LINHA DE PESQUISA TEOLOGIA E SOCIEDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LINHA DE PESQUISA TEOLOGIA E SOCIEDADE"

Transcrição

1 PONTIFÍCIA UNVERIDADE CATÓLICA DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA LINHA DE PESQUISA TEOLOGIA E SOCIEDADE

2 O DIÁLOGO E A ESPERANÇA NA FORMAÇÃO E NA AÇÃO DE LIDERANÇAS PARA O SER MAIS NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE João Ferreira Santiago Orientador: Prof. Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

3 OBJETIVOS Objetivo Geral Identificar a contribuição de Paulo Freire para a vivência do diálogo, da esperança e da construção do Ser Mais na formação e na ação concreta de lideranças dialogantes e esperançosas, sobretudo, nas comunidades eclesiais

4 Objetivos Específicos - Analisar na obra de Paulo Freire os elementos significativos e constitutivos de diálogo, esperança e autonomia e sua importância na formação de sujeitos autônomos e dialogantes - Verificar as exigências do conceito do Ser Mais como objetivo, na formação e na ação e no desenvolvimento de uma comunidade eclesial nos documentos da Igreja - Relacionar os conceitos de educação popular libertadora não formal, com a formação de lideranças para a vivência do Ser Mais e a transformação da realidade nas comunidades, sobretudo eclesiais

5 METODOLOGIA Fazemos nesta pesquisa um estudo bibliográfico. Buscamos nas principais obras de Paulo Freire, Abrir algumas palavras, a nosso ver, de significativa relevância para uma educação libertadora. Refletindo sobre diálogo, esperança, autonomia e libertação, como constituintes de uma educação libertadora. O diálogo que nasce em meio à cultura do silêncio. A esperança que brota aonde existe a desesperança e o medo. Autonomia e Ser Mais gestados na ditadura e no reinado do ser menos.

6 Fazemos com isto, segundo nosso propósito e gosto, à moda freireana, um circulo de cultura, aonde, na comunidade de aprendentes, sentamo-nos com Paulo Freire, Erich Fromm, Pierre Furter, Ernest Bloch, Jürgen Moltmann, entre outros e com as CEBs da Arquidiocese de Curitiba, estabelemos uma relação dialética entre a teoria e a prática. Tendo sempre a educação e a religião como lugares complementares da formação e da educação humanas.

7 Mostramos ainda como se dá a relação teoriaprática na concepção de educação em Paulo Freire, dialogando com às Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Curitiba, através de cinco de suas principais lideranças no documento do GRA Grupo de Reflexão da Arquidiocese.

8 ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA Capítulo 1 Abrimos os conceitos de diálogo e esperança em Paulo Freire, relacionando-os entre si e a educação freireana. Refletimos sobre a importância deles na formação de lideranças democráticas e revolucionárias.

9 DIÁLOGO: Um ato de amor! Lugar de encontro e pronúncia. Abertura para o outro ESPERANÇA: Virtude. Consciência de inacabamento. É casa, não é apenas um abrigo. (Furter) UTOPIA: Filosofia - casa de campo. LIBERDADE: É anterior à fome de pão. O Ser Mais como Vocação Humana (1.1.3 ). Ser Menos INIDGNAÇÃO: O amor e a Justa Raiva CEBs: Pedagogia de Paulo Freire, a TdL Combustível JUSTIÇA: Dever e responsabilidade (Fromm) COMUNIDADE: Escolar de aprendentes. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: Imagem e Interesses (Pinto)

10 ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA Capítulo 2 Nos dedicamos a ontológica vocação de Ser Mais do ser humano. Colocando frente a frente o Ser e o não Ser.

11 A VOCAÇÃO ONTOLÓGICA DE SER MAIS. O Ser Mais e o Ter Mais TRANSFORMAR: A consciência, o a realidade? MOBILIZAÇÃO: A fome e a miséria deixam imersos O TER E O SER: Vocação x conquista - comprometimento LIDERANÇA: Coerência pensar certo. Diálogo X polêmica JUSTA RAIVA: Dela nasce o verdadeiro amor. O Ser Mais. VOCAÇÃO ONTOLÓGICA: Ser Mais e Vida em Abundância. VIEIRA PINTO: Onde há sociedade, há educação. IGREJA: Renasce no Concílio. Reencontra a profecia. SEMENTEIRA: Valores do Reino, justiça e liberdade. FÉ-RAZÃO: Coisas que antes só Deus podia fazer. ALIENAÇÃO: Uma forma de oprimir, uma violência. HUMANISMO: Sem Deus? Contra os pobres. (P.O e GS) VATICANO II: Os sinais do Reino Justiça e Liberdade. PUEBLA: Ao Reino e a Salvação, antes, a Libertação. Consciência da inconclusão como caminho do Ser Mais

12 ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA Capítulo 3 Dialogamos com a Igreja pós-conciliar e que nas Conferências Episcopais Latino- Americanas se constituiram o lugar da libertação humana. A práxis libertadora e o lugar por excelência de Ser Mais.

13 CEBs E EDUCAÇÃO POPULAR FREIREANA: MEDELLIN: Conhecer Deus X Conhecer o homem MAIS HUMANAS: Da miséria ao necessário. Educar é libertar Alfabetizar é Conscientizar EDUC. LIBERTADORA: Indignação Liberdade conscientização PALAVRA: Gentidade. Palavra verdadeira é práxis. EDUCAR PARA A LIBERDADE: Do contrário, e uma farsa. JUSTIÇA: O encontro da educação libertadora de Paulo Freire com a religião libertadora de Medellín e Puebla. As CEBs se fizeram neste contexto, escolas de vida. A liderança democrática e revolucionária em Paulo Freire CEBs: A relação dialética Diálogo-Esperança e Teoria-prática CONCEITO DE FÉ: Fé na vida, Fé na gente, Fé em Deus... MOLTMANN: A Esperança companheira inseparável da fé. Se em Jesus a fé se fez caminhada, em Paulo Freire a caminhada é que se fez fé.

14 REFERÊNCIAL ALBORNOZ, Suzana. Ética e Utopia Ensaio sobre Ernest Bloch. Porto Alegre-RS. Editora Movimento, 2ª Edição, ARNS, Evaristo Paulo. Cardeal da esperança e pastor da Igreja de São Paulo. São Paulo: Paulinas, BEOZZO, José Oscar. O Vaticano II e a Igreja Latino-Americana. São Paulo: Paulinas, Bíblia Sagrada TEB Tradução Ecumênica. BOFF. LEONARDO e BETTO. FREI. Mística e Espiritualidade. 4º edição, Rio de Janeiro: Rocco, CEBI, Centro de Estudos Bíblicos. Leitura Bíblica A juventude mostra o caminho. São Leopoldo-RS: CEBI, CEBI, Centro de Estudos Bíblicos. Teologia da Libertação e Educação Popular a Caminho. São Leopoldo: CEBI, CELAM: Conselho Episcopal Latino-Americano. Conclusões de Medellín. São Paulo. Edições Paulinas, 2ª edição, CELAM: Conselho Episcopal Latino-Americano. Conclusões da Conferência de PUEBLA. São Paulo. Edições Paulinas, 13ª Edição, CELAM: Conselho Episcopal Latino-Americano. Documento de Aparecida. São Paulo. Edições Paulinas, 7ª Edição, 2008.

15 FREIRE, Ana Maria Araújo. (org.) A Pedagogia da Libertação em Paulo Freire. São Paulo; Editora UNESP, FREIRE, Ana Maria Araújo. Pedagogia da Tolerância. São Paulo: Editora UNESP, FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra 44º Edição, 2006a. FREIRE Paulo. Pedagogia da indignação: São Paulo: UNESP 7º Reimpressão, FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Paz e Terra 12º Edição, 2007B. FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Editora Centauro, 3º Edição, 2006b. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra 3Oº Edição, 2007A. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. Edição MST, FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra 16ª Edição, 2009.

16 FROMM, Erich. Do Ter ao Ser.São Paulo. Editora Manole LTDA, FROMM, Erich. O Medo à Liberdade. Rio de Janeiro. Zahar Editores, FROMM, Erich. O Espírito de Liberdade.Rio de Janeiro. Zahar Editores, 4ª Edição, FROM, Erich. A Revolução de Esperança Por uma Tecnologia Humanizada. São Paulo: Zahar Editores, edição Círculo do Livro S.A. FURTER, Pierre. Dialética da Esperança. Rio de Janeiro. Paz e Terra, FURTER, Pierre. Educação e Reflexão. Petrópolis-RJ. Vozes, FURTER, Pierre. Educação e Vida. Petrópolis-RJ. Vozes, 4ª Edição, GADOTTI, Moacir. (Org) Paulo Freire Uma Bibliografia.São Paulo: Cortez, JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O Processo de Escolarização do Ensino Religioso no Brasil.Petrópolis-RJ. Vozes, JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Pastoral Escolar. Petrópolis-RJ. Vozes, 2003.

17 LIMA, Márcia Canhoto de. Paulo Freire e a Administração Escolar A Busca de um Sentido. Brasília. Líber Livro Editora, MENDONÇA, Nelino Azevedo de. Pedagogia da Humanização:a pedagogia humanista de Paulo Freire. São Paulo: Paulus, MÍMEO. SANTIAGO, F. N. Virgínio (Org). Comunidades Eclesiais de Base em Curitiba: uma vida de histórias e uma história de vidas.documento do Grupo de Reflexão da Arquidiocese GRA das Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Curitiba CEBs Curitiba, MOLTMANN Jürgen. Teologia da Esperança.Edições Loyola 3ª edição, PAULO VI.EVANGELII NUNTIANDI, exortação apostólica sobre a evangelização no mundo contemporâneo. São Paulo. Paulinas, PAULO VI. -PAULO VI. POPULORUMPROGRESSIO. Carta Encíclica de sua santidade o Papa Paulo VI -O desenvolvimento dos povos. São Paulo: Paulinas, 12ª edição, PINTO, Álvaro Vieira. As sete lições para a educação de adultos. São Paulo. Cortez Editora, 10ª Edição, 1997.

18 STRECK, Danilo; REDIN e ZITKOSKI (orgs). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte-MG: autêntica, 2ª. Edição, SUNG, Jung Mo. Teologia e Economia.São Paulo: Fonte editorial, VATICANO II: GAUDIUM ET SPES. Constituição pastoral do Concílio Vaticano II sobre a igreja no mundo de hoje. São Paulo: Paulinas, 7ª edição, VATICANO II: LÚMEN GENTIUM.Constituição Dogmática do Concílio Ecumênico Vaticano II sobre a Igreja. São Paulo: Paulinas, 13ª edição, VATICANO II: DEI VERBUM. Constituição Dogmática sobre a revelação divina. São Paulo: paulinas, 4ª edição, 1998.

19 AGRADECIMENTO A Deus como Senhor e dono da vida, pelas graças que faz em minha vida entre elas por ter me possibilitado me dando saúde, coragem, vontade e inteligência, viver este momento ímpar. Aprender com seres humanos tão especiais como os professores doutores, Sérgio Junqueira, Márcio Luiz Fernandes e Danilo Streck. A minha família, a família Santiago, minha primeira escola de fé, de diálogo e de esperança. A meu pai, o mestre amoroso de todos nós. AGRADECIDO!

20 A PAULO FREIRE: O ANDARILHO DA UTOPIA, DO DIÁLOGO E DA ESPERANÇA.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO JOÃO FERREIRA SANTIAGO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO JOÃO FERREIRA SANTIAGO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO JOÃO FERREIRA SANTIAGO O diálogo e a esperança na construção do Ser Mais em Paulo Freire CURITIBA PARANÁ 2010 JOÂO SANTIAGO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Comunicação e Expressão PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO HORÁRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Comunicação e Expressão PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO HORÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Comunicação e Expressão PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME DA CRÉDITOS CARGA

Leia mais

Conselho Arquidiocesano de Pastoral

Conselho Arquidiocesano de Pastoral Conselho Arquidiocesano de Pastoral Capítulo 1 Marco histórico-eclesial Marco Histórico-Eclesial (VER-JULGAR-AGIR) OS LEIGOS NA ÉPOCA DA CRISTANDADE... A presença e organização dos leigos buscou sempre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA: PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO Profas. Maria Emilia de Castro Rodrigues e Vanessa Gabassa 1º semestre

Leia mais

6 Referências Bibliográficas

6 Referências Bibliográficas 96 6 Referências Bibliográficas 6.1. Documentos da Igreja CONFERÊNCIA EPISCOPAL LATINO AMERICANA DE MEDELLIN. A Igreja na atual transformação da América Latina à luz do Concílio. Petrópolis: Vozes, 1977.

Leia mais

Clamor do momento: Passar de uma Pastoral Bíblica para uma Animação Bíblica da Pastoral (DAp 248).

Clamor do momento: Passar de uma Pastoral Bíblica para uma Animação Bíblica da Pastoral (DAp 248). Clamor do momento: Passar de uma Pastoral Bíblica para uma Animação Bíblica da Pastoral (DAp 248). Na América Latina, a caminhada bíblica pode ser caracterizada em três etapas: quatro décadas de semeadura;

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas 1. BÍBLIA Bíblia de Jerusalém (BJ), São Paulo, Paulinas, 1981. 2. DOCUMENTOS DO MAGISTÉRIO Gaudium et Spes e Lumem Gentium in: Compêndio do Vaticano II: Constituições, Decretos,

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 130 6 Referências bibliográficas Documentos do Magistério Documentos Pontifícios COMPÊNDIO VATICANO II. Constituições, decretos e declarações. 26ª ed. Petrópolis: Vozes, 1997. 743 pp. JOÃO PAULO II. Carta

Leia mais

Cidadania. CATÁLOGO DA LIVRARIA Gerado em: 5 de abril de A Caminhada do Povo de Deus

Cidadania. CATÁLOGO DA LIVRARIA Gerado em: 5 de abril de A Caminhada do Povo de Deus Page 1 of 9 Cidadania A Caminhada do Povo de Deus R$5,50 A caminho R$11,00 A paz voltará a reinar. Círculos bíblicos sobre a superação da violência. R$5,60 A prática do silêncio / Ebook PDF R$6,85 A Terra

Leia mais

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo 1 A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico Tiago Nascimento Nigro Pe. Luiz Henrique Bugnolo Faculdade Católica de Filosofia e Teologia de Ribeirão Preto. Durante o período de elaboração do novo

Leia mais

500 anos de Cristianismo na América Latina. A Leitura Popular da Bíblia: À Procura da Moeda Perdida

500 anos de Cristianismo na América Latina. A Leitura Popular da Bíblia: À Procura da Moeda Perdida Page 1 of 10 Tudo por até R$ 5,00 500 Anos - Resistência e Memória 500 anos de Cristianismo na América Latina A criação toda geme... e conclama à solidariedade (At 11,19-28,13). 2ª parte A Impaciência

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Curso: TEOLOGIA

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Curso: TEOLOGIA PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Curso: TEOLOGIA Disciplina: Missiologia Área: Sistemática Período: 3º Ano: 2016 Semestre: 1º Horas: 36 Créditos: 2 Professora: Drª Alzira Munhoz 1. Ementa: Missão encontra

Leia mais

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial Roteiro de leitura e síntese para compreender o significado da Comunidade Eclesial Comunidade Eclesial Sinal do Reino no presente e no futuro O livro está dividido em 4 capítulos: Refletindo sobre Comunidade

Leia mais

Teologia Afro (ou Negra) da Libertação : balanço e perspectivas

Teologia Afro (ou Negra) da Libertação : balanço e perspectivas Mutirão de Revistas de Teologia Latino-americanas - Comunicação Teologia Afro (ou Negra) da Libertação : balanço e perspectivas Afro (or Black) Liberation Theology: balance and perspectives Marcos Rodrigues

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CURSO: Pedagogia. Período: Não definido. Semestre de Ingresso: 1º. C.H. Teórica: 40h

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CURSO: Pedagogia. Período: Não definido. Semestre de Ingresso: 1º. C.H. Teórica: 40h PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Pedagogia Disciplina: Educação de Jovens e Adultos Professor: Renato Ribeiro Período Letivo: 2 sem/2016 Série: 5ª Série 6ª Série Período: Não definido C.H. Teórica:

Leia mais

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE INTRODUÇÃOODUÇÃO Só uma Igreja missionária e evangelizadora experimenta a fecundidade e a alegria de quem realmente realiza sua vocação. Assumir

Leia mais

FORTE, B. À escuta do outro: filosofia e revelação. [Tradução de Mário José Zambiasi]. São Paulo: Paulinas, 2003.

FORTE, B. À escuta do outro: filosofia e revelação. [Tradução de Mário José Zambiasi]. São Paulo: Paulinas, 2003. 6 Bibliografia Obras do autor FORTE, B. À escuta do outro: filosofia e revelação. [Tradução de Mário José Zambiasi]. São Paulo: Paulinas, 2003.. A experiência de Deus em Jesus Cristo. Concilium. As múltiplas

Leia mais

A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS

A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS 1 A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS Eixo Temático 2: Didática, profissão docente e políticas públicas Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares 1

Leia mais

6. Referências Bibliográficas

6. Referências Bibliográficas 112 6. Referências Bibliográficas ALCKIMIN, M. L. Caminhos de Solidariedade. São Paulo: Gente, 2001. ALVES, Luís Alberto Sousa; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (Org.), Educação Religiosa, Construção

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE CATEQUESE

CONGRESSO INTERNACIONAL DE CATEQUESE CONGRESSO INTERNACIONAL DE CATEQUESE Roma, 26 de Setembro de 2013 Hoje teve início o Congresso Internacional de Catequese na cidade do Vaticano, com o tema: O Catequista, Testemunha da Fé, com a participação

Leia mais

IDENTIDADE E MISSÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS: a participação dos leigos na missão da igreja na perspectiva da CNBB

IDENTIDADE E MISSÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS: a participação dos leigos na missão da igreja na perspectiva da CNBB Anais Eletrônicos da Semana de Teologia ISSN 2238-894X XXII Semana de Teologia Simpósio Internacional de Mariologia Maria no Mistério de Cristo e da Igreja Recife, 10 a 12 de maio de 2017 IDENTIDADE E

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO ENTRADA EM MARÇO DE 2015 Edital n.º

Leia mais

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR)

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR) Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA Sandra Amarantes ¹, Maicon Silva ² IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453 - Porto Seguro, PR) ÉTICA E HUMANIZAÇÃO NO

Leia mais

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP 2019-2021 CURSO GERAL DA MATURIDADE DA FÉ Local: Igreja dos Santos Mártires Dias de formação: segundas e quintas Horário: 20h.30 às 22h.30

Leia mais

a n a o n s o s d o d o C on o c n í c l í i l o i o V a V t a ic i a c n a o n o I I

a n a o n s o s d o d o C on o c n í c l í i l o i o V a V t a ic i a c n a o n o I I 1962-20122012 50 anos do Concílio Vaticano II Temos um passado nublado em relação ao uso e à leitura da Palavra de Deus. A Reforma Protestante e o Concílio de Trento (1545) evitaram que a Bíblia chegasse

Leia mais

DIMENSÃO TEOLÓGICA NOTA PRÉVIA

DIMENSÃO TEOLÓGICA NOTA PRÉVIA DIMENSÃO TEOLÓGICA NOTA PRÉVIA As páginas a seguir reúnem, sem muita elaboração, as contribuições vindas das oficinas regionais. Percebe-se que haverá muito a fazer até conseguir um subsídio adequado.

Leia mais

O MAGISTÉRIO DA IGREJA NA FORMAÇÃO

O MAGISTÉRIO DA IGREJA NA FORMAÇÃO O MAGISTÉRIO DA IGREJA NA FORMAÇÃO ENCONTRO NACIONAL DO MINISTÉRIO DE FORMAÇÃO - 2013 3 PILARES DA REVELAÇÃO PÚBLICA (Catec. 65) Sagrada Escritura - Palavra de Deus dirigida ao Homem por inspiração e escrita

Leia mais

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Princípios para uma Catequese Renovada Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Por que Renovada? Podemos renovar o que ainda não existe? Como renovar? Introdução A renovação atual da catequese nasceu para

Leia mais

Sérgio Albuquerque Damião

Sérgio Albuquerque Damião Sérgio Albuquerque Damião Reino de Deus e Opção pela Insignificância. A partilha da mesa, símbolo e sinal da relação de Jesus com os pobres, como paradigma para a sacramentalidade eclesial. Dissertação

Leia mais

MINICURSO. Re-buscando o sul da educação católica. A contribuição da ecologia integral para repensar o humanismo solidário Vitor Hugo Mendes

MINICURSO. Re-buscando o sul da educação católica. A contribuição da ecologia integral para repensar o humanismo solidário Vitor Hugo Mendes MINICURSO Re-buscando o sul da educação católica. A contribuição da ecologia integral para repensar o humanismo solidário Vitor Hugo Mendes minicurso - TRES PARTES Re-buscando o sul da educação católica.

Leia mais

Aulas Previstas Para Lecionação de Para Avaliação 1. 1º Período

Aulas Previstas Para Lecionação de Para Avaliação 1. 1º Período PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 12º ANO DE ESCOLARIDADE 2016/2017 Períodos Escolares 1º Período Temas/Conteúdos programáticos CIÊNCIA E RELIGIÃO Qual é o domínio

Leia mais

Cultura do bem-viver Partilha e poder Círculos Bíblicos sobre Fé e Política

Cultura do bem-viver Partilha e poder Círculos Bíblicos sobre Fé e Política Cultura do bem-viver Partilha e poder Círculos Bíblicos sobre Fé e Política Carlos Mesters Francisco Orofino Iser Assessoria CEBI 2013 Centro de Estudos Bíblicos Rua João Batista de Freitas, 558 B. Scharlau

Leia mais

O Vaticano II possibilitou, dessa forma, uma nova concepção teológica da salvação. A salvação não é colocada antes ou depois do mundo, mas dentro do

O Vaticano II possibilitou, dessa forma, uma nova concepção teológica da salvação. A salvação não é colocada antes ou depois do mundo, mas dentro do 1. Introdução O Concílio Vaticano II (1962-1965) se constitui no maior evento da Igreja Católica no século XX. O Concílio provocou um movimento grandioso de abertura da Igreja à realidade histórica, retomando

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas Referências Bibliográficas ANTONCICH, Ricardo; SANS, José Miguel M. Ensino Social da Igreja. Série IV: A Igreja, Sacramento de Libertação. Tradução de Jaime Clasen. Petrópolis: Editora Vozes, 1987. BARCELLOS,

Leia mais

INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS

INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS 23. Muitas são as modalidades de formação dos catequistas tais como cursos, jornadas, encontros, semanas catequéticas,

Leia mais

Cesar Augusto Kuzma. Tese de Doutorado

Cesar Augusto Kuzma. Tese de Doutorado Cesar Augusto Kuzma O futuro de Deus na missão da esperança cristã Um estudo da escatologia na Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann em aproximação com a Teologia Latino-Americana da Libertação no contexto

Leia mais

Coordenação Pastoral

Coordenação Pastoral Coordenação Pastoral Necessidade de um Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Dom Jaime colocou esta função como necessária. Diz ele: Falta um plano diocesano de Pastoral, com linhas de ação em comum..

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: TEOLOGIA. Ano: 2018 Período: 3º Semestre: 1º Horas: 72 Créditos: 04

PLANO DE ENSINO. Curso: TEOLOGIA. Ano: 2018 Período: 3º Semestre: 1º Horas: 72 Créditos: 04 PLANO DE ENSINO Curso: TEOLOGIA Disciplina: Cristologia Área: Teologia Ano: 2018 Período: 3º Semestre: 1º Horas: 72 Créditos: 04 Professor: José Luiz Izidoro Ementa O método na Cristologia latino-americana.

Leia mais

CEBs ROMEIRA DO REINO NO CAMPO E NA CIDADE JUSTIÇA E PROFECIA A SERVIÇO DA VIDA

CEBs ROMEIRA DO REINO NO CAMPO E NA CIDADE JUSTIÇA E PROFECIA A SERVIÇO DA VIDA 1 CEBs ROMEIRA DO REINO NO CAMPO E NA CIDADE JUSTIÇA E PROFECIA A SERVIÇO DA VIDA INTRODUÇÃO: O objetivo deste texto é refletir sobre a caminhada das Comunidades Eclesiais de Base, tanto no passado (de

Leia mais

ANO DO LAICATO. 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de SOLENIDADE DE CRISTO REI Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

ANO DO LAICATO. 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de SOLENIDADE DE CRISTO REI Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas ANO DO LAICATO 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018 SOLENIDADE DE CRISTO REI Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas 275, letra i: Realizar o Ano do Laicato, comemorando os 30 anos do Sínodo

Leia mais

COMO IGREJA POVO DE DEUS:

COMO IGREJA POVO DE DEUS: Objetivo Geral: COMO IGREJA POVO DE DEUS: Celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; Aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; Testemunhar Jesus Cristo

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS PASTORAL DO DÍZIMO ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS A 53ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB 2015) e 54ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB -2016) discutem profundamente sobre o tema do Dízimo e fazem emendas

Leia mais

Assessoria da Área Pedagógica

Assessoria da Área Pedagógica Assessoria da Área Pedagógica Jane Carla Claudino Tosin jtosin@positivo.com.br 0800 725 3536 Ramal 1171 Imagem: http://escolakids.uol.com.br/dia-das-comunicacoes.htm acesso em 04/05/2016 Educação humanizada

Leia mais

MISSIOLOGIA. Missão e juventude

MISSIOLOGIA. Missão e juventude MISSIOLOGIA Cesar Leandro Ribeiro O cristianismo é uma religião marcada por uma série de aspectos próprios e indispensáveis para sua existência, sendo um deles justamente a missão, condição que se fez

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas Referências Bibliográficas ALMEIDA, A. Apostolicam Actuositatem. Texto e comentário. São Paulo: Paulinas, 2012.. Igrejas locais e colegialidade episcopal. São Paulo: Paulus, 2001. Leigos em que? Uma abordagem

Leia mais

DIMENSÃO TEOLOGIA NA OBRA DE PAULO FREIRE. Resumo

DIMENSÃO TEOLOGIA NA OBRA DE PAULO FREIRE. Resumo 1 DIMENSÃO TEOLOGIA NA OBRA DE PAULO FREIRE Josinaldo Dantas Resumo O objetivo deste estudo é abordar a dimensão teológica na obra de Paulo Freire partindo do surgimento de obras teológicas que em tempos

Leia mais

PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL

PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL 15/8/2011 CONSELHO DE PASTORAL DIOCESE DE CARAGUATATUBA 16/06/2010 PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL A pastoral consiste em atualizar para o nosso tempo as atitudes de Jesus como bom pastor. A boa

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas 1. Documentos do Magistério CELAM. A Igreja na atual transformação da América Latina à luz do Concílio. II CELAM: Medellín. Petrópolis: Ed. Vozes, 1980.. A evangelização no presente

Leia mais

Anotações ÓQUIA PAR 8 1

Anotações ÓQUIA PAR 8 1 APRESENTAÇÃO Esta presente cartilha quer ajudar as Paróquias e Organismos Pastorais a se organizarem para a recepção do Estandarte da Sagrada Família. Também acompanha propostas de atividades para os dias

Leia mais

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral Comissão Diocesana Especial para o Laicato Bispo: Dom Francisco Carlos Bach Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora: Pe. Sergio da Silva Leigos e Leigas: Adalberto S Oligini; Alice Melz; Carla Maria

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 05/06 PLANIFICAÇÃO ANUAL ENSINO SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC)- 0ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC de8 junho

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Sumário Introdução 1. A compreensão do dízimo 1.1 Os fundamentos do dízimo 1.2 O que é o dízimo? 1.3 As dimensões do dízimo 1.4 As finalidades do dízimo 2. Orientações

Leia mais

LIBERTAR-SE A SI E AOS OPRESSORES: A TAREFA HUMANISTA DOS OPRIMIDOS

LIBERTAR-SE A SI E AOS OPRESSORES: A TAREFA HUMANISTA DOS OPRIMIDOS LIBERTAR-SE A SI E AOS OPRESSORES: A TAREFA HUMANISTA DOS OPRIMIDOS Gilnei da Rosa 1 Introdução O Homem nasce com possibilidade de tornar-se humano, mas somente chega a sê-lo, efetivamente, na e através

Leia mais

A criação toda geme... e conclama à solidariedade (At 11,19-28,13). 2ª parte. A nova justiça do Reino de Deus

A criação toda geme... e conclama à solidariedade (At 11,19-28,13). 2ª parte. A nova justiça do Reino de Deus Círculos bíblicos A Caminhada do Povo de Deus R$5,50 A Economia do Reino. Círculos Bíblicos sobre a Partilha R$5,60 A criação toda geme... e conclama à solidariedade (At 11,19-28,13). 2ª parte A nova justiça

Leia mais

* Compreender as noções essências de Filosofia, Lógica, Filosofia das Ciências e Cultura;

* Compreender as noções essências de Filosofia, Lógica, Filosofia das Ciências e Cultura; Page 1 of 5 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Fundamentos da Filosofia Educador: João Nascimento Borges Filho 1- DISCIPLINA:

Leia mais

FERNANDES, Leonardo Agostini (Org.).

FERNANDES, Leonardo Agostini (Org.). ISSN 1676-3742 DOI:10.17771/PUCRio.ATeo.29097 FERNANDES, Leonardo Agostini (Org.). Gaudium et Spes em questão: reflexões bíblicas, teológicas e pastorais. São Paulo: Paulinas, 2016, 184p. ISBN 9788535642360

Leia mais

TEMA: EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

TEMA: EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA PROJETO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EJA: TEMAS PARA A PRÁTICA EDUCATIVA TEMA: EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Leia mais

Animação bíblica da escola

Animação bíblica da escola Animação bíblica da escola Coleção Animação Bíblica Da Pastoral Bíblica à Animação Bíblica da Pastoral, Gabriel Naranjo Salazar A animação Bíblica da Pastoral: sua identidade e missão, Santiago Silva Retamales

Leia mais

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida 2017 2020 1 A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, por meio do seu Plano de Ação Pastoral, inserido no Projeto de Evangelização Proclamar

Leia mais

1ª PARTE I. U M C O N T E X T O C U L T U R A L, S O C I A L E E C L E S I A L

1ª PARTE I. U M C O N T E X T O C U L T U R A L, S O C I A L E E C L E S I A L 1ª PARTE I. U M C O N T E X T O C U L T U R A L, S O C I A L E E C L E S I A L n 1. JOVENS: não à injustiça; não à cultura do descarte, nem a globalização da indiferença. n 2. Busca de uma terra nova...

Leia mais

Saldão de Livros. CATÁLOGO DA LIVRARIA Gerado em: 26 de março de anos de Cristianismo na América Latina. 500 Anos - Resistência e Memória

Saldão de Livros. CATÁLOGO DA LIVRARIA Gerado em: 26 de março de anos de Cristianismo na América Latina. 500 Anos - Resistência e Memória Page 1 of 8 Saldão de Livros 500 Anos - Resistência e Memória 500 anos de Cristianismo na América Latina A caminho R$11,00 A Terra Pertence a Deus A um passo da vitória, a caminho do perdão R$5,70 A Vida

Leia mais

A CARTA DE IDENTIDADE CARISMÁTICA DA FAMÍLIA SALESIANA DE DOM BOSCO

A CARTA DE IDENTIDADE CARISMÁTICA DA FAMÍLIA SALESIANA DE DOM BOSCO A CARTA DE IDENTIDADE CARISMÁTICA DA FAMÍLIA SALESIANA DE DOM BOSCO Notas de apresentação e propostas de leitura para os membros da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) 1 Critério seguido Unificar numa

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Principais autores PAULO FREIRE Prof. Stephanie Gurgel Paulo Freire Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, Recife, Pernambuco. Formou-se em Direito, mas preferiu

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

III Congresso Vocacional. Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19).

III Congresso Vocacional. Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19). III Congresso Vocacional Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19). Marco Operacional - Agir Objetivos da III Parte: - Consolidar

Leia mais

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir

Leia mais

1º Congresso Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo. Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo Mateus 5, 13-16

1º Congresso Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo. Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo Mateus 5, 13-16 1º Congresso Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo Mateus 5, 13-16 Aristides Luís Madureira www.editoraapartilha.com.br 0800 9402244 aristides@editoraapartilha.com.br

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. LINHA DE PESQUISA: Religião e Sociedade na Literatura Sagrada

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. LINHA DE PESQUISA: Religião e Sociedade na Literatura Sagrada PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO LINHA DE PESQUISA: Religião e Sociedade na Literatura Sagrada DISCIPLINA: Métodos e Interpretação de Textos Sagrados

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas 6.1. Bibliografia do autor GESCHÉ, Adolphe. O mal. São Paulo: Paulinas, 2003. (Coleção Deus para pensar; 1). O ser humano. São Paulo: Paulinas, 2003. (Coleção Deus para pensar;

Leia mais

3ª parte do Texto Base

3ª parte do Texto Base Parte 3 Agir Indicações para ações transformadoras Converter-se aos jovens 3ª parte do Texto Base Composta por três pontos Abrir-se ao novo Eis-me aqui, envia-me Conversão Pastoral É uma atitude de coragem

Leia mais

As estruturas materiais e o desafio da conversão pastoral na Igreja PE. FÁBIO ANTUNES DO NASCIMENTO

As estruturas materiais e o desafio da conversão pastoral na Igreja PE. FÁBIO ANTUNES DO NASCIMENTO As estruturas materiais e o desafio da conversão pastoral na Igreja PE. FÁBIO ANTUNES DO NASCIMENTO Introdução A relação das estruturas materiais e a evangelização SUMÁRIO Por onde começar? Qual é a missão

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA - PPGT MESTRADO E DOUTORADO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA - PPGT MESTRADO E DOUTORADO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA - PPGT MESTRADO E DOUTORADO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO ENTRADA EM AGOSTO

Leia mais

MINISTÉRIOS DO POVO DE DEUS

MINISTÉRIOS DO POVO DE DEUS MINISTÉRIOS DO POVO DE DEUS Novas condições eclesiais A Igreja é como uma família, a filha da mãe Maria. A Igreja, de fato, não é uma instituição fechada em si mesma ou uma associação privada, uma ONG,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas Agrupamento de Escolas de Mira Departamento de Ciências Sociais e Humanas Educação Moral e Religiosa Católica 2016/2017 8º Ano PLANO ANUAL Unidade temática Unidade Letiva 1 - O Amor Humano Nº de aulas

Leia mais

Peregrino nas Estradas de um Mundo Desigual... Salmos de Romaria. A Boa Notícia segundo a Comunidade de Lucas

Peregrino nas Estradas de um Mundo Desigual... Salmos de Romaria. A Boa Notícia segundo a Comunidade de Lucas Page 1 of 14 Uncategorized Eu sabia... por isso fugi. Jonas e a misericórdia e Deus R$7,20 Peregrino nas Estradas de um Mundo Desigual... Salmos de Romaria R$8,00 Venha o Teu Reino. O CEBI e sua Vocação

Leia mais

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 2016-17 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS GRUPO DISCIPLINAR DE EMR 10º Ano 1.º Período APRESENTAÇÃO O programa da disciplina, a Pastoral, a Companhia de Jesus e

Leia mais

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4)

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Tema: Aparecida/SP 05-08/09/19 Pai Santo, todo dom precioso e toda dádiva perfeita de ti procedem. Teu Filho Jesus Cristo anunciou o teu

Leia mais

Onde Situar a Catequese hoje?

Onde Situar a Catequese hoje? Onde Situar a Catequese hoje? Qual é o nosso conceito de catequese? Conceito amplo Itinerário amplo Conceito estrito Limitado ao momento do encontro A CATEQUESE É UMA AÇÃO ESSENCIALMENTE EDUCATIVA AÇÃO

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC 8.º ANO DE EMRC 8.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO O aluno, no final do 8.º ano, deve atingir as metas abaixo indicadas, nos seguintes domínios: Religião e Experiência Religiosa Construir uma chave de

Leia mais

Diretório de Comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari

Diretório de Comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari Diretório de Comunicação Elaboração: Ir. Elide Fogolari Processo de construção do texto Como foi o processo de criação e aprovação do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil? A partir da concepção

Leia mais

Concílio Vaticano II: Suas decorrências para a América Latina e o protagonismo do Laicato

Concílio Vaticano II: Suas decorrências para a América Latina e o protagonismo do Laicato Márcia Terezinha Cesar Miné Geraldo Concílio Vaticano II: Suas decorrências para a América Latina e o protagonismo do Laicato Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 1447 V Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação TEOLOGIA E COMUNICAÇÃO Deus e o Humano a partir do Êxodo e Advento na Teologia de Bruno Forte e Jesús Martin-Barbero v Apresentador 1, Jurema Andreolla 1 (orientador)

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

Informações da disciplina de EMRC 5.º ano. Aulas Previstas (45 minutos )

Informações da disciplina de EMRC 5.º ano. Aulas Previstas (45 minutos ) Departamento de Ciências Socias e Humanas 2016/ 2017 Educação Moral e Religiosa Católica 5.º ano RESUMO DA PLANIFICAÇÃO Informações da disciplina de EMRC 5.º ano Resumo da Planificação: Conteúdos 1.º Período

Leia mais

ANO MARIANO ANO MARIANO É PARA CELEBRAR, COMEMORAR E REAPRENDER EM NOSSA SENHORA

ANO MARIANO ANO MARIANO É PARA CELEBRAR, COMEMORAR E REAPRENDER EM NOSSA SENHORA A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou oficialmente o Ano Mariano, no último dia 21 de setembro, com um celebração na sede da entidade, em Brasília (DF). A celebração dos 300 anos é

Leia mais

CNLB. Conselho Nacional do Laicato do Brasil

CNLB. Conselho Nacional do Laicato do Brasil CNLB Conselho Nacional do Laicato do Brasil Somos leigos e leigas... - Marcados pelo batismo, a maior parcela do Povo de Deus = Igreja - Corresponsáveis pela missão de Jesus = Igreja - De maneira singular,

Leia mais

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir

Leia mais

ELISANGELA HAHN DOS SANTOS SERVIÇO SOCIAL / 2º PERÍODO

ELISANGELA HAHN DOS SANTOS SERVIÇO SOCIAL / 2º PERÍODO ELISANGELA HAHN DOS SANTOS SERVIÇO SOCIAL / 2º PERÍODO ELISANGELALILAH@GMAIL.COM LEONCIO SANTIAGO SERVIÇO SOCIAL / 4º PERÍODO LEONCIOSANTIAGO.LS@GMAIL.COM ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PUCPR LAUDATO

Leia mais

O papel do educador na PUCPR. Clemente Ivo Juliatto

O papel do educador na PUCPR. Clemente Ivo Juliatto O papel do educador na PUCPR Clemente Ivo Juliatto Palestra aos Professores Fevereiro de 2008 O professor da PUCPR não realiza apenas um projeto individual, mas insere-se numa missão institucional. Missão

Leia mais

GRENI. Presença Afro-Ameríndio na vida consagrada

GRENI. Presença Afro-Ameríndio na vida consagrada GRENI Presença Afro-Ameríndio na vida consagrada Greni : É a sigla do grupo de reflexão de religiosos e religiosas negras e indígenas. Um espaço de encontro de encontro e animação destes, porém não se

Leia mais

Bruno Capelari Bruno Castro João Jobim Larissa H. Leonardo Pedro Petter David Oliveira Fernando Miranda José Antonio Victor Vinícius

Bruno Capelari Bruno Castro João Jobim Larissa H. Leonardo Pedro Petter David Oliveira Fernando Miranda José Antonio Victor Vinícius Objetivo 5 INTEGRANTES Gabriella Maccare Joyce Larissa B. Letícia Marques Mariana Moreira Raphael Fernanda Gabriela Silva Giulia Pedro Hypolito Renan Gabriela Zalaf Julia Lívia Nicole Mariana Andrade TEMA

Leia mais

PAUTA AVISOS PCG QUEM FOI PAULO FREIRE? (VÍDEO) SEU PENSAMENTO (PEDAGOGIA DO OPRIMIDO) VIRTUDES DO EDUCADOR (DINÂMICA) REFLEXÃO

PAUTA AVISOS PCG QUEM FOI PAULO FREIRE? (VÍDEO) SEU PENSAMENTO (PEDAGOGIA DO OPRIMIDO) VIRTUDES DO EDUCADOR (DINÂMICA) REFLEXÃO PAUTA AVISOS PCG QUEM FOI PAULO FREIRE? (VÍDEO) SEU PENSAMENTO (PEDAGOGIA DO OPRIMIDO) VIRTUDES DO EDUCADOR (DINÂMICA) REFLEXÃO POR QUE PAULO FREIRE? Estamos numa escola nova, que visa desenvolver alunos

Leia mais

A Mística do Educador:

A Mística do Educador: A Mística do Educador: A educação popular é um ato de amor. É um gesto humano e político de entrega a fim de que as pessoas se realizem como gente, como classe e como povo. A missão educativa junto a sujeitos

Leia mais

ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI. A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25)

ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI. A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25) ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25) INTRODUÇÃO Aspectos históricos XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos 05 a 25 de

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado

Leia mais

Pedagogia de Jesus parte 2

Pedagogia de Jesus parte 2 Programa MAIS UM POUCO Formação para Escola Dominical Pedagogia de Jesus parte 2 Andreia Fernandes Oliveira Objetivo Pensar, a partir da pedagogia de Jesus, a prática pedagógica na Escola Dominical. A

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de

Leia mais