IMPUGNAÇÃO DE DELIBERAÇÕES SOCIAIS 2010/11

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMPUGNAÇÃO DE DELIBERAÇÕES SOCIAIS 2010/11"

Transcrição

1 MESTRADO FORENSE IMPUGNAÇÃO DE DELIBERAÇÕES SOCIAIS 2010/11 PROGRAMA, MÉTODOS E BIBLIOGRAFIA I PROGRAMA (GERAL) INTRODUÇÃO As deliberações sociais e a assembleia geral I Deliberações dos sócios e dos accionistas II A assembleia geral III Vicissitudes das deliberações sociais IV Suspensão e impugnação de deliberações dos sócios e dos accionistas V Vicissitudes de deliberações sociais específicas VI Vicissitudes das deliberações de outros órgãos sociais VII Publicidade dos actos processuais de impugnação VIII A intervenção do Ministério Público II OBJECTIVOS DA DISCIPLINA Considerando a natureza do mestrado e o facto de nas disciplinas precedentes não serem abordadas as matérias processuais que respeitam ao Direito Societário, apesar da sua manifesta relevância na vida prática, propõe-se um percurso pela matéria de Direito das Sociedades Comerciais com reflexos processuais, sem desprezar os aspectos de Direito substantivo que, por manifesta falta de espaço, não têm cabimento na disciplina de licenciatura de Direito das Sociedades Comerciais A incidência do estudo primário será teórica, com aulas de exposição e desenvolvimento da matéria, de forma a ampliar significativamente os conhecimentos dos estudantes. Os estudantes deverão saber fazer uma apreciação crítica da jurisprudência e extrair dos Acórdãos analisados que lhes forem sugeridos ou que tenham escolhido as soluções mais adequadas a uma correcta aplicação do Direito. III MÉTODOS DE ENSINO As aulas serão teórico-práticas, com abertura permanente à discussão e intervenção dos alunos.

2 Impugnação de Deliberações Sociais 2 Em cada aula procurar-se-á estimular a participação dos estudantes, antecipando-se, sempre que possível, a matéria que será leccionada na aula seguinte. Após as primeiras aulas, cada aluno será convidado a intervir activamente na análise de um diploma ou de um acórdão (da Relação ou do STJ). Método proposto: IV MÉTODO DE AVALIAÇÃO (Avaliação de Conhecimentos) Apreciação das diversas intervenções ao longo do Curso em especial a apresentação de um trabalho de análise jurisprudencial e realização de um exame escrito final, com base em caso prático (contendo eventualmente uma parte de escolha múltipla). Avaliação contínua: se as informações obtidas no decurso das aulas algumas em regime de seminário (com a apresentação de trabalhos), forem suficientes (para formar a avaliação), será comunicada ao estudante no final das aulas (mês de Maio) a proposta de atribuição de uma classificação final (mínima de 10 valores). A nota de AC será final se o alunos não optar por se submeter a exame final oral (EO), caso em que a classificação final será uma média ponderada da AC e do EO. A realização de EO facultativo não significa que a aprovação esteja garantida, podendo uma classificação negativa nesse exame prejudicar a aprovação que resultaria da AC. Efectuarão Exame Escrito (EE), em Junho (29 de Maio de 2010): Apenas (e obrigatoriamente para poderem obter aprovação) os alunos que não obtiverem nota de avaliação contínua (AC). Efectuarão Exame Oral (EO), em Julho: a) Os alunos que não ficarem satisfeitos com a classificação de AC obtida. b) (Obrigatoriamente, para tentar obter aprovação) Os alunos que na prova escrita não alcançarem classificação positiva (i.e., que obtiverem uma classificação de 8 ou 9 valores). c) (Facultativamente, para melhoria de nota) Os alunos que obtenham, pelo menos, 14 valores na prova escrita. Método adoptado: Se o método de avaliação contínua proposto não permitir, ao longo do curso, avaliar suficientemente, no plano individual, os alunos, os trabalhos práticos realizados serão considerados para bonificação da respectiva prova escrita e incluídos na nota final.

3 Impugnação de Deliberações Sociais 3 V BIBLIOGRAFIA ESSENCIAL E MATERIAIS DE ESTUDO BIBLIOGRAFIA ESSENCIAL CUNHA, PAULO OLAVO Direito das Sociedades Comerciais, 4ª ed., Almedina, Coimbra, MANUAIS DE DIREITO COMERCIAL E OBRAS GERAIS 1 ABREU, JORGE MANUEL COUTINHO DE Curso de Direito Comercial, vol. II Das Sociedades, 3ª ed., Almedina, Coimbra, ALMEIDA, ANTÓNIO PEREIRA Sociedades Comerciais e Valores Mobiliários, 5ª ed., Coimbra Editora, ANTUNES, JOSÉ ENGRÁCIA Direito das Sociedades, ed. do autor, CORDEIRO, ANTÓNIO MENEZES Manual de Direito Comercial, vol. I, 2ª ed., Almedina, Coimbra, CORREIA, MIGUEL J. A. PUPO Direito Comercial. Direito da Empresa, 11ª ed. (com a colab. de António José Tomás e Octávio Castelo Paulo), Ediforum, Lisboa, MAIA, PEDRO «Deliberações dos sócios», AA.VV., Estudos de Direito das Sociedades, 9ª ed., Almedina, Coimbra, 2008 (pp ). COMENTÁRIOS ABREU, JORGE COUTINHO DE Código das Sociedades Comerciais em Comentário, volume I (Artigos 1º a 84º), coord. por Jorge M. Coutinho de Abreu, IDET / Almedina, Coimbra, FURTADO, JORGE PINTO Deliberações dos sócios (Comentário ao Código das Sociedades Comerciais), Almedina, Coimbra, CORDEIRO, ANTÓNIO MENEZES Código das Sociedades Comerciais Anotado, Almedina, Coimbra, MONOGRAFIAS FURTADO, JORGE PINTO Deliberações de Sociedades Comerciais, Almedina, Coimbra, VAZ, TERESA ANSELMO Contencioso Societário, Petrony, Lisboa, OUTRAS MONOGRAFIAS E ARTIGOS ALMEIDA, L.P. MOITINHO DE Anulação e Suspensão de Deliberações Sociais, 4ª ed., Coimbra Editora, ASCENSÃO, JOSÉ OLIVEIRA «Invalidades das deliberações dos sócios», AA.VV., Problemas do Direito das Sociedades, Almedina, Coimbra, 2002, pp (e também em AA.VV., Estudos em homenagem ao Prof. Doutor Raul Ventura, vol. II, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2003, pp ). CORDEIRO, ANTÓNIO MENEZES SA: Assembleia Geral e Deliberações Sociais, Almedina, Coimbra, 2006 (cfr. em especial pp , , ). FONSECA, JOAQUIM TAVEIRA DA Deliberações sociais: suspensão e anulação, sep. Revista «Textos» do Centro de Estudos Judiciários, Porto, FRADA, MANUEL CARNEIRO DA «Renovação de Deliberações Sociais», sep. do BFDC, vol. LXI (1985), Coimbra, «Deliberações sociais inválidas no novo Código das Sociedades», AA.VV., Novas Perspectivas do Direito Comercial, Almedina, Coimbra, 1988 (pp ). MAIA, PEDRO «Invalidade de deliberação social por vício de procedimento», ROA, ano 61, II, Lisboa, 2001 (pp ), 1 Apenas se indicam livros nacionais actualizados (publicados nos últimos três anos).

4 Impugnação de Deliberações Sociais 4 MONTEIRO, HENRIQUE SALINAS Critérios de distinção entre a anulabilidade e a nulidade das deliberações sociais no Código das Sociedades Comerciais, sep. da DJ, vol. VIII, t.2, 1994 (pp ). OLAVO, CARLOS «Impugnação das deliberações sociais», CJ, ano XIII, t. III, 1988, pp (existe sep.). VASCONCELOS, PEDRO PAIS DE A participação social nas sociedades comerciais, 2ª ed., Almedina, Coimbra, 2006 (cfr. pp ). BIBLIOGRAFIA ANTERIOR AO CSC XAVIER, VASCO DA GAMA LOBO XAVIER Anulação de deliberação social e deliberações conexas, Atlântida Editora, Coimbra, TEXTOS LEGAIS (a) Código das Sociedades Comerciais (CSC); (b) Código de Processo Civil (CPC); (c) Lei de Organização e Funcionamento dos Tribunais Judiciais (LOFTJ). A indicar oportunamente. JURISPRUDÊNCIA PLANO DAS AULAS (SUMÁRIOS) Apresentação da disciplina. A avaliação de conhecimentos. Elementos de trabalho. Jurisprudência a analisar. INTRODUÇÃO As deliberações sociais e a Assembleia Geral 1. O órgão deliberativo das sociedades comerciais: a assembleia geral 2. A competência deliberativa do órgão executivo 3. Enquadramento legislativo e reformas projectadas CAPÍTULO I Deliberações dos sócios e dos accionistas 4. Generalidades; noção e formas possíveis de deliberação 5. Deliberação social e deliberação dos sócios 6. Outras deliberações sociais 7. Formas possíveis de deliberação dos sócios 8. Competência da assembleia geral 9. Composição e participação 10. Convocação da assembleia geral 11. Funcionamento da assembleia geral CAPÍTULO II A assembleia geral

5 Impugnação de Deliberações Sociais Assembleias gerais de sociedades unipessoais e de sociedades abertas; especificidades e remissões. 13. Documentação de deliberações sociais; relevância CAPÍTULO III Vicissitudes das deliberações sociais 14. Razão de ser 15. Vicissitudes das deliberações dos sócios e vicissitudes das cláusulas dos contratos das sociedades comerciais 16. Direito de impugnar as deliberações dos sócios contrárias à lei ou ao contrato 17. Quadro geral das vicissitudes do negócio jurídico no Direito (Civil) português e sua transposição na aplicação às deliberações sociais 18. A inexistência de deliberações dos sócios juridicamente inexistentes 19. Deliberações (puramente) ineficazes 20. Regime regra das vicissitudes das deliberações dos sócios: a anulabilidade 21. Deliberações nulas 22. O plano processual CAPÍTULO IV Suspensão e impugnação de deliberações dos sócios e dos accionistas 23. A providência cautelar de suspensão de deliberações sociais 24. Impugnação judicial de deliberações sociais: acções possíveis 25. Acção (declarativa potestativa) de anulação 26. Acção declarativa de simples apreciação negativa (da validade do acto) 27. Renovação e revogação de deliberações inválidas 28. Irrelevância judicial da ineficácia 29. Foro CAPÍTULO V Vicissitudes de deliberações sociais específicas 30. Alteração do contrato de sociedade, em especial variações do capital 31. Impugnações no âmbito de operações de concentração e transformação de sociedades 32. Dissolução e liquidação CAPÍTULO VI Vicissitudes das deliberações de outros órgãos sociais 33. Vicissitudes das deliberações do órgão de gestão 34. Impugnação de deliberações do órgão de fiscalização CAPÍTULO VII Publicidade dos actos processuais de impugnação 35. O registo das decisões judiciais CAPÍTULO VIII A intervenção do Ministério Público 36. A acção fiscalizadora do Ministério Público Lisboa, 6 de Fevereiro de 2011 Paulo Olavo Cunha

IMPUGNAÇÃO DE DELIBERAÇÕES SOCIAIS 2015/16 (2º semestre)

IMPUGNAÇÃO DE DELIBERAÇÕES SOCIAIS 2015/16 (2º semestre) MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL IMPUGNAÇÃO DE DELIBERAÇÕES SOCIAIS 2015/16 (2º semestre) SUMÁRIOS I PROGRAMA Introdução As deliberações sociais e a assembleia geral I Deliberações dos sócios e dos acionistas

Leia mais

Curso de Mestrado em Direito Tributário e Fiscal. A Empresa Societária. (11 de Novembro de 2011) Sumário

Curso de Mestrado em Direito Tributário e Fiscal. A Empresa Societária. (11 de Novembro de 2011) Sumário Curso de Mestrado em Direito Tributário e Fiscal A Empresa Societária (11 de Novembro de 2011) Sumário Módulo II Estrutura organizatória das sociedades I. Assembleias gerais. Referência especial às deliberações

Leia mais

Ficha de unidade curricular

Ficha de unidade curricular Ficha de unidade curricular Curso de Mestrado em Direito e Ciência Jurídica Unidade curricular Direito Processual do Trabalho Docente responsável Cláudia Madaleno Objetivos de aprendizagem (conhecimentos,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE COMERCIAL Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE COMERCIAL Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE COMERCIAL Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Solicitadoria 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL

Leia mais

PROGRAMA Capital social e financiamento de sociedades INTRODUÇÃO: ENQUADRAMENTO DO TEMA

PROGRAMA Capital social e financiamento de sociedades INTRODUÇÃO: ENQUADRAMENTO DO TEMA PROGRAMA Capital social e financiamento de sociedades INTRODUÇÃO: ENQUADRAMENTO DO TEMA 1. O capital social e o financiamento das sociedades comerciais 1.1. Conceito de capital social. A obrigação de entrada

Leia mais

DIREITO COMERCIAL II

DIREITO COMERCIAL II DIREITO COMERCIAL II [DIREITO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS] PROGRAMA TURMA NOITE 2016-2017 Regência: Prof. Doutor M. Januário da Costa Gomes I. INTRODUÇÃO 1. O Direito das Sociedades (DS) como objeto da disciplina.

Leia mais

DIREITO DAS SOCIEDADES

DIREITO DAS SOCIEDADES Programa de DIREITO DAS SOCIEDADES 1º O Direito das sociedades I INTRODUÇÃO CAPÍTULO I A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS SOCIEDADES 2º Das origens às pré-codificações 3º As codificações oitocentistas 4º O século

Leia mais

I INTRODUÇÃO CAPÍTULO I A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS SOCIEDADES

I INTRODUÇÃO CAPÍTULO I A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS SOCIEDADES FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO COMERCIAL II (SOCIEDADES COMERCIAIS) ANO LETIVO 2015/2016, TURMA A Regência: Prof. Doutor António Menezes Cordeiro Colaboradores: Profs. Doutores

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito das Empresas

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito das Empresas INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 30/3/2016 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 20/4/2016 Ficha de Unidade

Leia mais

PROCESSO CIVIL PRÁTICAS

PROCESSO CIVIL PRÁTICAS PROCESSO CIVIL PRÁTICAS FORENSES ELEMENTOS DA DISCIPLINA Equipa docente: Rita Cruz e Rita Gouveia Ano letivo: 2017/2018 2 º semestre Carga horária: 2h30/semana 6 ECTS Tipo de ensino: Aulas Teórico-Práticas

Leia mais

GOVERNAÇÃO SOCIETÁRIA

GOVERNAÇÃO SOCIETÁRIA GOVERNAÇÃO SOCIETÁRIA ELEMENTOS DA DISCIPLINA Docência: Paulo Olavo Cunha Ano Letivo: 2018/2019 1.º Semestre Disciplina Optativa Carga horária: 3 h (por docente) 6 ECTS Ensino: Integrado Aulas Teórico-Práticas

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL

Leia mais

Formas Jurídicas da Cooperação entre Empresas. Sumário Plurifuncionalidade das formas jurídicas tidas em vista

Formas Jurídicas da Cooperação entre Empresas. Sumário Plurifuncionalidade das formas jurídicas tidas em vista Rui Pinto Duarte Novembro 2014 Formas Jurídicas da Cooperação entre Empresas Sumário 1. Considerações Gerais 1.1. Tipos de cooperação entre empresas; a cooperação horizontal como o objecto de atenção 1.2.

Leia mais

Ficha de unidade curricular. Curso de Licenciatura

Ficha de unidade curricular. Curso de Licenciatura Ficha de unidade curricular Curso de Licenciatura Unidade curricular Direito Processual Civil II Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular (preencher o nome completo) Professor

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO)

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO DE 2014/2015 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) DISCIPLINA SEMESTRAL

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO)

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO DE 2015/2016 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) DISCIPLINA SEMESTRAL

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR 2018/2019

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR 2018/2019 FICHA DE UNIDADE CURRICULAR 2018/2019 MESTRADO EM DIREITO E CIÊNCIA JURÍDICA DOUTORAMENTO Unidade curricular Direito do Trabalho Turma A Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER

Leia mais

ANA FILIPA MORAIS ANTUNES

ANA FILIPA MORAIS ANTUNES ANA FILIPA MORAIS ANTUNES FUNÇÃO Assistente da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE COMERCIAL Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE COMERCIAL Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE COMERCIAL Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO

Leia mais

Simulação de Exames de Acesso ao CEJ

Simulação de Exames de Acesso ao CEJ 1 Simulação de Exames de Acesso ao CEJ Sugestões bibliográficas Pedro Caetano Nunes 2015/2016 1 2 1. Direito Civil Centro de Estudos Judiciários, O dano na responsabilidade civil, Lisboa, 2014 Coelho,

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO PROCESSUAL CIVIL II: A ACÇÃO DECLARATIVA Parte II (3.º ANO- Noite) PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO PROCESSUAL CIVIL II: A ACÇÃO DECLARATIVA Parte II (3.º ANO- Noite) PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO PROCESSUAL CIVIL II: A ACÇÃO DECLARATIVA Parte II (3.º ANO- Noite) PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA Ano Lectivo: 2015/2016, 2.º Semestre Equipa docente: José

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Enquadramento Jurídico da Actividade Económica

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Enquadramento Jurídico da Actividade Económica INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 28/10/2015 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 16/12/2015 Ficha de

Leia mais

Telefone: Endereços de correio electrónico:

Telefone: Endereços de correio electrónico: INFORMAÇÃO PESSOAL Cláudia Trindade Morada: Rua Alfredo de Sousa, n.º 5, 2.º A, 2780-177 Oeiras Telefone: + 351 926 218 026 Endereços de correio electrónico: claudiasatrindade@gmail.com claudiatrindade@fd.ulisboa.pt

Leia mais

CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS

CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS MARÇO 2006. ÍNDICE 1. Boas Vindas. 3 2. Horário e Funcionamento.. 4 3. Metodologia das Sessões....... 5 4. Programa...... 6 5. Calendarização das

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL CIVIL EXECUTIVO E RECURSOS Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL CIVIL EXECUTIVO E RECURSOS Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL CIVIL EXECUTIVO E RECURSOS Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO

Leia mais

DIREITO DAS CONTRA- ORDENAÇÕES

DIREITO DAS CONTRA- ORDENAÇÕES DIREITO DAS CONTRA- ORDENAÇÕES ELEMENTOS DA DISCIPLINA Docência: Prof. Doutor José Lobo Moutinho Ano Lectivo: 2013/2014 1.º Semestre Optativa Carga horária: Prof. Doutor José Lobo Moutinho: 2h30 (2 aulas)

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO II. 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre

DIREITO ADMINISTRATIVO II. 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre DIREITO ADMINISTRATIVO II 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre LISBOA 2012 Regente: Prof. Doutor Fausto de Quadros Colaborador: Prof. Doutor Lourenço Vilhena de Freitas

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Programa, Cronograma, Bibliografia, Bases de dados e Avaliação. 2012/2013 1º Semestre (Noite)

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Programa, Cronograma, Bibliografia, Bases de dados e Avaliação. 2012/2013 1º Semestre (Noite) DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Programa, Cronograma, Bibliografia, Bases de dados e Avaliação 2012/2013 1º Semestre (Noite) Regência: Rui Pinto ruigoncalvespinto@gmail.com V 2.0 1 1. PROGRAMA...3 2. CRONOGRAMA

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Enquadramento Jurídico da Actividade Económica

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Enquadramento Jurídico da Actividade Económica INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 9/11/2016 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 23/11/2016 Ficha de Unidade

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL PENAL Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL PENAL Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL PENAL Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL PENAL

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular TEORIA GERAL DO

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL CIVIL EXECUTIVO E RECURSOS Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL CIVIL EXECUTIVO E RECURSOS Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL CIVIL EXECUTIVO E RECURSOS Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II Cândida da Silva Antunes Pires Professora Associada Faculdade de Direito Universidade de Macau DIREITO PROCESSUAL CIVIL II Disciplina semestral do 4.º ano do Curso de Licenciatura em Direito em Língua

Leia mais

ANA FILIPA MORAIS ANTUNES

ANA FILIPA MORAIS ANTUNES ANA FILIPA MORAIS ANTUNES FUNÇÃO Professora Auxiliar da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Investigadora do Católica Research Centre for the Future of Law. Membro

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO. Disciplina: Direito Comercial e das Sociedades Ano Curricular 1º 2º 3º. Subgrupo Disciplinar: Semestre: Anual

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO. Disciplina: Direito Comercial e das Sociedades Ano Curricular 1º 2º 3º. Subgrupo Disciplinar: Semestre: Anual Curso: Fiscalidade Ano Lectivo 2007/2008 Disciplina: Direito Comercial e das Sociedades Ano Curricular 1º 2º 3º U.C. 2,5 Grupo Disciplinar: Direito Regime: X Diurno Nocturno Subgrupo Disciplinar: Semestre:

Leia mais

Diapositivo 3. U1 User;

Diapositivo 3. U1 User; A Empresa Societária (MDTF) Maria Miguel Carvalho 4 de novembro de 2011 Módulo II Estrutura organizatória das sociedades U1 Deliberações dos Sócios (Procedimento Deliberativo) 1 Diapositivo 3 U1 User;

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular TEORIA

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito Comercial e das Sociedades

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito Comercial e das Sociedades INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico / / Aprovação do Conselho Técnico-Científico / / Ficha de Unidade Curricular

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITOS REAIS (3.º ANO- Noite) PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITOS REAIS (3.º ANO- Noite) PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITOS REAIS (3.º ANO- Noite) PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA Ano Lectivo: 2014/2015, 2.º Semestre Equipa docente: José Luís Bonifácio Ramos, Tiago Soares da Fonseca.

Leia mais

EDIÇÕES MINISTÉRIO DA JUSTIÇA: Monografias

EDIÇÕES MINISTÉRIO DA JUSTIÇA: Monografias TÍTULO: Abertura do Ano Judicial 2009: Discurso do Ministro da Justiça Alberto Costa 978-972-99025-5-0 TÍTULO: Espaço da Justiça Luís Vasconcelos, Bruno Rascão 978-972-99122-4-5 TÍTULO: Justiça 2009 Alberto

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL CIVIL DECLARATIVO Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL CIVIL DECLARATIVO Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL CIVIL DECLARATIVO Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Solicitadoria 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II UNIVERSIDADE DE MACAU FACULDADE DE DIREITO CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA (Primeiro Semestre 4 horas semanais) Ano académico de 2016/2017 4.º ano Responsável pela leccionação: Cândida

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SEMINÁRIO DE ANÁLISE CRITICA DE LEGISLAÇÃO E JURISPRUDÊNCIA Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SEMINÁRIO DE ANÁLISE CRITICA DE LEGISLAÇÃO E JURISPRUDÊNCIA Ano Lectivo 2016/2017 UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular SEMINÁRIO DE ANÁLISE CRITICA DE LEGISLAÇÃO E JURISPRUDÊNCIA Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Direito (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado

Leia mais

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. FACULDADE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE NOVA POST-GRADUAÇÃO DE GESTÃO PARA JURISTAS José Miguel Júdice

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. FACULDADE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE NOVA POST-GRADUAÇÃO DE GESTÃO PARA JURISTAS José Miguel Júdice RESOLUÇÃO DE CONFLITOS FACULDADE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE NOVA POST-GRADUAÇÃO DE GESTÃO PARA JURISTAS José Miguel Júdice A litigiosidade nas empresas. Suas características: a) o contencioso de cobranças

Leia mais

PROCESSO PENAL PRÁTICAS

PROCESSO PENAL PRÁTICAS PROCESSO PENAL PRÁTICAS FORENSES ELEMENTOS DA DISCIPLINA Docência: Prof. Doutor José Lobo Moutinho; Prof. Doutor Henrique Salinas. Ano Lectivo: 2012/2013 1.º Semestre Optativa Carga horária: 3h45 (3 aulas)

Leia mais

ÍNDICE. Nota Prévia à 4: edição 1 Nótu1a à 2: edição 3 Abreviaturas 5

ÍNDICE. Nota Prévia à 4: edição 1 Nótu1a à 2: edição 3 Abreviaturas 5 ÍNDICE Nota Prévia à 4: edição 1 Nótu1a à 2: edição 3 Abreviaturas 5 TIPOS DE SOCIEDADES COMERCIAIS 1. Princípio da tipicidade 7 1.1. Sentido 7 1.2. Justificação 9 2. Caracterização geral dos tipos legais

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito Comercial e das Sociedades

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito Comercial e das Sociedades INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 25/3/2015 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 20/5/2015 Ficha de Unidade

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR ELEMENTOS DA DISCIPLINA Docência: Prof.ª Doutora Ana Filipa Morais Antunes Ano Lectivo: 2017/2018 Semestre: 2.º Carga horária: 1h15 [1 aula teórico-prática] semanal 3 ECTS OBJETIVOS

Leia mais

Faculdade de Direito de Lisboa Ano lectivo de 2017/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II TURMA A

Faculdade de Direito de Lisboa Ano lectivo de 2017/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II TURMA A Faculdade de Direito de Lisboa Ano lectivo de 2017/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II TURMA A Coordenação e regência: Profª Doutora Maria do Rosário Palma Ramalho Colaboradores: PROGRAMA ABREVIADO PARTE

Leia mais

Mestrado em Direito Empresarial 2017 Responsabilidade de gestores e de sócios Maria de Fátima Ribeiro. Objectivos da disciplina:

Mestrado em Direito Empresarial 2017 Responsabilidade de gestores e de sócios Maria de Fátima Ribeiro. Objectivos da disciplina: Mestrado em Direito Empresarial 2017 Responsabilidade de gestores e de sócios Maria de Fátima Ribeiro Objectivos da disciplina: Pretende-se fornecer aos alunos elementos que permitam identificar o tipo

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO FINANCEIRO

INTRODUÇÃO AO DIREITO FINANCEIRO INTRODUÇÃO AO DIREITO FINANCEIRO ELEMENTOS DA DISCIPLINA Docência: Prof.ª Doutora FÁTIMA GOMES Ano Lectivo: 2014/2015 2.º Semestre Disciplina Optativa Carga horária:2 tempos lectivos 6 ECTS Ensino: Integrado

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO (1. ANO)

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO (1. ANO) FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO DE 2011/2012 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO (1. ANO) DISCIPLINA ANUAL CARGA

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO Prática Processual Civil Programa I CONSULTA JURÍDICA 1.1 Consulta jurídica 1.2 Tentativa de resolução amigável 1.3 Gestão do cliente e seu processo II PATROCÍNIO

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. DIREITO DO CONTENCIOSO DA UNIÃO EUROPEIA - disciplina de opção Licenciatura 2018/2019 (1.

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. DIREITO DO CONTENCIOSO DA UNIÃO EUROPEIA - disciplina de opção Licenciatura 2018/2019 (1. FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO DO CONTENCIOSO DA UNIÃO EUROPEIA - disciplina de opção Licenciatura 2018/2019 (1.º Semestre) Regente: Prof. Doutora Maria Luísa Duarte Colaboradores:

Leia mais

Curriculum Vitae. Pedro Fernández Sánchez

Curriculum Vitae. Pedro Fernández Sánchez Curriculum Vitae Pedro Fernández Sánchez SUMÁRIO 1.º Dados Pessoais 2.º Habilitações Académicas 3.º Experiência Docente 4.º Outras Habilitações Profissionais 5.º Obras e Artigos Científicos 6.º Conferências

Leia mais

Curriculum Vitae. Pedro Caetano Nunes

Curriculum Vitae. Pedro Caetano Nunes Curriculum Vitae Pedro Caetano Nunes 1 I Dados pessoais Nome: Pedro Gil Amorim Caetano Nunes Filiação: José Manuel Agria Caetano Nunes e Ana Maria Carvalho Amorim Data de Nascimento: 15 de fevereiro de

Leia mais

CLÍNICAS FORENSES SOCIEDADES COMERCIAIS

CLÍNICAS FORENSES SOCIEDADES COMERCIAIS CLÍNICAS FORENSES SOCIEDADES COMERCIAIS Fevereiro 2006 ÍNDICE 1. Boas Vindas 3 2. Horário e Funcionamento 4 3. Metodologia das Sessões 5 4. Programa 6 5. Calendarização das Sessões 7 6. Objectivos e Planificação

Leia mais

REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Artigo 1.º. (Objeto)

REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Artigo 1.º. (Objeto) REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA Artigo 1.º (Objeto) 1 O presente diploma estabelece o regime aplicável à resolução de litígios em matéria societária com recurso à arbitragem. 2 Podem ser submetidos

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Teoria Geral do Direito Administrativo

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Teoria Geral do Direito Administrativo INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 30/3/2016 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 20/4/2016 Ficha de Unidade

Leia mais

MARIA DA GRAÇA TRIGO

MARIA DA GRAÇA TRIGO MARIA DA GRAÇA TRIGO FUNÇÃO Professora Auxiliar da Faculdade de Direito Professora Visitante da University of Illinois School of Law CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima,

Leia mais

Ficha de unidade curricular. Curso de Mestrado em Prática Jurídica

Ficha de unidade curricular. Curso de Mestrado em Prática Jurídica Ficha de unidade curricular Curso de Mestrado em Prática Jurídica Unidade curricular Direitos Reais II Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular (preencher o nome completo) Professor

Leia mais

TÍTULO I CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS SOCIEDADES COMERCIAIS

TÍTULO I CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS SOCIEDADES COMERCIAIS INTRODUÇÃO 5 ABREVIATURAS 7 TÍTULO I CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS SOCIEDADES COMERCIAIS CAPÍTULO I - A SOCIEDADE COMO ORGANIZAÇÃO JURÍDICA DA EMPRESA 11 1) Definição de contrato de sociedade 12 a) Elemento

Leia mais

LICENCIATURA

LICENCIATURA LICENCIATURA 2015-2016 DIREITO COMERCIAL II (DIREITO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS) PROGRAMA (contínuo) Ano letivo de 2015/2016 Turma Noite Coordenação e Regência: Prof. Doutor M. Januário da Costa Gomes Aulas

Leia mais

DIREITO DAS CONTRA-ORDENAÇÕES FICHA DA DISCIPLINA -

DIREITO DAS CONTRA-ORDENAÇÕES FICHA DA DISCIPLINA - DIREITO DAS CONTRA-ORDENAÇÕES 2008-2009 - FICHA DA DISCIPLINA - SUMÁRIO: I - Objectivos; II - Programa; III - Método de ensino; IV - Método de avaliação; V - Bibliografia I OBJECTIVOS Dentro do quadro

Leia mais

Calendário: 02/10 II. Princípios do Direito Processual Tributário

Calendário: 02/10 II. Princípios do Direito Processual Tributário Mestrado: Forense Disciplina: Processo Tributário Docente: Carla Castelo Trindade (ccastelotrindade@gmail.com) Ano lectivo: 2014-2015 Semestre: 1º 18/09 Apresentação 25/09 I. Introdução Calendário: 02/10

Leia mais

Em esta medida, constituem objetivos específicos da unidade curricular:

Em esta medida, constituem objetivos específicos da unidade curricular: DIREITO DAS SOCIEDADES E DOS VALORES MOBILIÁRIOS [9595114] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS A unidade curricular de Direito das Sociedades e dos Valores Mobiliários é complementar de outras unidades curriculares

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular TEORIA GERAL DO

Leia mais

MESTRADO EM DIREIO EMPRESARIAL CONSTITUIÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE SOCIEDADES 2012/13 I PROGRAMA. INTRODUÇÃO Os diversos tipos de sociedades comerciais

MESTRADO EM DIREIO EMPRESARIAL CONSTITUIÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE SOCIEDADES 2012/13 I PROGRAMA. INTRODUÇÃO Os diversos tipos de sociedades comerciais Set. 2012 (1ª Versão) MESTRADO EM DIREIO EMPRESARIAL CONSTITUIÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE SOCIEDADES 2012/13 I PROGRAMA INTRODUÇÃO Os diversos tipos de sociedades comerciais 1. Empresa comercial e sociedade

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE ADMINISTRATIVA Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE ADMINISTRATIVA Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE ADMINISTRATIVA Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MACAU FACULDADE DE DIREITO

UNIVERSIDADE DE MACAU FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU FACULDADE DE DIREITO DIREITO DA FAMÍLIA DISCIPLINA DO 4 ANO DA LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA PLANO DE CURSO ANO LECTIVO DE 2017/2018 Professor: Manuel Trigo Bibliografia

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Fiscalidade I

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Fiscalidade I INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 9/11/2016 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 23/11/2016 Ficha de Unidade

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I - PROVA E RECURSOS EM PROCESSO PENAL Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I - PROVA E RECURSOS EM PROCESSO PENAL Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I - PROVA E RECURSOS EM PROCESSO PENAL Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular OPÇÃO

Leia mais

SOCIEDADES ABERTAS E DO MERCADO 2014 PÓS-GRADUAÇÃO

SOCIEDADES ABERTAS E DO MERCADO 2014 PÓS-GRADUAÇÃO 2013-2014 PÓS-GRADUAÇÃO 2ª edição outubro de 2013 a fevereiro de 2014 ABERTAS E DO MERCADO 2014 PÓS-GRADUAÇÃO 2ª edição janeiro a junho de 2014 DIREITO COMERCIAL 2013-2014 PÓS-GRADUAÇÕES 2ª edição Em 2012/13

Leia mais

Direito Processual Civil Declarativo Ano lectivo 2013/2014 1º semestre Mariana França Gouveia

Direito Processual Civil Declarativo Ano lectivo 2013/2014 1º semestre Mariana França Gouveia Direito Processual Civil Declarativo Ano lectivo 2013/2014 1º semestre Mariana França Gouveia PROGRAMA I Introdução 1. O novo Código de Processo Civil: o processo legislativo e as alterações mais importantes

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I - PROVA E RECURSOS EM PROCESSO PENAL Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I - PROVA E RECURSOS EM PROCESSO PENAL Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I - PROVA E RECURSOS EM PROCESSO PENAL Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular OPÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SEMINÁRIO DE ANÁLISE CRITICA DE LEGISLAÇÃO E JURISPRUDÊNCIA Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SEMINÁRIO DE ANÁLISE CRITICA DE LEGISLAÇÃO E JURISPRUDÊNCIA Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular SEMINÁRIO DE ANÁLISE CRITICA DE LEGISLAÇÃO E JURISPRUDÊNCIA Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Direito (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Direito 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL PENAL Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL PENAL Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL PENAL Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL PENAL

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I A ACÇÃO DECLARATIVA

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I A ACÇÃO DECLARATIVA Licenciatura 2014-2015 DIREITO PROCESSUAL CIVIL I A ACÇÃO DECLARATIVA (3.º ANO- TURMA NOITE) REGÊNCIA: ISABEL ALEXANDRE Equipa docente: Isabel Alexandre e Pedro Madeira de Brito A) PROGRAMA 1 E CRONOGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL CIVIL DECLARATIVO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL CIVIL DECLARATIVO Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL CIVIL DECLARATIVO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL

Leia mais

CLÍNICAS FORENSES INSOLVÊNCIA

CLÍNICAS FORENSES INSOLVÊNCIA CLÍNICAS FORENSES INSOLVÊNCIA Março 2006 ÍNDICE 1. Boas Vindas 3 2. Horário e Funcionamento 4 3. Metodologia das Sessões 5 4. Programa 6 5. Calendarização das Sessões 7 6. Objectivos e Planificação das

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I - GARANTIAS CONTENCIOSAS DA PROPRIEDADE PRIVADA Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I - GARANTIAS CONTENCIOSAS DA PROPRIEDADE PRIVADA Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I GARANTIAS CONTENCIOSAS DA PROPRIEDADE PRIVADA Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Direito 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

INSTITUTO DE DIREITO DAS SOCIEDADES

INSTITUTO DE DIREITO DAS SOCIEDADES INSTITUTO DE DIREITO DAS SOCIEDADES Tema geral: O Direito das Sociedades e a crise de 2008/2010 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DAS SOCIEDADES Coordenação: Prof. Doutor António Menezes Cordeiro Abertura: dia

Leia mais