Marketing digital aplicado à prospecção de clientes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Marketing digital aplicado à prospecção de clientes"

Transcrição

1 Marketing digital aplicado à prospecção de clientes Maria Alice Jovinski (Instituto Doll de Educação) Resumo: Neste trabalho aborda-se o marketing digital aplicado à prospecção de clientes através da apresentação de técnicas e elaboração de um plano de marketing digital. O marketing digital apresenta-se como aliado às empresas na internet que tem como objetivos alavancar seus negócios conhecendo seu público-alvo e oferendo conteúdo personalizado e de valor. A base teórica da pesquisa desenvolve-se nas definições de marketing, consumidor online e marketing digital. O método aplicado à pesquisa é exploratório e seu estudo é de manipulação experimental. Os resultados obtidos com a pesquisa foram analisados através da discussão teórica sobre o que foi visto na revisão bibliográfica e na implantação das técnicas. Palavras chave: Marketing digital, Clientes, Prospecção. Digital marketing applied to prospect for customers Abstract This paper addresses the digital marketing applied to prospecting for customers by delivering techniques and developing a digital marketing plan. The digital marketing presents itself as an ally to companies on the internet that aims to leverage their business to know your audience and offering personalized content and value. The theoretical basis of research develops in the definitions of marketing, digital marketing and online consumer. The method is applied to research their study is exploratory and experimental manipulation. The results of the survey were analyzed through the theoretical discussion about what was seen in the literature review and implementation techniques. Key-words: Digital Marketing, Customers, Prospecting. 1 Introdução O comércio na internet é competitivo e vasto, empresas que desejam iniciar nesse mercado devem ter em mente que sua concorrência deixa de ser local e passa a ser mundial, pois o consumidor online tem acesso aos domínios de todas as regiões.

2 Para criar vantagem competitiva, prospectar e reter clientes as empresas necessitam adaptar-se e satisfazer as necessidades desse consumidor online que deseja interagir com os produtos e serviços e possuem livre acesso às diversas informações, indicações e referências. O marketing digital apresenta-se como aliado a essas empresas na internet que tem como objetivos alavancar seus negócios conhecendo seu público-alvo e oferecendo conteúdo personalizado e de valor. Neste contexto, apresentou-se como problema de pesquisa a forma como o marketing digital auxilia na prospecção de clientes a essas empresas. Com este questionamento pretende-se, de forma geral, apresentar como o marketing digital, em meio ao excesso de informação que os consumidores online têm acesso, destacar as empresas, quanto a sua localização, apresentação, conteúdo e credibilidade perante a comunidade web. Para isto esta pesquisa foi segmentada em três capítulos básicos. O primeiro capítulo apresenta o referencial teórico. Nele buscou-se realizar um estudo sobre os temas relevantes ao objetivo do trabalho, que são o marketing, consumidor online e marketing digital. O segundo capítulo remete à metodologia empregada no desenvolvimento da pesquisa. Por fim o terceiro capítulo expõe a análise e interpretação dos dados obtidos na aplicação de um plano de marketing digital em uma corporação do ramo educacional. 2 Referencial teórico O marketing é um tema amplo, abrangente e possui diversas definições, cada uma de acordo com o entendimento de seu autor. Segundo o dicionário Aurélio, marketing é o estudo das atividades comerciais que, partindo do conhecimento das necessidades e da psicologia do consumidor, procura dirigir a produção adaptando-a ao melhor mercado; estudo de mercado; mercadologia. De acordo com Armstrong e Kotler (1998), é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e de que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros. Para Limeira (2003) marketing é a função empresarial que cria valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio de gestão estratégica de variáveis controláveis. As três definições apresentam o objetivo de satisfazer as necessidades como um ponto em comum e Armstrong e Kotler (1998) ressaltam que hoje em dia, o marketing deve ser compreendido não só no antigo sentido de vender dizer e vender mas também de satisfazer as necessidades do cliente. Com isso, compreende-se que o marketing tem como objetivo principal a satisfação das necessidades atuais e futuras dos consumidores. Existem algumas variações do marketing de acordo com a área mercadológica empregada e o número de consumidores que tem-se como meta atingir.

3 Cybermarketing - trata-se de instrumentos para focalizar na "personalização em massa", proporcionando maior rapidez nas transações, do que comparado aos meios tradicionais de troca. Endomarketing - marketing que tem como objetivo o público ou o ambiente interno de uma organização. Grassroots marketing - utilização de ferramentas e instrumentos de marketing em grupos de pessoas de determinados nichos ou comunidades com o objetivo de transformar estas pessoas em evangelizadoras da marca, da empresa, do produto ou do serviço. Marketing de incentivo - ferramenta que engloba campanhas de incentivo, endomarketing, fidelização, programas de relacionamento, eventos, viagens, entre outras ações que permitem, dentro de uma relação custo/benefício, atingir os objetivos da empresa. Marketing boca-a-boca - marketing realizado sem a utilização de grandes veículos de comunicação. São os próprios consumidores satisfeitos e insatisfeitos que repassam suas experiências a outros consumidores. Marketing de massa - abordagem de marketing que visa atingir todos os consumidores de maneira única. Marketing de relacionamento - estratégia que visa o profundo conhecimento do cliente e de seus hábitos, visando atendê-lo de forma personalizada a obter a fidelização. Marketing de retenção - ações integradas sistemáticas e contínuas de comunicação e promoção, gerando freqüência e repetição de compra por parte dos clientes e recompensandoos por isso, visando estratégias para fidelizar ou reter o cliente. Marketing de valor - princípio do marketing consciente que determina que a empresa deve empregar a maior parte de seus recursos em investimentos de marketing para aumentar seu valor. Marketing direto - marketing efetuado através de propaganda em vários tipos de mídia que interagem diretamente com os consumidores, geralmente solicitando a eles que apresentem uma resposta direta. Também se caracteriza pela venda direta. Marketing experiencial - É o Marketing que integra diversos elementos relacionados à lógica, às emoções e ao pensamento, visando o contato com o consumidor com a marca ou empresa. Marketing interativo - ações de marketing direcionadas para criar uma interação entre o cliente e a empresa, em que o cliente tem um papel ativo, possibilitando a personalização e a customização de produtos e serviços. Marketing pessoal - marketing direcionado à geração de interesses em relação a um determinado indivíduo. Marketing político ações de marketing direcionadas ao posicionamento de candidatos, como pesquisas de mercado eleitoral e a organização geral da campanha.

4 Marketing viral o marketing que transmite a informação a um grupo de pessoas e essas retransmitem essas informações a uma rede que continua repassando as informações. Neuromarketing o marketing que estuda o comportamento do consumidor em sua essência. Telemarketing marketing realizado através da rede telefônica. Webmarketing - marketing intermediado por canais eletrônicos, o dito marketing digital. 2.1 Consumidor online A idenficação do perfil do público-alvo é o primeiro passo para uma campanha de marketing de sucesso direcionada a seu consumidor principal. De acordo com Rohrs e Stewart (2011), na pesquisa The meaning of like, realizada nas regiões dos Estados Unidos (EUA) e Europa, os consumidores online dividem-se em doze perfis mais comuns: 1. Usuários interessados em relacionamentos familiares e amigos antigos, não são receptivos a s promocionais e mensagens empresariais; 2. Usuários seletivos quanto aos relacionamentos e informações. Exigem privacidade sobre suas informações pessoais e são ativos nas redes sociais; 3. Usuários que apenas buscam indicações e qualificações de outros usuários sobre produtos e serviços que tem interesse em adquirir; 4. Usuários que nas redes sociais que mantem relacionamentos com pessoas de interesses comuns. Solicita o recebimento de informações de boa qualidade; 5. Usuários que procura por ofertas e descontos nas redes sociais e s. Não geram muito conteúdo, apenas participam na formação de opinião de produtos e serviços; 6. Usuários não limitados às transações, mas que aproveitam para realizar compras online, são mais interessados qualidade do que em preço; 7. Usuários que tem a web como principal fonte e informação. Possuem um fluxo alto de leitura e criação conteúdo; 8. Usuários interessados em jogos online e com baixo poder aquisitivo. Utilizam as redes sociais para jogar e compartilhar experiências de jogos; 9. Usuários que tem como prioridade relacionamentos como novos contatos e preferem as redes sociais para comunicação com seus amigos e estão interessados em receber ofertas; 10. Usuários que procuram as últimas tendências, oportunidades de emprego e contatos profissionais. São atraídos por informações educacionais e de atualizações de produtos; 11. Usuários que compartilham conteúdo relevante e levam a sério suas interações sociais, sendo mais fiéis às marcas que seguem; 12. Usuários que exibem seus gostos e crenças na web, querem divulgar suas experiência e ter relacionamentos para compartilhá-las. E todos esses internautas utilizam a web como uma plataforma de comunicação e tem necessidades de relacionamento, informação, comunicação e diversão. 2.2 Marketing digital O marketing digital, também chamado de marketing eletrônico ou webmarketing, de acordo com Limeira (2003), é um conceito que expressa o conjunto de ações de marketing

5 intermediadas por canais eletrônicos como a internet, em que o cliente controla a quantidade e o tipo de informação recebida. Essa nova forma de marketing sustentada pela tecnologia da informação, para prospectar e manter seus clientes é dependente da encontrabilidade, usabilidade, credibilidade e vendabilidade de seus produtos e serviços. Encontrabilidade porque que a empresa, para prospectar e reter seus clientes deve ser inicialmente localizada por eles, seja através de ferramentas de busca ou redes sociais. Contudo, além da empresa ser localizada, ela deve chamar a atenção do consumidor online. Em ferramentas de buscas o título do site da empresa é uma das partes mais importantes, pois é com esse título e o breve texto que vem abaixo dele que despertará o interesse do consumidor acessar o link, devendo assim ser persuasivo. Esses passos ainda não garantem que o consumidor se manter na página, necessitando da apresentação e do conteúdo da página serem realmente relevantes. Resumindo, segundo Vaz (2010), a encontrabilidade é ser encontrado e acessado. Usabilidade porque o consumidor online exige que a navegação de sua página seja simples e intuitiva, que apresente conteúdo relevante e que agregue valor à sua busca. Seguir os padrões da web implicam em qualidade de acesso e contribui na navegação de leitores de tela para deficientes visuais, na visualizaçao correta da página em diferentes browser e plataformas e na leitura da página por mecanismos de busca. A página deve oferecer uma boa experiência a todos que a acessam. Credibilidade porque a empresa, seus produtos e serviços precisam se apresentar confiáveis em meio a todas as informações que o consumidor online tem acesso. De acordo com Vaz (2010), a credibilidade no mercado eletrônico segue as mesmas leis da credibilidade no comércio tradicional, ou seja o consumidor pesquisa sobre a empresa e seus produtos/serviços, para ter certeza que não será lesado na compra e que está adquirindo algo de qualidade. E esse consumidor leva muito mais em consideração opiniões de outros consumidores que reclamam e referenciam produtos/serviços do que as informações das próprias empresas. Vendabilidade porque a empresa deve convencer o consumidor online de que seu produto/serviço é necessário e que agregará valor ao comprador. A página deve fornecer todos as informações sobre os produtos e serviços, pois antes da compra em si, o consumidor busca e compra a informação deste produto, sendo essa que os convence da compra. Informações que o consumidor não questiona também devem ser disponibilidades na página, de forma transparente e precisa, como a política de troca e montagem de produtos O ciclo do marketing digital Segundo Vaz (2010) os processos de produção tomaram-se circulares para aumentar a competitividade das empresas em um mercado no qual o consumidor é mais exigente e deseja a personalização dos serviços e produtos. O marketing digital também possui um ciclo contínuo, que são as práticas denominadas de oito pês composto pela pesquisa, projeto, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão Pesquisa

6 É na etapa de pesquisa onde o perfil preciso do consumidor online deve ser traçado, é o momento de definição do público-alvo que será atingido com a campanha da empresa. A partir dessa definição serão desenvolvidas as estratégias de marketing digital Projeto É na etapa de projeto a qual deve-se buscar informações do mercado, tendências, identificar o que concorrentes estão fazendo para criar vantagens competitivas (benchmarking) e agrupar essas informações às encontradas na fase de pesquisa do público-alvo. Esse o momento de planejar e idealizar todos os detalhes da estratégia online para a empresa e definir metas, portanto informações incompletas podem levar a resultados indesejáveis Produção É a etapa de desenvolvimento do site da empresa em si, sua estrutura e funcionalidades tomaram formas. Esse é o momento de aplicação dos padrões web e otimização de código para que a página obtenha resultados melhores nas futuras buscas e navegação Publicação É a etapa de desenvolvimento da essência da página, o seu conteúdo. Todo conteúdo disponibilizado na página deve ser persuasivo e ter como foco a prospecção de clientes para a empresa, pois ele é a personificação do vendedor do comércio tradicional na internet. Nesse momento unem-se as três características de encontrabilidade, credibilidade e vendabilidade Promoção É a etapa em que promove as campanhas promocionais da página. Essas promoções aumentam a lucratividade da empresa e custam menos que as mídias tradicionais, ações como links patrocinados e parceiros atraem um grande público às páginas Propagação É a etapa na qual as informações sobre a página devem ser divulgadas de forma positivas nas diversas redes sociais, fóruns, blogs, sites, gerando credibilidade, tráfego e presença da empresa na internet Personalização É a etapa onde a empresa busca os contatos de seus potenciais consumidores (usuários que já tiveram contato com a marca) e identificam seus comportamentos e o que os levaram até a empresa Precisão É a etapa de mensurar o resultado das ações realizadas nas etapas anteriores. Na fase de projeto as metas foram definidas e esse é o momento de visualizar se foram cumpridas e em que patamar sua empresa encontra-se após a campanha de marketing digital. 3 Metodologia

7 O presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa de método exploratório. Segundo Marconi e Lakatos (2003) esse método tem por objetivo a formulação de um problema e utiliza-se de diversos procedimentos de coleta de dados, como entrevistas e observação participante. O estudo do método é de manipulação experimental, visando à prospecção de clientes através do marketing digital aplicado a campanhas na Internet. Para isso, é necessário revisar e descrever a teoria, modelos e ferramentas aplicados à campanha. 4 O plano de marketing digital Elaborou-se um plano de marketing digital para a realização da pesquisa, o qual seguiu as seguintes diretrizes: 1. Compreensão da cultura da empresa, público-alvo, concorrentes e metas, análise dos recursos tecnológicos de comunicação web (site e newsletter) ; 2. Elaboração do plano de ação com o objetivo de implantar algumas das ferramentas de marketing digital na empresa, com o objetivos de atingir um melhor posicionamento competitivo da empresa na internet; 3. Implantação e operação das ferramentas de marketing digital, seguindo o plano de ação, buscando atingir as metas estabelecidas com maior eficácia; 4. Avaliação dos resultados da aplicação das ferramentas para a empresa e proposta de ajustes para aumentar a eficácia das ações. Essa avaliação e melhoria deve ser realizada de forma contínua para obter o nível de excelência e tráfego maiores para a empresa. A função do ciclo do marketing digital é definir estrategicamente os objetivos e metas da empresa na internet e o mercado que pretende conquistar. Na pesquisa o processo definiu-se pelas ações listadas a seguir. Análise do negócio - investigação do ambiente da internet, delineando os mercados-alvo. Inclui a análise de dados secundários estatísticos sobre o mercado-alvo do cliente. Análise da concorrência - análise do conteúdo dos sites concorrentes, e outras fontes de informação a fim de identificar seus pontos fortes e suas ações de maneira que geram vantagem competitiva. Análise do cliente - pesquisas estrategicamente planejadas de opinião do clientes e dos potenciais clientes. Realizadas também entrevistas com a equipe para delinear o perfil deste cliente, ou como a equipe vê o cliente. Análise de produtos e serviços - levantamento do portifólio de produtos e serviços, e do posicionamento e situação mercadológica e identificação das possibilidades de novos produtos/serviços. Criação de ofertas - com o resultado dos itens anteriores, são propostas ofertas de produtos/serviços que agreguem valor ao consumidor online. Adaptação e/ou criação dos recursos de comunicação web - o site é o repositório do plano de marketing digital e também o principal difusor da marca da empresa para seu público-alvo.

8 São analisados os recursos web atuais e propostas novas instâncias de comunicação de maneira que o plano obtenha a maior efetividade possível. Plano de publicidade online - consiste em, seguindo o que foi estabelecido no plano de marketing digital, definir quais as campanhas e em que áreas geográficas estas serão divulgadas. Define-se aqui o orçamento de cada campanha, a sua duração e sazonalidade; estabelecem-se os indicadores de acompanhamento e avaliação das mesmas. Alianças estratégicas - são identificadas e proposta a formação de convênios que agreguem valor aos produtos/serviços da empresa; definição dos principais parceiros estratégicos e divulgação desta relação através de troca de banners e links nos sites. Administração de relacionamento com o cliente e as redes sociais - através de pesquisas online periódicas, é possível identificar a opinião média do cliente, possibilitando o aperfeiçoamento contínuo dos produtos/serviços. Serão também criados canais da empresa nas principais redes de relacionamento existentes na internet. Avaliação e controle utiliza os recursos tecnológicos para medir o comportamento dos visitantes do site, segmentando-os entre os visitantes que vieram através de links patrocinados ou pela busca natural, a cidade em que estava, e outras variáveis. São gerados relatórios apresentando a eficácia das campanhas de links patrocinados, taxas de conversão, etc. 5 Conclusão As informações que os consumidores online têm acesso são vastas, contudo a análise e compreensão destas e de seu contexto é deficiente. Assim para as informações das empresas chegarem até os consumidores online é necessário tratá-las de forma com que fiquem claras, atrativas e de valor. Os consumidores online estão cada vez mais avessos a mensagens que não interessam, agregam, ajudam, informam ou divertem. Eles buscam informações que sejam relevantes e se a empresa trata apenas se informações sobre seu domínio, não despertará o interesse desse usuário. Para ter a atenção desse consumidor a empresa tem de oferecer um conteúdo capacitado, produtivo e eficaz, serviços que auxiliam nas tarefas do usuário, entretenimento. Em cada publicação a empresa deve trabalhar para aproximar o usuário para que estes sejam mais receptivos às suas mensagens e promoções. Esta pesquisa buscou o posicionamento e prospecção de clientes aplicando técnicas gratuitas do marketing digital. Não minimizando a importância das técnicas que exigem investimentos maiores, como os links patrocinados das ferramentas de busca e banners apresentados em grandes portais como UOL e Terra. As técnicas utilizadas então foram a de melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca, envio de newsletter e parcerias com outros sites para anunciar o link do site da empresa. As técnicas de marketing digital foram aplicadas com sucesso em uma corporação do ramo educacional. Essa empresa adota em geral o marketing tradicional, baseado em panfletagem, cartazes e rádio para o anúncio de seus serviços. Usando o modelo proposto neste trabalho, fez-se uma campanha dos serviços da empresa, sendo os resultados satisfatórios. Durante a campanha, as técnicas foram aperfeiçoadas, tomando como feedback a procura da população

9 pelos serviços ofertados pela empresa durante a campanha e a forma como elas tomaram conhecimento da marca da empresa. Referências ARMSTRONG, Gary. KOTLER, Philip. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, CARDOSO, Bruno. A Internet no Brasil em Disponível em: Acesso em: 01 de maio de LIMEIRA, Tania M. Vidigal. E-marketing. O marketing na internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. (2003) - Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. Atlas S.A, ROHRS, Jeff; STEWART, Morgan. The meaning of like Disponível em: Acesso em: 01 de maio de SERRANO, Daniel Portillo. Tipos de marketing Disponível em: Acesso em: 05 de maio de VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing: O guia definitivo de marketing digital. 3 ed. Novatec, São Paulo: 2010.

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS.

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. CATEGORIA: CONCLUÍDO

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

Combinamos a nossa experiência em todas as vertentes do marketing digital

Combinamos a nossa experiência em todas as vertentes do marketing digital Combinamos a nossa experiência em todas as vertentes do marketing digital Com o crescimento exponencial da utilização da Internet, nomeadamente na procura de bens e serviços, as empresas encontraram neste

Leia mais

Tec Triade. Brasil. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz.

Tec Triade. Brasil. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz. Seu porta-voz na sociedade digital. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz. A é uma agência de Comunicação Integrada, com uma equipe especialista

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL Questão n o 1 a) O candidato deverá apresentar seis dentre as seguintes vantagens: Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores Aumento dos índices de qualidade

Leia mais

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL O QUE É? Marketing digital é o conjunto de ações de comunicação no ambiente digital. Seu propósito é divulgar, conquistar e melhorar a rede

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Marketing Digital. Prof. Rodrigo Mocellin. AV. Presidente Getúlio Vargas, 902 Rebouças - Curitiba, Paraná - 80230-030

Marketing Digital. Prof. Rodrigo Mocellin. AV. Presidente Getúlio Vargas, 902 Rebouças - Curitiba, Paraná - 80230-030 Marketing Digital Prof. Rodrigo Mocellin Pesquisa O objetivo maior do marketing é a identificação e satisfação das necessidades e desejos do cliente (KOTLER, 2000). Para identificar essas necessidades

Leia mais

Para multiplar os visitantes do seu site

Para multiplar os visitantes do seu site 7Fontes de Tráfego Para multiplar os visitantes do seu site apresentação youtube Link Building Midias Socias SEO Email Marketing Blog Remarketing /raphael.ciciriello @rciciriello @rciciriello email marketing

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais sz propaganda um novo começo. propaganda sz um novo começo. sz consulting maximizando resultados sz branding além da marca sz design e muito mais sz webdesign sem portas fechadas Planejamento estratégico,

Leia mais

Segmentação Inteligente: como utilizá-la

Segmentação Inteligente: como utilizá-la Segmentação Inteligente: como utilizá-la SEGMENTAÇÃO INTELIGENTE: COMO UTILIZÁ-LA O que você acha de chegar a uma loja e ter todos os produtos que mais deseja separados exclusivamente para você, com todas

Leia mais

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Metodologia de Ensino 1) Noções de Marketing 2) Marketing de Serviço 3) Marketing de Relacionamento 1 2 1) Noções de Marketing 3 4 5 6 www.lacconcursos.com.br

Leia mais

PRIAD: GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES

PRIAD: GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES PRIAD: GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES ALUNO RA: ASSINATURA: DATA: / / AS RESPOSTAS DEVERRÃO SER TOTALMENTE MANUSCRITAS Prof. Claudio Benossi Questionário: 1. Defina o que é Marketing? 2. Quais são

Leia mais

Como criar um clube de vantagens para seus clientes

Como criar um clube de vantagens para seus clientes Como criar um clube de vantagens para seus clientes Introdução Adquirir clientes no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante ações que fidelize

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA

COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA 1) Quais são os componentes de um moderno sistema de informações de marketing? 2) Como as empresas podem coletar informações de marketing? 3) O que constitui

Leia mais

MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING ESTRATÉGICO O conceito de marketing é uma abordagem do negócio. HOOLEY; SAUNDERS, 1996 Esta afirmação lembra que todos na organização devem se ocupar do marketing. O conceito de marketing não

Leia mais

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br Desde 2008 Mídia Kit 2015 encontrasãopaulo www.encontrasaopaulo.com.br Introdução O Mídia Kit 2015 do guia online Encontra São Paulo tem o objetivo de contextualizar a atuação do site no segmento de buscas

Leia mais

E-Book! O que é Inbound Marketing?

E-Book! O que é Inbound Marketing? E-Book! O que é Inbound Marketing? E-Book O que é Inbound Marketing? Estamos em um período de transição de modelos mentais e operacionais entre o Marketing Tradicional e o Inbound Marketing. Este e-book

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio A DIS Propaganda é uma agência de propaganda e marketing que há mais de 28 anos em atividade vem construindo as marcas de seus clientes. Propaganda O nosso

Leia mais

04/09/2014. Parte 10 GESTÃO EMPRESARIAL. Administração de marketing. Objetivos de aprendizagem. Conteúdo

04/09/2014. Parte 10 GESTÃO EMPRESARIAL. Administração de marketing. Objetivos de aprendizagem. Conteúdo Parte 10 GESTÃO EMPRESARIAL Administração de marketing Profº Adm.Cláudio Fernandes, Ph.D Ph.D em Business Administration - EUA www.claudiofernandes.com.br 1 Conteúdo Objetivos de aprendizagem Administração

Leia mais

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz;

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz; E-mail marketing, muitas vezes considerada uma forma de marketing pessoal, é uma das mais valiosas ferramentas de web marketing, uma das mais visadas e mais focada pelos marqueteiros. Vamos nos concentrar

Leia mais

Catálogo de Serviços SimpleSites

Catálogo de Serviços SimpleSites Catálogo de Serviços SimpleSites Apresentação Nossa empresa Criamos mais do que sites Por seguirmos o conceito all-in-one (tudo em um), provemos de forma completa todos os serviços necessários para promover

Leia mais

Guia Básico de Gestão de Leads. Para Micro, Pequenas e Médias Empresas

Guia Básico de Gestão de Leads. Para Micro, Pequenas e Médias Empresas Guia Básico de Gestão de Leads Para Micro, Pequenas e Médias Empresas Introdução Leads são todos aqueles que se interessaram pelo seu anúncio. Muitas empresas tratam seus leads de forma imediatista, sem

Leia mais

Feimafe Informações Gerais

Feimafe Informações Gerais Líder Mundial na Organização de Eventos Qualquer que seja o setor de atuação......criamos contatos, conteúdos e comunidades com o poder de transformar seus negócios. Feimafe Informações Gerais Sumário

Leia mais

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes?

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Ligue para nós e conheça a melhor estratégia para atender às necessidades de vendas

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Trade Marketing é confundido por algumas empresas como um conjunto de ferramentas voltadas para a promoção e a comunicação dos produtos. O

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

Marketing. Aula 06. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Marketing. Aula 06. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Marketing Aula 06 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia e

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas

Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas edição 04 Guia do inbound marketing Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas Há um tempo atrás o departamento de marketing era conhecido

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio A DIS Propaganda é uma agência de propaganda e marketing que há mais de 30 anos em atividade, vem construindo as marcas de seus clientes. Propaganda O nosso

Leia mais

Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos. Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012

Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos. Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012 Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012 Marketing criar produtos e serviços que atendam necessidades

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

www.boaspraticasnet.com.br

www.boaspraticasnet.com.br Destaque sua empresa no primeiro SISTEMA 360º DE COMUNICAÇÃO do país voltado exclusivamente para o controle de qualidade nos mercados farmacêuticos, veterinários, cosméticos e correlatos: o SISTEMA BOAS

Leia mais

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE White Paper com dicas essenciais para quem já trabalha ou pretende trabalhar com vídeos em lojas virtuais. 1 PORQUE USAR VÍDEOS ONLINE NO E-COMMERCE?

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

Atendimento. Item 4- Publicidade e Propaganda

Atendimento. Item 4- Publicidade e Propaganda Atendimento Item 4- Publicidade e Propaganda Atendimento Item 4- Publicidade e Propaganda PUBLICIDADE X PROPAGANDA PUBLICIDADE Deriva de público (latim: publicus) Atendimento Item 4- Publicidade e Propaganda

Leia mais

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias Introdução ao Google Adwords Tiago Flores Dias Introdução Neste aula seguiremos os seguintes tópicos O que é Publicidade Online Conheça o Perfil dos E-consumidores O que são Objetivos de Marketing O que

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral PRÁTICA 1) TÍTULO FEEDBACK DE INTERAÇÕES CLIENTES E GESTORES REDES SOCIAIS 2) DESCRIÇÃO DA PRÁTICA - limite de 8 (oito) páginas: 1. APRESENTAÇÃO O Serviço de Monitoramento em Redes Sociais da Infraero,

Leia mais

12 (ou mais ) FERRAMENTAS MARKETING DIGITAL

12 (ou mais ) FERRAMENTAS MARKETING DIGITAL 12 (ou mais ) FERRAMENTAS PARA DE O MARKETING DIGITAL O site é sem duvida a peça fundamental quando falamos de marketing digital! É através dele que a empresa se vai apresentar ao mundo, e sim, neste

Leia mais

MAISMKT - Ações em Marketing e uma empresa voltada para avaliação do atendimento, relacionamento com cliente, e marketing promocional.

MAISMKT - Ações em Marketing e uma empresa voltada para avaliação do atendimento, relacionamento com cliente, e marketing promocional. Empresa MAISMKT - Ações em Marketing e uma empresa voltada para avaliação do atendimento, relacionamento com cliente, e marketing promocional. Nossa filosofia e oferecer ferramentas de gestão focadas na

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DO MARKETING NAS PEQUENAS EMPRESAS. PAES, Paulo César 1 SARAIVA, Antonio Wanderlan Pereira 2 RESUMO

A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DO MARKETING NAS PEQUENAS EMPRESAS. PAES, Paulo César 1 SARAIVA, Antonio Wanderlan Pereira 2 RESUMO A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DO MARKETING NAS PEQUENAS EMPRESAS PAES, Paulo César 1 SARAIVA, Antonio Wanderlan Pereira 2 RESUMO A Ferramenta do Marketing nas Pequenas Empresas atualmente vem sendo utilizada

Leia mais

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing Plano de Marketing Para traçar o plano de marketing do plano de negócios, deve-se atentar à estratégia que será seguida pela empresa. A estratégia pode ser definida

Leia mais

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA Comunicação Organizacional em Mídias Sociais UNISO Prof. Randolph de Souza PRESENÇA NAS MÍDIAS Necessidade Definição de Estratégias para minimizar riscos Se bem trabalhadas

Leia mais

Proposta para Formataça o de Franquia

Proposta para Formataça o de Franquia Proposta para Formataça o de Franquia 1- O sistema de franchising para o seu negócio Quando falamos de franchising, não estamos falando de algum modismo e, sim, de um sistema de negócios que veio para

Leia mais

ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS UTILIZADAS PELAS OPERADORAS, TIM, CLARO E VIVO.

ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS UTILIZADAS PELAS OPERADORAS, TIM, CLARO E VIVO. 1 ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS UTILIZADAS PELAS OPERADORAS, TIM, CLARO E VIVO. Juliana da Silva RIBEIRO 1 RESUMO: O presente trabalho enfoca as estratégias das operadoras de telefonia móvel TIM,VIVO e CLARO

Leia mais

MARKETING DIGITAL PARA PME: APRENDA A DEFINIR QUANDO, COMO E EM QUAIS ESTRATÉGIAS INVESTIR

MARKETING DIGITAL PARA PME: APRENDA A DEFINIR QUANDO, COMO E EM QUAIS ESTRATÉGIAS INVESTIR MARKETING DIGITAL PARA PME: APRENDA A DEFINIR QUANDO, COMO E EM QUAIS ESTRATÉGIAS INVESTIR Introdução 02 A importância de calcular o ROI dos investimentos Capítulo 1 04 Aprendendo a definir os investimentos

Leia mais

Objetivos da comunicação

Objetivos da comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi Use palavras simples, que todos compreendam, assim todos irão entendê-lo. (Prof. Edmundo W. Lobassi) 1 Estude algumas pesquisas e ouça pessoas experts, pois nada é mais importante

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Como u&lizar as ferramentas de marke&ng digital no relacionamento com os cooperados

Como u&lizar as ferramentas de marke&ng digital no relacionamento com os cooperados Como u&lizar as ferramentas de marke&ng digital no relacionamento com os cooperados 26 de Agosto de 2015 Belo Horizonte - MG Joe Jackson Sangalli Vidor Joe Jackson Sangalli Vidor Diretor da 2ck Marke.ng

Leia mais

4 Metodologia da Pesquisa

4 Metodologia da Pesquisa 79 4 Metodologia da Pesquisa Este capítulo se preocupa em retratar como se enquadra a pesquisa de campo e como foram desenvolvidas as entrevistas incluindo o universo pesquisado e a forma de analisá-las

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Gestão Estratégica de Marketing

Gestão Estratégica de Marketing Gestão Estratégica de Marketing A Evolução do seu Marketing Slide 1 O Marketing como Vantagem Competitiva Atualmente, uma das principais dificuldades das empresas é construir vantagens competitivas sustentáveis;

Leia mais

Seminário Telecentros Brasil

Seminário Telecentros Brasil Seminário Telecentros Brasil Inclusão Digital e Sustentabilidade A Capacitação dos Operadores de Telecentros Brasília, 14 de maio de 2009 TELECENTROS DE INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS COMO VEÍCULO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Ana Carolina Trindade e-mail: carolinatrindade93@hotmail.com Karen

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

1. PRÁTICA EFICAZ DE GESTÃO EDUCACIONAL Gestão do ciclo completo de relacionamento com o aluno SRM da Universidade Feevale

1. PRÁTICA EFICAZ DE GESTÃO EDUCACIONAL Gestão do ciclo completo de relacionamento com o aluno SRM da Universidade Feevale RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO 1. PRÁTICA EFICAZ DE GESTÃO EDUCACIONAL Gestão do ciclo completo de relacionamento com o aluno SRM da Universidade Feevale 1.1 Histórico da Prática Eficaz Por meio do Departamento

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RESULTADOS PESQUISA COM COMITÊS Definição e significado do PGQP para os comitês: Definições voltadas para ao Programa Significado do PGQP Qualificação das organizações

Leia mais

MARKETING EMPRESARIAL. Especialização em Gestão da Produção

MARKETING EMPRESARIAL. Especialização em Gestão da Produção MARKETING EMPRESARIAL Especialização em Gestão da Produção Aula 1 Introdução à disciplina Conceitos e histórico Importância do marketing para a organização Ambiente de marketing Informações básicas Responsável:

Leia mais

Apresentação 3. O que é marketing? 4. Benefícios de se contratar um consultor de Marketing 5. Ferramentas de Marketing 5.

Apresentação 3. O que é marketing? 4. Benefícios de se contratar um consultor de Marketing 5. Ferramentas de Marketing 5. Índice: Apresentação 3 O que é marketing? 4 Benefícios de se contratar um consultor de Marketing 5 Ferramentas de Marketing 5 Conclusão 7 Me chamo Ricardo Felix de Oliveira. Sou consultor de Marketing,

Leia mais

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB.

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. #estratégia #marketingdigital #websites Somos uma agência especializada em MARKETING DIGITAL 2007 +7 anos de experiência A Ramosdesign foi criada

Leia mais

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100 Sabemos que muitas empresas enfrentam sérios problemas na administração de suas carteiras e no relacionamento com seus clientes e que apesar de conhecerem os problemas e até saberem que uma iniciativa

Leia mais

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Ediane Barbosa Oliveira 2 ECOS/UCPel Resumo: O trabalho busca um estudo sobre uma ferramenta estratégica do ciberespaço no meio da comunicação

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

MARKETING PARA FAZENDAS

MARKETING PARA FAZENDAS DICAS PRÁTICAS DE MARKETING PARA FAZENDAS Sobre o Porteira Digital O Porteira Digital foi criado com objetivo de fornecer soluções práticas de Marketing para o produtor rural que deseja fazer de seu negócio

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007)

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007) 1 Introdução Em todo mundo, a Educação a Distância (EAD) passa por um processo evolutivo principalmente após a criação da internet. Os recursos tecnológicos oferecidos pela web permitem a EAD ferramentas

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Outubro 2009 Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Sustentabilidade Articulação Ampliação dos limites Sistematização Elementos do Novo Modelo Incubação

Leia mais

UNIMEP MBA em Gestão e Negócios

UNIMEP MBA em Gestão e Negócios UNIMEP MBA em Gestão e Negócios Módulo: Sistemas de Informações Gerenciais Aula 4 TI com foco nos Negócios: Áreas envolvidas (Parte II) Flávio I. Callegari www.flaviocallegari.pro.br O perfil do profissional

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais