mais

Psicólogo Educacional

Psicólogo Educacional Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes Cód. 145464 AVISO Nº 5 2016-2017 Horário nº42 CONTRATAÇÃO DE TÉCNICO ESPECIALIZADO Psicólogo Educacional Decreto-Lei n.º

Leia mais

nº75/2013, de 12/09 e em cumprimento do previsto no artº6º do Decreto-Lei nº166/2014, de 06/11,

nº75/2013, de 12/09 e em cumprimento do previsto no artº6º do Decreto-Lei nº166/2014, de 06/11, 1 Programa de Estágios Profissionais da Administração Local 5ª Edição Abertura de procedimento de recrutamento e seleção de estagiário Aviso nº5/2015 Ricardo João Barata Pereira Alves, Presidente da Câmara

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005,

Leia mais

CONTRATAÇÃO COM VISTA AO SUPRIMENTO DE NECESSIDADES TEMPORÁRIAS PARA O ANO ESCOLAR DE 2015/2016

CONTRATAÇÃO COM VISTA AO SUPRIMENTO DE NECESSIDADES TEMPORÁRIAS PARA O ANO ESCOLAR DE 2015/2016 CONTRATAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE Ano Letivo de 2015.2016 BOLSA DE CONTRATAÇÃO DE ESCOLA 2015-2016 AVISO DE ABERTURA CONTRATAÇÃO COM VISTA AO SUPRIMENTO DE NECESSIDADES TEMPORÁRIAS PARA O ANO ESCOLAR DE 2015/2016

Leia mais

Aviso. 2 - Local de trabalho: Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Rua da Restauração, Braga.

Aviso. 2 - Local de trabalho: Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Rua da Restauração, Braga. Aviso O Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, torna público que por despacho de 31 de julho de 2017, da Senhora Subdiretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares, foi autorizada a abertura pelo prazo

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO INTERNACIONAL E EUROPEU ANO LETIVO 2016/2017

MESTRADO EM DIREITO INTERNACIONAL E EUROPEU ANO LETIVO 2016/2017 MESTRADO EM DIREITO INTERNACIONAL E EUROPEU ANO LETIVO 2016/2017 VAGAS o 15 vagas para a candidatura na 1.ª fase o 15 vagas para a candidatura na 2.ª fase Na 1.ª fase aceitam-se candidaturas condicionadas

Leia mais

AVISO. BOLSA DE TÉCNICO DE INVESTIGAÇÃO (APOIO TÉCNICO) Nível: SEM GRAU ACADÉMICO

AVISO. BOLSA DE TÉCNICO DE INVESTIGAÇÃO (APOIO TÉCNICO) Nível: SEM GRAU ACADÉMICO AVISO BOLSA DE TÉCNICO DE INVESTIGAÇÃO (APOIO TÉCNICO) Nível: SEM GRAU ACADÉMICO O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA) abre concurso, no prazo de 10 dias úteis a contar da data de publicação

Leia mais

CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUADA EM GESTÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ELEVAÇÃO - ELEVADORES EDIÇÃO 2013/2014

CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUADA EM GESTÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ELEVAÇÃO - ELEVADORES EDIÇÃO 2013/2014 CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUADA EM GESTÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ELEVAÇÃO - ELEVADORES EDIÇÃO 2013/2014 O Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto, João

Leia mais

EDITAL Texto integral

EDITAL Texto integral EDITAL Texto integral Doutor ANTÓNIO TEIXEIRA MARQUES, Professor Catedrático da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Vice-Reitor da mesma Universidade: No uso de competência delegada por despacho

Leia mais

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES AVISO

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES AVISO MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES AVISO 1. Nos termos do nº 2 do artigo 21º da Lei nº 2/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção dada pela Lei nº 51/2005, de 30 de Agosto, e pela

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA Edital N.º 26/2017 Concurso de Acesso e Ingresso no mestrado em Gestão de Turismo Internacional A Universidade dos Açores faz saber que está aberto concurso de acesso ao mestrado em Gestão de Turismo Internacional,

Leia mais

o Apresentação das candidaturas... de 1 a 30 de abril; o Afixação dos editais de colocação... até 19 de maio;

o Apresentação das candidaturas... de 1 a 30 de abril; o Afixação dos editais de colocação... até 19 de maio; MESTRADO EM DIREITO FORENSE E ARBITRAGEM ANO LETIVO 2017/2018 VAGAS o 20 vagas para a candidatura na 1.ª fase o 20 vagas para a candidatura na 2.ª fase Na 1.ª fase aceitam-se candidaturas condicionadas

Leia mais

REF.ª 3/2017_IEA_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE INFRAESTRUTURAS AERONÁUTICAS

REF.ª 3/2017_IEA_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE INFRAESTRUTURAS AERONÁUTICAS REF.ª 3/2017_IEA_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE INFRAESTRUTURAS AERONÁUTICAS A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) pretende recrutar

Leia mais

REGULAMENTO DE BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA. CAPÍTULO I Disposições Gerais. Artigo 1º Âmbito

REGULAMENTO DE BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA. CAPÍTULO I Disposições Gerais. Artigo 1º Âmbito I N S T I T U T O D E E N G E N H A R I A B I O M É D I C A REGULAMENTO DE BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º Âmbito O presente regulamento, aprovado pela Fundação

Leia mais

REF.ª 9/2017_PDC_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE PREÇOS E DEFESA DO CONSUMIDOR

REF.ª 9/2017_PDC_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE PREÇOS E DEFESA DO CONSUMIDOR REF.ª 9/2017_PDC_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE PREÇOS E DEFESA DO CONSUMIDOR A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) pretende recrutar

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE 1 BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE. Aviso n.º 1/IPSentinel/2017

PROCEDIMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE 1 BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE. Aviso n.º 1/IPSentinel/2017 MINISTÉRIO DO AMBIENTE Direção-Geral do Território PROCEDIMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE 1 BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE Aviso n.º 1/IPSentinel/2017 Encontra-se aberto o concurso para atribuição de 1 Bolsa

Leia mais

REF.ª 8/2017_PDC_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE PREÇOS E DEFESA DO CONSUMIDOR

REF.ª 8/2017_PDC_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE PREÇOS E DEFESA DO CONSUMIDOR REF.ª 8/2017_PDC_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE PREÇOS E DEFESA DO CONSUMIDOR A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) pretende recrutar

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Bolsa de Doutoramento (M/F)

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Bolsa de Doutoramento (M/F) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Bolsa de Doutoramento (M/F) 1. IDENTIFICAÇÃO DAS BOLSAS A CONCURSO O Programa de Doutoramento NeurULisboa- Integrative Neuroscience, abre concurso para a atribuição de 6 Bolsas

Leia mais