Rescisão de Contrato de Trabalho - Normas Gerais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rescisão de Contrato de Trabalho - Normas Gerais"

Transcrição

1 Rescisão de Contrato de Trabalho - Normas Gerais Apresentação: Luciana Buganza Fábio Momberg Érica Nakamura

2 Conceitos

3 Resilição e Resolução Resilição - "dissolver o contrato por vontade de uma das partes, quando firmado por tempo indeterminado." É o que neste trabalho chamaremos de rescisão. Resolução - "o termo final, em virtude do qual as obrigações ou os contratos se dissolvem, naturalmente, normalmente." É o que neste trabalho chamaremos de extinção.

4 Casos de Rescisão e Extinção Contratual - Características - Verbas Devidas

5 1. Rescisão sem justa causa pelo empregador Como vimos, na rescisão existe a manifestação de vontade, que neste caso, partiu do empregador. Assim, o mesmo pagará ao empregado as seguintes verbas:

6 a) Empregado com menos de um ano de vínculo empregatício: - saldo de salários; - aviso prévio; - férias proporcionais acrescidas de 1/3 constitucional; - 13º salário proporcional; - depósito ao FGTS relativo ao mês da rescisão e mês anterior; - depósito de importância igual a 40% (+10%) do montante dos depósitos de FGTS em conta vinculada, acrescidos de juros e atualização monetária.

7 b) Empregado com mais de 1 ano de vínculo empregatício: - saldo de salários; - aviso prévio; - férias proporcionais acrescidas de 1/3 constitucional; - férias vencidas acrescidas de 1/3 constitucional (se ainda não as tiver gozado); - 13º salário proporcional; - depósitos do FGTS inclusive o referente à quitação e ao mês anterior; - depósito de importância igual a 40% (+ 10%) do montante dos depósitos de FGTS em conta vinculada, acrescidos de juros e atualização monetária.

8 2. Pedido de demissão (rescisão pelo empregado) É também um caso onde existe a manifestação, porém, a iniciativa de não dar continuidade à prestação de serviço é do empregado. O pedido de demissão garante ao empregado:

9 a) Empregado com menos de um ano de vínculo empregatício: - saldo de salários; - férias proporcionais acrescidas de 1/3 constitucional (Súmula TST n 261); - 13º salário proporcional; - depósito ao FGTS relativo ao mês da rescisão e mês anterior, se for o caso.

10 b) Empregado com mais de um ano de vínculo empregatício: - saldo de salários; - férias vencidas acrescidas de 1/3 constitucional (se ainda não as tiver gozado); - férias proporcionais acrescidas de 1/3 constitucional; - 13º salário proporcional; - depósito ao FGTS relativo ao mês da rescisão e mês anterior, se for o caso.

11 Observação: Pagamento das férias proporcionais quando ocorrer o pedido de demissão antes de 1 ano de contrato: OIT 132 e Súmula n 261 do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

12 Súmula TST Férias proporcionais. Pedido de demissão. Contrato vigente há menos de um ano - Nova redação (2003) O empregado que se demite antes de completar 12 (doze) meses de serviço tem direito a férias proporcionais".

13 Justa causa: art. 482 da CLT

14 Caracterização Dois elementos são essenciais: Gravidade Atualidade

15 Gravidade O comando da empresa está nas mãos do empregador (ou pessoas de sua confiança) cabendo ao mesmo o direito de punir o empregado quando alguma falta grave for cometida. Esta punição pode se apresentar de 4 formas: I - advertência verbal; II - advertência escrita; III - suspensão; IV - demissão.

16 A advertência não é propriamente uma penalidade, pois se traduz num aviso com o intuito de prevenir o empregado sobre a ilicitude de seu comportamento e suas possíveis consequências. Por meio dela o empregado toma ciência de que a reiteração de sua conduta pode importar na rescisão, por justa causa, do contrato de trabalho. Pode ser feita verbalmente. Contudo, a forma escrita é recomendável em face de eventual necessidade de comprovação futura.

17 Já a suspensão disciplinar é pena pessoal aplicada ao empregado faltoso, que acarreta a proibição de prestação de seus serviços à empresa e consequente perda de seu salário durante o período de sua duração, bem assim, dos respectivos repousos.

18 As suspensões disciplinares são caracterizadas perante a legislação trabalhista como faltas injustificadas. Ainda que o motivo seja justo, a suspensão disciplinar, por disposição legal (art. 474 da CLT), não pode ser superior a 30 dias consecutivos, sob pena de importar na rescisão injusta do contrato de trabalho.

19 Justa causa é a sanção aplicada a todo ato faltoso grave, praticado por uma das partes (empregado ou empregador), que autorize a outra a rescindir o contrato de trabalho, sem ônus para o denunciante.

20 Na aplicação destas penas, o empregador deverá observar a existência de uma relação (proporcionalidade) entre a falta praticada e a pena a ser aplicada de forma que as faltas leves sejam punidas com penas leves, pois caso contrário o empregador pode ser responsabilizado pelo abuso do poder de comando.

21 Atualidade A punição deve ser aplicada em seguida à falta, pois o transcorrer de um período demasiadamente longo poderá ser entendido como perdão tácito.

22 É importante esclarecer que, mesmo sendo antiga, a falta se torna atual a partir do momento em que venha a ser conhecida, pois não seria possível punir uma falta desconhecida. As hipóteses que autorizam o empregador a rescindir o contrato por justa causa estão previstas no art. 482 da CLT.

23 Rescisão com justa causa - Abandono de emprego - Caracterização Art. 482, alínea "i" da CLT

24 2 requisitos essenciais: Caracterização - requisito objetivo: que é a ausência prolongada do empregado ao serviço sem motivo justificado. - requisito subjetivo: que é a intenção de não mais continuar com a relação empregatícia.

25 O texto legal não fixa prazo de ausência do empregado necessário à configuração desta falta grave. Já a jurisprudência entende que o afastamento prolongado por mais de 30 dias constitui o requisito objetivo para a configuração do abandono de emprego. (Súmula TST n 32).

26 Se o empregado não retorna ao trabalho e nem apresenta justificativa, deve-se tentar provocar esta manifestação através de notificação pessoal; se não for possível, deverá a notificação ser feita através de carta com Aviso de Recebimento (AR) ou telegrama, solicitando que o empregado justifique sua ausência e reassuma suas funções, sob pena de rescisão por abandono de emprego. O comprovante desta comunicação deve ser guardado como prova.

27 Efetivando-se a rescisão do contrato de trabalho, se o empregado não comparecer, o empregador deverá depositar em juízo o valor devido da rescisão do contrato de trabalho. Tal procedimento se deve no sentido de se proteger o empregador da multa pelo atraso do pagamento das verbas rescisórias, prevista no art. 477, 8º da CLT. Este procedimento é o mais recomendado para ser adotado no caso de rescisão por justa causa motivada por abandono de emprego.

28 Rescisão antecipada de contrato a prazo determinado

29 "Art Nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado, será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o termo do contrato.

30 "Art Havendo termo estipulado, o empregado não poderá se desligar do contrato, sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuízos que desse fato lhe resultarem.

31 Referida indenização só deverá ser cobrada pelo empregador, desde que este possa provar os prejuízos causados pelo empregado, quando do pedido de rescisão antecipada do contrato a prazo determinado.

32 Término do contrato por prazo determinado

33 Haverá extinção automática do contrato de trabalho por prazo determinado quando qualquer uma das partes (empregador ou empregado) manifestar tal interesse no último dia de vigência do contrato. Assim, independentemente da parte que manifestar o interesse pela não continuidade do contrato na data final, prevalecerá a extinção automática, procedendo-se a rescisão como término do contrato.

34 Vale lembrar que, caso o último dia do contrato por prazo determinado recaia em um domingo e não tenha expediente na empresa no sábado anterior, nem tampouco no domingo, o empregador deverá comunicar a extinção automática do referido contrato na sexta-feira, na medida em que esta era a última oportunidade para se efetuar a referida comunicação, expondo ao empregado que a partir do domingo não haverá interesse por parte da empresa em dar continuidade ao contrato. Neste caso, a data da baixa será o próprio domingo e o motivo da rescisão é término ou extinção automática do contrato a termo.

35 Aviso Prévio - Características Gerais

36 Em se tratando de contrato por prazo indeterminado (ou determinado regido pelo art. 481 da CLT), a parte que, sem motivo justo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra com no mínimo 30 dias (art. 487 da CLT) e no máximo 90 dias (Lei nº /2011) de antecedência.

37 Contagem dos dias De acordo com o art. 20 da Instrução Normativa SRT/MTE n 15/2010, o prazo correspondente ao aviso prévio conta-se a partir do dia seguinte ao da comunicação, que deverá ser formalizada por escrito.

38 1 - Finalidade Duas finalidades essenciais: 1 - possibilitar que o empregado encontre outro emprego quando for dispensado; e 2 - possibilitar que a empresa encontre um substituto quando o empregado pede demissão.

39 2 - Formas a) Concedido pelo empregador: a.1) trabalhado a.2) indenizado b) Concedido pelo empregado: b.1) trabalhado b.2) não cumprido

40 3 - Aviso prévio trabalhado - Concedido pelo empregador - Dispensa Durante o período do aviso prévio, o empregado poderá trabalhar duas horas a menos, independentemente da jornada. Assim, se a jornada for de 8 horas, durante o aviso trabalhará 6 horas. Se a jornada for de 6 horas, durante o aviso ele trabalhará apenas 4 horas, e assim sucessivamente (art. 488 da CLT).

41 Ao empregado é facultado não reduzir a jornada e converter estas duas horas em 7 dias corridos de falta. Nesta hipótese, o empregado trabalharia sua jornada normal, e durante o aviso (no começo, no meio ou no final) ele faltaria por 7 dias corridos para procurar um novo emprego, que é a finalidade do aviso neste caso (art. 488 parágrafo único da CLT).

42 A não redução da jornada ou a não conversão em 7 dias corridos descaracteriza o aviso prévio, ainda que o empregador pague as horas não reduzidas, como horas extras.

43 4 - Aviso prévio indenizado - Concedido pelo empregador - Dispensa Às vezes não é interessante para o empregador manter o empregado trabalhando os 30 dias de aviso prévio, pois como o mesmo já sabe que vai ser despedido, pode causar algum prejuízo à empresa (quebrar uma máquina, tratar mal um cliente, etc.).

44 Neste caso, é conveniente que o aviso prévio seja indenizado, ou seja, que o empregado seja afastado de suas funções de imediato. No entanto, o empregado tem garantido o direito de receber sua remuneração normal.

45 Outra característica deste tipo de aviso é que todo seu período é considerado como tempo de serviço para todos os efeitos legais. (art º da CLT)

46 5 - Aviso prévio trabalhado - Concedido pelo empregado - Pedido Como foi o empregado que pediu demissão, o mesmo não terá direito à redução de sua jornada de trabalho em duas horas, bem como, não terá também o direito de revertê-la em 7 dias corridos de faltas.

47 6 - Não cumprimento do aviso prévio - Pedido de demissão Pode ocorrer de o empregado pedir demissão e, por já ter um novo emprego com admissão imediata, não cumprir o aviso prévio. Neste caso, este afastamento repentino do empregado dá ao empregador o direito de lhe cobrar o aviso prévio correspondente ao seu salário.

48 Art. 487, 2º da CLT A falta de aviso prévio por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo.

49 Aviso prévio indenizado - Anotação em CTPS De acordo com o art. 17 da IN SRT/MTE nº 15/2010, quando o aviso prévio for indenizado, a data da saída a ser anotada na CTPS deverá ser:

50 a) na página relativa ao Contrato de Trabalho, a do último dia da data projetada para o aviso prévio indenizado; e b) na página relativa às Anotações Gerais, a data do último dia efetivamente trabalhado. No TRCT, a data de afastamento a ser consignada será a do último dia efetivamente trabalhado.

51 Liberação do aviso prévio por nova colocação Pode ocorrer que durante o cumprimento do aviso prévio, o empregado queira se desligar do emprego por ter conseguido nova colocação.

52 Neste caso, existem dois tratamentos diferentes, dependendo de quem concedeu o aviso: 1 - Sendo o aviso prévio dado pelo empregado, o empregador poderá liberar o empregado, podendo descontar os dias restantes não cumpridos. 2 - Sendo o aviso prévio dado pelo empregador a liberação é obrigatória. Para tanto, o empregado deve apresentar para o empregador um comprovante que já conseguiu nova colocação, em papel timbrado da empresa interessada ou efetiva anotação em CTPS, conforme dispõe o art. 15 da IN SRT/MTE e a Súmula TST nº 276:

53 Súmula TST Aviso Prévio. Renúncia pelo empregado O direito ao aviso prévio é irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovação de haver o prestador dos serviços obtido novo emprego.

54 13º salário

55 O décimo terceiro salário (13º) corresponde a 1/12 da remuneração do empregado por mês de serviço durante o respectivo ano, observando que a fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será devida como mês integral.

56 Apuração dos avos Exemplo: Um empregado que for demitido no dia (com APT) e que já trabalhava na empresa desde o começo do ano fará jus a 3.12 do 13º:

57 Meses Dias trabalhados Avos devidos Janeiro/ dias 1/12 Fevereiro/ dias 1/12 Março/ dias 1/12 Abril/ dias 0/12

58 Observação! Como é devido 1/12 por mês e a fração igual ou maior que 15 dias dentro do mês é considerada como mês, o avo referente ao mês de abril não é devido, pois neste mês o empregado trabalhou apenas 10 dias.

59 Caso o empregado tivesse sido admitido no decorrer do ano, o raciocínio para apurar o 13º é idêntico, porém, seriam considerados apenas os meses trabalhados. Assim, caso o empregado tivesse sido admitido no dia e se desligado da empresa no dia (com APT) teríamos o seguinte:

60 Meses Dias Trabalhados Avos Devidos Janeiro/ dias 0/12 Fevereiro/ dias 1/12 Março/ dias 1/12 Abril/ dias 1/12 Maio/ dias 1/12 Junho/ dias 0/12

61 Férias na rescisão

62 Na cessação do contrato de trabalho, qualquer que seja a sua causa, será devida ao empregado a remuneração simples ou em dobro, conforme o caso, correspondente ao período de férias, cujo direito tenha adquirido. É o que chamamos de férias vencidas. O valor das férias vencidas corresponderá à remuneração dos dias de férias a que o empregado tem direito, acrescido de 1/3, conforme dispõe o art. 7º, inciso XVII da CF/1988.

63 Faltas injustificadas - Reflexo nas férias Porém, nem sempre o empregado tem direito a 30 dias de férias vencidas, pois este nº poderá ser reduzido em virtude de suas faltas injustificadas durante o período aquisitivo. Esta relação férias/faltas pode ser visualizada através do art. 130 da CLT:

64 "Art Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção: I - 30 (trinta) dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 (cinco) vezes; II - 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas; III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas; IV - 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas.

65 Férias Proporcionais - Apuração dos avos O empregado que for despedido sem justa causa, ou cujo contrato de trabalho se extinguir em prazo predeterminado, antes de completar 12 meses de serviço, terá direito à remuneração relativa ao período incompleto de férias. É o que chamamos de férias proporcionais. Para isso devemos observar as regras para apurar a quantidade de avos de férias proporcionais a que o empregado tem direito.

66 Exemplo: Empregado que entrou na empresa em e se desligou no dia terá direito a 1/12 de férias por mês e à fração igual ou superior a 15 dias, que se equipara a 1 mês.

67 Meses trabalhados Avos devidos a / a / a / a / a / a / a /12

68 Para apurar a quantidade de avos de férias proporcionais a que o empregado tem direito quando o mesmo tiver faltado injustificadamente, pode ser utilizada a seguinte tabela:

69 PROPORCIONALIDADE 12/12 30 dias ou 220h 24 dias ou 176h 18 dias ou 132h 12 dias ou 88h 1/12 2/12 30 dias/220h (até 5 faltas injustificadas) 2,5 dias ou 18h20min 5 dias ou 36h40min FALTAS INJUSTIFICADAS 24 dias/176h (de 6 a 14 faltas injustificadas) 2 dias ou 14h40min 4 dias ou 29h20min 18 dias/132h (de 15 a 23 faltas injustificadas) 12 dias/88h (de 24 a 32 faltas injustificadas) 1,5 dia ou 11h 1 dia ou 7h20min 3 dias ou 22h 2 dias ou 14h40min 3/12 7,5 dias ou 55h 6 dias ou 44h 4,5 dias ou 33h 3 dias ou 22h 4/12 5/12 10 dias ou 73h20min 12,5 dias ou 91h40min 8 dias ou 58h40min 10 dias ou 73h20min 6 dias ou 44h 7,5 dias ou 55h 4 dias ou 29h20min 5 dias ou 36h40min 6/12 15 dias ou 110h 12 dias ou 88h 9 dias ou 66h 6 dias ou 44h 7/12 17,5 dias ou 128h20min 14 dias ou 102h40min 10,5 dias ou 77h 7 dias ou 51h20min 8/12 20 dias ou 146h40min 16 dias ou 117h20min 12 dias ou 88h 8 dias ou 58h40min 9/12 22,5 dias ou 165h 18 dias ou 132h 13,5 dias ou 99h 9 dias ou 66h 10/12 25 dias ou 183h20min 20 dias ou 146h40min 15 dias ou 110h 10 dias ou 73h20min 11/12 27,5 dias ou 201h40min 22 dias ou 161h20min 16,5 dias ou 121h 11 dias ou 80h40min

70 Indenização adicional - Dispensa nos 30 dias que antecedem a database

71 Lei nº 7.238, de DOU Art. 9 º. O empregado dispensado, sem justa causa, no período de 30 (trinta) dias que antecede a data de sua correção salarial, terá direito à indenização adicional equivalente a um salário mensal, seja ele optante ou não pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS.

72 Período a ser considerado - APT e API Durante o APT, como o próprio nome diz o empregado continua prestando serviços normalmente até o último dia do mesmo. Assim, se o último dia do APT recair nos 30 dias que antecedem a data-base, a indenização será devida. Já com relação ao API, o art. 487, 1º da CLT c/c a Lei nº /2011 e a Súmula TST nº 182 dispõem o seguinte:

73 Art Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra da sua resolução com a antecedência mínima de: 1º - A falta do aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço.

74 Súmula TST nº 182: "O tempo do aviso prévio, mesmo indenizado, conta-se para efeito da indenização adicional prevista no art. 9º da Lei nº 6.708, de

75 Assim, na hipótese de concessão de API, o período relativo ao mesmo deverá ser projetado no tempo e, recaindo o último dia do API dentro dos 30 dias que antecedem a data-base a citada indenização adicional será devida.

76 Caso o último dia do aviso prévio (trabalhado ou indenizado) recaia no mês da data-base, o empregado não fará jus à indenização adicional, tendo direito tão somente aos complementos rescisórios (rescisão complementar) decorrentes da norma coletiva celebrada.

77 Valor A indenização adicional deverá equivaler a um salário mensal, acrescido dos adicionais legais ou convencionais.

78 Normas para Homologação: IN SRT/MTE nº 15/2010

79 A homologação será obrigatória sempre que se tratar de rescisão de contrato firmado por mais de 1 ano, observandose que o Termo de Rescisão deverá especificar a natureza de cada parcela paga e o seu respectivo valor, sendo válida a quitação, apenas, relativamente às mesmas parcelas (art. 477, 2º da CLT). Rescisão do Contrato de Trabalho Normas Gerais Homologação - Obrigatoriedade Homologar a rescisão nada mais é do que efetuar o pagamento das verbas rescisórias a que o empregado fizer jus, nas entidades competentes, que orientarão e esclarecerão as partes sobre o cumprimento da Lei.

80 Documentos necessários Para a assistência, é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos: I - Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT), em 4 vias; II - Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), com as anotações atualizadas; III - Livro ou Ficha de Registro de Empregados; IV - Notificação de demissão, comprovante de aviso prévio ou pedido de demissão;

81 V - Extrato para fins rescisórios da conta vinculada do empregado no FGTS, devidamente atualizado, e guias de recolhimento das competências indicadas como não localizadas na conta vinculada; VI - Guia de recolhimento rescisório do FGTS e da Contribuição Social, nas hipóteses do art. 18 da Lei nº 8.036/1990 e do art. 1º da Lei Complementar nº 110/2001; VII - Comunicação da Dispensa (CD) e Requerimento do Seguro Desemprego, nas rescisões sem justa causa;

82 VIII - Atestado de Saúde Ocupacional Demissional ou Periódico, durante o prazo de validade, atendidas as formalidades especificadas na Norma Regulamentadora (NR 7), aprovada pela Portaria nº 3.214/1978 e alterações posteriores; IX - Documento que comprove a legitimidade do representante da empresa; X - Carta de preposto e instrumentos de mandato que, nos casos previstos nos 2º e 3º do art. 13 e no art. 14 da IN 15/2010 serão arquivados no órgão local do MTE que efetuou a assistência juntamente com cópia do Termo de Homologação;

83 XI - Prova bancária de quitação quando o pagamento for efetuado antes da assistência; XII - O nº de registro ou cópia do instrumento coletivo de trabalho aplicável; e XIII - Outros documentos necessários para dirimir dúvidas referentes à rescisão ou ao contrato de trabalho.

84 Prazos Ressalvadas as disposições mais favoráveis previstas em acordo, convenção coletiva ou sentença normativa, o pagamento das verbas rescisórias bem como a homologação deverão ocorrer nos seguintes prazos:

85 - até o 1º dia útil imediato ao término do contrato; ou - até o 10º dia, contados da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso-prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento, (justa causa, morte do empregado, etc.).

86 A inobservância dos prazos mencionados, salvo quando comprovadamente, o trabalhador tiver dado causa à mora, sujeitará o empregador a duas multas: 1ª UFIR por empregado, em favor da União; 2ª - 1 salário do empregado, em favor do trabalhador, salvo disposição mais benéfica prevista em documento coletivo.

87 Impedimentos Rescisão do Contrato de Trabalho Normas Gerais O empregador não poderá dispensar, sem justa causa, os seguintes empregados: a) membro da CIPA (ADCT, art. 10, inciso II, alínea "a"); b) dirigente sindical (CLT, art. 543, 3º); c) estabilidade prevista em convenção coletiva da categoria; d) suspensão contratual; e) acidente de trabalho (Lei 8.213/1991, art. 118); f) empregada gestante (ADCT, art. 10, inciso II, alínea "b ).

88 Formas de pagamento O pagamento das verbas rescisórias constantes do TRCT será efetuado em dinheiro ou em cheque administrativo, no ato da assistência.

89 O pagamento poderá ser feito, dentro dos prazos estabelecidos no 6º do art. 477 da CLT, por meio de ordem bancária de pagamento, ordem bancária de crédito, transferência eletrônica ou depósito bancário em conta corrente ou poupança do empregado, facultada a utilização da conta não movimentável (conta salário), prevista na Resolução do Banco Central do Brasil nº 3.402/2006.

90 Para fins deste disposto: I - o estabelecimento bancário deverá se situar na mesma cidade do local de trabalho; e II - o empregador deve comprovar que nos prazos legais ou previstos em convenção ou acordo coletivo de trabalho o empregado foi informado e teve acesso aos valores devidos.

91 Exame médico demissional

92 A avaliação clínica será realizada, obrigatoriamente, até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de: a) 135 dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR 4 (SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho); b) 90 dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da citada NR 4.

93 Por sua vez, de acordo com a IN SRT 15/2010, o empregado só poderá ser dispensado desde que seja considerado apto, pois o atestado de saúde ocupacional (ASO) com declaração de inaptidão constitui circunstância impeditiva da rescisão contratual arbitrária ou sem justa causa.

94 Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT)

95 A Portaria MTE nº 1.057/2012 alterou a Portaria MTE nº 1.621/2010 que aprovou novos modelos de Termo de Rescisão, de Homologação e de Quitação do Contrato de Trabalho, que deverão ser utilizados como instrumentos de quitação das verbas devidas nas rescisões contratuais.

96 Assim, nas rescisões de contrato de trabalho em que não for utilizado o sistema Homolognet, deverão ser utilizados os seguintes documentos:

97 - Rescisões de contrato de trabalho em que não é devida assistência e homologação (menos de um ano): - TRCT previsto no Anexo I da Portaria 1.057/2012, impresso em duas vias; - Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho, previsto no Anexo VI da Portaria 1.057/2012, impresso em 4 vias.

98 - Rescisões de contrato de trabalho em que é devida a assistência e homologação (mais de um ano): - TRCT previsto no Anexo I da Portaria 1.057/2012, impresso em duas vias; - Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho, previsto no anexo VII da Portaria 1.057/2012, impresso em 4 vias.

99 Além disso, a Portaria 1.057/2012 dispôs que o TRCT previsto no Anexo I deve ser utilizado nas rescisões de contrato de trabalho doméstico, obrigatoriamente.

100 Aviso Prévio Proporcional ao Tempo de Serviço

101 O que é?

102 Constituição Federal de 1988 Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:... XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;...

103 Lei nº , de 11 de outubro de 2011 Dispõe sobre o aviso prévio e dá outras providências. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º O aviso prévio, de que trata o Capítulo VI do Título IV da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, será concedido na proporção de 30 (trinta) dias aos empregados que contem até 1 (um) ano de serviço na mesma empresa.

104 Parágrafo único. Ao aviso prévio previsto neste artigo serão acrescidos 3 (três) dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um total de até 90 (noventa) dias. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Publicação no D.O.U de

105 Apuração dos dias adicionais - Posicionamento do MTE

106 Secretaria de Relações do Trabalho Coordenação-Geral de Relações do Trabalho Nota Técnica nº 184/2012/CGRT/SRT/MTE (ato interno)

107 O entendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) através da Nota Técnica n 184/2012, é no sentido de que os 3 dias adicionais devem ser acrescidos quando do 1º ano completo de trabalho na empresa.

108 Tempo de Serviço (nº de dias)

109 Contagem dos dias - discussão

110 Por mais que o MTE tenha alterado o seu posicionamento, mantém-se a discussão sobre o assunto e a existência de duas correntes de entendimento, ficando a cargo da empresa optar por seguir um dos 2 posicionamentos:

111 1 - Apuração com o acréscimo de 3 dias a partir do 2º ano completo de trabalho na empresa; ou 2 - Apuração com o acréscimo já a partir do 1º ano completo de trabalho.

112 Em função desta divergência, a empresa que efetuará o pagamento deve ser informada dos 2 posicionamentos, para que possa decidir sobre qual entendimento irá adotar.

113 Proporcionalidade inferior a 3 dias - Impossibilidade

114 De acordo com o entendimento do MTE, o aviso prévio será concedido nas seguintes proporções: Exemplos: - Até 1 ano = 30 dias - 1 ano e 20 dias = 33 dias de aviso prévio - 2 anos e 1 mês = 36 dias de aviso prévio - 3 anos e 7 meses = 39 dias de aviso prévio

115 Indenização do período adicional: cumprimento de 30 dias e indenização do acréscimo - Inexistência de previsão legal

116 A empresa ao dispensar o empregado sem justa causa e constatar o direito a um aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, de por exemplo, 60 dias, deverá optar pelo aviso trabalhado ou indenizado. Se optar pelo aviso prévio trabalhado, o trabalhador deverá cumprir os 60 dias. Se conceder um aviso prévio indenizado, deverá indenizar os 60 dias ao trabalhador.

117 Muitos sindicatos estão informando que na hipótese de dispensa sem justa causa, com aviso prévio trabalhado, os dias adicionais do aviso prévio proporcional ao tempo de serviço deverão ser obrigatoriamente indenizados pela empresa.

118 De acordo com este entendimento das entidades sindicais, o empregado deverá cumprir apenas os 30 dias do aviso prévio, devendo ser indenizados os dias adicionais do mesmo. Entretanto, tal posicionamento não possui previsão expressa em nossa legislação trabalhista, ficando a critério da empresa optar pelo APT, API ou seguir a orientação do Sindicato e optar pelo AP de forma parcial, por mera liberalidade.

119 Observação importante Quando o empregador comunicar o empregado do cumprimento do aviso prévio de forma parcial, aconselhamos que efetue o pagamento das verbas rescisórias no 1º dia útil após o 30º dia do APT.

120 Pedido de demissão - Aplicação da Lei - Discussão e desconto dos dias adicionais

121 Uma 1ª corrente de entendimento defende que não é possível o referido desconto dos dias adicionais, à medida que o art. 7, inciso XXI, da CF/1988, o qual foi regulamentado pela Lei /2011 dispõe sobre um direito do empregado e não uma obrigação a ser cumprida. Com isso, se um empregado pedir demissão, a empresa somente poderá descontar o aviso prévio, porém limitado a 30 dias. Da mesma forma, se o empregado for cumprir o aviso, este deverá respeitar o limite convencional de 30 dias.

122 Já uma 2ª corrente de entendimento defende que na hipótese de pedido de demissão, os empregados deverão cumprir ou indenizar o aviso prévio proporcionalmente ao seu tempo de serviço na empresa. Portanto, para esta corrente, se o empregado pedir demissão e não cumprir o aviso prévio, o empregador poderá descontar os dias de aviso prévio que o empregado teria direito da mesma forma como se fosse dispensado pela empresa, conforme preceitua o 2º do art. 487 da CLT.

123 Assim, se por exemplo, um empregado tem direito a 36 dias, deverá trabalhar estes dias em sua totalidade, sob pena de a empresa proceder ao desconto respectivo a estes mesmos 36 dias.

124 Redução da jornada de trabalho em duas horas ou 7 dias de faltas justificadas - Aplicação

125 É importante ressaltar que a Lei /2011 não revogou as disposições contidas no art. 488 da CLT, que continuam a ser aplicadas da mesma forma, independentemente, de qual seja o direito do aviso prévio proporcional ao tempo de serviço que o trabalhador faça jus.

126 Desta forma, se a empresa dispensar o empregado sem justa causa e com aviso prévio trabalhado, este terá direito de reduzir a sua jornada de trabalho durante o aviso prévio em duas horas ou de faltar justificadamente por 7 dias.

127 Entendimento do MTE Assim, continuam em vigência a redução de duas horas diárias, bem como a redução de 7 dias durante todo o aviso prévio.

128 Redução - Falta 7 dias corridos - Proporcionalização - Inexistência de previsão

129 Desta forma, se a empresa dispensar o empregado sem justa causa e com o aviso prévio trabalhado, este terá direito de reduzir a jornada de trabalho durante o aviso prévio em 2 horas ou de faltar justificadamente por 7 dias.

130 Entendimento do MTE Assim, continuam em vigência a redução de duas horas diárias, bem como a redução de 7 dias durante todo o aviso prévio.

131 Projeção do aviso prévio proporcional ao tempo de serviço

132 O art. 487, 1º da CLT, e o art. 16 da IN SRT nº 15/2010, garante a integração do aviso prévio no tempo de serviço do empregado para todos os efeitos legais. Em função desses dispositivos legais, o período do aviso prévio integra o tempo de serviço do empregado, ou seja, projeta-se para todos os efeitos legais, sendo devido inclusive o 13º salário e férias proporcionais relativas a esse período.

133 Projeção do aviso prévio e o disposto no art. 9 da Lei n 7.238/1984

134 Os dias do aviso prévio proporcional ao tempo de serviço deverão ser levados em consideração para verificar se o empregado tem direito a indenização adicional da data base do art. 9º da Lei nº 7.238/1984.

135 Assim, recaindo o término do aviso prévio proporcional nos 30 dias que antecedem a respectiva data-base, o empregado despedido fará jus à indenização adicional prevista na Lei 7.238/1984

136 Aviso Prévio proporcional ao tempo de serviço - Aplicação aos empregados domésticos

137 A Lei /2011 não trouxe os esclarecimentos necessários sobre as várias implicações legais decorrentes da aplicação prática do aviso prévio, inclusive, nada mencionando sobre a aplicação aos domésticos.

138 A nossa orientação é no sentido de que o empregado doméstico está sujeito às normas da referida Lei, visto que a CF/1988, em seu art. 7º, inciso XXI e parágrafo único, garante a esta categoria o direito ao aviso prévio proporcional ao tempo de serviço de no mínimo 30 dias, nos termos da Lei.

139 Aplicação retroativa da Lei n / Impossibilidade - Princípio da Segurança Jurídica

140 Súmula n Aviso Prévio - Proporcionalidade O direito ao aviso prévio proporcional ao tempo de serviço somente é assegurado nas rescisões de contrato de trabalho ocorridas a partir da publicação da Lei nº , em 13 de outubro de 2011.

141 O entendimento do MTE é no sentido de que a Lei n /2011 não poderá retroagir para alcançar a situação de aviso prévio iniciado antes da sua publicação.

142 Início da contagem do aviso prévio - Não houve alteração

143 A IN SRT nº 15/2010 determina que o prazo de 30 dias correspondente ao aviso prévio conta-se a partir do dia seguinte ao da comunicação, que deverá ser formalizada por escrito.

144 Homolognet - Acesso com Certificação digital a partir de Foi publicada do Diário Oficial da União (DOU) de , a Portaria n 855/2013, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que institui, a partir de , o acesso com certificação digital ICP-Brasil ao Sistema Homolognet, instituído pela Portaria n 1.620/2010, para autenticação e assinatura das transações de geração, quitação e homologação das rescisões de contrato de trabalho. A adesão da empresa ao Sistema Homolognet substituirá o acesso ao sistema por login e senha até então utilizado, e o acesso pelos sindicatos ao módulo de assistência à homologação de rescisões será feito exclusivamente por meio de certificação digital, obedecendo a procedimentos e cronograma a serem definidos por ato do Secretário de Relações do Trabalho.

Rescisão de Contrato de Trabalho - Normas Gerais

Rescisão de Contrato de Trabalho - Normas Gerais Rescisão de Contrato de Trabalho - Normas Gerais Apresentação: Fábio Momberg Graziela Garcia Luciana Buganza Conceitos Resilição e Resolução Resilição - "dissolver o contrato por vontade de uma das partes,

Leia mais

AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº /2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS

AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº /2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº. 12.506/2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS O Governo Federal sancionou a Lei nº. 12.506/2011 para determinar que o aviso-prévio, de que trata o Capítulo

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO AVISO PRÉVIO Aviso a ser concedido com antecedência mínima de 30 dias em relação à data de extinção do contrato de trabalho (aviso prévio trabalhado), sob pena de ser devida indenização do período correspondente

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Atraso no pagamento das verbas rescisórias (Art. 477, 8º- CLT)

Orientações Consultoria de Segmentos. Atraso no pagamento das verbas rescisórias (Art. 477, 8º- CLT) Atraso no pagamento das verbas rescisórias (Art. 477, 8º- CLT) 29/03/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 4 4 Conclusão... 5 5 Informações Complementares...

Leia mais

O empregado doméstico faz jus as férias anuais de quantos dias?

O empregado doméstico faz jus as férias anuais de quantos dias? O empregado doméstico faz jus as férias anuais de quantos dias? O artigo 17 da Lei Complementar nº 150/2015 prevê férias anuais remuneradas de 30 dias para esta categoria. Art. 17. O empregado doméstico

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 Nas relações de emprego por prazo indeterminado, quando

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO

DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO CLT ART. 487 PRÉVIO Art. 487 - Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra da sua resolução com a

Leia mais

ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA. Alexandre Corrêa

ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA. Alexandre Corrêa ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA Alexandre Corrêa ROTINAS TRABALHISTAS AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA EXAMES OCUPACIONAIS AVISO PRÉVIO A Lei nº 12.506/2011 institui a

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo Aula 9 Homologação da terminação do contrato de trabalho Maria Inês Gerardo www.mariainesgerardo.com.br Facebook: Maria Inês Gerardo Conteúdo Programático desta aula Homologação da terminação do contrato

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Obrigações decorrentes da cessação do contrato de emprego. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Obrigações decorrentes da cessação do contrato de emprego. Prof. DIREITO DO TRABALHO Cessação do contrato de emprego Obrigações decorrentes da cessação do contrato de emprego. Prof. Cláudio Freitas -Aviso prévio: natureza Jurídica: ato unilateral de vontade e receptício.

Leia mais

NOVO TRCT Portaria 2.685/2011;

NOVO TRCT Portaria 2.685/2011; SEÇÃO DE RELAÇÕES DO TRABALHO NOVO TRCT Portaria 2.685/2011; Portaria 1.621/2010; Portaria 1.057/2012 Portaria 1.057/2012 (altera e complementa a Portaria 1.621/10, que instituiu os novos modelos do TRCT)

Leia mais

Nº de fevereiro de 2014.

Nº de fevereiro de 2014. Nº 49 14 de fevereiro de 2014. AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL LEI 12.506/2011 Atento à reiterada jurisprudência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, e às recomendações expedidas pelo Ministério do

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 CESSAÇÃO DO CONTRATO POR FALECIMENTO DO EMPREGADO O contrato de trabalho é intuitu personae (personalíssimo), por isto o falecimento do empregado acarreta

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos. Quando o empregado é demitido no período de 30 (trinta) dias que antecede a data-base

Parecer Consultoria Tributária Segmentos. Quando o empregado é demitido no período de 30 (trinta) dias que antecede a data-base Quando o 23/06/2014 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Procedimento... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Lei 12.506/2011... 4 3.2 Exemplos práticos... 5 4 Conclusão...

Leia mais

AVISO PRÉVIO. O AVISO PRÉVIO é um DEVER daquele que quer o encerramento do vínculo e um DIREITO daquele a quem é feita a comunicação.

AVISO PRÉVIO. O AVISO PRÉVIO é um DEVER daquele que quer o encerramento do vínculo e um DIREITO daquele a quem é feita a comunicação. AVISO PRÉVIO É a comunicação que uma parte faz à outra, no sentido de que pretende findar o contrato de trabalho. Partindo do empregador, a finalidade do AVISO PRÉVIO é possibilitar que o empregado procure

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. JORNADA DE TRABALHO. (Material complementar do dia 30/05/2017) Prof. Antero Arantes Martins

DIREITO DO TRABALHO. JORNADA DE TRABALHO. (Material complementar do dia 30/05/2017) Prof. Antero Arantes Martins DIREITO DO TRABALHO JORNADA DE TRABALHO. (Material complementar do dia 30/05/2017) Prof. Antero Arantes Martins DSR S Descanso Semanal Remunerado. Historicamente o descanso semanal tem origem religiosa.

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo Aula 9 Homologação da terminação do contrato de trabalho Maria Inês Gerardo www.mariainesgerardo.com.br Facebook: Maria Inês Gerardo Conteúdo Programático desta aula Homologação da terminação do contrato

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SECRETÁRIO DE RELAÇÕES DO TRABALHO - SRT Nº 15 DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA SECRETÁRIO DE RELAÇÕES DO TRABALHO - SRT Nº 15 DE INSTRUÇÃO NORMATIVA SECRETÁRIO DE RELAÇÕES DO TRABALHO - SRT Nº 15 DE 14.07.2010 D.O.U.: 15.07.2010 Estabelece procedimentos para assistência e homologação na rescisão de contrato de trabalho. A SECRETÁRIA

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 As Férias é um direito do empregado e indisponível; As férias

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 S Sumário Introdução, 1 1 Folha de Pagamento, 7 1 Salário, 8 1.1 Salário-hora para 40 horas semanais: divisor 200 (duzentos), 9 1.2 Depósito de salários em conta bancária, 10 2 Horas extras, 10 2.1 Integração

Leia mais

O abandono de emprego configura-se quando estão presentes o elemento objetivo ou material e o elemento subjetivo ou psicológico.

O abandono de emprego configura-se quando estão presentes o elemento objetivo ou material e o elemento subjetivo ou psicológico. Abandono de emprego O abandono de emprego constitui falta grave, o que enseja a rescisão por justa causa do contrato de trabalho, conforme dispõe o art. 482, alínea "i" da CLT. A falta contínua e sem motivo

Leia mais

DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: FÉRIAS

DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: FÉRIAS DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: FÉRIAS CONCEITO: período do contrato de trabalho em que o empregado deixa de trabalhar para restaurar suas energias, mas aufere remuneração

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 S Sumário Introdução, 1 1 Folha de Pagamento, 7 1 Salário, 8 1.1 Salário-hora para 40 horas semanais: divisor 200 (duzentos), 9 1.2 Depósito de salários em conta bancária, 9 2 Horas extras, 10 2.1 Integração

Leia mais

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Rescisão com justa causa, sem justa causa e indireta Profa. Silvia Bertani CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO término do vínculo do emprego com a extinção das obrigações para

Leia mais

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL OUTUBRO DE 2011 NOTA TÉCNICA AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL A Lei 12.506/11, publicada no Diário Oficial da União do dia 13 de outubro de 2011, amplia o aviso prévio dos atuais 30 dias para até 90 dias. Esta

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 01 DE MAIO DE 1943

DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 01 DE MAIO DE 1943 DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 01 DE MAIO DE 1943 Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, DECRETA: TÍTULO II DAS

Leia mais

3. A operação do sistema Homolognet exige a utilização dos seguintes documentos:

3. A operação do sistema Homolognet exige a utilização dos seguintes documentos: Prezadas Filiadas e Associadas O Sindeprestem Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo, informa

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SRT Nº 3, DE 21 DE JUNHO DE 2002.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SRT Nº 3, DE 21 DE JUNHO DE 2002. INSTRUÇÃO NORMATIVA SRT Nº 3, DE 21 DE JUNHO DE 2002. Estabelece procedimentos para assistência ao empregado na rescisão de contrato de trabalho, no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego. A SECRETÁRIA

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017 REFORMA TRABALHISTA (Lei nº 13.467, de 13.07.2017) Data de início de vigência: 11/11/2017 Direitos trabalhistas preservados: (não podem ser suprimidos ou reduzidos em acordo ou convenção coletiva de trabalho

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO. Parte 2. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO. Parte 2. Prof ª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO Parte 2 Prof ª. Eliane Conde O aviso prévio indenizado ou não, projeta a extinção do contrato de trabalho para o término deste (artigo 487, 1º da CLT), devendo ser anotado

Leia mais

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Por decisão do empregador: dispensa do empregado (resilição) Por decisão do empregado: demissão (resilição), dispensa indireta Por iniciativa de ambos: acordo (distrato)

Leia mais

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 5 APRESENTAÇÃO VERBAS DEVIDAS NO TÉRMINO DO CONTRATO...11

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 5 APRESENTAÇÃO VERBAS DEVIDAS NO TÉRMINO DO CONTRATO...11 SUMÁRIO AGRADECIMENTOS...5 APRESENTAÇÃO....7 1. VERBAS DEVIDAS NO TÉRMINO DO CONTRATO... 11 1.1. DESPEDIDA SEM JUSTA CAUSA...11 1.2. DESPEDIDA COM JUSTA CAUSA...11 1.3. TÉRMINO DO CONTRATO A TERMO (PRAZO

Leia mais

DIREITO do TRABALHO. Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte V. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO do TRABALHO. Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte V. Prof. Cláudio Freitas DIREITO do TRABALHO Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte V Prof. Cláudio Freitas - Extinção contratual e seus efeitos - Extinção contrato prazo determinado Art. 6º. Durante os contratos previstos

Leia mais

Rescisão. GPE Gestão de Pessoal

Rescisão. GPE Gestão de Pessoal GPE Gestão de Pessoal Sumário 1 Introdução... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 2 Fluxo do Ambiente... 3 3 Conceito... 5 4 Aviso Prévio - Conceito... 5 5 Cálculo - Pré-Requisitos... 6 6 Tipos de Rescisão...

Leia mais

FRACIONAMENTO DE FÉRIAS - REFORMA TRABALHISTA Anotações, Períodos, Abono Pecuniário, Incidências, Férias Coletivas

FRACIONAMENTO DE FÉRIAS - REFORMA TRABALHISTA Anotações, Períodos, Abono Pecuniário, Incidências, Férias Coletivas FRACIONAMENTO DE FÉRIAS - REFORMA TRABALHISTA Anotações, Períodos, Abono Pecuniário, Incidências, Férias Coletivas ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO 2. PROVIDÊNCIAS 2.1. Anotações na CTPS 2.2. Anotações no Livro ou

Leia mais

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Questões Comentadas (Aula 3) Segue às questões da Vunesp do concurso de procurador municipal, devidamente comentada. Alteração do contrato 1. Complete a frase: A mudança

Leia mais

DOCUMENTOS PARA FAZER HOMOLOGAÇÃO

DOCUMENTOS PARA FAZER HOMOLOGAÇÃO DOCUMENTOS PARA FAZER HOMOLOGAÇÃO Conforme Instrução Normativa SRT/MTE nº 15 de 14/07/2010 1 APRESENTAR CARTA DE PREPOSTO SE FOR FUNIONÁRIO DO CARTÓRIO, COM CTPS, CRACHÁ OU FICHA DE FUNCIONÁRIO (TRAZER

Leia mais

JUR 015/2018. Belo Horizonte, 05 de novembro de ASSUNTO: ORIENTAÇÕES SOBRE DISPENSA DE PROFESSORES E AUXILIARES FINAL DO ANO DE 2018

JUR 015/2018. Belo Horizonte, 05 de novembro de ASSUNTO: ORIENTAÇÕES SOBRE DISPENSA DE PROFESSORES E AUXILIARES FINAL DO ANO DE 2018 JUR 015/2018 Belo Horizonte, 05 de novembro de 2018. ASSUNTO: ORIENTAÇÕES SOBRE DISPENSA DE PROFESSORES E AUXILIARES FINAL DO ANO DE 2018 Prezado(a) Diretor(a), Com o propósito de atender à demanda das

Leia mais

Alterações no Gozo de Férias ART. 134.

Alterações no Gozo de Férias ART. 134. REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/17 Alterações no Gozo de Férias ART. 134. 1 o As férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos

Leia mais

ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 3

ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 3 ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 3 Especialista em Gestão Pública e em Orçamento Público. Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU Fundador e Colaborador do Portal L&C. Dando continuidade ao

Leia mais

Seminário Mensal do Departamento Pessoal 15 de junho de Fábio Momberg Graziela Garcia Priscila Suzuki

Seminário Mensal do Departamento Pessoal 15 de junho de Fábio Momberg Graziela Garcia Priscila Suzuki Seminário Mensal do Departamento Pessoal Apresentadores: Erica Nakamura Fábio Momberg Graziela Garcia Priscila Suzuki Verbas rescisórias e aviso prévio Aspectos gerais O contrato de trabalho pode ser firmado

Leia mais

TEMA: SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO

TEMA: SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO TEMA: SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO PREVISÃO LEGAL ARTIGO 471 A 476- A DA CLT SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO CONCEITO. SUSPENSÃO SEMSEM SEM TRABALHO

Leia mais

Secretaria de Relações do Trabalho edita Instrução Normativa estabelecendo procedimentos. na Rescisão Contratual

Secretaria de Relações do Trabalho edita Instrução Normativa estabelecendo procedimentos. na Rescisão Contratual Secretaria de Relações do Trabalho edita Instrução Normativa estabelecendo procedimentos na Rescisão Contratual MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº

Leia mais

Departamento Pessoal

Departamento Pessoal Departamento Pessoal ÍNDICE CAPÍTULO 1 RECRUTAMENTO...7 SELEÇÃO...10 ADMISSÃO...16 CAPÍTULO 2 CONTRATO DE TRABALHO...19 LIVRO OU FICHA DE REGISTRO DE EMPREGADOS...23 CARTEIRA DE TRABALHO...23 LIVRO DE

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016. Confira a autenticidade no endereço

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016. Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR001404/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 20/04/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR019141/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46212.005615/2015-22 DATA DO

Leia mais

Departamento Pessoal Módulo 2

Departamento Pessoal Módulo 2 Departamento Pessoal Módulo 2 ÍNDICE CAPÍTULO 1 1.1 Processo de Rescisão...7 1.1.1 Aviso Prévio...8 1.1.2 Causas do Afastamento...12 1.1.3 Cálculo das Verbas Rescisórias...19 Trabalho de Desenvolvimento

Leia mais

1º, 2º, -art CLT

1º, 2º, -art CLT 1º, 2º, -art. 477 - CLT 1º - O pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão, do contrato de trabalho, firmado por empregado com mais de 1 (um) ano de serviço, só será válido quando feito com a

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista DIREITO DO TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista : formação do vínculo précontratual, contratual e pós-contratual Parte 9 Prof. Guilherme de Luca - RESCISÃO INDIRETA ART. 483 DA CLT - RESCISÃO

Leia mais

O reclamante iniciou a prestação de serviços em favor da primeira reclamada em 02/01/2012. No entanto, mesmo trabalhando sob

O reclamante iniciou a prestação de serviços em favor da primeira reclamada em 02/01/2012. No entanto, mesmo trabalhando sob Excelentíssimo Juiz do Trabalho da Vara de Jose da Silva, nacionalidade, residente na, estado civil, CTPS no., RG, CPF, filho de, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, com procuração em anexo

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017 REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017 E-Social O que é? Sistema de coleta de informação das relações trabalhistas. O sistema entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018, para empresas com faturamento

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego Aviso prévio Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego Aviso prévio Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Cessação do contrato de emprego Aviso prévio Parte II Prof. Cláudio Freitas - TST Aviso prévio SUM -14 CULPA RECÍPROCA. Reconhecida a culpa recíproca na rescisão do contrato de trabalho

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR073406/2017 DATA E HORÁRIO DA TRANSMISSÃO: 31/10/2017 ÀS 16:36 SIND COM VAREJ VEICULOS E PECAS E ACES VEIC NO ERGSUL, CNPJ n. 92.961.523/0001-12,

Leia mais

CAPÍTULO 10 DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO

CAPÍTULO 10 DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO Capítulo 10 DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO 109 CAPÍTULO 10 DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO 1. DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO O décimo terceiro salário é devido aos empregados urbanos, rurais e domésticos, bem como aos trabalhadores

Leia mais

PORTARIA Nº 1, DE 22 DE MARÇO DE 2002

PORTARIA Nº 1, DE 22 DE MARÇO DE 2002 SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO PORTARIA Nº 1, DE 22 DE MARÇO DE 2002 Aprova, revoga, revisa e consolida ementas de orientações normativas da Secretaria de Relações do Trabalho. A Secretária de Relações

Leia mais

SEGURO-DESEMPREGO. São requisitos para a percepção do seguro-desemprego - art. 3, Lei

SEGURO-DESEMPREGO. São requisitos para a percepção do seguro-desemprego - art. 3, Lei SEGURO-DESEMPREGO Benefício temporário que visa promover a assistência financeira do trabalhador desempregado, dispensado sem justa causa ou por despedida indireta. Estão excluídos, pois, os empregados

Leia mais

Escrito por Qua, 17 de Fevereiro de :16 - Última atualização Qua, 14 de Abril de :33

Escrito por Qua, 17 de Fevereiro de :16 - Última atualização Qua, 14 de Abril de :33 CLT - CAPÍTULO V - DA RESCISÃO Art. 477. É assegurado a todo empregado, não existindo prazo estipulado para a terminação do respectivo contrato, e quando não haja ele dado motivo para cessação das relações

Leia mais

INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE

INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE A Lei 6.708/79 e a Lei 7.238/84, ambas no artigo 9º, determinam uma Indenização Adicional, equivalente a um salário mensal, no caso de dispensa

Leia mais

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Palestrante: Estabilidade gestante Estabilidade Acidentária Jornada 12 x 36 Períodos de Intervalo Insalubridade Prof. Cristiano Magalhães 1

Leia mais

Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos

Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos www.fagnersandes.com.br Preparando você para o sucesso! Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos Regulamentado pela Lei Complementar n. 150/15, empregado doméstico é aquele que presta serviços

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Professora: Dulcinéia

DIREITO DO TRABALHO. Professora: Dulcinéia DIREITO DO TRABALHO Professora: Dulcinéia CONTRATO DE TRABALHO Por prazo Indeterminado: Art. 452 CLT - Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro

Leia mais

Palestra. Aviso Prévio Novas Regras. Apoio: Elaborado por: Ana Camila Oliveira de Godoi

Palestra. Aviso Prévio Novas Regras. Apoio: Elaborado por: Ana Camila Oliveira de Godoi Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. EFEITOS E DURAÇÃO DO TRABALHO NOS CONTRATOS DE EMPREGO Descanso no Trabalho: Repouso Anual Férias e Semanal Parte 2

DIREITO DO TRABALHO. EFEITOS E DURAÇÃO DO TRABALHO NOS CONTRATOS DE EMPREGO Descanso no Trabalho: Repouso Anual Férias e Semanal Parte 2 DIREITO DO TRABALHO EFEITOS E DURAÇÃO DO TRABALHO NOS CONTRATOS DE EMPREGO Descanso no Trabalho: Repouso Anual Férias e Semanal Parte 2 Profª. Eliane Conde Férias Proporcionais Para cada mês ou fração

Leia mais

Dr. Paulo Diniz Romualdo

Dr. Paulo Diniz Romualdo Dr. Paulo Diniz Romualdo TEMPO À DISPOSIÇÃO DA EMPRESA art. 4º - incluído o 2º, objetiva não caracterizar como tempo à disposição do empregador o período em que o empregado estiver no seu local de trabalho

Leia mais

Principais Alterações da Reforma Trabalhista

Principais Alterações da Reforma Trabalhista Principais Alterações da Reforma Trabalhista Tema Trabalhista Banco de Horas Contribuição Sindical Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho Danos Morais CLT Vigente NOVAS REGRAS - Mudanças com a Lei

Leia mais

empregado e dispensá-lo do trabalho no período, o empregador indenizará o empregado. Quando ocorre a extinção de contrato de trabalho?

empregado e dispensá-lo do trabalho no período, o empregador indenizará o empregado. Quando ocorre a extinção de contrato de trabalho? Quando ocorre a extinção de contrato de Quando houver a cessação definitiva do vínculo empregatício. Quais as hipóteses de extinção do contrato de por iniciativa do empregado ou do empregador; por culpa

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Cálculo das verbas rescosórias *Adriano Martins Pinheiro Este artigo apontará quais são as verbas rescisórias a serem recebidas após a rescisão. Enumeramos as possibilidades de rescisão:

Leia mais

DECRETO Nº , DE 9 DE MARÇO DE PUBLICADO NO DOU DE 9/03/1973

DECRETO Nº , DE 9 DE MARÇO DE PUBLICADO NO DOU DE 9/03/1973 DECRETO Nº 71.885, DE 9 DE MARÇO DE 1973. PUBLICADO NO DOU DE 9/03/1973 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 81, item III, da Constituição, e tendo em vista o disposto

Leia mais

O professor Douglas Caetano comentou as questões de Direito do Trabalho do concurso TST Confira abaixo e pratique!

O professor Douglas Caetano comentou as questões de Direito do Trabalho do concurso TST Confira abaixo e pratique! O professor Douglas Caetano comentou as questões de Direito do Trabalho do concurso TST 2017. Confira abaixo e pratique! 01. Na nova modalidade de rescisão do contrato de trabalho, introduzida pela Lei

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2017

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2017 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2017 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RS002474/2016 DATA DE REGISTRO NO MTE: 11/10/2016 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR064687/2016 NÚMERO DO PROCESSO: 46218.016116/2016-91 DATA

Leia mais

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas)

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas) GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas) (8) FISCALIZAÇÃO TRABALHISTA Os contratos de terceirização envolvem sério risco para a Administração, que é a possibilidade de responsabilização

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Salário de Contribuição Parcelas Integrantes e não integrantes Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo I - os benefícios da previdência social, nos termos e limites legais, ressalvado o

Leia mais

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA PROJETO ZAC DE CAPACITAÇÃO CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA (ENTRADA EM VIGOR DA LEI N. 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017) 1 TEMA: ASSISTÊNCIA E HOMOLOGAÇÃO SINDICAL DA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

Leia mais

ROTINAS TRABALHISTAS 13º SALÁRIO

ROTINAS TRABALHISTAS 13º SALÁRIO ROTINAS TRABALHISTAS 13º SALÁRIO Alexandre Corrêa INTRODUÇÃO A gratificação de Natal, (13º salário) foi instituída pela Lei nº 4.090/62 e regulamentada pelo Decreto 57.155/65. FORMA DE PAGAMENTO Deve ser

Leia mais

Agendamento de homologações de rescisões

Agendamento de homologações de rescisões Agendamento de homologações de rescisões Agendamento de homologações de rescisões O atendimento das homologações de rescisões prestado pelo Sindppd/RS atende à categoria dos trabalhadores em empresas de

Leia mais

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017 COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA Agosto de 2017 O que é a Reforma Trabalhista? Mudanças na Contratação Mudanças no dia a dia Mudanças na Rescisão INTRODUÇÃO: O QUE É A REFORMA TRABALHISTA

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Licença Não Remunerada

Orientações Consultoria De Segmentos Licença Não Remunerada 11/04/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 Solicitado pelo Empregado... 4 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II material 05. (Lázaro Luiz Mendonça Borges)

DIREITO DO TRABALHO II material 05. (Lázaro Luiz Mendonça Borges) DIREITO DO TRABALHO II material 05 (Lázaro Luiz Mendonça Borges) 5. AVISO PRÉVIO 5.1. Definição de aviso prévio: é uma declaração unilateral receptícia, assim identificada porque somente gera efeito quando

Leia mais

Novos tipos de contrato de trabalho:

Novos tipos de contrato de trabalho: A lei nº. 13.467/17 entrou em vigor no dia 11 de novembro, para melhor auxiliá-los preparamos uma breve síntese sobre as principais mudanças que afetarão as empresas e os trabalhadores. Horas extras: Não

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA... VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA... VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO Hermes Cramacon @hermescramacon OAB - 2ª fase - Prática Trabalhista PEÇA 01 Mauro, residente e domiciliado na cidade de Barueri, foi contratado na função de auxiliar de serviços gerais pela empresa ABC

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROGRAMA CURSO EXTENSÃO EM TRABALHO E PREVIDÊNCIA CAPITULO I - DIREITO DO TRABALHO -- Princípios do Direito do Trabalho -- Relação de Trabalho e Relação de Emprego Natureza jurídica:

Leia mais

Circular Jurídica nº 312 Prazo mínimo de conservação de documentos trabalhistas e previdenciários.

Circular Jurídica nº 312 Prazo mínimo de conservação de documentos trabalhistas e previdenciários. Circular Jurídica nº 312 Prazo mínimo de conservação de documentos trabalhistas e previdenciários. 1) Quais os prazos mínimos previstos na legislação para guarda de documentos trabalhistas, fundiários

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COMERCIÁRIOS DE SÃO PAULO - CAPITAL

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COMERCIÁRIOS DE SÃO PAULO - CAPITAL Circular nº.21/2011 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2011-2012 COMERCIÁRIOS DE SÃO PAULO - CAPITAL O SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL ÓPTICO FOTOGRÁFICO E CINEMATOGRÁFICO NO ESTADO DE SÃO PAULO,

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO PARA

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO PARA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO PARA 2007-2008. Pela presente CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO que celebra de um lado o SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DO MATERIAL ELÉTRICO

Leia mais

RESCISÕES TRABALHISTAS. Por Olavo Pinto Lima

RESCISÕES TRABALHISTAS. Por Olavo Pinto Lima RESCISÕES TRABALHISTAS Por Olavo Pinto Lima Conceitos introdutórios Contrato de Trabalho e suas espécies Espécies de contratos de emprego 1 - Por prazo indeterminado É a forma padrão e comum de contrato.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Aviso prévio e estabilidade definitiva. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Aviso prévio e estabilidade definitiva. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Aviso prévio e estabilidade definitiva Prof. Hermes Cramacon Aviso prévio Consiste em uma comunicação que uma parte faz a outra de que pretende extinguir o pacto laboral. Deve ser concedido

Leia mais

TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA... (NR)... Art. 223-G...

TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA... (NR)... Art. 223-G... TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA Jornada 12 x 36: Art. 59-A. Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação e em legislação específica, é facultado

Leia mais

Principais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho

Principais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho SINPEFESP-(empregados)-SINDELIVRE-(patronal) Principais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013. VIGÊNCIA E DATA-BASE As cláusulas e condições da presente Convenção Coletiva de Trabalho que

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2014/2015. Confira a autenticidade no endereço

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2014/2015. Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2014/2015 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR001403/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 20/04/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR072431/2014 NÚMERO DO PROCESSO: 46212.005616/2015-77 DATA DO

Leia mais

S Aviso Prévio

S Aviso Prévio S-2250 Aviso Prévio Este evento tem como objetivo registrar a comunicação e o possível cancelamento do aviso prévio de iniciativa do empregador ou do empregado, o evento do aviso prévio faz parte dos eventos

Leia mais

NOTA TÉCNICA N2 $8 V 2012/CGRT/SRT/MTE

NOTA TÉCNICA N2 $8 V 2012/CGRT/SRT/MTE Secretaria de Relações do Trabalho Coordenação-Geral de Relações do Trabalho REFERENCIA: Processo n. 46034.000170/2011-69 INTERESSADO: Assessoria Parlamentar ASSUNTO: Lei n 12.506, de 11 de outubro de

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II

DIREITO DO TRABALHO II DIREITO DO TRABALHO II material 05 (Lázaro Luiz Mendonça Borges) 5. AVISO PRÉVIO 5.1. Definição de aviso prévio: é uma declaração unilateral receptícia, assim identificada porque somente gera efeito quando

Leia mais

Direito do Trabalho p/ TRT-CE Prof. Antonio Daud

Direito do Trabalho p/ TRT-CE Prof. Antonio Daud Direito do Trabalho p/ TRT-CE www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr COMO ESTUDAR DIREITO DO TRABALHO P/ TRT-CE? REFORMA TRABALHISTA? 1 Princípios e fontes do direito do trabalho. 8.4 Culpa recíproca.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Término do contrato de trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Término do contrato de trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Término do contrato de trabalho Prof. Hermes Cramacon Resilição do contrato de trabalho Uma ou ambas as partes resolvem, sem justo motivo, romper o pacto laboral. Dispensa sem justa

Leia mais

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização:

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização: As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral Temas : 1 Horas Extras; 2 Intervalos Interjornadas; 3 Intervalos de Refeição e ou Repouso; 4 Substituição e Acúmulo de

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO E DISPENSA DE FUNCIONÁRIOS DO INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES

ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO E DISPENSA DE FUNCIONÁRIOS DO INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES MANUAL DE RH ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO E DISPENSA DE FUNCIONÁRIOS DO INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES APRESENTAÇÃO Srs(as) Gestores(as) de Projetos O presente Manual de RH é um documento de orientação para

Leia mais

FÉRIAS COLETIVAS Fracionamento, Abono Pecuniário, Regime de Tempo Parcial, Procedimentos

FÉRIAS COLETIVAS Fracionamento, Abono Pecuniário, Regime de Tempo Parcial, Procedimentos FÉRIAS COLETIVAS Fracionamento, Abono Pecuniário, Regime de Tempo Parcial, Procedimentos ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO 2. FRACIONAMENTO E PERÍODOS MÍNIMO E MÁXIMO 3. MENORES DE 18 E MAIORES DE 50 ANOS 4. MEMBROS

Leia mais

Estabilidade e. Direito do Trabalho. Garantias Provisórias do Emprego

Estabilidade e. Direito do Trabalho. Garantias Provisórias do Emprego Estabilidade e Direito do Trabalho Garantias Provisórias do Emprego Estabilidade Trata-se de estabilidade provisória que confere garantia temporária ao emprego. É a permanência obrigatória do empregado

Leia mais