Artes. Década de 1980 reaproximação à pintura. 7 ano Volume 4 Professor: Alexandro Lima

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Artes. Década de 1980 reaproximação à pintura. 7 ano Volume 4 Professor: Alexandro Lima"

Transcrição

1 Artes Década de 1980 reaproximação à pintura 7 ano Volume 4 Professor: Alexandro Lima 1

2 Artes Professor: Alexandro Lima Década de 1980 reaproximação à pintura Atividades

3 Artes Uma pintura só está acabada quando o artista diz que está acabada. (Rembrandt van Rijn)

4 Década de 1980 reaproximação à pintura Artes O que lhe vem a mente quando você pensa sobre a reaproximação à pintura?

5 ?

6 Década de 1980 reaproximação à pintura Artes Após um período de intensas manifestações artísticas que se distanciaram da pintura, a partir da década de 1980 um crescente número de artistas, em diversas partes do mundo, retorna à pintura como o foco de suas práticas artísticas. Na Europa, inúmeros artistas viam na produção plástica das décadas de 1960 e 1970 um gigantesco grau de subjetividade, em especial nas expressões artísticas relacionadas à pintura, tal como o Expressionismo Abstrato de Jackson Pollock (figura 10).

7 Figura 10 - Number 1 (1948), Jackson Pollock.

8 Década de 1980 reaproximação à pintura Artes Entre esses artistas que buscavam uma retomada da pintura estava o alemão Georg Baselitz (figura 11), que possuía uma ligação forte com a tradição da pintura, mais especificamente com os artistas que participaram do chamado Expressionismo Alemão.

9 Figura 11 Os grandes amigos (1965), Georg Baselitz.

10 Figura 12 Refeição noturna (1983), Georg Baselitz.

11 Década de 1980 reaproximação à pintura Artes Através de suas pinturas figurativas, buscava salientar o vazio presente nas obras abstratas, com o intuito de chocar e evidenciar que uma boa pintura sempre seria boa. Baselitz provocou o público invertendo suas obras. O que deveria ser apenas um choque desconcertante para os observadores acabou por se tornar quase uma regra em seus trabalhos (figuras 12 e 13).

12 Figura 13 Autorretrato invertido (1987), Georg Baselitz.

13 Década de 1980 reaproximação à pintura Artes Baselitz adotou como rotina inverter suas pinturas. Paisagens e retratos apareciam sempre de ponta-cabeça, girados a 180 ou a 90, provocando no observador uma estranha relação de atração e incômodo. O que diferencia suas obras do puro abstracionismo ou do Expressionismo Alemão é a presença da figura, que mantém a estrutura narrativa da imagem, permitindo ao observador apropriar-se das mensagens nela contidas. Seu autorretrato, também invertido ainda no final da década de 1980, é uma demonstração desse procedimento (figura 13). As características visuais, herdadas dos expressionistas alemães, eram as pinceladas fortes e marcantes, que proporcionavam à pintura uma força expressiva quase animalesca, selvagem.

14 Década de 1980 reaproximação à pintura Artes Na Itália o crítico de arte Achille Bonito Oliva lançou o livro Transvanguarda italiana, em que apresenta diversos artistas daquele país que estavam realizando um tipo de pintura que se conectava com as produções internacionais. Entre esses pintores está Enzo Cucchi, no trabalho que podemos ver na figura 14.

15 Figura 14 Um suspiro de uma onda (1983), Enzo Cucchi.

16 Década de 1980 reaproximação à pintura Artes A pintura nos aparece como um mar de fogo, evidenciando em alguns momentos crânios que boiam nas ondas. No trabalho de Mimmo Paladino (figura 15), diversos elementos são representados, numa mistura de memória pessoal e símbolos da cultura ocidental. Paladino é um dos pintores expoentes da Itália, país de grande tradição artística. Perceba que a moldura recebe interferência do artista e deixa de ser apenas contorno para tornar-se também pintura.

17 Figura 15 Tango (1983), Mimmo Paladino.

18 Década de 1980 reaproximação à pintura Artes Sandro Chia (figura 16) é outro artista que se juntou à retomada da pintura. Após ter passado anos em busca do que definiu como o ponto zero do processo criativo em arte, relatou sua experiência do seguinte modo: De 1972 a meados de 1975, fiz algo diferente [...] numa tentativa de chegar às raízes do fenômeno criativo. Queria encontrar o ponto zero do processo criativo. Mas o zero não existe. O zero é uma ficção... Quando comecei a pintar em 1975, foi um verdadeiro começo. Senti-me como alguém que se recupera de uma doença. (WALTHER, F. Ingo; RUHRBERGERG Karl. Arte do século XX. India: Taschen, 2005.)

19 Figura 16 L Ammazzapreti (1983), Sandro Chia.

20 Década de 1980 reaproximação à pintura Artes No Brasil a retomada da pintura ocorreu também na década de 1980, culminando com o final do regime militar. Em 1984, a exposição intitulada Como vai você, geração 80?, realizada na Escola de Arte do Parque Lage, no Rio de Janeiro, juntou diversos artistas que trabalhavam com pintura. Essas pinturas exerceram um papel importante naquele momento; elas promoveram o desejo de expressão e de afirmação do sujeito, antes anulado pela ditadura militar. Apesar de acontecer no Rio de Janeiro, a exposição contou com trabalhos de artistas paulistas e mineiros. O número total de participantes da exposição foi de 123. Alguns deles tornaram-se consagrados na história da arte brasileira: Nuno Ramos, Beatriz Milheres, Leonilson, Leda Catunda, Daniel Senize, entre outros.

21 Figura 17 Sem título (1985), Leonilson.

22 Década de 1980 reaproximação à pintura Artes O trabalho de Leonilson (figura 17) é repleto de referências pessoais. Sua pintura apresenta referências da vida urbana e apresenta uma linguagem pessoal, relacionada aos problemas de saúde que o levara à morte.

23 Figura 18 O pescador de palavras (1986), Leonilson.

24 Década de 1980 reaproximação à pintura Artes O trabalho O pescador de palavras (figura 18) está na primeira fase do artista, que experimentava o prazer da pintura e iniciava o que se tornou uma prática recorrente em suas obras: o uso da palavra.

25 Figura 19 Onça pintada n 1 (1984), Leda Catunda.

26 Década de 1980 reaproximação à pintura Artes Na figura 19 vemos um trabalho de Leda Catunda da década de Apropriando-se de toalhas, cobertores e até capachos, a artista interferiu nesses suportes, ora velando ora preservando partes que julgasse interessantes na configuração da imagem. A década de 1980 também ficou conhecida pela expressão retorno da pintura, porém não nos parece fazer sentido o uso desta, pois a pintura nunca foi abandonada definitivamente pelos artistas. O que ocorreu foi apenas um distanciamento por parte dos artistas das décadas de 1960 e 1970.

27 Década de 1980 reaproximação à pintura Artes Uma das fortes críticas que a geração de 1980 sofreu foi o fato de que essas obras vieram em excelente momento para atender um mercado de arte que já se sentia abandonado por proposições artísticas que não se permitiam comercializar, tais como a arte conceitual e a Land Art.

28 Década de 1980 reaproximação à pintura Síntese Artes A década de 1980 foi marcada por um forte retorno da pintura como meio de expressão artística. Em diversos países os artistas realizavam suas pinturas com o intuito de expor códigos pessoais através da retomada da figuração, abandonada pelos movimentos abstratos. No Brasil um grande marco desse movimento foi uma exposição ocorrida em 1984 no Rio de Janeiro. Diversos artistas participaram daquela mostra, que colocou em evidência alguns nomes que permaneceram na história da arte brasileira.

29 Artes Atividades 1) Invertendo a pintura Como vimos no texto, o pintor alemão George Baselitz apresentava suas pinturas colocando as figuras de cabeça para baixo. Observe a figura 12, Refeição noturna. Essa é uma pintura figurativa em que a cena e os personagens aparecem invertidos, causando estranhamento ao público. Nesta atividade será construída uma pintura figurativa, que posteriormente será invertida. A pintura deverá ser executada diretamente sobre o suporte, papel-cartão ou cartolina, sem que seja feito um esboço prévio. É importante que fique registrada na pintura a ação do gesto na construção das figuras. Devem ser usadas preferencialmente tintas à base de água, como acrílica, guache ou PVA.

30 Artes Atividades Os papéis deverão ter no mínimo o tamanho de uma folha A3. É importante que não sejam feitos trabalhos abstratos, uma vez que a intenção de inverter a pintura perderia seu significado, já que obras abstratas não causam tanto estranhamento quando invertidas.

31 Atividades Artes 2) Pintura e grafismo Muitos artistas, apesar de trabalharem com a forma tradicional da pintura de cavalete, em inúmeros trabalhos fazem interferências com materiais de outras categorias de arte, como desenho ou colagem. Nesta atividade usaremos giz de cera ou giz pastel oleoso para interferir em nossa pintura. Como na primeira atividade, faremos uma pintura sobre papel-cartão A3, utilizando tintas à base de água, como guache, acrílica ou PVA. Novamente a pintura deverá ser feita diretamente sobre o papel sem um esboço prévio.

32 Atividades Artes Nesse caso a pintura não precisa ser necessariamente figurativa; também é possível que seja feita uma composição abstrata. Depois que a pintura estiver pronta e seca, sobre ela será feita uma interferência com desenhos de giz pastel ou de cera. Os desenhos ou grafismos devem sobrepor algumas áreas da pintura, porém não descaracterizá-la completamente. É importante que se observem na composição as características das duas linguagens, a pintura e o desenho.

33 Atividades Artes 03) Pintura sobre tecido estampado Para esta atividade serão necessários cinquenta centímetros de tecido estampado. O tecido deverá ser esticado sobre uma superfície de madeira, isopor ou papelão com tachinhas nos quatro cantos. Entre o tecido e a superfície na qual será esticado é preciso colocar um saco plástico, para que a tinta depois de seca não se prenda na superfície. A pintura será feita sobre o tecido novamente sem um esboço prévio, a relação da estampa com os elementos que serão pintados sobre o tecido deverá ser criada durante a execução da pintura. A pintura deverá contrastar com a estampa escolhida. Por exemplo, se a estampa for abstrata, a pintura deverá ser figurativa, e, se a estampa for figurativa, a pintura será abstrata. Dessa forma a pintura apresentará as duas linguagens, figurativa e abstrata. Como a estampa poderá fazer parte da composição na pintura, não será possível o uso de tintas que necessitam a aplicação de base, como é o caso da tinta a óleo. Portanto, as tintas à base de água serão a melhor opção.

34 REFERÊNCIAS COLÉGIO ENERGIA. Atitudes elementares. 7 ano volume 04. Florianópolis: gráfica ed. Energia., GOMBRICH, Ernest H. A História da Arte. LTC Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. Rio de Janeiro, 2008.

35 Obrigado!!! Alessandro Lima

Artes. Tema 01: Abstração e Figuração. 6 A - Volume 01 Professor: Alexandro Lima

Artes. Tema 01: Abstração e Figuração. 6 A - Volume 01 Professor: Alexandro Lima 01 Artes Tema 01: Abstração e Figuração 6 A - Volume 01 Professor: Alexandro Lima 02 Professor: Alexandro Lima Abstração e Figuração História da arte 03 Nada existe realmente a que se possa dar o nome

Leia mais

Escola Secundária com 3.º CEB Poeta Al Berto Código Sines Ano letivo: 2016/2017 Planificação Anual

Escola Secundária com 3.º CEB Poeta Al Berto Código Sines Ano letivo: 2016/2017 Planificação Anual Departamento/Grupo disciplinar: 600 Artes Visuais Disciplina: Educação Visual Docentes: Vera Gonçalves e Maria Neves Não existe manual adotado Ano: 7.º.º Período 2.º Período 3.º Período 26 26 4 Apresentação/Avaliação

Leia mais

O Expressionimo das Formas

O Expressionimo das Formas O Expressionimo das Formas Na sua opinião existem formas diferentes de representar uma mesma idéia ou uma mesma emoção? Como você representaria, por exemplo, a dor e o sofrimento humano? Mas, e o que é

Leia mais

FEIRA DE IDEIAS. Definição de releitura Processo de produção de um tela coletiva Artistas

FEIRA DE IDEIAS. Definição de releitura Processo de produção de um tela coletiva Artistas FEIRA DE IDEIAS Definição de releitura Processo de produção de um tela coletiva Artistas O que é releitura de uma obra de Arte? Releitura de uma obra, é ler novamente a obra, é fazer uma nova interpretação

Leia mais

Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor

Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor O tom da cor Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor Ao escrever, cada pessoa tem uma maneira própria de fazer as letras. O mesmo acontece com a

Leia mais

Expressionismo e Arte Pop

Expressionismo e Arte Pop Courtauld Institute Galleries, London Expressionismo e Arte Pop Índice Expressionismo Arte Pop Autorretrato com Orelha Cortada, de Vincent Van Gogh (1889). Óleo sobre tela, 60,5 x 50 cm. Courtauld Institute

Leia mais

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como chamamos a arte produzida atualmente. Período: final

Leia mais

Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras.

Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras. As cores Atividade 1 Atividade 2 Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras. Confecção do disco das cores. Materiais Papel branco, tinta guache, pincel, cola tesoura

Leia mais

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR NOME: N. o : DATA: / /2015 FOLHETO DE ARTE (V.C. E R.V.) 6. o ANO Este folheto é um roteiro de estudo para você recuperar o conteúdo trabalhado em 2015. Como ele será utilizado

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO:EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR:600 - ARTES VISUAIS DISCIPLINA: História da Cultura e das Artes NÍVEL DE ENSINO: SecundárioCURSO: Artes Visuais ANO:11º- ANO LETIVO:2018/2019

Leia mais

Milton Dacosta. Carrossel, 1952, óleo sobre tela, 81 cm 100 cm, acervo particular, Brasil.

Milton Dacosta. Carrossel, 1952, óleo sobre tela, 81 cm 100 cm, acervo particular, Brasil. Questão Milton Dacosta. Carrossel,, óleo sobre tela, cm 00 cm, acervo particular, Brasil. Milton Dacosta foi um pintor, desenhista, gravador e ilustrador brasileiro. Inicialmente, Dacosta pintou composições

Leia mais

IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!!

IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS O movimento conhecido como Impressionismo marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença. Nascido na França

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - Artes Visuais 1º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - Artes Visuais 1º ANO Temas Conteúdos e aprendizagens Apropriação e Reflexão Descoberta e organização progressiva de volumes: Explorar e tira plasticidade: terra, areia, barro. Modelagem e escultura:. Interpretação e Comunicação

Leia mais

Da fotografia à pintura A construção do olhar a partir de um imagético processual lírico

Da fotografia à pintura A construção do olhar a partir de um imagético processual lírico Da fotografia à pintura A construção do olhar a partir de um imagético processual lírico Rafael Teixeira de Resende 1 O presente relato visa refletir sobre o processo de criação do Artista capixaba Rafael

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O DEPARTAMENTO: EXPRESSÔES ÁREA DISCIPLINAR: 600 ARTES VISUAIS DISCIPLINA: DESENHO DE COMUNICAÇÃO CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Design ANO: 1º ANO LETIVO: 2018/2019

Leia mais

A Mediação Cultural: Estratégias de Apreciação Artística no Museu Nogueira da Silva ANEXO 4

A Mediação Cultural: Estratégias de Apreciação Artística no Museu Nogueira da Silva ANEXO 4 Fichas de actividades apresentadas nas sessões de preparação das visitas ao Museu já com as alterações e adaptações feitas em conjunto com a professora de cada turma. Ficha de Actividades Sexto ano Público

Leia mais

O Impressionismo como base das transformações do Modernismo.

O Impressionismo como base das transformações do Modernismo. ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo IV Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul O Impressionismo como base das transformações

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O DEPARTAMENTO: EXPRESSÔES ÁREA DISCIPLINAR: 600 ARTES VISUAIS DISCIPLINA: EXPRESSÃO PLÁSTICA CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Apoio à Infância ANO: 1º ANO LETIVO:

Leia mais

ATELIER LIVRE DA PREFEITURA XICO STOCKINGER CURSOS REGULARES º semestre

ATELIER LIVRE DA PREFEITURA XICO STOCKINGER CURSOS REGULARES º semestre ATELIER LIVRE DA PREFEITURA XICO STOCKINGER CURSOS REGULARES 2018-1º semestre ARTE NA ARQUITETURA - projetos para a Lei 10.036/2006 Teórico e prático José Francisco Alves Dia/ Turno: quinta-feira - tarde

Leia mais

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 1º BIM 6ºs anos Professora Cristina UNIDADE 1 O UNIVERSO DA ARTE Módulo 1: A arte Aula 1. O que é arte? Aula 1. O que é arte? Existem alguns instrumentos que nos auxiliam na decisão do que seja

Leia mais

Prova Prática de Desenho A

Prova Prática de Desenho A EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 9/, de de julho Prova Prática de Desenho A.º Ano de Escolaridade Prova 706/.ª Fase Critérios de Classificação 7 Páginas COTAÇÕES GRUPO I Representação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - AEC DE EXPRESSÃO PLÁSTICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL - AEC DE EXPRESSÃO PLÁSTICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE PLANIFICAÇÃO ANUAL - AEC DE EXPRESSÃO PLÁSTICA Ano letivo 2015/2016 Página 1 Plano Anual de AEC - Expressão Plástica Ano Letivo 2015/2016 Introdução: A manipulação

Leia mais

Expressionismo abstrato. Clique para adicionar texto

Expressionismo abstrato. Clique para adicionar texto Expressionismo abstrato. Clique para adicionar texto Conceito Foi um movimento artístico com origem nos Estados Unidos da América, muito popular no pós-guerra. Ele foi o primeiro movimento especificamente

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL - 8º ano

EDUCAÇÃO VISUAL - 8º ano EDUCAÇÃO VISUAL - 8º ano 2016/2017 Rotas de Aprendizagem mesquita.beta@gmail.com Profª Elisabete Mesquita Projeto 1: ANIMAÇÃO GRÁFICA DA CAPA Objetivo Geral: Reinventar uma foto do aprendente através do

Leia mais

Arte. Paisagem. 6 A - Volume 02 Professor: Alexandro Lima

Arte. Paisagem. 6 A - Volume 02 Professor: Alexandro Lima 01 Arte Paisagem 6 A - Volume 02 Professor: Alexandro Lima 02 Paisagem História da arte Professor: Alexandro Lima 03 Em cada um de nós há um segredo, uma paisagem interior com planícies invioláveis, vales

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL 9º ano

EDUCAÇÃO VISUAL 9º ano EDUCAÇÃO VISUAL 9º ano 2016/2017 Projecto 1: IDENTIFICAÇÂO DA CAPA INDIVIDUAL Objetivo Geral: Com o recurso de uma foto do estudante e uma imagem de gosto pessoal através da técnica da colagem resultará

Leia mais

Prova Prática de Desenho A

Prova Prática de Desenho A Exame Nacional do Ensino Secundário Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Prova Prática de Desenho A 12.º Ano de Escolaridade Prova 706/2.ª Fase 8 Páginas Duração da Prova: 150 minutos. Tolerância: 30

Leia mais

Mais do que um retrato

Mais do que um retrato Faculdade Cásper Líbero Mais do que um retrato Os detalhes nas personagens de Van Dick Luciana Fernandes dos Reis 2º JO D História da Arte Jorge Paulino São Paulo/ 2009 A Marquesa Lomellini e os Filhos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 7ª Ensino Fundamental Professora: Ione Botelho Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 9 / 2016 Valor: xxx pontos Aluno(a): Nº: Turma: Vamos rever nosso

Leia mais

Arte e Religião Leitura dos discursos visuais

Arte e Religião Leitura dos discursos visuais Arte e Religião Leitura dos discursos visuais A Idade Média e o Renascimento Clássico A exploração dos mistérios da natureza e leis do universo como requisito fundamental para a atividade artística. O

Leia mais

Crítica à cultura de massa

Crítica à cultura de massa Pop Art A Pop Art, abreviatura de Popular Art, foi um movimento artístico que se desenvolveu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi na verdade uma reação artística ao movimento do expressionismo

Leia mais

PINTURA-OBJETO: SUPORTE, MATÉRIA E/OU IMAGEM NA OBRA DE LEDA CATUNDA. MOREIRA, Viviane Moraes¹.

PINTURA-OBJETO: SUPORTE, MATÉRIA E/OU IMAGEM NA OBRA DE LEDA CATUNDA. MOREIRA, Viviane Moraes¹. PINTURA-OBJETO: SUPORTE, MATÉRIA E/OU IMAGEM NA OBRA DE LEDA CATUNDA MOREIRA, Viviane Moraes¹. ¹Graduada em Artes Visuais-Licenciatura IAD/UFPel vivianeagapi@hotmail.com 1. Introdução Esta pesquisa é parte

Leia mais

Sem tela, sem pincel, sem tinta

Sem tela, sem pincel, sem tinta Sem tela, sem pincel, sem tinta Rita de Cássia Schipmann Eger 1 Este trabalho é um dos desdobramentos da busca por uma maneira de apresentar as idéias geradas pela apropriação das formas do conjunto de

Leia mais

GIACOMETTI. Sempre há progresso/não refazer as coisas negativas 108. É preciso destruir (destrói mesmo?) tudo (= cabeça) 49

GIACOMETTI. Sempre há progresso/não refazer as coisas negativas 108. É preciso destruir (destrói mesmo?) tudo (= cabeça) 49 GIACOMETTI QUESTÕES SINTÁTICAS CONCEITO DE INACABAMENTO Inacabamento insatisfação 27/64 (não fim de obra) Inacabamento Cézanne 44 Tempo inacabamento 113 / 117 / 119 Obra não é abandonada enquanto há chance

Leia mais

Claudio Paiva: nos limites da borda. Pedro Caetano Eboli 1

Claudio Paiva: nos limites da borda. Pedro Caetano Eboli 1 Claudio Paiva: nos limites da borda Pedro Caetano Eboli 1 Claudio Paiva - O Colecionador de Linhas Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro De 11 de novembro de 2017 a 6 de julho de 2018 A obra de Claudio

Leia mais

Planificação Modular Anual Desenho de Comunicação 10.ºAno

Planificação Modular Anual Desenho de Comunicação 10.ºAno AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CARVALHOS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE DESIGN DE INTERIORES E EXTERIORES Planificação Modular Anual Desenho de Comunicação 10.ºAno MÓDULO 1 MATERIAIS E TÉCNICAS DE REPRE SENTAÇÃO

Leia mais

Recuperação Trimestral Arte 7º ano do EF GABARITO 1-E 2-C 3-E 4-E 5-C 6-E 7-E 8-C 9-C 10-E 11-A 12-A 13-D 14-B 15-C Aluno:

Recuperação Trimestral Arte 7º ano do EF GABARITO 1-E 2-C 3-E 4-E 5-C 6-E 7-E 8-C 9-C 10-E 11-A 12-A 13-D 14-B 15-C Aluno: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO AO ENSINO ASSISTENCIAL COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II Recuperação Trimestral Arte 7º ano do EF GABARITO 1-E 2-C 3-E 4-E 5-C

Leia mais

Nome: N.º. Praia Grande, de outubro de O impressionismo

Nome: N.º. Praia Grande, de outubro de O impressionismo Nome: N.º 1ª série do Ensino Médio. Praia Grande, de outubro de 2016. ProfªVivian O impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes

Leia mais

LISTA DE MATERIAL - 1º ano

LISTA DE MATERIAL - 1º ano LISTA DE MATERIAL - º ano Cadernos de matérias (uso individual) Todas Escrita Estojo (uso individual) Todas Escrita Tesoura de ponta redonda (uso individual) Todas Recorte e colagem Lápis preto Nº (uso

Leia mais

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL ARTES 7 ANO PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ARLENE AZULAY CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.1

Leia mais

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO PERFIL DO ALUNO DOMÍNIOS Níveis de Avaliação DRAMÁTICA/ TEATRO Identifica,

Leia mais

Romantismo Movimento de liberdade

Romantismo Movimento de liberdade Artes ROMANTISMO A arte tinha a função de emocionar: Valorização dos sentimentos e imaginação Dramaticidade e dinamismo Romantismo Movimento de liberdade Nacionalismo Temas históricos Natureza Livre expressão

Leia mais

Conservação e restauração do patrimônio histórico nacional

Conservação e restauração do patrimônio histórico nacional Artes Plásticas/ Sharlene 1º Bimestre 2018 CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE A pintura histórica e suas narrativas Neoclassicismo e Romantismo europeu

Leia mais

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. IMPRESSIONISMO O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais

Leia mais

O formato determina a composição. O formato exerce um papel fundamental no resultado final da composição.

O formato determina a composição. O formato exerce um papel fundamental no resultado final da composição. Composição Introdução UMA DAS PEÇAS ELEMENTARES NO DESENHO É A COMPOSIÇÃO... Uma pintura ou desenho muito bem feito pode perder todo o seu poder, se não estiver enquadrado dentro de uma composição bem

Leia mais

ESTHAR - ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE ricardo seyssel

ESTHAR - ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE ricardo seyssel ESTHAR - ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE Interior with Mirrored Wall - Roy prof. Lichtenstein, ricardo seyssel 1991 Expressionismo Abstrato Definição itaucultural.org.br A noção de expressionismo abstrato,

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 02 2017 / 1 BIMESTRE ARTE PROFESSORA LIA Data da entrega: 28/04/2017. Aluno (a): 8º Ano: Questão 01 Fundamentos da linguagem visual, os elementos constitutivos da comunicação visual,

Leia mais

Avaliação formativa e contínua; Pintura de expressão livre. Descoberta e organização progressiva de superfícies. Desenvolver a destreza sensorial;

Avaliação formativa e contínua; Pintura de expressão livre. Descoberta e organização progressiva de superfícies. Desenvolver a destreza sensorial; SETEMBRO/OUTUBRO Técnicas Diversas de Expressão Modelagem e escultura Desenvolver a destreza sensorial; Explorar, sensorialmente, materiais e objetos; Explorar mente meios de gráfica e plástica; Desenvolver

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO 2008/2009 GESTÃO DO PROGRAMA PARA CIDADANIA CURRÍCULO ADAPTADO INTRODUÇÃO A promoverá a manipulação e experiência com os materiais. Com as formas e com as cores

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Arte Turma: 9º Ano Ensino Fundamental Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

FAZENDO A R T E COM TARSILA

FAZENDO A R T E COM TARSILA FAZENDO A R T E COM TARSILA Prefeitura Municipal de Santos ESTÂNCIA BALNEÁRIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Subsídios para implementação do Plano de Curso de Educação Artística Ensino

Leia mais

PARA JUNTAR-SE A NÓS, CLIQUE EM AVANÇAR

PARA JUNTAR-SE A NÓS, CLIQUE EM AVANÇAR OLÁ PESSOAL, VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE A VIDA E OBRA DE RENOMADOS ARTISTAS PLÁSTICOS QUE TRABALHARAM COM A TENDÊNCIA CUBISTA, ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO E O MODERNISMO? TAMBÉM FAREMOS UMA VIAGEM NO

Leia mais

REVISÃO 4º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 4º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 4º BIM 6ºs anos Professora Cristina SUPORTE Em arte, suporte é o que serve de base para uma obra de arte. Por exemplo: o suporte de uma pintura sobre tela é a tela; o de uma pintura sobre parede

Leia mais

Levando em consideração o valor das cores nas obras de arte, explique:

Levando em consideração o valor das cores nas obras de arte, explique: Atividade extra Artes: Princípios e Linguagens Questão 1 As cores são capazes de nos transmitir diversas sensações, criar espaços, dar volume a um objeto, aproximá-lo ou distanciá-lo. Nas telas de artistas

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2501/12 - Artes Visuais. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2501/12 - Artes Visuais. Ênfase Curso 2501/12 - Artes Visuais Ênfase Identificação Disciplina 0003811B - Ateliê - Laboratório de Linguagem Pictórica Docente(s) Eliane Patrícia Grandini Serrano Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes

Leia mais

CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER

CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER Masaccio: Santíssima Trindade (1427) Sandro Botticelli: Adoração dos Magos (1482) Características gerais do Renascimento:

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CONTEÚDO DO BIMESTRE ELEMENTOS BÁSICOS QUE COMPÕE UMA IMAGEM ARTE E RELIGIÃO BARROCO EUROPEU DO DESENHO A PINTURA CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO ARTÍSTICA A DÍADE EMOÇÃO E RAZÃO 1. O Maneirismo como um estilo

Leia mais

EXPRESSIONISMO ABSTRATO

EXPRESSIONISMO ABSTRATO EXPRESSIONISMO ABSTRATO O Expressionismo Abstrato foi o primeiro movimento de arte legitimamente norteamericana a ganhar destaque internacional na década de 1940. O movimento de arte privilegia a produção

Leia mais

Bruno Dunley (n. 1984, Petrópolis, Brasil) vive e trabalha em São Paulo.

Bruno Dunley (n. 1984, Petrópolis, Brasil) vive e trabalha em São Paulo. Bruno Dunley (n. 1984, Petrópolis, Brasil) vive e trabalha em São Paulo. A investigação pictórica de Bruno Dunley já foi atestada por críticos que o inserem no conjunto de herdeiros da célebre produção

Leia mais

ROTAS DE APRENDIZAGEM Educação Visual 6º ano 1ºPERÍODO

ROTAS DE APRENDIZAGEM Educação Visual 6º ano 1ºPERÍODO ROTAS DE APRENDIZAGEM 2016-2017 Educação Visual 6º ano 1ºPERÍODO Projeto 1 Executar uma capa individual - Decorar e identificar a capa Tema: desafia-te a fazer Maravilhas TEMPO PREVISTO - 3 quinzenas -

Leia mais

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR Educação Infantil Nível 1. Materiais de uso pessoal do aluno (deverá estar diariamente na mochila):

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR Educação Infantil Nível 1. Materiais de uso pessoal do aluno (deverá estar diariamente na mochila): LISTA DE MATERIAL ESCOLAR - 2012 Educação Infantil Nível 1 Materiais de uso pessoal do aluno (deverá estar diariamente na mochila): 1 lancheira e 1 muda de roupa completa com o nome. 1 garrafa para consumo

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 29 04 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com base no próprio repertório e na construção proposta nas investigações.

Leia mais

O que é arte para você?

O que é arte para você? O que é arte para você? Em uma pagina do caderno escreva a palavra ARTE e ao redor dela escreva palavras ou uma frase que para você resume o significado de arte. A arte esta presente em sua vida? De que

Leia mais

Levando em consideração o valor das cores nas obras de arte, explique:

Levando em consideração o valor das cores nas obras de arte, explique: Atividade extra Módulo 1 Fascículo 1 Artes Unidade 1 Artes: Princípios e Linguagens Questão 1 As cores são capazes de nos transmitir diversas sensações, criar espaços, dar volume a um objeto, aproximá-lo

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2018 4º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 2º Ano do Ensino Médio J K L M N NOTURNO Professor: ICLEIA MORBECK

Leia mais

Materiais necessários:

Materiais necessários: Materiais necessários: Tela 30x40; Óleo de Linhaça; Solvente para limpeza dos pincéis; Pincéis Condor: Pincel Referência 456 tamanho 24; Pincel Referência 484 tamanhos: 2 / 8 / 12 / 16/ 20; Pincel Referência

Leia mais

TUDO COMEÇA NUM PONTO. Fernanda Vianna e Malu Ferreira Fundamental

TUDO COMEÇA NUM PONTO. Fernanda Vianna e Malu Ferreira Fundamental TUDO COMEÇA NUM PONTO Fernanda Vianna e Malu Ferreira Fundamental 2 2015 Kandinsky Wassily Kandinsky nasceu em Moscou, Rússia, 1866. Era ainda bem pequeno quando seus pais se separaram e ele foi morar

Leia mais

INVESTIGAÇÕES RELATIVAS AO GRAFISMO INFANTIL: DOS PRIMEIROS RABISCOS À ESCRITA - A OBSERVAÇÃO ATENTA DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 1

INVESTIGAÇÕES RELATIVAS AO GRAFISMO INFANTIL: DOS PRIMEIROS RABISCOS À ESCRITA - A OBSERVAÇÃO ATENTA DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 1 INVESTIGAÇÕES RELATIVAS AO GRAFISMO INFANTIL: DOS PRIMEIROS RABISCOS À ESCRITA - A OBSERVAÇÃO ATENTA DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Bruna Barboza Trasel 2, Claudenise Lorenzoni Nunes 3 1 Investigação

Leia mais

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo.

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo. EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS - 2019 MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e

Leia mais

EMEI PROFª MARIA ALICE PASQUARELLI QUADRO DE REFERÊNCIA DE ARTES MODALIDADE PINTURA INFANTIL I

EMEI PROFª MARIA ALICE PASQUARELLI QUADRO DE REFERÊNCIA DE ARTES MODALIDADE PINTURA INFANTIL I EMEI PROFª MARIA ALICE PASQUARELLI QUADRO DE REFERÊNCIA DE ARTES MODALIDADE PINTURA INFANTIL I EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM SITUAÇÕES DIDÁTICAS Conhecer e explorar o espaço do suporte de diferentes maneiras.

Leia mais

se desenvolveu entre 1300 e 1650

se desenvolveu entre 1300 e 1650 RENASCIMENTO se desenvolveu entre 1300 e 1650 ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências. a valorização do Humanismo e da natureza,

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO VISUAL - 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO VISUAL - 9.º ANO DE EDUCAÇÃO VISUAL - 9.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO O aluno è capaz de: identificar a evolução histórica dos elementos de construção e representação da perspetiva; distinguir e caracterizar

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA. Planificação Anual

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA. Planificação Anual CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA Planificação Anual 2016-2017 Disciplina: Expressão Plástica - 10º ano M Professores: Ana Araújo e Pedro Domingues 1 - Estrutura e finalidades da disciplina

Leia mais

KIT DE PAPELARIA - MATERNAL VALOR R$ 247,30

KIT DE PAPELARIA - MATERNAL VALOR R$ 247,30 1 Alfabeto móvel de EVA 2 Apontador JUMBO com depósito KIT DE PAPELARIA - MATERNAL VALOR R$ 247,30 1 Brinquedo monta tudo (pote ou pacote com peças grandes para segurança do aluno) 1 Caderno grande de

Leia mais

Prova Prática de Desenho A

Prova Prática de Desenho A Exame Nacional do Ensino Secundário Decreto-Lei n.º 7/00, de 6 de Março Prova Prática de Desenho A.º Ano de Escolaridade Prova 706/.ª Fase 0 Páginas Duração da Prova: 50 minutos. Tolerância: 0 minutos.

Leia mais

Prova Prática de Desenho A

Prova Prática de Desenho A Exame Nacional do Ensino Secundário Decreto-Lei n.º 7/00, de 6 de Março Prova Prática de Desenho A.º Ano de Escolaridade Prova 706/.ª Fase 0 Páginas Duração da Prova: 50 minutos. Tolerância: 0 minutos.

Leia mais

Lista de Materiais 2017

Lista de Materiais 2017 Educação Infantil A1 Material de uso coletivo (sem personagens ou desenhos) 1 caixa de giz de cera grosso e curto 1 caixa de cola colorida com 6 cores 1 estojo de canetas hidrocor com 6 cores ponta grossa

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2018

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2018 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 28 Tubos de cola de isopor 04 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com base no próprio repertório e na construção

Leia mais

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 Ensino Básico 1.º Ciclo EXPRESSÕES ARTÍSTICAS 3.º ANO Domínios Subdomínios Conteúdos programáticos Nº Tempos previstos (Horas) Modelagem e escultura. Construções. - Estimular

Leia mais

VANGUARDAS EUROPÉIAS

VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDA Em seu sentido literal, vanguarda (vem do francês Avant Garde, guarda avante ) faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha.daí

Leia mais

Planificação Anual Curricular. Janeiro

Planificação Anual Curricular. Janeiro Identificação da instituição: Associação de Pessoal do Instituto Superior Técnico Educador Cooperante: Olinda Neves Sala Azul- sala dos 3 anos Nº de crianças: 22 Aluna Estagiária: Ano Lectivo: Planificação

Leia mais

PATRÍCIA MENDONÇA VARIAÇÕES E ELEMENTARES. no Espaço Cultura AXA APRESENTA-NOS

PATRÍCIA MENDONÇA VARIAÇÕES E ELEMENTARES. no Espaço Cultura AXA APRESENTA-NOS PATRÍCIA MENDONÇA APRESENTA-NOS VARIAÇÕES CROMÁTICAS E ELEMENTARES no Espaço Cultura AXA 1 Espaço Cultura Edifício AXA, Av. do Mediterrâneo Parque das Nações, Lisboa Introdução O meu mundo de referência

Leia mais

ARTE E GRAFITE NA ESCOLA

ARTE E GRAFITE NA ESCOLA ARTE E GRAFITE NA ESCOLA A arte deve ser a base da educação. O homem deve ser educado para se tornar o que realmente é. A Educação pela arte. Herbert Read O Graffiti O graffiti hoje se coloca como principal

Leia mais

Cliente: Itaú Cultural Veículo: IstoÉ Gente Online Data: 14/01/2015 Página: 01 Seção: Home

Cliente: Itaú Cultural Veículo: IstoÉ Gente Online Data: 14/01/2015 Página: 01 Seção: Home Página: 01 Página: 02 Paisagens brasileiras Depois de quatro anos de reformas, o Itaú Cultural, em São Paulo, abre para o público o Espaço Olavo Setubal, que exibirá as mais importantes representações

Leia mais

Cubismo. Prof. João Gabriel (graduado em História, especialista em História Cultural)

Cubismo. Prof. João Gabriel (graduado em História, especialista em História Cultural) Cubismo Prof. João Gabriel (graduado em História, especialista em História Cultural) Cubismo, 1906, Paris (França) Influências externas: Primitivismo (Arte Africana) Ciências Caráter: Figurativo Principais

Leia mais

vivências de diferentes atividades. Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário

vivências de diferentes atividades. Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário Material *itens da lista anexa Blocos - de vivências branco - 20 folhas encadernar na vertical (espiralados) com capa e contracapa transparentes (decorar contracapa do bloco) encadernar separadamente um

Leia mais

Prova Prática de Desenho A

Prova Prática de Desenho A Exame Final Nacional do Ensino Secundário Prova Prática de Desenho A.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 9/0, de de julho Prova 706/.ª Fase Critérios de Classificação 8 Páginas 0 Prova 706/.ª F. CC Página

Leia mais

Obs.: as imagens têm o intuito de auxiliar no reconhecimento das características do material solicitado, sem referenciar marcas.

Obs.: as imagens têm o intuito de auxiliar no reconhecimento das características do material solicitado, sem referenciar marcas. Lista de Materiais do(a) Aluno(a) Entrega dos materiais do Infantil 3 2018 DATA LOCAL 24/1 (matutino) e 25/1 (vespertino) Maristinha Pio XII salas de aula Obs.: as imagens têm o intuito de auxiliar no

Leia mais

COLÉGIO SS.SACRAMENTO COLÉGIO SS.SACRAMENTO GRUPO 3 ED. INFANTIL GRUPO 3 ED. INFANTIL MATERIAL ESCOLAR 2015 MATERIAL ESCOLAR 2015 MATERIAIS

COLÉGIO SS.SACRAMENTO COLÉGIO SS.SACRAMENTO GRUPO 3 ED. INFANTIL GRUPO 3 ED. INFANTIL MATERIAL ESCOLAR 2015 MATERIAL ESCOLAR 2015 MATERIAIS COLÉGIO SS.SACRAMENTO COLÉGIO SS.SACRAMENTO GRUPO 3 ED. INFANTIL criança ) 01 mochila / 1 lancheira 02 caixas de lenço de papel 02 fotos 3x4 Higiene (deverá vir na mochila ) 01 short / 01 camiseta / 01

Leia mais

ARTE LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas. e) Uma cor quente e uma fria.

ARTE LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas. e) Uma cor quente e uma fria. ARTE Objetivas 01 Em relação ao que aprendemos sobre o que é ARTE, marque (V) para citações verdadeiras e (F) para as falsas: a) ( ) A arte sobrevive sem a interferência do Homem. b) ( ) Atualmente, de

Leia mais

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 JUSTIFICATIVAS PARA O MATERIAL PEDAGÓGICO 2015 Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 01-Tela de arte para pintura 30x40: usada no contexto do projeto de artes plásticas. O objetivo

Leia mais

FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA POP ART INDIARA BECKER ROSE BOCK SIMONE OLIVEIRA THALITA SELBACH TAQUARA

FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA POP ART INDIARA BECKER ROSE BOCK SIMONE OLIVEIRA THALITA SELBACH TAQUARA FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA POP ART INDIARA BECKER ROSE BOCK SIMONE OLIVEIRA THALITA SELBACH TAQUARA 2015 Introdução A Pop Art, abreviatura de Popular Art, foi um movimento artístico que se

Leia mais

Prova Prática de Desenho A

Prova Prática de Desenho A EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 7/00, de 6 de Março Prova Prática de Desenho A.º Ano de Escolaridade Prova 706/.ª Fase 8 Páginas Duração da Prova: 50 minutos. Tolerância: 0 minutos.

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO 611 22/11 Trabalho 1: Desenho inspirado nos Gatos do artista Aldemir Martins e pintura

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo. LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Pré-História, Egito Antigo, Renascimento, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

Leia mais

QUESTÃO 1. 1.a Certificação de Habilidade Específica de 2013 Prova de Habilidades Específicas Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura)

QUESTÃO 1. 1.a Certificação de Habilidade Específica de 2013 Prova de Habilidades Específicas Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura) QUESTÃO 1 Wladimir Tatlin. Contra-relevo. 1914-15 (reconstruído em 1932). Wassily Kandinsky. Primeira Aquarela Abstrata. 1910, aquarela s/ papel, 50 cm 65 cm, Coleção Nina Kandinsky, Paris. Pablo Picasso.

Leia mais

COLORIZAÇÃO COM AQUARELA

COLORIZAÇÃO COM AQUARELA ULTIMAS ÚLTIMAS TURMAS ÍNDICE CURSOS DE 21 HORAS COLORIZAÇÃO COM AQUARELA 03 DESENHO E PROCESSO CRIATIVO 04 EMPREENDEDORISMO - IDEIAS NO PAPEL 05 FUNDAMENTOS DO DESENHO ARTÍSTICO 06 HISTÓRIA DA ARTE I

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS 121/358/2015 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 358/2015 SRP PROCESSO Nº /

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS 121/358/2015 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 358/2015 SRP PROCESSO Nº / SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE COMPRAS Prédio II da Reitoria - Rua Desembargador Vitor Lima, 222 - Trindade 6º andar CEP: 88040-400

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS - PERÍODO INTEGRAL BERÇÁRIO I 2019 MATERIAL PARA USO INDIVIDUAL

LISTA DE MATERIAIS - PERÍODO INTEGRAL BERÇÁRIO I 2019 MATERIAL PARA USO INDIVIDUAL LISTA DE MATERIAIS - PERÍODO INTEGRAL BERÇÁRIO I 2019 02 E.V.As cor lisa 01 Mamadeira 01 Copinho para água com tampa 03 Caixas de lenço de papel 03 Caixas de luvas cirúrgicas por semestre 02 Babadores

Leia mais