IMPUGNAÇÃO DE DELIBERAÇÕES SOCIAIS 2010/11

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMPUGNAÇÃO DE DELIBERAÇÕES SOCIAIS 2010/11"

Transcrição

1 MESTRADO FORENSE IMPUGNAÇÃO DE DELIBERAÇÕES SOCIAIS 2010/11 PROGRAMA, MÉTODOS E BIBLIOGRAFIA I PROGRAMA (GERAL) INTRODUÇÃO As deliberações sociais e a assembleia geral I Deliberações dos sócios e dos accionistas II A assembleia geral III Vicissitudes das deliberações sociais IV Suspensão e impugnação de deliberações dos sócios e dos accionistas V Vicissitudes de deliberações sociais específicas VI Vicissitudes das deliberações de outros órgãos sociais VII Publicidade dos actos processuais de impugnação VIII A intervenção do Ministério Público II OBJECTIVOS DA DISCIPLINA Considerando a natureza do mestrado e o facto de nas disciplinas precedentes não serem abordadas as matérias processuais que respeitam ao Direito Societário, apesar da sua manifesta relevância na vida prática, propõe-se um percurso pela matéria de Direito das Sociedades Comerciais com reflexos processuais, sem desprezar os aspectos de Direito substantivo que, por manifesta falta de espaço, não têm cabimento na disciplina de licenciatura de Direito das Sociedades Comerciais A incidência do estudo primário será teórica, com aulas de exposição e desenvolvimento da matéria, de forma a ampliar significativamente os conhecimentos dos estudantes. Os estudantes deverão saber fazer uma apreciação crítica da jurisprudência e extrair dos Acórdãos analisados que lhes forem sugeridos ou que tenham escolhido as soluções mais adequadas a uma correcta aplicação do Direito. III MÉTODOS DE ENSINO As aulas serão teórico-práticas, com abertura permanente à discussão e intervenção dos alunos.

2 Impugnação de Deliberações Sociais 2 Em cada aula procurar-se-á estimular a participação dos estudantes, antecipando-se, sempre que possível, a matéria que será leccionada na aula seguinte. Após as primeiras aulas, cada aluno será convidado a intervir activamente na análise de um diploma ou de um acórdão (da Relação ou do STJ). Método proposto: IV MÉTODO DE AVALIAÇÃO (Avaliação de Conhecimentos) Apreciação das diversas intervenções ao longo do Curso em especial a apresentação de um trabalho de análise jurisprudencial e realização de um exame escrito final, com base em caso prático (contendo eventualmente uma parte de escolha múltipla). Avaliação contínua: se as informações obtidas no decurso das aulas algumas em regime de seminário (com a apresentação de trabalhos), forem suficientes (para formar a avaliação), será comunicada ao estudante no final das aulas (mês de Maio) a proposta de atribuição de uma classificação final (mínima de 10 valores). A nota de AC será final se o alunos não optar por se submeter a exame final oral (EO), caso em que a classificação final será uma média ponderada da AC e do EO. A realização de EO facultativo não significa que a aprovação esteja garantida, podendo uma classificação negativa nesse exame prejudicar a aprovação que resultaria da AC. Efectuarão Exame Escrito (EE), em Junho (29 de Maio de 2010): Apenas (e obrigatoriamente para poderem obter aprovação) os alunos que não obtiverem nota de avaliação contínua (AC). Efectuarão Exame Oral (EO), em Julho: a) Os alunos que não ficarem satisfeitos com a classificação de AC obtida. b) (Obrigatoriamente, para tentar obter aprovação) Os alunos que na prova escrita não alcançarem classificação positiva (i.e., que obtiverem uma classificação de 8 ou 9 valores). c) (Facultativamente, para melhoria de nota) Os alunos que obtenham, pelo menos, 14 valores na prova escrita. Método adoptado: Se o método de avaliação contínua proposto não permitir, ao longo do curso, avaliar suficientemente, no plano individual, os alunos, os trabalhos práticos realizados serão considerados para bonificação da respectiva prova escrita e incluídos na nota final.

3 Impugnação de Deliberações Sociais 3 V BIBLIOGRAFIA ESSENCIAL E MATERIAIS DE ESTUDO BIBLIOGRAFIA ESSENCIAL CUNHA, PAULO OLAVO Direito das Sociedades Comerciais, 4ª ed., Almedina, Coimbra, MANUAIS DE DIREITO COMERCIAL E OBRAS GERAIS 1 ABREU, JORGE MANUEL COUTINHO DE Curso de Direito Comercial, vol. II Das Sociedades, 3ª ed., Almedina, Coimbra, ALMEIDA, ANTÓNIO PEREIRA Sociedades Comerciais e Valores Mobiliários, 5ª ed., Coimbra Editora, ANTUNES, JOSÉ ENGRÁCIA Direito das Sociedades, ed. do autor, CORDEIRO, ANTÓNIO MENEZES Manual de Direito Comercial, vol. I, 2ª ed., Almedina, Coimbra, CORREIA, MIGUEL J. A. PUPO Direito Comercial. Direito da Empresa, 11ª ed. (com a colab. de António José Tomás e Octávio Castelo Paulo), Ediforum, Lisboa, MAIA, PEDRO «Deliberações dos sócios», AA.VV., Estudos de Direito das Sociedades, 9ª ed., Almedina, Coimbra, 2008 (pp ). COMENTÁRIOS ABREU, JORGE COUTINHO DE Código das Sociedades Comerciais em Comentário, volume I (Artigos 1º a 84º), coord. por Jorge M. Coutinho de Abreu, IDET / Almedina, Coimbra, FURTADO, JORGE PINTO Deliberações dos sócios (Comentário ao Código das Sociedades Comerciais), Almedina, Coimbra, CORDEIRO, ANTÓNIO MENEZES Código das Sociedades Comerciais Anotado, Almedina, Coimbra, MONOGRAFIAS FURTADO, JORGE PINTO Deliberações de Sociedades Comerciais, Almedina, Coimbra, VAZ, TERESA ANSELMO Contencioso Societário, Petrony, Lisboa, OUTRAS MONOGRAFIAS E ARTIGOS ALMEIDA, L.P. MOITINHO DE Anulação e Suspensão de Deliberações Sociais, 4ª ed., Coimbra Editora, ASCENSÃO, JOSÉ OLIVEIRA «Invalidades das deliberações dos sócios», AA.VV., Problemas do Direito das Sociedades, Almedina, Coimbra, 2002, pp (e também em AA.VV., Estudos em homenagem ao Prof. Doutor Raul Ventura, vol. II, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2003, pp ). CORDEIRO, ANTÓNIO MENEZES SA: Assembleia Geral e Deliberações Sociais, Almedina, Coimbra, 2006 (cfr. em especial pp , , ). FONSECA, JOAQUIM TAVEIRA DA Deliberações sociais: suspensão e anulação, sep. Revista «Textos» do Centro de Estudos Judiciários, Porto, FRADA, MANUEL CARNEIRO DA «Renovação de Deliberações Sociais», sep. do BFDC, vol. LXI (1985), Coimbra, «Deliberações sociais inválidas no novo Código das Sociedades», AA.VV., Novas Perspectivas do Direito Comercial, Almedina, Coimbra, 1988 (pp ). MAIA, PEDRO «Invalidade de deliberação social por vício de procedimento», ROA, ano 61, II, Lisboa, 2001 (pp ), 1 Apenas se indicam livros nacionais actualizados (publicados nos últimos três anos).

4 Impugnação de Deliberações Sociais 4 MONTEIRO, HENRIQUE SALINAS Critérios de distinção entre a anulabilidade e a nulidade das deliberações sociais no Código das Sociedades Comerciais, sep. da DJ, vol. VIII, t.2, 1994 (pp ). OLAVO, CARLOS «Impugnação das deliberações sociais», CJ, ano XIII, t. III, 1988, pp (existe sep.). VASCONCELOS, PEDRO PAIS DE A participação social nas sociedades comerciais, 2ª ed., Almedina, Coimbra, 2006 (cfr. pp ). BIBLIOGRAFIA ANTERIOR AO CSC XAVIER, VASCO DA GAMA LOBO XAVIER Anulação de deliberação social e deliberações conexas, Atlântida Editora, Coimbra, TEXTOS LEGAIS (a) Código das Sociedades Comerciais (CSC); (b) Código de Processo Civil (CPC); (c) Lei de Organização e Funcionamento dos Tribunais Judiciais (LOFTJ). A indicar oportunamente. JURISPRUDÊNCIA PLANO DAS AULAS (SUMÁRIOS) Apresentação da disciplina. A avaliação de conhecimentos. Elementos de trabalho. Jurisprudência a analisar. INTRODUÇÃO As deliberações sociais e a Assembleia Geral 1. O órgão deliberativo das sociedades comerciais: a assembleia geral 2. A competência deliberativa do órgão executivo 3. Enquadramento legislativo e reformas projectadas CAPÍTULO I Deliberações dos sócios e dos accionistas 4. Generalidades; noção e formas possíveis de deliberação 5. Deliberação social e deliberação dos sócios 6. Outras deliberações sociais 7. Formas possíveis de deliberação dos sócios 8. Competência da assembleia geral 9. Composição e participação 10. Convocação da assembleia geral 11. Funcionamento da assembleia geral CAPÍTULO II A assembleia geral

5 Impugnação de Deliberações Sociais Assembleias gerais de sociedades unipessoais e de sociedades abertas; especificidades e remissões. 13. Documentação de deliberações sociais; relevância CAPÍTULO III Vicissitudes das deliberações sociais 14. Razão de ser 15. Vicissitudes das deliberações dos sócios e vicissitudes das cláusulas dos contratos das sociedades comerciais 16. Direito de impugnar as deliberações dos sócios contrárias à lei ou ao contrato 17. Quadro geral das vicissitudes do negócio jurídico no Direito (Civil) português e sua transposição na aplicação às deliberações sociais 18. A inexistência de deliberações dos sócios juridicamente inexistentes 19. Deliberações (puramente) ineficazes 20. Regime regra das vicissitudes das deliberações dos sócios: a anulabilidade 21. Deliberações nulas 22. O plano processual CAPÍTULO IV Suspensão e impugnação de deliberações dos sócios e dos accionistas 23. A providência cautelar de suspensão de deliberações sociais 24. Impugnação judicial de deliberações sociais: acções possíveis 25. Acção (declarativa potestativa) de anulação 26. Acção declarativa de simples apreciação negativa (da validade do acto) 27. Renovação e revogação de deliberações inválidas 28. Irrelevância judicial da ineficácia 29. Foro CAPÍTULO V Vicissitudes de deliberações sociais específicas 30. Alteração do contrato de sociedade, em especial variações do capital 31. Impugnações no âmbito de operações de concentração e transformação de sociedades 32. Dissolução e liquidação CAPÍTULO VI Vicissitudes das deliberações de outros órgãos sociais 33. Vicissitudes das deliberações do órgão de gestão 34. Impugnação de deliberações do órgão de fiscalização CAPÍTULO VII Publicidade dos actos processuais de impugnação 35. O registo das decisões judiciais CAPÍTULO VIII A intervenção do Ministério Público 36. A acção fiscalizadora do Ministério Público Lisboa, 6 de Fevereiro de 2011 Paulo Olavo Cunha

I INTRODUÇÃO CAPÍTULO I A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS SOCIEDADES

I INTRODUÇÃO CAPÍTULO I A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS SOCIEDADES FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO COMERCIAL II (SOCIEDADES COMERCIAIS) ANO LETIVO 2015/2016, TURMA A Regência: Prof. Doutor António Menezes Cordeiro Colaboradores: Profs. Doutores

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO)

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO DE 2014/2015 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) DISCIPLINA SEMESTRAL

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL CIVIL EXECUTIVO E RECURSOS Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL CIVIL EXECUTIVO E RECURSOS Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL CIVIL EXECUTIVO E RECURSOS Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO)

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO DE 2015/2016 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) DISCIPLINA SEMESTRAL

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL PENAL Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL PENAL Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL PENAL Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL PENAL

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL (02308)

Leia mais

MESTRADO EM DIREIO EMPRESARIAL CONSTITUIÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE SOCIEDADES 2012/13 I PROGRAMA. INTRODUÇÃO Os diversos tipos de sociedades comerciais

MESTRADO EM DIREIO EMPRESARIAL CONSTITUIÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE SOCIEDADES 2012/13 I PROGRAMA. INTRODUÇÃO Os diversos tipos de sociedades comerciais Set. 2012 (1ª Versão) MESTRADO EM DIREIO EMPRESARIAL CONSTITUIÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE SOCIEDADES 2012/13 I PROGRAMA INTRODUÇÃO Os diversos tipos de sociedades comerciais 1. Empresa comercial e sociedade

Leia mais

Direito Processual Civil Declarativo Ano lectivo 2013/2014 1º semestre Mariana França Gouveia

Direito Processual Civil Declarativo Ano lectivo 2013/2014 1º semestre Mariana França Gouveia Direito Processual Civil Declarativo Ano lectivo 2013/2014 1º semestre Mariana França Gouveia PROGRAMA I Introdução 1. O novo Código de Processo Civil: o processo legislativo e as alterações mais importantes

Leia mais

DIREITO DAS CONTRA-ORDENAÇÕES FICHA DA DISCIPLINA -

DIREITO DAS CONTRA-ORDENAÇÕES FICHA DA DISCIPLINA - DIREITO DAS CONTRA-ORDENAÇÕES 2008-2009 - FICHA DA DISCIPLINA - SUMÁRIO: I - Objectivos; II - Programa; III - Método de ensino; IV - Método de avaliação; V - Bibliografia I OBJECTIVOS Dentro do quadro

Leia mais

INSTITUTO DE DIREITO DAS SOCIEDADES

INSTITUTO DE DIREITO DAS SOCIEDADES INSTITUTO DE DIREITO DAS SOCIEDADES Tema geral: O Direito das Sociedades e a crise de 2008/2010 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DAS SOCIEDADES Coordenação: Prof. Doutor António Menezes Cordeiro Abertura: dia

Leia mais

Calendário: 02/10 II. Princípios do Direito Processual Tributário

Calendário: 02/10 II. Princípios do Direito Processual Tributário Mestrado: Forense Disciplina: Processo Tributário Docente: Carla Castelo Trindade (ccastelotrindade@gmail.com) Ano lectivo: 2014-2015 Semestre: 1º 18/09 Apresentação 25/09 I. Introdução Calendário: 02/10

Leia mais

Direito Processual Civil Declarativo Ano lectivo 2015/2016 Mariana França Gouveia

Direito Processual Civil Declarativo Ano lectivo 2015/2016 Mariana França Gouveia Direito Processual Civil Declarativo Ano lectivo 2015/2016 Mariana França Gouveia PROGRAMA I Introdução 1. O novo Código de Processo Civil: o processo legislativo e as alterações mais importantes a gestão

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO (1. ANO)

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO (1. ANO) FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO DE 2011/2012 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO (1. ANO) DISCIPLINA ANUAL CARGA

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE COMERCIAL Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE COMERCIAL Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE COMERCIAL Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO PROCESSUAL CIVIL II: A ACÇÃO DECLARATIVA Parte II (3.º ANO- Noite) PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO PROCESSUAL CIVIL II: A ACÇÃO DECLARATIVA Parte II (3.º ANO- Noite) PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO PROCESSUAL CIVIL II: A ACÇÃO DECLARATIVA Parte II (3.º ANO- Noite) PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA Ano Lectivo: 2015/2016, 2.º Semestre Equipa docente: José

Leia mais

SECÇÃO III - Regime da sociedade antes do registo. Invalidade do contrato

SECÇÃO III - Regime da sociedade antes do registo. Invalidade do contrato Legislação Comercial Ficha Técnica Código das Sociedades Comerciais TÍTULO I - Parte geral CAPÍTULO I - Âmbito de aplicação CAPÍTULO II - Personalidade e capacidade CAPÍTULO III - Contrato de sociedade

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Enquadramento Jurídico da Actividade Económica

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Enquadramento Jurídico da Actividade Económica INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 28/10/2015 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 16/12/2015 Ficha de

Leia mais

Em esta medida, constituem objetivos específicos da unidade curricular:

Em esta medida, constituem objetivos específicos da unidade curricular: DIREITO DAS SOCIEDADES E DOS VALORES MOBILIÁRIOS [9595114] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS A unidade curricular de Direito das Sociedades e dos Valores Mobiliários é complementar de outras unidades curriculares

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Programa, Cronograma, Bibliografia, Bases de dados e Avaliação. 2012/2013 1º Semestre (Noite)

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Programa, Cronograma, Bibliografia, Bases de dados e Avaliação. 2012/2013 1º Semestre (Noite) DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Programa, Cronograma, Bibliografia, Bases de dados e Avaliação 2012/2013 1º Semestre (Noite) Regência: Rui Pinto ruigoncalvespinto@gmail.com V 2.0 1 1. PROGRAMA...3 2. CRONOGRAMA

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito Comercial e das Sociedades

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito Comercial e das Sociedades INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico / / Aprovação do Conselho Técnico-Científico / / Ficha de Unidade Curricular

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II UNIVERSIDADE DE MACAU FACULDADE DE DIREITO CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA (Primeiro Semestre 4 horas semanais) Ano académico de 2016/2017 4.º ano Responsável pela leccionação: Cândida

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITOS REAIS (3.º ANO- Noite) PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITOS REAIS (3.º ANO- Noite) PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITOS REAIS (3.º ANO- Noite) PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA Ano Lectivo: 2014/2015, 2.º Semestre Equipa docente: José Luís Bonifácio Ramos, Tiago Soares da Fonseca.

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS (02314)

Leia mais

ÚLTIMAS OFERTAS À BIBLIOTECA

ÚLTIMAS OFERTAS À BIBLIOTECA ÚLTIMAS OFERTAS À BIBLIOTECA MAC CRORIE, Benedita Os limites da renúncia a Direitos Fundamentais nas relações entre particulares. Coimbra: Almedina, 2013, 344 p., ISBN 978-972-40-5230-4. Reg. 40 244 CARVALHO,

Leia mais

TÍTULO I CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS SOCIEDADES COMERCIAIS

TÍTULO I CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS SOCIEDADES COMERCIAIS INTRODUÇÃO 5 ABREVIATURAS 7 TÍTULO I CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS SOCIEDADES COMERCIAIS CAPÍTULO I - A SOCIEDADE COMO ORGANIZAÇÃO JURÍDICA DA EMPRESA 11 1) Definição de contrato de sociedade 12 a) Elemento

Leia mais

BIBLIOGRAFIA COIMBRA EDITORA PARA ACESSO CURSO FORMAÇÃO MAGISTRATURA CEJ

BIBLIOGRAFIA COIMBRA EDITORA PARA ACESSO CURSO FORMAÇÃO MAGISTRATURA CEJ 1 A TUTELA CAUTELAR NO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO (EM ESPECIAL, NOS PROCEDIMENTOS DE FORMAÇÃO DOS CONTRATOS) Ana Gouveia Martins ISBN 972-32-1364-8 Coimbra Editora 2005-1 Ed - 604 págs. ESTUDOS DE CONTRATAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA. 4. O conceito de crime e o processo penal: pressupostos materiais e processuais da responsabilidade penal.

PROGRAMA. 4. O conceito de crime e o processo penal: pressupostos materiais e processuais da responsabilidade penal. DIREITO PROCESSUAL PENAL PROGRAMA I INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1. O funcionamento real do sistema penal: os dados da PGR (2010), do Relatório Anual de Segurança Interna (2011) e o tratamento

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular POLÍTICA SOCIAL E SEGURANÇA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular POLÍTICA SOCIAL E SEGURANÇA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular POLÍTICA SOCIAL E SEGURANÇA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO III - CRIMES EM ESPECIAL Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO III - CRIMES EM ESPECIAL Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO III - CRIMES EM ESPECIAL Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular OPÇÃO III - CRIMES

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I A ACÇÃO DECLARATIVA

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I A ACÇÃO DECLARATIVA Licenciatura 2014-2015 DIREITO PROCESSUAL CIVIL I A ACÇÃO DECLARATIVA (3.º ANO- TURMA NOITE) REGÊNCIA: ISABEL ALEXANDRE Equipa docente: Isabel Alexandre e Pedro Madeira de Brito A) PROGRAMA 1 E CRONOGRAMA

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO DO TRABALHO

CÓDIGO DE PROCESSO DO TRABALHO CÓDIGO DE PROCESSO DO TRABALHO 1 POR UM NOVO SISTEMA JUDICIÁRIO NO SÉCULO XXI Oradores: www.crjd-angola.com CRJDANGOLA Dra. Florbela Rocha Araújo Dr. Osvaldo Estevão Luacuti Dr. Pedro Joaquim Gola CÓDIGO

Leia mais

Programa do Curso

Programa do Curso CURSO DE APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS: A REVISÃO DO CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 14 DE JANEIRO A 25 DE FEVEREIRO DE 2016 2015-2016 Coordenação: Prof. Doutor, Professor Catedrático Jubilado

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular TEORIA GERAL DO PODER

Leia mais

Curso Aprofundado sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo

Curso Aprofundado sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo Curso Aprofundado sobre a Revisão do Código de Programa Revisão do Código de 6 de junho Vantagens da codificação do procedimento administrativo. A relação entre o CPA e o restante Direito Administrativo

Leia mais

CORPO DOCENTE: PROGRAMA. 1. Apresentação e programa da cadeira. Diplomas relevantes.

CORPO DOCENTE: PROGRAMA. 1. Apresentação e programa da cadeira. Diplomas relevantes. CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA MESTRADO PROFISSIONALIZANTE ANO LETIVO 2014/2015 CORPO DOCENTE: PROFESSOR DOUTOR GUILHERME W. D OLIVEIRA MARTINS PROGRAMA

Leia mais

Comentário. Código Civil

Comentário. Código Civil Comentário ao Código Civil Parte Geral Universidade Católica Editora COMISSÃO EDITORIAL LUÍS CARVALHO FERNANDES (Coord.) JOSÉ BRANDÃO PROENÇA (Coord.) MARIA DA GRAÇA TRIGO MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO CATARINA

Leia mais

JULIANA FERRAZ COUTINHO CURRICULUM VITÆ PORTO

JULIANA FERRAZ COUTINHO CURRICULUM VITÆ PORTO JULIANA FERRAZ COUTINHO CURRICULUM VITÆ PORTO 2011 ÍNDICE I. Identificação...2 II. Formação Académica...3 III. Actividade Docente...4 1. Licenciaturas. 2. Cursos de Pós-Graduação. 3. Outros Cursos. IV.

Leia mais

Cadeiras Ministradas como Docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Cadeiras Ministradas como Docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Contactos Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Pátio da Universidade 3004-545 Coimbra Telefone: +351 239859801/02 Fax: +351 239823353 E-mail: rcosta@fd.uc.pt Abreu Advogados Porto Rua S. João

Leia mais

Fusões & Aquisições [6 ECTS]

Fusões & Aquisições [6 ECTS] Rui Pinto Duarte maio 2015 Fusões & Aquisições [6 ECTS] Objetivo da disciplina: desenvolver o conhecimento dos problemas relativos à fusão de empresas e à aquisição de empresas, fenómenos com várias afinidades

Leia mais

PLANO DE CURSO : DIREITO SOCIETÁRIO (CÓD. ENEX 60131) ETAPA: 6ª TOTAL DE ENCONTROS:

PLANO DE CURSO : DIREITO SOCIETÁRIO (CÓD. ENEX 60131) ETAPA: 6ª TOTAL DE ENCONTROS: PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO SOCIETÁRIO (CÓD. ENEX 60131) ETAPA: 6ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: DIREITO CIVIL VII Código da Disciplina: JUR 302 Curso: DIREITO Semestre de Oferta da Disciplina: 8º Faculdade Responsável: DIREITO Programa em vigência a partir de: 2015

Leia mais

Constituição e Estruturação de Sociedades Comerciais [6 ECTS]

Constituição e Estruturação de Sociedades Comerciais [6 ECTS] Rui Pinto Duarte Julho 2013 Constituição e Estruturação de Sociedades Comerciais [6 ECTS] Objetivo da disciplina: desenvolver o conhecimento dos problemas relativos à constituição e à estruturação das

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO Código da Disciplina: JUR214 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 3º

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO Código da Disciplina: JUR214 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 3º PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO Código da Disciplina: JUR214 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 3º Faculdade responsável: DIREITO Programa em vigência a partir

Leia mais

PROGRAMA. DIREITO CONSTITUCIONAL I (Introdução à Teoria da Constituição) Professor José Melo Alexandrino. (1.º ano 1.º Semestre Turma B) 2014/2015

PROGRAMA. DIREITO CONSTITUCIONAL I (Introdução à Teoria da Constituição) Professor José Melo Alexandrino. (1.º ano 1.º Semestre Turma B) 2014/2015 PROGRAMA DIREITO CONSTITUCIONAL I (Introdução à Teoria da Constituição) Professor José Melo Alexandrino (1.º ano 1.º Semestre Turma B) 2014/2015 INTRODUÇÃO 1. O objecto e o método do Direito constitucional

Leia mais

PLANO DE CURSO 2012/1

PLANO DE CURSO 2012/1 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/1 DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: JOÃO CLAUDIO GONÇALVES LEAL TURMA: 5º ANO INTEGRAL

Leia mais

ÚLTIMAS OFERTAS À BIBLIOTECA

ÚLTIMAS OFERTAS À BIBLIOTECA ÚLTIMAS OFERTAS À BIBLIOTECA 22 de Dezembro de 2015 PORTUGUESES VITÓRIA, Fernando, compil.; MADUREIRA, Óscar Alberto, compil. Direito do Jogo em Macau: evolução, história e legislação. Macau: Fundação

Leia mais

Curso de Pós - Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica

Curso de Pós - Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA ÁREA CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM DO ADULTO E IDOSO Curso de Pós - Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica REGIME DE FREQUÊNCIA, AVALIAÇÃO, PRECEDÊNCIAS

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL

Leia mais

- Identificar as características da norma, as fontes de Direito, sua vigência e hierarquia;

- Identificar as características da norma, as fontes de Direito, sua vigência e hierarquia; FUNDAMENTOS DO DIREITO [11111] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS A unidade curricular de Fundamentos do Direito visa fornecer aos alunos uma introdução ao conceito, problemas e método do Direito, construindo

Leia mais

Constituição e Estruturação de Sociedades Comerciais [6 ECTS]

Constituição e Estruturação de Sociedades Comerciais [6 ECTS] Rui Pinto Duarte Setembro 2016 Constituição e Estruturação de Sociedades Comerciais [6 ECTS] Objetivo da disciplina: desenvolver o conhecimento dos problemas relativos à constituição e à estruturação das

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA COMUNICAÇÃO Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA COMUNICAÇÃO Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA COMUNICAÇÃO Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Comunicação e Multimédia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I - SOCIOLOGIA Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I - SOCIOLOGIA Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I SOCIOLOGIA Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Comunicação e Multimédia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito das Empresas

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito das Empresas INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 28/10/2015 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 16/12/2015 Ficha de

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO PROCESSUAL CIVIL I A ACÇÃO DECLARATIVA (3.º ANO- Turma Noite) PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA Ano Lectivo: 2015/2016 1.º Semestre Equipa docente: José Luís

Leia mais

Prof. Doutor Luis Miguel da Mata Artur Dias Pacheco (Regente)

Prof. Doutor Luis Miguel da Mata Artur Dias Pacheco (Regente) Ficha da Unidade Curricular 2013/2014 IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR Designação: Economia Monetária e Financeira Última alteração: 2013-09-01 15:24:00 ECTS: 5 Língua de lecionação: Português Licenciatura

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS GERAIS:

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS GERAIS: PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: Direito Período: 3 DEPARTAMENTO: Ano: 2016 DISCIPLINA: Teoria Geral do Processo CARGA HORÁRIA: 80 horas PRÉ-REQUISITO: não há.

Leia mais

Constituição e Estruturação de Sociedades Comerciais [6 ECTS]

Constituição e Estruturação de Sociedades Comerciais [6 ECTS] Rui Pinto Duarte Setembro 2014 Constituição e Estruturação de Sociedades Comerciais [6 ECTS] Objetivo da disciplina: desenvolver o conhecimento dos problemas relativos à constituição e à estruturação das

Leia mais

Ficha da Unidade Curricular 2011/2012

Ficha da Unidade Curricular 2011/2012 1 de 5 09-09-2011 16:17 Ficha da Unidade Curricular 2011/2012 IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR Designação: Economia Monetária e Financeira Última alteração: 2011-09-02 09:47:00 ECTS: 5 Língua de leccionação:

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Fiscalidade II

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Fiscalidade II INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico / / Aprovação do Conselho Técnico-Científico / / Ficha de Unidade Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL

Leia mais

Fusões & Aquisições [6 ECTS]

Fusões & Aquisições [6 ECTS] Fusões & Aquisições [6 ECTS] Rui Pinto Duarte jan.2014 Objetivo da disciplina: desenvolver o conhecimento dos problemas relativos à fusão de empresas e à aquisição de empresas, fenómenos com várias afinidades

Leia mais

História do Direito Português Turma A Regente: Prof. Doutor António Pedro Barbas Homem. Introdução

História do Direito Português Turma A Regente: Prof. Doutor António Pedro Barbas Homem. Introdução História do Direito Português 2015-2016 Turma A Regente: Prof. Doutor António Pedro Barbas Homem Introdução Capítulo 1 Idade Média Capítulo 2 Idade Moderna Capítulo 3 Idade Contemporânea: século XIX (1820-1910)

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Contabilidade Financeira I

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Contabilidade Financeira I INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 28/10/2015 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 16/12/2015 Ficha de

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO DE GOVERNO DA SOCIEDADE E DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA. Jerónimo Martins SGPS, S.A.

REGULAMENTO DA COMISSÃO DE GOVERNO DA SOCIEDADE E DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA. Jerónimo Martins SGPS, S.A. REGULAMENTO DA COMISSÃO DE GOVERNO DA SOCIEDADE E DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA Jerónimo Martins SGPS, S.A. ARTIGO 1.º (Atribuições) 1. A Comissão de Governo da Sociedade e de Responsabilidade Corporativa

Leia mais

Práticas Processuais: Direito Civil

Práticas Processuais: Direito Civil Práticas Processuais: Direito Civil Curso de Formação Contínua Objetivo: A criação do curso procura dar resposta à necessidade de complementar a formação académica dos participantes com as noções elementares

Leia mais

Contencioso Pré-Contratual

Contencioso Pré-Contratual A reforma do direito processual administrativa CEJ (Fev.2015) Contencioso Pré-Contratual Rodrigo Esteves de Oliveira Apreciação geral CONTENCIOSO PRÉ-CONTRATUAL Litígios pré-contratuais abrangidos ( contratos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

CENTRO DE ESTÁGIO. Curso 1.ª Frequência Reingressos Total. 2º Curso de Estágio de º Curso de Estágio de

CENTRO DE ESTÁGIO. Curso 1.ª Frequência Reingressos Total. 2º Curso de Estágio de º Curso de Estágio de Cursos de Estágio 2º Curso de Estágio de 2007 Fase Inicial Data de início: 16 de Novembro de 2007 Data de fim da formação: 7 de Março de 2008 Data final da fase de formação inicial: 16 de Maio de 2008

Leia mais

Durval Tiago Moreira Fonseca e Castro Ferreira. Av. 25 de Abril, n.º 50, 2.º andar esquerdo; Vila Nova de Famalicão

Durval Tiago Moreira Fonseca e Castro Ferreira. Av. 25 de Abril, n.º 50, 2.º andar esquerdo; Vila Nova de Famalicão Curriculum Vitae Informação pessoal Nome Cartão de Cidadão Durval Tiago Moreira Fonseca e Castro Ferreira 9946875 Morada profissional Av. 25 de Abril, n.º 50, 2.º andar esquerdo; 4760-101 Vila Nova de

Leia mais

Rui Pinto Duarte Estudos Jurídicos Portugueses em Comemoração e em Homenagem

Rui Pinto Duarte Estudos Jurídicos Portugueses em Comemoração e em Homenagem Estudos Jurídicos Portugueses em Comemoração e em Homenagem Recolhidos até dezembro de 2015, procurando cobrir uma percentagem elevada do universo em causa, mas sem pretender exaustão. Na recolha incluem-se

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO FISCAL (3. ANO)

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO FISCAL (3. ANO) FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO DE 2011/2012 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO FISCAL (3. ANO) DISCIPLINA SEMESTRAL CARGA HORÁRIA:

Leia mais

MESTRADO EM DIREIO EMPRESARIAL GOVERNAÇÃO SOCIETÁRIA 2012/13 I PROGRAMA. Introdução Estrutura orgânica das sociedades comerciais

MESTRADO EM DIREIO EMPRESARIAL GOVERNAÇÃO SOCIETÁRIA 2012/13 I PROGRAMA. Introdução Estrutura orgânica das sociedades comerciais Set. 2012 (1ª versão) MESTRADO EM DIREIO EMPRESARIAL GOVERNAÇÃO SOCIETÁRIA 2012/13 I PROGRAMA Introdução Estrutura orgânica das sociedades comerciais Capítulo I Aspectos gerais da organização e funcionamento

Leia mais

GOVERNAÇÃO SOCIETÁRIA 2015/16 (1º semestre)

GOVERNAÇÃO SOCIETÁRIA 2015/16 (1º semestre) SET. 2015 / (13/08/2015) MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL GOVERNAÇÃO SOCIETÁRIA 2015/16 (1º semestre) I PROGRAMA Introdução Estrutura orgânica das sociedades comerciais Capítulo I Aspetos gerais da organização

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DE INTERVENÇÃO EM GERONTOLOGIA SOCIAL. Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DE INTERVENÇÃO EM GERONTOLOGIA SOCIAL. Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DE INTERVENÇÃO EM GERONTOLOGIA SOCIAL Serviço Social (2º Ciclo) Ano Lectivo 2013/2014 2. Curso

Leia mais

SUMÁRIO. 1 Introdução 1.1 Introdução aos meios alternativos de resolução de disputas 1.2 Breve histórico 1.3 Bibliografia recomendada

SUMÁRIO. 1 Introdução 1.1 Introdução aos meios alternativos de resolução de disputas 1.2 Breve histórico 1.3 Bibliografia recomendada Livro: Curso de Arbitragem, 2ª edição Professor Francisco José Cahali SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 1 Introdução 1.1 Introdução aos meios alternativos de resolução de disputas 1.2 Breve histórico 1.3 Bibliografia

Leia mais

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Coimbra, 25.10.2010 José Pereira de Sousa - Advogado 1 O artigo 1.º, n.º 1 do C.P.A. define o procedimento administrativo como a sucessão

Leia mais

Introdução ao Direito Comparado

Introdução ao Direito Comparado Introdução ao Direito Comparado Carlos Ferreira de Almeida Jorge Morais Carvalho Professores da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa 2014. 3ª edição Reimpressão da 3ª edição de Março de

Leia mais

PROGRAMA ABREVIADO PARTE I DOGMÁTICA GERAL

PROGRAMA ABREVIADO PARTE I DOGMÁTICA GERAL Faculdade de Direito de Lisboa Ano lectivo de 2016/2017 DIREITO DO TRABALHO I 4º ANO Turma da Noite Coordenação e regência: Profª Doutora Maria do Rosário Palma Ramalho Colaboradores: Prof. Doutor Pedro

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. Ano lectivo de 2015/2016 1º semestre - 4º ano noite DIREITO PROCESSUAL PENAL PROGRAMA

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. Ano lectivo de 2015/2016 1º semestre - 4º ano noite DIREITO PROCESSUAL PENAL PROGRAMA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Ano lectivo de 2015/2016 1º semestre - 4º ano noite DIREITO PROCESSUAL PENAL PROGRAMA 1. Conformação jurídico-constitucional do processo penal e a sua estrutura

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Cálculo Financeiro

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Cálculo Financeiro INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 23/10/2013 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 26/2/2014 Ficha de Unidade

Leia mais

Ficha de unidade curricular. Curso de Mestrado em Direito (Mestrado Científico) Perfil: Ciências Jurídico-Criminais

Ficha de unidade curricular. Curso de Mestrado em Direito (Mestrado Científico) Perfil: Ciências Jurídico-Criminais Ficha de unidade curricular Curso de Mestrado em Direito (Mestrado Científico) Perfil: Ciências Jurídico-Criminais Unidade curricular Direito Penal I (2º ciclo). Docente responsável e respetiva carga letiva

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código:091 Município: São Carlos/SP Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Técnico ETEC: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ-SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em

Leia mais

CONTABILIDADE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA. ÁREA DE FORMAÇÃO Contabilidade e Fiscalidade PERFIL PROFISSIONAL

CONTABILIDADE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA. ÁREA DE FORMAÇÃO Contabilidade e Fiscalidade PERFIL PROFISSIONAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA CONTABILIDADE ÁREA DE FORMAÇÃO Contabilidade e Fiscalidade PERFIL PROFISSIONAL Técnico Especialista em Contabilidade LEGISLAÇÃO APLICÁVELL Decreto-lei nº 88/2006, de

Leia mais

PAULO PINTO DE ALBUQUERQUE

PAULO PINTO DE ALBUQUERQUE PAULO PINTO DE ALBUQUERQUE Faculdade de Direito Universidade Católica Portuguesa Palma de Cima, Lisboa 1649-023 Portugal palbu@fd.lisboa.ucp.pt www.fd.lisboa.ucp.pt/~palbu PROFISSÃO: JUIZ do Tribunal Europeu

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE CONTROLO DO GOVERNO SOCIETÁRIO DA PORTUCEL, S.A. Artigo 1º (Atribuições)

REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE CONTROLO DO GOVERNO SOCIETÁRIO DA PORTUCEL, S.A. Artigo 1º (Atribuições) REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE CONTROLO DO GOVERNO SOCIETÁRIO DA PORTUCEL, S.A. Artigo 1º (Atribuições) 1. A Comissão de Controlo do Governo Societário (CCGS) é designada pelo Conselho de Administração

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANÁLISE E TRATAMENTO DE DADOS Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANÁLISE E TRATAMENTO DE DADOS Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular ANÁLISE E TRATAMENTO DE DADOS Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) Unidade Curricular: Análise Macroeconómica

Ficha de Unidade Curricular (FUC) Unidade Curricular: Análise Macroeconómica INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do conselho Técnico-Científico 20/2/2013 Ficha de Unidade Curricular (FUC) Unidade Curricular:

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO FINANCEIRA Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO FINANCEIRA Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular GESTÃO FINANCEIRA Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Contabilidade 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Direito do Urbanismo e da Construção

Direito do Urbanismo e da Construção Direito do Urbanismo e da Construção Programa O ordenamento do território e as alterações climáticas Conferência inaugural do curso sobre O ordenamento do território e as alterações climáticas (Auditório

Leia mais

Programa da disciplina de Direitos Fundamentais. Ano lectivo de 2011/2012

Programa da disciplina de Direitos Fundamentais. Ano lectivo de 2011/2012 Programa da disciplina de Direitos Fundamentais Ano lectivo de 2011/2012 Regente: Jorge Reis Novais 1- Apresentação da disciplina: programa, bibliografia, aulas e método de avaliação. O objectivo da disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Direito e Serviço Social Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Direito e Serviço Social Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular Direito e Serviço Social Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular Direito

Leia mais

PROGRAMA 2º Semestre de 2016

PROGRAMA 2º Semestre de 2016 Disciplina: DES-114 Teoria do Estado I Professores: Cristiane Lucena Carneiro / Yi Shin Tang Número de Horas: 60 Número de Créditos: 04 PROGRAMA 2º Semestre de 2016 A OBJETIVOS DA DISCIPLINA A disciplina

Leia mais

Lista de Jurisprudência sobre Direito das Sociedades *

Lista de Jurisprudência sobre Direito das Sociedades * Lista de Jurisprudência sobre Direito das Sociedades * (ordenada cronologicamente, com indicações sobre os assuntos tratados) Ac. STJ 16.3.76 - RLJ 3.590, ano 110, 1977 (conta em participação) Ac. STJ

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Este Regulamento dispõe sobre as Atividades Complementares do Curso de Direito. CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA ASSEMBLEIA DE PARCEIROS DO GRUPO DE ACÇÃO LOCAL CASTELOS DO COA

REGULAMENTO INTERNO DA ASSEMBLEIA DE PARCEIROS DO GRUPO DE ACÇÃO LOCAL CASTELOS DO COA REGULAMENTO INTERNO DA ASSEMBLEIA DE PARCEIROS DO GRUPO DE ACÇÃO LOCAL CASTELOS DO COA PRINCÍPIOS GERAIS O presente regulamento define as normas de funcionamento da Assembleia de Parceiros do Grupo de

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL:

CURSO DE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: CURSO DE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: Domínio Cognitivo e Motor (Código A71) Educadores de Infância e Professores dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário Curso de

Leia mais

Correspondência entre articulados: CPA'15/CPA'91. Disposições gerais PARTE I. Princípios gerais da atividade administrativa CAPÍTULO II

Correspondência entre articulados: CPA'15/CPA'91. Disposições gerais PARTE I. Princípios gerais da atividade administrativa CAPÍTULO II Disposições gerais PARTE I Disposições preliminares CAPÍTULO I Definições Artigo 1.º Âmbito de aplicação Artigo 2.º Princípios gerais da atividade administrativa CAPÍTULO II Princípio da legalidade Artigo

Leia mais