UML. Adriano J. Holanda 21/3/

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UML. Adriano J. Holanda 21/3/"

Transcrição

1 UML Adriano J. Holanda 21/3/2016

2 UML Introdução UML - Unified Modeling Language Linguagem Unificada de Modelagem. Adquiriu maturidade na segunda década de 1990 pela fusão dos métodos e diagramas de Grady Booch, Ivar H. Jacobson e James E. Rumbaugh. Incorporada pela Rational Software, comprada pela IBM. Em 1997, foi adotada como padrão pela OMG (Object Management Group). Em 2005, foi publicada pela ISO (International Organization for Standardization).

3 UML Introdução UML - Unified Modeling Language Linguagem Unificada de Modelagem. Adquiriu maturidade na segunda década de 1990 pela fusão dos métodos e diagramas de Grady Booch, Ivar H. Jacobson e James E. Rumbaugh. Incorporada pela Rational Software, comprada pela IBM. Em 1997, foi adotada como padrão pela OMG (Object Management Group). Em 2005, foi publicada pela ISO (International Organization for Standardization).

4 UML Introdução UML - Unified Modeling Language Linguagem Unificada de Modelagem. Adquiriu maturidade na segunda década de 1990 pela fusão dos métodos e diagramas de Grady Booch, Ivar H. Jacobson e James E. Rumbaugh. Incorporada pela Rational Software, comprada pela IBM. Em 1997, foi adotada como padrão pela OMG (Object Management Group). Em 2005, foi publicada pela ISO (International Organization for Standardization).

5 UML Introdução UML - Unified Modeling Language Linguagem Unificada de Modelagem. Adquiriu maturidade na segunda década de 1990 pela fusão dos métodos e diagramas de Grady Booch, Ivar H. Jacobson e James E. Rumbaugh. Incorporada pela Rational Software, comprada pela IBM. Em 1997, foi adotada como padrão pela OMG (Object Management Group). Em 2005, foi publicada pela ISO (International Organization for Standardization).

6 UML Introdução UML - Unified Modeling Language Linguagem Unificada de Modelagem. Adquiriu maturidade na segunda década de 1990 pela fusão dos métodos e diagramas de Grady Booch, Ivar H. Jacobson e James E. Rumbaugh. Incorporada pela Rational Software, comprada pela IBM. Em 1997, foi adotada como padrão pela OMG (Object Management Group). Em 2005, foi publicada pela ISO (International Organization for Standardization).

7 UML Termos e conceitos Sistema: coleção de subsistemas organizados para a realização de um objetivo. Subsistema agrupamento de elementos, alguns dos quais constituem uma especificação do comportamento. Modelo: abstração semanticamente fechada de um sistema. Visão: projeção da organização e estrutura de um modelo de um sistema.

8 UML Termos e conceitos Sistema: coleção de subsistemas organizados para a realização de um objetivo. Subsistema agrupamento de elementos, alguns dos quais constituem uma especificação do comportamento. Modelo: abstração semanticamente fechada de um sistema. Visão: projeção da organização e estrutura de um modelo de um sistema.

9 UML Termos e conceitos Sistema: coleção de subsistemas organizados para a realização de um objetivo. Subsistema agrupamento de elementos, alguns dos quais constituem uma especificação do comportamento. Modelo: abstração semanticamente fechada de um sistema. Visão: projeção da organização e estrutura de um modelo de um sistema.

10 UML Termos e conceitos Sistema: coleção de subsistemas organizados para a realização de um objetivo. Subsistema agrupamento de elementos, alguns dos quais constituem uma especificação do comportamento. Modelo: abstração semanticamente fechada de um sistema. Visão: projeção da organização e estrutura de um modelo de um sistema.

11 UML Diagramas: parte estática A estrutura (parte estática) de um sistema tipicamente pode ser visualizada pela utilização dos seguintes diagramas: Classes: classes, interfaces, colaborações e seus relacionamentos. Objetos: conjunto de objetos e seus relacionamentos. Componentes: conjunto de componentes e seus relacionamentos. Pacotes: descreve as dependências entre os pacotes que formam um modelo. Implantação: conjunto de nós e seus componentes.

12 UML Diagramas: parte estática A estrutura (parte estática) de um sistema tipicamente pode ser visualizada pela utilização dos seguintes diagramas: Classes: classes, interfaces, colaborações e seus relacionamentos. Objetos: conjunto de objetos e seus relacionamentos. Componentes: conjunto de componentes e seus relacionamentos. Pacotes: descreve as dependências entre os pacotes que formam um modelo. Implantação: conjunto de nós e seus componentes.

13 UML Diagramas: parte estática A estrutura (parte estática) de um sistema tipicamente pode ser visualizada pela utilização dos seguintes diagramas: Classes: classes, interfaces, colaborações e seus relacionamentos. Objetos: conjunto de objetos e seus relacionamentos. Componentes: conjunto de componentes e seus relacionamentos. Pacotes: descreve as dependências entre os pacotes que formam um modelo. Implantação: conjunto de nós e seus componentes.

14 UML Diagramas: parte estática A estrutura (parte estática) de um sistema tipicamente pode ser visualizada pela utilização dos seguintes diagramas: Classes: classes, interfaces, colaborações e seus relacionamentos. Objetos: conjunto de objetos e seus relacionamentos. Componentes: conjunto de componentes e seus relacionamentos. Pacotes: descreve as dependências entre os pacotes que formam um modelo. Implantação: conjunto de nós e seus componentes.

15 UML Diagramas: parte estática A estrutura (parte estática) de um sistema tipicamente pode ser visualizada pela utilização dos seguintes diagramas: Classes: classes, interfaces, colaborações e seus relacionamentos. Objetos: conjunto de objetos e seus relacionamentos. Componentes: conjunto de componentes e seus relacionamentos. Pacotes: descreve as dependências entre os pacotes que formam um modelo. Implantação: conjunto de nós e seus componentes.

16 UML Diagramas: parte dinâmica O comportamento (parte dinâmica) de um sistema tipicamente pode ser visualizada pela utilização dos diagramas a seguir: Caso de uso: organiza os comportamentos do sistema. Sequência: tem como foco a ordem temporal das mensagens. Colaboração: tem como foco a organização estrutural de objetos que enviam e recebem mensagens. Gráfico de estados: Focaliza o estado de mudança de um sistema orientado por eventos. Atividades: Focaliza o fluxo de controle de um atividade para outra. Comunicação: na UML 2.0, é a versão simplificada do diagrama de colaboração da UML 1.x.

17 UML Diagramas: parte dinâmica O comportamento (parte dinâmica) de um sistema tipicamente pode ser visualizada pela utilização dos diagramas a seguir: Caso de uso: organiza os comportamentos do sistema. Sequência: tem como foco a ordem temporal das mensagens. Colaboração: tem como foco a organização estrutural de objetos que enviam e recebem mensagens. Gráfico de estados: Focaliza o estado de mudança de um sistema orientado por eventos. Atividades: Focaliza o fluxo de controle de um atividade para outra. Comunicação: na UML 2.0, é a versão simplificada do diagrama de colaboração da UML 1.x.

18 UML Diagramas: parte dinâmica O comportamento (parte dinâmica) de um sistema tipicamente pode ser visualizada pela utilização dos diagramas a seguir: Caso de uso: organiza os comportamentos do sistema. Sequência: tem como foco a ordem temporal das mensagens. Colaboração: tem como foco a organização estrutural de objetos que enviam e recebem mensagens. Gráfico de estados: Focaliza o estado de mudança de um sistema orientado por eventos. Atividades: Focaliza o fluxo de controle de um atividade para outra. Comunicação: na UML 2.0, é a versão simplificada do diagrama de colaboração da UML 1.x.

19 UML Diagramas: parte dinâmica O comportamento (parte dinâmica) de um sistema tipicamente pode ser visualizada pela utilização dos diagramas a seguir: Caso de uso: organiza os comportamentos do sistema. Sequência: tem como foco a ordem temporal das mensagens. Colaboração: tem como foco a organização estrutural de objetos que enviam e recebem mensagens. Gráfico de estados: Focaliza o estado de mudança de um sistema orientado por eventos. Atividades: Focaliza o fluxo de controle de um atividade para outra. Comunicação: na UML 2.0, é a versão simplificada do diagrama de colaboração da UML 1.x.

20 UML Diagramas: parte dinâmica O comportamento (parte dinâmica) de um sistema tipicamente pode ser visualizada pela utilização dos diagramas a seguir: Caso de uso: organiza os comportamentos do sistema. Sequência: tem como foco a ordem temporal das mensagens. Colaboração: tem como foco a organização estrutural de objetos que enviam e recebem mensagens. Gráfico de estados: Focaliza o estado de mudança de um sistema orientado por eventos. Atividades: Focaliza o fluxo de controle de um atividade para outra. Comunicação: na UML 2.0, é a versão simplificada do diagrama de colaboração da UML 1.x.

21 UML Diagramas: parte dinâmica O comportamento (parte dinâmica) de um sistema tipicamente pode ser visualizada pela utilização dos diagramas a seguir: Caso de uso: organiza os comportamentos do sistema. Sequência: tem como foco a ordem temporal das mensagens. Colaboração: tem como foco a organização estrutural de objetos que enviam e recebem mensagens. Gráfico de estados: Focaliza o estado de mudança de um sistema orientado por eventos. Atividades: Focaliza o fluxo de controle de um atividade para outra. Comunicação: na UML 2.0, é a versão simplificada do diagrama de colaboração da UML 1.x.

22 Regras da UML A UML dispõe de regras semânticas para a construção de modelos bem-formados, que são auto-consistentes semanticamente e em harmonia com todos os modelos a eles relacionados. A UML dispõe de regras para: Nomes: quais nomes podem ser atribuídos a coisas, relacionamentos e diagramas. Escopo: o contexto que determina um significado específico para um nome. Visibilidade: como esses nomes podem ser vistos utilizados pelos outros. Integridade como os itens se relacionam entre si de forma adequada e consistente. Execução: o que significa executar ou simular um modelo dinâmico.

23 Regras da UML A UML dispõe de regras semânticas para a construção de modelos bem-formados, que são auto-consistentes semanticamente e em harmonia com todos os modelos a eles relacionados. A UML dispõe de regras para: Nomes: quais nomes podem ser atribuídos a coisas, relacionamentos e diagramas. Escopo: o contexto que determina um significado específico para um nome. Visibilidade: como esses nomes podem ser vistos utilizados pelos outros. Integridade como os itens se relacionam entre si de forma adequada e consistente. Execução: o que significa executar ou simular um modelo dinâmico.

24 Regras da UML A UML dispõe de regras semânticas para a construção de modelos bem-formados, que são auto-consistentes semanticamente e em harmonia com todos os modelos a eles relacionados. A UML dispõe de regras para: Nomes: quais nomes podem ser atribuídos a coisas, relacionamentos e diagramas. Escopo: o contexto que determina um significado específico para um nome. Visibilidade: como esses nomes podem ser vistos utilizados pelos outros. Integridade como os itens se relacionam entre si de forma adequada e consistente. Execução: o que significa executar ou simular um modelo dinâmico.

25 Regras da UML A UML dispõe de regras semânticas para a construção de modelos bem-formados, que são auto-consistentes semanticamente e em harmonia com todos os modelos a eles relacionados. A UML dispõe de regras para: Nomes: quais nomes podem ser atribuídos a coisas, relacionamentos e diagramas. Escopo: o contexto que determina um significado específico para um nome. Visibilidade: como esses nomes podem ser vistos utilizados pelos outros. Integridade como os itens se relacionam entre si de forma adequada e consistente. Execução: o que significa executar ou simular um modelo dinâmico.

26 Regras da UML A UML dispõe de regras semânticas para a construção de modelos bem-formados, que são auto-consistentes semanticamente e em harmonia com todos os modelos a eles relacionados. A UML dispõe de regras para: Nomes: quais nomes podem ser atribuídos a coisas, relacionamentos e diagramas. Escopo: o contexto que determina um significado específico para um nome. Visibilidade: como esses nomes podem ser vistos utilizados pelos outros. Integridade como os itens se relacionam entre si de forma adequada e consistente. Execução: o que significa executar ou simular um modelo dinâmico.

27 Arquitetura A arquitetura é o conjunto de decisões significativas acerca dos seguintes itens: A organização do sistema de software. A seleção dos elementos estruturais e suas interfaces, que compõe o sistema. Seu comportamento, conforme especificado nas colaborações entre esses elementos. A composição desses elementos estruturais e comportamentais em subsistemas progressivamente maiores. O estilo de arquitetura que orienta a organização: os elementos estáticos e dinâmicos e suas respectivas interfaces, colaborações e composições.

28 Arquitetura A arquitetura é o conjunto de decisões significativas acerca dos seguintes itens: A organização do sistema de software. A seleção dos elementos estruturais e suas interfaces, que compõe o sistema. Seu comportamento, conforme especificado nas colaborações entre esses elementos. A composição desses elementos estruturais e comportamentais em subsistemas progressivamente maiores. O estilo de arquitetura que orienta a organização: os elementos estáticos e dinâmicos e suas respectivas interfaces, colaborações e composições.

29 Arquitetura A arquitetura é o conjunto de decisões significativas acerca dos seguintes itens: A organização do sistema de software. A seleção dos elementos estruturais e suas interfaces, que compõe o sistema. Seu comportamento, conforme especificado nas colaborações entre esses elementos. A composição desses elementos estruturais e comportamentais em subsistemas progressivamente maiores. O estilo de arquitetura que orienta a organização: os elementos estáticos e dinâmicos e suas respectivas interfaces, colaborações e composições.

30 Arquitetura A arquitetura é o conjunto de decisões significativas acerca dos seguintes itens: A organização do sistema de software. A seleção dos elementos estruturais e suas interfaces, que compõe o sistema. Seu comportamento, conforme especificado nas colaborações entre esses elementos. A composição desses elementos estruturais e comportamentais em subsistemas progressivamente maiores. O estilo de arquitetura que orienta a organização: os elementos estáticos e dinâmicos e suas respectivas interfaces, colaborações e composições.

31 Arquitetura A arquitetura é o conjunto de decisões significativas acerca dos seguintes itens: A organização do sistema de software. A seleção dos elementos estruturais e suas interfaces, que compõe o sistema. Seu comportamento, conforme especificado nas colaborações entre esses elementos. A composição desses elementos estruturais e comportamentais em subsistemas progressivamente maiores. O estilo de arquitetura que orienta a organização: os elementos estáticos e dinâmicos e suas respectivas interfaces, colaborações e composições.

32 Referência James Rumbaugh, Ivar Jacobson, Grady Booch. The Unified Modeling Language User Guide. Addison-Wesley, 1998.

33 Diagrama de Classes UML (Unified Modeling Language) Adriano J. Holanda 21/3/2016

34 Nome da Classe Nome da entidade a ser representada pela classe.. NomeClasse

35 Atributos da Classe Conceitual Propriedades escolhidas para descrever a abstração da entidade.. Pessoa nome : String endereco : String fone : String datanascimento : Date

36 Atributos da Classe Especificação Propriedades escolhidas para descrever a abstração da entidade.. Pessoa nome : String endereco : String fone : String datanascimento : Date

37 Operações ou Métodos Conceitual Especificação de ações que modificam o estado da classe ou apenas realizam algum procedimento.. Quadrado redimensionar(comprimento redimensionar() : Integer ) mover(ponto mover() : Point) preencher(cor: preencher() Color) comprimento() comprimento() : Integer

38 Operações ou Métodos Especificação Especificação de ações que modificam o estado da classe ou apenas realizam algum procedimento.. Quadrado redimensionar(comprimento redimensionar() : Integer ) mover(ponto mover() : Point) preencher(cor: preencher() Color) comprimento() comprimento() : Integer

39 Interface Não possui operações implementadas.. <<interface>> IPessoa nome : String sobrenome : String datanascimento : Date calcularidade() : Integer A operação calcularidade() não possui implementação, serve como contrato de nomes de operações a serem implementadas.

40 Classe Abstrata Possui algumas operações implementadas.. <<abstract>> ContaBancaria numero : Integer correntista : String saldo : Currency = 0 depositar(valor : Currency) calcularsaldo() : Currency A operação calcularsaldo() não possui implementação, serve como contrato de nomes de operações a serem implementadas.

41 Objeto Instância de uma classe.. conta da Alice : ContaBancaria numero = correntista = Alice saldo = 100 depositar(valor : Currency) calcularsaldo() : Currency

42 Relacionamentos

43 Generalização. origin: Point Shape move(p : Point) display() Rectangle corner: Point Circle radius: Float Polygon points: List display()

44 Dependência Um relacionamento de dependência indica que uma classe utiliza a outra.. Window Event open() close() move() display() handleevent() Uma alteração na classe Event afeta Window, mas não o contrário.

45 Associação Uma associação é um relacionamento estrutural que especifica que as classes estão conectadas umas as outras. Junto à ligação pode ser indicado os papéis e a multiplicidade entre as classes. Pessoa empregado 1..*. empregador * Empresa

46 Agregação Carro. rodas 4 Roda

47 Pacote Reune interfaces e classes que possuem características comuns. Contas. <<abstract>> ContaBancaria numero : Integer correntista : String saldo : Currency = 0 depositar(valor : Currency) calcularsaldo() : Currency ContaCorrente limitechequeespecial : Currency compensarcheque(valor : Currency) calcularsaldo() : Currency Poupanca rendimento : Percentage depositarmensalmente(valor : Currency) calcularsaldo() : Currency

48 + público privado # protegido pacote Visibilidade. Classe <<abstract>> ContaBancaria # numero : Integer + correntista : String saldo : Currency = 0 + depositar(valor : Currency) # calcularsaldo() : Currency

49 + público privado # protegido pacote Visibilidade. Classe <<abstract>> ContaBancaria # numero : Integer + correntista : String saldo : Currency = 0 + depositar(valor : Currency) # calcularsaldo() : Currency

50 Referências James Rumbaugh, Ivar Jacobson, Grady Booch. The Unified Modeling Language User Guide. Addison-Wesley, Michael Blaha, James Rumbaugh. Modelagem e Projetos Baseados em Objetos com UML 2. 2 a edição, Editora Campus, Yuan Xu. Drawing UML Class Diagram by using pgf-umlcd.

Ciência da Computação. Análise e Projeto Orientado a Objetos UML. Anderson Belgamo

Ciência da Computação. Análise e Projeto Orientado a Objetos UML. Anderson Belgamo Ciência da Computação Análise e Projeto Orientado a Objetos UML Anderson Belgamo 1 Evolução do Software O rápido crescimento da capacidade computacional das máquinas resultou na demanda por sistemas de

Leia mais

Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML

Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML Objetivos da aula: Introduzir os conceitos da Orientação à Objetos (O.O) Introduzir os conceitos da UML Relacionar os processos às ferramentas

Leia mais

Introdução a UML (Unified Modeling Language)

Introdução a UML (Unified Modeling Language) Introdução a UML (Unified Modeling Language) O que é a UML? Linguagem Gráfica de Modelagem para: Visualizar Especificar Construir Documentar Comunicar Artefatos de sistemas complexos Linguagem: vocabulário

Leia mais

A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. História da UML. O que é modelagem?

A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. História da UML. O que é modelagem? DCC / ICEx / UFMG A Linguagem UML A Linguagem UML Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo UML (Linguagem de Modelagem Unificada) É uma notação gráfica (visual) para projetar sistemas OO Não

Leia mais

Introdução. à UML. Histórico (cont.) Histórico Definição Benefícios Notação Diagrama de Classes Diagramas de Interação Conclusões Revisão

Introdução. à UML. Histórico (cont.) Histórico Definição Benefícios Notação Diagrama de Classes Diagramas de Interação Conclusões Revisão Sumário Introdução à UML BSI Bacharelado em Sistemas de Informação LOO Linguagens Orientadas a Objetos Humberto Mossri de Almeida hmossri_cursos@yahoo.com.br Marcelo Nassau Malta nassau_cursos@yahoo.com.br

Leia mais

UML e seus diagramas

UML e seus diagramas UML e seus diagramas A UML Unified Modeling Language (Linguagem de Modelagem Unificada), como o próprio nome já diz, é uma linguagem para modelagem de objetos do mundo real, usada para especificar, construir,

Leia mais

Visão Geral da UML. SSC Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012

Visão Geral da UML. SSC Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012 Visão Geral da UML SSC 121 - Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012 Conteúdo Introdução Ferramentas de Apoio Diagramas da UML Elementos Genéricos Material sobre UML

Leia mais

UML (Unified Modelling Language)

UML (Unified Modelling Language) UML (Unified Modelling Language) Curso de Especialização DEINF - UFMA Desenvolvimento Orientado a Objetos Prof. Geraldo Braz Junior Referências: Booch, G. et al. The Unified Modeling Language User Guide

Leia mais

UML. Trabalho Análise e Projeto de Sistemas. Aluna: Luana Alves Businaro

UML. Trabalho Análise e Projeto de Sistemas. Aluna: Luana Alves Businaro Curso Técnico Integrado de Informática 2 Ano Projeto Integrador Formação Profissional Trabalho Análise e Projeto de Sistemas UML Aluna: Luana Alves Businaro-1614193 Maio de 2017 Sumário 1 Introdução...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 15 PROFª BRUNO CALEGARO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 15 PROFª BRUNO CALEGARO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 15 PROFª BRUNO CALEGARO Santa Maria, 08 de Novembro de 2013. Contextualização Nas próximas aula iremos começar a modelar e projetar sistemas

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação. Karla Donato Fook DESU / DComp. Modelagem de Dados UML

Curso de Sistemas de Informação. Karla Donato Fook DESU / DComp. Modelagem de Dados UML Curso de Sistemas de Informação Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br DESU / DComp 2017 Modelagem de Dados UML 2 1 Eduardo Bezerra Editora Campus/Elsevier Porcentagem de projetos que terminam dentro do

Leia mais

UML: Introdução. História Visão geral Modelo conceitual da UML. Bibliografia. UML: introdução

UML: Introdução. História Visão geral Modelo conceitual da UML. Bibliografia. UML: introdução UML: introdução Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Synergia / Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG UML: introdução 2 Bibliografia Rumbaugh, J.; Jacobson, I.; Booch, G., The

Leia mais

MODELAGEM COM A UML (UNIFIED MODELING LANGUAGE)

MODELAGEM COM A UML (UNIFIED MODELING LANGUAGE) MODELAGEM COM A UML (UNIFIED MODELING LANGUAGE) g BREVE HISTÓRICO g CARACTERÍSTICAS g CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS g MODELAGEM DE ANÁLISE E DE PROJETO 1 I. BREVE HISTÓRICO Em fins dos anos

Leia mais

Requisitos de Sistemas

Requisitos de Sistemas Requisitos de Sistemas Unidade II - Processos de Negócio Identificação Conceitos Modelagem - BPM - UML Processos x Requisitos 1 Processo de negócio CONCEITO Um processo de negócio, processo organizacional

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA UML UNIFIED MODELING LANGUAGE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA UML UNIFIED MODELING LANGUAGE 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA UML UNIFIED MODELING LANGUAGE Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br O que é?? 2 A UML

Leia mais

Análise de Sistemas. Aula 5

Análise de Sistemas. Aula 5 Análise de Sistemas Aula 5 Prof. Emerson Klisiewicz CONTEXTUALIZAÇÃO Aula 5 Análise Orientada a Objetos Introdução a UML Histórico e Visão Geral Ferramentas CASE O Sucesso... Clientes satisfeitos Eles

Leia mais

Modelagem de Classes. Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais. Profa. Adriana Pereira de Medeiros

Modelagem de Classes. Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais. Profa. Adriana Pereira de Medeiros Modelagem de Classes Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais Profa. Adriana Pereira de Medeiros adrianamedeiros@id.uff.br Resumo Introdução Conceitos em Orientação a Objetos Diagrama

Leia mais

Tópicos da Aula. A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. Introdução à UML e Diagrama de Casos de Uso.

Tópicos da Aula. A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. Introdução à UML e Diagrama de Casos de Uso. Engenharia de Software Aula 07 Tópicos da Aula Introdução à UML e Introdução a UML Visão geral de alguns diagramas Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 28 Março 2012 A

Leia mais

Engenharia de Software Orientada a Objetos - OOSE. Método de Jacobson

Engenharia de Software Orientada a Objetos - OOSE. Método de Jacobson Engenharia de Software Orientada a Objetos - OOSE Método de Jacobson Alunos: Amanda Lira Gomes Lucas Balbino de Melo Ferreira Mycke Richard Guntijo Renato Gomes Borges Júnior Sumário Introdução Visão Geral

Leia mais

Diagrama de Classes. Classes. Relacionamentos. Atributos Métodos. Associação. Generalização Dependência Realização. Agregação Composição

Diagrama de Classes. Classes. Relacionamentos. Atributos Métodos. Associação. Generalização Dependência Realização. Agregação Composição Diagrama de Classes Diagrama de Classes Classes Atributos Métodos Relacionamentos Associação Agregação Composição Generalização Dependência Realização Sobre Classes São o elemento mais importante de qualquer

Leia mais

Modelos em Sistemas de Informação. Aula 2

Modelos em Sistemas de Informação. Aula 2 Modelos em Sistemas de Informação Aula 2 Referências básicas da aula Paulo Cougo - Modelagem conceitual e Projeto de Banco de Dados. Craig Larman - Utilizando UML e padrões. Roger Pressman - Engenharia

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SOFTWARE. Prof.: Tiago Alves

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SOFTWARE. Prof.: Tiago Alves INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SOFTWARE Prof.: Tiago Alves (tiagofga@gmail.com) UML UNIFIED MODELING LANGUAGE Livro: Utilizando UML e Padrões, 3.ed. Autor(es): Craig Larman Modelagem de Sistemas Orientados

Leia mais

UML (Linguagem Modelagem Unificada) João Paulo Q. dos Santos

UML (Linguagem Modelagem Unificada) João Paulo Q. dos Santos UML (Linguagem Modelagem Unificada) João Paulo Q. dos Santos joao.queiroz@ifrn.edu.br Roteiro A importância da UML para projetar sistemas. Principais características do diagrama de classes e de sequência.

Leia mais

Marcelo Henrique dos Santos

Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais (em andamento) MBA em Marketing e Vendas Especialista em games Bacharel em Sistema de Informação marcelosantos@outlook.com AULA 01

Leia mais

Requisitos de sistemas

Requisitos de sistemas Requisitos de sistemas Unidade III - Casos de Uso Identificação de casos de uso Conceitos de orientação a objetos Modelagem do diagrama de classes e casos de uso 1 Casos de uso CONCEITO Especifica o comportamento

Leia mais

Cenário atual UML Histórico

Cenário atual UML Histórico a UML (Unified Modeling Language) Roteiro Cenário atual UML Histórico 1 Qual é o cenário atual? Quais são suas necessidades para o sistema? Preciso de um sistema que controle todas as vendas de meus produtos...

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro MODELAGEM DE SISTEMAS Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Introdução Modelagem de Sistemas: A modelagem de um sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade

Leia mais

UML Visão Geral UML Visão geral v.1.1, Novembro de 2001

UML Visão Geral UML Visão geral v.1.1, Novembro de 2001 UML Visão Geral 1 Índice Introdução Diagramas O que é a UML? Diagrama de casos de utilização Valor da UML Diagrama de classes Origens da UML Diagrama de objectos Parceiros da UML Diagrama de componentes

Leia mais

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE Departamento de Informática PUC-Rio Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 1 O Paradigma Orientado a Objetos A Linguagem UML Descrição da Arquitetura 1 Programa

Leia mais

Linguagem de Modelagem Unificada UML

Linguagem de Modelagem Unificada UML Linguagem de Modelagem Unificada UML Parte 1 Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com 1 Tópicos abordados Paradigma Orientado a Objetos Linguagem UML e seus principais diagramas Diagramas

Leia mais

Introdução. Pacote. Classe. UML Diagrama de. Atributo. Classes. Método. Prof. Dr. Enzo Seraphim. Visibilidade

Introdução. Pacote. Classe. UML Diagrama de. Atributo. Classes. Método. Prof. Dr. Enzo Seraphim. Visibilidade Introdução Pacote Classe Atributo UML Diagrama de Método Classes Visibilidade Prof. Dr. Enzo Seraphim História 60 70 COBOL, FORTRAN, C Métodos de Análise e Projeto Estruturado 80 início 90 s Smalltalk,

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Teoria dos Sistemas 23/4/2010

1 Introdução. 1.1 Teoria dos Sistemas 23/4/2010 1 1 Introdução 1.1 Teoria dos Sistemas 1.2 Constituição dos sistemas 1.3 Natureza dos sistemas 1.4 Parâmetros do sistema 1.5 Descrição de sistemas 1.6 Desafios enfrentados no desenvolvimento 1.7 Perfil

Leia mais

Q d( ) P. a( ) c( ) e( ) c( ) S. c( ) d( )

Q d( ) P. a( ) c( ) e( ) c( ) S. c( ) d( ) ELEMENTOS BÁSICOS DA LINGUAGEM JAVA Patricia Della Méa Plentz INE-CTC-UFSC E-Mail: plentz@inf.ufsc.br URL: http://moodle.ufsc.br INE5605-Turma 0238B Sumário 2.1 Classes e Objetos na POO 2.2 2 Revisão da

Leia mais

UML - Linguagem de Modelagem Unificada

UML - Linguagem de Modelagem Unificada UML - Linguagem de Modelagem Unificada Aula #9.1. EBS 211 POO e UML Prof. Luiz Fernando S. Coletta luizfsc@tupa.unesp.br Campus de Tupã Engenharia de Software Fases do processo de software 1. Levantamento

Leia mais

Diagrama de Classes (Notação) - Aula 11 (parte 2)

Diagrama de Classes (Notação) - Aula 11 (parte 2) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Sistemas de Informação - CPCX Diagrama de Classes (Notação) - Aula 11 (parte 2) Prof. Fernando Maia da Mota Slides gentilmente cedidos por Profa. Dra. Maria Istela

Leia mais

15/04/2013. Outro Diagrama de Classes. Primeiro Diagrama de Classes. Diagrama de Classes. Atributos. Eduardo Figueiredo

15/04/2013. Outro Diagrama de Classes. Primeiro Diagrama de Classes. Diagrama de Classes. Atributos. Eduardo Figueiredo DCC / ICEx / UFMG Primeiro Diagrama de Classes Diagrama de Classes Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Professor Aluno matricula Outro Diagrama de Classes Diagrama de Classes Serve de

Leia mais

Diagrama de Classes. Régis Patrick Silva Simão. Régis Simão Diagrama de Classes 1/42

Diagrama de Classes. Régis Patrick Silva Simão. Régis Simão Diagrama de Classes 1/42 Diagrama de Classes Régis Patrick Silva Simão Régis Simão Diagrama de Classes 1/42 Agenda Introdução Objetos Classes Atributos Operações & Métodos Relacionamentos Relacionamento: Associação Nome de Relacionamento

Leia mais

TIC - Programação Visual

TIC - Programação Visual Introdução a UML Prof. Edwar Saliba Júnior Agosto / 20 Unidade 5 Introdução a UML UML UML (Unified Modeling Language) - Linguagem Unificada de Modelagem; UML contém elementos gráficos que podem ser combinados

Leia mais

UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada

UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada Prof. Gilberto Porto e-mail: porto@gilbertoporto.com.br A linguagem UML n UML (Unified Modeling Language) Linguagem de Modelagem Unificada

Leia mais

PUC-GO- ADS: Prof. Vicente P. de Camargo. Desenvolvimento de Aplicações para Cliente Servidor

PUC-GO- ADS: Prof. Vicente P. de Camargo. Desenvolvimento de Aplicações para Cliente Servidor PUC-GO- ADS: Prof. Vicente P. de Camargo INTRODUÇÃO Seja bem vindo ao módulo de EAD da disciplina DACC(Desenvolvimento de Aplicações Para Cliente Servidor). A Modelagem com UML foi o assunto estabelecido

Leia mais

UML UNIFIED MODELING LANGUAGE LINGUAGEM DE MODELAGEM UNIFICADA

UML UNIFIED MODELING LANGUAGE LINGUAGEM DE MODELAGEM UNIFICADA UML UNIFIED MODELING LANGUAGE LINGUAGEM DE MODELAGEM UNIFICADA UML - Introdução Não é uma linguagem de programação É uma linguagem de modelagem e projeto É uma linguagem padrão para modelagem orientada

Leia mais

UML Diagrama de Atividades Diagrama de Caso de Uso. ENG1518/3VB Sistemas de Informação Gerenciais Prof. Marcos Villas

UML Diagrama de Atividades Diagrama de Caso de Uso. ENG1518/3VB Sistemas de Informação Gerenciais Prof. Marcos Villas Diagrama de Atividades Diagrama de Caso de Uso ENG1518/3VB Sistemas de Informação Gerenciais Prof. Marcos Villas villas@puc-rio.br 1 - Conceitos 2 UML é uma linguagem para: Especificar Visualizar Construir...

Leia mais

ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS TÓPICO IV - INTRODUÇÃO A UML

ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS TÓPICO IV - INTRODUÇÃO A UML ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS TÓPICO IV - INTRODUÇÃO A UML AGENDA Histórico da UML O que é e para que serve a UML Conjunto de diagramas da UML Overview Diagrama de Casos de Uso e Diagrama de Classes PROBLEMAS

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Engenharia de Software Prof Pedro Vunge www.pedrovunge.com BASEADO EM MATERIAL DE Jaelson Freire Brelaz de Castro Universidade Federal de Pernambuco

Leia mais

RUP Unified Process. Profª Jocelma Rios

RUP Unified Process. Profª Jocelma Rios RUP Unified Process Profª Jocelma Rios Nov/2012 O que pretendemos: Reforçar os aspectos que caracterizam o processo iterativo e incremental Identificar como atingir os objetivos dos projetos de software

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Tema da Aula Origens da Modelagem de Retrospectiva Histórica Prof. Cristiano R R Portella portella@widesoft.com.br Origens da Modelagem de A pré-história Antes de 1960: Nenhuma metodologia. Programar computador

Leia mais

Análise e Projeto Orientados a Objetos

Análise e Projeto Orientados a Objetos Análise e Projeto Orientados a Objetos Introdução Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação Introdução Os sistemas computacionais adquiriram extrema importância para as organizações públicas

Leia mais

Introdução à UML. Prof. Jesus José de Oliveira Neto

Introdução à UML. Prof. Jesus José de Oliveira Neto Introdução à UML Prof. Jesus José de Oliveira Neto UML Linguagem de Modelagem Unificada Linguagem visual utilizada para modelar softwares baseados no paradigma de orientação a objetos UML não é uma linguagem

Leia mais

Introdução. Introdução. Introdução. Planejamento da disciplina. Modelagem de Processos de Negócio. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua

Introdução. Introdução. Introdução. Planejamento da disciplina. Modelagem de Processos de Negócio. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Modelagem de Processos de Negócio Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG Bibliografia Eriksson, H-E; Penker, M. Business Modeling with UML:

Leia mais

Rational Unified Process (RUP)

Rational Unified Process (RUP) Rational Unified Process (RUP) A Rational é bem conhecida pelo seu investimento em orientação em objetos. A empresa foi à criadora da Unified Modeling Language (UML), assim como de várias ferramentas que

Leia mais

Diagrama de Casos de Uso

Diagrama de Casos de Uso Diagrama de Casos de Uso Régis Patrick Silva Simão Régis Simão Diagrama de Casos de Uso 1/29 Agenda Introdução Casos de Uso Atores Relacionamento entre Atores e Casos de Uso Relacionamento entre Casos

Leia mais

Tópicos da Aula. Desenvolvimento Dirigido por Modelos (MDD) Reusar cada vez mais... Reusar cada vez mais... O que é modelagem? Reuso: Código x Modelos

Tópicos da Aula. Desenvolvimento Dirigido por Modelos (MDD) Reusar cada vez mais... Reusar cada vez mais... O que é modelagem? Reuso: Código x Modelos Reuso de Software Aula 20 Tópicos da Aula Desenvolvimento Dirigido por Modelos (MDD) Introdução a UML Visão geral de alguns diagramas Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo reuso.software@gmail.com

Leia mais

O Fluxo de Requisitos

O Fluxo de Requisitos O Fluxo de 1 Finalidade do fluxo de requisitos A finalidade deste fluxo é: Chegar a um acordo com o cliente e o usuário sobre o que o sistema deve fazer. Oferecer ao desenvolvedor um melhor entendimento

Leia mais

UML Linguagem Unificada de Modelagem (Visão Geral)

UML Linguagem Unificada de Modelagem (Visão Geral) CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação UML Linguagem Unificada de Modelagem (Visão Geral) Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Análise e Projeto de Sistemas

Leia mais

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE Departamento de Informática PUC-Rio Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 3 Modelo de Classes de Software Navegação 1 Programa Capítulo 3 Modelo de Classes

Leia mais

Introdução a UML e seus diagramas

Introdução a UML e seus diagramas Introdução a UML e seus diagramas A Unified Modelling Language (UML) é uma linguagem ou notação de diagramas para especificar, visualizar e documentar modelos de software orientados por objetos. O UML

Leia mais

UML Diagramas Estruturais Diagrama de Componentes

UML Diagramas Estruturais Diagrama de Componentes UML Diagramas Estruturais Diagrama de Componentes Representa um modelamento físico dos componentes de software de um determinado Sistema Um componente realiza um conjunto de interfaces e contém em seu

Leia mais

Introdução a Orientação a Objetos e UML

Introdução a Orientação a Objetos e UML UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E ESTATÍSTICA Introdução a Orientação a Objetos e UML 879SCC Projeto e Desenvolvimento

Leia mais

O que é a UML? Introdução a UML. Objetivos da Modelagem. Modelos. A UML não é. Princípios da Modelagem. O que é um modelo?

O que é a UML? Introdução a UML. Objetivos da Modelagem. Modelos. A UML não é. Princípios da Modelagem. O que é um modelo? O que é a UML? Introdução a UML Linguagem Gráfica de Modelagem para: Visualizar Especificar Construir Documentar Comunicar Artefatos de sistemas complexos Linguagem: vocabulário + regras de combinação

Leia mais

Engenharia de Software II e III - Introdução ao Diagrama de Classe

Engenharia de Software II e III - Introdução ao Diagrama de Classe 1-Orientação a Objetos ANÁLISE ESTRUTURADA X ANÁLISE O.O. Enfoque Tradicional: Conjunto de programas que executam processos sobre dados. Enfoque Baseado em Objetos: Conjunto de coisas que tem características

Leia mais

Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 2)

Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 2) Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 2) Professor: José Ronaldo Leles Júnior Turma: 2º ano do curso de Sistemas de Informação UEG Universidade Estadual de Goiás Campus Posse POO Paradigma Orientado

Leia mais

Ciência da Computação ENGENHARIA DE SOFTWARE. UML-Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada

Ciência da Computação ENGENHARIA DE SOFTWARE. UML-Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada Ciência da Computação ENGENHARIA DE SOFTWARE UML-Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada Prof. Claudinei Dias email: prof.claudinei.dias@gmail.com Roteiro Introdução a linguagem UML

Leia mais

Modelagem de Processos

Modelagem de Processos Modelagem de Processos Prof.: Fernando Ascani Itens Estruturais Classes Uma Classe é um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos, operações e relacionamentos. É representada graficamente

Leia mais

Engenharia de Software II e III - Material para estudo Diagrama de Classe

Engenharia de Software II e III - Material para estudo Diagrama de Classe 1-Orientação a Objetos ANÁLISE ESTRUTURADA X ANÁLISE O.O. Enfoque Tradicional: Conjunto de programas que executam processos sobre dados. Enfoque Baseado em Objetos: Conjunto de coisas que tem características

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina INF323 Engenharia de Software II

Programa Analítico de Disciplina INF323 Engenharia de Software II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Informática - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software UML Unified Modeling Language http://www.uml.org/ http://www.omg.org/spec/ Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.br Esta parte apresenta...

Leia mais

Orientação a Objetos e UML

Orientação a Objetos e UML Orientação a Objetos e UML Aula #8.1. EBS 211 POO e UML Prof. Luiz Fernando S. Coletta luizfsc@tupa.unesp.br Campus de Tupã Roteiro Análise e projeto OO; Engenharia de software e UML; Diagrama de classes.

Leia mais

APÊNDICE D Unified Model Language (UML)

APÊNDICE D Unified Model Language (UML) APÊNDICE D Unified Model Language (UML) 299 APÊNDICE D Unified Model Language (UML) Apresenta-se neste Apêndice uma visão geral sobre a UML (Unified Modeling Language), focalizando-se nos conceitos e definições

Leia mais

UML Linguagem de Modelagem Unificada

UML Linguagem de Modelagem Unificada Modelagem de Sistemas UML Linguagem de Modelagem Unificada Prof. Mauro Lopes 1-25 Objetivos Nesta aula iremos apresentar os elementos conceituais da Linguagem de Modelagem Unificada (UML). Boa aula a todos.

Leia mais

Aula 15 Modelagem de Classes de Análise. Análise de Sistemas Prof. Filipe Arantes Fernandes

Aula 15 Modelagem de Classes de Análise. Análise de Sistemas Prof. Filipe Arantes Fernandes Aula 15 Modelagem de Classes de Análise Análise de Sistemas Prof. Filipe Arantes Fernandes filipe.arantes@ifsudestemg.edu.br Outline O paradigma da OO Classes e objetos Mensagens O papel da abstração Encapsulamento

Leia mais

Fatec Ipiranga - Engenharia de Software I 18/02/2013. Agenda. 0. Relembrando os Relacionamentos do Diagrama de Classes

Fatec Ipiranga - Engenharia de Software I 18/02/2013. Agenda. 0. Relembrando os Relacionamentos do Diagrama de Classes Engenharia de Software I 3º. Semestre ADS Diagramas de Interação Enfoque Diagrama de Sequência Profa. Dra. Ana Paula Gonçalves Serra Agenda 0. Relembrando os Relacionamentos do Diagrama de Classes 2. Diagrama

Leia mais

Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus

Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus Curso Disciplina Linguagem de Programação II Curso Engenharia da Computação Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Site : http://www1.univap.br/~wagner/ec.html Prof. Responsáveis

Leia mais

UML. Modelando um sistema

UML. Modelando um sistema UML Modelando um sistema Fases do desenvolvimento de Software Análise de requisitos Análise Projeto Programação Análise de Requisitos Esta fase captura as intenções e necessidades dos usuários do sistema

Leia mais

UML Relacionamentos. Relacionamento é uma conexão entre itens A maioria dos itens relacionam-se entre si. Quatro tipos de relacionamentos:

UML Relacionamentos. Relacionamento é uma conexão entre itens A maioria dos itens relacionam-se entre si. Quatro tipos de relacionamentos: Relacionamentos Relacionamento é uma conexão entre itens A maioria dos itens relacionam-se entre si. Quatro tipos de relacionamentos: Dependência Generalização Associação Realização Relacionamentos - Dependência

Leia mais

Tópicos da Aula. Diretrizes Gerais. Trabalho Prático (TP) Pontuação do TP. Tema do Trabalho. Projeto de Software Diagrama de Classes

Tópicos da Aula. Diretrizes Gerais. Trabalho Prático (TP) Pontuação do TP. Tema do Trabalho. Projeto de Software Diagrama de Classes Engenharia de Software Aula 09 Tópicos da Aula Projeto de Software Revisão de orientação a objetos Projeto orientado a objetos Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 04

Leia mais

DIAGRAMAS DE CLASSE UML

DIAGRAMAS DE CLASSE UML DIAGRAMAS DE CLASSE UML Projeto Detalhado de Software (PDS) Profa. Cynthia Pinheiro Antes de mais nada... Calendário de Reposições Aula 1: 27/10/2017, 8h-10h, Sala 8 Aula 2: A verificar Aula 3: A verificar

Leia mais

UML 2.0 Método, Linguagem e Ferramenta. Prof. Cesar Augusto Tacla

UML 2.0 Método, Linguagem e Ferramenta. Prof. Cesar Augusto Tacla UML 2.0 Método, Linguagem e Ferramenta Prof. Cesar Augusto Tacla Conteúdo do Curso MÉTODO RUP FERRAMENTA Visual Paradigm Enterprise Architect LINGUAGEM UML UML: Unified Modeling Language Linguagem padrão

Leia mais

UML - Unified Modeling Language

UML - Unified Modeling Language UML - Unified Modeling Language Marcelle Mussalli Cordeiro {mmussalli@gmail.com} Cordeiro Objetivo do Curso Fornecer ao profissional que pretende utilizar as técnicas da linguagem UML Uma visão clara de

Leia mais

Modelo Conceitual Parte 1 Banco de Dados I Prof. Luiz Antônio Vivacqua C. Meyer

Modelo Conceitual Parte 1 Banco de Dados I Prof. Luiz Antônio Vivacqua C. Meyer Modelo Conceitual Parte 1 Banco de Dados I Prof. Luiz Antônio Vivacqua C. Meyer Introdução As funcionalidades de um SOO são realizadas internamente através de colaborações entre objetos. Externamente,

Leia mais

INTRODUÇÃO. Professora Lucélia Oliveira

INTRODUÇÃO. Professora Lucélia Oliveira INTRODUÇÃO Professora Lucélia Oliveira POR QUE MODELAR?? POR QUE MODELAR? Casa do cachorro Casa da familia Um grande prédio Construímos modelos de arquitetura de casas e de grandes prédios para auxiliar

Leia mais

Introdução ao RUP Rational Unified Process

Introdução ao RUP Rational Unified Process Introdução ao RUP Rational Unified Process UML Diagramas de Classes v.1.1, João Pascoal Faria, 2001 1 O que é Um processo (de engenharia) de software é a definição de um conjunto completo de actividades

Leia mais

Unified Modeling Language (UML)

Unified Modeling Language (UML) SCC0504 Programação Orientada a Objetos Unified Modeling Language (UML) Luiz Eduardo Virgilio da Silva ICMC, USP Material baseado nos slides dos professores: José Fernando Rodrigues Jr (ICMC/USP) 1 Sumário

Leia mais

PCS3413. Engenharia de So-ware e Banco de Dados. Aula 1. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

PCS3413. Engenharia de So-ware e Banco de Dados. Aula 1. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PCS3413 Engenharia de So-ware e Banco de Dados Aula 1 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo 1 Bibliografia [1] BEZERRA, E.; Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. 3ª Edição. Editora

Leia mais

UML Diagrama de Classes

UML Diagrama de Classes CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação UML Diagrama de Classes Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Análise e Projeto de Sistemas Faculdade de Computação

Leia mais

Processo de Desenvolvimento de Software

Processo de Desenvolvimento de Software Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático desta aula Fases do Processo. Ciclo de vida do processo. Processo Unificado Orientado por Casos de Uso, surgiu para realizar o

Leia mais

Especificação de Sistemas de Software e a UML

Especificação de Sistemas de Software e a UML Modelagem de sistema Especificação de Sistemas de Software e a UML A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema Modelo => visão simplificada e abstrata de um sistema

Leia mais

Introdução à UML. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Sistemas de Informação - CPCX. Prof. Fernando Maia da Mota

Introdução à UML. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Sistemas de Informação - CPCX. Prof. Fernando Maia da Mota Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Sistemas de Informação - CPCX Introdução à UML Prof. Fernando Maia da Mota Slides gentilmente cedidos por Profa. Dra. Maria Istela Cagnin Machado UFMS/FACOM Introdução

Leia mais

UML Unified Modeling Language

UML Unified Modeling Language UML Unified Modeling Language A UML é a linguagem gráfica para a visualização, especificação, construção e documentação de sistemas de software. A notação (a própria UML) é relativamente trivial Muito

Leia mais

Bibliografia. UML: visão geral. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua. UML: visão geral

Bibliografia. UML: visão geral. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua. UML: visão geral UML: visão geral Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Synergia / Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG UML: visão geral 2 Bibliografia Rumbaugh, J.; Jacobson, I.; Booch, G., The

Leia mais

Engenharia de Software I: Introdução. Graduação em Informática 2009 Profa. Itana Gimenes

Engenharia de Software I: Introdução. Graduação em Informática 2009 Profa. Itana Gimenes Engenharia de Software I: Introdução Graduação em Informática 2009 Profa. Itana Gimenes Programa 1. O processo de engenharia de software 2. Engenharia de requisitos 3. Modelagem de sistemas 4. Conceitos

Leia mais

1 Analise de Sistemas

1 Analise de Sistemas 1 Analise de Sistemas Aula 01 Sumário Capítulo 1 Introdução e Conceitos básicos 1.1 Histórico do Software 1.2 Modelos 1.3 Tipos primitivos de dados 1.4 Tipo Abstrato de dados Comunicação Comunicação cliente

Leia mais

Orientação a Objetos I

Orientação a Objetos I Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Orientação a Objetos I UML: Introdução e Casos de Uso

Leia mais

Diagramas de Classes. ESII Profª. Andressa Falcade URI Santiago

Diagramas de Classes. ESII Profª. Andressa Falcade URI Santiago Diagramas de Classes Conceitos Básicos O caso de uso fornece uma perspectiva do sistema de um ponto de vista externo (do ator) Internamente os objetos colaboram para atender às funcionalidades do sistema

Leia mais

Projeto e Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Projeto e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Projeto e Desenvolvimento de Sistemas de Informação flavio@ufu.br 1 Objetivos Identificar problemas do mundo real implementáveis computacionalmente; Realizar a análise e projeto de soluções em software

Leia mais

Prof. Tiago Alves de Oliveira

Prof. Tiago Alves de Oliveira Prof. Tiago Alves de Oliveira tiago.alves@uemg.br UML (Unified Modelin g Language) Linguagem de Modelagem Unificada; É uma linguagem de modelagem (visual), não uma linguagem de programação; É uma linguagem

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS Unidade 4 Modelo de Classes de Projeto. Luiz Leão

MODELAGEM DE SISTEMAS Unidade 4 Modelo de Classes de Projeto. Luiz Leão Unidade 4 Modelo de Classes de Projeto Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Definição da Visibilidade entre Objetos Adição de Operações às Classes de Projeto Adição

Leia mais

APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ESCOPO DE SISTEMA

APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ESCOPO DE SISTEMA APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ESCOPO DE SISTEMA Guilherme de Souza Ferreira Discente do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

Modelagem de Sistemas

Modelagem de Sistemas Lista de Exercícios AV1 Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Que evento influenciou no surgimento da Engenharia de Software e qual a sua finalidade? Questão 1 Resposta Que evento

Leia mais