A pré-adolescência. i dos Pais. Pré-Adolescência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A pré-adolescência. i dos Pais. Pré-Adolescência"

Transcrição

1 i dos Pais A pré-adolescência Pré-Adolescência A fase de transição entre a infânicia e adolescência é uma fase de grande mudanças desenvolvimentais, ocorrendo mudanças repentinas ao nível físico, psicológico e social. Esta transição de um corpo e mente infantil para um corpo e mente com características adultas, inscreve o jovem num dilema existencial onde as novas capacidades e potencialidades dialogarão taco a taco com os novos desafios, exigências sociais e relacionais e incertezas da idade. As transformações em curso instauram um processo de reestruturação da identidade que resultante da adaptação às mudança da puberdade, vai desde à requalicifação de uma imagem corporal coerente, passando pela integração da personalidade com uma maior capacidade reflexiva, a uma redefinição dos papeis sociais. Nesta fase dá-se também uma alteração profunda das relações, que deixam de ser perdominantemente familiares, passando o pré-adolescente a relacionar-se mais intensamente com os pares. Por outro lado, observa-se a aquisição de competências ao nível da reflexão sobre a realidade, abandonando-se o pensamento concreto e adquirindo-se o pensamento abstrato e formal. O pré-adolescente começa também a agir segundo uma postura de procura de valores, demostrando possuir (e querer possuir) uma maior independência em comparação com a etapa anterior.

2 Desenvolvimento Físico na Puberdade Na pré-adolescencência ocorrem alterações ao nível do sistema hormonal, que são responsáveis pelas transformações características da puberdade. Desta forma, este período é marcado pela emergência da puberdade, que contempla alterações físicas, transformações ao nível psicológico, ao nível da capacidade de raciocínio e ao nível social. Com o ínicio da puberdade, o pré-adolescente começa a desenvolver a representação do próprio corpo e a iniciar um processo simbólico sobre as suas implicações. A puberdade é, então, caracterizada como um processo biológico com efeitos relevantes ao nível social e emocional, sendo o seu processo contínuo e envolvendo uma série de mudanças hormonais e físicas, que se focam no desenvolvimento das capacidades reprodutivas e em aspetos da vida da idade adulta. Observa-se uma aceleração do crescimento, seguida por uma redução do mesmo, um aumento do tecido muscular e um desenvolvimento ao nível do sistema circulatório e respiratório. Consequentemente há um aumento da força e da resistência, ocorrendo também a maturação dos caracteres sexuais secundários. O desenvolvimento das características é diferenciado entre sexos, observando-se um aparecimento das mudanças mais tardio nos rapazes que nas raparigas. De um ponto de vista psicológico, o aparecimento da menarca nas raparigas, e a primeira ejaculação nos rapazes, provocam alterações ao nível emocional, colocando o préadolescente numa situação nova sobre a qual deverá adaptar-se. Estas mudanças são sinais de perda do corpo e vida infantil, e provocam uma necessidade de adotar novos papeis na sociedade, influenciando a perceção de si, a sua autoestima e o lugar social entre os pares. Desta forma, não é de estranhar que estas alterações possam provocar alguma instabilidade no pré adolescente. Desenvolvimento Psicológico Na pré-adolescência a construção da identidade é um processo dinâmico e complexo que integra as dimensões do corpo, da personalidade e da história de vida, que exige continuidade e coerência, e no qual o papel da família, dos amigos e da escola se cruzam perante o facto do pré adolescente estar a entrar num mundo desconhecido, até aqui. Os pré-adolescentes não procuram, como em crianças, os modelos familiares e escolares da mesma forma. As novas capacidade psicológicas colocam-no na condição de pela primeira vez na sua vida ser sujeito em primeira pessoa que pode pensar e dar sentido ao que experiência dentro de si e ao mundo em redor que vai experienciando no processo de gradual autonomização. É por este motivo que vai contrastando as imagens e ideias da infância com as do agora, os modelos que os pais e a escola lhe transmitem com os outros disponíveis no espaço social e cultural.

3 Aqui os amigos e a cultura juvenil adquirem particular relevo. É predominantemente junto dos pares que o pré-adolescente vai procurar ajuda para pensar em si e no mundo e para fantasiar o seu dia-a-dia e a si próprio experimentando e explorando versões ou possibilidades de si e outras questões prementes da idade como a sexualidade. Estas relações passam a ser pautadas pela necessidade da lealdade, confiança e sentimento de pertença e não somente pela partilha de brincadeiras e interesses comuns, como acontecia na infância. Assim os pais deixam de ter o exclusivo de serem figuras de suporte afectivo, sentimento de segurança emocional, e reguladores do sentido e normas da realidade, assim como deixam de ser o público exclusivo do palco experimental do jovem em formação. É por esta razão que as confidencias na intimidade da família diminuem. Desta forma, a liberdade constitui-se como um bem precioso: não necessariamente a liberdade comportamental, mas a liberdade para se expressar e poder gerir as suas relações e responsabilidades sociais, cabem do aos pais um papel de monitorização à distância, de suporte à construção de sentidos e raciocínios e de disponibilidade emocional para ajudar quando as dificuldades surgem. Nesta fase ocorre o desenvolvimento de um novo modo de pensar que é fundamental nesta fase. Como já foi referido, na pré-adolescência adquire-se a capacidade de pensar de forma abstrata, começando-se a formular hipóteses de forma gradual e desenvolvendo-se competências para antecipar e pensar sobre as consequências de determinadas ações. As competências de pensamento abstrato vão permitir que, para além de começar a refletir sobre o seu pensamento e o pensamento dos outros, comece a imaginar a reação dos outros no seu pensamento, e a construção especulativa de sentidos e novos significados. Este facto pode conduzir a que o pré-adolescente adquira a ideia de que os seus pensamentos podem ser acedidos pelos seus pares e, desta forma, o pré-adolescente tenha um público imaginário, que o observa e julga. É desta forma que por vezes se observa o pré-adolescente a transformar o seu pensamento na sua história fantasiada. A par das transformações corporais, da maior consciência do corpo adulto mais efectivo (capaz, sexual e agressivo), corpo de desejo e alvo de desejo, com significado e instrumento onde se pode agir no palco das relações sociais para fins vários, esta aquisição ao nível do pensamento irá ser responsável pela flutuação do humor e o aumento de sentimentos de vergonha, insegurança, inveja, etc., que exigem um trabalho psicológico árduo e a necessidade de suporte por parte de figuras de referência adultas (extensões dos pais: tutores, prof. Musica, treinadores, amigos adultos, etc.) que são sentidos como menos ameaçadoras, menos infantilizantes, não julgadores, menos limitadores, etc..

4 É entre os 10 e os 15 anos de idade, que se desenvolvem competências para se colocar sobre o ponto de vista do outro, começando a perceber a reciprocidade das relações dos diferentes pontos de vista. Nesta etapa, a família, a escola e o ambiente social desempenham um papel fundamental, na medida em que podem ajudar na construção de um relato do mundo adequado, cultivando o seu potencial ao nível do pensamento pela estimulação intelectual, oferecendo oportunidades de tomada de decisão e de assunção da responsabilidade das suas ações. Assim, os diferentes agentes educativos devem orientar o percurso dos jovens dentro das limitações a que estão sujeitos, promovendo a sua autonomia e capacidade de pensar perante contingências externas, o que enriquece o processo de construção de identidade. Desenvolvimento Emocional Na pré-adolescência o desenvolvimento emocional encontra-se já completamente estabelecido no que diz respeito à capacidade de experimentar um amplo leque de emoções simples e complexas. Contudo a sua capacidade para estar mais consciente das emoções que experimenta aumentam devido ao desenvolvimento das psicológicas a ocorrer simultaneamente. Tal não se traduz necessária mente na capacidade para pensar e comunicar adequadamente em situações de stress. O desafio coloca-se efectivamente a este nível: na capacidade de vir a ser capaz autonomamente de encontrar múltiplas estratégias adequadas para gerir melhor os momentos difíceis, de um ponto de vista da sua personalidade e de um ponto de vista social. Neste processo de transição que é a pré-adolescência e na construção deste novo mundo, está presente uma identidade em construção. O próprio pré-adolescente pode aperceber-se como tal: com a noção de que o seu eu está ainda em suspensão. Neste sentido, o pré-adolescente pode sentir-se, por um lado, impaciente e inquieto, e por outro, com vontade de explorar e adquirir o seu espaço. É um período em que ocorre uma discrepância entre a maturação biológica e a capacidade de se organizar a si mesmo e à sua própria vida, pelo que o préadolescente pode sentir que necessita de explicar-se a si mesmo e reorganizar-se. Contudo, por vezes pode sentir que é incapaz de o fazer, podendo surgir a questão eu sou normal?. Os préadolescentes podem experienciar sentimentos de ansiedade e stress, não conseguindo prever e evitar os mesmos, perdendo a sensação de segurança, certeza e controlo. Devido às mudanças das capacidades físicas e sexuais, podem surgir sentimentos de confiança e independência que alternam com sentimentos de medo e necessidade do outro. O pré-adolescente pode demonstrar alguma dificuldade em assumir as emoções sentidas, revelando timidez e vergonha, sendo natural que possam correr mudanças repentinas entre a alegria e desespero. Esta é, de facto, uma característica desta fase: a alternância comportamental e emocional. Assim, cercado de diferentes contingências sociais e mudanças internas, o pré-adolescente procura um caminho e

5 estratégias de adaptação, de forma a continuar a sua caminhada ao longo do processo de desenvolvimento, onde um melhor conhecimento sobre os próprios ciclos de humor facilita a capacidade de pensar-se e gerir as situações afectivas. Desenvolvimento Social A curiosidade, o desejo de explorar novos espaços, e a necessidade de conquista de um espaço externo, leva o pré-adoescente a distanciar-se, de certa forma, da sua família, sendo um processo que provoca sensação de (ainda) dependência dos pais, mas ao mesmo tempo duma necessidade de busca dos pares com quem partilhar as suas dúvidas, questões ideológicas e interesses. Entre os 10 e 11 anos os pré-adolescentes podem revelar hábitos de partilha e relacionamneto com elevado número de amigos que vai dimnuido ao longo do crescimento. Para as raparigas, a amizade tem como finalidade a descoberta das relações afectivas, a partilha de interesses de conhecimento e a comunicação. Já para os rapazes, a amizade baseia-se numa realção afectiva (afiliativa) distinta, na qual se procura explorar as suas capacidades no meio em que se inserem: sentimento de pertença e aceitação no grupo de pares. Há, assim, uma diminuição gradual do efeito dos modelos parentais, e o grupo de pares desempenha um papel fundamental ao nível do suporte no crescimento e da expansão dos próprios limites, constituindo-se como um espaço de partilha e como um espelho através do qual se alcança uma nova consciência de si. Esta partilha permite que o pré-adoelscente se sinta seguro e acompanhado para experienciar um novo eu. Como não possui ainda as competências de instrospecção suficientes para se compreender, recorre aos outros para se reconhecer a si, e assim vai adquirindo autonomia, e competências para se regular a si a ao seu comportamento, aprende. Este afastamento da família e busca dos pares provoca, muitas vezes, alguma ansiedade e/ou receio nos pais ou cuidadores e conduz frequentemente a altercações entre os mesmos e o pré-adolescente. No entanto, o papel dos pais e cuidadores, ainda que aparentemente paralelo e secundário, é fundamental em todo este processo, devendo apoiar e promover oportunidades para o desenvolvimento e manutenção das relações, e simultaneamente, mostrar-se disponíveis e presentes para os momentos de dúvida e receio do pré adolescente, e ajudar a pensar afectivamente. A equipa Chão d andar chaodandar@gmail.com Chão d andar

i dos pais O jovem adulto

i dos pais O jovem adulto i dos pais O jovem adulto O desenvolvimento humano é um processo de mudanças emocionais, comportamentais, cognitivas, físicas e psíquicas. Através do processo, cada ser humano desenvolve atitudes e comportamentos

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Letivo 2018/2019 Planificação Anual de Estudo para o desenvolvimento da atividade de Atelier das Emoções para este ano

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 OBJETIVOS GERAIS Promover o desenvolvimento geral dos alunos; Desenvolver a inteligência emocional para

Leia mais

O estirão Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce.

O estirão Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce. A sexualidade no ser humano atravessa um longo desenvolvimento e tem início na adolescência. Cada pessoa tem seu desenvolvimento. No menino a puberdade se inicia com a primeira ejaculação ou polução e

Leia mais

3.15 As psicoses na criança e no adolescente

3.15 As psicoses na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.15 As psicoses na criança e no adolescente Introdução As psicoses são doenças mentais raras que, geralmente, se iniciam no fim da adolescência

Leia mais

Módulo 5. Corpo de Emoções

Módulo 5. Corpo de Emoções Amor-próprio DIANA DUARTE Módulo 5. Corpo de Emoções Lição 2. Reciclagem Emocional Gosto da designação de reciclagem emocional para representar a forma como podes lidar com as tuas emoções, e como as podes

Leia mais

Aprender a Educar Programa para Pais

Aprender a Educar Programa para Pais Aprender a Educar Programa para Pais 11ª Edição 2015 Ser Pai e Mãe é um desafio constante! O Programa APRENDER A EDUCAR é uma iniciativa da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa

Leia mais

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO-SEXUAL

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO-SEXUAL OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO-SEXUAL Aumentar e consolidar os seus conhecimentos acerca: Das diferentes componentes anatómicas do corpo humano, da sua originalidade em cada sexo

Leia mais

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O Desenvolvimento da criança Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O desenvolvimento O Desenvolvimento Humano, é mais uma área de estudos da Psicologia desde o nascimento até a vida adulta,

Leia mais

Tema 2 Considerações sobre a puberdade e o crescimento do adolescente 27

Tema 2 Considerações sobre a puberdade e o crescimento do adolescente 27 Tema 2 Considerações sobre a puberdade e o crescimento do adolescente Objetivo geral do tema Apresentar as alterações físicas e fisiológicas que ocorrem na adolescência. Objetivos específicos voltados

Leia mais

O PAPEL DOS PROCESSOS MENTAIS NA VIDA QUOTIDIANA. Conhecimento, relacionamento e ação

O PAPEL DOS PROCESSOS MENTAIS NA VIDA QUOTIDIANA. Conhecimento, relacionamento e ação O PAPEL DOS PROCESSOS MENTAIS NA VIDA QUOTIDIANA Conhecimento, relacionamento e ação Conhecimento, relacionamento e ação A mente realiza-se através dos processos mentais, dos processos cognitivos, emocionais

Leia mais

Adolescência. Matéria: D.B.D.H. II Profa.: Janine Lopes 2º e 3º Períodos de Ed. Física

Adolescência. Matéria: D.B.D.H. II Profa.: Janine Lopes 2º e 3º Períodos de Ed. Física Adolescência Matéria: D.B.D.H. II Profa.: Janine Lopes 2º e 3º Períodos de Ed. Física Adolescência, do latim adolescere (crescer). É uma fase da vida que pode ser definida em sua dimensão histórica, política,

Leia mais

A INCLUSÃO ( PINTAR O FUTURO )

A INCLUSÃO ( PINTAR O FUTURO ) JARDIM INFANTIL POPULAR DA PONTINHA PROJETO PEDAGÓGICO DO CATL ( EXTENSÃO DE HORÁRIO E INTERRUPÇÕES LETIVAS ) A INCLUSÃO ( PINTAR O FUTURO ) ANIMADORA SOCIO CULTURAL MARIA JOSÉ MAGÉSSI ANO LETIVO 2018

Leia mais

I Seminário Nacional RED Rendimento Escolar e Desenvolvimento

I Seminário Nacional RED Rendimento Escolar e Desenvolvimento Rendimento Escolar e Desenvolvimento Aferição do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On para estudantes do Ensino Básico Português Candeias, Diniz, Pires, Rebelo & Franco 17 novembro 2012 Universidade

Leia mais

Acompanhamento Psicoterapêutico

Acompanhamento Psicoterapêutico Acompanhamento Psicoterapêutico O Acompanhamento Psicológico/Psicoterapêutico possui características específicas de acordo com a população e faixa etária a que se destina. Corresponde a um encontro com

Leia mais

Patrícia Poppe XIII Encontro Luso-Brasileiro e XV Congresso Nacional da SPGPAG O Grupo: Espelho de Afetos; Construção de vínculos Lisboa,

Patrícia Poppe XIII Encontro Luso-Brasileiro e XV Congresso Nacional da SPGPAG O Grupo: Espelho de Afetos; Construção de vínculos Lisboa, O Grupo de Pais na Escola Mudanças e Enriquecimento de Vínculos Patrícia Poppe XIII Encontro Luso-Brasileiro e XV Congresso Nacional da SPGPAG O Grupo: Espelho de Afetos; Construção de vínculos Lisboa,

Leia mais

Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga

Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga Forma como construímos a nossa imagem a partir de conceitos que temos de nós mesmos, e de como os outros

Leia mais

Será Culpa ou Vergonha?

Será Culpa ou Vergonha? Será Culpa ou Vergonha? Aprenda a distinguir e a lidar com estas emoções! O que são? A vergonha e culpa são emoções auto-conscientes que fazem parte do sistema moral e motivacional de cada indivíduo. Estas

Leia mais

Ansiedade de Separação: O que é isso???

Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de separação: o que é? A ansiedade de separação é um estado emocional desagradável e negativo que ocorre quando a criança se separa das figuras cuja vinculação

Leia mais

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL Numa perspectiva global pretende-se que no 2º ciclo os alunos Adquiram e aumentem conhecimentos: Sobre o conceito de sexualidade e as suas diferentes

Leia mais

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: FAIXA ETÁRIA CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAD - DIREITOS

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite 06.02.2018 É na escola que se aprende a conviver e, um dos lugares onde

Leia mais

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância Colégio Valsassina Modelo pedagógico do jardim de infância Educação emocional Aprendizagem pela experimentação Educação para a ciência Fatores múltiplos da inteligência Plano anual de expressão plástica

Leia mais

Natação para Bebés. Nas aulas de B6 (dos 6 aos 11 meses) o seu bebé é desafiado a

Natação para Bebés. Nas aulas de B6 (dos 6 aos 11 meses) o seu bebé é desafiado a segurança, a independência e melhora a capacidade relacional da criança mesmo nesta idade precoce. O seu bebé está a aprender sobre o mundo de diferentes maneiras, usando a sua crescente capacidade de

Leia mais

O Sexo e o Envelhecer

O Sexo e o Envelhecer Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira O Sexo e o Envelhecer Lamentavelmente, porém com esperanças, nossa sociedade somente agora começa

Leia mais

ADOLESCÊNCIA Dos 11 aos 20 anos

ADOLESCÊNCIA Dos 11 aos 20 anos ADOLESCÊNCIA Dos 11 aos 20 anos Adolescência Fase de grande transição nos aspectos do desenvolvimento humano. Fim da infância epreparaçãopara a idadeadulta Divisão de alguns autores: PRÉ-ADOLESCÊNCIA:

Leia mais

PERÍODO EDIPIANO. Salomé Vieira Santos. Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento

PERÍODO EDIPIANO. Salomé Vieira Santos. Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento PERÍODO EDIPIANO Salomé Vieira Santos Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento Março de 2017 Fases do Desenvolvimento Psicossexual Ao longo do desenvolvimento (bb-adolescente) ocorrem mudanças marcantes:

Leia mais

Objectivos Educativos

Objectivos Educativos Renovação do Programa para Jovens (Aprovado na XLII Conferência Nacional) : A XLII Conferência Nacional da AEP, no âmbito do processo em curso de renovação do Programa para Jovens, aprovou a definição

Leia mais

UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO. Valor da Sexualidade na Adolescência

UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO. Valor da Sexualidade na Adolescência UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO Valor da Sexualidade na Adolescência energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade; que se integra no modo como nos sentimos,

Leia mais

TÍTULO: CONCEPÇÃO DE PRÉ-ADOLESCÊNCIA EM HENRI WALLON CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA

TÍTULO: CONCEPÇÃO DE PRÉ-ADOLESCÊNCIA EM HENRI WALLON CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: CONCEPÇÃO DE PRÉ-ADOLESCÊNCIA EM HENRI WALLON CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

Educar em creche que cidadão aos 3 anos de idade?

Educar em creche que cidadão aos 3 anos de idade? Educar em creche que cidadão aos 3 anos de idade? Gabriela Portugal Departamento de Educação, Universidade de Aveiro gabriela.portugal@ua.pt Sumário 1. Importância de orientações pedagógicas para a creche

Leia mais

APRENDIZAGENS ESPERADAS

APRENDIZAGENS ESPERADAS 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO /TURMA: 7ºB 35 aulas /60 min APRENDIZAGENS ESPERADAS Conceção de cidadania ativa Identificação de competências essenciais de formação cidadã (Competências para uma Cultura

Leia mais

Doença Mental??? Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes. Ou Saúde Mental???? Saúde Mental é...

Doença Mental??? Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes. Ou Saúde Mental???? Saúde Mental é... Emergências Psiquiátricas Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes Doença Mental??? Ou Saúde Mental???? Prof Esp. Enfª Priscila Maria Marcheti Fiorin Saúde Mental é... Usado

Leia mais

Conhecendo o comportamento dos seus clientes, sua empresa conseguirá antecipar as principais tendências, atrair e reter os consumidores, elaborar

Conhecendo o comportamento dos seus clientes, sua empresa conseguirá antecipar as principais tendências, atrair e reter os consumidores, elaborar Conhecendo o comportamento dos seus clientes, sua empresa conseguirá antecipar as principais tendências, atrair e reter os consumidores, elaborar melhores campanhas publicitárias e agir com mais embasamento

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS: PERCURSOS E PERCALÇOS. Antonia Edna Brito/UFPI

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS: PERCURSOS E PERCALÇOS. Antonia Edna Brito/UFPI FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS: PERCURSOS E PERCALÇOS Antonia Edna Brito/UFPI 1 UMA PAUTA POSSÍVEL... Palavras Iniciais Sobre Formação Inicial Sobre Formação Continuada

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 1º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Oferta Complementar Educação para a Cidadania Professores: todos

Leia mais

O uso de drogas na adolescência é a origem de muitos problemas de saúde mental.

O uso de drogas na adolescência é a origem de muitos problemas de saúde mental. Centro de Estudos O uso de drogas na adolescência é a origem de muitos problemas de saúde mental. A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo e o jovem costuma não aceitar as orientações,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO, RECURSOS E BARREIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR Bom Celeste Simões Margarida Gaspar de Matos Tânia Gaspar Faculdade de Motricidade Humana

Leia mais

CENTRO DE BEM ESTAR INFANTIL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA ANO LECTIVO 2007/2008

CENTRO DE BEM ESTAR INFANTIL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA ANO LECTIVO 2007/2008 CASCD DE FARO CENTRO DE BEM ESTAR INFANTIL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA ANO LECTIVO 2007/2008 PROJECTO PEDAGÓGICO ATL Tarde Os bons filhos têm sonhos ou disciplina, os filhos brilhantes têm sonhos e disciplina.

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A ANO LETIVO 2018/2019 1.º Período Áreas temáticas Conteúdos programáticos

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

3.3 A criança com dificuldades em aprender

3.3 A criança com dificuldades em aprender Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.3 A criança com dificuldades em aprender Introdução A aprendizagem escolar é uma área importante da vida da criança e os pais naturalmente preocupam-se

Leia mais

Competências Pessoais e Sociais I Inteligência Emocional Sessão 2 20 e 21 de Outubro. Isabel Paiva de Sousa

Competências Pessoais e Sociais I Inteligência Emocional Sessão 2 20 e 21 de Outubro. Isabel Paiva de Sousa Competências Pessoais e Sociais I Sessão 2 20 e 21 de Outubro Isabel Paiva de Sousa isabelmpsousa@netcabo.pt Outubro 2015 1 Alegria Confiança Apego Prazer Alivio Esperança Euforia Surpresa Raiva Tristeza

Leia mais

A nossa sexualidade é uma construção que se inicia na vida intra-uterina e nos acompanha por toda nossa existência.

A nossa sexualidade é uma construção que se inicia na vida intra-uterina e nos acompanha por toda nossa existência. A nossa sexualidade é uma construção que se inicia na vida intra-uterina e nos acompanha por toda nossa existência. Viver na idade adulta uma sexualidade satisfatória depende do desenvolvimento psicossexual

Leia mais

Escola Secundária de Carregal do Sal

Escola Secundária de Carregal do Sal Escola Secundária de Carregal do Sal Área de Projecto 2006\2007 Sigmund Freud 1 2 Sigmund Freud 1856-----------------Nasceu em Freiberg 1881-----------------Licenciatura em Medicina 1885-----------------Estuda

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES APRENDIZAGENS A PROMOVER Construção da identidade e da auto estima *Conhecer e aceitar as suas caraterísticas pessoais

Leia mais

Planejamento de ensino

Planejamento de ensino Planejamento de ensino Ensino O ENSINO: é um processo de aprendizagem que objetiva a formação ou transformação da conduta humana. A educação de hoje interessa-se pelo desenvolvimento harmônico do educando

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Jogar e desenvolver o raciocínio lógico. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari

Jogar e desenvolver o raciocínio lógico. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari Jogar e desenvolver o raciocínio lógico Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.corder@uol.com.br 1 RACIOCÍNIO LÓGICO -MATEMÁTICO O QUE É? QUANDO VOCÊ UTILIZA ESTE TIPO DE RACIOCÍNIO? COM QUAIS ÁREAS

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 16. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 16. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 16 Profª. Lívia Bahia Saúde Sexual e Reprodutiva no âmbito da Atenção Básica A atenção em saúde sexual e em saúde reprodutiva é uma das áreas de atuação

Leia mais

5.ºano EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA PLANIFICAÇÃO ANUAL

5.ºano EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5.ºano EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO Temas Competências Conteúdos Atividades/Estratégias Avaliação 1. Vida Escolar 2. Educação para a Saúde Fomentar o exercício da cidadania no

Leia mais

com que seja possível, dia após dia, reconhecer que continuamos a ser a mesma pessoa e eu o mundo ainda é o nosso mundo.

com que seja possível, dia após dia, reconhecer que continuamos a ser a mesma pessoa e eu o mundo ainda é o nosso mundo. 1-Mostra como a dimensão social e cultural é determinante no processo de tornar-se humano. Para se tornar humano, este tem que passar por processos de aprendizagens de formas partilhadas e reconhecíveis

Leia mais

Rodas de Histórias como espaços de Interações e Brincadeira A experiência do Projeto Paralapracá em Olinda

Rodas de Histórias como espaços de Interações e Brincadeira A experiência do Projeto Paralapracá em Olinda Rodas de Histórias como espaços de Interações e Brincadeira A experiência do Projeto Paralapracá em Olinda A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à

Leia mais

QUEM SOU EU? A BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA

QUEM SOU EU? A BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA QUEM SOU EU? A BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA RESUMO Camila Ribeiro Menotti Colégio Gaspar Silveira Martins Rosana Hansel dos Santos Colégio Gaspar Silveira Martins A adolescência

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL Conceituação é o instrumento de intervenção através do qual operacionaliza-se o processo de cuidar em enfermagem em saúde mental o relacionamento enfermeira-paciente:

Leia mais

i dos pais Dos 9 aos 12 Meses

i dos pais Dos 9 aos 12 Meses i dos pais Dos 9 aos 12 Meses Aos nove meses os bebés começam a ter as suas próprias ideias sobre si próprios e sobre o mundo que os rodeia. Cada vez mais conseguem impor-se perante o ambiente, seja para

Leia mais

Introdução à obra de Wallon

Introdução à obra de Wallon Henri Wallon Introdução à obra de Wallon A atividade da criança: conjunto de gestos com significados filogenéticos de sobrevivência. Entre o indivíduo e o meio há uma unidade indivisível. A sociedade é

Leia mais

Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Colectiva. Crianças e Adolescentes. Variável. Nome da prova: Autor(es): Versão: Portuguesa

Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Colectiva. Crianças e Adolescentes. Variável. Nome da prova: Autor(es): Versão: Portuguesa Nome da prova: Autor(es): Versão: Tipo de aplicação: População: Tempo de aplicação: Objectivos: Materiais incluídos no jogo (kit) completo: Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Portuguesa

Leia mais

Discernimento e acompanhamento dos jovens

Discernimento e acompanhamento dos jovens Dia diocesano do catequista Santa Cecília, Câmara de Lobos Discernimento e acompanhamento dos jovens 10 de junho de 2018 Natália Pita Sentiram-se orientados? Dinâmica Foi fácil APONTAR COM SEGURANÇA a

Leia mais

BRINCAR NO HOSPITAL: A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS 1

BRINCAR NO HOSPITAL: A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS 1 BRINCAR NO HOSPITAL: A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS 1 RIZZATTI, Fernanda Lopes 2 ; SILVA, Mariluce Silveira da 3 ; NUNES, Janilse Fernandes 4 1 Trabalho de Pesquisa

Leia mais

ÍNDICE. Prólogo...13 Prefácio Capítulo 1 Introdução...25

ÍNDICE. Prólogo...13 Prefácio Capítulo 1 Introdução...25 ÍNDICE Prólogo...13 Prefácio...21 Capítulo 1 Introdução...25 Capítulo 2 O mecanismo de deixar ir...31 O que é?...31 Os sentimentos e os mecanismos mentais...33 Os sentimentos e o stress...36 Os acontecimentos

Leia mais

Coordenadores de Área

Coordenadores de Área Coordenadores de Área Língua Portuguesa Ana Maria Matemática- Fernando História Côrtes Geografia Marcos Lucena Ciências Janine Inglês Vera Lofrese Alemão Bruno Pollon Educação Física Marcio Martins Educação

Leia mais

PRÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA DESPORTIVA E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO EM ADOLESCENTES

PRÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA DESPORTIVA E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO EM ADOLESCENTES Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro PRÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA DESPORTIVA E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO EM ADOLESCENTES 22-11-2013 Belmifer Maio & Helder Fernandes Actividade física desportiva 2 Contextualização

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada

Leia mais

5º Ano Corpo em transformação Objectivos Gerais Objectivos específicos Actividades sugeridas Tempo previsto ACTIVIDADE 1: ACTIVIDADE 2:

5º Ano Corpo em transformação Objectivos Gerais Objectivos específicos Actividades sugeridas Tempo previsto ACTIVIDADE 1: ACTIVIDADE 2: 5º Ano Corpo em transformação Objectivos Gerais Objectivos específicos Actividades sugeridas Tempo Saber gerir a mudança Reconhecer experiências de mudança Partilhar experiências de mudança ACTIVIDADE

Leia mais

DESENVOLVIMENTO AFETIVO

DESENVOLVIMENTO AFETIVO FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO DESENVOLVIMENTO AFETIVO Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina de Ribeirão

Leia mais

Desenvolvimento psicossocial do adolescente e do adulto jovem - Apoio ao estudante Disciplina Tópicos em Educação nas Profissões da Saúde II

Desenvolvimento psicossocial do adolescente e do adulto jovem - Apoio ao estudante Disciplina Tópicos em Educação nas Profissões da Saúde II Desenvolvimento psicossocial do adolescente e do adulto jovem - Apoio ao estudante Disciplina Tópicos em Educação nas Profissões da Saúde II Objetivos Apresentar conceitos relacionados ao aprendizado em

Leia mais

Anexo II. Perspectivas Educacionais

Anexo II. Perspectivas Educacionais Anexo II Perspectivas Educacionais 47 Perspectivas Educacionais Neste penúltimo ano de estágio, correspondente ao estágio no mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo, encontro-me num Jardim de Infância

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AFETIVO- SEXUAL E REPRODUTIVA

PROJETO DE EDUCAÇÃO AFETIVO- SEXUAL E REPRODUTIVA PROJETO DE EDUCAÇÃO AFETIVO- SEXUAL E REPRODUTIVA Tema: Relações interpessoais e sexualidade 4º Ano- EB1/JI DE SA Turma-1 Objetivos Conteúdos Atividades Reconhecer sentimentos: amor familiar; amizade;

Leia mais

SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES DE PSICOTERAPIA PROTOCOLADAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ANÁLISE BIOENERGÉTICA

SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES DE PSICOTERAPIA PROTOCOLADAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ANÁLISE BIOENERGÉTICA SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES DE PSICOTERAPIA PROTOCOLADAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ANÁLISE BIOENERGÉTICA Apresentação da psicoterapia e do(s) modelo(s) teórico(s) subjacente(s) A Análise Bioenergética é um

Leia mais

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian FAIXA ETÁRIA CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Leia mais

A CRIATIVIDADE É UMA COMPETÊNCIA

A CRIATIVIDADE É UMA COMPETÊNCIA JAN 19 1 Em que medida a criatividade convive com o controlo de gestão num ambiente empresarial? A tese que parece saltar à vista é a de que o controlo da gestão pode assumir um papel limitador da criatividade

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

GABINETE DE APOIO PSICOLÓGICO Educação

GABINETE DE APOIO PSICOLÓGICO Educação Sessão de esclarecimento On-line Informação ao Encarregado de GABINETE DE APOIO PSICOLÓGICO Educação 1 ORIENTAÇÃO VOCACIONAL Gabinete de Apoio Psicológico Agrupamento de Escolas de Almeida 2 ORIENTAÇÃO

Leia mais

Sexualidade na infância. Suas etapas e definições

Sexualidade na infância. Suas etapas e definições Sexualidade na infância Suas etapas e definições Os estudos na área da sexualidade humana desenvolvidos por Sigmund Freud, evidenciam a necessidade de compreensão das diversas fases da construção da sexualidade

Leia mais

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Licenciatura em Educação Básica - 1º Semestre O jogo é

Leia mais

Apresentação dos resultados dos estudos preliminares

Apresentação dos resultados dos estudos preliminares Apresentação dos resultados dos estudos preliminares Estudo Parentalidadee ansiedade em crianças em idade escolar A. I. F. Pereira (Inv. Responsável) Centro de Investigação em Psicologia da Universidade

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Introdução A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa em cada nível de educação e de ensino e implica princípios e procedimentos

Leia mais

A primeira visita ao ginecologista

A primeira visita ao ginecologista A primeira visita ao ginecologista acne colicas sexualidade NAO FIQUE COM DUVIDAS Indice: Visitar o ginecologista logo que surgem os primeiros sinais da puberdade e muito importante para que a menina entenda

Leia mais

ADOLESCÊNCIA PROF. ALBERTO OLAVO ADVINCULA REIS

ADOLESCÊNCIA PROF. ALBERTO OLAVO ADVINCULA REIS ADOLESCÊNCIA PROF. ALBERTO OLAVO ADVINCULA REIS E-mail: albereis@usp.br Duas perspectivas históricas: 1. Muitas das características associadas à adolescência tal como a conhecemos hoje tem uma longa histórica

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Forma de interagir com outras pessoas RELACIONAMENTO Estabelecimento de um processo de comunicação onde o emissor e receptor tenham claro suas reais atribuições. Para existir

Leia mais

A CRIANÇA E O DIVÓRCIO

A CRIANÇA E O DIVÓRCIO A CRIANÇA E O DIVÓRCIO Colégio Cosme e Damião Maio 2013 Formadora: Dra. Ana Filipa Mendes A Criança e o divórcio Como explicar o divórcio aos filhos? Quanto tempo dura o sofrimento da criança? Como vai

Leia mais

Educação sexual e afetiva

Educação sexual e afetiva A Lê o texto das páginas 3-4, As relações amorosas, e assinala Verdadeiro ou Falso. 1. As primeiras relações amorosas são experiências únicas, incomparáveis. 2. É preciso coragem para revelarmos o nosso

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Anual

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Anual Construção da Conhecer e aceitar as suas características pessoais e a sua identidade identidade e da social e cultural, situando-as em relação às de outros. autoestima Reconhecer e valorizar laços de pertença

Leia mais

Expressão da Sexualidade na Adolescência AS. Sexualidade. é...

Expressão da Sexualidade na Adolescência AS. Sexualidade. é... Expressão da Sexualidade na Adolescência AS Sexualidade é... A necessidade de buscar sensações bemestar, prazer, afeto, contato, carinho, que todo ser humano tem. A SEXUALIDADE É NATURAL! S 1 2 1 S A Sexualidade

Leia mais

Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito?

Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito? Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito? Júlio Furtado 25/04/2018 Adolescência: etapa natural do desenvolvimento, marcada por conflitos, rebeldia, pressões relacionadas à sexualidade,

Leia mais

STRESSE: De Motor da Vida a Assassino no Trabalho. 28 Janeiro de 2009

STRESSE: De Motor da Vida a Assassino no Trabalho. 28 Janeiro de 2009 STRESSE: De Motor da Vida a Assassino no Trabalho 28 Janeiro de 2009 Stress: é o processo transaccional de desajustamento entre a pessoa e o seu meio, traduzindo respostas físicas, psicológicas e comportamentais.

Leia mais

DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Kamila Pimentel dos Santos Leila Márcia Azevedo Nunes Lionela da Silva Corrêa Universidade Federal do Amazonas - UFAM Práticas Pedagógicas inclusivas

Leia mais

O Impacto Psicossocial do Cancro na Família

O Impacto Psicossocial do Cancro na Família O Impacto Psicossocial do Cancro na Família Maria de Jesus Moura Psicóloga Clínica Unidade de Psicologia IPO Lisboa ATÉ MEADOS DO SEC.XIX Cancro=Morte PROGRESSOS DA MEDICINA CURA ALTERAÇÃO DO DIAGNÓSTICO

Leia mais

Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito? Júlio Furtado

Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito? Júlio Furtado Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito? Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Adolescência ou adolescências? Adolescência: etapa natural do desenvolvimento, marcada por conflitos,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO Escola Ano letivo 2013-2014 Turma: Docente Responsável pelo projeto: SEXUALIDADE (...) É um aspeto central do ser humano, que acompanha toda a vida e que envolve o sexo,

Leia mais

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC Gustavo Carvalho Orientações: 1- As questões apresentadas neste teste não representam aquilo que você acredita que é o ideal de possuir ou mesmo o que

Leia mais

SEXUALIDADE - definição

SEXUALIDADE - definição A sexualidade SEXUALIDADE - definição É uma energia que nos motiva a procurar o amor, contacto, ternura, intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos, e somos tocados; é ser-se

Leia mais

Reflexão: O desenvolvimento da autoestima em contexto de Educação de Infância

Reflexão: O desenvolvimento da autoestima em contexto de Educação de Infância 1 Reflexão: O desenvolvimento da autoestima em contexto de Educação de Infância Mariana Atanásio, Nº 2036909. Universidade da Madeira, Centro de Competência das Ciências Sociais, Departamento de Ciências

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé

Agrupamento de Escolas da Sé PLANIFICAÇÃO - EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA Metas: Criar um ambiente saudável, pautado pelo respeito mútuo e sentido de responsabilidade; Adotar uma cultura de prevenção, segurança e vida saudável; Participar

Leia mais

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Elaborado pela Educadora de Infância Helena Rodrigues Plano Anual de Atividades Introdução O Plano Anual de Atividades

Leia mais