Criciúma, março de 2012.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Criciúma, março de 2012."

Transcrição

1 Criciúma, março de 2012.

2 As mudanças decorrentes dos novos paradigmas do mundo do trabalho obrigaram o setor público a promover qualificação, capacitação e aperfeiçoamento de seus funcionários, objetivando a formação de quadros profissionais para servir com mais qualidade aos setores da sociedade. Para que uma instituição se torne mais competitiva, é primordial a criação de um ambiente mais desafiador e estimulante, em que os trabalhadores se sintam responsáveis pelos resultados que a organização possa atingir. E isso se torna possível de ser alcançado com a capacitação e valorização dos servidores. A legitimação da qualificação profissional originou um novo olhar sobre a concepção e percepção do servidor público, fazendo com que ele se destaque para a sua instituição, bem como reafirme a assertiva de que melhorar os serviços prestados à sociedade está totalmente atrelada à contínua qualidade do atendimento prestado e do entendimento do papel dos agentes públicos. Bom aprendizado a todos. Prof. Dr. Gildo Volpato REITOR DA UNESC

3 CURSOS OFERECIDOS GRATUITAMENTE COM TUTORAL EDUCAÇÃO A DISTANCIA EAD Com tutoria e emissão de certificado (Os cursos COM TUTORIA são acompanhados por professores) CURSO 1: PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA (com tutoria) Objetivo: Realizar planejamento estruturado, com base em princípios de eficiência, eficácia e efetividade, para embasar ações governamentais. Realizar o planejamento governamental, considerando os elementos da gestão orçamentária e financeira que impactam o orçamento e a utilização de recursos públicos. Principais tópicos: Ciclo de Gestão; Planejamento Governamental; Tipos de Planejamento; Indicadores, metas e avaliação; Ferramentas de apoio ao planejamento: árvore de problemas, gráfico de Gantt, análise Stakeholder, Mapa de Processos e Análise SWOT; Integração planejamento-orçamento; Orçamento Público e Lei Orçamentária Anual. CURSO 2: CONTROLES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (com tutoria) Objetivo: Aplicar princípios do controle no contexto da gestão pública. Principais tópicos: Prestação de Contas; Controle na Administração Pública; Controle Externo; Controle Interno e Controle Social. CURSO 3: ESTRUTURAS DA GESTÃO PÚBLICA (com tutoria) Objetivo: Identificar as diversas funções das instituições no desenho do Estado e os diversos papéis dos agentes públicos na estrutura da Administração, bem como os responsáveis por atos administrativos referentes aos bens e dinheiros públicos com vistas a facilitar a atuação do TCU. Principais tópicos: Estruturas da Administração Pública Federal; Ciclo de Gestão na Administração Pública Federal; Descentralização de atividades para outras instituições públicas e privadas; Estado Regulador e Atuação do TCU e sua relação com os Poderes da União.

4 CURSO 4: PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CONVÊNIOS (com tutoria) Objetivo: Orientar o gestor a elaborar a prestação de contas de convênios e contratos de repasse celebrados com a União, de modo a demonstrar a correta aplicação dos recursos. Para tanto, são abordados: os principais conceitos e normas sobre o tema, fases e procedimentos que envolvem essas transferências e informações básicas da prestação de contas. Principais tópicos: Noções básicas: conceitos e legislação aplicada; fases do convênio (proposição, celebração e execução); prestação de contas (responsável, prazo, documentos, envio e consequências da não apresentação da prestação de contas); exame da prestação de contas. Ainda, identificar os conceitos essenciais relacionados ao tema prestação de contas de convênios e contratos de repasse celebrados pela União; Identificar e compreender as principais normas que regem o processo e convênios de repasse; Preparar documentos necessários para a prestação de contas de convênios e contratos de repasse; e elaborar a prestação de contas de modo a demonstrar a regularidade dos recursos de convênios e contrato de repasse. Primeira oferta - Início do curso: 17/04/2012 inscrição até 12/03/2012 pelo parlasul@unesc.net CURSO 5: LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS (com tutoria) Objetivo: Abordar noções gerais relativas ao processo de licitações e conceitos relacionados aos contratos administrativos, especialmente aqueles constantes da Lei 8.666/93. Apresentar conceitos sobre Licitações Públicas : modalidade, procedimentos, dispensa, inexigibilidade, anulação e revogação; Apresentar conceitos sobre Contratos Administrativo : características, formalização, cláusulas essenciais, instrumentos, garantias, prazos, vigência, inexecução e irregularidades. Principais tópicos: Conceitos básicos e princípios da licitação: licitação dispensada, dispensável e inexigibilidade; modalidades de licitação; tipos e critérios; fases da licitação - interna e externa; projeto básico e projeto executivo; qualificação técnica e econômico-financeira; homologação e adjudicação. Contrato administrativo: conceitos básicos; duração dos contratos; alteração do contrato administrativo; execução do contrato administrativo. CURSO 6: DIREITO CONSTITUCIONAL (com tutoria) Objetivo: Proporcionar conhecimento sobre normas e princípios básicos que regulam a organização do Estado, forma de governo e funcionamento dos poderes. Principais tópicos: Conceito de constituição; mudança e permanência na constituição; organização constitucional do brasileiro; jurisdição constitucional e supremacia da constituição: concepção gerais; introdução à dogmática constitucional brasileira do controle de constitucionalidade; o modelo federal brasileiro e o poder legislativo da união na Constituição Federal de 1988.

5 CURSO 7: OFICINA DE TEXTOS (com tutoria) Objetivo: Elaborar textos utilizados no âmbito da Câmara Municipal, em consonância com a Norma Culta da Lingua Portuguesa. Principais tópicos: Comunicação: elementos da comunicação, funções da linguagem, conclusão; O texto: formas dos textos, o texto, conclusão; Coesão e coerência: coerência, principais tipos de coerência, coesão, coesão por encadeamento de segmentos textuais, conclusão; A argumentação: introdução, argumentação na redação oficial, argumentação nas correspondências oficiais, conclusão; O resumo: resumo e sinopse, conclusão; O parágrafo: parágrafo, desenvolvendo o parágrafo, como obter coerência, conclusão. CURSO 8: PROCESSO LEGISLATIVO (com tutoria) Objetivo: Preparar servidores para compreender, analisar e interpretar as normas internas da casa, por meio de metodologia de educação a distância. Principais tópicos: Ambientação; Teoria Geral do Estado; Conceitos básicos do Processo Legislativo; Diferenças entre Câmara dos Deputados e Senado Federal; Funções do Poder Legislativo; Processo Orçamentário; Órgãos da Câmara dos Deputados: Mesa Diretora, Comissões, Colégio de Lideres. Procuradoria e Ouvidoria; Funcionamento do Congresso Nacional; Proposições: técnicas legislativas, aspectos gerais, tipos, tramitação; Discussão CURSO 9: TECNICAS LEGISLATIVAS (com tutoria) Objetivo: Aplicar os elementos da técnica legislativa que permitem a elaboração, alteração e redação qualificada das leis e das demais normas que integram o sistema jurídico brasileiro, assim como compreender a influencia dessas normas nas relações sociais entre grupos e entre a sociedade e o Estado. Principais tópicos: Introdução ao estudo da Técnica Legislativa; Partes Constitutivas das normas jurídicas; Parte Normativa; Projetos que alteram leis; Emendas; Termos, Convenções e Peculiaridades Linguísticas do Texto Legal; Outros Textos Legislativos.

6 CURSOS OFERECIDOS GRATUITAMENTE AUTOINSTRUCIONAIS EDUCAÇÃO A DISTANCIA EAD (Cursos autoinstrucionais e sem emissão de certificados) CURSO 10: ATENDIMENTO AO PÚBLICO (Autoinstrucional) Carga horária: 05 horas Objetivo: Atender ao publico é bem mais que apenas prestar informações. Inevitavelmente consite em prestar informações precisas e com eficiência, mas é também compreender processos de comunicação e de relacionamento para que possamos aprimorar a qualidade deste atendimento. Apresenta aspectos da Administração Pública e do processo comunicacional e apesar de ser dirigido ao serviço público, pode se tornar útil para melhoria da qualidade de atendimento de todos que lidam com atendimento. Principais tópicos: Introdução a atendimento ao público; Administração Pública; Comunicação: elementos que influenciam no processo da comunicação, tipos de comunicação, recursos que facilitam a comunicação, simpatia empatia e apatia, atitudes individuais facilitadoras da comunicação; Técnicas para aumentar sua capacidade de relacionamento; Relacionamento interpessoal; Atendimento ao cliente: técnicas de atendimento, passos para o atendimento, atitudes habilidades, dicas de atendimento. CURSO 11: CERIMONIAL E PROTOCOLO PARLAMENTAR (Autoinstrucional) Carga horária: 10 horas Objetivo: Sabemos que a construção e manutenção da imagem do parlamentar é elemento estratégico do mandato. A participação parlamentar em solenidades é um momento adequado para o fortalecimento desta imagem. Para dar condições à assessoria parlamentar de cumprir este papel, o curso conceitua os principais elementos para compreender a organização de solenidades oficiais estabelecendo a interface entre cerimonial e etiqueta comportamental. Principais tópicos: O que é cerimonial; Características de Ordens e Normas; Símbolos Oficiais; Solenidades Procedimentos Básicos Preliminares; Solenidades Procedimentos Básicos Estrutura; O Cerimonial e a Imprensa; O Cerimonial Político no Legislativo. CURSO 12: REFORMA ORTOGRÁFICA (Autoinstrucional) Carga horária: 02 horas Objetivo: Encontra-se em vigor o acordo para que todos os países que utilizam a língua portuguesa adotem a mesma ortografia. O curso apresenta de forma prática aspectos do acordo ortográfico e das mudanças na ortografia que estávamos acostumados no Brasil, especialmente em relação ao alfabeto, acentuação gráfica, uso do trema e do hífen. Principais tópicos: Mudanças no Brasil; Alfabeto; Trema; Acentuação e Hífen.

7 CURSO 13: TÉCNICAS DE ARQUIVO (Autoinstrucional) Carga horária: 02 horas Objetivo: Usualmente, a geração de documentos resulta em um acúmulo de papeis que nos leva a guardá-los de forma desorganizada e que fica inviabilizada a busca, ou resgate. O curso apresenta aspectos importantes para que possamos identificar, classificar, avaliar e organizar documentos, para que em outro momento de necessidade o resgate seja possível. Principais tópicos: Introdução a Técnica de Arquivo; Vantagens da gestão de documentos; Arquivos institucionais; Arquivos pessoais; Identificando documentos; Acervo pessoal; Organizando documentos; Ordenando documentos; Classificando documentos; Armazenando documentos; Avaliando documentos; Teoria das três idades; Prazos de guarda e destinação e Descartando documentos; CURSO 14: TÉCNICAS DE REUNIÃO (Autoinstrucional) Carga horária: 05 horas Objetivo: Existem diversos tipos de reunião, como, por exemplo, a informativa e a decisiva, entre outras, mas o fundamental é que, necessariamente, uma reunião precisa ser planejada de acordo com o seu objetivo, até mesmo para sabermos, antecipadamente, se precisamos, ou não, levar algum material específico. O curso apresenta os passos necessários para um planejamento e uma condução que produzam resultados efetivos, inclusive com distribuição de responsabilidades. Principais tópicos: Tipos de reunião: informativas, de resolução de problemas, para tomada de decisões, de avaliação; Planejamento de reuniões, Durante a reunião e Condução da reunião.

CÂMARA DOS DEPUTADOS SUMÁRIO. Língua Portuguesa

CÂMARA DOS DEPUTADOS SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão, interpretação de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas e discursivas...3 Tipologia textual... 6 Significação literal e contextual dos vocábulos...

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto: coesão e coerência... 3 Termos da oração... 57 Processos de coordenação

Leia mais

Plano de Estudos. Turma Elite Câmara dos Deputados Instituto Cognos Fernando Mesquita. versão 1.2

Plano de Estudos. Turma Elite Câmara dos Deputados Instituto Cognos Fernando Mesquita. versão 1.2 Plano de Estudos Turma Elite Câmara dos Deputados 2015 versão 1.2 Fernando Mesquita 1 1 Português Ortografia oficial, letras e acentuação 1 1 Adm. Planejamento estratégico (1/5)* 1 1 DC Título I 1 1 Arquiv.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial. Emprego das letras. Emprego da acentuação

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial. Emprego das letras... 15 Emprego da acentuação

Leia mais

0,3. Conteúdo. PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão

0,3.   Conteúdo. PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão LÍNGUA PORTUGUESA 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3. Domínio da ortografia oficial. 3.1. Emprego das letras. 3.2. Emprego da

Leia mais

Advocacia-Geral da União - AGU. Analista Técnico-Administrativo VOLUME 1. Língua Portuguesa. Noções de Informática.

Advocacia-Geral da União - AGU. Analista Técnico-Administrativo VOLUME 1. Língua Portuguesa. Noções de Informática. Advocacia-Geral da União - AGU Analista Técnico-Administrativo VOLUME 1 Língua Portuguesa 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.... 1 2. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais....

Leia mais

OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DAS ESCOLAS DO LEGISLATIVO EM UM CENÁRIO DE MUDANÇAS POLÍTICAS. Natal, 17 de novembro de 2016

OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DAS ESCOLAS DO LEGISLATIVO EM UM CENÁRIO DE MUDANÇAS POLÍTICAS. Natal, 17 de novembro de 2016 OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DAS ESCOLAS DO LEGISLATIVO EM UM CENÁRIO DE MUDANÇAS POLÍTICAS Natal, 17 de novembro de 2016 ILB Instituto Legislativo Brasileiro Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) Escola

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto: coesão e coerência... 3 Termos da oração... 57 Processos de coordenação

Leia mais

EDITAL DESTRINCHADO CONCURSO DA ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO - ANALISTA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS

EDITAL DESTRINCHADO CONCURSO DA ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO - ANALISTA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS EDITAL DESTRINCHADO CONCURSO DA ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO - ANALISTA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS LÍNGUA PORTUGUESA: APOSTILA EXERC. 1. Compreensão e interpretação de

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão de texto contemporâneo... 3 Reconhecimento de modos de organização de diferentes gêneros de texto...9 Reconhecimento do uso significativo dos diferentes recursos gramaticais

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial Acentuação gráfica...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial Acentuação gráfica... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego/correlação de tempos

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Domínio da ortografia oficial Emprego das letras...21 Emprego da acentuação gráfica...30

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Domínio da ortografia oficial Emprego das letras...21 Emprego da acentuação gráfica...30 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial Emprego das letras...21 Emprego da acentuação

Leia mais

Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de Prezada Superintendente

Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de Prezada Superintendente Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de 2003. Prezada Superintendente Em atenção ao ofício circ. N 003/ESP/SAD, datado de 24 de janeiro do presente ano, estamos enviando em anexo, as necessidades

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 4 Ortografia oficial... 5 Acentuação gráfica... 14 Emprego das classes de palavras... 16 Emprego/correlação de tempos e

Leia mais

ANEXO I (Lei Municipal nº 2.759/2016) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ADMINISTRATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE DOMINGOS MARTINS

ANEXO I (Lei Municipal nº 2.759/2016) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ADMINISTRATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE DOMINGOS MARTINS ANEXO I (Lei Municipal nº 2.759/2016) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ADMINISTRATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE DOMINGOS MARTINS 1 - UNIDADE DE DIREÇÃO SUPERIOR - Tem a responsabilidade de dirigir e decidir sobre

Leia mais

Controles Integrados: Gestão Eficaz, Econômica, Eficiente, Efetiva e Ética. Florianópolis-SC, 09 de maio de 2013

Controles Integrados: Gestão Eficaz, Econômica, Eficiente, Efetiva e Ética. Florianópolis-SC, 09 de maio de 2013 Controles Integrados: Gestão Eficaz, Econômica, Eficiente, Efetiva e Ética Florianópolis-SC, 09 de maio de 2013 O quê??????????? Controles Integrados? Gestão Eficiente? Efetiva? Eficaz? Econômica? Ética?

Leia mais

TRF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 28/43

TRF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 28/43 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 15 Acentuação gráfica... 25 Flexão nominal e verbal... 28/43 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 34 Emprego de tempos e modos verbais... 41 Vozes

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

PRF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial Acentuação gráfica...

PRF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial Acentuação gráfica... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego do sinal indicativo de

Leia mais

TRE-CE SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial... 16

TRE-CE SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial... 16 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 16 Acentuação gráfica... 26 Homônimos e parônimos... 99 Classes de palavras (classificação, emprego

Leia mais

Ministério da Saúde ADMINISTRADOR ÍNDICE. Administrador - Ministério da Saúde. Nível Superior

Ministério da Saúde ADMINISTRADOR ÍNDICE. Administrador - Ministério da Saúde. Nível Superior Ministério da Saúde ADMINISTRADOR ÍNDICE Nível Superior CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS I ADMINISTRAÇÃO GERAL: 1 Evolução da administração.... 1.1 principais abordagens da administração (clássica até contingencial).

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA REGIMENTO INTERNO 1 Organização e composição do TRF 1ª Região: órgãos jurisdicionais, Corregedoria-Regional,

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TCM/RJ TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO

CONTROLE DE CONTEÚDO TCM/RJ TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO CONTROLE DE CONTEÚDO TCM/RJ TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO 1 Compreensão de texto contemporâneo. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Reconhecimento de modos de

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos...3. Tipologia textual...6. Ortografia oficial Acentuação gráfica...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos...3. Tipologia textual...6. Ortografia oficial Acentuação gráfica... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos...3 Tipologia textual...6 Ortografia oficial...21 Acentuação gráfica...30 Emprego das classes de palavras...33 Emprego do sinal indica vo de crase...60

Leia mais

AL-RS SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Coesão e coerência textuais Ortografia oficial...

AL-RS SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Coesão e coerência textuais Ortografia oficial... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Coesão e coerência textuais... 10 Ortografia oficial... 17 Acentuação gráfica... 26 Emprego de classes de palavras... 36 Emprego do sinal indicativo

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna... 9/3 Semântica:

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego/correlação de tempos

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO SENADO FEDERAL ANALISTA LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO

CONTROLE DE CONTEÚDO SENADO FEDERAL ANALISTA LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO CONTROLE DE CONTEÚDO SENADO FEDERAL ANALISTA LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PORTUGUÊS 1 Leitura, compreensão e análise de textos. Inferência (informações explícitas e implícitas). Tipologia textual:

Leia mais

EDITAL THCURSOS Nº 001, DE 29 DE SETEMBRO DE 2015.

EDITAL THCURSOS Nº 001, DE 29 DE SETEMBRO DE 2015. EDITAL THCURSOS Nº 001, DE 29 DE SETEMBRO DE 2015. REGULAMENTA O PRIMEIRO SIMULADO PARA O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO EM CARGOS DE TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO NO ÂMBITO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna... 6/3 Semântica:

Leia mais

Sector Estratégico de Governação apresentado pelo Secretário de Estado para o Fortalecimento Institucional (SEFI)

Sector Estratégico de Governação apresentado pelo Secretário de Estado para o Fortalecimento Institucional (SEFI) Plano Desenvolvimento Estratégico: Gerir para Melhores Resultados Apresentação pelo Governo de Timor- Leste Sector Estratégico de Governação apresentado pelo Secretário de Estado para o Fortalecimento

Leia mais

EGTI Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010. Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011

EGTI Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010. Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011 EGTI 2011-2012 Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010 Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011 EGTI 2011-2012 A Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI) é o instrumento base para

Leia mais

DPE-AM SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Domínio da ortografia oficial Emprego da acentuação gráfica Emprego dos sinais de pontuação...

DPE-AM SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Domínio da ortografia oficial Emprego da acentuação gráfica Emprego dos sinais de pontuação... Língua Portuguesa Domínio da ortografia oficial... 15 Emprego da acentuação gráfica... 25 Emprego dos sinais de pontuação... 27 Flexão nominal e verbal...34/37/41 Pronomes: emprego, formas de tratamento

Leia mais

REDAÇÃO OFICIAL PLANO DE CURSO

REDAÇÃO OFICIAL PLANO DE CURSO REDAÇÃO OFICIAL PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA... 2 3. OBJETIVO... 3 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO... 3 5. PROPOSTA METODOLÓGICA... 4 6. PROPOSTA AVALIATIVA... 5 7. APROVAÇÃO E

Leia mais

TRE-BA SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial... 21

TRE-BA SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial... 21 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego do sinal indicativo de

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos, modos e aspectos verbais. Vozes do verbo...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos, modos e aspectos verbais. Vozes do verbo... Língua Portuguesa Ortografia... 17 Acentuação gráfica... 26 Flexão nominal e verbal... 51 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos, modos e aspectos verbais. Vozes do verbo...42

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 15 Domínio

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 1. Identificação do Curso UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE a. Curso de Especialização em: Marketing e Comunicação Integrada b. Área: Ciências Sociais Aplicadas c. Área temática (tema): Comunicação

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 5ª REGIÃO - TJAA

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 5ª REGIÃO - TJAA CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 5ª REGIÃO - TJAA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.

Leia mais

Decreto 8905/2016. Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos da ABIN Parte 3. Prof. Karina Jaques

Decreto 8905/2016. Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos da ABIN Parte 3. Prof. Karina Jaques Decreto 8905/2016 Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos da Parte 3 Prof. Karina Jaques Art. 6º À Assessoria Jurídica, órgão setorial da Advocacia- Geral da União, compete: I - prestar

Leia mais

Controle de Conteúdo - CLDF Página 1 de 11

Controle de Conteúdo - CLDF Página 1 de 11 Controle de Conteúdo - CLDF Página 1 de 11 INFORMAÇÕES Instituição: CLDF - Câmara Legislativa do DF - Consultor Legislativo, Técnico Legislativo, Consultor Técnico-Legislativo e Procurador Banca Examinadora:

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

CONTROLES INTERNOS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE QUALIDADE DE GASTOS PÚBLICOS

CONTROLES INTERNOS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE QUALIDADE DE GASTOS PÚBLICOS CONTROLES INTERNOS COMO INSTRUMENTO DE DE QUALIDADE DE GASTOS PÚBLICOS ARNALDO GOMES FLORES Fonte: Fonte: Fonte: Questão central Como garantir que os programas governamentais cumpram suas finalidades declaradas?

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO

CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO ASSUNTOS: O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO PODER EXECUTIVO DO DISTRITO FEDERAL: COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS (ART. 74 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E ART. 80

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAIS DE JUSTIÇA TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAIS DE JUSTIÇA TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAIS DE JUSTIÇA TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA 1 Ortografia oficial. LÍNGUA PORTUGUESA 2 Acentuação gráfica. 3 Flexão nominal e verbal. 4 Pronomes: emprego, formas de

Leia mais

EDITAL N.º 17/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica

EDITAL N.º 17/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA É DE SUMA IMPORTÂNCIA ESTARMOS ATENTOS AOS PRAZOS LIMITE, PARA QUE TENHAMOS MAIOR TRANQÜILIDADE PERANTE NOSSOS CLIENTES E OS GESTORES PERANTE A SOCIEDADE,

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 15 Domínio

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 14ª REGIÃO AJAA

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 14ª REGIÃO AJAA CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 14ª REGIÃO AJAA 1 Administração Pública. DIREITO ADMINISTRATIVO 2 Estrutura administrativa: conceito, elementos e poderes do Estado; organização do

Leia mais

COMPORTAMENTAL. Turma 1: 25 de abril e 02 de maio / Turma 2: 27 de abril e 04 de maio

COMPORTAMENTAL. Turma 1: 25 de abril e 02 de maio / Turma 2: 27 de abril e 04 de maio COMPORTAMENTAL Turma 1: 11, 18, 25 de abril e 02 de maio / Turma 2: 19, 26 de abril e 03, 10 de maio / Turma 3: 13, 20, 27 de abril e 04 de maio / Turma 4: 14, 28 de abril e 05, 12 de maio Horário: 10h00

Leia mais

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL PLANO DE CURSO

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL PLANO DE CURSO DESENVOLVIMENTO GERENCIAL PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA... 2 3. OBJETIVO... 4 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO... 4 5. PROPOSTA METODOLÓGICA... 6 6. PROPOSTA AVALIATIVA... 7 7. APROVAÇÃO

Leia mais

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Plano de Trabalho 2013 PALAVRA DO PRESIDENTE Desde 2007, os municípios de Santa Catarina contam com a Escola de Gestão

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 24ª REGIÃO AJAA

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 24ª REGIÃO AJAA CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 24ª REGIÃO AJAA 1 Ortografia oficial. LÍNGUA PORTUGUESA 2 Acentuação gráfica. 3 Flexão nominal e verbal. 4 Pronomes: emprego, formas de tratamento e

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESQUEMATIZADO: ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESQUEMATIZADO: ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESQUEMATIZADO: ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA DE ACORDO COM O EDITAL N 1, DE 24 DE NOVEMBRO DE 201, DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO, TRE-SP CONHECIMENTOS BÁSICOS

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ EDITAL VERTICALIZADO TJ CE TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA LÍNGUA PORTUGUESA ESTUDEI? QUESTÕES REVISÃO 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Resoluções do CONARQ Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 1, DE 18 DE OUTUBRO DE 1995 Dispõe sobre a necessidade da adoção

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Função fiscalizatória do poder legislativo -> Controle interno -> Controle externo Controle interno: Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo

Leia mais

Conteúdo PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão

Conteúdo PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais...10

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais...10 Língua Portuguesa Leitura e análise de textos... 3 Estruturação do texto e dos parágrafos... 10 Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais...10 Significação

Leia mais

EDITAL VERTICALIZADO. Desenvolvido com base no edital de 2018 MATÉRIAS ORGANIZADAS PARA VOCÊ MONTAR SEU PLANO DE ESTUDOS FACILMENTE!

EDITAL VERTICALIZADO. Desenvolvido com base no edital de 2018 MATÉRIAS ORGANIZADAS PARA VOCÊ MONTAR SEU PLANO DE ESTUDOS FACILMENTE! EDITAL VERTICALIZADO Desenvolvido com base no edital de 2018 -- -- MATÉRIAS ORGANIZADAS PARA VOCÊ MONTAR SEU PLANO DE ESTUDOS FACILMENTE! PREPARAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MPU Você já pensou

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Funape Língua Portuguesa Domínio da ortografia oficial... 16 Emprego da acentuação gráfica... 26 Emprego dos sinais de pontuação... 87 Flexão nominal e verbal... 29/42 Pronomes: emprego, formas de tratamento

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - CÂMARA DOS DEPUTADOS - TÉCNICO LEGISLATIVO

CONTROLE DE CONTEÚDO - CÂMARA DOS DEPUTADOS - TÉCNICO LEGISLATIVO 1 Compreensão e interpretação de texto. Tipologia Textual. Coesão e coerência. CONTROLE DE CONTEÚDO - CÂMARA DOS DEPUTADOS - TÉCNICO LEGISLATIVO PORTUGUÊS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...3 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 16

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 16 Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 16 INFORMAÇÕES Instituição: MPU - Ministério Público da União Banca Examinadora: Cebraspe (Cespe/UnB) Total de Vagas: 47 Remuneração: de R$7.260,41 a R$11.345,90

Leia mais

REDAÇÃO PLANO DE CURSO

REDAÇÃO PLANO DE CURSO REDAÇÃO PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA... 2 3. OBJETIVO... 3 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO... 3 5. PROPOSTA METODOLÓGICA... 4 6. PROPOSTA AVALIATIVA... 5 7. APROVAÇÃO E REQUISITO

Leia mais

EDITAL N.º 16/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica

EDITAL N.º 16/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES

Leia mais

1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL 1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL CÓDIGO ESPECIFICAÇÃO OPERAÇÕES ESPECIAIS PROJETOS ATIVIDADES TOTAL

1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL 1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL CÓDIGO ESPECIFICAÇÃO OPERAÇÕES ESPECIAIS PROJETOS ATIVIDADES TOTAL 1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL 1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL CÓDIGO ESPECIFICAÇÃO OPERAÇÕES ESPECIAIS PROJETOS ATIVIDADES TOTAL 01.000.0000.0000 LEGISLATIVA 0,00 0,00 503.000,00 503.000,00 01.031.0000.0000

Leia mais

Edital Verticalizado

Edital Verticalizado Edital Verticalizado Concurso: Superior Tribunal Militar (edital de 18 de dezembro de 2017 - retificado em 21 de dezembro de 2017) Cargo: Técnico Judiciário - área Administrativa (nível médio) Organização:

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos...3 Língua Portuguesa Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos...3 Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais...11

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Interpretação de texto: Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Interpretação de texto: Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem...3 Língua Portuguesa Interpretação de texto: Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem...3 Articulação do texto: coesão e coerência...10 Termos da oração... 55 Processos de coordenação

Leia mais

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN. Analista I - Administração Geral. Edital Nº 1, De 11 De Junho De 2018

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN. Analista I - Administração Geral. Edital Nº 1, De 11 De Junho De 2018 Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN Analista I - Administração Geral Edital Nº 1, De 11 De Junho De 2018 JH034-2018 DADOS DA OBRA Título da obra: Instituto do Patrimônio Histórico

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Prof. Denis França Características: Regidos pela Lei 11.107/05: Art. 1º Esta Lei dispõe sobre normas gerais para a União, os Estados, o Distrito

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 651/XIII/3.ª

PROJETO DE LEI N.º 651/XIII/3.ª Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 651/XIII/3.ª RESPONSABILIZA A ENTIDADE EMPREGADORA PÚBLICA PELOS ENCARGOS DECORRENTES DA FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO TRABALHADOR Exposição de Motivos A

Leia mais

TSE SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Leitura, compreensão e interpretação de textos Estruturação do texto e dos parágrafos... 5

TSE SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Leitura, compreensão e interpretação de textos Estruturação do texto e dos parágrafos... 5 Língua Portuguesa Leitura, compreensão e interpretação de textos... 3 Estruturação do texto e dos parágrafos... 5 Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais...40

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA EDITAL VERTICALIZADO MPU 2018 - TÉCNICO DO MPU - ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados 2 Reconhecimento de tipos

Leia mais

SUMÁRIO. Português. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e emprego...17

SUMÁRIO. Português. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e emprego...17 Português Compreensão e Interpretação de textos... 3 Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e emprego...17 Sintaxe: frase, oração, período simples e composto;

Leia mais

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL PLANO DE CURSO

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL PLANO DE CURSO DESENVOLVIMENTO GERENCIAL PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA... 2 3. OBJETIVO... 2 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO... 2 5. PROPOSTA METODOLÓGICA... 4 6. PROPOSTA AVALIATIVA... 6 7. APROVAÇÃO

Leia mais

BACEN SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial... 21

BACEN SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial... 21 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego/correlação de tempos

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO CONCURSOS LEGISLATIVOS ÁREA ADMINISTRATIVA

CONTROLE DE CONTEÚDO CONCURSOS LEGISLATIVOS ÁREA ADMINISTRATIVA 1 Domínio da Ortografia Oficial. Emprego das Letras. Emprego da Acentuação Gráfica. 2 Estrutura, Formação e Representação das Palavras. 3 Emprego das Classes de Palavras. 4 Relações de coordenação e de

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 15 Domínio dos Mecanismos de Coesão Textual

Leia mais

Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária

Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Direito Constitucional Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Poder Legislativo CF. Art. 70 A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da

Leia mais

CURSOS IN COMPANY CONHECIMENTO SOB MEDIDA. CRESCIMENTO SEM LIMITE. Treinamento feito de acordo com suas as necessidades.

CURSOS IN COMPANY CONHECIMENTO SOB MEDIDA. CRESCIMENTO SEM LIMITE. Treinamento feito de acordo com suas as necessidades. CURSOS IN COMPANY CONHECIMENTO SOB MEDIDA. CRESCIMENTO SEM LIMITE. Treinamento feito de acordo com suas as necessidades. Entre em contato e solicite um orçamento 27 3340 0122 www.consultre.com.br/incompany

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...46

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...46 Língua Portuguesa Domínio da ortografia oficial... 21 Emprego da acentuação gráfica... 30 Emprego dos sinais de pontuação... 33 Flexão nominal e verbal... 40/56 Pronomes: emprego, formas de tratamento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA AUDITORIA INTERNA ANEXO I AÇÕES DE AUDITORIA INTERNA PREVISTAS - PAINT 2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA AUDITORIA INTERNA ANEXO I AÇÕES DE AUDITORIA INTERNA PREVISTAS - PAINT 2012 AUDTORA NTERNA ANEXO AÇÕES DE AUDTORA NTERNA PREVSTAS - PANT 2012 V V X V - Período 1. Atividades Administrativas e de coordenação. 2. Controles nternos - Ações da CGU: - Acompanhamento às diligências

Leia mais

PLANO DE CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES DA UFPE

PLANO DE CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES DA UFPE PLANO DE CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES DA UFPE 2017 Recife, janeiro de 2017 Reitor Professor Anísio Brasileiro de Freitas Dourado Vice-Reitor Professor Silvio Romero de barros Marques Vice-Reitor Substituto

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Curso Completo de Licitação e Contratos para formação de Gestores nas Contratações Públicas Visão sistêmica desde a fase de planejamento, elaboração do edital, projeto básico ou termo de referência

Leia mais

Licitações, Pregão e Contratos

Licitações, Pregão e Contratos Licitações, Pregão e Contratos Objetivo Destina-se Datas Carga horária Capacitar servidores municipais para a realização de licitações e gestão dos contratos da Administração Municipal. Aos profissionais

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE RONDÔNIA ASSISTENTE DE CONTROLE INTERNO (CGE RO)

CONTROLE DE CONTEÚDO CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE RONDÔNIA ASSISTENTE DE CONTROLE INTERNO (CGE RO) CONTROLE DE CONTEÚDO CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE RONDÔNIA ASSISTENTE DE CONTROLE INTERNO (CGE RO) PORTUGUÊS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Compreensão e Interpretação

Leia mais

Presidência da República CASA CIVIL COORDENAÇÃO DA EQUIPE DE TRANSIÇÃO DE GOVERNO PORTARIA Nº 2, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2018

Presidência da República CASA CIVIL COORDENAÇÃO DA EQUIPE DE TRANSIÇÃO DE GOVERNO PORTARIA Nº 2, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2018 ANACEU - Associação Nacional dos Centros Universitários SCS, Quadra 7, Bloco A nº 100 - Salas 805 e 807 Edifício Torre do Pátio Brasil. Brasília - DF - CEP: 70.307-901 Telefones: (61) 3321-5535 / 3322-9408

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Ciclo Orçamentário Parte 1 Prof. Sergio Barata 4) Avaliação e Controle a) Avaliação - Eficiência: resultados com recursos disponíveis (custobenefício) - Eficácia:

Leia mais

Secretaria Municipal da Casa Civil - CASA CIVIL

Secretaria Municipal da Casa Civil - CASA CIVIL Órgãos Vinculados: Comissão de Qualificação Comissão de de Organizações Qualificação de Organizações Sociais Sociais Comissão de Programação Comissão de e Controle Programação da e Despesa Controle de

Leia mais

CICLO ORÇAMENTÁRIO PARA 2018 LDO PPA LOA

CICLO ORÇAMENTÁRIO PARA 2018 LDO PPA LOA CICLO ORÇAMENTÁRIO PARA 2018 LDO PPA LOA Fundamentação Legal Constituição Federal Art. 165 Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I o plano plurianual; II as diretrizes orçamentárias; III

Leia mais

ESTADO DA CEARÁ CÂMARA MUNICIPAL DE MAURITI EDITAL 002/2016

ESTADO DA CEARÁ CÂMARA MUNICIPAL DE MAURITI EDITAL 002/2016 ESTADO DA CEARÁ CÂMARA MUNICIPAL DE MAURITI EDITAL 002/2016 O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MAURITI-CE torna pública a RETIFICAÇÃO ao Edital 001/2016, conforme especificações infra: ANEXO I Relação

Leia mais