LITERATURA: A MODERNIDADE, OS MODERNISMOS, O CONTEMPORÂNEO Linha de Pesquisa: Literatura, História e Sociedade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LITERATURA: A MODERNIDADE, OS MODERNISMOS, O CONTEMPORÂNEO Linha de Pesquisa: Literatura, História e Sociedade"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PPGLit / CECH / PROPG 1º. Semestre de 2016 Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim 4as feiras, das 14 às 18h. LITERATURA: A MODERNIDADE, OS MODERNISMOS, O CONTEMPORÂNEO Linha de Pesquisa: Literatura, História e Sociedade EMENTA: Modernidade e modernismo. Ironia e Analogia. Criação e autorreflexão. Ruptura, invenção e tradição. Esgotamento das vanguardas. Leituras do cânone e escritores críticos. Metalinguagem e memória. Pensamento, paisagem e criação. Pósutopia na literatura contemporânea. Subjetividade e corpo. Linguagem e experiência. Memória.. OBJETIVOS: O objetivo da disciplina é oferecer discussões acerca da modernidade literária, estabelecendo diferenças entre este conceito, a noção de moderno e os modernismos. Visa, ainda, abordar, por meio de textos literários e críticos, os procedimentos da analogia, ironia e a intensificação dos processos metalinguísticos e auto-reflexivos que se instauram na linguagem literária a partir de meados do século XIX. Pretende-se, com isso, fornecer meios para que a discussão abarque tanto os processos de invenção, quanto a leitura do cânone, a ascensão e declínio das vanguardas e a emergência, no final do século XX, de formas que se assentam nas relações entre corpo, linguagem e subjetividade, marcadas pela experiência e pela renovação e/ou manutenção das formas da tradição, tendo como constante a mediação da memória. PERFIL DESTA OFERTA : Tomando como base fundamental para as leituras e as discussões sobre os principais tópicos da ementa e dos objetivos, a obra ficcional da escritora portuguesa Agustina Bessa-Luis será o eixo primordial desta disciplina. Do seu texto fundamental (A sibila, 1954), surgirá o alicerce para as reflexões em torno dos conceitos de modernidade, modernismo(s) e contemporaneidade e sua inserção nos diferentes momentos da segunda metade do século XX em Portugal. Em seguida, focalizando um romance de cada década, após o evento do 25 de abril de 1974 (a Revolução dos Cravos), a saber : A corte do Norte (1986), Um cão que sonha (1997) e A ronda da noite (2006), procuraremos evidenciar como os conceitos estudados se adequam à trajetoria da escritora e como esta se consolida como um caso singular na literatura portuguesa contemporânea. CRONOGRAMA 1) DE MODERNIDADE, MODERNISMOS E CONTEMPORANEIDADE NA FICÇÃO PORTUGUESA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX 1.1. Algumas reflexões em torno dos caminhos teóricos e dos conceitos (Modernidade / Modernismo / Contemporâneo); 1.2. O Neo-Realismo, o Existencialismo e o Pós-Modernismo faces do século XX português; 1.3. Agustina Bessa-Luís: o seu tempo e o tempo das mulheres 2) TENDÊNCIAS DA FICÇÃO AGUSTINIANA: 2.1. A escrita de autoria feminina; 2.2. O Neo-Barroco;

2 2.3. O Neo-Romântico; 2.4. O Pós-Moderno; 3) MOMENTOS DA FICÇÃO: 3.1. A Sibila (1954) o início; 3.2. A corte do Norte (1987) a história; 3.3. Um cão que sonha (1997) a condição feminina; 3.4. A ronda da noite (2006) as artes. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS De Agustina Bessa-Luis: BESSA-LUÍS, Agustina. A corte do Norte. Lisboa: Guimarães Editores, A ronda da noite. Lisboa: Guimarães Editores, A Sibila. Lisboa: Guimarães Editores, Um cão que sonha. Lisboa: Guimarães Editores, Teoria e crítica (a escolher com a turma os títulos mais pontuais para as discussões): AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Trad.: Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, ARGAN, Giulio Carlo. Imagem e persuasão. Ensaios sobre o barroco. São Paulo: Companhia das Letras, BENJAMIN, Walter. A modernidade e os modernos. Trad.: Heidrun Krieger Mnedes da Silva, Arlete de Brito e Tania Jatobá. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, Obras escolhidas III. Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. Trad.: José Martins Barbosa, Hemerson Alves Batista. São Paulo: Brasiliense, CALABRESE, Omar. A Idade Neobarroca. Lisboa: Edições 70, CALINESCU, Matei. Cinco faces da modernidade: modernismo, vanguarda, decadência, kitsch, pós-modernismo. Trad.: Jorge Menezes. Lisboa: Vega, CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad.: Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Trad.: Cleonice P. B. Mourão, Consuelo F. Santiago, Eunice D. Galéry. Belo Horizonte: Editora da UFMG, FERNANDES, Maria Lucia Outeiro. Narciso no labirinto de espelhos. Perspectivas pós-modernas na ficção de Roberto Drummond. São Paulo: Cultura Acadêmica, FOKKEMA, Dowe. História literária: modernismo e pós-modernismo. Trad.: Abel Barros Baptista. Lisboa: Vega, HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo: história, teoria, ficção. Trad.: Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

3 . The politics of PostModernism. London: Routledge, MORETTI, Franco (org.). A cultura do romance. Trad.: Denise Bottmann. São Paulo: Cosac Naif, SARDUY, Severo. Barroco. Trad.: Maria Lourdes Júdice e José Manuel de Vasconcelos. Lisboa: Vega, TAVARES, Manuela. Feminismos: percursos e desafios ( ). Porto: Texto Editora, Ficção portuguesa (2ª. metade do século XX (fundamentação para contextualização e análise das obras): ARNAUT, Ana Paula. Post-Modernismo no romance português contemporâneo. Coimbra: Almedina, GIROLA, Maristela Kirst de Lima. Entre a casa e a rua. O espaço ficcional e a personagem feminina no romance português da segunda metade do século XX. Curitiba: Juruá Editora, GOMES, Álvaro Cardoso. A voz itinerante. Ensaio sobre o romance português contemporâneo. São Paulo: EdUSP, LIMA, Isabel Pires de. Traços pós-modernos na ficção portuguesa actual. Semear. Revista da Cátedra àdre António Vieira de Estudos Portugueses. no. 4. Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2000, p REIS, Carlos. História crítica da literatura portuguesa. Do Neo-Realismo ao Post- Modernismo. Porto: Verbo, SEIXO, Maria Alzira. A palavra do romance. Ensaios de genologia e análise. Lisboa: Comunicação, Para um estudo da expressão do tempo no romance português contemporânea. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, Para uma leitura crítica da ficção em Portugal no século XX. Anos quarenta a noventa. In:. Outros erros. Ensaios de Literatura. Porto: Edições Asa, Sobre Agustina Bessa-Luis: BULGER, Laura Fernanda. A Sibila. Uma superação inconclusa. Lisboa: Guimarães Editores, As máscaras da memória. Estudos em torno da obra de Agustina. Lisboa: Guimarães, O ângulo crítico do entendimento do mundo. Estudos em torno da ficção de Agustina. Lisboa: Edições Colibri, 2007.

4 CALDAS, Tatiane Alves Soares. Figurações do feminino em Agustina Bessa-Luís. Revista do Centro de Estudos Portugueses. vol. 31, no. 46. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2011, p DUMAS, Catherine. Estética e personagens nos romances de Agustina Bessa-Luis. Porto: Campo das Letras, FILIZOLA, Anamaria. Agustina Bessa-Luís: coração e sangue. In: FERNANDES, Annie Gisele & OLIVEIRA, Paulo Motta (org.). Literatura portuguesa aquém-mar. São Paulo: Komedi, 2005, p O cisco e a ostra: Agustina Bessa-Luís biógrafa. Campinas: IEL/UNICAMP, Tese de Doutorado em Teoria e História Literária. Disponível em HELENO, José Manuel. Agustina Bessa-Luis: a paixão da incerteza. Lisboa: Fim-deséculo, LEÃO, Isabel Vaz Ponce de (org.). Estudos Agustinianos. Porto: Edições da UFP, LOPES, Silvina Rodrigues. Agustina Bessa-Luís: as hipóteses do romance. Porto: Edições ASA, A alegria da comunicação. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, LOURENÇO, Eduardo. O canto do signo. Existência e literatura ( ). Lisboa: Presença, MACHADO, Álvaro Manuel. Agustina Bessa-Luís: Neo-Romantismo e Pós- Modernidade. In:. Do Romantismo aos Romantismos em Portugal. Lisboa: Presença, 1996, p Agustina Bessa-Luís. O imaginário total. Lisboa: Dom Quixote, A abertura das palavras. Ensaios de Literatura Portuguesa. Lisboa: Presença, MAGALHÃES, Isabel Allegro de. O sexo dos textos e outras leituras. Lisboa: Caminho, O tempo das mulheres. A dimensão temporal na escrita feminina contemporânea. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, MARINHO, Maria de Fátima. Um poço sem fundo. Novas reflexões sobre Literatura e História. Porto: Campo das Letras, 2005.

5 MENDONÇA, Fernando. Ficção de autoria feminina ou o sabor da solidão. In:. A literatura portuguesa no século XX. São Paulo: HUCITEC, 1973, p OLIVEIRA, Simone Monteiro de. A Sibila: um romance e ritmo de rocking-chair. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa.. O Estatuto do Narrador na Ficção de Agustina Bessa-Luís. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, Tese de Doutorado em Literatura Portuguesa. PORTELA, Artur. Agustina por Agustina. Entrevista conduzida por Artur Portela. Lisboa: Dom Quixote, POST, François. Agustina Bessa-Luís. A Sibila. Revista do Centro de Estudos Portugueses. vol. 31, no. 46. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2011, p RECTOR, Monica. Em torno do texto e do feminino. In:. Mulher: objecto e sujeito da literatura portuguesa. Porto: Fundação Universidade Fernando Pessoa, 1999, p SCHMIDIT, Simone Pereira. Gênero e História no romance português: novos sujeitos na cena contemporânea. Porto Alegre: Editora da PUCRS, SOARES, Tatiana Alves. Da recriação ao desvelamento: a (des)construção do mito em Agustina Bessa-Luís. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa.

7 Referências Bibliográficas

7 Referências Bibliográficas 7 Referências Bibliográficas ABDALA JR., Benjamin. A escrita neo-realista: análise sócio-estilística dos romances de Carlos de Oliveira e Graciliano Ramos. São Paulo: Ática, 1981.. Os cravos de abril In.

Leia mais

HISTORIA CRÍTICA DA LITERATURA PORTUGUESA

HISTORIA CRÍTICA DA LITERATURA PORTUGUESA HISTORIA CRÍTICA DA LITERATURA PORTUGUESA Direcção de CARLOS REIS Professor Catedrático da Universidade de Coimbra A 399160 Volume IX DO NEO-REALISMO AO POST-MODERNISMO por Carlos Reis Editorial VERBO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: Literatura Portuguesa II PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Pedro Carlos Louzada Fonseca CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas 6 Referências Bibliográficas ARÊAS, Vilma. Honra e paixão versus Passion et Vertu. In: BERARDINELLI, Cleonice. Figuras da Lusofonia. Lisboa: Instituto Camões, 2002. BARCELLOS, José Carlos. Masculinidade

Leia mais

DISCIPLINA: HISTÓRIA E CRÍTICA LITERÁRIA: RELAÇÕES CULTURAIS ENTRE BRASIL E PORTUGAL

DISCIPLINA: HISTÓRIA E CRÍTICA LITERÁRIA: RELAÇÕES CULTURAIS ENTRE BRASIL E PORTUGAL DISCIPLINA: HISTÓRIA E CRÍTICA LITERÁRIA: RELAÇÕES CULTURAIS ENTRE BRASIL E PORTUGAL NÚMERO DE CRÉDITOS: 08 créditos CARGA HORÁRIA: 120 h/a DOCENTE RESPONSÁVEL: Dr. Marcio Roberto Pereira EMENTA A proposta

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS DISCIPLINAS DE PÓS-GRADUAÇÃO OFERECIDAS NO 2º SEMESTRE DE 2017 Programa: 8156 ESTUDOS

Leia mais

Escritura feminina: afirmação, desejo e sonhos em vergonha dos pés, de Fernanda Young

Escritura feminina: afirmação, desejo e sonhos em vergonha dos pés, de Fernanda Young Escritura feminina: afirmação, desejo e sonhos em vergonha dos pés, de Fernanda Young Raquel Martins Alves 1 ; Maria da Glória de Castro Azevedo 2 1 Aluno do Curso de Letras; Campus de Porto Nacional;

Leia mais

4 Referências bibliográficas

4 Referências bibliográficas 4 Referências bibliográficas 4.1 Bibliografia do autor 4.1.1 Romances lidos ao longo do curso ANTUNES, Antônio Lobo. Os Cus de Judas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.. O Manual dos Inquisidores. Rio de

Leia mais

ABRIL LITERATURA, VIOLÊNCIA E AUTORITARISMO: ENFRENTAMENTOS

ABRIL LITERATURA, VIOLÊNCIA E AUTORITARISMO: ENFRENTAMENTOS REVISTA DO NÚCLEO DE ESTUDOS DE LITERATURA PORTUGUESA E AFRICANA DA UFF ABRIL LITERATURA, VIOLÊNCIA E AUTORITARISMO: ENFRENTAMENTOS 20 Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FILOSOFIA GERAL 2º Semestre de 2009 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0114 Sem pré-requisito Docentes: Prof. Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ABDALA JR., Benjamin. Literatura, história e política. São Paulo: Ática, 1989. ALMEIDA, António Ramos de. A arte e a vida. Porto: Latina Editora, 1945. CÉSAR, Maria Cecília

Leia mais

Curso Profissional de Técnico de Artes do Espectáculo Interpretação

Curso Profissional de Técnico de Artes do Espectáculo Interpretação Curso Profissional de Técnico de Artes do Espectáculo Interpretação Turma 1I 1 Bruno Sérgio dos Reis Cardoso a) Admitido 2 Victória Cristiny Ferreira Magalhães a) Admitido 3 Filipa Ferreira Gomes a) Admitido

Leia mais

Ministério da Educação EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO PAUTA DE CHAMADA

Ministério da Educação EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO PAUTA DE CHAMADA Sala: A10 147(...)77 ALICE ROCHA DA COSTA 1 303(...)62 ANA BEATRIZ VALE DE OLIVEIRA 2 143(...)78 ANA CATARINA MOREIRA PÓVOAS 3 157(...)41 ANA CATARINA OLIVEIRA CARVALHO 4 303(...)02 ANA FERREIRA OLIVEIRA

Leia mais

PERÍODO 83.1 / 87.2 PROGRAMA EMENTA:

PERÍODO 83.1 / 87.2 PROGRAMA EMENTA: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PERÍODO 83.1 / 87.2 EMENTA: Os gêneros literários: divisão e evolução. Caracterização segundo critérios intrínsecos e / ou extrínsecos. A teoria clássica e as teorias modernas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DEPARTAMENTO DE LETRAS CCAE Curso de Letras - Inglês

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DEPARTAMENTO DE LETRAS CCAE Curso de Letras - Inglês PROGRAMA DA DISCIPLINA: TEORIA LITERÁRIA I Docente: Profª. Drª. Elaine Cristina Cintra Período: 2017.2 Carga horária: 60 horas Créditos: 4 I. EMENTA Objetivos Geral: Discutir os princípios teóricos fundamentais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA 2 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Rogério Santana CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 64h CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Data realização: quarta, 21 de junho às 09:30 h Sala: B2 15083653 ADRIANA RAQUEL TAVARES MARTINS 1 15255097 ANA MARGARIDA FERNANDES SOARES DE ALMEIDA 2 15922805 ANA SOFIA PINTO FIGUEIRAL 3 30130199 ANA

Leia mais

10 Referências Bibliográficas

10 Referências Bibliográficas 61 10 Referências Bibliográficas BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. CALAFATE RIBEIRO, Margarida. Uma história de regressos: império, guerra colonial e pós-colonialismo.

Leia mais

Anexo à Acta n.º 4, Referência SAS.IPP-02/11 Lista, ordenada alfabeticamente, com os resultados obtidos no método de selecção PROVA DE CONHECIMENTOS

Anexo à Acta n.º 4, Referência SAS.IPP-02/11 Lista, ordenada alfabeticamente, com os resultados obtidos no método de selecção PROVA DE CONHECIMENTOS ADELAIDE MARGARIDA LOPES GOMES DE SOUSA 1,750 Excluído ADELINA MARIA DA MOTA CORREIA ALBANO MANUEL RIBEIRO PEREIRA 7,475 Excluído ALCINA DA CONCEIÇÃO CASTRO PÓVOAS GUEDES ANA CAROLINA COSTA DE CARVALHO

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos 34662 - Escola E.B.2,3 do Cávado Turma : A 2002 1 Ana Catarina Loureiro Silva 1761 2 André Eduardo Dias Santos 11 S S 2007 3 Bruno da Silva Gonçalves S 20 4 Catarina Daniela Boaventura Araújo S 1863 Daniela

Leia mais

Lista Ordenada - Horário 79

Lista Ordenada - Horário 79 Lista Ordenada - Horário 79 Nome da Escola : Grupo de Recrutamento: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão 230 - Matemática e Ciências da Natureza Nº Escola : 151762 Nº Horário

Leia mais

Literatura Brasileira Código HL ª: 10h30-12h30

Literatura Brasileira Código HL ª: 10h30-12h30 Código HL 012 Nome da disciplina VI Turma A 3ª: 07h30-09h30 6ª: 10h30-12h30 Pedro Dolabela Programa resumido Falaremos do romance no Brasil entre 1964 e 1980 sob uma série de perspectivas simultâneas:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Laboratório de Pesquisa e Ensino em História Contemporânea II (HH 130) Créditos:

Leia mais

ID NOME ADMITIDOS/EXCLUIDOS 1 Maria do Carmo Magalhães dos Santos Morais Brito Admitido

ID NOME ADMITIDOS/EXCLUIDOS 1 Maria do Carmo Magalhães dos Santos Morais Brito Admitido ANEXO 1 Lista provisória dos candidatos admitidos/excluídos à Bolsa de Reservas de Assistentes Operacionais Proc.004/2019. ID NOME ADMITIDOS/EXCLUIDOS 1 Maria do Carmo Magalhães dos Santos Morais Brito

Leia mais

Disciplina: História, Literatura e modernidades periféricas : Machado de Assis e Dostoiévski.

Disciplina: História, Literatura e modernidades periféricas : Machado de Assis e Dostoiévski. 1 Disciplina: História, Literatura e modernidades periféricas : Machado de Assis e Dostoiévski. Ementa: Trata-se de apresentar e discutir perspectivas teóricas a respeito das relações entre História e

Leia mais

1 25, Nelson da Silva Auxiliar. 2 24, Paula Cristina Faria Mota. 3 23, Branca Alexandra Pereira Moreira

1 25, Nelson da Silva Auxiliar. 2 24, Paula Cristina Faria Mota. 3 23, Branca Alexandra Pereira Moreira 1 25,126 4183473004 Nelson da Silva Auxiliar 2 24,505 6341243405 Paula Cristina Faria Mota 3 23,947 6473060774 Branca Alexandra Pereira Moreira 4 22,952 9500355248 José Ricardo da Silva Alves 5 22,412

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Escola de Belas Artes - Escola de Ciência da Informação Curso de Museologia PROGRAMA DA DISCIPLINA

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Escola de Belas Artes - Escola de Ciência da Informação Curso de Museologia PROGRAMA DA DISCIPLINA Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Escola de Belas Artes - Escola de Ciência da Informação Curso de Museologia PROGRAMA DA DISCIPLINA DISCIPLINA Usuários da Informação CÓDIGO TGI004 PROFESSOR

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Componente Curricular: Literatura Portuguesa I. Professor(es):

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Componente Curricular: Literatura Portuguesa I. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Letras Língua Portuguesa Semestre/ Módulo: 5º Semestre Componente Curricular: Literatura Portuguesa I Professor(es): Carga Horária: 50 horas Período: 1º Semestre/2017

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Reitoria Gabinete da Reitoria Av. Professor Mário Werneck, 2590

Leia mais

1 38,942 Ana Paula Lemos Machado Correia. 2 36,014 Maria da Graça dos Santos Azevedo. 4 34,340 Maria Jacinta Estrela Pina Gomes

1 38,942 Ana Paula Lemos Machado Correia. 2 36,014 Maria da Graça dos Santos Azevedo. 4 34,340 Maria Jacinta Estrela Pina Gomes CONTRATAÇÃO DE ESCOLA 2015/2016 Grupo de recrutamento Horário n.º: 47 100-Pré Escolar N.º de horas: 25 Ordenação Graduação Profissional Nome 1 38,942 Ana Paula Lemos Machado Correia 2 36,014 Maria da Graça

Leia mais

Tempo de Serviço após da. Classificaç ão Profission ,000 12/06/ ,000 04/09/ ,000 05/06/2002

Tempo de Serviço após da. Classificaç ão Profission ,000 12/06/ ,000 04/09/ ,000 05/06/2002 Nome da Escola : Escola de Fermil, Molares, Celorico de Basto Data final da candidatura : 2017-01-05 Grupo de Recrutamento: 620 - Educação Física Ficheiro gerado em 06/01/2017 12:01:07 : 404070 19 6 Orden

Leia mais

Ano letivo Titulares de cursos médios e superiores

Ano letivo Titulares de cursos médios e superiores Ano letivo - 201516 Titulares de cursos médios e superiores Anulado 3031 3657 João Carlos Traguedo Alfenim Joao Paulo Veloso Rodrigues Inscrição Válida 3571 Ricardo Jorge da Silva Gomes 3212 3033 3151

Leia mais

Concurso Escolas Prioritárias 2009

Concurso Escolas Prioritárias 2009 300 Português 8841898844 ABEL LUÍS COELHO DA MOTA QA/QE 5810724051 AMÉLIA MARIA RUIVO MENESES QUEIRÓS BARROSO DOS SANTOS QZP 2957152584 ANA CRISTINA PEREIRA PIRES QA/QE 8792630553 ANA CRISTINA PINHÃO DA

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: LÍNGUAS ÁREA DISCIPLINAR: 300 - PORTUGUÊS DISCIPLINA: Português CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho ANO: 3.º - ANO LETIVO: 2018/19

Leia mais

Contratação de Escola

Contratação de Escola Contratação de Escola 2016-2017 (Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 83-A/2014, de 23 de maio, retificado pela Declaração de Retificação n.º 36/2014, de 22 de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FILOSOFIA GERAL 2º Semestre de 2013 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0114 Sem pré-requisito Prof. Dr. Caetano Ernesto Plastino Prof. Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini Prof.

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina A - Linguagem e Valor Estético

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina A - Linguagem e Valor Estético Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina 0006039A - Linguagem e Valor Estético Docente(s) Claudia Barbieri Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Arquitetura,

Leia mais

138 MARISA ALEXANDRA DA SILVA MARTINS 15,20 2.º

138 MARISA ALEXANDRA DA SILVA MARTINS 15,20 2.º dos candidatos Candidatos aprovados na 1.ª Fase Ao abrigo do n.º 4 do art.º 6.º da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, o recrutamento para constituição de relações jurídicas de emprego público por tempo

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE LITERATURA COMPARADA 1 (Apoio Pedagógico: 2017/02) Sala 2002 (FALE) Monitor: Rafael Guimarães Silva

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE LITERATURA COMPARADA 1 (Apoio Pedagógico: 2017/02) Sala 2002 (FALE) Monitor: Rafael Guimarães Silva PROGRAMA DA DISCIPLINA DE LITERATURA COMPARADA 1 (Apoio Pedagógico: 2017/02) Sala 2002 (FALE) Monitor: Rafael Guimarães Silva (gts.rafa@hotmail.com) 01 24/08/17: Apresentação do curso e introdução geral

Leia mais

ANEXO I. (1) Lista de Candidatos da Área Geográfica de Residência do Norte

ANEXO I. (1) Lista de Candidatos da Área Geográfica de Residência do Norte ANEXO I Lista de candidatos e respectivas classificações finais, para cada uma das três regiões consideradas (Norte, Centro e Sul), no âmbito do concurso para contratação de seis profissionais para o desempenho

Leia mais

PORTO. Via: Académica - Sala de Prova: 8 Ágata do Carmo Fernandes Leite. 43 Ana Cristina Leite de Andrade. 47 Ana Filipa da Silva Morais de Afonseca

PORTO. Via: Académica - Sala de Prova: 8 Ágata do Carmo Fernandes Leite. 43 Ana Cristina Leite de Andrade. 47 Ana Filipa da Silva Morais de Afonseca M1 Via: Académica - 8 Ágata do Carmo Fernandes Leite 43 Ana Cristina Leite de Andrade 47 Ana Filipa da Silva Morais de Afonseca 93 Ana Rita Monteiro da Silveira Barbedo 105 Ana Teresa Machado Rodriguez

Leia mais

LIVRO DE MATRÍCULAS NOME

LIVRO DE MATRÍCULAS NOME LIVRO DE MATRÍCULAS - 1838-1877 NOME COTA - 20 - PERSPECTIVA/ORDINÁRIOS Nºs Páginas Abdon Ribeiro de Figueiredo 5 10 Adolfo Cirilo de Sousa Carneiro 93 Adolfo Nunes 99v 102 Albano Cordeiro Cascão 89 91v

Leia mais

III ORNISHOW Internacional do Douro - Gondomar

III ORNISHOW Internacional do Douro - Gondomar III ORNISHOW Internacional do Douro - Gondomar Nº Exp.: 1 Nome: LUIS MIGUEL CASTRO SOUSA Classificação Secção Classe 1º F1 462 1º F1 468 Nome: VITOR DANIEL BARBOSA COSTA 1º F1 174 2º F1 176 3º F1 182 Nome:

Leia mais

Jardim de Infância de Panóias SALA A1

Jardim de Infância de Panóias SALA A1 Jardim de Infância de Panóias SALA A1 Nome 1 Luís Mendonça Borges de Araújo 30/04/07 NEE 2 Beatriz Roriz Lima 10/05/07 3ªVez 3 Rodrigo Jorge Barbosa Oliveira 14/05/07 4 André Nuno Rego Mendes 18/06/07

Leia mais

1 37, Maria Fernanda da Silva Correia 19/11/ , Maria Luísa Gomes Correia 22/11/

1 37, Maria Fernanda da Silva Correia 19/11/ , Maria Luísa Gomes Correia 22/11/ Nome da Escola : Data final da candidatura : Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, Porto 2017-09-18 Grupo de Recrutamento: 510 - Física e Química Nº Escola : 152950 Nº Horário : 33 Nº Horas: 7 Ficheiro

Leia mais

A novidade realista-naturalista e a solução para o impasse camiliano: estudo de uma Novela do Minho

A novidade realista-naturalista e a solução para o impasse camiliano: estudo de uma Novela do Minho Gisélle Razera 59 A novidade realista-naturalista e a solução para o impasse camiliano: estudo de uma Novela do Minho 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87

Leia mais

Exposição Bibliográfica 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa

Exposição Bibliográfica 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa Exposição Bibliográfica 130 anos do nascimento de Espaço B-Lounge da Biblioteca Geral da Universidade do Minho, campus de Gualtar, de 04 a 30 de junho, de segunda a sextafeira, das 8h30 às 24h e sábados

Leia mais

BOLSAS DE ESTUDO. Ano letivo 2018/ º ANO 1/8 CANDIDATURAS QUE PREENCHEM TODOS OS REQUISITOS. Nº de bolsas a atribuir: 15

BOLSAS DE ESTUDO. Ano letivo 2018/ º ANO 1/8 CANDIDATURAS QUE PREENCHEM TODOS OS REQUISITOS. Nº de bolsas a atribuir: 15 BOLSAS DE ESTUDO 10º ANO CANDIDATURAS QUE PREENCHEM TODOS OS REQUISITOS MARTA SOFIA LOPES GONCALVES PEDRO MIGUEL FERREIRA RODRIGUES PEDRO FERREIRA COELHO RITA CLAUDIA MAGALHÃES CARDOSO DA SILVA RAFAEL

Leia mais

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009. PROGRAMA DE PÓS GR ADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA LITERATU RA BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA EXAME DE SELEÇÃO 2018.2 As listagens abaixo reúnem referências bibliográficas indicadas aos candidatos a cada linha de pesquisa

Leia mais

CONTRATAÇÃO GRUPO HORÁRIO Nº 70 LISTA DE CANDIDATOS EXCLUÍDOS Motivo da Exclusão

CONTRATAÇÃO GRUPO HORÁRIO Nº 70 LISTA DE CANDIDATOS EXCLUÍDOS Motivo da Exclusão CONTRATAÇÃO GRUPO 910 - HORÁRIO Nº 70 LISTA DE CANDIDATOS EXCLUÍDOS Nome Motivo da Exclusão Maria Luisa Stingl de Andrade Campos Magalhães Isa Daniela Araújo de Sá Ferreira Ana Rita Cordeiro Rocha Jesus

Leia mais

1 27, Ana Maria Ferreira Marques dos Santos Feio ,000

1 27, Ana Maria Ferreira Marques dos Santos Feio ,000 Nome da Escola : Agrupamento de Escolas Clara de Resende, Porto Data final da candidatura : 2016-04-12 Grupo de Recrutamento: 910 - Educação Especial 1 Ficheiro gerado em : 14/04/2016 08:04:08 Ordenação

Leia mais

CONTABILIDADE (PÓS-LABORAL)

CONTABILIDADE (PÓS-LABORAL) CONTABILIDADE (PÓS-LABORAL) Ano lectivo: 2011-12 Estatuto Trabalhador-Estudante Cód. Aluno Nome Resultado 57 Diana Carla Loureiro Ribeiro Deferido 75 Maria Francisca de Antas de Barros Caldeira Deferido

Leia mais

5.º Curso Normal de Magistrados para os Tribunais Administrativos e Fiscais

5.º Curso Normal de Magistrados para os Tribunais Administrativos e Fiscais Júri A Dia 07-05-2018 851 Susana Maria Bonifacio Ramos 09:30 440 José Maria Fermino Pinto Marrecas Ferreira 11:00 459 Liliana Maria Nunes Pegado 14:30 590 Maria Sofia Lopes Caraças Centeno 15:30 404 João

Leia mais

Conselho Distrital do Porto

Conselho Distrital do Porto 36650P Almeno C Silva 11 13 10 Admitido 37250P Ana Aguiar 17 14 15 Admitido 32166P Ana Belém Cardoso Faltou Faltou Faltou Não Admitido 37248P Ana Carlos Cardoso Faltou Faltou Faltou Não Admitido 36943P

Leia mais

COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS

COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS 5º A Rosa Clara Pinto de Almeida Segunda 11:30 Terça 13:15 B Isménia Adelaide Pinto Belinha Quarta 14:15 Quarta 15:00 C Aldina Reis Camboa Cabral Sexta 15:00 Sexta 14:15 D Rosalina Maria Belinha Pinto

Leia mais

CONCURSO DE DOCENTES ANO ESCOLAR DE 2015/2016

CONCURSO DE DOCENTES ANO ESCOLAR DE 2015/2016 CONCURSO DE DOCENTES de Recrutamento 290 - EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA ANO ESCOLAR DE 2015/2016 LISTA DEFINITIVA DE COLOCAÇÃO CONCURSO EXTERNO Página 1 de 5 : 290 - Educação Moral e Religiosa Católica

Leia mais

Os horários de 2 horas são de 2 dias por semana

Os horários de 2 horas são de 2 dias por semana Nº OFERTA ENTIDADE PROMOTORA TIPO DE ATIVIDADE NÚMERO DE HORAS SEMANA IS 2155 2156 2157 2158 Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Agrupamento de Escolas de

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS DANIEL FARIA, PAREDES Procedimento seleção Técnicos Especializados - Psicólogo (20 Horas)

AGRUPAMENTO ESCOLAS DANIEL FARIA, PAREDES Procedimento seleção Técnicos Especializados - Psicólogo (20 Horas) AGRUPAMENTO ESCOLAS DANIEL FARIA, PAREDES - 15145 Procedimento seleção Técnicos Especializados - Psicólogo (0 Horas) Horário 6 Lista de ordenação dos candidatos após avaliação do portefólio e da experiência

Leia mais

Ano Letivo 2017/ Lista de manuais escolares adotados

Ano Letivo 2017/ Lista de manuais escolares adotados 5.º Ano Ciências Naturais Terra à Vista! - Ciências Naturais - 5.º Ano 978-972-0-20679-4 Ilídio André Costa, José Américo Barros, Lucinda Motta, Maria dos Anjos Viana, Rui Polónia Santos Porto Editora,

Leia mais

Turma: NX Professores: Fábia Lima e Márcio Simeone

Turma: NX Professores: Fábia Lima e Márcio Simeone Disciplina: Fundamentos da Comunicação Organizacional Carga horária: 60 horas/aula Créditos: 4 Código: COM673 Curso: Comunicação Social Período Letivo: 1º Semestre de 2017 Turma: NX Professores: Fábia

Leia mais

Lista Ordenada dos Candidatos à contratação de Intérpretes de Língua Gestual 2015 Horários 66, 67 e 68

Lista Ordenada dos Candidatos à contratação de Intérpretes de Língua Gestual 2015 Horários 66, 67 e 68 Nº H Nome Nº Candidato 66 Sara Maria Sousa Reis Pereira 8779566227 20 Selecionada 66 Marisela Alejandra Lopes Simoes 4641640882 19,3 66 Cristina Vanessa Pereira Ramos 2969531720 18,6 66 Susana Augusta

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS: PORTUGUÊS/INGLÊS Ementas das disciplinas do domínio de Literaturas em Língua Portuguesa.

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS: PORTUGUÊS/INGLÊS Ementas das disciplinas do domínio de Literaturas em Língua Portuguesa. CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS: PORTUGUÊS/INGLÊS Ementas das disciplinas do domínio de Literaturas em Língua Portuguesa LIT11 1º período INTRODUÇÃO À LEITURA LITERÁRIA I: PROSA Ementa: Reflexões iniciais

Leia mais

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série Possibilitar reflexões de cunho histórico-cultural por meio da literatura, entendendo o processo de formação desta no Brasil e no ocidente. Explorar variedades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina eletiva

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina eletiva 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina eletiva PROGRAMA DA DISCIPLINA CURSO: HISTÓRIA SOCIAL PERÍODO: 2016/1

Leia mais

em.pt Enfermagem 3 16,96 16, ANA LUISA RODRIGUES

em.pt Enfermagem 3 16,96 16, ANA LUISA RODRIGUES Código Código Ano Média Total Total curso aluno Nome e-mail Curso curricular Arredondada Média disciplinas aprovadas CARLA MANUELA MOREIRA carla.leitao@enfermagem. 1 9500 20080022 LEITÃO pt Enfermagem

Leia mais

Técnicos Especializados

Técnicos Especializados Técnicos Especializados Nome da Escola : Agrupamento de Escolas de Vila D Este, Vila Nova de Gaia Data final da candidatura : 2016-08-17 Disciplina Projeto: Psicólogo Ficheiro gerado em : 18/08/2016 10:08:31

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO PAUTA DE CHAMADA

Ministério da Educação e Ciência EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO PAUTA DE CHAMADA Data realização: quarta, 25 de junho às 09:30 h Sala: A11 15189943 AFONSO BERNARDINO DA SILVA PINTO 1 15005815 ALEXANDRE LOPES SEABRA 2 15006793 ALINE FERNANDES LOPES 3 15382162 ANA CATARINA NUNES PIMENTA

Leia mais

Ementa. Objetivos: Metodologia: Avaliação: Cronograma CÓDIGO DA DISCIPLINA: LSB NOME DA DISCIPLINA: Literatura Surda. TURMA: Turma e 06440

Ementa. Objetivos: Metodologia: Avaliação: Cronograma CÓDIGO DA DISCIPLINA: LSB NOME DA DISCIPLINA: Literatura Surda. TURMA: Turma e 06440 CÓDIGO DA DISCIPLINA: LSB 7604 NOME DA DISCIPLINA: Literatura Surda TURMA: Turma 06441 e 06440 HORAS/AULA SEMANAL: 4 h/a TOTAL DE HORAS/AULA: 60 h/a NOME DO PROFESSOR (A): Profª Drª Rachel Sutton-Spence

Leia mais

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES SUPLEMENTO DE ATIVIDADES NOME: N O : ESCOLA: SÉRIE: 1 Honoré de Balzac ficou mundialmente famoso por sua enorme A comédia humana, obra que reúne quase cem romances e constitui um grande painel da sociedade

Leia mais

Data: 01/02/2019. Nº Aluno. Dt Nascimento. Nº Ordem

Data: 01/02/2019. Nº Aluno. Dt Nascimento. Nº Ordem Nome Ano UC ECTS Média 1 24011 JORGE FILIPE RIBEIRO RODÊLO 3 43 161 12.61 1992-02-19 Ensino da Educação Física 1ª opção 2 29543 RUI JOEL DA SILVA MACHADO 3 40 152 11.76 1994-03-11 Treino Desportivo 1ª

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS -12º ANO Unidade 0 Diagnose. Artigo de opinião..texto de opinião. Identificar temas e ideias principais. Fazer inferências. Texto poético: estrofe,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de História

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de História MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Historiografia Brasileira (HH 068) Créditos: 04 Carga horária semestral: 60 h/aula

Leia mais

MICROECONOMIA II - LGE108 - NOTAS DA AVALIAÇÃO CONTINUADA

MICROECONOMIA II - LGE108 - NOTAS DA AVALIAÇÃO CONTINUADA 060402127 ALBERTO DE OLIVEIRA FERREIRA NETO 20 13,5 15 13 12,05 13,51 14 060402011 ANA FILIPA COSTA DA PURIFICACAO 18 14,75 14,75 15 13,70 14,52 15 060402061 ANA MARGARIDA BARBOSA DOS SANTOS CASTRO 11,6

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO

ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO Horário da turma: 10º1A B31 B30 B31 B30 (65) (40) Ap.,,, Maria Isabel Batista Salvado de Sá Adozinda Celeste Alves Arnaut Maria de Lurdes Simões Antunes Ana Zulmira Viegas Pereira Lobo Maria Filomena Faustino

Leia mais

Ornishow International C.O.M. Do Douro 2016

Ornishow International C.O.M. Do Douro 2016 Ornishow International C.O.M. Do Douro 2016 Nº Expositor STAM Nome 1 747F LUIS MIGUEL CASTRO SOUSA 2 392D PAULO AMARAL ALEGRIA 3 380D AURELIO COSTA PEREIRA 4 083L ORLANDO MARINHO MARTINS FERREIRA 5 354J

Leia mais

MEMORIAL 25 ANOS OSWALDO OLIVEIRA 2014

MEMORIAL 25 ANOS OSWALDO OLIVEIRA 2014 1º EURICO MIGUEL VIEGAS GOMES 45 1 25 1 18 2º FILIPE MIGUEL DA SILVA MOREIRA 16 0 1 15 3º PARCÍDIO CABRAL DE ALMEIDA SUMMAVIELLE 8 1 6 1 4º NUNO RICARDO CARDOSO BOAVIDA 5 0 1 4 5º ANTÓNIO JOSÉ ALVES RAMOS

Leia mais

RELATÓRIO DE LICENÇA SABÁTICA. Osvaldo Manuel Alves Pereira Silvestre Professor Auxiliar do DLLC da FLUC

RELATÓRIO DE LICENÇA SABÁTICA. Osvaldo Manuel Alves Pereira Silvestre Professor Auxiliar do DLLC da FLUC RELATÓRIO DE LICENÇA SABÁTICA Osvaldo Manuel Alves Pereira Silvestre Professor Auxiliar do DLLC da FLUC 14 de Setembro de 2015 1 O docente beneficiou de uma licença sabática no ano letivo de 2012-2013,

Leia mais

EDITAL. Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior para + 23 anos (Decreto Lei n.º 64/2006, de 21de Março) Design de Ambientes N.

EDITAL. Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior para + 23 anos (Decreto Lei n.º 64/2006, de 21de Março) Design de Ambientes N. Design de Ambientes N.º de Vagas: 4 1.Nelson Miguel da Silva Cardoso 2.António Manuel Gonçalves da Silva Carvalho 3. Américo José dos Santos Dias 4. Sérgio Augusto Alves Pereira da Silva 5. Maria Isabel

Leia mais

Programa de Ensino. Curso a que se destina: Letras, Artes Cênicas, Cinema e Educação

Programa de Ensino. Curso a que se destina: Letras, Artes Cênicas, Cinema e Educação Programa de Ensino Nome da disciplina: Literatura Infanto-juvenil Código da disciplina: CMA 6008 Horas/aula semanais: 4 Total de horas/aula: 72 Pré-requisito: Não há Curso a que se destina: Letras, Artes

Leia mais

Projetos da área de ECLLP/USP PROJETOS DE DOCENTES

Projetos da área de ECLLP/USP PROJETOS DE DOCENTES s da área de ECLLP/USP PROJETOS DE DOCENTES s da área de ECLLP/USP http://www.fflch.usp.br/dlcv/posgraduacao/ecl/ Docente Antonio de Moraes *D Acervo de Fidelino Figueiredo (coordenação) Docente Arlete

Leia mais

aelousada.net página 1 de 1 RESULTADOS Escola: Escola Básica de Lousada Centro, Lousada Código: AMC Classificação Código PET do Aluno

aelousada.net página 1 de 1 RESULTADOS Escola: Escola Básica de Lousada Centro, Lousada Código: AMC Classificação Código PET do Aluno Escola: Escola Básica de Lousada Centro, Lousada Código: AMC do Aluno ANA ISABEL DA SILVA MAGALHÃES 24 Inferior a A2 ANABELA QUEIRÓS MENDES 26 Inferior a A2 ANDRÉ EMANUEL SANTOS BARBOSA 41 Inferior a A2

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA DENTÁRIA 09/10 2º ANO I SEMESTRE DISCIPLINA: IMUNOLOGIA I TURMA 1

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA DENTÁRIA 09/10 2º ANO I SEMESTRE DISCIPLINA: IMUNOLOGIA I TURMA 1 2º ANO I SEMESTRE TURMA 1 Adriana do Sameiro Goncalves Moreira Agostinho Paulo Ribeiro Martins dos Santos Ana Alexandra Sousa Valente Ana Catarina Bastos Oliveira Ana Catarina dos Santos Fernandes Carvalho

Leia mais

Estatuto e Deontologia - 1º turno (14h00)

Estatuto e Deontologia - 1º turno (14h00) Lista provisória 23 ABRIL 2012 1ª Prova de Verificação de Conhecimento em Estatuto e Deontologia - 1º turno (14h00) 2012145 Alberto Manuel Gonçalves de Sousa 212003 Ana Cristina Areias Ribeiro Baptista

Leia mais

Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193)

Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193) Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193) Disciplina Arte do Brasil aplicada a Museologia II Departamento Museologia Carga Horária Semanal Teórica 04 Prática 00 Unidade EDTM N o de Créditos 04

Leia mais

Arte Geral aplicada a Museologia II (MUL 191)

Arte Geral aplicada a Museologia II (MUL 191) Arte Geral aplicada a Museologia II (MUL 191) Disciplina Arte Geral aplicada a Museologia II Departamento Museologia Unidade EDTM Código MUL191 Carga Horária Semanal Teórica 04 Prática 00 N o de Créditos

Leia mais

C. C. S. Moçambique Tete - Fingoé 1972 a 1974

C. C. S. Moçambique Tete - Fingoé 1972 a 1974 C. C. S. Batalhão de Caçadores 3885 Companhia de Comandos e Serviços Moçambique Tete - Fingoé 1972 a 1974 Lista de Militares à data do regresso a Lisboa Posto Nome Coronel José da Silva Pinto Ferreira

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco UNIVASF Pró-Reitoria de Integração aos Setores Comunitários e Produtivos PROIN Núcleos de Extensão

Universidade Federal do Vale do São Francisco UNIVASF Pró-Reitoria de Integração aos Setores Comunitários e Produtivos PROIN Núcleos de Extensão FORMULÁRIO DE VINCULAÇÃO DE PROJETO Título: FORMAS DA VIOLÊNCIA E DA URBANIDADE NO CONTO CONTEMPORÂNEO Colegiado Proponente: Artes Visuais Coordenadores: Prof. Fulvio Torres Flores e Profa. Graziela Maria

Leia mais

Lista de Medalhados 2011

Lista de Medalhados 2011 Pessoal Docente e Não Docente com 35 anos ANA BELA DE JESUS MARTINS ANA MARIA VIEIRA DA SILVA VIANA CAVALEIRO ANTÓNIO ESTÊVÃO DA NAIA FERREIRA ANTÓNIO MANUEL DE BRITO FERRARI ALMEIDA ANTÓNIO MORAIS CARLOS

Leia mais

Lista Graduada de candidatos à Contratação de Escola

Lista Graduada de candidatos à Contratação de Escola Lista Graduada de candidatos à Contratação de Escola Grupo de Recrutamento: 620 - Educação Física Ordenação Graduação Profissional Nº Candidato Nome 1 27,434 7243488056 Hugo Ramos de Mascarenhas 2 27,207

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. curso: BACHARELADO EM ESTÉTICA E TEORIA DO TEATRO. disciplina: ESTUDOS DO LUGAR TEATRAL. eixo: EIXO CÊNICO-DRAMATÚRGICO

PROGRAMA DE DISCIPLINA. curso: BACHARELADO EM ESTÉTICA E TEORIA DO TEATRO. disciplina: ESTUDOS DO LUGAR TEATRAL. eixo: EIXO CÊNICO-DRAMATÚRGICO PROGRAMA DE DISCIPLINA curso: BACHARELADO EM ESTÉTICA E TEORIA DO TEATRO disciplina: ESTUDOS DO LUGAR TEATRAL departamento: TEORIA DO TEATRO eixo: EIXO CÊNICO-DRAMATÚRGICO código: ATT0037 período recomendado:

Leia mais

CONCURSO DE DOCENTES ANO ESCOLAR DE 2013/2014

CONCURSO DE DOCENTES ANO ESCOLAR DE 2013/2014 CONCURSO DE DOCENTES de Recrutamento 290 - EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA ANO ESCOLAR DE 2013/2014 LISTA DEFINITIVA DE NÃO COLOCAÇÃO CONCURSO INTERNO E EXTERNO Página 1 de 5 2 4571014244 MARIA DE

Leia mais

NOTA FINAL EXAME NACIONAL DE

NOTA FINAL EXAME NACIONAL DE 6161-C Adelaide Maria de Almeida Cabaço Tavares FALTOU 7007-C Adélia Sofia Martins Mesquita 10 6886-C Alexandra Maria de Oliveira Andrade 13 6940-C Ana Bárbara Pereira Coelho Marques de Castilho 10 6883-C

Leia mais

Nº Escola : Nº Horário : 20. Nº Horas: 22. Data de Nascimento. Serviço antes da profissio nalização

Nº Escola : Nº Horário : 20. Nº Horas: 22. Data de Nascimento. Serviço antes da profissio nalização Nome da Escola : Data final da candidatura : Grupo de Recrutamento: Ficheiro gerado em : 17/10/2017 09:10:50 Agrupamento de Escolas Vieira Araújo, Vieira do Minho 2017-10-16 400 - História Nº Escola :

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo Ênfase Identificação Disciplina 0003117A - História e Estética da Arte Docente(s) Maria Luiza Calin Carvalho Costa Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e

Leia mais

200 Português e História e Geografia de Portugal. Cristina Maria Ferreira Flores Sousa Gandra Rosa Maria Jacinto Sarmento Pereira

200 Português e História e Geografia de Portugal. Cristina Maria Ferreira Flores Sousa Gandra Rosa Maria Jacinto Sarmento Pereira LISTA DE DOCENT GRUPOS DE RECRUTAMENTO COLA NOME ASSINATURA 200 Português e História e Geografia de Portugal Cristina Maria Ferreira Flores Sousa Gandra Rosa Maria Jacinto Sarmento Pereira 220 Línguas

Leia mais

Nº Candidato Nome Tipo de Habilitação. 1 38, Ana Paula Lemos Machado Correia Qualificação Profissional

Nº Candidato Nome Tipo de Habilitação. 1 38, Ana Paula Lemos Machado Correia Qualificação Profissional Ordenação Graduação Profissional Nome da Escola : Data final da candidatura : Grupo de Recrutamento: Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde 2016-03-01 100 - Educação Pré-Escolar Ficheiro gerado

Leia mais

CONCURSO DE DOCENTES ANO ESCOLAR 2012/2013

CONCURSO DE DOCENTES ANO ESCOLAR 2012/2013 CONCURSO DE DOCENTES ANO ESCOLAR 2012/2013 LISTA DEFINITIVA DE RETIRADOS 12 ª RESERVA DE RECRUTAMENTO Página 1 de 5 de Docentes - 2012/2013 9136643475 ANA MARGARIDA PAREDES MENDONÇA PINTO CN 100 EDUCAÇÃO

Leia mais

ANEXO II Bibliografia e critérios de avaliação para prova. Orientador/a Linha de pesquisa Bibliografia e Critérios Local, horário e data

ANEXO II Bibliografia e critérios de avaliação para prova. Orientador/a Linha de pesquisa Bibliografia e Critérios Local, horário e data ANEXO II Bibliografia e critérios de avaliação para prova Orientador/a Linha de pesquisa Bibliografia e Critérios Local, horário e data Alckmar Luiz dos Santos Textualidades híbridas BARTHES, Roland. Le

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS) Lista de ordenação final - oferta n.º 913

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS) Lista de ordenação final - oferta n.º 913 913 1 100 6409040326 Paulo Jorge Soares Teixeira 913 2 100 8026639952 Guida Isabel de Oliveira Pereira 913 3 95 3812554755 Sónia Marisa Macedo de Sousa 913 4 90 9709723162 André Filipe Cubo Costa 913 5

Leia mais

CORPO DOCENTE [2012/2013]

CORPO DOCENTE [2012/2013] CORPO DOCENTE [2012/2013] ABEL NUNO DUARTE DA SILVA CARLOS FERNANDO DA ROSA CANCELINHA DANIEL JOSÉ DOS REIS PEDROSA MANUEL DA COSTA E SILVA MARIA MARGARIDA SOUSA PINTO COELHO NUNO SANTARÉM CARDOSO CUNHA

Leia mais