Prof. Edval Rodrigues de Viveiros - Disciplina Automação Industrial Engenharia Mecânica 8 o termo Lista de Automação Industrial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Edval Rodrigues de Viveiros - Disciplina Automação Industrial Engenharia Mecânica 8 o termo Lista de Automação Industrial"

Transcrição

1 Prof. Edval Rodrigues de Viveiros - Disciplina Automação Industrial Engenharia Mecânica 8 o termo 2016 Lista de Automação Industrial 1. Observe os comandos em C++ do Arduino, mostrados abaixo, que foram desenvolvidos para automação de algum dispositivo (por exemplo, um sinalizador de segurança), utilizando-se um sensor ultrassônico do tipo HCSR-04, tendo diodos LED como indicadores. Explique qual o significado dos comandos: a) int vermelho = 4; b) Ultrasonic ultrasonic(7,6); c) digitalwrite(vermelho, LOW); d) Serial.println(" Centimetros"), respectivamente: 2. Um projeto bem simples que utiliza um sensor do tipo L.D.R, pode ser descrito na programação abaixo, realizada com Arduino. Sobre as três linhas que estão destacadas com uma caixa retangular, é INCORRETO afirmar que: int LED = 8; int LDR = A0; int entrada = 0; void setup() { Serial.begin(9600); pinmode(ldr, INPUT); pinmode(led, OUTPUT); } void loop() { entrada = analogread(ldr); Serial.println(entrada); if (entrada < 100) digitalwrite(led, HIGH); else digitalwrite(led, LOW); if (entrada < 100) delay(1000);

2 a) O comando int LED = 8 significa atribuição de variável para o pino digital 8; o comando int LDR = A0 significa atribuição de variável para o pino digital A0; o comando pinmode(ldr, INPUT); significa que o LDR é um elemento de entrada; b) O comando int LED = 8 significa atribuição de variável para o pino digital 8; o comando int LDR = A0 significa atribuição de variável para o pino analógico A0; o comando pinmode(ldr, INPUT); significa que o LDR é um elemento de entrada; c) O comando int LED = 8 significa atribuição de variável para o pino digital 8, que também poderia estar conectado em outra porta lógica; o comando int LDR = A0 significa atribuição de variável para o pino analógico A0, podendo também estar conectado em outra porta analógica; o comando pinmode(ldr, INPUT); significa que o LDR é um elemento de entrada; d) O comando int LED = 8 significa atribuição de variável para o pino digital 8; o comando int LDR = A0 significa atribuição de variável para o pino analógico A0, localizado no barramento inferior, do lado direito da placa do Arduino; o comando pinmode(ldr, INPUT); significa que o LDR é um elemento de entrada, indicado pela presença do comando INPUT, caso fosse um elemento de saída, teríamos o comando OUTPUT. 3. Um Engenheiro Mecânico, altamente especializado na temática sensores, discutia com seu colega, um Engenheiro Mecatrônico. Algumas afirmativas foram feita por ambos, que são transcritas abaixo. I Um sensor indutivo opera fisicamente segundo a segunda equação de Maxwell, que é a Lei da Indução de Faraday. II O sensor denominado genericamente de L.D.R. (light dependent resistor), funciona fisicamente pelo efeito físico denominado Efeito Fotoelétrico, explicado cientificamente por Albert Einstein, no início da década de III Sensores ópticos difusos utilizam LASER, e possuem a característica de poderem detectar objetos opacos. Já os sensores ópticos reflexivos são mais indicados para objetos com área reflexiva. IV Um sensor indutivo trabalha segundo a Lei da Indução de Faraday, que em sua forma diferencial é descrita como E=-ΔΦ/Δt, que significa que a variação do fluxo magnético no tempo produz uma tensão induzida (força eletromotriz induzida). Portanto, sobre estas afirmações, é correto dizer que: a) Somente a afirmação IV está correta; b) Somente a afirmação I está correta; c) Somente a afirmação I está incorreta; d) As afirmações II e III estão absolutamente incorretas.

3 4. O sensor ultrassônico HCSR-04 é bastante utilizado em projetos de automação e robótica, por suas características técnicas relativamente eficientes e eficazes, e também pela excelente relação custo-benefício. Sobre sua operação, responda às questões abaixo: a) Qual o significado do pino Trigger ; b) Qual o significado do pino Echo ; c) Como funciona a biblioteca deste sensor, que é utilizada para se calcular a distância de um objeto ao mesmo. 5. Nas figuras abaixo são mostrados comandos para o CLP WEG Clic 02. Estes comandos são, respectivamente. a) Contato de selo; Lógica AND, Lógica OR, Lógica AND. b) Lógica AND, Lógica OR, Lógica AND, Contato de selo; c) Contato de selo, FLIPFLOP, Lógica OR, Lógica AND; d) Contato de selo, FLIPFLOP, Lógica AND, Lógica OR. 6. Elastômeros dielétricos, polímeros dielétricos, polímeros eletroativos são exemplos de uma classe de dispositivos utilizados atualmente em robótica e aplicações em automação industrial. Sobre tais dispositivos, podemos afirmar que está CORRETO, APENAS uma das alternativas abaixo.

4 a) funcionam com efeito piezo-elétrico, onde uma onda mecânica é convertida em sinal elétrico; b) funcionam com efeito fotoelétrico, onde a luz é convertida em corrente elétrica; c) funcionam com efeito de válvula de spin, comutando sinais elétricos ou bits do tipo 0 (desligado, LOW) ou 1) (ligado, HIGH); d) operam a partir da aplicação de uma alta voltagem (em torno de 10KV), comprimindo e expandindo seu comprimento. 7. Selecione, na sequencia seguinte, a classificação técnica correta para cada um dos dispositivos: motor de corrente alternada, elastômero dielétrico, L.D.R., músculo pneumático, efeito fotoelétrico. a) explica o funcionamento do L.D.R.; atuador, atuador, sensor, atuador; b) atuador, atuador, sensor de resistência, atuador, explica o funcionamento do L.D.R.; c) atuador, atuador, sensor fotossensível, atuador, explica o funcionamento do L.D.R.; d) atuador, sensor eletroativo, sensor fotossensível, sensor fotossensível, explica o funcionamento do L.D.R. 8. Num CLP da marca WEG modelo Clic 02 temos os seguintes elementos de programação, indicados por letras: I, Q, M, N, X. a) Descreva o que significa cada um deles. b) Qual a diferença entre um elemento M e um elemento N; c) Descreva os dois principais modos de operação do dispositivo I, pensando-se num elemento de comutação de sinal elétrico. 9. Escreva em diagrama do tipo LADDER, o acionamento de uma lâmpada, utilizando-se um SELO. 10. Pretende-se utilizar três chaves normalmente abertas (botoeiras) DIFERENTES para acionar uma única lâmpada. Faça este diagrama na linguagem LADDER. 11. Descreva o que pode ser a programação LADDER abaixo, explicando necessariamente os comandos N01, Q01, Q02.

5 12. Na programação do Arduino e na programação em linguagem Ladder do CLP Clic 02, podemos dizer que duas funções são absolutamente iguais. Estas funções são: a) Comando INT no Arduino; Comando I, X ou Q no CLP; b) Comando printmode (atributo, atributo) no Arduino; Comando I, X ou Q no CLP; c) Comando digitalwrite (atributo, atributo) no Arduino; Comando M, N no CLP; d) Função Verificar (compilar) no Arduino; função Ler no CLP. 13. No sketch do Arduino (painel para escrita da programação), temos dois comandos que sempre são carregados automaticamente quando a programação ainda está em branco. Estes comandos são, respectivamente: a) Serial.begin(atributo); if (atributo); b) pinmode (atributo); delay (tempo); c) pinmode (atributo); serial.begin(atributo); d) void setup(){; void loop() {. 13. Utilize os dispositivos abaixo para construir um circuito que acenderá três LEDS diferentes (cores vermelha, amarela e verde) para serem acionados de acordo com respectivas distâncias. OBSERVAÇÃO: SOMENTE SERÁ CONSIDERADO CORRETO SE FOR OBEDECIDA AS POLARIDADES DOS COMPONENTES ELETRÔNICOS UTILIZADOS.

6 ATENÇÃO: No sensor acima, os terminais ou pinos, de acordo com a figura, são, nesta ordem: Vcc, Trig, Echo, GND. 14. Hugh Herr, físico e pesquisador do MIT (Masachusetts Institute of Technology) desenvolve próteses para membros inferiores levando em consideração as propriedades mecânicas da perna e ou coxa saudáveis do paciente amputado, para projetar o socket e perna biônica para o indivíduo. Para isto, vários métodos são utilizados para se obter maior performance dos materiais utilizadas. Algumas destas técnicas são: a) Impedância variável, fmri (functional Magnetic Ressonance Imaging), método de elementos finitos; b) Impedância variável, raios X; c) Magnetismo variável, fmri (functional Magnetic Ressonance Imaging), método de elementos finitos; d) Relutância variável, fmri (functional Magnetic Ressonance Imaging), método de elementos finitos. 15. Na Engenharia Mecânica relacionada com automação, o desenvolvimento de próteses para membros inferiores ou superiores, bem como exoesqueletos, é uma área muito promissora (tecnicamente e financeiramente), já que é um mercado em plena ascensão. Para o controle e automação de uma prótese de membros inferiores (pé, perna e coxa, respectivamente), o Engenheiro Mecânico deve executar um projeto levando-se em consideração os seguintes elementos: a) Sistemas de malha aberta, utilizando Lógica Fuzzi, Algoritmos Genéticos e Programação Python; b) Sistemas de malha fechada, utilizando apenas e tão somente Algoritmos Bees (bees algorithm), que se fundamenta na dinâmica de movimento das abelhas; c) Método de Dinâmica Inversa, obtendo-se as equações do movimento (estudo da Cinemetria, da Antropometria e da Dinamometria); d) Método da Dinâmica Inversa, que utiliza essencialmente malhas do tipo aberta, para diminuir o tempo de resposta da prótese e comandos elétricos e mecânicos (tempo de delay).

Podem ser substituídos pelo módulo P7-Sensor de Luminosidade da GBK Robotics.

Podem ser substituídos pelo módulo P7-Sensor de Luminosidade da GBK Robotics. Projeto No. 3 LDR O objetivo deste projeto é controlar o estado de um LED (aceso ou apagado) através da verificação de luminosidade do ambiente utilizando um sensor de luminosidade LDR. O LDR (Light Dependent

Leia mais

Conhecendo o ARDUINO LEGENDA

Conhecendo o ARDUINO LEGENDA Conhecendo o ARDUINO 03 04 06 10 09 07 08 05 01 02 LEGENDA 01 - Portas digitais 2 à 13 02 - Portas analógicas A0 à A5 03 - Plug USB para conexão 04 - Plug de alimentação externa 05 - Microcontrolador ATmega

Leia mais

Projeto No. 15 Sensor Óptico Reflexivo

Projeto No. 15 Sensor Óptico Reflexivo Projeto No. 15 Sensor Óptico Reflexivo Neste projeto vamos utilizar um Sensor Óptico Reflexivo TCRT5000 para implementar um interruptor de proximidade. Desta forma, não será necessário que a pessoa toque

Leia mais

I Um sensor indutivo opera fisicamente segundo a segunda equação de Maxwell, que é a Lei da Indução de Faraday.

I Um sensor indutivo opera fisicamente segundo a segunda equação de Maxwell, que é a Lei da Indução de Faraday. Lista de Exercícios Eletromagnetismo Engenharia Mecatrônica 1. Um Engenheiro Mecatrônico, altamente especializado na temática sensores, discutia com seu colega, também engenheiro, que fez algumas afirmações,

Leia mais

Lista de Exercícios de Mecânica Aplicada

Lista de Exercícios de Mecânica Aplicada Prof. Dr. Edval Rodrigues de Viveiros Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium UniSALESIANO Araçatuba Lista de Exercícios de Mecânica Aplicada 1. No estudo de fenômenos vibratórios há duas técnicas

Leia mais

Programação em Linguagem C

Programação em Linguagem C Programação em Linguagem C UNIDADE 1 Unidade I Nesta unidade aprenderemos: escrever o código no computador e transferir para o Arduino. ligar e desligar um pino; utilizar o delay (tempo); ler um pino para

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ARDUINO DUE, CANAL DIGITAL, FUNÇÃO DELAY

INTRODUÇÃO AO ARDUINO DUE, CANAL DIGITAL, FUNÇÃO DELAY INTRODUÇÃO AO ARDUINO DUE, CANAL DIGITAL, FUNÇÃO DELAY INTRODUÇÃO A Plataforma Arduino é considerada plataforma aberta, ou seja, qualquer pessoa pode efetuar uma melhoria em um código, biblioteca e disponibilizá-la

Leia mais

Projeto No. 2 Potenciômetro

Projeto No. 2 Potenciômetro Projeto No. 2 Potenciômetro O objetivo deste projeto é controlar a frequência de acender e apagar (frequência de pisca-pisca) e a intensidade da luminosidade de um LED. Nesse workshop teremos dois experimentos

Leia mais

Arduino. Introdução aos Componentes Básicos. Leonardo Mauro P. Moraes. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Arduino. Introdução aos Componentes Básicos. Leonardo Mauro P. Moraes. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Arduino Introdução aos Básicos Leonardo Mauro P. Moraes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Ponta Porã - MS 2016 1 Introdução 2 Arduino 3 4 Encerramento Introdução Arduino 1 Introdução Arduino

Leia mais

Arduino. Prof. Maurício Dias

Arduino. Prof. Maurício Dias Arduino Prof. Maurício Dias Percepção e Ação Sistemas embarcados Atuação: Sensores: percebem o que acontece com o mundo externo Atuadores: atuam no mundo externo Arduino Hardware livre Software livre Diferentes

Leia mais

Curso de robótica 2. Novos conceitos de programação

Curso de robótica 2. Novos conceitos de programação Curso de robótica 2 Novos conceitos de programação Revisão eletricidade revisão eletricidade Potenciômetro LEDs Push button Fonte: http://www.baudaeletronica.com.br/potenciometro-linear-d e-10k-10000.html

Leia mais

Entrada de dados com botões

Entrada de dados com botões Entrada de dados com botões Escola CDI Professor: Paulo Marcos Trentin Interruptor Quando está aberto, nenhuma corrente passa por ele. Seu símbolo: Ao pressioná-lo, toda corrente passa por ele, e esta

Leia mais

Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project. Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel

Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project. Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel Alberto Brochado, Eugénio Oliveira, Fernando Coelho 05 Conceito

Leia mais

Programação do Arduino. Parte 1. IDE Wiring

Programação do Arduino. Parte 1. IDE Wiring Programação do Arduino Parte 1 IDE Wiring Ambiente de programação: IDE Wiring Barra de título Menu Barra de ferramentas Janela de edição Janela de status Ambiente de programação: IDE Wiring Compilação

Leia mais

Introdução à lógica e programação

Introdução à lógica e programação Introdução à lógica e programação Matheus Schiavini PIBID FÍSICA 2014 UNIPAMPA CAMPUS BAGÉ *O presente trabalho foi realizado com apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID

Leia mais

OFICINA Uso da plataforma Arduino no Ensino de Ciências

OFICINA Uso da plataforma Arduino no Ensino de Ciências OFICINA Uso da plataforma Arduino no Ensino de Ciências Grupo 2 de Atividades Astrogildo Junqueira Docente Física/IFSP Lucas D Amásio David Larronda Licenciandos/IFSP Apoio Financeiro: Prodocência / Capes

Leia mais

Projeto No. 19 Contador Binário com Chave Rotativa

Projeto No. 19 Contador Binário com Chave Rotativa Projeto No. 19 Contador Binário com Chave Rotativa O objetivo deste projeto é utilizar três LEDs para mostrar os números entre 0 e 7 no sistema de numeração binário, ou seja 0 (Desligado - LOW) ou 1 (Ligado

Leia mais

Pequenos Projetos com Arduino

Pequenos Projetos com Arduino Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Secretaria Executiva de Educação Profissional Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães ETEPAM Pequenos Projetos com Arduino Jener Toscano

Leia mais

Arduino. Gilmar Aquino

Arduino. Gilmar Aquino Arduino Gilmar Aquino Microcontroladores; O que é o Arduino; Sumário A origem do Arduino; Por que Arduino; Placas; Hardware; Shields; Módulos; Software; Exemplo de aplicação; Dicas, Sites e Livros; Prática.

Leia mais

PUCRS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

PUCRS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PUCRS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Prof. Anderson Terroso E-mail: terroso@pucrs.br Site: www.aterroso.com Coordenador do Curso de Eng. Elétrica: Prof. Juliano Benfica (juliano.benfica@pucrs.br) Porque

Leia mais

Curso: Tecnologias educacionais de baixo custo. Conector Ciência:

Curso: Tecnologias educacionais de baixo custo. Conector Ciência: Curso: Tecnologias educacionais de baixo custo. Conector Ciência: www.conecien.com O que é o Arduino? Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre projetada com um microcontrolador

Leia mais

Projeto 01. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Instituto de Matemática UFRJ 2015 Adriano Cruz. 30 de agosto de 2015

Projeto 01. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Instituto de Matemática UFRJ 2015 Adriano Cruz. 30 de agosto de 2015 Projeto 01 Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Instituto de Matemática UFRJ 2015 Adriano Cruz 30 de agosto de 2015 1 Introdução Este projeto é baseado no Laboratório 01 do Livro Head First C [2]. A idéia

Leia mais

Introdução ao Arduino ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE. Núcleo de Arte e Tecnologia. julio lucio martin. Aula 01

Introdução ao Arduino ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE. Núcleo de Arte e Tecnologia. julio lucio martin. Aula 01 Introdução ao Arduino ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE Núcleo de Arte e Tecnologia julio lucio martin Aula 01 O que vamos entender? eletrônica corrente elétrica: voltagem resistência intensidade

Leia mais

Oficina de Programação utilizando a plataforma Arduino

Oficina de Programação utilizando a plataforma Arduino Oficina de Programação utilizando a plataforma Arduino Bianca Alessandra Visineski Alberton bi.alberton@gmail.com Paulo Nesello Künzel kruger paulo@hotmail.com Programa de Educação Tutorial Computando

Leia mais

Introdução do Arduino para aquisição de dados e controle de instrumentos

Introdução do Arduino para aquisição de dados e controle de instrumentos Introdução do Arduino para aquisição de dados e controle de instrumentos Rafael Pezzi Centro de Tecnolocia Acadêmica Instituto de Física - UFRGS Novembro de 2018 Roteiro O que é o Arduino? Especificações

Leia mais

ETAPAS PARA A CONSTRUÇÃO DA SONDA

ETAPAS PARA A CONSTRUÇÃO DA SONDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Física Meninas na Ciência Ensino de Robótica Construção da Sonda Desenvolvido por Bruno Mateus Schmidt. Orientadores: Carolina Brito e Maria Inês

Leia mais

Disciplina: Laboratório de Fis26

Disciplina: Laboratório de Fis26 1 Disciplina: Laboratório de Fis26 www.fis.ita.br/labfis26 Professores: Sonia Guimarães soniagui@ita.br Douglas Leite prof.dmgl@gmail.com Monitoras: Larissa chazfisica@gmail.com Flávia rocha.pereira.flavia@gmail.com

Leia mais

Programação Básica em Arduino Aula 2

Programação Básica em Arduino Aula 2 Programação Básica em Arduino Aula 2 Execução: Laboratório de Automação e Robótica Móvel Site: http://oficinaderobotica.ufsc.br/ Canal: Oficina de Robótica UFSC https://www.youtube.com/channel/uc4oojsp2fhfkdrnj0wd7iag

Leia mais

Acendendo o Led com Arduino.

Acendendo o Led com Arduino. Acendendo o Led com Arduino. Nesse tutorial aprenderemos a ligar e desligar um Led com o Arduino. Para isso utilizaremos os seguintes componentes e ferramentas: Arduino Figura 1 Arduino UNO. Placa de prototipação

Leia mais

CANAL ANALÓGICO

CANAL ANALÓGICO CANAL ANALÓGICO CANAL ANALÓGICO (Introdução) Variáveis analógicas apresentam variação modular em função do tempo, como por exemplo a temperatura, pressão, nível, etc. Para trabalhar com estas variáveis,

Leia mais

ASPECTOS TEÓRICOS DOS EXPERIMENTOS

ASPECTOS TEÓRICOS DOS EXPERIMENTOS ASPECTOS TEÓRICOS DOS EXPERIMENTOS OBJETIVO Compreender a Lei de Ohms Compreender funcionamento dos atuadores e sensores Compreender o circuito que utiliza o arduíno. Compreender o código FAZER O LED INTERNO

Leia mais

Eletropneumática. 23/03/2015 Prof. Fagner Ferraz 3

Eletropneumática. 23/03/2015 Prof. Fagner Ferraz 3 ELETROPNEUMÁTICA ELETROPNEUMÁTICA 23/03/2015 Prof. Fagner Ferraz 3 CIRCUITO PNEUMÁTICO X ELETROPNEUMÁTICO 23/03/2015 Prof. Fagner Ferraz 4 CIRCUITO PNEUMÁTICO X ELETROPNEUMÁTICO 23/03/2015 Prof. Fagner

Leia mais

Arduino. Aula 3 motores

Arduino. Aula 3 motores Arduino Aula 3 motores O que são motores elétricos? São dispositivos capazes de converter energia elétrica em energia mecânica No Arduino : Entradas e saídas digitais Entradas analógicas Lembrete!!! Ondas

Leia mais

Introdução ao Arduino ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE. Núcleo de Arte e Tecnologia. julio lucio martin. Aula 07

Introdução ao Arduino ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE. Núcleo de Arte e Tecnologia. julio lucio martin. Aula 07 Introdução ao Arduino ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE Núcleo de Arte e Tecnologia julio lucio martin Aula 07 O que vamos entender? sensor temperatura LM35 No datasheet do sensor vemos a gráfica

Leia mais

MINICURSO ARDUINO BÁSICO

MINICURSO ARDUINO BÁSICO MINICURSO ARDUINO BÁSICO Ministrantes: Henrique Wippel Parucker da Silva Murilo de Oliveira do Nascimento Ícaro Cristofolini COLMÉIA Quem somos? O que fazemos? PLATAFORMA DE PROTOTIPAGEM ARDUINO ARDUINO

Leia mais

Manual Técnico Módulo de Relê 4 Canais

Manual Técnico Módulo de Relê 4 Canais Manual Técnico Módulo de Relê 4 Canais Introdução Módulo de relês de contato para acionamento de cargas através de microcontroladores Arduino/PIC/8051 com 4 saídas. Acionamento através de sinal lógico

Leia mais

EXPERIÊNCIA 4 ELETRO PNEUMÁTICA. PMR 3407 Sistemas Fluidomecânicos PARTE I

EXPERIÊNCIA 4 ELETRO PNEUMÁTICA. PMR 3407 Sistemas Fluidomecânicos PARTE I ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos EXPERIÊNCIA 4 PMR 3407 Sistemas Fluidomecânicos 2 o Semestre 2017 ELETRO PNEUMÁTICA O objetivo

Leia mais

Projeto No. 12 Display de Led de 7 Segmentos

Projeto No. 12 Display de Led de 7 Segmentos Projeto No. 12 Display de Led de 7 Segmentos O objetivo deste projeto é demonstrar a utilização de um display de led de 7 segmentos controlado diretamente a partir das portas digitais do Arduino. Material

Leia mais

O ARDUINO. Plataforma de prototipagem eletrônica; Open Source; Formada por duas partes básicas: hardware e software.

O ARDUINO. Plataforma de prototipagem eletrônica; Open Source; Formada por duas partes básicas: hardware e software. O ARDUINO Plataforma de prototipagem eletrônica; Open Source; Formada por duas partes básicas: hardware e software. O ARDUINO Serial Microcontrolador Alimentação Programando o Arduino Características do

Leia mais

Centro de Informática Grupo de Engenharia da Computação Introdução a Programação Programando com Intel Galileo Experimento 1

Centro de Informática Grupo de Engenharia da Computação Introdução a Programação Programando com Intel Galileo Experimento 1 Centro de Informática Grupo de Engenharia da Computação Introdução a Programação Programando com Intel Galileo Experimento 1 Camila Ascendina Nunes Kamei (can@cin.ufpe.br) Lucas Felix Lima Barbosa (lflb@cin.ufpe.br)

Leia mais

Oficina de Programação utilizando a plataforma Arduino

Oficina de Programação utilizando a plataforma Arduino Oficina de Programação utilizando a plataforma Arduino Bianca Alessandra Visineski Alberton bi.alberton@gmail.com Paulo Nesello Künzel kruger paulo@hotmail.com Programa de Educação Tutorial Computando

Leia mais

MANUALDEGUSTAÇÃO ARDUINO KIT INICIANTE V4.0

MANUALDEGUSTAÇÃO ARDUINO KIT INICIANTE V4.0 MANUALDEGUSTAÇÃO ARDUINO KIT INICIANTE V4.0 PARA TER ACESSO A TODOS OS 10 EXPERIMENTOS, COMPRE O ARDUINO KIT INICIANTE DA ROBOCORE EM WWW.ROBOCORE.NET Projeto Termômetro Componentes: 2 Leds Verdes + 2

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO SCATMAN S DIMMER

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO SCATMAN S DIMMER PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO SCATMAN S DIMMER CURITIBA 2010 GILBERTO YOSHIAKI YAMANOUCHI RAFAEL HENRIQUE AZANHA

Leia mais

Projeto No. 17 Infravermelho

Projeto No. 17 Infravermelho Projeto No. 17 Infravermelho O objetivo deste projeto é demonstrar a utilização de um receptor de infravermelho. O mesmo irá receber um sinal de um controle remoto e controlará o acendimento de um Led.

Leia mais

CAPÍTULO VI DECODIFICAÇÃO DE I/O E MEMÓRIA ENTREGA 22/05/2017 (valor 0.2: 0.1 Organização e 0.1 solução) Material para prova P2

CAPÍTULO VI DECODIFICAÇÃO DE I/O E MEMÓRIA ENTREGA 22/05/2017 (valor 0.2: 0.1 Organização e 0.1 solução) Material para prova P2 1. Explique decodificação de entrada e saída 2. Cite 10 endereços de dispositivo "on-board" do PC CAPÍTULO VI DECODIFICAÇÃO DE I/O E MEMÓRIA ENTREGA 22/05/2017 (valor 0.2: 0.1 Organização e 0.1 solução)

Leia mais

Introdução ao Arduino

Introdução ao Arduino Introdução ao Arduino Cassio Trindade Batista Iago Souza de Sousa Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações III Semana Acadêmica da Faculdade

Leia mais

Introdução à Plataforma ARDUINO

Introdução à Plataforma ARDUINO MINICURSO Introdução à Plataforma ARDUINO PET Mecatrônica/BSI Geruza M. Bressan O que é um microcontrolador (MCU)? É um computador em um chip Processador Memória Entrada/Saída Controla ações e funções

Leia mais

- Clique aqui e veja o video deste curso - Clique aqui para ver as imagens deste curso

- Clique aqui e veja o video deste curso - Clique aqui para ver as imagens deste curso Preço R$ 129.00 Compre aqui Entre para o fascinante mundo do Arduino, são mais de 80 videoaulas e mais de 8 gigabyte em arquivos. Veja abaixo o cronograma e imagens desse curso de, você irá aprender muito:

Leia mais

Curso: Tecnologias educacionais de baixo custo. Conector Ciência:

Curso: Tecnologias educacionais de baixo custo. Conector Ciência: Curso: Tecnologias educacionais de baixo custo. Conector Ciência: www.conecien.com O que é o Arduino? Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre projetada com um microcontrolador

Leia mais

2. Conecte seu Arduino ao computador. 3. Abra as ferramentas da IDE e selecione a porta e a placa que você está utilizando.

2. Conecte seu Arduino ao computador. 3. Abra as ferramentas da IDE e selecione a porta e a placa que você está utilizando. 1 PISCAR PISCAR Neste projeto trabalharemos o mais simples dos projetos de robótica: piscar um LED (Diodo Emissor de Luz). Essa prática, ainda que trivial, é de suma importância para o processo de aprendizagem,

Leia mais

Kit controle remoto IR acionando 3 Led com Arduino

Kit controle remoto IR acionando 3 Led com Arduino Kit controle remoto IR acionando 3 Led com Arduino Neste artigo, vamos mostrar como controlar o Arduino através do controle remoto IR. Trata-se de evolução em relação ao primeiro tutorial, onde acendemos

Leia mais

Curso de Arduino. Quais seus principais componentes?

Curso de Arduino. Quais seus principais componentes? Curso de Arduino O que é? Arduino é um microcontrolador (computador pequeno) utilizado para prototipagem eletrônica. Foi desenvolvido especialmente para designers e artistas plásticos, ou seja, deve ser

Leia mais

InteropMix 2014. Arduino e Internet das Coisas. Leandro Ramos Leonardo Toledo Robson Machado

InteropMix 2014. Arduino e Internet das Coisas. Leandro Ramos Leonardo Toledo Robson Machado InteropMix 2014 Arduino e Internet das Coisas Leandro Ramos Leonardo Toledo Robson Machado 29/novembro/2014 http://www.eaduino.com.br 2 Arduino Arduino é uma plataforma de hardware e software open source

Leia mais

// Arduino {? } Mais o que é?..

// Arduino {? } Mais o que é?.. // Arduino {? } Mais o que é?.. // Arduino {? } A origem.. // Arduino {? } A equipe. Dave Mellis Tom Igoe Aluno Programador Gianluca Martino Fabricante de CI's Professor ITP David Cuartielle Engenheiro

Leia mais

Elementos de. sinais. Elementos de. Trabalho. Elementos de. Comando. Elementos de. Controle

Elementos de. sinais. Elementos de. Trabalho. Elementos de. Comando. Elementos de. Controle Cadeia de comando Sensores, botoeiras, fim de curso de came ou rolete, barreiras pneumáticas ou fotoelétricas, pedais Motores, cilindros, atuadores Elementos de sinais Elementos de Trabalho Válvulas, contatores

Leia mais

Projeto No. 11 Display de Leds de 7 Segmentos

Projeto No. 11 Display de Leds de 7 Segmentos Projeto No. 11 Display de Leds de 7 Segmentos O objetivo deste projeto é demonstrar a utilização do display de led de 7 segmentos controlado diretamente a partir das portas do Arduino. Material necessário:

Leia mais

ROBÓTICA 1 INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO NO ARDUINO

ROBÓTICA 1 INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO NO ARDUINO ROBÓTICA 1 INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO NO ARDUINO O QUE VIMOS AULA PASSADA? REVISÃO RÁPIDA Hardware vs Software Eletricidade básica Lei de Ohm Um pouco sobre o Arduino Materiais Importantes Entradas do Arduino

Leia mais

Automação Industrial. Interfaces de Entrada e saída (I/O) Professor Miguel Neto

Automação Industrial. Interfaces de Entrada e saída (I/O) Professor Miguel Neto Automação Industrial Interfaces de Entrada e saída (I/O) Professor Miguel Neto Ciclo de varredura de um CLP Durante a execução do CLP no modo Run, o equipamento vai realizar as etapas descritas abaixo:

Leia mais

- Tarefas Práticas de Programação usando Arduino - Imagem do Robô com Legendas

- Tarefas Práticas de Programação usando Arduino - Imagem do Robô com Legendas - Tarefas Práticas de Programação usando Arduino - Profa. Flavia Pereira de Carvalho Imagem do Robô com Legendas Dicas de código: 1) Os pinos dos leds estão nas posições de 2 a 7 2) Comandos básicos necessários

Leia mais

Automação Industrial PEA-2211: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO AUTOMAÇÃO: CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

Automação Industrial PEA-2211: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO AUTOMAÇÃO: CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL PEA-2211: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO AUTOMAÇÃO: CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL Histórico Fim da década de 1960: os circuitos integrados permitiram o desenvolvimento de minicomputadores,

Leia mais

Ricardo Bagatoli RESISTORES NÃO ÔHMICOS: ENSINANDO ELETRICIDADE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE ELETRÔNICA APLICADA

Ricardo Bagatoli RESISTORES NÃO ÔHMICOS: ENSINANDO ELETRICIDADE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE ELETRÔNICA APLICADA Ricardo Bagatoli RESISTORES NÃO ÔHMICOS: ENSINANDO ELETRICIDADE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE ELETRÔNICA APLICADA Produto educacional apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade

Leia mais

Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project. Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel

Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project. Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel Alberto Brochado, Eugénio Oliveira, Fernando Coelho 04 Plataforma

Leia mais

Introdução ao kit microcontrolado Arduino

Introdução ao kit microcontrolado Arduino Introdução ao kit microcontrolado Arduino Bianca Alessandra Visineski Alberton bi.alberton@gmail.com Diego Gabriel Lee diegolee7@gmail.com Programa de Educação Tutorial Computando Culturas em Equidade

Leia mais

AULA LAB 02 LABORATÓRIO DE CONVERSORES CC-CC 2 GERAÇÃO DOS SINAIS DE COMANDO (PWM) NO ARDUINO

AULA LAB 02 LABORATÓRIO DE CONVERSORES CC-CC 2 GERAÇÃO DOS SINAIS DE COMANDO (PWM) NO ARDUINO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA Eletrônica de Potência AULA LAB 02 LABORATÓRIO DE CONVERSORES CC-CC

Leia mais

introdução Olá, Após alimentar você deve enviar comandos AT para verificar que o modulo está funcionando e comunicando via serial.

introdução Olá, Após alimentar você deve enviar comandos AT para verificar que o modulo está funcionando e comunicando via serial. Olá, introdução Eu e todos tenho certeza, apanhamos muito no começo, foi um fim de semana para aprender a lidar com o ESP sempre a partir de duas coisas fundamentais. A) Ver se está funcionando com comando

Leia mais

LAB4 Introdução aos Controladores Lógicos Programáveis

LAB4 Introdução aos Controladores Lógicos Programáveis LAB4 Introdução aos Controladores Lógicos Programáveis 4.1 Introdução Os Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) são dispositivos digitais, muito utilizados na indústria, capazes de armazenar instruções

Leia mais

ARDUINO BÁSICO E T A P A 1 O QUE É ARDUINO? Prof. Amadeu Zanon Neto

ARDUINO BÁSICO E T A P A 1 O QUE É ARDUINO? Prof. Amadeu Zanon Neto E T A P A 1 O QUE É ARDUINO? Segundo o site WIKIPEDIA, Arduino é: É um microcontrolador de placa única e um conjunto de software para programá lo. O hardware consiste em um projeto simples de hardware

Leia mais

Oficina de Introdução ao Arduino

Oficina de Introdução ao Arduino Oficina de Introdução ao Arduino Conteúdo da oficina Estrutura de uma placa Arduino Conceitos de sinais elétricos Componentes eletrônicos básicos LED, resistor, protoboard Ambiente de desenvolvimento Sinal

Leia mais

Arduino. Conectores, Fonte, USB, LEDs. Compilador, Bibliotecas, Editor, Burner

Arduino. Conectores, Fonte, USB, LEDs. Compilador, Bibliotecas, Editor, Burner Arduino Single-board microcontroller Microcontrolador Placa CPU, Memória, Serial, I/O Conectores, Fonte, USB, LEDs IDE Compilador, Bibliotecas, Editor, Burner http://arduino.cc/en/reference/homepage Shields

Leia mais

GRADE DE DISCIPLINAS DO CURSO Módulo 1: competências básicas

GRADE DE DISCIPLINAS DO CURSO Módulo 1: competências básicas Mecatrônica GRADE DE DISCIPLINAS DO CURSO Módulo 1: competências básicas Conteúdos Horas Presencial Matemática / Física 80 80 Desenho Técnico 40 40 Eletricidade 40 40 Circuitos Elétricos 40 40 Redes /

Leia mais

CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS

CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS DISPOSITIVO CAPAZ DE Permitir fácil diagnóstico de funcionamento ainda na fase de projeto do sistema e/ou reparos em falhas que venham a ocorrer durante

Leia mais

Física Computacional. Prof. Luiz Claudio F. de Souza Luizclaudiofs.blogspot.com

Física Computacional. Prof. Luiz Claudio F. de Souza Luizclaudiofs.blogspot.com Física Computacional Prof. Luiz Claudio F. de Souza Luizclaudiofs.blogspot.com O que é Física? A Física é uma ciência que estuda a natureza e seus fenômenos. Ela se baseia no método científico, na lógica

Leia mais

SENSOR ULTRASSOM HC-SR04

SENSOR ULTRASSOM HC-SR04 SENSOR ULTRASSOM HC-SR04 1 O sensor ultrassom é amplamente utilizado em aplicações onde se deseja medir distâncias ou evitar colisões, como na robótica móvel e de reabilitação. Nesse tutorial utilizaremos

Leia mais

Aula 1 Apresentação e Conceitos Iniciais. Wellington Cássio Faria fb.com/wellingtoncf

Aula 1 Apresentação e Conceitos Iniciais. Wellington Cássio Faria fb.com/wellingtoncf Aula 1 Apresentação e Conceitos Iniciais Formação: Professor: Curso técnico Médio (2o grau) Técnico em Eletrônica Industrial, CEP - Centro de Educação Profissional Tancredo Neves (julho/2010) - concluída.

Leia mais

- Trabalho Prático de Algoritmos e Programação usando Robô Arduino -

- Trabalho Prático de Algoritmos e Programação usando Robô Arduino - Disciplina: Algoritmos e Programação Vale 1.5 para G2 Profa. Flavia Pereira de Carvalho - Trabalho Prático de Algoritmos e Programação usando Robô Arduino - Imagem do Robô com Legendas Dicas de código

Leia mais

OFICINA Uso da plataforma Arduino no Ensino de Ciências

OFICINA Uso da plataforma Arduino no Ensino de Ciências OFICINA Uso da plataforma Arduino no Ensino de Ciências Astrogildo Junqueira Docente Física/IFSP Lucas D Amásio David Larronda Licenciandos/IFSP Apoio Financeiro: Prodocência / Capes Wikipedia: plataforma

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos FAMILIARIZAÇÃO COM A BANCADA

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos FAMILIARIZAÇÃO COM A BANCADA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos EXPERIÊNCIA 3 PMR 2481 Sistemas Fluidomecânicos 2 o Semestre 2015 ELETROPNEUMÁTICA O objetivo

Leia mais

MINICURSO ARDUINO AVANÇADO

MINICURSO ARDUINO AVANÇADO MINICURSO ARDUINO AVANÇADO Ministrantes: Henrique Wippel Parucker da Silva Murilo de Oliveira do Nascimento Ícaro Cristofolini COLMÉIA Quem somos? O que fazemos? PLATAFORMA DE PROTOTIPAGEM ARDUINO ARDUINO

Leia mais

Arduino. Conectores, Fonte, USB, LEDs. Compilador, Bibliotecas, Editor, Burner

Arduino. Conectores, Fonte, USB, LEDs. Compilador, Bibliotecas, Editor, Burner Arduino Single-board microcontroller Microcontrolador Placa CPU, Memória, Serial, I/O Conectores, Fonte, USB, LEDs IDE Compilador, Bibliotecas, Editor, Burner http://arduino.cc/en/reference/homepage Shields

Leia mais

Oficina de Programação utilizando a plataforma Arduino

Oficina de Programação utilizando a plataforma Arduino Oficina de Programação utilizando a plataforma Arduino Bianca Alessandra Visineski Alberton bi.alberton@gmail.com Kaya Sumire Abe kaya.sumire@gmail.com Programa de Educação Tutorial Computando Culturas

Leia mais

Conceitos Básicos de Automação. Prof. Jeferson L. Curzel 2019/01

Conceitos Básicos de Automação. Prof. Jeferson L. Curzel 2019/01 Conceitos Básicos de Automação Prof. Jeferson L. Curzel 2019/01 Exemplo Motivador Furação manual: operador usava os olhos, o tato e a contração dos músculos avaliava a evolução do furo na madeira, decidindo

Leia mais

Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática

Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática Apresentação Kleber Rocha Bastos Luan Silva Santana Wellington Assunção Azevedo Graduado em Engenharia de Computação pela FAINOR Graduado em

Leia mais

Linguagem de Programação. Linguagem C com Arduino

Linguagem de Programação. Linguagem C com Arduino Linguagem de Programação Linguagem C com Arduino Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza E-mail: luizclaudiofs@hotmail.com.br www.luizclaudiofs.blogspot.com Belém / PA 2017 Sumário Fundamentos de Eletrônica...

Leia mais

Sistemas de Controle 2

Sistemas de Controle 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia Sistemas de Controle 2 Projeto de sistema de controle digital PID com Arduino Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro Referência: Ivan Seidel https://www.youtube.com/watch?v=txftr4tqkya

Leia mais

Arquitetura Von Neumann Dados e instruções são obtidos da mesma forma, simplificando o desenho do microprocessador;

Arquitetura Von Neumann Dados e instruções são obtidos da mesma forma, simplificando o desenho do microprocessador; 1 Microprocessador Um microprocessador é um circuito eletrônico capaz de realizar diversas tarefas conforme os comandos específicos. Para isso ele deve ler esses comandos da memória de programa (ROM) e

Leia mais

Por Fernando Koyanagi

Por Fernando Koyanagi Por Fernando Koyanagi Intenção dessa aula 1. Aprender qual a identificação correta dos pinos olhando o datasheet 2. Informar quais os pinos funcionam como OUTPUT/INPUT 3. Ter uma visão geral sobre os sensores

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos FAMILIARIZAÇÃO COM A BANCADA

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos FAMILIARIZAÇÃO COM A BANCADA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos EXPERIÊNCIA 3 PMR 2481 Sistemas Fluidomecânicos 2 o Semestre 2015 ELETROPNEUMÁTICA O objetivo

Leia mais

A protoboard ou Matriz de contatos é utilizada para fazer montagens provisórias e/ou teste de projetos. É constituída por uma base plástica, contendo

A protoboard ou Matriz de contatos é utilizada para fazer montagens provisórias e/ou teste de projetos. É constituída por uma base plástica, contendo Aula 01 A protoboard ou Matriz de contatos é utilizada para fazer montagens provisórias e/ou teste de projetos. É constituída por uma base plástica, contendo inúmeros orifícios destinados à inserção de

Leia mais

Semáforo de 3 cores com interatividade (para carros e pedestres)

Semáforo de 3 cores com interatividade (para carros e pedestres) Semáforo de 3 cores com interatividade (para carros e pedestres) Esta experiência refere-se a um semáforo de 3 cores com interatividade, ou seja, dotado de um botão de acionamento (botoeira) para a travessia

Leia mais

Física Computacional. Prof. Luiz Claudio F. de Souza Luizclaudiofs.blogspot.com

Física Computacional. Prof. Luiz Claudio F. de Souza Luizclaudiofs.blogspot.com Física Computacional Prof. Luiz Claudio F. de Souza Luizclaudiofs.blogspot.com O que é Física? A Física é uma ciência que estuda a natureza e seus fenômenos. Ela se baseia no método científico, na lógica

Leia mais

TÍTULO: ENVERNIZADORA DE PORTA CANETAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA

TÍTULO: ENVERNIZADORA DE PORTA CANETAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ENVERNIZADORA DE PORTA CANETAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA:

Leia mais

Oficina de Programação utilizando a plataforma Arduino

Oficina de Programação utilizando a plataforma Arduino Oficina de Programação utilizando a plataforma Arduino Bianca Alessandra Visineski Alberton bi.alberton@gmail.com Paulo Nesello Künzel kruger paulo@hotmail.com Programa de Educação Tutorial Computando

Leia mais

Minicurso - Arduino Startup Garagem

Minicurso - Arduino Startup Garagem Minicurso - Arduino Startup Garagem Prof. da Faculdade de Engenharia/PUCRS Anderson Royes Terroso terroso@pucrs.br Eng. Eletricista/Eletrônico Mestre em Eng. Elétrica Atualmente Coordenador Acadêmico da

Leia mais

Robótica com Arduino Professor: Paulo Marcos Trentin

Robótica com Arduino Professor: Paulo Marcos Trentin Robótica com Arduino Professor: Paulo Marcos Trentin CDI Onde comprar o Arduino? http://lojabrasilrobotics.blogspot.com/ Onde comprar o Arduino? http://www.mercadolivre.com.br/ Onde comprar o Arduino?

Leia mais

Lista de Exercícios A2

Lista de Exercícios A2 Lista de Exercícios A2 Nota: Aluno: RA: Curso: Turma: 1 1 Em um sistema microprocessado, interrupção é o nome dado a um mecanismo que permite interromper a execução normal do programa, para atender a um

Leia mais

Curso de automação industrial utilizando o CLP Haiwell

Curso de automação industrial utilizando o CLP Haiwell Curso de automação industrial utilizando o CLP Haiwell AULA INTRODUÇÃO Curso de automação utilizando o CLP Haiwell - Aula Descrição do Curso Este curso gratuito irá apresentar a automação industrial e

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ MAGLOCKER

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ MAGLOCKER PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ MAGLOCKER CURITIBA 2012 RODRIGO BUSATO MAGLOKER Projeto apresentado a disciplina de Resolução de Problemas em Engenharia II do Curso de Engenharia de Computação

Leia mais